Carreira e promoção das praças militares do Estado de Santa Catarina

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Carreira e promoção das praças militares do Estado de Santa Catarina"

Transcrição

1 Legislação Institucional Carreira e promoção das praças militares do Estado de Santa Catarina LCE nº 318/06

2 Lei Complementar Nº 318, De 17 de Janeiro de 2006 Das Disposições Preliminares

3 Das Disposições Preliminares Art. 1º: As promoções das praças da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina serão regidas de acordo com as normas estabelecidas nesta Lei Complementar. 1º A progressão na carreira no quadro das praças se dará sucessivamente de acordo com o disposto no Anexo Único desta Lei Complementar.

4 Das Disposições Preliminares 2º Enquadra-se como Praça da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar o Soldado de 3ª, 2ª e 1ªClasse, o Cabo, o 3º, 2º e 1º Sargento e o Subtenente. Art. 2º: O ingresso no quadro de praças militares se dará através de concurso público, de provas ou de provas e títulos, para preenchimento das vagas previstas nas leis de fixação de efetivo das instituições militares estaduais.

5 Das Disposições Preliminares 1º Para o ingresso no quadro de praças militares será exigido no mínimo a comprovação da conclusão do ensino médio. (Revogado pela LC 454, de 2009) 2º Após classificado no concurso público e matriculado no Curso de Formação de Soldado - CFSd -, o candidato selecionado será incluído na graduação de Soldado de 3ª Classe, na condição de Não-Qualificado - NQ -, sendo denominado Aluno- Soldado durante o período de formação.

6 Das Disposições Preliminares 3º O Aluno-Soldado que não concluir o curso de formação com aproveitamento intelectual mínimo exigido dentro das normas de ensino, nas respectivas corporações, será reprovado e licenciado ex officio das fileiras da Corporação.

7 Das Disposições Preliminares Art. 3º O Militar estadual aprovado no Curso de Formação de Cabo ou de Sargento será promovido à respectiva graduação. (Redação dada pela LC 559, de 2011) 1º Para ser matriculado no Curso de Formação de Cabo e de Sargento, além de atender a outros critérios estabelecidos na presente Lei Complementar, será exigida: I - conclusão do ensino médio, para os cursos de formação iniciados até o ano de 2016; e

8 Das Disposições Preliminares II - formação em curso universitário superior de graduação em qualquer área de conhecimento, desde que reconhecido pelo Ministério da Educação - MEC ou por órgão com delegação, para os cursos de formação iniciados a partir de (NR) (Redação dada pela LC 559, de 2011).

9 Das Disposições Preliminares 2º O Aluno-Cabo e o Aluno-Sargento reprovado pela segunda vez pelo critério de aferição intelectual exigido pelas normas de ensino, nas respectivas corporações, somente terá direito a concorrer à rematrícula após decorridos três anos de encerramento do último curso que o reprovou, retornando à sua condição anterior. (Redação dada pela LC 417, de 2008).

10 (2013, CFS/PMSC) Conforme a Lei nº 318/2006 (Lei de Promoção de Praças), alterada pela Lei nº 559/11, para ser matriculado no Curso de Formação de Cabo e de Sargento, além de atender a outros critérios estabelecidos, será exigida:

11 a) Conclusão do ensino superior, para os cursos de formação iniciados até o ano de b) Formação em curso universitário superior de graduação em qualquer área de conhecimento, desde que reconhecido pelo Ministério da Educação - MEC ou por órgão com delegação, para os cursos de formação iniciados a partir de c) Formação em curso universitário superior de graduação apenas em Direito ou Ciências Jurídicas, desde que reconhecido pelo Ministério da Educação - MEC ou por órgão com delegação, para os cursos de formação iniciados a partir de d) Conclusão do ensino fundamental, para os cursos de formação iniciados até o ano de e) Nenhuma das alternativas acima.

12 a) Conclusão do ensino superior, para os cursos de formação iniciados até o ano de b) Formação em curso universitário superior de graduação em qualquer área de conhecimento, desde que reconhecido pelo Ministério da Educação - MEC ou por órgão com delegação, para os cursos de formação iniciados a partir de c) Formação em curso universitário superior de graduação apenas em Direito ou Ciências Jurídicas, desde que reconhecido pelo Ministério da Educação - MEC ou por órgão com delegação, para os cursos de formação iniciados a partir de d) Conclusão do ensino fundamental, para os cursos de formação iniciados até o ano de e) Nenhuma das alternativas acima.

13 Das Disposições Preliminares 3º O acesso às vagas dos Cursos de Formação de Cabo e de Sargento se dará nos seguintes termos: I - para o Curso de Formação de Cabo: a) 30% (trinta por cento) das vagas ofertadas serão preenchidas por antiguidade na graduação de Soldados com no mínimo 2 (dois) anos na categoria de 1ª classe, no limite de 3 (três) Soldados para cada vaga oferecida, dentro deste percentual; e

14 Das Disposições Preliminares b) 70% (setenta por cento) das vagas ofertadas serão preenchidas por Soldados na categoria de 1ª classe que, inscritos e submetidos a processo seletivo de provas, classifiquem-se por mérito intelectual, dentro deste percentual, observada a ordem decrescente do conceito numérico final obtido; e

15 Das Disposições Preliminares II - para o Curso de Formação de Sargento: a) 30% (trinta por cento) das vagas ofertadas serão preenchidas por antiguidade na graduação de Cabos com no mínimo 2 (dois) anos nesta graduação, no limite de 3 (três) Cabos para cada vaga oferecida, dentro deste percentual; e

16 Das Disposições Preliminares b) 70% (setenta por cento) das vagas ofertadas serão preenchidas por Cabos com no mínimo 2 (dois anos) na graduação que, inscritos e submetidos a processo seletivo de provas, classifiquem-se por mérito intelectual, dentro deste percentual, observada a ordem decrescente do conceito numérico final obtido. (NR) (Redação dada pela LC 559, de 2011)

17 Das Disposições Preliminares 4º Para a realização dos Cursos de Formação de Cabo e de Sargento, sempre que o número de vagas oferecidas não se completar em primeira chamada, far-se-ão chamadas sucessivas para o preenchimento das vagas remanescentes, com base nos mesmos critérios adotados para efetuar a primeira, buscando o aproveitamento total das vagas oferecidas, conforme disposto no regulamento desta Lei Complementar. (Redação dada pela LC 417, de 2008)

18 Das Disposições Preliminares 5º Os militares estaduais promovidos por ato de bravura freqüentarão o primeiro curso de formação ou aperfeiçoamento disponibilizado pela Corporação, que corresponda ao grau hierárquico ascendido, independentemente do previsto no 1º deste artigo, nos termos da regulamentação desta Lei Complementar. (Redação dada pela LC 417, de 2008)

19 Das Disposições Preliminares 6º Na situação de que trata o 5º deste artigo, são requisitos para a promoção ao próximo grau hierárquico: (Redação dada pela LC 559, de 2011) I - para Cabo e 3º Sargento: a) aprovação no curso de formação correspondente ao grau hierárquico ascendido; e b) conclusão do ensino médio para as promoções efetivadas até o final de 2016; e (Redação dada pela LC 559, de 2011)

20 Das Disposições Preliminares c) conclusão de curso universitário superior de graduação em qualquer área de conhecimento, reconhecido pelo MEC ou por órgão oficial com delegação, para as promoções efetivadas a partir de 2017; e. (NR) (Redação dada pela LC 559, de 2011) II - para 1º Sargento: a) aprovação no curso de aperfeiçoamento.

21 Das Disposições Preliminares 7º A participação dos militares estaduais nos Cursos de Formação de Cabo e de Sargento e de Aperfeiçoamento, em conformidade com o disposto no 5º deste artigo, não importará na ocupação de vagas oferecidas nos respectivos cursos. (Redação dada pela LC 417, de 2008)

22 Das Disposições Preliminares 8º Fica facultado aos Militares Estaduais promovidos pelo Quadro Especial de Cabos e Terceiros Sargentos (QEPPM), da Polícia Militar, e pelo Quadro de Praças Bombeiros Militar Complementar (QPBMC), do Corpo de Bombeiros Militar, observado o critério de antiguidade na respectiva graduação, o correspondente ingresso no Quadro de Praças Policiais Militares (QPPM) e no Quadro de Praças Bombeiros Militar (QPBM), desde que atendam aos seguintes requisitos: I o cumprimento ao disposto no 1º deste artigo;

23 Das Disposições Preliminares II para os promovidos à graduação de Cabo, a aprovação no Curso de Formação de Cabo; e III para os promovidos à graduação de Terceiro Sargento, a aprovação no curso de formação da graduação anterior e no Curso de Formação de Sargento. (NR) (Redação dada pela LC 623, de 2013)

24 Das Disposições Preliminares 9º O exercício da faculdade disposta no parágrafo anterior importará, obrigatoriamente, na transferência automática da respectiva vaga prevista no Quadro Especial de Cabos e Terceiros Sargentos - QEPPM e no Quadro de Praças Bombeiros Militar Complementar - QPBMC, respectivamente, para o Quadro de Praças Policiais Militares - QPPM e para o Quadro de Praças Bombeiros Militar - QPBM. (Redação dada pela LC 417, de 2008)

25 Das Disposições Preliminares 10 Os Militares Estaduais promovidos pelo QEPPM e pelo QPBMC que, nos termos do 8º deste artigo, optarem por ingressar no QPPM e no QPBM, observado o critério de antiguidade na respectiva graduação, terão assegurados, exclusivamente, 10% (dez por cento) de vagas, sobre as vagas de cada um dos Cursos de Formação de Cabo e de Sargento oferecidos pela Instituição Militar, além da possibilidade de acesso nos termos da alínea b dos incisos I e II do 3º deste artigo. (Redação dada pela LC 623, de 2013)

26 Das Disposições Preliminares 11 (Vetado) (Redação dada pela LC 623, de 2013) 12 Para fins de desempate na classificação nos Cursos de Formação de Cabo e Sargento, serão considerados os seguintes critérios: I maior tempo de efetivo serviço na Instituição Militar; II maior idade; e III melhor comportamento. (NR) (Redação dada pela LC 623, de 2013)

27 Das Disposições Preliminares Art. 4º As praças que completarem trinta anos de tempo total de serviço passarão à situação de excedentes ao quadro, até o limite de dez por cento do número de vagas previstas para o grau hierárquico em que se encontram. 1º A praça nesta situação concorrerá à promoção como se no quadro estivesse. 2º Sempre que houver no mínimo trinta vagas em aberto na graduação de Cabo ou 3º Sargento, será realizado o curso de formação correspondente. (Revogado pela LC 417, de 2008)

28 Dos Critérios De Promoção

29 Dos Critérios De Promoção Art. 5º: Os 3º, 2º e 1º Sargentos que completarem o dobro do interstício previsto para a graduação serão promovidos à graduação superior, respeitado o previsto no inciso V do art. 7º desta Lei Complementar, permanecendo excedentes ao quadro, até o limite de cinqüenta por cento do número de vagas previstas para o grau hierárquico que passarem a ocupar, iniciando a contagem de tempo de serviço para a próxima promoção na data desta promoção, atendidos os demais requisitos para o ingresso no quadro de acesso. (Revogado pela LC 417, de 2008)

30 Dos Critérios De Promoção Art. 6º: O Soldado de 3ª Classe, o Cabo e o 3º Sargento serão relacionados, obrigatoriamente, em almanaque anual, por ordem de graduação e antigüidade, em ordem decrescente da classificação final obtida em curso de formação. 1º A antigüidade para as demais graduações será contada a partir da data da última promoção, prevalecendo, em caso de igualdade, a antigüidade da graduação anterior.

31 Dos Critérios De Promoção 2º O acesso na colocação do almanaque é automático, em conseqüência de promoções, exclusões ou impedimentos verificados nas respectivas graduações. Art. 7º: As promoções serão efetuadas, observandose o número de vagas, da seguinte forma: I - graduação de Soldado de 3ª Classe, qualificado por mérito intelectual após conclusão e aprovação no CFSd;

32 Dos Critérios De Promoção II - graduação de Soldado de 2ª Classe, após ter completado um ano de efetivo serviço na graduação anterior, após qualificado com a aprovação no CFSd, e estar no mínimo no comportamento bom; III - graduação de Soldado de 1ª Classe, após ter completado quatro anos de efetivo serviço na graduação anterior e estar no mínimo no comportamento bom;

33 Dos Critérios De Promoção IV - graduação de Cabo e 3º Sargento, mediante conclusão com aproveitamento do respectivo curso de formação; e (NR) (Redação dada pela LC 559, de 2011). V - graduações de 2º Sargento, 1º Sargento e Subtenente, uma por antigüidade e três por merecimento. Art. 8º Para promoção por merecimento ou antigüidade é indispensável que a praça tenha sido incluída na relação do respectivo quadro de acesso.

