Considerando os anexos (1) e (2) integrantes do processo 03/2013 COUNI

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Considerando os anexos (1) e (2) integrantes do processo 03/2013 COUNI"

Transcrição

1 Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná CONSELHO UNIVERSITÁRIO PR UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ PROCESSO Nº Processo 03/2013 COUNI PARECER: Nº 03/2013 Analisado em 33ª Reunião Ordinária de 27 de março de 2013 CONSELHO UNIVERSITÁRIO INTERESSADO: UTFPR ASSUNTO: PROPOSTA DE EDITAL DE NORMAS GERAIS PARA REALIZAÇÃO DE CONCURSO PARA O CARGO DE PROFESSOR TITULAR-LIVRE DO MAGISTÉRIO SUPERIOR DA UTFPR. RELATOR: Conselheiro Prof. Fábio Kurt Schneider RELATO Considerando os anexos (1) e (2) integrantes do processo 03/2013 COUNI Anexos processo 03/2013 COUNI: 1. Proposta de Normas gerais para realização de concurso para o cargo de professor Titular Livre do Magistério Superior da UTFPR; 2. Proposta de Edital para realização de concurso público de provas e títulos para o provimento de cargo de professor titular livre do magistério superior; e a LEI Nº , DE 28 DE DEZEMBRO DE 2012 que dispõe sobre a estruturação do Plano de Carreiras e Cargos de Magistério Federal Deve ser enfatizado que o cargo de PROFESSOR TITULAR-LIVRE é definido como sendo um cargo isolado de provimento efetivo, de nível superior, como considerado no artigo 1º da Lei Nº , De 28 De Dezembro De 2012 conforme segue:

2 Art 1º. Fica estruturado, a partir de 1 o de março de 2013, o Plano de Carreiras e Cargos de Magistério Federal, composto também pelos cargos de professor Titular-Livre II - Cargo Isolado de provimento efetivo, de nível superior, de Professor Titular-Livre do Magistério Superior; IV - Cargo Isolado de provimento efetivo, de nível superior, de Professor Titular-Livre do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico. Em função de consultas da comunidade de servidores é salutar esclarecer que esse cargo ISOLADO de PROFESSOR TITULAR-LIVRE é diferente do cargo de PROFESSOR TITULAR para o qual os atuais docentes das carreiras de Magistério Superior e Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico podem ser promovidos. As diretrizes gerais para o processo de avaliação de desempenho para fins de progressão e de promoção serão estabelecidas em ato do Ministério da Educação. Mais especificamente, para o tópico de promoção aplica-se o CAPÍTULO III - DO DESENVOLVIMENTO NAS CARREIRAS DO PLANO DE CARREIRAS E CARGOS DE MAGISTÉRIO FEDERAL da Lei Nº , de 28 de Dezembro de 2012, sendo a Seção I para tratar Da Carreira de Magistério Superior e a Seção II Da Carreira do Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico conforme segue da referida lei: A promoção ocorrerá observados o interstício mínimo de 24 (vinte e quatro) meses no último nível de cada Classe antecedente àquela para a qual se dará a promoção. A promoção de Professor Associado para a Classe de Professor Titular deverá observar as seguintes condições a) possuir o título de doutor; b) ser aprovado em processo de avaliação de desempenho; e c) lograr aprovação de memorial que deverá considerar as atividades de ensino, pesquisa, extensão, gestão acadêmica e produção profissional relevante, ou defesa de tese acadêmica inédita. 4 o As diretrizes gerais para o processo de avaliação de desempenho para fins de progressão e de promoção serão estabelecidas em ato do Ministério da Educação e do Ministério da Defesa, conforme a subordinação ou vinculação das respectivas IFE e deverão contemplar as atividades de ensino, pesquisa, extensão e gestão, cabendo aos conselhos competentes no âmbito de cada Instituição Federal de Ensino regulamentar os procedimentos do referido processo. 5 o O processo de avaliação para acesso à Classe de Professor Titular será realizado por comissão especial composta por, no mínimo, 75% (setenta e cinco por cento) de profissionais externos à IFE e será objeto de regulamentação em ato do Ministro de Estado da Educação. Desta forma, para o cargo isolado de PROFESSOR TTULAR LIVRE deve-se observar que os documentos institucionais estejam em conformidade com os artigos 8º a 11º. da referida Lei citados a seguir:

3 Da Carreira de Magistério Superior e do cargo isolado de Professor Titular-Livre do Magistério Superior Art. 8 o O ingresso na Carreira de Magistério Superior ocorrerá sempre no primeiro nível da Classe de Professor Auxiliar, mediante aprovação em concurso público de provas e títulos. 1 o No concurso público de que trata o caput, será exigido o diploma de curso superior em nível de graduação. 2 o O concurso público referido no caput poderá ser organizado em etapas, conforme dispuser o edital de abertura do certame, que estabelecerá as características de cada etapa e os critérios eliminatórios e classificatórios. Art. 9 o O ingresso no Cargo Isolado de Professor Titular-Livre do Magistério Superior ocorrerá na classe e nível únicos, mediante aprovação em concurso público de provas e títulos, no qual serão exigidos: I - título de doutor; e II - 20 (vinte) anos de experiência ou de obtenção do título de doutor, ambos na área de conhecimento exigida no concurso. 1 o O concurso público referido no caput será organizado em etapas, conforme dispuser o edital de abertura do certame, e consistirá de prova escrita, prova oral e defesa de memorial. 2 o O edital do concurso público de que trata este artigo estabelecerá as características de cada etapa e os critérios eliminatórios e classificatórios do certame. Seção II Da Carreira de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico e do Cargo Isolado de Professor Titular-Livre do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico Art. 10. O ingresso nos cargos de provimento efetivo de Professor da Carreira de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico e da Carreira do Magistério do Ensino Básico Federal ocorrerá sempre no Nível 1 da Classe D I, mediante aprovação em concurso público de provas ou de provas e títulos. 1 o No concurso público de que trata o caput, será exigido diploma de curso superior em nível de graduação. 2 o O concurso público referido no caput poderá ser organizado em etapas,

4 conforme dispuser o edital de abertura do certame. 3 o O edital do concurso público de que trata este artigo estabelecerá as características de cada etapa do concurso público e os critérios eliminatórios e classificatórios do certame. Art. 11. O ingresso no Cargo Isolado de Professor Titular-Livre do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico ocorrerá na classe e nível únicos, mediante aprovação em concurso público de provas e títulos, no qual serão exigidos: I - título de doutor; e II - 20 (vinte) anos de experiência ou de obtenção do título de doutor, ambos na área de conhecimento exigida no concurso. 1 o O concurso público referido no caput será organizado em etapas, conforme dispuser o edital de abertura do certame, e consistirá de prova escrita, prova oral e defesa de memorial. 2 o O edital do concurso público de que trata este artigo estabelecerá as características de cada etapa e os critérios eliminatórios e classificatórios do certame. Considerando tais documentos tenho a relatar sobre os anexos (1) e (2) deste processo: Anexo 1. Proposta de Normas gerais para realização de concurso para o cargo de professor Titular Livre do Magistério Superior da UTFPR; Considerando o Art. 2º A abertura do concurso público para provimento do cargo de Professor Titular- Livre será realizada após solicitação fundamentada do Diretor-Geral de Câmpus ao Reitor, que levará em conta, para a autorização: a) a existência de vaga; b) que a área seja objeto de fortalecimento da pós-graduação stricto sensu do respectivo Câmpus ou Câmpus-Sede; e o Art. 4º O concurso público para o cargo de Professor Titular-Livre deverá observar as seguintes provas: I Prova Escrita II Prova de Erudição Oral; III Prova de Defesa e Arguição de Memorial; IV de Títulos. 1º A Prova Escrita consistirá numa redação sobre trabalho original e inédito por parte do candidato.

