MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM MODA BACHARELADO (Válida para os acadêmicos ingressantes a partir de 2010/1)

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM MODA BACHARELADO (Válida para os acadêmicos ingressantes a partir de 2010/1)"

Transcrição

1 Matriz Curricular aprovada pela Resolução nº 19/09-CONSUNI, de 1º de dezembro de MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM MODA BACHARELADO (Válida para os acadêmicos ingressantes a partir de 2010/1) Fase Cod. Disciplina I II III Prérequisitos Carga Horária Teórica Prática Total cred Hora cred hora cred Hora 1 História da Moda I Desenho I Metodologia Científica Sistemas de moda Computação Gráfica I Projeto Integrador I Subtotal História da Moda II Desenho II Moulage Programação Visual Computação Gráfica II Projeto Integrador II Subtotal Comunicação e expressão Desenho III Modelagem e Costura I Representação técnica do vestuário 17 Materiais e processos têxteis Projeto Integrador III IV V Subtotal Ilustração Modelagem e Costura II Estamparia I Estética História da arte e do design Projeto Integrador IV Subtotal Modelagem Digital - CAD Estamparia II Sociologia Ilustração Digital Semiótica Projeto Integrador V Subtotal

2 VI VII VIII 31 Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável 32 Produção de Moda Administração Mercadológica I 34 Acessórios de Moda Fotografia Projeto Integrador VI Subtotal Marketing de Posicionamento Mídias de Moda Materiais Têxteis Tecnológicos Administração de Custos Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório Subtotal Empreendedorismo Portfólios e Dossiês Filosofia e Ética Disciplina Optativa I (IES)* Trabalho de Conclusão de Curso Subtotal Projeto Comunitário 2 30 TOTAL * Disciplina de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) e/ou qualquer outra disciplina oferecida pelos Cursos de Graduação da Católica e que não faça parte da matriz curricular deste curso.

3 EMENTÁRIO DO CURSO DE MODA (Válida para os acadêmicos ingressantes a partir de 2010/1) 1ª FASE 1 História da Moda I O homem primitivo: primeiras roupas. O mundo antigo e a antiguidade clássica. Idade média. Renascimento. Os séculos XVII e XVIII e XIX e a evolução da Moda. O fin du siécle e a Belle Époque. 2 Desenho I Sensibilização estética, percepção visual e elementos compositivos. Formas bidimensionais e tridimensionais. Texturas. Relação entre luz e sombra. Croqui de moda. 3 Metodologia Científica Universidade. O ato de estudar. Pesquisa. Projeto de Pesquisa. Normas de sistematização e apresentação de trabalhos acadêmicos. 4 Sistemas de moda Fundamentação da moda. O Profissional de moda e a sociedade. Os sujeitos e a moda. Principais criadores de Moda. As influências da moda. 5 Computação Gráfica I A Internet. Editores de texto. Editores de apresentação. Editores de vídeos. 6 Projeto Integrador I Metodologia do marco lógico. Pesquisa e análise espacial de ambientes. Abstração, experimentação e construção de uma instalação conceitual relacionando corpo e espaço. Memorial descritivo.

4 2ª FASE 7 História da Moda II A moda no século XX 1900 a O New Look. Atualidade 1960 a O século XXI e as influências na Moda da identidade cultural. 8 Desenho II Histórico do desenho de moda. Figura humana e croqui de moda. Desenho de observação (proporção, anatomia e movimento). Representação gráfica de vestimentas e acessórios: caimento, estrutura dos tecidos e detalhes. Linguagem e criatividade. 9 Moulage História da moulage. Moulage como ferramenta de criação. Usos e aplicações da modelagem tridimensional na criação de bases para a modelagem plana. 10 Programação Visual Linguagem, percepção e comunicação visual. Estudo de formas e estruturas bidimensionais. Fundamentos da cor. Leitura da imagem. Criação visual. 11 Computação Gráfica II Softwares gráficos. Desenho em vetores e ilustrações. Tratamento de imagens fotográficas e ilustrações. Texturas gráficas. 12 Projeto Integrador II Metodologia da Macro Estrutura. Pesquisa e análise relação dialética entre corpo e contexto. A matéria têxtil como elemento do vestir. Construção de um look experimental. Memorial descritivo.

5 3ª FASE 13 Comunicação e expressão Leitura e interpretação de textos. Gêneros textuais: resumo, resenha. Produção textual. Oratória. Gramática Normativa. 14 Desenho III Histórico da ilustração de moda. Técnicas artísticas de representação gráfica e pictórica. Linguagem e expressão visual. Finalização/ilustração de croquis de moda. 15 Modelagem e Costura I Construção de bases em tecidos planos e tecidos de malha. Tecnologia da modelagem Elaboração de gabarito para costura. Máquina de ponto fixo e overloque. Aplicação de aviamentos. Operações básicas de costura. 16 Representação técnica do vestuário Fundamentos de desenho técnico. Desenho geométrico. Desenvolvimento gráfico de peças de vestuários. Ficha Técnica 17 Materiais e processos têxteis História e evolução da indústria têxtil. A indústria têxtil e o meio ambiente. Fibras têxteis e micro fibra. Fiação e titulação de fios. Tecelagem. Malharia. Não-tecido. Tinturaria, beneficiamentos têxteis e tratamento de efluentes. 18 Projeto Integrador III Metodologia do funil. Pesquisa e análise a partir de temáticas selecionadas. Desenvolvimento de look conceitual. Memorial descritivo.

6 4ª FASE 19 Ilustração Estudos de cor e forma. Imagens localizadas para estampas. Módulos e repetição ( rapport ). 20 Modelagem e Costura II Modelagem e confecção de peças em tecido plano. Modelagem e confecção de peças em malha. Tabela de medidas. Ergonomia no vestuário. Acabamentos técnicas de alfaiataria e alta costura. Máquinas e aparelhos. Gradação 21 Estamparia I Evolução histórica da estamparia. Aplicação da estampa e o substrato têxtil. Estudo da cor em estampas. Arte final e processos de aplicação de estampas. Pastas de impressão. Processo serigráfico. Ficha técnica da estampa e análise da imagem. 22 Estética Conceito de estética. A estética clássica. Modernidade e Pós Modernidade. Estética e cultura de massa. Criatividade. Gestalt. A concepção do objeto: implicações no processo criativo e seus efeitos sociais e culturais. 23 História da arte e do design Fundamentos de História da arte. Fundamentos da História do Design. Bauhaus, Movimentos da arte e do Design. 24 Projeto Integrador IV Metodologia do funil. Pesquisa e análise da função e da atividade dos sujeitos. Desenvolvimento de vestuário funcional. Memorial descritivo.

7 5ª FASE 25 Modelagem digital (CAD) Sistema CAD. Ferramentas de construção de modelagem. Ferramentas de finalização de modelagem (costura, pontos internos e piques). Construção de tabela de tamanhos. Aplicação de tabela e regras de graduação. Derivação de modelos e estudos de encaixe. 26 Estamparia II Aplicação de estampas em tecidos diversos. Relação entre a indústria do vestuário e birôs de criação. Experimentação e processos alternativos de estampagem. 27 Sociologia A sociologia como ciência. Cultura e representações sociais. Sociedade: fundamentos, organização e estrutura. Temas da sociologia contemporânea. 28 Ilustração Digital Desenvolvimento e tratamento de imagens. Linguagens e contextos. Croquis digitais. Técnicas de renderização digital. 29 Semiótica Fundamentos de semiótica. O signo Peirciano e as tricotomias. A relação entre semiótica e cognição. A imagem e a comunicação. 30 Projeto integrador V Metodologia da Matriz de Percepção. Etapas do desenvolvimento de coleção. Processos de criação. Experimentação e construção de uma coleção de moda. Memorial descritivo.

8 6ª FASE 31 Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável Fundamentos da Gestão Ambiental. Políticas Públicas e Legislação Ambiental. Educação Ambiental. Gestão ambiental nas Empresas. 32 Produção de Moda Planejamento de desfile. Construção de cenário. Composição de figurino. Relação entre maquiagem e ambiente. Trilha sonora, locução. 33 Administração Mercadológica I Fundamentos de marketing. O Ambiente de marketing. Comportamento do Consumidor. Sistema de informação de Marketing. Composto de Marketing. 34 Acessórios de moda Concepção, desenho e desenvolvimento de acessórios. Técnicas de construção, montagem e acabamento. Técnicas de produção de Aviamentos. 35 Fotografia História da fotografia. Princípios e aplicações da máquina fotográfica. Linguagem Fotográfica. Técnicas fotográficas. 36 Projeto integrador VI Metodologia da Matriz de Percepção. Pesquisa e análise de acessórios de vestuário. Etapas do desenvolvimento de coleção. Experimentação e construção de uma coleção de moda. Memorial descritivo.

