EDITAL DE MONITORIA VOLUNTÁRIA Nº /1

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "EDITAL DE MONITORIA VOLUNTÁRIA Nº 01-2016/1"

Transcrição

1 EDITAL DE MONITORIA VOLUNTÁRIA Nº /1 A Direção Acadêmica da Faculdade de Desenvolvimento do Rio Grande do Sul FADERGS, no uso de suas atribuições, torna público que estão abertas de 07 a 11 de março de 2016 as inscrições para o processo seletivo do Programa de Monitoria Voluntária para os cursos e disciplinas identificados no Anexo I deste edital. ATRIBUIÇÕES DO(A) MONITOR(A) Consideram-se atribuições e responsabilidades do(a) monitor(a): a) ter dedicação de no mínimo 1 (uma) hora semanal para as atividades de monitoria, a serem cumpridas em horário e local indicados pelos professores responsáveis; b) auxiliar os professores das disciplinas em pesquisas e atividades acadêmicas relacionadas ao respectivo conteúdo programático; c) atender aos alunos, em grupo ou individualmente, dentro do Cronograma de Monitoria estabelecido conjuntamente com os professores das disciplinas; d) dar orientação aos alunos na solução de exercícios e realização de trabalhos; e) relatar aos professores das disciplinas as dificuldades encontradas pelos alunos; f) preencher o Formulário de Atendimento e coletar a assinatura dos presentes nos dias da monitoria; g) entregar o Formulário de Atendimento e relatório de atividades para os professores das disciplinas e para o NADES, através do nades@fadergs.edu.br; h) registrar a frequência (entrada e saída), na Assessoria Acadêmica, por meio do Controle de Frequência; i) apresentar Relatório Final para o professor e para o NADES, com todas as atividades desenvolvidas no período de monitoria. INSCRIÇÕES Para inscrever-se no processo seletivo de Monitoria Voluntária, o(a) aluno(a) deverá satisfazer as seguintes condições: a) estar regularmente matriculado(a) em um dos cursos de graduação da FADERGS; b) ter cursado com aproveitamento a disciplina para a qual estiver se candidatando, quando for o caso de monitoria de disciplina; c) não ter processo disciplinar ou qualquer outra penalidade na FADERGS; d) ter disponibilidade para o cumprimento da carga horária da monitoria conforme as orientações dos professores das disciplinas. d.1) caso o(a) aluno(a) aprovado(a) no processo seletivo de monitoria não tenha disponibilidade nos dias e horários solicitados deverá assinar um termo de desistência escrito de próprio punho. As inscrições no processo seletivo serão realizadas por requerimento MONITOR VOLUNTÁRIO, no período de 07 a 11 de março de O requerimento deve ser aberto via web no Portal do Aluno. Para se inscrever, basta informar, no requerimento, o nome da disciplina e do professor da qual deseja ser monitor(a).

2 O(A) acadêmico(a) poderá se candidatar a uma disciplina por semestre. O não implemento das condições deste edital implica na eliminação do(a) candidato(a) do processo seletivo. SELEÇÃO O processo seletivo ocorrerá da seguinte forma e na seguinte ordem: 1. análise do histórico escolar (etapa eliminatória); e 2. entrevista. Havendo empate, será selecionado(a) o(a) acadêmico(a) que tiver obtido a melhor média final na disciplina da qual deseja ser monitor(a). Persistindo o empate, será selecionado(a) o(a) acadêmico(a) que tiver a maior média geral no curso, considerando as disciplinas já cursadas pelo(a) candidato(a). Os professores deverão realizar a seleção dos monitores de 14 à 18/03/2016. RESULTADO O resultado do processo seletivo de monitoria voluntária será divulgado no dia 23/03/2016 através de e notícia no site da FADERGS. Os(As) alunos(as) aprovados(as) deverão assinar o Termo de Compromisso e entregar na CAE, entre os dias 23/03/2016 à 25/03/2016, das 9h às 20h. DO PERÍODO DA MONITORIA As atividades de monitoria terão início no dia 23/03/2016 e serão concluídas em 08/07/2016. DAS HORAS DE ATIVIDADE COMPLEMENTARES As horas dedicadas à monitoria valerão como atividades complementares de acordo com o projeto pedagógico do curso do aluno e de acordo com a carga horária efetivamente cumprida durante o período de monitoria. A validação dessas horas está condicionada ao cumprimento da carga horária, à entrega dos Formulários de ações e atendimento realizados mensalmente, bem como à entrega do Relatório Final para o NADES. RESUMO DOS PRAZOS DE MONITORIA VOLUNTÁRIA (2016/1) 07 à 11/03 - Inscrição dos alunos para realizar monitoria voluntária (via requerimento web) 14 à 18/03 - Seleção de monitores voluntários (por parte dos professores) 23/03 - Divulgação do resultado de monitoria voluntária ( dos professores e alunos, além de notícia no site) 23/03 - Início do período de monitoria 08/07 - Término do período de monitoria voluntária. Entrega do relatório de atividades desenvolvidas no semestre Porto Alegre, 07 de março de Prof. Filipe Ramos Barroso Diretor Acadêmico da FADERGS.

3 ANEXO I DISCIPLINAS E VAGAS POR ESCOLA ESCOLA DE SAÚDE E BEM ESTAR Professor Disciplinas Nº de vagas de monitoria Ana Amélia Duarte Ana Amélia Duarte Técnicas dietéticas e Gastronômicas I Técnicas Dietéticas e Gastronômicas II CURSO DE NUTRIÇÃO Nº horas dedicadas a monitoria Atribuições 1 3 horas Organização dos gêneros para aulas práticas. Participar de aulas práticas auxiliando o professor quando solicitado. Apoio aos alunos na elaboração das fichas técnicas. Elaborar junto ao professor material educativo de Técnicas dietéticas Participar da elaboração de documentação dos laboratórios. Manter organização do laboratório. Realizar inventário dos gêneros alimentícios após aulas práticas. Auxiliar o professor quando solicitado. Preparar resumos científicos para o SIPE. 1 3 horas Organização dos gêneros para aulas práticas. Participar de aulas práticas auxiliando o professor quando solicitado. Apoio aos alunos na elaboração das fichas técnicas. Elaborar junto ao professor material educativo de Técnicas dietéticas Participar da elaboração de documentação dos laboratórios. Manter organização do laboratório. Realizar inventário dos gêneros alimentícios após aulas práticas. Auxiliar o professor quando solicitado. Preparar resumos científicos para o SIPE. OBS: não precisa ter cursado a disciplina para se candidatar a monitoria.

4 Professor Disciplinas Nº de vagas de monitoria CURSO DE ESTÉTICA Nº horas dedicadas a monitoria Atribuições Luana Sebastiany Estética corporal 1 4h Ter cursado esta disciplina previamente III Fernanda Petry Técnicas de SPA 1 3h Auxiliar na organização dos equipamentos e produtos. OBS: não precisa ter cursado a disciplina para se candidatar a monitoria. Fernanda Petry Terapia Estética I 1 3h Auxiliar na organização dos equipamentos e produtos. OBS: não precisa ter cursado a disciplina para se candidatar a monitoria. Fernanda Petry Terapia Estética II 1 3h Auxiliar na organização dos equipamentos e produtos. OBS: não precisa ter cursado a disciplina para se candidatar a monitoria. Fernanda Petry Fernanda Petry Fernanda Petry Fernanda Petry Fernanda Petry Claudia Carpes Claudia Carpes Claudia Carpes Estágio Supervisionado I Estágio Supervisionado II Estética Corporal I Estética Corporal II Estética Corporal III Estética Facial I (33ST) Estética Facial II- (22 LA) Estética Facial III (31 LA) 1 3h Auxiliar na organização dos equipamentos e produtos. OBS: não precisa ter cursado a disciplina para se candidatar a monitoria. 1 3h Auxiliar na organização dos equipamentos e produtos. OBS: não precisa ter cursado a disciplina para se candidatar a monitoria. 1 3h Auxiliar na organização dos equipamentos e produtos. OBS: não precisa ter cursado a disciplina para se candidatar a monitoria. 1 3h Auxiliar na organização dos equipamentos e produtos. OBS: não precisa ter cursado a disciplina para se candidatar a monitoria. 1 3h Auxiliar na organização dos equipamentos e produtos. OBS: não precisa ter cursado a disciplina para se candidatar a monitoria. 2 3h Auxiliar na organização dos equipamentos e produtos. OBS: 1 vaga para alunos que cursou e foi aprovado na disciplina OBS: 1 vaga para aluno que não cursou a disciplina. 2 3h Auxiliar na organização dos equipamentos e produtos. OBS: 1 vaga para alunos que cursou e foi aprovado na disciplina OBS: 1 vaga para aluno que não cursou a disciplina. 2 3h Auxiliar na organização dos equipamentos e produtos. OBS: 1 vaga para alunos que cursou e foi aprovado na disciplina OBS: 1 vaga para aluno que não cursou a disciplina.