34 Dos Critérios De Promoção P. único: Para a promoção a 2º Sargento, a 1º Sargento e a Subtenente, pelo critério de merecimento, é necessário que a praça tenha atingido, por ordem de antigüidade no almanaque, o limite do primeiro terço na respectiva graduação. Art. 9º Os critérios de aferição para a promoção por merecimento serão regulamentados por Decreto do Chefe do Poder Executivo.

35 33-(2016, CFS/PMSC) O Plano de carreira das praças militares do Estado de Santa Catarina, Lei Complementar nº 318, de 17 de janeiro de 2006, trata de diversos aspectos relacionados a promoção das praças da PMSC. De acordo com este dispositivo legal, analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta:

36 I - O ingresso no quadro de praças militares se dará através de concurso público, de provas ou de provas e títulos, para preenchimento das vagas previstas nas leis de fixação de efetivo das instituições militares estaduais. II - Após classificado no concurso público e matriculado no Curso de Formação de Soldado - CFSd -, o candidato selecionado será incluído na graduação de Soldado de 3ª Classe, na condição de Não Qualificado - NQ -, sendo denominado Aluno-Soldado durante o período de formação. III - O Soldado de 3ª Classe, o Cabo e o 3º Sargento serão relacionados, obrigatoriamente, em almanaque anual, por ordem de graduação e antiguidade, em ordem decrescente da classificação final obtida em curso de formação. IV - As promoções serão efetuadas, observando-se o número de vagas e no caso das graduações de 2º Sargento, 1º Sargento e Subtenente, uma por antiguidade e três por merecimento. V - As promoções serão efetuadas, observando-se o número de vagas e no caso da graduação de Soldado de 2ª Classe, quando após ter completado um ano de efetivo serviço na graduação anterior, após qualificado com a aprovação no CFSd, e estar no mínimo no comportamento bom; a) As assertivas I, II, III, IV e V estão corretas. b) Somente I, II e V estão corretas. c) Somente I, II, III e IV estão corretas. d) Somente II, III e IV estão corretas. e) Somente II, III e V estão corretas.

37 I - O ingresso no quadro de praças militares se dará através de concurso público, de provas ou de provas e títulos, para preenchimento das vagas previstas nas leis de fixação de efetivo das instituições militares estaduais. II - Após classificado no concurso público e matriculado no Curso de Formação de Soldado - CFSd -, o candidato selecionado será incluído na graduação de Soldado de 3ª Classe, na condição de Não Qualificado - NQ -, sendo denominado Aluno-Soldado durante o período de formação. III - O Soldado de 3ª Classe, o Cabo e o 3º Sargento serão relacionados, obrigatoriamente, em almanaque anual, por ordem de graduação e antiguidade, em ordem decrescente da classificação final obtida em curso de formação. IV - As promoções serão efetuadas, observando-se o número de vagas e no caso das graduações de 2º Sargento, 1º Sargento e Subtenente, uma por antiguidade e três por merecimento. V - As promoções serão efetuadas, observando-se o número de vagas e no caso da graduação de Soldado de 2ª Classe, quando após ter completado um ano de efetivo serviço na graduação anterior, após qualificado com a aprovação no CFSd, e estar no mínimo no comportamento bom; a) As assertivas I, II, III, IV e V estão corretas. b) Somente I, II e V estão corretas. c) Somente I, II, III e IV estão corretas. d) Somente II, III e IV estão corretas. e) Somente II, III e V estão corretas.

38 Das Condições Básicas

39 Das Condições Básicas Art. 10: Por qualquer dos critérios, ressalvados os casos previstos em lei, a promoção a 2º Sargento, 1ºSargento e Subtenente, somente poderá ser processada quando o candidato satisfizer os seguintes requisitos: I - estar classificado pelo menos no comportamento bom; II - ter sido submetido à inspeção de saúde; III - ter realizado teste de aptidão física, ou dele estar dispensado, por junta médica incumbida da análise;

40 Das Condições Básicas IV - ter, no mínimo, o seguinte interstício: a) 3º Sargento - quatro anos; b) 2º Sargento - três anos; c) 1º Sargento - três anos; e V - ter no mínimo a metade do interstício previsto para sua graduação em serviço arregimentado. 1º A inspeção de saúde e avaliação física terão validade de um ano, garantindo acesso ao quadro de promoções, aos que estiverem, por atestado da Junta Médica da Corporação, declarados com incapacidade física temporária.

41 Das Condições Básicas 2º Na falta absoluta de candidatos que satisfaçam a exigência estabelecida no inciso IV deste artigo, o Comandante-Geral poderá reduzir pela metade o interstício. 3º A freqüência e aprovação no Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos - CAS - é requisito para a promoção a 1º Sargento, além dos demais estabelecidos neste artigo.

42 (2013, CFS/ PMSC) De acordo com a Lei Complementar nº 318 de 17 de janeiro de 2006 (Dispõe sobre a carreira e a promoção das praças militares do Estado de Santa Catarina), é CORRETO afirmar:

43 a) A frequência e aprovação no Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos - CAS - é requisito para a promoção a 1º Sargento mesmo por bravura. b) Segundo o Art. 10. Por qualquer dos critérios, ressalvados os casos previstos em lei, a promoção a 2º Sargento, 1º Sargento e Subtenente, somente poderá ser processada quando o candidato satisfizer os seguintes requisitos, dentre outros: I - estar classificado pelo menos no comportamento ótimo. c) Segundo o Art. 10. Por qualquer dos critérios, ressalvados os casos previstos em lei, a promoção a 2º Sargento, 1º Sargento e Subtenente, somente poderá ser processada quando o candidato satisfizer os seguintes requisitos, dentre outros: IV - ter, no mínimo, o seguinte interstício: a) 3º Sargento - quatro anos; b) 2º Sargento - três anos; e c) 1º Sargento - três anos. d) Segundo o Art. 10. Por qualquer dos critérios, ressalvados os casos previstos em lei, a promoção a 2º Sargento, 1º Sargento e Subtenente, somente poderá ser processada quando o candidato satisfizer os seguintes requisitos, dentre outros: I - estar classificado pelo menos no comportamento excepcional.

44 a) A frequência e aprovação no Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos - CAS - é requisito para a promoção a 1º Sargento mesmo por bravura. b) Segundo o Art. 10. Por qualquer dos critérios, ressalvados os casos previstos em lei, a promoção a 2º Sargento, 1º Sargento e Subtenente, somente poderá ser processada quando o candidato satisfizer os seguintes requisitos, dentre outros: I - estar classificado pelo menos no comportamento ótimo. c) Segundo o Art. 10. Por qualquer dos critérios, ressalvados os casos previstos em lei, a promoção a 2º Sargento, 1º Sargento e Subtenente, somente poderá ser processada quando o candidato satisfizer os seguintes requisitos, dentre outros: IV - ter, no mínimo, o seguinte interstício: a) 3º Sargento - quatro anos; b) 2º Sargento - três anos; e c) 1º Sargento - três anos. d) Segundo o Art. 10. Por qualquer dos critérios, ressalvados os casos previstos em lei, a promoção a 2º Sargento, 1º Sargento e Subtenente, somente poderá ser processada quando o candidato satisfizer os seguintes requisitos, dentre outros: I - estar classificado pelo menos no comportamento excepcional.

45 (2013, CFS/ PMSC) Para promoção às graduações de 2º Sargento, 1º Sargento e Subtenente, conforme a Lei nº 318/06 (Lei de Promoção de Praças), serão observadas as seguintes condições básicas, exceto: a) Possuir, no mínimo, o interstício de 3 (três) anos como 3º sargento. b) Estar classificado pelo menos no comportamento bom. c) Ter realizado teste de aptidão física, ou dele estar dispensado, por junta médica incumbida para inspeção de saúde. d) Ter sido submetido à inspeção de saúde. e) Possuir, no mínimo, o interstício de 3 (três) anos como 2º sargento.

46 (2013, CFS/ PMSC) Para promoção às graduações de 2º Sargento, 1º Sargento e Subtenente, conforme a Lei nº 318/06 (Lei de Promoção de Praças), serão observadas as seguintes condições básicas, exceto: a) Possuir, no mínimo, o interstício de 3 (três) anos como 3º sargento. b) Estar classificado pelo menos no comportamento bom. c) Ter realizado teste de aptidão física, ou dele estar dispensado, por junta médica incumbida para inspeção de saúde. d) Ter sido submetido à inspeção de saúde. e) Possuir, no mínimo, o interstício de 3 (três) anos como 2º sargento.

47 (2013, CFS/ PMSC) De acordo com a Lei Complementar nº 318, de 17 de janeiro de 2006 (Lei sobre a carreira e promoção das Praças militares do Estado de SC), devidamente atualizada, qual das assertivas seguintes está CORRETA e VIGENTE de acordo com a legislação citada. Referente as promoções:

48 a) As promoções serão efetuadas, observando-se o número de vagas, da seguinte forma: [...] III - graduação de Soldado de 1ª Classe, após ter completado quatro anos de efetivo serviço e estar no mínimo no comportamento ótimo. b) As promoções serão efetuadas, observando-se o número de vagas, da seguinte forma: [...] III - graduação de Soldado de 1ª Classe, após ter completado quatro anos de efetivo serviço e estar no mínimo no comportamento bom. c) As promoções serão efetuadas, observando-se o número de vagas, da seguinte forma: [...] V - graduações de 2º Sargento, 1º Sargento e Subtenente, 30% por antiguidade e 70% por mérito intelectual. d) As promoções serão efetuadas, observando-se o número de vagas, da seguinte forma: [...] IV - graduação de Cabo e 3º Sargento, uma por antiguidade e três por merecimento. e) Nenhuma das alternativas anteriores está completamente correta ou vigente de acordo com a legislação citada.

49 a) As promoções serão efetuadas, observando-se o número de vagas, da seguinte forma: [...] III - graduação de Soldado de 1ª Classe, após ter completado quatro anos de efetivo serviço e estar no mínimo no comportamento ótimo. b) As promoções serão efetuadas, observando-se o número de vagas, da seguinte forma: [...] III - graduação de Soldado de 1ª Classe, após ter completado quatro anos de efetivo serviço e estar no mínimo no comportamento bom. c) As promoções serão efetuadas, observando-se o número de vagas, da seguinte forma: [...] V - graduações de 2º Sargento, 1º Sargento e Subtenente, 30% por antiguidade e 70% por mérito intelectual. d) As promoções serão efetuadas, observando-se o número de vagas, da seguinte forma: [...] IV - graduação de Cabo e 3º Sargento, uma por antiguidade e três por merecimento. e) Nenhuma das alternativas anteriores está completamente correta ou vigente de acordo com a legislação citada.

50 (2013, CFS/PMSC) Sobre plano de carreira das praças, tratado na Lei Complementar nº 318/2006, podemos afirmar corretamente que as promoções serão efetuadas, observando-se o número de vagas, da forma que segue, exceto:

51 a) Graduação de Soldado de 3ª Classe: quando qualificado por mérito intelectual após conclusão e aprovação no CFSd. b) Graduação de Soldado de 2ª Classe: após ter completado um ano de efetivo serviço na graduação anterior, após qualificado com a aprovação no CFSd, e estar no mínimo no comportamento bom. c) Graduação de Soldado de 1ª Classe: após ter completado cinco anos de efetivo serviço na graduação anterior e estar no mínimo no comportamento bom. d) Graduação de Cabo e 3º Sargento: mediante conclusão com aproveitamento nos respectivos cursos de formação. e) Graduações de 2º Sargento, 1º Sargento e Subtenente: uma vaga por antigüidade e três por merecimento.

