Estudo de Caso: Futebol Brasileiro no Facebook. Aha, uhu, o Maraca é nosso!

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Estudo de Caso: Futebol Brasileiro no Facebook. Aha, uhu, o Maraca é nosso!"

Transcrição

1 Estudo de Caso: Futebol Brasileiro no Facebook Aha, uhu, o Maraca é nosso!

2 The Study Práticas de marketing de muitos Clubes Esportivos são um grande exemplo de métodos ideais de comunicação, e muitas marcas deveriam se conscientizar sobre o que estes times estão fazendo. Do ponto de vista do marketing, muitos nomes do esporte são considerados marcas valiosas no mercado, estes se comunicam tanto com Fans, como com patrocinadores da marca e possíveis parceiros. Quando falamos do Brasil, porque não falar de Futebol, afinal em qual país os bancos fecham duas horas antes do horário habitual para que seus trabalhadores possam se preparar para assistir os jogos da copa do mundo?! Neste curto estudo de caso nós focamos nos times que estão atualmente disputando a Série A do Campeonato Brasileiro e analisamos como eles estão usando seu Facebook para se comunicarem. O período escolhido para comparação foi de 3 meses (01 de Junho 31 de Agosto).

3 The Clubs Nós escolhemos os 10 maiores clubes em números de Fans em sua página oficial do Facebook. Também criamos uma benchmark customizada, baseada nos dados de todos os 20 clubes atualmente disputando a Série A.

4 Focamos especificamente em:» Número de Fans e crescimento deste;» Engajamento e interações;» Atividades da página e conteúdos publicados.

5 Fans e crescimento destes O número de Fans não só é a mais importante métrica no Facebook, como também, a mais visível. O ranking dos 10 maiores clubes em Fans no Facebook, que estão disputando a Série A do Campeonato Brasileiro traz desde cerca de 2,8 milhões de Fans de grandes clubes como Corinthians ou Flamengo até 216 mil Fans de clubes como Sport ou Atlético Mineiro. Com exceção do clube que mais cresce, o SC Internacional, todos os outros clubes que crescem mais rápido em Fans no Facebook fazem parte dos cinco maiores clubes em Fans. Isso normalmente é incomum, porque as páginas do Facebook não crescem em um ritmo tão acelerado. Se olharmos todos os 20 clubes que disputam o Campeonato, veremos que o número médio de Fans é , o crescimento médio foi de fans no período e o ritmo de crescimento foi de 9%.

6 5 maiores clubes em número de Fans

7 5 maiores clubes em crescimento de Fans

8 Engajamento e Interações O que finalmente eu mais sei sobre a moral e as obrigações do homem devo ao futebol. - Albert Camus Quer seja no estádio ou no Facebook, entusiastas do futebol querem interagir e se envolver com a equipe. Do ponto de vista de marketing, promoção da equipe em mídia social é algo que pode ser extremamente eficaz. Assim como muitas indústrias, algumas equipes estão fazendo bem, enquanto outros são desempenham-se socialmente em níveis excepcionais.

9 Engajamento e Interações SC Corinthians Paulista domina claramente o gráfico em termos do número de interações. Eles têm quase o dobro da quantidade de interações da equipe em segundo lugar, Clube de Regatas do Flamengo. Com interações em 3 meses, o Corinthians tem uma média diária de likes, comentários e compartilhamentos. Mas, se outros times como Flamengo, Palmeiras, Vasco da Gama e Botafogo estão com grande número de interações, por que o desempenho do Corinthians é tão maior?

10 Corinthians: Média diária de posts e taxa de engajamento da página Se dermos uma olhada no SC Corinthians Paulista, podemos ver que o engajamento normalmente está em um nível de 0,05% para 0,4% da média de engajamento por post. Contudo, há picos significativos das taxas de engajamento extremamente elevadas várias vezes durante este intervalo de tempo de três meses. O pico de maior sucesso foi em 5 de julho, quando a taxa média de engajamento por post conseguiu chegar a 52,6557%.

11 Febre em Julho! Então, o que aconteceu em 05 de julho? O Corinthians jogou com o Boca Juniors na final da Copa Libertadores da América e conquistou o seu primeiro e sonhado título da Copa Libertadores. Como você pode ver o Corinthians não foi somente campeão da Libertadores, mas também atingiu número recorde de interações do Facebook com mais de somando Likes, Compartilhamentos e Comentários. Esse desempenho é ainda mais notável se você olhar para os compartilhamentos, compartilhamentos. Esse número de ações é muito maior do que a maioria das grandes marcas podem sonhar. Para termos uma melhor noção disto, podemos compará-lo a um clube de referência mundial:

12 Interações e Compartilhamentos: Corinthians vs Barcelona Se compararmos interações e compartilhamentos do SC Corinthians com outros clubes braslieiros é claro que o Corinthians supera seus compatriotas. E isso não se aplica apenas em comparação com o futebol brasileiro. Se compararmos essas métricas para um dos times mais populares do mundo, o FC Barcelona, você obtém resultados muito semelhantes. Mesmo amplificado pelo fato de que o Barcelona tem mais de 12 vezes a base de fãs do que o Corinthians. Vale ressaltar que ambas as equipes estão realizando muito bem em mídias sociais.

13 Posts de maior engajamentos Aqui está um exemplo de três fotos publicadas em 5 de julho pelo SC Corinthians Paulista, que ganhou um total de likes, comentários e incríveis compartilhamentos. Naquele dia, o Corinthians publicou 30 posts (composto por 26 fotos, 2 links e 2 vídeos), que é tipicamente considerado muito para uma marca publicar em um único dia. 30 posts durante um único dia é uma média de 1,25 mensagens por hora; uma freqüência que para muitos seria considerado um assédio - mas acho que desta vez estamos falando de futebol Brasileiro, por isso a situação é diferente...

14 Frequência de Publicações Mas a criação de conteúdo compartilhável e envolvente não é exclusivo do Corinthians. Outras equipes são capazes de agregar dezenas de milhares de likes, comentários e compartilhamentos também. Mas qual a referência para essas páginas em termos de frenquência e tipos de conteúdo? Enquanto a maioria dos administradores de páginas publicam em média 2,4 posts por dia, que é considerado um bom padrão, páginas maiores tendem a publicar muito mais. O Corinthians publica em média 11,41 posts por dia, o São Paulo 10,35 e o Flamengo 12,13 e isso parece estar funcionando.

15 Tipo de conteúdo publicado Então, que tipo de conteúdo um clube da Série A deve publicar? O conteúdo mais popular é, claramente, fotos, que também é o tipo mais envolvente de conteúdo. São quase 61% de todo o conteúdo publicado pelos administradores, seguido por links 23%, status 9% e vídeos 6%. As perguntas são o tipo menos popular, com menos de 1%.