5 Professor Disciplinas Nº de vagas de monitoria CURSO DE PSICOLOGIA Nº horas dedicadas a monitoria Jaciane Pinto Guimarães Psicologia Social/ST Patrícia Fasolo Romani Psicopatologia I 1 4hs Disponibilidade JP - 6ªf (18h às 19:30) Patrícia Fasolo Romani Psicopatologia II 1 4hs Disponibilidade ST - 3ªf (8h às 9:15) Patrícia Fasolo Romani Psicopatologia II 1 4hs Disponibilidade JP - 3ªf (18h às 19:30) Patrícia Fasolo Romani Teoria e Processos em Cognitivo- Comportamental Atribuições 2 5 horas Acompanhar algumas discussões em sala de aula. Auxiliar os alunos nas dúvidas. 1 4hs Disponibilidade JP 5ªf (18h às 19:30) Auxiliar os alunos da disciplina na compreensão dos conteúdos presencialmente e virtualmente, através de discussões de filmes, esclarecimento de dúvidas e indicação de material complementar aos temas abordados em aula. Pesquisar recursos teórico-práticos associados às dinâmicas das aulas. Auxiliar na elaboração de instrumentos de avaliação progressiva. Já deve ter cursado esta disciplina, com média final igual ou superior a 8,0. Auxiliar os alunos da disciplina na compreensão dos conteúdos presencialmente e virtualmente, através de discussões de filmes, esclarecimento de dúvidas e indicação de material complementar aos temas abordados em aula. Pesquisar recursos teórico-práticos associados às dinâmicas das aulas. Auxiliar na elaboração de instrumentos de avaliação progressiva. Já deve ter cursado esta disciplina, com média final igual ou superior a 8,0. Auxiliar os alunos da disciplina na compreensão dos conteúdos presencialmente e virtualmente, através de discussões de filmes, esclarecimento de dúvidas e indicação de material complementar aos temas abordados em aula. Pesquisar recursos teórico-práticos associados às dinâmicas das aulas. Auxiliar na elaboração de instrumentos de avaliação progressiva. Já deve ter cursado esta disciplina, com média final igual ou superior a 8,0. Auxiliar os alunos da disciplina na compreensão dos conteúdos presencialmente e virtualmente, através de discussões de filmes, esclarecimento de dúvidas e indicação de material complementar aos temas abordados em aula. Pesquisar recursos teórico-práticos associados às dinâmicas das aulas. Auxiliar na elaboração de instrumentos de avaliação progressiva. Já deve ter cursado esta disciplina, com média final igual ou superior a 8,0. OBS.: Disponível para aula prática em duas quintas, das 19hs às 22hs.

6 Patrícia Fasolo Romani Renata de Souza Zamo Renata de Souza Zamo Teoria e Processos em Cognitivo- Comportamental Fundamentos das avaliações SERTÓRIO 31 Fundamentos das avaliações JP hs Disponibilidade JP 6ªf (8h às 9:15) Auxiliar os alunos da disciplina na compreensão dos conteúdos presencialmente e virtualmente, através de discussões de filmes, esclarecimento de dúvidas e indicação de material complementar aos temas abordados em aula. Pesquisar recursos teórico-práticos associados às dinâmicas das aulas. Auxiliar na elaboração de instrumentos de avaliação progressiva. Já deve ter cursado esta disciplina, com média final igual ou superior a 8,0. OBS.: Disponível para aula prática em duas sextas, das 8hs45min às 11hs45min. 2 3h Treino de habilidades (aplicar WISC e WAIS) Simulação em avaliação da inteligência Estações de aprendizagem (testes e lista SATEPSI) Estações de aprendizagem (conceitos em psicometria) Organização da testoteca (laboratório de avaliação psicológica), conferência de materiais, retiradas e entregas durante o horário da disciplina Auxílio nas supervisões dos estudos de casos (APS) em mais um turno a escolher 2 3h Treino de habilidades (aplicar WISC e WAIS) Simulação em avaliação da inteligência Estações de aprendizagem (testes e lista SATEPSI) Estações de aprendizagem (conceitos em psicometria) Organização da testoteca (laboratório de avaliação psicológica), conferência de materiais, retiradas e entregas durante o horário da disciplina Auxílio nas supervisões dos estudos de casos (APS) em mais um turno a escolher Renata de Souza Zamo Avaliação Psicológica aplicada à psicologia Clínica JP 33 Renata de Souza Zamo Psicodiagnóstico JP h Treino de habilidades (realização de avaliação psicológica) Simulação em avaliação da personalidade Estações de aprendizagem (estudos de casos fictícios, testes e características) Organização da testoteca (laboratório de avaliação psicológica), conferência de materiais, retiradas e entregas durante o horário da disciplina Auxílio nas supervisões dos estudos de casos (APS) em mais um turno a escolher 2 3h Treino de habilidades (realização de entrevistas: de anamnese e devolutiva) Simulação interprofissional em entrevista devolutiva no hospital Estações de aprendizagem (estudos de casos fictícios, testes e características do processo de avaliação) Organização da testoteca (laboratório de avaliação psicológica), conferência de

7 Renata de Souza Zamo Técnicas projetivas e psicométricas JP 51 materiais, retiradas e entregas durante o horário da disciplina Auxílio nas supervisões dos estudos de casos (APS) em mais um turno a escolher 2 3h Treino de habilidades (realização do teste HTP; realização do TAT) Simulação em testagem psicológica projetiva Estações de aprendizagem (estudos de casos fictícios, testes e entrevista de anamnese) Estações de aprendizagem (conceitos em técnicas projetivas) Organização da testoteca (laboratório de avaliação psicológica), conferência de materiais, retiradas e entregas durante o horário da disciplina Auxílio nas supervisões dos estudos de casos (APS) em mais um turno a escolher Renata de Souza Zamo PPB I 2 3h Estações de aprendizagem (estudos científicos) Estações de aprendizagem (conceitos em processos psicológicos básicos) Organização das atividades de Snowball, padlet, Space race (socrative), testoteca (laboratório de avaliação psicológica), conferência de materiais, retiradas e entregas durante o horário da disciplina Auxílio nas supervisões das mini-pesquisas (APS) e nas revisões de prova em mais um turno a escolher Renata de Souza Zamo Testoteca (laboratório de avaliação psicológica) OBS: Não é disciplina. 2 3h Organização da testoteca (laboratório de avaliação psicológica), conferência de materiais, retiradas e entregas antes e depois dos horários das disciplinas de avaliação psicológica e em outro dia que não haja disciplina (segunda-feira) Auxiliar alunos sanando dúvidas na aplicação, levantamento e interpretação de resultados de avaliação psicológica (testagens e entrevistas) Organizar fluxograma de retidas de materiais Compilar dados do laboratório de avaliação psicológica (testes mais retirados, tempo médio de permanência do aluno com testes, etc) para realização de relatório a ser transformado em material científico para simpósio, congresso ou outra atividade relacionada à pesquisa Dar suporte aos grupos de pesquisa da FADERGS esclarecendo sobre procedimentos de avaliação psicológica, características de testes, locais de aquisição, divulgação de cursos e congressos na área Auxílio nas supervisões dos estudos de casos que envolvam a área da avaliação psicológica (APS, TCC, Serviço de Psicologia) Sandra Rodrigues Testoteca 1 1h Gerenciamento do armário de testes psicológicos e gestão da retirada de materiais. O aluno deve ter disponibilidade de horários antes e após as aulas...8:00 às 9:00hs e das 18:00 às 19:00, por exemplo.

8 Sandra Rodrigues Avaliação Psicológica aplicada as Organizações 1 3h Auxiliar os alunos da disciplina na aprendizagem/dúvidas sobre os testes (dispondo apoio presencial e online), em horário extra classe. Além disso, terá que participar de algumas aulas. OBS:Ter disponibilidade para trabalhar na quarta-feira no turno da manhã. CURSO DE ENFERMAGEM Professor Disciplinas Nº de vagas de monitoria Nº horas dedicadas a monitoria Atribuições Márcia Otero Sanches Práticas em enfermagem I 2 3h Auxiliar na montagem das aulas práticas e no esclarecimento de conteúdo com os demais estudantes Ana Fontoura Práticas em enfermagem II 4 3h Auxiliar na montagem das aulas práticas e no esclarecimento de conteúdo com os demais estudantes Ana Fontoura Práticas em enfermagem II 4 3h Auxiliar na montagem das aulas práticas e no esclarecimento de conteúdo com os demais estudantes Nery Oliveira Júnior Processo de cuidar no ciclo vital I 4 3h Auxiliar na montagem das aulas práticas e no esclarecimento de conteúdo com os demais estudantes Alessandra Vaccari Processo de cuidar no ciclo vital I 4 3h Auxiliar na montagem das aulas práticas e no esclarecimento de conteúdo com os demais estudantes Maristela Losekann Assistência ao paciente crítico, 4 3h Auxiliar na montagem das aulas práticas e no esclarecimento de conteúdo com os demais estudantes urg e emergência Marina Sanes Saúde Coletiva 2 3h Participar do planejamento das ações do eixo da saúde coletiva, desenvolver atividades em sala de aula, conforme cronograma semestral, ofertar apoio discente na temática da saúde coletiva. Marina Sanes Programa Interdisciplinar Comunitário 2 3h Participar do planejamento das ações do eixo da saúde coletiva, desenvolver atividades em sala de aula, confirme cronograma, ofertar apoio discente na temática da saúde coletiva, participar das ações da disciplina no território, conforme planejamento semestral.

