PORTARIA 26/15 - CLP

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PORTARIA 26/15 - CLP"

Transcrição

1 PORTARIA 26/15 - CLP Dispõe sobre o Regulamento do Estágio Supervisionado Curricular do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, do Câmpus Experimental do Litoral Paulista, da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. O Coordenador Executivo do Câmpus Experimental do Litoral Paulista, no uso de suas atribuições legais, considerando o deliberado pelo Conselho de Curso de Graduação (CONCUR), na 117ª Reunião Ordinária, realizada em 02/06/2015, bem como o deliberado na 63ª Reunião Ordinária do Conselho Diretor, realizada em 09/06/2015, expede a seguinte PORTARIA: ARTIGO 1 - Fixa o Regulamento do Estágio Supervisionado Curricular do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, do Câmpus Experimental do Litoral Paulista, da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, anexo a esta Portaria. ARTIGO 2 - Esta Portaria entrará em vigor na data de sua assinatura, revogando-se quaisquer disposições em contrário. São Vicente, 10 de Junho de PROF. DR. WAGNER COTRONI VALENTI Coordenador Executivo UNESP/CLP

2 REGULAMENTO DE ESTÁGIO PARA O CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS TÍTULO I Da obrigatoriedade, dos objetivos e da natureza do Estágio Artigo 1º - O estágio para o Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas se dá pelo desenvolvimento de atividades supervisionadas, que englobam pesquisa em educação científico-tecnológica, ensino e aprendizagem de fundamentos pedagógicos, planejamento de aulas e desenvolvimento de projetos de instrumentação para o ensino de Ciências Biológicas. Artigo 2º - Define-se por estágio a atividade teórica e prática interligada ao processo de aprendizagem, como componente curricular da formação profissional do aluno de Licenciatura em Ciências Biológicas, que visa ao aprimoramento de seus conhecimentos para o futuro exercício da docência. Artigo 3º - Deverão realizar o Estágio Supervisionado os alunos do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas que tenham cumprido 1/2 (metade) dos créditos necessários à integralização do currículo e que tenham cursado as disciplinas "Didática" e "Políticas Educacionais". TÍTULO II Da duração, das condições para o desenvolvimento e da jornada Artigo 4º - As 420 horas de estágio supervisionado, previstas no Projeto Político Pedagógico, poderão ser compostas pelas seguintes atividades: estágio de observação, elaboração e desenvolvimento do projeto de ensino; planejamento de aulas; docência e avaliação contínua sobre o período de docência. Artigo 5º - A atividade de docência deverá corresponder a, pelo menos, 50% das 420 horas de estágio supervisionado, realizado em escolas de ensino Fundamental e Médio, e estar em acordo com o item do Projeto Político Pedagógico do Curso. 1º - Conforme inciso II do Artigo 10, da Lei Federal nº , de 25 de setembro de 2008, o estagiário não poderá ultrapassar 6 horas diárias e 30 horas semanais de atividades de estágio e essas atividades não poderão ocorrer em domingos e feriados, exceto quando houver regime de plantão. 2º - Quanto à duração do Estágio, a integralização dos créditos deverá dar-se dentro do prazo máximo estabelecido para curso o Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas.

3 TÍTULO III Do Projeto de Estágio ARTIGO 6º - O Projeto de Estágio será elaborado pelo estagiário, em conjunto com o orientador, e de acordo com o previsto no item do Projeto Político Pedagógico do Curso. 1º - O Projeto tem como objetivo a complementação no âmbito da formação acadêmica, contribuindo para a inserção do aluno em atividades que permitam a vivência na área de educação, especificadas de acordo com a didática estabelecida pelas cinco divisões do Estágio Curricular, previstas no Projeto Político Pedagógico do Curso. Além disso, o licenciando terá consciência de sua profissão, por meio da atuação direta em sua área, e poderá integrar teoria e prática no exercício do ensino. Artigo 7º - No mínimo 50% do estágio obrigatório deverão ser realizada em instituições escolares, preferencialmente, públicas, nos municípios da Baixada Santista. As demais horas de atividades do estágio serão cumpridas no Câmpus Experimental do Litoral Paulista (supervisão/orientação). 1º - A escolha de locais de estágio poderá recair entre as instituições de Ensino Fundamental e Médio subordinadas às Diretorias Regionais de Ensino e às Secretarias Municipais de Educação dos municípios da Baixada Santista, ou escolas privadas pertencentes às respectivas redes, que executem, promovam ou fomentem atividades relacionadas à atuação profissional do Biólogo licenciado. Para tanto, será necessário que essas instituições concordem em receber estagiários através do estabelecimento de vínculos institucionais e procurem alcançar os objetivos e o perfil propostos para a formação dos referidos profissionais, obedecendo às normas legais que estabelecem a estrutura curricular do curso e a atuação do profissional no mercado de trabalho. ARTIGO 8º - Para o Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do CLP, o Projeto Político Pedagógico prevê o Estágio Curricular como obrigatório, distribuído em cinco temas: I - Estágio Curricular Supervisionado: Diagnóstico Socioeducativo da Unidade Escolar; II - Estágio Curricular Supervisionado: A escola como objeto de pesquisa; III - Estágio Curricular Supervisionado: Planejamento e desenvolvimento de projetos e ensino no contexto da Unidade Escolar; IV - Estágio Curricular Supervisionado: Planejamento e desenvolvimento de Aulas de Ciências e Biologia I; V - Estágio Curricular Supervisionado: Planejamento e desenvolvimento de Aulas de Ciências e Biologia II. Parágrafo único - O estágio caracterizado como não obrigatório poderá ser desenvolvido como atividade opcional, acrescida à carga horária regular obrigatória e ao histórico escolar. Artigo 9º - Durante a realização do estágio, a orientação e o acompanhamento do aluno ficará sob a responsabilidade de um docente do curso, a ser designado pela Comissão de Estágio. 1º - Caberá à Comissão de Estágio distribuir a orientação do estágio entre os docentes do Curso de Graduação em Ciências Biológicas.

4 2º - O docente responsável poderá solicitar à Comissão de Estágio a inclusão de um ou mais colaboradores para a supervisão do estágio, desde que o desenvolvimento do trabalho assim o exija. 3º - Caso o aluno sinta a necessidade de uma eventual troca de supervisor, ou vice-versa, a solicitação será encaminhada à Comissão de Estágio, que tomará as providências necessárias. Artigo 10 - Em conjunto com o estagiário, o orientador estabelecerá o processo de supervisão e acompanhamento a ser utilizado durante a realização do estágio. Artigo 11 - Ao Supervisor da Escola concedente compete acompanhar, supervisionar e orientar o aluno durante o período de realização do estágio, bem como registrar sua frequência para a certificação do cumprimento de horários relacionados às atividades do estágio. Cabe, ainda, ao supervisor informar ao orientador qualquer descumprimento das normas, por parte do estagiário, que impeçam o desenvolvimento adequado das atividades programadas. Parágrafo único - Ao término do período de estágio, utilizando formulários estabelecidos pela Comissão de Estágio, o supervisor deverá assinar a "Declaração de Estágio Realizado". TÍTULO IV Do Plano de Estágio Artigo 12 - O estagiário, em conjunto com o orientador, será responsável pela elaboração do Plano de Atividades do Estágio, seguindo o padrão estabelecido pela Comissão de Estágio. 1º - Caberá ao estagiário encaminhar à Comissão de Estágio, via protocolo (Área de Comunicações) e com anuência do orientador, o Plano de Atividades do Estágio, junto com o formulário de Solicitação, em até 30 dias após o início do período letivo. 2º - Ao assinar o Plano de Atividades do Estágio, o aluno aceita e concorda com o programa de atividades proposto, bem como o que é estabelecido por este regulamento. 3º - Para cumprimento da disciplina "Estágio Supervisionado", deverá existir conformidade entre o plano de atividades do estágio e a ementa da disciplina. TÍTULO V Da modalidade de orientação docente Artigo 13 - Para o Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Câmpus Experimental do Litoral Paulista, o orientador acompanhará as atividades do aluno de forma semipresencial. Para isso, fará visitas ao local de estágio do aluno sob sua orientação.

