A Associação Padre Anchieta de Ensino, com

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A Associação Padre Anchieta de Ensino, com"

Transcrição

1 INTERESSADO/MANTENEDORA UF ASSOCIAÇÃO PADRE ANCHIETA DE ENSINO - FACULDADE DE TECNOLOGIA "PADRE ANCHIETA " SP ASSUNTO RECONHECIMENTO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIENCIA DA COMPUTAÇÃO UF RELATOR: SR. CONS PAULO ALCANTARA GOMES PARECER N CÂMARA OU COMISSÃO CESu APROVADO EM PROCESSO N /91-15 I - RELATÓRIO A Associação Padre Anchieta de Ensino, com sede em Jundiaí, estado de São Paulo, mantenedora da Faculdade de Tecnologia Padre Anchieta, encaminhou a este Conselho pedido de reconhecimento do curso de Ciências da Computação. 0 curso em apreço foi autorizado pelo De- creto de 5 de janeiro de Através de portaria publicada no Diário Oficial da União em 21 de julho de 1992, a Secre taria Nacional de Educação Superior designou so professores Paulo César Masiero, José Carlos Maldonado (ambos da Universidade de São Paulo - Campus de São Carlos ) e o Técnico em Assuntos Educacionais Maria de Fátima Barbosa Abdala, da DEMEC/SP para precederem à verificação das condições de funcionamento do referido curso. A visita realizou-se em 1 7 / 0 8 / 92 sendo o presente parecer elaborado a partir do Relatório da Comissão Ve rificadera e dos dados constantes do processo. 1. DADOS SOBRE A MANTENEDORA MOD 5-CFE A Associação Padre Anchieta de Ensino(APAE)

2 nasceu a partir das Escolas Padre Anchieta que mantém os seguintes cur sos: 1º Grau, Colegial Integral, Técnico em Contabilidade, Técnico Quí_ mica, Habilitação em Magistério, Técnico em Secretariado e Técnico em Processamento de Dados. A APAE foi criada em 1966 com o intuito de manter cursos de nível superior, oferecidos na Faculdade de Ciências Econômicas, Contábeis e de Administração de Empresas, na Faculdade de Educação, na Faculdade de Direito, na Faculdade de Ciências e Letras (cursos de Ciências, habilitação em Biologia e de Letras, habilitação em Português e Inglês), na Faculdade de Psicologia e, mais recentemente, na Faculdade de Tecnologia, que abriga o curso de Ciência da Computação objeto do presente parecer. Ao longo de 26 anos de vida, a APAE através de suas Faculdades já graduou mais de alunos e, em 1990, encaminhou ao Conselho Federal de Educação Carta-Consulta com vistas ã criação, pela via da autorização, da Universidade "Padre Anchieta". Dados referentes ã capacidade patrimonial, a relação de bens imóveis, a capacidade econômico-financeira acham-se incluídos no corpo do processo e foram objeto de apreciação pela Comissão Verificadora que ressaltou ter, ao longo da visita realizada, ficado "com a impres_ são de que existe uma boa infraestrutura operacional e administrativa e que as atividades de ensino do curso de Bacharelado em Ciências da Com putação, com ênfase em Análise de Sistemas se desenvolvem de forma satis_ fatoria." 2. Dados sobre a Unidade que Ministra o Curso 2.1. Dados Gerais. Vagas oferecidas - 80 (oitenta)no período diurno (turno da manhã). Regime de Matrícula - seriado anual. Regime de Aprovação - poderão se matricular nos anos seguintes os alunos aprovados ou aqueles reprovados em no máximo duas disciplinas da série anterior. Dimensão do Alunado - no 1º semestre de 1992 cursa. vam as quatro séries que compõem o curso 167 alunos Carga horária total exigida para a integralização currículo: horas. Integralização da carga horária em anos: 4 anos.

3 2.2. Alunado 0 índice de freqüência às aulas foi considerado satisfatório, "parecendo situar-se em 70% dos alunos matriculados." Foi observada pela Comissão Verificadora uma grande eva são nos dois primeiros anos do curso. Em 1992, ã época da visita, estavam para concluir o curso (1ª turma) 24 alunos. As razões principais da evasão seriam, na opinião da Comissão Verificadora, as dificuldades econômicas e o baixo aproveitamen to nas disciplinas de matemática Currículo Pleno A Comissão manifestou sua impressão "de que as discipli_ nas são ensinadas seriamente" e observou um esforço em mantê-las atualizadas e com um bom nível. reformulação do curso: Entretanto, salienta três aspectos que podem merecer uma a) A disciplina "Teoria da Computação" é ensinada no primeiro ano e seu programa é evidentemente, mais de Introdução do que de Teoria; b) A disciplina Simulação e Modelos no quarto ano parece não ter objetivo bem definido; c) Há uma grande quantidade de disciplinas que enfatizam o aspecto metodológico do desenvolvimento de sistemas de informação em detrimento de disciplinas que enfoquem mais o aspecto tecnológico associa. do a esse tipo de sistema, tais como: Linguagens comerciais convencionais, linguagens de quarta geração, etc Corpo Docente O corpo docente nas áreas básicas e nas disciplinas de apoio tem boa estabilidade e mostra uma melhor formação do que o da área fim. Existe um número muito reduzido de docentes, além do coordenador do curso, que fica disponível para consultas dos alunos além dos horários normais de aula. Do total de 26 docentes (Anexo II), verifica-se a seguin-

4 te distribuição por titulação: - Doutores Mestres Mestrandos Especialistas Graduados a sugerir que: A análise da experiência e titulação de cada docente leva - A disciplina Física, sob a responsabilidade do Docen- te de n 6 (assinalada no Anexo II) seja entregue ao Docente de n 11 ou ao de 2.5. Recursos Materiais a) Biblioteca Foram indicados pela Comissão Verificadora 310 títulos (em português) e 14 revistas nacionais ou publicadas em português. A biblioteca ocupa uma área de 316 m2, com 100 m2 para a sala de leitura. Do acervo fazem ainda parte títulos de livros relacionados com outros cursos oferecidos pela mantenedora, correspondendo a exem piares e 108 títulos de periódicos, dos quais 14 em Informática. As instalações e o horário de funcionamento são, no en tender da Comissão Verificadora, adequados. cada um, tendo b) Laboratório 2 A Faculdade possui dois laboratórios de computação de 100 m UNIX/MOS-DOS, que permite aproximar o aluno dos ambientes de programação dos centros de processamento de dados de maior porte. Fazem parte do laboratório:. 1 microcomputador PC 386, com 200 Mbytes de disco, monitor VGA colorido. 15 PC-XT, com unidade de disco flexível. 15 PC-XT, com 30 Mbytes de disco. 04 impressoras matriciais A direção do curso planeja a expansão desses Laboratórios com a instalação de outros PC 386, em 1993.

5 Segundo a Comissão Verificadora os equipamentos estão em número suficiente e em bom estado de manutenção. c) Salas de Aula A Faculdade de Tecnologia funciona num prédio de m2, com 13 salas de aula (100 m2 cada). A Faculdade de Tecnologia utiliza quatro destas salas. 3. Apreciação Final da Comissão A Comissão Verificadora recomenda que o curso seja reconhecido provisoriamente, em decorrência da diminuição de demanda observada ao longo dos últimos anos. Recomenda, ainda, que sejam cumpridas as seguintes exigências: a) Alterar o nome do curso, retirando o termo Ciências da Computação. 0 nome mais indicado parece, no entender da Comissão, de "Bacharelado em Analise de Sistemas." Eliminar-se-á, assim, uma distor ção observada na estrutura curricular que não comtempla a grande maioria das disciplinas de que se convencionam chamar de bacharelado em Ciências da Computação; b) Mudar o nome e/ou ementa das seguintes disciplinas: Teoria da Computação, Análise de Desempenho de Sistemas Operacionais, Análise de Produção de Sistemas e Simulação e Modelos, adequando-os ao seu conteúdo; c) Criar mecanismos de fixação de docentes da área fim e também para maior permanência dos docentes no estabelecimento fora dos horários de aula e, eventualmente, criar um plano de carreira. d) Manter uma política de expansão e atualização do acer vo da biblioteca e dos laboratórios de computação. II - VOTO DO RELATOR Inicialmente, o relator recomenda o cumprimento das exi gências constantes dos itens b, c e d do parecer conclusivo do Relatório da Comissão Verificadora e a substituição do docente de nº06 constante do Anexo II do presente parecer pelo docente de n 11 ou pelo de n 19, estes em melhores condições para assumirem a responsabilidade pelo ensi no de Física.

6 A recomendação da Comissão Verificadora de introdução de um novo nome, julgado, procedente pelo Relator, deverá ser acolhido, apenas após a conclusão de estudos que fixem os currículos mínimos da área, bem como a aprovação de projeto de lei que estabelece atribuições de tecnológos em computação e graduados em ciência da computação. No entender do relator, a substituição, neste momento, do nome Bacharel em Ciências da Computação, já consagrado, para Bacharel em Sistemas de Informação, proposta, poderá dar margem a interpretações equivocadas. Isto posto, o relator vota pelo reconhecimento do curso de Ciência da Computação, ministrado pela Faculdade de Tecnologia Padre Anchieta e mantido pela Associação Padre Anchieta de Ensino, instalada em Jundiaí, SP, com 80 vagas totais anuais. III - CONCLUSÃO DA CÂMARA A Câmara de Ensino Superior acompanha o voto do Relator.

