TECHNICAL PREPRINTS REALIZAÇÃO: 23 a 26 de Outubro Guarujá / SP

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "TECHNICAL PREPRINTS REALIZAÇÃO: 23 a 26 de Outubro Guarujá / SP"

Transcrição

1 TECHNICAL PREPRINTS REALIZAÇÃO: 23 a 26 de Outubro Guarujá / SP

2 COBRAS Pequenas plantas modulares se enquadram em um mundo de megaplantas? Nelson P. Clark, Alexandre C. Bastida, Bruno B. Ferraro, Vitor A. Sturm Clark Solutions Plantas de ácido sulfúrico tem crescido de capacidade nas últimas décadas. Há trinta anos, uma planta com capacidade de 2000 MTPD era considerada grande. Atualmente, plantas com mais de 4500 MTPD estão se tornando mais comuns. No cenário atual existe interesse em plantas com capacidade de MTPD? Enquanto grandes metalúrgicas e complexos industriais de fertilizantes requerem a produção de larga escala de ácido sulfúrico para controle de poluição e produção de insumo de processo, pequenos consumidores enfrentam dificuldades na logística de aquisição e na confiabilidade da oferta de ácido sulfúrico. Um consumidor de ácido sulfúrico no Brasil, a Kalium Mineração, decidiu construir sua própria planta de ácido sulfúrico ao invés de comprar ácido. Por causa de sua localização remota, a decisão foi de adquirir uma planta modular de 150 MTPD. Essa alternativa permite maior flexibilidade e menor dependência na aquisição de ácido por parte da Kalium, insumo importante dentro de seu processo produtivo. Vantagens de custos logísticos e de insumos também são fatores impactantes, uma vez que há a substituição do enxofre por ácido como insumo básico. Outros ganhos estão associados à essa alernativa, como a redução dos gastos em combustíveis para geração de vapor necessário no processo, uma vez que vapor é um co-produto da planta modular de ácido sulfúrico. Vantagens econômicas e estratégicas tem se mostrado favoráveis para a utilização do conceito de plantas mais compactas, com investimento mínimo e capacidade produtiva suficiente para atender a demanda local ou consumo próprio. Essa alternativa poderá ser aplicada no Brasil dentre os diversos consumidores de ácido sulfúrico de média escala.

3 A PLANTA. A Clark Solutions projetou uma planta com queima de enxofre de capacidade de 150 MTPD de ácido sulfúrico de tipo simples absorção com scrubber de peróxido. De acordo com a estrutura do site, a opção foi de construir a planta de forma modular, interligando os módulos após instalados. A planta consiste de 9 (nove) módulos, cada um com dimensões inferiores a um contâiner de 40 pés. 01 Módulo de fusão e filtragem de enxofre: consiste em tanque de fusão e filtrado e um filtro de enxofre projetada para processar mais de 2 toneladas por hora de enxofre sólido. 01 Módulo de circulação de ácido: consiste em um tanque de aço inoxidável para circulação de ácido, torre de secagem, torre de absorção e tubulações. 01 Módulo de compressão: com um soprador. 01 Módulo de queima de enxofre: uma fornalha horizontal revestida e com bicos de injeção fixos seguida de uma caldeir. Vapor saturado a 10 bar é produzido para consumo no processo. 01 Módulo de conversão #1: gases da fornalha são alimentados em um conversor de 2 passes oblongo projetado com CFD. 01 Módulo de conversão #2: gases do conversor #1 são alimentados no conversor #2, de dimensões similares. O resfriamento dos passes é realizado com ar de diluição. O gás proveniente do conversor é resfriado em uma caldeira antes de ser alimentado na torre de absorção. 02 Módulos de Caldeira: as caldeiras são posicionadas após os passes de conversão para gerar vapor a 10 bar. 01 Módulo de Scrubber de H2O2: o arranjo de simples absoção não permite conversões muito acima de 98,5%. O SO2 não convertido é direcionado a um scrubber plástico de peróxido, produzindo ácido diluído. Esse ácido é consumido como diluição da planta. A área requerida pela planta de ácido da Kalium é pequena. Com espaço aberto para facilitar acesso para manutenção e operação, com grandes corredores entre os módulos, a área total requerida pela planta é menor que 500 m². Figura 1: Arranjo conceitual da planta.