9 Professor Disciplinas Nº de vagas de monitoria CURSO DE FISIOTERAPIA Nº horas dedicadas a monitoria Atribuições Mabel Tossi Simulação 2 4 h Apoiar na montagem e execução dos cenários de simulação Mabel Tossi Avaliação Fisioterapêutica I 2 4h Apoiar as aulas práticas (sexta de manhã). Auxiliar os alunos em horários fora de sala de aula. Eduardo Aparelho 3 4h Ter concluído com aprovação a disciplina para conseguir auxiliar o professor e colegas. Leonardo Neves Locomotor Patrícia Klahr Sistema Respiratório 3 4h Atribuições: Ter concluído com aprovação a disciplina para conseguir auxiliar o professor e colegas. CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA Professor Disciplinas Nº de vagas de monitoria Camila de Barros Rodenbusch Camila de Barros Rodenbusch Camila de Barros Rodenbusch Camila de Barros Rodenbusch Atividades Rítmicas e Expressão Corporal Nº horas dedicadas a monitoria 1 3h 21 ST Handebol 1 3h 31 JP Avaliação Física 1 3h 43 ST Futebol 1 3h 51 JP Atribuições Auxiliar a professora nas aulas práticas Esclarecer dúvidas dos alunos em relação ao conteúdo da disciplina Auxiliar a professora nas aulas práticas Esclarecer dúvidas dos alunos em relação ao conteúdo da disciplina Auxiliar a professora nas aulas práticas Esclarecer dúvidas dos alunos em relação ao conteúdo da disciplina Auxiliar a professora nas aulas práticas Esclarecer dúvidas dos alunos em relação ao conteúdo da disciplina Luciano Dornelles Futsal 1 3h Auxiliar a professora nas aulas práticas 63 JP Esclarecer dúvidas dos alunos em relação ao conteúdo da disciplina Luciano Dornelles Basquetebol 1 3h Auxiliar a professora nas aulas práticas

10 51 ST Esclarecer dúvidas dos alunos em relação ao conteúdo da disciplina Luciano Dornelles Atletismo 1 3h Auxiliar a professora nas aulas práticas 63 ST Esclarecer dúvidas dos alunos em relação ao conteúdo da disciplina Cinara, Martina Patrícia, Cinara, Eduardo, Martina, Roberto Anelise, Cinara, Martina. Professor Disciplinas Curso Nº de vagas de monitoria Morfologia humana Morfologia humana 1 Morfologia humana 2 Nutrição, Estética, Fisioterapia, Enfermagem, Educação Física. Fisioterapia, Enfermagem, Educação Física. VÁRIOS CURSOS Nº horas dedicadas a monitoria Atribuições 3 8h Ser pontual nos horários pré-determinados. Zelar e manter organizado o laboratório de Estrutura & Função. Acompanhar e auxiliar o professor em atividades relacionadas à disciplina. Realizar leituras suplementares para o auxílio às atividades desenvolvidas. Estar disponível nos laboratórios de Estrutura & Função para oferecer apoio ao professor e aos estudantes durante a disciplina e extraclasse. Para Morfologia humana: necessário já ter cursado a disciplina de Morfologia humana. 4 8h Ser pontual nos horários pré-determinados. Zelar e manter organizado o laboratório de Estrutura & Função. Acompanhar e auxiliar o professor em atividades relacionadas à disciplina. Realizar leituras suplementares para o auxílio às atividades desenvolvidas. Estar disponível nos laboratórios de Estrutura & Função para oferecer apoio ao professor e aos estudantes durante a disciplina e extraclasse. Para Morfologia humana 1: necessário já ter cursado a disciplina de Morfologia humana h Ser pontual nos horários pré-determinados. Zelar e manter organizado o laboratório de Estrutura & Função. Acompanhar e auxiliar o professor em atividades relacionadas à disciplina. Realizar leituras suplementares para o auxílio às atividades desenvolvidas. Estar disponível nos laboratórios de Estrutura & Função para oferecer apoio ao professor e aos estudantes durante a disciplina e extraclasse. Para Morfologia humana 2: necessário já ter cursado a disciplina de Morfologia humana 2.

11 Sandra Silveira NÚCLEO DE EXTENSÃO Escola de Saúde e Bem Estar 3 3h Auxiliar a Coordenação de Extensão com as atividades.

12 ESCOLA DE NEGÓCIOS Professor Disciplinas Curso Nº de vagas de monitoria Daniela Bagatini Estrutura de dados ADS, Sistemas para Internet Daniela Bagatini Alexandre Denicol Alexandre Denicol José Eduardo Pereira Souza Requisitos de software Redes II Equipamentos II Programação web II ADS, Ciência da Computação CURSOS DA ESCOLA DE NEGÓCIOS Nº horas dedicadas a monitoria Atribuições 1 02h Compartilhar conhecimento e práticas de programação em linguagem C, Auxiliar os colegas nas dúvidas de programação e aplicação das estruturas de dados, Relatar e indicar para o professor dificuldades dos estudantes. 1 02h Compartilhar práticas de modelagem, Auxiliar os colegas nas dúvidas sobre conceitos da engenharia de requisitos, Auxiliar no uso de ferramentas case, Relatar e indicar para o professor dificuldades dos estudantes. Redes de Computação 1 03h Conhecimento em Endereçamento IP Redes de 1 03h Conhecimento em Endereçamento IP Computação ADS 1 04h Acompanhar os alunos na configuração das maquinas, Retirar dúvidas dos estudantes Monitorar andamento dos alunos (visto resolução de problemas pontuais) Jaime Gross Algoritmos ADS 1 03h Apoio aos alunos e organização de material Jaime Gross Programação ADS 1 03h Apoio aos alunos e organização de material Jaime Gross Área de TI ADS 1 03h Conhecimento de lógica de computação e linguagem C Sede GV Juliane Silva Lógica Área de TI 2 1h GV (noite) ST(manhã) Juliane Silva Programação orientada a objetos Área de TI 1 1h ST (noite) Flavio Treib Área de TI ADS 1 03h Sede GV Auxiliar alunos nos exercícios; ajudar no planejamento de estudo e com dúvidas. Auxiliar alunos nos exercícios; ajudar no planejamento de estudo e com dúvidas. Conhecimento de lógica de computação e linguagem C

13 Flavio Treib Área de TI ADS 1 03h Conhecimento de lógica de computação e linguagem C Sede Sertório Carmem Castro Desafios Cursos 1 02h Apoio aos alunos e organização de material Contemporâneos Bacharelado Carmem Castro Antropologia e Cursos 1 02h Apoio aos alunos e organização de material Cultura Brasileira Bacharelado Carmem Castro NÚCLEO DE Escola de 3 03h Auxiliar a Coordenação de Extensão com as atividades. EXTENSÃO Negócios Jaime Gross Todos os cursos Todos os cursos 8 03h Conhecimento do pacote office (word, power pint e excel) Ministrar oficinas para estudantes interessados em utilizar as ferramentas do office Ticiana Morcardini Projeto Integrador I Cursos Tecnológicos 2 1h 43ST - 33GV Ajudar os alunos a construir o ensaio teórico, auxiliando, por meio da experiência na disciplina, a pesquisar, escrever e estruturar o trabalho Carlos Pinto Matemática Básica - 3 3h Apoio aos alunos. Carlos Pinto Matemática - 3 3h Apoio aos alunos. Financeira Laura Elaine Fundamentos de Contabilidade I Contabilidade 2 2h Apoio aos alunos. Requisito: ter cursado a disciplina com o mínimo de 90% de aproveitamento. Laura Elaine Fundamentos de Contabilidade II Contabilidade 2 2h Apoio aos alunos. Requisito: ter cursado a disciplina com o mínimo de 90% de aproveitamento. Laura Elaine Estatística Contabilidade 2 2h Apoio aos alunos. Requisito: ter cursado a disciplina com o mínimo de 90% de aproveitamento. Laura Elaine Orçamento Empresarial Contabilidade 2 2h Apoio aos alunos. Requisito: ter cursado a disciplina com o mínimo de 90% de aproveitamento. Laura Elaine Finanças Contabilidade 2 2h Apoio aos alunos. Requisito: ter cursado a disciplina com o mínimo de 90% de aproveitamento. Laura Elaine Custos Contabilidade 2 2h Apoio aos alunos. Requisito: ter cursado a disciplina com o mínimo de 90% de aproveitamento.

14 ESCOLA DE FORMAÇÃO JURÍDICA CURSOS DE DIREITO E SERVIÇOS PENAIS Professor Disciplinas Nº de vagas de monitoria Nº horas dedicadas a monitoria Atribuições Andressa Corrêa da Silva Núcleo de Extensão 2 3h Auxiliar a Coordenação de Extensão com as atividades. Andressa Corrêa da Silva Núcleo de Pesquisa 2 3h Auxiliar a Coordenação de Extensão com as atividades. Clarissa Lucena Direito Processual Civil III - Execuções 1 3h Auxiliar nas atividades de pesquisa para conteúdos da disciplina e auxiliar os alunos em suas dúvidas e atividades Daniel Alt Silva Direito Civil III Contratos 1 3h Apoio aos alunos e organização de material Geraldo Cordeiro Jobim Teoria Geral do Tributo Direito Tributário I Letícia Grezzana Correa Tópicos Especiais II 1 Letícia Grezzana Correa Curso OAB 1 Mateus de Oliveira Fornasier Ciência Política e Teoria do Estado 1 Mateus de Oliveira Fornasier Mediação e Arbitragem 1 Mateus de Oliveira Fornasier Direito Civil I Parte Geral 1 Mateus de Oliveira Direito Civil VII Responsabilidade Civil e Fornasier Consumidor 1 Mateus de Oliveira Introdução ao Direito e Argumentação Fornasier Jurídica 1 Saulo Bueno Marimon Direito Penal I Parte Geral 1 Saulo Bueno Marimon Direito Penal IV Crimes em Espécie 1 1 3h Apoio aos alunos e organização de material 3h 3h 3h 3h 3h 3h 3h 3h 3h Apoio aos alunos e organização de material Apoio aos alunos e organização de material Apoio aos alunos e organização de material Apoio aos alunos e organização de material Apoio aos alunos e organização de material Apoio aos alunos e organização de material Apoio aos alunos e organização de material Apoio aos alunos e organização de material Apoio aos alunos e organização de material

15 ANEXO II INSTRUMENTOS Cronograma de Monitoria Formulário de Atendimento Relatório Final Controle de Frequência Termo de Compromisso

16 CRONOGRAMA DE MONITORIA DADOS CADASTRAIS MONITOR: CURSO: MATRÍCULA: TELEFONE: DISCIPLINA: PROFESSOR(A) ORIENTADOR(A): MODALIDADE: Bolsista ( ) Voluntário(a) ( ) DO(A) ALUNO(A): PERÍODO DE REALIZAÇÃO DA MONITORIA: / / a / / DATA PREVISTA ATIVIDADE LOCAL Porto Alegre, de de Assinatura do(a) Professor(a) Assinatura do(a) Aluno(a)

