Cursos de Setembro de Outubro Inscreva-se aqui

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Cursos 2016. 06 de Setembro 2016 13 de Outubro 2016. Inscreva-se aqui"

Transcrição

1 Cursos de Setembro de Outubro 2016 Inscreva-se aqui

2 FORMAÇÃO UPONOR CURSO:

3 Curso em Montagem do Sistema de Autofixação por Chão Radiante Curso específico baseado no Sistema de Autofixação para instalações de Climatização Invisível Uponor e nos sistemas que complementam o seu bom funcionamento. São trabalhados diferentes casos teóricos sobre o sistema, como a montagem, a regulação e controlo, os esquemas de princípio e a estimativa de materiais. Desta forma no final do curso o aluno obterá os conhecimentos necessários para a instalação dos Sistemas de Autofixação Uponor, para instalações de Climatização Invisível por chão radiante. Fundamentos da Climatização Invisível. o Princípio de funcionamento. o Tipos de sistemas e componentes. Sistema de Autofixação Uponor para Climatização Invisível. o Definição de componentes. Sistemas de Regulação e Controlo Termostático. Centralina C-46. Esquemas de princípio. Estimativa de materiais e orçamento online Dotar os alunos dos conhecimentos necessários, para conseguirem Especializar-se no Sistema de Autofixação Uponor para instalações de Climatização Invisível. Todos os alunos que superem os conteúdos teóricos e práticos obtêm um cartão que os certifica como Instalador Uponor no Sistema de Autofixação por chão radiante, que será enviado uns dias depois do final do curso. Instaladores de canalização e aquecimento. Instaladores de climatização. Encarregados de obra. Elementos de equipas de manutenção de instalações residenciais e não residenciais. Estudantes de ciclos formativos dentro do setor. METODOLOGIA: Interativa e participativa por parte do aluno. Aplicação de casos práticos e problemas reais. FORMADORES: Técnicos da Uponor Academy especialistas em sistemas de Climatização Invisível. LOCAL DE CELEBRAÇÃO: Instalações da Uponor Academy, centros de formação concertados ou nas instalações do próprio cliente. Se está interessado em receber esta formação só tem que contactar com o nosso Departamento de Atenção ao Cliente através do atencao.cliente@uponor.com ou pelo número de telefone que aparece abaixo.

4 Curso de Especialista em Sistemas para Canalização e Aquecimento Curso específico baseado nos sistemas para instalações de canalização e aquecimento Uponor. São trabalhados os diferentes tipos de tubos, acessórios e sistemas de união em função do tipo de aplicação. Através de diferentes casos práticos de instalações realizar-se-á o cálculo e o dimensionamento, a estimativa de materiais, a simulação de montagem de uma instalação, o ensaio para arranque da instalação e vamos estudar as normas existentes que se devem cumprir neste tipo de instalações. Desta forma no final do curso o aluno obterá os conhecimentos necessários para a instalação de sistemas de canalização e aquecimento. Apresentação e introdução. Conhecimentos gerais em aplicações de hidráulica. Simbologia dos elementos de uma instalação (válvulas, grupos de pressão, etc.) o Cálculo de diâmetros de tubos condutores, velocidades de fluidos, golpes de ariete, rugosidade. o Unidades de pressão, perdas de carga, coeficientes de simultaneidade e cálculo de caudais. o Interpretação de diagramas (curvas de regressão, nomogramas de dimensionamento, etc.) Sistemas de canalização e aquecimento para instalações embutidas. o Tubos Uponor Aqua Pipe e Uponor Radi Pipe. o Sistema de união Q&E. Características, acessórios e montagem. o Sistema de união RTM. Características, acessórios e montagem. Sistemas de canalização e aquecimento para Instalações à vista. o Tubos Uponor Uni Pipe Plus; Metallic Pipe Plus e MLCP o Sistema de união Serie M. Características, acessórios e montagem. o Sistema de união RTM. Características, acessórios e montagem. Sistema de união para grandes diâmetros. Normas. Uponor com o D.R. nº 23/95 e EN 806. Tubos pré-isolados. Uponor ECOFLEX. o Características, acessórios e montagem. Caso prático sobre uma casa tipo. Dotar os alunos dos conhecimentos necessários, para serem técnicos especialistas de sistemas para canalização e aquecimento. Todos os alunos aptos obtêm um diploma e um cartão Uponor que lhes certifica como técnicos especialistas em sistemas de canalização e aquecimento, que lhe será enviado uns dias depois do final do curso.

5 Instaladores de sistemas de canalização e aquecimento. Encarregados de obra. Elementos de equipas de manutenção de instalações residenciais e não residenciais. Estudantes de ciclos formativos dentro do setor. METODOLOGIA: Interativa e participativa por parte do aluno. Aplicação de casos práticos e problemas reais. FORMADORES: Técnicos de formação especialistas em sistemas de canalização e aquecimento. LOCAL DE CELEBRAÇÃO: Instalações da Uponor Academy, centros de formação concertados ou nas instalações do próprio cliente. Se está interessado em receber esta formação só tem que contactar com o nosso Departamento de Atenção ao Cliente através do atencao.cliente@uponor.com ou pelo número de telefone que aparece abaixo.

6 Curso em Sistemas para a renovação de casas Curso específico baseado nos sistemas de Climatização Invisível, Canalização e Aquecimento, orientados ao mercado da reabilitação dentro do setor residencial. São trabalhados diferentes casos práticos dos sistemas, como a montagem de instalações, regulação e controlo dos sistemas CI e estimativas de materiais. Desta forma no final do curso, o aluno obterá os conhecimentos necessários para a instalação de sistemas Uponor para o mercado da renovação de casas. Apresentação e introdução. Fundamentos da Climatização Invisível. Montagem dos sistemas de Climatização Invisível para a renovação de casas. o Renovação total. o Renovação parcial. o Regulação e controlo dos sistemas. Sistemas de canalização e aquecimento: o Sistema de união Uponor Q&E. o Sistema de união RTM. Estimativa de materiais online para projetos de renovação. Transmitir aos alunos todos os conhecimentos básicos referentes aos sistemas Uponor para Climatização Invisível, canalização e aquecimento, para o mercado da reabilitação. Todos os alunos que superem os conteúdos teóricos e práticos obtêm um cartão que lhes certifica como Instalador de sistemas Uponor para a reabilitação, que será enviado uns dias depois do final do curso. Instaladores de sistemas para canalização e aquecimento. Instaladores de sistemas de climatização. Instaladores dedicados à reabilitação. Encarregados de obra. METODOLOGIA: Interativa e participativa por parte do aluno. Aplicação de casos práticos e problemas reais. FORMADORES: Técnicos da Uponor Academy especialistas em sistemas Uponor para renovação de casas. LOCAL DE CELEBRAÇÃO: Instalações da Uponor Academy, centros de formação concertados ou nas instalações do próprio cliente. Se está interessado em receber esta formação só têm que contactar com o nosso Departamento de Atenção ao Cliente através do atencao.cliente@uponor.com ou pelo número de telefone que aparece abaixo.

7 Curso Avançado de Regulação e Controlo para Instalações de Climatização Invisível Curso baseado nos sistemas de Controlo da Uponor que têm como objetivo melhorar a eficiência energética e a rentabilidade dos seus sistemas. Neste curso irão ser tratados diferentes casos práticos como: montagem da regulação e controlo, arranque dos sistemas (exemplos reais) e estimativa de materiais. No final do curso o aluno obterá os conhecimentos necessários para a sua certificação como Técnico Especialista em Sistemas de Regulação e Controlo da Uponor. Apresentação e introdução. Fundamentos da Climatização Invisível. Elementos de regulação e controlo termostático. Uponor S-MATRIX Sistemas por cabo. Definição de componentes (unidades base, termostatos e programadores). Definição de parâmetros e esquemas elétricos. Sistemas por rádio frequência. Wave e Wave PLUS Definição de componentes (unidades base, termostatos e programadores). Definição de parâmetros e esquemas elétricos. Elementos de regulação e controlo com base na temperatura de impulsão. Grupos de impulsão. Só aquecimento. Aquecimento e refrigeração. Centralina Move PLUS. o Parâmetros de controlo. Dotar os alunos de conhecimentos necessários, para conseguirem ser técnicos especialistas nos sistemas de Regulação e Controlo da Uponor. Todos os alunos que superem os conteúdos teóricos e práticos obtêm um cartão que os certifica como técnicos especialistas na Regulação e Controlo de sistemas Uponor, que será enviado alguns dias depois do final do curso. Instaladores de chão e teto radiante. Diretores e encarregados de obra. Equipas de manutenção de instalações residenciais e não residenciais. METODOLOGÍA: Interativa e participativa por parte do aluno. Aplicação de casos práticos e problemas reais. FORMADORES: Técnicos de formação especialistas em sistemas de climatização pertencentes à Uponor Academy. LOCAL DE REALIZAÇÃO: Instalações da Uponor Academy, centros de formação concertados ou nas instalações do próprio cliente. Se está interessado em receber esta formação, só terá que contactar com o nosso Departamento de Atenção ao cliente através do atencao.cliente@uponor.com ou pelo telefone que surge a abaixo.

