Novos Cursos 2015 Cursos Veja aqui

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Novos Cursos 2015 Cursos Veja aqui"

Transcrição

1 Novos Cursos 2015 Veja aqui

2 Cursos Outubro Novembro 2015 Inscreva-se aqui

3 FORMAÇÃO UPONOR CURSO:

4 Curso em Montagem do Sistema de Autofixação por Chão Radiante Curso específico baseado no Sistema de Autofixação para instalações de Climatização Invisível Uponor e nos sistemas que complementam o seu bom funcionamento. São trabalhados diferentes casos teóricos sobre o sistema, como a montagem, a regulação e controlo, os esquemas de princípio e a estimativa de materiais. Desta forma no final do curso o aluno obterá os conhecimentos necessários para a instalação dos Sistemas de Autofixação Uponor, para instalações de Climatização Invisível por chão radiante. Fundamentos da Climatização Invisível. o Princípio de funcionamento. o Tipos de sistemas e componentes. Sistema de Autofixação Uponor para Climatização Invisível. o Definição de componentes. Sistemas de Regulação e Controlo Termostático. Centralina C-46. Esquemas de princípio. Estimativa de materiais e orçamento online Dotar os alunos dos conhecimentos necessários, para conseguirem Especializar-se no Sistema de Autofixação Uponor para instalaciones de Climatização Invisível. Todos os alunos que superem os conteúdos teóricos e práticos obtêm um cartão que os certifica como Instalador Uponor no Sistema de Autofixação por chão radiante, que será enviado uns dias depois do final do curso. Instaladores de canalização e aquecimento. Instaladores de climatização. Encarregados de obra. Elementos de equipas de manutenção de instalações residenciais e não residenciais. Estudantes de ciclos formativos dentro do setor. METODOLOGIA: Interativa e participativa por parte do aluno. Aplicação de casos práticos e problemas reais. FORMADORES: Técnicos da Uponor Academy especialistas em sistemas de Climatização Invisível. DURAÇÃO: 5 horas letivas.

5 Curso de montagem de Sistemas Uponor em obra Curso específico baseado nos sistemas de Climatização Invisível Uponor e Sistema Q&E, orientados ao mercado das Instalações Especiais dentro do setor residencial. São trabalhados diferentes casos práticos dos sistemas, como a montagem de instalações, regulação e controlo, arranque de sistemas e interpretação de plantas. Desta forma no final do curso, o aluno obterá os conhecimentos necessários para a instalação dos sistemas Uponor. Apresentação e introdução. Inspeção visual da instalação. Interpretação de plantas. Marcação dos locais dos componentes da instalação. Canalização: o Montagem do sistema Aqua Pipe + Q&E. o Montagem do sistema Uni Pipe + M-press. o Ensaio de estanqueidade conforme a norma. UNE ENV Sistema de Climatização Invisível por chão radiante: o Tubos, painéis portatubos e fita perimetral. o Coletores. o Sistemas de regulação e controlo. o Funcionalidades do sistema de controlo, parâmetros de funcionamento. o Ensaio de pressão conforme a norma. UNE EN Transmitir aos alunos todos os conhecimentos básicos referentes aos sistemas Uponor para Climatização Invisível e canalizações para a sua instalação em obra. No final do curso, os alunos aptos obtêm um Cartão de Instalador Especialista Uponor. Instaladores de sistemas de canalização e aquecimento. Instaladores de sistemas de climatização. Instaladores no setor das renovações. Encarregados de obra. METODOLOGIA: Aplicação de casos práticos e problemas reais. FORMADORES: Técnicos da Uponor Academy especialistas nos sistemas Uponor. DURAÇÃO: Em função do tipo de instalação. LOCAL DE CELEBRAÇÃO: Obras adjudicadas com Sistemas Uponor.

6 Curso de Especialista em Sistemas de Climatização Invisível por Teto Radiante Curso específico baseado nos sistemas de Climatização Invisível por Teto Uponor e nos sistemas que complementam o seu bom funcionamento. Abordar-se-á diferentes casos práticos dos sistemas, montagem de instalações, regulação e controlo, arranque dos sistemas, interpretação de plantas e estimativa de materiais e os sistemas de última tecnología baseados em energias renováveis que ajudam a melhorar a rentabilidade dos sistemas. Desta forma no final do curso o aluno obterá os conhecimentos necessários para a certificação como Técnico Especialista em sistemas de Climatização Invisível por Teto Radiante. Apresentação e boas-vindas. Tipos de elementos terminais de climatização. o Radiadores. o Splits. o Fan-Coils. o Unidades de Tratamento de Ar UTA. o Sistemas de Climatização Invisível por teto radiante. Melhora do Conforto Térmico com sistemas de teto radiante. EN ISO 7730 Poupança de energia com sistemas de teto radiante. o Temperatura Operativa. o Melhoria do rendimento das fontes térmicas. Norma sobre sistemas radiantes. EN Sistemas de Climatização Invisível por teto radiante: o Uponor Comfort Panel. o Uponor Teporis. Linhas de distribuição. o Por Coletores. o Retorno Invertido. o Sistema a quatro tubos. Exemplo de projeto. o Comfort Panel. Ferramenta de desenho e estimativa de materiais. o Uponor Teporis. Workshop prático. Dotar os alunos de conhecimentos necessários, para obter técnicos especialistas de Climatização Invisível. Todos os alunos aptos obterão um diploma e um cartão Uponor que lhes certifica como técnicos especialistas em Climatização Invisível, que será enviado uns dias depois do final do curso. Instaladores de sistemas canalização e de aquecimento. Instaladores de sistemas de climatização. Diretores de obra Encarregados de construção civil. Equipas de manutenção de instalações residenciais e não residenciais. METODOLOGIA: Interativa e participativa por parte do aluno. Aplicação de casos práticos e problemas reais. FORMADORES: Técnicos de formação especialistas em sistemas de climatização.

7 DURAÇÃO: 6 horas letivas. Cliente através do mail atencao.cliente@uponor.com ou pelo telefone que aparece abaixo.

8 Curso de Especialista em Sistemas para Canalização e Aquecimento Curso específico baseado nos sistemas para instalações de canalização e aquecimento Uponor. São trabalhados os diferentes tipos de tubos, acessórios e sistemas de união em função do tipo de aplicação. Através de diferentes casos práticos de instalações realizar-se-á o cálculo e o dimensionamento, a estimativa de materiais, a simulação de montagem de uma instalação, o ensaio para arranque da instalação e vamos estudar as normas existentes que se devem cumprir neste tipo de instalações. Desta forma no final do curso o aluno obterá os conhecimentos necessários para a instalação de sistemas de canalização e aquecimento. Apresentação e introdução. Conhecimentos gerais em aplicações de hidráulica. Simbología dos elementos de uma instalação (válvulas, grupos de pressão, etc.) o Cálculo de diâmetros de tubos condutores, velocidades de fluidos, golpes de ariete, rugosidade. o Unidades de pressão, perdas de carga, coeficientes de simultaneidade e cálculo de caudais. o Interpretação de diagramas (curvas de regressão, nomogramas de dimensionamento, etc.) Sistemas de canalização e aquecimento para instalações embutidas. o Tubos Uponor Aqua Pipe e Uponor Radi Pipe. o Sistema de união Q&E. Características, acessórios e montagem. o Sistema de união RTM. Características, acessórios e montagem. Sistemas de canalização e aquecimento para Instalações à vista. o Tubos Uponor Uni Pipe Plus; Metallic Pipe Plus e MLCP o Sistema de união Serie M. Características, acessórios e montagem. o Sistema de união RTM. Características, acessórios e montagem. Sistema de união para grandes diâmetros. Normas. Uponor com o D.R. nº 23/95 e EN 806. Tubos pré-isolados. Uponor ECOFLEX. o Características, acessórios e montagem. Caso prático sobre uma casa tipo. Dotar os alunos dos conhecimentos necessários, para serem técnicos especialistas de sistemas para canalização e aquecimento. Todos os alunos aptos obtêm um diploma e um cartão Uponor que lhes certifica como técnicos especialistas em sistemas de canalização e aquecimento, que lhe será enviado uns dias depois do final do curso. Instaladores de sistemas de canalização e aquceimento. Encarregados de obra. Elementos de equipas de manutenção de instalações residenciais e não residenciais. Estudantes de ciclos formativos dentro do setor.

9 METODOLOGIA: Interativa e participativa por parte do aluno. Aplicação de casos práticos e problemas reais. FORMADORES: Técnicos de formação especialistas em sistemas de canalização e aquecimento. DURAÇÃO: 5 horas letivas.