17 FORMULÁRIO DE ATENDIMENTO DADOS CADASTRAIS MONITOR: CURSO: MATRÍCULA: TELEFONE: DISCIPLINA: PROFESSOR(A) ORIENTADOR(A): MODALIDADE: Bolsista ( ) Voluntário(a) ( ) DO(A) ALUNO(A): PERÍODO DE REALIZAÇÃO DA MONITORIA: / / a / / DATA ATIVIDADE (DETALHAR CADA ATENDIMENTO) MATRÍCULA DO(A) ALUNO(A) ATENDIDO ASSINATURA DO(A) ALUNO(A) ATENDIDO Porto Alegre, de de Assinatura do(a) Professor(a) Assinatura do(a) Aluno(a)

18 RELATÓRIO FINAL DADOS CADASTRAIS MONITOR: CURSO: MATRÍCULA: TELEFONE: DISCIPLINA: PROFESSOR(A) ORIENTADOR(A): MODALIDADE: Bolsista ( ) Voluntário(a) ( ) DO(A) ALUNO(A): PERÍODO DE REALIZAÇÃO DA MONITORIA: / / a / / DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES REALIZADAS DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES PREVISTAS E NÃO REALIZADAS AUTOAVALIAÇÃO DO(A) MONITOR(A) AVALIAÇÃO DO(A) PROFESSOR(A) ORIENTADOR(A) Porto Alegre, de de Assinatura do(a) Professor(a) Assinatura do(a) Aluno(a)

19 CONTROLE DE FREQUÊNCIA DADOS CADASTRAIS MONITOR: CURSO: MATRÍCULA: TELEFONE: DISCIPLINA: PROFESSOR(A) ORIENTADOR(A): MODALIDADE: Bolsista ( ) Voluntário(a) ( ) DO(A) ALUNO(A): PERÍODO DE REALIZAÇÃO DA MONITORIA: / / a / / DATA HORÁRIO ASSINATURA DO(A) MONITOR(A) Porto Alegre, de de Assinatura do(a) Professor(a) Assinatura do(a) Aluno(a)

20 TERMO DE COMPROMISSO DADOS CADASTRAIS MONITOR: CURSO: MATRÍCULA: TELEFONE: DISCIPLINA: PROFESSOR(A) ORIENTADOR(A): MODALIDADE: Bolsista ( ) Voluntário(a) ( ) DO(A) ALUNO(A): PERÍODO DE REALIZAÇÃO DA MONITORIA: / / a / / Declaro, para os devidos fins, que eu,, residente na Rua/Av., nº., complemento, Bairro, na cidade de, CPF nº., aluno(a) devidamente matriculado(a) no Curso de da FADERGS, sob o número de matrícula, tenho ciência das obrigações inerentes à qualidade de Monitor(a) Voluntário e, nesse sentido, COMPROMETO-ME a respeitar as seguintes cláusulas: a) ter dedicação de no mínimo 3 (três) horas semanais para as atividades de monitoria, a serem cumpridas em horário e local indicados pelos Professores das disciplinas; b) auxiliar os professores das disciplinas em pesquisas e atividades acadêmicas relacionadas ao respectivo conteúdo programático; c) atender aos alunos em grupo ou individualmente, dentro do cronograma de trabalho estabelecido conjuntamente com os Professores das disciplinas; d) dar orientação aos alunos na solução de exercícios e realização de trabalhos; e) relatar aos Professores das disciplinas as dificuldades encontradas pelos alunos; f) elaborar e entrega o Relatório de Monitoria para os Professores das disciplinas e para o NADES, através do nades@fadergs.edu.br; g) preencher o Relatório de Atividades e coletar a assinatura dos presentes nos dias da monitoria; h) registrar a minha frequência (entrada e saída) na Assessoria Acadêmica da Unidade em que monitoria for realizada; i) apresentar o Relatório Final para o professor e para o NADES, com todas as atividades desenvolvidas no período de monitoria. A inobservância dos requisitos citados acima e/ou se praticada qualquer fraude pelo(a) monitor(a), isso implicará no cancelamento da monitoria, bem como o não registro das horas de Atividades Complementares. Porto Alegre, de de Assinatura do(a) Professor(a) da Disciplina Assinatura do(a) Aluno(a)

EDITAL DE MONITORIA VOLUNTÁRIA Nº 01-2015/2

EDITAL DE MONITORIA VOLUNTÁRIA Nº 01-2015/2 EDITAL DE MONITORIA VOLUNTÁRIA Nº 01-2015/2 A Direção Acadêmica da Faculdade de Desenvolvimento do Rio Grande do Sul FADERGS, no uso de suas atribuições, torna público que estão abertas de 14 a 21 de agosto

Leia mais

EDITAL Nº 85/2015 PROGRAD SELEÇÃO DE MONITORES PIM 2015/1

EDITAL Nº 85/2015 PROGRAD SELEÇÃO DE MONITORES PIM 2015/1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO DIRETORIA DE PROGRAMAS ESPECIAIS EM EDUCAÇÃO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE MONITORIA Av. NS 15, 109 Norte, sala 219, Bloco IV 77001-090 Palmas/TO

Leia mais

EDITAL NCDH Nº 08/2013 Processo seletivo simplificado para tutor/a. Apoio ao Curso de Extensão em Educação em Direitos Humanos a Distância

EDITAL NCDH Nº 08/2013 Processo seletivo simplificado para tutor/a. Apoio ao Curso de Extensão em Educação em Direitos Humanos a Distância MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão Rede Nacional de Formação Continuada dos Profissionais do Magistério da Educação Básica Pública UNIVERSIDADE

Leia mais

FACULDADE METROPOLITANA DA GRANDE FORTALEZA FAMETRO PROGRAMA DE MONITORIA E INICIAÇÃO CIENTÍFICA EDITAL Nº 007/2015 DA

FACULDADE METROPOLITANA DA GRANDE FORTALEZA FAMETRO PROGRAMA DE MONITORIA E INICIAÇÃO CIENTÍFICA EDITAL Nº 007/2015 DA FAMETRO PROGRAMA DE MONITORIA E INICIAÇÃO CIENTÍFICA EDITAL Nº 007/2015 DA A Direção Acadêmica torna pública a inscrição para docentes e estudantes da Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza FAMETRO,

Leia mais

EDITAL 15/2015 PROCESSO SELETIVO DOCENTE

EDITAL 15/2015 PROCESSO SELETIVO DOCENTE EDITAL 15/2015 PROCESSO SELETIVO DOCENTE Artigo 1º. A FACULDADE GUANAMBI, mantida pelo, torna pública a abertura de inscrições para seleção de candidatos para o cargo de docente. Artigo 2. O regime de

Leia mais

Considerando a necessidade de acompanhar, orientar e preparar melhor os acadêmicos no

Considerando a necessidade de acompanhar, orientar e preparar melhor os acadêmicos no FAPAC - Faculdade Presidente Antônio Carlos INSTITUTO TOCANTINENSE PRES. ANTÔNIO CARLOS PORTO LTDA. Rua 02, Qd. 07 - Jardim dos Ypês Centro Porto Nacional-TO CEP 77.500-000 CX Postal 124 Fone: (63) 3363-9600

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Seleção de Bolsista Professor-Tutor para o Curso de Especialização em Saúde da Família

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Seleção de Bolsista Professor-Tutor para o Curso de Especialização em Saúde da Família UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Seleção de Bolsista Professor-Tutor para o Curso de Especialização em Saúde da Família A Coordenação do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Saúde da Família,

Leia mais

FACULDADE UNIGRAN CAPITAL

FACULDADE UNIGRAN CAPITAL FACULDADE UNIGRAN CAPITAL PROCESSO SELETIVO PARA MONITORIA ACADÊMICA DE ENSINO E EXTENSÃO PARA OS CURSOS SUPERIORES DA FACULDADE UNIGRAN CAPITAL NA CATEGORIA DE MONITOR VOLUNTÁRIO PARA O 2016.1. EDITAL

Leia mais

EDITAL nº 162/2010 CENTRO UNIVERSITÁRIO METODISTA DO IPA EDITAL DE SELEÇÃO DE DOCENTE

EDITAL nº 162/2010 CENTRO UNIVERSITÁRIO METODISTA DO IPA EDITAL DE SELEÇÃO DE DOCENTE EDITAL nº 162/2010 CENTRO UNIVERSITÁRIO METODISTA DO IPA EDITAL DE SELEÇÃO DE DOCENTE A Coordenadoria de Graduação do Centro Universitário Metodista, do IPA, e a Gestão de Pessoas, no uso de suas atribuições,

Leia mais

EDITAL Nº 15, DE 12 DE NOVEMBRO DE 2015. PROCESSO SELETIVO PARA MONITORES BOLSISTAS DO CURSO SUPERIOR BACHARELADO EM ENGENHARIA AGRONÔMICA

EDITAL Nº 15, DE 12 DE NOVEMBRO DE 2015. PROCESSO SELETIVO PARA MONITORES BOLSISTAS DO CURSO SUPERIOR BACHARELADO EM ENGENHARIA AGRONÔMICA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO CAMPUS BOM JESUS DA LAPA BR 349 - Km 14 Zona Rural - Caixa Postal 34

Leia mais

EDITAL Nº 017, DE 10 DE OUTUBRO DE 2014 PROCESSO DE SELEÇÃO DE ESTUDANTES NO ÂMBITO DO PROGRAMA DE MONITORIA (VOLUNTÁRIA)

