UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ENGENHARIA ENG04061 CIRCUITOS ELETRÔNICOS INTEGRADOS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ENGENHARIA ENG04061 CIRCUITOS ELETRÔNICOS INTEGRADOS"

Transcrição

1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ENGENHARIA ENG04061 CIRCUITOS ELETRÔNICOS INTEGRADOS DIODOS EMISSORES DE LUZ (LEDs) Alexandre Bergmann Ypiranga Benevides Cássio Bortolosso Matheus Berger Oliveira Porto Alegre, Julho de 2010.

2 2 RESUMO Os LEDs são dispositivos semicondutores que exploram os conceitos da física do semicondutor e das bandas de energia para produzir energia luminosa a partir de energia elétrica. Ao ser percorrido por uma corrente elétrica, um LED emite fótons através da passagem de elétrons da banda de condução para a banda de valência. Dessa forma é possível a produção de energia luminosa com baixas perdas. Suas aplicações estendem-se desde sistemas de iluminação até modernos displays para entretenimento. Dessa forma as pesquisas na área continuam evoluindo, buscando tanto evolução na tecnologia atual quanto o desenvolvimento de novas tecnologias, como os OLEDs.

3 3 SUMÁRIO 1. INTRODUÇÂO FÍSICA DO ESTADO SÓLIDO Constituição dos materiais Os semicondutores Tipos de materiais semicondutores Dopagem tipo P e tipo N Formação de material tipo P Formação de material tipo N Influência da temperatura nos semicondutores DIODO Junção P-N Lado P Região de depleção Lado N LED Princípio de funcionamento Construção de um LED Parâmetros fundamentais Tensão reversa máxima Tensão direta Corrente máxima direta Características da luz emitida Vantagens dos LEDs Sensibilidade do olho humano TEORIA DE BANDAS Band-gap Band-Gap direto e Band-gap indireto GERAÇÃO E RECOMBINAÇÃO Geração Recombinação MATERIAIS UTILIZADOS NOVAS TECNOLOGIAS OLED Organic Light-Emitting Diode Vantagens no uso de OLEDs: Desvantagens no uso de OLEDs:... 27

4 9. CONCLUSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

5 5 1. INTRODUÇÂO Os diodos emissores de luz (LEDs) são dispositivos largamente empregados na eletrônica atual. Suas aplicações podem variar desde iluminação até displays para aplicações diversas. Dessa maneira, tornam-se dispositivos extremamente importantes na eletrônica moderna. Busca-se cada vez mais o aperfeiçoamento e a miniaturização destes dispositivos, de forma a permitir a produção de sistemas de iluminação que venham a substituir ou a minimizar a utilização de lâmpadas, devido à maior eficiência dos LEDs. Além disso, com as evoluções tecnológicas busca-se a criação de displays com resolução ainda maior, com menor espessura e com consumo de energia elétrica menor. Observa-se que a importância do LED é gigantesca, ainda mais considerando que é um dispositivo de funcionamento relativamente simples, e de custo incrivelmente reduzido.

6 6 2. FÍSICA DO ESTADO SÓLIDO 2.1. Constituição dos materiais Os materiais são constituídos por átomos, os quais são constituídos por um núcleo e uma região conhecida como eletrosfera. No núcleo encontram-se os prótons e os nêutrons, enquanto que na eletrosfera encontram-se os elétrons, distribuídos em diversas camadas ou níveis energéticos. O número de elétrons varia de material para material. Desta forma materiais diferentes possuem diferentes números de elétrons na última camada energétics, também conhecida como camada de valência. Para que um átomo esteja eletricamente estável é necessário que seu primeiro nível energético possua dois elétrons e o último oito elétrons, da mesma forma que os gases nobres se apresentam isoladamente. A estabilidade de átomos que não possuem oito elétrons em sua última camada existe na natureza, sendo a última camada completada muitas vezes através de doação e recepção de elétrons, ou através do compartilhamento de elétrons entre dois átomos de dois materiais (covalência) Os semicondutores Os materiais semicondutores são materiais que possuem uma resistividade situada entre a dos materiais condutores e a dos isolantes. Os principais materiais semicondutores utilizados na eletrônica são o Germânio(Ge) e o Silício (Si), sendo este último o mais utilizado. Recentemente há investimento em pesquisas com materiais semicondutores fabricados a partir do carbono para aplicação em dispositivos eletrônicos. Nos materiais semicondutores a camada de valência possui 4 elétrons. Como o material tende a possuir oito elétrons na camada de valência, e o elemento semicondutor só possui quatro, este acomoda os seus átomos, simetricamente entre

7 7 si, constituindo uma estrutura cristalina, através de ligações covalentes. Figura 1 Estrutura de um material semicondutor Tipos de materiais semicondutores Semicondutor intrínseco é aquele encontrado na natureza na sua forma mais pura, ou seja, a concentração de portadores de carga positiva é igual à concentração de portadores de carga negativa. Semicondutores extrínsecos ou dopados são semicondutores intrínsecos nos quais introduzimos impurezas para controlarmos as características elétricas do semicondutor. No caso do silício como material semicondutor essas impurezas são elementos da coluna III (trivalentes) ou da coluna V (pentavalentes) da tabela periódica.

8 8 Figura 2 Tabela periódia dos elementos com indicação dos elementos trivalentes e pentavalentes Dopagem tipo P e tipo N Devido à tendência de transformar-se em uma estrutura simétrica um material semicondutor quase não possui elétrons livres. Dessa forma, para utilizarmos efetivamente os materiais semicondutores são introduzidos elementos adicionais nas estruturas cristalinas, denominados impurezas, através de processos de implantação iônica ou difusão. Essas impurezas são elementos cujos átomos possuem três ou cinco elétrons na camada de valência, e são introduzidas dentro do material semicondutor em pequenas quantidades. A tendência de formar uma estrutura simétrica faz com que os átomos das impurezas acomodem-se de tal maneira que produzam portadores de carga livres. Esses portadores livres podem ser elétrons, no caso de adição de átomos com cinco elétrons na última camada, ou lacunas (falta de elétrons), no caso da adição de elementos com três elétrons na última camada.

9 Formação de material tipo P Ao realizar a dopagem do material semicondutor (Silício ou Germânio) através da introdução de impurezas com três elétrons na camada de valência como o Alumínio, o Índio, o Boro ou o Gálio, temos a formação de ligação covalente entre o material semicondutor e a impureza. Ao introduzirmos um elemento desse tipo faltará um elétron em uma das ligações atômicas, pois o elemento contribuiu com apenas três elétrons. Essa falta de elétrons (lacuna) pode recombinar-se c om um elétron que esteja na banda de condução do material. Figura 3 Formação de lacunas em um semicondutor com dopagem tipo P Formação de material tipo N Ao associarmos um elemento com cinco elétrons na última camada, como Antimônio, Fósforo ou Arsênio, ao material semicondutor, os mesmos irão formar ligações covalentes, porém haverá a liberação de um elétron livre para a banda de condução do material, o qual poderá movimentar-se livremente pela estrutura.

10 10 Figura 4 Formação de elétrons livres em semicondutores com dopagem tipo N Influência da temperatura nos semicondutores Nos condutores, um aumento na temperatura ocasiona um aumento da resistência oferecida a passagem da corrente elétrica. Já nos semicondutores há o efeito oposto, ou seja, um aumento da temperatura ocasiona uma redução da resistência oferecida a passagem da corrente elétrica, pois a energia térmica acaba liberando mais elétrons livres para a banda de condução do material. Figura 5 Comportamento da resistência elétrica de um material em relação à temperatura.