5 Sugere-se que a sentença 1º A Prova Escrita consistirá numa redação sobre trabalho original e inédito por parte do candidato seja modificada para 1º A Prova Escrita consistirá numa redação sobre trabalho original e inédito por parte do candidato sobre tema que poderá ser desenvolvido no escopo da pósgraduação stricto sensu da UTFPR Ainda, considerado o Art. 2º onde a instituição deve observar habilidades essenciais para o fortalecimento da pós-graduação stricto sensu A abertura do concurso público para provimento do cargo de Professor Titular- Livre será realizada após solicitação fundamentada do Diretor-Geral de Câmpus ao Reitor, que levará em conta, para a autorização: a) a existência de vaga; b) que a área seja objeto de fortalecimento da pós-graduação stricto sensu do respectivo Câmpus ou Câmpus-Sede; Para o CAPÍTULO II DO EDITAL sugere-se a seguinte alteração no Art 3º. Com a finalidade de garantir ações para o fortalecimento da pós-graduação stricto sensu Art. 3º O Edital de abertura das inscrições para o concurso basear-se-á nestas normas e na legislação vigente, sendo aprovado pelo Reitor, com publicações no sítio da UTFPR, no Diário Oficial da União e em jornal de circulação na cidade onde será realizado o provimento do cargo, na forma da lei. Parágrafo único O Edital será formulado na forma da legislação que versa sobre concursos públicos. Sugere-se a seguinte alteração Art. 3º O Edital de abertura das inscrições para o concurso basear-se-á nestas normas e na legislação vigente, sendo aprovado pelo Reitor, com publicações no sítio da UTFPR, no Diário Oficial da União e em jornal de circulação na cidade onde será realizado o provimento do cargo, na forma da lei. 1º O Edital será formulado na forma da legislação que versa sobre concursos públicos. 2º Havendo a definição para uma área específica de formação para o nível de doutorado, esta área deve ser definida em conjunto com a Diretoria de Pesquisa e Pós Graduação ou órgão equivalente do Câmpus e com a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação para o Câmpus-Sede. Para o CAPÍTULO III - DAS PROVAS Sugere-se que o Art 8º. Tenha a ordem de desempate alterada para no caso de empate privilegiar habilidades de Argüição de Memorial e os Titulos Art. 8º Em caso de empate entre dois ou mais candidatos, terão preferência àquele com idade igual ou superior a 60 anos, conforme dispõe o parágrafo único do art. 27 da Lei nº /2003. Persistindo o empate ou em caso de não haver candidato na situação prevista no dispositivo legal em comento, terá preferência para efeito de desempate o candidato que, na seguinte ordem: 1º) obtiver maior número de pontos na Prova Escrita;

6 2º) obtiver maior número de pontos na Prova de Erudição Oral; 3º) obtiver maior número de pontos na Prova de Defesa e Argüição de Memorial; 4º) obtiver maior número de pontos na Prova de Títulos; Dessa forma, sugere-se a alteração da ordem de desempate para Art. 8º Em caso de empate entre dois ou mais candidatos, terão preferência àquele com idade igual ou superior a 60 anos, conforme dispõe o parágrafo único do art. 27 da Lei nº /2003. Persistindo o empate ou em caso de não haver candidato na situação prevista no dispositivo legal em comento, terá preferência para efeito de desempate o candidato que, na seguinte ordem: 1º) obtiver maior número de pontos na Prova de Defesa e Argüição de Memorial; 2º) obtiver maior número de pontos na Prova de Títulos; 3º) obtiver maior número de pontos na Prova Escrita; 4º) obtiver maior número de pontos na Prova de Erudição Oral; Para o CAPÍTULO V - DAS BANCAS EXAMINADORAS Sugere-se a inclusão do 3º Art. 9º Para cada área em concurso, o Reitor designará um Banca Examinadora, composta de, no mínimo, cinco professores, sendo três, no mínimo, externos ao quadro de pessoal da UTFPR. 1º Verificada a participação de candidatos parentes, orientado/orientador stricto sensu ou coautor dos membros da Banca Examinadora, estes deverão declarar-se impedidos e solicitar o seu desligamento. 2º Os componentes da Banca Examinadora deverão ser portadores de titulação igual ou superior ao mínimo exigido dos candidatos às vagas oferecidas. 3º Pelo menos dois componentes da Banca Examinadora devem ser professores Titulares ou cargo equivalente ao último nível do Plano de Carreiras e Cargos de Magistério Federal sendo ambos da grande área de conhecimento exigida pelo concurso. Quanto ao Anexo 2 do processo - Proposta de Edital para realização de concurso público de provas e títulos para o provimento de cargo de professor titular livre do magistério superior Para o item 01. DOS REQUISITOS PARA A INVESTIDURA NO CARGO sugerese alteração no item 1.1.d) d) ser portador de diploma de graduação em..., reconhecido pelo MEC e de Doutor, há pelo menos dez anos, em..., devendo ser o curso credenciado pela Capes, com validade nacional; Deve ser utilizado texto que considere a possibilidade de doutorado no exterior. Desta forma o texto final

7 pode tomar o formato d) ser portador de diploma de graduação em..., reconhecido pelo MEC e de Doutor, há pelo menos dez anos, em..., devendo ser o curso credenciado pela Capes e, quando realizados no exterior, revalidados por instituição nacional competente. No item 03. DAS PROVAS sugere-se foi acatado a inserção de que a prova será em língua portuguesa. No item 3.6. Deverá ser utilizado um texto que permita entrada e saída mas evite o contato entre os membros da plateia e os candidatos. Sugere-se o texto que era usado em editais passados para alunos sabatistas. No item 04. DA PROVA ESCRITA sugere-se alteração para A Prova Escrita consistirá numa redação sobre trabalho original e inédito por, parte do candidato, sobre tema que poderá ser desenvolvido no escopo da pósgraduação stricto sensu da UTFPR No item 5.4 final do item I adicionar quando for o caso uma vez que algumas universidades não tem notas. No item 6.4 alterar 120 para 200 No item 11.2 alterar da Prova Escrita para das provas No item 12.5 Inserir referencia a documento que fundamenta a lista de exames laboratoriais solicitados no edital PARECER Após modificações dos itens acima indicados sou de parecer favorável a aprovação da PROPOSTA DE EDITAL e DE NORMAS GERAIS PARA REALIZAÇÃO DE CONCURSO PARA O CARGO DE PROFESSOR TITULAR-LIVRE DO MAGISTÉRIO SUPERIOR DA UTFPR

PROMOÇÃO DE DOCENTE. É a passagem do servidor do último nível de uma classe da Carreira de Magistério para outra subsequente.