10 Curso em Sistemas para a renovação de casas Curso específico baseado nos sistemas de Climatização Invisível, Canalização e Aquecimento, orientados ao mercado da reabilitação dentro do setor residencial. São trabalhados diferentes casos práticos dos sistemas, como a montagem de instalações, regulação e controlo dos sistemas CI e estimativas de materiais. Desta forma no final do curso, o aluno obterá os conhecimentos necessários para a instalação de sistemas Uponor para o mercado da renovação de casas. Apresentação e introdução. Fundamentos da Climatização Invisível. Montagem dos sistemas de Climatização Invisível para a renovação de casas. o Renovação total. o Renovação parcial. o Regulação e controlo dos sistemas. Sistemas de canalização e aquecimento: o Sistema de união Uponor Q&E. o Sistema de união RTM. Estimativa de materiais online para projetos de renovação. Transmitir aos alunos todos os conhecimentos básicos referentes aos sistemas Uponor para Climatização Invisível, canalização e aquecimento, para o mercado da reabilitação. Todos os alunos que superem os conteúdos teóricos e práticos obtêm um cartão que lhes certifica como Instalador de sistemas Uponor para a reabilitação, que será enviado uns dias depois do final do curso. Instaladores de sistemas para canalização e aquecimento. Instaladores de sistemas de climatização. Instaladores dedicados à reabilitação. Encarregados de obra. METODOLOGIA: Interativa e participativa por parte do aluno. Aplicação de casos práticos e problemas reais. FORMADORES: Técnicos da Uponor Academy especialistas em sistemas Uponor para renovação de casas. DURAÇÃO: 5 horas letivas com coffee-break. Se está interessado em receber esta formação só têm que contactar com o nosso Departamento de Atenção ao

11 Curso Avançado de Regulação e Controlo para Instalações de Climatização Invisível Curso baseado nos sistemas de Controlo Uponor. São trabalhados diferentes casos práticos dos sistemas, como a montagem da regulação e controlo, arranque do sistema e estimativa de materiais. Os sistemas de última tecnologia baseados na eficiencia energética que ajudam a melhorar a rentabilidade dos sistemas. Desta forma no final do curso o aluno obtem os conhecimentos necessários para a certificação como Técnico Especialista em Sistemas de Regulação e Controlo Uponor. Apresentação e introdução. Fundamentos da Climatização Invisível. o Esquemas de princípio. Fontes de energia e elementos hidráulicos. Elementos de regulação e controlo com base na temperatura de impulsão de água. o Grupos de impulsão. Modo aquecimento. Modo aquecimento-refrigeração. o Centralina C-46. Componentes (sondas, válvulas, atuadores e outros elementos). Configuração de parâmetros. Elementos de regulação e controlo termostático. o Sistemas por cabo. Definição de componentes (unidades base, termóstatos e programadores). Definição de parêmetros e esquemas elétricos. o Sistemas por rádio. Radio Control System. Definição de componentes (unidades base, termóstatos e programadores). Definição de parâmetros e esquemas elétricos. Módulo para controlo domótico. Media Coupler.. Dotar os alunos dos conhecimentos necessários, para serem técnicos especialistas nos sistemas de Regulação e Controlo da Uponor. Todos os alunos que superem os conteúdos teóricos e práticos obtêm um cartão que lhes certifica como técnicos especialistas em Regulação e Controlo da Uponor, que será enviado uns dias depois do final do curso. Instaladores de chão, teto e paredes radiantes. Encarregados de obra. Elementos de equipas de manutenção de instalações residenciais e não residenciais. METODOLOGIA: Interativa e participativa por parte do aluno. Aplicação de casos práticos e problemas reais. FORMADORES: Técnicos de formação especialistas em sistemas de climatização pertencentes à Uponor Academy. DURAÇÃO: 5 horas letivas com Coffee-break.

12 Curso específico sobre os passos a seguir quando se realiza o cálculo e dimensionamento de uma instalação de Climatização Invisível por chão radiante. Neste curso são analizadas as diferentes etapas que integram um projeto, desde a planificação inicial, passando pela metodologia de cálculo para dimensionar a instalação, até à obtenção dos elementos que integram cada uma das partes que formam o projeto. Para isso seram realizados diferentes exemplos com diferentes tipologias de edifícios. Curso de Cálculo e Dimensionamento de instalações de Climatização Invisível Escolha dos componentes da instalação. o Fontes de energia. Aquecimento. Aquecimento e Refrigeração. Contribuição da energia solar térmica para o aquecimento. o Elementos Hidráulicos. o Tipos de Climatização Invisível por chão radiante. Obtenção dos parâmetros Iniciais. o Desenho do Esquema de Princípio. Sistema de Aquecimento. Sistema de Aquecimento e refrigeração. o Registo das medições e localização dos componentes na planta. Exercicio de aplicação: o Apartamento. o Moradia unifamiliar ou pequeno terciário. Dotar aos alunos dos conhecimientos necessários para realizar o cálculo e o dimensionamento de instalações de Climatização Invisível por chão radiante. Todos os alunos que superem os conteúdos teóricos e práticos obtêm um cartão que os certifica como Instalador Homologado Uponor neste tipo de sistemas e um diploma acreditativo, que será enviado uns dias depois do final do curso. Instaladores de sistemas de canalização e aquecimento. Instaladores de sistemas de climatização. Encarregados de obra. Elementos de equipas de manutenção de instalações residenciais e não residenciais. Estudantes de ciclos formativos dentro do setor. METODOLOGIA: Interativa e participativa por parte do aluno. Aplicação de casos práticos e problemas reais. FORMADORES: Técnicos da Uponor Academy especialistas em sistemas de Climatização Invisível. DURAÇÃO: 4 horas letivas.

13 Curso de Instalador do Sistema de Canalização com Prestações de Proteção Contra Incêndios Curso específico baseado no sistema para instalações de canalização Uponor com prestações de proteção contra incêndios para edifícios residenciais. São trabalhadas as características técnicas dos componentes do sistema. Através de diferentes casos práticos seram realizados o cálculo e o dimensionamento, a estimativa de materiais, um exemplo de montagem da instalação, os ensaios para arranque do sistema e seram estudadas as normas existentes que se devem cumprir neste tipo de instalações. Desta forma ano final do curso o aluno obterá os conhecimientos necessários para a instalação de sistemas de canalização com prestações de proteção contra incêndios. Apresentação e introdução. Conhecimentos gerais em aplicações de hidráulica. Simbologia dos elementos de instalação (válvulas, grupos de presssão, etc.) o Cálculo de diâmetros de tubos, velocidades de fluidos, golpes de ariete, rugosidade. o Unidades de pressão, perdas de carga, coeficientes de simultaneidade e cálculo de caudais. o Interpretação de diagramas (curvas de regressão, nomogramas de dimensionamento, etc.) Sistema Uponor de canalização com prestações de proteção contra incêndios. o Requisitos gerais. o Componentes: Tubos Uponor Aqua Pipe. Sistema de união Q&E. Tipos de sprinklers. Outros componentes adicionais. Normas aplicáveis. Caso prático sobre uma casa tipo. Cálculo e dimensionamento. Montagem do sistema. Ensaios de conformidade. Teste de avaliação de conhecimentos. Dotar os alunos dos conhecimentos necessários para serem técnicos especialistas no sistema de canalização com prestações de proteção contra incêndios. Todos os alunos aptos obterão um diploma e um cartão Uponor que lhes certifica como Instaladores de sistemas Uponor de canalização com prestações de proteção contra incêndios, que será enviado uns dias depois do final do curso. Instaladores de sistemas de canalização e aquecimento. Encarregados de obra. Elementos de equipas de manutenção de instalações residenciais e não residenciais. METODOLOGIA: Interativa e participativa por parte do aluno. Aplicação de casos práticos e problemas reais. FORMADORES: Técnicos de formação especialistas em sistemas com prestações de proteção contra incêndios. DURAÇÃO: 5 horas letivas.