7 ASSOCIAÇÃO "PADRE ANCHIETA" DE ENSINO ANEXO II COPPO DOCENTE - 1ª. Série Professor : Antonio Rebello Disciplina: Introdução à Lógica Graduação; Bacharel em Engenharia Mecânica - USP - Escola de Engenharia de Sao Carlos Parecer CFE: 2843/74 - Processamento de Dados 914/77 - Administração de Materiais 498/88 - Introdução á Lógica Experiencia Profissional: Professor de Processamento de I dos e Administração de Material, da Faculdade de Ciências Econômicas, Contábeis e de Administração de Empresas Padre Anchieta, desde Chefe da Divisão de Processamento de Dados - FEPA3A - de a Gerente de Processamento de Dados - FEPASA-. de 1975 a 1982 Superintendente Geral de Sistemas - FEPASA - desde Ano de Admissão: CLT. I Professor: José Vergilio Betioli Disciplinas: Matematica I Graduação : Licenciado em Matemática - PUCCAMP Qualificação Adicional: Mestre em Matemática - UNICAMP Parecer CFE: 661/84 - Matemática 338/88 - Matemática I, II e III 498/88 - Matemática I e II e Estatistica Experiência Profissional: Professor de Matemática I, II e III e Prática de Ensino de Mate mática, da Faculdade de Ciencias e Letras "Padre Anchieta" - desde 1980 Diretor da Faculdade de Ciencias e Letras "Padre Anchieta", desde Professor de Geometria Analitica. Calculo Vetorial e Algebra Linear, da Escola de Engenharia Industrial da Associação Joseense de Ensino, de 1978 a 1.982

8 ASSOCIAÇÃO "PADRE ANCHIETA" DE ENSINO Professor Concur! ado Matemática - Rede Estadual de Ensino de São Paulo - desde Ano de Admissão: CLT. Professor: Mariland Francisco Righi Disciplina : Teoria Economica Graduação: Bacharel em Ciências Econômicas - Faculdade de Ciências Econômicas, Contábeis e de Administra-Celo de Empresas "Padre Anchieta" Qualificação Adicional: Especialista em Administração para Graduados, na àrea de Administração Geral e Relações Industriais - Escola de Administração de Empresas de Sao Paulo - Fundação Getúlio Vargas - de 1981 a h/a. Parecer CFE:498/88 - Organizações e Métodos e Pesquisa Operacional Experiencia Profissionais Professor de Economia, da Faculdade de Direito "Padre Anchieta", desde Professor de Introdução a Economia, das Faculdades Zona Les-te-SP, desde Professor de Introdução a Econo-mia, da Faculdade de Ciências Económicas, Contabeis de Administração de Empresas "Padre Anchieta", desde Ano de Admissão: CLT. Professores: Maria Cristina Moraes Tafarello Disciplina: Lingua Portuguesa Graduação: Bacharel em Linguistica - UNICAMP - Qualificação Adicionai: Mestre em Lingüistica - UNICAMP 1980 Experiencia Profissional Professora de Linguistica e Lingua Portuguesa, da Faculdade de Ciências e Letras "Padre Anchieta", desde Professora de Lingüistica, da Faculdade de Filosofia. Ciências e Letras Nossa Senhora do Patrocinio - Itu e 1984 Professora do Curso de Pós-Graduação "Lato-Sensu" - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Nossa Senhora do Patrocínio - I tu Ano de Admissão: CLT.

9 ASSOCIAÇÃO "PADRE ANCHIETA" DE ENSINO Professoral Romilda Del Antonio Taveira Disciplina: Ingles Tecnico Graduação Licenciada em letras - Português/Inglês - PUCCAMP Qualificação Adicional: Mestre em Letras - PUCCAMP Experiência Profissionais Professora de Lingua inglesa e Pràtica de Ensino de Lingua Inglesa e Língua Portuguesa, da Faculdade de Ciências e Letras "Padre Anchieta", desde 1987 Professora Concursada Inglês Rede Estadual de Ensino de 3ão Paulo - desde Professora Concursada - Lingua Portuguesa - Rede Estadual, de Ensino de São Paulo - desde Aprovada no concurso de Proficiência em Lingua Inglesa, pela University of Illinois, em Ano de Admissão: CLT. Professora: Sonia Muller Tonin Disciplina: Fisica Graduação: Bacharel em Fisica - UNICAMP Licenciada em Fisica - UNICAMP Experiência Profissionais Professora Concursada - Física - Rede Estadual de Ensino de São Paulo - desde Professora Concursada - Fisica Escola Técnica Estadual Vasco Venchiarutti, para os cursos de Edificações, Estradas, Saneamento e Agrimensura - desde.1989, Ano de Admissão CLT. Professora: Rosana Mari a Naville Disciplina: Teoria da Computação Graduação Licenciada em Matemática - Universidade São Francisco Qualificação Adicional ; Especialização (Pós-Graduação "La to-sensu") em Administração de Empresas, núcleo de concentração Análise de Sistemas Experiencia Profissionais Professora Assistente da Universidade São Francisco, desde Ano de Admissão: CLT. Professor: Rubens Cascaldi Filho Disciplinas Teoria das Organizações Graduaçãos Bacharel em Administração de Empresas - Faculdade de Ciências Econômicas, Contábeis e de Administração de Empresas "Padre Anchieta" Arquiteto - Faculdade de Arquitetura da Univer sidade Mackenzie

10 ASSOCIAÇÃO "PADRE ANCHIETA" DE ENSINO Qualificação Adicional: especialista em Administração Financeira. nos Termos da Resolução CFE 12/ h/a - Faculdade de Ciências Econômicas, Contábeis e de Administração rie Empresas "Padre Anchieta" Expêriecia Profissional: Professor de Introdução à Administração e Teoria Geral da Admi-nistração, da Faculdade de Ciencias Económicas, Contábeis e de Administração de Empresas "Padre Anchieta", desde Arquiteto. Consultor de Empresas Ano do Admissão: CLT. Professor: Vicente Genovez. Graduação: Bacharel em Direito - Faculdade de Direito "Padre Anchieta" Educação Fisica - Escola de Educação F ísica de São Carlos Parecer CFE: 824/72 - Educação Física 338/88 - Educação Física 661/84 - Educação Física 854/86 - Educação Física Experiência Profissional: Professor de Educação Fisica, da Faculdade de Educação e da Faculdade de Ciências e Letras "Padre Anchieta" - desde Professor da Escola Superior Educação Física de Jundiaí - desde Professor Concursado - Educação Física - Rede Estadual de Ensino de São Paulo - desde Ano tie Admissão: CLT. 1a. Série Professor : Antonio Rebello Disciplina: Introdução á Lógica Professor Jose Vergilio Betioli Disciplina: Matemática I Professor Mariland Francisco Righi Disciplina: Teoria Econòmica

11 ASSOCIAÇÃO "PADRE ANCHIETA" DE ENSINO Professora: Maria Cristina Moraes Tafarello Disciplina:Lingua Portuguesa Professora M a ria Helena Fioravante Peixoto Disciplina: Ingles Tecnico Graduação Licenciada em Português/ Inglês -- PUCCAMP Qualificado Adicional: Especialista em Análise Semântica Sincronica da Sintaxe - PUC - SP h/a. Curso de Inglês Comercial na "Language Inition Center", Londres, Inglaterra Mestranda na Area de Literatura Portuguesa, no Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciencias Humanas - USP Experiencia Profissional: Professora Concursada - Português - Rede Estadual de Ensino de São Paulo - desde 1976 Professora Concursada- Inglês Rede Estadual de Ensino de São Paulo - desde 1978 Professora de Literatura Norte- Americana e Literatura Brasileira, da Faculdade de Ciencias e Letras "Padre Anchieta", desde 1980 Coordenadora Pedagógica, do Curso de Letras - Licenciatura Plena Modalidade Português/Ingles da Faculdade de Ciências e Letras "Padre Anchieta" - desde 1987 Professora de Gramática Histórica e Análise e Interpretação de Textos, do curso de Pós-Graduação "Latosensu" - Faculdade de Filo-sofia. Ciências e Letras. Nossa Senhora do Patrocionio - Itu Professora de Lingüistica, Sócio- Linguistica e Articulação de Tex-to, da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Tibiriçá - de 1988 a Professora de Literatura Brasileira e Lingua Portuguesa ~ Mackenzie - desde Ano de Admissão: CLT. Professors Vitor Antonio Cappuccelli ' Disciplina : Fisica Graduação: Física - Universidade Federal de São Carlos 1985.