8 Curso específico sobre os passos a seguir quando se realiza o cálculo e dimensionamento de uma instalação de Climatização Invisível por chão radiante. Neste curso são analisadas as diferentes etapas que integram um projeto, desde a planificação inicial, passando pela metodologia de cálculo para dimensionar a instalação, até à obtenção dos elementos que integram cada uma das partes que formam o projeto. Para isso serão realizados diferentes exemplos com diferentes tipologias de edifícios. Curso de Cálculo e Dimensionamento de instalações de Climatização Invisível Escolha dos componentes da instalação. o Fontes de energia. Aquecimento. Aquecimento e Refrigeração. Contribuição da energia solar térmica para o aquecimento. o Elementos Hidráulicos. o Tipos de Climatização Invisível por chão radiante. Obtenção dos parâmetros Iniciais. o Desenho do Esquema de Princípio. Sistema de Aquecimento. Sistema de Aquecimento e refrigeração. o Registo das medições e localização dos componentes na planta. Exercício de aplicação: o Apartamento. o Moradia unifamiliar ou pequeno terciário. Dotar aos alunos dos conhecimentos necessários para realizar o cálculo e o dimensionamento de instalações de Climatização Invisível por chão radiante. Todos os alunos que superem os conteúdos teóricos e práticos obtêm um cartão que os certifica como Instalador Homologado Uponor neste tipo de sistemas e um diploma de presença, que será enviado uns dias depois do final do curso. Instaladores de sistemas de canalização e aquecimento. Instaladores de sistemas de climatização. Encarregados de obra. Elementos de equipas de manutenção de instalações residenciais e não residenciais. Estudantes de ciclos formativos dentro do setor. METODOLOGIA: Interativa e participativa por parte do aluno. Aplicação de casos práticos e problemas reais. FORMADORES: Técnicos da Uponor Academy especialistas em sistemas de Climatização Invisível. LOCAL DE CELEBRAÇÃO: Instalações da Uponor Academy, centros de formação concertados ou nas instalações do próprio cliente. Se está interessado em receber esta formação só tem que contactar com o nosso Departamento de Atenção ao Cliente através do atencao.cliente@uponor.com ou pelo número de telefone que aparece abaixo.

9 Curso de Iniciação em Instalações de Geotermia aplicadas à Climatização de Edifícios Curso de iniciação sobre o princípio de funcionamento da energia geotérmica e a sua utilização em instalações de climatização de edifícios. Neste curso são analisados os principais parâmetros que intervêm neste tipo de instalações, os diferentes tipos de geotermia em função do tipo de captador, os passos a seguir na integração desta tecnologia e a sua compatibilidade com sistemas de Climatização por superfícies radiantes. São também analisados diferentes casos tipo em função da tipologia de edifício. Introdução à geotermia: o Definição. o Tipos de geotermia em função do captador: Horizontal. Vertical. Cesta de energia. o Componentes principais. o Parâmetros de funcionamento. Aplicações geotérmicas para a Climatização de Edifícios. o Compatibilidade com Sistemas de Climatização Invisível. o Esquemas de princípio. Exemplos de aplicação: o Edifício residencial. o Edifício não residencial. Dotar os alunos dos conhecimentos necessários para conhecer os principais parâmetros da energia geotérmica aplicada à climatização de edifícios, as diferentes tipologias de captadores e o modo de funcionamento. Todos os alunos que superem os conteúdos teóricos e práticos obtêm um diploma de presença no curso, que será enviado uns dias depois do final do mesmo. Instaladores de sistemas de canalização e aquecimento. Instaladores de sistemas de climatização. Encarregados de obra. Elementos de equipas de manutenção de instalações residenciais e não residenciais. Estudantes de ciclos formativos dentro do setor. METODOLOGIA: Interativa e participativa por parte do aluno. Aplicação de casos práticos e problemas reais. FORMADORES: Técnicos da Uponor Academy especialistas em sistemas de geotermia Uponor. LOCAL DE CELEBRAÇÃO: Instalações da Uponor Academy, centros de formação concertados ou nas instalações do próprio cliente. Se está interessado em receber esta formação só tem que contactar com o nosso Departamento de Atenção ao Cliente através do atencao.cliente@uponor.com ou pelo número de telefone que aparece abaixo.

10 Curso sobre Microredes distribuição eficiente em centrais de calor e frio Uma das tipologias cada vez mais utilizadas são as redes locais para a distribuição de calor e/ou frio ou Microredes, tendo como objetivo principal oferecer um serviço de climatização (aquecimento e refrigeração) e água quente sanitária aos ocupantes dos distintos edifícios da zona abastecida por essa rede, garantindo uma melhor eficiência energética e qualidade de serviço do que aquela que se obtém através de instalações individuais. As suas múltiplas aplicações, desde comunidades de bairro, moradias unifamiliares, edifícios de empresas (comercio, escritórios, hotéis), edifícios de serviços (escolas, hospitais), administração pública, complexos hoteleiros, parques de campismo, setor terciário, etc. Introdução às Microredes Térmicas o Sistemas centralizados o Vantagens e desvantagens o Aplicações o Poupança energética Tipos e serviços fornecidos por Microredes Produção de energia o Caldeiras convencionais o Biomassa o Geotermia o Calor residual o Bombas de calor água- água o Máquinas de absorção o Cogeração Tubos de distribuição o Tubos Flexíveis o Tubos Rígidos o Cálculo e dimensionamento de uma rede Subestações Exemplo de cálculo de uma Microrede - Poupança de energia Poupança económica Dotar os alunos dos conhecimentos necessários para conhecer os principais parâmetros das Microredes e entender e dimensionar sistemas os quais produzem energia térmica em instalações centralizadas, e a distribuem até aos consumidores mediante um, conjunto de tubos isolados, geralmente aplicados por via subterrânea, através de um fluido. Por esse motivo quer-se que os alunos conheçam também a importância dos Sistemas Pré-isolados, já que são os encarregados de distribuir a água para os diferentes pontos de consumo com o objetivo de transportar a energia com

11 a mínima perda térmica possível. O objetivo destes sistemas é garantir a estanqueidade, durabilidade e as mínimas perdas de energia em toda a rede. Gestores energéticos Instaladores de climatização e de energias renováveis Empresas de manutenção de instalações residenciais e não residenciais. Estudantes de ciclos formativos dentro do setor. Engenheiros dedicados à eficiência energética METODOLOGÍA: Interativa e participativa por parte do aluno. Aplicação de casos práticos e problemas reais. FORMADORES: Técnicos da Uponor Academy especialistas em sistemas tubagens de distribuição LOCAL: Instalações da Uponor Academy, centros de formação concertados ou nas instalações do próprio cliente. Se está interessado em receber esta formação só tem que contactar com o nosso Departamento de Atenção ao Cliente através do atencao.cliente@uponor.com ou pelo telefone que surge abaixo.