9 7ª FASE 37 Marketing de posicionamento Segmentação de mercado e Posicionamento. Estratégias e Plano de Marketing. Tendências de Fundo e o consumo do público jovem contemporâneo. Processo de compra, Marketing sensorial e o Novo Luxo. 38 Mídias de Moda Comunicação, Mídia e Sociedade. Principais canais de comunicação. Elaboração de pauta e textos de divulgação. Importância da comunicação para a empresa de moda. Conceitos de publicidade e propaganda. Assessoria de Imprensa. 39 Materiais têxteis tecnológicos A indústria da moda. Sustentabilidade e consumo. Tecidos de fibras biodegradáveis. O petróleo na Indústria textil. Nano tecnologia. Produtos têxteis inteligentes.tecidos Hight- Tec. 40 Administração de Custos Fundamentos de Custos. Mão de Obra Direta - MOD. Métodos de Custeio. Analise das variações de custos. Margem de Contribuição - MC. Relação Custo/Volume/Lucro. 41 Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório Pesquisa, projeto e desenvolvimento. Relatório de Estágio.

10 8ª FASE 42 Empreendedorismo Empresa, empresário e empreendedor. O Ambiente Empreendedor. Plano de negócios. Entidades de apoio e fomento. 43 Portfolios e dossiês Funções e aplicações de dossiês e portfólios. Levantamento documental. Organização cronológico evolutiva. 44 Filosofia e ética Fundamentos da Filosofia. Histórico e correntes da Filosofia. Ética como preocupação filosófica. 45 Eletiva - Libras Representações da surdez. Língua Brasileira de Sinais. Classificadores. Gramática. Sinais básicos. Estruturação de sentenças em Libras. Diálogo em Libras. 46 Trabalho de Conclusão de Curso Apresentação do Regulamento de TCC. Elaboração do projeto de TCC. Pesquisa e desenvolvimento do trabalho de conclusão e curso. Relatório de TCC.

11 MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE MODA (Válida para ingressantes até 2009/2) Fase Cód. Disciplina Créditos Carga Horária 1 Integração ao Ensino Superior História da Moda Sistema da Moda 3 54 I 4 Desenho Artístico Psicossociologia Pesquisa de Moda e Desenvolvimento de coleção Projeto I 2 36 Subtotal Estudo da Linguagem Visual Laboratório de Criação I 3 54 II 10 Desenho de Moda Modelagem Plana Costura Industrial I Projeto II 3 54 Subtotal Desenho de Moda/Estamparia Moulage Costura Industrial II 3 54 III 17 Desenvolvimento de Coleção I Sociologia da Moda Materiais e Processos Têxteis Projeto III 2 36 Subtotal Acessórios Estética Desenho de Moda/Técnico Informática Aplicada ao Vestuário 4 72 IV 25 Desenvolvimento do Produto Desenvolvimento de Coleção II 2 36 V 27 Elaboração do Projeto de Estágio Projeto IV 2 36 Subtotal Semiótica Marketing I Fotografia Gestão da Empresa de Moda/Vestuário Sistemas alternativos de Moda Ilustração Projeto V 2 36

12 VI VII VIII Subtotal Metodologia de Pesquisa e Portfólio Marketing II Custos Estudo da Marca e Identidade Visual Vitrina Jornalismo e Mídia de Moda Projeto VI 3 54 Subtotal Programação Visual Estudo dos Mercados de Moda Figurino CAD/Design do produto/ficha Técnica Laboratório de Criação II Administração Aplicada a Moda Projeto VII 3 54 Subtotal Produção de Moda Ética Empreendedorismo Programação de Eventos Resgate Histórico da Moda Pesquisa de Novos Materiais Projeto VIII 3 54 Subtotal Carga Horária das Disciplinas Estágio Curricular Supervisionado TOTAL GERAL NOTA: O estágio Curricular Supervisionado terá a duração de 180 horas-aula (10 créditos) e poderá ser realizado a partir da Fase V até um ano após a conclusão dos créditos, respeitado o período de integralização do curso.

13 EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE MODA (Válida para ingressantes até 2009/2) FASE I 1 INTEGRAÇÃO AO ENSINO SUPERIOR Apresentação do Centro Universitário Católica de Santa Catarina. Palestra sobre educação superior. Apresentação do projeto do curso. A moda no contexto social e profissional. O profissional da moda e sua atuação no contexto tecnológico e social. 2 HISTÓRIA DA MODA O homem primitivo: primeiras roupas. O mundo antigo. Idade média. Pré-Renascimento. Renascimento. Séculos XVII e XVIII. A moda romântica Fin du siécle. A moda no século XX O New Look Atualidade SISTEMA DA MODA Conceitos fundamentais. O processo da Moda. Terminologias Básicas. Simbologia da Moda. 4 DESENHO ARTÍSTICO Percepção formal. Formas livres e formas geométricas. Geometrização de objetos e formas da natureza. Composição de grafismos. Rebatimento (Raport) na composição gráfica. Ângulos. Concordância. Representação bi e tridimensional. 5 - PSICOSSOCIOLOGIA A inter-relação da psicologia, sociologia e moda. A psicologia da moda. O entendimento do ser humano pela ótica da moda. Influência do meio no processo criativo. Percepção da atuação do individuo no processo de criação e desenvolvimento de moda. O ambiente de desenvolvimento da moda, trabalhos em equipe, o papel do individuo nas diferentes equipes. 6 PESQUISA DE MODA E DESENVOLVIMENTO DE COLEÇÃO Pesquisa e desenvolvimento de coleção. Como, onde e porque pesquisar moda. Como acontece a prospecção de tendências da moda. O processo de desenvolvimento de coleções: calendários nacionais e internacionais, estudo de cartela de cores, formas, volumes, acessórios e aviamentos para a montagem da coleção. Dimensões das coleções: protótipos, modelagens e mostruários. Pesquisa de tendências e Mercados. Pesquisa de Materiais. Desenvolvimento e representação de coleção.

14 7 PROJETO I Tópicos especiais de moda. Novas tecnologias na área de moda. Tendências na área de moda. Projeto interdisciplinar. FASE II 8 ESTUDO DA LINGUAGEM VISUAL Comunicação e percepção visual. Estudo da cor. Técnicas de pintura. Estudo da plástica estética visual. Elementos da forma. Estudo das formas e estruturas envolvidas na moda. Leitura e imagem. Estilo. Design Teoria da forma, percepção e composição. 9 LABORATÓRIO DE CRIAÇÃO I Conceitos de criatividade. Criação e moda. Linguagem, identidade e estilo. Desenvolvimento da capacidade da análise e percepção visual no processo criativo. Pesquisa de conceitos de leitura verbal e não verbal aplicadas ao desenvolvimento da criação de moda. Criação livre de vestuário e confecção da roupa, utilizando técnica artesanal. 10 DESENHO MODA Construção da figura humana: masculina, feminina, infantil. Detalhes técnicos das roupas (golas, manga, punho). Desenho de observação. Desenvolvimento de croquis. Representação gráfica do caimento e estrutura dos tecidos. Elaboração de book (livre) de desenhos com técnicas variadas. Desenho de croqui de moda: mobilidade, proporção real e de moda. 11 MODELAGEM PLANA Construção de bases em tecidos planos e tecidos de malha. Tecnologia da modelagem: graduação e interpretação de modelos. 12 COSTURA INDUSTRIAL I Máquina de ponto fixo e overloque. Aviamentos (linhas, zíper, entretelas, etiquetas, botões). Operações básicas de costura. 13 PROJETO II Tópicos especiais de moda. Novas tecnologias na área de moda. Tendências na área de moda. Projeto interdisciplinar.

15 FASE III 14 DESENHO DE MODA/ESTAMPARIA Estudo da cor e da forma. Estudo das diversas técnicas de estamparia, sua atualização e aplicação na moda. Estampas localizadas e estampas corridas. Rapport. Variantes de cor. Fichas técnicas. Criação de estampas relacionadas ao Projeto III. 15 MOULAGE História. Usos e aplicações do recurso moulage na criação de peças de roupas. Feminino e masculino. Alfaiataria. adaptação para modelagem plana e seu uso na indústria 16 COSTURA INDUSTRIAL II Confecção de peças em tecido plano, alfaiataria e roupa feminina. Acabamentos adequados. Máquinas especiais e aparelhos. Preparação e montagem de peças mais elaboradas, com seqüência de operações. 17 DESENVOLVIMENTO DE COLEÇÃO I Criação e desenvolvimento de coleções de diferentes segmentos, segundo metodologia operativa fabril. Pesquisa de tendências, materiais, condição fabril, acabamentos, etc. 18 SOCIOLOGIA DA MODA Sociologia enquanto ciência. Histórico, conceitos básicos e teóricos relevantes da sociologia. Homem inserido na sociedade. A moda como fenômeno social. O contexto do surgimento da moda. Contemporanidade. Pós Modernidade. 19 MATERIAIS E PROCESSOS TÊXTEIS História e evolução da indústria têxtil. Fibras têxteis: classificação, características, identificação, microfibra. Fiação: processo produtivo. Titulação de fios. Tecido Plano: processo produtivo, tipos de tecidos, padronagens. Malharia: processo produtivo, tipos de malhas, padronagens Não-tecido. Beneficiamento: tipos, características de acabamento. 20 PROJETO III Tópicos especiais de moda. Novas tecnologias na área de moda. Tendências na área de moda. Projeto interdisciplinar.

