INTRODUÇÃO AO. RESUMO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "INTRODUÇÃO AO. www.posse.ueg.br RESUMO"

Transcrição

1 Home Page: INTRODUÇÃO AO RESUMO Considerada uma das principais invenções do século XX, a Web revolucionou a forma como as pessoas comunicam e acessam a informação produzida no mundo, desde a sua concepção, cresceu exponencialmente atingindo resultados inimagináveis em seus primórdios. Sua evolução ocorreu principalmente na forma de produção e disponibilização do conteúdo na rede, que foi a principal diferença entre a Web 1.0 e a Web 2.0, essas duas gerações são consideradas Web sintática, pois o significado da informação é dada através de palavras chaves, não havendo semântica do seu conteúdo, houve também uma significativa evolução nas tecnologias e metodologias de desenvolvimento que permitiu sua rápida expansão.

2 INTRODUÇÃO Uma aplicação Web caracteriza-se principalmente por ser executada em um ambiente distribuído (servidores e clientes), e necessitar de um software, denominado browser ou navegador para fazer a requisição ou obter respostas. Neste tipo de aplicação as informações são disponibilizadas em um ponto central, denominado servidor (Web ou de aplicação), e os clientes acessam através de um protocolo específico, o mais utilizado atualmente é o TCP/IP (Transmission Control Protocol / Internet Protocol). Essas aplicações tipicamente Web são executadas sob o paradigma request response, e para que as informações, nos seus mais variados tipos (sons, imagens, hipertextos) sejam transmitidas entre o servidor e os clientes, outro protocolo também é utilizado nesse processo, o HTTP (Hyper Text Transfer Protocol). A Web evoluiu ao longo dos anos, oferecendo recursos que permitiram migrar tudo que era possível fazer no desktop e as características de iterações homem-computador denominadas WIMP - (window, icons, menus e pointers) para a Web. Conforme a evolução e as características apresentadas pelos sistemas da Web, foram evoluindo, a Web foi classificada em gerações, até chegar no formato como a conhecemos: Web 1.0, Web 2.0 e Web 3.0. APLICAÇÕES WEB Aplicação web designa, de forma geral, sistemas de informática projetados para utilização através de um navegador, através da internet ou aplicativos desenvolvidos utilizando tecnologias web HTML, Java Script e CSS. Pode ser executado a partir de um servidor HTTP (Web Host) ou localmente, no dispositivo do usuário. Uma aplicação web também é definida em tudo que se é processado em algum servidor, exemplo: quando você entra em um e-commerce a página que você acessa antes de vir até seu navegador é processada em um computador ligado a internet que retorna o processamento das regras de negócio nele contido. Por isso se chama aplicação e não simplesmente site Web. [WIKIPEDIA, 2016] O padrão para formatação e renderização para páginas da Web ainda continua sendo a HTML (HyperText Markup Language), porém a evolução dos browsers permitiu utilizar outros recursos como a linguagem JavaScript e códigos CSS (Cascading Style Sheets), tendo contribuído significativamente para sua evolução, quanto a interatividade e acessibilidade, e ainda o surgimento de outras tecnologias server-side, como as linguagens de programação PHP (HyperText Processor), Java, ASP (Active Server Pages), dentre diversas outras, que permitiram a evolução até a chamada Web 2.0.

3 Características As aplicações Web funcionam baseadas no paradigma request/response, resposta/requisições (figura 1) este consiste nas requisições de usuários e respostas dos servidores de aplicações ou servidores Web contendo a informação processada. Essa resposta chega ao usuário solicitante através de códigos HTML que são interpretados pelo browser. Figura 1 - Paradigma request/response Esse fluxo de dados deve ser funcionar seguindo as características abaixo: Inteligibilidade: Esse item representa a facilidade de compreensão do usuário quanto a utilização das funções da aplicação; Apreensibilidade: Avalia o aspecto didático da aplicação; Operacionalidade: Foca em avaliar a utilização em si prevendo inclusive situações de abordagem em caso de erros; Atratividade: Foca principalmente na capacidade atrativa da aplicação que vai desde elementos textuais até elemento gráficos. Servidores Web Os servidores Web são softwares responsáveis por fazerem o processamento das requisições dos clientes e devolver a resposta. Consiste em um programa de computador responsável por aceitar pedidos HTTP de clientes, geralmente os navegadores, e servi-los com respostas HTTP, incluindo opcionalmente dados, que geralmente são páginas Web, tais como documentos HTML composto por hipertextos. O mais popular, e mais utilizado no mundo, é o Apache. A Microsoft possui a sua própria solução denominada IIS (Internet Information Services). Tecnologias client-side

4 HTML (HyperText Markup Language) - A linguagem HTML não é linguagem de programação, se sim linguagem de formatação, esta é interpretada e renderizada pelo navegador. <!DOCTYPE html> <html> <head> <meta charset="iso "> <title>programação II</title> </head> <body> <div> <h2>universidade Estadual de Goiás</h2> <h3>câmpus Posse</h3> <a href=" </div> </body> </html> JavaScript - Um script é um código de programa que não precisa de pré-processamento (por exemplo, compilação) antes de ser executado. No contexto de um navegador da Web, scripts geralmente referem-se ao código de programa escrito na linguagem JavaScript que é executado quando uma página é carregada, ou em resposta a um evento acionado pelo usuário. A linguagem JavaScript é interpretada pelo navegador, ou seja client-side, executada no lado do cliente. JavaScript foi originalmente desenvolvida por Brendan Eich da Netscape sob o nome de Mocha, posteriormente teve seu nome mudado para LiveScript e por fim JavaScript. LiveScript foi o nome oficial da linguagem quando foi lançada pela primeira vez na versão beta do navegador Netscape 2.0 em setembro de 1995, mas teve seu nome mudado em um anúncio conjunto com a Sun Microsystems em dezembro de 1995 quando foi implementado no navegador Netscape versão 2.0B3.