11 11 3. DIODO 3.1. Junção P-N Um diodo é formado por uma junção P-N, na qual existem portadores de carga elétrica (negativos e positivos), íons fixos (de dopantes ou contaminantes) e átomos constituintes do material (substrato) utilizado. Durante a formação da junção P-N há a formação também de uma barreira de potencial e de uma região de depleção. No instante da formação da junção surgem duas correntes: a corrente de difusão (gerada pela tendência dos portadores de cada material se distribuírem) e a corrente de deriva (devido ao campo elétrico). Inicialmente surge uma corrente de difusão maior que a corrente de deriva através da junção. Esta corrente diminui com o tempo, até que se iguala à corrente de deriva, anulando-se. Durante este processo a barreira de potencial e a região de depleção vão se formando, até que seja atingido o equilíbrio. A região de depleção é basicamente uma região na qual os portadores de carga livres recombinaram-se entre si, existindo nela apenas íons carregados positiva ou negativamente. Dessa forma, para um portador de carga atravessar a região de depleção ele deve ter uma grande energia, devido à ausência de portadores de carga livres na região. Essa energia é a chamada barreira de potencial. Lado P No lado P da junção as lacunas são os portadores majoritários, e os elétrons portadores minoritários. Ao longo da estrutura tipo P existem íons negativos, devido aos dopantes aceitadores presentes na estrutura. Região de depleção Entre os dois materiais encontra-se a região de depleção. Uma região neutra, onde apenas se encontram íons positivos e negativos fixos na estrutura cristalina.

12 12 Lado N No lado N da junção existe uma quantidade maior de elétrons na banda de condução do que lacunas. Nesse caso os elétrons são chamados portadores majoritários, e as lacunas são portadores minoritários. Além disso existem íons positivos gerados pela presença de dopantes doadores no material tipo N. Figura 6 Formação da região de depleção em uma junção P-N.

13 13 4. LED O LED (Diodo Emissor de Luz) é um dispositivo semicondutor formado por uma junção P-N que quando diretamente polarizada emite luz. A luz não é monocromática (como em um laser), consistindo de uma banda espectral relativamente estreita, e é produzida pelas interações energéticas do elétron. O processo de emissão de luz pela aplicação de uma fonte elétrica de energia é chamado eletroluminescência Princípio de funcionamento A emissão de luz em um LED ocorre quando há a passagem de um elétron da banda de condução do material semicondutor para a banda de valência. Quando ocorre a transição de um elétron de uma banda de maior energia para outra de menor energia há a emissão de energia, na forma de um fóton, ou seja, luz. O comprimento de onda da luz emitida, ou seja, sua cor, depende do band gap do material. O band gap é a diferença de energia entre as bandas de valência e de condução do material. Quanto maior o band gap menor o comprimento de onda da luz emitida Construção de um LED Um LED é um dispositivo relativamente simples de ser fabricado, devido ao seu número reduzido de elementos constituintes. A figura 7 mostra a constituição de um LED, mostrando os pinos terminais, o dispositivo semicondutor e as lentes que o constituem.

14 14 Figura 7 Construção de um LED 4.3. Parâmetros fundamentais Assim como os diodos comuns, os LED'S apresentam parâmetros de funcionamento que devem ser rigorosamente respeitados, sob pena do não-funcionamento ou até da inutilização do componente caso sejam ultrapassados. Os principais limites dos LED'S são tensão reversa máxima, tensão direta de operação e corrente máxima direta. Tensão reversa máxima A tensão reversa máxima é a máxima tensão que o LED suporta quando inversamente polarizado. Caso este limite seja ultrapassado serão causados grandes danos ao dispositivo. Ao contrário dos diodos comuns, que podem ser construídos para resistir a tensões inversas muito altas (acima de 100V), a grande maioria dos LED's não suporta grandes valores de tensão reversa, estando os limites normais entre 4 e 6 volts.

15 15 Tensão direta É a tensão que deve ser aplicada ao LED em polarização direta, para ocorrer produção de luz. Este parâmetro normalmente tem valor baixo. A grande maioria dos LED's apresenta uma tensão direta entre 1,5 e 2 V, dependendo de suas características, principalmente sua cor. Corrente máxima direta É, provavelmente, o mais importante dos parâmetros, pois é responsável pela luminosidade máxima que se pode obter do componente. Representa a maior corrente que o LED pode suportar sem ser danificado quando diretamente polarizado. A grande maioria dos LED's apresenta uma corrente máxima direta entre 40 e 50 ma. Este parâmetro não deve ser ultrapassado, pois uma corrente mais intensa do que o valor máximo que o componente pode suportar acarretará inicialmente o seu sobreaquecimento e em seguida danos irreparáveis em sua estrutura. É importante saber também que a luminosidade do LED é diretamente proporcional à corrente que o percorre, ou seja, quanto maior a corrente, mais intensa é a luz emitida. O LED começa a emitir luz com baixos valores de corrente, desde poucos miliampères Características da luz emitida A luz emitida por um LED depende do material do qual ele é constituído, bem como do respectivo band-gap associado a este material, que é a diferença de energia existente entre as bandas de valência e de condução do material. Podemos dizer, então, que as características intrínsecas do material constituinte determinam a cor da radiação eletromagnética emitida. No entanto, é interessante ressaltar o fato de que o espectro apresenta sensibilidade com relação a fatores extrínsecos no que se refere à agitação térmica. Um aumento de temperatura faz com que a radiação emitida tenha um espectro mais poluído se comparado a temperaturas mais baixas. Podemos dizer, então, que à medida que a temperatura cresce, a pureza espectral diminui. Isto pode ser explicitado através da figura 8.

16 16 Figura 8 Pureza espectral a diferentes temperaturas Vantagens dos LEDs Por terem a capacidade de emitir luz, os LEDs podem substituir as lâmpadas convencionais e até mesmo as fluorescentes em termos de eficiência. Eles possuem uma luminosidade relativamente alta se comparada à sua baixíssima emissão de calor. Entre outras vantagens podemos citar uma maior vida útil, que pode chegar a vezes mais se comparada à de uma lâmpada incandescente convencional, além de contar com uma maior robustez.

17 Sensibilidade do olho humano Dependendo do tipo de material utilizado na construção temos uma resposta diferente no que se refere à visão humana. Considerando o espectro de luz visível e levando em consideração a sensibilidade do olho humano podemos dizer que a faixa do espectro para a qual a percepção é mais intensa é aquela correspondente à região próxima do verde e do amarelo. A figura 9 mostra a sensibilidade do olho na faixa de comprimentos de onda da luz visível. Figura 9 Sensibilidade do olho humano à luz visível.

18 18 5. TEORIA DE BANDAS É interessante ressaltarmos alguns aspectos relevantes da teoria de bandas para um melhor entendimento do funcionamento dos LEDs. Os elétrons orbitam ao redor do núcleo de um átomo em espaços com quantidades de energia características denominadas níveis eletrônicos, camadas eletrônicas ou camadas de elétrons. Uma camada eletrônica é constituida por um grupo de orbitais atômicos com o mesmo valor de número quântico principal n. Em 1913, Niels Bohr ( ), fundamentado na teoria quântica da radiação formulada por Max Planck em 1900, propôs que os elétrons, em torno do núcleo atômico, giram em órbitas estacionárias denominadas de "níveis de energia". Nestes níveis energéticos os elétrons não emitem e não absorvem energia. Se receberem energia, na forma de luz ou calor, se afastam para níveis mais externos e, ao retornarem, emitem esta mesma quantidade de energia. Segundo a teoria quântica a energia envolvida na transição de um nível para outra é quantizada, ou seja, ocorre em "pacotes" inteiros, não divisíveis, denominados "quanta" ("quantum", no singular ). Para os átomos conhecidos atualmente, os elétrons ocupam 7 níveis de energia (camadas de elétrons), representados por letras maiúsculas K, L, M, N, O, P e Q, e identificados através de "números quânticos", denominados "principais" ou "primários", que são, respectivamente, 1, 2, 3, 4, 5, 6 e 7. A figura 10 exemplifica a teoria de bandas demonstrando a banda de condução e a banda de valência para materiais tipo P e tipo N, além do band gap existente entre elas.