EDITAL Nº 017, DE 10 DE OUTUBRO DE 2014 PROCESSO DE SELEÇÃO DE ESTUDANTES NO ÂMBITO DO PROGRAMA DE MONITORIA (VOLUNTÁRIA) EDITAL Nº 017, DE 10 DE OUTUBRO DE 2014 PROCESSO DE SELEÇÃO DE ESTUDANTES NO ÂMBITO DO PROGRAMA DE MONITORIA (VOLUNTÁRIA) O DIRETOR DE IMPLANTAÇÃO DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO-IEDES-PPDDH/PE 01/2016

EDITAL DE SELEÇÃO-IEDES-PPDDH/PE 01/2016 EDITAL DE SELEÇÃO-IEDES-PPDDH/PE 01/2016 O Instituto Ensinar de Desenvolvimento Social IEDES, divulga processo seletivo para contratação de 01 Advogado/a para integrar a Equipe do Programa de Proteção

Leia mais

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO AO ENSINO

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO AO ENSINO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO AO ENSINO EDITAL DE MONITORIA TECNOLÓGICA A Universidade Potiguar UnP, através da Pró-Reitoria Acadêmica ProAcad, torna público o presente Edital e convida o seu corpo

Leia mais

EDITAL 2 / 2015 DO PET ODONTOLOGIA SELEÇÃO DE NOVOS INTEGRANTES

EDITAL 2 / 2015 DO PET ODONTOLOGIA SELEÇÃO DE NOVOS INTEGRANTES EDITAL 2 / 2015 DO PET ODONTOLOGIA SELEÇÃO DE NOVOS INTEGRANTES O tutor do Programa de Educação Tutorial - PET, do Curso de Odontologia da Universidade Federal de Uberlândia, no uso de suas atribuições

Leia mais

EDITAL 007/2014-PIBID-Inglês/UFRR Boa Vista, 01 de setembro de 2014.

EDITAL 007/2014-PIBID-Inglês/UFRR Boa Vista, 01 de setembro de 2014. EDITAL 007/2014-PIBID-Inglês/UFRR Boa Vista, 01 de setembro de 2014. PROCESSO SELETIVO DE BOLSISTAS PARA O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE PIBID / UFRR A Universidade Federal de Roraima UFRR, por meio

Leia mais

EDITAL PRGDP Nº 29/2014

EDITAL PRGDP Nº 29/2014 EDITAL PRGDP Nº 29/2014 A PRGDP/UFLA, no uso de suas atribuições, e considerando a Lei nº 11.091, de 12/01/2005, Decreto nº 5.707, de 23/02/2006 e a Resolução CUNI nº 56 de 29/10/2013, torna público que

Leia mais

EDITAL 001/2015 DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE MONITORIA/TUTORIA

EDITAL 001/2015 DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE MONITORIA/TUTORIA EDITAL 001/2015 DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE MONITORIA/TUTORIA O DIRETOR GERAL do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - Campus Ouro Branco, Prof. Luiz Roque Ferreira, torna

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº. 01 CONSEPE, DE 5 DE MARÇO DE 2015.

RESOLUÇÃO Nº. 01 CONSEPE, DE 5 DE MARÇO DE 2015. RESOLUÇÃO Nº. 01 CONSEPE, DE 5 DE MARÇO DE 2015. Regulamenta o Programa de Monitoria da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) e revoga as Resoluções CONSEPE nº 09/2013; 10/2014

Leia mais

1. PERÍODO DE INSCRIÇÃO: 03 a 09 de Setembro de 2013, das 08h às12h e das 13h às 16h.

1. PERÍODO DE INSCRIÇÃO: 03 a 09 de Setembro de 2013, das 08h às12h e das 13h às 16h. INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ - IFCE A Direção Geral do Campus de Maracanaú, através da Coordenação Local do Pronatec no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia

Leia mais

Retificação do EDITAL Nº 04/14 SELEÇÃO SIMPLIFICADA PARA COORDENADOR DE TUTORIA DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS À DISTÂNCIA

Retificação do EDITAL Nº 04/14 SELEÇÃO SIMPLIFICADA PARA COORDENADOR DE TUTORIA DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS À DISTÂNCIA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA COORDENAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS A DISTÂNCIA Retificação do EDITAL Nº 04/14

Leia mais

Disciplina Duração Vagas

Disciplina Duração Vagas UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Edital 4 - Seleção de Bolsista Professor-Tutor para o Curso de Especialização em Educação Especial Deficiência Auditiva/Surdez A Coordenação do Curso de

Leia mais

REGULAMENTO DA MONITORIA DOS CURSOS SUPERIORES

REGULAMENTO DA MONITORIA DOS CURSOS SUPERIORES REGULAMENTO DA MONITORIA DOS CURSOS SUPERIORES Considerando o artigo 84 da LDB nº 9.394/96 o qual estabelece que: Os discentes da educação superior poderão ser aproveitados em tarefas de ensino e pesquisa

Leia mais

EDITAL 001/2014 CHAMADA PÚBLICA PARA CONTRATAÇÃO DE PROFISSIONAIS POR MEIO DE PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO

EDITAL 001/2014 CHAMADA PÚBLICA PARA CONTRATAÇÃO DE PROFISSIONAIS POR MEIO DE PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO EDITAL 001/2014 CHAMADA PÚBLICA PARA CONTRATAÇÃO DE PROFISSIONAIS POR MEIO DE PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO O Centro de Articulação de Populações Marginalizadas - CEAP, em atendimento ao disposto no Convênio

Leia mais

EDITAL Nº 05 CRFI /IFB, DE 08 DE MARÇO DE 2016

EDITAL Nº 05 CRFI /IFB, DE 08 DE MARÇO DE 2016 EDITAL Nº 05 CRFI /IFB, DE 08 DE MARÇO DE 2016. SELEÇÃO PARA PREENCHIMENTO DE VAGAS DO PROGRAMA DE MONITORIA DA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL 1º SEMESTRE/2016 O Diretor Geral do Campus Riacho Fundo,

Leia mais

Formação de nível médio ou superior. Experiência mínima de 1 (um) ano no magistério básico, técnico ou superior.

Formação de nível médio ou superior. Experiência mínima de 1 (um) ano no magistério básico, técnico ou superior. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL Campus Rio Grande REDE ESCOLA TÉCNICA ABERTA DO BRASIL (e-tec BRASIL) EDITAL Nº 01, DE 29 DE JANEIRO DE 2014

Leia mais

IERGS PÓS-GRADUAÇÃO MANUAL DE ESTÁGIO PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA E INSTITUCIONAL 2010

IERGS PÓS-GRADUAÇÃO MANUAL DE ESTÁGIO PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA E INSTITUCIONAL 2010 IERGS PÓS-GRADUAÇÃO MANUAL DE ESTÁGIO PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA E INSTITUCIONAL 2010 APRESENTAÇÃO APRESENTAÇÃO O presente Manual de Estágio apresenta as orientações básicas para o desenvolvimento das atividades

Leia mais

Ter experiência mínima de 1 (um) ano no magistério (exercer ou ter exercido a profissão no Ensino Fundamental, Ensino Médio ou Superior)*.

Ter experiência mínima de 1 (um) ano no magistério (exercer ou ter exercido a profissão no Ensino Fundamental, Ensino Médio ou Superior)*. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL Campus Rio Grande REDE ESCOLA TÉCNICA ABERTA DO BRASIL (e-tec BRASIL) EDITAL Nº 01, DE 13 DE AGOSTO DE 2014

Leia mais

EDITAL Nº 01, DE 16 DE SETEMBRO DE 2013

EDITAL Nº 01, DE 16 DE SETEMBRO DE 2013 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ CAMPUS TERESINA-CENTRAL EDITAL Nº 01, DE 16 DE SETEMBRO DE 2013 O DIRETOR GERAL DO CAMPUS TERESINA CENTRAL, no uso de

Leia mais

EDITAL Nº 04/2015 DA PROCESSO SELETIVO PARA VOLUNTÁRIOS DO PROJETO DE EXTENSÃO ENFERMAGEM S.A.

EDITAL Nº 04/2015 DA PROCESSO SELETIVO PARA VOLUNTÁRIOS DO PROJETO DE EXTENSÃO ENFERMAGEM S.A. EDITAL Nº 04/2015 DA PROCESSO SELETIVO PARA VOLUNTÁRIOS DO PROJETO DE EXTENSÃO ENFERMAGEM S.A. A Diretoria Acadêmica da Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza - FAMETRO, por meio da Coordenação do

Leia mais

EDITAL Nº 01/2016, de 18 de janeiro de 2016 DIVULGAÇÃO

EDITAL Nº 01/2016, de 18 de janeiro de 2016 DIVULGAÇÃO EDITAL Nº 01/2016, de 18 de janeiro de 2016 PROCESSO SELETIVO PARA O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU PRESENCIAL PARA O PRIMEIRO SEMESTRE LETIVO DE 2016 A Faculdade Católica Recife torna público aos

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online PSICOPEDAGOGIA Regulamentação de Pós-Graduação Lato Sensu e Ato de Credenciamento Institucional para Oferta de Curso de Pós-Graduação na Modalidade

Leia mais

EDITAL PROGRAD Nº 05/2014

EDITAL PROGRAD Nº 05/2014 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO DIRETORIA DE PROGRAMAS ESPECIAIS EM EDUCAÇÃO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PIBID EDITAL PROGRAD

Leia mais

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO TOCANTINS PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E PÓS-GRADUAÇÃO DIRETORIA DE EXTENSÃO

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO TOCANTINS PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E PÓS-GRADUAÇÃO DIRETORIA DE EXTENSÃO Edital nº 02/2011 1. Preâmbulo 1.1 A Fundação Universidade do Tocantins UNITINS torna público que estão abertas as inscrições para o processo de seleção de candidato para atuar no projeto Escola de Conselhos:

Leia mais

Considerando a necessidade de acompanhar, orientar e preparar melhor os acadêmicos no

Considerando a necessidade de acompanhar, orientar e preparar melhor os acadêmicos no FAPAC - Faculdade Presidente Antônio Carlos. Rua Antonio Ayres Primo, 2398 Centro Porto Nacional TO CEP 77.500-000 ITPAC-INSTITUTO TOCANTINENSE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS PORTO LTDA. Rua 02 Qd. Fone: 07

Leia mais

EDITAL 07/2014 - PRPPG SELEÇÃO PARA BOLSAS DO PROGRAMA DE DEMANDA SOCIAL-UNILA DE BOLSAS DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU

EDITAL 07/2014 - PRPPG SELEÇÃO PARA BOLSAS DO PROGRAMA DE DEMANDA SOCIAL-UNILA DE BOLSAS DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EDITAL 07/2014 - PRPPG SELEÇÃO PARA BOLSAS DO PROGRAMA DE DEMANDA SOCIAL-UNILA DE BOLSAS DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU O Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal da Integração Latino-

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO DE JANEIRO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO DE JANEIRO EDITAL Nº017/2016 O Reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, IFRJ, no uso de suas atribuições legais, em consonância com a lei nº 12.513 de 26 de outubro de 2011,

Leia mais

Pró-Reitoria Acadêmica Coordenadoria de Graduação Serviço de Apoio ao Estudante GUIA DO MONITOR

Pró-Reitoria Acadêmica Coordenadoria de Graduação Serviço de Apoio ao Estudante GUIA DO MONITOR Pró-Reitoria Acadêmica Coordenadoria de Graduação Serviço de Apoio ao Estudante GUIA DO MONITOR 2008 SUMÁRIO 1 Introdução 2 O que é Monitoria 2 Quem é o Monitor do Cesupa 2 Competências e Deveres do Monitor

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE SECRETARIA DE RECURSOS HUMANOS COORDENAÇÃO DE GESTÃO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS EDITAL CGDP/SRH Nº 19/2013

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE SECRETARIA DE RECURSOS HUMANOS COORDENAÇÃO DE GESTÃO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS EDITAL CGDP/SRH Nº 19/2013 UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE SECRETARIA DE RECURSOS HUMANOS COORDENAÇÃO DE GESTÃO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS EDITAL CGDP/SRH Nº 19/2013 ABERTURA E DISPOSIÇÕES GERAIS DOS CURSOS DE CAPACITAÇÃO

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO, CULTURA E ASSUNTOS ESTUDANTIS DIRETORIA DE EXTENSÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO, CULTURA E ASSUNTOS ESTUDANTIS DIRETORIA DE EXTENSÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO, CULTURA E ASSUNTOS ESTUDANTIS DIRETORIA DE EXTENSÃO PROCESSO SELETIVO PARA BOLSISTA DE EXTENSÃO EDITAL/UFU/PROEX/N 55 A Pró-reitoria de Extensão,

Leia mais

Edital nº 016/2010. 2.1. O Processo Seletivo de que trata o presente Edital terá validade para o ano letivo de 2010.

Edital nº 016/2010. 2.1. O Processo Seletivo de que trata o presente Edital terá validade para o ano letivo de 2010. Edital nº 016/2010 Estabelece normas do Processo Seletivo de Tutores de Polo de Estágio Supervisionado e Orientadores Acadêmicos para o curso de Graduação a distância de Licenciatura em Ciências Biológicas

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO DE PESSOAL Nº 09/2014

EDITAL DE SELEÇÃO DE PESSOAL Nº 09/2014 EDITAL DE SELEÇÃO DE PESSOAL Nº 09/2014 O Instituto Aliança com o Adolescente, associação civil sem fins lucrativos e qualificada como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público OSCIP, MJ nº 08015.013735/2002-16,

Leia mais

Edital Externo nº 002/2014 SELEÇÃO SIMPLIFICADA INTERNA DE PROFESSORES DO PRONATEC

Edital Externo nº 002/2014 SELEÇÃO SIMPLIFICADA INTERNA DE PROFESSORES DO PRONATEC Edital Externo nº 002/2014 SELEÇÃO SIMPLIFICADA INTERNA DE PROFESSORES DO PRONATEC PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA A SELEÇÃO DE BOLSISTAS, NA MODALIDADE DOCENTE PARA ATUAREM NO PROGRAMA NACIONAL DE

Leia mais

EDITAL Nº 02, DE 11 DE ABRIL DE 2016

EDITAL Nº 02, DE 11 DE ABRIL DE 2016 EDITAL Nº 02, DE 11 DE ABRIL DE 2016 Inscrição e Seleção de Alunos Bolsistas e voluntários para o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde/GraduaSUS A Direção Geral da Faculdade Unigran Capital,

Leia mais

MANUAL MONITORIA. Juazeiro do Norte 2015

MANUAL MONITORIA. Juazeiro do Norte 2015 Juazeiro do Norte 2015 MANUAL DA MONITORIA Faculdade de Juazeiro do Norte FJN Rua São Francisco, 1224 Bairro São Miguel CEP 63.010-210 Juazeiro do Norte/CE 2 Diretor Geral José Marcondes Macêdo Landim

Leia mais

EDITAL PARA SELEÇÃO DE TUTORES PARA O CURSO DE FORMAÇÃO CO TI UADA, EM SERVIÇO, DOS GESTORES DA REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO. Edital n.

EDITAL PARA SELEÇÃO DE TUTORES PARA O CURSO DE FORMAÇÃO CO TI UADA, EM SERVIÇO, DOS GESTORES DA REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO. Edital n. EDITAL PARA SELEÇÃO DE TUTORES PARA O CURSO DE FORMAÇÃO CO TI UADA, EM SERVIÇO, DOS GESTORES DA REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO Edital n.º 0006/2010 A Secretaria de Estado da Educação, por intermédio da Superintendência

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA COORDENADORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL EDITAL N 09, DE 29 DE FEVEREIRO DE 2016.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA COORDENADORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL EDITAL N 09, DE 29 DE FEVEREIRO DE 2016. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA COORDENADORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL EDITAL N 09, DE 29 DE FEVEREIRO DE 2016. EDITAL DE SELEÇÃO DE BOLSISTAS PARA A COORDENADORIA DE COMUNICAÇÃO

Leia mais

Fundação Presidente Antônio Carlos - FUPAC Faculdade Presidente Antônio Carlos de Aimorés

Fundação Presidente Antônio Carlos - FUPAC Faculdade Presidente Antônio Carlos de Aimorés Regulamento do Programa de Monitoria para os cursos de Graduação A Monitoria é uma atividade Acadêmica dos cursos de Graduação que visa dar oportunidade de aprofundamento vertical de estudos em alguma

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE EDUCAÇÃO COLÉGIO DE APLICAÇÃO. Projeto Monitoria CAp 2014

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE EDUCAÇÃO COLÉGIO DE APLICAÇÃO. Projeto Monitoria CAp 2014 UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE EDUCAÇÃO COLÉGIO DE APLICAÇÃO Projeto Monitoria CAp 2014 1. Definição O Projeto Monitoria CAp é uma ação institucional que abre mais um espaço de aprendizagem

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ - UEPI CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE NUTRIÇÃO. Chamada Pública nº 01, de 27 de janeiro de 2016

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ - UEPI CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE NUTRIÇÃO. Chamada Pública nº 01, de 27 de janeiro de 2016 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ - UEPI CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE NUTRIÇÃO Chamada Pública nº 01, de 27 de janeiro de 2016 Processo Seletivo para Apoio Técnico, Acadêmico e Operacional

Leia mais

UNIFRAN Universidade de Franca PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO EDITAL Nº 2/2015

UNIFRAN Universidade de Franca PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO EDITAL Nº 2/2015 UNIFRAN Universidade de Franca PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO EDITAL Nº 2/2015 PROCESSO SELETIVO PARA MONITORIA A Pró-Reitora de Graduação, no uso de suas atribuições regimentais e tendo em vista o disposto

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES DE MONITORIA ACADÊMICA EM CURSOS SUPERIORES E SUBSEQUENTES

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES DE MONITORIA ACADÊMICA EM CURSOS SUPERIORES E SUBSEQUENTES MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL CAMPUS OSÓRIO REGULAMENTO DAS ATIVIDADES DE MONITORIA ACADÊMICA

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RONDÔNIA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RONDÔNIA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RONDÔNIA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO PROGRAMA DE ACESSO AO ENSINO TÉCNICO E EMPREGO - PRONATEC EDITAL Nº 018/2012 CAMPUS JIPARANÁ

Leia mais

Processo Seletivo de Tutores a Distância

Processo Seletivo de Tutores a Distância E-TEC BRASIL CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS CEFET-MG Processo Seletivo de Tutores a Distância N º 003/2015 de 27 de Maio de 2015. 1. ATUAÇÃO Caberá ao Tutor à Distância: 1.1. Orientar

Leia mais

1 DO PROGRAMA DE MONITORIA DO IFPE 1.1 OBJETIVO GERAL

1 DO PROGRAMA DE MONITORIA DO IFPE 1.1 OBJETIVO GERAL INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO PRÓ-REITORIA DE ENSINO DIREÇÃO DE ENSINO DO CAMPUS RECIFE PROGRAMA INSTITUCIONAL DE MONITORIA DOS CURSOS TÉCNICOS CAMPUS RECIFE EDITALn

Leia mais

1.1 1.2 III VI. VII VII 2.1 2.2 2.3

1.1 1.2 III VI. VII VII 2.1 2.2 2.3 EDITAL 50/2012 O Diretor-Geral da Secretaria de Estado da Educação, no uso das atribuições legais, com base na Resolução n.º 933/2010, e considerando a necessidade de contratar professores para atuarem