14 Curso de Iniciação em Instalações de Geotermia aplicadas à Climatização de Edifícios Curso de iniciação sobre o princípio de funcionamento da energia geotérmica e a sua utilização em instalações de climatização de edifícios. Neste curso são analizados os principais parâmetros que intervêm neste tipo de instalações, os diferentes tipos de geotermia em função do tipo de captador, os passos a seguir na integração desta tecnologia e a sua compatibilidade com sistemas de Climatização por superficies radiantes. São também analizados diferentes casos tipo em função da tipologia de edifício. Introdução à geotermia: o Definição. o Tipos de geotermia em função do captador: Horizontal. Vertical. Cesta de energia. o Componentes principais. o Parâmetros de funcionamento. Aplicações geotérmicas para a Climatização de Edifícios. o Compatibilidade com Sistemas de Climatização Invisível. o Esquemas de princípio. Exemplos de aplicação: o Edifício residencial. o Edifício não residencial. Dotar os alunos dos conhecimentos necessários para conhecer os principais parâmetros da energia geotérmica aplicada à climatização de edifícios, as diferentes tipologias de captadores e o modo de funcionamento. Todos os alunos que superem os conteúdos teóricos e práticos obtêm um diploma de presença no curso, que será enviado uns dias depois do final do mesmo. Instaladores de sistemas de canalização e aquecimento. Instaladores de sistemas de climatização. Encarregados de obra. Elementos de equipas de manutenção de instalações residenciais e não residenciais. Estudantes de ciclos formativos dentro do setor. METODOLOGIA: Interativa e participativa por parte do aluno. Aplicação de casos práticos e problemas reais. FORMADORES: Técnicos da Uponor Academy especialistas em sistemas de geotermia Uponor. DURAÇÃO: 5 horas letivas.

15 Curso sobre Microredes distribuição eficiente em centrais de calor e frio Uma das tipologias cada vez mais utilizadas são as redes locais para a distribuição de calor e/ou frio ou Microredes, tendo como objetivo principal oferecer um serviço de climatização (aquecimento e refrigeração) e água quente sanitária aos ocupantes dos distintos edifícios da zona abastecida por essa rede, garantindo uma melhor eficiência energética e qualidade de serviço do que aquela que se obtem através de instalações individuais. As suas multiplas aplicações, desde comunidades de bairro, moradias unifamiliares, edifícios de empresas (comercio, escritorios, hoteis), edifícios de serviços (escolas, hospitais), administração pública, complexos hoteleiros, parques de campismo, setor terciário, etc. Introdução às Micro-redes Térmicas o o o o Sistemas centralizados Vantagens e desvantagens Aplicações Poupança energética Tipos e serviços fornecidos por Micro-redes Produção de energia o Caldeiras convencionais o Biomassa o Geotermia o Calor residual o Bombas de calor água- água o Máquinas de absorção o Cogeração Tubos de distribuição o Tubos Flexíveis o Tubos Rígidos o Cálculo e dimensiomanento de uma rede Subestações Exemplo de cálculo de uma Micro-rede - Poupança de energia Poupança económica Dotar os alunos dos conhecimentos necessários para conhecer os principais parâmetros das Micro-redes e entender e dimensionar sistemas os quais produzem energia térmica em instalações centralizadas, e a distribuem até aos consumidores mediante um, conjunto de tubos isolados, geralmente aplicados por via subterranea, através de um fluido. Por esse motivo quer-se que os alunos conheçam também a importancia dos Sistemas Pré-isolados, já que são os encarregados de distribuir a água para os diferentes pontos de consumo com o objetivo de transportar a energia com

16 a mínima perda térmica possível. O objetivo destes sistemas é garantir a estanqueidade, durabilidade e as mínimas perdas de energía em toda a rede.. Gestores energéticos Instaladores de climatização e de energias renováveis Empresas de manutenção de instalações residenciais e não residenciais. Estudantes de ciclos formativos dentro do setor. Engenheiros dedicados à eficiência energética METODOLOGÍA: Interativa e participativa por parte do aluno. Aplicação de casos prácticos e problemas reais. FORMADORES: Técnicos da Uponor Academy especialistas em sistemas tubagens de distribuição DURAÇÃO: 5 horas lectivas. LOCAL: Instalações da Uponor Academy, centros de formação concertados ou nas instalações Se esta interessado em receber esta formação só tem que contactar com o nosso Departamento de Atenção ao Cliente através do ermail atencao.cliente@uponor.com ou pelo telefone que surge abaixo.

17 Curso de cálculo e dimensionamento para redes de distribuição hidráulicas Curso específico baseado nos sistemas para instalações hidráulicas Uponor. São trabalhados os diferentes tipos de tubos, acessórios e sistemas de união em função da aplicação. A nossa proposta é formar especialistas qualificados em métodos de cálculo e dimensionamento de redes de distribuição hidráulicas para água quente e fria sanitária na edificação, baseando-se nas necessidades mínimas establecidas pelas normas correspondentes. Apresentação e introdução. Componentes, descripção e simbología geral de uma instalación de canalização. Magnitudes características e unidades de Medida (SI). Cálculo dos parâmetros necessários (Segundo D.R. 23/95 e EN 806): o Caudal mínimo instantâneo, total e simultaneo (Segundo LNEC e EN 806). o Velocidade da água numa rede. o Perda de carga nos tubos e acessórios. Nomogramas. Processo de Cálculo: o Método individual o Método conjunto. Cálculo e escolha do grupo de pressão. o Caudal constante. o Caudal variável. Válvulas redutoras de pressão. Estimativa de materiais e orçamentos. Exemplo de cálculo e dimensionamento com Sistemas Uponor: o Sistema Uponor Aqua Pipe + Q&E. o Sistema Uponor Uni Pipe Plus + M-press. Dotar os alunos dos conhecimentos necessários para que no final do curso consigam desenhar, dimensionar e cálcular os diferentes sistemas hidráulicos da Uponor para a edificação. Todos os alunos aptos obtêm um diploma e um cartão Uponor que lhes certifica como técnicos especialistas em sistemas de canalização e aquecimento, que será enviado uns dias depois do final do curso. Instaladores de sistemas de canalização e aquecimento. Encarregados de obra. Elementos de equipas de manutenção de instalações residenciais e não residenciais. Estudantes de ciclos formativos dentro do setor. METODOLOGIA: Interativa e participativa por parte do aluno. Aplicação de casos práticos e problemas reais. FORMADORES: Técnicos de formação especialistas em sistemas de canalização e aquecimento. DURAÇÃO: 5 horas letivas.

Cursos 2016. 06 de Setembro 2016 13 de Outubro 2016. Inscreva-se aqui

Cursos 2016. 06 de Setembro 2016 13 de Outubro 2016. Inscreva-se aqui Cursos 2016 06 de Setembro 2016 13 de Outubro 2016 Inscreva-se aqui FORMAÇÃO UPONOR CURSO: Curso em Montagem do Sistema de Autofixação por Chão Radiante Curso específico baseado no Sistema de Autofixação

Leia mais

Cálculo e Dimensionamento de instalações de Climatização Invisível Uponor. Departamento de Formação e Serviço Técnico

Cálculo e Dimensionamento de instalações de Climatização Invisível Uponor. Departamento de Formação e Serviço Técnico Cálculo e Dimensionamento de instalações de Climatização Invisível Uponor. Departamento de Formação e Serviço Técnico Uponor no mundo Sede na Finlândia Países com Escritórios Uponor Países donde a Uponor

Leia mais

Tabela Canalização e Aquecimento Climatização Invisível Tubagens Pré-isolados Ecoflex Geotermia

Tabela Canalização e Aquecimento Climatização Invisível Tubagens Pré-isolados Ecoflex Geotermia Tabela 2016 Canalização e Aquecimento Climatização Invisível Tubagens Pré-isolados Ecoflex Geotermia Participe no programa de fidelização Uponor&more Premiamos a sua confiança Fotos no contractuales Também

Leia mais

PLANIFICAÇÃO - CURSO PROFISSIONAL DE NÍVEL SECUNDÁRIO

PLANIFICAÇÃO - CURSO PROFISSIONAL DE NÍVEL SECUNDÁRIO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS JOÃO DA SILVA CORREIA ANO LETIVO 2016-2017 PLANIFICAÇÃO - CURSO PROFISSIONAL DE NÍVEL SECUNDÁRIO TÉCNICO DE MANUTENÇÃO INDUSTRIAL MECATRÓNICA AUTOMÓVEL DISCIPLINA: TECNOLOGIAS E

Leia mais

VENTILAÇÃO NATURAL Museu das Termas Romanas de Chaves

VENTILAÇÃO NATURAL Museu das Termas Romanas de Chaves 18. as JORNADAS DE CLIMATIZAÇÃO Reabilitação energética de edifícios em cenários de alterações climáticas VENTILAÇÃO NATURAL Museu das Termas Romanas de Chaves Armando Pinto apinto@lnec.pt Lisboa, Ordem