12 Curso de cálculo e dimensionamento para redes de distribuição hidráulicas Curso específico baseado nos sistemas para instalações hidráulicas Uponor. São trabalhados os diferentes tipos de tubos, acessórios e sistemas de união em função da aplicação. A nossa proposta é formar especialistas qualificados em métodos de cálculo e dimensionamento de redes de distribuição hidráulicas para água quente e fria sanitária na edificação, baseando-se nas necessidades mínimas estabelecidas pelas normas correspondentes. Apresentação e introdução. Componentes, descrição e simbologia geral de uma instalação de canalização. Magnitudes características e unidades de Medida (SI). Cálculo dos parâmetros necessários (Segundo D.R. 23/95 e EN 806): o Caudal mínimo instantâneo, total e simultâneo (Segundo LNEC e EN 806). o Velocidade da água numa rede. o Perda de carga nos tubos e acessórios. Nomogramas. Processo de Cálculo: o Método individual o Método conjunto. Cálculo e escolha do grupo de pressão. o Caudal constante. o Caudal variável. Válvulas redutoras de pressão. Estimativa de materiais e orçamentos. Exemplo de cálculo e dimensionamento com Sistemas Uponor: o Sistema Uponor Aqua Pipe + Q&E. o Sistema Uponor Uni Pipe Plus + M-press. Dotar os alunos dos conhecimentos necessários para que no final do curso consigam desenhar, dimensionar e calcular os diferentes sistemas hidráulicos da Uponor para a edificação. Todos os alunos aptos obtêm um diploma e um cartão Uponor que lhes certifica como técnicos especialistas em sistemas de canalização e aquecimento, que será enviado uns dias depois do final do curso. Instaladores de sistemas de canalização e aquecimento. Encarregados de obra. Elementos de equipas de manutenção de instalações residenciais e não residenciais. Estudantes de ciclos formativos dentro do setor. METODOLOGIA: Interativa e participativa por parte do aluno. Aplicação de casos práticos e problemas reais. FORMADORES: Técnicos de formação especialistas em sistemas de canalização e aquecimento. LOCAL DE CELEBRAÇÃO: Instalações da Uponor Academy, centros de formação concertados ou nas instalações do próprio cliente. Se está interessado em receber esta formação só tem que contactar com o nosso Departamento de Atenção ao Cliente através do atencao.cliente@uponor.com ou pelo número de telefone que aparece abaixo.

13 Curso de montagem de Sistemas Uponor em obra Curso específico baseado nos sistemas de Climatização Invisível Uponor e Sistema Q&E, orientados ao mercado das Instalações Especiais dentro do setor residencial. São trabalhados diferentes casos práticos dos sistemas, como a montagem de instalações, regulação e controlo, arranque de sistemas e interpretação de plantas. Desta forma no final do curso, o aluno obterá os conhecimentos necessários para a instalação dos sistemas Uponor. Apresentação e introdução. Inspeção visual da instalação. Interpretação de plantas. Marcação dos locais dos componentes da instalação. Canalização: o Montagem do sistema Aqua Pipe + Q&E. o Montagem do sistema Uni Pipe + M-press. o Ensaio de estanqueidade conforme a norma. UNE ENV Sistema de Climatização Invisível por chão radiante: o Tubos, painéis porta tubos e fita perimetral. o Coletores. o Sistemas de regulação e controlo. o Funcionalidades do sistema de controlo, parâmetros de funcionamento. o Ensaio de pressão conforme a norma. UNE EN Transmitir aos alunos todos os conhecimentos básicos referentes aos sistemas Uponor para Climatização Invisível e canalizações para a sua instalação em obra. No final do curso, os alunos aptos obtêm um Cartão de Instalador Especialista Uponor. Instaladores de sistemas de canalização e aquecimento. Instaladores de sistemas de climatização. Instaladores no setor das renovações. Encarregados de obra. METODOLOGIA: Aplicação de casos práticos e problemas reais. FORMADORES: Técnicos da Uponor Academy especialistas nos sistemas Uponor. DURAÇÃO: Em função do tipo de instalação. LOCAL DE CELEBRAÇÃO: Obras adjudicadas com Sistemas Uponor. Se está interessado em receber esta formação só tem que contactar com o nosso Departamento de Atenção ao Cliente através do atencao.cliente@uponor.com ou pelo número de telefone que aparece abaixo.

14 Curso de Especialista em Sistemas de Climatização Invisível por Teto Radiante Curso específico baseado nos sistemas de Climatização Invisível por Teto Uponor e nos sistemas que complementam o seu bom funcionamento. Abordar-se-á diferentes casos práticos dos sistemas, montagem de instalações, regulação e controlo, arranque dos sistemas, interpretação de plantas e estimativa de materiais e os sistemas de última tecnologia baseados em energias renováveis que ajudam a melhorar a rentabilidade dos sistemas. Desta forma no final do curso o aluno obterá os conhecimentos necessários para a certificação como Técnico Especialista em sistemas de Climatização Invisível por Teto Radiante. Apresentação e boas-vindas. Tipos de elementos terminais de climatização. o Radiadores. o Splits. o Fan-Coils. o Unidades de Tratamento de Ar UTA. o Sistemas de Climatização Invisível por teto radiante. Melhora do Conforto Térmico com sistemas de teto radiante. EN ISO 7730 Poupança de energia com sistemas de teto radiante. o Temperatura Operativa. o Melhoria do rendimento das fontes térmicas. Norma sobre sistemas radiantes. EN Sistemas de Climatização Invisível por teto radiante: o Uponor Comfort Panel. o Uponor Teporis. Linhas de distribuição. o Por Coletores. o Retorno Invertido. o Sistema a quatro tubos. Exemplo de projeto. o Comfort Panel. Ferramenta de desenho e estimativa de materiais. o Uponor Teporis. Workshop prático. Dotar os alunos de conhecimentos necessários, para obter técnicos especialistas de Climatização Invisível. Todos os alunos aptos obterão um diploma e um cartão Uponor que lhes certifica como técnicos especialistas em Climatização Invisível, que será enviado uns dias depois do final do curso. Instaladores de sistemas canalização e de aquecimento. Instaladores de sistemas de climatização. Diretores de obra Encarregados de construção civil. Equipas de manutenção de instalações residenciais e não residenciais. METODOLOGIA: Interativa e participativa por parte do aluno. Aplicação de casos práticos e problemas reais. FORMADORES: Técnicos de formação especialistas em sistemas de climatização.

15 LOCAL DE CELEBRAÇÃO: Instalações da Uponor Academy, centros de formação concertados ou nas instalações do próprio cliente. Se está interessado em receber esta formação só tem que contactar com o nosso Departamento de Atenção ao Cliente através do mail atencao.cliente@uponor.com ou pelo telefone que aparece abaixo.

Novos Cursos 2015 Cursos Veja aqui

Novos Cursos 2015 Cursos Veja aqui Novos Cursos 2015 Veja aqui Cursos 2015 8 Outubro 2015 17 Novembro 2015 Inscreva-se aqui FORMAÇÃO UPONOR CURSO: Curso em Montagem do Sistema de Autofixação por Chão Radiante Curso específico baseado no

Leia mais

Cálculo e Dimensionamento de instalações de Climatização Invisível Uponor. Departamento de Formação e Serviço Técnico

Cálculo e Dimensionamento de instalações de Climatização Invisível Uponor. Departamento de Formação e Serviço Técnico Cálculo e Dimensionamento de instalações de Climatização Invisível Uponor. Departamento de Formação e Serviço Técnico Uponor no mundo Sede na Finlândia Países com Escritórios Uponor Países donde a Uponor

Leia mais

Gama VIT. Gama de caldeiras de chão, em ferro fundido, mistas e de só aquecimento

Gama VIT. Gama de caldeiras de chão, em ferro fundido, mistas e de só aquecimento Gama VIT Gama de caldeiras de chão, em ferro fundido, mistas e de só aquecimento Design inovador para gás Caldeira VK Painel de comandos com display digital Economia e eficiência As novas caldeiras digitais

Leia mais

Engenharia mecânica em casa

Engenharia mecânica em casa Sistemas de aquecimento Coordenador geral: Luciano Moreira Coordenadora de curso: Teresa Duarte Monitor: Tiago Abreu e Bruno Sousa Equipa 1M03_3 Supervisor: José Duarte Autores: Inês Silva Aleixo Cardoso

Leia mais

Preparação de Água Quente Sanitária

Preparação de Água Quente Sanitária Preparação de Água Quente Sanitária O Ambiente como fonte de energia para água quente Bombas de Calor de Alta Tecnologia OCHSNER Bombas de Calor 3 0 A N O S D E E F I C Á C I A Bombas de calor OCHSNER

Leia mais

Tabela Canalização e Aquecimento Climatização Invisível Tubagens Pré-isolados Ecoflex Geotermia

Tabela Canalização e Aquecimento Climatização Invisível Tubagens Pré-isolados Ecoflex Geotermia Tabela 2016 Canalização e Aquecimento Climatização Invisível Tubagens Pré-isolados Ecoflex Geotermia Participe no programa de fidelização Uponor&more Premiamos a sua confiança Fotos no contractuales Também

