Redes de Computadores. Tiago Alves de Oliveira

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Redes de Computadores. Tiago Alves de Oliveira"

Transcrição

1 Redes de Computadores Tiago Alves de Oliveira

2 Ementa Características Gerais e Aplicações; Estruturas, Topologias e Meios de Transmissão; Protocolos de Comunicação; Detalhamento dos Níveis do Modelo OSI da ISO; Análise de Algumas Redes do Ponto de Vista do Modelo OSI; Sistemas Operacionais para Redes; Desempenho, Custos e Segurança em Redes de Computadores; Aspectos de LAN's, MAN's e WAN's.

3 BIBLIOGRAFIA BÁSICA WETHERALL, J., TANENBAUM, D., ANDREW: Redes de Computadores. Tradução da 5a.edição, PEARSON EDUCATION BR. OLIFER, N., OLIFER, V.: "Redes de Computadores: princípios, tecnologias e protocolos para o projeto de redes". Editora LTC, ISBN KUROSE, J. F.; ROSS, K. W.: "Redes de Computadores e a Internet: uma aborgagem topdown". Tradução da 5a.edição, Editora Pearson.

4 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR Coelho, Paulo Eustáquio: "Projeto de Redes Locais com Cabeamento Estruturado". Instituto Online ( 2003; FOROUZAN, Behrouza. Comunicação de dados e redes de computadores. Porto Alegre:Bookman, PETERSON, Larry ; DAVIE, Bruce S.. Redes de computadores: uma abordagem sistêmica. 3. ed. Rio de Janeiro: Campus, SOARES, Luis Fernando Gomes; SOUZA FILHO, Guido Lemos de; COLCHER, Sérgio. Redes de Computadores: das LAN s, MAN s e WAN s às Redes ATM". Rio de Janeiro: Campus, STALLINGS, Willian. Data and computer communication. 9th ed. Boston: Pearson Prentice Hall, 2010.

5 Distribuição de Pontos 1ª Etapa: 20 pontos de prova; 10 pontos de trabalho. 2ª Etapa: 20 pontos de prova; 15 pontos de trabalho. 3ª Etapa: 25 pontos de prova; 10 pontos de trabalho.

6 Trabalhos Devem ser enviados para o tiago.alves@uemg.br Assunto: Trabalho X - RC - Aluno Y Entrega no dia X até 23:59:59 Atrasos, se a nota for total será considerada a fórmula: Nota = Nota (Dias de Atraso)+1

7 Introdução Com a disseminação da Internet e os recentes avanços tecnológicos, vários serviços como voz, dados e vídeo em muito tem evoluído, cada qual com a sua especificidade, exigindo que a rede suporte todas estas novas aplicações. Por outro lado, os usuários desejam que esta rede além de suportar estas novas aplicações, ofereça um serviço ágil e de qualidade. É necessário que esta rede seja integrada com todas estas aplicações, tais como:

8 Introdução videoconferência em tempo real; tráfego de voz sobre IP; vídeo sob demanda - acesso a biblioteca de filmes on-line; transferência rápida de arquivos; correio eletrônico e comércio eletrônico seguros. Outras?

9 Introdução Para este tráfego de aplicações é necessário incorporar não somente os requisitos adequados ao meio de transmissão Mas também adotar uma arquitetura de rede que suporte estas aplicações de maneira confiável e com a qualidade desejada.

10 Histórico Na década de 1950 foram projetados os primeiros computadores, chamados de mainframes, eram máquinas caríssimas que custavam alguns milhões de dólares. Além disto, eram máquinas muito complexas que só eram manipuladas por pessoas especializadas. Nesta época somente algumas empresas e universidades possuíam mainframes, sendo que estes computadores não foram projetados para respostas on-line dos usuários.

11 Histórico Os usuários faziam seus programas em papel, digitava-os em uma perfuradora de cartões e os entregava ao Centro de Processamento de Dados (CPD). No CPD os programas eram lidos através de uma leitora de cartões e transferidos para o computador criando os jobs dos usuários, sendo que sua leitura e processamento obedecia a uma determinada ordem de prioridade. O tempo de entrega do resultado podia durar dias dependendo da prioridade do job usuário. Esta técnica de processamento de jobs era chamada de processamento em lote ou batch. Este é o caso típico do mainframe IBM 1130, onde os usuários não conheciam nem mesmo as máquinas responsáveis pelo processamento.

12 Histórico Na década de 1960, os primeiros terminais interativos foram desenvolvidos, permitindo que os usuários interagissem diretamente com computador. Esses terminais não possuíam capacidade de processamento, sendo também conhecidos como terminais burros (TTY - Text Type), e eram ligados ao computador através de linhas de comunicação. Nesta época surgem as técnicas de processamento onde vários jobs de usuários ocupam simultaneamente o computador através dos sistemas de tempo compartilhado ou time-sharing.

13 Histórico Os terminais eram conectados ao mainframe através de cabos, quando instalados localmente, ou remotamente através de modems conectados à rede telefônica. Devido à lentidão no envio de informações através da rede telefônica e também ao tamanho físico e ao alto custo dos mainframes, foram desenvolvidos os minicomputadores. Com custo menor que os mainframes, os minicomputadores começaram a ser utilizados em vários departamentos de uma mesma empresa, descentralizando então a informação em várias máquinas.

14 Histórico Desta forma, com um volume menor de informações para processar, os usuários podiam utilizar o computador com velocidades maiores que as obtidas com o tempo de processamento compartilhado. Para interligar-se a este sistema o usuário necessitava somente providenciar um terminal e os cabos necessários para conectá-lo. A informação estava então distribuída nos diversos minicomputadores em vários departamentos desta empresa, o alto custo de armazenamento em disco e a necessidade de troca de informações, tornou necessário a interligação destes diversos minicomputadores.