19 19 Figura 10 Bandas de valência e de condução, e band-gap Band-gap Nos materiais semicondutores, à temperatura de zero Kelvin (zero absoluto) todos os elétrons encontram-se na banda de valência. Neste estado o semicondutor tem características de um isolante, ou seja, não conduz eletricidade. À medida que sua temperatura aumenta os elétrons absorvem energia, passando para a banda de condução. Esta "quantidade" de energia necessária para que o elétron efetue essa transição é chamada de band gap, ou banda proibida. Observamos que o valor do band-gap associado a um material cresce à medida que a freqüência aumenta, conforme mostra a figura 11. Figura 11 Band-gap em função da frequência da luz emitida Band-Gap direto e Band-gap indireto Um material semicondutor em band-gap direto ao ter um elétron transferido de sua camada de condução para a banda de valência apresenta emissão apenas de luz

20 como forma de liberar a energia antes absorvida na passagem do elétron no sentido contrário. 20 Já nos materiais de band-gap indireto a energia absorvida é liberada na forma não apenas de luz, mas também de calor, ou seja, são emitidos fônons.

21 21 6. GERAÇÃO E RECOMBINAÇÃO Quando um material semicondutor intrínseco está a uma temperatura de 0K todas as ligações atômicas de sua estrutura cristalina estão completas. Assim todas as ligações covalentes na faixa de valência estão completas, e não há portadores de carga livres na banda de condução do material Geração Ao aumentarmos a temperatura (acima de 0K) estamos fornecendo energia térmica ao sistema. Essa energia térmica provoca a vibração da estrutura cristalina do material semicondutor. A esta vibração térmica denominamos de agitação térmica. Com a agitação térmica da rede cristalina algumas ligações covalentes são quebradas, produzindo um elétron livre na banda de condução e uma lacuna livre na banda de valência. A este fenômeno chamamos de geração de portadores ou geração de pares elétrons-lacunas Recombinação Quando um elétron perde energia na foma de fônons dentro da rede cristalina na banda de condução ele tende a recombinar-se com uma lacuna que está na banda de valência, reconstituindo a ligação covalente. A este fenômeno denominamos de recombinação de pares elétrons lacunas, ou recombinação de portadores. A figura 12 mostra a relação existente entre a função densidade de probabilidade e a ocorrência do fenômeno da recombinação para dois materiais diferentes, um de band-gap direto (GaAs) e outro de band-gap indireto (Si).

22 22 Figura 12 Recombinação em materiais com band-gap direto e indireto. Observa-se que no material de band-gap direto o mínimo da banda de condução (curva superior) ocorre juntamente com o máximo da banda de valência, o que facilita a recombinação do par elétron-lacuna permitindo uma transição direta. Já no material de band-gap indireto isso não ocorre, dificultando a ocorrência de recombinação. Porém o fenômeno não fica impedido de acontecer, torna-se apenas menos provável e é consumado às custas de liberação de calor. Para este último caso, diz-se então que a recombinação ocorre em vetores k diferentes.

23 23 7. MATERIAIS UTILIZADOS A cada material utilizado está associado um relativo band-gap. Isto se deve ao fato de que as estruturas cristalinas internas de cada um se arranjam de modo diferente, o que lhes propicia diferentes características. No contexto dos LEDs é interessante analisarmos alguns materiais típicos utilizados na sua construção. A figura 13 relaciona diversos materiais com seu respectivo band-gap, dado em ev. Figura 13 Band-gap de vários materiais. Além disso, o band-gap possui uma relação com a temperatura, conforme

24 24 segue: Onde: Eg(0) é a energia no zero absoluto; T é a temperatura; α e β são constantes.

25 25 8. NOVAS TECNOLOGIAS 8.1. OLED Organic Light-Emitting Diode Tecnologia criada pela Kodak em 1980, os OLEDs prometem telas mais finas e leves que as de plasma e mais baratas que as de LCD. Os diodos orgânicos são compostos por moléculas de carbono que emitem luz ao serem submetidos à passagem de corrente elétrica. A vantagem é que, ao contrário dos LEDs tradicionais, essas moléculas podem ser diretamente aplicadas sobre a superfície da tela, usando um método de impressão. Ao aplicar uma diferença de potencial elétrico nos terminas de um OLED, passa a fluir uma corrente elétrica do cátodo para o ânodo através das camadas orgânicas, produzindo um fluxo de elétrons. Assim, o cátodo fornece elétrons à camada emissiva das moléculas orgânicas, enquanto o ânodo remove elétrons da camada condutiva das moléculas orgânicas. Isso é equivalente a entregar lacunas de elétrons à camada condutiva. No limiar entre as camadas, emissiva e condutiva, os elétrons encontram lacunas de elétrons e, quando um elétron encontra uma lacuna de elétron, preenche a lacuna, fazendo com que esse elétron caia no nível de energia do átomo que perdeu um elétron. Quando isso ocorre, o elétron fornece energia na forma de fóton, fazendo com que o OLED emita luz. A cor da luz depende do tipo de molécula orgânica na camada emissiva. Os fabricantes colocam vários tipos de filmes orgânicos no mesmo OLED para fazer displays coloridos e a intensidade ou brilho da luz depende da intensidade da corrente elétrica aplicada. A figura 14 apresenta a estrutura de um OLED. Já a figura 15 demonstra o seu funcionamento.

26 26 Figura 14 Estrutura de um OLED. Figura 15 Funcionamento de um OLED.

27 27 Vantagens no uso de OLEDs: o Telas de OLEDs possuem luz própria, ocupam pouco espaço, necessitam de pouca energia, e quando alimentadas por uma bateria, podem operar por mais tempo com a mesma carga; o Por emitir luz própria, cada OLED quando não-polarizado torna-se obscuro, obtendo-se assim o preto real, diferentemente do que ocorre com as telas de LCD, as quais não conseguem obstruir completamente a luz de fundo. Além disso não há consumo de energia para a modulação de luz de fundo; o Consumo de energia 40% menor do que um LCD com as mesmas dimensões; o Telas de OLED possuem baixos tempos de resposta (menores que 0.01ms), podem ser visualizadas de diversos ângulos (um problema das telas LCD); o Telas de OLED suportam melhor variações de temperatura, são produzidas de maneira mais simplificada e usam menos matéria prima do que as telas de LCD. Desvantagens no uso de OLEDs: o Tempo de vida: enquanto filmes de OLED vermelhos e verdes têm tempos de vida maiores (46000 a horas), orgânicos azuis atualmente têm tempos de vida mais curtos (até horas); o Fabricação: processos de fabricação são caros atualmente; o Água pode facilmente danificar OLEDs.

28 28 9. CONCLUSÃO Os diodos emissores de luz, também conhecidos como LEDs (Light-Emitting Diodes) são dispositivos semicondutores que exploram a teoria de bandas energéticas para produzir energia luminosa a partir de energia elétrica. Dispositivos cada vez mais largamente empregados, podem representar um grande avanço em um futuro próximo, pois podem permitir um grande aumento na eficiência da iluminação em ambientes de pequeno porte. Além disso, sua aplicação na eletrônica de consumo é cada vez maior. As novas tecnologias buscam estender o uso dos LEDs para outras áreas ainda dominadas por outras tecnologias, além de propiciar dispositivos mais portáveis e mais econômicos para a humanidade.

29 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS exto= Notas de Aula de ENG Notas de Aula de ENG04061.

OLED _ Como funciona esta tecnologia

OLED _ Como funciona esta tecnologia OLED _ Como funciona esta tecnologia Imagine uma TV de alta definição com 2 metros de largura e menos de 0,60 cm de espessura, que consuma menos energia do que a maioria das TVs comuns e possa ser enrolada

Leia mais

Aula 19 Condução de Eletricidade nos Sólidos

Aula 19 Condução de Eletricidade nos Sólidos Aula 19 Condução de Eletricidade nos Sólidos Física 4 Ref. Halliday Volume4 Sumário Semicondutores; Semicondutores Dopados; O Diodo Retificador; Níveis de Energia em um Sólido Cristalino relembrando...