PROMOÇÃO DE DOCENTE. É a passagem do servidor do último nível de uma classe da Carreira de Magistério para outra subsequente. DEFINIÇÃO PROMOÇÃO DE DOCENTE Cód.: PVD Nº: 94 Versão: 5 Data: 12/01/2014 É a passagem do servidor do último nível de uma classe da Carreira de Magistério para outra subsequente. REQUISITOS BÁSICOS 1.

Leia mais

Comentários sobre a LEI Nº , DE 28 DE DEZEMBRO DE Na pratica a lei trouxe pouco benefício, exceto os aumentos.

Comentários sobre a LEI Nº , DE 28 DE DEZEMBRO DE Na pratica a lei trouxe pouco benefício, exceto os aumentos. Comentários sobre a LEI Nº 12.772, DE 28 DE DEZEMBRO DE 2012 Na pratica a lei trouxe pouco benefício, exceto os aumentos. Demais vantagens como Reconhecimento de Saberes e Competências RSC que permite

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO CONSELHO UNIVERSITÁRIO RESOLUÇÃO N 02/2013

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO CONSELHO UNIVERSITÁRIO RESOLUÇÃO N 02/2013 RESOLUÇÃO N 02/2013 Aprova as normas para avaliação de desempenho funcional dos docentes da Universidade Federal do Vale do São Francisco, para fins de desenvolvimento na carreira.. O DA UNIVERSIDADE FEDERAL

Leia mais

PROGRESSÃO/PROMOÇÃO DOCENTE. Lei nº , de 28 de dezembro de2012.

PROGRESSÃO/PROMOÇÃO DOCENTE. Lei nº , de 28 de dezembro de2012. PROGRESSÃO/PROMOÇÃO DOCENTE Lei nº 12.772, de 28 de dezembro de2012. FONAITec Foz do Iguaçu/PR 05 a 08 de junho de 2016 Base legal: Lei nº 12.772, de 28 de dezembro de2012. Arts. 12 e 14 da Lei nº 12.772/2012.

Leia mais

LEI Nº , DE 28 DE DEZEMBRO DE 2012

LEI Nº , DE 28 DE DEZEMBRO DE 2012 CÂMARA DOS DEPUTADOS Centro de Documentação e Informação LEI Nº 12.772, DE 28 DE DEZEMBRO DE 2012 Dispõe sobre a estruturação do Plano de Carreiras e Cargos de Magistério Federal; sobre a Carreira do Magistério

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM ENGENHARIA ELÉTRICA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FEI TÍTULO I

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM ENGENHARIA ELÉTRICA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FEI TÍTULO I REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM ENGENHARIA ELÉTRICA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FEI TÍTULO I DAS CARACTERÍSTICAS DO PROGRAMA E SEUS OBJETIVOS Art. 1º - Este Regulamento complementa

Leia mais

Resolução 028/99 - CONSEPE

Resolução 028/99 - CONSEPE Resolução 028/99 - CONSEPE Aprova Regulamentação para a admissão de Professores Colaboradores para atuação no Programa Magister. O Presidente do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão - CONSEPE da Fundação

Leia mais

Resolução Nº 01/2016

Resolução Nº 01/2016 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA FACULDADE DE ENGENHARIA CONSELHO DE UNIDADE Resolução Nº 01/2016 Dispõe sobre os Critérios de Pontuação das Provas de Títulos para fins de Concursos

Leia mais

TESTE SELETIVO PARA A CONTRATAÇÃO DE PROFESSOR EDITAL Nº 19/2016

TESTE SELETIVO PARA A CONTRATAÇÃO DE PROFESSOR EDITAL Nº 19/2016 EDITAL Nº 19/2016 O Reitor do Centro Universitário Autônomo do Brasil, UniBrasil torna público que estão abertas as inscrições para o teste seletivo de contratação de professor para o curso de Pedagogia.

Leia mais

RESOLUÇÃO 020/2016 CEPE/UNESPAR

RESOLUÇÃO 020/2016 CEPE/UNESPAR Aprova o Regulamento do Regime de Trabalho de Tempo Integral e Dedicação Exclusiva TIDE aos docentes da Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR. Considerando a necessidade de regulamentação do regime

Leia mais

Proposta de Perfil e de Parâmetros para Acesso à Classe e ao Cargo de Professor Titular na UFSCar

Proposta de Perfil e de Parâmetros para Acesso à Classe e ao Cargo de Professor Titular na UFSCar Proposta de Perfil e de Parâmetros para Acesso à Classe e ao Cargo de Professor Titular na UFSCar Prof. Dr. Pedro Manoel Galetti Junior Prof. Dr. Cláudio Shyinti Kiminami Profa. Dra. Roseli Esquerdo Lopes

Leia mais

PROFESSOR TITULAR ESTATUTO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO DE

PROFESSOR TITULAR ESTATUTO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO DE PROFESSOR TITULAR ESTATUTO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO DE 07.10.1988 ARTIGO 80 O provimento do cargo de Professor Titular será feito mediante concurso público ou mediante transferência de Professor Titular

Leia mais

NORMAS COMPLEMENTARES AO REGIMENTO INTERNO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA REGIONAL E LOCAL CAMPUS V

NORMAS COMPLEMENTARES AO REGIMENTO INTERNO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA REGIONAL E LOCAL CAMPUS V Universidade do Estado da Bahia UNEB Reconhecida pela portaria ministerial n º 909 de 31 07 95 Departamento de Ciências Humanas/Campus V Santo Antonio de Jesus Programa de Pós-Graduação em História Regional

Leia mais

Artigo 2º - Esta Resolução entrará em vigor na data de sua publicação.

Artigo 2º - Esta Resolução entrará em vigor na data de sua publicação. RESOLUÇÃO UNESP Nº 45, DE 23 DE MARÇO DE 2012. Aprova o Regulamento do Programa de Pós-graduação em Educação, Cursos de Mestrado Acadêmico e Doutorado, do Instituto de Biociências do Câmpus de Rio Claro.

Leia mais

Regulamento. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Capítulo I Da Atribuição e Organização Geral

Regulamento. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Capítulo I Da Atribuição e Organização Geral Capítulo I Da Atribuição e Organização Geral Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Regulamento Art. 1 - O Programa de Pós-Graduação em Gerontologia Biomédica (Geronbio), vinculado ao Instituto

Leia mais

Curso Vagas Habilidades e competências Habilidades e competências técnicas e teóricas nas áreas específicas:

Curso Vagas Habilidades e competências Habilidades e competências técnicas e teóricas nas áreas específicas: Edital 003/2016 SOBRESP FACULDADE DE CIÊNCIAS DA SAÚDE EDITAL DE SELEÇÃO DOCENTE O Diretor da SOBRESP Faculdade de Ciências da Saúde juntamente com a Diretoria Acadêmica, no uso de suas atribuições, torna

Leia mais

Art. 1º - Aprovar as normas que regulamentam os critérios para Promoção e Progressão na Carreira do Magistério Superior.