52 a) Graduação de Soldado de 3ª Classe: quando qualificado por mérito intelectual após conclusão e aprovação no CFSd. b) Graduação de Soldado de 2ª Classe: após ter completado um ano de efetivo serviço na graduação anterior, após qualificado com a aprovação no CFSd, e estar no mínimo no comportamento bom. c) Graduação de Soldado de 1ª Classe: após ter completado cinco anos de efetivo serviço na graduação anterior e estar no mínimo no comportamento bom. d) Graduação de Cabo e 3º Sargento: mediante conclusão com aproveitamento nos respectivos cursos de formação. e) Graduações de 2º Sargento, 1º Sargento e Subtenente: uma vaga por antigüidade e três por merecimento.

53 (2013, CFS/PMSC) Com relação a Lei Complementar nº 318 de janeiro de 2006 que trata sobre o plano de carreira das praças assinale a alternativa incorreta:

54 a) Ao policial militar, para ser matriculado no Curso de Formação de Cabo e de Sargento, além de atender a outros critérios estabelecidos em lei, lhe será exigido a formação em curso universitário superior de graduação em qualquer área de conhecimento, desde que reconhecido pelo Ministério da Educação - MEC ou por órgão com delegação, para os cursos de formação tanto de Cabo quanto de Sargento iniciados a partir de b) Quatro anos como 3º Sargento é o interstício previsto para o acesso na carreira no caso de promoção a 2º Sargento. c) O acesso às vagas dos Cursos de Formação de Sargento será na proporção de 70% (setenta por cento) das vagas por antiguidade e 30% (trinta por cento) das vagas através de processo seletivo de provas, e em ambos os casos para policiais militares na graduação de Cabo com no mínimo dois anos nesta graduação. d) A frequência e aprovação no Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos - CAS - é requisito para a promoção a 1º Sargento, além dos demais estabelecidos em legislação. e) O Cabo selecionado para o Curso de Formação de Sargentos será denominado Aluno Sargento durante o curso. Ao final do curso, na formatura, este será promovido por mérito intelectual a 3º Sargento.

55 a) Ao policial militar, para ser matriculado no Curso de Formação de Cabo e de Sargento, além de atender a outros critérios estabelecidos em lei, lhe será exigido a formação em curso universitário superior de graduação em qualquer área de conhecimento, desde que reconhecido pelo Ministério da Educação - MEC ou por órgão com delegação, para os cursos de formação tanto de Cabo quanto de Sargento iniciados a partir de b) Quatro anos como 3º Sargento é o interstício previsto para o acesso na carreira no caso de promoção a 2º Sargento. c) O acesso às vagas dos Cursos de Formação de Sargento será na proporção de 70% (setenta por cento) das vagas por antiguidade e 30% (trinta por cento) das vagas através de processo seletivo de provas, e em ambos os casos para policiais militares na graduação de Cabo com no mínimo dois anos nesta graduação. d) A frequência e aprovação no Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos - CAS - é requisito para a promoção a 1º Sargento, além dos demais estabelecidos em legislação. e) O Cabo selecionado para o Curso de Formação de Sargentos será denominado Aluno Sargento durante o curso. Ao final do curso, na formatura, este será promovido por mérito intelectual a 3º Sargento.

56 (2013, CFS/PMSC) Ressalvados os casos previstos em Lei e considerando o plano de carreira das praças, tratado na Lei Complementar nº 318/2006, podemos afirmar corretamente que as promoções a 2º Sargento, 1º Sargento e Subtenente somente poderão ser processadas quando satisfeitos os seguintes requisitos, exceto: a) Ter sido submetido à inspeção de saúde. b) Ter no mínimo a metade do interstício previsto para sua graduação em serviço arregimentado. c) Ter realizado teste de aptidão física, ou dele estar dispensado, por junta médica incumbida da análise. d) Estar classificado pelo menos no comportamento bom. e) Ter, no mínimo, o interstício de quatro anos como 2º Sargento.

57 (2013, CFS/PMSC) Ressalvados os casos previstos em Lei e considerando o plano de carreira das praças, tratado na Lei Complementar nº 318/2006, podemos afirmar corretamente que as promoções a 2º Sargento, 1º Sargento e Subtenente somente poderão ser processadas quando satisfeitos os seguintes requisitos, exceto: a) Ter sido submetido à inspeção de saúde. b) Ter no mínimo a metade do interstício previsto para sua graduação em serviço arregimentado. c) Ter realizado teste de aptidão física, ou dele estar dispensado, por junta médica incumbida da análise. d) Estar classificado pelo menos no comportamento bom. e) Ter, no mínimo, o interstício de quatro anos como 2º Sargento.

58 34-(2016, CFS/PMSC) Conforme a Lei Complementar nº 318/2006, que dispõe sobre a carreira das praças militares do Estado de Santa Catarina, analise os itens a seguir relacionados aos requisitos para a promoção a 2º Sargento, 1º Sargento e Subtenente e assinale a alternativa correspondente:

59 I - Estar classificado no comportamento ótimo. II - Ter sido submetido à inspeção de saúde ou dela estar dispensada, por autorização do Comandante Regional ao qual está subordinado. III - Ter realizado teste de aptidão física, ou dele estar dispensado, por junta médica incumbida da análise. IV - Ter, no mínimo, o seguinte interstício: 3º sargento quatro anos; 2º sargento quatro anos; 1º sargento dois anos. V - Ter no mínimo a metade do interstício previsto para sua graduação em serviço arregimentado. VI - Para a promoção a graduação de 2º Sargento, é requisito a frequência e aprovação no Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos CAS. a) São verdadeiros apenas os requisitos apresentados nos itens III e V. b) São verdadeiros apenas os requisitos apresentados nos itens I, V e VI. c) São verdadeiros apenas os requisitos apresentados nos itens II, III e IV. d) São verdadeiros apenas os requisitos apresentados apenas no item II. e) São verdadeiros apenas os requisitos apresentados nos itens I, IV e VI.

60 I - Estar classificado no comportamento ótimo. II - Ter sido submetido à inspeção de saúde ou dela estar dispensada, por autorização do Comandante Regional ao qual está subordinado. III - Ter realizado teste de aptidão física, ou dele estar dispensado, por junta médica incumbida da análise. IV - Ter, no mínimo, o seguinte interstício: 3º sargento quatro anos; 2º sargento quatro anos; 1º sargento dois anos. V - Ter no mínimo a metade do interstício previsto para sua graduação em serviço arregimentado. VI - Para a promoção a graduação de 2º Sargento, é requisito a frequência e aprovação no Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos CAS. a) São verdadeiros apenas os requisitos apresentados nos itens III e V. b) São verdadeiros apenas os requisitos apresentados nos itens I, V e VI. c) São verdadeiros apenas os requisitos apresentados nos itens II, III e IV. d) São verdadeiros apenas os requisitos apresentados apenas no item II. e) São verdadeiros apenas os requisitos apresentados nos itens I, IV e VI.

61 Do Processamento das Promoções

62 Do Processamento Das Promoções Art. 11: Em cada relação de acesso, seja por antigüidade ou merecimento, deverá constar o número de candidatos habilitados à promoção, na ordem de acesso, com a soma geral dos pontos obtidos. Art. 12: A antigüidade e interstício dos sargentos, para efeito de promoção, são contados da data em que foram promovidos à graduação que ocupam, obedecidas a colocação no almanaque e processados os seguintes descontos:

63 Do Processamento Das Promoções I - tempo de exercício em qualquer função pública não privativa de militar ou que não seja relativo aos Militares Estaduais; II - tempo de licença para tratar de interesse particular; III - tempo de cumprimento de pena privativa de liberdade por sentença transitada em julgado; IV - tempo de privação do exercício da função, em face de sentença judicial transitada em julgado; e V - tempo de prisão disciplinar com prejuízo do serviço.

64 Do Processamento Das Promoções Art. 13: A promoção por antigüidade ou merecimento, em cada grau hierárquico, compete às praças que tenham atingido os primeiros lugares na relação de acesso respectivo, dentro do quantitativo de vagas, satisfeitas as condições do art. 10 desta Lei Complementar. Art. 14: Os programas e diretrizes para os cursos de formação serão organizados pelos órgãos de ensino de cada Instituição Militar e baixados, mediante portaria, pelos respectivos Comandantes-Gerais.

65 Da Comissão de Promoções de Praças

66 Da Comissão de Promoções de Praças Art. 15: O órgão encarregado de processar as promoções é a Comissão de Promoção de Praças - CPP. Art. 16: A Comissão de Promoção de Praças - CPP - será composta, no mínimo, da seguinte forma: I - Subcomandante-Geral, como Presidente; II - dois oficiais superiores; III - um oficial intermediário; IV - um oficial subalterno;

67 Da Comissão de Promoções de Praças V - um oficial subalterno em serviço na Diretoria de Pessoal, como Secretário; e VI - um Subtenente como membro ouvinte. 1º Os membros da Comissão de Promoção de Praças - CPP - serão designados pelo Comandante- Geral por um período não inferior a dois anos, dentre os oficiais lotados na Capital.

68 Da Comissão de Promoções de Praças 2º Ficam impedidos de funcionar nos processos de promoção os membros da Comissão de Promoção de Praças - CPP - que tenham relação com a parte interessada nos graus de cônjuges, ascendentes, descendentes e colaterais, até o terceiro grau, por consangüinidade ou afinidade, devendo ser substituído no respectivo processo.

69 Da Comissão de Promoções de Praças Art. 17: Compete à Comissão de Promoção de Praças - CPP: I - organizar as relações de acesso para promoção pelo princípio de merecimento e antigüidade, de acordo com as normas consignadas nesta Lei Complementar; e II - estudar e emitir parecer sobre os processos relativos às promoções por ato de bravura, ressarcimento de preterição e post-mortem.

70 Da Comissão de Promoções de Praças P. único: As decisões da Comissão serão tomadas de maneira colegiada, não tendo direito a voto o oficial Secretário. Art. 18: Ao Presidente da Comissão de Promoção de Praças - CPP -, compete: I - fixar as datas das reuniões ordinárias e convocar as extraordinárias; e II - designar os relatores de processos, excluído o Secretário.

71 Da Comissão de Promoções de Praças Art. 19: Aos membros da Comissão de Promoção de Praças - CPP - compete tomar parte nas sessões e relatar os processos distribuídos. Art. 20: Ao Secretário da Comissão de Promoção de Praças - CPP -, compete: I - secretariar as sessões, lavrando atas de todos os trabalhos realizados; II - organizar a distribuição dos processos; III - despachar com o Presidente;

72 Da Comissão de Promoções de Praças IV - preparar toda a documentação e correspondência necessária à Comissão, submetendo-as a despacho do Presidente ou à assinatura dos membros, conforme o caso; V - tomar as medidas necessárias para o preparo e estudo das promoções; e VI - organizar e manter em dia o fichário e o arquivo da Comissão.

73 Das Disposições Finais

74 Das Disposições Finais Art. 21: Para ingresso nas Instituições Militares do Estado, na graduação de Soldado, o candidato deverá estar em dia com as obrigações militares e demais disposições a respeito do serviço militar obrigatório.

75 Das Disposições Finais Art. 22: O militar estadual, durante o Curso de Formação de Cabo - CFC, será denominado Aluno- Cabo (Al Cb) e, durante o Curso de Formação de Sargento - CFS, Aluno-Sargento (Al Sgt). (NR) (Redação dada pela LC 559, de 2011). P. único: O Aluno-Cabo e o Aluno-Sargento terão precedência hierárquica, respectivamente, sobre os Soldados de 1ª Classe e Cabos. Art. 23: Aos Alunos em Curso de Formação não se aplica a Lei Complementar nº 137, de 22 de junho de 1995, para os serviços internos.

