Autorização, de acordo com o art. 5o. da Res. CFE 03/83, para implantação do curso de Ciências Contábeis, nas Faculdades Integradas de Dourados

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Autorização, de acordo com o art. 5o. da Res. CFE 03/83, para implantação do curso de Ciências Contábeis, nas Faculdades Integradas de Dourados"

Transcrição

1 INTERESSADO/MANTENEDORA SOCIEDADE CIVIL DE EDUCAÇÃO DA GRANDE DOURADOS (SOCIGRAN) UF ASSUNTO Autorização, de acordo com o art. 5o. da Res. CFE 03/83, para implantação do curso de Ciências Contábeis, nas Faculdades Integradas de Dourados RELATOR: SR. CONS. YUGO OKIDA I - RELATÓRIO A Sociedade Civil de Educação da Grande Dourados (SOCIGRAN), Mantenedora das Faculdades Integradas de Dourados, tem projeto de criação da Universidade da Grande Dourados (UNIGRAN) aprovado pelo Parecer No. 102/92, com Decreto publicado no Diário Oficial da União em 31/07/92. Este projeto prevê, para 1993, a implantação dos cursos de Ciências Contábeis e Educação Fisica. A instituição apresentou a este Conselho os projetos dos cursos e a Comissão de Acompanhamento, nomeada pela Portaria CFE No. 33/90 e constituída pelos Professores Earle D. Macarthy Moreira, Genuíno Bordignon e Vicente Borelli, analisou os referidos projetos e as condições institucionais de funcionamento em reunião realizada em Dourados, com a presença do relator, em 17 e 18 de setembro de presente parecer trata da análise das condições para a autorização do curso de Ciências Contábeis.

2 O curso de Ciências Contábeis será ministrado pela Faculdade de Ciências Administrativas e Contábeis, que compõe as Faculdades Integradas de Dourados, com administração e regime acadêmico disciplinado por Regimento Unificado, aprovado pelo Parecer CFE N. 658/91 As Faculdades Integradas de Dourados contam, atualmente, com 07 cursos reconhecidos (Administração, Direito, Educação Artística, Administração Rural, Pedagogia, Letras e Matemática) e 02 autorizados (Ciências; Hab. Biologia e Arquitetura) A Comissão analisa que a infra-estrutura física das Faculdades Integradas de Dourados comporta os novos alunos previstos com a autorização do curso. 0 Campus das Faculdades Integradas de dourados se situa numa área de m2 com m2 de área construída, constituída dos seguintes espaços: "- Salas de aula: 35 - Área de administração: 03 salas de professores 02 secretarias 07 diretorias 02 auditórios 01 sala de contabilidade 01 sala para a tesouraria - Laboratórios e salas ambiente: 04 - Biblioteca: 44.8,50 m2 (acervo 241,50 e leitura 207) - Área para esportes: 02 quadras poli-esportivas 01 campo de futebol suiço - Área comunitária: pátio interno, cantina, estacionamentos Os prédios foram construídos especificamente para abrigar os cursos superiores, com amplos espaços internos e externos, ótimo acabamento e conservação, bem iluminados e arejados, estando assim, adequados aos fins a que se destinam.

3 3 Está em fase final de construção mais uma ala com 06 salas de aula, sendo 04 destinadas para o curso de Ciências Contábeis". Quanto aos equipamentos, destaca-se a sala ambiente de áudio-visual e o laboratório de informática, com os seguintes Itens: - 20 microcomputadores (10 PC-XT e 10 PC-AT), - 05 impressoras - 04 retroprojetores - 02 projetores de slides - 02 TVs - 01 Vídeo - 02 episcópios - 20 microscópios A Biblioteca encontra-se instalada em área de 448,50 m2. 0 acervo à disposição dos alunos totaliza titulos com volumes e 92 periódicos correntes. A instituição mantém política de aquisições mensais, segundo a indicação de títulos pelos professores. Está em fase de implantação processo de informatização da Biblioteca". Quanto à organização e funcionamento da instituição, a Comissão informa que o clima institucional é excelente, com relacionamento harmonioso entre mantenedores, direção, professores e alunos, com funcionamento regular dos órgãos colegiados, com participação dos alunos segundo as normas regimentais e com os registros acadêmicos * bem organizados e inteiramente informatizados.

4 Os dados gerais do curso são os seguintes: - Curso:... Ciências Contábeis - Vagas anuais: (em um único ingresso anual) - Regime de matricula:... Seriado anual - Duração:... Mínimo de 5 anos - Carga Horária: horas/aula - Turno de Funcionamento:. Noturno 0 curso de Ciências Contábeis proposto pelas Faculdades Integradas -de Dourados busca formar um profissional para atuar como contabilista, bem como em perícias e auditorias, em empresas, no comércio e órgãos públicos, abrangendo as áreas, econômica, administrativa, jurídica, tributária e Politica. A concepção do curso e o curriculo pleno proposto se inspira no Parecer CFE No. 267/92 e obedece à Res/CFE No. 03/92 de A carga horária, dividida em 05 períodos letivos anuais é horas/aula. 0 projeto do curso assinala a importância do uso da informática no exercício profissional atribui carga horária significativa a disciplinas das ciências da computação. As ementas das disciplinas constantes do projeto indicam o perfil do curso proposto. 0 anexo I traz o curriculo pleno proposto. 0 curso de Ciências Contábeis não demanda a criação de novos Departamentos, distribuindo as disciplinas entre os Departamentos já existentes nas Faculdades Integradas de Dourados, com maior concentração no Departamento de Economia e Contabilidade. 0 corpo docente indicado é constituido-por 20 professores, dos quais 13 possuem Parecer de aprovação do CFE e 10 atuam no curso de administração. Todos possuem ou estão cursando pósgraduacão "lato sensu" e 4 tem mestrado completo. Os professores indicados para disciplinas de caráter profissionalizante possuem experiência e formação profissional na área específica.

5 5 A instituição tem como política de recursos humanos, para os docentes, a exigência de qualificação em nível de pós-graduacão; oferecendo, internamente, diversos cursos de especialização. 0 anexo II traz a nominata dos professores aceitos, com as disciplinas paras as quais são indicados e resumo do Curriculum. vitae. Quanto aos recursos financeiros, materiais e equipamentos, dada a estreita afinidade do curso de Ciências Contábeis com outros ministrados pelas Faculdades Integradas de Dourados, já reconhecidos, há um aproveitamento de recursos materiais e humanos, com utilização dos equipamentos comuns, com destaque para o.laboratório de Informática, dada a ênfase atribuída no projeto à utilização do computador no exercicio profissional do contabilistas. Quanto à bibliografia, além do acervo comum da biblioteca, do acervo do curso de Administração e dos títulos básicos relacionados em cada disciplina do curriculo pleno, a instituição mantém uma política de aquisições mensais, segundo a indicação de títulos pelos professores. Quanto à mantenedora, Sociedade Civil de Educação da Grande Dourados (SOCIGRAN), a Conmissão observa que permanecem sem alterações dignas de registro os dados relativos à situação.jurídica, fiscal e para-fiscal, econômico-financeira, tradição na manutenção do ensino superior e idoneidade dos dirigentes analisados no processo de acompanhamento da elaboração do Projeto da UNIGRAN e no Parecer CFE N. 102/92 que aprovou o referido projeto. 0 relatório da Comissão, com base nos dois anos de acompanhamento da instituição e na análise das condições de oferta do curso, opina favoravelmente à sua autorização, apresentando as seguintes conclusões:

6 6 O Projeto do curso de Ciências Contábeis está- elaborado de acordo com as potencialidades da instituição e as demandas da região; - As condições de infra-estrutura física são muito boas e em condições. de abrigar satisfatoriamente o funcionamento do curso; A instituição está executando o - piano de expansão física conforme, programado, havendo previsão de disponibilidade de novas salas de aula, antes mesmo da matrícula de novas turmas, face à oferta do curso. - A situação econômico-financeira da mantenedora é estável, garantindo o funcionamento regular dos cursos" 1 II - Voto do Relator Tendo em vista o exposto e considerando o que consta do Relatório da Comissão, o Relator vota favoravelmente à autorização do curso de Ciências Contábeis, a ser ministrado pela Faculdade de Ciências Administrativas e Contábeis das Faculdades Integradas de Dourados, com 80 (oitenta) vagas anuais e funcionamento no período noturno. III - Conclusão da Câmara