5 <!DOCTYPE html> <html lang="pt-br"> <head> <meta charset="iso " /> <title>ueg - Câmpus Posse</title> <script language="javascript"> window.onload = function () { document.getelementbyid("win"). addeventlistener("click", function () { alert("bem vindo ao Departamento de Informática da UEG Câmpus Posse");, false); ; </script> </head> <body> <noscript>o JavaScript do seu browser está dasabilitado!</noscript> <button id="win">clique-me</button> </body> </html> CSS (Cascading Style Sheets) - é uma linguagem de folha de estilos utilizada para definir a apresentação de documentos escritos em linguagem de formatação como HTML. form { margin: px; fieldset { padding: 0; margin: 0; border: 0; legend { display: block; width: 100%; padding: 0; margin-bottom: 20px; font-size: 21px; line-height: 40px; color: #333333; border: 0; border-bottom: 1px solid #e5e5e5; Tecnologias server-side PHP (HyperText Preprocessor) - é uma linguagem interpretada livre, usada originalmente apenas para o desenvolvimento de aplicações presentes e atuantes no lado do servidor, capazes de gerar conteúdo dinâmico na World Wide Web. É uma das linguagens mais populares para construção de sites e orientada a objetos. Sintaxe básica:

6 <?php function expo($a,$b){ $s=1; for($i=0;$i<$b;$i++){ $s *= $a; return $s; echo expo(2,3); Desafio: Qual o valor de saída? ASP (Active Server Pages) - também conhecido como ASP Clássico hoje em dia, é uma estrutura de bibliotecas básicas (e não uma linguagem) para processamento de linguagens de script no lado servidor para geração de conteúdo dinâmico na Web. Java - Java é uma linguagem de programação e plataforma computacional lançada pela primeira vez pela Sun Microsystems em Existem muitas aplicações e sites que não funcionarão, a menos que você tenha o Java instalado, e mais desses são criados todos os dias. O Java é rápido, seguro e confiável. De laptops a datacenters, consoles de games a supercomputadores científicos, telefones celulares à Internet, o Java está em todos os lugares. A linguagem Java pertence a uma categoria, denominada de linguagens híbridas, ou seja, ela é interpretada e compilada em seu processo de conversão em linguagem de máquina.

7 public class Pessoa { private String nome; private int idade; private String endereco; public String getnome() { return nome; public void setnome(string nome) { this.nome = nome; public int getidade() { return idade; public void setidade(int idade) { this.idade = idade; public String getendereco() { return endereco; public void setendereco(string endereco) { this.endereco = endereco; Linguagem de scripts São linguagens de programação executadas do interior de programas e/ou de outras linguagens de programação, não se restringindo a esses ambientes. <!DOCTYPE html> <html> <head> <meta charset="iso "> <title>insert title here</title> <script language="javascript"> function test(){ alert("bem vindo(a) a UEG Câmpus Posse!"); </script> </head> <body onload="javascript:test()"> <?php echo "Programação II";?> </body> </html>

8 FRAMEWORKS Um framework, consistem em um conjunto de bibliotecas e funções com a finalidade tornar abstrato um conjunto de códigos comuns entre vários projetos de software, provendo uma funcionalidade genérica. O framework atua onde há funcionalidades em comum a várias aplicações, porém para isso as aplicações devem ter algo razoavelmente grande em comum para que o mesmo possa ser utilizado em várias aplicações. PADRÕES DE DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS Os padrões de projetos tornam mais fácil reutilizar soluções e arquiteturas bem sucedidas para construir softwares orientados a objetos de forma flexível e fácil de manter. O uso de padrões de projeto pode reduzir a complexidade do processo de projetar software. Além disso, o software orientado a objetos bem projetado possibilita aos projetistas reutilizar e empregar componentes preexistentes em sistemas futuros. [DEVMEDIA, 2016] Alguns dos padrões utilizados em projetos Web são: 1. MVC - Model Control View 2. Connection Factory 3. DAO - Data Access Object EXERCÍCIOS 1) Faça um resumo sobre os principais padrões de desenvolvimento de software, exemplifique na linguagem de programação de sua preferência.

Nesta disciplina aprenderemos. HTML CSS JavaScript Jquery PHP

Nesta disciplina aprenderemos. HTML CSS JavaScript Jquery PHP Introdução Nesta disciplina aprenderemos HTML CSS JavaScript Jquery PHP HTML é a abreviatura de HyperText Mark-up Language. O HTML foi inventado em 1990, por um cientista chamado Tim Berners-Lee. A finalidade

Leia mais

Desenvolvimento Web. Introdução Geral. Prof. Vicente Paulo de Camargo

Desenvolvimento Web. Introdução Geral. Prof. Vicente Paulo de Camargo Introdução Geral Prof. Vicente Paulo de Camargo Web e Internet A Internet é uma rede de computadores que conecta milhões de computadores Se comunicam através do protocolos específicos A Web é uma forma

Leia mais

INTRODUÇÃO ÀS APLICAÇÕES PARA WEB

INTRODUÇÃO ÀS APLICAÇÕES PARA WEB INTRODUÇÃO ÀS APLICAÇÕES PARA WEB Material cedido pelo prof. Francisco Dantas Nobre Neto Professor: Rhavy Maia Guedes E-mail: rhavy.maia@gmail.com, rhavymg.wordpress.com Sites vs Aplicativos Web Aplicativos

Leia mais

Programação para Internet I

Programação para Internet I Programação para Internet I Aula 04 Prof. Diemesleno Souza Carvalho diemesleno@iftm.edu.br http://www.diemesleno.com.br Na aula passada vimos... Na aula passada vimos... Unidade I - Conceitos básicos sobre

Leia mais

Tecnologias de Desenvolvimento de Páginas web

Tecnologias de Desenvolvimento de Páginas web Tecnologias de Desenvolvimento de Páginas web HTML DHTML CSS Javascript Visual Basic Script Java HTML Hypertext Markup Language HTML Hypertext Markup Language Linguagem com a qual se definem as páginas

Leia mais

Técnico em Informática. Web JavaScript. Profª Ana Paula Mandelli

Técnico em Informática. Web JavaScript. Profª Ana Paula Mandelli Técnico em Informática Web JavaScript Profª Ana Paula Mandelli anapaula_mandelli@hotmail.com Para o JavaScript - NetBeans O NetBeans é um ambiente de desenvolvimento integrado (IDE) Java desenvolvido pela

Leia mais

A Web, o Design, o Software Livre e outras histórias... Eduardo Santos - www.agni.art.br

A Web, o Design, o Software Livre e outras histórias... Eduardo Santos - www.agni.art.br A Web, o Design, o Software Livre e outras histórias... Eduardo Santos - www.agni.art.br Surgimento da WEB e HTML Início da década de 90 HTML (acrônimo para a expressão HyperText Markup Language, que significa