15 Histórico Então, as empresas começaram a interligá-los através de cabos e a produzir softwares para a comunicação entre os computadores e para que eles pudessem utilizar o compartilhamento de recursos, não só da área de armazenamento, mas também de periféricos, tais como impressoras. No final da década de 1970, surgiram os primeiros microcomputadores que eram bem menores do que os minicomputadores e que possuíam custo bem inferior. Com a sua popularização vários aplicativos mais sofisticados começaram a ser desenvolvidos, e as empresas começaram a investir nos microcomputadores, já que o custo de manutenção dos mainframes e minicomputadores era muito alto.

16 Histórico Logo surgiu a necessidade de interligar os microcomputadores, minicomputadores e mainframes para que compartilhassem recursos, banco de dados e aplicativos, como também a necessidade de gerenciamento destes recursos. A este conjunto de computadores autônomos interconectados denomina-se Redes de Computadores.

17 Redes de Computadores - Conceitos Os mainframes com seus terminais e impressoras constituem uma rede de comunicação e não constituem uma rede de computadores, já que os terminais não realizam processamento. Uma rede de computadores, segundo [Tanembaum] é: Um conjunto de computadores autônomos interconectados. Os computadores são ditos autônomos quando não existe uma relação mestre/escravo entre eles, se um computador puder iniciar, encerrar ou controlar outro computador não existirá autonomia.

18 Redes de Computadores - Conceitos É necessário também distinguir um sistema distribuído de uma rede de computadores: No sistema distribuído, existem vários computadores autônomos interligados, mas o usuário não indica qual deles deve usar. O software de rede instalado é quem automaticamente aloca o processamento das tarefas para os processadores, dos arquivos para o disco e a transferência de arquivos para outros locais. Exemplo: CENAPAD (Centro Nacional de Processamento de Alto Desempenho- Brasil);

19 Redes de Computadores - Conceitos Na rede de computadores, os usuários devem explicitar com qual máquina desejam conectar-se, em qual máquina desejam realizar suas tarefas remotas e para como e onde transferir seus arquivos. Exemplo: ftp para um determinado endereço.

20 Redes de Computadores - Conceitos Assim, um sistema distribuído é um caso especial de rede de computadores, com um alto grau de coesão e transparência. Em suma, uma rede pode ou não ser um sistema distribuído, dependendo de como ela é usada. Quem determina a diferença entre sistemas distribuídos e redes de computadores é o software e não o hardware.

21 Redes de Computadores - Conceitos O interesse na instalação de uma rede de computadores é despertado pelas mais diversas necessidades; Pode-se citar, entre elas, o caso de uma empresa com várias filiais, possuindo um número considerável de computadores instalados em regiões geograficamente dispersas e operando de forma independente. Quando existe a necessidade de comunicação entre as filiais e a matriz, ela é feita pelos métodos tradicionais (correio, telefone, telex, etc.). À medida que a necessidade de comunicação aumenta, mais atrativa se torna a ideia de interligação, dadas as inúmeras vantagens que são obtidas na implantação de uma rede.

22 Redes de Computadores - Conceitos De uma forma geral, o objetivo de uma rede é tornar disponível a qualquer usuário, todos os programas, dados e outros recursos independentemente de suas localizações físicas. Outro objetivo é proporcionar uma maior disponibilidade e confiabilidade dada a possibilidade de migração para outro equipamento quando a máquina sofre alguma falha. Para aplicações militares, bancárias, de controle de processo industrial e muitas outras, a perda completa do poder de computação é,no mínimo, catastrófica!

23 Redes de Computadores - Conceitos Podemos citar, ainda, o custo da comunicação em relação ao custo dos equipamentos como uma das razões para distribuir o poder de computação. Em muitas aplicações, os dados são gerados em diversos locais. Como foi visto anteriormente, os custos para colocar uma máquina em cada ponto de aquisição de dados eram muito altos, obrigando a sua transmissão para um computador central que realizava a tarefa de análise dos dados. Atualmente os preços dos equipamentos envolvidos permitem que os dados sejam coletados e analisados no próprio local onde são gerados e somente alguns relatórios sejam enviados ao computador central reduzindo os custos de comunicação.

24 Redes de Computadores - Conceitos A essência de uma rede de computadores é permitir que 2 ou mais computadores trabalhem juntos. Neste caso pode-se: Reduzir custos de hardware (impressora, computadores lentos ligados a um supercomputador) Compartilhamento de aplicativos Conectar pessoas (através da internet, por exemplo) Enviar e receber arquivos Migração quando houver falha em um equipamento (2 impressoras, 2 micros) Serviços bancários pela Internet. Uma rede pode ainda ter sensores de temperatura, etc.

25 Redes de Computadores - Conceitos As redes de computadores podem ser divididas em três categorias no que diz respeito à abrangência geográfica: LAN: redes locais. Três topologias respondem pela maioria de configurações de LANs: barramento, anel e estrela MAN: Meio termo entre LANS e WANS (com velocidades em torno de 10 Mbps). Um outro exemplo é o sistema de voz sobre IP da Shell. No RJ funciona sobre ATM e em estados como o RS funciona em canais de 128 Kbps. WAN: As PND(s) garantem largura de banda, enquanto a Internet não, no acesso á Internet através modem/provedor, quem limita a velocidade é a placa de fax/modem.