Leia mais

ThermProtect A solução perfeita para sistemas solares

ThermProtect A solução perfeita para sistemas solares A solução perfeita para sistemas solares Sistemas de aquecimento Sistemas industriais Sistemas de refrigeração 2/3 Absorvedor standard Absorvedor ThermProtect Vantagens para o projetista e para o instalador

Leia mais

SOLIUS Manager Intelligent Energy Control

SOLIUS Manager Intelligent Energy Control SOLIUS Manager Intelligent Energy Control Intelligent Energy Control Controlo avançado de Sistemas Integrados de Energia, capaz de interligar os vários dispositivos e equipamentos técnicos da marca Solius

Leia mais

GEOTERMIA SISTEMAS GEOTÉRMICOS DE BAIXA ENTALPIA E SUA APLICAÇÃO

GEOTERMIA SISTEMAS GEOTÉRMICOS DE BAIXA ENTALPIA E SUA APLICAÇÃO GEOTERMIA SISTEMAS GEOTÉRMICOS DE BAIXA ENTALPIA E SUA APLICAÇÃO O que é a Geotermia? Geotermia é o aproveitamento da energia térmica da terra através da sua captação Energia Geotérmica Geotermia Calor

Leia mais

Casa Eficiente d. Renovação de redes prediais de abastecimento e/ou de drenagem de águas

Casa Eficiente d. Renovação de redes prediais de abastecimento e/ou de drenagem de águas 8.d Renovação de redes prediais de abastecimento e/ou de drenagem de águas 1 2 FICHA TÉCNICA Título 8.d Renovação de redes prediais de abastecimento e/ou de drenagem de águas Coleção Casa Catálogo de soluções

Leia mais

A normalização e a Eficiência Energética no Projeto. Eng Mário Sérgio Almeida

A normalização e a Eficiência Energética no Projeto. Eng Mário Sérgio Almeida A normalização e a Eficiência Energética no Projeto Eng Mário Sérgio Almeida DNPC Departamento Nacional de Empresas Projetistas e Consultores 3 Norma em consulta pública ABNT NBR 7256 Tratamento de ar

Leia mais

1 INSTALAÇÕES PREDIAIS DE ÁGUA FRIA

1 INSTALAÇÕES PREDIAIS DE ÁGUA FRIA CONTEÚDO 1 INSTALAÇÕES PREDIAIS DE ÁGUA FRIA... 17 Considerações gerais... 17 Partes constituintes de um sistema predial de água fria. 18 Entrada e fornecimento de água fria... 20 Medição de água individualizada...

Leia mais

A Mais Completa Linha de Software para

A Mais Completa Linha de Software para A Mais Completa Linha de Software para RapidHVAC Cálculo de Carga Térmica RapidDUCT - Projeto de Rede de Dutos RapidPipe - Projeto de Split e Água Gelada RapidHVAC - Calculo de Carga Térmica Software para

Leia mais

Setembro Sistemas Solares Junkers. Soluções completas para qualquer construção NOVO. Conforto para a vida

Setembro Sistemas Solares Junkers. Soluções completas para qualquer construção NOVO. Conforto para a vida Sistemas Solares Junkers Soluções completas para qualquer construção Setembro 2010 NOVO Conforto para a vida O que é a Energia Solar? A Energia Solar é a energia proveniente do sol, onde é produzida através

Leia mais

Instalações Prediais Hidráulico-Sanitárias: Princípios Básicos para Elaboração de Projetos

Instalações Prediais Hidráulico-Sanitárias: Princípios Básicos para Elaboração de Projetos Instalações Prediais Hidráulico-Sanitárias: Princípios Básicos para Elaboração de Projetos 1 INSTALAÇÕES PREDIAIS DE ÁGUA FRIA Partes constituintes de um sistema predial de água fria Entrada e fornecimento

Leia mais

Tema. Comércio de emissões Objetivo: Compreender estrutura e requisitos do mercado de emissões.

Tema. Comércio de emissões Objetivo: Compreender estrutura e requisitos do mercado de emissões. Bloco Tema 1 Compra e Venda de Energia, Legislação, Comércio de Emissões e Contratos Legislação Objetivo: Compreender a legislação sobre energia no Brasil e Europa. Compra e venda de energia Objetivo:

Leia mais

Aquecedores de água a gás

Aquecedores de água a gás Aquecedores de água a gás Seminário Técnico ABNT Ribeirão Preto Fevereiro/18 ABAGAS Algumas perguntas... Você tem um aquecedor de água a gás na sua casa? Você já tomou banho com um aquecedor de água a

Leia mais

O calor é o nosso elemento. Climatização e a.q.s. de alta eficiência com energia inesgotável

O calor é o nosso elemento. Climatização e a.q.s. de alta eficiência com energia inesgotável Bombas de calor reversíveis para aplicações geotérmicas e aerotérmicas Climatização e a.q.s. de alta eficiência com energia inesgotável Logatherm WPS Logatherm WPL O calor é o nosso elemento Bombas de

Leia mais

outubro 2018 Sistemas Solares Térmicos Junkers Painéis Solares e Termossifões Água quente e apoio para aquecimento

outubro 2018 Sistemas Solares Térmicos Junkers Painéis Solares e Termossifões Água quente e apoio para aquecimento outubro 2018 Sistemas Solares Térmicos Junkers Painéis Solares e Termossifões Água quente e apoio para aquecimento www.junkers.pt Sistemas solares térmicos Junkers A marca Junkers é líder em água quente

Leia mais

Conforto Sustentabilidade Eficiência Salubridade Segurança. Uponor: Escolha o melhor e ganhe com essa decisão

Conforto Sustentabilidade Eficiência Salubridade Segurança. Uponor: Escolha o melhor e ganhe com essa decisão Janeiro de 2014 Conforto Sustentabilidade Eficiência Salubridade Segurança Uponor: Escolha o melhor e ganhe com essa decisão TABELA DE PREÇOS 2014 A trabalhar para um futuro melhor Visão de futuro e dinamismo

Leia mais

Dados técnicos VITOSOL 111-F. N.º de referência e preços: Ver lista de preços

Dados técnicos VITOSOL 111-F. N.º de referência e preços: Ver lista de preços VIESMANN VITOSOL 111-F Sistema de energia solar termossifão com coletores planos e depósito acumulador de água quente sanitária para produção de AQS a partir de energia solar Dados técnicos N.º de referência

Leia mais

VANTAGENS. Modularidade. Máxima Flexibilidade. Inspecção. Montagem. As vantagens deste novo sistema são numerosas:

VANTAGENS. Modularidade. Máxima Flexibilidade. Inspecção. Montagem. As vantagens deste novo sistema são numerosas: O sistema Giacoklima é um sistema inovador ideal para a climatização no Verão e Inverno, que alia o bem estar ao baixo consumo energético. O elemento chave deste sistema é a utilização da água, que permite

Leia mais

CALOR & FRIO ALFÉA & PANAMÁ POUPANÇA & CONFORTO

CALOR & FRIO ALFÉA & PANAMÁ POUPANÇA & CONFORTO CALOR & FRIO ALFÉA & PANAMÁ POUPANÇA & CONFORTO APRESENTAMOS UMA SOLUÇÃO IDEAL PARA DESFRUTAR DO MÁXIMO CONFORTO TODO O ANO. E COM UMA POUPANÇA MÁXIMA. ALFÉA & PANAMÁ A COMBINAÇÃO PERFEITA PARA DESFRUTAR

Leia mais

4 DEFINIÇÕES BÁSICAS APLICÁVEIS AOS GASES COMBUSTÍVEIS

4 DEFINIÇÕES BÁSICAS APLICÁVEIS AOS GASES COMBUSTÍVEIS Agradecimentos Nota a 1.ª Edição Nota a 2.ª Edição Como utilizar este manual Abreviaturas e Acrónimos Capítulo I Grandezas, Definições e Simbologia 1 INTRODUÇÃO 1.1 Breve Resumo Histórico 1.2 O Gás nas

Leia mais

Neodens Plus 24/24 F ECO 28/28 F ECO 24/24 F (6) 28/28 F (6)

Neodens Plus 24/24 F ECO 28/28 F ECO 24/24 F (6) 28/28 F (6) Neodens Plus A+ (5) A+++/XL Caldeiras estanques mistas instantâneas: serviços de Água Quente Sanitária (AQS) e em 2 potências disponíveis. Compatíveis com gás natural e gás propano. Dimensões compactas:

Leia mais

OCHSNER FONTE DE CALOR AR. Evaporador Split VHS-M (Edição Millennium ) Página 1

OCHSNER FONTE DE CALOR AR. Evaporador Split VHS-M (Edição Millennium ) Página 1 FONTE DE CALOR AR Evaporador Split Eco Evaporador Split VHS Página 1 Evaporador Split VHS-M (Edição Millennium ) O calor do ambiente O ar exterior é a fonte de calor ideal se a água subterrânea ou o próprio

Leia mais

LISTA DE PREÇOS EDIÇÃO JULHO 2018 ÁGUA QUENTE I AQUECIMENTO I RENOVÁVEIS

LISTA DE PREÇOS EDIÇÃO JULHO 2018 ÁGUA QUENTE I AQUECIMENTO I RENOVÁVEIS LISTA DE PREÇOS EDIÇÃO JULHO 2018 ÁGUA QUENTE I AQUECIMENTO I RENOVÁVEIS ENERGIA AEROTÉRMICA 31 / Bombas de calor para AQS MONOBLOCO MODELO INSTALAÇÃO DIMENSÕES TEMPERATURA AR CLASSE ErP PERFIL CÓDIGO

Leia mais

CLIMATIZAÇÃO E AQS. Energia Solar Térmica. Sistemas Híbridos Genia Air. Esquentadores

CLIMATIZAÇÃO E AQS. Energia Solar Térmica. Sistemas Híbridos Genia Air. Esquentadores Energia Solar Térmica Sistemas Híbridos Genia Air Esquentadores Energia Solar Térmica HelioSet (modelos 150, 250 e 350) Sistema solar de drenagem automática para instalações individuais Acumulador solar

Leia mais

Sistema Multi-zonas Daikin

Sistema Multi-zonas Daikin Sistema Multi-zonas Daikin Aplicação residencial e comercial Gamas de produtos compatíveis Split, Multisplit, Sky Air e VRV FXDQ-A3 e FDXM-F3 FBA-A, ADEQ-C, FXSQ-A Bombas de calor: A solução para quem

Leia mais

Engenharia mecânica em casa

Engenharia mecânica em casa Sistemas de aquecimento Coordenador geral: Luciano Moreira Coordenadora de curso: Teresa Duarte Monitor: Tiago Abreu e Bruno Sousa Equipa 1M03_3 Supervisor: José Duarte Autores: Inês Silva Aleixo Cardoso

Leia mais

13 Perfil da Companhia

13 Perfil da Companhia Perfil da Companhia 13 2 Salvador Escoda S.A. Somos uma empresa especializada no fornecimento de produtos para instalações de Ar Condicionado, Ventilação, Aquecimento, Água, Energia Renovável, Gás, Eletricidade,

Leia mais

sistemas de climatização radiante vs energias renováveis

sistemas de climatização radiante vs energias renováveis sistemas de climatização radiante vs energias renováveis ENERGIA GEOTÉRMICA CENTRAL TÉRMICA GIACOMINI PORTUGAL Solar térmico: a casa produz energia Produção de água quente sanitária Graças à instalação

Leia mais

TÉCNICO (A) INSTALADOR (A) DE SISTEMAS SOLARES TÉRMICOS

TÉCNICO (A) INSTALADOR (A) DE SISTEMAS SOLARES TÉRMICOS Programa TÉCNICO (A) INSTALADOR (A) DE SISTEMAS SOLARES TÉRMICOS Atribuição de CAP pela: Fundamentação Segundo o Protocolo de Quioto e a Directiva 2003/77/CE, até 2010, 39% da energia produzida em Portugal

Leia mais

Eficiência Energética No Hospital de Santa Maria. Carlos Duarte

Eficiência Energética No Hospital de Santa Maria. Carlos Duarte Eficiência Energética No Hospital de Santa Maria Carlos Duarte 8 Maio 2017 O Hospital de Santa Maria Inicialmente com o nome de Hospital Escolar de Lisboa, o Hospital de Santa Maria foi projetado em 1938

Leia mais

Caldeiras de gasóleo convencionais

Caldeiras de gasóleo convencionais Caldeiras de gasóleo convencionais Grupos térmicos de fundição Lidia Confort Plus Conforto em aquecimento e : os grupos térmicos Lidia GT e Lidia GTA integram uma eletrónica avançada que permite o controlo

Leia mais

1. SISTEMAS SOLARES TÉRMICOS

1. SISTEMAS SOLARES TÉRMICOS 35088-(36) Diário da República, 2.ª série N.º 234 3 de dezembro de 2013 Despacho (extrato) n.º 15793-H/2013 Nos termos e para os efeitos do Decreto -Lei n.º 118/2013, de 20 de agosto e respetiva regulamentação,

Leia mais

Guia de produto. A escolha do melhor produto para cada aplicação

Guia de produto. A escolha do melhor produto para cada aplicação Ventilação Unidades de Tratamento de Ar Difusão Segurança contra Incêndio Chillers e bombas de calor Guia de produto A escolha do melhor produto para cada aplicação Guia de produto A escolha do melhor

Leia mais

Colector OPC 10 / OPC 15 / DRC 10

Colector OPC 10 / OPC 15 / DRC 10 Colector OPC 10 / OPC 15 / DRC 10 OPC Colector Parabólico Optimizado, ou seja, mais adequado e optimizado para as radiações directas e produz 1500 wh. DRC Colector Radiações Difusas, ou seja, mais adequado

Leia mais

KITS SOLARES TÉRMICOS >> SISTEMA TERMOSSIFÃO >> SISTEMA CIRCULAÇÃO FORÇADA SISTEMA HÍBRIDO

KITS SOLARES TÉRMICOS >> SISTEMA TERMOSSIFÃO >> SISTEMA CIRCULAÇÃO FORÇADA SISTEMA HÍBRIDO KITS SOLARES TÉRMICOS >> SISTEMA TERMOSSIFÃO >> SISTEMA CIRCULAÇÃO FORÇADA >> SISTEMA HÍBRIDO TERMOSSIFÃO CIRCULAÇÃO FORÇADA SISTEMA HÍBRIDO GUIA DE SELEÇÃO KITS SOLARES ZANTIA > PASSOS DA SELEÇÃO > OPÇÕES

Leia mais

Caldeiras murais de condensação a gás. Platinum Compact

Caldeiras murais de condensação a gás. Platinum Compact Caldeiras a gás Caldeiras murais de condensação a gás Platinum Compact A+ Aquecimento (5) Caldeiras estanques mistas instantâneas: serviços de Água Quente Sanitária (AQS) e Aquecimento em 2 potências disponíveis.

Leia mais

LISTA DE PREÇOS EDIÇÃO JULHO 2018 ÁGUA QUENTE I AQUECIMENTO I RENOVÁVEIS

LISTA DE PREÇOS EDIÇÃO JULHO 2018 ÁGUA QUENTE I AQUECIMENTO I RENOVÁVEIS LISTA DE PREÇOS EDIÇÃO JULHO 2018 ÁGUA QUENTE I AQUECIMENTO I RENOVÁVEIS 38 / Soluções em kit CIRCULAÇÃO FORÇADA INTERACUMULADOR COLETOR MODELO * SERPENTINA DIMENSÕES ABERTURA CLASSE ErP CÓDIGO PREÇO superficie

Leia mais

SISTEMAS DE PISO RADIANTE

SISTEMAS DE PISO RADIANTE SISTEMAS DE PISO RADIANTE O conforto mais eficiente para a sua casa O sistema de piso radiante e refrescante Enertres constitui a melhor solução para alcançar o conforto desejado em sua casa. Em combinação

Leia mais

KITS SOLARES TÉRMICOS >> SISTEMA TERMOSSIFÃO >> SISTEMA CIRCULAÇÃO FORÇADA SISTEMA HÍBRIDO

KITS SOLARES TÉRMICOS >> SISTEMA TERMOSSIFÃO >> SISTEMA CIRCULAÇÃO FORÇADA SISTEMA HÍBRIDO KITS SOLARES TÉRMICOS >> SISTEMA >> SISTEMA CIRCULAÇÃO FORÇADA >> SISTEMA HÍBRIDO CIRCULAÇÃO FORÇADA SISTEMA HÍBRIDO PROGRAMA SOLAR GOLD GUIA DE SELEÇÃO KITS SOLARES ZANTIA > PASSOS DA SELEÇÃO 1 PASS0

Leia mais

Caldeiras de condensação

Caldeiras de condensação 13 / Caldeiras de condensação MODELO GÁS DIMENSÕES CLASSE ErP PERFIL CÓDIGO PREÇO PREÇO CONSUMO mm 7 Garantía total ALTEAS ONE NET SISTEMA PER4MANCE GENUS ONE NET SISTEMA PER4MANCE GENUS ONE SISTEMA PER4MANCE

Leia mais

Qualidade em Instalações de Aquecimento Solar. Boas práticas.