16 O que alguns clubes da Série A não fazem bem É claro que as equipes da Série A são bastante ativas a respeito de Fans, engajamento, bem como conteúdo publicado. O que está faltando é os clubes usarem as redes sociais para conversação com o público. Há apenas cinco equipes do campeonato (Vasco da Gama, Botafogo, Grêmio, Figueirense e Náutico Capibaribe) que possuem mural aberto para que os Fans possam publicar. Infelizmente se olharmos para as taxas de respostas, podemos ver claramente que esses clubes não estão respondendo às mensagens dos Fans. Essas páginas com mural aberto requerem manejo em tempo integral. No entanto, as vantagens de terem diálogo aberto superam os contras em potencial.

17 Interesting Facts and Takeways» A maioria dos clubes se comunicam com seus fãs através de uma foto. Este tipo de comunicação é feita em média em 61% de todas as mensagens;» A média de mensagens dos clubes da Série A, é de quatro vezes por dia. No entanto, alguns clubes postam até 13 mensagens por dia, como o CR Flamengo;» O clube com mais fãs no Facebook é SC Corinthians Paulista;» O clube com a mais rápida taxa de crescimento de fãs no Facebook é SC Internacional;» O clube com maior engajamento é SC Corinthians Paulista, que conseguiu ganhar mais de 1,3 milhões de interações em um único dia (incluindo alguns milhares, 866 mil, de compartilhamentos);» Apenas 5 páginas têm um mural aberto (permite que os Fans postem);» A Série A tem em média Fans, aumenta 519 novos fans por dia, publica entre 2-3 mensagens por dia e recebe cerca de interações por dia, por clube.

18 Esperamos que você tenha aproveitado esses dados exclusivos do desempenho dos Clubes Brasileiros de Futebol nas mídias sociais. Se você tiver alguma dúvida, por favor, não hesite em nos contatar. Você pode contatar nossa equipe de suporte no seguinte Get more information at analytics.socialbakers.com

RELATÓRIO ABERTO AO TORCEDOR GAMENSE TERTULIANO PINHEIRO

RELATÓRIO ABERTO AO TORCEDOR GAMENSE TERTULIANO PINHEIRO RELATÓRIO ABERTO AO TORCEDOR GAMENSE TERTULIANO PINHEIRO PROJETO INICIAL Em 8 de maio de 2014, a 10 Sports e o publicitário Tertuliano Pinheiro começaram um trabalho na Sociedade Esportiva do Gama. O

Leia mais

As forças econômicas do futebol brasileiro

As forças econômicas do futebol brasileiro As forças econômicas do futebol brasileiro Abril de 2015 Comparação do poderio econômico dos clubes frente às Federações Estaduais. Marketing e Gestão Esportiva 1 Quem tem dinheiro tem o poder Os clubes

Leia mais

Clubes brasileiros com maiores receitas com estádios em De estádios para arenas, como mudaremos de patamar?

Clubes brasileiros com maiores receitas com estádios em De estádios para arenas, como mudaremos de patamar? Clubes brasileiros com maiores receitas com estádios em 2012 Junho de 2013 De estádios para arenas, como mudaremos de patamar? Marketing e Gestão Esportiva 1 Metodologia da análise Análise dos dados extraídos

Leia mais

FC Barcelona X futebol brasileiro

FC Barcelona X futebol brasileiro Outubro,2018 FC Barcelona X futebol brasileiro Perdemos de goleada! Quem é a Sports Value? A Sports Value, especializada em marketing esportivo, branding, patrocínios, avaliação de marcas e de propriedades

Leia mais

Valor de Mercado dos Times que disputam o Brasileirão - Série B

Valor de Mercado dos Times que disputam o Brasileirão - Série B Sportmetric Valor de Mercado dos Times que disputam o Brasileirão - Série B PLURI Consultoria São Paulo - Brasil Twitter: @pluriconsult www.facebook/pluriconsultoria Estimamos o valor total dos elencos

Leia mais

1ª COMISSÃO DISCIPLINAR DO S.T.J.D. EDITAL DE CITAÇÃO E INTIMAÇÃO

1ª COMISSÃO DISCIPLINAR DO S.T.J.D. EDITAL DE CITAÇÃO E INTIMAÇÃO 1ª COMISSÃO DISCIPLINAR DO S.T.J.D. EDITAL DE CITAÇÃO E INTIMAÇÃO O Auditor Presidente da Primeira Comissão Disciplinar do Superior Tribunal de Justiça Desportiva, Dr. Lucas Asfor Rocha Lima, de acordo

Leia mais

IPEG Índice PLURI de Eficiência na Gestão do Futebol em 2013

IPEG Índice PLURI de Eficiência na Gestão do Futebol em 2013 PLURI Especial IPEG Índice PLURI de Eficiência na Gestão do Futebol em 2013 Economista, Especialista em Gestão e Marketing do Esporte e Pesquisa de Mercado, Diretor da Pluri Consultoria, da BrSM e Sportfood

Leia mais

Mercado brasileiro de clubes Dez anos da era dos pontos corridos

Mercado brasileiro de clubes Dez anos da era dos pontos corridos Mercado brasileiro de clubes Dez anos da era dos pontos corridos Agosto de 2013 Evolução financeira do futebol brasileiro na era dos pontos corridos. Marketing e Gestão Esportiva 1 Receitas na era dos

Leia mais

Os 30 TIMES mais VALIOSOS do SUL

Os 30 TIMES mais VALIOSOS do SUL PLURI ESPECIAL Os 30 TIMES mais VALIOSOS do SUL Autor Fernando Pinto Ferreira Economista, Especialista em Gestão e Marketing do Esporte, e Pesquisa de Mercado. fernando@pluriconsultoria.com.br Twitter:

Leia mais

ASSOCIAÇÃO ESPORTIVA DE CRUZEIRO

ASSOCIAÇÃO ESPORTIVA DE CRUZEIRO ASSOCIAÇÃO ESPORTIVA DE CRUZEIRO A Associação Esportiva de Cruzeiro, mais conhecida por A.E.C, foi fundada em 2008 com o objetivo de formar não só atletas mas também cidadãos. Nossa associação busca por

Leia mais

Maio, Receitas com estádios dos clubes brasileiros

Maio, Receitas com estádios dos clubes brasileiros Maio, 2018 Receitas com estádios dos clubes brasileiros Quem é a Sports Value? A Sports Value, especializada em marketing esportivo, branding, patrocínios, avaliação de marcas e de propriedades esportivas

Leia mais

Evolução das finanças dos clubes brasileiros -2003-2012 Janeiro de 2013

Evolução das finanças dos clubes brasileiros -2003-2012 Janeiro de 2013 Evolução das finanças dos clubes brasileiros -2003-2012 Janeiro de 2013 Destaques do Estudo O mercado brasileiro de clubes de futebol cresceu muito em receitas entre 2003 e 2011, passando de R$ 805 milhões

Leia mais

de 2019, às 13:30 horas ( Treze horas e trinta minutos ), no

de 2019, às 13:30 horas ( Treze horas e trinta minutos ), no 5ª COMISSÃO DISCIPLINAR DO S.T.J.D. EDITAL DE CITAÇÃO E INTIMAÇÃO O Auditor Presidente da Quinta Comissão Disciplinar do Superior Tribunal de Justiça Desportiva, Dr. Rodrigo Moraes Mendonça Raposo, de

Leia mais

PLURI Especial Porque estádios tão vazios? Parte 5

PLURI Especial Porque estádios tão vazios? Parte 5 PLURI Especial Porque estádios tão vazios? Parte 5 Brasil, País do ingresso mais caro do Mundo PLURI Consultoria Pesquisa, Valuation, Gestão e marketing Esportivo. Curitiba-PR Twitter: @pluriconsult www.facebook/pluriconsultoria

Leia mais

Finanças dos clubes brasileiros em 2014

Finanças dos clubes brasileiros em 2014 Finanças dos clubes brasileiros em 2014 Maio de 2015 Análise dos dados financeiros dos clubes de futebol em 2014. Estagnação das receitas, aumento substancial dos déficits e evolução do endividamento.