Art. 1º - Aprovar as normas que regulamentam os critérios para Promoção e Progressão na Carreira do Magistério Superior. Dispõe sobre Normas e Critérios para Promoção e Progressão na Carreira do Magistério Superior. O Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão - CONSEPE, no uso de suas atribuições, de acordo com o

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 92/06-CEPE

RESOLUÇÃO Nº 92/06-CEPE RESOLUÇÃO Nº 92/06-CEPE Estabelece normas para contratação de professor substituto na Universidade Federal do Paraná. O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, órgão normativo, consultivo e deliberativo

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO SECRETARIA DOS ÓRGÃOS COLEGIADOS

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO SECRETARIA DOS ÓRGÃOS COLEGIADOS UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO SECRETARIA DOS ÓRGÃOS COLEGIADOS DELIBERAÇÃO Nº 007, DE 30 DE JANEIRO DE 2008. O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

Leia mais

Perguntas Frequentes de Docentes

Perguntas Frequentes de Docentes SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS SUPERINTENDÊNCIA DE ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAL Tempo Residual Perguntas Frequentes de Docentes 1 - A

Leia mais

REGULAMENTO PARA A PROMOÇÃO DE DOCENTES À CLASSE E, COM DENOMINAÇÃO DE PROFESSOR TITULAR DA CARREIRA DO MAGISTÉRIO SUPERIOR DA UFCSPA

REGULAMENTO PARA A PROMOÇÃO DE DOCENTES À CLASSE E, COM DENOMINAÇÃO DE PROFESSOR TITULAR DA CARREIRA DO MAGISTÉRIO SUPERIOR DA UFCSPA REGULAMENTO PARA A PROMOÇÃO DE DOCENTES À CLASSE E, COM DENOMINAÇÃO DE PROFESSOR TITULAR DA CARREIRA DO MAGISTÉRIO SUPERIOR DA UFCSPA Aprovado pela Resolução Consun nº 27/2014, de 23 de dezembro de 2014

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PARA ADMISSÃO DOCENTE EXERCÍCIO DO CARGO DE PROFESSOR DE NÍVEL SUPERIOR EDITAL 0612/ 2010

EDITAL DE SELEÇÃO PARA ADMISSÃO DOCENTE EXERCÍCIO DO CARGO DE PROFESSOR DE NÍVEL SUPERIOR EDITAL 0612/ 2010 EDITAL DE SELEÇÃO PARA ADMISSÃO DOCENTE EXERCÍCIO DO CARGO DE PROFESSOR DE NÍVEL SUPERIOR EDITAL 0612/ 2010 A Pró-Reitora Acadêmica da Universidade Anhembi Morumbi, por intermédio do Programa de Pós, torna

Leia mais

Resolução UNESP nº 65 de 23/04/2012

Resolução UNESP nº 65 de 23/04/2012 Resolução UNESP nº 65 de 23/04/2012 Aprova o Regulamento do Programa de Pós-graduação em Ciências Odontológicas- Áreas de Odontopediatria, Ortodontia e Dentística Restauradora, Cursos de Mestrado Acadêmico

Leia mais

Programa de Mestrado em Direito EDITAL Nº 07/2015-MDIR

Programa de Mestrado em Direito EDITAL Nº 07/2015-MDIR Programa de Mestrado em Direito EDITAL Nº 07/2015-MDIR Estabelece o número de vagas e os procedimentos para admissão de Alunos Especiais (não regulares) no Programa de Mestrado em Direito Área de Concentração:

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 01/2016

RESOLUÇÃO Nº 01/2016 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CAMPUS UNIVERSITÁRIO MARTELOS CONSELHO DE UNIDADE CEP:606-900 JUIZ DE FORA- MG TELEFONE: () 0-85 RESOLUÇÃO Nº 0/06 O CONSELHO DE UNIDADE DA FACULDADE DE MEDICINA

Leia mais

REGIMENTO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOFÍSICA ESPACIAL TÍTULO I A ORGANIZAÇÃO GERAL

REGIMENTO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOFÍSICA ESPACIAL TÍTULO I A ORGANIZAÇÃO GERAL REGIMENTO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOFÍSICA ESPACIAL TÍTULO I A ORGANIZAÇÃO GERAL Art. 1 - O Curso de Pós-Graduação em Geofísica Espacial (GES) do INPE, com áreas de concentração em (i) Ciência do

Leia mais

EDITAL Nº. 01/13 - DG TESTE SELETIVO PARA A CONTRATAÇÃO DE PROFESSOR COLABORADOR I

EDITAL Nº. 01/13 - DG TESTE SELETIVO PARA A CONTRATAÇÃO DE PROFESSOR COLABORADOR I EDITAL Nº. 01/13 - DG TESTE SELETIVO PARA A CONTRATAÇÃO DE PROFESSOR COLABORADOR I O Diretor Geral das Faculdades Integradas do Brasil torna público que estão abertas as inscrições para o teste seletivo

Leia mais

DECRETO /2016 REGULAMENTAÇÃO DA EVOLUÇÃO FUNCIONAL

DECRETO /2016 REGULAMENTAÇÃO DA EVOLUÇÃO FUNCIONAL DECRETO 56.795/2016 REGULAMENTAÇÃO DA EVOLUÇÃO FUNCIONAL Regulamenta o desenvolvimento dos integrantes do Quadro dos Profissionais Técnicos da Guarda Civil Metropolitana QTG na carreira, por meio da promoção

Leia mais

MARILZA VIEIRA CUNHA RUDGE Vice-Reitora no exercício da Reitoria

MARILZA VIEIRA CUNHA RUDGE Vice-Reitora no exercício da Reitoria RESOLUÇÃO UNESP Nº 35, DE 11 DE ABRIL DE 2014 Publicada no D.O.E. de 12.04.14, Seção I, pág. 70 Aprova o Regulamento do Programa de Pósgraduação em Arquitetura e Urbanismo, Curso de Mestrado Acadêmico,

Leia mais

Número do Documento:

Número do Documento: Número do Documento: 1323910 Governo do Estado do Ceará Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior Universidade Estadual do Ceará UECE Secretaria dos Órgãos de Deliberação Coletiva - SODC RESOLUÇÃO

Leia mais

FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAI ROBERTO MANGE

FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAI ROBERTO MANGE FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAI ROBERTO MANGE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU REGULAMENTO DO OBJETIVO Art. 1.º Os cursos de pós-graduação lato sensu do SENAI de São Paulo, obedecem o que dispõe a Resolução CNE/CES

Leia mais

TESTE SELETIVO PARA A CONTRATAÇÃO DE PROFESSOR EDITAL Nº 102/2014 DG

TESTE SELETIVO PARA A CONTRATAÇÃO DE PROFESSOR EDITAL Nº 102/2014 DG EDITAL Nº 102/2014 DG O Diretor Geral das Faculdades Integradas do Brasil torna público que estão abertas as inscrições para o teste seletivo de contratação de professor para as disciplinas de Esportes

Leia mais

RESOLUÇÃO N 027, DE 25 DE OUTUBRO DE 2013

RESOLUÇÃO N 027, DE 25 DE OUTUBRO DE 2013 RESOLUÇÃO N 027, DE 25 DE OUTUBRO DE 2013 Aprova os procedimentos para avaliação de desempenho dos servidores docentes para fins de progressão e promoção na carreira, conforme o disposto na Lei nº 12.772/2012

Leia mais

PLANO DE CARGOS E CARREIRA DO MINISTÉRIO SUPERIOR EM ÂMBITO FEDERAL. Juliana Monteiro Pedro Presidente da CPPD/UNIFAP