Qualidade em Instalações de Aquecimento Solar. Boas práticas. Qualidade em Instalações de Aquecimento Solar Boas práticas O sistema de aquecimento solar e seus componentes O que é sistema de aquecimento solar (SAS) A ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas)

Leia mais

CALDEIRAS Winter 201 5

CALDEIRAS Winter 201 5 CALDEIRAS 201 Winter 5 30 CALDEIRAS COMPACTAS 31 CALDEIRAS COMPACTAS SZM A nova gama de caldeiras compactas Solzaima foi desenvolvida utilizando as mais modernas tecnologias e integra componentes de elevada

Leia mais

Dep. Ar Condicionado 1 Fechar Catálogo

Dep. Ar Condicionado 1 Fechar   Catálogo 1 Mapa de Apresentação Conforto térmico Climatização Remoção de cargas térmicas Equilíbrio de sistemas hidráulicos Sistemas de distribuição de água Ar ou Água? Equilíbrio dinâmico de sistemas hidráulicos

Leia mais

Nubos Panel PLUS. Desenhado especificamente para instalações de Climatização Invisível. Inspirado na Natureza O ISOLAMENTO MAIS EFICIENTE

Nubos Panel PLUS. Desenhado especificamente para instalações de Climatização Invisível. Inspirado na Natureza O ISOLAMENTO MAIS EFICIENTE Nubos Panel PLUS O ISOLAMENTO MAIS EFICIENTE Inspirado na Natureza Desenhado especificamente para instalações de Climatização Invisível Nubos Panel PLUS Fabricado sob os critérios vidade mais exigentes

Leia mais

Gama AQUASET AQUASET-PHTJ. Aplicações. Soluções domésticas com bombas de calor ar/água. Bombas de Calor Ar/Água monobloco ON/OFF Alta temperatura 65 C

Gama AQUASET AQUASET-PHTJ. Aplicações. Soluções domésticas com bombas de calor ar/água. Bombas de Calor Ar/Água monobloco ON/OFF Alta temperatura 65 C Soluções domésticas com bombas de calor ar/ Bombas de Calor Ar/ monobloco ON/OFF Alta temperatura Gama AQUASET ÁGUA GAS R40A T ext. -6 C T Máx. 65 C AQUASET-PHTJ PHTJ 4/9 Consulte os esquemas hidráulicos

Leia mais

Workshop. Climatização e Cogeração Abril de Ronaldo Andreos

Workshop. Climatização e Cogeração Abril de Ronaldo Andreos Workshop Climatização e Cogeração Abril de 2008 Ronaldo Andreos Cia de Gás de São Paulo Fone: (11) 4504-5238/5072 Cel.: (11) 9638-8907 e-mail: randreos@comgas.com.br Climatização (Ar Condicionado) Agenda

Leia mais

Permutadores de Calor para Piscinas

Permutadores de Calor para Piscinas Permutadores de Calor para s TECNOLOGIA BOWMAN Líder Mundial em Tecnologia Permutadores Calor Permutadores de calor s Para Caldeiras, Painéis Solares e Bombas de calor PERFORMANCE NA TRANSFERÊNCIA DE CALOR

Leia mais

ÍNDICE 1.- SISTEMAS DE CONDUÇÃO DE ÁGUA. TUBAGENS... 2

ÍNDICE 1.- SISTEMAS DE CONDUÇÃO DE ÁGUA. TUBAGENS... 2 ÍNDICE 1.- SISTEMAS DE CONDUÇÃO DE ÁGUA. TUBAGENS... 2 2.- SISTEMAS DE PISO RADIANTE... 3 2.1.- Bases de cálculo... 3 2.1.1.- Cálculo da carga térmica dos compartimentos... 3 2.1.2.- Localização dos colectores...

Leia mais

Casa Eficiente g. Intervenção nas redes prediais de abastecimento e de drenagem que promovam a eficiência energética

Casa Eficiente g. Intervenção nas redes prediais de abastecimento e de drenagem que promovam a eficiência energética 6.g Intervenção nas redes prediais de abastecimento e de drenagem que promovam a eficiência energética 1 2 FICHA TÉCNICA Título Coleção Edição Autoria 6.g Intervenção nas redes prediais de abastecimento

Leia mais

Rede de aquecimento e arrefecimento urbano eficiente. Fábio Manuel Guiso da Cunha Universidade de Coimbra Mestrado em Direito Direito da Energia

Rede de aquecimento e arrefecimento urbano eficiente. Fábio Manuel Guiso da Cunha Universidade de Coimbra Mestrado em Direito Direito da Energia Rede de aquecimento e arrefecimento urbano eficiente Fábio Manuel Guiso da Cunha Universidade de Coimbra Mestrado em Direito Direito da Energia Definição Uma rede de aquecimento e arrefecimento urbano

Leia mais

ArmAcell soluções PArA sistemas AQuecimento e canalização

ArmAcell soluções PArA sistemas AQuecimento e canalização ARMACELL SOLUÇÕES PARA SISTEMAS AQUECIMENTO E CANALIZAÇÃO SH/Armaflex Tubolit DG Tubolit AR FonOwave E FonOblok Tubolit S Plus Armaflex Protect Armaprotect 1000 ACESSÓRIOS Tipo de sistema e funcionamento

Leia mais

CONDEXA PRO APLICAÇÕES EM CASCATA COSTAS COM COSTAS COM SUPORTE SISTEMA CONDEXA PRO APLICAÇÕES EM CASCATA COSTAS COM COSTAS COM SUPORTE 250 KW

CONDEXA PRO APLICAÇÕES EM CASCATA COSTAS COM COSTAS COM SUPORTE SISTEMA CONDEXA PRO APLICAÇÕES EM CASCATA COSTAS COM COSTAS COM SUPORTE 250 KW APLICAÇÕES EM CASCATA COSTAS COM COSTAS COM SUPORTE COSTAS COM SUPORTE 250 KW 053511225 Condexa Pro 250 kw System (Costas com Costas) Ø125 Ø125 Ø160 COMPOSIÇÃO DE SISTEMA APLICAÇÕES EM CASCATA COSTAS COM

Leia mais

Curso de Formação de. Curso de Formação de. Actualização de Instalador ITED 2 (75h)

Curso de Formação de. Curso de Formação de. Actualização de Instalador ITED 2 (75h) Curso de Formação de O curso tem como objectivos específicos, dotar os participantes de conhecimentos que lhes permitam: Obter a RENOVAÇÃO da CERTIFICAÇÃO reconhecida pela ANACOM como técnico instalador

Leia mais

Aquecimento e arrefecimento. Ventilação. Humidificação e desumidificação

Aquecimento e arrefecimento. Ventilação. Humidificação e desumidificação A generalidade das empresas necessitam de controlar o seu ambiente interior, tanto em termos de condições térmicas como de qualidade do ar, por diferentes motivos como bem estar e segurança das pessoas,

Leia mais

Regras de procedimentos para transporte de bens e mercadorias

Regras de procedimentos para transporte de bens e mercadorias Regras de procedimentos para transporte de bens e mercadorias Apresentação do novo sistema de certificação energética: Decreto-Lei n.º 118/2013 Rui Fragoso ADENE - Agência para a Energia Consumo de energia

Leia mais

RADIADORES E TOALHEIROS

RADIADORES E TOALHEIROS RADIADORES E TOALHEIROS Índice A parte visível de um sistema de aquecimento central 03 Gama Elegance 04 Gama Jazz 05 Válvulas e Cabeças Termostáticas 06 Dimensões e Atravancamentos 07 Dados técnicos 07

Leia mais

Bomba de calor geotérmica

Bomba de calor geotérmica aplicações GEOTÉRMICAS gua Bomba de calor geotérmica O que é uma bomba de calor geotérmica? Até nos climas mais frios o calor geotérmico está presente no solo, resultando numa temperatura relativamente

Leia mais

Poupe entre 50% a 70% na sua factura

Poupe entre 50% a 70% na sua factura Energia da Natureza Aquecimento, Arrefecimento e Águas Quentes Poupe entre 50% a 70% na sua factura...tire maior partido da natureza que nos rodeia... Bombas de Calor de Subsolo 1. Apresentação do sistema;