Leia mais

Programação para Internet I. Fernando F. Costa nando@fimes.edu.br

Programação para Internet I. Fernando F. Costa nando@fimes.edu.br Programação para Internet I Fernando F. Costa nando@fimes.edu.br Ementa Histórico da Internet Componentes para o funcionamento da Internet: Protocolo, Aplicações e Serviços Confecção de páginas para internet

Leia mais

Programação para Internet

Programação para Internet Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Computação Programação para Internet Curso de Sistemas de Informação Prof. Dr. Daniel A. Furtado Módulo 1 Introdução à Programação para Internet 2 Conteúdo

Leia mais

Curso online de. Formação em Front-End. Plano de Estudo

Curso online de. Formação em Front-End. Plano de Estudo Curso online de Formação em Front-End Plano de Estudo Descrição do programa O Programa de Desenvolvimento Web lhe oferece conhecimentos para desenvolver habilidades necessárias para se tornar um Desenvolvedor

Leia mais

Introdução a Web. Programação para a Internet. Prof. Vilson Heck Junior

Introdução a Web. Programação para a Internet. Prof. Vilson Heck Junior Introdução a Web Programação para a Internet Prof. Vilson Heck Junior Introdução Quer ter idéias? Quer vender algo? Talvez comprar? A Web é uma forma universal de comunicação, na qual você pode participar.

Leia mais

Dreamweaver CC_15x21.indd 1 06/04/ :04:22

Dreamweaver CC_15x21.indd 1 06/04/ :04:22 Dreamweaver CC_15x21.indd 1 06/04/2015 11:04:22 SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 3 CAPÍTULO 1 Iniciando e conhecendo o Dreamweaver... 8 Interfaces... 21 Criando e configurando sites... 22 CAPÍTULO 2 Criando arquivos...

Leia mais

envolvidos numa comunicação

envolvidos numa comunicação 1 Aplicações web - funcionamento Baseiam-se no paradigma cliente-servidor; Um software (Apache, PHP, MySQL, etc...) é executado continuamente em uma máquina chamada servidor, onde hospedamos nossa aplicação.

Leia mais

<HTML> Vinícius Roggério da Rocha

<HTML> Vinícius Roggério da Rocha Vinícius Roggério da Rocha www.monolitonimbus.com.br O que é HTML? HTML = HyperText Markup Language ou Linguagem de Marcação de Hipertexto Linguagem: maneira de se comunicar (entre máquinas, pessoas

Leia mais

Fundação Educacional Encosta Inferior do Nordeste

Fundação Educacional Encosta Inferior do Nordeste JavaScript Faculdade de Informática de Taquara - Curso Sistemas de Informação Fundação Educacional Encosta Inferior do Nordeste Av. Oscar Martins Rangel, 4500 - Taquara - RS Brasil leandro@faccat.br, rpretto@tca.com.br

Leia mais

Compreender as diferenças entre os vários métodos e códigos de erro HTTP. Conhecer as linguagens fundamentais para programação para a Web

Compreender as diferenças entre os vários métodos e códigos de erro HTTP. Conhecer as linguagens fundamentais para programação para a Web PROGRAMAÇÃO WEB [27200] GERAL Ano Letivo: 201415 Grupo Disciplinar: Ciência e Tecnologia da Programação ECTS: 8,0 Regime: PL Semestre: S2 OBJETIVOS O desenvolvimento de aplicações para a Web é uma atividade

Leia mais

SEMINÁRIOS INTEGRADOS EM ADS PROGRAMAÇÃO WEB E MOBILE

SEMINÁRIOS INTEGRADOS EM ADS PROGRAMAÇÃO WEB E MOBILE SEMINÁRIOS INTEGRADOS EM ADS PROGRAMAÇÃO WEB E MOBILE Prof. Dr. Daniel Caetano 2014-1 DISCUSSÃO Desenvolvimento Web Quais os ambientes operacionais? Servidor Web Servidor de Aplicações Navegador Desenvolvimento

Leia mais

Cadeira de Tecnologias de Informação. Ano lectivo 2009/2010. Sites dinâmicos. Com Expression Web TI2009/10 EWD_1. Filipa Pires da Silva (2009)

Cadeira de Tecnologias de Informação. Ano lectivo 2009/2010. Sites dinâmicos. Com Expression Web TI2009/10 EWD_1. Filipa Pires da Silva (2009) Cadeira de Tecnologias de Informação Ano lectivo 2009/2010 Sites dinâmicos Com Expression Web TI2009/10 EWD_1 .ASPX vs.html HTML: HTML é uma linguagem para descrever páginas web HTML significa Hyper Text

Leia mais

INTRODUÇÃO A PROGRAMAÇÃO PARA WEB

INTRODUÇÃO A PROGRAMAÇÃO PARA WEB INTRODUÇÃO A PROGRAMAÇÃO PARA WEB PROF. ME. HÉLIO ESPERIDIÃO Navegador O navegador também conhecido como web browser é um programa que habilita seus usuários a interagirem com documentos hospedados em

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA COMPUTACIONAL INFORMÁTICA INSTRUMENTAL Aula 06: Introdução Linguagem HTML

PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA COMPUTACIONAL INFORMÁTICA INSTRUMENTAL Aula 06: Introdução Linguagem HTML PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA COMPUTACIONAL INFORMÁTICA INSTRUMENTAL Aula 06: Introdução Linguagem HTML O Desenvolvimento Web O desenvolvimento web é o termo utilizado para descrever atividade relacionada

Leia mais

Escrever scripts de PHP com HTML

Escrever scripts de PHP com HTML Escrever scripts de PHP com HTML PHP é uma linguagem de programação de scripts para serem interpretados no lado dos servidores. Numa fase inicial (1995), PHP surgiu com o significado de Personal Home Pages

Leia mais

Curso Online de E-commerce. Plano de Estudo

Curso Online de E-commerce. Plano de Estudo Curso Online de E-commerce Plano de Estudo Descrição do programa O programa oferece metodologias e técnicas necessárias para a implementação de soluções web baseadas no CMS para o suporte, estratégias

Leia mais

Programação para Web

Programação para Web Colégio Estadual João Manoel Mondrone Ensino Fundamental, Médio, Profissional e Norm Técnico em Informática Programação para Web Profª Ana Paula Mandelli anapaula_mandelli@hotmail.com O que é a COMUNICAÇÃO?