16 FASE IV 21 ACESSÓRIOS Concepção e desenho de desenvolvimento. Modelagem, técnicas de montagem, técnicas de aprimoramento. Fichas técnicas. Processos de Padronização, mostruário, utilização de materiais alternativos e ou recicláveis. 22 ESTÉTICA Conceito de estética e sua evolução. Estética poética. Moda e beleza. Experiência estética. Estética e linguagem da moda. O objeto moda: forma, função e uso. A concepção do objeto: implicações no processo criativo e seus efeitos sociais e culturais. 23 DESENHO MODA/TÉCNICO Desenho técnico: introdução ao desenho, classificação do desenho, normas de representação gráfica do desenho de moda para confecção do vestuário. Formato das folhas. Linhas convencionais. Instrumentos de desenho. Desenho geométrico. Projeções. Escalas de desenho. Dimensionamento. Cotagem. Perfis de costura. Desenvolvimento e representação gráfica de coleção. Representação plana. 24 INFORMÁTICA APLICADA AO VESTUÁRIO Construção de bases em tecidos planos e tecidos de malha. Tecnologia da modelagem: graduação e interpretação de modelos. Modelagem no sistema CAD. Graduação no sistema CAD. Encaixe no sistema CAD. 25 DESENVOLVIMENTO DO PRODUTO Pesquisa de produto: bibliográfica e de campo. Reunião dos dados pesquisados. Características internas e externas dos produtos. Elaboração do plano do produto e cronograma. Análise final do produto: moda, custo, processo e produção. Análise e seleção de dados. Objetivos e meios. Planos. Portifólio. Feedback. Coleção. Mercado e empresa. Grife. Projeto global da concepção da marca à comercialização. Organograma empresarial. Influências externas. Modelos gerenciais: plano de ação delegada, comitê de decisão de produtos. Tipos de produtos. Desenvolvimento de produto. 26 DESENVOLVIMENTO DE COLEÇÃO II Pesquisa e desenvolvimento da coleção, utilizando tema livre ou pré- definido 27 ELABORAÇÃO DO PROJETO DE ESTÁGIO Orientação metodológica para o desenvolvimento: do projeto e do relatório de estágio.

17 28 PROJETO IV Tópicos especiais de moda. Novas tecnologias na área de moda. Tendências na área de moda. Projeto interdisciplinar. FASE V 29 SEMIÓTICA Conceito de semiótica. O estudo dos signos e símbolos e seus significados. A relação entre semiótica e a moda. O consumo e o marketing. A tridomania. O signo Peirceano e as tricotomias. 30 MARKETING I Correlação sócio-econômico-cultural do consumo da moda. O marketing: gerência, mercado, ciclo de vida do produto, novos produtos, estratégias de participação, criatividade, desenvolvimento e lançamento de novos produtos, propaganda e produção, concorrência, venda e marketing interno. Pesquisa de Moda: pesquisa bibliográfica, pesquisa aplicada, perfil sociológico do consumidor, como utilizar a pesquisa de campo e bibliográfica, fontes de informação, fases de uma pesquisa e metodologia. Terminologia de moda. Linguagem de moda. Pesquisa de tendências de marketing de moda. Sistemas de informações de marketing e seus sub-sistemas. Metodologia de pesquisa: forma de coleta e dados, análise de dados e comunicação de dados. Noções básicas das várias formas de propaganda, promoção e publicidade de moda. 31 FOTOGRAFIA Princípios e aplicações da máquina fotográfica: anatomia, corpo, objetivas, diafragma, obturador, classificação, formato e visor. Filmes fotográficos: classificação, características, sensibilidade e revelação. Estética aplicada a fotografia. Exercício prático de obtenção fotográfica externa. Iluminação de estúdio: tipos de luzes, equipamentos e acessórios. Produção de moda para: catálogo, comerciais, eventos, desfiles, promoções e vitrine. Exercício prático de produção e obtenção fotográfica em estúdio com ênfase em produção de moda. 32 GESTÃO DA EMPRESA DE MODA/VESTUÁRIO Visão abrangente dos processos de gestão de recursos técnicos, financeiros e humanos. Prática empresarial: as empresas e o ambiente, planejamento estratégico, programas da qualidade, relações humanas e métodos modernos de administração. Organização empresarial: empresa como sistema, estrutura administrativa e técnica, organogramas de empresas, racionalização do trabalho, segurança e medicina do trabalho. Legislação aplicada: previdência social, conceito de qualidade total, controle da qualidade total, controle de processos normas série ISO 9000.

18 33 SISTEMAS ALTERNATIVOS DE MODA Conceito de Empresa. Marca alternativa de moda. Conceito de mercado alternativo de moda. Mercado mundo mix. Babilônia feira hype, Bsb mix, mix Brasil. Como produzir para os mercados alternativos. Exposição e venda de coleções alternativas de moda dos alunos. Moda Underground. 34 ILUSTRAÇÃO Utilização de Programas de computador para o desenvolvimento e tratamento de imagens. Croquis. Fotos. Desenvolvimento de catálogos, etiquetas e tags. Software Corel Draw e Photo Shop e sua aplicação. 35 PROJETO V Tópicos especiais de moda. Novas tecnologias na área de moda. Tendências na área de moda. Projeto interdisciplinar. FASE VI 36 METODOLOGIA DE PESQUISA E PORTFÓLIO Desenvolvimento de projeto simples. Metodologia do projeto acadêmico e da pesquisa em moda. Redação. Referências bibliográficas. Tipos de pesquisa. 37 MARKETING II Política do produto: quantidade e qualidade. Política de preço: a de mercado e a de custo de fatores. Política de comunicação: técnicas de linguagem de comunicação e avaliação das mídias. Política de distribuição: atacado e varejo. O varejo e suas principais vertentes: abastecimento, ambientação, atendimento e administração. Avaliação de potencial geo-econômico. O overmarketing. 38 CUSTOS Relação custo x volume e lucro. Definição de custos e despesas. Conceitos e terminologia. Classificação dos custos. Conceito e critério de apropriação de mão-de-obra direta. Custos indiretos e materiais. Cálculo de custo do produto com base na ficha técnica. Construção do preço de venda. Margem de contribuição. Ponto de equilíbrio. Estudo de caso. 39 ESTUDO DA MARCA E IDENTIDADE VISUAL Conceituação de marca. Personalidade da marca. Identidade da marca. Comparação dos significados das principais marcas de moda. O estudo da identidade corporativa através de uma determinada significância. Criação de logo e suas implicações legais. A programação visual do produto. O estudo da embalagem do produto, bem como seus insumos. Pesquisa de novos materiais e formas de apresentação do produto de moda. O posicionamento da marca e sua concorrência.

19 40 VITRINA Conceituação básica. A identidade visual: espaço, luz, planos, materiais, tendências e mercado. Laboratório de criação: montagem, exposição, estudo prévio de ambientação. O que é uma imagem. Produto. Público alvo. Briefing. 41 JORNALISMO E MÍDIA DE MODA Questões técnicas. Elaboração de pauta. O texto e o clima da matéria. A produção de moda e a composição de estilo. Retratar os costumes, valores estéticos, hábitos e evolução da sociedade. Construção de material de divulgação. Editorial. Cobertura de eventos de moda. Relise. Conceitos de publicidade e propaganda. Principais canais de comunicação. Importância da comunicação para a empresa de moda. 42 PROJETO VI Tópicos especiais de moda. Novas tecnologias na área de moda. Tendências na área de moda. Projeto interdisciplinar. FASE VII 43 PROGRAMAÇÃO VISUAL A construção do espaço de disponibilização do produto: fachada, ambiência, cálculo de iluminação, disposição de móbiles e expositores. A concepção da loja e suas programações correlacionadas ao tipo de produto. 44 ESTUDO DOS MERCADOS DE MODA Macromudanças e micromudanças mundiais. Globalização da economia. As mudanças na economia brasileira. O modelo econômico brasileiro. A influência da moda na economia brasileira. O Processo de exportação dos produtos de moda brasileiros. Os grandes problemas da economia brasileira. Perspectivas da economia brasileira. Perfil econômico da indústria de moda catarinense. 45 FIGURINO Fundamentação teórica. Pesquisa e coleta de materiais. Representação gráfica do Figurino. Confecção e desenvolvimento. Pesquisa de figurinos de época. Pesquisa de figurinos para teatro, cinema e ballet. 46 CAD/DESIGN PRODUTO/FICHA TÉCNICA Utilização de software específico para o desenvolvimento de ficha técnica e desenho técnico, bem como o cadastramento do produto, conferindo a ele uma referencia e seus insumos (aviamentos), formando um banco de dados com todas as informações correlacionadas de cada produto.