Leia mais

PHD 313 HIDRÁULICA E EQUIPAMENTOS HIDRÁULICOS

PHD 313 HIDRÁULICA E EQUIPAMENTOS HIDRÁULICOS UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA POLITÉCNICA PHD 313 HIDRÁULICA E EQUIPAMENTOS HIDRÁULICOS Aula 12: Instalações de Água Quente Prof. Miguel Gukovas Prof. Rodolfo S Martins Prof. Ronan Cleber Contrera PHD

Leia mais

LOTUS NEOS 90 LT SALAMANDRAS DE ÁGUA A PELLETS SALAMANDRAS DE ÁGUA A PELLETS SISTEMA DE VENTILAÇÃO INOVADOR 4.500, ,00

LOTUS NEOS 90 LT SALAMANDRAS DE ÁGUA A PELLETS SALAMANDRAS DE ÁGUA A PELLETS SISTEMA DE VENTILAÇÃO INOVADOR 4.500, ,00 SALAMANDRAS DE ÁGUA A PELLETS SISTEMA DE VENTILAÇÃO INOVADOR Saída de Ar Quente LOTUS Potência Nominal Potência Água Potência Ar Consumo Pellets /h Capacidade Silo Pressão Máxima 24,8 22,7 2,1 91,6 1,2-5,2

Leia mais

Discreto e moderno Muito estilo em apenas 13cm de espessura Conforto preciso e versátil Avançada tecnologia

Discreto e moderno Muito estilo em apenas 13cm de espessura Conforto preciso e versátil Avançada tecnologia Discreto e moderno A gama de ventilo-convectores Eolos Slim adapta-se às modernas exigências do conforto doméstico com reduzidas dimensões, constituindo uma alternativa aos tradicionais radiadores e aos

Leia mais

Apresentação MITSUBISHI ELECTRIC

Apresentação MITSUBISHI ELECTRIC Associação Portuguesa de Engineering Hospitalar XLIII Seminário 3 de Novembro de 2016 Apresentação MITSUBISHI ELECTRIC Hybrid VRF City Multi Bomba de Calor CO2 1 HYBRID CITY MULTI da Mitsubishi Electric

Leia mais

GENUS PREMIUM EVO HP

GENUS PREMIUM EVO HP GENUS PREMIUM EVO HP 45-65-85-115-150 Thermowatt Sistemas Técnicos / UMA GAMA COMPLETA DE PRODUTOS PARA INSTALAÇÕES ATÉ 900 KW / A MELHOR DECISÃO PARA GRANDES COMPLEXOS RESIDENCIAIS, EDIÍCIOS PÚBLICOS,

Leia mais

o sistema solar para todo o ano DEPÓSITO SOLAR DE CAPAS SEM PRESSÃO ANTI LIGIONELA DE ALTO RENDIMENTO

o sistema solar para todo o ano DEPÓSITO SOLAR DE CAPAS SEM PRESSÃO ANTI LIGIONELA DE ALTO RENDIMENTO o sistema solar para todo o ano DEPÓSITO SOLAR DE CAPAS SEM PRESSÃO ANTI LIGIONELA DE ALTO RENDIMENTO Todos os novos depósito têm: Isolamento de alta qualidade (PUR) para um melhor rendimento Recipiente

Leia mais

Instalações Hidráulicas e o Projeto de Arquitetura 9ª edição

Instalações Hidráulicas e o Projeto de Arquitetura 9ª edição Instalações Hidráulicas e o Projeto de Arquitetura 9ª edição PARTE I INSTALAÇÕES HIDRÁULICAS PREDIAIS 1 ÁGUA FRIA Entrada e fornecimento de água fria Compartimento que abriga o cavalete Medição de água

Leia mais

CURSO PROFISSIONAL DE TÉCNICO DE FRIO E CLIMATIZAÇÃO Planificação anual da disciplina de TECNOLOGIA E PROCESSOS - 11º ano

CURSO PROFISSIONAL DE TÉCNICO DE FRIO E CLIMATIZAÇÃO Planificação anual da disciplina de TECNOLOGIA E PROCESSOS - 11º ano ESCOLA SECUNDÁRIA JÚLIO DANTAS LAGOS (40031) 01 / 013 Planificação anual da disciplina de TECNOLOGIA E PROCESSOS - 11º ano Turma I Professor: Luís Fernando dos Santos Pinho 1 - Estrutura e Finalidades

Leia mais

UTA s de baixo perfil EFAPLUG

UTA s de baixo perfil EFAPLUG UTA s de baixo perfil EFAPLUG -Unidade de baixo perfil 4mm -Duplo painel com isolamento de 25mm -Filtro lavável e substituível -Sector terciário, escritórios, hospitais, hotéis, etc -Instalação no interior

Leia mais

Conforto para a vida. Supraeco W Bombas de calor para produção de a.q.s. 270 litros com ou sem serpentina e apoio elétrico. agosto 2013.

Conforto para a vida. Supraeco W Bombas de calor para produção de a.q.s. 270 litros com ou sem serpentina e apoio elétrico. agosto 2013. Supraeco W Bombas de calor para produção de a.q.s. 0 litros com ou sem serpentina e apoio elétrico Água Quente agosto 0 ª GERAÇÃO Conforto para a vida Características principais: ª GERAÇÃO Supraeco W Para

Leia mais

EMO T. Atuadores Atuador termoelétrico de alta performance controle on/off ou PWM

EMO T. Atuadores Atuador termoelétrico de alta performance controle on/off ou PWM EMO T Atuadores Atuador termoelétrico de alta performance controle on/off ou PWM IMI TA / Atuadores / EMO T EMO T Utilizado em conjunto com as pequenas válvulas terminais TBV-C e TA-COMPACT-P ou com os

Leia mais

2ª edição. Soluções Hydrobox. Climatização e Águas Quentes Sanitárias

2ª edição. Soluções Hydrobox. Climatização e Águas Quentes Sanitárias 2ª edição Soluções Hydrobox 2ª edição Climatização e Águas Quentes Sanitárias O sistema integral para climatizar a sua casa e aquecer águas sanitárias Água quente até 60 para uso sanitário Painel Solar

Leia mais

Gestão de energia: 2009/2010

Gestão de energia: 2009/2010 Gestão de energia: 2009/2010 Aula # T10 Regulamentação de energia em edifícios - RSECE Prof. Miguel Águas miguel.aguas@ist.utl.pt Dr. Eng. João Parente Sistema de certificação energética SCE (Sistema Nacional

Leia mais

A importância da legislação na eficiência energética dos Edifícios

A importância da legislação na eficiência energética dos Edifícios A importância da legislação na eficiência energética dos Edifícios Lisboa, 8 de Maio de 2012 ADENE Agência para a Energia sce@adene.pt ÍNDICE A Directiva Europeia EPBD Sistema de Certificação Energética

Leia mais

CONTROLADORES CATÁLOGO PAVIMENTO RADIANTE 01 VENTILOCONVECTORES 02 VÁLVULAS E ACESSÓRIOS PARA RADIADORES 03 VÁLVULAS DE REGULAÇÃO 04 SISTEMA SOLAR 05

CONTROLADORES CATÁLOGO PAVIMENTO RADIANTE 01 VENTILOCONVECTORES 02 VÁLVULAS E ACESSÓRIOS PARA RADIADORES 03 VÁLVULAS DE REGULAÇÃO 04 SISTEMA SOLAR 05 CATÁLOGO CONTROLADORES PAVIMENTO RADIANTE 01 VENTILOCONVECTORES 02 VÁLVULAS E ACESSÓRIOS PARA RADIADORES 03 VÁLVULAS DE REGULAÇÃO 04 SISTEMA SOLAR 05 CRONOTERMOSTATOS 06 01 01 PAVIMENTO RADIANTE CONTROLOS

Leia mais

Anexo A Dimensionamento

Anexo A Dimensionamento Anexo A Dimensionamento A.1. Cálculo das Potências de Aquecimento e Arrefecimento O cálculo das potências de aquecimento (ambiente e/ou águas quentes sanitárias) e arrefecimento é da inteira responsabilidade

Leia mais

Sistemas solares térmicos combinados para aquecimento, arrefecimento e produção de AQS MERGE. Duarte Nuno Martins Viegas

Sistemas solares térmicos combinados para aquecimento, arrefecimento e produção de AQS MERGE. Duarte Nuno Martins Viegas 1 CLIMATIZAÇÃO 11 580,21 1.1 PAVIMENTO RADIANTE HIDRAULICO 1.1.1 Filme de polietileno. m² 118,00 1,09 128,62 1.1.2 Banda de espuma de polietileno (PE), de 150x10 mm. m 70,80 1,94 137,35 1.1.3 Painel porta-tubos

Leia mais

Dados técnicos LA 11ASR

Dados técnicos LA 11ASR Dados técnicos LA 11ASR Informação do aparelho LA 11ASR Modelo - Fonte de calor Ar exterior - Modelo Forma de construção universal reversível - Regulação Controlador da bomba de calor WPM 2006 montado

Leia mais

COMO ESCOLHER UMA BOMBA DE CALOR

COMO ESCOLHER UMA BOMBA DE CALOR COMO ESCOLHER UMA BOMBA DE CALOR ÁGUA QUENTE AQUECIMENTO RENOVÁVEIS ÍNDICE 1. COMO ESCOLHER UMA BOMBA DE CALOR... 3 1.1. O QUE É UMA BOMBA DE CALOR?... 4 1.2. COMO ESCOLHEMOS UMA BOMBA DE CALOR?... 4 1.2.1.