76 Das Disposições Finais Art. 24: O Subtenente, integrante do Quadro de Servidores Militares do Estado, após completar 6 (seis) anos de permanência na graduação e contar, no mínimo, com 30 (trinta) anos de serviço, será transferido para a inatividade ex officio, a contar da primeira data vencível de promoções de Praças, garantidos todos os direitos e vantagens previstos em lei. P. único: As vagas remanescentes da aplicação do caput deste artigo serão preenchidas na mesma data.(nr) (Redação dada pela LC 333, de 2006)

77 (2013, CFS/PMSC) De acordo com a Lei Complementar nº 318, de 17 de janeiro de 2006 (Lei sobre a carreira e promoção das Praças militares do Estado de SC), devidamente atualizada, qual das assertivas seguintes está CORRETA e VIGENTE de acordo com a legislação citada:

78 a) O Aluno-Cabo e o Aluno-Sargento terão precedência hierárquica, respectivamente, sobre os Soldados de 1ª Classe e Cabos. b) Aos Alunos em Curso de Formação não se aplica a Lei Complementar nº 137, de 22 de junho de 1995 (Lei do Estímulo Operacional), para qualquer natureza ou tipo de serviço executado. c) O Subtenente, integrante do Quadro de Servidores Militares do Estado, sempre que completar 6 (seis) anos de permanência na graduação, será transferido para a inatividade ex officio, a contar da primeira data vencível de promoções de Praças, garantidos todos os direitos e vantagens previstos em lei. d) O Aluno-Soldado que não concluir o curso de formação com aproveitamento intelectual mínimo exigido dentro das normas de ensino, nas respectivas corporações, será reprovado e ficará aguardando novo curso, até a sua aprovação. e) Nenhuma das alternativas anteriores está completamente correta ou vigente de acordo com a legislação citada.

79 a) O Aluno-Cabo e o Aluno-Sargento terão precedência hierárquica, respectivamente, sobre os Soldados de 1ª Classe e Cabos. b) Aos Alunos em Curso de Formação não se aplica a Lei Complementar nº 137, de 22 de junho de 1995 (Lei do Estímulo Operacional), para qualquer natureza ou tipo de serviço executado. c) O Subtenente, integrante do Quadro de Servidores Militares do Estado, sempre que completar 6 (seis) anos de permanência na graduação, será transferido para a inatividade ex officio, a contar da primeira data vencível de promoções de Praças, garantidos todos os direitos e vantagens previstos em lei. d) O Aluno-Soldado que não concluir o curso de formação com aproveitamento intelectual mínimo exigido dentro das normas de ensino, nas respectivas corporações, será reprovado e ficará aguardando novo curso, até a sua aprovação. e) Nenhuma das alternativas anteriores está completamente correta ou vigente de acordo com a legislação citada.

80 Das Disposições Finais Art. 25: As praças militares estaduais da ativa poderão prestar concurso público para ingresso no Curso de Formação de Oficiais das corporações militares estaduais independentemente de idade, devendo permanecer na condição de oficial pelo prazo mínimo de 5 (cinco) anos. (NR) (Redação dada pela LC 559, de 2011). P. único: As praças militares estaduais da ativa que já prestaram concurso público para ingresso no curso de formação de oficiais das respectivas corporações, obedecerão o disposto no caput deste artigo. (NR) (Redação incluída pela LC 360, de 2006)

81 Das Disposições Finais Art. 26: A Lei Complementar nº 259, de 19 de janeiro de 2004, no que se refere ao Quadro Complementar de Praças Bombeiros Militar, e a Lei nº 6.153, de 21 de setembro de 1982, com suas alterações posteriores, no que se refere ao Quadro Especial de Cabos e Terceiros-Sargentos da Polícia Militar, e a Lei nº , de 16 de fevereiro de 2005, não se aplicarão aos militares estaduais que ingressarem nas respectivas corporações após a publicação da presente Lei Complementar. (Revogado pela LC 623, de 2013)

82 Das Disposições Finais Art. 27: O Chefe do Poder Executivo regulamentará a presente Lei Complementar, no que couber, no prazo de cento e vinte dias, ouvido o órgão Sistêmico de Gestão de Recursos Humanos. Art. 28: As despesas decorrentes da execução desta Lei Complementar correrão à conta das dotações do Orçamento Geral do Estado. Art. 29: Esta Lei Complementar entra em vigor na data de sua publicação.

83 Das Disposições Finais Art. 30: Fica revogada a Lei nº 1.508, de 29 de agosto de Florianópolis, 17 de janeiro de 2006 JORGE MUSSI Governador do Estado, em exercício

84 Anexo Único

85 Anexo Único GRADUAÇÃO HIERÁRQUICA DAS PRAÇAS EM ORDEM Decrescente SUBTENENTE - Sub Ten 1º SARGENTO - 1º Sgt 2º SARGENTO - 2º Sgt 3º SARGENTO - 3º Sgt CABO - Cb SOLDADO DE 1ª CLASSE - Sd-1 SOLDADO DE 2ª CLASSE - Sd-2 SOLDADO DE 3ª CLASSE - Sd-3

86 (2014, CFC/PMSC) A Lei Complementar nº 318 de janeiro de 2006 trata sobre o plano de carreira das praças. De acordo com esta lei, assinale a alternativa CORRETA:

87 a) O policial militar para ser matriculado no Curso de Formação de Cabo e de Sargento, além de atender a outros critérios estabelecidos em lei, lhe será exigido a formação em curso universitário superior de graduação em qualquer área de conhecimento, desde que reconhecido pelo Ministério da Educação - MEC ou por órgão com delegação, para os cursos de formação tanto de Cabo quanto de Sargento iniciados a partir de b) Para ser matriculado no Curso de Formação de Cabo e de Sargento, além de atender a outros critérios estabelecidos, será exigida: I - conclusão do ensino médio, para os cursos de formação iniciados até o ano de 2014; e II - formação em curso universitário superior de graduação em qualquer área de conhecimento, desde que reconhecido pelo Ministério da Educação - MEC ou por órgão com delegação, para os cursos de formação iniciados a partir de c) O Aluno-Cabo e o Aluno-Sargento reprovado pela segunda vez pelo critério de aferição intelectual exigido pelas normas de ensino, nas respectivas corporações, não terá direito a concorrer à rematrícula no respectivo curso de formação durante o restante da carreira. d) O acesso às vagas dos Cursos de Formação de Cabo se dará nos seguintes termos: a) 30% (trinta por cento) das vagas ofertadas serão preenchidas por antiguidade na graduação de Soldados com no mínimo 2 (dois) anos na categoria de 1ª classe, no limite de 3 (três) Soldados para cada vaga oferecida, dentro deste percentual; e b) 70% (setenta por cento) das vagas ofertadas serão preenchidas por Soldados na categoria de 1ª classe que, inscritos e submetidos a processo seletivo de provas, classifiquem-se por mérito intelectual, dentro deste percentual, observada a ordem decrescente do conceito numérico final obtido. e) Ao final do Curso de Formação Cabos, no dia da formatura, o Aluno Cabo será promovido por mérito intelectual a Cabo da Polícia Militar, porém se for o 1º colocado geral do curso poderá se matricular automaticamente no próximo Curso de Formação de Sargentos que terá vaga garantida.

88 a) O policial militar para ser matriculado no Curso de Formação de Cabo e de Sargento, além de atender a outros critérios estabelecidos em lei, lhe será exigido a formação em curso universitário superior de graduação em qualquer área de conhecimento, desde que reconhecido pelo Ministério da Educação - MEC ou por órgão com delegação, para os cursos de formação tanto de Cabo quanto de Sargento iniciados a partir de b) Para ser matriculado no Curso de Formação de Cabo e de Sargento, além de atender a outros critérios estabelecidos, será exigida: I - conclusão do ensino médio, para os cursos de formação iniciados até o ano de 2014; e II - formação em curso universitário superior de graduação em qualquer área de conhecimento, desde que reconhecido pelo Ministério da Educação - MEC ou por órgão com delegação, para os cursos de formação iniciados a partir de c) O Aluno-Cabo e o Aluno-Sargento reprovado pela segunda vez pelo critério de aferição intelectual exigido pelas normas de ensino, nas respectivas corporações, não terá direito a concorrer à rematrícula no respectivo curso de formação durante o restante da carreira. d) O acesso às vagas dos Cursos de Formação de Cabo se dará nos seguintes termos: a) 30% (trinta por cento) das vagas ofertadas serão preenchidas por antiguidade na graduação de Soldados com no mínimo 2 (dois) anos na categoria de 1ª classe, no limite de 3 (três) Soldados para cada vaga oferecida, dentro deste percentual; e b) 70% (setenta por cento) das vagas ofertadas serão preenchidas por Soldados na categoria de 1ª classe que, inscritos e submetidos a processo seletivo de provas, classifiquem-se por mérito intelectual, dentro deste percentual, observada a ordem decrescente do conceito numérico final obtido. e) Ao final do Curso de Formação Cabos, no dia da formatura, o Aluno Cabo será promovido por mérito intelectual a Cabo da Polícia Militar, porém se for o 1º colocado geral do curso poderá se matricular automaticamente no próximo Curso de Formação de Sargentos que terá vaga garantida.

89 36-(2014, CFS/PMSC) Sobre o acesso às vagas do Curso de Formação de Sargentos, tratado na Lei Complementar nº 318/2006, analise as assertivas e, em seguida, assinale a alternativa que aponta a(s) CORRETA(S).

90 I - Das vagas ofertadas, 30% (trinta por cento) serão preenchidas por antiguidade na graduação de Cabos com no mínimo 2 (dois) anos nesta graduação, no limite de 3 (três) Cabos para cada vaga oferecida, dentro deste percentual. II - 70% (setenta por cento) das vagas ofertadas serão preenchidas por Cabos com no mínimo 2 (dois anos) na graduação que, inscritos e submetidos a processo seletivo de provas, classifiquem-se por mérito intelectual, dentro deste percentual, observada a ordem crescente do conceito numérico final obtido. III - Para a realização dos Cursos de Formação de Cabo e de Sargento, sempre que o número de vagas oferecidas não se completar em primeira chamada, far-se-ão chamadas sucessivas para o preenchimento das vagas remanescentes, com base nos mesmos critérios adotados para efetuar a primeira, buscando o aproveitamento total das vagas oferecidas, conforme disposto no regulamento desta Lei Complementar. IV - Os militares estaduais promovidos por ato de bravura frequentarão o primeiro curso de formação ou aperfeiçoamento disponibilizado pela Corporação, que corresponda ao grau hierárquico ascendido, independentemente do previsto no 1º deste artigo, nos termos da regulamentação desta Lei Complementar. a) Todas as assertivas estão corretas. b) Duas assertivas estão incorretas. c) Apenas uma assertiva está incorreta. d) Três assertivas estão incorretas. e) Todas as assertivas estão incorretas.

91 I - Das vagas ofertadas, 30% (trinta por cento) serão preenchidas por antiguidade na graduação de Cabos com no mínimo 2 (dois) anos nesta graduação, no limite de 3 (três) Cabos para cada vaga oferecida, dentro deste percentual. II - 70% (setenta por cento) das vagas ofertadas serão preenchidas por Cabos com no mínimo 2 (dois anos) na graduação que, inscritos e submetidos a processo seletivo de provas, classifiquem-se por mérito intelectual, dentro deste percentual, observada a ordem crescente do conceito numérico final obtido. III - Para a realização dos Cursos de Formação de Cabo e de Sargento, sempre que o número de vagas oferecidas não se completar em primeira chamada, far-se-ão chamadas sucessivas para o preenchimento das vagas remanescentes, com base nos mesmos critérios adotados para efetuar a primeira, buscando o aproveitamento total das vagas oferecidas, conforme disposto no regulamento desta Lei Complementar. IV - Os militares estaduais promovidos por ato de bravura frequentarão o primeiro curso de formação ou aperfeiçoamento disponibilizado pela Corporação, que corresponda ao grau hierárquico ascendido, independentemente do previsto no 1º deste artigo, nos termos da regulamentação desta Lei Complementar. a) Todas as assertivas estão corretas. b) Duas assertivas estão incorretas. c) Apenas uma assertiva está incorreta. d) Três assertivas estão incorretas. e) Todas as assertivas estão incorretas.

92 35-(2014, CFS/PMSC) De acordo com o artigo 10 do plano de carreira das praças militares do Estado de Santa Catarina (Lei Complementar nº 318, de 17 de janeiro de 2006.) assinale a alternativa INCORRETA: a) Para ser promovido a 2º Sargento, além de preencher outros requisitos previstos em lei, o policial deverá ter completado no mínimo quatro anos na graduação de 3º Sargento. b) Além de outros requisitos, o comportamento bom é exigido para ser promovido a graduação de 2º Sargento e 1º Sargento apenas. Para Sub Tenente o comportamento exigido é o ótimo. c) Para ser promovido a 1º Sargento, além de preencher outros requisitos previstos em lei, o policial deverá ter completado no mínimo três anos na graduação de 2º Sargento. d) Para ser promovido a Sub Tenente, além de preencher outros requisitos previstos em lei, o policial deverá ter completado no mínimo três anos na graduação de 1º Sargento. e) A frequência e aprovação no Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos - CAS - é requisito para a promoção a 1º Sargento, além dos demais estabelecidos em lei.