Leia mais

ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA

ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA EDITAL PARA SELEÇÃO DE PROFESSORES-TUTORES PARA O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA, REALIZADO PELO CONVÊNIO UNIRIO-CISBAF E OFERTADO PELA UNIVERSIDADE ABERTA

Leia mais

COORDENAÇÃO DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA EDITAL Nº 2/2016 PIC PROCESSO SELETIVO DE MONITORIA 2016.1

COORDENAÇÃO DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA EDITAL Nº 2/2016 PIC PROCESSO SELETIVO DE MONITORIA 2016.1 COORDENAÇÃO DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA EDITAL Nº 2/2016 PIC PROCESSO SELETIVO DE MONITORIA 2016.1 A União Educacional do Norte, por meio da Coordenação do Programa de Iniciação Científica (PIC),

Leia mais

EDITAL PARA MONITORIA PERÍODO DE MARÇO DE 2015 A JULHO DE 2015

EDITAL PARA MONITORIA PERÍODO DE MARÇO DE 2015 A JULHO DE 2015 EDITAL PARA MONITORIA PERÍODO DE MARÇO DE 2015 A JULHO DE 2015 A pró-reitora do UniCEUB, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, torna público que as inscrições para o concurso interno de monitoria

Leia mais

Faculdade Martha Falcão DeVry Brasil

Faculdade Martha Falcão DeVry Brasil Faculdade Martha Falcão DeVry Brasil PROGRAMA DE MONITORIA 26.1 EDITAL Nº /26 DE DE FEVEREIRO DE 26 A Coordenação Geral Acadêmica juntamente com a Coordenadoria de Apoio e Suporte ao Aluno (CASA) torna

Leia mais

IF SUDESTE MG REITORIA Diretoria de Gestão de Pessoas PROCESSO SELETIVO PROGRAMA DE ESTÁGIO REMUNERADO EDITAL N 01/2014. Reitoria

IF SUDESTE MG REITORIA Diretoria de Gestão de Pessoas PROCESSO SELETIVO PROGRAMA DE ESTÁGIO REMUNERADO EDITAL N 01/2014. Reitoria EDITAL N 01/2014 Reitoria A do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais, no uso de suas atribuições, considerando a Lei 11.788/2008, publicada no DOU de 26/09/2008

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PARA MONITORIA 2013.1

EDITAL DE SELEÇÃO PARA MONITORIA 2013.1 A Faculdade Unida da Paraíba, mantida pela Sociedade Paraibana de Educação e Cultura ASPEC com sede em João Pessoa, PB, torna públicas as regras de funcionamento do sistema de Monitoria no Curso de Graduação,

Leia mais

GUIA DE ESTÁGIO CURSOS TECNOLÓGICOS

GUIA DE ESTÁGIO CURSOS TECNOLÓGICOS GUIA DE ESTÁGIO CURSOS TECNOLÓGICOS 1 SUMÁRIO 3 INTRODUÇÃO 4 DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA PARA REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO 6 RESCISÃO DO CONTRATO DE ESTÁGIO 7 CONCLUSÃO DE CURSO 7 RELATÓRIO TÉCNICO 8 AVALIAÇÃO DE

Leia mais

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Edital nº 07/2015 SELEÇÃO EM REGIME CELETISTA

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Edital nº 07/2015 SELEÇÃO EM REGIME CELETISTA PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Edital nº 07/2015 SELEÇÃO EM REGIME CELETISTA A) INSCRIÇÕES: No período de 20 a 22 de maio de 2015, de forma presencial. Não serão aceitas inscrições enviadas por correio.

Leia mais

1. CRITÉRIOS DE SELEÇÃO:

1. CRITÉRIOS DE SELEÇÃO: Edital 01/2016-PPGEE,-Processo Seletivo Simplificado de Seleção de Candidatos a cursarem disciplinas isoladas(aluno especial) oferecidas pelo PPGEE para o semestre 2016/1. A Coordenação do Programa de

Leia mais

EDITAL DE CHAMADA PÚBLICA Nº 003/2012 PRPI/IFAL - CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PROPRIEDADE INTELECTUAL E INOVAÇÃO

EDITAL DE CHAMADA PÚBLICA Nº 003/2012 PRPI/IFAL - CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PROPRIEDADE INTELECTUAL E INOVAÇÃO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL Ministério da Educação Secretária de Educação Profissional e Tecnológica Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação EDITAL DE CHAMADA PÚBLICA Nº 003/2012 PRPI/IFAL - CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO

Leia mais

Curso de Administração

Curso de Administração EDITAL Nº 64, DE 12 DE NOVEMBRO DE 2015. A DIRETORA DO CÂMPUS DE PARANAÍBA, da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, no uso de suas atribuições legais; e considerando a Resolução COEG nº

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE ALAGOAS - UNCISAL

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE ALAGOAS - UNCISAL EDITAL DE CREDENCIAMENTO ETSAL/ EDITAL DE CREDENCIAMENTO DE PROFISSIONAIS - PESSOAS FÍSICAS - PARA COMPOR O BANCO DE TÉCNICOS ESPECIALIZADOS PARA EXECUÇÃO DO CONVÊNIO 04/2008. PREÂMBULO A Universidade

Leia mais

Prefeitura Municipal de Canguçu-RS

Prefeitura Municipal de Canguçu-RS Prefeitura Municipal de Canguçu-RS SELEÇÃO PÚBLICA CIEE/2016. EDITAL N. 001/2016. SELEÇÃO PÚBLICA PARA PREENCHIMENTO DE VAGAS DE ESTÁGIO REMUNERADO NO PODER EXECUTIVO NO MUNICIPIO DE CANGUÇU. GERSON CARDOSO

Leia mais

EDITAL Nº 12, DE 08 DE ABRIL DE 2014

EDITAL Nº 12, DE 08 DE ABRIL DE 2014 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS CAMPUS BAMBUÍ GABINETE DO DIRETOR-GERAL Fazenda Varginha Rodovia

Leia mais

Edital 04/2014 Projeto UNA-SUS Chamada para o Programa de Bolsas Acadêmicas

Edital 04/2014 Projeto UNA-SUS Chamada para o Programa de Bolsas Acadêmicas Edital 04/2014 Projeto UNA-SUS Chamada para o Programa de Bolsas Acadêmicas A Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação torna público o presente Edital de chamada para o Programa de Bolsas Acadêmicas do

Leia mais

PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO EDITAL - N.º 084/2015

PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO EDITAL - N.º 084/2015 PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO EDITAL - N.º 084/2015 O Professor Miguel Archanjo de Freitas Júnior, Pró-Reitor de Graduação da Universidade Estadual de Ponta Grossa, no uso de suas atribuições, tendo em vista

Leia mais

UNISAL Centro Universitário Salesiano de São Paulo Campus Liceu Salesiano Unidade Campinas Curso de Direito ESTRUTURA DA MONITORIA

UNISAL Centro Universitário Salesiano de São Paulo Campus Liceu Salesiano Unidade Campinas Curso de Direito ESTRUTURA DA MONITORIA UNISAL Centro Universitário Salesiano de São Paulo Campus Liceu Salesiano Unidade Campinas Curso de Direito ESTRUTURA DA MONITORIA Sumário Estrutura da Monitoria... 1 Edital de Convocação 2007... 5 Anexo

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC PROGRAMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL. Seleção Simplificada de Tutor

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC PROGRAMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL. Seleção Simplificada de Tutor Seleção Simplificada de Tutor Especialização em Tecnologias e Sistemas de Informação - TSI Edital UAB/UFABC 008/2012 Processo seletivo Tutor TSI A UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC, em parceria com o Programa

Leia mais

CCS - CHAMADA PÚBLICA DE SELEÇÃO Nº 017/2016

CCS - CHAMADA PÚBLICA DE SELEÇÃO Nº 017/2016 Governo do Estado do Ceará Secretaria da Ciência Tecnologia e Educação Superior Fundação Universidade Estadual do Ceará - FUNECE Centro de Ciências da Saúde - CCS CCS - CHAMADA PÚBLICA DE SELEÇÃO Nº 017/2016

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO, CULTURA E ASSUNTOS ESTUDANTIS

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO, CULTURA E ASSUNTOS ESTUDANTIS PROCESSO SELETIVO PARA BOLSISTA DE EXTENSÃO EDITAL/UFU/PROEX/ N 48/2014 A Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis da Universidade Federal de Uberlândia, no uso de suas atribuições, torna

Leia mais

PROCESSO SELETIVO 2014

PROCESSO SELETIVO 2014 PROCESSO SELETIVO 2014 EDITAL N 47/2014 CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM URGÊNCIA E EMERGÊNCIA: GESTÃO E ATENÇÃO NO SUS - LATO SENSU O Centro de Educação Tecnológica e Pesquisa em Saúde Escola GHC e o Instituto

Leia mais

MANUAL DE MONITORIA UEDI-UNIFEMM

MANUAL DE MONITORIA UEDI-UNIFEMM MANUAL DE MONITORIA UEDI-UNIFEMM SETE LAGOAS - MG Dezembro/2014 Página 1 de 10 Sumário 1. INTRODUÇÃO... 3 2. PROCESSO SELETIVO... 3 3. OBJETIVOS DA MONITORIA... 3 4. ATRIBUIÇÕES DOS MONITORES... 4 4.1.