5 TÍTULO VI Do relatório, especificidades e encaminhamentos Artigo 14 - Ao encerrar o período do estágio, o aluno elaborará o Relatório Final das atividades desenvolvidas, de acordo com o padrão estabelecido pela Comissão de Estágio. Artigo 15 - O orientador, de posse do relatório final do estágio, do Formulário de Avaliação do Estagiário e da Declaração de Estágio Realizado, avaliará o estágio e atribuirá a nota ao aluno, preenchendo o Parecer sobre Estágio, em conformidade com os padrões estabelecidos pela Comissão de Estágio. Artigo 16 - O orientador deverá anexar ao processo do interessado o Parecer sobre Estágio, a Declaração de Estágio Realizado e o Relatório Final, e encaminhar o processo à Comissão de Estágio, em até 10 dias antes do prazo final para a entrega das notas, conforme calendário escolar. Artigo 17 - Caberá a Comissão de Estágio encaminhar o Relatório e a cópia do Parecer sobre Estágio Supervisionado à Seção de Graduação, para ser anexado ao prontuário do aluno. Artigo 18 - O não cumprimento das normas e prazos estabelecidos neste regulamento torna o estágio inválido, sem direito à recuperação. TÍTULO VII Das Disposições Finais Artigo 19 - A Comissão de Estágios do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas tem por atribuição o assessoramento ao Conselho do Curso de Graduação em Ciências Biológicas, nos assuntos relacionados aos Estágios Supervisionados para os alunos de graduação de Licenciatura em Ciências Biológicas do Câmpus Experimental do Litoral Paulista, centralizando os procedimentos referidos a essa atividade. Artigo 20 - Os casos de estágio não abrangidos por este Regulamento serão encaminhados à Comissão de Estágio e, quando necessário, para discussão, apreciação e deliberação do Conselho de Curso.

6 ANEXOS

7 ANEXO 1 - TERMO DE COMPROMISSO Por este Instrumento, (CONCEDENTE) estabelecida (endereço), município de (cidade), (Estado), doravante designada simplesmente EMPRESA CONCEDENTE, aceita, como ESTAGIÁRIO, (nome do aluno), aluno (a) matriculado (a) e frequentando regularmente o (ano de matricula do aluno) do curso de Ciências Biológicas - Licenciatura, da UNESP Câmpus Experimental do Litoral Paulista, localizado à Praça Infante Dom Henrique, S/Nº - parque Bitaru, em São Vicente, Estado de São Paulo, a qual, neste ato, figura na qualidade de INTERVENIENTE, firmam o presente Termo de Compromisso para Estágio Curricular, conforme as condições abaixo, com fundamento na Lei nº /08: 1. O estágio será realizado em divisão ou departamento da CONCEDENTE que tenha condições de proporcionar ao ESTAGIÁRIO experiência prática na linha de formação do curso supra mencionado. 2. O planejamento, execução, acompanhamento e avaliação do ESTAGIÁRIO na CONCEDENTE serão feitos em conformidade com os currículos, programas e calendários da INSTITUIÇÃO DE ENSINO de forma a propiciar a complementação do ensino. 3. A jornada de atividade a ser cumprida pelo ESTAGIÁRIO será compatível com a carga horária acadêmica e obedecendo a legislação específica. 4. O período de estágio compreenderá de / / a / / (especificar o período não podendo ultrapassar 2 anos), podendo, entretanto, ser interrompido antes do seu término, por conveniência ou necessidade, tanto do ESTAGIÁRIO como da UNIDADE CONCEDENTE. 6. Se solicitado, a CONCEDENTE fornecerá relatório circunstanciado sobre o estágio à INSTITUIÇÃO DE ENSINO. Aplica-se a este termo de compromisso de estágio todas as obrigações previstas no convênio celebrado entre a INSTITUIÇÃO DE ENSINO e a UNIDADE CONCEDENTE, bem como as normas estabelecidas na Lei Federal nº de 25/09/2008, e legislação complementar e regulamentar. São Vicente/SP, em de de UNIDADE CONCEDENTE SUPERVISOR DO ESTÁGIO INSTITUIÇÃO DE ENSINO ORIENTADOR ESTAGIÁRIO

8 ANEXO 2 - MODELO DE OFÍCIO ENCAMINHAMENTO DE ESTAGIÁRIOS Prezado Senhor Diretor, São Vicente, de de. O Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, oferecido pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", pelo Câmpus Experimental do Litoral Paulista, em São Vicente, visa ao aperfeiçoamento da formação de novos docentes. Como parte da formação, o Curso prevê a realização do Estágio Supervisionado, cujo objetivo permitir ao aluno a vivência de experiências em sua área, com o desenvolvimento de atividades em instituições educacionais, sob a orientação do professor de Estágio e a supervisão dos profissionais que atuam nessas instituições. Para tanto, encaminhamos nosso(s) discente(s) e solicitamos de V. Sa. a permissão para que ele(s) realizem essas atividades em sua Instituição, no período de / / a / /, a serem orientadas pelo Prof. Dr., que apresentará o(s) estagiário(s) e entrará em contato com os professores que trabalham na área em que se formarão esses alunos. Contamos com a valiosa colaboração de V.Sa. e do Corpo Docente dessa Instituição de Ensino para o êxito do Estágio do(s) aluno(s):. A contribuição de seus profissionais tem fundamental importância para a formação dos novos Professores. Sendo o que se apresenta no momento, agradecemos o seu apoio à essa solicitação e enviamos nossos protestos de estima e consideração. Atenciosamente, Docente Responsável - Orientador Ao Senhor (Nome do Diretor) Diretor da Escola (Nome da Escola) São Vicente/SP

9 ANEXO 3 - MODELO DE FICHA DE DADOS Aluno Estagiário: - Orientador do Estágio: - Escola: - Endereço: - Tel.: Supervisor do Estágio: - Turma em que o aluno estagiará: Ano: ( ) Ensino Fundamental ( ) Ensino Médio Período: ( ) Manhã ( ) Tarde ( ) Noite Horário de aulas da Turma: 2ª 3ª 4ª 5ª 6ª