20 47 LABORATÓRIO DE CRIAÇÃO II Criação livre de coleção de vestuário, utilizando as diversas técnicas trabalhadas no decorrer do curso, preferencialmente, resultando em um projeto com fins sociais. 48 ADMINISTRAÇÃO APLICADA A MODA Introdução. Conceitos de Organização e Administração. A evolução da ciência da administração. Objetivos organizacionais. Princípios de organização administrativa. Princípios de planejamento administrativo. Decisões administrativas. Noções básicas de micro e pequenas empresas. Fluxo produtivo. Técnicas de gerenciamento: comunicação e trabalho em equipe. Técnicas de planejamento e controle da produção. 49 PROJETO VII Tópicos especiais de moda. Novas tecnologias na área de moda. Tendências na área de moda. Projeto interdisciplinar. FASE VIII 50 PRODUÇÃO DE MODA Conceituação, meios de comunicação; conceitos de moda e suas tendências; adoção e incorporação de um estilo, trilha sonora, locução, composição da equipe, maquiagem, cabelo, casting, composição de peças, harmonia, uso de acessórios; ambiências para produção de moda; produção de catálogos, produção de editoriais de Moda. 51 ÉTICA Conceitos básicos de ética. O comportamento profissional como o comportamento ético. A função do profissional da moda. Legislação e ética profissional. Marcas e patentes. Órgãos normativos e associações profissionais e culturais. 52 EMPREENDEDORISMO Ciclo de vida das organizações. Empreendedor e empreendimentos. Análise de investimentos. Desenvolvimento de produto, mercado e cliente. Estratégias competitivas. Benchmarking: características básicas. Planejamento de instalação empresariais. Técnicas de negociação. Aprendizagem organizacional. Proteção intelectual. Marcas e patentes. Noções de contabilidade gerencial. Cooperativas e Incubadoras Tecnológicas. 53 PROGRAMAÇÃO DE EVENTOS

21 Produção de desfiles. Show-room. Vitrines. Exposições. Festas de apresentação de moda. 54 RESGATE HISTÓRICO DA MODA Identidade cultura nacional e regional. Influências de outras culturas. A colonização regional. Os artistas locais. O movimento cultural regional. A identificação dos artistas regionais e resgate de suas obras. Os artistas regionais de vanguarda. O resgate da indumentária dos colonizadores. 55 PESQUISA DE NOVOS MATERIAIS Pesquisa e desenvolvimento de novos materiais têxteis. Utilização de materiais alternativos. Atualização diante das novas construções das fibras têxteis. 56 PROJETO VIII Tópicos especiais de moda. Novas tecnologias na área de moda. Tendências na área de moda. Projeto interdisciplinar. NOTA: O Estágio Curricular terá a duração de 180 horas-aula e poderá ser desenvolvido a partir da Fase V. Estágio realizado em organizações, desenvolvendo atividades típicas da área da moda, sob supervisão e orientação de um professor.

Bacharelado em Moda Matriz Curricular 2010-1

Bacharelado em Moda Matriz Curricular 2010-1 CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA EM JARAGUÁ DO SUL PRÓ-REITORIA ACADÊMICA Bacharelado em Moda Matriz Curricular 2010-1 Fase Cod. Disciplina I II III IV Prérequisitos Carga Horária Teórica

Leia mais

Ementário do curso de Design de Moda Grade 2007/1

Ementário do curso de Design de Moda Grade 2007/1 1 1 ACESSÓRIOS Fase: 5ª Carga Horária: 30h/a Créditos: 02 Pesquisa e planejamento. Conceituação. Concepção de produtos de moda voltada para o mercado de acessórios. 2 ATIVIDADES COMPLRES Fase: -x- Carga

Leia mais

Ementário do curso de Design de Moda Grade 2008/1

Ementário do curso de Design de Moda Grade 2008/1 1 1 CRIATIVIDADE Fase: 1ª Carga Horária: 60h Créditos: 04 Conceitos de criatividade. Criação e moda. Linguagem, identidade e estilo. Processo criativo. Desenvolvimento da capacidade da análise e percepção

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR - MÍNIMO = 04 (QUATRO) ANOS LETIVOS - MÁXIMO = 07 (SETE) ANOS LETIVOS. B) TEMPO ÚTIL (Carga Horária) = 3.000 H/AULA CURRÍCULO PLENO

MATRIZ CURRICULAR - MÍNIMO = 04 (QUATRO) ANOS LETIVOS - MÁXIMO = 07 (SETE) ANOS LETIVOS. B) TEMPO ÚTIL (Carga Horária) = 3.000 H/AULA CURRÍCULO PLENO MATRIZ CURRICULAR Curso: MODA Graduação: BACHARELADO Regime: SERIADO ANUAL - NOTURNO Duração: 04 (QUATRO) ANOS LETIVOS Integralização:A) TEMPO TOTAL - MÍNIMO = 04 (QUATRO) ANOS LETIVOS - MÁXIMO = 07 (SETE)

Leia mais

FORMULÁRIO DE ALTERAÇÃO DE EMENTAS

FORMULÁRIO DE ALTERAÇÃO DE EMENTAS FORMULÁRIO DE ALTERAÇÃO DE EMENTAS CURSO: Design de Moda MATRIZ(ES) CURRICULAR(ES): 2016.1 ALTERAÇÕES PASSAM A VIGORAR A PARTIR DO SEMESTRE: 2016.1 Sistema de Moda FASE: 1ª Fase CARGA HORÁRIA: 30h Descrição

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO CST DESIGN DE MODA MÓDULO I INTRODUÇÃO AO DESIGN EMENTA: Conceituação e dimensionamento do design, aspectos éticos, legais e postura profissional do designer. História do

Leia mais

DISCIPLINA CRÉD CH PRÉ-REQUISITO 1ª FASE Fundamentos da Criatividade, do Desenho e da Cor

DISCIPLINA CRÉD CH PRÉ-REQUISITO 1ª FASE Fundamentos da Criatividade, do Desenho e da Cor CURSO DE BACHARELADO EM MODA AUTORIZAÇÃO: Resolução nº 108/2007 CONSUNI RECONHECIMENTO: Decreto Estadual nº 2523/2001 renovado pelo Decreto Estadual nº 1106/2012 PERÍODO DE CONCLUSÃO: Mínimo: 4 anos /

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA CURSO DE DESIGN Disciplina / Ementa

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA CURSO DE DESIGN Disciplina / Ementa Ordem Disciplina Fase Créditos Carga Horária 1 Integração ao Ensino Superior 1 18 2 Oficinas de Integração Criativa 3 Seminários: Ambientalismo e Empreendedorismo 4 Antropologia I 5 Linguagem Oral e Escrita

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR DE DESIGN. Ordem Disciplina Fase Créditos Carga Horária 1 Integração ao Ensino Superior

MATRIZ CURRICULAR DE DESIGN. Ordem Disciplina Fase Créditos Carga Horária 1 Integração ao Ensino Superior MATRIZ CURRICULAR DE DESIGN Ordem Disciplina Fase Créditos Carga Horária 1 Integração ao Ensino Superior 1 18 2 Oficinas de Integração Criativa 3 54 3 Seminários: Ambientalismo e Empreendedorismo 3 54

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR SERIADO ANUAL - NOTURNO. Integralização: A) TEMPO TOTAL - MÍNIMO = 3 (TRÊS) ANOS LETIVOS - MÁXIMO = 5 (CINCO) ANOS LETIVOS

MATRIZ CURRICULAR SERIADO ANUAL - NOTURNO. Integralização: A) TEMPO TOTAL - MÍNIMO = 3 (TRÊS) ANOS LETIVOS - MÁXIMO = 5 (CINCO) ANOS LETIVOS MATRIZ CURRICULAR Curso: Graduação: Regime: Duração: CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MODA E ESTILO TECNÓLOGO SERIADO ANUAL - NOTURNO 03 (TRÊS) ANOS LETIVOS Integralização: A) TEMPO TOTAL - MÍNIMO = 3 (TRÊS)

Leia mais

CURSO DE DESIGN DE MODA

CURSO DE DESIGN DE MODA 1 CURSO DE MATRIZ CURRICULAR 2016.1 EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS BRUSQUE (SC) Consuni nº. 49/15, 2015 de 7 de outubro de 2015. SUMÁRIO 2 1ª FASE... 4 01 DESENHO DE MODA I... 4 02 HISTÓRIA: ARTE E INDUMENTÁRIA...

Leia mais

Ementário do curso de Design de Moda Grade 2011/1

Ementário do curso de Design de Moda Grade 2011/1 1 1 INTRODUÇÃO AO DESIGN DE MODA Terminologias e conceitos da área. Contextualização e processo de moda. Mercado. Ciência e. 2 LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO Leitura analítica e crítica. Gêneros textuais.