PLANO DE CARGOS E CARREIRA DO MINISTÉRIO SUPERIOR EM ÂMBITO FEDERAL. Juliana Monteiro Pedro Presidente da CPPD/UNIFAP PLANO DE CARGOS E CARREIRA DO MINISTÉRIO SUPERIOR EM ÂMBITO FEDERAL Juliana Monteiro Pedro Presidente da CPPD/UNIFAP Introdução LEI ANTERIOR LEI ATUAL: Entrou em vigor no dia 01/03/2013 DEC. 94.662/87

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO EDITAL Nº 23, DE 02 DE ABRIL DE 2008.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO EDITAL Nº 23, DE 02 DE ABRIL DE 2008. UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO EDITAL Nº 23, DE 02 DE ABRIL DE 2008. O Reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, no uso de suas atribuições, torna público que estarão abertas as inscrições

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS LITERÁRIOS REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS,

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS LITERÁRIOS REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS, PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS LITERÁRIOS REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS, ÁREA DE CONCENTRAÇÃO ESTUDOS LITERÁRIOS TÍTULO I DA NATUREZA E OBJETIVOS Art. 1º Este regulamento se

Leia mais

Art. 1º - Estabelecer as normas para implementação de Cursos e Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu.

Art. 1º - Estabelecer as normas para implementação de Cursos e Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO Av. Ville Roy, 5315 Bairro São Pedro 69.301-001 - Boa Vista/RR Fone (095)621-3108 Fax (095)621-3101 Resolução

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Diretoria de Graduação e Educação Profissional Câmpus Curitiba

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Diretoria de Graduação e Educação Profissional Câmpus Curitiba EDITAL Nº 16/2015-DIRGRAD-CT SELEÇÃO DO COORDENADOR DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA- PIBID- SUBPROJETOS PIBID LÍNGUA INGLESA E PIBID INTERDISCIPLINAR DE LÍNGUA INGLESA A do

Leia mais

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO, DESTINADO À CONTRATAÇÃO DE PROFESSOR Nº 2016/1.2

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO, DESTINADO À CONTRATAÇÃO DE PROFESSOR Nº 2016/1.2 EDITAL DO PROCESSO SELETIVO, DESTINADO À CONTRATAÇÃO DE PROFESSOR Nº 2016/1.2 O Grupo Kroton de São Luís torna público, para conhecimento dos interessados, os procedimentos e normas que regulamentam a

Leia mais

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO DESTINADO À CONTRATAÇÃO DE PROFESSOR Nº 2014/2.

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO DESTINADO À CONTRATAÇÃO DE PROFESSOR Nº 2014/2. EDITAL DO PROCESSO SELETIVO DESTINADO À CONTRATAÇÃO DE PROFESSOR Nº 2014/2. O Grupo Kroton de São Luís torna público, para conhecimento dos interessados, os procedimentos e normas que regulamentam a realização

Leia mais

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO DESTINADO À CONTRATAÇÃO DE PROFESSOR Nº 2017/1.

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO DESTINADO À CONTRATAÇÃO DE PROFESSOR Nº 2017/1. EDITAL DO PROCESSO SELETIVO DESTINADO À CONTRATAÇÃO DE PROFESSOR Nº 2017/1. O Grupo Kroton de Salvador torna público, para conhecimento dos interessados, os procedimentos e normas que regulamentam a realização

Leia mais

ANEXO IV - QUADRO DE ATRIBUIÇÃO DE PONTOS PARA PROVA DE TÍTULOS CONCURSO DOCENTE. Versão Complementar 1

ANEXO IV - QUADRO DE ATRIBUIÇÃO DE PONTOS PARA PROVA DE TÍTULOS CONCURSO DOCENTE. Versão Complementar 1 Candidato: ANEXO IV - QUADRO DE ATRIBUIÇÃO DE PONTOS PARA PROVA DE TÍTULOS CONCURSO DOCENTE Versão Complementar 1 QUADRO DE ATRIBUIÇÃO DE PONTOS PARA PROVA DE TÍTULOS CONCURSO DOCENTE Edital CCS nº 08/16

Leia mais

Edital 01/2015 SELEÇÃO PARA BOLSISTA DE PÓS-DOUTORADO (PNPD 2015/CAPES)

Edital 01/2015 SELEÇÃO PARA BOLSISTA DE PÓS-DOUTORADO (PNPD 2015/CAPES) MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA QUÍMICA Edital 01/2015 SELEÇÃO PARA BOLSISTA DE PÓS-DOUTORADO (PNPD

Leia mais

O edital obedecerá aos critérios do Regimento Interno da FACPP: CAPÍTULO II (Art Art. 90). Ver documento a seguir:

O edital obedecerá aos critérios do Regimento Interno da FACPP: CAPÍTULO II (Art Art. 90). Ver documento a seguir: O edital obedecerá aos critérios do Regimento Interno da FACPP: CAPÍTULO II (Art. 79 - Art. 90). Ver documento a seguir: 1 FORMAS DE ACESSO AOS CURSOS - DO PROCESSO SELETIVO A MATRÍCULA DE ACORDO COM O

Leia mais

Art.2º Esta Resolução entra em vigor na data da sua assinatura.

Art.2º Esta Resolução entra em vigor na data da sua assinatura. RESOLUÇÃO Nº 13, DE 07 DE JULHO DE 2011. Aprova o PROGRAMA BOLSA - AUXÍLIO À PÓS- GRADUAÇÃO AOS SERVIDORES DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAPÁ IFAP, que tem por finalidade prestar

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DELIBERAÇÃO nº 023 /97 Autoriza a reformulação do Curso de Especialização em Ciência da Computação e Informática, que passa a denominar-se Curso de Especialização

Leia mais

EDITAL EXTRAORDINÁRIO PARA O PROCESSO DE SELEÇÃO DE DOCENTES CONSTITUIÇÃO DE CADASTRO 2016/2

EDITAL EXTRAORDINÁRIO PARA O PROCESSO DE SELEÇÃO DE DOCENTES CONSTITUIÇÃO DE CADASTRO 2016/2 Torno público que estão abertas, no período de 09 à 16/09/2016, as inscrições para a seleção de docentes da UNICASTELO, constantes no item 1 deste Edital, para a constituição de cadastro. 1. DAS VAGAS

Leia mais

Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação FACULDADE DE MEDICINA DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO DIRETORIA GERAL

Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação FACULDADE DE MEDICINA DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO DIRETORIA GERAL Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação FACULDADE DE MEDICINA DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO DIRETORIA GERAL Portaria Famerp 002, de 05-01-2015 O Diretor Geral em Exercício da Faculdade de

Leia mais

Resolução N.º 2/2011-CD

Resolução N.º 2/2011-CD Governo do Estado do Rio Grande do Norte Secretaria de Estado da Educação e da Cultura - SEEC FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE FUERN Conselho Diretor - CD Rua Almino Afonso, 478 -

Leia mais

VAGA REMANESCENTE DO PROGRAMA DE MONITORIA REMUNERADA DA UTFPR EDITAL 05/2016-DIRGRAD

VAGA REMANESCENTE DO PROGRAMA DE MONITORIA REMUNERADA DA UTFPR EDITAL 05/2016-DIRGRAD Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Câmpus Guarapuava Diretoria de Graduação e Educação Profissional VAGA REMANESCENTE DO PROGRAMA DE MONITORIA REMUNERADA DA UTFPR EDITAL

Leia mais

EDITAL N. 07/2016 UCS. As inscrições ocorrerão no período de 20 de maio a 3 de junho de 2016.