Leia mais

SÃO PAULO FUTEBOL CLUBE

SÃO PAULO FUTEBOL CLUBE O TRICOLOR JOGO A jogo! IMAGENS DE TODOS OS TIMES DO SÃO PAULO VOL. 8 SÃO PAULO FUTEBOL CLUBE SÃO PAULO FUTEBOL CLUBE produção michael 209-serra UM RESGATE DE QUASE 90 ANOS DE HISTÓRIA SÃO-PAULINA ATRAVÉS

Leia mais

maio de 2018, às 11:15 horas (onze horas e quinze minutos ), no

maio de 2018, às 11:15 horas (onze horas e quinze minutos ), no 5ª COMISSÃO DISCIPLINAR DO S.T.J.D. EDITAL DE CITAÇÃO E INTIMAÇÃO O Auditor Presidente da Quinta Comissão Disciplinar do Superior Tribunal de Justiça Desportiva, Dr. Rodrigo Moraes Mendonça Raposo, de

Leia mais

Valor das Marcas. 30 Clubes Brasileiros Sports Management. Junho de BDO Brazil Page 1

Valor das Marcas. 30 Clubes Brasileiros Sports Management. Junho de BDO Brazil Page 1 Valor das Marcas 3 Clubes Brasileiros Sports Management Junho de 21 Page 1 Valor das Marcas 21 3 Clubes Flamengo Corinthians São Paulo Palmeiras Grêmio Internacional Cruzeiro Santos Atlético-MG Vasco da

Leia mais

1ª COMISSÃO DISCIPLINAR DO S.T.J.D. EDITAL DE CITAÇÃO E INTIMAÇÃO

1ª COMISSÃO DISCIPLINAR DO S.T.J.D. EDITAL DE CITAÇÃO E INTIMAÇÃO 1ª COMISSÃO DISCIPLINAR DO S.T.J.D. EDITAL DE CITAÇÃO E INTIMAÇÃO O Auditor Presidente da Primeira Comissão Disciplinar do Superior Tribunal de Justiça Desportiva, Dr. Lucas Asfor Rocha, de acordo com

Leia mais

A pesquisa foi feita dentro de um período de 09/05/2016 até 26/05/2016.

A pesquisa foi feita dentro de um período de 09/05/2016 até 26/05/2016. G18 AS MAIORES TORCIDAS DO BRASIL POR BRUNO MARTINELI No futebol números são essenciais, seja o número da camisa dos jogadores, o placar da partida, a colocação na tabela, o número de pontos no campeonato

Leia mais

Comparando as finanças dos clubes Parte 2: Despesas e Resultado

Comparando as finanças dos clubes Parte 2: Despesas e Resultado Ressonância Financeira Comparando as finanças dos clubes Parte 2: Despesas e Resultado Fernando Ferreira - Economista, Especialista em Gestão e Marketing do Esporte e Pesquisa de Mercado, Diretor da Pluri

Leia mais

GOLS FABU- LOSOS

GOLS FABU- LOSOS GOLS FABU- LOSOS LU-IS FA-BI-A-NO! NÃO HÁ SÃO-PAULINO QUE NUNCA TENHA GRITADO ESSE NOME, SEJA NO MORUMBI, SEJA EM FRENTE À TV. GOLEADOR, LUÍS FABIANO É A DEFINIÇÃO EXATA DA PALAVRA. NAS PRIMEIRAS PASSAGENS

Leia mais

Mídia Kit Digital 2017

Mídia Kit Digital 2017 Mídia Kit Digital 2017 Visão Geral Adoramos todos os esportes e somos apaixonados pelo mundo da bola. A VE trabalha todos os dias para deixar todos os leitores como o maior número de informações do seu

Leia mais

Valor de Mercado dos confrontos

Valor de Mercado dos confrontos PLURI Valuation Quartas de Final da Copa Libertadores: Valor de Mercado dos confrontos PLURI Consultoria Pesquisa, Gestão e marketing Esportivo. Curitiba-PR Twitter: @pluriconsult www.facebook.com/pluriconsultoria

Leia mais

Sumário. Colocando os Pingos nos Is... 3. Número de Torcedores e seu Perfil... 3. O Valor da Marca... 8. Concluindo...15. Sobre os Autores...

Sumário. Colocando os Pingos nos Is... 3. Número de Torcedores e seu Perfil... 3. O Valor da Marca... 8. Concluindo...15. Sobre os Autores... Sumário Colocando os Pingos nos Is... 3 Número de Torcedores e seu Perfil... 3 O Valor da Marca... 8 Concluindo...15 Sobre os Autores...15 Colocando os Pingos nos Is. Recentemente algumas pesquisas divulgadas

Leia mais

Maio, Finanças dos clubes brasileiros em 2018

Maio, Finanças dos clubes brasileiros em 2018 Maio, 2019 Finanças dos clubes brasileiros em 2018 Quem é a Sports Value? A Sports Value, especializada em marketing esportivo, branding, patrocínios, avaliação de marcas e de propriedades esportivas acaba

Leia mais

4ª COMISSÃO DISCIPLINAR DO S.T.J.D. RESULTADO DE JULGAMENTO

4ª COMISSÃO DISCIPLINAR DO S.T.J.D. RESULTADO DE JULGAMENTO 4ª COMISSÃO DISCIPLINAR DO S.T.J.D. RESULTADO DE JULGAMENTO CERTIFICO que na sessão de julgamento do dia 18 de novembro de 2016, presentes os Auditores: DR. LUIS FELIPE BULUS ALVES FERREIRA--------Presidente-------------

Leia mais

A consolidação das receitas com os direitos de transmissão.