93 35-(2014, CFS/PMSC) De acordo com o artigo 10 do plano de carreira das praças militares do Estado de Santa Catarina (Lei Complementar nº 318, de 17 de janeiro de 2006.) assinale a alternativa INCORRETA: a) Para ser promovido a 2º Sargento, além de preencher outros requisitos previstos em lei, o policial deverá ter completado no mínimo quatro anos na graduação de 3º Sargento. b) Além de outros requisitos, o comportamento bom é exigido para ser promovido a graduação de 2º Sargento e 1º Sargento apenas. Para Sub Tenente o comportamento exigido é o ótimo. c) Para ser promovido a 1º Sargento, além de preencher outros requisitos previstos em lei, o policial deverá ter completado no mínimo três anos na graduação de 2º Sargento. d) Para ser promovido a Sub Tenente, além de preencher outros requisitos previstos em lei, o policial deverá ter completado no mínimo três anos na graduação de 1º Sargento. e) A frequência e aprovação no Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos - CAS - é requisito para a promoção a 1º Sargento, além dos demais estabelecidos em lei.

94 41-(2014, CFC/PMSC) De acordo com a Lei Complementar nº 318 o Plano de Carreira das Praças, assinale a alternativa INCORRETA: a) Enquadra-se como Praça da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar o Soldado de 3ª, 2ª e 1ª Classe, o Cabo, o Sargento de 3ª, 2ª e 1ª Classe e o Subtenente. b) O Soldado de 3ª Classe, o Cabo e o 3º Sargento serão relacionados, obrigatoriamente, em almanaque anual, por ordem de graduação e antiguidade, em ordem decrescente da classificação final obtida em curso de formação. c) As promoções serão efetuadas, observando-se o número de vagas, da seguinte forma: I graduação de Soldado de 3ª Classe, qualificado por mérito intelectual após conclusão e aprovação no CFSd; II graduação de Soldado de 2ª Classe, após ter completado um ano de efetivo serviço na graduação anterior, após qualificado com a aprovação no CFSd, e estar no mínimo no comportamento bom; III graduação de Soldado de 1ª Classe, após ter completado quatro anos serviço na corporação e estar no mínimo no comportamento bom; d) Para promoção por merecimento ou antiguidade é indispensável que a praça tenha sido incluída na relação do respectivo quadro de acesso. e) Para a promoção a 2º Sargento, a 1º Sargento e a Subtenente, pelo critério de merecimento, é necessário que a praça tenha atingido, por ordem de antiguidade no almanaque, o limite do primeiro terço na respectiva graduação.

LEI Nº 5.250, DE 29 DE JULHO DE Dispõe sobre as promoções de Praças da Polícia Militar do Pará e dá outras providências.

LEI Nº 5.250, DE 29 DE JULHO DE Dispõe sobre as promoções de Praças da Polícia Militar do Pará e dá outras providências. LEI Nº 5.250, DE 29 DE JULHO DE 1985 Dispõe sobre as promoções de Praças da Polícia Militar do Pará e dá outras providências. A ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO PARÁ estatui e eu sanciono a seguinte

Leia mais

ESTADO DE ALAGOAS GABINETE DO GOVERNADOR

ESTADO DE ALAGOAS GABINETE DO GOVERNADOR LEI N.º 6.544, DE 21 DE DEZEMBRO DE 2004. DISPÕE SOBRE OS CRITÉRIOS E AS CONDIÇÕES QUE ASSEGURAM AOS SOLDADOS, CABOS E SUBTENENTES DA ATIVA DA POLÍCIA MILITAR E CORPO DE BOMBEIRO MILITAR DO ESTADO DE ALAGOAS

Leia mais

ASPRA BAHIA PROPOSTA PARA PLANO DE CARREIRA ESCLARECIMENTOS SOBRE A PROPOSTA DE CARREIRA ELABORADA PELA ASPRA BAHIA.

ASPRA BAHIA PROPOSTA PARA PLANO DE CARREIRA ESCLARECIMENTOS SOBRE A PROPOSTA DE CARREIRA ELABORADA PELA ASPRA BAHIA. ASPRA BAHIA PROPOSTA PARA PLANO DE CARREIRA ESCLARECIMENTOS SOBRE A PROPOSTA DE CARREIRA ELABORADA PELA ASPRA BAHIA. SEÇÃO VI DA PROMOÇÃO SUBSEÇÃO I GENERALIDADES Art. 75 A promoção na carreira policial

Leia mais

ASPRA BAHIA PROPOSTA PARA PLANO DE CARREIRA ESCLARECIMENTOS SOBRE A PROPOSTA DE CARREIRA ELABORADA PELA ASPRA BAHIA.

ASPRA BAHIA PROPOSTA PARA PLANO DE CARREIRA ESCLARECIMENTOS SOBRE A PROPOSTA DE CARREIRA ELABORADA PELA ASPRA BAHIA. ASPRA BAHIA PROPOSTA PARA PLANO DE CARREIRA ESCLARECIMENTOS SOBRE A PROPOSTA DE CARREIRA ELABORADA PELA ASPRA BAHIA. SEÇÃO VI DA PROMOÇÃO SUBSEÇÃO I GENERALIDADES Art. 75 A promoção na carreira policial

Leia mais

ESTADO DO PARANÁ POLÍCIA MILITAR ESTADO MAIOR 1ª SEÇÃO. LEI Nº /12/2006 Publicado no Diário Oficial Nº 7375 de 22/12/2006

ESTADO DO PARANÁ POLÍCIA MILITAR ESTADO MAIOR 1ª SEÇÃO. LEI Nº /12/2006 Publicado no Diário Oficial Nº 7375 de 22/12/2006 ESTADO DO PARANÁ POLÍCIA MILITAR ESTADO MAIOR 1ª SEÇÃO LEI Nº 15.349-22/12/2006 Publicado no Diário Oficial Nº 7375 de 22/12/2006 Súmula: Extingue, na Polícia Militar do Paraná, o Quadro de Oficiais de

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº, DE 2016 (Do Poder Executivo)

PROJETO DE LEI Nº, DE 2016 (Do Poder Executivo) PROJETO DE LEI Nº, DE 2016 (Do Poder Executivo) Altera a Leis nº 7.289, de 18 de dezembro de 1984, 7.479, de 02 de junho de 1986 e 12.086, de 6 de novembro de 2009, que dispõe sobre os militares da Polícia

Leia mais

ESTADO DE SANTA CATARINA

ESTADO DE SANTA CATARINA PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR Nº Altera a Lei Complementar nº 623, de 2013, que altera a Lei nº 6.153, de 1982 e a Lei Complementar nº 318, de 2006, além de estabelecer outras providências; a Lei Complementar

Leia mais

DECRETO /2016 REGULAMENTAÇÃO DA EVOLUÇÃO FUNCIONAL

DECRETO /2016 REGULAMENTAÇÃO DA EVOLUÇÃO FUNCIONAL DECRETO 56.795/2016 REGULAMENTAÇÃO DA EVOLUÇÃO FUNCIONAL Regulamenta o desenvolvimento dos integrantes do Quadro dos Profissionais Técnicos da Guarda Civil Metropolitana QTG na carreira, por meio da promoção

Leia mais

PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR N.º /2017

PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR N.º /2017 PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR N.º /2017 Dispõe sobre Condições Especiais de Promoção na Polícia Militar e Corpos de Bombeiros Militar do Estado do Espírito Santo e dá outras providências. Art. 1º Esta Lei

Leia mais

militares estaduais da ativa que professem o credo e cuja prática não atente contra a Constituição e as leis do País, e será exercido na forma

militares estaduais da ativa que professem o credo e cuja prática não atente contra a Constituição e as leis do País, e será exercido na forma LEI Nº13.768, de 4 de maio de 2006. MODIFICA A LEI Nº13.729, DE 11 DE JANEIRO DE 2006 (ESTATUTO DOS MILITARES DO ESTADO DO CEARÁ), ALTERANDO E ACRESCENTANDO DISPOSITIVOS E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. O GOVERNADOR

Leia mais

APROVAÇÃO DA NOVA LEI DE PROMOÇÃO DE OFICIAIS QOA E PRAÇAS

APROVAÇÃO DA NOVA LEI DE PROMOÇÃO DE OFICIAIS QOA E PRAÇAS APROVAÇÃO DA NOVA LEI DE PROMOÇÃO DE OFICIAIS QOA E PRAÇAS Como é de conhecimento de todos, na manhã deste dia (12/07/2017) na ALES, foi aprovado o Projeto de Lei (PL) que versa sobre a Nova Lei de Promoção

Leia mais

PROJETO DE LEI. Dispõe sobre a carreira dos Servidores Militares do Estado do Rio Grande do Sul e dá outras providências.

PROJETO DE LEI. Dispõe sobre a carreira dos Servidores Militares do Estado do Rio Grande do Sul e dá outras providências. PROJETO DE LEI Dispõe sobre a carreira dos Servidores Militares do Estado do Rio Grande do Sul e dá outras providências. Art. 1º Os Quadros de Organização da Brigada Militar e as carreiras dos Oficiais

Leia mais

Projeto de Lei Complementar nº 278 /2016 Poder Executivo

Projeto de Lei Complementar nº 278 /2016 Poder Executivo Projeto de Lei Complementar nº 278 /2016 Poder Executivo Dispõe sobre o período e regras de transição com vista à estruturação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio Grande do Sul, e dá outras

Leia mais

LEI COMPLEMENTAR Nº. 467 O GOVERNADOR DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO. Faço saber que a Assembléia Legislativa decretou e eu sanciono a seguinte Lei:

LEI COMPLEMENTAR Nº. 467 O GOVERNADOR DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO. Faço saber que a Assembléia Legislativa decretou e eu sanciono a seguinte Lei: LEI COMPLEMENTAR Nº. 467 Dispõe sobre normas de promoção dos praças e dos oficiais dos quadros administrativos da Polícia Militar do Estado do Espírito Santo -PMES e do Corpo de Bombeiros Militar do Espírito

Leia mais

O GOVERNADOR DO ESTADO DO PIAUÍ, Faço saber que o Poder Legislativo decreta e eu sanciono a seguinte Lei: CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS

O GOVERNADOR DO ESTADO DO PIAUÍ, Faço saber que o Poder Legislativo decreta e eu sanciono a seguinte Lei: CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS PROJETO DE LEI N.º Dispõe sobre a promoção dos Bombeiros Militares do Estado do Piauí e dá outras providências. O GOVERNADOR DO ESTADO DO PIAUÍ, Faço saber que o Poder Legislativo decreta e eu sanciono

Leia mais

I - 10% (dez por cento) do efetivo previsto de oficiais; e. II - 5% (cinco por cento) do efetivo previsto de praças.