10 ANEXO 4 - MODELO DE PLANO DE ATIVIDADES INFORMAÇÕES GERAIS Aluno(a): CPF: Tel. Contato: ( ) Curso: Ciências Biológicas - Licenciatura Orientador: Supervisor: Escola onde será realizado o Estágio: Telefone: Período do Estágio: / a / RESUMO DAS ATIVIDADES PROPOSTAS

11 OBJETIVOS CRONOGRAMA PARECER DO ORIENTADOR

12 PARECER DA COMISSÃO DE ESTÁGIO Aprovação do Conselho de Curso / / Assinatura do Coordenador de Curso

13 ANEXO 5 - FICHA DE FREQUÊNCIA Estagiário: Curso: Ciências Biológicas - Licenciatura Escola: Supervisor de Estágio: Data Horário Atividade Ass. do Supervisor

REGULAMENTO DE ESTÁGIO PARA O CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS. TÍTULO I Da obrigatoriedade, dos objetivos e da natureza do Estágio

REGULAMENTO DE ESTÁGIO PARA O CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS. TÍTULO I Da obrigatoriedade, dos objetivos e da natureza do Estágio REGULAMENTO DE ESTÁGIO PARA O CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS Dispõe sobre as normas e diretrizes para a realização do Estágio Curricular Supervisionado do Curso de Licenciatura em Ciências

Leia mais

PORTARIA Nº 07/18 - IB-CLP

PORTARIA Nº 07/18 - IB-CLP PORTARIA Nº 07/18 - IB-CLP Dispõe sobre o Regulamento do Estágio Supervisionado Curricular do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto de Biociências do, da Universidade Estadual Paulista

Leia mais

PORTARIA D.IBB Nº 32/2008, de 31 de março de 2008

PORTARIA D.IBB Nº 32/2008, de 31 de março de 2008 D.IBB/MLMVL/rmjl PORTARIA D.IBB Nº 32/2008, de 31 de março de 2008 Dispõe sobre o Regulamento do Estágio Curricular do Curso de Ciências Biológicas Licenciatura do Instituto de Biociências. A Diretora

Leia mais

Resolução UNESP-57, de

Resolução UNESP-57, de Resolução UNESP-57, de 30-6-2014 Dispõe sobre o Regulamento Geral dos estágios curriculares dos cursos de graduação da UNESP A Vice-Reitora, no Exercício da Reitoria da Universidade Estadual Paulista Júlio

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO FACULDADE DE ENGENHARIA DE GUARATINGUETÁ

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO FACULDADE DE ENGENHARIA DE GUARATINGUETÁ UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO FACULDADE DE ENGENHARIA DE GUARATINGUETÁ REGULAMENTO DO ESTÁGIO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE DE ENGENHARIA DO CAMPUS DE GUARATINGUETÁ DA UNESP

Leia mais

PORTARIA ICT/DTA Nº 55, de 11 de setembro de

PORTARIA ICT/DTA Nº 55, de 11 de setembro de PORTARIA ICT/DTA Nº 55, de 11 de setembro de 2 015. Dispõe sobre a regulamentação de Estágio Curricular Supervisionado do Curso de Graduação em Engenharia Ambiental do Instituto de Ciência e Tecnologia

Leia mais

MANUAL DO ESTAGIÁRIO Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas Instituto de Biociências do Campus do Litoral Paulista

MANUAL DO ESTAGIÁRIO Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas Instituto de Biociências do Campus do Litoral Paulista MANUAL DO ESTAGIÁRIO Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas Instituto de Biociências do Campus do Litoral Paulista Profa. Dra. Ana Carolina Biscalquini Talamoni São Vicente 2016 Apresentação Este

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º O presente instrumento dispõe sobre as normas e procedimentos a serem observados

Leia mais

CURSO DE GRADUAÇÃO EM ZOOTECNIA REGULAMENTO DE ESTÁGIOS

CURSO DE GRADUAÇÃO EM ZOOTECNIA REGULAMENTO DE ESTÁGIOS CURSO DE GRADUAÇÃO EM ZOOTECNIA REGULAMENTO DE ESTÁGIOS Aprovado em Reunião do CCGZ em 25/10/2016. Aprovado em Reunião da CPE em 16/11/2016. Aprovado em Reunião da Congregação em 30/11/ 2016. Dispõe sobre

Leia mais

CONCLUSÃO FACULTATIVO DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

CONCLUSÃO FACULTATIVO DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS REGULAMENTO DO ESTÁGIO DESTINADO AO TRABALHO DE CONCLUSÃO FACULTATIVO DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DO INSTITUTO DE BIOCIÊNCIAS DO CAMPUS DE BOTUCATU UNESP (nos termos da Resolução UNESP

Leia mais

Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas - Regulamento da Comissão de Estágios

Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas - Regulamento da Comissão de Estágios Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas - Regulamento da Comissão de Estágios Este Regulamento dispõe sobre os princípios e diretrizes para disciplinar e metodizar os procedimentos adotados pelo Conselho

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE ENGENHARIA DE TELECOMUNICAÇÕES. CAPÍTULO I Da caracterização do Estágio

REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE ENGENHARIA DE TELECOMUNICAÇÕES. CAPÍTULO I Da caracterização do Estágio REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE ENGENHARIA DE TELECOMUNICAÇÕES CAPÍTULO I Da caracterização do Estágio Artigo 1 - O Estágio caracteriza-se pelo desenvolvimento de atividades de pesquisa,

Leia mais

PORTARIA D.IBB nº 80, de 03 de Julho de 2015

PORTARIA D.IBB nº 80, de 03 de Julho de 2015 D.IBB/MDC/rmjl PORTARIA D.IBB nº 80, de 03 de Julho de 2015 Dispõe sobre o Regulamento para o Estágio Supervisionado do Curso de Ciências Biomédicas - Currículo 2013 do Instituto de Biociências A Diretora

Leia mais

PORTARIA CE Nº 48, de 04 de novembro de 2015.

PORTARIA CE Nº 48, de 04 de novembro de 2015. PORTARIA CE Nº 48, de 04 de novembro de 2015. Regulamenta a realização de estágios dos alunos dos Cursos de Graduação do Campus de Itapeva. O Coordenador Executivo no uso de suas atribuições legais, expede

Leia mais

NÚCLEO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DA FACHUSC FACULDADE DE CIENCIAS HUMANAS DO SERTÃO CENTRAL REGULAMENTO

NÚCLEO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DA FACHUSC FACULDADE DE CIENCIAS HUMANAS DO SERTÃO CENTRAL REGULAMENTO DA FACHUSC FACULDADE DE CIENCIAS HUMANAS DO SERTÃO CENTRAL REGULAMENTO O Núcleo de Estágio Supervisionado é um órgão de assessoramento das coordenações de curso, é um núcleo de apoio didático-pedagógico

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIOS

REGULAMENTO DE ESTÁGIOS REGULAMENTO DE ESTÁGIOS Dispõe sobre os princípios e diretrizes para disciplinar e regulamentar os procedimentos a serem adotados pelo Conselho de Curso de Engenharia Civil da Faculdade de Engenharia de

Leia mais

PORTARIA CE Nº 08 de 11 de março de 2013.