Leia mais

INTRODUÇÃO A PROGRAMAÇÃO AVANÇADA PARA WEB E AO HTML. Prof. Msc. Hélio Esperidião

INTRODUÇÃO A PROGRAMAÇÃO AVANÇADA PARA WEB E AO HTML. Prof. Msc. Hélio Esperidião INTRODUÇÃO A PROGRAMAÇÃO AVANÇADA PARA WEB E AO HTML Prof. Msc. Hélio Esperidião NAVEGADOR O navegador também conhecido como web browseré um programa que habilita seus usuários a interagirem com documentos

Leia mais

AVISO Nº 02 - RETIFICAÇÃO. A Companhia de Processamento de Dados do Estado do Rio Grande do Sul PROCERGS, torna público, por este Aviso, o que segue:

AVISO Nº 02 - RETIFICAÇÃO. A Companhia de Processamento de Dados do Estado do Rio Grande do Sul PROCERGS, torna público, por este Aviso, o que segue: 1 GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL COMPANHIA DE PROCESSAMENTO DE DADOS DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL - PROCERGS CONCURSOS PÚBLICOS EDITAL DE ABERTURA Nº 01/2018 AVISO Nº 02 - RETIFICAÇÃO A Companhia

Leia mais

Web Browser como o processo cliente. Servidor web com páginas estáticas Vs Aplicações dinâmicas para a Web: HTTP porto 80

Web Browser como o processo cliente. Servidor web com páginas estáticas Vs Aplicações dinâmicas para a Web: HTTP porto 80 Web Browser como o processo cliente Servidor web com páginas estáticas Vs Aplicações dinâmicas para a Web: Cliente Web browser HTTP porto 80 Servidor web JDBC RMI XML... Base de Dados Aplicação em Java...

Leia mais

Planificação Anual da disciplina de Redes de Comunicação 12º PI

Planificação Anual da disciplina de Redes de Comunicação 12º PI M ó d u l o 4 - D e s e n v o l v i m e n t o d e P á g i n a s W e b E s t á t i c a s 1. Construção base de páginas Web. a. Estrutura de páginas Web b. Etiquetas comuns em páginas Web. c. Hiperligações.

Leia mais

Aula 11 Introdução ao Java Script

Aula 11 Introdução ao Java Script Aula 11 Introdução ao Java Script Java Script é uma linguagem que permite trabalhar com a Lógica em páginas escritas em HTML (HiperText Mark-up Language). As páginas HTML podem ser escritas utilizando-se

Leia mais

Aplicativo para geração automática de páginas de gerenciamento on-line de banco de dados para sites

Aplicativo para geração automática de páginas de gerenciamento on-line de banco de dados para sites UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS CURSO DE CIÊNCIAS DA COMPUTAÇÃO (BACHARELADO) Aplicativo para geração automática de páginas de gerenciamento on-line de banco de dados

Leia mais

Internet - Navegação. Conceitos. 1 Marco Soares

Internet - Navegação. Conceitos. 1 Marco Soares Internet - Navegação Conceitos 1 Internet A Internet é uma rede de comunicação de milhões de computadores conetados, que oferece inúmeros serviços. Cada computador está ligado a uma rede que por sua vez

Leia mais

Pesquisa e análise de informação

Pesquisa e análise de informação A ARPANet (Advanced Research Projects Agency Network) - Projeto do Ministério da Defesa dos Estados Unidos da América, criado em 1969, que tinha como objetivo interligar em rede, computadores utilizados

Leia mais

MODULO 4 DESENVOLVIMENTO DE PÁGINAS WEB ESTÁTICAS. Redes de Comunicação

MODULO 4 DESENVOLVIMENTO DE PÁGINAS WEB ESTÁTICAS. Redes de Comunicação MODULO 4 DESENVOLVIMENTO DE PÁGINAS WEB ESTÁTICAS Redes de Comunicação Regras para um website eficaz Categorização dos conteúdos estrutura lógica dos conteúdos Condensação conteúdos simples e directos

Leia mais

Capítulo 9 - Imagens. Imagens

Capítulo 9 - Imagens. Imagens Capítulo 9 - Imagens 9 Imagens EM JAVASCRIPT, É POSSÍVEL MANIPULAR COM AS IMAGENS DE UMA PÁGINA, alterando a URL que localiza o arquivo de imagem. Assim, pode-se trocar a imagem que está sendo exibida

Leia mais

Desenvolvimento de Aplicações para. Prof.: Bruno Rafael de Oliveira Rodrigues

Desenvolvimento de Aplicações para. Prof.: Bruno Rafael de Oliveira Rodrigues Desenvolvimento de Aplicações para Internet Prof.: Bruno Rafael de Oliveira Rodrigues Videos nas Páginas Existem várias maneiras de inserir um vídeo em sua página. O vídeo pode aparecer sob a forma de

Leia mais

INTERNET. A figura mostra os inúmeros backbones existentes. São cabos de conexão de altíssima largura de banda que unem o planeta em uma rede mundial.

INTERNET. A figura mostra os inúmeros backbones existentes. São cabos de conexão de altíssima largura de banda que unem o planeta em uma rede mundial. INTERNET A figura mostra os inúmeros backbones existentes. São cabos de conexão de altíssima largura de banda que unem o planeta em uma rede mundial. DNS (Domain Name System) Sistema de Nome de Domínio

Leia mais

Introdução a Servlets e JSP. Prof. Samuel Martins samuellunamartins at gmail dot com Faculdade São Miguel

Introdução a Servlets e JSP. Prof. Samuel Martins samuellunamartins at gmail dot com Faculdade São Miguel Introdução a Servlets e JSP samuellunamartins at gmail dot com Conteúdo da aula Introdução a HTML Introdução a Servlets Preparando o ambiente de programação Exemplo de Servlets 2 Websites na década de

Leia mais

Desenvolvimento de Aplicações Distribuídas

Desenvolvimento de Aplicações Distribuídas SOA e Web Services Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais Instituto de Ciências Exatas e Informática DAD (2019/01) Tópicos Apresentação da disciplina Introdução Desafios e características Arquitetura