7 CURRICULO PLENO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS- CH. TOTAL horas/aula DURAÇÃO : 5 anos - TURNO : noturno - nº DE VAGAS: 080 Série Disciplinas CH. 1ª Língua Portuguesa 144 Matemática I 144 Noções de Direito 144 Noções de Ciências Sociais 072 Contabilidade I (Geral) 072 Economia 072 Noções de Psicologia 072 TOTAL 720 Educação Física (Práticas Desportivas) 072* 2ª Administração ( Geral ) 144 Matemática II 144 Contabilidade II (Teoria) 144 Estatística 144 Metodologia das Ciências 072 Teoria Econômica 072 TOTAL 720 3ª Direito Aplicado (Legislação Societária) 072 Contabilidade Pública e Bancária 144 Contabilidade e Análise de Custos 144 ética Geral e Profissional 072 Contabilidade Apliçada(Cont.Indust.eRural) 144 Introdução à Computação 144 TOTAL 720 4ª Auditoria 144 Computação 144 Análise das Demonstrações Contábeis 144 Direito Aplicado ( Legislação Trabalhista) 144 Direito Aplicado ( Legislação Comercial) 072 TOTAL ª Direito Aplicado (Legislação Tributária) 144 Perícia Contábil 144 Administração Financeira e Orçamento Empresarial 144 Estudo de Casos 216 TOTAL 6 48 Estado de Problemas Brasileiros 036* * Não computadas na carga horária total do curso.

8 Anexo II RESUMO DO CURRICULO DO CORPO DOCENTE CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS 01.MANOEL PEREIRA DA SILVA Disciplina J Noções de Ciências Sociais Qualificação : Licenciado em Estudos Sociais-Licenciatura do 1º grau pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília (CEUB) Licenciado em GEOGRAFIA pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília ( CEUB ) Curso de Pós-Graduação - Lato-Sensu- em Metodologia do Ensino Superior ( 360 horas), ministrado pela UBC nas Faculdades Integradas de Dourados Exerceu a função de Monitor do Departamento de Ciências Sociais da FAFI/CEUB- de Julho/83 a dezembro/84; Fez parte da Comissão Organizadora da V Semana de Geografia- Estudos Regionais/FAFI/CEUB/Brasília-1984; Viagem de Estudo e Pesguisa geográfica e Exportação de Minérios-Espirito Santo/ES-1984; Vila Boa de Goiás/GO 1984; Paranaguá/PR- 1985; Cristalina/GO-1985;Ilhéus, Itabuna e Uruçuca/BA-1985; Três Marias/ MG-1985; Águas Emendadas/GO Professor contratado da Universidade Federal de Mato Grosso do Sui. Possui Parecer do CFE ns449/91.professor desta Instituição desde ANANIAS DE SOUZA TURQUE Disciplinas:Contabilidade I Contabilidade e Análises de Custos Adm. Financeira e Orçamento Empresarial Qualificação: Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Paraná Pós-graduado em Informações Gerenciais -Fundação Universidade Estadual de Maringá/PR.Pós-Graduação "Lato Sensu"-360 horas- Especialização em CONTABILIDADE pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais Possui diversos cursos na área. Ô professor de Contabilidade em curso superior desde NOEMI MENDES SIQUEIRA FERIG0L0 Disciplina : Metodologia das Ciências Qualificação : Bacharel em Comunicação Social e Habilitação em Relações Públicas pela Universidade Federal de Santa Maria -RS Curso de Pós-Graduação "Lato Sensu" em Administração - Planejamento e Gerenciamento ( 360 horas ) - ministrado pela Faculdade de Administração de Dourados Possui vários cursos de extensão

9 universitária. Ministra esta disciplina na Instituição desde? Possui Parecer do CFE nº 684/ JAMES YAMANAKA Disciplina: Introdução à Computação Computação Qualificação : Graduado em Processamento de Dados pela Faculdade de Tecnologia da Fundação Educacional de Bauru Pós- Graduacão "Lato Sensu" em Metodológia do Ensino Superior (360 horas) pela UBC ministrado nas Faculdades Integradas de Dourados/1989.Cursos de extensão : Tecnologia da F E B /1982; Linguagem COBOL-FEB~Bauru/SP/ 1982; Coordenador do Laboratório de Informática das Faculdades Integradas de Dourados e professor desde o ano de Possui Pareceres do CFE nº 449/91 e 717/ JOSB FELICE Disciplina: Matemática I e II Qualificação:Licenciado em Ciências pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul- em 1977 e Habilitado em MATEMÁTICA pela Faculdade de Ciência,Letras e Educação de Presidente Prudente- em Pós-Graduação em Metodologia do Ensino Superior pela Fundação Universidade Federal de Londrina (405 horas), realizado em Dourados, no periodo de janeiro de 1980 a julho de Pós- Graduação em MATEMÁTICA APLICADA pelas Faculdades Integradas de Marília (360 horas)- em Participou de vários cursos na área de sua habilitação. Possui Parecer do CFE nº 684/ ROBERTO PADIM SILVEIRA Disciplina: Noções de Psicologia Qualificação: Formado em Psicologia peias Faculdades Unidas Católicas de Mato Grosso-FUCMT- Campo Grande/MS-1980.Pós- Graduação- Curso de Especialização em PSICOLOGIA EDUCACIONAL (360 horas) pela Associação de Ensino de Marília-1984.Cursos de extensão universitária: Psicologia evolutiva, analítica e relacionadas com a patologia-fucmt/1978;terapia Familiar- FUCMT/1979; III Jornada de Psicologia de Brasília- CEUB/1976; I Semana Sul- Mato-grossense de Psicologia/1978;II Semana Sul Mato-Grossense de Psicologia/1979;42 Congresso Brasileiro de Psicoterapia Analítica de Grupo/Rio de Janeiro/1979; I Jornada Mato-grossense de Psicologia/Corumbá/1977.Professor das Faculdades Integradas de Dourados desde 1986.Parecer CFE 439/88.

10 07.CÉLIA MARIA STAUT MELO Disciplina:Katudo da Problemas Brasileiros Teoria Econômica Qualificação: Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Juiz de Fora/MG Especialização a nivel de Pós-Graduação em Habilitração para o Magistério de 3º Grau ( 360 horas ), pelas Faculdades Integradas de Marília/SP Especialização em Estudos Brasileiros ( 360 horas), pela Universidade Mackenzie/SP MESTRADO em ECONOMIA pela UFMG/Belo Horizonte/MG Professora das Faculdades Integradas de Dourados. Possui Pareceres do CFE nºa 439 e 1169/ DIVAL FACCENDA Disciplina: Estatística Qualificação : Licenciado em Matemática pela Faculdade Portoalegrense de Educação, Ciências e Letras -Porto Alegre/RS MESTRADO em Estatística pela UNICAMP Professor do Centro de Ensino Superior de Erexim/RS de 1982 a Professor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul- Centro Universitário de Dourados desde Lecionou a disciplina de Estatística Aplicada(experimental) no Curso de Pós-Graduação (Lato Sensu) em Biologia, no Centro de Ensino Superior de Erexim/RS. Lecionou a disciplina de Estatística Aplicada à Pesquisa no Curso de Pós-Graduação (Lato Sensu) em Gerenciamento e Planejamento- Dourados/MS. Coordenou o PICD do Centro de Ensino Superior de Erexim/RS, no período de 1984 a 1987.Publicou,na Revista Perspectiva, no período de 1983 a 1987, o índice de Preços ao Consumidor na cidade de Erexim/RS. Co-autor da obra "DGE-38: Caracterização Sócio-Econômica "- Erexim/RS Publicou, na Revista Perspectiva, nºs 41 e 42," Uma Alternativa para o Ensino da Matemática ".Foi professor das Faculdades Integradas de Dourados no curso de Administração. 09.LEONARDO LÚCIO AMORIM MUSSURY Disciplina : Economia Qualificação: Bacharel em Ciências Econômicas pela Faculdade GLIESP- Gay Luasac Instituto de Ensino Superior -Niterói/RJ MESTRADO em ECONOMIA RURAL pela Universidade Federal de Viçosa/MG Trabalhos acadêmicos realizados:" Proposta de Apoio à Produção de Produtos Agrícolas do Município de Juiz de Fora " e " Mudança Tecnológica e Eficiência Técnica em Pequenas Unidades de Produção no Município de Formiga/MG"; atuou neste trabalho como