PORTARIA CE Nº 08 de 11 de março de 2013. PORTARIA CE Nº 08 de 11 de março de 2013. Regulamenta a realização de estágios dos alunos do Curso de Graduação em Engenharia Industrial Madeireira do Campus Experimental de Itapeva. O Vice-Coordenador

Leia mais

Regulamento de Estágio Obrigatório do Curso de Bacharelado em Agronomia - Instituto Federal Sudeste de Minas Gerais Campus Barbacena

Regulamento de Estágio Obrigatório do Curso de Bacharelado em Agronomia - Instituto Federal Sudeste de Minas Gerais Campus Barbacena Regulamento de Estágio Obrigatório do Curso de Bacharelado em Agronomia - Instituto Federal Sudeste de Minas Gerais Campus Barbacena CAPÍTULO I Da caracterização do Estágio Supervisionado Art. 1º O estágio

Leia mais

Câmpus de Presidente Prudente

Câmpus de Presidente Prudente REGULAMENTO PARA ESTÁGIO SUPERVISONADO CURSO DE ARQUITETURA E URBANSMO Departamento de Planejamento, Urbanismo e Ambiente Faculdade de Ciências e Tecnologia Universidade Estadual Paulista, Campus de Presidente

Leia mais

Portaria CEDRAC Nº 025/2010 CE

Portaria CEDRAC Nº 025/2010 CE ESTADUAL PAULISTA Portaria CEDRAC Nº 025/2010 CE Regulamenta o Estágio Supervisionado Obrigatório dos alunos do Curso de Zootecnia do Campus Experimental de Dracena. O Coordenador Executivo do, no uso

Leia mais

ANEXO II REGULAMENTO DOS ESTÁGIOS CURRICULARES SUPERVISIONADOS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS - LICENCIATURA

ANEXO II REGULAMENTO DOS ESTÁGIOS CURRICULARES SUPERVISIONADOS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS - LICENCIATURA ANEXO II REGULAMENTO DOS ESTÁGIOS CURRICULARES SUPERVISIONADOS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS - LICENCIATURA REGULAMENTO DOS ESTÁGIOS CURRICULARES SUPERVISIONADOS SEÇÃO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO DO CURSO DE PEDAGOGIA

REGULAMENTO DE ESTÁGIO DO CURSO DE PEDAGOGIA DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA MODALIDADE PRESENCIAL REGULAMENTO DE ESTÁGIO DO CURSO DE PEDAGOGIA LAVRAS, 2017 CAPÍTULO I Da natureza Art. 1.ºO Estágio Curricular Supervisionado

Leia mais

REGULAMENTO DO COMPONENTE: ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO CAPÍTULO I DA CARACTERIZAÇÃO

REGULAMENTO DO COMPONENTE: ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO CAPÍTULO I DA CARACTERIZAÇÃO REGULAMENTO DO COMPONENTE: ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO CAPÍTULO I DA CARACTERIZAÇÃO Art. 1º O componente Estágio Curricular Supervisionado em Biotecnologia éparte integrante do currículo pleno do

Leia mais

PORTARIA D.IBB Nº 58/2011, de 20 de junho de 2011

PORTARIA D.IBB Nº 58/2011, de 20 de junho de 2011 D.IBB/RESD/rmjl PORTARIA D.IBB Nº 58/2011, de 20 de junho de 2011 Dispõe sobre o Regulamento do Estágio Curricular do Curso de Ciências Biomédicas do Instituto de Biociências. O Diretor do Instituto de

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 171/2009/CONEPE. O CONSELHO DO ENSINO, DA PESQUISA E DA EXTENSÃO da UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE, no uso de suas atribuições legais e,

RESOLUÇÃO Nº 171/2009/CONEPE. O CONSELHO DO ENSINO, DA PESQUISA E DA EXTENSÃO da UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE, no uso de suas atribuições legais e, SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE CONSELHO DO ENSINO, DA PESQUISA E DA EXTENSÃO RESOLUÇÃO Nº 171/2009/CONEPE Aprova alteração nas Normas de Estágio do Curso

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DO CÂMPUS DO PANTANAL / UFMS. TÍTULO I Da Natureza, dos Fins e Objetivos

REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DO CÂMPUS DO PANTANAL / UFMS. TÍTULO I Da Natureza, dos Fins e Objetivos REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DO CÂMPUS DO PANTANAL / UFMS TÍTULO I Da Natureza, dos Fins e Objetivos CAPÍTULO I Da Natureza e dos Fins Art. 1 - Considera-se como Estágio

Leia mais

NORMAS DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO - CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS GRAU LICENCIATURA. Título I DA CONCEITUAÇÃO E OBRIGATORIEDADE

NORMAS DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO - CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS GRAU LICENCIATURA. Título I DA CONCEITUAÇÃO E OBRIGATORIEDADE NORMAS DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO - CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS GRAU LICENCIATURA Título I DA CONCEITUAÇÃO E OBRIGATORIEDADE Art. 1º. Entende-se por Estágio Curricular Supervisionado o ato educativo

Leia mais

Art. 6º. O Estágio Curricular Supervisionado comporta os seguintes atores:

Art. 6º. O Estágio Curricular Supervisionado comporta os seguintes atores: REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DOS CURSOS DE LICENCIATURA DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUDESTE DE MINAS GERAIS CAMPUS BARBACENA Art. 1º. Este instrumento

Leia mais

Portaria Nº 12, de 03 de abril de 2017.

Portaria Nº 12, de 03 de abril de 2017. Portaria Nº 12, de 03 de abril de 2017. Regulamenta o Estágio Supervisionado Obrigatório dos alunos do Curso de Graduação em Engenharia Agronômica da Faculdade de Ciências Agrárias e Tecnológicas da Unesp

Leia mais

REGULAMENTO INTERNO DO ESTÁGIO DO CURSO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS TITULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

REGULAMENTO INTERNO DO ESTÁGIO DO CURSO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS TITULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES REGULAMENTO INTERNO DO ESTÁGIO DO CURSO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS TITULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º. Este regulamento normatiza o aproveitamento das 120 horas do Estágio do Curso de Graduação

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO EXTRACURRICULAR DO CENTRO DE CIÊNCIAS DA ECONOMIA E INFORMÁTICA

REGULAMENTO DE ESTÁGIO EXTRACURRICULAR DO CENTRO DE CIÊNCIAS DA ECONOMIA E INFORMÁTICA Universidade da Região da Campanha Centro de Ciências da Economia e Informática REGULAMENTO DE ESTÁGIO EXTRACURRICULAR DO CENTRO DE CIÊNCIAS DA ECONOMIA E INFORMÁTICA CAPÍTULO I DA CARACTERIZAÇÃO DO ESTÁGIO

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS BACHARELADO - FCBA/UFGD. Capítulo I DA REGULAMENTAÇÃO

REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS BACHARELADO - FCBA/UFGD. Capítulo I DA REGULAMENTAÇÃO REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS BACHARELADO - FCBA/UFGD Capítulo I DA REGULAMENTAÇÃO Art. 1º O Regulamento do Estágio Supervisionado em Ciências Biológicas, do Curso