12 ASSOCIAÇÃO "PADRE ANCHIETA" DE ENSINO Qualificação Adicional : Mestrando em Engenharia Eletrica na àrea de Automação - UNICAMP Ingresso em Ano de Admissão: Professor Ricardo Moraes Araki Disciplina Teoria da Computação Graduação: Engenheiro Eletricista com Habilitação em Eletrônica - UNICAMP Qualificação Adicional: Matriculado como aluno especial no curso de Mestrado da Faculdade de Engenharia Elétrica - UNICAMP Tendo cursado disciplinas dos Departamentos de Computação e Automação Telemática e de Sistemas de Energia Elétrica. Trabalhos Apresentados; " Arquitetura, Aplicações e Perspectivas da Norma FDDI para Redes Locais com Fibras Opticas - 1º. Simpòsio de Automação Integrada, organizado pelo Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná Curitiba ". Experiencia Profissional : IBM do Brasil - Engenheiro de Desenvolvimento e Engenheiro Associado a Itau Tecnologia - Analista de Software e Professor de 2º. Grau Rede Particular de Ensino de Campinas a Ano de Admissão: CLT. Professor: João Batista Cardoso de Oliveira Disciplina: Teoria das Organizações Graduação Bacharel em Ciências Econômicas - Faculdade de Ciencias Econômicas, Contábeis e de Administração de Empresas "Padre Anchieta" Bacharel em Administração de Empresas - Faculdade de Ciências Econômicas, Contábeis e de Administração de Empresas "Padre Anchieta" Qualificação Adicional: Especialização em Administração Financeira, nos termos da Resolução CFE 12/ h/a - Faculdade de Ciências Econômicas, Contábeis e de Administração de Empresas "Padre Anchieta" Mestrando em Administração de Empresas, na área de Administração Contábil e Financeira - Escola de Administração de Empresas de São Paulo - Fundação Getúlio Vargas Ingresso em Experiência Profissional: Professor de Introdução à Administração, Administração Finance-ira e Orçamento e Teoria Geral da Administração, da Faculdade de

13 ASSOCIAÇÃO "PADRE ANCHIETA" DE ENSINO Ciências Econômicas. Contabeis e de Administração de Empresas " Pa dre Anchieta" - desde Consultor de Empresas nas áreas de Administração Geral, Custos, Contabilidade, Planejamento Financeiro. Planejamento Estratégi -co e Sistema Organizacional CLT. Ano de Admissão 1990 Professor: Vicente Gonovez Disciplina: Educação Física 2a. Sèrie Professor José Milton Sanches Disciplina: Estatistica Graduação: Bacharel em Administração - PUCCAMP Qualificação Adicional: Mestrando em Economia - PUC-SP Ingresso em.1990 Experiencia Profissional: Professor de Introdução a Estatistica Economica Estatistica Econômica e Introdução à Econometria - PUCCAMP desde Professor de Estatistica a, da F culdade de Ciências Econômicas, Contateis e de Administração Empresas "Padre Anchieta" - desde Professor de Estatistica da Fa-culdade de Psicologia " Padre Anchieta chieta" - desde Ano de Admissão: CLT. Professor: José Vergilio Betioli Disciplina: Matemática II Professor: Ivan de Castro Duarte Martins Disciplina: Introdução ao Direito Graduação: Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais - PUCCAMP Qualificação Adicional: Especialização em Direito Proces sual Civil - PUC-SP h/a. Experiencia Profissional: Professor de Instituições de Di reito, Direito Público e Direito Privado, da Faculdade de Ciências Econômicas, Contábeis e de Administração de Empresas "Padre An-chieta" - desde Procurador do Estado - desde 1981 Ano de Admissão: CLT.

14 ASSOCIAÇÃO "PADRE ANCHIETA" DE ENSINO Professora: Tania Maria de Oliveira Disciplina : Contabilidade Bacharel em Ciências Contábeis - Faculdade de Ciências Econômicas, Contábeis e de Administra cão de Empresas "Padre Anchieta" qualificação Adicional: Mestranda em Ciências Contábeis Atuariais - PUC-SP - Ingresso Experiência Profissionais Supervisora Fiscal Tributária d Salvacap 3/A - desde 1988 Ano de Admissão: CLT. Professor: Ricardo Moraes Araki Disciplina : Sistemas Operacionais Professor: Antonio de Assis Bento Ribeiro Disciplina: Linguagens e Técnicas de Programação I Graduação: Engenharia de Telecomunicações - Universidade Federal Fluminense Qualificação Adicional: Mestrando na Faculdade de Engenharia Elétrica - UNICAMP - Area de Automação - Ingresso em Experiência Profissional: Professor de Eletrônica - PUC-MG e Engenheiro Projetista na àrea Eletrônica Digital - GND e Engenheiro Projetista - SAnko Científica e Ano de Admissão: CET. Professor Vitor Antonio Cappuccelli Disciplina: Teoria de Sistemas Professor : Antonio Rebello Disciplina: Utilização de Computadores nas Organizações Professor: Antonio de Assis Emento Ribeiro Disciplina: Laboratório I 1ª. Sèrie Professor: Antonio Rebello Disciplina: Introdução à Lógica Professor: José Vergilio Betioli Disciplina: Matemática

15 ASSOCIAÇÃO "PADRE ANCHIETA" DE ENSINO Professor : Mariland Francisco Righi Disciplina Economica Teoria Professora: Maria Cristina Moraes Rafarello Disciplina: Lingua Portuguesa Professora: Ligia Lederman Terrel Ferrari Disciplina Ingles Tecnico Graduação: Bacharel em Linguistica - UNICAMP Qualificação Adicional: Pós Graduação no Curso de Mestrado, na área de Lingüística -- UNICAMP 1425 h/a a Matriculada como aluna especial no curso de Mestrado - UNICAMP - Area de Lingüistica Aplicada ao Ensino de Lingua Estrangeira Experiência Profissional: Professora de Lingua Inglesa em cursos de Conversação - desde Ano de Admissão: CLT. Professor: Cesar Ramos Rodrigues Disciplinas : Fisica Graduação: Engenharia Elétrica - Universidade Federal Santa Maria Qualificacelo Adicional: Mestre na área de Eletrônica e Comunicações - UNICAMP Trabalhos Apresentados: Armazenamento Digital de Ondas Comandado por Microcomputador II Congresso Regional de iniciação Científica e Tecnológica em Enge nharia - Associação Brasileira de Ensino de Engenharia. Projeto de uma Matriz de Fototransistores de Silicio -- XII Encontro Nacional de Fisica da Matèria Con densada - Sociedade Brasileira de Fisica. Ano de Admissão: CLT. Professora: Lúcia Filomena Guimarães Disciplina Teoria da Computação Graduação: Estatistica UNICAMP 1987 Qualificação Adicional Mestre na àrea de Automação - UNI-CAMP Doutoranda no Departamento de Eng nharia de Sistemas da Faculdade de Engenharia Elétrica - UNICAMP - Ingresso em 1991.

16 ASSOCIAÇÃO "PADRE ANCHIETA" DE ENSINO Experiência Profissional: Professora de Pesquisa Operacional, do Curso de Tecnologia em Processamento de Dados, da Facul dade Salesiana Dom Bosco Professora no Curso Tecnico em Processamento de Dados, do Colé gio Salesiano Dom Bosco. Ano de Admissão CLT. Profesor: Ronaldo Tavano Palaia Disciplina : Teoria das Organizações Graduação: Engenharia Elétrica - Escola Politécnica - USP Qualificação Adicional: Especialização em Administração pa ra Graduados, na área de Métodos Quantitativeis em Informática - Escola de Administração de Empresas (de São Paulo - Fundação Getúlio Vargas h/a a Pós-Graduação no curso de Mostrado - Escola Politécnica - USP - Area de concentração de Engenharia de Sistemas, cursando as disciplinas: Sistemas de Computação, Projeto e Técnicas de Construção de Compiladores e Sistemas de Programação 1980 Ano de Admissãos CLT. 2a. Série Professor: José Milton Sanches Disciplinas Estatistica Professor : José Vergílio Betioli Disciplina: Matemática II Professor : Ivan de Castro Duarte Martins D i sciplina: Introdução ao Direito Professora: Tânia Maria de Oliveira Disciplina: Contabilidade Professor : Ricardo Moraes Araki Disciplina: Sistemas Operacionais Professor: Ricardo Moraes Araki Disciplina : Linguagens e Técnicas de Programação I

17 ASSOCIAÇÃO "PADRE ANCHIETA" DE ENSINO Professor: Cesar Ramos Rodrigues Disciplinas Teoria de Sistemas Professor: Antonio Rebello Disciplina: Utilização de Computadores nas Organizações Professor: Antonio de Assis Bento Ribeiro Disciplina: Laboratório I 3a. Sèrie Professors Luiz Alberto de Campos Louzada Disciplina: Organização e Métodos Graduação: Licenciado em Matemática - Faculdade de Filosofia, Ciencias e Letras Nove de Julho - i960. Qualificação Adicional: Aperfeiçoamento -~ Curso de Formação de Analista de Sistemas - PRODESP -de fevereiro a dezembro de Parecer CFE: 216/85 - Introdução a Processamento de Dados Introdução a Análise de Sistemas, Software e Programação e Lògica Matemática. Experiencia Profissional: Professor das Faculdades Ibirapuera Professor Assistente da Fundação Armando Alvarez Penteado ~ 1983 Professor de cursos de Extensão Universitária - Universidade Pau lista e Ano de Admissão: CLT. Professor: Ronaldo lavano Palaia Disciplina: Psicologia das Organizações Professor: Ricardo Moraes Araki Disciplina: Análise de Sistemas I Professor: Renato Cesar Vieira Araújo Disciplina: Linguagens e Técnicas de Programação II Professor : Ricardo Moraes Araki Disciplina: Projeto Estruturado de Sistemas I.

18 ASSOCIAÇÃO "PADRE ANCHIETA" DE ENSINO Professor: Welson Regis Jacometti Disciplina: Estrutura de Arquivos e Banco de Dados Graduação Bacharel em Ciências da Computação - Universidade Federal São Carlos Qualificação Adicionais Mestrando em Ciências da Compu ção, área de concentração Teoria/Geometria Computacional Ingresso em Experiência Professional Professor de 2o. Grau - Colegio Anglo Sao Carlos Gerente de Desenvolvimento Sistemas para Controle de Quali -dade - Polo Informática LTDA São Carlos Aluno pesquisador - Programa de Pôs Graduacelo - Departamento Ciências da Computação - UNICAMP - desde Ano de Admissão: CLT. Professora: Cintia Rigão Secrich Disciplina: Pesquisa Operacional Graduaçãos Licenciada em Matemática -- UNICAMP Bacharel em Matemàtica Aplicada e Computacional -UNICAMP Qualificação Adicionais Mestranda em Engenharia Elétrica área de Automação.. UNICAMP - Ingresso Ano de Admissão: CLT. Professor: Daniel Tavares Correia Xavier Disciplina: Laboratório II Graduação e Ciencias da Computação -- Pernambuco - Universidade Federal de Qualificação Adicional 1987 Mestrando em Ciências da Computaci - área de Construção de Interfaces Orientada á Objetos - UNICAMP - Ingresso em Experiencia Profissionais Livro Publicado Introdução à Programação Orientada è Objetos, Visão Integrada do Paradigma de Objetos - IME - U3P-SP Artigo Publicado -- Extensões no ET++ para suportar o principio de múltiplas visões com reatividade UNICAMP - CAMPINAS-SP Ano de Admissão: CLT. Professor: Francisco José Carbonari Disciplinas Estudos de Problemas Brasileiro Graduação Filosofia -- Faculdade de Filosofia Mossa Senhora Medianeira Qualificação Adicionais Especialização no curso de mestrado da UNICAMP - área de Filosofia e História da Educação a h/a.