A consolidação das receitas com os direitos de transmissão. Análise Prévia Finanças dos maiores clubes brasileiros em 2012 Maio de 2013 A consolidação das receitas com os direitos de transmissão. Marketing e Gestão Esportiva 1 Receitas dos maiores clubes do Brasil

Leia mais

1ª COMISSÃO DISCIPLINAR DO S.T.J.D. EDITAL DE CITAÇÃO E INTIMAÇÃO

1ª COMISSÃO DISCIPLINAR DO S.T.J.D. EDITAL DE CITAÇÃO E INTIMAÇÃO 1ª COMISSÃO DISCIPLINAR DO S.T.J.D. EDITAL DE CITAÇÃO E INTIMAÇÃO O Auditor Presidente da Primeira Comissão Disciplinar do Superior Tribunal de Justiça Desportiva, Dr. Lucas Asfor Rocha Lima, de acordo

Leia mais

1ª COMISSÃO DISCIPLINAR DO S.T.J.D. EDITAL DE CITAÇÃO E INTIMAÇÃO

1ª COMISSÃO DISCIPLINAR DO S.T.J.D. EDITAL DE CITAÇÃO E INTIMAÇÃO 1ª COMISSÃO DISCIPLINAR DO S.T.J.D. EDITAL DE CITAÇÃO E INTIMAÇÃO O Auditor Presidente da Primeira Comissão Disciplinar do Superior Tribunal de Justiça Desportiva, Dr. Lucas Asfor Rocha Lima, de acordo

Leia mais

COPA DO BRASIL SUB 20 DE 2013 REC REGULAMENTO ESPECÍFICO DA COMPETIÇÃO

COPA DO BRASIL SUB 20 DE 2013 REC REGULAMENTO ESPECÍFICO DA COMPETIÇÃO COPA DO BRASIL SUB 20 DE 2013 REC REGULAMENTO ESPECÍFICO DA COMPETIÇÃO CAPÍTULO I Da Denominação e Participação Art. 1º A Copa do Brasil Sub 20, edição de 2013, doravante denominada simplesmente Copa,

Leia mais

ANÁLISE DE BALANÇOS DOS CLUBES DE FUTEBOL DA 1ª DIVISÃO DO CAMPEONATO BRASILEIRO - RESULTADOS DE 2004 E 2003

ANÁLISE DE BALANÇOS DOS CLUBES DE FUTEBOL DA 1ª DIVISÃO DO CAMPEONATO BRASILEIRO - RESULTADOS DE 2004 E 2003 ANÁLISE DE BALANÇOS DOS CLUBES DE FUTEBOL DA 1ª DIVISÃO DO CAMPEONATO BRASILEIRO - RESULTADOS DE 2004 E 2003 VISÃO GERAL Dos 17 balanços publicados pelos clubes da primeira divisão do campeonato brasileiro,

Leia mais

4ª COMISSÃO DISCIPLINAR DO S.T.J.D. EDITAL DE CITAÇÃO E INTIMAÇÃO

4ª COMISSÃO DISCIPLINAR DO S.T.J.D. EDITAL DE CITAÇÃO E INTIMAÇÃO 4ª COMISSÃO DISCIPLINAR DO S.T.J.D. EDITAL DE CITAÇÃO E INTIMAÇÃO O Auditor Presidente da Quarta Comissão Disciplinar do Superior Tribunal de Justiça Desportiva, Dr. Luiz Felipe Bulus Alves Ferreira, de

Leia mais

Impacto da MP das dívidas nas finanças dos clubes brasileiros

Impacto da MP das dívidas nas finanças dos clubes brasileiros Impacto da MP das dívidas nas finanças dos clubes brasileiros Março de 2015 Cálculo estimado do valor das parcelas que cada clube terá que pagar mensalmente ao Governo para estar em dia com o refinanciamento.

Leia mais

Despesas dos clubes estão 22% maior que a sua capacidade de pagamento

Despesas dos clubes estão 22% maior que a sua capacidade de pagamento Ressonância Financeira Despesas dos clubes estão 22% maior que a sua capacidade de pagamento Fernando Ferreira Economista, Especialista em Gestão e Marketing do Esporte e Pesquisa de Mercado, Diretor da

Leia mais

Rubro-negros, alvinegros e tricolores

Rubro-negros, alvinegros e tricolores Rubro-negros, alvinegros e tricolores (miolo em preto e branco) Edmilson Pereira. Primeira edição Porto Alegre, novembro de 2017. Nota do autor Um grande time começa por um grande goleiro ou que tal assim:

Leia mais

4ª COMISSÃO DISCIPLINAR DO S.T.J.D. EDITAL DE CITAÇÃO E INTIMAÇÃO

4ª COMISSÃO DISCIPLINAR DO S.T.J.D. EDITAL DE CITAÇÃO E INTIMAÇÃO 4ª COMISSÃO DISCIPLINAR DO S.T.J.D. EDITAL DE CITAÇÃO E INTIMAÇÃO O Auditor Presidente da Quarta Comissão Disciplinar do Superior Tribunal de Justiça Desportiva, Dr. Luiz Felipe Bulus Alves Ferreira, de

Leia mais

MERCADO DO FUTEBOL 2012 MERCADO DO FUTEBOL BRASILEIRO

MERCADO DO FUTEBOL 2012 MERCADO DO FUTEBOL BRASILEIRO MERCADO DO FUTEBOL 2012 MERCADO DO FUTEBOL BRASILEIRO RECEITA DA FIFA (EM US$ MILHÕES) Receita Total Lucro Líquido 647 663 749 882 114% 957 1.059 1.291 1.070 1.166 19% 1.386 138 162 249 49 184 196 202

Leia mais

Confederação Brasileira de Futebol

Confederação Brasileira de Futebol Confederação Brasileira de Futebol Diretoria de Competições Regulamento Específico da Competição Copa do Brasil Sub-20 2016 1 SUMÁRIO DEFINIÇÕES... 3 CAPÍTULO I - DA DENOMINAÇÃO E PARTICIPAÇÃO... 4 CAPÍTULO

Leia mais

Valor das Marcas. 40 Clubes Brasileiros Esporte Total. Setembro de BDO Brazil Page 1

Valor das Marcas. 40 Clubes Brasileiros Esporte Total. Setembro de BDO Brazil Page 1 Valor das Marcas Clubes Brasileiros Esporte Total Setembro de 17 Page 1 Evolução do Valor das Marcas 17 Clubes Em R$ Bilhões 174% 9,92 3%,26 3,74 4,29 4,72,78 6,29 7, 8,46 9 11 12 13 14 16 17 Depois de

Leia mais

5ª COMISSÃO DISCIPLINAR DO S.T.J.D. EDITAL DE CITAÇÃO E INTIMAÇÃO

5ª COMISSÃO DISCIPLINAR DO S.T.J.D. EDITAL DE CITAÇÃO E INTIMAÇÃO 5ª COMISSÃO DISCIPLINAR DO S.T.J.D. EDITAL DE CITAÇÃO E INTIMAÇÃO O Auditor Presidente da Quinta Comissão Disciplinar do Superior Tribunal de Justiça Desportiva, Dr. Jonas Lopes de Carvalho Neto, de acordo

Leia mais

janeiro de 2019, às 14:30 horas ( quatorze horas e trinta minutos ), no Plenário do S.T.J.D., sito na Rua da Ajuda, nº 35 15º andar-rio de

janeiro de 2019, às 14:30 horas ( quatorze horas e trinta minutos ), no Plenário do S.T.J.D., sito na Rua da Ajuda, nº 35 15º andar-rio de 5ª COMISSÃO DISCIPLINAR DO S.T.J.D. EDITAL DE CITAÇÃO E INTIMAÇÃO O Auditor Presidente da Quinta Comissão Disciplinar do Superior Tribunal de Justiça Desportiva, Dr. Rodrigo Moraes Mendonça Raposo, de