Leia mais

Aluno turma ELETRÔNICA ANALÓGICA AULA 01

Aluno turma ELETRÔNICA ANALÓGICA AULA 01 Aluno turma ELETRÔNICA ANALÓGICA AULA 01 Capítulo 1 Semicondutores A área de estudo que chamamos de eletrônica abrange uma grande área, sistemas analógicos, sistemas digitais, sistemas de comunicação,

Leia mais

Introdução Diodo dispositivo semicondutor de dois terminais com resposta V-I (tensão/corrente) não linear (dependente da polaridade!

Introdução Diodo dispositivo semicondutor de dois terminais com resposta V-I (tensão/corrente) não linear (dependente da polaridade! Agenda Diodo Introdução Materiais semicondutores, estrutura atômica, bandas de energia Dopagem Materiais extrínsecos Junção PN Polarização de diodos Curva característica Modelo ideal e modelos aproximados

Leia mais

Eletrônica Geral. Diodos Junção PN. Prof. Daniel dos Santos Matos

Eletrônica Geral. Diodos Junção PN. Prof. Daniel dos Santos Matos Eletrônica Geral Diodos Junção PN Prof. Daniel dos Santos Matos 1 Introdução Os semicondutores são materiais utilizados na fabricação de dispositivos eletrônicos, como por exemplo diodos, transistores

Leia mais

Aula 19 Condução de Eletricidade nos Sólidos

Aula 19 Condução de Eletricidade nos Sólidos Aula 19 Condução de Eletricidade nos Sólidos Física 4 Ref. Halliday Volume4 Sumário Semicondutores; Semicondutores Dopados; O Diodo Retificador; Níveis de Energia em um Sólido Cristalino relembrando...

Leia mais

Materiais Semicondutores

Materiais Semicondutores Materiais Semicondutores 1 + V - V R.I A I R.L A L Resistividade (W.cm) Material Classificação Resistividade ( ) Cobre Condutor 10-6 [W.cm] Mica Isolante 10 12 [W.cm] Silício (S i ) Semicondutor 50.10

Leia mais

Semicondutores de Silício. Equipe: Adriano Ruseler Diego Bolsan

Semicondutores de Silício. Equipe: Adriano Ruseler Diego Bolsan Semicondutores de Silício Equipe: Adriano Ruseler Diego Bolsan Semicondutores SEMICONDUTORES - Materiais que apresentam uma resistividade Intermediária, isto é, uma resistividade maior que a dos condutores

Leia mais

ENERGIA SOLAR: CONCEITOS BASICOS

ENERGIA SOLAR: CONCEITOS BASICOS Uma introdução objetiva dedicada a estudantes interessados em tecnologias de aproveitamento de fontes renováveis de energia. Prof. M. Sc. Rafael Urbaneja 6. DIODO 6.1. FUNÇÃO BÁSICA O diodo é um componente

Leia mais

1-MATERIAIS SEMICONDUTORES

1-MATERIAIS SEMICONDUTORES 1-MATERIAIS SEMICONDUTORES Os semicondutores tem condutividade entre os condutores e isolantes Cristais singulares: Germânio (Ge) Silício (Si) Cristais Compostos: Arseneto de gálio(gaas) Sulfeto de cádmio(cds)

Leia mais

Dispositivos Semicondutores. Diodos junções p-n Transistores: p-n-p ou n-p-n

Dispositivos Semicondutores. Diodos junções p-n Transistores: p-n-p ou n-p-n Dispositivos Semicondutores Diodos junções p-n Transistores: p-n-p ou n-p-n Junção p-n Junções p-n tipo-p tipo-n tensão reversa tensão direta zona isolante zona de recombinação buracos elétrons buracos

Leia mais

Eletrônica Industrial Aula 02. Curso Técnico em Eletroeletrônica Prof. Daniel dos Santos Matos

Eletrônica Industrial Aula 02. Curso Técnico em Eletroeletrônica Prof. Daniel dos Santos Matos Eletrônica Industrial Aula 02 Curso Técnico em Eletroeletrônica Prof. Daniel dos Santos Matos E-mail: daniel.matos@ifsc.edu.br Eletrônica Industrial Programa da Aula: Introdução Bandas de Energia Definição

Leia mais

Semicondutores. Classificação de Materiais. Definida em relação à condutividade elétrica. Materiais condutores. Materiais isolantes

Semicondutores. Classificação de Materiais. Definida em relação à condutividade elétrica. Materiais condutores. Materiais isolantes Semicondutores Classificação de Materiais Definida em relação à condutividade elétrica Materiais condutores Facilita o fluxo de carga elétrica Materiais isolantes Dificulta o fluxo de carga elétrica Semicondutores

Leia mais

Aula. Semicondutores. Prof. Alexandre Akira Kida, Msc., Eng. Eletrônica Geral

Aula. Semicondutores. Prof. Alexandre Akira Kida, Msc., Eng. Eletrônica Geral Aula Semicondutores Prof. Alexandre Akira Kida, Msc., Eng. Eletrônica Geral 1 Plano de aula Conceituar: Condutores, isolantes e semicondutores Cristais semicondutores Semicondutores tipos P e N Junção

Leia mais

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE ELETROTÉCNICA ELETRÔNICA 1 - ET74C Prof.ª Elisabete Nakoneczny Moraes

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE ELETROTÉCNICA ELETRÔNICA 1 - ET74C Prof.ª Elisabete Nakoneczny Moraes UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE ELETROTÉCNICA ELETRÔNICA 1 ET74C Prof.ª Elisabete Nakoneczny Moraes Aula 2 FORMAÇÃO DO DIODO SEMICONDUTOR Curitiba, 8 março de 2017.

Leia mais

Propriedades e classificação dos sólidos Semicondutores Dopados Dispositivos semicondutores Exercícios

Propriedades e classificação dos sólidos Semicondutores Dopados Dispositivos semicondutores Exercícios SÓLIDOS Fundamentos de Física Moderna (1108090) - Capítulo 04 I. Paulino* *UAF/CCT/UFCG - Brasil 2015.2 1 / 42 Sumário Propriedades e classificação dos sólidos Propriedades elétricas dos sólidos Isolantes

Leia mais

EN 2719 Dispositivos Eletrônicos AULA 02. Semicondutores. Rodrigo Reina Muñoz T1 2018

EN 2719 Dispositivos Eletrônicos AULA 02. Semicondutores. Rodrigo Reina Muñoz T1 2018 AULA 02 Semicondutores Rodrigo Reina Muñoz rodrigo.munoz@ufabc.edu.br T1 2018 Conteúdo o o o Semicondutores Silício Intrínseco Semicondutores Silício Extrínseco (Dopado) Exercícios e Questões 2 Semicondutores

Leia mais

DIODO SEMICONDUTOR (Unidade 2)

DIODO SEMICONDUTOR (Unidade 2) MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA TÉCNICO EM ELETROMECÂNICA DISCIPLINA: ELETRÔNICA GERAL DIODO

Leia mais

Dispositivos Semicondutores. Diodos junções p-n Transistores: p-n-p ou n-p-n

Dispositivos Semicondutores. Diodos junções p-n Transistores: p-n-p ou n-p-n Dispositivos Semicondutores Diodos junções p-n Transistores: p-n-p ou n-p-n Junção p-n Junções p-n tipo-p tipo-n tensão reversa tensão direta zona isolante zona de recombinação buracos elétrons buracos

Leia mais

INTRODUÇÃO A ELETRÔNICA

INTRODUÇÃO A ELETRÔNICA INTRODUÇÃO A ELETRÔNICA Prof. Dr. Hugo Valadares Siqueira Especialização em Automação e Controle de Processos Industriais SEMICONDUTORES DIODOS * TABELA PERIÓDICA DOS ELEMENTOS SEMICONDUTORES ELEMENTOS