19 ASSOCIAÇÃO "PADRE ANCHIETA" DE ENSINO Experiência Profissional: Professor de Filosofia e Introdução a Filosofia, da Faculdade de Educação "Padre Anchieta" - desde 1980 Professor de Filosofia e Estudo! de Problemas Brasileiro da Fa culdade de Psicologia " Padre e An -chieta" - desde 1988 Diretor da Faculdade de Educação "Padre Anchieta" - desde Ano de Admissão: CLT.

20 IV - DECISÃO DD PLENÀRIO O Plenàrio ao Conselho Federal de Educação aprovou, por unanimidade, a con clusao de Câmara. Sala Barreto Filho, em 10 de 03 de 1993

21 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DESPORTO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CFE FOLHA DE PRESENÇA REFERENTE A SESSÃO PLENARIA NO DIA 10/03/1994 REALIZADAS AS 16 HORAS REUNIÃO ORDINARIA NOME DO CONSELHEIRO 1. MANOEL GONÇALVES FERREIRA FILHO 2. ERNANI BAYER 3. DIB DOMINGOS JATENE 4. CASSIO MESQUITA BARROS 5. CICERO ADOLPHO DA SILVA 6. DALVA ASSUMPCAO SOUTTO MAYOR 7.EDSON MACHADO DE SOUSA 8. FÁBIO PRADO 9. GENARO DE OLIVEIRA 10. IB GATTO FALCÃO 11. JORGE NAGLE 12. JOSE FRANCISCO SANCHOTENE 13. JOSE LUITGARD MOURA FIGUEIREDO 14.LAÉRCIO DIAS DE MOURA (RE) 15. LAURO FRANCO LEITÃO 16. LAYRTON BORGES MIRANDA VIEIRA 17.LEDA MARIA C. NAPOLEÃO DO REGO 18 MARGARIDA MARIA DO R. PIRES LEAL 19.PAULO ALCANTARA GOMES 20.PAULINO TRAMONTIN 21.SILVINO LOPES NETO 22.SYDNEI LIMA SANTOS 23. VIRGINIO CANDIDO TOSTA DE SOUZA

Reconhecimento do Curso de Bacharelado em Ciência da Computação, com ênfase em Análise de Sistemas e Software

Reconhecimento do Curso de Bacharelado em Ciência da Computação, com ênfase em Análise de Sistemas e Software INTERESSADO/MANTENEDORA Universidade Federal de Uberlândia MG ASSUNTO Reconhecimento do Curso de Bacharelado em Ciência da Computação, com ênfase em Análise de Sistemas e Software RELATOR SR. CONS Layrton

Leia mais

ESCOLA PAULISTA DE MEDICINA

ESCOLA PAULISTA DE MEDICINA INTERESSADO/MANTENEDORA ESCOLA PAULISTA DE MEDICINA UF SP ASSUNTO: ALTERAÇÃO DO CURRÍCULO E DA DENOMINAÇÃO DO CURSO DE ORTOPTICA, / PARA "CURSO DE ORTOPTICA E TECNOLOGIA OFTÃLMICA" -A (>/ RELATOR: SR.

Leia mais

SOCIEDADE CIVIL DE ENSINO SUPERIOR DE SÃO ROQUE

SOCIEDADE CIVIL DE ENSINO SUPERIOR DE SÃO ROQUE MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADO/MANTENEDORA SOCIEDADE CIVIL DE ENSINO SUPERIOR DE SÃO ROQUE UF SP ASSUNTO: Autorização Projeto) para funcionamento do curso de Administração

Leia mais

Margarida Maria do R.B.P.Leal

Margarida Maria do R.B.P.Leal INTERESSADO/MANTENEDORA ASSOCIAÇÃO PAULISTA DE EDUCAÇÃO ASSUNTO. UF SP Autorização (Execução de Projeto) para funcionamento do curso de Comunicação Social, habilitação em Publicidade e Propaganda, a ser

Leia mais

Os equipamentos listados pela Comissão Verificadora atendem satisfatoriamente ao mínimo requerido para um Bacharelado em Ciência da Computação.

Os equipamentos listados pela Comissão Verificadora atendem satisfatoriamente ao mínimo requerido para um Bacharelado em Ciência da Computação. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR PARECER N. 078/95 CEE/SESu/MEC PROCESSO N. 23065.003376/94-34 MANTENEDORA: AUTARQUIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ALAGOAS ESTABELECIMENTO

Leia mais

Autorização (Execução do Projeto) de curso de Ciências Econômicas, a funcionar na Faculdade de Ciências Económicas e Contábeis Cândido Rondon

Autorização (Execução do Projeto) de curso de Ciências Econômicas, a funcionar na Faculdade de Ciências Económicas e Contábeis Cândido Rondon ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL CÂNDIDO RONDON Autorização (Execução do Projeto) de curso de Ciências Econômicas, a funcionar na Faculdade de Ciências Económicas e Contábeis Cândido Rondon João Paulo do Valle Mendes

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADO/MANTENEDORA UNIÃO SOCIAL CAMILIANA ASSUNTO / UF SP AUTORIZAÇÃO (PROJETO) PARA FUNCIONAMENTO DO CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS - HABILITAÇÕES

Leia mais

INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR SENADOR FLAQUER DE SANTO ANDRÉ-SAO PAULO

INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR SENADOR FLAQUER DE SANTO ANDRÉ-SAO PAULO INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR SENADOR FLAQUER DE SANTO ANDRÉ-SAO PAULO Plena em Matemática CURSO DE CIÊNCIAS: Conversão, pela via da plenificação da Licenciatura Ernani Bayer I - RELATÓRIO O Instituto de

Leia mais

Padrões de Qualidade para Cursos de Graduação em Economia

Padrões de Qualidade para Cursos de Graduação em Economia MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR COORDENAÇÃO DAS COMISSÕES DE ESPECIALISTAS DE ENSINO COMISSÃO DE ESPECIALISTAS DE ENSINO DE ECONOMIA Padrões de Qualidade para Cursos

Leia mais

Reconhecimento do curso de Matemática Aplicada à Informática, ministrado pela Faculdade de Informática de São Paulo

Reconhecimento do curso de Matemática Aplicada à Informática, ministrado pela Faculdade de Informática de São Paulo SOCIEDADE CIVIL ATENEU BRASIL Reconhecimento do curso de Matemática Aplicada à Informática, ministrado pela Faculdade de Informática de São Paulo ARNALDO NISTEIER I - RELATÓRIO O Diretor-Presidente da

Leia mais

Autorização (Projeto) para Curso de Administração, a ser oferecido Faculdade de Administração de Empresas de Curvelo.

Autorização (Projeto) para Curso de Administração, a ser oferecido Faculdade de Administração de Empresas de Curvelo. INTERESSADO/MANTENEDORA MITRA ASSUNTO: Autorização (Projeto) para Curso de Administração, a ser oferecido Faculdade de Administração de Empresas de Curvelo. UF MG pela ARQUIDIOCESANA DE DIAMANTINA RELATOR:

Leia mais

Reconhecimento do curso de Secretariado Executivo. Jessé Guimarães.

Reconhecimento do curso de Secretariado Executivo. Jessé Guimarães. Associação Latino-americana de Educação. PE Reconhecimento do curso de Secretariado Executivo. Jessé Guimarães. 1 - RELATÓRIO A Associação Latino-americana de Educação submete a este Colegiado pedido de

Leia mais

PROCESSO N.º 1200/03-G PROTOCOLO N.º 5.657.325-9/03 PARECER N.º 446/05 APROVADO EM 05/08/2005

PROCESSO N.º 1200/03-G PROTOCOLO N.º 5.657.325-9/03 PARECER N.º 446/05 APROVADO EM 05/08/2005 PROTOCOLO N.º 5.657.325-9/03 PARECER N.º 446/05 APROVADO EM 05/08/2005 CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR INTERESSADA: FUNDAÇÃO FACULDADE DE FILOSOFIA, CIÊNCIAS E LETRAS DE MANDAGUARI - FAFIMAN MUNICÍPIO: MANDAGUARI

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARA M I N I S T É R I O DA EDUCAÇÃO CONSELHO F E D E R A L DE EDUCAÇÃO INTERESSADO/MANTENEDORA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARA UF CE ASSUNTO: Credenciamento do curso de pos-graduação em Engenharia Civil, com

Leia mais

O curso oferece 200 vagas anuais, nos turnos diurno e noturno, com regime de matrícula anual.