Leia mais

Ementário do curso de Design de Moda Grade 2004/1

Ementário do curso de Design de Moda Grade 2004/1 1 1 ACESSÓRIOS Fase: 5ª Carga Horária: 30h/a Créditos: 02 Concepção e desenvolvimento de desenho. Modelagem. Montagem. Técnicas de aprimoramento. Fichas técnicas. Processo de padronização. Mostruário.

Leia mais

PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO (PROENG) ASSESSORIA DE DESENVOLVIMENTO ASSESSORIA JURÍDICA

PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO (PROENG) ASSESSORIA DE DESENVOLVIMENTO ASSESSORIA JURÍDICA FORMULÁRIO DE ALTERAÇÃO DE EMENTAS CURSO: Administração MATRIZ(ES) CURRICULAR(ES): 2016/1 ALTERAÇÕES PASSAM A VIGORAR A PARTIR DO SEMESTRE: 2016/1 Matemática FASE: 1ª Fase CARGA HORÁRIA: 60h Revisão de

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR NÃO OBRIGATÓRIO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM DESIGN DE MODA REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NÃO OBRIGATÓRIO Das Disposições Gerais

Leia mais

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO 1 CURSO DE EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS 2010.2 A BRUSQUE (SC) 2014 2 SUMÁRIO 1ª FASE... 4 01 INFORMÁTICA APLICADA À... 4 02 MATEMÁTICA APLICADA À I... 4 03 METODOLOGIA CIENTÍFICA... 4 04 PSICOLOGIA... 4 05

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA EM JARAGUÁ DO SUL PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO DE GRADUAÇÃO EM DESIGN

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA EM JARAGUÁ DO SUL PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO DE GRADUAÇÃO EM DESIGN CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA EM JARAGUÁ DO SUL PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO DE GRADUAÇÃO EM DESIGN Matriz Curricular do Curso de Design Fase Cód. Disciplina Créditos Carga Horária 01

Leia mais

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL-PUBLICIDADE E PROPAGANDA (Currículo iniciado em 2009)

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL-PUBLICIDADE E PROPAGANDA (Currículo iniciado em 2009) EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL-PUBLICIDADE E PROPAGANDA (Currículo iniciado em 2009) ARTE E ESTÉTICA EM COMUNICAÇÃO/PP (1958) C/H 68 Investigação da natureza, história e estilos

Leia mais

Ementário do Curso de Administração Grade 2003-1 1 Administração da Produção I Fase: Carga Horária: Créditos: Ementa:

Ementário do Curso de Administração Grade 2003-1 1 Administração da Produção I Fase: Carga Horária: Créditos: Ementa: 1 da Produção I Ementário do Curso de Introdução à administração da produção; estratégias para definição do sistema de produção; estratégias para o planejamento do arranjo físico; técnicas de organização,

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 04/00 - CEPE

RESOLUÇÃO Nº 04/00 - CEPE RESOLUÇÃO Nº 04/00 - CEPE Fixa o Currículo Pleno do Curso de Comunicação Social, Habilitações em Jornalismo, Relações Públicas e Publicidade e Propaganda, do Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes.

Leia mais

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE SECRETARIADO EXECUTIVO (Currículo iniciado em 2015)

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE SECRETARIADO EXECUTIVO (Currículo iniciado em 2015) EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE SECRETARIADO EXECUTIVO (Currículo iniciado em 2015) ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA 68 h/a 1425 A função Financeira nas empresas. Matemática Financeira valor do dinheiro

Leia mais

CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO 1 CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS 2009.1A Atualizado em 10 de junho BRUSQUE de 2013 pela Assessoria (SC) de Desenvolvimento 2013 2 SUMÁRIO 1ª FASE... 4 01 ADMINISTRAÇÃO GERAL...

Leia mais

3 Administração de Materiais

3 Administração de Materiais 1 da Produção I Ementário do Curso de Introdução à administração da produção; estratégias para definição do sistema de produção; estratégias para o planejamento do arranjo físico; técnicas de organização,

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR CURRÍCULO PLENO/ 2013

MATRIZ CURRICULAR CURRÍCULO PLENO/ 2013 Curso: Graduação: Habilitação: Regime: Duração: MATRIZ CURRICULAR PUBLICIDADE E PROPAGANDA BACHARELADO PUBLICIDADE E PROPAGANDA SERIADO ANUAL - NOTURNO 4 (QUATRO) ANOS LETIVOS Integralização: A) TEMPO

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA EM JARAGUÁ DO SUL PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA EM JARAGUÁ DO SUL PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA EM JARAGUÁ DO SUL PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS Matriz Curricular válida para os acadêmicos ingressantes

Leia mais

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO (Currículo iniciado em 2012)

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO (Currículo iniciado em 2012) EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO (Currículo iniciado em 2012) ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO I 1992 C/H 102 Aspectos histórico/evolutivos; Administração da produção e seus aspectos gerenciais

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA EM JOINVILLE PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA EM JOINVILLE PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS Semestre CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA EM JOINVILLE PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS I II III IV Matriz Curricular vigente a partir de 2012/1 Disciplina CARGA HORÁRIA

Leia mais

CURSO DE DESIGN DE MODA

CURSO DE DESIGN DE MODA 1 CURSO DE EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS 2011.1 BRUSQUE (SC) 2013 2 SUMÁRIO 1ª FASE... 3 01 CRIATIVIDADE... 3 02 HISTÓRIA DA ARTE E DO DESIGN... 3 03 INTRODUÇÃO AO... 3 04 LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO... 3

Leia mais

CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO BACHARELADO CHAPECÓ

CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO BACHARELADO CHAPECÓ CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO BACHARELADO CHAPECÓ MATRIZ CURRICULAR MATUTINO Fase Código Ordem COMPONENTE CURRICULAR Créditos Horas Pré-requisito 01 Leitura e produção textual I 4 60 02 Introdução

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM DESIGN DE MODA

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM DESIGN DE MODA MATRIZ CURRICULAR DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM DESIGN DE MODA Campus: Curso: Modalidade: Integralização do Curso: Trindade Superior de Tecnologia em Design de Moda Superior de Tecnologia Mínimo:

Leia mais

EMENTÁRIO Entrada: até 2009 1º ANO

EMENTÁRIO Entrada: até 2009 1º ANO EMENTÁRIO Entrada: até 2009 1º ANO TEORIA E TÉCNICAS DAS RELAÇÕES PÚBLICAS EMENTA: Origem das Relações Públicas e sua evolução histórica e conceitual. O mercado de trabalho. Abordagens técnicas do profissional

Leia mais

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM DESIGN GRÁFICO

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM DESIGN GRÁFICO 1 CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM DESIGN GRÁFICO EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS BRUSQUE (SC) Consuni nº. 63/14, 2011 de 10 de dezembro de 2014. 2 SUMÁRIO 1ª FASE... 3 01 INTRODUÇÃO AO CONHECIMENTO TECNOLÓGICO...

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO DE GRADUAÇÃO EM DESIGN 514502 INTRODUÇÃO AO DESIGN Conceituação e história do desenvolvimento do Design e sua influência nas sociedades contemporâneas no mundo e no Brasil.

Leia mais

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS 1 CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS EMENTÁRIO E BIBLIOGRAFIA DAS DISCIPLINAS 2014.1 BRUSQUE (SC) 2013 2 SUMÁRIO 1ª FASE... 3 01 FUNDAMENTOS EM SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO...

Leia mais

1ª Série. 6NIC088 FOTOGRAFIA Conceitos de fotografia analógica e digital e sua aplicação nos meios de comunicação de massa e na comunicação dirigida.

1ª Série. 6NIC088 FOTOGRAFIA Conceitos de fotografia analógica e digital e sua aplicação nos meios de comunicação de massa e na comunicação dirigida. 1ª Série 6NIC091 ADMINISTRAÇÃO EM RELAÇÕES PÚBLICAS Conceitos básicos de administração geral. Organizações e grupos formais e informais. Estrutura organizacional. Funções organizacionais da administração.

Leia mais

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO (Currículo iniciado em 2015)

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO (Currículo iniciado em 2015) EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO (Currículo iniciado em 2015) ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO I 102 h/a 3107 Aspectos histórico/evolutivos. Planejamento estratégico/tático na indústria. Padronização.