26 Redes de Computadores - Conceitos A maioria dos aspectos abordados nesta disciplina estão relacionados às LANs (redes locais), porém vários dos conceitos relacionados às LANs são igualmente aplicados às MANs e WANs. LANs MANs WANs

27 Topologia Topologia Totalmente Ligada

28 Topologia em Anel Topologia

Computadores Digitais II

Computadores Digitais II Computadores Digitais II Prof. Marcelo Gonçalves Rubinstein Departamento de Eletrônica e Telecomunicações Faculdade de Engenharia Universidade do Estado do Rio de Janeiro Ementa Introdução a Redes de Computadores

Leia mais

Redes de Computadores

Redes de Computadores Redes de Computadores Prof. Marcelo Gonçalves Rubinstein Programa de Pós-Graduação em Engenharia Eletrônica Faculdade de Engenharia Universidade do Estado do Rio de Janeiro Ementa Introdução a Redes de

Leia mais

Redes de Computadores. MSc. Eugénio Macumbe

Redes de Computadores. MSc. Eugénio Macumbe Redes de Computadores MSc. Eugénio Macumbe Plano Temático 1. Introdução às redes de computadores; 2. A rede telefónica e a transmissão de dados; 3. A ligação de dados; 4. Redes centralizadas em malha e

Leia mais

Redes de Computadores

Redes de Computadores Redes de Computadores 1. Introdução a Redes de Computadores Parte 01 Prof. Juvêncio Geraldo de Moura Janeiro/2015 Internet É o conjunto de diversas redes de computadores que se comunicam através dos protocolos

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Disciplina: Redes de Computadores Carga Horária: 100h Período: 6º. Ementa

PLANO DE ENSINO. Disciplina: Redes de Computadores Carga Horária: 100h Período: 6º. Ementa Disciplina: Redes de Computadores Carga Horária: 100h Período: 6º Ementa PLANO DE ENSINO Contexto e aspectos gerais de redes de computadores: hardware e software de rede, modelos de referência. Camada

Leia mais

Comunicação de Dados IV

Comunicação de Dados IV Departamento de Engenharia de Telecomunicações - UFF Bibliografia Redes de Computadores Andrew S. Tanenbaum Tradução da Quarta Edição Editora Campus Profa. Débora Christina Muchaluat Saade deborams@telecom.uff.br

Leia mais

Classificações. Alberto Felipe Friderichs Barros

Classificações. Alberto Felipe Friderichs Barros Classificações Alberto Felipe Friderichs Barros Década de 1950 Surgimento dos primeiros computadores comerciais; Maneira com que estes computadores eram utilizados obrigava que os usuários submetessem

Leia mais

Introdução aos Sistemas Distribuídos

Introdução aos Sistemas Distribuídos Introdução aos Sistemas Distribuídos Prof. Leonardo Barreto Campos http://sites.google.com/sitew/leonardobcampos 1/29 Sumário Ementa; Bibliografia Calendário Site Introdução Características http://sites.google.com/sitew/leonardobcampos

Leia mais

FUNDAMENTOS DE REDES DE COMPUTADORES AULA 2: MODELO OSI. Professor: LUIZ LEÃO

FUNDAMENTOS DE REDES DE COMPUTADORES AULA 2: MODELO OSI. Professor: LUIZ LEÃO FUNDAMENTOS DE REDES DE COMPUTADORES Professor: LUIZ LEÃO Conteúdo Desta Aula HISTÓRICO DAS REDES MODELO EM CAMADAS FUNÇÕES DAS CAMADAS OSI 1 2 3 4 5 CLASSIFICAÇÃO DAS REDES MODELO DE REFERÊNCIA OSI PRÓXIMOS

Leia mais

2/10/2014 Prof. Roberto Cesar Betini 1

2/10/2014 Prof. Roberto Cesar Betini 1 REDES INDUSTRIAIS AULA 1 REDES DE COMPUTADORES 2/10/2014 Prof. Roberto Cesar Betini 1 Componentes de um Sistema de Computação 2/10/2014 2 Componentes de um Sistema de Computação 2/10/2014 3 Evolução dos

Leia mais

Sis i te t mas a O perac a i c o i nai a s um p ouco c d a a h is i tó t ria i. a... SO His i t s ó t r ó ic i o

Sis i te t mas a O perac a i c o i nai a s um p ouco c d a a h is i tó t ria i. a... SO His i t s ó t r ó ic i o Sistemas Operacionais um pouco da história... - Evolução dos SO s através do tempo - Novas técnicas não são assimiladas simultaneamente por todos - Década de 40, não existia SO - O programador é o faz

Leia mais

Uma Visão Geral de Redes de Computadores

Uma Visão Geral de Redes de Computadores Uma Visão Geral de Redes de Computadores Prof: José Marcos Silva Nogueira jmarcos@dcc.ufmg.br Universidade Federal de Minas Gerais Departamento de Ciência da Computação http://www.dcc.ufmg.br Belo Horizonte

Leia mais

Redes de computadores. Douglas Wildgrube Bertol DEE - Engenharia Elétrica CCT

Redes de computadores. Douglas Wildgrube Bertol DEE - Engenharia Elétrica CCT Redes de computadores Douglas Wildgrube Bertol DEE - Engenharia Elétrica CCT AS1RAI1 Redes para Automação Industrial JOINVILLE 23/02/2017 Introdução contextualização Como conectar dois equipamentos fisicamente

Leia mais

Introdução às Redes de Computadores. Prof. Leonardo Barreto Campos

Introdução às Redes de Computadores. Prof. Leonardo Barreto Campos Introdução às Redes de Computadores 1 Sumário Redes de Computadores; Usos de Redes de Computadores; Classificações de Rede; Topologias de Rede; Técnicas de Comutação; Bibliografia. 2/30 Redes de Computadores

Leia mais

Definição Rede Computadores

Definição Rede Computadores Definição Rede Computadores Uma rede de computadores consiste na interconexão entre dois ou mais computadores e dispositivos complementares acoplados através de recursos de comunicação, geograficamente

Leia mais

Redes de Computadores. Prof. Msc André Y. Kusumoto

Redes de Computadores. Prof. Msc André Y. Kusumoto Redes de Computadores Prof. Msc André Y. Kusumoto andrekusumoto.unip@gmail.com Redes de Computadores Prof. MSc André Y. Kusumoto andrekusumoto.unip@gmail.com Introdução à tecnologia de redes Século XX