Leia mais

PLATAFORMA SIGA RIO DAS VELHAS MANUAL DO CÓDIGO FONTE

PLATAFORMA SIGA RIO DAS VELHAS MANUAL DO CÓDIGO FONTE PLATAFORMA SIGA RIO DAS VELHAS MANUAL DO CÓDIGO FONTE ATO CONVOCATÓRIO Nº 006/2016 CONTRATO DE GESTÃO IGAM Nº 002/IGAM/2012 09/2017 1 PLATAFORMA SIGA RIO DAS VELHAS MANUAL DO CÓDIGO FONTE ATO CONVOCATÓRIO

Leia mais

Programação para Internet I

Programação para Internet I Programação para Internet I Aula 01 Prof. Diemesleno Souza Carvalho diemesleno@iftm.edu.br http://www.diemesleno.com.br Na aula passada vimos... Na aula passada vimos... - Apresentação da disciplina; -

Leia mais

contidos na descrição do serviço para localizar, contactar e chamar o serviço. A figura mostra os componentes e a interação entre eles.

contidos na descrição do serviço para localizar, contactar e chamar o serviço. A figura mostra os componentes e a interação entre eles. Web Services Web Service é um componente de software identificado por uma URI que independe de implementação ou de plataforma e pode ser descrito, publicado e invocado sobre uma rede por meio de mensagens

Leia mais

Técnicas de Programação para a Web. Luiz Cláudio Silva. Novembro de 2005. Apresentação

Técnicas de Programação para a Web. Luiz Cláudio Silva. Novembro de 2005. Apresentação Técnicas de Programação para a Web Luiz Cláudio Silva Novembro de 2005 Apresentação Objetivos Gerais Identificar os diversos modelos de funcionamento de uma aplicação Web Citar as caracterísitcas de uma

Leia mais

Gestão de Pessoas. Professor: Itair Pereira da Silva

Gestão de Pessoas. Professor: Itair Pereira da Silva Gestão de Pessoas. Professor: Itair Pereira da Silva Desafio proposto foi elaborar um funciono grama contendo um desenho de cargos e tarefas do setor de T.I. Elaborar um programa de capacitação/treinamento

Leia mais

Programação WEB. http://www.w3.org/

Programação WEB. http://www.w3.org/ Programação WEB http://www.w3.org/ Linguagens Inglês Português Morse Partitura Linguagens para tecnologia C: 1969 Linguagens para WEB FRONT END BACK END ASP CGI CLIPPER VB.NET HTML JAVA PHP JAVASCRIPT

Leia mais

Para o envio de e-mails pelo PHP é necessário seguir a seguinte sintaxe:

Para o envio de e-mails pelo PHP é necessário seguir a seguinte sintaxe: 28 Aula 3 Envio de e-mails Para o envio de e-mails pelo PHP é necessário seguir a seguinte sintaxe: Onde: bool mail ( string $to, string $subject, string $message [, string $additional_headers [, string

Leia mais

OFICINA DA PESQUISA PROGRAMAÇÃO APLICADA À CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

OFICINA DA PESQUISA PROGRAMAÇÃO APLICADA À CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO OFICINA DA PESQUISA PROGRAMAÇÃO APLICADA À CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO Prof. Msc. Carlos José Giudice dos Santos carlos@oficinadapesquisa.com.br www.oficinadapesquisa.com.br Linguagens de Programação Material

Leia mais

HTML: INTRODUÇÃO TAGS BÁSICAS

HTML: INTRODUÇÃO TAGS BÁSICAS HTML: INTRODUÇÃO TAGS BÁSICAS CURSO TÉCNICO DE INFORMÁTICA MODALIDADE SUBSEQÜENTE DESENVOLVIMENTO WEB I PROF. ALEXANDRO DOS SANTOS SILVA 1 1 SUMÁRIO Definição Editores HTML Estrutura básica de um documento

Leia mais

HTML Básico Formulários. Matheus Meira

HTML Básico Formulários. Matheus Meira HTML Básico Formulários Matheus Meira 1 Objetivos Neste apresentação conheceremos os fundamentos básicos de HTML para a manipulação com servlets e jsp. Serão vistos Formulários Links Elementos de disparo

Leia mais

Roteiro de Auxílio para as Atividades Práticas de Sistemas de Informação

Roteiro de Auxílio para as Atividades Práticas de Sistemas de Informação Roteiro de Auxílio para as Atividades Práticas de Sistemas de Informação A linguagem XML no contexto do curso de Sistemas de Informação é utilizada principalmente para o armazenamento e a manipulação de

Leia mais

CSS Cascading Style Sheets

CSS Cascading Style Sheets CSS Cascading Style Sheets Linguagem de Folhas de Estilo Introdução Faz parte da versão 4 do html Utilizado para padronizar os componentes html Pode ser utilizado de três formas: Inline quando é utilizada

Leia mais

Desenvolva passo a passo um Sistema Web seguro com C# e Web Services!

Desenvolva passo a passo um Sistema Web seguro com C# e Web Services! Desenvolva passo a passo um Sistema Web seguro com C# e Web Services! Indo além do Desenvolvimento Desktop do módulo anterior, desenvolva nesse curso Aplicações Web de alta performance e agilidade através

Leia mais

Professor: João Macedo

Professor: João Macedo Programação Páginas Web O HTML (HyperText Markup Language) é a linguagem mais utilizada para criar páginas Web com hipertexto. Utilizando a linguagem HTML podemos criar páginas em que certos itens (palavras

Leia mais

Introdução a Programação Web com PHP

Introdução a Programação Web com PHP AULA: Introdução a Programação Web com PHP Programação para Internet http://docentes.ifrn.edu.br/albalopes alba.lopes@ifrn.edu.br Breve histórico A primeira versão surgiu em meados de 1995, escrita por

Leia mais

JavaScript Fundamental e Servlet Fundamental

JavaScript Fundamental e Servlet Fundamental JavaScript Fundamental e Servlet Fundamental Profa.Denise Neves Desenvolvimento Web I Array - JavaScript Array - JavaScript Tipos Heterogêneos Array - JavaScript Array - JavaScript Array - JavaScript Inserindo

Leia mais

Sérgio Koch Van-Dall

Sérgio Koch Van-Dall PROTÓTIPO PARA ATUALIZAÇÃO ASSÍNCRONA DE DADOS UTILIZANDO WEB SERVICES Sérgio Koch Van-Dall sergiod@inf.furb.br Orientador: Prof. Paulo Fernando da Silva UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CURSO DE CIÊNCIAS