Leia mais

EDITAL: EXAME DE PROFICIÊNCIA 2016.1 ANEXO 1. Página 1 de 13

EDITAL: EXAME DE PROFICIÊNCIA 2016.1 ANEXO 1. Página 1 de 13 TIPO DE AVALIAÇÃO ESCOLA CURSO ESTRUTURA SÉRIE DISCIPLINA CH CÓDIGO TEÓRICA PRÁTICA LOCAL COMUNICAÇÃO COMUN. SOCIAL - HABILIT. EM PUBLIC. E PROPAGANDA 2012.1 7ª MARKETING POLÍTICO E ESTRATÉGIAS ELEITORAIS

Leia mais

DIVISÃO DE REGISTROS ACADÊMICOS Registros Acadêmicos da Graduação. Ementas por Currículo 28/03/2014 10:03

DIVISÃO DE REGISTROS ACADÊMICOS Registros Acadêmicos da Graduação. Ementas por Currículo 28/03/2014 10:03 8/3/1 1:3 Centro de Ciências Tecnológicas Curso: 13 Design (Noturno) Currículo: 8/ 1 ARQ.11.1- Representação Tridimensional I Oficinas e seus recursos. Apresentação dos materiais e ferramentas das oficinas

Leia mais

CURSO DE LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS

CURSO DE LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS CURSO DE LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS Turno: VESPERTINO Autorizado pela Resolução UNIV. nº 25, de16 de setembro de 2002. Para completar o currículo pleno do curso superior de graduação em Licenciatura

Leia mais

CONSIDERANDO a Resolução CEPE nº 178/2008, que Dispõe sobre a carga horária mínima dos Cursos de Graduação da UEL e dá outras providências;

CONSIDERANDO a Resolução CEPE nº 178/2008, que Dispõe sobre a carga horária mínima dos Cursos de Graduação da UEL e dá outras providências; RESOLUÇÃO CEPE N 0248/2009 Reformula o Projeto Pedagógico do Curso de Design de Moda, a ser implantado a partir do ano letivo de 2010. CONSIDERANDO a Lei nº 9394/96 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA REDENTOR 1º FOCO: FORMAÇÃO BÁSICA I:

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA REDENTOR 1º FOCO: FORMAÇÃO BÁSICA I: MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA REDENTOR 1º FOCO: FORMAÇÃO BÁSICA I: Compreender o comportamento do homem nas relações sociais, nas relações de poder, na percepção de si mesmo e na relação

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO 1 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO Resolução n 75/ 2011 Aprova o Projeto Pedagógico do Curso de Cinema e Audiovisual, Bacharelado,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO. Relatório Perfil Curricular

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO. Relatório Perfil Curricular PERÍODO: 1º CT460- CONTABILIDADE INTRODUTÓRIA HISTÓRIA DA CONTABILIDADE, ELEMENTOS INTRODUTÓRIOS DE CONTABILIDADE: OBJETO DE ESTUDO E SUA REPRESENTAÇÃO GRÁFICA, CAMPO DE ATUAÇÃO, INFORMAÇÕES CONTÁBEIS

Leia mais

DESIGN GRÁFICO. Criação Desenho Industrial:Resolução n.º 3007, de 16.07.96, alterada a denominação através da Resolução CEPE n.º 98, de 18.08.04.

DESIGN GRÁFICO. Criação Desenho Industrial:Resolução n.º 3007, de 16.07.96, alterada a denominação através da Resolução CEPE n.º 98, de 18.08.04. DESIGN GRÁFICO Criação Desenho Industrial:Resolução n.º 3007, de 16.07.96, alterada a denominação através da Resolução CEPE n.º 98, de 18.08.04. Implantação do Curso na UEL 24.02.97 Reconhecimento Decreto

Leia mais

CURSO DE TECNOLOGIA EM DESIGN GRÁFICO

CURSO DE TECNOLOGIA EM DESIGN GRÁFICO CURSO DE TECNOLOGIA EM DESIGN GRÁFICO Eixo Tecnológico: Produção Cultural e Design Carga Horária: 2540 h/a Turno: Noturno Tempo de Duração: 6 semestres ( 3 anos) Regime: Seriado semestral Estágio: Opcional

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DE MINAS GERAIS. EDITAL SEPLAG/UEMG Nº. 08 /2014, de 28 de novembro de 2014

GOVERNO DO ESTADO DE MINAS GERAIS. EDITAL SEPLAG/UEMG Nº. 08 /2014, de 28 de novembro de 2014 GOVERNO DO ESTADO DE MINAS GERAIS EDITAL SEPLAG/UEMG Nº. 08 /2014, de 28 de novembro de 2014 CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E TÍTULOS PARA PROVIMENTO DE CARGOS DA CARREIRA DE PROFESSOR DE EDUCAÇÃO SUPERIOR

Leia mais

Carga Horária Total: 80 horas

Carga Horária Total: 80 horas COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL E PRODUÇÃO DE TEXTOS Norma linguística padrão: padrões de comunicação e níveis de linguagem. Comunicação organizacional como estratégica essencial no âmbito empresarial. Instrumentos

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA EM JOINVILLE PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA EM JOINVILLE PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO DE ADMINISTRAÇÃO CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA EM JOINVILLE PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Fase Cód. Disciplina I Matriz Curricular vigente a partir de 2012/1 Prérequisito s Carga Horária

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE ENGENHARIA PRODUÇÃO

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE ENGENHARIA PRODUÇÃO MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE ENGENHARIA PRODUÇÃO 1º TERMO Aulas Teóricas Práticas Total Comunicação e Expressão 40-40 Cálculo Diferencial e Integral I 80-80 Fundamentos da Administração 40-40 Introdução

Leia mais

CURSO DE LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS Currículo nº 2

CURSO DE LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS Currículo nº 2 CURSO DE LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS Turno: VESPERTINO Currículo nº 2 Reconhecido pelo Decreto nº. 3595, de 14.10.08, D.O.E. nº 7.827 de 14.10.08, e complementação do reconhecimento pelo Decreto nº.

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO ESTRUTURA CURRICULAR E DIMENSIONAMENTO DA CARGA HORÁRIA POR PERÍODO LETIVO MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO 1º Termo 2º Termo Comunicação e Expressão I 36 Comunicação e Expressão II 36 Direito

Leia mais

EMENTÁRIO. Princípios de Conservação de Alimentos 6(4-2) I e II. MBI130 e TAL472*.

EMENTÁRIO. Princípios de Conservação de Alimentos 6(4-2) I e II. MBI130 e TAL472*. EMENTÁRIO As disciplinas ministradas pela Universidade Federal de Viçosa são identificadas por um código composto por três letras maiúsculas, referentes a cada Departamento, seguidas de um número de três

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA EM JARAGUÁ DO SUL PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA EM JARAGUÁ DO SUL PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA EM JARAGUÁ DO SUL PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Matriz Curricular válida para os acadêmicos ingressantes a partir de 2014/1 Fase

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO Nº. 67/2010 Altera a Resolução nº. 39/09 do CONSEPE, que aprova o Projeto Pedagógico do

Leia mais

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS (Currículo iniciado em 2015)

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS (Currículo iniciado em 2015) EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS (Currículo iniciado em 2015) ADMINISTRAÇÃO 102 h/a 1975 Breve histórico e fundamentos da administração. Perspectivas da administração: clássica,

Leia mais

CAPÍTULO I DAS DIRETRIZES DO CURSO. Art. 2º O Curso de Graduação em Design de Moda forma o profissional bacharel em Design de Moda.

CAPÍTULO I DAS DIRETRIZES DO CURSO. Art. 2º O Curso de Graduação em Design de Moda forma o profissional bacharel em Design de Moda. RESOLUÇÃO CEPE N 28/2005* Reformula o Projeto Político-Pedagógico do Curso de Design de Moda, a ser implantado a partir do ano letivo de 2005. e Bases da Educação Nacional; CONSIDERANDO a Lei nº 9394/96

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Plano de Trabalho Docente 2014

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL Plano de Trabalho Docente 2014 ETEC PAULINO BOTELHO Código: 091.6 Município: São Carlos EE: Prof. Arlindo Bittencourt Eixo Tecnológico: Gestão e

Leia mais

CURSOS DE GRADUAÇÃO 17

CURSOS DE GRADUAÇÃO 17 CURSOS DE GRADUAÇÃO 17 CURSO SUPERIOR EM GESTÃO COMERCIAL TECNÓLOGO Prérequisitos Cr. C.H. 1 11 Fundamentos do Processo Administrativo 1 1135 Português 1 1135 Filosofia e Ética Empresarial 1 11353 Direito

Leia mais

Disciplinas Obrigatórias do Núcleo Básico Geral Comum do Campus de Limeira

Disciplinas Obrigatórias do Núcleo Básico Geral Comum do Campus de Limeira EMENTAS DAS DISCIPLINAS DOS CURSOS DA ÁREA DE GESTÃO Disciplinas Obrigatórias do Núcleo Básico Geral Comum do Campus de Limeira Sociedade e Cultura no Mundo Contemporâneo As mudanças nas relações entre

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA EM JARAGUÁ DO SUL PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA EM JARAGUÁ DO SUL PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO DE ADMINISTRAÇÃO CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA EM JARAGUÁ DO SUL PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Fase Cód. I II Matriz Curricular vigente a partir de 2010-1 Disciplina Prérequisitos Carga

Leia mais

Organização Curricular do Curso Superior de Tecnologia em Sistemas para Internet

Organização Curricular do Curso Superior de Tecnologia em Sistemas para Internet Organização Curricular do Curso Superior de Tecnologia em Sistemas para Internet - TDS 2005/1 Organização Curricular do Curso Superior de Tecnologia em Sistemas para Internet 1 DADOS LEGAIS: Reconhecido

Leia mais

CIÊNCIAS CONTÁBEIS EMENTAS DO CURSO 1º P CONTABILIDADE GERAL I ÉTICA PROFISSIONAL INSTITUIÇÃO DE DIREITO PÚBLICO E PRIVADO I MATEMÁTICA

CIÊNCIAS CONTÁBEIS EMENTAS DO CURSO 1º P CONTABILIDADE GERAL I ÉTICA PROFISSIONAL INSTITUIÇÃO DE DIREITO PÚBLICO E PRIVADO I MATEMÁTICA CIÊNCIAS CONTÁBEIS EMENTAS DO CURSO 1º P CONTABILIDADE GERAL I Noções gerais da contabilidade. Conceito, Função, Objeto e Finalidade da contabilidade. Patrimônio, Fontes Patrimoniais, Atos e Fatos Administrativos.