4 Esse modelo permite o (des)comissionamento da planta de acordo com a necessidade de produção e dentro do planejamento logístico entre diferentes unidades. No caso de parada definitiva de operação, a planta pode ser facilmente transportada para outra unidade produtiva. A adição de mais módulos também permite o aumento de capacidade de produção de uma unidade com menores custos e intervenções em campo se comparados com uma planta convencional. OPERAÇÃO. A planta de ácido apresenta alta integração com o processo, suprindo a necessidade de ácido e de vapor da operação da Kalium. Sem a planta de ácido, a Kalium necessitaria comprar ácido do mercado e queimar combustíveis para geração de vapor. Por ser uma planta de simples absorção com scrubber, há consumo de H2O2 como agente de absorção para produzir ácido fraco, proporcionando emissões abaixo de ppm e turndown abaixo de 50% uma vez que não há circuito intermediário para afetar o balanço térmico dos leitos de conversão. A planta opera sem trocadores gás-gás. Tabela 1: Dados processuais da planta modular. Uma abordagem interessante em avaliação, dada a demanda de vapor de 10 bar, é o uso do sistema de recuperação de energia indireta patenteado pela Clark Solutions, o SAFEHR. No SAFEHR, ácido concentrado ( %) a 200 C é usado para absorver SO3 na torre de absorção. Esse ácido, em decorrência do calor de reação, aquece até cerca de 220 C e é resfriando em um trocador de calor em 310SS enquanto aquece o fluido proprietário da Clark Solutions, o CS 270. O fluido é totalmente inerte ao ácido e à água, então em um evento de vazamento não há risco de de propagação de corrosão de forma catastrófica, como ocorre em casos de diluição de ácido em vazamentos de sistemas convencionais. De fato, como o vazamento não apresentará aumento, como não haverá diluição ou aquecimento do ácido, a planta pode inclusive operar com vazamento do ácido para dentro do sistema com o fluido, podendo programar uma parada para manutenção sem necessidade de paradas emergencias. O sistema conta com um sistema de drenagem especial, que permite separa o ácido ou a água do fluido, que são imiscíveis. Figura 2: Corrosão promovida no contato de sulfúrico com água (esquerda) e com fluido CS 270 (direita).

5 O SAFEHR é um sistema que consiste de: um leito inferior de absorção de SO3 com ácido quente, gerando calor em uma faixa de temperaturas que permite o aproveitamento do calor na geração de vapor a 10 bar; um leito superior com ácido frio a moderado, condensando vapores de ácido e SO3 provenientes do leito inferior e reduzindo a temperatura do gás encaminhado ao Scrubber; um prato coletor para evitar mistura do ácido quente e frio; e, um sistema de trocadores de calor com circulação intermediária de fluido térmico para evitar contato entre ácido e água, mantendo o sistema livre de corrosão e explosão por H2. Os demais componentes do Safehr são similares aos utilizados em torres de absorção convencional, salvo o material utilizado em 310SS. FIBERBED MIST ELIMINATORS UPPER LEVEL ACID DISTRIBUTOR COOL ACID FROM DRYING TOWER 98% & 75 C TOWER PACKING UPPER LEVEL SUPPORT COLLECTOR TRAY ACID DISTRIBUTOR TOWER PACKING COOL ACID TO DRYING TOWER 98% & 75 C COOLED ACID 99.0% & 200 C HOT ACID 99.0% & 225 C SUPPORT HOT INTERMEDIATE FLUID 200 C COOLED FLUID 180 C Figura 3: Arranjo conceitual do SAFEHR. BFW STEAM O SAFEHR proporciona o aumento da geração de vapor em cerca de 40%, e para cada tonelada de ácido o SAFEHR pode produzir 0,5 tonelada adicional de vapor. Além do aumento de geração de vapor, o SAFEHR também reduz o requerimento de água de resfriamento que seria utilizado em uma torre de absorção convencional. Tabela 2: Dados processuais da planta modular com SAFEHR.