Leia mais

Dispositivos e Circuitos Eletrônicos AULA 04

Dispositivos e Circuitos Eletrônicos AULA 04 Universidade de Brasília Faculdade de Tecnologia Departamento de Engenharia Elétrica Dispositivos e Circuitos Eletrônicos AULA 04 Prof. Marcelino Andrade Dispositivos e Circuitos Eletrônicos Semicondutores

Leia mais

Teoria dos Semicondutores e o Diodo Semicondutor. Prof. Jonathan Pereira

Teoria dos Semicondutores e o Diodo Semicondutor. Prof. Jonathan Pereira Teoria dos Semicondutores e o Diodo Semicondutor Prof. Jonathan Pereira Bandas de Energia Figura 1 - Modelo atômico de Niels Bohr 2 Bandas de Energia A quantidade de elétrons

Leia mais

Conceitos Básicos de Semicondutores

Conceitos Básicos de Semicondutores Conceitos Básicos de Semicondutores Daniel Montechiesi RA. 3679-2 Eduardo Oliveira RA. 2065-5 Leandro Gomes Silva RA. 2073-9 Sumário Introdução Objetivo Diferenças entre um Material Semicondutor e um Condutor

Leia mais

Física dos Semicondutores

Física dos Semicondutores Física dos Semicondutores Resistividade Condutor (fácil fluxo de cargas) Semicondutor Isolante (difícil fluxo de cargas) COBRE: r = 10-6 W.cm GERMÂNIO: r = 50 W.cm SILÍCIO: r = 50 x 10-3 W.cm MICA: r =

Leia mais

Aula 9 Dispositivos semicondutores Diodos e aplicações

Aula 9 Dispositivos semicondutores Diodos e aplicações ELETRICIDADE Aula 9 Dispositivos semicondutores Diodos e aplicações Prof. Marcio Kimpara Universidade Federal de Mato Grosso do Sul 2 Material semicondutor Alguns materiais apresentam propriedades de condução

Leia mais

Capítulo 2 Diodos para Microondas

Capítulo 2 Diodos para Microondas Capítulo 2 Diodos para Microondas O objetivo deste capítulo é apresentar os principais diodos utilizados na faixa de microondas, bem como algumas de suas aplicações. Os diodos estudados são: Diodo Túnel

Leia mais

Diodo de Junção 1 Cap. 3 Sedra/Smith Cap. 1 Boylestad

Diodo de Junção 1 Cap. 3 Sedra/Smith Cap. 1 Boylestad Diodo de Junção 1 Cap. 3 Sedra/Smith Cap. 1 Boylestad JUNÇÃO SEMICONDUTORA PN Notas de Aula SEL 313 Circuitos Eletrônicos 1 1 o. Sem/2016 Prof. Manoel Fundamentos e Revisão de Conceitos sobre Semicondutores

Leia mais

Fonte luminosas e Fotodetectores

Fonte luminosas e Fotodetectores MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina Campus São José Área de Telecomunicações Fonte luminosas e

Leia mais

Diodos. Fundamentos e Aplicações.

Diodos. Fundamentos e Aplicações. Instituto Federal do Paraná Licenciatura em Física Paranaguá PR Diodos. Fundamentos e Aplicações. Renan Augusto Miranda Martins renanamm2@gmail.com Paranaguá 2015 Conteúdo O diodo Princípios de funcionamento

Leia mais

CAPÍTULO 41 HALLIDAY, RESNICK. 8ª EDIÇÃO

CAPÍTULO 41 HALLIDAY, RESNICK. 8ª EDIÇÃO FÍSICA QUÂNTICA: CONDUÇÃO EM SÓLIDOS - II Prof. André L. C. Conceição DAFIS CAPÍTULO 41 HALLIDAY, RESNICK. 8ª EDIÇÃO Condução em Sólidos Revisão 1) Parâmetros de caracterização Resistividade r Coeficiente

Leia mais

A Dualidade Onda-Partícula

A Dualidade Onda-Partícula A Dualidade Onda-Partícula O fato de que as ondas têm propriedades de partículas e viceversa se chama Dualidade Onda-Partícula. Todos os objetos (macroscópicos também!) são onda e partícula ao mesmo tempo.

Leia mais

AULA 1 - JUNÇÃO PN (DIODO)

AULA 1 - JUNÇÃO PN (DIODO) AULA 1 - JUNÇÃO PN (DIODO) 1. INTRODUÇÃO Os diodos semicondutores são utilizados em quase todos os equipamentos eletrônicos encontrados em residências, escritórios e indústrias. Um dos principais usos

Leia mais

Aula V Elementos não-lineares. Prof. Paulo Vitor de Morais

Aula V Elementos não-lineares. Prof. Paulo Vitor de Morais Aula V Elementos não-lineares Prof. Paulo Vitor de Morais Até o momento estudamos elementos resistivos que seguem a Lei de Ohm, ou seja, que são ôhmicos; Nessa aula serão abordados elementos de circuito

Leia mais

ELETRICIDADE E ELETRÔNICA EMBARCADA

ELETRICIDADE E ELETRÔNICA EMBARCADA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE ECUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA CAMPUS FLORIANÓPOLIS ELETRICIDADE E ELETRÔNICA EMBARCADA E-mail: vinicius.borba@ifsc.edu.br

Leia mais

5 META: Medir a constante de Planck.

5 META: Medir a constante de Planck. AULA META: Medir a constante de Planck. OBJETIVOS: Ao m da aula os alunos deverão: Entender o principio de funcionamento do LED. Saber associar a luz emitida pelo LED com a energia do gap destes materiais.

Leia mais

Geração Fotovoltaica. Pedro A. B. G. Mol

Geração Fotovoltaica. Pedro A. B. G. Mol Geração Fotovoltaica Pedro A. B. G. Mol Índice Introdução Efeito Fotovoltaico Tecnologias existentes Conexão com a Rede Elétrica Impactos Ambientais Conclusões Introdução Tem como objetivo gerar energia

Leia mais

Capítulo 3 Transistor Bipolar de Junção - TBJ. Prof. Eng. Leandro Aureliano da Silva

Capítulo 3 Transistor Bipolar de Junção - TBJ. Prof. Eng. Leandro Aureliano da Silva Capítulo 3 Transistor Bipolar de Junção - TBJ Prof. Eng. Leandro Aureliano da Silva Agenda Introdução Operação do Transistor Modos de Operação do Transistor Convenções Utilizadas para Tensões e Correntes

Leia mais

Teoria dos dispositivos Semicondutores

Teoria dos dispositivos Semicondutores Teoria dos dispositivos Semicondutores Capítulo 6 Dispositivo semicondutores Universidade de Pernambuco Escola Politécnica de Pernambuco Professor: Gustavo Oliveira Cavalcanti Editado por: Arysson Silva

Leia mais

Junção p-n Diodo retificador Diodo Emissor de Luz (LED s e OLED s) Transistor. Revisão: Semicondutores dopados

Junção p-n Diodo retificador Diodo Emissor de Luz (LED s e OLED s) Transistor. Revisão: Semicondutores dopados Unidade 2 Aula 3 Estado Sólido Semicondutores: Junção p-n Diodo retificador Diodo Emissor de Luz (LED s e OLED s) Transistor Revisão: Semicondutores dopados A aplicação da teoria de bandas aos semicondutores

Leia mais

Monitores. Tipos de conexões:

Monitores. Tipos de conexões: Monitores 1-Conexões O primeiro passo para que as informações de um computador irem para uma tela. O processo todo começa quando um sinal de vídeo é enviado para o aparelho. Ele chega até ele por meio

Leia mais

Cap. 41 -Condução de eletricidade em sólidos

Cap. 41 -Condução de eletricidade em sólidos Cap. 41 -Condução de eletricidade em sólidos Propriedades elétricas dos sólidos; Níveis de energia em um sólido cristalino: Átomo; Molécula; Sólido. Estrutura eletrônica e condução: Isolantes (T = 0);

Leia mais

OUTROS TIPOS DE DIODOS

OUTROS TIPOS DE DIODOS OUTROS TIPOS DE DIODOS 1. O DIODO ZENER Outro tipo importante de diodo, além do diodo retificador, é o diodo zener, chamado também de diodo regulador de tensão, diodo de tensão constante ou diodo de ruptura.