I - 10% (dez por cento) do efetivo previsto de oficiais; e. II - 5% (cinco por cento) do efetivo previsto de praças. DECRETO Nº 32.539, DE 02 DE DEZEMBRO DE 2010. Regulamenta a Prestação de Tarefa por Tempo Certo, aplicável aos militares da reserva remunerada e, excepcionalmente, aos reformados, da Polícia Militar do

Leia mais

LEI Nº DE 20 DE DEZEMBRO DE 2018

LEI Nº DE 20 DE DEZEMBRO DE 2018 LEI Nº 14.039 DE 20 DE DEZEMBRO DE 2018 Altera as Leis nº 8.261, de 29 de maio de 2002, nº 8.352, de 02 de setembro de 2002, nº 10.963, de 16 de abril de 2008, nº 7.990, de 27 de dezembro de 2001, e dá

Leia mais

Assembléia Legislativa do Estado do Amazonas

Assembléia Legislativa do Estado do Amazonas Assembléia Legislativa do Estado do Amazonas Imprimir Lei Ordinária nº 4044/2014 de 09/06/2014 Ver Leis Associadas Ementa DISPÕE sobre a reestruturação da Carreira de Praças Militares do Estado do Amazonas,

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº, DE 2016

PROJETO DE LEI Nº, DE 2016 PROJETO DE LEI Nº, DE 2016 Altera as Leis nº 7.289, de 18 de dezembro de 1984, 7.479, de 02 de junho de 1986 e 12.086, de 6 de novembro de 2009, que dispõe sobre os militares da Polícia Militar e do Corpo

Leia mais

LEI Nº DE 29 DE JUNHO DE 2010

LEI Nº DE 29 DE JUNHO DE 2010 Publicada D.O.E. Em 30.06.2010 LEI Nº 11.920 DE 29 DE JUNHO DE 2010 Altera dispositivos das Leis nº 7.990, de 27 de dezembro de 2001 e nº 11.356, de 06 de janeiro de 2009 e dá outras providências. O GOVERNADOR

Leia mais

PROJETO DE LEI N.º 4.373, DE 2012 (Do Poder Executivo)

PROJETO DE LEI N.º 4.373, DE 2012 (Do Poder Executivo) CÂMARA DOS DEPUTADOS PROJETO DE LEI N.º 4.373, DE 2012 (Do Poder Executivo) MENSAGEM Nº 401/12 AVISO Nº 763/12 C. Civil Extingue o Quadro Especial de Terceiros-Sargentos do Exército, cria o Quadro Especial

Leia mais

JOSÉ RENATO CASAGRANDE Governador do Estado

JOSÉ RENATO CASAGRANDE Governador do Estado Vitória, 11 de maio de 2012. Mensagem n º 112 / 2012. Senhor Presidente: Encaminho à apreciação dessa Casa de Leis o incluso Projeto de Lei Complementar que tem por objetivo alterar dispositivos das Leis

Leia mais

DECRETO N DE 22 DE DEZEMBRO DE 1975

DECRETO N DE 22 DE DEZEMBRO DE 1975 DECRETO N. 76.323 DE 22 DE DEZEMBRO DE 1975 Regulamenta a Lei n. 6.165 (*), de 9 de dezembro de 1974, que dispõe sobre a formação de Oficiais-Engenheiros para o Corpo de Oficiais da Aeronáutica, da Ativa,

Leia mais

LEI COMPLEMENTAR Nº 0042 DE 15 DE MARÇO DE 2016.

LEI COMPLEMENTAR Nº 0042 DE 15 DE MARÇO DE 2016. LEI COMPLEMENTAR Nº 0042 DE 15 DE MARÇO DE 2016. INSTITUI O PLANO DE CARREIRA, CARGOS E VENCIMENTOS DA GUARDA CIVIL MUNICIPAL. O PREFEITO MUNICIPAL DE CACHOEIRAS DE MACACU, Estado do Rio de Janeiro, faz

Leia mais

Lei 4630/76. Professor Rodrigo Cardoso

Lei 4630/76. Professor Rodrigo Cardoso Lei 4630/76 Professor Rodrigo Cardoso LEI Nº 4.630, DE16 DEDEZEMBRO DE 1976 Dispõe sobre o Estatuto dos Policiais-Militares do Estado do Rio Grande do Norte, e dá outras providências. Art. 1º - O presente

Leia mais

Art. 1º Fica instituído o Corpo Temporário de Inativos da Segurança Pública - CTISP. 1º O Corpo será constituído por:

Art. 1º Fica instituído o Corpo Temporário de Inativos da Segurança Pública - CTISP. 1º O Corpo será constituído por: LEI Nº 13.718, de 02 de março de 2006 Dispõe sobre o Corpo Temporário de Inativos da Segurança Pública no Estado. O GOVERNADOR DO ESTADO DE SANTA CATARINA, Faço saber a todos os habitantes deste Estado

Leia mais

PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR Nº...DE 2012

PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR Nº...DE 2012 PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR Nº...DE 2012 Altera as Leis nº 5.301, de 16 de outubro de 1969, que contém o Estatuto dos Militares do Estado de Minas Gerais e a nº 10.366, de 28 de dezembro de 1990, que dispõe

Leia mais

LEI Nº , DE 22/07/1994 ( DOPE 23/07/1994) GUARDA PATRIMÔNIAL

LEI Nº , DE 22/07/1994 ( DOPE 23/07/1994) GUARDA PATRIMÔNIAL LEI Nº 11.116, DE 22/07/1994 ( DOPE 23/07/1994) GUARDA PATRIMÔNIAL NOTA: Atualizada até a Lei Complementar nº 81,de 20/12/2005 EMENTA: Dispõe sobre a designação de policiais - militares da reserva remunerada

Leia mais

PORTARIA Nº 459, DE 31 DE MAIO DE 2005

PORTARIA Nº 459, DE 31 DE MAIO DE 2005 PORTARIA Nº 459, DE 31 DE MAIO DE 2005 Dispõe sobre os critérios disciplinadores do concurso de remoção, a pedido, dos membros da carreira de Advogado da União, e dá outras disposições. O ADVOGADO-GERAL

Leia mais

Faço saber a todos os habitantes deste Estado que a Assembleia Legislativa decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

Faço saber a todos os habitantes deste Estado que a Assembleia Legislativa decreta e eu sanciono a seguinte Lei: LEI Nº 16.861, DE 28 DE DEZEMBRO DE 2015 Disciplina a admissão de pessoal por prazo determinado no âmbito do Magistério Público Estadual, para atender à necessidade temporária de excepcional interesse

Leia mais

DECRETO Nº XX DE XX DE XX DE 2015.

DECRETO Nº XX DE XX DE XX DE 2015. DECRETO Nº XX DE XX DE XX DE 2015. Regulamenta a carreira de Planejamento e Orçamento e dá outras providências. A PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no uso da atribuição que lhe confere o art. 84, inciso IV, da

Leia mais

LEI COMPLEMENTAR Nº. 467 O GOVERNADOR DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO. Faço saber que a Assembléia Legislativa decretou e eu sanciono a seguinte Lei:

LEI COMPLEMENTAR Nº. 467 O GOVERNADOR DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO. Faço saber que a Assembléia Legislativa decretou e eu sanciono a seguinte Lei: LEI COMPLEMENTAR Nº. 467 Dispõe sobre normas de promoção dos praças e dos oficiais dos quadros administrativos da Polícia Militar do Estado do Espírito Santo -PMES e do Corpo de Bombeiros Militar do Espírito

Leia mais

Aula 01 Cronu s concursos Estatuto da PM/RN Jardel Cléber de Araújo ESTATUTO DA PM-RN AULA 01. Jardel Cléber de Araújo.

Aula 01 Cronu s concursos Estatuto da PM/RN Jardel Cléber de Araújo ESTATUTO DA PM-RN AULA 01. Jardel Cléber de Araújo. ESTATUTO DA PM-RN AULA 01 Jardel Cléber de Araújo 0 CONTEÚDOS SUMÁRIO AULA 01 PÁGINA GENERALIDADES 02 DO INGRESSO NA POLÍCIA MILITAR 04 QUESTÕES 05 GABARITO E COMENTÁRIOS DAS QUESTÕES 07 Prezados futuros

Leia mais

1. Questões Prova OFICIAL PM/PE Prova A Questões Prova OFICIAL CBM/PE Prova G...7

1. Questões Prova OFICIAL PM/PE Prova A Questões Prova OFICIAL CBM/PE Prova G...7 1. Questões Prova OFICIAL PM/PE Prova A...2 1. Questões Prova OFICIAL CBM/PE Prova G...7 1 1. QUESTÕES PROVA OFICIAL PM/PE PROVA A 66. Sobre a Lei Nº.817/2000 - Código Disciplinar dos Militares do Estado

Leia mais

AVISO Nº 335, DE 29 DE JULHO DE 1993

AVISO Nº 335, DE 29 DE JULHO DE 1993 AVISO Nº 335, DE 29 DE JULHO DE 1993 Esclarece sobre a contagem de tempo de Serviço de servidores da Polícia Militar. Alterado pelo Aviso 343, de 13Dez94, publicado no BGPM 232, de 16Dez94. O CORONEL PM

Leia mais

PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR Nº TÍTULO I DO INGRESSO E DAS PROMOÇÕES CAPÍTULO I DOS PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS

PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR Nº TÍTULO I DO INGRESSO E DAS PROMOÇÕES CAPÍTULO I DOS PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR Nº. 2016 Dispõe sobre normas de ingresso e promoção dos praças e dos oficiais da Polícia Militar do Estado do Espírito Santo - PMES e do Corpo de Bombeiros Militar do Espírito

Leia mais

Considerando os anexos (1) e (2) integrantes do processo 03/2013 COUNI

Considerando os anexos (1) e (2) integrantes do processo 03/2013 COUNI Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná CONSELHO UNIVERSITÁRIO PR UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ PROCESSO Nº Processo 03/2013 COUNI PARECER: Nº 03/2013 Analisado em

Leia mais

PORTARIA NORMATIVA Nº 2, DE 26 DE JANEIRO DE 2010

PORTARIA NORMATIVA Nº 2, DE 26 DE JANEIRO DE 2010 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DIRETORIA DE POLÍTICAS E PROGRAMAS DA GRADUAÇÃO PORTARIA NORMATIVA Nº 2, DE 26 DE JANEIRO DE 2010 (Texto Compilado) Institui e regulamenta o Sistema

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CONSELHO UNIVERSITÁRIO RESOLUÇÃO Nº 50/2017

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CONSELHO UNIVERSITÁRIO RESOLUÇÃO Nº 50/2017 RESOLUÇÃO Nº 50/2017 Estabelece normas e procedimentos para reversão voluntária de aposentadoria de servidores no âmbito da Universidade Federal do Espírito Santo e dá outras providências. O DA UNIVERSIDADE

Leia mais

AGÊNCIA BRASILEIRA DE INTELIGÊNCIA INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 008-ABIN/GSIPR, DE 01 DE SETEMBRO de Inteligência.

AGÊNCIA BRASILEIRA DE INTELIGÊNCIA INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 008-ABIN/GSIPR, DE 01 DE SETEMBRO de Inteligência. AGÊNCIA BRASILEIRA DE INTELIGÊNCIA INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 008-ABIN/GSIPR, DE 01 DE SETEMBRO 2010. Regulamenta o curso de formação nos concursos públicos para ingresso nos cargos integrantes do Plano de

Leia mais

PORTARIA NORMATIVA Nº 2, DE 26 DE JANEIRO DE 2010

PORTARIA NORMATIVA Nº 2, DE 26 DE JANEIRO DE 2010 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DIRETORIA DE POLÍTICAS E PROGRAMAS DA GRADUAÇÃO PORTARIA NORMATIVA Nº 2, DE 26 DE JANEIRO DE 2010 (Texto Compilado) Institui e regulamenta o Sistema

Leia mais

CURSO SOMAR ESTATUTO DOS SERVIDORES PÚBLICOS DO PR AULA 3 DO ACESSO

CURSO SOMAR ESTATUTO DOS SERVIDORES PÚBLICOS DO PR AULA 3 DO ACESSO CURSO SOMAR ESTATUTO DOS SERVIDORES PÚBLICOS DO PR AULA 3 DO ACESSO - OBS: Após a Constituição Federal de 1988, o acesso não é mais possível! Ato administrativo nulo de pleno direito. Constituição Federal

Leia mais

LEI COMPLEMENTAR Nº 134, DE 23 DE DEZEMBRO DE 2008.