Leia mais

janeiro de 2019, às 14:30 horas ( quatorze horas e trinta minutos ), no Plenário do S.T.J.D., sito na Rua da Ajuda, nº 35 15º andar-rio de

janeiro de 2019, às 14:30 horas ( quatorze horas e trinta minutos ), no Plenário do S.T.J.D., sito na Rua da Ajuda, nº 35 15º andar-rio de 5ª COMISSÃO DISCIPLINAR DO S.T.J.D. EDITAL DE CITAÇÃO E INTIMAÇÃO O Auditor Presidente da Quinta Comissão Disciplinar do Superior Tribunal de Justiça Desportiva, Dr. Rodrigo Moraes Mendonça Raposo, de

Leia mais

Tipos de apostas. *Repare que no jogo (3) o apostador jogou Empate o placar ficou 2-2, mas houve desempate nos pênaltis e o Fluminense ganhou.

Tipos de apostas. *Repare que no jogo (3) o apostador jogou Empate o placar ficou 2-2, mas houve desempate nos pênaltis e o Fluminense ganhou. Tipos de apostas Todas as opções de apostas listadas abaixo são referentes a 1 tp e 2tp mais acréscimos; prorrogação e decisão por pênaltis são desconsiderados. Vencedor do encontro É a aposta mais comum,

Leia mais

5ª COMISSÃO DISCIPLINAR DO S.T.J.D. EDITAL DE CITAÇÃO E INTIMAÇÃO

5ª COMISSÃO DISCIPLINAR DO S.T.J.D. EDITAL DE CITAÇÃO E INTIMAÇÃO 5ª COMISSÃO DISCIPLINAR DO S.T.J.D. EDITAL DE CITAÇÃO E INTIMAÇÃO O Auditor Presidente da Quinta Comissão Disciplinar do Superior Tribunal de Justiça Desportiva, Dr. Rodrigo Moraes Mendonça Raposo, de

Leia mais

TABELA BÁSICA DO CAMPEONATO BRASILEIRO/SÉRIE A

TABELA BÁSICA DO CAMPEONATO BRASILEIRO/SÉRIE A TABELA BÁSICA DO CAMPEONATO BRASILEIRO/SÉRIE A - 2014 TABELA DO TURNO Rodada 01 20/04 - Dom Rodada 02 27/04 - Dom Flamengo x Goiás Botafogo x Internacional Fluminense x Figueirense Sport Recife x Chapecoense

Leia mais

5ª COMISSÃO DISCIPLINAR DO S.T.J.D. RESULTADO DE JULGAMENTO

5ª COMISSÃO DISCIPLINAR DO S.T.J.D. RESULTADO DE JULGAMENTO 5ª COMISSÃO DISCIPLINAR DO S.T.J.D. RESULTADO DE JULGAMENTO CERTIFICO que na sessão de julgamento do dia 10 de novembro de 2017, presentes os Auditores: DR. RODRIGO MORAES MENDONÇA RAPOSO--------Presidente----------

Leia mais

Brasileiro de Barcos Curtos 2019

Brasileiro de Barcos Curtos 2019 Confederação Brasileira de Remo 21/05/2019 Brasileiro de Barcos Curtos 2019 Resultados Pesquisa de Opinião e Divulgação 1. PESQUISA DE OPINIÃO Pesquisa de opinião impressa respondida durante o evento.

Leia mais

5ª COMISSÃO DISCIPLINAR DO S.T.J.D. JULGAMENTO REALIZADO EM 31/05/2019

5ª COMISSÃO DISCIPLINAR DO S.T.J.D. JULGAMENTO REALIZADO EM 31/05/2019 5ª COMISSÃO DISCIPLINAR DO S.T.J.D. JULGAMENTO REALIZADO EM 31/05/2019 DR. RODRIGO MORAES MENDONÇA RAPOSO--Ausente---------------- DR. OTACÍLIO ARAÚJO-------------------Vice-Presidente-----------------------

Leia mais

4ª COMISSÃO DISCIPLINAR DO S.T.J.D. EDITAL DE CITAÇÃO E INTIMAÇÃO

4ª COMISSÃO DISCIPLINAR DO S.T.J.D. EDITAL DE CITAÇÃO E INTIMAÇÃO 4ª COMISSÃO DISCIPLINAR DO S.T.J.D. EDITAL DE CITAÇÃO E INTIMAÇÃO O Auditor Presidente da Quarta Comissão Disciplinar do Superior Tribunal de Justiça Desportiva, Dr. Luiz Felipe Bulus Alves Ferreira, de

Leia mais

1ª COMISSÃO DISCIPLINAR DO S.T.J.D. EDITAL DE CITAÇÃO E INTIMAÇÃO

1ª COMISSÃO DISCIPLINAR DO S.T.J.D. EDITAL DE CITAÇÃO E INTIMAÇÃO 1ª COMISSÃO DISCIPLINAR DO S.T.J.D. EDITAL DE CITAÇÃO E INTIMAÇÃO CERTIFICO que na sessão de julgamento do dia 10 de outubro de 2016, presentes os Auditores: DR. LUCAS ASFOR ROCHA--------Presidente-Ausente

Leia mais

Tipos de apostas. *Repare que no jogo (3) o apostador jogou Empate o placar ficou 2-2, mas houve desempate nos pênaltis e o Fluminense ganhou.

Tipos de apostas. *Repare que no jogo (3) o apostador jogou Empate o placar ficou 2-2, mas houve desempate nos pênaltis e o Fluminense ganhou. Tipos de apostas Vencedor do encontro É a aposta mais comum, sabemos bem que um jogo de futebol há a possibilidade de três resultados possíveis primeiro time (CASA) vence, segundo time (FORA) vence e empate.

Leia mais

Confederação Brasileira de Futebol

Confederação Brasileira de Futebol Confederação Brasileira de Futebol Diretoria de Competições Regulamento Específico da Competição Copa do Brasil Sub-17 2017 1 SUMÁRIO DEFINIÇÕES... 3 CAPÍTULO I - DA DENOMINAÇÃO E PARTICIPAÇÃO... 4 CAPÍTULO

Leia mais

Receitas dos 29 maiores clubes deve cair 7% em 2014

Receitas dos 29 maiores clubes deve cair 7% em 2014 Ressonância Financeira Receitas dos 29 maiores clubes deve cair 7% em 2014 Fernando Ferreira Economista, Especialista em Gestão e Marketing do Esporte e Pesquisa de Mercado, Diretor da Pluri Consultoria,

Leia mais

Art. 1º A Copa do Brasil Sub 17, doravante Copa, é regida por dois regulamentos mutuamente complementares identificados a seguir:

Art. 1º A Copa do Brasil Sub 17, doravante Copa, é regida por dois regulamentos mutuamente complementares identificados a seguir: COPA DO BRASIL SUB 17 EDIÇÃO DE 2013 REC REGULAMENTO ESPECÍFICO DA COMPETIÇÃO CAPÍTULO I Da Denominação e Participação Art. 1º A Copa do Brasil Sub 17, doravante Copa, é regida por dois regulamentos mutuamente

Leia mais

1ª Pesquisa PLURI STOCHOS Tamanho das Torcidas por Região

1ª Pesquisa PLURI STOCHOS Tamanho das Torcidas por Região 1ª Pesquisa PLURI STOCHOS Tamanho das Torcidas por Região Parte 2: Região Centro Oeste Contato: Cesar Gualdani Fernando Ferreira www.stochos.com.br www.pluriconsultoria.com.br @pluristochos Tel(11) 3053-6333

Leia mais

4ª COMISSÃO DISCIPLINAR DO S.T.J.D. EDITAL DE CITAÇÃO E INTIMAÇÃO

4ª COMISSÃO DISCIPLINAR DO S.T.J.D. EDITAL DE CITAÇÃO E INTIMAÇÃO 4ª COMISSÃO DISCIPLINAR DO S.T.J.D. EDITAL DE CITAÇÃO E INTIMAÇÃO O Auditor Presidente da Quarta Comissão Disciplinar do Superior Tribunal de Justiça Desportiva, Dr. Luiz Felipe Bulus Alves Ferreira, de

Leia mais

Confederação Brasileira de Futebol

Confederação Brasileira de Futebol Confederação Brasileira de Futebol Diretoria de Competições Regulamento Específico da Competição Copa do Brasil Sub 17 2016 1 SUMÁRIO DEFINIÇÕES... 3 CAPÍTULO I - DA DENOMINAÇÃO E PARTICIPAÇÃO... 4 CAPÍTULO

Leia mais

GOLS FABU- LOSOS

GOLS FABU- LOSOS GOLS FABU- LOSOS LU-IS FA-BI-A-NO! NÃO HÁ SÃO-PAULINO QUE NUNCA TENHA GRITADO ESSE NOME, SEJA NO MORUMBI, SEJA EM FRENTE À TV. GOLEADOR, LUÍS FABIANO É A DEFINIÇÃO EXATA DA PALAVRA. NAS PRIMEIRAS PASSAGENS

Leia mais

Confederação Brasileira de Futebol

Confederação Brasileira de Futebol Confederação Brasileira de Futebol Diretoria de Competições Regulamento Específico da Competição Copa do Brasil Sub-20 2017 1 SUMÁRIO DEFINIÇÕES... 3 CAPÍTULO I - DA DENOMINAÇÃO E PARTICIPAÇÃO... 4 CAPÍTULO

Leia mais

Projeções para público e renda do Campeonato Brasileiro 2014

Projeções para público e renda do Campeonato Brasileiro 2014 PLURI Especial Projeções para público e renda do Campeonato Brasileiro 2014 Economista, Especialista em Gestão e Marketing do Esporte e Pesquisa de Mercado, Diretor da Pluri Consultoria, da BrSM e Sportfood

Leia mais

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE FUTEBOL

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE FUTEBOL COPA DO BRASIL SUB 20 DE 2014 REC REGULAMENTO ESPECÍFICO DA COMPETIÇÃO CAPÍTULO I Da Denominação e Participação Art. 1º A Copa do Brasil Sub 20, edição de 2014, doravante denominada simplesmente Copa,

Leia mais

2ª COMISSÃO DISCIPLINAR DO S.T.J.D. EDITAL DE CITAÇÃO E INTIMAÇÃO

2ª COMISSÃO DISCIPLINAR DO S.T.J.D. EDITAL DE CITAÇÃO E INTIMAÇÃO 2ª COMISSÃO DISCIPLINAR DO S.T.J.D. EDITAL DE CITAÇÃO E INTIMAÇÃO O Auditor Presidente da Segunda Comissão Disciplinar do Superior Tribunal de Justiça Desportiva, Dr. Ivaney Cayres Souza, de acordo com

Leia mais

Confederação Brasileira de Futebol

Confederação Brasileira de Futebol Confederação Brasileira de Futebol Diretoria de Competições Regulamento Específico da Competição Campeonato Brasileiro Sub-20 de 2017 1 SUMÁRIO DEFINIÇÕES... 3 CAPÍTULO I - DA DENOMINAÇÃO E PARTICIPAÇÃO...

Leia mais

2ª COMISSÃO DISCIPLINAR DO S.T.J.D. EDITAL DE CITAÇÃO E INTIMAÇÃO

2ª COMISSÃO DISCIPLINAR DO S.T.J.D. EDITAL DE CITAÇÃO E INTIMAÇÃO 2ª COMISSÃO DISCIPLINAR DO S.T.J.D. EDITAL DE CITAÇÃO E INTIMAÇÃO O Auditor Presidente da Segunda Comissão Disciplinar do Superior Tribunal de Justiça Desportiva, Dr. Ivaney Cayres Souza, de acordo com

Leia mais

Comparando as finanças dos clubes Parte 3: Dívidas e Patrimônio

Comparando as finanças dos clubes Parte 3: Dívidas e Patrimônio Ressonância Financeira Comparando as finanças dos clubes Parte 3: Dívidas e Patrimônio Fernando Ferreira - Economista, Especialista em Gestão e Marketing do Esporte e Pesquisa de Mercado, Diretor da Pluri

Leia mais

4ª COMISSÃO DISCIPLINAR DO S.T.J.D. EDITAL DE CITAÇÃO E INTIMAÇÃO

4ª COMISSÃO DISCIPLINAR DO S.T.J.D. EDITAL DE CITAÇÃO E INTIMAÇÃO 4ª COMISSÃO DISCIPLINAR DO S.T.J.D. EDITAL DE CITAÇÃO E INTIMAÇÃO O Auditor Presidente da Quarta Comissão Disciplinar do Superior Tribunal de Justiça Desportiva, Dr. Luiz Felipe Bulus Alves Ferreira, de

Leia mais

novembro de 2018, às 10 : 30 horas ( dez e trinta ), no Plenário do

novembro de 2018, às 10 : 30 horas ( dez e trinta ), no Plenário do 5ª COMISSÃO DISCIPLINAR DO S.T.J.D. EDITAL DE CITAÇÃO E INTIMAÇÃO O Auditor Presidente da Quinta Comissão Disciplinar do Superior Tribunal de Justiça Desportiva, Dr. Rodrigo Moraes Mendonça Raposo, de

Leia mais

CERTIFICO que na sessão de julgamento do dia 17 de maio de 2018, presentes os Auditores:

CERTIFICO que na sessão de julgamento do dia 17 de maio de 2018, presentes os Auditores: CERTIFICO que na sessão de julgamento do dia 17 de maio de 2018, presentes os Auditores: DR. RODRIGO MORAES MENDONÇA RAPOSO--Presidente---------------- DR. JOSÉ NASCIMENTO-------------------Vice-Presidente-----------------------