Leia mais

ThermProtect A solução perfeita para sistemas solares

ThermProtect A solução perfeita para sistemas solares A solução perfeita para sistemas solares Sistemas de aquecimento Sistemas industriais Sistemas de refrigeração 2/3 Absorvedor standard Absorvedor ThermProtect Vantagens para o projetista e para o instalador

Leia mais

Aquecedores de água a gás

Aquecedores de água a gás Aquecedores de água a gás Seminário Técnico ABNT Ribeirão Preto Fevereiro/18 ABAGAS Algumas perguntas... Você tem um aquecedor de água a gás na sua casa? Você já tomou banho com um aquecedor de água a

Leia mais

Caldeiras Industriais

Caldeiras Industriais Caldeiras Industriais SUMÁRIO VAPOR 5 O QUE É VAPOR? 5 CALOR 10 QUANTIDADE DE CALOR 10 CALOR ESPECÍFICO 10 TRANSFERÊNCIA DE CALOR 11 CALOR SENSÍVEL 11 CALOR LATENTE 11 CALOR TOTAL 11 TIPOS DE VAPOR 21

Leia mais

A Mais Completa Linha de Software para

A Mais Completa Linha de Software para A Mais Completa Linha de Software para RapidHVAC Cálculo de Carga Térmica RapidDUCT - Projeto de Rede de Dutos RapidPipe - Projeto de Split e Água Gelada RapidHVAC - Calculo de Carga Térmica Software para

Leia mais

ACUMULADORES DE ÁGUA PS/1R

ACUMULADORES DE ÁGUA PS/1R DESCIÇÃO DO ODUO S/1 Acumulador solar de água com um registo preparado para o funcionamento com um módulo de água fresca Acumulador de água de alta qualidade, em aço (S2J), para o modo de aquecimento em

Leia mais

Etiquetagem Energética de Produtos Apresentação sumária

Etiquetagem Energética de Produtos Apresentação sumária Etiquetagem Energética de Produtos Apresentação sumária Junho 2014 Índice 1. A etiquetagem energética no contexto Europeu 2. Sistema de Etiquetagem Energética de Produtos (SEEP) 3. Produtos Etiquetados

Leia mais

Certificado Energético Edifício de Habitação IDENTIFICAÇÃO POSTAL. Morada AVENIDA RIO DE JANEIRO, 38, 3º ESQ. Localidade LISBOA. Freguesia ALVALADE

Certificado Energético Edifício de Habitação IDENTIFICAÇÃO POSTAL. Morada AVENIDA RIO DE JANEIRO, 38, 3º ESQ. Localidade LISBOA. Freguesia ALVALADE Válido até 15/10/2024 IDENTIFICAÇÃO POSTAL Morada AVENIDA RIO DE JANEIRO, 38, 3º ESQ. Localidade LISBOA Freguesia ALVALADE Concelho LISBOA GPS 38.754048, -9.138450 IDENTIFICAÇÃO PREDIAL/FISCAL Conservatória

Leia mais

DIVULGAÇÃO DE TECNOLOGIA DE BAIXO CUSTO PARA O AQUECIMENTO SOLAR DE ÁGUA, EM CERRO LARGO/RS: UMA AÇÃO DA EXTENSÃO EM PROL DA MORADIA SUSTENTÁVEL

DIVULGAÇÃO DE TECNOLOGIA DE BAIXO CUSTO PARA O AQUECIMENTO SOLAR DE ÁGUA, EM CERRO LARGO/RS: UMA AÇÃO DA EXTENSÃO EM PROL DA MORADIA SUSTENTÁVEL DIVULGAÇÃO DE TECNOLOGIA DE BAIXO CUSTO PARA O AQUECIMENTO SOLAR DE ÁGUA, EM CERRO LARGO/RS: UMA AÇÃO DA EXTENSÃO EM PROL DA MORADIA SUSTENTÁVEL SOUZA, Luiz Antonio Farani de 1 ; FUCKS, Patricia Marasca

Leia mais

CLIMATIZAÇÃO E AQS. Energia Solar Térmica. Sistemas Híbridos Genia Air. Esquentadores

CLIMATIZAÇÃO E AQS. Energia Solar Térmica. Sistemas Híbridos Genia Air. Esquentadores Energia Solar Térmica Sistemas Híbridos Genia Air Esquentadores Energia Solar Térmica HelioSet (modelos 150, 250 e 350) Sistema solar de drenagem automática para instalações individuais Acumulador solar

Leia mais

SOLIUS Manager Intelligent Energy Control

SOLIUS Manager Intelligent Energy Control SOLIUS Manager Intelligent Energy Control Intelligent Energy Control Controlo avançado de Sistemas Integrados de Energia, capaz de interligar os vários dispositivos e equipamentos técnicos da marca Solius

Leia mais

TERMOACUMULADORES ELÉCTRICOS

TERMOACUMULADORES ELÉCTRICOS TERMOACUMULADORES ELÉCTRICOS S O L UÇÕE S DE ÁGUA QUE N T E Índice Conforto garantido 03 Compatibilidade solar e selecção de capacidade 04 Gama EasyAqua 05 Gama NaturaAqua 06 Dados técnicos 07 02 SOLUÇÕES

Leia mais

GEOTERMIA SISTEMAS GEOTÉRMICOS DE BAIXA ENTALPIA E SUA APLICAÇÃO

GEOTERMIA SISTEMAS GEOTÉRMICOS DE BAIXA ENTALPIA E SUA APLICAÇÃO GEOTERMIA SISTEMAS GEOTÉRMICOS DE BAIXA ENTALPIA E SUA APLICAÇÃO O que é a Geotermia? Geotermia é o aproveitamento da energia térmica da terra através da sua captação Energia Geotérmica Geotermia Calor

Leia mais

Certificado Energético Edifício de Habitação IDENTIFICAÇÃO POSTAL. Morada RUA DE GONDARÉM, 822, 2.º Localidade PORTO

Certificado Energético Edifício de Habitação IDENTIFICAÇÃO POSTAL. Morada RUA DE GONDARÉM, 822, 2.º Localidade PORTO Válido até 30/09/2025 IDENTIFICAÇÃO POSTAL Morada RUA DE GONDARÉM, 822, 2.º Localidade PORTO Freguesia ALDOAR, FOZ DO DOURO E NEVOGILDE Concelho PORTO GPS 41.159819, -8.682735 IDENTIFICAÇÃO PREDIAL/FISCAL

Leia mais

Certificado Energético Edifício de Habitação IDENTIFICAÇÃO POSTAL. Morada RUA CONDE SABUGOSA, 27, 7º ESQ. Localidade LISBOA. Freguesia ALVALADE

Certificado Energético Edifício de Habitação IDENTIFICAÇÃO POSTAL. Morada RUA CONDE SABUGOSA, 27, 7º ESQ. Localidade LISBOA. Freguesia ALVALADE Válido até 15/10/2024 IDENTIFICAÇÃO POSTAL Morada RUA CONDE SABUGOSA, 27, 7º ESQ. Localidade LISBOA Freguesia ALVALADE Concelho LISBOA GPS 38.748515, -9.140355 IDENTIFICAÇÃO PREDIAL/FISCAL Conservatória

Leia mais

CASSETE PISO TETO SOFISTICAÇÃO EM QUALIDADE E HARMONIA COM SEU AMBIENTE. AR CONDICIONADO. O novo grau de conforto. LINHA SPLIT

CASSETE PISO TETO SOFISTICAÇÃO EM QUALIDADE E HARMONIA COM SEU AMBIENTE. AR CONDICIONADO. O novo grau de conforto. LINHA SPLIT TO EN M A Ç N LA CASSETE PISO TETO SOFISTICAÇÃO EM HARMONIA COM SEU AMBIENTE. QUALIDADE E AR CONDICIONADO LINHA SPLIT 00485mn01.indd 1 O novo grau de conforto. 13/02/2015 14:20:24 Cassete Apresentação

Leia mais

UNEMAT Universidade do Estado de Mato Grosso. INSTALAÇÕES HIDRÁULICAS E PREDIAIS Professora: Engª Civil Silvia Romfim