Leia mais

Eletricidade básica. Aula 04: Tipos de resistores código de cores

Eletricidade básica. Aula 04: Tipos de resistores código de cores Eletricidade básica Aula 04: Tipos de resistores código de cores 1 Resistores Resistores são componentes eletrônicos cuja principal finalidade é controlar a passagem de corrente elétrica. Denomina-se resistor

Leia mais

Notas de Aula: Eletrônica Analógica e Digital

Notas de Aula: Eletrônica Analógica e Digital Notas de Aula: Eletrônica Analógica e Digital - Materiais Semicondutores; - Diodo Semicondutor. Materiais Semicondutores Intrínsecos Existem vários tipos de materiais semicondutores. Os mais comuns e mais

Leia mais

Símbolo do diodo emissor de luz LED

Símbolo do diodo emissor de luz LED Diodos Especiais Introdução Com a diversificação dos tipos de materiais e da forma de construção utilizados para o desenvolvimento de componentes semicondutores, foi possível observar a ocorrência de diferentes

Leia mais

Centro Universitário de Itajubá Eletrônica Básica

Centro Universitário de Itajubá Eletrônica Básica Centro Universitário de Itajubá Eletrônica Básica Prof. Evaldo Renó Faria Cintra 1 Diodos de Finalidade Específica Diodo Zener LED Diodo Schottky 2 + V Z - Símbolo utilizado para representar o diodo ZENER

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Determinação da frequência da rede elétrica Plano de aula Autor: Prof. Júlio Lamon (Escola Nossa Senhora das Graças) Alunos da 2ª ensino médio da Escola Nossa Senhora das Graças Alexandre Portugal de Almeida

Leia mais

SEMICONDUTORES. Condução Eletrônica

SEMICONDUTORES. Condução Eletrônica Condução Eletrônica SEMICONDUTORES A corrente elétrica é resultante do movimento de partículas carregadas eletricamente como resposta a uma força de natureza elétrica, em função do campo elétrico aplicado.

Leia mais

Biosensores e Sinais Biomédicos 2009/2010

Biosensores e Sinais Biomédicos 2009/2010 Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra Biosensores e Sinais Biomédicos 2009/2010 TP3: ESTUDO E APLICAÇÃO DE FOTOSENSORES Objectivo Determinação da resposta de uma fotoresistência

Leia mais

DIODOS SEMICONDUTORES

DIODOS SEMICONDUTORES DIODOS SEMICONDUTORES Alexandre S. Lujan Semikron Semicondutores Ltda. Carapicuíba - SP 1 Sumário: Semicondutores Junção P-N Tipos de diodos semicondutores Fabricação de diodos de potência Sumário 2 Materiais

Leia mais

2. Semicondutores 2.1 Introdução à física de semicondutores

2. Semicondutores 2.1 Introdução à física de semicondutores 2. Semicondutores 2.1 Introdução à física de semicondutores Semicondutores: Grupo de materiais que apresentam características elétricas intermediárias entre metais e isolantes. Atualmente os semicondutores

Leia mais

NANOFIOS COMO BLOCOS DE CONSTRUÇÃO PARA DISPOSITIVOS ÓPTICOS E ELETRÔNICOS

NANOFIOS COMO BLOCOS DE CONSTRUÇÃO PARA DISPOSITIVOS ÓPTICOS E ELETRÔNICOS NANOFIOS COMO BLOCOS DE CONSTRUÇÃO PARA DISPOSITIVOS ÓPTICOS E ELETRÔNICOS NANOESTRUTURADOS Sumário Objetivos Introdução Síntese de Nanofios Transistores Bipolares Conclusão 1 Objetivos Discutir os artigos:

Leia mais

CAPÍTULO 5 DIODOS ESPECIAIS ELETRÔNICA ANALÓGICA AULA 05

CAPÍTULO 5 DIODOS ESPECIAIS ELETRÔNICA ANALÓGICA AULA 05 CAPÍTULO 5 DIODOS ESPECIAIS Aluno turma ANALÓGICA AULA 05 CAPÍTULO 5 - DIODOS ESPECIAIS Desde o descobrimento da junção semicondutora PN, muitos estudos têm sido realizados com os materiais semicondutores,

Leia mais

Resolução de exercícios Parte 2

Resolução de exercícios Parte 2 Resolução de exercícios Parte 2 Capítulo 6 (7 exercícios). Por que não há possibilidade de condução elétrica em um semicondutor a 0K? Na seção 6.4.3 podemos encontrar a explicação para isso: [...] à temperatura

Leia mais

Lista VIII de Eletrônica Analógica I Revisão Geral

Lista VIII de Eletrônica Analógica I Revisão Geral Lista VIII de Eletrônica Analógica I Revisão Geral Prof. Gabriel Vinicios Silva Maganha (http://www.gvensino.com.br) Lista de Exercícios 8 de Eletrônica Analógica Dia 1 (Day One) Cronograma de Estudos:

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA EEL7051 Materiais Elétricos - Laboratório

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA EEL7051 Materiais Elétricos - Laboratório UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA EEL7051 Materiais Elétricos - Laboratório EXPERIÊNCIA 05 DIODOS DE JUNÇÃO PN E FOTODIODOS 1 INTRODUÇÃO O objetivo desta aula,

Leia mais

Lista VIII de Eletrônica Analógica I Revisão Geral

Lista VIII de Eletrônica Analógica I Revisão Geral Lista VIII de Eletrônica Analógica I Revisão Geral Prof. Gabriel Vinicios Silva Maganha (http://www.gvensino.com.br) Lista de Exercícios 8 de Eletrônica Analógica Dia 1 (Day One) Cronograma de Estudos:

Leia mais

Aula 5_3. Condutores, Isolantes, Semicondutores e Supercondutores. Física Geral e Experimental III Prof. Cláudio Graça Capítulo 5

Aula 5_3. Condutores, Isolantes, Semicondutores e Supercondutores. Física Geral e Experimental III Prof. Cláudio Graça Capítulo 5 Aula 5_3 Condutores, Isolantes, Semicondutores e Supercondutores Física Geral e Experimental III Prof. Cláudio Graça Capítulo 5 Conteúdo Semicondutores Supercondutores Capítulo: 5, 10 Isolantes, Semicondutores

Leia mais

Circuitos Ativos em Micro-Ondas

Circuitos Ativos em Micro-Ondas Circuitos Ativos em Micro-Ondas Unidade 1 Comportamento de Dispositivos Passivos e Semicondutores em Micro-Ondas Prof. Marcos V. T. Heckler 1 Conteúdo Introdução Resistores operando em Micro-Ondas Capacitores

Leia mais

Aula -12. Condução elétrica em sólidos

Aula -12. Condução elétrica em sólidos Aula -12 Condução elétrica em sólidos A diversidade atômica Os sólidos cristalinos Os sólidos cristalinos: Exemplos em uma pequena janela Os sólidos cristalinos: Exemplos em uma pequena janela A diversidade

Leia mais

INICIAÇÃO À PRÁTICA PROFISSIONAL INSTALAÇÕES ELÉTRICAS PREDIAIS ELETRICIDADE BÁSICA

INICIAÇÃO À PRÁTICA PROFISSIONAL INSTALAÇÕES ELÉTRICAS PREDIAIS ELETRICIDADE BÁSICA INICIAÇÃO À PRÁTICA PROFISSIONAL INSTALAÇÕES ELÉTRICAS PREDIAIS ELETRICIDADE BÁSICA Aula_29-Materiais-semicondutores-e-junções-P-N -1-27. 29 Curso Técnico em Eletrotécnica Materiais semicondutores e junções