Leia mais

Protótipo de uma ferramenta de apoio para desenvolvimento de sistemas web para WebIntegrator

Protótipo de uma ferramenta de apoio para desenvolvimento de sistemas web para WebIntegrator Protótipo de uma ferramenta de apoio para desenvolvimento de sistemas web para WebIntegrator Ederson Evaristo Jantsch Orientador: Marcel Hugo 09/07/2002 Roteiro Introdução Aplicação multicamadas Tecnologias

Leia mais

Introdução à Programação de Computadores Parte I

Introdução à Programação de Computadores Parte I Introdução à Programação de Computadores Parte I Prof. Dr. Edson Pimentel Centro de Matemática, Computação e Cognição Objetivos Compreender os componentes básicos de um programa... Objetivos Bacharelado

Leia mais

TECNOLOGIAS WEB. Unidade 2 Introdução a Construção de Páginas Estáticas. Luiz Leão luizleao@gmail.com http://luizleao.com

TECNOLOGIAS WEB. Unidade 2 Introdução a Construção de Páginas Estáticas. Luiz Leão luizleao@gmail.com http://luizleao.com Luiz Leão luizleao@gmail.com http://luizleao.com CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DESTA UNIDADE HTML TAG S HTML LINGUAGEM HTML Hypertext Markup Language Interpretada pelo navegador Não linearidade da informação Formatação

Leia mais

Formação ASP.NET MVC com C#

Formação ASP.NET MVC com C# Comece a desenvolver sistemas para Web e Desktop com a linguagem de programação mais utilizada entre as equipes de alta performance. Carga-horária: 80h O que você aprenderá na formação ASP.NET MVC com

Leia mais

qwertyuiopasdfghjklzxcvbnmqwer tyuiopasdfghjklzxcvbnmqwertyuio pasdfghjklzxcvbnmqwertyuiopasd fghjklzxcvbnmqwertyuiopasdfghjk

qwertyuiopasdfghjklzxcvbnmqwer tyuiopasdfghjklzxcvbnmqwertyuio pasdfghjklzxcvbnmqwertyuiopasd fghjklzxcvbnmqwertyuiopasdfghjk qwertyuiopasdfghjklzxcvbnmqwer tyuiopasdfghjklzxcvbnmqwertyuio pasdfghjklzxcvbnmqwertyuiopasd fghjklzxcvbnmqwertyuiopasdfghjk Apostila de Linguagem de Programação III lzxcvbnmqwertyuiopasdfghjklzxcv CSS

Leia mais

Web I F R N I N S T I T U TO F E D E R A L D E E D U C A Ç Ã O, C I Ê N C I A E T E C N O LO G I A D O R I O G R A N D E D O N R T E.

Web I F R N I N S T I T U TO F E D E R A L D E E D U C A Ç Ã O, C I Ê N C I A E T E C N O LO G I A D O R I O G R A N D E D O N R T E. Web I F R N I N S T I T U TO F E D E R A L D E E D U C A Ç Ã O, C I Ê N C I A E T E C N O LO G I A D O R I O G R A N D E D O N R T E. J O S É A N TÔ N I O D A C U N H A Web Page HTTP No início a web, era

Leia mais

INTERNET. Definição. Rede internacional de computadores que permite comunicação e transferência de dados entre outros serviços.

INTERNET. Definição. Rede internacional de computadores que permite comunicação e transferência de dados entre outros serviços. INTERNET Prof. Luiz A. Nascimento Definição 2 Rede internacional de computadores que permite comunicação e transferência de dados entre outros serviços. Utiliza o protocolo TCP/IP É a rede das redes. Normalmente

Leia mais

Desenvolvimento Web. Versão 2 Jan/2019. Professor Emiliano S. Monteiro

Desenvolvimento Web. Versão 2 Jan/2019. Professor Emiliano S. Monteiro Desenvolvimento Web Versão 2 Jan/2019 Professor Emiliano S. Monteiro Alinhamento, figuras, tabelas, elementos do formulário, div e iframes Professor Emiliano S. Monteiro Exercício Continua Exercício Exercício

Leia mais

AULA 1 INTRODUÇÃO AO JAVA

AULA 1 INTRODUÇÃO AO JAVA AULA 1 INTRODUÇÃO AO JAVA Ao término dessa aula você terá aprendido: História e características do Java Ambientes e plataformas Java O Java é a base para praticamente todos os tipos de aplicações em rede

Leia mais

O CMS JOOMLA! UM GUIA PARA INICIANTES

O CMS JOOMLA! UM GUIA PARA INICIANTES O CMS JOOMLA! UM GUIA PARA INICIANTES 25/04/2016 Daniel Picon dpicon@sc.usp.br 1 INTRODUÇÃO REDE DE COMPUTADORES E INTERNET O que acontece quando tentamos acessar um site da internet? Computadores se comunicam

Leia mais

Tecnologias da Internet (T) Avaliação de Frequência (versão A) 120 minutos * 11.04.2013

Tecnologias da Internet (T) Avaliação de Frequência (versão A) 120 minutos * 11.04.2013 1 Este é o seu teste de avaliação de frequência. Leia as perguntas com atenção antes de responder e tenha atenção que algumas perguntas podem ter alíneas de resposta em páginas diferentes. Escreva as suas

Leia mais

Definindo um Layout de Website sem Tabelas Vou apresentar nesse post como fazer o código do layout de um website sem utilizar

Definindo um Layout de Website sem Tabelas Vou apresentar nesse post como fazer o código do layout de um website sem utilizar Definindo um Layout de Website sem Tabelas Vou apresentar nesse post como fazer o código do layout de um website sem utilizar tabelas (tableless), e utilizando muito . Para continuar lendo esse post,

Leia mais

Listando, gravando, alterando e excluindo registro do banco de dados com JSP

Listando, gravando, alterando e excluindo registro do banco de dados com JSP SISTEMAS DE INFORMAÇÃO 3º ANO PROGRAMAÇÃO II PROF. RONALDO FERREIRA DA SILVA JavaServer Pages JavaServer Pages (JSP) é uma tecnologia que ajuda os desenvolvedores de software a criarem páginas web geradas

Leia mais

Desenvolvimento de Software I

Desenvolvimento de Software I Desenvolvimento de Software I Prof. Arnaldo Martins Hidalgo Junior arnaldo@flash.tv.br http://aulashidalgo.wordpress.com 5 h/a (2 aulas semanais) http://aulashidalgo.wordpress.com 1 Competências Avaliar