Leia mais

4ª COMISSÃO DISCIPLINAR DO S.T.J.D. EDITAL DE CITAÇÃO E INTIMAÇÃO

4ª COMISSÃO DISCIPLINAR DO S.T.J.D. EDITAL DE CITAÇÃO E INTIMAÇÃO 4ª COMISSÃO DISCIPLINAR DO S.T.J.D. EDITAL DE CITAÇÃO E INTIMAÇÃO O Auditor Presidente da Quarta Comissão Disciplinar do Superior Tribunal de Justiça Desportiva, Dr. Wanderley Godoy Júnior, de acordo com

Leia mais

Confederação Brasileira de Futebol

Confederação Brasileira de Futebol Confederação Brasileira de Futebol Diretoria de Competições Regulamento Específico da Competição Copa do Brasil Sub-17 2018 1 SUMÁRIO DEFINIÇÕES... 3 CAPÍTULO I - DA DENOMINAÇÃO E PARTICIPAÇÃO... 4 CAPÍTULO

Leia mais

Pacotes de Oportunidades de Promoção Digital WTM Latin America 2016

Pacotes de Oportunidades de Promoção Digital WTM Latin America 2016 Pacotes de Oportunidades de Promoção Digital WTM Latin America 2016 SITE Pacote de Banner na Página Inicial (Home Page).. p.2 Pacote da Página Catálogo de Expositores... p.3 Pacote da Página Visitar.....

Leia mais

PLURI Especial 1º RANKING PLURI DE TRANSPARÊNCIA DOS CLUBES DE FUTEBOL

PLURI Especial 1º RANKING PLURI DE TRANSPARÊNCIA DOS CLUBES DE FUTEBOL PLURI Especial 1º RANKING PLURI DE TRANSPARÊNCIA DOS CLUBES DE FUTEBOL PLURI Consultoria Pesquisa, Valuation, Gestão e marketing Esportivo. Curitiba-PR Twitter: @pluriconsult Fernando Ferreira Economista,

Leia mais

5ª COMISSÃO DISCIPLINAR DO S.T.J.D. JULGAMENTO REALIZADO EM 25/01/2019

5ª COMISSÃO DISCIPLINAR DO S.T.J.D. JULGAMENTO REALIZADO EM 25/01/2019 5ª COMISSÃO DISCIPLINAR DO S.T.J.D. JULGAMENTO REALIZADO EM 25/01/2019 DR. RODRIGO MORAES MENDONÇA RAPOSO--Presidente---------------- DR. JOSÉ NASCIMENTO-------------------Vice-Presidente---Ausente----------

Leia mais

1ª Pesquisa PLURI STOCHOS Tamanho das Torcidas por Região Parte 3: Região Nordeste

1ª Pesquisa PLURI STOCHOS Tamanho das Torcidas por Região Parte 3: Região Nordeste 1ª Pesquisa PLURI STOCHOS Tamanho das Torcidas por Região Parte 3: Região Nordeste Contato: Cesar Gualdani Fernando Ferreira www.stochos.com.br www.pluriconsultoria.com.br @pluristochos Tel(11) 3053-6333

Leia mais

COPA DO BRASIL DE FUTEBOL FEMININO/ 2014 REGULAMENTO ESPECÍFICO DA COMPETIÇÃO. CAPÍTULO I Da Denominação e Participação

COPA DO BRASIL DE FUTEBOL FEMININO/ 2014 REGULAMENTO ESPECÍFICO DA COMPETIÇÃO. CAPÍTULO I Da Denominação e Participação COPA DO BRASIL DE FUTEBOL FEMININO/ 2014 CAPÍTULO I Da Denominação e Participação Art. 1º A Feminino 2014, doravante denominada Copa, é regida por dois regulamentos mutuamente complementares identificados

Leia mais

Confederação Brasileira de Futebol

Confederação Brasileira de Futebol Confederação Brasileira de Futebol Diretoria de Competições Regulamento Específico da Competição Copa do Brasil Sub 17 2015 1 SUMÁRIO DEFINIÇÕES... 3 CAPÍTULO I - DA DENOMINAÇÃO E PARTICIPAÇÃO... 4 CAPÍTULO

Leia mais

5ª COMISSÃO DISCIPLINAR DO S.T.J.D. RESULTADO DE JULGAMENTO

5ª COMISSÃO DISCIPLINAR DO S.T.J.D. RESULTADO DE JULGAMENTO 5ª COMISSÃO DISCIPLINAR DO S.T.J.D. RESULTADO DE JULGAMENTO CERTIFICO que na sessão de julgamento do dia 10 de agosto de 2016, presentes os Auditores: DR. JONAS LOPES DE CARVALHO NETO---Presidente ---------

Leia mais

FUTEBOL BRASILEIRO. Flávia Cristiane M. de Oliveira RA

FUTEBOL BRASILEIRO. Flávia Cristiane M. de Oliveira RA FUTEBOL BRASILEIRO Flávia Cristiane M. de Oliveira RA 11020366 INTRODUÇÃO O futebol é um dos esportes mais populares no mundo. Praticado em centenas de países, este esporte desperta tanto interesse em

Leia mais

CAMPEONATO PAULISTA DE FUTEBOL SUB ASSOCIAÇÕES PARTICIPANTES

CAMPEONATO PAULISTA DE FUTEBOL SUB ASSOCIAÇÕES PARTICIPANTES CAMPEONATO PAULISTA DE FUTEBOL SUB 15-2017 ASSOCIAÇÕES PARTICIPANTES GRUPO 10 GRÊMIO DESPORTIVO PRUDENTE FUTEBOL CLUBE FERROVIÁRIA FUTEBOL S/A ASSOCIAÇÃO ATLÉTICA FLAMENGO PRESIDENTE PRUDENTE ARARAQUARA

Leia mais

Apresentação Institucional

Apresentação Institucional Apresentação Institucional Histórico Em 12 anos, o Duque de Caxias Futebol Clube conquistou dois títulos no futebol profissional: a BTV Cup, no Vietnã, em 2009, e a Copa Rio, em 2013. Além dos canecos

Leia mais

5ª COMISSÃO DISCIPLINAR DO S.T.J.D. EDITAL DE CITAÇÃO E INTIMAÇÃO

5ª COMISSÃO DISCIPLINAR DO S.T.J.D. EDITAL DE CITAÇÃO E INTIMAÇÃO 5ª COMISSÃO DISCIPLINAR DO S.T.J.D. EDITAL DE CITAÇÃO E INTIMAÇÃO O Auditor Presidente da Quinta Comissão Disciplinar do Superior Tribunal de Justiça Desportiva, Dr. José Perdiz de Jesus, de acordo com

Leia mais

Valor das Marcas. 34 Clubes Brasileiros Sports Management. Agosto de BDO Brazil Page 1

Valor das Marcas. 34 Clubes Brasileiros Sports Management. Agosto de BDO Brazil Page 1 Valor das Marcas 34 Clubes Brasileiros Sports Management Agosto de 16 Page 1 Valor das Marcas 16 34 Clubes Em R$ milhões Flamengo Corinthians Palmeiras São Paulo Grêmio Internacional Cruzeiro Atlético-MG

Leia mais

Futebol Brasileiro fecha 2013 com arrecadação total de R$ 475 milhões

Futebol Brasileiro fecha 2013 com arrecadação total de R$ 475 milhões Futebol Brasileiro fecha 2013 com arrecadação total de R$ 475 milhões PLURI Consultoria Pesquisa, Valuation, Gestão e marketing Esportivo. São Paulo - Brasil Twitter: @pluriconsult www.facebook/pluriconsultoria

Leia mais

Confederação Brasileira de Futebol

Confederação Brasileira de Futebol Confederação Brasileira de Futebol Diretoria de Competições Regulamento Específico da Competição Campeonato Brasileiro Sub-17 2019 1 SUMÁRIO DEFINIÇÕES... 3 CAPÍTULO I - DA DENOMINAÇÃO E PARTICIPAÇÃO...