EDITAL N. 07/2016 UCS. As inscrições ocorrerão no período de 20 de maio a 3 de junho de 2016. EDITAL N. 07/2016 UCS Edital de abertura de inscrição para seleção de professores de diferentes áreas para atuação no ensino, na pesquisa e na extensão da Universidade de Caxias do Sul. O Reitor da Universidade

Leia mais

Ingresso na Carreira. 1. O ingresso na Carreira continuará a respeitar o edital e a autonomia das Instituições Federais de Ensino Superior?

Ingresso na Carreira. 1. O ingresso na Carreira continuará a respeitar o edital e a autonomia das Instituições Federais de Ensino Superior? Ingresso na Carreira 1. O ingresso na Carreira continuará a respeitar o edital e a autonomia das Instituições Federais de Ensino Superior? Está previsto que as Universidades é que definirão em última instância

Leia mais

EDITAL Nº. 13/09 - DG TESTE SELETIVO PARA A CONTRATAÇÃO DE PROFESSOR COLABORADOR I

EDITAL Nº. 13/09 - DG TESTE SELETIVO PARA A CONTRATAÇÃO DE PROFESSOR COLABORADOR I EDITAL Nº. 13/09 - DG TESTE SELETIVO PARA A CONTRATAÇÃO DE PROFESSOR COLABORADOR I O Diretor Geral das Faculdades Integradas do Brasil torna público que estão abertas as inscrições para o teste seletivo

Leia mais

PORTARIA INTERMINISTERIAL MS/ME Nº 3.019, DE 26 DE NOVEMBRO DE 2007

PORTARIA INTERMINISTERIAL MS/ME Nº 3.019, DE 26 DE NOVEMBRO DE 2007 PORTARIA INTERMINISTERIAL MS/ME Nº 3.019, DE 26 DE NOVEMBRO DE 2007 Dispõe sobre o Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde - Pró-Saúde - para os cursos de graduação da área

Leia mais

E D I T A L. PROCESSO SELETIVO º. semestre

E D I T A L. PROCESSO SELETIVO º. semestre 1 E D I T A L PROCESSO SELETIVO 2010-1º. semestre Art.1º O Processo Seletivo 2010 1º. semestre dos cursos oferecidos pela FACULDADE FRANCISCANA FAE BLUMENAU obedecerá às regras apresentadas neste Edital

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO REITORIA

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO REITORIA RESOLUÇÃO UNESP N º 59, de 10 de julho de 2014. Regulamenta os Cursos de Extensão Universitária ministrados na UNESP. A Vice-Reitora no exercício da Reitoria da Universidade Estadual Paulista "Júlio de

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL SUL-RIO-GRANDENSE CAMPUS PELOTAS.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL SUL-RIO-GRANDENSE CAMPUS PELOTAS. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL SUL-RIO-GRANDENSE CAMPUS PELOTAS Edital 007/2014 Dispõe sobre o Processo Seletivo para ingresso no Curso de Pós-

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA Resolução Nº 01/2014. Regulamenta as normas para credenciamento de professores no Programa de Pós-graduação em Odontologia da Universidade Federal da Paraíba e dá outras providências. O Colegiado do Programa

Leia mais

Edital 002/ Processo Interno de Promoção por Antiguidade e. Merecimento do Ensino Superior

Edital 002/ Processo Interno de Promoção por Antiguidade e. Merecimento do Ensino Superior Edital 002/2016 - Processo Interno de Promoção por Antiguidade e Merecimento do Ensino Superior A Associação Pró-Ensino Superior em Novo Hamburgo ASPEUR, mantenedora da Universidade Feevale, através da

Leia mais

UENF Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. Resolução nº 01/2002 da Câmara de Graduação

UENF Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. Resolução nº 01/2002 da Câmara de Graduação Resolução nº 01/2002 da Câmara de Graduação Dispõe sobre os critérios gerais para a revalidação de diplomas de cursos de graduação expedidos por estabelecimentos de ensino estrangeiros de Ensino Superior.

Leia mais

REGULAMENTO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA FLORESTAL DA FCA/UNESP

REGULAMENTO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA FLORESTAL DA FCA/UNESP REGULAMENTO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA FLORESTAL DA FCA/UNESP Seção de Pós-Graduação 1 UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA FACULDADE DE CIÊNCIAS AGRONÔMICAS CÂMPUS DE BOTUCATU REGULAMENTO DO PROGRAMA

Leia mais

Universidade Federal de Alagoas Instituto de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física Polo 36 UFAL

Universidade Federal de Alagoas Instituto de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física Polo 36 UFAL Universidade Federal de Alagoas Instituto de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física Polo 36 UFAL EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFAL N O 01/2015 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS CONSELHO SUPERIOR

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS CONSELHO SUPERIOR SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS CONSELHO SUPERIOR RESOLUÇÃO Nº 44/CS, DE 2 DE DEZEMBRO DE 2013. Estabelece normas e procedimentos para reversão voluntária de

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO CONSELHO UNIVERSITÁRIO RESOLUÇÃO Nº 11/2010

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO CONSELHO UNIVERSITÁRIO RESOLUÇÃO Nº 11/2010 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO CONSELHO UNIVERSITÁRIO RESOLUÇÃO Nº 11/2010 Estabelece Normas e Edital de Concurso para Professor da Carreira do Magistério Superior. O Conselho Universitário da

Leia mais

EDITAL Nº 01/ PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA CARGO DE DOCENTE DA FACSETE

EDITAL Nº 01/ PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA CARGO DE DOCENTE DA FACSETE EDITAL Nº 01/2016 - PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA CARGO DE DOCENTE DA FACSETE A FACULDADE SETE LAGOAS - FACSETE, abre no período de 01/11/2016 a 20/11/2016, Processo Seletivo Simplificado (PSS) para

Leia mais

N 2016/02 01 de Dezembro a 06 Dezembro de O DEPARTAMENTO DE RECURSOS HUMANOS, no uso de suas atribuições legais e estatutárias,

N 2016/02 01 de Dezembro a 06 Dezembro de O DEPARTAMENTO DE RECURSOS HUMANOS, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, EDITAL DE PROCESSO EXTERNO PARA SELETIVO INTERNO E O CURSO DE NUTRIÇÃO N 2016/02 01 de Dezembro a 06 Dezembro de 2016. Dispõe sobre o TESTE SELETIVO INTERNO E EXTERNO para COORDENADOR DO CURSO DE NUTRIÇÃO

Leia mais

EDITAL Nº 08/16- CMRV, de 29/07/2016 CAMPUS MINISTRO REIS VELLOSO

EDITAL Nº 08/16- CMRV, de 29/07/2016 CAMPUS MINISTRO REIS VELLOSO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ CAMPUS MINISTRO REIS VELLOSO Av. São Sebastião, nº 2819. Bairro São Benedito. CEP 64.202-020 Parnaíba-PI Fone: (86) 3323-5408 E-mail: cmatematica@ufpi.edu.br

Leia mais

Faculdade de Tecnologia de Carapicuíba

Faculdade de Tecnologia de Carapicuíba Faculdade de Tecnologia de Carapicuíba Edital de Abertura n. 01/2011 para Inscrições para Transferência Externa, do 2.º Semestre de 2011, para os cursos da Fatec de Carapicuíba. A Faculdade de Tecnologia

Leia mais

NORMAS DO PROGRAMA DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA - MNPEF, POLO UFABC.