Leia mais

Aluno: Disciplina: FÍSICA. Data: ELETROSTÁTICA

Aluno: Disciplina: FÍSICA. Data: ELETROSTÁTICA LISTA DE EXERCÍCIOS ELETRICIDADE ENSINO MÉDIO Aluno: Série: 3 a Professor: EDUARDO Disciplina: FÍSICA Data: ELETROSTÁTICA 1) (Unicamp-SP) Duas cargas elétricas Q 1 e Q 2 atraem-se quando colocadas próximas

Leia mais

ELETRÔNICA GERAL. Prof. Jhonatan Machado Godinho

ELETRÔNICA GERAL. Prof. Jhonatan Machado Godinho MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA TÉCNICO EM ELETROMECÂNICA ELETRÔNICA GERAL Prof. Jhonatan

Leia mais

Prof. Willyan Machado Giufrida Curso de Engenharia Química. Ciências dos Materiais. Comportamento Elétrico

Prof. Willyan Machado Giufrida Curso de Engenharia Química. Ciências dos Materiais. Comportamento Elétrico Prof. Willyan Machado Giufrida Curso de Engenharia Química Ciências dos Materiais Comportamento Elétrico Portadores de cargas e condução A condução de eletricidade nos materiais ocorre por meio de espécies

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA EEL7011 Eletricidade Básica AULA 09 DIODOS SEMICONDUTORES E RETIFICADORES

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA EEL7011 Eletricidade Básica AULA 09 DIODOS SEMICONDUTORES E RETIFICADORES UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA EEL7011 Eletricidade Básica AULA 09 DIODOS SEMICONDUTORES E RETIFICADORES 1 INTRODUÇÃO Os objetivos desta aula são: Introduzir

Leia mais

Experiência 07 Diodos de Junção PN e Fotodiodos

Experiência 07 Diodos de Junção PN e Fotodiodos Universidade Federal de Santa Catarina Departamento de Engenharia Elétrica Laboratório de Materiais Elétricos EEL 7051 Professor Clóvis Antônio Petry Experiência 07 Diodos de Junção PN e Fotodiodos Fábio

Leia mais

Física de Semicondutores

Física de Semicondutores Física de Semicondutores Aula 13 Transporte elétrico III Campos elétricos intensos Referência: Fundamentals of Semiconductors, P. Yu & M. Cardona, Springer. Transporte elétrico em semicondutores campos

Leia mais

PMT Introdução à Ciência dos Materiais para Engenharia 2º semestre de 2005

PMT Introdução à Ciência dos Materiais para Engenharia 2º semestre de 2005 ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais PROPRIEDADES ELÉTRICAS DOS MATERIAIS PMT 2100 - Introdução à Ciência dos Materiais para Engenharia

Leia mais

E-802 Circuitos de Microondas

E-802 Circuitos de Microondas E-802 Circuitos de Microondas Prof. Luciano Leonel Mendes Grupo de Pesquisa em Comunicações Sem Fio Departamento de Eletrônica e Eletrotécnica DEE Prédio II 2 o Andar (35) 3471-9269 http://docentes.inatel.br/docentes/luciano

Leia mais

Capítulo 1 - Materiais Semicondutores

Capítulo 1 - Materiais Semicondutores Capítulo 1 - Materiais Semicondutores Professor: Eng. Leandro Aureliano da Silva Propriedades dos Átomos 1 O átomo é eletricamente neutro, pois o número de elétrons de suas órbitas é igual ao número de

Leia mais

CIRCUITOS INTEGRADOS (Unidade 3)

CIRCUITOS INTEGRADOS (Unidade 3) MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA TÉCNICO EM MECATRÔNICA DISCIPLINA: ELETRÔNICA INDUSTRIAL CIRCUITOS

Leia mais

Semicondutores são materiais cuja condutividade elétrica se situa entre os metais e os isolantes

Semicondutores são materiais cuja condutividade elétrica se situa entre os metais e os isolantes Semicondutores Semicondutores são materiais cuja condutividade elétrica se situa entre os metais e os isolantes Semicondutor intrínseco é um semicondutor no estado puro. À temperatura de zero graus absolutos

Leia mais

Retificador de Onda Completa: Transformador Tap Central

Retificador de Onda Completa: Transformador Tap Central Retificador de Onda Completa: Transformador Tap Central Elaboração Sérgio M Santos RA 209389 Orientação: Prof José Vital Araçatuba-SP 2018 Retificador de Onda Completa: Transformador Tap Central Relatório

Leia mais

Diodos Especiais. Prof. Jonathan Pereira

Diodos Especiais. Prof. Jonathan Pereira Diodos Especiais Prof. Jonathan Pereira LED FOTODIODO OPTOACOPLADOR DIODO ZENER 2 LED Num diodo, quando polarizado diretamente, uma grande quantidade de portadores atravessa

Leia mais

Esta folha de exercícios tem por objetivo, fazer uma revisão geral de tópicos fundamentais da disciplina de Materiais Elétricos.

Esta folha de exercícios tem por objetivo, fazer uma revisão geral de tópicos fundamentais da disciplina de Materiais Elétricos. MATERIAIS ELÉTRICOS FOLHA DE EXERCÍCIOS REVISÃO 2016 Esta folha de exercícios tem por objetivo, fazer uma revisão geral de tópicos fundamentais da disciplina de Materiais Elétricos. Todas as respostas

Leia mais

Aula 18 Condução de Eletricidade nos Sólidos

Aula 18 Condução de Eletricidade nos Sólidos Aula 18 Condução de Eletricidade nos Sólidos Física 4 Ref. Halliday Volume4 Sumário Capítulo 41: Condução de Eletricidade nos Sólidos Propriedades Elétricas dos Sólidos Níveis de Energia em um Sólido Cristalino

Leia mais

TRANSFORMAÇÃO DA ENERGIA SOLAR

TRANSFORMAÇÃO DA ENERGIA SOLAR Manual de Instruções e Guia de Experimentos TRANSFORMAÇÃO DA ENERGIA SOLAR OBSERVAÇÃO SOBRE OS DIREITOS AUTORAIS Este manual é protegido pelas leis de direitos autorais e todos os direitos são reservados.

Leia mais

Aula 02 Diodos de Potência

Aula 02 Diodos de Potência Aula 02 Diodos de Potência Prof. Heverton Augusto Pereira Universidade Federal de Viçosa -UFV Departamento de Engenharia Elétrica -DEL Gerência de Especialistas em Sistemas Elétricos de Potência Gesep

Leia mais

DISPOSITIVOS OPTOELETRÔNICOS Leds e Fotodiodos

DISPOSITIVOS OPTOELETRÔNICOS Leds e Fotodiodos DISPOSITIVOS OPTOELETRÔNICOS Leds e Fotodiodos OBJETIVOS: Analisar o funcionamento de um acoplador optoeletrônico e a performance dos dispositivos emissores de luz (leds). INTRODUÇÃO TEÓRICA A optoeletrônica

Leia mais

Aula 18 Condução de Eletricidade nos Sólidos

Aula 18 Condução de Eletricidade nos Sólidos Aula 18 Condução de Eletricidade nos Sólidos Física 4 Ref. Halliday Volume4 Sumário Capítulo 41: Condução de Eletricidade nos Sólidos Propriedades Elétricas dos Sólidos Níveis de Energia em um Sólido Cristalino

Leia mais

CÁLCULO DA MASSA EFETIVA DO ELÉTRON EM UM SEMICONDUTOR Área temática: Gestão do Produto

CÁLCULO DA MASSA EFETIVA DO ELÉTRON EM UM SEMICONDUTOR Área temática: Gestão do Produto CÁLCULO DA MASSA EFETIVA DO ELÉTRON EM UM SEMICONDUTOR Área temática: Gestão do Produto Agamenon Vale agamenon.lv@gmail.com Clóves Rodrigues cloves@pucgoias.edu.br Resumo: O objetivo deste trabalho é formular