Leia mais

RESOLUÇÃO CCLEEAD N O 3/2016

RESOLUÇÃO CCLEEAD N O 3/2016 Universidade Federal da Paraíba Unidade de Educação a Distância UFPB - Virtual Centro de Ciências Aplicadas e Educação Curso de Licenciatura em Letras - Língua Espanhola RESOLUÇÃO CCLEEAD N O 3/2016 Regulamenta

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR DO CURSO DE ENGENHARIA CARTOGRÁFICA E DE AGRIMENSURA CAPÍTULO I DA OBRIGATORIEDADE, DOS OBJETIVOS E DA NATUREZA

REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR DO CURSO DE ENGENHARIA CARTOGRÁFICA E DE AGRIMENSURA CAPÍTULO I DA OBRIGATORIEDADE, DOS OBJETIVOS E DA NATUREZA REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR DO CURSO DE ENGENHARIA CARTOGRÁFICA E DE AGRIMENSURA Este Regulamento disciplina o Estágio Curricular do Curso de Graduação em Engenharia Cartográfica e de Agrimensura,

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO 1 UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO MINUTA RESOLUÇÃO/UEPB/CONSEPE/XX/2013 Regulamenta e define a carga horária e a ementa do componente curricular Estágio Supervisionado,

Leia mais

Câmpus Experimental de Itapeva

Câmpus Experimental de Itapeva CONVÊNIO QUE ENTRE SI CELEBRAM A UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JULIO DE MESQUITA FILHO E A EMPRESA INSERIR O NOME COMPLETO DA EMPRESA Nome completo da empresa Logradouro (Av., Rua etc) e número Por este

Leia mais

RESOLUÇÃO. Esta Resolução entra em vigor nesta data, revogadas as disposições contrárias. São Paulo, 25 de junho de 2008.

RESOLUÇÃO. Esta Resolução entra em vigor nesta data, revogadas as disposições contrárias. São Paulo, 25 de junho de 2008. RESOLUÇÃO CONSEPE 18/2008 APROVA O REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM HOTELARIA, DO CÂMPUS DE BRAGANÇA PAULISTA DA UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO. O Presidente do Conselho

Leia mais

MANUAL DE ESTÁGIO Licenciaturas em: - Geografia - História - Informática - Letras

MANUAL DE ESTÁGIO Licenciaturas em: - Geografia - História - Informática - Letras MANUAL DE ESTÁGIO Licenciaturas em: - Geografia - História - Informática - Letras Rio de Janeiro Julho/2013 Atualizado em Novembro/2016 1 SUMÁRIO 1. Apresentação... 3 2. Definição... 3 3. Objetivos do

Leia mais

REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DOS CURSOS DE LICENCIATURA

REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DOS CURSOS DE LICENCIATURA Anexo à Resolução nº 06 de 16 de maio de 2011. REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DOS CURSOS DE LICENCIATURA CAPÍTULO I DA NATUREZA E DAS FINALIDADES 2 CAPÍTULO II DAS COMPETÊNCIAS 2 CAPÍTULO

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO DO CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ CÂMPUS FOZ DO IGUAÇU CAPÍTULO I DA NATUREZA DOS ESTÁGIOS

REGULAMENTO DE ESTÁGIO DO CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ CÂMPUS FOZ DO IGUAÇU CAPÍTULO I DA NATUREZA DOS ESTÁGIOS REGULAMENTO DE ESTÁGIO DO CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ CÂMPUS FOZ DO IGUAÇU Em consonância com o disposto na Lei nº 11.788 e com o Regulamento de Estágios do IFPR; CAPÍTULO

Leia mais

PORTARIA D.IBB Nº 69/2012, de 22 de junho de 2012

PORTARIA D.IBB Nº 69/2012, de 22 de junho de 2012 D.IBB/RESD/rmjl PORTARIA D.IBB Nº 69/2012, de 22 de junho de 2012 Dispõe sobre o Regulamento do Estágio Curricular Obrigatório do Curso de Física Médica do Instituto de Biociências. O Diretor do Instituto

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA RESOLUÇÃO Nº 04/2016, DO CONSELHO DA FACULDADE DE MATEMÁTICA Estabelece Normas Complementares de Estágio Não Obrigatório para o Curso de Graduação em Estatística da Faculdade de Matemática da Universidade

Leia mais

BACHARELADO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

BACHARELADO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO DO CURSO DE BACHARELADO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DO INSTITUTO DE BIOCIÊNCIAS DO CAMPUS DE BOTUCATU UNESP (nos termos da Resolução UNESP 35/2004) APRESENTAÇÃO

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR NÃO OBRIGATÓRIO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, LICENCIATURA REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR NÃO OBRIGATÓRIO Das Disposições Gerais O presente

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO DO CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

REGULAMENTO DE ESTÁGIO DO CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES REGULAMENTO DE ESTÁGIO DO CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES O presente Regulamento de Estágios visa disciplinar os estágios do curso de Engenharia da Computação,

Leia mais

RESOLUÇÃO. Bragança Paulista, 30 de junho de Gilberto Gonçalves Garcia, OFM Presidente

RESOLUÇÃO. Bragança Paulista, 30 de junho de Gilberto Gonçalves Garcia, OFM Presidente RESOLUÇÃO CONSEPE 73/2006 APROVA O REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE PSICOLOGIA, DO CÂMPUS DE SÃO PAULO, DA UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO. O Presidente do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão

Leia mais

Manual do Estágio Supervisionado

Manual do Estágio Supervisionado IBB Ano 2015 1. APRESENTAÇÃO: A partir do 1º Semestre Letivo de 2016, os alunos em fase de conclusão do Curso de (Currículo 2013) deverão realizar o Estágio Curricular Supervisionado. O presente manual

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO E DA COE DO CURSO DE MATEMÁTICA - LICENCIATURA CÂMPUS DE TRÊS LAGOAS UFMS ANO 2017 CAPÍTULO I DA REGULAMENTAÇÃO

REGULAMENTO DE ESTÁGIO E DA COE DO CURSO DE MATEMÁTICA - LICENCIATURA CÂMPUS DE TRÊS LAGOAS UFMS ANO 2017 CAPÍTULO I DA REGULAMENTAÇÃO REGULAMENTO DE ESTÁGIO E DA COE DO CURSO DE MATEMÁTICA - LICENCIATURA CÂMPUS DE TRÊS LAGOAS UFMS ANO 2017 CAPÍTULO I DA REGULAMENTAÇÃO Art. 1º O Regulamento de Estágio do Curso de Matemática do Câmpus

Leia mais

R E S O L U Ç Ã O Nº 009/2010-CEP

R E S O L U Ç Ã O Nº 009/2010-CEP R E S O L U Ç Ã O Nº 009/2010-CEP CERTIDÃO Certifico que a presente resolução foi afixada em local de costume, nesta Reitoria, no dia 23/7/2010. Isac Ferreira Lopes, Secretário. Dispõe sobre o componente