Leia mais

REDES DE COMPUTADORES. Infraestrutura de Redes de Computadores

REDES DE COMPUTADORES. Infraestrutura de Redes de Computadores Objetivos Gerais da Cadeira Apresentar a camada de enlace e suas principais tecnologias de comutação em LAN, MAN, e WAN. Objetivos Específicos da Cadeira Entender os conceitos fundamentais sobre a camada

Leia mais

ARQUITETURA DE SISTEMAS DISTRIBUÍDOS

ARQUITETURA DE SISTEMAS DISTRIBUÍDOS ARQUITETURA DE SISTEMAS DISTRIBUÍDOS AULA 02 Evolução do Processamento Paulo Franco Paulo.franco@outlook.com Evolução do Processamento A evolução do processamento de informações ocorreu basicamente de

Leia mais

INTRODUÇÃO À TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO CONCEITO DE REDE DE COMPUTADORES PROFESSOR CARLOS MUNIZ

INTRODUÇÃO À TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO CONCEITO DE REDE DE COMPUTADORES PROFESSOR CARLOS MUNIZ INTRODUÇÃO À TECNOLOGIA DA CONCEITO DE REDE DE COMPUTADORES PROFESSOR CARLOS MUNIZ INTRODUÇÃO Redes de computadores são estruturas físicas (equipamentos) e lógicas (programas, protocolos) que permitem

Leia mais

Redes de computadores

Redes de computadores Redes de computadores Redes de computadores Evolução tecnológica nos últimos séculos XVIII - Grandes sistemas mecânicos XIX - Máquina a vapor XX Processamento e transmissão de informação: Radio, TV, Telefone,

Leia mais

Computação Distribuída

Computação Distribuída Aula 1 Introdução aos Sistemas Distribuídos Anos 50 - Sistemas Operacionais tipo Lote Aumentar a capacidade de processamento de programas Usuário ia ao computador Processamento Seqüencial Leitoras de cartões

Leia mais

Redes de Computadores

Redes de Computadores Instituto Superior Politécnico de Ciências e Tecnologia Redes de Computadores Prof Pedro Vunge I Semestre de 2017 SUMÁRIO I - Introdução às Redes de Computadores 1.1 Considerações iniciais 1.2 O surgimento

Leia mais

Curso: Redes de Computadores

Curso: Redes de Computadores Curso: Redes de Computadores Cadeira de Introdução a Sistemas Operacionais. Bibliografia Sistemas Operacionais Modernos Andew S. Tanembaum Sistema Operacionais Abraham Silberchatz, Peter Galvin e Greg

Leia mais

Protocolos de Interligação de Redes Locais e a Distância Introdução. Thiago Leite

Protocolos de Interligação de Redes Locais e a Distância Introdução. Thiago Leite Protocolos de Interligação de Redes Locais e a Distância Introdução Thiago Leite thiago.leite@udf.edu.br Bibliografia TANENBAUM, Andrew. REDES DE COMPUTADORES. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003. ISBN 8535211853.

Leia mais

SISTEMAS DISTRIBUÍDOS

SISTEMAS DISTRIBUÍDOS INTRODUÇÃO SISTEMAS DISTRIBUÍDOS Até meados dos anos 80 as máquinas eram grandes e caras; A maioria das empresas tinham equipamentos que operavam de forma independente por falta de uma forma confiável

Leia mais

Tecnologia em Sistemas para Internet Redes de Computadores e Aplicações

Tecnologia em Sistemas para Internet Redes de Computadores e Aplicações Tecnologia em Sistemas para Internet e Aplicações Aula 05 Elementos de Interconexões de Redes Objetivos Conhecer os principais dispositivos responsáveis por realizar interconexões em redes de computadores;

Leia mais

Redes de Computadores e suas Topologias

Redes de Computadores e suas Topologias Redes de Computadores e suas Topologias REDES DE COMPUTADORES Para reconhecermos a importância das redes de computadores para os dias atuais, devemos antes ressaltar os principais aspectos históricos para

Leia mais

Redes de Computadores e suas Topologias

Redes de Computadores e suas Topologias Redes de Computadores e suas Topologias REDES DE COMPUTADORES Para reconhecermos a importância das redes de computadores para os dias atuais, devemos antes ressaltar os principais aspectos históricos para

Leia mais

Arquiteturas de Redes de Computadores

Arquiteturas de Redes de Computadores Arquiteturas de Redes de Computadores Material de apoio Conceitos Básicos de Rede Cap.1 19/01/2012 2 Esclarecimentos Esse material é de apoio para as aulas da disciplina e não substitui a leitura da bibliografia

Leia mais

Disciplina: Redes de Computadores I (R1)

Disciplina: Redes de Computadores I (R1) UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUI UFPI Colégio Técnico de Teresina CTT Professor: José Valdemir dos Reis Junior Disciplina: Redes de Computadores I (R1) 56. Uma das desvantagens da utilização de redes de computadores

Leia mais

Tipos de Sistemas Operacionais. Professores : Jones - Wendell

Tipos de Sistemas Operacionais. Professores : Jones - Wendell Tipos de Sistemas Operacionais Professores : Jones - Wendell Tipos de Sistemas Operacionais Os diferentes tipos de sistemas operacionais são basicamente classificados de acordo com: o número de processos

Leia mais

Protocolos de Interligação de Redes Locais e a Distância Introdução

Protocolos de Interligação de Redes Locais e a Distância Introdução Protocolos de Interligação de Redes Locais e a Distância Introdução Thiago Leite thiago.leite@udf.edu.br 1 Bibliografia TANENBAUM, Andrew. REDES DE COMPUTADORES. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003. ISBN 8535211853.