O curso oferece 200 vagas anuais, nos turnos diurno e noturno, com regime de matrícula anual. MINISTERIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR PROCESSO: 23001.0002/94-40 MANTENEDORA: Associação Itaquerense de Ensino ESTABELECIMENTO DE ENSINO: Universidade Camilo Castelo Banco

Leia mais

FUNDAÇÃO PAULISTA DE TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO

FUNDAÇÃO PAULISTA DE TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO PAULISTA DE TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO Reconhecimento do Curso Superior de Tecnologia em Processamento de Dados, oferecido pela Faculdade de Informática de Lins-SP. Pe. Antonio Geraldo Amaral Rosa

Leia mais

PARECER NP 677/93 CÂMARA ou COMISSÃO APROVADO EM: 10/11/93

PARECER NP 677/93 CÂMARA ou COMISSÃO APROVADO EM: 10/11/93 M I N I S TÉ R I O DA EDUCAÇÃO CONSELHO F E D E R A L DE EDUCAÇÃO INTERESSADO/MANTENEDORA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARA UF CE ASSUNTO: Recredenciamento do corso de pós-graduação em Química, com área de

Leia mais

Autorização (Projeto) para implantação do curso superior de Tecnologia em Processamento de Dados

Autorização (Projeto) para implantação do curso superior de Tecnologia em Processamento de Dados ASSOCIAÇÃO DOMUS DE ENSINO S UPERIOR - ADES Autorização (Projeto) para implantação do curso superior de Tecnologia em Processamento de Dados Yugo Ok ida 1 - RELATÓRIO 23030.0 10576/85-39 0 presente processo,

Leia mais

AGUARDANDO HOMOLOGAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

AGUARDANDO HOMOLOGAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO AGUARDANDO HOMOLOGAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADA: Associação Educacional de Araras UF: SP ASSUNTO: Credenciamento do Centro Universitário de Araras Dr. Edmundo Ulson,

Leia mais

Autorização /Execução do Projeto) de curso de Ciências Contábeis a funcionar na Faculdade de Ciências Econômicas e Contábeis Cândido Rondon.

Autorização /Execução do Projeto) de curso de Ciências Contábeis a funcionar na Faculdade de Ciências Econômicas e Contábeis Cândido Rondon. ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL CÂNDIDO RONDON Autorização /Execução do Projeto) de curso de Ciências Contábeis a funcionar na Faculdade de Ciências Econômicas e Contábeis Cândido Rondon. João Paulo do Valle Mendes

Leia mais

RELATOR: SR. CONS. JOSÉ LUITGARD DE MOURA FIGUEIREDO... CÂMARA OU COMISSÃO CESu 1ºGrupo

RELATOR: SR. CONS. JOSÉ LUITGARD DE MOURA FIGUEIREDO... CÂMARA OU COMISSÃO CESu 1ºGrupo INTERESSADO/MANTENEDORA Sociedade Assistencial de Educação e Cultura. UF SP ASSUNTO Autorização execução de projeto para funcionamento do curso de Administração - habilitações Geral e Comércio Exterior,

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA CONSELHO FEDERAL DE EDUCACÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA CONSELHO FEDERAL DE EDUCACÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA CONSELHO FEDERAL DE EDUCACÃO INTERESSADO/MANTENEDORA Associação de Educação e Cultura da Amazônia UF AM ASSUNTO Autorização (Execução do Projeto) para funcionamento do

Leia mais

CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES E PESQUISA DO PARANÁ

CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES E PESQUISA DO PARANÁ CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES E PESQUISA DO PARANÁ Autorização (projeto) para funcionamento do Curso Superior de Tecnologia em Processamento de Dados. A ser ministrado pela Faculdade de Informática do Paraná.

Leia mais

PROCESSO N 1120/11 PROTOCOLO N.º 10.687.268-6 PARECER CEE/CEB N.º 76/12 APROVADO EM 16/02/12 INTERESSADO: COLÉGIO TÉCNICO DE CURITIBA - CTC

PROCESSO N 1120/11 PROTOCOLO N.º 10.687.268-6 PARECER CEE/CEB N.º 76/12 APROVADO EM 16/02/12 INTERESSADO: COLÉGIO TÉCNICO DE CURITIBA - CTC PROTOCOLO N.º 10.687.268-6 PARECER CEE/CEB N.º 76/12 APROVADO EM 16/02/12 INTERESSADO: COLÉGIO TÉCNICO DE CURITIBA - CTC MUNICÍPIO: CURITIBA ASSUNTO: Pedido de renovação do reconhecimento do Curso Técnico

Leia mais

Autorização para curso de Especialização em Informática (Redes de Computadores), a ser ministrado, fora de sede. Dalva Assumpção Soutto Mayor

Autorização para curso de Especialização em Informática (Redes de Computadores), a ser ministrado, fora de sede. Dalva Assumpção Soutto Mayor INTERESSADO/MANTENEDORA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAIBA UF PB ASSUNTO: Autorização para curso de Especialização em Informática (Redes de Computadores), a ser ministrado, fora de sede. RELATOR. SR. CONS.

Leia mais

Publicado no DOE de 16/12/2015 pela Portaria SEE nº 4788/2015, de 15/12/2015 PARECER CEE/PE Nº 138/2015-CES APROVADO PELO PLENÁRIO EM 30/11/2015

Publicado no DOE de 16/12/2015 pela Portaria SEE nº 4788/2015, de 15/12/2015 PARECER CEE/PE Nº 138/2015-CES APROVADO PELO PLENÁRIO EM 30/11/2015 INTERESSADA: AUTARQUIA DO ENSINO SUPERIOR DE GARANHUNS AESGA FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS E HUMANAS DE GARANHUNS FAHUG ASSUNTO: RENOVAÇÃO DE RECONHECIMENTO DO CURSO DE BACHARELADO EM SECRETARIADO

Leia mais

INTERESSADO/MANTENEDORA INSTITUIÇÃO TOLEDO DE ENSINO ASSUNTO:

INTERESSADO/MANTENEDORA INSTITUIÇÃO TOLEDO DE ENSINO ASSUNTO: INTERESSADO/MANTENEDORA INSTITUIÇÃO TOLEDO DE ENSINO ASSUNTO: Transformação do curso de Estudos Sociais, com habilitações em História e Geografia, licenciaturas plenas, em cursos de Histó ria e Geografia,

Leia mais

ASSOCIAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DE RIBEIRÃO PRETO. Autorização(Projeto) para o Curso de Psicologia

ASSOCIAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DE RIBEIRÃO PRETO. Autorização(Projeto) para o Curso de Psicologia ASSOCIAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DE RIBEIRÃO PRETO Autorização(Projeto) para o Curso de Psicologia A Associação de Ensino Superior de Ribeirão Preto-SP, solicita autorização para o funcionamento de curso

Leia mais

PARECER CEE/PE Nº 92/2011-CES APROVADO PELO PLENÁRIO EM 04/07/2011 I RELATÓRIO:

PARECER CEE/PE Nº 92/2011-CES APROVADO PELO PLENÁRIO EM 04/07/2011 I RELATÓRIO: INTERESSADA: UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO UPE/FACULDADE DE CIÊNCIAS DA ADMINISTRAÇÃO DE PERNAMBUCO FCAP ASSUNTO: RECONHECIMENTO DO CURSO SUPERIOR SEQUENCIAL DE FORMAÇÃO ESPECÍFICA EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO COLEGIADO: CES. IGC Faixas Contínuo 2007 3 215 2008 3 221 2009 3 229

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO COLEGIADO: CES. IGC Faixas Contínuo 2007 3 215 2008 3 221 2009 3 229 PARECER HOMOLOGADO Despacho do Ministro, publicado no D.O.U. de 10//2012, Seção 1, Pág. 1. Portaria n 7, publicada no D.O.U. de 10//2012, Seção 1, Pág. 12. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO PARECER HOMOLOGADO Despacho do Ministro, publicado no D.O.U. de 28/9/2009, Seção 1, Pág. 30. Portaria n 926, publicada no D.O.U. de 28/9/2009, Seção 1, Pág. 25. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL

Leia mais

Autorização(Projeto) da habilitação em Radialismo do curso de Comunicação Social.

Autorização(Projeto) da habilitação em Radialismo do curso de Comunicação Social. INTERESSADO/MANTENEDORA INSTITUTO METODISTA DE ENSINO SUPERIOR UF SP ASSUNTO: Autorização(Projeto) da habilitação em Radialismo do curso de Comunicação Social. RELATOR: SR. CONS. Arnaldo Niskier 1-RELATÓRIO

Leia mais

Reconhecimento do curso de Letras com habilitações em Por-tuguês/Inglês e Português/Francês com suas respectivas Literaturas.

Reconhecimento do curso de Letras com habilitações em Por-tuguês/Inglês e Português/Francês com suas respectivas Literaturas. FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DO AGRESTE ALAGOANO Reconhecimento do curso de Letras com habilitações em Por-tuguês/Inglês e Português/Francês com suas respectivas Literaturas. ZILMA GOMES PARENTE DE BARROS I -

Leia mais

Regimento Unificado das Faculdades Integradas de Guarulhos

Regimento Unificado das Faculdades Integradas de Guarulhos MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADO/MANTENEDORA SOCIEDADE GUARULHENSE DE EDUCAÇÃO ASSUNTO; UF SP Regimento Unificado das Faculdades Integradas de Guarulhos RELATOR SR. CONS.