LEI COMPLEMENTAR Nº 134, DE 23 DE DEZEMBRO DE 2008. LEI COMPLEMENTAR Nº 134, DE 23 DE DEZEMBRO DE 2008. Dispõe sobre a carreira de Praça e o Quadro de Oficiais de Administração nas Corporações Militares Estaduais, sobre o Quadro de Especialistas da Polícia

Leia mais

Estatuto dos Policiais Militares do Estado de Santa Catarina Lei 6.218/83

Estatuto dos Policiais Militares do Estado de Santa Catarina Lei 6.218/83 Legislação Institucional Estatuto dos Policiais Militares do Estado de Santa Catarina Lei 6.218/83 Leia SEMPRE a norma COMPLETA antes de estudar pelos Slides. O ESTATUTO pode ser obtido na página da ALESC*

Leia mais

Edital 16 / 2016 GM INSTRUÇÕES ESPECIAIS

Edital 16 / 2016 GM INSTRUÇÕES ESPECIAIS Edital 16 / 2016 GM A Prefeitura do Município de Mogi das Cruzes, nos termos da Lei Complementar nº 69, de 29 de março de 2010, alterada pela Lei Complementar nº 123, de 18 de dezembro de 2015, TORNA PÚBLICO

Leia mais

LEI COMPLEMENTAR Nº 864 TÍTULO I DOS PRINCÍPIOS GERAIS E FUNDAMENTAIS CAPÍTULO I DAS CARREIRAS DE PRAÇAS E DE OFICIAIS DE ADMINISTRAÇÃO

LEI COMPLEMENTAR Nº 864 TÍTULO I DOS PRINCÍPIOS GERAIS E FUNDAMENTAIS CAPÍTULO I DAS CARREIRAS DE PRAÇAS E DE OFICIAIS DE ADMINISTRAÇÃO LEI COMPLEMENTAR Nº 864 Dispõe sobre normas de promoção da carreira de Praças e de Oficiais de Administração da Polícia Militar do Estado do Espírito Santo (PMES) e do Corpo de Bombeiros Militar do Estado

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 03 /2017/CS-IFB

RESOLUÇÃO Nº 03 /2017/CS-IFB RESOLUÇÃO Nº 03 /2017/CS-IFB O Presidente do Conselho Superior do INSTITUTO FEDERAL DE BRASÍLIA, nomeado pelo Decreto de 05 de maio de 2015, publicada no Diário Oficial da União em 06 de maio de 2015,

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº /2015

PROJETO DE LEI Nº /2015 PROJETO DE LEI Nº 21.631/2015 Altera dispositivos da Lei nº 6.677, de 26 de setembro de 1994, da Lei nº 6.932, de 19 de janeiro de 1996, da Lei nº 7.990, de 27 de dezembro de 2001, e dá outras providências.

Leia mais

MEDIDA PROVISÓRIA Nº 760, DE 22 DE DEZEMBRO DE 2016 EMENDA MODIFICATIVA Nº DE 2017

MEDIDA PROVISÓRIA Nº 760, DE 22 DE DEZEMBRO DE 2016 EMENDA MODIFICATIVA Nº DE 2017 MPV 760 00006 MEDIDA PROVISÓRIA Nº 760, DE 22 DE DEZEMBRO DE 2016 Altera a Lei nº 12.086, de 6 de novembro de 2009, que dispõe sobre os militares da Polícia Militar do Distrito Federal e do Corpo de Bombeiros

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA CONSELHO SUPERIOR RESOLUÇÃO N 282, DE 07 DE NOVEMBRO DE 2014.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA CONSELHO SUPERIOR RESOLUÇÃO N 282, DE 07 DE NOVEMBRO DE 2014. RESOLUÇÃO N 282, DE 07 DE NOVEMBRO DE 2014. Alterar a Resolução Nº 74, de 04 de março de 2014 que dispõe sobre o processo de Remoção de servidores, no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e

Leia mais

CAPÍTULO VIII DA PROGRESSÃO

CAPÍTULO VIII DA PROGRESSÃO 1º Para a concessão da Licença Sabática prevista neste artigo, o servidor deverá assumir o compromisso de permanência na FAETEC por um período correspondente ao dobro do período da Licença. 2º A Licença

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS - UNIFAL-MG CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO (CEPE) RESOLUÇÃO Nº 008/2019, DE 09 DE ABRIL DE 2019

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS - UNIFAL-MG CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO (CEPE) RESOLUÇÃO Nº 008/2019, DE 09 DE ABRIL DE 2019 UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS - UNIFAL-MG CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO (CEPE) RESOLUÇÃO Nº 008/2019, DE 09 DE ABRIL DE 2019 O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) da Universidade

Leia mais

DECRETO Nº /08/2004 Publicado no Diário Oficial Nº 6768 de 20/08/2004

DECRETO Nº /08/2004 Publicado no Diário Oficial Nº 6768 de 20/08/2004 DECRETO Nº 3494-20/08/2004 Publicado no Diário Oficial Nº 6768 de 20/08/2004 Súmula: Dispõe sobre as modalidades, limites e exigências para o pagamento da indenização criada pela Lei nº 14.268, de 22 de

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DE GOIÁS Gabinete Civil da Governadoria Superintendência de Legislação

GOVERNO DO ESTADO DE GOIÁS Gabinete Civil da Governadoria Superintendência de Legislação GOVERNO DO ESTADO DE GOIÁS Gabinete Civil da Governadoria Superintendência de Legislação LEI Nº 15.704, DE 20 DE JUNHO DE 2006. Legenda : Texto em Preto Texto em Vermelho Redação em vigor Redação Revogada

Leia mais

PROJETO DE LEI DE PROMOÇÃO DE POLICIAIS MILITARES DO ESTADO DO PIAUÍ

PROJETO DE LEI DE PROMOÇÃO DE POLICIAIS MILITARES DO ESTADO DO PIAUÍ PROJETO DE LEI DE PROMOÇÃO DE POLICIAIS MILITARES DO ESTADO DO PIAUÍ Dispõe sobre a promoção dos Policiais Militares do Estado do Piauí e dá outras providências. GOVERNADOR DO ESTADO DO PIAUÍ, faço saber

Leia mais

Regimento da Comissão Interna de Supervisão do Plano de Carreira dos Cargos Técnico- Administrativos em Educação

Regimento da Comissão Interna de Supervisão do Plano de Carreira dos Cargos Técnico- Administrativos em Educação MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO Regimento da Comissão Interna de Supervisão do Plano de Carreira dos Cargos Técnico- Administrativos em Educação Aprovado pela Resolução

Leia mais

PORTARIA Nº 020/DEIOp/CBMRR/2013 Boa Vista-RR, 07 de novembro de 2013.

PORTARIA Nº 020/DEIOp/CBMRR/2013 Boa Vista-RR, 07 de novembro de 2013. PORTARIA Nº 020/DEIOp/CBMRR/2013 Boa Vista-RR, 07 de novembro de 2013. Dispõe sobre a matrícula dos candidatos que obtiveram liminares concedidas pra matrícula em condição precária no Curso de Formação

Leia mais

RESOLUÇÃO NORMATIVA N.º 26/CUn/2012, de 16 de outubro 2012.

RESOLUÇÃO NORMATIVA N.º 26/CUn/2012, de 16 de outubro 2012. SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA ÓRGÃOS DELIBERATIVOS CENTRAIS CAMPUS UNIVERSITÁRIO - TRINDADE CEP: 88040-900 - FLORIANÓPOLIS - SC TELEFONE (048) 3721-9522 - 3721-9661 -3721-4916

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DE GOIÁS Secretaria de Estado da Casa Civil

GOVERNO DO ESTADO DE GOIÁS Secretaria de Estado da Casa Civil GOVERNO DO ESTADO DE GOIÁS Secretaria de Estado da Casa Civil LEI Nº 17.691, DE 04 DE JULHO DE 2012. Introduz alterações nas Leis nºs 15.397, de 22 de setembro de 2005, e 16.901, de 26 de janeiro de 2010,

Leia mais

LEI COMPLEMENTAR Nº 365, DE 30 DE SETEMBRO DE 2008.

LEI COMPLEMENTAR Nº 365, DE 30 DE SETEMBRO DE 2008. Governo do Estado do Rio Grande do Norte Gabinete Civil Coordenadoria de Controle dos Atos Governamentais LEI COMPLEMENTAR Nº 365, DE 30 DE SETEMBRO DE 2008. Dispõe sobre o Plano de Carreira, Cargos e

Leia mais

TÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

TÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Decreto 3494-20 de Agosto de 2004 Publicado no Diário Oficial nº. 6798 de 20 de Agosto de 2004 Súmula: Dispõe sobre as modalidades, limites e exigências para o pagamento da indenização criada pela Lei

Leia mais

PROPOSTA DE ALTERAÇÃO DA LEI Nº 4.787, DE 26 DE JUNHO DE 2006.

PROPOSTA DE ALTERAÇÃO DA LEI Nº 4.787, DE 26 DE JUNHO DE 2006. Altera a Lei nº 4.787, de 26 de junho de 2006, e dá outras providências. O Governador do Estado do Rio de Janeiro, Faço saber que a Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro decreta e eu sanciono

Leia mais

LEI Nº 3.123, DE 06 DE ABRIL DE 2005.

LEI Nº 3.123, DE 06 DE ABRIL DE 2005. LEI Nº 3.123, DE 06 DE ABRIL DE 2005. Autoriza a FAI Faculdades Adamantinenses Integradas a instituir o Programa Bolsa Instituições Públicas, Privadas e Cooperativas PROBIN e dá outras providências O PREFEITO

Leia mais

Secretaria da Educação

Secretaria da Educação INSTRUÇÃO SEDU/GS Nº 26, DE 09 DE NOVEMBRO DE 2015. (Dispõe sobre o processo de atribuição de turmas, classes e aulas aos docentes efetivos, integrantes do Quadro do Magistério Público Municipal de Sorocaba,

Leia mais

TÍTULO I Do Programa. TÍTULO II Dos Cursos

TÍTULO I Do Programa. TÍTULO II Dos Cursos Resolução Unesp-14, de 10 de fevereiro de 2012 Texto consolidado, com as alterações promovidas pela Resolução Unesp n.º 80, de 11 de outubro de 2016. Aprova o Regulamento do Programa de Pós-graduação em

Leia mais

DISPÕE SOBRE O ESTATUTO DO MAGISTÉRIO DO MUNICÍPIO DE BELÉM, REVOGANDO A LEI Nº 7.385/87.

DISPÕE SOBRE O ESTATUTO DO MAGISTÉRIO DO MUNICÍPIO DE BELÉM, REVOGANDO A LEI Nº 7.385/87. LEI Nº 7528/91 DISPÕE SOBRE O ESTATUTO DO MAGISTÉRIO DO MUNICÍPIO DE BELÉM, REVOGANDO A LEI Nº 7.385/87. A CÂMARA MUNICIPAL DE BELÉM estatui e eu sanciono a seguinte Lei: TÍTULO I Capítulo único DAS DISPOSIÇÕES

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Lei 8.112/90 Provimento: Nomeação Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Administrativo LEI Nº 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990 (PARCIAL) Dispõe sobre

Leia mais

ESTADO DE ALAGOAS GABINETE DO GOVERNADOR

ESTADO DE ALAGOAS GABINETE DO GOVERNADOR ESTADO DE ALAGOAS GABINETE DO GOVERNADOR LEI Nº 6.774, DE 23 DE NOVEMBRO DE 2006. CRIA O ESTATUTO DOS SERVIDORES DO QUADRO DE SERVIÇOS AUXILIARES DE APOIO TÉCNICO E ADMINISTRATIVO DO MINISTÉRIO PÚBLICO

Leia mais

PROPOSTA DE PLANO DE CARREIRA NIVEL SUPERIOR

PROPOSTA DE PLANO DE CARREIRA NIVEL SUPERIOR PROPOSTA DE PLANO DE CARREIRA NIVEL SUPERIOR Sumário PROJETO DE LEI...4 Do Ingresso nos Quadros de Entrância...4 Quadro de Oficiais do Estado Maior (QOEM)...4 Quadro de Oficiais Especialistas em Saúde

Leia mais

CONSELHO UNIVERSITÁRIO RESOLUÇÃO N.º 004 /2003-CONSUNIV

CONSELHO UNIVERSITÁRIO RESOLUÇÃO N.º 004 /2003-CONSUNIV 69050-030 CONSELHO UNIVERSITÁRIO RESOLUÇÃO N.º 004 /2003-CONSUNIV Confere com o original DISPÕE sobre a transferência de alunos regulares de outras instituições de ensino superior para a Universidade do

Leia mais

Presidência da República Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Subchefia para Assuntos Jurídicos Presidência da República Subchefia para Assuntos Jurídicos LEI N o 6.923, DE 29 DE JUNHO DE 1981. Dispõe sobre o Serviço de Assistência Religiosa nas Forças Armadas. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, faço saber

Leia mais

Lei de Ingresso (LC nº 587/13)

Lei de Ingresso (LC nº 587/13) Legislação Institucional Lei de Ingresso (LC nº 587/13) Leia SEMPRE a norma COMPLETA antes de estudar pelos Slides. A LC 587/2013 pode ser obtida na página da ALESC. (Na minha página em notas você encontra

Leia mais

Dicas - 02 LEI N.º 6.174/70

Dicas - 02 LEI N.º 6.174/70 Dicas - 02 LEI N.º 6.174/70 Sumário Sumário... 1 Observações Iniciais... 1 Da Remoção... 2 Da Substituição... 2 Da Promoção... 2 Do Acesso... 3 Da Transferência... 3 Da Readmissão... 3 Da Reintegração...