Leia mais

Redes de Computadores

Redes de Computadores Redes de Computadores Introdução às Redes de Computadores Parte I Prof. Thiago Dutra Agenda n Histórico n Antes do surgimento n Nascimento da redes n ARPANET n Crescimento da

Leia mais

Aplicações de Redes de Computadores

Aplicações de Redes de Computadores Prof. Diego Pereira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte Campus Currais Novos Aplicações de Redes de Computadores Aula 02 Revisão Modelo

Leia mais

Prof. Samuel Henrique Bucke Brito

Prof. Samuel Henrique Bucke Brito Dispositivos de Interconexão www.labcisco.com.br ::: shbbrito@labcisco.com.br Prof. Samuel Henrique Bucke Brito Componentes de Rede Diversos são os componentes de uma rede de computadores e entendê-los

Leia mais

Barramento. Prof. Leonardo Barreto Campos 1

Barramento. Prof. Leonardo Barreto Campos 1 Barramento Prof. Leonardo Barreto Campos 1 Sumário Introdução; Componentes do Computador; Funções dos Computadores; Estrutura de Interconexão; Interconexão de Barramentos Elementos de projeto de barramento;

Leia mais

REDES DE COMPUTADORES

REDES DE COMPUTADORES Informática REDES DE COMPUTADORES REDES DE COMPUTADORES Redes de computadores são estruturas físicas (equipamentos) e lógicas (programas, protocolos) que permitem que dois ou mais computadores possam compartilhar

Leia mais

Aula 1 Conceitos Básicos

Aula 1 Conceitos Básicos Aula 1 Conceitos Básicos Redes e Comunicação de Dados Prof. Mayk Choji UniSALESIANO Araçatuba 6 de agosto de 2016 Sumário 1. Usos de Redes de Computadores 2. O que é a Internet? 3. A Borda da Rede 4. O

Leia mais

Informática I. Aula 20. Aula 20-26/06/06 1

Informática I. Aula 20.  Aula 20-26/06/06 1 Informática I Aula 20 http://www.ic.uff.br/~bianca/informatica1/ Aula 20-26/06/06 1 Ementa Histórico dos Computadores Noções de Hardware e Software Microprocessadores Sistemas Numéricos e Representação

Leia mais

Introdução à Computação

Introdução à Computação Introdução à Computação Jordana Sarmenghi Salamon jssalamon@inf.ufes.br jordanasalamon@gmail.com http://inf.ufes.br/~jssalamon Departamento de Informática Universidade Federal do Espírito Santo Agenda

Leia mais

Capítulo 1. Introdução. Capítulo 1

Capítulo 1. Introdução. Capítulo 1 Capítulo 1 Introdução Capítulo 1 slide 1 Computer Networks, Fifth Edition by Andrew Tanenbaum and David Wetherall, Pearson Education-Prentice Hall, 2011 Tópicos Uso de redes de computadores Modelo cliente-servidor,

Leia mais

Rede Corporativa INTRODUÇÃO. Tutorial 10 mar 2009 Fabio Montoro

Rede Corporativa INTRODUÇÃO. Tutorial 10 mar 2009 Fabio Montoro Tutorial 10 mar 2009 Fabio Montoro Rede Corporativa INTRODUÇÃO Rede corporativa é um sistema de transmissão de dados que transfere informações entre diversos equipamentos de uma mesma corporação, tais

Leia mais

Arquitetura e organização de computadores

Arquitetura e organização de computadores Arquitetura e organização de computadores 3º. Semestre - Sistemas de informação Prof. Emiliano S. Monteiro Classificação de computadores Grande porte: Supercomputadores e Mainframes Médio porte: Minicomputadores

Leia mais

PROGRAMA. 1. Ementa. 2. Objetivos. 3. Metodologia. 4. Avaliação

PROGRAMA. 1. Ementa. 2. Objetivos. 3. Metodologia. 4. Avaliação Universidade Católica do Salvador Curso de Bacharelado em Informática Disciplina : INF363 - Teleprocessamento e Redes Pré-Requesitos : INF-375 - Sistemas Operacionais INF-359 - Pesquisa Operacional Carga

Leia mais

Redes de Computadores

Redes de Computadores Redes de Computadores Introdução às Redes de Computadores Parte II Prof. Thiago Dutra Agenda n Fundamentos n Linhas de comunicação n Modos de Transmissão n Topologias n Protocolos

Leia mais

Sistemas de Informação

Sistemas de Informação Capítulo 5: Redes e Telecomunicações nas Empresas Sistemas de Informação e as decisões gerenciais na era da Internet Chapter Objetivos Objectives do Capítulo 1. Identificar os principais tipos de aplicações

Leia mais

Topologias e Classificação das RC. Prof. Eduardo

Topologias e Classificação das RC. Prof. Eduardo Topologias e Classificação das RC Prof. Eduardo Introdução As redes de computadores de modo geral estão presentes em nosso dia-a-dia. Estamos tão acostumados a utilizá-las que não nos damos conta da sofisticação

Leia mais

Noções sobre Redes de Computadores. Aula 16/06 Secretariado Executivo

Noções sobre Redes de Computadores. Aula 16/06 Secretariado Executivo Noções sobre Redes de Computadores Aula 16/06 Secretariado Executivo Conceito básico de redes Conjunto de computadores interligados compartilhando, softwares, arquivos e periféricos Objetivos Compartilhamento

Leia mais

1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO:

1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO: PLANO DE CURSO 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO: Curso: Bacharelado em Sistemas de Informação Disciplina: Comunicação e Redes de Computadores I Código: SIF13 Professor: Esp. Erick Barros Nascimento E-mail: erick.nascimento@fasete.edu.br

Leia mais

Sistema de entrada e saída (E/S)- Módulos de E/S; tipos de operações de E/S

Sistema de entrada e saída (E/S)- Módulos de E/S; tipos de operações de E/S Sistema de entrada e saída (E/S)- Módulos de E/S; tipos de operações de E/S Explicitar aos alunos os modelos de entrada e saída em um computador e quais barramentos se aplicam a cada componente: memória,

Leia mais

SI06 DIMENSÃO TECNOLÓGICA I

SI06 DIMENSÃO TECNOLÓGICA I 1 2 1. Apresentar os principais tipos de software. 2. Compreender os componentes básicos de uma rede de telecomunicações. 3. Compreender como o uso da internet participa no processo de acesso à informação.