Leia mais

Materiais e Equipamentos Elétricos. Aula 5 Materiais semicondutores

Materiais e Equipamentos Elétricos. Aula 5 Materiais semicondutores Materiais e Equipamentos Elétricos Aula 5 Semicondutores são sólidos cristalinos com condutividade intermediária entre condutores e isolantes Silício (Si), germânio (Ge) Possuem 4 elétrons na camada de

Leia mais

ELETRÔNICA ANALÓGICA. Professor: Rosimar Vieira Primo

ELETRÔNICA ANALÓGICA. Professor: Rosimar Vieira Primo ELETRÔNICA ANALÓGICA Professor: Rosimar Vieira Primo Eletrônica Analógica DIODOS SEMICONDUTORES DE JUNÇÃO PN Professor: Rosimar Vieira Primo Diodos 2 Diodo de junção PN A união de um cristal tipo p e um

Leia mais

SEMICONDUTORES. Conceitos Básicos. Prof. Marcelo Wendling Jul/2011

SEMICONDUTORES. Conceitos Básicos. Prof. Marcelo Wendling Jul/2011 SEMICONDUTORES Prof. Marcelo Wendling Jul/2011 Conceitos Básicos Alguns materiais apresentam propriedades de condução elétrica intermediárias entre aquelas inerentes aos isolantes e aos condutores. Tais

Leia mais

Caracterização de uma Lâmpada

Caracterização de uma Lâmpada Caracterização de uma Lâmpada Laboratório de Eletricidade e Magnetismo Introdução Resistores não-lineares são dispositivos que não seguem a lei de Ohm quando submetidos a uma tensão ou corrente. Quando

Leia mais

ATENÇÃO: A partir da amostra da aula, terá uma idéia de onde o treinamento de eletroeletrônica poderá lhe levar.

ATENÇÃO: A partir da amostra da aula, terá uma idéia de onde o treinamento de eletroeletrônica poderá lhe levar. ATENÇÃO: O material a seguir é parte de uma das aulas da apostila de MÓDULO 2 que por sua vez, faz parte do CURSO de ELETRO ANALÓGICA -DIGITAL que vai do MÓDULO 1 ao 4. A partir da amostra da aula, terá

Leia mais

M.Sc. Jose Eduardo Ruiz Rosero 1. ENG1116 Tópicos especiais Energia solar

M.Sc. Jose Eduardo Ruiz Rosero 1. ENG1116 Tópicos especiais Energia solar 1 ENG1116 Tópicos especiais Energia solar M.Sc. Jose Eduardo Ruiz Rosero 2 Ementa o Conquistas e desafios da energia solar o Conceitos básicos o Radiação solar o Física das células solares o Circuitos

Leia mais

Eletromagnetismo Aplicado

Eletromagnetismo Aplicado Eletromagnetismo Aplicado Unidade 3 Prof. Marcos V. T. Heckler 1 Conteúdo Introdução Materiais dielétricos, polarização e permissividade elétrica Materiais magnéticos, magnetização e permeabilidade magnética

Leia mais

Diodos de Junção PN. Florianópolis, abril de 2013.

Diodos de Junção PN. Florianópolis, abril de 2013. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina Departamento Acadêmico de Eletrônica Eletrônica I Diodos de Junção PN Florianópolis, abril de 2013. Prof. Clóvis Antônio Petry. Bibliografia

Leia mais

Figura 6.1: Símbolo do diodo

Figura 6.1: Símbolo do diodo Aula 6 Diodos 6.1 Introdução O objetivo desta aula é estudar mais um dos componentes importantes da eletrônica, o diodo. O diodo é um dispositivo elétrico semicondutor que tem a característica de permitir

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL CAMPUS RIO GRANDE INSTRUMENTAÇÃO INDUSTRIAL

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL CAMPUS RIO GRANDE INSTRUMENTAÇÃO INDUSTRIAL INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL CAMPUS RIO GRANDE INSTRUMENTAÇÃO INDUSTRIAL Aula 24 2 TERMÔMETROS DE RADIAÇÃO São medidores de temperatura sem contato. Os componentes

Leia mais

Eletrônica I. Prof. Cláudio Henrique A. Rodrigues

Eletrônica I. Prof. Cláudio Henrique A. Rodrigues Eletrônica I 1 2 Qual o significado de um corpo eletricamentecarregado? A Carga Elétrica é positiva (+) ou negativa(-)? 3 Um corpo apresenta-se eletricamente neutro quando o número total de prótons e de

Leia mais

Nome: Jeremias Christian Honorato Costa Disciplina: Materiais para Engenharia

Nome: Jeremias Christian Honorato Costa Disciplina: Materiais para Engenharia Nome: Jeremias Christian Honorato Costa Disciplina: Materiais para Engenharia Por propriedade ótica subentende-se a reposta do material à exposição à radiação eletromagnética e, em particular, à luz visível.

Leia mais

Aplicações de Semicondutores em Medicina

Aplicações de Semicondutores em Medicina Aplicações de Semicondutores em Medicina Conceitos da Instrumentação Nuclear Luiz Antonio Pereira dos Santos CNEN-CRCN PRÓ-ENGENHARIAS UFS-IPEN-CRCN Aracaju Março - 2010 Aplicações da instrumentação Tomografia

Leia mais

Eficiência energética ambiental. Iluminação. 2 º. semestre, 2017

Eficiência energética ambiental. Iluminação. 2 º. semestre, 2017 Eficiência energética ambiental Iluminação 2 º. semestre, 2017 Sistemas de iluminação artificial são responsáveis por fornecer o nível de iluminação desejada em ambientes, de forma a garantir condições

Leia mais

Concentração de portadores de carga: Condução elétrica em semicondutores: RESUMO: α = coeficiente de temperatura da resistividade é NEGATIVO!

Concentração de portadores de carga: Condução elétrica em semicondutores: RESUMO: α = coeficiente de temperatura da resistividade é NEGATIVO! Unidade 3 SEMICONDUTORES Concentração de portadores de carga: Para metais: elétrons de condução (= n º de elétrons de valência por átomo) n Cu = 9 x 10 28 (m -3 ) em temperatura ambiente E g ~ 1 ev E =

Leia mais

ENGENHARIA DE SISTEMAS MICROPROCESSADOS

ENGENHARIA DE SISTEMAS MICROPROCESSADOS ENGENHARIA DE SISTEMAS MICROPROCESSADOS Prof. Pierre Vilar Dantas Turma: 0040-A Horário: 4N Aula 04-16/08/2017 Acesse o link para participar do grupo do WhatsApp https://chat.whatsapp.com/k2x5j3nwqghgjru7gmeuac

Leia mais

Estimativa do Comprimento de Onda de um LED

Estimativa do Comprimento de Onda de um LED Universidade São Judas Tadeu Faculdade de Tecnologia e Ciências Exatas Cursos de Engenharia Laboratório de Física e Eletricidade: Estimativa do Comprimento de Onda de um LED Autor: Prof. Sandro Martini

Leia mais

ESTADO SÓLIDO. paginapessoal.utfpr.edu.br/lorainejacobs. Profª. Loraine Jacobs

ESTADO SÓLIDO. paginapessoal.utfpr.edu.br/lorainejacobs. Profª. Loraine Jacobs ESTADO SÓLIDO lorainejacobs@utfpr.edu.br paginapessoal.utfpr.edu.br/lorainejacobs Profª. Loraine Jacobs Ligações Metálicas Os metais são materiais formados por apenas um elemento e apresentam uma estrutura

Leia mais

6 Conclusões Conclusões

6 Conclusões Conclusões Conclusões 188 6 Conclusões 6.1. Conclusões Os objetivos principais, em especial os resultados referente à implantação, caracterização e teste da técnica de co-deposição térmica, foram alcançados em sua

Leia mais