Leia mais

DECISÃO Nº 268/2012 D E C I D E

DECISÃO Nº 268/2012 D E C I D E CONSUN Conselho Universitário Alterações incluídas no texto: Decisão nº 429/2012, de 26/10/2012 Decisão nº 406/2013, de 26/08/2013 DECISÃO Nº 268/2012 O CONSELHO UNIVERSITÁRIO, nas sessões de 03/08/2012

Leia mais

PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR N. /2016

PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR N. /2016 PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR N. /2016 Dispõe sobre a promoção na carreira da Polícia Civil e da outras providencias. O GOVERNADOR DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL, faz saber que a Assembléia Legislativa

Leia mais

SECRETARIA DE SEGURANÇA, DEFESA E CIDADANIA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE RONDÔNIA COORDENADORIA DE RECURSOS HUMANOS

SECRETARIA DE SEGURANÇA, DEFESA E CIDADANIA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE RONDÔNIA COORDENADORIA DE RECURSOS HUMANOS SECRETARIA DE SEGURANÇA, DEFESA E CIDADANIA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE RONDÔNIA COORDENADORIA DE RECURSOS HUMANOS EDITAL Nº 003/CRH/PMRO-2016, PARA O PREENCHIMENTO DE VAGAS NO CURSO DE FORMAÇÃO DE SARGENTOS

Leia mais

PROPOSTA DE ALTERAÇÃO DA LEI Nº 4.787, DE 26 DE JUNHO DE DELIBERAÇÃO PLENÁRIA

PROPOSTA DE ALTERAÇÃO DA LEI Nº 4.787, DE 26 DE JUNHO DE DELIBERAÇÃO PLENÁRIA Altera a Lei nº 4.787, de 26 de junho de 2006, e dá outras providências. O Governador do Estado do Rio de Janeiro, Faço saber que a Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro decreta e eu sanciono

Leia mais

COLÉGIO MILITAR TIRADENTES VI UNIDADE SÃO JOSÉ DE RIBAMAR Nº VAGAS

COLÉGIO MILITAR TIRADENTES VI UNIDADE SÃO JOSÉ DE RIBAMAR Nº VAGAS ESTADO DO MARANHÃO SECRETARIA DE ESTADO DA SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO MARANHÃO DIRETORIA DE ENSINO COLÉGIO MILITAR TIRADENTES EDITAL Nº 001/18 CMT/VI (Unidade São José de Ribamar) EDITA AS NORMAS

Leia mais

RESOLUÇÃO CRCRJ Nº 487, DE 20 DE FEVEREIRO DE 2017.

RESOLUÇÃO CRCRJ Nº 487, DE 20 DE FEVEREIRO DE 2017. RESOLUÇÃO CRCRJ Nº 487, DE 20 DE FEVEREIRO DE 2017. Dispõe sobre a representação e a participação do CRCRJ em eventos estaduais, nacionais e internacionais e dá outras providências. O CONSELHO REGIONAL

Leia mais

Estado do Rio Grande do Sul Prefeitura Municipal de Caxias do Sul

Estado do Rio Grande do Sul Prefeitura Municipal de Caxias do Sul LEI COMPLEMENTAR Nº 252, DE 20 DE DEZEMBRO DE 2005. Altera dispositivos da Lei Complementar n 241, de 29 de junho de 2005, que dispõe sobre a organização da previdência social dos servidores públicos do

Leia mais

INDICAÇÃO Nº /2016 PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR Nº /2016.

INDICAÇÃO Nº /2016 PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR Nº /2016. INDICAÇÃO Nº /2016 EXCELENTÍSSIMO SENHOR PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO O Deputado infra-assinado, no uso de suas prerrogativas legais e regimentais, requer de Vossa Excelência,

Leia mais

RESOLUÇÃO N o 004, de 29 de fevereiro de (Modificada pela Res. 018/2013)

RESOLUÇÃO N o 004, de 29 de fevereiro de (Modificada pela Res. 018/2013) RESOLUÇÃO N o 004, de 29 de fevereiro de 2012. (Modificada pela Res. 018/2013) Regulamenta os processos seletivos para ingresso de discentes por transferência e como portadores de diploma de curso superior.

Leia mais

DECISÃO Nº 268/2012 D E C I D E

DECISÃO Nº 268/2012 D E C I D E CONSUN Conselho Universitário Alterações incluídas no texto: Decisão nº 429/2012, de 26/10/2012 Decisão nº 406/2013, de 26/08/2013 Decisão nº 245/2014, de 04/07/2014 DECISÃO Nº 268/2012 O CONSELHO UNIVERSITÁRIO,

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 006, DE 14 DE DEZEMBRO DE 2017. Dispõe sobre procedimentos operacionais de matrícula em disciplinas

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatianamarcello @tatianamarcello Administração Pública. Princípios da Administração Pública. Poderes da Administração Pública.

Leia mais

Disciplina o Concurso de Remoção dos titulares de cargos docentes, integrantes da Carreira do Magistério, para o ano de 2011

Disciplina o Concurso de Remoção dos titulares de cargos docentes, integrantes da Carreira do Magistério, para o ano de 2011 RESOLUÇÃO SEDU/GS Nº 15, DE 05 DE OUTUBRO DE 2011 Disciplina o Concurso de Remoção dos titulares de cargos docentes, integrantes da Carreira do Magistério, para o ano de 2011 A Secretária da Educação no

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS CONSELHO SUPERIOR

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS CONSELHO SUPERIOR SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS CONSELHO SUPERIOR RESOLUÇÃO Nº 44/CS, DE 2 DE DEZEMBRO DE 2013. Estabelece normas e procedimentos para reversão voluntária de

Leia mais

DECRETO Nº , DE 28 DE OUTUBRO DE 1981.

DECRETO Nº , DE 28 DE OUTUBRO DE 1981. DECRETO Nº 30.404, DE 28 DE OUTUBRO DE 1981. Aprova o Regulamento de Promoções do Quadro de Pessoal da Procuradoria-Geral do Estado. O GOVERNADOR DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL, no uso de atribuições que

Leia mais

Legislação Institucional Profº Dione Matos

Legislação Institucional Profº Dione Matos Legislação Institucional Profº Dione Matos Do Tempo de Serviço Art. 140. Os policiais-militares começam a contar tempo de serviço na Polícia Militar a partir da data de sua inclusão, matricula em órgão

Leia mais

MINUTA DE RESOLUÇÃO. Art. 4º - Os cargos efetivos, constantes do Apêndice A desta

MINUTA DE RESOLUÇÃO. Art. 4º - Os cargos efetivos, constantes do Apêndice A desta MINUTA DE RESOLUÇÃO Dispõe sobre a Estruturação do Plano de Classificação de Cargos e Carreiras do corpo técnico-administrativo da Fundação Santo André, estabelece normas gerais de enquadramento e dá outras

Leia mais

RESOLUÇÃO UNESP Nº 08, DE 23 DE JANEIRO DE 2018.

RESOLUÇÃO UNESP Nº 08, DE 23 DE JANEIRO DE 2018. RESOLUÇÃO UNESP Nº 08, DE 23 DE JANEIRO DE 2018. Aprova o Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica, Curso de Mestrado Acadêmico, Interunidades, entre o Instituto de Ciência e Tecnologia

Leia mais

O GOVERNADOR DO ESTADO DE SANTA CATARINA,

O GOVERNADOR DO ESTADO DE SANTA CATARINA, LEI COMPLEMENTAR Nº 39, de 09 de setembro de 1991 Publicada no Diário Oficial 14.277 de 12/10/91 (alterada pela LEI COMPLEMENTAR Nº 234, de 19 de julho de 2002) Dispõe sobre normas de ingresso e promoção

Leia mais

1. PROUNI 2. LDB. MÚSICA. INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA COMO COMPONENTE CURRICULAR OBRIGATÓRIO. LEI Nº , DE 18 DE AGOSTO DE 2008

1. PROUNI 2. LDB. MÚSICA. INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA COMO COMPONENTE CURRICULAR OBRIGATÓRIO. LEI Nº , DE 18 DE AGOSTO DE 2008 SIC 34/08 Belo Horizonte, 20 de agosto de 2008. 1. PROUNI 2. LDB. MÚSICA. INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA COMO COMPONENTE CURRICULAR OBRIGATÓRIO. LEI Nº 11.769, DE 18 DE AGOSTO DE 2008 1. PROUNI PORTARIA NORMATIVA

Leia mais

1 de 5 08/04/ :44

1 de 5 08/04/ :44 1 de 5 08/04/2014 08:44 Data de publicação: 07/04/2014 Matéria nº : 654912 Diário Oficial nº : 26267 L.C. 534 LEI COMPLEMENTAR Nº 534, DE 07 DE ABRIL DE 2014. Autor: Poder Executivo Altera a Lei Complementar

Leia mais

Constituição do Estado de Santa Catarina

Constituição do Estado de Santa Catarina Direito Constitucional Constituição do Estado de Santa Catarina Dos Militares Estaduais Art. 31: São militares estaduais os integrantes dos quadros efetivos da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar,

Leia mais

PROPOSTA DE PLANO DE CARREIRA NIVEL SUPERIOR

PROPOSTA DE PLANO DE CARREIRA NIVEL SUPERIOR PROPOSTA DE PLANO DE CARREIRA NIVEL SUPERIOR 1 Sumário Notas da...4 PROJETO DE LEI...5 Do Ingresso nos Quadros de Entrância...5 Quadro de Oficiais do Estado Maior (QOEM)...5 Quadro de Oficiais Especialistas

Leia mais

O GOVERNADOR DO ESTADO DE MINAS GERAIS, O Povo do Estado de Minas Gerais, por seus representantes,decretou e eu, em seu nome, promulgo a seguinte Lei:

O GOVERNADOR DO ESTADO DE MINAS GERAIS, O Povo do Estado de Minas Gerais, por seus representantes,decretou e eu, em seu nome, promulgo a seguinte Lei: LEI COMPLEMENTAR 109 2009 de 22/12/2009 (texto original) Altera a Lei nº 5.301, de 16 de outubro de 1969, que contém o Estatuto dos Militares do Estado de Minas Gerais, a Lei Complementar nº 76, de 13

Leia mais

Legislação Federal. ABIN - Agência Brasileira de Inteligência - Sistema Brasileiro de Inteligência - Lei nº de 1999 e Decreto nº 4.

Legislação Federal. ABIN - Agência Brasileira de Inteligência - Sistema Brasileiro de Inteligência - Lei nº de 1999 e Decreto nº 4. Legislação Federal ABIN - Agência Brasileira de Inteligência - Sistema Brasileiro de Inteligência - Lei nº 9.883 de 1999 e Decreto nº 4.376 de 2002 Parte 2 Prof. Karina Jaques Concurso Público Art. 13.

Leia mais

17/04/2017 PAULO SERGIO LEGISLAÇÃO DA PM

17/04/2017 PAULO SERGIO LEGISLAÇÃO DA PM PAULO SERGIO LEGISLAÇÃO DA PM 1. A violação das obrigações ou dos deveres policiais militares constituirá crime, contravenção ou transgressão disciplinar. Acerca desse assunto e a luz do Estatuto da PMDF

Leia mais

O GOVERNADOR DO ESTADO DE ALAGOAS Faço saber que o Poder Legislativo decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

O GOVERNADOR DO ESTADO DE ALAGOAS Faço saber que o Poder Legislativo decreta e eu sanciono a seguinte Lei: 1 LEI Nº 5884, DE 02 DE DEZEMBRO DE 1996 Altera dispositivos da Lei instituidora do Sistema de Ensino Policial Militar e dá outras porvidencias. O GOVERNADOR DO ESTADO DE ALAGOAS Faço saber que o Poder

Leia mais