Leia mais

Programação WEB. Prof. André Gustavo Duarte de Almeida andre.almeida@ifrn.edu.br www3.ifrn.edu.br/~andrealmeida. Aula II jquery UI

Programação WEB. Prof. André Gustavo Duarte de Almeida andre.almeida@ifrn.edu.br www3.ifrn.edu.br/~andrealmeida. Aula II jquery UI Prof. André Gustavo Duarte de Almeida andre.almeida@ifrn.edu.br www3.ifrn.edu.br/~andrealmeida Aula II jquery UI Introdução O que é jquery UI? Biblioteca que fornece maior nível de abstração para interação

Leia mais

EXERCÍCIOS DE REVISÃO DE CONTEÚDO QUESTÕES DISSERTATIVAS

EXERCÍCIOS DE REVISÃO DE CONTEÚDO QUESTÕES DISSERTATIVAS EXERCÍCIOS DE REVISÃO DE CONTEÚDO QUESTÕES DISSERTATIVAS 1. Explique a(s) diferença(s) entre design pattern e framework. 2. Analisar o arquivo de configurações (web.xml) abaixo identificando quais suas

Leia mais

<!DOCTYPE html> <html lang = "pt-br"> <head> <meta charset = UTF-8"> <title> Exemplo de uso correto da semântica HTML </title> </ head >

<!DOCTYPE html> <html lang = pt-br> <head> <meta charset = UTF-8> <title> Exemplo de uso correto da semântica HTML </title> </ head > Para um navegador exibir corretamente uma página web, devemos informar explicitamente o tipo do documento. O tipo do documento é informado com a declaração . TAG

Leia mais

Java TM Applets. Java Deployment Course: Aula 3. por Jorge H. C. Fernandes DI-UFPE 30 de Abril de 1999

Java TM Applets. Java Deployment Course: Aula 3. por Jorge H. C. Fernandes DI-UFPE 30 de Abril de 1999 Java TM Applets Java Deployment Course: Aula 3 por Jorge H. C. Fernandes (jhcf@di.ufpe.br) DI-UFPE 30 de Abril de 1999 Java Applets Copyright 1999, 1998, 1997 Jorge H. C. Fernandes (jhcf@di.ufpe.br) Todos

Leia mais

Aplicativos móveis com HTML5

Aplicativos móveis com HTML5 Aplicativos móveis com HTML5 Preparando o ambiente de desenvolvimento O código HTML pode ser escrito em qualquer editor de texto comum. Você pode utilizar o editor padrão do seu sistema operacional (Bloco

Leia mais

Protocolo HTTP. Professor Leonardo Larback

Protocolo HTTP. Professor Leonardo Larback Protocolo HTTP Professor Leonardo Larback Protocolo HTTP No final da década de 1980, Tim Berners-Lee criou o protocolo HTTP (HyperText Transfer Protocol) e o padrão de arquivo HTML (HyperText Markup Language)

Leia mais

Incorporando JavaScript em HTML

Incorporando JavaScript em HTML Incorporando JavaScript em HTML Existem quatro maneiras de incorporar JavaScript em HTML. Vamos abordar as três primeiras, por ser mais comum: Entre as tags dentro do código HTML. A partir

Leia mais

Relatório referente a compreensão da programação JSP. Realizado do dia de 22 abril de 2010 a 03 de maio de 2010.

Relatório referente a compreensão da programação JSP. Realizado do dia de 22 abril de 2010 a 03 de maio de 2010. Relatório do GPES Relatório referente a compreensão da programação JSP. Realizado do dia de 22 abril de 2010 a 03 de maio de 2010. Compreender a programação JSP. Os Servlets assim como JSP são tecnologias

Leia mais

Aula 17 Introdução ao jquery

Aula 17 Introdução ao jquery Aula 17 Introdução ao jquery jquery é uma biblioteca JavaScript criada por John Resig e disponibilizada como software livre e aberto, ou seja, de emprego e uso regido segundo licença conforme as regras

Leia mais

Introdução ao Desenvolvimento de

Introdução ao Desenvolvimento de Introdução ao Desenvolvimento de Aplicações Web com JSF e PrimeFaces Marcelo Vinícius Cysneiros Aragão ICC Inatel Competence Center marcelovca90@inatel.br Santa Rita do Sapucaí, 15 de março de 2016 Conteúdo

Leia mais

1 Introdução e Conceitos básicos

1 Introdução e Conceitos básicos 1 Introdução e Conceitos básicos Aula 02 Sumário Capítulo 1 Introdução e Conceitos básicos 1.1 Modelos 1.2 Tipos primitivos de dados 1.3 Tipo Abstrato de dados 1.4 Orientação a Objetos 1.4.1 Classe 1.4.2

Leia mais

5 Infraestrutura de TI

5 Infraestrutura de TI Hardware consiste na tecnologia para processamento computacional, armazenamento, entrada e saída de dados. Ex: grandes mainframes, servidores, computadores pessoais, laptops e dispositivos móveis. 1 2

Leia mais

Layouts de páginas com HTML e CSS

Layouts de páginas com HTML e CSS Layouts de páginas com HTML e CSS Layouts de Páginas com CSS.... 2 Layout com tamanho Líquido... 2 Layout com tamanho Fixo... 3 Desenvolvendo um layout com tamanho fixo.... 5 Layouts de Páginas com CSS.