Leia mais

REGULAMENTO DO ESTÁGIO OBRIGATÓRIO CURSO DE MATEMÁTICA CAPÍTULO I DA NATUREZA DO ESTÁGIO

REGULAMENTO DO ESTÁGIO OBRIGATÓRIO CURSO DE MATEMÁTICA CAPÍTULO I DA NATUREZA DO ESTÁGIO REGULAMENTO DO ESTÁGIO OBRIGATÓRIO CURSO DE MATEMÁTICA DA NATUREZA DO ESTÁGIO Art. 1º O Estágio Obrigatório é uma atividade curricular obrigatória de caráter prático, de aprimoramento educacional, técnico,

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO Câmpus de Sorocaba

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO Câmpus de Sorocaba UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO Câmpus de Sorocaba Regulamentação de Estágio dos Cursos de Graduação em Engenharia Ambiental e Engenharia de Controle e Automação do Instituto de

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO

REGULAMENTO DE ESTÁGIO REGULAMENTO DE ESTÁGIO O presente regulamento normatiza a atividade de Estágio, componente dos Projetos Pedagógicos dos cursos oferecidos pela Faculdades Gammon, mantida pela Fundação Gammon de Ensino

Leia mais

REGIMENTO PARA ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DOS CURSOS DE LICENCIATURA DO INSTITUTO FEDERAL DO SUDESTE DE MINAS GERAIS CAMPUS BARBACENA

REGIMENTO PARA ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DOS CURSOS DE LICENCIATURA DO INSTITUTO FEDERAL DO SUDESTE DE MINAS GERAIS CAMPUS BARBACENA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL SUDESTE DE MINAS GERAIS CAMPUS BARBACENA REGIMENTO PARA ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DOS CURSOS DE LICENCIATURA

Leia mais

RESOLUÇÃO N 43/2009/CONEPE. O CONSELHO DO ENSINO, DA PESQUISA E DA EXTENSÃO da UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE no uso de suas atribuições legais e;

RESOLUÇÃO N 43/2009/CONEPE. O CONSELHO DO ENSINO, DA PESQUISA E DA EXTENSÃO da UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE no uso de suas atribuições legais e; SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE CONSELHO DO ENSINO, DA PESQUISA E DA EXTENSÃO RESOLUÇÃO N 43/2009/CONEPE Aprova Normas de Estágio Curricular Obrigatório do

Leia mais

PRÓ-REITORIA ACADÊMICA COORDENAÇÃO DE ESTÁGIOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO - BACHARELADOS DO UNILASALLE NORMAS DE FUNCIONAMENTO

PRÓ-REITORIA ACADÊMICA COORDENAÇÃO DE ESTÁGIOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO - BACHARELADOS DO UNILASALLE NORMAS DE FUNCIONAMENTO PRÓ-REITORIA ACADÊMICA COORDENAÇÃO DE ESTÁGIOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO - BACHARELADOS DO UNILASALLE NORMAS DE FUNCIONAMENTO Disciplinas de Estágio Supervisionado Art. 1º De acordo

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ CAMPUS AVANÇADO EM JANDAIA DO SUL

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ CAMPUS AVANÇADO EM JANDAIA DO SUL REGULAMENTO DE ESTÁGIO DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS EXATAS Capítulo I DA NATUREZA Art. 1º. O Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Ciências Exatas do Campus Jandaia do Sul da UFPR prevê

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA PPGCI Nº 01/2018 ESTÁGIO DE DOCÊNCIA

INSTRUÇÃO NORMATIVA PPGCI Nº 01/2018 ESTÁGIO DE DOCÊNCIA INSTRUÇÃO NORMATIVA PPGCI Nº 01/2018 ESTÁGIO DE DOCÊNCIA Considerando o disposto na Resolução nº 4 de 22 de janeiro de 1997 e na Resolução nº 78 de 6 de setembro de 2002, que regulamenta o estágio de docência

Leia mais

RESOLUÇÃO CONSEPE 149/2009. O CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO CONSEPE, no uso de suas atribuições,

RESOLUÇÃO CONSEPE 149/2009. O CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO CONSEPE, no uso de suas atribuições, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA Autorizada pelo Decreto Federal N o 77.496 de 27/04/76 Reconhecida pela Portaria Ministerial N o 874/86 de 19/12/86 GABINETE DA REITORIA RESOLUÇÃO CONSEPE 149/2009

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 165/2009/CONEPE

RESOLUÇÃO Nº 165/2009/CONEPE SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE CONSELHO DO ENSINO, DA PESQUISA E DA EXTENSÃO RESOLUÇÃO Nº 165/2009/CONEPE Aprova Normas de Estágio Curricular Obrigatório

Leia mais

INSTRUÇÕES NORMATIVAS DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

INSTRUÇÕES NORMATIVAS DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO INSTRUÇÕES NORMATIVAS DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO RESOLUÇÃO Nº 02, de 14 de agosto de 2018 Dispõe sobre a execução e avaliação do Estágio Curricular Supervisionado (ECS) dos alunos do Curso de

Leia mais

RESOLUÇÃO. Esta Resolução entra em vigor nesta data, revogadas as disposições contrárias. São Paulo, 25 de junho de 2008.

RESOLUÇÃO. Esta Resolução entra em vigor nesta data, revogadas as disposições contrárias. São Paulo, 25 de junho de 2008. RESOLUÇÃO CONSEPE 17/2008 APROVA O REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE TURISMO, DO CÂMPUS DE BRAGANÇA PAULISTA DA UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO. O Presidente

Leia mais

MANUAL DE PROCEDIMENTOS PARA PRATICA DE DOCÊNCIA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (PPGEd) DA UNOESC CAPÍTULO I

MANUAL DE PROCEDIMENTOS PARA PRATICA DE DOCÊNCIA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (PPGEd) DA UNOESC CAPÍTULO I MANUAL DE PROCEDIMENTOS PARA PRATICA DE DOCÊNCIA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (PPGEd) DA UNOESC CAPÍTULO I DA FINALIDADE E DO OBJETIVO DA PRÁTICA DE DOCÊNCIA Art. 1º A Prática de Docência constitui

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO DE JANEIRO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO DE JANEIRO Anexo à Resolução nº 27 de 24 de outubro de 2018. REGULAMENTO DO ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DOS CURSOS DE LICENCIATURA Sumário CAPÍTULO I DA NATUREZA E DAS FINALIDADES 2 CAPÍTULO II DAS COMPETÊNCIAS 2 CAPÍTULO

Leia mais

RESOLUÇÃO. Bragança Paulista, 16 de dezembro de José Antonio Cruz Duarte, OFM Vice-Reitor no exercício da Presidência

RESOLUÇÃO. Bragança Paulista, 16 de dezembro de José Antonio Cruz Duarte, OFM Vice-Reitor no exercício da Presidência RESOLUÇÃO CONSEPE 98/2009 APROVA O REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ARQUITETURA E URBANISMO, DO CAMPUS DE ITATIBA DA UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO. O Vice-Reitor da Universidade São Francisco, no

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 37, DE 28 DE MAIO DE Art. 2º Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação.