UNEMAT Universidade do Estado de Mato Grosso. INSTALAÇÕES HIDRÁULICAS E PREDIAIS Professora: Engª Civil Silvia Romfim UNEMAT Universidade do Estado de Mato Grosso INSTALAÇÕES HIDRÁULICAS E PREDIAIS Professora: Engª Civil Silvia Romfim INSTALAÇÕES PREDIAIS DE ÁGUA QUENTE 2 Instalações de água quente Generalidades As instalações

Leia mais

OCHSNER FONTE DE CALOR AR. Evaporador Split VHS-M (Edição Millennium ) Página 1

OCHSNER FONTE DE CALOR AR. Evaporador Split VHS-M (Edição Millennium ) Página 1 FONTE DE CALOR AR Evaporador Split Eco Evaporador Split VHS Página 1 Evaporador Split VHS-M (Edição Millennium ) O calor do ambiente O ar exterior é a fonte de calor ideal se a água subterrânea ou o próprio

Leia mais

Setembro Sistemas Solares Junkers. Soluções completas para qualquer construção NOVO. Conforto para a vida

Setembro Sistemas Solares Junkers. Soluções completas para qualquer construção NOVO. Conforto para a vida Sistemas Solares Junkers Soluções completas para qualquer construção Setembro 2010 NOVO Conforto para a vida O que é a Energia Solar? A Energia Solar é a energia proveniente do sol, onde é produzida através

Leia mais

Sistema Multi-zonas Daikin

Sistema Multi-zonas Daikin Sistema Multi-zonas Daikin Aplicação residencial e comercial Gamas de produtos compatíveis Split, Multisplit, Sky Air e VRV FXDQ-A3 e FDXM-F3 FBA-A, ADEQ-C, FXSQ-A Bombas de calor: A solução para quem

Leia mais

Auditoria energética à escola noções teóricas

Auditoria energética à escola noções teóricas Auditoria energética à escola noções teóricas O consumo de energia é diferente de escola para escola dependendo da eficiência da gestão e do clima na zona onde a escola está inserida. Se compararmos os

Leia mais

Permutadores de Calor para Piscinas

Permutadores de Calor para Piscinas Permutadores de Calor para s TECNOLOGIA BOWMAN Líder Mundial em Tecnologia Permutadores Calor Permutadores de calor s Para Caldeiras, Painéis Solares e Bombas de calor PERFORMANCE NA TRANSFERÊNCIA DE CALOR

Leia mais

1 INSTALAÇÕES PREDIAIS DE ÁGUA FRIA

1 INSTALAÇÕES PREDIAIS DE ÁGUA FRIA CONTEÚDO 1 INSTALAÇÕES PREDIAIS DE ÁGUA FRIA... 17 Considerações gerais... 17 Partes constituintes de um sistema predial de água fria. 18 Entrada e fornecimento de água fria... 20 Medição de água individualizada...

Leia mais

CALOR & FRIO ALFÉA & PANAMÁ POUPANÇA & CONFORTO

CALOR & FRIO ALFÉA & PANAMÁ POUPANÇA & CONFORTO CALOR & FRIO ALFÉA & PANAMÁ POUPANÇA & CONFORTO APRESENTAMOS UMA SOLUÇÃO IDEAL PARA DESFRUTAR DO MÁXIMO CONFORTO TODO O ANO. E COM UMA POUPANÇA MÁXIMA. ALFÉA & PANAMÁ A COMBINAÇÃO PERFEITA PARA DESFRUTAR

Leia mais

TÉCNICO (A) INSTALADOR (A) DE SISTEMAS SOLARES TÉRMICOS

TÉCNICO (A) INSTALADOR (A) DE SISTEMAS SOLARES TÉRMICOS Programa TÉCNICO (A) INSTALADOR (A) DE SISTEMAS SOLARES TÉRMICOS Atribuição de CAP pela: Fundamentação Segundo o Protocolo de Quioto e a Directiva 2003/77/CE, até 2010, 39% da energia produzida em Portugal

Leia mais

Certificado Energético Edifício de Habitação IDENTIFICAÇÃO POSTAL. Morada AVENIDA BRASILIA, 46, 3º ESQ Localidade APELAÇÃO

Certificado Energético Edifício de Habitação IDENTIFICAÇÃO POSTAL. Morada AVENIDA BRASILIA, 46, 3º ESQ Localidade APELAÇÃO Válido até 05/02/2025 IDENTIFICAÇÃO POSTAL Morada AVENIDA BRASILIA, 46, 3º ESQ Localidade APELAÇÃO Freguesia CAMARATE, UNHOS E APELAÇÃO Concelho LOURES GPS 38.816247, -9.130431 IDENTIFICAÇÃO PREDIAL/FISCAL

Leia mais

Preço Qualidade Serviço profissional

Preço Qualidade Serviço profissional eficiência energética Preço Qualidade Serviço profissional www.thermowatt.pt VÁLVULAS DE ZONA Válvulas de zona desmontáveis: - Válvulas de zona Normalmente fechada em A...150 - Válvulas de zona Normalmente

Leia mais

Instalações Prediais Hidráulico-Sanitárias: Princípios Básicos para Elaboração de Projetos

Instalações Prediais Hidráulico-Sanitárias: Princípios Básicos para Elaboração de Projetos Instalações Prediais Hidráulico-Sanitárias: Princípios Básicos para Elaboração de Projetos 1 INSTALAÇÕES PREDIAIS DE ÁGUA FRIA Partes constituintes de um sistema predial de água fria Entrada e fornecimento

Leia mais

Caldeiras de gasóleo convencionais

Caldeiras de gasóleo convencionais Caldeiras de gasóleo convencionais Grupos térmicos de fundição Lidia Confort Plus Conforto em aquecimento e : os grupos térmicos Lidia GT e Lidia GTA integram uma eletrónica avançada que permite o controlo

Leia mais

Casa Eficiente d. Renovação de redes prediais de abastecimento e/ou de drenagem de águas

Casa Eficiente d. Renovação de redes prediais de abastecimento e/ou de drenagem de águas 8.d Renovação de redes prediais de abastecimento e/ou de drenagem de águas 1 2 FICHA TÉCNICA Título 8.d Renovação de redes prediais de abastecimento e/ou de drenagem de águas Coleção Casa Catálogo de soluções

Leia mais

2. O Sistema de Controlo Uponor

2. O Sistema de Controlo Uponor 2. O Sistema de Controlo Uponor O Sistema de Controlo Uponor é principalmente uma gestão completa para sistemas de climatização invisível. O conforto, a facilidade de utilização e o controlo de temperatura

Leia mais

Poupe entre 50% a 70% na sua factura

Poupe entre 50% a 70% na sua factura Energia da Natureza Aquecimento, Arrefecimento e Águas Quentes Poupe entre 50% a 70% na sua factura...tire maior partido da natureza que nos rodeia... Bombas de Calor de Subsolo 1. Apresentação do sistema;

Leia mais

ACUMULADORES DE ÁGUA FRESCA FS/2R

ACUMULADORES DE ÁGUA FRESCA FS/2R DESCRIÇÃO DO PRODUTO FS/2R Acumulador solar de água fresca com dois registos Acumulador combinado de elevada qualidade em aço (S 235 JR), para o modo de aquecimento e a preparação da água de serviço, em

Leia mais

Dados técnicos VITOSOL 111-F. N.º de referência e preços: Ver lista de preços

Dados técnicos VITOSOL 111-F. N.º de referência e preços: Ver lista de preços VIESMANN VITOSOL 111-F Sistema de energia solar termossifão com coletores planos e depósito acumulador de água quente sanitária para produção de AQS a partir de energia solar Dados técnicos N.º de referência

Leia mais

Procura soluções de qualidade superior para a movimentação de cargas pesadas?