Leia mais

Eficiência energética em Edifícios. Guía Didático 1

Eficiência energética em Edifícios. Guía Didático 1 EficiênciaenergéticaemEdifícios Guía Didático 1 GuíaDidático EficiênciaenergéticaemEdifícios OBJETIVOS Objetivogeral O objetivo do módulo é capacitar os estudantes para realizar a análise energética dos

Leia mais

Programa CURSO DE RENOVAÇÃO DE CAP TÉCNICO (A) INSTALADOR (A) DE SISTEMAS SOLARES TÉRMICOS

Programa CURSO DE RENOVAÇÃO DE CAP TÉCNICO (A) INSTALADOR (A) DE SISTEMAS SOLARES TÉRMICOS Programa CURSO DE RENOVAÇÃO DE CAP TÉCNICO (A) INSTALADOR (A) DE SISTEMAS SOLARES TÉRMICOS Enquadramento De acordo com o artigo 14º da Portaria 1451/2004, a renovação do CAP (Certificado de Aptidão Profissional)

Leia mais

CONDEXA PRO (APLICAÇÕES EM CASCATA)

CONDEXA PRO (APLICAÇÕES EM CASCATA) CALDEIRAS DE CONDENSAÇÃO MODULARES PARA APLICAÇÕES COMERCIAIS ATÉ 400 KW (APLICAÇÕES EM CASCATA) De acordo com a norma 2009/25/EC Caldeira a condensação modular e acessórios do sistema especialmente desenvolvidos

Leia mais

Facilidade de instalação. Ligações localizadas apenas na unidade interior. Redução até 80% do tempo de instalação. Conforto térmico elevado

Facilidade de instalação. Ligações localizadas apenas na unidade interior. Redução até 80% do tempo de instalação. Conforto térmico elevado Facilidade de instalação Redução até 80% do tempo de instalação Maior satisfação do utilizador Impacto reduzido na arquitetura do edifício Ideal para novos edifícios e remodelações Ideal para montagem

Leia mais

SISTEMAS DE REGULAÇÃO PRESSÃO CONSTANTE

SISTEMAS DE REGULAÇÃO PRESSÃO CONSTANTE SISTEMAS DE REGULAÇÃO PRESSÃO CONSTANTE MÍNIMO CONSUMO ENERGÉTICO PARA VMC EM HABITAÇÃO UNIFAMILIAR E COLETIVA SISTEMAS DE VENTILAÇÃO PARA HABITAÇÕES As Normas de ventilação requerem que as habitações

Leia mais

ANEXOS REGULAMENTO DELEGADO (UE) / DA COMISSÃO

ANEXOS REGULAMENTO DELEGADO (UE) / DA COMISSÃO COMISSÃO EUROPEIA Bruxelas, 4.3.2019 C(2019) 1616 final ANNEXES 1 to 2 ANEXOS do REGULAMENTO DELEGADO (UE) / DA COMISSÃO que altera os anexos VIII e IX da Diretiva 2012/27/UE no que diz respeito ao conteúdo

Leia mais

Engº J. Jorge Chaguri Jr. Sistema de aquecimento solar de água em circuito direto ABNT NBR 15569: 2008

Engº J. Jorge Chaguri Jr. Sistema de aquecimento solar de água em circuito direto ABNT NBR 15569: 2008 Engº J. Jorge Chaguri Jr Sistema de aquecimento solar de água em circuito direto ABNT NBR 15569: 2008 Introdução Apresentação 1 Conceito das Norma instalações 2A 3Questões A Norma aplicada 1 Conceito das

Leia mais

Os gases combustíveis e a eficiência nas edificações

Os gases combustíveis e a eficiência nas edificações Os gases combustíveis e a eficiência nas edificações Apresentação Eficiência energética em edificações Panorama internacional O caso Brasileiro PBE Edificação Custos nas instalações Eficiência energética

Leia mais

Projectista de AVAC. Formação Profissional DATAS HORÁRIO DURAÇÃO LOCALIZAÇÃO OBJECTIVOS

Projectista de AVAC. Formação Profissional DATAS HORÁRIO DURAÇÃO LOCALIZAÇÃO OBJECTIVOS Projectista de AVAC DATAS A definir (assim que seja atingido o número mínimo de inscrições) HORÁRIO Sábado: das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00 DURAÇÃO 56 horas LOCALIZAÇÃO Aveiro OBJECTIVOS No final

Leia mais

Forma de fornecimento

Forma de fornecimento Combustível gasóleo Grupos térmicos de fundição. Linha branca LAIA GTI e GTIF CONFORT Grupos Térmicos de fundição, de.000 kcal/h de potência, para instalações de Aquecimento Central por água quente até

Leia mais

ACUMULADORES DE ÁGUA FRESCA FS/WP

ACUMULADORES DE ÁGUA FRESCA FS/WP DESCRIÇÃO DO PRODUTO FS/WP Acumulador de água fresca para bomba de calor Acumulador combinado simples em aço (S 235 JR), para o modo de aquecimento e a preparação da água de serviço, em conjunto com uma

Leia mais

Sistemas de Aquecimento Solar COLETORES SOLARES

Sistemas de Aquecimento Solar COLETORES SOLARES Sistemas de Aquecimento Solar Qualidade e normas Aquecimento solar no Brasil Início mercado: 70 s Mercado crescido nos anos 80 Alguns fabricantes, projetistas e instaladores sem capacitação Descrédito

Leia mais

Regras de procedimentos para transporte de bens e mercadorias. Associação Portuguesa da Indústria de Refrigeração e Ar Condicionado

Regras de procedimentos para transporte de bens e mercadorias. Associação Portuguesa da Indústria de Refrigeração e Ar Condicionado Regras de procedimentos para transporte de bens e mercadorias Associação Portuguesa da Indústria de Refrigeração e Ar Condicionado Classificação dos Sistemas de estão Técnica Centralizada: Análise à luz

Leia mais

Apresentação dos produtos

Apresentação dos produtos Apresentação dos produtos Tubo de Polietileno Reticulado com Barreira à Difusão de Oxigénio Marca: DOUBLE; Formatos: Redondo; Medidas: Comprimentos: a 600 metros; Diâmetros: 12 a 32 mm (diâmetro exterior);

Leia mais

Gestão de Energia e Incorporação de Soluções Eficientes em Residências de Estudantes

Gestão de Energia e Incorporação de Soluções Eficientes em Residências de Estudantes Gestão de Energia e Incorporação de Soluções Eficientes em Residências de Estudantes Bolsa de Integração à Investigação Bolseiro: Rui Rafael Braga Rodrigues Ribeiro Professor Coordenador: Prof. Doutor

Leia mais

2Regulações. Regulações. 8. Sistemas de regulação Logamatic EMS Sistemas de regulação Logamatic Módulos de comunicação...

2Regulações. Regulações. 8. Sistemas de regulação Logamatic EMS Sistemas de regulação Logamatic Módulos de comunicação... Regulações Índice Página 8. Sistemas de regulação Logamatic EMS.................................................... 161 Logamatic EMS 9. Sistemas de regulação Logamatic 4000...................................................

Leia mais

Classificação de Tipos de Sistemas de Climatização

Classificação de Tipos de Sistemas de Climatização Classificação de Tipos de Sistemas de Climatização PME 2515 Alberto Hernandez Neto -Direitos autorais reservados - É proibida a reprodução deste material sem a autorização expressa do autor 1/45 Critérios

Leia mais

Sistemas de piso radiante para a construção e renovação de edifícios

Sistemas de piso radiante para a construção e renovação de edifícios Sistemas de piso radiante para a construção e renovação de edifícios Aquecimento regenerativo no inverno e arrefecimento no verão. Os sistemas de piso radiante ROTEX proporcionam conforto durante todo

Leia mais