RESOLUÇÃO Nº 37, DE 28 DE MAIO DE Art. 2º Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação. RESOLUÇÃO Nº 37, DE 28 DE MAIO DE 2015. O COLEGIADO DE CURSO DO CURSO DE MATEMÁTICA - LICENCIATURA do Instituto de Matemática da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, no uso de suas atribuições

Leia mais

NORMAS PARA ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO EM JORNALISMO

NORMAS PARA ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO EM JORNALISMO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS DEPARTAMENTO DE LETRAS E COMUNICAÇÃO COLEGIADO DO CURSO JORNALISMO NORMAS PARA ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO

Leia mais

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSOS DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UTFPR-DV

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSOS DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UTFPR-DV Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSOS DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UTFPR-DV APROVADO EM REUNIÃO ORDINÁRIA DO COLEGIADO

Leia mais

PORTARIA IGCE/DTA nº 041/2018, de 12 de abril de 2018.

PORTARIA IGCE/DTA nº 041/2018, de 12 de abril de 2018. PORTARIA IGCE/DTA nº 041/2018, de 12 de abril de 2018. Dispõe sobre o Regulamento do Estágio Supervisionado Obrigatório do Curso de Graduação em Geologia. O Diretor do Instituto de Geociências e Ciências

Leia mais

REGULAMENTO Nº 009/2018, DE 18/12/2018.

REGULAMENTO Nº 009/2018, DE 18/12/2018. REGULAMENTO Nº 009/2018, DE 18/12/2018. ESTABELECE CRITÉRIOS PARA O DESENVOLVIMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DA FACELI E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. A Diretora

Leia mais

Normatização de estágio do IFC

Normatização de estágio do IFC ESTÁGIOS Normatização de estágio do IFC Nacional: Lei nº11.788, de Setembro de 2008; Institucional: RESOLUÇÃO Ad Referendum Nº 014/2013 CONSELHO SUPERIOR 17/05/2013; Campus Santa Rosa do Sul: Projeto Pedagógico

Leia mais

DISPOSIÇÕES GERAIS DO SUPERVISOR DE ESTÁGIO

DISPOSIÇÕES GERAIS DO SUPERVISOR DE ESTÁGIO REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO PARA O CURSO DE GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA HABILITAÇÃO LICENCIATURA - MODALIDADE PRESENCIAL - CAMPUS DE IVAIPORÃ (CRV) DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 1º O Estágio Curricular

Leia mais

Regulamento de Estágios do Curso de Graduação em Engenharia Mecânica

Regulamento de Estágios do Curso de Graduação em Engenharia Mecânica Regulamento de Estágios do Curso de Graduação em Engenharia Mecânica REGULAMENTO DE ESTÁGIOS Dispõe sobre os princípios e diretrizes para disciplinar e metodizar os procedimentos adotados pelo Conselho

Leia mais

R E S O L V E: Considerando a necessidade de regulamentar o Estágio Supervisionado Obrigatório, com base na Lei de 26/09/2008.

R E S O L V E: Considerando a necessidade de regulamentar o Estágio Supervisionado Obrigatório, com base na Lei de 26/09/2008. RESOLUÇÃO Nº 678/2008. EMENTA: Estabelece normas para organização e regulamentação do Estágio Supervisionado Obrigatório para os estudantes dos Cursos de Graduação da UFRPE e dá outras providências. O

Leia mais

NORMAS COMPLEMENTARES DE ESTÁGIOS DO CURSO DE QUÍMICA INDUSTRIAL. REGULAMENTAÇÃO (CONFORME A RESOLUÇÃO nº 24/2012, DO CONSELHO DE GRADUAÇÃO).

NORMAS COMPLEMENTARES DE ESTÁGIOS DO CURSO DE QUÍMICA INDUSTRIAL. REGULAMENTAÇÃO (CONFORME A RESOLUÇÃO nº 24/2012, DO CONSELHO DE GRADUAÇÃO). NORMAS COMPLEMENTARES DE ESTÁGIOS DO CURSO DE QUÍMICA INDUSTRIAL REGULAMENTAÇÃO (CONFORME A RESOLUÇÃO nº 24/2012, DO CONSELHO DE GRADUAÇÃO). Sumário CAPÍTULO I DA CONCEITUAÇÃO... 3 CAPÍTULO II DOS OBJETIVOS...

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº. 051, DE 24 DE MARÇO DE 2016.

RESOLUÇÃO Nº. 051, DE 24 DE MARÇO DE 2016. RESOLUÇÃO Nº. 051, DE 24 DE MARÇO DE 2016. O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E CULTURA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS, no uso de suas atribuições legais e considerando o Parecer nº 28/2016

Leia mais

U n i v e rsidade Es tadual de Maringá Centro de Ciências Biológicas

U n i v e rsidade Es tadual de Maringá Centro de Ciências Biológicas fl. 1 RESOLUÇÃO N 057/2011-CI/CCB CERTIDÃO Certifico que a presente resolução foi afixada em local de costume, neste Centro e no site http://ccb.uem.br, no dia 15/12/2011. Aprova reformulação do projeto

Leia mais

ATO DE DELIBERAÇÃO Nº 004/ Dispõe sobre as atividades do SERVIÇO DE ASSISTÊNCIA JURÍDICA GRATUITA SAJUG e dá outras providências

ATO DE DELIBERAÇÃO Nº 004/ Dispõe sobre as atividades do SERVIÇO DE ASSISTÊNCIA JURÍDICA GRATUITA SAJUG e dá outras providências ATO DE DELIBERAÇÃO Nº 004/2017 1 Dispõe sobre as atividades do SERVIÇO DE ASSISTÊNCIA JURÍDICA GRATUITA SAJUG e dá outras providências Capítulo I Da Organização e Finalidade Art. 1 - O Serviço de Assistência

Leia mais

REGULAMENTO DO NÚCLEO DE PRÁTICAS ADMINISTRATIVAS E CONTÁBEIS NUPAC

REGULAMENTO DO NÚCLEO DE PRÁTICAS ADMINISTRATIVAS E CONTÁBEIS NUPAC FACULDADE DE ENSINO SUPERIOR DA AMAZÔNIA REUNIDA CONSELHO SUPERIOR DA FESAR DIRETORIA ACADÊMICA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA COORDENAÇÃO DO CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO COORDENAÇÃO DO CURSO DE BACHARELADO

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DO CURSO DE PEDAGOGIA LICENCIATURA CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES E FINALIDADES

REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DO CURSO DE PEDAGOGIA LICENCIATURA CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES E FINALIDADES REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DO CURSO DE PEDAGOGIA LICENCIATURA CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES E FINALIDADES Art. 1º Este regulamento tem por finalidade, fixar as normas técnico-operativas,

Leia mais

EDITAL Nº 001/2018 PROGRAD/UNESPAR. Inscrição e Seleção de Projetos de Docentes ao Programa de Monitoria Acadêmica Voluntária da UNESPAR

EDITAL Nº 001/2018 PROGRAD/UNESPAR. Inscrição e Seleção de Projetos de Docentes ao Programa de Monitoria Acadêmica Voluntária da UNESPAR EDITAL Nº 001/2018 PROGRAD/UNESPAR Inscrição e Seleção de Projetos de Docentes ao Programa de Monitoria Acadêmica Voluntária da UNESPAR A Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROGRAD) da Universidade Estadual