Procura soluções de qualidade superior para a movimentação de cargas pesadas? Procura soluções de qualidade superior para a movimentação de cargas pesadas? Nós apresentamos-lhe empilhadores confortáveis a diesel/gás com uma capacidade de carga de 6000 a 9000 kg. Ofereça aos seus

Leia mais

Guia de produto. A escolha do melhor produto para cada aplicação

Guia de produto. A escolha do melhor produto para cada aplicação Ventilação Unidades de Tratamento de Ar Difusão Segurança contra Incêndio Chillers e bombas de calor Guia de produto A escolha do melhor produto para cada aplicação Guia de produto A escolha do melhor

Leia mais

outubro 2018 Sistemas Solares Térmicos Junkers Painéis Solares e Termossifões Água quente e apoio para aquecimento

outubro 2018 Sistemas Solares Térmicos Junkers Painéis Solares e Termossifões Água quente e apoio para aquecimento outubro 2018 Sistemas Solares Térmicos Junkers Painéis Solares e Termossifões Água quente e apoio para aquecimento www.junkers.pt Sistemas solares térmicos Junkers A marca Junkers é líder em água quente

Leia mais

VENTILAÇÃO NATURAL Museu das Termas Romanas de Chaves

VENTILAÇÃO NATURAL Museu das Termas Romanas de Chaves 18. as JORNADAS DE CLIMATIZAÇÃO Reabilitação energética de edifícios em cenários de alterações climáticas VENTILAÇÃO NATURAL Museu das Termas Romanas de Chaves Armando Pinto apinto@lnec.pt Lisboa, Ordem

Leia mais

Curso de Certificação de Projetista de Térmica- REH

Curso de Certificação de Projetista de Térmica- REH Nome: TODAS AS RESPOSTAS DEVERÃO SER JUSTIFICADAS Grupo 1 (7,5 valores) Considere as peças desenhadas anexas correspondentes ao projeto de uma moradia a construir no concelho de Cascais, a uma altitude

Leia mais

ENDEREÇO DA OBRA: RUA ALEXANDRE SCHLEMM, 254, BUCAREIN JOINVILLE/SC PROPRIETÁRIO: SUR 89 HISPANO-BRASIL EMPREENDIMENTOS IMOBILIARIOS LTDA.

ENDEREÇO DA OBRA: RUA ALEXANDRE SCHLEMM, 254, BUCAREIN JOINVILLE/SC PROPRIETÁRIO: SUR 89 HISPANO-BRASIL EMPREENDIMENTOS IMOBILIARIOS LTDA. P R O J E T O T E L E F Ô N I C O M E M O R I A L D E S C R I T I V O EDIFICAÇÃO: EDIFÍCIO RESIDENCIAL SOLARIUM DE IBIZA ENDEREÇO DA OBRA: RUA ALEXANDRE SCHLEMM, 254, BUCAREIN JOINVILLE/SC PROPRIETÁRIO:

Leia mais

TM-182 REFRIGERAÇÃ ÇÃO O E CLIMATIZAÇÃ ÇÃO. Prof. Dr. Rudmar Serafim Matos

TM-182 REFRIGERAÇÃ ÇÃO O E CLIMATIZAÇÃ ÇÃO. Prof. Dr. Rudmar Serafim Matos Universidade Federal do Paraná Setor de Tecnologia Departamento de Engenharia Mecânica TM-182 REFRIGERAÇÃ ÇÃO O E CLIMATIZAÇÃ ÇÃO Prof. Dr. Rudmar Serafim Matos A distribuição de ar aos diversos ambientes

Leia mais

ACUMULADORES DE ÁGUA FRESCA FS/WP

ACUMULADORES DE ÁGUA FRESCA FS/WP DESCRIÇÃO DO PRODUTO FS/WP Acumulador de água fresca para bomba de calor Acumulador combinado simples em aço (S 235 JR), para o modo de aquecimento e a preparação da água de serviço, em conjunto com uma

Leia mais

A normalização e a Eficiência Energética no Projeto. Eng Mário Sérgio Almeida

A normalização e a Eficiência Energética no Projeto. Eng Mário Sérgio Almeida A normalização e a Eficiência Energética no Projeto Eng Mário Sérgio Almeida DNPC Departamento Nacional de Empresas Projetistas e Consultores 3 Norma em consulta pública ABNT NBR 7256 Tratamento de ar

Leia mais

Indicador do comportamento térmico passivo de habitações: Inverno

Indicador do comportamento térmico passivo de habitações: Inverno Eficiência Energética e Comportamento Passivo dos Edifícios Indicador do comportamento térmico passivo de habitações: Inverno Armando Pinto Laboratório Nacional de Engenharia Civil apinto@lnec.pt Ponto

Leia mais

Neodens Plus 24/24 F ECO 28/28 F ECO 24/24 F (6) 28/28 F (6)

Neodens Plus 24/24 F ECO 28/28 F ECO 24/24 F (6) 28/28 F (6) Neodens Plus A+ (5) A+++/XL Caldeiras estanques mistas instantâneas: serviços de Água Quente Sanitária (AQS) e em 2 potências disponíveis. Compatíveis com gás natural e gás propano. Dimensões compactas:

Leia mais

Dep. Ar Condicionado 1 Fechar Catálogo

Dep. Ar Condicionado 1 Fechar   Catálogo 1 Mapa de Apresentação Conforto térmico Climatização Remoção de cargas térmicas Equilíbrio de sistemas hidráulicos Sistemas de distribuição de água Ar ou Água? Equilíbrio dinâmico de sistemas hidráulicos

Leia mais

Anexo A Dimensionamento

Anexo A Dimensionamento Anexo A Dimensionamento A.1. Cálculo das Potências de Aquecimento e Arrefecimento O cálculo das potências de aquecimento (ambiente e/ou águas quentes sanitárias) e arrefecimento é da inteira responsabilidade

Leia mais

Engº J. Jorge Chaguri Jr. Sistema de aquecimento solar de água em circuito direto ABNT NBR 15569: 2008

Engº J. Jorge Chaguri Jr. Sistema de aquecimento solar de água em circuito direto ABNT NBR 15569: 2008 Engº J. Jorge Chaguri Jr Sistema de aquecimento solar de água em circuito direto ABNT NBR 15569: 2008 Introdução Apresentação 1 Conceito das Norma instalações 2A 3Questões A Norma aplicada 1 Conceito das

Leia mais

Sistemas de Aquecimento Solar COLETORES SOLARES

Sistemas de Aquecimento Solar COLETORES SOLARES Sistemas de Aquecimento Solar Qualidade e normas Aquecimento solar no Brasil Início mercado: 70 s Mercado crescido nos anos 80 Alguns fabricantes, projetistas e instaladores sem capacitação Descrédito

Leia mais

Casa Eficiente g. Intervenção nas redes prediais de abastecimento e de drenagem que promovam a eficiência energética

Casa Eficiente g. Intervenção nas redes prediais de abastecimento e de drenagem que promovam a eficiência energética 6.g Intervenção nas redes prediais de abastecimento e de drenagem que promovam a eficiência energética 1 2 FICHA TÉCNICA Título Coleção Edição Autoria 6.g Intervenção nas redes prediais de abastecimento

Leia mais

Água Quente Sanitária. Climatização Passiva. Aquecimento e Arrefecimento. Aquecimento

Água Quente Sanitária. Climatização Passiva. Aquecimento e Arrefecimento. Aquecimento Água Quente Sanitária Climatização Passiva Aquecimento e Arrefecimento Aquecimento A Geotermia Vertical consiste na instalação de sondas geotérmicas para a captação de energia térmica em furos até 200

Leia mais

TM-182 REFRIGERAÇÃO E CLIMATIZAÇÃO

TM-182 REFRIGERAÇÃO E CLIMATIZAÇÃO Universidade Federal do Paraná Setor de Tecnologia Departamento de Engenharia Mecânica TM-182 REFRIGERAÇÃO E CLIMATIZAÇÃO Prof. Dr. Rudmar Serafim Matos A distribuição de ar aos diversos ambientes a serem

Leia mais

ACUMULADORES DE ÁGUA FRESCA FS/1R

ACUMULADORES DE ÁGUA FRESCA FS/1R DESCRIÇÃO DO PRODUTO FS/1R Acumulador solar de água fresca com um registo Acumulador combinado simples em aço (S 235 JR), para o modo de aquecimento e a preparação da água de serviço, em conjunto com uma

Leia mais

Discreto e moderno Muito estilo em apenas 13cm de espessura Conforto preciso e versátil Avançada tecnologia

Discreto e moderno Muito estilo em apenas 13cm de espessura Conforto preciso e versátil Avançada tecnologia Discreto e moderno A gama de ventilo-convectores Eolos Slim adapta-se às modernas exigências do conforto doméstico com reduzidas dimensões, constituindo uma alternativa aos tradicionais radiadores e aos

Leia mais

Qualidade em Instalações de Aquecimento Solar. Boas práticas.