Leia mais

EDITAL nº 249/2015 CENTRO UNIVERSITÁRIO METODISTA IPA EDITAL DE SELEÇÃO DE DOCENTE

EDITAL nº 249/2015 CENTRO UNIVERSITÁRIO METODISTA IPA EDITAL DE SELEÇÃO DE DOCENTE EDITAL nº 249/2015 CENTRO UNIVERSITÁRIO METODISTA IPA EDITAL DE SELEÇÃO DE DOCENTE A Coordenadoria de Graduação do Centro Universitário Metodista IPA e a Gestão de Pessoas, no uso de suas atribuições,

Leia mais

REGULAMENTO INSTITUCIONAL MONITORIA

REGULAMENTO INSTITUCIONAL MONITORIA UNIÃO DAS INSTITUIÇÕES DE SERVIÇOS, ENSINO E PESQUISA LTDA. REGULAMENTO INSTITUCIONAL DE MONITORIA São Paulo 2010 CAPÍTULO l DOS OBJETIVOS Artigo 1º - As presentes normas têm por objetivo organizar e disciplinar

Leia mais

FUNDAÇÃO DE APOIO CIENTÍCO E TECNOLÓGICO DO TOCANTINS NÚCLEO DE GESTÃO DE PESSOAS

FUNDAÇÃO DE APOIO CIENTÍCO E TECNOLÓGICO DO TOCANTINS NÚCLEO DE GESTÃO DE PESSOAS EDITAL DE SELEÇÃO DE PESSOAL Nº 01/2016 A Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins FAPTO, personalidade jurídica de direito privado, CNPJ: 06.343.763/0001-11, situada à Orla 14, Praia da

Leia mais

Art. 2º - Esta Resolução entra em vigor nesta data, revogada a Resolução UnC- CONSEPE 099/2004 e as disposições em contrário.

Art. 2º - Esta Resolução entra em vigor nesta data, revogada a Resolução UnC- CONSEPE 099/2004 e as disposições em contrário. RESOLUÇÃOUnC-CONSEPE018/209 Aprova Regulamento do Programa de Monitoria, para a Universidade do Contestado UnC O Reitor da Universidade do Contestado, no uso de suas atribuições, de acordo com o Art. 25

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online ENFERMAGEM DO TRABALHO Regulamentação de Pós-Graduação Lato Sensu e Ato de Credenciamento Institucional para Oferta de Curso de Pós-Graduação

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO DIRETORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO COORDENAÇÃO DE PROJETOS EDUCACIONAIS

UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO DIRETORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO COORDENAÇÃO DE PROJETOS EDUCACIONAIS UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO DIRETORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO COORDENAÇÃO DE PROJETOS EDUCACIONAIS EDITAL Nº 001/14 PROEN/DE, de 17 de fevereiro de 2014. PROGRAMA

Leia mais

EDITAL Nº 01 DE FEVEREIRO DE 2015

EDITAL Nº 01 DE FEVEREIRO DE 2015 EDITAL Nº 01 DE FEVEREIRO DE 2015 SELEÇÃO PÚBLICA PARA MONITORIA DOS CURSOS GRADUAÇÃO DA FAI A Faculdade do Vale do Itapecuru - FAI, por meio da Direção Acadêmica, torna público pelo presente Edital que

Leia mais

EDITAL Nº 05 - /2014 FATEPI INSCRIÇÃO E SELEÇÃO PARA O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE MONITORIA PRIMO

EDITAL Nº 05 - /2014 FATEPI INSCRIÇÃO E SELEÇÃO PARA O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE MONITORIA PRIMO Faculdade de Tecnologia do Piauí FATEPI Qualidade em Educação DIRETORIA ACADÊMICA NÚCLEO DE PESQUISA Rua 1º de Maio Nº 2235/N Bairro Primavera Teresina PI Brasil Fone:(86) 2107-2200 Site: www.faespicom.br

Leia mais

EDITAL Nº 094/2016 PROCESSO SELETIVO DE PROFESSORES(AS) BOLSISTAS DE INGLÊS PROGRAMA IDIOMAS SEM FRONTEIRAS/UNIPAMPA.

EDITAL Nº 094/2016 PROCESSO SELETIVO DE PROFESSORES(AS) BOLSISTAS DE INGLÊS PROGRAMA IDIOMAS SEM FRONTEIRAS/UNIPAMPA. EDITAL Nº 094/2016 PROCESSO SELETIVO DE PROFESSORES(AS) BOLSISTAS DE INGLÊS PROGRAMA IDIOMAS SEM FRONTEIRAS/UNIPAMPA. O VICE-REITOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA, no exercício da reitoria, no uso de

Leia mais

EDITAL 001/2016/FACELI

EDITAL 001/2016/FACELI EDITAL 001/2016/FACELI ABERTURA DE INSCRIÇÕES PARA PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO DE CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA DE PROFESSORES PARA CURSOS DE GRADUAÇÃO CONTRATAÇÃO PARA 2016 (1º e 2º SEMESTRES) A Diretora

Leia mais

Universidade de Cruz Alta

Universidade de Cruz Alta UNIVERSIDADE DE CRUZ ALTA CONSELHO UNIVERSITÁRIO RESOLUÇÃO Nº 03/2016 Dispõe sobre a aprovação do Regulamento do Núcleo de Educação a Distância da Universidade de Cruz Alta, ============================

Leia mais

PROCEDIMENTOS DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE DOCENTES PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO E GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA DA FACULDADE ESTÁCIO DO RECIFE - FIR

PROCEDIMENTOS DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE DOCENTES PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO E GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA DA FACULDADE ESTÁCIO DO RECIFE - FIR PROCEDIMENTOS DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE DOCENTES PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO E GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA DA FACULDADE ESTÁCIO DO RECIFE - FIR A Faculdade Estácio do Recife - FIR divulgam processo seletivo

Leia mais

Biomedicina - Bacharelado Nome do Aluno: Coordenador do Curso: Ano de início do Curso:

Biomedicina - Bacharelado Nome do Aluno: Coordenador do Curso: Ano de início do Curso: Biomedicina - Bacharelado Nome do Aluno: Coordenador do Curso: Ano de início do Curso: PASTA DE ESTÁGIO Biomedicina Unidade de Gestão da Educação Presencial Gedup ORIENTAÇÕES 1. Considera-se Estágio Curricular

Leia mais

EDITAL 01/2015 Programas de Monitoria

EDITAL 01/2015 Programas de Monitoria Programas de Monitoria A Coordenação Pedagógica, no uso de suas atribuições, torna público aos interessados, a abertura de inscrições para os programas de monitoria, dos Cursos de Graduação abaixo discriminados,

Leia mais

EDITAL Nº 16/2015. 2.1. A atividade de monitoria acadêmica na graduação em 2015 será exercida pelos alunos regulares dos cursos de graduação.

EDITAL Nº 16/2015. 2.1. A atividade de monitoria acadêmica na graduação em 2015 será exercida pelos alunos regulares dos cursos de graduação. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Fundação Universidade Federal do ABC Pró-Reitoria de Graduação Av. dos Estados, 5001 Bairro Bangu Santo André - SP CEP 09210-580 Fone: (11) 4996.7983 gabinete.prograd@ufabc.edu.br

Leia mais

EDITAL Nº 27/2013 1 DISPOSIÇÕES GERAIS

EDITAL Nº 27/2013 1 DISPOSIÇÕES GERAIS EDITAL Nº 27/2013 SELEÇÃO DE ALUNOS DE GRADUAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DA CIDADE DE UNIÃO DA VITÓRIA, INTERESSADOS EM PARTICIPAR COMO PESQUISADOR NO PROJETO DE PESQUISA

Leia mais

EDITAL Nº 2 de 15 de dezembro de 2015

EDITAL Nº 2 de 15 de dezembro de 2015 EDITAL Nº 2 de 15 de dezembro de 2015 O SUPERINTENDENTE da Fundação Pró-IFF, no uso de suas atribuições legais, faz saber que estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo Simplificado, por tempo

Leia mais

EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES

EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES Processo de Seleção para o Programa Especial de Formação Pedagógica para Professores de Educação Profissional de nível técnico (Convênio FNDE/MEC nº 400012/2011 Programa

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL - UAB EDITAL Nº 019/2016-UAB-UEM

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL - UAB EDITAL Nº 019/2016-UAB-UEM EDITAL Nº 019/2016-UAB-UEM A Coordenadora da UAB da Universidade Estadual de Maringá, no uso das atribuições, TORNA PÚBLICO: A abertura de inscrições do processo seletivo para contratação e formação de

Leia mais

CHAMADA PÚBLICA SIMPLIFICADA CEFTRU/UNB N 0001/2015

CHAMADA PÚBLICA SIMPLIFICADA CEFTRU/UNB N 0001/2015 CHAMADA PÚBLICA SIMPLIFICADA CEFTRU/UNB N 0001/2015 O Diretor do Centro Interdisciplinar de Estudos em Transportes (Ceftru), órgão da Universidade de Brasília-UnB, no uso de suas atribuições torna público

Leia mais

EDITAL Nº 12/2015, DE 13 DE OUTUBRO DE 2015, DO COLÉGIO TÉCNICO INDUSTRIAL DE SANTA MARIA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA, REDE E-TEC BRASIL

EDITAL Nº 12/2015, DE 13 DE OUTUBRO DE 2015, DO COLÉGIO TÉCNICO INDUSTRIAL DE SANTA MARIA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA, REDE E-TEC BRASIL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA REDE E-TEC BRASIL COORDENADORIA DE ENSINO BÁSICO, TÉCNICO E TECNOLÓGICO COLÉGIO TÉCNICO INDUSTRIAL DE SANTA MARIA NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Leia mais

Ministério da Educação. Campus Londrina Diretoria de Graduação e Educação Profissional Coordenação de Tecnologia na Educação

Ministério da Educação. Campus Londrina Diretoria de Graduação e Educação Profissional Coordenação de Tecnologia na Educação EDITAL Nº 01/2014- etec (COTED-LD) A Diretoria de Graduação e Educação Profissional, através da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica e da Coordenação de Tecnologia na Educação, do da, no uso

Leia mais