Leia mais

Autorização, de acordo com o art. 5o. da Res. CFE 03/83, para implantação do curso de Ciências Contábeis, nas Faculdades Integradas de Dourados

Autorização, de acordo com o art. 5o. da Res. CFE 03/83, para implantação do curso de Ciências Contábeis, nas Faculdades Integradas de Dourados INTERESSADO/MANTENEDORA SOCIEDADE CIVIL DE EDUCAÇÃO DA GRANDE DOURADOS (SOCIGRAN) UF ASSUNTO Autorização, de acordo com o art. 5o. da Res. CFE 03/83, para implantação do curso de Ciências Contábeis, nas

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADO/MANTENEDORA FACS - FACULDADES SALVADOR S/C UF BA ASSUNTO Curso de pós-graduação Lato Sensu, em nível de Especialização a ser Ministrado

Leia mais

Transferência de sede da Faculdade de Engenharia Civil de Barra do Piraí para a cidade de Nova Iguaçu. Lauro Franco Leitão

Transferência de sede da Faculdade de Engenharia Civil de Barra do Piraí para a cidade de Nova Iguaçu. Lauro Franco Leitão FUNDAÇÃO EDUCACIONAL ROSEMAR PIMENTEL RJ Transferência de sede da Faculdade de Engenharia Civil de Barra do Piraí para a cidade de Nova Iguaçu Lauro Franco Leitão I RELATÓRIO 0 Parecer 700/89, de 3/8/89,

Leia mais

PROCESSO N 685/2009 PROTOCOLO N.º 7.648.915-7 PARECER CEE/CEB N.º 829/10 APROVADO EM 05/08/10

PROCESSO N 685/2009 PROTOCOLO N.º 7.648.915-7 PARECER CEE/CEB N.º 829/10 APROVADO EM 05/08/10 PROTOCOLO N.º 7.648.915-7 PARECER CEE/CEB N.º 829/10 APROVADO EM 05/08/10 CÂMARA DE EDUCAÇÃO BÁSICA INTERESSADO: COLÉGIO ESTADUAL ULYSSES GUIMARÃES ENSINO FUNDAMENTAL, MÉDIO E PROFISSIONAL MUNICÍPIO: FOZ

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADO/MANTENEDORA ASSUNTO UNIVERSIDADE STA. CECÍLIA DOS BANDEIRANTES Reconhecimento do Curso de Ciências Econômicas, ministrado pela Faculdade

Leia mais

II - VOTO DO RELATOR. III - CONCLUSÃO DA CÂMARA A Câmara de Ensino Superior acompanha o voto do Relator. Sala das Sessões, em 31 de agosto de 1989

II - VOTO DO RELATOR. III - CONCLUSÃO DA CÂMARA A Câmara de Ensino Superior acompanha o voto do Relator. Sala das Sessões, em 31 de agosto de 1989 . Todos os professores apresentaram o termo de compromisso. A relação dos docentes com o resumo da qualificação acadêmico-profissional encontra-se anexa a este Parecer. (Anexo II). A Associação Campineira

Leia mais

0 curso de Letras foi autorizado a funcionar, pelo Decreto nº 8.352, de 1 8. 1 1. 4 1 e reconhecido pelo Decreto número 15.583, de 16.05.44.

0 curso de Letras foi autorizado a funcionar, pelo Decreto nº 8.352, de 1 8. 1 1. 4 1 e reconhecido pelo Decreto número 15.583, de 16.05.44. INTERESSADO/MANTENEDORA PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS UF SP ASSUNTO: Renovação de reconhecimento dos Cursos de Licenciatura em Letras RELATOR: SR. CONS. ZILMA GOMES PARENTE DE BARROS 1 -

Leia mais

PROCESSO Nº 702/06 PROTOCOLO Nº 8.894.983-8 PARECER Nº 203/06 APROVADO EM 14/07/06

PROCESSO Nº 702/06 PROTOCOLO Nº 8.894.983-8 PARECER Nº 203/06 APROVADO EM 14/07/06 PROTOCOLO Nº 8.894.983-8 PARECER Nº 203/06 APROVADO EM 14/07/06 CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR INTERESSADA: FACULDADE UNILAGOS MUNICÍPIO: MANGUEIRINHA ASSUNTO: Pedido de reconhecimento do curso de graduação

Leia mais

Lauro Franco L eitã o

Lauro Franco L eitã o INSTITUTO SUPERIOR DE E NSINO CELSO L ISBOA Redistribuição de v agas Lauro Franco L eitã o I - RELATÓRIO O Presidente do Instituto Superior de Ensino Celso Lisboa, este mantenedor da Federação das Faculdades

Leia mais

PADRÕES DE QUALIDADE OUTUBRO 2000

PADRÕES DE QUALIDADE OUTUBRO 2000 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DEPARTAMENTO DE POLÍTICA DO ENSINO SUPERIOR COORDENAÇÃO DAS COMISSÕES DE ESPECIALISTAS DE ENSINO COMISSÃO DE ESPECIALISTAS DE ENSINO DE FARMÁCIA PADRÕES

Leia mais

SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO

SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO Curso: Ciência da Computação Modalidade: ( X ) bacharelado ( ) licenciatura Local de funcionamento: Coração Eucarístico 01 PERFIL DO CURSO O curso de Ciência da Computação

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADO:

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADO: PARECER HOMOLOGADO (*) (*) Despacho do Ministro, publicado no Diário Oficial da União de 04/12/2007. (*) Portaria / MEC n 1.154, publicada no Diário Oficial da União de 04/12/2007. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

Leia mais

Credenciamento do curso de Língua Espanhola e Literatura Espanhola e Hispano-Americana, a nível de mestrado e Doutorado. Zilma Gomes Parente de Barros

Credenciamento do curso de Língua Espanhola e Literatura Espanhola e Hispano-Americana, a nível de mestrado e Doutorado. Zilma Gomes Parente de Barros UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Credenciamento do curso de Língua Espanhola e Literatura Espanhola e Hispano-Americana, a nível de mestrado e Doutorado. Zilma Gomes Parente de Barros CESu,19 Grupo O Reitor da

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO PARECER HOMOLOGADO Despacho do Ministro, publicado no D.O.U. de 11/5/2011, Seção 1, Pág. 20. Portaria n 523, publicada no D.O.U. de 11/5/2012, Seção 1, Pág. 19. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL

Leia mais

PARECER CEE/PE Nº 39/2013-CES APROVADO PELO PLENÁRIO EM 22/04/2013 I - RELATÓRIO:

PARECER CEE/PE Nº 39/2013-CES APROVADO PELO PLENÁRIO EM 22/04/2013 I - RELATÓRIO: INTERESSADA: ESCOLA POLITÉCNICA DE PERNAMBUCO - POLI / UPE ASSUNTO: RENOVAÇÃO DE RECONHECIMENTO DO CURSO DE BACHARELADO EM ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO RELATORA: CONSELHEIRA NELLY MEDEIROS DE CARVALHO

Leia mais

CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO Câmara de Educação Superior e Profissional

CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO Câmara de Educação Superior e Profissional INTERESSADA: Universidade Estadual Vale do Acaraú UVA EMENTA: Renova o reconhecimento do Curso de Graduação Tecnológica em Gestão de Recursos Humanos da Universidade Estadual Vale do Acaraú UVA, de 01

Leia mais

O pleito passa agora a ser apreciado nesta Câmara, nos aspectos concernentes aos recursos materiais e humanos indispensáveis.

O pleito passa agora a ser apreciado nesta Câmara, nos aspectos concernentes aos recursos materiais e humanos indispensáveis. Sociedade Educacional São Paulo Redistribuição de Vagas JACKS GRINBERG 1 - RELATÓRIO A Sociedade Educacional São Paulo, Mantenedora da FESP - Faculdade de Engenharia São Paulo, com sede na Capital do Estado

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO COLEGIADO: CES

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO COLEGIADO: CES PARECER HOMOLOGADO Despacho do Ministro, publicado no D.O.U. de 18/5/2012, Seção 1, Pág. 24. Portaria n 62, publicada no D.O.U. de 18/5/2012, Seção 1, Pág. 2. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE

Leia mais

PARECER HOMOLOGADO(*) (*) Despacho do Ministro, publicado no Diário Oficial da União de 21/08/2008

PARECER HOMOLOGADO(*) (*) Despacho do Ministro, publicado no Diário Oficial da União de 21/08/2008 PARECER HOMOLOGADO(*) (*) Despacho do Ministro, publicado no Diário Oficial da União de 21/08/2008 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADO: Centro Educacional e Desportivo Santa

Leia mais

PARECER HOMOLOGADO(*) (*) Despacho do Ministro, publicado no Diário Oficial da União de 14/06/2006.

PARECER HOMOLOGADO(*) (*) Despacho do Ministro, publicado no Diário Oficial da União de 14/06/2006. PARECER HOMOLOGADO(*) (*) Despacho do Ministro, publicado no Diário Oficial da União de 14/06/2006. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADA: Associação Educacional do Planalto

Leia mais

PROCESSO N 590/11 PROTOCOLO N.º 10.678.647-0 PARECER CEE/CEB N.º 931/11 APROVADO EM 24/10/11

PROCESSO N 590/11 PROTOCOLO N.º 10.678.647-0 PARECER CEE/CEB N.º 931/11 APROVADO EM 24/10/11 PROTOCOLO N.º 10.678.647-0 PARECER CEE/CEB N.º 931/11 APROVADO EM 24/10/11 CÂMARA DE EDUCAÇÃO BÁSICA INTERESSADO: COLÉGIO ESTADUAL JUSCELINO KUBITSCHEK DE OLIVEIRA ENSINO FUNDAMENTAL, MÉDIO E PROFISSIONAL

Leia mais

PROCESSO N 629/13 PROTOCOLO Nº 11.614.297-0 PARECER CEE/CEMEP Nº 153/13 APROVADO EM 15/05/13

PROCESSO N 629/13 PROTOCOLO Nº 11.614.297-0 PARECER CEE/CEMEP Nº 153/13 APROVADO EM 15/05/13 PROTOCOLO Nº 11.614.297-0 PARECER CEE/CEMEP Nº 153/13 APROVADO EM 15/05/13 CÂMARA DO ENSINO MÉDIO E DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO INTERESSADO: CEPDAP CENTRO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE

Leia mais

UNIVIERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA

UNIVIERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA UNIVIERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA Reconhecimento do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, com as habilitações em Pre-Escolar e Primeiras Séries do l Grau ministrado pela Faculdade de Educação do Estado

Leia mais

PROCESSO N. 1140/03 PROTOCOLO N. 5.413.136-4 PARECER N.º 30/04 APROVADO EM 11/02/04 INTERESSADO: CENTRO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL CEM

PROCESSO N. 1140/03 PROTOCOLO N. 5.413.136-4 PARECER N.º 30/04 APROVADO EM 11/02/04 INTERESSADO: CENTRO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL CEM PROTOCOLO N. 5.413.136-4 PARECER N.º 30/04 APROVADO EM 11/02/04 CÂMARA DE PLANEJAMENTO INTERESSADO: CENTRO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL CEM MUNICÍPIO: MARINGÁ ASSUNTO: Pedido de Autorização de Funcionamento

Leia mais

; SR. CONS. João Paulo do Valle Mendes. CESu-1 grupo

; SR. CONS. João Paulo do Valle Mendes. CESu-1 grupo UNIÃO PIONEIRA DE INTEGRAÇÃO SOCIAL-UPIS Reconhecimento do curso de Ciências Contábeis ; SR. CONS. João Paulo do Valle Mendes CESu-1 grupo 1 - RELATÓRIO 0 Presidente da União Pioneira de Integração Social-UPIS

Leia mais

INTERESSADA: Universidade Estadual Vale do Acaraú UVA

INTERESSADA: Universidade Estadual Vale do Acaraú UVA INTERESSADA: Universidade Estadual Vale do Acaraú UVA EMENTA: Renova o reconhecimento do Curso Sequencial de Formação Específica em Gestão de Pequenas e Médias Empresas da Universidade Estadual Vale do

Leia mais

Padrões de Qualidade para Cursos de Comunicação Social

Padrões de Qualidade para Cursos de Comunicação Social MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR COORDENAÇÃO DAS COMISSÕES DE ESPECIALISTAS DE ENSINO COMISSÃO DE ESPECIALISTAS DE ENSINO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL Padrões de Qualidade

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - UNESP. Margarida Maria R.B.P.Leal

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - UNESP. Margarida Maria R.B.P.Leal M I N I S T É R I O DA EDUCAÇÃO CONSELHO F E D E R A L DE EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - UNESP INTERESSADO/MANTENEDORA UF SP ASSUNTO; Recredenciamento do curso de pós-graduação em Ciências Biológicas,

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO PARECER HOMOLOGADO Despacho do Ministro, publicado no D.O.U. de 17/4/2013, Seção 1, Pág. 16. Portaria n 318, publicada no D.O.U. de 17/4/2013, Seção 1, Pág. 15. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL

Leia mais

AGUARDANDO HOMOLOGAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

AGUARDANDO HOMOLOGAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO AGUARDANDO HOMOLOGAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADO: Conselho Nacional de Educação/Câmara de Educação UF: DF Superior ASSUNTO: Diretrizes Curriculares Nacionais para

Leia mais

AGUARDANDO HOMOLOGAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO COLEGIADO: CES

AGUARDANDO HOMOLOGAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO COLEGIADO: CES AGUARDANDO HOMOLOGAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADO: Instituto de Gestão Educacional Signorelli Ltda. UF: RJ ASSUNTO: Recredenciamento da Faculdade Internacional Signorelli,

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO PARECER HOMOLOGADO(*) (*) Despacho do Ministro, publicado no Diário Oficial da União de 09/07/2007 (*) Portaria/MEC nº 659, publicada no Diário Oficial da União de 09/07/2007 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO

Leia mais

PROCESSO N.º 711/10 PROTOCOLO N.º 10.300.357-1 PARECER CEE/CES N.º 156/10 APROVADO EM 04/05/10 INTERESSADA: UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA UEL

PROCESSO N.º 711/10 PROTOCOLO N.º 10.300.357-1 PARECER CEE/CES N.º 156/10 APROVADO EM 04/05/10 INTERESSADA: UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA UEL PROTOCOLO N.º 10.300.357-1 PARECER CEE/CES N.º 156/10 APROVADO EM 04/05/10 CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR INTERESSADA: UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA UEL MUNICÍPIO: LONDRINA ASSUNTO: Pedido de reconhecimento

Leia mais

ROTEIRO DE AVALIAÇÃO DOS CURSOS DE TEOLOGIA PARA FINS DE AUTORIZAÇÃO

ROTEIRO DE AVALIAÇÃO DOS CURSOS DE TEOLOGIA PARA FINS DE AUTORIZAÇÃO Ministério da Educação Secretaria da Educação Superior Departamento de Políticas de Ensino Superior Coordenação das Comissões de Especialistas de Ensino Comissão de Especialistas de Ensino de Filosofia

Leia mais

INDICADOR CONCEITO. 1.1. Missão institucional para atuação em EAD 5. 1.2. Planejamento de Programas, Projetos e Cursos a distância 4

INDICADOR CONCEITO. 1.1. Missão institucional para atuação em EAD 5. 1.2. Planejamento de Programas, Projetos e Cursos a distância 4 PARECER CNE/CES 167/2016 SOBRE O CREDEDENCIAMENTO INSTITUCIONAL DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUL DE MINAS GERAIS IFSULDEMINAS PARA OFERTA DE CURSOS SUPERIORES A DISTÂNCIA Resultado:

Leia mais

ASSOCIAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR GONÇALVES DIAS. Autorização (aprovação do projeto) para funcionamento do curso Letras

ASSOCIAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR GONÇALVES DIAS. Autorização (aprovação do projeto) para funcionamento do curso Letras ASSOCIAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR GONÇALVES DIAS Autorização (aprovação do projeto) para funcionamento do curso Letras ARNALDO NISKIER I - RELATÓRIO A Associação de Ensino Superior Gonçalves Dias de São Luis(MA)

Leia mais

SOCIEDADE DE ENSINO SUPERIOR ESTÁCIO DE SÁ

SOCIEDADE DE ENSINO SUPERIOR ESTÁCIO DE SÁ MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADO/MANTENEDORA ASSUNTO: SOCIEDADE DE ENSINO SUPERIOR ESTÁCIO DE SÁ UF RJ Autorização de Curso de Pós-Graduação nos termos da Resolução CFE n

Leia mais

Redistribuição de vagas entre os cursos da Faculdade Anhembi Morumbi.

Redistribuição de vagas entre os cursos da Faculdade Anhembi Morumbi. INSTITUTO SUPERIOR DE COMUNICAÇÃO PUBLICITÁRIA Redistribuição de vagas entre os cursos da Faculdade Anhembi Morumbi. ARNALDO NISKIER Nos termos do Parecer nº 174/87, da CAPLAN, o Instituto Superior de

Leia mais

PROCESSO N.º 852/11 PROTOCOLO N.º 10.678.572-4 PARECER CEE/CEB N.º 915/11 APROVADO EM 06/10/11 INTERESSADO: CENTRO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL - CEM

PROCESSO N.º 852/11 PROTOCOLO N.º 10.678.572-4 PARECER CEE/CEB N.º 915/11 APROVADO EM 06/10/11 INTERESSADO: CENTRO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL - CEM PROTOCOLO N.º 10.678.572-4 PARECER CEE/CEB N.º 915/11 APROVADO EM 06/10/11 CÂMARA DE EDUCAÇÃO BÁSICA INTERESSADO: CENTRO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL - CEM MUNICÍPIO: MARINGÁ ASSUNTO: Pedido de reconhecimento

Leia mais

CÂMARA OU COMISSÃO. CESu

CÂMARA OU COMISSÃO. CESu INTERESSADO/MANTENEDORA ASSOCIAÇÃO SANTA MARCELINA ASSUNTO UF SP REMANEJAMENTO DE VAGAS RELATOR. SR. CONS. DALVA ASSUMPÇÃO SOUTTO MAYOR PARECER N. 222/92 CÂMARA OU COMISSÃO CESu APROVADO EM 01/04/92 PROCESSO

Leia mais

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE REGIONAL DO NORDESTE - CAMPINA GRANDE

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE REGIONAL DO NORDESTE - CAMPINA GRANDE FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE REGIONAL DO NORDESTE - CAMPINA GRANDE REC. DO CURSO DE HISTORIA LICENCIATURA PLENA I - RELATÓRIO O Presidente da Fundação Universidade Regional do Nor deste - FURNE - encaminha ao

Leia mais

Conforme decisão ministerial, o Parecer 259/2004 não necessita de homologação, trata-se de IES já credenciada.