Qualidade em Instalações de Aquecimento Solar. Boas práticas. Qualidade em Instalações de Aquecimento Solar Boas práticas O sistema de aquecimento solar e seus componentes O que é sistema de aquecimento solar (SAS) A ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas)

Leia mais

Colector OPC 10 / OPC 15 / DRC 10

Colector OPC 10 / OPC 15 / DRC 10 Colector OPC 10 / OPC 15 / DRC 10 OPC Colector Parabólico Optimizado, ou seja, mais adequado e optimizado para as radiações directas e produz 1500 wh. DRC Colector Radiações Difusas, ou seja, mais adequado

Leia mais

NBR 13103:2011. Instalação de aparelhos a gás para uso residencial - Requisitos. Eng Luiz Felipe Amorim

NBR 13103:2011. Instalação de aparelhos a gás para uso residencial - Requisitos. Eng Luiz Felipe Amorim NBR 13103:2011 Instalação de aparelhos a gás para uso residencial - Requisitos Eng Luiz Felipe Amorim Concentração de CO x tempo de aspiração Objetivos da Norma Aplicação da Norma Projetista x Norma Condições

Leia mais

CALDEIRAS Winter 201 5

CALDEIRAS Winter 201 5 CALDEIRAS 201 Winter 5 30 CALDEIRAS COMPACTAS 31 CALDEIRAS COMPACTAS SZM A nova gama de caldeiras compactas Solzaima foi desenvolvida utilizando as mais modernas tecnologias e integra componentes de elevada

Leia mais

ENERGIA SOLAR E AQUECIMENTO EM EDIFÍCIOS

ENERGIA SOLAR E AQUECIMENTO EM EDIFÍCIOS ENERGIA SOLAR E AQUECIMENTO EM EDIFÍCIOS Maio de 2006 enquadramento legal / regulamentar publicada recentemente nova legislação há muito aguardada enquadramento legal / regulamentar... SCE Dec. Lei nº

Leia mais

Colector sobre telhado SKR500/SKR500L.

Colector sobre telhado SKR500/SKR500L. Colector sobre telhado SKR500/SKR500L www.sonnenkraft.pt Colector sobre telhado O colector SONNENKRAFT, completamente novo e exclusivo, combina a mais moderna tecnologia e um know-how comprovado. O SKR500

Leia mais

Forma de fornecimento

Forma de fornecimento Combustível gasóleo Grupos térmicos de fundição. Linha branca LAIA GTI e GTIF CONFORT Grupos Térmicos de fundição, de.000 kcal/h de potência, para instalações de Aquecimento Central por água quente até

Leia mais

LOTUS NEOS 90 LT SALAMANDRAS DE ÁGUA A PELLETS SALAMANDRAS DE ÁGUA A PELLETS SISTEMA DE VENTILAÇÃO INOVADOR 4.500, ,00

LOTUS NEOS 90 LT SALAMANDRAS DE ÁGUA A PELLETS SALAMANDRAS DE ÁGUA A PELLETS SISTEMA DE VENTILAÇÃO INOVADOR 4.500, ,00 SALAMANDRAS DE ÁGUA A PELLETS SISTEMA DE VENTILAÇÃO INOVADOR Saída de Ar Quente LOTUS Potência Nominal Potência Água Potência Ar Consumo Pellets /h Capacidade Silo Pressão Máxima 24,8 22,7 2,1 91,6 1,2-5,2

Leia mais

Curso de Certificação de Projetista de Térmica- REH

Curso de Certificação de Projetista de Térmica- REH Nome: TODAS AS RESPOSTAS DEVERÃO SER JUSTIFICADAS Grupo 1 (7,5 valores) Considere as peças desenhadas anexas correspondentes ao projeto de uma moradia a construir no concelho de Alcochete, a uma altitude

Leia mais

Sistemas solares térmicos combinados para aquecimento, arrefecimento e produção de AQS MERGE. Duarte Nuno Martins Viegas

Sistemas solares térmicos combinados para aquecimento, arrefecimento e produção de AQS MERGE. Duarte Nuno Martins Viegas 1 CLIMATIZAÇÃO 11 580,21 1.1 PAVIMENTO RADIANTE HIDRAULICO 1.1.1 Filme de polietileno. m² 118,00 1,09 128,62 1.1.2 Banda de espuma de polietileno (PE), de 150x10 mm. m 70,80 1,94 137,35 1.1.3 Painel porta-tubos

Leia mais

RADIADORES E TOALHEIROS

RADIADORES E TOALHEIROS RADIADORES E TOALHEIROS Índice A parte visível de um sistema de aquecimento central 03 Gama Elegance 04 Gama Jazz 05 Válvulas e Cabeças Termostáticas 06 Dimensões e Atravancamentos 07 Dados técnicos 07

Leia mais

Em Harmonia com a arquitectura do seu edifício

Em Harmonia com a arquitectura do seu edifício Em Harmonia com a arquitectura do seu edifício Índice 1. Equipamentos Tradicionais 2. Tecnologia Sunaitec 3. Soluções 4. Vantagens 5. Projetos I&D 6. Portfólio 7. Características e Dimensões 1. Equipamentos

Leia mais

Ficha de Inscrição Cursos de Formação 2016

Ficha de Inscrição Cursos de Formação 2016 PROGRAMA DE FORMAÇÃO 2016 Ficha de Inscrição Cursos de Formação 2016 Para que a proposta de inscrição nos Cursos de Formação da Vulcano seja válida, é obrigatório o preenchimento de todos os campos de

Leia mais

A importância da ABNT NBR e a QUALIDADE DO AR INTERIOR

A importância da ABNT NBR e a QUALIDADE DO AR INTERIOR A importância da ABNT NBR 16401-1 e a QUALIDADE DO AR INTERIOR Validade: a partir de 04 / set / 2.008 NBR 16401-1 Projetos e Instalações NBR 16401-2 Parâmetros de Conforto Térmico NBR 16401-3 Qualidade

Leia mais

Eficiência Energética No Hospital de Santa Maria. Carlos Duarte

Eficiência Energética No Hospital de Santa Maria. Carlos Duarte Eficiência Energética No Hospital de Santa Maria Carlos Duarte 8 Maio 2017 O Hospital de Santa Maria Inicialmente com o nome de Hospital Escolar de Lisboa, o Hospital de Santa Maria foi projetado em 1938

Leia mais

Tecnologias de Acesso Plataforma Elevatória por Cremalheira Engº Rafael Thalheimer

Tecnologias de Acesso Plataforma Elevatória por Cremalheira Engº Rafael Thalheimer Tecnologias de Acesso Plataforma Elevatória por Cremalheira Engº Rafael Thalheimer 1) DESCRIÇÃO DO EQUIPAMENTO A plataforma elevatória por cremalheira está baseada no princípio de transmissão através de

Leia mais

Sistemas de piso radiante para a construção e renovação de edifícios

Sistemas de piso radiante para a construção e renovação de edifícios Sistemas de piso radiante para a construção e renovação de edifícios Aquecimento regenerativo no inverno e arrefecimento no verão. Os sistemas de piso radiante ROTEX proporcionam conforto durante todo

Leia mais

S O L U Ç Õ E S D E Á G U A Q U E N T E

S O L U Ç Õ E S D E Á G U A Q U E N T E TERMOACUMULADORES A GÁS S O L U Ç Õ E S D E Á G U A Q U E N T E TERMOACUMULADORES A GÁS: GAMA S Água quente em simultâneo Fiabilidade e Economia Existem várias situações em que pode ser necessário fornecer

Leia mais

Caldeira mural a gás EUROLINE

Caldeira mural a gás EUROLINE Caldeira mural a gás EUROLINE ZS 23 AE 23 ZW 23 AE 23 ZS 23 AE 31 ZW 23 AE 31 JS Arranque 5 Arranque Fig. 29 8 Termómetro 8.1 Manómetro 27 Purgador automático 38 Válvula de enchimento (ZW) 43 Circuito

Leia mais

PERMUTADOR DE PLACAS TP3

PERMUTADOR DE PLACAS TP3 PERMUTADOR DE PLACAS TP3 LABORATÓRIOS DE ENGENHARIA QUÍMICA I (2009/2010 1. Objectivos Determinação de coeficientes globais de transferência de calor num permutador de calor de placas. Cálculo da eficiência

Leia mais

Pleno. Sistema de controle de pressão e reposição de água Dispositivo de monitoramento e manutenção da pressão