NORMAS DO PROGRAMA DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA - MNPEF, POLO UFABC. NORMAS DO PROGRAMA DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA - MNPEF, POLO UFABC. O Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física MNPEF, é um mestrado profissional em rede, coordenado

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE TECNOLOGIA COPPE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE TECNOLOGIA COPPE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE TECNOLOGIA COPPE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA EDITAL COPPE-PEE/PÓS N o 01/2010 PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO

Leia mais

RESOLUÇÃO UNESP Nº 49, DE 8 DE JULHO DE 2009.

RESOLUÇÃO UNESP Nº 49, DE 8 DE JULHO DE 2009. RESOLUÇÃO UNESP Nº 49, DE 8 DE JULHO DE 2009. Estabelece normas para Concurso visando o provimento de cargos de Professor Titular da UNESP. O Reitor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita

Leia mais

FACULDADE DE CIÊNCIAS DO TOCANTINS EDITAL Nº

FACULDADE DE CIÊNCIAS DO TOCANTINS EDITAL Nº FACULDADE DE CIÊNCIAS DO TOCANTINS EDITAL Nº 07 2016 A Faculdade de Ciências do Tocantins, nos termos da Lei nº 9.394/96 (LDB), da Portaria nº 717 de 29 de Maio de 2012 (publicado no Diário Oficial da

Leia mais

9. ORGANIZAÇÂO ADMINISTRATIVA

9. ORGANIZAÇÂO ADMINISTRATIVA 9. ORGANIZAÇÂO ADMINISTRATIVA 9.1 Estrutura Organizacional, Instâncias de Decisão e Organograma Institucional e Acadêmico (conforme Estatuto e Regimento Geral). O Instituto Federal de Ciência e Tecnologia

Leia mais

EDITAL Nº 195/15 -PROGEPE CONCURSO PÚBLICO

EDITAL Nº 195/15 -PROGEPE CONCURSO PÚBLICO EDITAL Nº 195/15 -PROGEPE CONCURSO PÚBLICO Por delegação de competência do Magnífico Reitor da Universidade Federal do Paraná, conforme Portaria n.º 2590 de 26/09/97, e considerando o disposto no Decreto

Leia mais

FORMULÁRIO DE CADASTRO DE TÍTULOS NOME DO CANDIDATO: ÁREA / DISCIPLINA: NÚMERO DE INSCRIÇÃO:

FORMULÁRIO DE CADASTRO DE TÍTULOS NOME DO CANDIDATO: ÁREA / DISCIPLINA: NÚMERO DE INSCRIÇÃO: CONCURSO PÚBLICO DO INSTITUTO NACIONAL DE EDUCAÇÃO DE SURDOS EDITAL Nº 29/2013 E EDITAL Nº 04/2014 PROVA DE TÍTULOS PARA OS CARGOS DE PROFESSOR DA CARREIRA DO MAGISTÉRIO SUPERIOR FORMULÁRIO DE CADASTRO

Leia mais

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EDITAL N 05/2013

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EDITAL N 05/2013 PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EDITAL N 05/2013 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA ABERTURA

Leia mais

...SINPOL...SINPAP...APO...ADEPOL... PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR N. /2016

...SINPOL...SINPAP...APO...ADEPOL... PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR N. /2016 ...SINPOL...SINPAP...APO...ADEPOL... PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR N. /2016 Dispõe sobre a promoção na carreira da Polícia Civil e da outras providencias. O GOVERNADOR DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL, faz

Leia mais

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UEPB N O 01/2016

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UEPB N O 01/2016 Universidade Estadual da Paraíba Centro de Ciências e Tecnologia Departamento de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física - Polo Campina Grande EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UEPB N O 01/2016 PROCESSO

Leia mais

NÚCLEO DE ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO

NÚCLEO DE ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS COMUNITÁRIOS E ESTUDANTIS DIRETORIA DE ATENÇÃO À SAÚDE E ACESSIBILIDADE NÚCLEO DE ACESSIBILIDADE

Leia mais

EDITAL 14/2016 CAMPUS COLOMBO CHAMADA INTERNA SIMPLIFICADA PARA CONTRATAÇÃO DE BOLSISTA - REDE ETEC BRASIL

EDITAL 14/2016 CAMPUS COLOMBO CHAMADA INTERNA SIMPLIFICADA PARA CONTRATAÇÃO DE BOLSISTA - REDE ETEC BRASIL EDITAL 14/2016 CAMPUS COLOMBO CHAMADA INTERNA SIMPLIFICADA PARA CONTRATAÇÃO DE BOLSISTA - REDE ETEC BRASIL A presente chamada interna visa contratar bolsista para atuar nos cursos técnicos, na modalidade

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA Resolução Nº 05/2014. Estabelece normas para matrícula em disciplinas isoladas no âmbito do Programa de Pós-graduação em Odontologia da Universidade Federal da Paraíba. O Colegiado do Programa de Pós-Graduação

Leia mais

CARTILHA PARA OS ESTUDANTES DO PROTEN

CARTILHA PARA OS ESTUDANTES DO PROTEN Universidade Federal de Pernambuco Comissão Nacional de Energia Nuclear Departamento de Energia Nuclear Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Energéticas e Nucleares P R O T E N / U F P E CRCN- N E

Leia mais

EDITAL Nº. 64/10 - DG TESTE SELETIVO PARA A CONTRATAÇÃO DE PROFESSOR COLABORADOR I

EDITAL Nº. 64/10 - DG TESTE SELETIVO PARA A CONTRATAÇÃO DE PROFESSOR COLABORADOR I EDITAL Nº. 64/10 - DG TESTE SELETIVO PARA A CONTRATAÇÃO DE PROFESSOR COLABORADOR I O Diretor Geral das Faculdades Integradas do Brasil torna público que estão abertas as inscrições para o teste seletivo

Leia mais

NOTA TÉCNICA AJN/SINASEFE nº 04/2012

NOTA TÉCNICA AJN/SINASEFE nº 04/2012 NOTA TÉCNICA AJN/SINASEFE nº 04/2012 SINASEFE. Análise da Resposta do MEC. Termo de Acordo nº 1/2012. Carreira do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico e Carreira do Ensino Básico Federal. Observações.