Conforme decisão ministerial, o Parecer 259/2004 não necessita de homologação, trata-se de IES já credenciada. Conforme decisão ministerial, o Parecer 259/2004 não necessita de homologação, trata-se de IES já credenciada. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADA: Ação Educacional Claretiana

Leia mais

Padrões de Qualidade e Roteiro para Avaliação dos Cursos de Graduação em Artes Visuais (Autorização e Reconhecimento)

Padrões de Qualidade e Roteiro para Avaliação dos Cursos de Graduação em Artes Visuais (Autorização e Reconhecimento) MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR COORDENAÇÃO DAS COMISSÕES DE ESPECIALISTAS DE ENSINO COMISSÃO DE ESPECIALISTAS DE ENSINO DE ARTES VISUAIS Padrões de Qualidade e Roteiro

Leia mais

PARECER CEE N 298/2010

PARECER CEE N 298/2010 Governo do Rio de Janeiro Secretaria de Estado de Educação CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO COMISSÃO ESPECIAL DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PROCESSO N : E-03/100.134/2010 INTERESSADO: CTA - CENTRO DE TECNOLOGIA

Leia mais

CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR RESOLUÇÃO Nº 2, DE 27 DE SETEMBRO DE

CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR RESOLUÇÃO Nº 2, DE 27 DE SETEMBRO DE Ministério da Educação CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR RESOLUÇÃO Nº 2, DE 27 DE SETEMBRO DE 2013 Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de graduação em Relações

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADO/MANTENEDORA INSTITUTO CULTURAL NEWTON PAIVA FERREIRA - MG ASSUNTO Proposta de alteração regimental visando a reformulação do Currículo Pleno

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO PARECER HOMOLOGADO Despacho do Ministro, publicado no D.O.U. de 14/5/2011, Seção 1, Pág.147. Portaria n 546, publicada no D.O.U. de 14/5/2012, Seção 1, Pág.147. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL

Leia mais

CONSELHO DE EDUCAÇÃO DO DISTRITO FEDERAL

CONSELHO DE EDUCAÇÃO DO DISTRITO FEDERAL CONLHO DE EDUCAÇÃO DO DISTRITO FEDERAL Homologado em 22/4/2005, publicado no DODF de 25/4/2005, p. 21. Portaria nº 142, de 18/5/2005, publicada no DODF de 19/5/2005, p. 23. Parecer n 74/2005-CEDF Processo

Leia mais

CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO Câmara de Educação Superior e Profissional

CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO Câmara de Educação Superior e Profissional INTERESSADO: Centro de Estudos e Pesquisas em Eletrônica Profissional e Informática Ltda/CEPEP EMENTA: Credencia o Centro de Estudos e Pesquisas em Eletrônica Profissional e Informática Ltda/CEPEP, na

Leia mais

ROTEIRO DE AVALIAÇÃO DOS CURSOS DE FILOSOFIA PARA FINS DE AUTORIZAÇÃO

ROTEIRO DE AVALIAÇÃO DOS CURSOS DE FILOSOFIA PARA FINS DE AUTORIZAÇÃO Ministério da Educação Secretaria da Educação Superior Departamento de Políticas de Ensino Superior Coordenação das Comissões de Especialistas de Ensino Comissão de Especialistas de Ensino de Filosofia

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO PARECER HOMOLOGADO(*) (*) Despacho do Ministro, publicado no Diário Oficial da União de 06/02/2006 (*) Portaria/MEC nº 418, publicada no Diário Oficial da União de 06/02/2006 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO

Leia mais

PROCESSO Nº 631/12 PROTOCOLO Nº 11.341.793-5 PARECER CEE/CES Nº 58/12 APROVADO EM 03/10/2012 INTERESSADA: UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ - UEM

PROCESSO Nº 631/12 PROTOCOLO Nº 11.341.793-5 PARECER CEE/CES Nº 58/12 APROVADO EM 03/10/2012 INTERESSADA: UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ - UEM PROTOCOLO Nº 11.341.793-5 PARECER CEE/CES Nº 58/12 APROVADO EM 03/10/2012 CÂMARA DA EDUCAÇÃO SUPERIOR INTERESSADA: UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ - UEM MUNICÍPIO: MARINGÁ ASSUNTO: Pedido de renovação

Leia mais

L E I Nº 6.816, DE 25 DE JANEIRO DE 2006.

L E I Nº 6.816, DE 25 DE JANEIRO DE 2006. L E I Nº 6.816, DE 25 DE JANEIRO DE 2006. Dispõe sobre a reestruturação organizacional da Secretaria Executiva de Estado de Obras Públicas - SEOP e dá outras providências. A ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO

Leia mais

PARECER HOMOLOGADO(*) (*) Despacho do Ministro, publicado no Diário Oficial da União de 18/12/1997 CÂMARA OU COMISSÃO: CEB

PARECER HOMOLOGADO(*) (*) Despacho do Ministro, publicado no Diário Oficial da União de 18/12/1997 CÂMARA OU COMISSÃO: CEB PARECER HOMOLOGADO(*) (*) Despacho do Ministro, publicado no Diário Oficial da União de 18/12/1997 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO Ver Resolução CNE/CEB nº 1/1998 INTERESSADO: SERVIÇO

Leia mais

II Feira das Profissões

II Feira das Profissões II Feira das Profissões Carreiras e mercado de trabalho em computação 13 e 14 de agosto de 2008 Prof. Marcus Vinícius Midena Ramos UNIVASF marcus.ramos@univasf.edu.br www.univasf.edu.br/~marcus.ramos (74)3614.1936

Leia mais

AGUARDANDO HOMOLOGAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

AGUARDANDO HOMOLOGAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO AGUARDANDO HOMOLOGAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADO: Centro Educacional João Ramalho S/C Ltda. UF: SP ASSUNTO: Recredenciamento das Faculdades Integradas de Santo André

Leia mais

Autorização (Projeto) do curso de Tecnologia em Processamento de Dados. Jucundino da Silva Furtado

Autorização (Projeto) do curso de Tecnologia em Processamento de Dados. Jucundino da Silva Furtado INSTITUTO RADIAL DE ENSINO E PESQUISA - IREP Autorização (Projeto) do curso de Tecnologia em Processamento de Dados. Jucundino da Silva Furtado 1 - RELATÓRIO O pedido do Instituto Radial de Ensino e Pesquisa,

Leia mais

PROCESSO N.º 267/2008 PROTOCOLO N.º 9.610.908-3 PARECER N.º 422/08 APROVADO EM 04/06/08

PROCESSO N.º 267/2008 PROTOCOLO N.º 9.610.908-3 PARECER N.º 422/08 APROVADO EM 04/06/08 PROTOCOLO N.º 9.610.908-3 PARECER N.º 422/08 APROVADO EM 04/06/08 CÂMARA DE PLANEJAMENTO INTERESSADO: COLÉGIO CENECISTA PRESIDENTE KENNEDY EDUCAÇÃO INFANTIL, ENSINO FUNDAMENTAL, MÉDIO, PROFISSIONAL E NORMAL

Leia mais

PROCESSO N 935/06 PROTOCOLO Nº 8.623.835-7 PARECER Nº 503/06 APROVADO EM 08/11/06 INTERESSADA: UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA UEPG

PROCESSO N 935/06 PROTOCOLO Nº 8.623.835-7 PARECER Nº 503/06 APROVADO EM 08/11/06 INTERESSADA: UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA UEPG PROTOCOLO Nº 8.623.835-7 PARECER Nº 503/06 APROVADO EM 08/11/06 CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR INTERESSADA: UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA UEPG MUNICÍPIO: PONTA GROSSA ASSUNTO: Pedido de reconhecimento

Leia mais

CONSELHO DE EDUCAÇÃO DO DISTRITO FEDERAL

CONSELHO DE EDUCAÇÃO DO DISTRITO FEDERAL CONLHO DE EDUCAÇÃO DO DISTRITO FEDERAL Homologado em 13/11/2002, publicado no DODF de 14/11/2002, p. 18. Portaria nº 474, de 29/11/2002, publicada no DODF de 9/12/2002, p.11. Parecer nº 215/2002-CEDF Processo

Leia mais

O processo encontra-se instruído pela Resolução CNE / CEB nº 04/99 e pela Resolução CEE/PE nº 02/2000.

O processo encontra-se instruído pela Resolução CNE / CEB nº 04/99 e pela Resolução CEE/PE nº 02/2000. INTERESSADA: ESCOLA TÉCNICA DO AGRESTE LUCAS SOARES CARDOSO ASSUNTO : AUTORIZAÇÃO PARA FUNCIONAMENTO DO CURSO DE HOTELARIA E ALIMENTAÇÃO - ÁREA DE TURISMO E HOTELARIA. RELATORA : CONSELHEIRA EUGENILDA

Leia mais

PROCESSO N 199/11 PROTOCOLO N.º 10. 384.872-5 PARECER CEE/CEB N.º 791/11 APROVADO EM 15/09/11

PROCESSO N 199/11 PROTOCOLO N.º 10. 384.872-5 PARECER CEE/CEB N.º 791/11 APROVADO EM 15/09/11 PROTOCOLO N.º 10. 384.872-5 PARECER CEE/CEB N.º 791/11 APROVADO EM 15/09/11 CÂMARA DE EDUCAÇÃO BÁSICA INTERESSADO: SENAI CENTRO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE LONDRINA MUNICÍPIO: LONDRINA ASSUNTO: Pedido

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADO / MANTENEDORA UNIÃO NORTE DO PARANÁ DE ENSINO-UNOPAR UF PR ASSUNTO., ALTERAÇÃO DO REGIMENTO UNIFICADO DAS FACULDADES INTEGRADAS

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO PARECER HOMOLOGADO Despacho do Ministro, publicado no D.O.U. de 9/4/2012, Seção 1, Pág. 13. Portaria n 301, publicada no D.O.U. de 9/4/2012, Seção 1, Pág. 12. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO ASSOCIAÇÃO DE ENSINO CRISTO REDENTOR Autorização (Projeto) para funcionamento do curso superior de Ciências - habilitação licenciatura de 1º grau, a

Leia mais

PROCESSO Nº 741/14 PROTOCOLO Nº 13.165.215-1 PARECER CEE/CES Nº 24/14 APROVADO EM 16/07/14 INTERESSADA:.UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA - UEL

PROCESSO Nº 741/14 PROTOCOLO Nº 13.165.215-1 PARECER CEE/CES Nº 24/14 APROVADO EM 16/07/14 INTERESSADA:.UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA - UEL PROTOCOLO Nº 13.165.215-1 PARECER CEE/CES Nº 24/14 APROVADO EM 16/07/14 CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR INTERESSADA:.UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA - UEL MUNICÍPIO: LONDRINA ASSUNTO: Pedido de renovação

Leia mais