11 colaborador.professor de Economia Politica do curso de Direito e de Administração Financeira e Orçamento e Finanças de Empresa do curso de Administração das Faculdades Integradas de Dourados desde Possui Parecer do CFE nº 449/ JOSÉ MARQUES LUÍZ Disciplinas: Direito Aplicado (Legislação Tributária) Direito Aplicado (Legislação Comercial) Qualificação : Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito de Campo Grande/MS-1972, da Federação Universitária Católica de Mato Grosso-FUCMAT. Pós-Graduado em "Metodologia do Ensino Superior " pela Universidade Estadual de Londrina/PR. Possui diversos cursos na área. Foi Presidente,por duas gestões, da 4ª Subseção da OAB em Dourados/MS. É professor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul- Centro Universitário de Dourados, desde Pareceres do CFE nº 1172/77 e 1113/77. ll.jovino BALARDI Disciplina : Direito Aplicado( Legislação Trabalhista) Qualificação : Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito de Presidente Prudente, mantida pela Instituição Toledo de Ensino, Presidente Prudente/SP-1976.Pós-Graduação em Metodologia do Ensino Superior. Advogado do Sindicato dos Bancários desde Professor de Direito do Trabalho e Direito Processual do Trabalho das Faculdades Integradas de Dourados desde Possui Parecer do CFE nº 993/ ADELINO MENEGUZZO Disciplinas: Ética Geral e Profissional Contabilidade Pública e Bancária Estudo de Casos Qualificação: Bacharel em Ciências Contábeis pelas Faculdades Unidas Católicas de Mato Grosso -FUCMT/1986.Pós -Graduação a nível de Especialização em CONTABILIDADE a concluir em janeiro de 1993 na Pontifícia Universidade católica de Minas Gerais/PUC/MG.Possui diversos cursos de aperfeiçoamento como: Curso de Departamento Pessoal/IOB. Curso de Auditoria-120 horas. Curso de Chefia de Administração, Chefia e Relações Humanas e outros.

12 13.KOKI ONO Disciplinas: Contabilidade Aplicada(Cont.Induat.e Rural) Contabilidade II Perícia Contábil Qualificação : Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Espirito Santo-Vitoria/ES-1978.Pós- Graduação em CONTABILIDADE-C E S C O N -(405 horas )pela Universidade Federal da Paraíba-João Pessoa/PB Possui vários cursos de aperefiçoamento/atualização na área de atuação. Foi professor das Faculdades Integradas de Dourados no período de 1988 a professor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/Centro Universitário de Dourados desde Possui Parecer do CFE nº 562/ PEDRO ROCHA FIÚZA Disciplina: Administração ( Teoria Geral ) Qualificação : Bacharel em Administração pela Faculdade de Ciências Econômicas e Administrativas da Universidade Federal de Minas Gerais/Belo Horizonte/MG Pós-Graduação em Administração Pública (360 horas)-ebap/fundação Getúlio Vargas/RJ Administrador da Telecomunicações de Mato Grosso do Sul S/A, desde 1984.Administrador da Construto 1 Telecomunicações e Eletricidade Ltda, Assessor 0&M em Belo Horizonte/MG de 1982 a 1984.Possui vários cursos de aperfeiçoamento na área de atuação. É professor do curso de Administração das Faculdades Integradas de Dourados. 15.MARI NOELI KIEL IAPECHINO Disciplina } Língua Portuguesa Qualificação :Licenciada em Letras- Português e Inglês pela Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul em Pós- Graduação (Lato Sensu ) em Língua Portuguesa -nível de Especialização ( 450 horas ) pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul-1986.Exerceu as funções de Monitora da disciplina de INTRODUÇÃO A LINGUA PORTUGUESA I em 1980 na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Possui cursos de extensão na área de atuação. Professora de Língua Portuguesa na Instituição desde 1988.Possui Parecer do CFE nº 684/88.

13 16.CICERO GOMES COIMBRA Disciplinas: Auditoria Analise das Demonstrações Contábeis Qualificação: Bacharel em Ciências Contábeis peias Faculdades Integradas de Marília- Marilia/SP/1979. Pós -graduacão a nível de Especialização em Auditoria, Análise e Interpretação de Balanços-360 horas- pelas Faculdades Integradas de Marília-ano de conclusão/1984.possui vários cursos na área e experiência no Ensino Superior. Parecer do CFE nº 017/ RICARDO SAAB PALIERAQUI Disciplinas: Noções de Direito Direito Aplicado(Legislação Societária) Qualificação: Bacharel em Ciências Jurídicas pelas Faculdades Unidas Católicas -FUCMAT- Campo Grande /MS Pós-Graduação a nível de MESTRADO em Direito pela PUC /São Paulo.Foi Professor Auxiliar de Ensino da PUC/São Paulo no período de 1982 a 1983.Possui diversos cursos na área de atuação. Exerce a profissão de advogado nesta cidade. É professor de Direito Civil no curso de Direito das Faculdades Integradas de Dourados desde Possui Parecer do CFE nº 993/ UBALD0 GOMES Disciplina: Educação Física Qualificação : Licenciado em Educação Fisica peias Faculdades Integradas de Marília/SP em 1983.Pós - Graduação em Metodologia do Ensino Superior (360 horas ) pela Universidade Braz Cubas /Faculdades Integradas de Dourados Foi professor de Educação Física nas Faculdades Integradas de Dourados de 1985 à Possui vários cursos na área de atuação. Possui parecer do CFE nº 449/91.

14 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO - CFE FOLHA DE PRESENÇA REFERENTE À SESSÃO PLENÁRIA DO DIA 11/11/1992, REALIZADA ÀS 15:30 HORAS- REUNIÃO ORDINÁRIA DE ,1992 NOME DO CONSELHEIRO 1. MANOEL GONÇALVES FERREIRA FILHO 2. ERNANI BAYER 3. DIB DOMINGOS JATENE 4. CASSIO MESQUITA BARROS 5. CICERO ADOLPHO DA SILVA 6. DALVA ASSUMPCAO SOUTTO MAYOR 7.EDSON MACHADO DE SOUSA 8. FÁBIO PRADO 9. GENARO DE OLIVEIRA 10. IB GATTO FALCÃO 11. JORGE NAGLE 12. JOSE FRANCISCO SANCHOTENE 13. JOSE LUITGARD MOURA FIGUEIREDO 14.LAÉRCIO DIAS DE MOURA (RE) 15. LAURO FRANCO LEITÃO 16. LAYRTON BORGES MIRANDA VIEIRA 17.LEDA MARIA C. NAPOLEÃO DO REGO 18 MARGARIDA MARIA DO R. PIRES LEAL 19.PAULO ALCANTARA GOMES 20.PAULINO TRAMONTIN 21.SILVINO LOPES NETO 22.SYDNEI LIMA SANTOS 23. VIRGINIO CANDIDO TOSTA DE SOUZA 24. YUGO OKIDA ENCARREGADO DOS TRABALHOS DG PLENÁRIO-CFE

SOCIEDADE CIVIL DE EDUCAÇÃO DA GRANDE DOURADOS (SOCIGRAN)

SOCIEDADE CIVIL DE EDUCAÇÃO DA GRANDE DOURADOS (SOCIGRAN) INTERESSADO/MANTENEDORA SOCIEDADE CIVIL DE EDUCAÇÃO DA GRANDE DOURADOS (SOCIGRAN) ASSUNTO UF MS Autorização, de acordo com o art. 5o. da Res.. CFE 03/83, para implantação do curso de Educação Fisica, nas

Leia mais

ESCOLA PAULISTA DE MEDICINA

ESCOLA PAULISTA DE MEDICINA INTERESSADO/MANTENEDORA ESCOLA PAULISTA DE MEDICINA UF SP ASSUNTO: ALTERAÇÃO DO CURRÍCULO E DA DENOMINAÇÃO DO CURSO DE ORTOPTICA, / PARA "CURSO DE ORTOPTICA E TECNOLOGIA OFTÃLMICA" -A (>/ RELATOR: SR.