Leia mais

Prof. Samuel Henrique Bucke Brito

Prof. Samuel Henrique Bucke Brito Introdução às Redes de Computadores www.labcisco.com.br ::: shbbrito@labcisco.com.br Prof. Samuel Henrique Bucke Brito Introdução Com os computadores conectados através da Internet a informação é disseminada

Leia mais

Redes de Computadores I

Redes de Computadores I Redes de Computadores I Prof.ª Inara Santana Ortiz inara.ortiz@ifms.edu.br Aula 1 Plano de Ensino Plano de Ensino Plano de Ensino Média Final: MF = M1 + M2 2 M1 = NA + N1 M2 = NA + N2 Onde: MF = Média

Leia mais

Redes de Computadores e Aplicações

Redes de Computadores e Aplicações Prof. Diego Pereira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte Campus Currais Novos Redes de Computadores e Aplicações Aula 03 Visão Geral da

Leia mais

Matéria: Sistema Computacional - SC. Prof.: Esp.: Patrícia Dias da Silva Peixoto

Matéria: Sistema Computacional - SC. Prof.: Esp.: Patrícia Dias da Silva Peixoto Matéria: Sistema Computacional - SC Prof.: Esp.: Patrícia Dias da Silva Peixoto SISTEMA OPERACIONAL E TIPOS DE SISTEMAS OPERACIONAIS O QUE É UM SISTEMA OPERACIONAL (S.O.). Por mais complexo que possa parecer,

Leia mais

Sistemas distribuídos. Prof. Emiliano Monteiro

Sistemas distribuídos. Prof. Emiliano Monteiro Sistemas distribuídos Prof. Emiliano Monteiro Múltiplos processadores São arquiteturas que possuem duas ou mais CPU interligadas e que funcionam em conjunto na execução de tarefas independentes ou no processamento

Leia mais

ARQUITETURA DE SISTEMAS OPERACIONAIS. VISÃO GERAL DE UM SISTEMA OPERACIONAL Prof. André Luís Alves E. M. DR. LEANDRO FRANCESCHINI

ARQUITETURA DE SISTEMAS OPERACIONAIS. VISÃO GERAL DE UM SISTEMA OPERACIONAL Prof. André Luís Alves E. M. DR. LEANDRO FRANCESCHINI ARQUITETURA DE SISTEMAS OPERACIONAIS VISÃO GERAL DE UM SISTEMA OPERACIONAL Prof. André Luís Alves E. M. DR. LEANDRO FRANCESCHINI INTRODUÇÃO Programas computacionais (ou software) constituem o elo entre

Leia mais

Redes de Computadores e Aplicações

Redes de Computadores e Aplicações Prof. Diego Pereira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte Campus Currais Novos Redes de Computadores e Aplicações Aula 06 Elementos de Interconexões

Leia mais

ÍNDICE CAPÍTULO 1 INTRODUÇÃO... 6 O QUE É UMA REDE E PARA QUE SERVE?... 7 O PORQUE DE UMA REDE... 9

ÍNDICE CAPÍTULO 1 INTRODUÇÃO... 6 O QUE É UMA REDE E PARA QUE SERVE?... 7 O PORQUE DE UMA REDE... 9 Redes -1- ÍNDICE CAPÍTULO 1 INTRODUÇÃO... 6 O QUE É UMA REDE E PARA QUE SERVE?... 7 O PORQUE DE UMA REDE... 9 CAPÍTULO 2 ARQUITETURAS... 12 MEIOS DE TRANSMISSÃO... 12 TIPOS DE TRANSMISSÃO... 14 CAPÍTULO

Leia mais

BARRAMENTOS DO SISTEMA FELIPE G. TORRES

BARRAMENTOS DO SISTEMA FELIPE G. TORRES BARRAMENTOS DO SISTEMA FELIPE G. TORRES BARRAMENTOS DO SISTEMA Um computador consiste em CPU, memória e componentes de E/S, com um ou mais módulos de cada tipo. Esses componentes são interconectados de

Leia mais

Redes de Computadores

Redes de Computadores Redes de Computadores Introdução Rede O que é?? 1 O que é uma rede É a conexão de duas ou mais máquinas com o objetivo de compartilhar recursos entre uma máquina e outra. Recursos Podem ser físicos ou

Leia mais

Introdução a Redes de Computadores. Universidade Católica de Pelotas Curso de Engenharia da Computação Disciplina: Redes de Computadores I

Introdução a Redes de Computadores. Universidade Católica de Pelotas Curso de Engenharia da Computação Disciplina: Redes de Computadores I Introdução a Redes de Computadores Universidade Católica de Pelotas Curso de Engenharia da Computação Disciplina: Redes de Computadores I 2 Sumário Introdução Evolução dos Sistemas Redes de Computadores

Leia mais

ESPECIFICAÇÕES DE UMA REDE DE AUTOMAÇÃO. Taxa de transmissão. Topologia física

ESPECIFICAÇÕES DE UMA REDE DE AUTOMAÇÃO. Taxa de transmissão. Topologia física ESPECIFICAÇÕES DE UMA REDE DE AUTOMAÇÃO Taxa de transmissão É a quantidade média de dados a serem transmitidos na rede em períodos de tempo. A taxa de transferência de dados é medida em kbps ou kb/s. Topologia