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO DO CURSO DE LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO

REGULAMENTO DE ESTÁGIO DO CURSO DE LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO REGULAMENTO DE ESTÁGIO DO CURSO DE LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO Capítulo I DA NATUREZA Art. 1º. O Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Computação do Câmpus Jandaia do Sul da UFPR prevê a realização

Leia mais

REGULAMENTAÇÃO DO ESTÁGIO CURRICULAR DO CURSO DE ENGENHARIA AGRÍCOLA E AMBIENTAL

REGULAMENTAÇÃO DO ESTÁGIO CURRICULAR DO CURSO DE ENGENHARIA AGRÍCOLA E AMBIENTAL REGULAMENTAÇÃO DO ESTÁGIO CURRICULAR DO CURSO DE ENGENHARIA AGRÍCOLA E AMBIENTAL DA NATUREZA E CARACTERIZAÇÃO Art. 1º. A Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) concebe o estágio como uma

Leia mais

Curso de Graduação em Engenharia Mecânica

Curso de Graduação em Engenharia Mecânica Curso de Graduação em Engenharia Mecânica NORMA PARA ESTÁGIO CAPÍTULO I - Das Disposições Preliminares Art. 1 - A presente norma tem como objetivo regulamentar a realização de estágios pelos alunos do

Leia mais

Normativa Interna N 04/2018 CEPROD, de 21 de agosto de 2018.

Normativa Interna N 04/2018 CEPROD, de 21 de agosto de 2018. Normativa Interna N 04/2018 CEPROD, de 21 de agosto de 2018. DISPÕE SOBRE AS NORMAS PARA ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO E EXTRACURRICULAR DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, DA UNIVERSIDADE

Leia mais

Resolução Nº 02, de 28 de junho de 2016.

Resolução Nº 02, de 28 de junho de 2016. UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ Resolução Nº 02, de 28 de junho de 2016. Regulamenta no âmbito do Conselho da Faculdade de Engenharia de Materiais a realização do Estágio Supervisionado como procedimento

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CURSO DE GRADUAÇÃO EM FONOAUDIOLOGIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CURSO DE GRADUAÇÃO EM FONOAUDIOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CURSO DE GRADUAÇÃO EM FONOAUDIOLOGIA REGULAMENTO DE ESTÁGIOS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM FONOAUDIOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA

Leia mais

P O R T A R I A CAPÍTULO II - DOS OBJETIVOS

P O R T A R I A CAPÍTULO II - DOS OBJETIVOS UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Júlio de Mesquita Filho CCaamppuuss EExxppeer rimeennt taal l ddee RReeggi isst troo P O R T A R I A N o 09/2006-DTA. Dispõe sobre o Regulamento do Estágio Curricular Profissionalizante

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR NÃO OBRIGATÓRIO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, LICENCIATURA Currículo 3910 REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR NÃO OBRIGATÓRIO Das Disposições

Leia mais

REGIMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE

REGIMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE REGIMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO DO IFBA- CAMPUS SANTO AMARO Página 1 de REGIMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO DO INSTITUTO

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO. Campus de Blumenau. Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO. Campus de Blumenau. Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas 3 REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO Campus de Blumenau Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas O Diretor Geral Pró Tempore do Instituto Federal Catarinense Campus de Blumenau,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CCS DEPARTAMENTO DE FONOAUDIOLOGIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CCS DEPARTAMENTO DE FONOAUDIOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CCS DEPARTAMENTO DE FONOAUDIOLOGIA REGULAMENTO DE ESTÁGIOS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM FONOAUDIOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

Leia mais

REGULAMENTO GERAL PARA REALIZAÇÃO DE ESTÁGIO NÃO-OBRIGATÓRIO EM ADMINISTRAÇÃO NA MODALIDADE A DISTÂNCIA EAD

REGULAMENTO GERAL PARA REALIZAÇÃO DE ESTÁGIO NÃO-OBRIGATÓRIO EM ADMINISTRAÇÃO NA MODALIDADE A DISTÂNCIA EAD REGULAMENTO GERAL PARA REALIZAÇÃO DE ESTÁGIO NÃO-OBRIGATÓRIO EM ADMINISTRAÇÃO NA MODALIDADE A DISTÂNCIA EAD O presente Regulamento tem o intuito de estabelecer normas gerais para cumprimento da Lei nº.

Leia mais

REGULAMENTO GERAL DO ESTÁGIO CURRICULAR NÃO OBRIGATÓRIO BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

REGULAMENTO GERAL DO ESTÁGIO CURRICULAR NÃO OBRIGATÓRIO BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO REGULAMENTO GERAL DO ESTÁGIO CURRICULAR NÃO OBRIGATÓRIO BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Bauru - 2017 APRESENTAÇÃO O tem como objetivo principal proporcionar, ao aluno do Curso de Bacharelado em Sistemas

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS DOS CURSOS SUPERIORES DE LICENCIATURA

REGULAMENTO DE ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS DOS CURSOS SUPERIORES DE LICENCIATURA REGULAMENTO DE ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS DOS CURSOS SUPERIORES DE LICENCIATURA Normatiza a realização dos estágios supervisionados previstos nas Matrizes Curriculares dos Cursos Superiores de Licenciatura

Leia mais

REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DO CURSO DE ENGENHARIA AGRONÔMICA DA UNIVASF CAPITULO I DA NATUREZA E CARACTERIZAÇÃO

REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DO CURSO DE ENGENHARIA AGRONÔMICA DA UNIVASF CAPITULO I DA NATUREZA E CARACTERIZAÇÃO REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DO CURSO DE ENGENHARIA AGRONÔMICA DA UNIVASF CAPITULO I DA NATUREZA E CARACTERIZAÇÃO Art. 1 o. A Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)

Leia mais

Colegiado do Curso de Química Grau Acadêmico Licenciatura. Regulamentação do Estágio Supervisionado I. DA CONCEITUAÇÃO

Colegiado do Curso de Química Grau Acadêmico Licenciatura. Regulamentação do Estágio Supervisionado I. DA CONCEITUAÇÃO Colegiado do Curso de Química Grau Acadêmico Licenciatura Regulamentação do Estágio Supervisionado I. DA CONCEITUAÇÃO Art. 1º. A unidade curricular Estágio Supervisionado visa o aprendizado de competências

Leia mais

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE FILOSOFIA DA USJT CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE FILOSOFIA DA USJT CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE FILOSOFIA DA USJT CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º Este Regulamento estabelece as normas para o cumprimento da carga horária mínima em Estágio

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA DE BOM DESPACHO. Gabinete da Reitoria RESOLUÇÃO CONSU Nº 24, DE 11 DE JULHO DE 2018

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA DE BOM DESPACHO. Gabinete da Reitoria RESOLUÇÃO CONSU Nº 24, DE 11 DE JULHO DE 2018 CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA DE BOM DESPACHO Gabinete da Reitoria RESOLUÇÃO CONSU Nº 24, DE 11 DE JULHO DE 2018 A Presidente em exercício do Conselho Universitário (CONSU), Reitora do Centro Universitário

Leia mais

REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS CAMPUS OURO BRANCO REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

Leia mais