Leia mais

Reconhecimento do Curso de Bacharelado em Ciência da Computação, com ênfase em Análise de Sistemas e Software

Reconhecimento do Curso de Bacharelado em Ciência da Computação, com ênfase em Análise de Sistemas e Software INTERESSADO/MANTENEDORA Universidade Federal de Uberlândia MG ASSUNTO Reconhecimento do Curso de Bacharelado em Ciência da Computação, com ênfase em Análise de Sistemas e Software RELATOR SR. CONS Layrton

Leia mais

SOCIEDADE CIVIL DE ENSINO SUPERIOR DE SÃO ROQUE

SOCIEDADE CIVIL DE ENSINO SUPERIOR DE SÃO ROQUE MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADO/MANTENEDORA SOCIEDADE CIVIL DE ENSINO SUPERIOR DE SÃO ROQUE UF SP ASSUNTO: Autorização Projeto) para funcionamento do curso de Administração

Leia mais

Margarida Maria do R.B.P.Leal

Margarida Maria do R.B.P.Leal INTERESSADO/MANTENEDORA ASSOCIAÇÃO PAULISTA DE EDUCAÇÃO ASSUNTO. UF SP Autorização (Execução de Projeto) para funcionamento do curso de Comunicação Social, habilitação em Publicidade e Propaganda, a ser

Leia mais

FUNDAÇÃO PAULISTA DE TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO

FUNDAÇÃO PAULISTA DE TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO PAULISTA DE TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO Reconhecimento do Curso Superior de Tecnologia em Processamento de Dados, oferecido pela Faculdade de Informática de Lins-SP. Pe. Antonio Geraldo Amaral Rosa

Leia mais

RELATOR: SR. CONS. JOSÉ LUITGARD DE MOURA FIGUEIREDO... CÂMARA OU COMISSÃO CESu 1ºGrupo

RELATOR: SR. CONS. JOSÉ LUITGARD DE MOURA FIGUEIREDO... CÂMARA OU COMISSÃO CESu 1ºGrupo INTERESSADO/MANTENEDORA Sociedade Assistencial de Educação e Cultura. UF SP ASSUNTO Autorização execução de projeto para funcionamento do curso de Administração - habilitações Geral e Comércio Exterior,

Leia mais

Autorização (Execução do Projeto) de curso de Ciências Econômicas, a funcionar na Faculdade de Ciências Económicas e Contábeis Cândido Rondon

Autorização (Execução do Projeto) de curso de Ciências Econômicas, a funcionar na Faculdade de Ciências Económicas e Contábeis Cândido Rondon ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL CÂNDIDO RONDON Autorização (Execução do Projeto) de curso de Ciências Econômicas, a funcionar na Faculdade de Ciências Económicas e Contábeis Cândido Rondon João Paulo do Valle Mendes

Leia mais

CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES E PESQUISA DO PARANÁ

CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES E PESQUISA DO PARANÁ CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES E PESQUISA DO PARANÁ Autorização (projeto) para funcionamento do Curso Superior de Tecnologia em Processamento de Dados. A ser ministrado pela Faculdade de Informática do Paraná.

Leia mais

AGUARDANDO HOMOLOGAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

AGUARDANDO HOMOLOGAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO AGUARDANDO HOMOLOGAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADO: SENAI - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - UF: PR Departamento Regional do Paraná ASSUNTO: Credenciamento

Leia mais

Padrões de Qualidade para Cursos de Graduação em Economia

Padrões de Qualidade para Cursos de Graduação em Economia MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR COORDENAÇÃO DAS COMISSÕES DE ESPECIALISTAS DE ENSINO COMISSÃO DE ESPECIALISTAS DE ENSINO DE ECONOMIA Padrões de Qualidade para Cursos

Leia mais

INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR SENADOR FLAQUER DE SANTO ANDRÉ-SAO PAULO

INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR SENADOR FLAQUER DE SANTO ANDRÉ-SAO PAULO INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR SENADOR FLAQUER DE SANTO ANDRÉ-SAO PAULO Plena em Matemática CURSO DE CIÊNCIAS: Conversão, pela via da plenificação da Licenciatura Ernani Bayer I - RELATÓRIO O Instituto de

Leia mais

PROCESSO N. 1140/03 PROTOCOLO N. 5.413.136-4 PARECER N.º 30/04 APROVADO EM 11/02/04 INTERESSADO: CENTRO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL CEM

PROCESSO N. 1140/03 PROTOCOLO N. 5.413.136-4 PARECER N.º 30/04 APROVADO EM 11/02/04 INTERESSADO: CENTRO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL CEM PROTOCOLO N. 5.413.136-4 PARECER N.º 30/04 APROVADO EM 11/02/04 CÂMARA DE PLANEJAMENTO INTERESSADO: CENTRO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL CEM MUNICÍPIO: MARINGÁ ASSUNTO: Pedido de Autorização de Funcionamento

Leia mais

ROTEIRO DE AVALIAÇÃO DOS CURSOS DE TEOLOGIA PARA FINS DE AUTORIZAÇÃO

ROTEIRO DE AVALIAÇÃO DOS CURSOS DE TEOLOGIA PARA FINS DE AUTORIZAÇÃO Ministério da Educação Secretaria da Educação Superior Departamento de Políticas de Ensino Superior Coordenação das Comissões de Especialistas de Ensino Comissão de Especialistas de Ensino de Filosofia

Leia mais

CÂMARA OU COMISSÃO. CESu

CÂMARA OU COMISSÃO. CESu INTERESSADO/MANTENEDORA ASSOCIAÇÃO SANTA MARCELINA ASSUNTO UF SP REMANEJAMENTO DE VAGAS RELATOR. SR. CONS. DALVA ASSUMPÇÃO SOUTTO MAYOR PARECER N. 222/92 CÂMARA OU COMISSÃO CESu APROVADO EM 01/04/92 PROCESSO

Leia mais

Regimento Unificado das Faculdades Integradas de Guarulhos

Regimento Unificado das Faculdades Integradas de Guarulhos MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADO/MANTENEDORA SOCIEDADE GUARULHENSE DE EDUCAÇÃO ASSUNTO; UF SP Regimento Unificado das Faculdades Integradas de Guarulhos RELATOR SR. CONS.

Leia mais

Reconhecimento do curso de Secretariado Executivo. Jessé Guimarães.

Reconhecimento do curso de Secretariado Executivo. Jessé Guimarães. Associação Latino-americana de Educação. PE Reconhecimento do curso de Secretariado Executivo. Jessé Guimarães. 1 - RELATÓRIO A Associação Latino-americana de Educação submete a este Colegiado pedido de

Leia mais

I RELATÓRIO: 4801, de 11/05/2010 PARECER CEE/PE Nº 34/2010-CEB APROVADO PELO PLENÁRIO EM 08/03/2010

I RELATÓRIO: 4801, de 11/05/2010 PARECER CEE/PE Nº 34/2010-CEB APROVADO PELO PLENÁRIO EM 08/03/2010 INTERESSADOS: CENTROS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL JOAQUIM NABUCO I e II ASSUNTO: AUTORIZAÇÃO DO CURSO TÉCNICO EM TRADUTOR E INTÉRPRETE DE LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS LIBRAS - EIXO TECNOLÓGICO: PRODUÇÃO CULTURAL

Leia mais

Reconhecimento do curso de Matemática Aplicada à Informática, ministrado pela Faculdade de Informática de São Paulo

Reconhecimento do curso de Matemática Aplicada à Informática, ministrado pela Faculdade de Informática de São Paulo SOCIEDADE CIVIL ATENEU BRASIL Reconhecimento do curso de Matemática Aplicada à Informática, ministrado pela Faculdade de Informática de São Paulo ARNALDO NISTEIER I - RELATÓRIO O Diretor-Presidente da

Leia mais

3764, 15/05/2013, 16/05/2013 PARECER CEE/PE Nº 43/2013-CES APROVADO PELO PLENÁRIO EM

3764, 15/05/2013, 16/05/2013 PARECER CEE/PE Nº 43/2013-CES APROVADO PELO PLENÁRIO EM INTERESSADA: AUTARQUIA EDUCACIONAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO AEVSF / FACULDADE DE CIÊNCIAS APLICADAS E SOCIAIS DE PETROLINA - FACAPE ASSUNTO: AUTORIZAÇÃO DE FUNCIONAMENTO DO CURSO SUPERIOR TECNOLÓGICO EM

Leia mais

Redistribuição de vagas entre os cursos da Faculdade Anhembi Morumbi.