Leia mais

Auxiliar em Administração de Redes Redes de Computadores I

Auxiliar em Administração de Redes Redes de Computadores I Prof. Diego Pereira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte Campus Currais Novos Auxiliar em Administração de Redes Redes de Computadores

Leia mais

Objetivos. Objetivos (cont.) Definição. LANs. Distribuição Geográfica 27/11/2008. Redes de computadores. Diego Noble Rafael Cardona

Objetivos. Objetivos (cont.) Definição. LANs. Distribuição Geográfica 27/11/2008. Redes de computadores. Diego Noble Rafael Cardona Redes de computadores Aspectos básicos Objetivos Apresentar conceitos básicos em redes, abordando: Definição Distribuição Geográfica Topologias Meios de Transmissão Diego Noble Rafael Cardona Nov/2008

Leia mais

PLANO DE APRENDIZAGEM

PLANO DE APRENDIZAGEM PLANO DE APRENDIZAGEM 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO: Curso: Bacharelado em Sistemas de Informação Disciplina: Comunicação e Redes de Computadores I Código: SIF13 Professor: Erick Barros Nascimento E-mail:

Leia mais

Rede de computadores Servidor. Professor Carlos Muniz

Rede de computadores Servidor. Professor Carlos Muniz Rede de computadores Professor Carlos Muniz Definição Em informática, um servidor é um sistema de computação que fornece serviços a uma rede de computadores. Esses serviços podem ser de natureza diversa,

Leia mais

Redes X.25. Prof. Monteiro, Emiliano S. - Monteiro, Emiliano S.

Redes X.25. Prof. Monteiro, Emiliano S.  - Monteiro, Emiliano S. Redes X.25 Prof. Monteiro, Emiliano S. www.csecurity.com.br - Monteiro, Emiliano S. X.25 A especificação X.25 surgiu a partir da necessidade de se conectar computadores usando uma rede externa (rede pública)

Leia mais

1- Confiabilidade ( 2 ) Proteção contra perdas e estragos. 2- Integridade ( 3 ) Proteção contra interferência de cortes de funcionamento

1- Confiabilidade ( 2 ) Proteção contra perdas e estragos. 2- Integridade ( 3 ) Proteção contra interferência de cortes de funcionamento Grupo 11 1. Em um SID a segurança é de grande importância, ela deve garantir que apenas usuários autorizados acessem recursos e garantir que a informação transmitida pela rede somente possa ser alcançada

Leia mais

4. Rede de Computador. Redes de computadores e suas infraestruturas

4. Rede de Computador. Redes de computadores e suas infraestruturas Redes de computadores e suas infraestruturas Definição Uma rede de computadores é formada por um conjunto de módulos processadores capazes de trocar informações e compartilhar recursos, interligados por

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Decanato Acadêmico

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Decanato Acadêmico Unidade Universitária: Escola De Engenharia Curso: Engenharia Elétrica e Eletrônica Núcleo Temático: Disciplina: Redes De Comunicações Professor(Es): José Roberto Soares Carga Horária: 04 (02 ) Teórica

Leia mais

1.3 Noções básicas de sistemas operacionais. Lêda Monteiro

1.3 Noções básicas de sistemas operacionais. Lêda Monteiro 1.3 Noções básicas de sistemas operacionais Sistemas Operacionais Conjunto de programas cuja função é gerenciar os recursos do sistema (definir qual programa recebe atenção do processador, gerenciar memória,

Leia mais

Professor: Jarbas Araújo.

Professor: Jarbas Araújo. Professor: Jarbas Araújo professorjarbasaraujo@gmail.com O que é rede de computadores e para que Serve? Como surgiu? Como era antes das redes? Componentes de uma rede Tipos de rede O que é rede de computadores?

Leia mais

Redes de Computadores I

Redes de Computadores I UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO s de Computadores I Introdução Prof. Helcio Wagner da Silva. p.1/29 Definição Definição

Leia mais

SISTEMAS OPERACIONAIS

SISTEMAS OPERACIONAIS SISTEMAS OPERACIONAIS Introdução a Sistemas Operacionais Andreza Leite andreza.leite@univasf.edu.br Plano de Aula Introdução aos Sistemas Operacionais Fundamentação Teórica Evolução Histórica Características

Leia mais

Sistemas Operacionais. Tipos de SO

Sistemas Operacionais. Tipos de SO Sistemas Operacionais Tipos de SO Tipos de Sistemas Operacionais Tipos de Sistemas Operacionais Sistemas Monoprogramáveis/ Monotarefas Sistemas Multiprogramáveis/ Multitarefas Sistemas com Múltiplos Processadores

Leia mais

Introdução a Redes de Computadores

Introdução a Redes de Computadores Introdução a Redes de Computadores Sumário Introdução Evolução dos Sistemas Redes de Computadores Histórico Endereçamento Pacotes Compartilhamento Detecção de Erros Protocolo Categoria de Redes E a Internet?

Leia mais

Redes para Automação Industrial: Introdução às Redes de Computadores Luiz Affonso Guedes

Redes para Automação Industrial: Introdução às Redes de Computadores Luiz Affonso Guedes Redes para Automação Industrial: Introdução às Redes de Computadores Luiz Affonso Guedes Conteúdo Definição Classificação Aplicações típicas Software de rede Modelos de referências Exemplos de redes Exemplos

Leia mais

Redes de Computadores e Aplicações

Redes de Computadores e Aplicações Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte Campus Currais Novos Redes de Computadores e Aplicações Aula 12 Arquiteturas de Redes Locais Protocolo Ethernet (Parte 2) Prof.