Pleno. Sistema de controle de pressão e reposição de água Dispositivo de monitoramento e manutenção da pressão Pleno Sistema de controle de pressão e reposição de água Dispositivo de monitoramento e manutenção da pressão IMI PNEUMATEX / Pressurização / Pleno Pleno Dispositivo de monitoramento e manutenção da pressão

Leia mais

Calle Dali 2, E-18690 Almuñecar / Spain Web: www.rbm-baumat.es Mail: info@rbm-baumat.es TELHAS SOLARES: GERAR E POUPAR ENERGIA NUM SÓ SISTEMA

Calle Dali 2, E-18690 Almuñecar / Spain Web: www.rbm-baumat.es Mail: info@rbm-baumat.es TELHAS SOLARES: GERAR E POUPAR ENERGIA NUM SÓ SISTEMA Calle Dali 2, E-18690 Almuñecar / Spain Web: www.rbm-baumat.es Mail: info@rbm-baumat.es TELHAS SOLARES: GERAR E POUPAR ENERGIA NUM SÓ SISTEMA GERAR ENERGIA COM A energia solar é infinita e gratuita. FOTOVOLTAICO

Leia mais

ASSUNTOS MAIS COBRADOS NO ENEM. Não-Renováveis FONTES DE ENERGIAS

ASSUNTOS MAIS COBRADOS NO ENEM. Não-Renováveis FONTES DE ENERGIAS Natureza: Aluno(a): FONTES DE ENERGIA TEMAS PARA O ENEM Turma: Professor(a): Augusto Melo Ano: 3 o EM Nº Questões: 5 Data: 27/03/13 ASSUNTOS MAIS COBRADOS NO ENEM Não-Renováveis FONTES DE ENERGIAS Energia

Leia mais

soluções +eficientes de reabilitação de edifícios sistemas de renovação +sustentáveis sistemas energéticos +verdes Um edifício +sustentável.

soluções +eficientes de reabilitação de edifícios sistemas de renovação +sustentáveis sistemas energéticos +verdes Um edifício +sustentável. APRESENTAÇÃO A Reabilitação Sustentável é um serviço que agrega o know-how, os recursos, e a experiência das diversas áreas de atividade da Sotecnisol. A Sotecisol apresenta ao mercado uma oferta inovadora

Leia mais

TECNOLOGIA DE EDIFÍCIOS

TECNOLOGIA DE EDIFÍCIOS Universidade do Algarve Escola Superior de Tecnologia TECNOLOGIA DE EDIFÍCIOS REDES PREDIAIS DE DRENAGEM DE ÁGUAS RESIDUAIS DOMÉSTICAS António Morgado André UAlg-EST-ADEC aandre@ualg.pt 1 Noções Básicas

Leia mais

"A nova legislação do desempenho energético dos edifícios

A nova legislação do desempenho energético dos edifícios XI SIMPÓSIO LUSO-ALEMÂO DE ENERGIA "A nova legislação do desempenho energético dos edifícios Lisboa, 26 de maio 2014 ADENE Pedro Mateus A nova regulamentação de eficiência energética em edifícios 1. Sistema

Leia mais

Águas sanitárias em balneários de recintos desportivos, de estabelecimentos sociais, empresariais e de ensino

Águas sanitárias em balneários de recintos desportivos, de estabelecimentos sociais, empresariais e de ensino Departamento de Saúde Pública Águas sanitárias em balneários de recintos desportivos, de estabelecimentos sociais, empresariais e de ensino Entidade: a) desportiva b) social c) ensino d) campismo e) outra

Leia mais

Caldeiras murais de condensação a gás. Platinum Compact

Caldeiras murais de condensação a gás. Platinum Compact Caldeiras a gás Caldeiras murais de condensação a gás Platinum Compact A+ Aquecimento (5) Caldeiras estanques mistas instantâneas: serviços de Água Quente Sanitária (AQS) e Aquecimento em 2 potências disponíveis.

Leia mais

Prof. George Sand L. A. De França

Prof. George Sand L. A. De França CALOR INTERNO DA TERRA: Fontes de calor no interior da Terra; Fluxo de calor interno e Distribuição de temperatura no interior da Terra. Prof. George Sand L. A. De França Introdução Fontes de calor do

Leia mais

ENERSOLAR Proposta de Trabalho e Experiência. Eng. Leonardo Chamone Cardoso

ENERSOLAR Proposta de Trabalho e Experiência. Eng. Leonardo Chamone Cardoso ENERSOLAR 2015 Proposta de Trabalho e Experiência Eng. Leonardo Chamone Cardoso Diferenciação Diferenciação Procuramos clientes que, além de se preocuparem com melhor custo benefício, procuram por produtos

Leia mais

UTA s de baixo perfil EFAPLUG

UTA s de baixo perfil EFAPLUG UTA s de baixo perfil EFAPLUG -Unidade de baixo perfil 4mm -Duplo painel com isolamento de 25mm -Filtro lavável e substituível -Sector terciário, escritórios, hospitais, hotéis, etc -Instalação no interior

Leia mais

série DF-48 Difusores esféricos de largo alcance

série DF-48 Difusores esféricos de largo alcance série DF-48 Difusores esféricos de largo alcance www.koolair.com DF-48 1 ÍNDICE Difusor esférico DF-48 2 Dimensões 3 Quadro de selecção DF-48 4 Gráficos de selecção e correcção 5 Simbologia 16 2 DF-48

Leia mais

Linhas de Pesquisa ENGENHARIAS III

Linhas de Pesquisa ENGENHARIAS III Projeto Isolado Descrição: de Projetos Isolados. Avaliação dos Efeitos de Pressão e Turbulência em Peixes. Avaliação numérica para otimização do sistema de distribuição de um sistema de aquecimento solar

Leia mais

Programa CURSO DE RENOVAÇÃO DE CAP TÉCNICO (A) INSTALADOR (A) DE SISTEMAS SOLARES TÉRMICOS

Programa CURSO DE RENOVAÇÃO DE CAP TÉCNICO (A) INSTALADOR (A) DE SISTEMAS SOLARES TÉRMICOS Programa CURSO DE RENOVAÇÃO DE CAP TÉCNICO (A) INSTALADOR (A) DE SISTEMAS SOLARES TÉRMICOS Enquadramento De acordo com o artigo 14º da Portaria 1451/2004, a renovação do CAP (Certificado de Aptidão Profissional)

Leia mais

Saiba mais sobre. Recuperadores de Calor. e Salamandras

Saiba mais sobre. Recuperadores de Calor. e Salamandras Saiba mais sobre Recuperadores de Calor e Salamandras 1 A BIOMASSA É UTILIZADA NAS CASAS PORTUGUESAS PARA AQUECIMENTO AMBIENTE E PRODUÇÃO DE ÁGUA QUENTE ENQUADRAMENTO DE ACORDO COM O INQUÉRITO AO CONSUMO

Leia mais

Temperatura, calor e processos de transmissão de calor

Temperatura, calor e processos de transmissão de calor REVISÃO ENEM Temperatura, calor e processos de transmissão de calor TEMPERATURA Temperatura é a grandeza física escalar que nos permite avaliar o grau de agitação das moléculas. Quanto maior for o grau

Leia mais

Ao proporcionar esse tipo de informação a COMGÁS reafirma o seu compromisso com a segurança e a qualidade das instalações de gás.

Ao proporcionar esse tipo de informação a COMGÁS reafirma o seu compromisso com a segurança e a qualidade das instalações de gás. Março / 2014 Introdução Muito além do que fornecer o gás natural aos seus clientes, a COMGÁS se preocupa em oferecer orientação sobre os procedimentos para projeto e execução das instalações internas de

Leia mais

MANUAL DA BOMBA DE CALOR

MANUAL DA BOMBA DE CALOR MANUAL DA BOMBA DE CALOR Novembro de 2012 Índice 1. Nomenclatura... 2 2. Regras básicas na realização da experiência... 3 3. Objectivos Experiência... 4 4. Descrição da instalação... 5 4.1. Painel Solar

Leia mais

ACUMULADORES DE CAMADAS PRO-HEAT

ACUMULADORES DE CAMADAS PRO-HEAT ACUMULADOES DE CAMADAS PO-HEAT DESCIÇÃO DO PODUTO DADOS TÉCNICOS Acumulador de camadas Pro-Heat com conexão do permutador de esfera Acumulador de camadas de alta qualidade, em aço (S 235 J), para o modo

Leia mais