Redistribuição de vagas entre os cursos da Faculdade Anhembi Morumbi. INSTITUTO SUPERIOR DE COMUNICAÇÃO PUBLICITÁRIA Redistribuição de vagas entre os cursos da Faculdade Anhembi Morumbi. ARNALDO NISKIER Nos termos do Parecer nº 174/87, da CAPLAN, o Instituto Superior de

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO CAMPUS BINACIONAL OIAPOQUE

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO CAMPUS BINACIONAL OIAPOQUE MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO CAMPUS BINACIONAL OIAPOQUE PORTARIA NORMATIVA N 01/2014/CAMPUS BINACIONAL/UNIFAP, 14/03/2014. O DIRETOR GERAL DO CAMPUS BINACIONAL

Leia mais

Publicado no DOE de 16/12/2015 pela Portaria SEE nº 4788/2015, de 15/12/2015 PARECER CEE/PE Nº 138/2015-CES APROVADO PELO PLENÁRIO EM 30/11/2015

Publicado no DOE de 16/12/2015 pela Portaria SEE nº 4788/2015, de 15/12/2015 PARECER CEE/PE Nº 138/2015-CES APROVADO PELO PLENÁRIO EM 30/11/2015 INTERESSADA: AUTARQUIA DO ENSINO SUPERIOR DE GARANHUNS AESGA FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS E HUMANAS DE GARANHUNS FAHUG ASSUNTO: RENOVAÇÃO DE RECONHECIMENTO DO CURSO DE BACHARELADO EM SECRETARIADO

Leia mais

CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO Câmara de Educação Superior e Profissional

CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO Câmara de Educação Superior e Profissional INTERESSADA: Universidade Estadual Vale do Acaraú UVA EMENTA: Renova o reconhecimento do Curso de Graduação Tecnológica em Gestão de Recursos Humanos da Universidade Estadual Vale do Acaraú UVA, de 01

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA CONSELHO FEDERAL DE EDUCACÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA CONSELHO FEDERAL DE EDUCACÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA CONSELHO FEDERAL DE EDUCACÃO INTERESSADO/MANTENEDORA Associação de Educação e Cultura da Amazônia UF AM ASSUNTO Autorização (Execução do Projeto) para funcionamento do

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADO/MANTENEDORA UNIÃO SOCIAL CAMILIANA ASSUNTO / UF SP AUTORIZAÇÃO (PROJETO) PARA FUNCIONAMENTO DO CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS - HABILITAÇÕES

Leia mais

; SR. CONS. João Paulo do Valle Mendes. CESu-1 grupo

; SR. CONS. João Paulo do Valle Mendes. CESu-1 grupo UNIÃO PIONEIRA DE INTEGRAÇÃO SOCIAL-UPIS Reconhecimento do curso de Ciências Contábeis ; SR. CONS. João Paulo do Valle Mendes CESu-1 grupo 1 - RELATÓRIO 0 Presidente da União Pioneira de Integração Social-UPIS

Leia mais

AGUARDANDO HOMOLOGAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

AGUARDANDO HOMOLOGAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO AGUARDANDO HOMOLOGAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADA: Associação Educacional de Araras UF: SP ASSUNTO: Credenciamento do Centro Universitário de Araras Dr. Edmundo Ulson,

Leia mais

PARECER HOMOLOGADO(*) (*) Despacho do Ministro, publicado no Diário Oficial da União de 21/08/2008

PARECER HOMOLOGADO(*) (*) Despacho do Ministro, publicado no Diário Oficial da União de 21/08/2008 PARECER HOMOLOGADO(*) (*) Despacho do Ministro, publicado no Diário Oficial da União de 21/08/2008 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADO: Centro Educacional e Desportivo Santa

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO PARECER HOMOLOGADO Despacho do Ministro, publicado no D.O.U. de 2/4/2009, Seção 1, Pág. 11. Portaria n 310, publicada no D.O.U. de 2/4/2009, Seção 1, Pág. 9. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE

Leia mais

ROTEIRO DE AVALIAÇÃO DOS CURSOS DE FILOSOFIA PARA FINS DE AUTORIZAÇÃO

ROTEIRO DE AVALIAÇÃO DOS CURSOS DE FILOSOFIA PARA FINS DE AUTORIZAÇÃO Ministério da Educação Secretaria da Educação Superior Departamento de Políticas de Ensino Superior Coordenação das Comissões de Especialistas de Ensino Comissão de Especialistas de Ensino de Filosofia

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADO/MANTENEDORA ASSUNTO UNIVERSIDADE STA. CECÍLIA DOS BANDEIRANTES Reconhecimento do Curso de Ciências Econômicas, ministrado pela Faculdade

Leia mais

EDITAL INSTITUCIONAL DE EXTENSÃO N 19, DE 16 DE JULHO DE 2012

EDITAL INSTITUCIONAL DE EXTENSÃO N 19, DE 16 DE JULHO DE 2012 1 EDITAL INSTITUCIONAL DE EXTENSÃO N 19, DE 16 DE JULHO DE 22 22/FNDE, A SER REALIZADO NO MUNICÍPIO DE SANTA INÊS. A Direção-Geral do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão Campus

Leia mais

PADRÕES DE QUALIDADE OUTUBRO 2000

PADRÕES DE QUALIDADE OUTUBRO 2000 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DEPARTAMENTO DE POLÍTICA DO ENSINO SUPERIOR COORDENAÇÃO DAS COMISSÕES DE ESPECIALISTAS DE ENSINO COMISSÃO DE ESPECIALISTAS DE ENSINO DE FARMÁCIA PADRÕES

Leia mais

RESOLUÇÃO DO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO (CONSEPE) N.º 09/2010

RESOLUÇÃO DO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO (CONSEPE) N.º 09/2010 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS RESOLUÇÃO DO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO (CONSEPE) (alterada pela Resolução Consepe n.º 24/2011) N.º 09/2010 Dispõe sobre as normas

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADO/MANTENEDORA FACS - FACULDADES SALVADOR S/C UF BA ASSUNTO Curso de pós-graduação Lato Sensu, em nível de Especialização a ser Ministrado

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARA M I N I S T É R I O DA EDUCAÇÃO CONSELHO F E D E R A L DE EDUCAÇÃO INTERESSADO/MANTENEDORA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARA UF CE ASSUNTO: Credenciamento do curso de pos-graduação em Engenharia Civil, com

Leia mais

PARECER CEE/PE Nº 92/2011-CES APROVADO PELO PLENÁRIO EM 04/07/2011 I RELATÓRIO:

PARECER CEE/PE Nº 92/2011-CES APROVADO PELO PLENÁRIO EM 04/07/2011 I RELATÓRIO: INTERESSADA: UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO UPE/FACULDADE DE CIÊNCIAS DA ADMINISTRAÇÃO DE PERNAMBUCO FCAP ASSUNTO: RECONHECIMENTO DO CURSO SUPERIOR SEQUENCIAL DE FORMAÇÃO ESPECÍFICA EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO PARECER HOMOLOGADO(*) (*) Despacho do Ministro, publicado no Diário Oficial da União de 06/02/2006 (*) Portaria/MEC nº 418, publicada no Diário Oficial da União de 06/02/2006 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO

Leia mais

PROCESSO Nº 702/06 PROTOCOLO Nº 8.894.983-8 PARECER Nº 203/06 APROVADO EM 14/07/06

PROCESSO Nº 702/06 PROTOCOLO Nº 8.894.983-8 PARECER Nº 203/06 APROVADO EM 14/07/06 PROTOCOLO Nº 8.894.983-8 PARECER Nº 203/06 APROVADO EM 14/07/06 CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR INTERESSADA: FACULDADE UNILAGOS MUNICÍPIO: MANGUEIRINHA ASSUNTO: Pedido de reconhecimento do curso de graduação

Leia mais

AGUARDANDO HOMOLOGAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

AGUARDANDO HOMOLOGAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO AGUARDANDO HOMOLOGAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADA: Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e UF: SP Financeiras (FIPECAFI) ASSUNTO: Credenciamento da

Leia mais

I RELATÓRIO: 6030/2014, de 10/12/2014 PARECER CEE/PE Nº 115/2014-CEB APROVADO PELO PLENÁRIO EM 17/11/2014

I RELATÓRIO: 6030/2014, de 10/12/2014 PARECER CEE/PE Nº 115/2014-CEB APROVADO PELO PLENÁRIO EM 17/11/2014 INTERESSADA: POLITEC CARUARU/PE ASSUNTO: RENOVAÇÃO DE AUTORIZAÇÃO DO CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO - EIXO TECNOLÓGICO: SEGURANÇA, NA MODALIDADE PRESENCIAL, COM ALTERAÇÃO DA MATRIZ CURRICULAR RELATOR:

Leia mais

INTERESSADA: Universidade Estadual Vale do Acaraú UVA

INTERESSADA: Universidade Estadual Vale do Acaraú UVA INTERESSADA: Universidade Estadual Vale do Acaraú UVA EMENTA: Renova o reconhecimento do Curso Sequencial de Formação Específica em Gestão de Pequenas e Médias Empresas da Universidade Estadual Vale do

Leia mais

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO INFANTIL EDITAL Nº 12/2013

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO INFANTIL EDITAL Nº 12/2013 CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO INFANTIL EDITAL Nº 12/2013 A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação e a Coordenação do Curso de Especialização em Educação Infantil, levam ao conhecimento dos interessados

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO PARECER HOMOLOGADO Despacho do Ministro, publicado no D.O.U. de 28/9/2009, Seção 1, Pág. 30. Portaria n 926, publicada no D.O.U. de 28/9/2009, Seção 1, Pág. 25. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADO:

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADO: PARECER HOMOLOGADO (*) (*) Despacho do Ministro, publicado no Diário Oficial da União de 04/12/2007. (*) Portaria / MEC n 1.154, publicada no Diário Oficial da União de 04/12/2007. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

Leia mais

Padrões de Qualidade para Cursos de Comunicação Social

Padrões de Qualidade para Cursos de Comunicação Social MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR COORDENAÇÃO DAS COMISSÕES DE ESPECIALISTAS DE ENSINO COMISSÃO DE ESPECIALISTAS DE ENSINO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL Padrões de Qualidade

Leia mais

APROVADO AD REFERENDUM EM 04/01/2011 PARECER CEE/PE Nº 01/2011-CEB Homologado pelo Plenário em 07/02/2011

APROVADO AD REFERENDUM EM 04/01/2011 PARECER CEE/PE Nº 01/2011-CEB Homologado pelo Plenário em 07/02/2011 INTERESSADO: SERVIÇO DE TECNOLOGIA ALTERNATIVA SERTA II ASSUNTO: CREDENCIAMENTO DA INSTITUIÇÃO PARA A OFERTA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO E AUTORIZAÇÃO DO CURSO TÉCNICO EM AGROECOLOGIA

Leia mais

ASSOCIAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DE RIBEIRÃO PRETO. Autorização(Projeto) para o Curso de Psicologia

ASSOCIAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DE RIBEIRÃO PRETO. Autorização(Projeto) para o Curso de Psicologia ASSOCIAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DE RIBEIRÃO PRETO Autorização(Projeto) para o Curso de Psicologia A Associação de Ensino Superior de Ribeirão Preto-SP, solicita autorização para o funcionamento de curso

Leia mais

PROCESSO N.º 72/09 PROTOCOLO N.º 7.205.854-2 PARECER CEE/CEB N.º 59/10 APROVADO EM 10/02/10

PROCESSO N.º 72/09 PROTOCOLO N.º 7.205.854-2 PARECER CEE/CEB N.º 59/10 APROVADO EM 10/02/10 PROTOCOLO N.º 7.205.854-2 PARECER CEE/CEB N.º 59/10 APROVADO EM 10/02/10 CÂMARA DE EDUCAÇÃO BÁSICA INTERESSADO: COLÉGIO ESTADUAL SANTANA DE TAPEJARA ENSINO MÉDIO E NORMAL MUNICÍPIO: TAPEJARA ASSUNTO: Pedido

Leia mais

CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO Câmara de Educação Superior e Profissional

CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO Câmara de Educação Superior e Profissional INTERESSADO: Centro de Estudos e Pesquisas em Eletrônica Profissional e Informática Ltda/CEPEP EMENTA: Credencia o Centro de Estudos e Pesquisas em Eletrônica Profissional e Informática Ltda/CEPEP, na

Leia mais

FACULDADE DE TECNOLOGIA DE GRAVATAÍ

FACULDADE DE TECNOLOGIA DE GRAVATAÍ FACULDADE DE TECNOLOGIA DE GRAVATAÍ REGIMENTO DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO Atualização do Regimento de 2012 Porto Alegre, março de 2015 Faculdade de Tecnologia de Porto Alegre Av. Julio de Castilhos,

Leia mais

CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO Câmara de Educação Superior e Profissional

CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO Câmara de Educação Superior e Profissional INTERESSADO: Escola Técnica MRH MRHTEC EMENTA: Reconhece o Curso Técnico em Transações Imobiliárias-Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios, ofertado pela Escola Técnica MRH-MRHTEC, instituição sediada na

Leia mais

INTERESSADO/MANTENEDORA INSTITUIÇÃO TOLEDO DE ENSINO ASSUNTO:

INTERESSADO/MANTENEDORA INSTITUIÇÃO TOLEDO DE ENSINO ASSUNTO: INTERESSADO/MANTENEDORA INSTITUIÇÃO TOLEDO DE ENSINO ASSUNTO: Transformação do curso de Estudos Sociais, com habilitações em História e Geografia, licenciaturas plenas, em cursos de Histó ria e Geografia,

Leia mais

Padrões de Qualidade e Roteiro para Avaliação dos Cursos de Graduação em Artes Visuais (Autorização e Reconhecimento)

Padrões de Qualidade e Roteiro para Avaliação dos Cursos de Graduação em Artes Visuais (Autorização e Reconhecimento) MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR COORDENAÇÃO DAS COMISSÕES DE ESPECIALISTAS DE ENSINO COMISSÃO DE ESPECIALISTAS DE ENSINO DE ARTES VISUAIS Padrões de Qualidade e Roteiro

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO PARECER HOMOLOGADO Despacho do Ministro, publicado no D.O.U. de 17/4/2013, Seção 1, Pág. 16. Portaria n 318, publicada no D.O.U. de 17/4/2013, Seção 1, Pág. 15. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL

Leia mais

ASSUNTO: RECONHECIMENTO DO CURSO DE ESTUDOS SOCIAIS - HABILITAÇÃO EM HISTÓRIA

ASSUNTO: RECONHECIMENTO DO CURSO DE ESTUDOS SOCIAIS - HABILITAÇÃO EM HISTÓRIA INTERESSADO/MANTENEDORA FUNDAÇÃO REGIONAL INTEGRADA - FuRI UF RS ASSUNTO: RECONHECIMENTO DO CURSO DE ESTUDOS SOCIAIS - HABILITAÇÃO EM HISTÓRIA RELATOR: Srª Cons. ZILMA GOMES PARENTE DE BARROS 1 - RELATÓRIO

Leia mais

SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO

SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO Curso: Ciência da Computação Modalidade: ( X ) bacharelado ( ) licenciatura Local de funcionamento: Coração Eucarístico 01 PERFIL DO CURSO O curso de Ciência da Computação

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DO CEARA CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO CÂMARA DA EDUCAÇÃO SUPERIOR E PROFISSIONAL

GOVERNO DO ESTADO DO CEARA CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO CÂMARA DA EDUCAÇÃO SUPERIOR E PROFISSIONAL INTERESSADA: Universidade Regional do Cariri URCA EMENTA: Reconhece o Programa Especial de Formação Pedagógica ofertado pela Universidade Regional do Cariri URCA, nas áreas de Física, Matemática e Biologia,

Leia mais

SELETIVO DE INSTRUTORES INTERNOS PARA O BANCO DE TALENTOS DA PRÓ-REITORIA DE GESTÃO DE PESSOAS

SELETIVO DE INSTRUTORES INTERNOS PARA O BANCO DE TALENTOS DA PRÓ-REITORIA DE GESTÃO DE PESSOAS EDITAL DE CONVOCAÇ ÃO Nº 001/2016/Progep PROCESSO SELETIVO DE INSTRUTORES INTERNOS PARA O BANCO DE TALENTOS DA PRÓ-REITORIA DE GESTÃO DE PESSOAS A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas/Progep, por meio da

Leia mais

Reconhecimento do curso de Letras com habilitações em Por-tuguês/Inglês e Português/Francês com suas respectivas Literaturas.