Leia mais

Finanças dos clubes brasileiros em Maio, 2018

Finanças dos clubes brasileiros em Maio, 2018 Finanças dos clubes brasileiros em 2017 Maio, 2018 Quem é a Sports Value? A Sports Value, especializada em marketing esportivo, branding, patrocínios, avaliação de marcas e de propriedades esportivas acaba

Leia mais

TORNEIO INTEGRAÇÃO DE FUTEBOL DE CAMPO

TORNEIO INTEGRAÇÃO DE FUTEBOL DE CAMPO RESULTADOS - 1ª RODADA 17/09/17 / TURNO 01 10:00h CAMPO 3 INTERNACIONAL 1 x 4 GRÊMIO 02 08:00h CAMPO 1 PONTE PRETA 4 x 2 CORINTHIANS 03 09:30h CAMPO 1 PORTUGUESA 0 x 0 SANTOS 04 11:00h CAMPO 1 BOTAFOGO

Leia mais

1ª Pesquisa PLURI STOCHOS Tamanho de Torcidas por Região Parte 1: Região Norte

1ª Pesquisa PLURI STOCHOS Tamanho de Torcidas por Região Parte 1: Região Norte 1ª Pesquisa PLURI STOCHOS Tamanho de Torcidas por Região Parte 1: Região Norte Contato: Cesar Gualdani Fernando Ferreira www.stochos.com.br www.pluriconsultoria.com.br @pluristochos Tel(11) 3053-6333 Tel(41)

Leia mais

CAMPEONATO PAULISTA DE FUTEBOL SUB ASSOCIAÇÕES PARTICIPANTES

CAMPEONATO PAULISTA DE FUTEBOL SUB ASSOCIAÇÕES PARTICIPANTES CAMPEONATO PAULISTA DE FUTEBOL SUB 17-2019 ASSOCIAÇÕES PARTICIPANTES GRUPO 11 FERROVIÁRIA FUTEBOL S/A RED BULL FUTEBOL E ENTRETENIMENTO LTDA ASSOCIAÇÃO ATLÉTICA FLAMENGO FUTEBOL CLUBE ARARAQUARA GUARULHOS

Leia mais

Parte Teórica: Ministração de palestras por profissionais do esporte, na área de esporte, saúde, disciplina e convivência em grupo.

Parte Teórica: Ministração de palestras por profissionais do esporte, na área de esporte, saúde, disciplina e convivência em grupo. O Projeto A prática de qualquer atividade física, sendo bem orientada por profissionais capacitados, já deixou comprovado que melhora a saúde, ajuda no desenvolvimento escolar e aumenta a capacidade de

Leia mais

2ª COMISSÃO DISCIPLINAR DO S.T.J.D. EDITAL DE CITAÇÃO E INTIMAÇÃO

2ª COMISSÃO DISCIPLINAR DO S.T.J.D. EDITAL DE CITAÇÃO E INTIMAÇÃO 2ª COMISSÃO DISCIPLINAR DO S.T.J.D. EDITAL DE CITAÇÃO E INTIMAÇÃO O Auditor Presidente da Segunda Comissão Disciplinar do Superior Tribunal de Justiça Desportiva, Dr. Ivaney Cayres Souza, de acordo com

Leia mais

1ª COMISSÃO DISCIPLINAR DO S.T.J.D. CERTIFICO que na sessão de julgamento do dia 07 de agosto de 2017, presentes os Auditores:

1ª COMISSÃO DISCIPLINAR DO S.T.J.D. CERTIFICO que na sessão de julgamento do dia 07 de agosto de 2017, presentes os Auditores: 1ª COMISSÃO DISCIPLINAR DO S.T.J.D. CERTIFICO que na sessão de julgamento do dia 07 de agosto de 2017, presentes os Auditores: DR. LUCAS ASFOR ROCHA--------Presidente ---------------------- DR. GUSTAVO

Leia mais

Receitas dos clubes de futebol do Brasil em 2011. Prévia do estudo anual da BDO sobre as finanças dos clubes

Receitas dos clubes de futebol do Brasil em 2011. Prévia do estudo anual da BDO sobre as finanças dos clubes Receitas dos clubes de futebol do Brasil em 2011 Prévia do estudo anual da BDO sobre as finanças dos clubes Maio 2012 A BDO acaba de publicar uma prévia de seu estudo anual sobre as finanças dos clubes

Leia mais

a) Regulamento Específico da Competição (REC) o qual trata do sistema de disputa e outros assuntos específicos da Copa.

a) Regulamento Específico da Competição (REC) o qual trata do sistema de disputa e outros assuntos específicos da Copa. COPA DO BRASIL SUB 20 DE 2013 REC REGULAMENTO ESPECÍFICO DA COMPETIÇÃO CAPÍTULO I Da Denominação e Participação Art. 1º A Copa do Brasil Sub 20, edição de 2013, doravante denominada simplesmente Copa,

Leia mais

5ª COMISSÃO DISCIPLINAR DO S.T.J.D. RESULTADO DE JULGAMENTO

5ª COMISSÃO DISCIPLINAR DO S.T.J.D. RESULTADO DE JULGAMENTO 5ª COMISSÃO DISCIPLINAR DO S.T.J.D. RESULTADO DE JULGAMENTO CERTIFICO que na sessão de julgamento do dia 27 de outubro de 2016, presentes os Auditores: DR. JONAS LOPES DE CARVALHO NETO--Presidente Ausente

Leia mais

1 a rodada Palmeiras 1 x 0 Atlético-MG. 1 a rodada Chapecoense 2 x 1 Coritiba. 1 a rodada Fluminense 3 x 1 Joinville

1 a rodada Palmeiras 1 x 0 Atlético-MG. 1 a rodada Chapecoense 2 x 1 Coritiba. 1 a rodada Fluminense 3 x 1 Joinville 1 a rodada Palmeiras 1 x 0 Atlético-MG 1 a rodada Chapecoense 2 x 1 Coritiba 1 a rodada Fluminense 3 x 1 Joinville 1 a rodada São Paulo 1 x 1 Flamengo 1 a rodada Sport 2 x 2 Figueirense 1 a rodada Atlético-PR

Leia mais