Leia mais

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO - BACHARELADO

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO - BACHARELADO ICSA INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS CURSO DE ADMINISTRAÇÃO - BACHARELADO Currículo Novo - 2006/01 - Fisem (Seriado) ADMINISTRAÇÃO EMPRESARIAL RECONHECIMENTO RENOVADO PELA PORTARIA Nº 1.396, DE

Leia mais

EMENTAS DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

EMENTAS DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS GERAL I FILOSOFIA INSTITUIÇÕES DE DIREITO PÚBLICO E PRIVADO MATEMÁTICA METODOLOGIA CIENTÍFICA PSICOLOGIA APLICADA ÀS ORGANIZAÇÕES TÉCNICAS DE COMUNICAÇÃO ORAL E ESCRITA ADMINISTRAÇÃO DO CONHECIMENTO E

Leia mais

Design Gráfico e Digital - Curso de Graduação

Design Gráfico e Digital - Curso de Graduação SOBRE O CURSO A graduação em Design Gráfico e Digital tem ênfase na convergência das plataformas da comunicação visual, gráficas e digitais, de forma a ampliar o campo de atuação do aluno. Oferece conteúdos

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO. Relatório Perfil Curricular

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO. Relatório Perfil Curricular PERÍODO: 1º ECON0001- ECONOMIA DE EMPRESAS OBRIG 60 0 60 4.0 EQUIVALÊNCIA: Fórmula: ECON0005 E ECON0020 ECON0005 - INTRODUÇÃO À ECONOMIA ECON0020- INTRODUÇÃO À ECONOMIA INTRODUÇÃO À MICROECONOMIA: PRODUTO,

Leia mais

Pós-Graduação em Gestão de Negócios com ênfase em Empreendedorismo

Pós-Graduação em Gestão de Negócios com ênfase em Empreendedorismo Pós-Graduação em Gestão de Negócios com ênfase em Empreendedorismo Turma Especial ESPM/ABF-Rio Início em 28 de setembro de 2015 Aulas as segundas e quartas, das 19h às 22h Valor do curso: R$ 15.698,00

Leia mais

Projeto 1 (TG0090) Espaço e Forma1 (TG0091) Geometria Descritiva (TG0093) Desenho de Observação (TG0092) História da Arte e do Design 1 (TG0094)

Projeto 1 (TG0090) Espaço e Forma1 (TG0091) Geometria Descritiva (TG0093) Desenho de Observação (TG0092) História da Arte e do Design 1 (TG0094) 1 (TG0090) problemas. Abordagem do processo do design do fragmento ao conjunto organizado. Investigação, representação e comunicação através do desenho manual. Ambiente humano, dimensões de uso e significado

Leia mais

2. Desenvolver Pesquisa de Campo sobre uma pequena empresa conforme modelo de pesquisa anexo.

2. Desenvolver Pesquisa de Campo sobre uma pequena empresa conforme modelo de pesquisa anexo. 1 1. ESTÁGIO SUPERVISIONADO 2. OBJETIVO Resolução nº 01 de 02/02/2004 do Conselho Nacional de Educação CNEC/CN/MEC. Proporcionar ao estudante oportunidade de desenvolver suas habilidades, analisar situações

Leia mais

Avaliação de Desempenho Empresarial

Avaliação de Desempenho Empresarial MBA EM CONTROLADORIA EMENTAS Noções gerais sobre Auditoria. Normas relativas à Pessoa do Auditor. Normas de Execução do Trabalho. Planejamento e Supervisão. Programas de Auditoria. Avaliação dos Controles

Leia mais

Ética e Direito empresarial

Ética e Direito empresarial MBA EM GESTÃO DE NEGÓCIOS - EMENTAS A gestão empreendedora. Os fundamentos e as etapas do empreendedorismo. Características dos empreendedores. Empreendedorismo e Inovação, criatividade e empreendedorismo.

Leia mais

GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO EMENTAS DAS DISCIPLINAS DO CICLO PROFISSIONAL 9º BIMESTRE PESQUISA OPERACIONAL I 80 horas Modelagem de Problemas; Noções de otimização; Introdução a Programação Linear;

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO Resolução n 70/ 2011 Aprova o Projeto Pedagógico do Curso de Matemática Computacional, Bacharelado

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR CURRÍCULO PLENO/2014 1.ª SÉRIE CÓDIGO DISCIPLINAS CHA MODALIDADE 00-7157-02 DIDÁTICA 080

MATRIZ CURRICULAR CURRÍCULO PLENO/2014 1.ª SÉRIE CÓDIGO DISCIPLINAS CHA MODALIDADE 00-7157-02 DIDÁTICA 080 Curso: Graduação: Regime: EDUCAÇÃO FÍSICA MATRIZ CURRICULAR LICENCIATURA SERIADO ANUAL NOTURNO Duração: 3 (TRÊS) ANOS LETIVOS Integralização: A) TEMPO TOTAL - MÍNIMO = 03 (TRÊS) ANOS LETIVOS - MÁXIMO =

Leia mais

Curso Técnico Integrado em Comunicação Visual CÂMPUS PALHOÇA BILÍNGUE MATRIZ CURRICULAR. Módulo/Semestre 1 Carga horária total: 400h

Curso Técnico Integrado em Comunicação Visual CÂMPUS PALHOÇA BILÍNGUE MATRIZ CURRICULAR. Módulo/Semestre 1 Carga horária total: 400h Curso Técnico Integrado em Comunicação Visual CÂMPUS PALHOÇA BILÍNGUE MATRIZ CURRICULAR Módulo/Semestre 1 Carga horária total: 400h Introdução à Comunicação Visual 40 horas Não tem Desenho I 40 horas Não

Leia mais

MÓDULO III Habilitação Profissional Técnica de Nível Médio de TÉCNICO EM FINANÇAS III.1 GESTÃO DE ATIVIDADES FINANCEIRAS

MÓDULO III Habilitação Profissional Técnica de Nível Médio de TÉCNICO EM FINANÇAS III.1 GESTÃO DE ATIVIDADES FINANCEIRAS MÓDULO III Habilitação Profissional Técnica de Nível Médio de TÉCNICO EM FINANÇAS III.1 GESTÃO DE ATIVIDADES FINANCEIRAS Função: Gestão de Atividades Financeiras 1. Analisar índices e projeções financeiras.

Leia mais

RESOLUÇÃO CONSUN nº 001/2016

RESOLUÇÃO CONSUN nº 001/2016 RESOLUÇÃO CONSUN nº 001/2016 Aprova a reestruturação curricular do Curso de Graduação em Pedagogia Licenciatura na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul Uergs. Expediente Administrativo nº 69-1950/11-3.