Reconhecimento do curso de Letras com habilitações em Por-tuguês/Inglês e Português/Francês com suas respectivas Literaturas. FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DO AGRESTE ALAGOANO Reconhecimento do curso de Letras com habilitações em Por-tuguês/Inglês e Português/Francês com suas respectivas Literaturas. ZILMA GOMES PARENTE DE BARROS I -

Leia mais

PARECER HOMOLOGADO(*) (*) Despacho do Ministro, publicado no Diário Oficial da União de 18/12/1997 CÂMARA OU COMISSÃO: CEB

PARECER HOMOLOGADO(*) (*) Despacho do Ministro, publicado no Diário Oficial da União de 18/12/1997 CÂMARA OU COMISSÃO: CEB PARECER HOMOLOGADO(*) (*) Despacho do Ministro, publicado no Diário Oficial da União de 18/12/1997 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO Ver Resolução CNE/CEB nº 1/1998 INTERESSADO: SERVIÇO

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS UNICAMP - Campinas - SP

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS UNICAMP - Campinas - SP INTERESSADO/MANTENEDORA UF UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS UNICAMP - Campinas - SP ASSUNTO Recredenciamento do Curso de Pós-Graduação em Sociologia - Mestrado. RELATOR. SR. CONS. SANCHOTENE FELICE I

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO ASSOCIAÇÃO DE ENSINO CRISTO REDENTOR Autorização (Projeto) para funcionamento do curso superior de Ciências - habilitação licenciatura de 1º grau, a

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - UNESP. Margarida Maria R.B.P.Leal

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - UNESP. Margarida Maria R.B.P.Leal M I N I S T É R I O DA EDUCAÇÃO CONSELHO F E D E R A L DE EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - UNESP INTERESSADO/MANTENEDORA UF SP ASSUNTO; Recredenciamento do curso de pós-graduação em Ciências Biológicas,

Leia mais

PROCESSO Nº 43/2003 APROVADO PELO PLENÁRIO EM 10/11/2003. PARECER CEE/PE Nº 109/2003-CEB I - RELATÓRIO:

PROCESSO Nº 43/2003 APROVADO PELO PLENÁRIO EM 10/11/2003. PARECER CEE/PE Nº 109/2003-CEB I - RELATÓRIO: INTERESSADO: COLÉGIO CENECISTA DOS COMERCIÁRIOS ASSUNTO : ADEQUAÇÃO DO CURSO DE TÉCNICO EM CONTABILIDADE E AUTORIZAÇÃO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO. RELATOR : CONSELHEIRO LUCILO ÁVILA PESSOA PROCESSO Nº 43/2003

Leia mais

O processo encontra-se instruído pela Resolução CNE / CEB nº 04/99 e pela Resolução CEE/PE nº 02/2000.

O processo encontra-se instruído pela Resolução CNE / CEB nº 04/99 e pela Resolução CEE/PE nº 02/2000. INTERESSADA: ESCOLA TÉCNICA DO AGRESTE LUCAS SOARES CARDOSO ASSUNTO : AUTORIZAÇÃO PARA FUNCIONAMENTO DO CURSO DE HOTELARIA E ALIMENTAÇÃO - ÁREA DE TURISMO E HOTELARIA. RELATORA : CONSELHEIRA EUGENILDA

Leia mais

Autorização /Execução do Projeto) de curso de Ciências Contábeis a funcionar na Faculdade de Ciências Econômicas e Contábeis Cândido Rondon.

Autorização /Execução do Projeto) de curso de Ciências Contábeis a funcionar na Faculdade de Ciências Econômicas e Contábeis Cândido Rondon. ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL CÂNDIDO RONDON Autorização /Execução do Projeto) de curso de Ciências Contábeis a funcionar na Faculdade de Ciências Econômicas e Contábeis Cândido Rondon. João Paulo do Valle Mendes

Leia mais

CLN. Belo Horizonte requer a este Conselho sejam convalidados os estudos de Júlia Carolina da Cunha. Esclarece que a aluna ingressou no curso de

CLN. Belo Horizonte requer a este Conselho sejam convalidados os estudos de Júlia Carolina da Cunha. Esclarece que a aluna ingressou no curso de INTERESSADO/MANTENEDORA FACULDADE DE FILOSOFIA, CIÊNCIAS E LETRAS DE BELO HORIZONTE UF MG ASSUNTO Convalidação de estudos de Júlia Carolina da Cunha. RELATOR: SR. CONS. Fabio Prado PARECER N. 626-93 I

Leia mais

REGULAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO, COMPLEMENTO DE PÓS-GRADUAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO. CAPITULO I CONSIDERAÇÕES INICIAIS

REGULAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO, COMPLEMENTO DE PÓS-GRADUAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO. CAPITULO I CONSIDERAÇÕES INICIAIS INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR SANT ANA Rua Pinheiro Machado, n 189 Centro Ponta Grossa - PR CEP 84.010-310 Fone (0**42) 224-0301 Endereço Eletrônico: www.iessa.edu.br REGULAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADO/MANTENEDORA INSTITUTO CULTURAL NEWTON PAIVA FERREIRA - MG ASSUNTO Proposta de alteração regimental visando a reformulação do Currículo Pleno

Leia mais

CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO Câmara de Educação Superior e Profissional

CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO Câmara de Educação Superior e Profissional INTERESSADO: Centro de Estudos e Pesquisas em Eletrônica Profissional e Informática Ltda CEPEP EMENTA: Reconhece o Curso Técnico em Logística Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios, ofertado pelo Centro de

Leia mais

CONSELHO DE EDUCAÇÃO DO DISTRITO FEDERAL

CONSELHO DE EDUCAÇÃO DO DISTRITO FEDERAL CONLHO DE EDUCAÇÃO DO DISTRITO FEDERAL Homologado em 13/11/2002, publicado no DODF de 14/11/2002, p. 18. Portaria nº 474, de 29/11/2002, publicada no DODF de 9/12/2002, p.11. Parecer nº 215/2002-CEDF Processo

Leia mais

CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE TERESINA

CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE TERESINA CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE TERESINA Rua Lizandro Nogueira, 1536 - Centro. Telefone: (0xx86)3215-7639 CEP.: 64.000-200 - Teresina Piauí E-Mail: semec.cme@teresina.pi.gov.br PARECER CME/THE Nº. 002/2009

Leia mais

SOCIEDADE CIVIL DE EDUCAÇÃO DO LITORAL NORTE. Autorização (Projeto) para funcionamento do Curso de Ciências Contábeis, a ser

SOCIEDADE CIVIL DE EDUCAÇÃO DO LITORAL NORTE. Autorização (Projeto) para funcionamento do Curso de Ciências Contábeis, a ser M I N I S T É R I O DA EDUCAÇÃO CONSELHO F E D E R A L DE EDUCAÇÃO INTERESSADO/MANTENEDORA SOCIEDADE CIVIL DE EDUCAÇÃO DO LITORAL NORTE UF SP ASSUNTO; Autorização (Projeto) para funcionamento do Curso

Leia mais

Renovação do credenciamento do curso de pos-graduação em Administração, em nivel de mestrado. CESu APROVADO EM: 06/04/94

Renovação do credenciamento do curso de pos-graduação em Administração, em nivel de mestrado. CESu APROVADO EM: 06/04/94 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL RS Renovação do credenciamento do curso de pos-graduação em Administração, em nivel de mestrado. SILVINO LOPES

Leia mais

CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO CÂMARA DA EDUCAÇÃO BÁSICA

CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO CÂMARA DA EDUCAÇÃO BÁSICA INTERESSADO: Instituto de Educação do Ceará - IEC EMENTA: Reconhece o Curso de Ensino Médio, na Modalidade Normal Subseqüente, com validade até 31.12.2009, e homologa o Regimento Escolar. RELATOR: Nohemy

Leia mais

SOCIEDADE DE ENSINO SUPERIOR ESTÁCIO DE SÁ

SOCIEDADE DE ENSINO SUPERIOR ESTÁCIO DE SÁ MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADO/MANTENEDORA ASSUNTO: SOCIEDADE DE ENSINO SUPERIOR ESTÁCIO DE SÁ UF RJ Autorização de Curso de Pós-Graduação nos termos da Resolução CFE n

Leia mais

Autorização do Curso (Fase Projeto) de Pedagogia. Pe. ANTONIO GERALDO AMARAL ROSA

Autorização do Curso (Fase Projeto) de Pedagogia. Pe. ANTONIO GERALDO AMARAL ROSA ASSOCIAÇÃO JIPARANAENSE DE EDUCAÇÃO E CULTURA Autorização do Curso (Fase Projeto) de Pedagogia Pe. ANTONIO GERALDO AMARAL ROSA 1 - RELATÓRIO O pleito da interessada foi aprovado na fase da Carta Consulta