Leia mais

Sistemas Distribuídos. Plano de Curso. Plano de Curso 04/03/12 ! EMENTA:

Sistemas Distribuídos. Plano de Curso. Plano de Curso 04/03/12 ! EMENTA: Sistemas Distribuídos Prof. Msc. André Luiz Nasserala Pires nassserala@gmail.com! EMENTA: Plano de Curso! Conceitos. Comunicação entre processos (IPC). Programação de aplicações cliente- servidor. Sincronização

Leia mais

Interconexão de redes locais. Repetidores. Hubs. Existência de diferentes padrões de rede

Interconexão de redes locais. Repetidores. Hubs. Existência de diferentes padrões de rede Interconexão de redes locais Existência de diferentes padrões de rede necessidade de conectá-los Interconexão pode ocorrer em diferentes âmbitos LAN-LAN LAN: gerente de um determinado setor de uma empresa

Leia mais

REDES DE COMPUTADORES

REDES DE COMPUTADORES Aulas 16 / 17 / 18 REDES DE COMPUTADORES Por: André 1 Aparecido da Silva Qual a maior rede de computadores do mundo? 2 2 OBJETIVO GERAL COMPARTILHAR RECURSOS: Conexão com a internet; Impressoras; Scanner;

Leia mais

REDES DE COMPUTADORES NAS EMPRESAS E SUAS TOPOLOGIAS

REDES DE COMPUTADORES NAS EMPRESAS E SUAS TOPOLOGIAS REDES DE COMPUTADORES NAS EMPRESAS E SUAS TOPOLOGIAS INTRODUÇÃO É visível a necessidade das empresas que fornecem serviços tanto varejista como atacadista no Brasil, informatizarem sua estrutura com o

Leia mais

REDES LOCAIS. Quando você precisar ir além do computador em cima de sua mesa, esta na hora de instalar uma rede local.

REDES LOCAIS. Quando você precisar ir além do computador em cima de sua mesa, esta na hora de instalar uma rede local. 1. Introdução 1.1. - Conceitos REDES LOCAIS Quando você precisar ir além do computador em cima de sua mesa, esta na hora de instalar uma rede local. 1 1.2. Tipos de Aplicações As Redes Locais têm em geral

Leia mais

Aula 5. Fundamentos de Rede e Telecomunicações Sistemas de Telecomunicação Serviços de Rede Protocolo de Rede. Tipos de Redes de computadores

Aula 5. Fundamentos de Rede e Telecomunicações Sistemas de Telecomunicação Serviços de Rede Protocolo de Rede. Tipos de Redes de computadores Aula 5 Fundamentos de Rede e Telecomunicações Sistemas de Telecomunicação Serviços de Rede Protocolo de Rede Estratégias de Processamento em Rede Tipos de Redes de computadores Sistemas de Telecomunicação

Leia mais

Rede de Computadores Modelo OSI

Rede de Computadores Modelo OSI Rede de Computadores Modelo OSI Protocolos TCP/IP Protocolos TCP X UDP CUIDADO! HTTPS IPv4 e IPv6 IPv4 IPv6 Protocolos de Email SMTP (Simple Mail Transfer Protocol) POP3 (POST OFFICE PROTOCOL

Leia mais

Introdução à Ciência da Computação

Introdução à Ciência da Computação 1 Universidade Federal Fluminense Campus de Rio das Ostras Curso de Ciência da Computação Introdução à Ciência da Computação Professor: Leandro Soares de Sousa e-mail: leandro.uff.puro@gmail.com site:

Leia mais

REDES E COMUNICAÇÃO DE DADOS. INTRODUÇÃO A REDES DE COMPUTADORES Prof. André Luís Alves

REDES E COMUNICAÇÃO DE DADOS. INTRODUÇÃO A REDES DE COMPUTADORES Prof. André Luís Alves REDES E COMUNICAÇÃO DE DADOS INTRODUÇÃO A REDES DE COMPUTADORES Prof. André Luís Alves Visão Geral As redes existem de forma que dados possam ser enviados de um lugar a outro (conceito básico de comunicação

Leia mais

REDES DE COMPUTADORES. Comunicação de Dados

REDES DE COMPUTADORES. Comunicação de Dados Objetivos Gerais da Cadeira Compreender a comunicação de dados entre locais remotos através de conceitos e procedimentos envolvidos na conexão de computadores, meios e dispositivos de redes. Objetivos

Leia mais

REDES DE COMPUTADORES

REDES DE COMPUTADORES REDES DE COMPUTADORES Prof. Esp. Fabiano Taguchi fabianotaguchi@gmail.com http://fabianotaguchi.wordpress.com DISCIPLINA REDES DE COMPUTADORES Carga horária: 64 horas/aula Aulas: Sábados 13h00min às 17h00min

Leia mais

O uso consciente da tecnologia para o gerenciamento. Editora Saraiva Emerson de Oliveira Batista

O uso consciente da tecnologia para o gerenciamento. Editora Saraiva Emerson de Oliveira Batista O uso consciente da tecnologia para o gerenciamento Editora Saraiva Emerson de Oliveira Batista A TI como parte integrante da empresa impõe a necessidade dos Administradores conhecerem melhor seus termos

Leia mais

PLANO DE ENSINO E APRENDIZAGEM CURSO: Engenharia de Controle e Automação

PLANO DE ENSINO E APRENDIZAGEM CURSO: Engenharia de Controle e Automação Disciplina: Redes de Comunicação Industrial C.H. Teórica: 50 PLANO DE ENSINO E APRENDIZAGEM CURSO: Engenharia de Controle e Automação Período Letivo: Série: Periodo: 1 sem/2015 9ª Série Não definido C.H.

Leia mais

Preparação AV3 Fundamentos de Redes de Computadores

Preparação AV3 Fundamentos de Redes de Computadores Preparação AV3 Fundamentos de Redes de Computadores 1 - Em uma rede de computadores existem dispositivos responsáveis por distribuir as informações por toda a rede. Quando falamos de dispositivos que atuam

Leia mais