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO. Relatório Perfil Curricular

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO. Relatório Perfil Curricular PERÍODO: 1º CT460- CONTABILIDADE INTRODUTÓRIA OBRIG 60 0 60 4.0 Fórmula: CT002 CT002- INICIACAO AS CIENCIAS CONTABEIS HISTÓRIA DA CONTABILIDADE, ELEMENTOS INTRODUTÓRIOS DE CONTABILIDADE: OBJETO DE ESTUDO

Leia mais

CURRÍCULO DO CURSO. Mínimo: 8 semestres. Profª Drª Flavia Garcia Guidotti 37219490

CURRÍCULO DO CURSO. Mínimo: 8 semestres. Profª Drª Flavia Garcia Guidotti 37219490 Documentação: Objetivo: Titulação: Diplomado em: Parecer Criação= 486, de 29/06/1978 - Conselho de Ensino e Pesquisa Portaria criação= 387, de 21/08/1978 Documento Criação= 476 Curso reconhecido pela portaria/mec

Leia mais

Ementário do curso de Tecnologia Têxtil

Ementário do curso de Tecnologia Têxtil 01 ADMINISTRAÇÃO INDUSTRIAL Fase: VI Carga Horária: 60h/a Créditos: 04 Visão Geral da administração. Evolução e conceitos de administração. Estrutura organizacionais. Visão geral das funções de administração:

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA EM JARAGUÁ DO SUL PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA EM JARAGUÁ DO SUL PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO DE ADMINISTRAÇÃO CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA EM JARAGUÁ DO SUL PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Matriz Curricular vigente a partir de 2010/1 Fase Cód. Disciplina Carga Horária Prérequisitos

Leia mais

CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR RESOLUÇÃO Nº 2, DE 27 DE SETEMBRO DE

CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR RESOLUÇÃO Nº 2, DE 27 DE SETEMBRO DE Ministério da Educação CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR RESOLUÇÃO Nº 2, DE 27 DE SETEMBRO DE 2013 Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de graduação em Relações

Leia mais

DIVISÃO DE REGISTROS ACADÊMICOS Registros Acadêmicos da Graduação. Ementas por Curso 09/05/2011 15:05. Ano/Semestre: 2011/1

DIVISÃO DE REGISTROS ACADÊMICOS Registros Acadêmicos da Graduação. Ementas por Curso 09/05/2011 15:05. Ano/Semestre: 2011/1 Curso: DIVISÃO DE REGISTROS ACADÊMICOS Centro de Ciências Humanas e da Comunicação Moda (Noturno) Ano/Semestre: 011/1 09/0/011 1:0 s por Curso Estilismo Industrial 1 ART.0111.00.00-1 ART.0.01.001-9 1 EQU.011.00.001-0

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Válida para os acadêmicos ingressantes a partir de 2010/1

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Válida para os acadêmicos ingressantes a partir de 2010/1 Matriz Curricular aprovada pela Resolução nº 16/09-CONSUNI, de 1º de dezembro de 2009. MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Válida para os acadêmicos ingressantes a partir de 2010/1 Fase Cód. I

Leia mais

Faculdade Tecsoma FATEC

Faculdade Tecsoma FATEC Faculdade Tecsoma FATEC Curso de Bacharelado em Administração Matriz Curricular do Curso - 2012 Base Legal: Atendendo ao disposto na Resolução CNE/CES N 4, de 13 de JULHO de 2005 que institui as diretrizes

Leia mais

Integralização: A) TEMPO TOTAL MÍNIMO = 03 (TRÊS) ANOS LETIVOS MÁXIMO = 05 (CINCO) ANOS LETIVOS B) TEMPO ÚTIL (Carga Horária) = 2.

Integralização: A) TEMPO TOTAL MÍNIMO = 03 (TRÊS) ANOS LETIVOS MÁXIMO = 05 (CINCO) ANOS LETIVOS B) TEMPO ÚTIL (Carga Horária) = 2. Curso: Graduação: Regime: Duração: MATRIZ CURRICULAR ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS (Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação) TECNOLÓGICA SERIADO ANUAL - NOTURNO 3 (TRÊS) ANOS LETIVOS Integralização:

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 4/2010 CONSEPE

RESOLUÇÃO Nº 4/2010 CONSEPE RESOLUÇÃO Nº 4/2010 CONSEPE Aprova alterações no currículo do curso de Engenharia de Produção e Sistemas, do Centro de Ciências Tecnológicas CCT, da Fundação Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC.

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO, CONTABILIDADE E FISCALIDADE PORTO LISBOA COVILHÃ VILA DAS AVES BARCELOS. OFERTA FORMATIVA E INSCRIÇÕES» www.modatex.

ADMINISTRAÇÃO, CONTABILIDADE E FISCALIDADE PORTO LISBOA COVILHÃ VILA DAS AVES BARCELOS. OFERTA FORMATIVA E INSCRIÇÕES» www.modatex. ADMINISTRAÇÃO, CONTABILIDADE E FISCALIDADE OFERTA FORMATIVA E INSCRIÇÕES» www.modatex.pt UNIÃO EUROPEIA Fundo Social Europeu GOVERNO DA REPÚBLICA PORTUGUESA OFERTA FORMATIVA ADMINISTRAÇÃO, CONTABILIDADE

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N. 4.087, DE 15 DE DEZEMBRO DE 2010

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N. 4.087, DE 15 DE DEZEMBRO DE 2010 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N. 4.087, DE 15 DE DEZEMBRO DE 2010 Aprova o Projeto Pedagógico do Curso de Bacharelado em

Leia mais

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997 RESOLUÇÃO Nº 28-CEPE/UNICENTRO, DE 3 DE AGOSTO DE 2015. Aprova alterações na Matriz Curricular do Curso de Mestrado Profissional em Administração, da UNICENTRO e dá outras providências. O REITOR DA UNIVERSIDADE

Leia mais

CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS PORTUGUÊS - INGLÊS

CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS PORTUGUÊS - INGLÊS ICHLA INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS PORTUGUÊS - INGLÊS Currículo Novo - 2011/01 - Noturno. RECONHECIDO PELA PORTARIA Nº1.394, DE 19/05/2004 - D.O.U. DE 20/05/2004

Leia mais

DISCIPLINAS DISCIPLINAS DISCIPLINAS

DISCIPLINAS DISCIPLINAS DISCIPLINAS Prezados (a) Alunos (a), identifique a sua turma de acordo com a nomenclatura listada no arquivo. Em caso de dúvida entre em contato com a Secretaria de Alunos (91 31981300 e 91 31981304). OBS: As matriculas

Leia mais

ETEC DE NOVA ODESSA NOVA ODESSA

ETEC DE NOVA ODESSA NOVA ODESSA ETEC DE NOVA ODESSA NOVA ODESSA AVISO DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES AO PROCESSO SELETIVO DE DOCENTES, OBJETIVANDO A FORMAÇÃO DE CADASTRO PARA CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA DE EXCEPCIONAL INTERESSE PÚBLICO, Nº 234/03/2014

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI COORDENAÇÃO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI COORDENAÇÃO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA TERMO DE AJUSTE nº 01 PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA JANEIRO 2014 O curso de Administração Pública da Universidade Federal do Cariri FAZ MODIFICAÇÕES QUE AJUSTAM O ATUAL

Leia mais

- COMPONENTE CURRICULAR (CURSO E/OU HABILITAÇÃO):

- COMPONENTE CURRICULAR (CURSO E/OU HABILITAÇÃO): ETEC DE NOVA ODESSA NOVA ODESSA AVISO DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES AO PROCESSO SELETIVO DE DOCENTES, OBJETIVANDO A FORMAÇÃO DE CADASTRO PARA CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA DE EXCEPCIONAL INTERESSE PÚBLICO, Nº 234/02/2015

Leia mais

Conselho Universitário - Consuni

Conselho Universitário - Consuni PRIMEIRA FASE 01 ECONOMIA Definições e conceitos de economia; macroeconomia; microeconomia; a organização econômica; a atividade de produção; a moeda; a formação de preços; economia de mercado: consumo,

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO MESTRADO e DOUTORADO

EMENTAS DAS DISCIPLINAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO MESTRADO e DOUTORADO 1 EMENTAS DAS DISCIPLINAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO MESTRADO e DOUTORADO MESTRADO: A) DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS DAS LINHAS 1 e 2: Organizações e Estratégia e Empreendedorismo e Mercado

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO DA FUNETEC-PB. Presidente da FUNETEC-PB João Batista de Oliveira Silva. Superintendente Executivo Valdeci Ramos dos Santos

ADMINISTRAÇÃO DA FUNETEC-PB. Presidente da FUNETEC-PB João Batista de Oliveira Silva. Superintendente Executivo Valdeci Ramos dos Santos ADMINISTRAÇÃO DA FUNETEC-PB Presidente da FUNETEC-PB João Batista de Oliveira Silva Superintendente Executivo Valdeci Ramos dos Santos Diretora Escolar e Gerente de Ensino Helena Mercedes Monteiro Supervisora

Leia mais

CURRÍCULO DO CURSO. Mínimo: 9 semestres. Prof. Dr. André Luís da Silva Leite 41719386

CURRÍCULO DO CURSO. Mínimo: 9 semestres. Prof. Dr. André Luís da Silva Leite 41719386 Documentação: Objetivo: Titulação: Diplomado em: Curso reconhecido pelo Decreto Federal 75590, de 10/04/1975, publicado no Diário Oficial da União de 11/04/1975 Parecer nº 445/75 - Conselho Federal de

Leia mais

Curso de Pedagogia Ementário da Matriz Curricular 2010.2

Curso de Pedagogia Ementário da Matriz Curricular 2010.2 1ª FASE 01 BIOLOGIA EDUCACIONAL A Biologia educacional e os fundamentos da educação. As bases biológicas do crescimento e desenvolvimento humano. A dimensão neurológica nos processos básicos: os sentidos

Leia mais