Leia mais

CRITÉRIOS PARA AVALIAÇÃO DE TÍTULOS E TRABALHOS EM CONCURSOS PÚBLICOS DE PROVAS E TÍTULOS DO DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA

CRITÉRIOS PARA AVALIAÇÃO DE TÍTULOS E TRABALHOS EM CONCURSOS PÚBLICOS DE PROVAS E TÍTULOS DO DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA CRITÉRIOS PARA AVALIAÇÃO DE TÍTULOS E TRABALHOS EM CONCURSOS PÚBLICOS DE PROVAS E TÍTULOS

Leia mais

TESTE SELETIVO PARA A CONTRATAÇÃO DE PROFESSOR EDITAL Nº 05/2016

TESTE SELETIVO PARA A CONTRATAÇÃO DE PROFESSOR EDITAL Nº 05/2016 EDITAL Nº 05/2016 O Reitor do Centro Universitário Autônomo do Brasil, UniBrasil torna público que estão abertas as inscrições para o teste seletivo de contratação de professor para as disciplinas de Projeto

Leia mais

PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO 06 UEFS

PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO 06 UEFS Universidade Estadual de Feira de Santana Departamento de Física Área de Ensino de Física Programa de Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física Polo 06 SBF/CAPES EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UEFS

Leia mais

PLANO DE CARREIRA DE MAGISTÉRIO - EDITAL

PLANO DE CARREIRA DE MAGISTÉRIO - EDITAL PROCESSO DE SELEÇÃO DE DOCENTES De ordem do Magnífico Reitor, faço saber aos interessados que, nos termos do Título VI, Capítulo I, Art. 56 do Regimento Geral do Centro Universitário Newton Paiva, acham-se

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PARA ADMISSÃO AO QUADRO COMPLEMENTAR DA CARREIRA DOCENTE DO MAGISTÉRIO SUPERIOR (QCCD) DO CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA UNIFESO

PROCESSO SELETIVO PARA ADMISSÃO AO QUADRO COMPLEMENTAR DA CARREIRA DOCENTE DO MAGISTÉRIO SUPERIOR (QCCD) DO CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA UNIFESO FUNDAÇÃO EDUCACIONAL SERRA DOS ÓRGÃOS - FESO CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS - UNFESO EDITAL nº 003 de junho de 2012 PROCESSO SELETIVO PARA ADMISSÃO AO QUADRO COMPLEMENTAR DA CARREIRA DOCENTE DO

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE CONSELHO DO ENSINO, DA PESQUISA E DA EXTENSÃO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE CONSELHO DO ENSINO, DA PESQUISA E DA EXTENSÃO Aprova alterações no Programa de Professor Colaborador Voluntário. O CONSELHO DE ENSINO, DA PESQUISA E DA EXTENSÃO da Universidade Federal de Sergipe, no uso de suas atribuições legais e estatutárias,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO CONSELHO UNIVERSITÁRIO RESOLUÇÃO Nº 10/2007 DA INSCRIÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO CONSELHO UNIVERSITÁRIO RESOLUÇÃO Nº 10/2007 DA INSCRIÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO CONSELHO UNIVERSITÁRIO RESOLUÇÃO Nº 10/2007 Estabelece Normas e Edital de Concurso para Professor da Carreira do Magistério Superior. O Conselho Universitário da

Leia mais

EDITAL N 005/2015/GAB, de 02 de fevereiro de 2015 RETIFICADO EM 12/02/2015

EDITAL N 005/2015/GAB, de 02 de fevereiro de 2015 RETIFICADO EM 12/02/2015 EDITAL N 005/2015/GAB, de 02 de fevereiro de 2015 RETIFICADO EM 12/02/2015 PROCESSO SELETIVO INTERNO PARA O PROGRAMA DE BOLSA DE INCENTIVO À QUALIFICAÇÃO DOS SERVIDORES DO IF CATARINENSE - PROBIQ/IFC CAMPUS

Leia mais

PROPOSTA NO TOCANTE A REGULAMENTAÇÃO DA CARREIRA DOCENTE REGULAMENTAÇÃO DA CARREIRA DOCENTE CAPÍTULO I DO CORPO DOCENTE E SUAS ATIVIDADES

PROPOSTA NO TOCANTE A REGULAMENTAÇÃO DA CARREIRA DOCENTE REGULAMENTAÇÃO DA CARREIRA DOCENTE CAPÍTULO I DO CORPO DOCENTE E SUAS ATIVIDADES PROPOSTA NO TOCANTE A REGULAMENTAÇÃO DA CARREIRA DOCENTE REGULAMENTAÇÃO DA CARREIRA DOCENTE CAPÍTULO I DO CORPO DOCENTE E SUAS ATIVIDADES Artigo 5.º - Os professores do Quadro pertencem às seguintes classes:

Leia mais

Das atividades, atribuições e carga horária

Das atividades, atribuições e carga horária Edital de abertura de inscrições para o processo de qualificação de candidatos à função de Coordenador de Área Responsável pelo Núcleo de Gestão Pedagógica e Acadêmica das Escolas Técnicas do Centro Estadual

Leia mais

EDITAL Nº. 81/09 - DG TESTE SELETIVO PARA A CONTRATAÇÃO DE PROFESSOR COLABORADOR I

EDITAL Nº. 81/09 - DG TESTE SELETIVO PARA A CONTRATAÇÃO DE PROFESSOR COLABORADOR I EDITAL Nº. 81/09 - DG TESTE SELETIVO PARA A CONTRATAÇÃO DE PROFESSOR COLABORADOR I O Diretor Geral das Faculdades Integradas do Brasil torna público que estão abertas as inscrições para o teste seletivo

Leia mais

REGULAMENTO PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA DA FCA/UNESP

REGULAMENTO PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA DA FCA/UNESP REGULAMENTO PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA DA FCA/UNESP Estabelecido pela Resolução UNESP n. 21, de 15-4-2013 (Publicado no DOE de 16/04/2013, Seção I, Pág. 39 e 40) Alterada pela Resolução UNESP

Leia mais

Universidade Estadual de Maringá

Universidade Estadual de Maringá P O R T A R I A N º 0 9 9 / 2 0 1 3 - P B F A Prof.ª Dr.ª Márcia Edilaine Lopes Consolaro, coordenadora do Programa de Pós-graduação em Biociências e Fisiopatologia, no uso de suas atribuições legais e

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO CONSELHO UNIVERSITÁRIO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO CONSELHO UNIVERSITÁRIO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO CONSELHO UNIVERSITÁRIO Considerando a necessidade de submeter os docentes recém-admitidos a um processo que avalie sua real aptidão para as tarefas do magistério;

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA CAMPUS VI POETA PINTO DO MONTEIRO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E EXATAS

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA CAMPUS VI POETA PINTO DO MONTEIRO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E EXATAS PROCESSO SELETIVO PARA CONTRATAÇÃO DE PROFESSOR POR PRAZO DETERMINADO O coordenador do Curso de Letras, do Centro de Ciências Humanas e Exatas, da Universidade Estadual da Paraíba - UEPB, no uso de suas

Leia mais

EDITAL Nº 01/2016-GDG-CPPD PROCESSO ELEITORAL DA COMISSÃO PERMANENTE DE PESSOAL DOCENTE (CPPD) DO INSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ CAMPUS CEDRO.

EDITAL Nº 01/2016-GDG-CPPD PROCESSO ELEITORAL DA COMISSÃO PERMANENTE DE PESSOAL DOCENTE (CPPD) DO INSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ CAMPUS CEDRO. EDITAL Nº 01/2016-GDG-CPPD PROCESSO ELEITORAL DA COMISSÃO PERMANENTE DE PESSOAL DOCENTE (CPPD) DO INSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ CAMPUS CEDRO. A presidência da Junta Eleitoral no uso das atribuições concedidas

Leia mais