Leia mais

Governo do Rio de Janeiro Secretaria de Estado de Educação CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Governo do Rio de Janeiro Secretaria de Estado de Educação CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO Governo do Rio de Janeiro Secretaria de Estado de Educação CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO COMISSÃO ESPECIAL DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA PROCESSO Nº:E-03/100.552/2009 (Apenso E-03/100.553/2009) INTERESSADO:

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CONSELHO UNIVERSITÁRIO CÂMARA SUPERIOR DE PÓS-GRADUAÇÃO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CONSELHO UNIVERSITÁRIO CÂMARA SUPERIOR DE PÓS-GRADUAÇÃO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CONSELHO UNIVERSITÁRIO CÂMARA SUPERIOR DE PÓS-GRADUAÇÃO RESOLUÇÃO Nº. 08/2015 Aprova a criação do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, em nível

Leia mais

PARECER CME/THE Nº024/2008

PARECER CME/THE Nº024/2008 CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE TERESINA Rua Lizandro Nogueira, 1536 - Centro. Telefone: (0xx86)3215-7639 CEP.: 64.000-200 - Teresina - Piauí E-Mail: semec.cme@teresina.pi.gov.br PARECER CME/THE Nº024/2008

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR COLEGIADO: CES

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR COLEGIADO: CES PARECER HOMOLOGADO Despacho do Ministro, publicado no D.O.U. de 9/8/201, Seção 1, Pág. 24. Portaria n 708, publicada no D.O.U. de 9/8/201, Seção 1, Pág. 20. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE

Leia mais

PROCESSO N.º 877/11 PROTOCOLO N.º 10.790.435-2 PARECER CEE/CEB N.º 1153/11 APROVADO EM 08/12/11

PROCESSO N.º 877/11 PROTOCOLO N.º 10.790.435-2 PARECER CEE/CEB N.º 1153/11 APROVADO EM 08/12/11 PROTOCOLO N.º 10.790.435-2 PARECER CEE/CEB N.º 1153/11 APROVADO EM 08/12/11 CÂMARA DE EDUCAÇÃO BÁSICA INTERESSADO: COLÉGIO ESTADUAL PRESIDENTE LAMENHA LINS - ENSINO MÉDIO E PROFISSIONAL MUNICÍPIO: CURITIBA

Leia mais

PARECER CEE N 298/2010

PARECER CEE N 298/2010 Governo do Rio de Janeiro Secretaria de Estado de Educação CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO COMISSÃO ESPECIAL DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PROCESSO N : E-03/100.134/2010 INTERESSADO: CTA - CENTRO DE TECNOLOGIA

Leia mais

ESTRUTURA CURRICULAR DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO, BACHARELADO

ESTRUTURA CURRICULAR DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO, BACHARELADO 43 ANEXO I D ESTRUTURA CURRICULAR DO, BACHARELADO Das Vagas: São oferecidas 125 (cento e vinte e cinco) vagas para o Curso de Graduação em Administração, bacharelado, divididas em duas turmas, uma diurna,

Leia mais

REGULAMENTO ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA FACULDADE DE APUCARANA FAP

REGULAMENTO ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA FACULDADE DE APUCARANA FAP REGULAMENTO ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA FACULDADE DE APUCARANA FAP Regulamento do Curricular Supervisionado do Curso de Graduação em Pedagogia - Licenciatura Faculdade de

Leia mais

CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO Câmara da Educação Superior e Profissional

CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO Câmara da Educação Superior e Profissional INTERESSADA: Universidade Estadual do Ceará EMENTA: Reconhece o Curso de Ciências Sociais Licenciatura Plena, ofertado em Fortaleza pelo Centro de Humanidades da Universidade Estadual do Ceará UECE, até

Leia mais

INTERESSADO/MANTENEDORA. Aprovação do Curso de Especialização em Metodologia do Ensino da Lingua Portuguesa, fora da sede. CÂMARA OU COMISSÃO CESu

INTERESSADO/MANTENEDORA. Aprovação do Curso de Especialização em Metodologia do Ensino da Lingua Portuguesa, fora da sede. CÂMARA OU COMISSÃO CESu INTERESSADO/MANTENEDORA MISSÃO SALESIANA DE MATO GROSSO DO SUL ASSUNTO Aprovação do Curso de Especialização em Metodologia do Ensino da Lingua Portuguesa, fora da sede. UF MS RELATOR: SR. CONS. Yugo Okida

Leia mais

ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL DO LITORAL SANTISTA - AELIS/SP.

ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL DO LITORAL SANTISTA - AELIS/SP. INTERESSADO/MANTENEDORA ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL DO LITORAL SANTISTA - AELIS/SP. UF ASSUNTO Autorização (Execução do Projeto) para funcionamento do curso de Letras, Licenciatura Plena com Habilitação em

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO PARECER HOMOLOGADO(*) (*) Despacho do Ministro, publicado no Diário Oficial da União de 17/08/2005 (*) Portaria/MEC nº 2.765, publicada no Diário Oficial da União de 17/08/2005 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO

Leia mais

AGUARDANDO HOMOLOGAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

AGUARDANDO HOMOLOGAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO AGUARDANDO HOMOLOGAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADA: Faculdade Metropolitana Recanto das Emas Ltda. UF: DF ASSUNTO: Credenciamento da Faculdade Metropolitana Recanto

Leia mais

UNIVIERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA

UNIVIERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA UNIVIERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA Reconhecimento do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, com as habilitações em Pre-Escolar e Primeiras Séries do l Grau ministrado pela Faculdade de Educação do Estado

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO ALUNO ESPECIAL Nº. 01/2016 SEMESTRE 2016.1 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA MESTRADO ACADÊMICO

EDITAL DE SELEÇÃO ALUNO ESPECIAL Nº. 01/2016 SEMESTRE 2016.1 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA MESTRADO ACADÊMICO EDITAL DE SELEÇÃO ALUNO ESPECIAL Nº. 01/2016 SEMESTRE 2016.1 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA MESTRADO ACADÊMICO 1. PREÂMBULO A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade

Leia mais

CURRICULUM VITAE DADOS PESSOAIS:

CURRICULUM VITAE DADOS PESSOAIS: CURRICULUM VITAE DADOS PESSOAIS: NOME: ANTÔNIO DERSEU CÂNDIDO DE PAULA Profissão: Contador Estado Civil: Separado Administrativamente Nacionalidade: Brasileira Naturalidade: Iraí, Estado do Rio Grande

Leia mais

PARECER NP 677/93 CÂMARA ou COMISSÃO APROVADO EM: 10/11/93

PARECER NP 677/93 CÂMARA ou COMISSÃO APROVADO EM: 10/11/93 M I N I S TÉ R I O DA EDUCAÇÃO CONSELHO F E D E R A L DE EDUCAÇÃO INTERESSADO/MANTENEDORA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARA UF CE ASSUNTO: Recredenciamento do corso de pós-graduação em Química, com área de

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO COLEGIADO: CES. IGC Faixas Contínuo 2007 3 215 2008 3 221 2009 3 229

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO COLEGIADO: CES. IGC Faixas Contínuo 2007 3 215 2008 3 221 2009 3 229 PARECER HOMOLOGADO Despacho do Ministro, publicado no D.O.U. de 10//2012, Seção 1, Pág. 1. Portaria n 7, publicada no D.O.U. de 10//2012, Seção 1, Pág. 12. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

Leia mais

Aprovação do curso e Autorização da oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC : Formação Básica em Desenho Técnico Auxiliado por Computador

Aprovação do curso e Autorização da oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC : Formação Básica em Desenho Técnico Auxiliado por Computador MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA Aprovação do curso e Autorização da oferta PROJETO PEDAGÓGICO

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO PARECER HOMOLOGADO Despacho do Ministro, publicado no D.O.U. de 14/5/2011, Seção 1, Pág.147. Portaria n 546, publicada no D.O.U. de 14/5/2012, Seção 1, Pág.147. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL

Leia mais

O regime adotado pela Faculdade Metodista Granbery é o seriado semestral. A matrícula é feita por períodos e renovada semestralmente.

O regime adotado pela Faculdade Metodista Granbery é o seriado semestral. A matrícula é feita por períodos e renovada semestralmente. INFORMAÇÕES ACADÊMICAS BÁSICAS 1. CURRÍCULO Para cada curso de graduação é organizado um currículo. O currículo abrange uma sequência de disciplinas/módulos hierarquizados(as) por períodos letivos, cuja

Leia mais