Leia mais

O uso consciente da tecnologia para o gerenciamento. Editora Saraiva Emerson de Oliveira Batista

O uso consciente da tecnologia para o gerenciamento. Editora Saraiva Emerson de Oliveira Batista O uso consciente da tecnologia para o gerenciamento Editora Saraiva Emerson de Oliveira Batista A TI como parte integrante da empresa impõe a necessidade dos Administradores conhecerem melhor seus termos

Leia mais

TECNOLOGIA WEB INTRODUÇÃO CONSTRUÇÃO DE PÁGINAS ESTÁTICAS HTML / XHTML

TECNOLOGIA WEB INTRODUÇÃO CONSTRUÇÃO DE PÁGINAS ESTÁTICAS HTML / XHTML INTRODUÇÃO CONSTRUÇÃO DE PÁGINAS ESTÁTICAS HTML / XHTML 1 INTRODUÇÃO TECNOLOGIA WEB Começaremos desvendando o poder do desenvolvimento de aplicações baseadas na Web com a XHTML (Extensible HyperText Markup

Leia mais

SCE-557. Técnicas de Programação para WEB. Rodrigo Fernandes de Mello http://www.icmc.usp.br/~mello mello@icmc.usp.br

SCE-557. Técnicas de Programação para WEB. Rodrigo Fernandes de Mello http://www.icmc.usp.br/~mello mello@icmc.usp.br SCE-557 Técnicas de Programação para WEB Rodrigo Fernandes de Mello http://www.icmc.usp.br/~mello mello@icmc.usp.br 1 Cronograma Fundamentos sobre servidores e clientes Linguagens Server e Client side

Leia mais

A linguagem Java foi projetada tendo em vista os seguintes objetivos:

A linguagem Java foi projetada tendo em vista os seguintes objetivos: Java Disciplina: Programação II Professora: Mai-Ly Vanessa Histórico do Java Em 1991 a Sun Microsystems financiou uma pesquisa sobre o que seria a nova onda digital. Desta pesquisa resultou a criação da

Leia mais

POO. Programação Orientada a Objeto. Conceitor HTML/PHP. Professor Jarbas Araújo

POO. Programação Orientada a Objeto. Conceitor HTML/PHP. Professor Jarbas Araújo POO Programação Orientada a Objeto Conceitor HTML/PHP Professor Jarbas Araújo http:// O que é preciso para criar uma página html?

Leia mais

Universidade da Beira Interior Cursos: Engenharia Informática, Matemática /Informática e Ensino da Informática

Universidade da Beira Interior Cursos: Engenharia Informática, Matemática /Informática e Ensino da Informática Programação Orientada a Objectos - 25/26; P. Prata, P. Fazendeiro 2 A tecnologia Java Uma ideia base da linguagem JAVA é a de que um programa em JAVA deve poder ser executado em qualquer tipo de computador

Leia mais

testo Saveris Web Access Software Manual de instruções

testo Saveris Web Access Software Manual de instruções testo Saveris Web Access Software Manual de instruções 2 1 Índice 1 Índice 1 Índice... 3 2 Especificações... 4 2.1. Utilização... 4 2.2. Requisitos do sistema... 4 3 Instalação... 5 3.1. Instalação de

Leia mais

Introdução aos computadores, à Internet e à World Wide Web. Prof. Marcelo Roberto Zorzan

Introdução aos computadores, à Internet e à World Wide Web. Prof. Marcelo Roberto Zorzan Introdução aos computadores, à Internet e à World Wide Web Prof. Marcelo Roberto Zorzan História do Java Origem Linguagem desenvolvida pela Sun Microsystems Sintaxe similar ao C++ Inicialmente chamada

Leia mais

Browser é um programa desenvolvido para permitir a navegação pela web, capaz de processar diversas linguagens, como HTML, ASP, PHP.

Browser é um programa desenvolvido para permitir a navegação pela web, capaz de processar diversas linguagens, como HTML, ASP, PHP. Browser é um programa desenvolvido para permitir a navegação pela web, capaz de processar diversas linguagens, como HTML, ASP, PHP. Sua interface vai variar de acordo com a marca, onde quem escolhe é o

Leia mais

Algoritmos e Programação

Algoritmos e Programação ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SINOP FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS Algoritmos e Programação

Leia mais

IFSC/Florianópolis - Programação Orientada a Objetos com Java - prof. Herval Daminelli

IFSC/Florianópolis - Programação Orientada a Objetos com Java - prof. Herval Daminelli Programa de computador sequência de comandos ou instruções executados por um computador com a finalidade de produzir um resultado e resolver um problema; Linguagem de programação método para a criação

Leia mais

Disciplina: Desenvolvimento Web Professor: Paulo César Fernandes de Oliveira, BSc, PhD

Disciplina: Desenvolvimento Web Professor: Paulo César Fernandes de Oliveira, BSc, PhD 1. O que é CSS? a) É a linguagem que se usa para se definir quais serão os elementos de uma página HTML. b) É uma linguagem que se usa para se modificar o estilo de apresentação dos elementos de uma página

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO DE MATEMÁTICA DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO DISCIPLINA: LINGUAGENS PARA APLICAÇÃO COMERCIAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO DE MATEMÁTICA DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO DISCIPLINA: LINGUAGENS PARA APLICAÇÃO COMERCIAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO DE MATEMÁTICA DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO DISCIPLINA: LINGUAGENS PARA APLICAÇÃO COMERCIAL PHP: PHP Hypertext Preprocessor Salvador-Ba Maio - 2009 ACÁSSIO

Leia mais

Mestrado em Engenharia Física Tecnológica

Mestrado em Engenharia Física Tecnológica 25 a Aula - Construção de Páginas Web Programação Mestrado em Engenharia Física Tecnológica Samuel M. Eleutério sme@tecnico.ulisboa.pt Departamento de Física Instituto Superior Técnico Universidade de

Leia mais

SIMULADOS & TUTORIAIS

SIMULADOS & TUTORIAIS SIMULADOS & TUTORIAIS TUTORIAIS JAVASCRIPT O que é a linguagem JavaScript Copyright 2013 Todos os Direitos Reservados Jorge Eider F. da Silva Proibida a reprodução deste documento no todo ou em parte por

Leia mais

Desenvolvimento de Sistemas Corporativos Aula 1.3 Motivação de DSC Visão geral de Arquiteturas. Prof. Bruno Moreno

Desenvolvimento de Sistemas Corporativos Aula 1.3 Motivação de DSC Visão geral de Arquiteturas. Prof. Bruno Moreno Desenvolvimento de Sistemas Corporativos Aula 1.3 Motivação de DSC Visão geral de Arquiteturas Prof. Bruno Moreno bruno.moreno@ifrn.edu.br Motivação Few companies have the luxury of reinventing themselves

Leia mais

Desenvolvimento Web. [Versão 5 Maio/2019] Professor Emiliano S. Monteiro

Desenvolvimento Web. [Versão 5 Maio/2019] Professor Emiliano S. Monteiro Desenvolvimento Web [Versão 5 Maio/2019] Professor Emiliano S. Monteiro API REST (PHP) Professor Emiliano S. Monteiro API REST Significa Representation State Transfer. É um estilo de desenvolvimento ou

Leia mais