6 BENEFÍCIOS. Produtos secundários: vapor é um co-produto do processo e um insumo valioso. O scrubber também pode ser projetado para produzir diferentes co-produtos como sulfato de amônio, sulfato de sódio e outros. Reduzido custo de transpore: o transporte, especialmente em locais com difícil acesso, tem bastante impacto econômico. A planta de ácido reduz o volume de transporte em cerca de 3 vezes e também os riscos associados. Acidentes com transporte de ácido são mais perigosos e danosos que acidentes com transporte de enxofre sólido. Menor custo de estocagem: enxofre pode ser estocado em pilhas abertas e consumido conforme requerido, enquanto ácido requer tanques grandes e manutenção e riscos associados. Segurança de construção: o conceito modular reduz riscos inerentes de construção em campo. Módulos podem ser fabricados em condições de trabalho muito mais controladas e seguras. Qualidade de construção: módulos são fabricados e testados na fábrica para garantir qualidade superior. CONCLUSÃO. Apesar de plantas de ácido sulfúrico apresentarem capacidades cada vez maiores, pequenas plantas modulares continuarão a encontrar suas aplicações para aqueles que necessitam de MTPD de consumo próprio de ácido, também beneficiando do vapor ou energia gerados em tais plantas.

7 PATROCINADORES We create chemistry LEWIS PUMPS Thermal and Mechanical Separation Solutions CO - PATROCINADORES Equipamentos Industriais Ltda. EXPERTOS EN REVESTIMIENTOS INDUSTRIALES R ENGINEERING IN SALES OF PARTS FOR SULFURIC ACID PLANT SUDAMERICA ANDINA DRAKE SPECIALTIES REALIZAÇÃO Para maiores informações:

PLANTAS MODULARES. Pequenas plantas modulares se enquadram em um mundo de megaplantas?

PLANTAS MODULARES. Pequenas plantas modulares se enquadram em um mundo de megaplantas? PLANTAS MODULARES Pequenas plantas modulares se enquadram em um mundo de megaplantas? MaxiMesh,FiberBed,Evenflow,FairFlow,MaxiSaddle, MaxiDome, MaxiDur are registered trademark of Clark Solutions AGENDA

Leia mais

CALDEIRA DE LEITO FLUIDIZADO X GRELHA

CALDEIRA DE LEITO FLUIDIZADO X GRELHA CALDEIRA DE LEITO FLUIDIZADO X GRELHA 27/10/2016 AGENDA A GUARANI CALDEIRA DE LEITO FLUIDIZADO BORBULHANTE (BFB) DEMONSTRAÇÃO CALDEIRAS BFB E GRELHA COMPARATIVO BFB X GRELHA APRESENTAÇÃO GUARANI 2 A GUARANI

Leia mais

Condensação em Processos de Parada e Partida em Plantas de H2SO4

Condensação em Processos de Parada e Partida em Plantas de H2SO4 19/10/2015 Condensação em Processos de Parada e Partida em Plantas de H2SO4 David Michel Baumann 1 Objetivo e Canários de Estudo Ø Fornecer dados para melhor embasar futuras discussões sobre limites e

Leia mais

Votorantim Metais do niquel para o ácido sulfurico. Fernando Braghini - Vmetais FM Thomas Bartoneck - Combustion Solutions Mario Beer MB Consultores

Votorantim Metais do niquel para o ácido sulfurico. Fernando Braghini - Vmetais FM Thomas Bartoneck - Combustion Solutions Mario Beer MB Consultores Votorantim Metais do niquel para o ácido sulfurico Fernando Braghini - Vmetais FM Thomas Bartoneck - Combustion Solutions Mario Beer MB Consultores 1 Grupo Votorantim 96 anos de história Empresas do grupo:

Leia mais

TECHNICAL PREPRINTS REALIZAÇÃO: 23 a 26 de Outubro Guarujá / SP

TECHNICAL PREPRINTS REALIZAÇÃO: 23 a 26 de Outubro Guarujá / SP TECHNICAL PREPRINTS REALIZAÇÃO: 23 a 26 de Outubro Guarujá / SP COBRAS Projeto de Substituição de Espelho da Torre de Absorção Intermediária da planta de Ácido Sulfúrico da Vale Fertilizantes unidade Cajati

Leia mais

Desafios de Conduzir uma Partida de Planta de Ácido Sulfúrico sem exceder os Limites de Emissão

Desafios de Conduzir uma Partida de Planta de Ácido Sulfúrico sem exceder os Limites de Emissão Desafios de Conduzir uma Partida de Planta de Ácido Sulfúrico sem exceder os Limites de Emissão Severino Aprigio da Silva Especialista de Processo aprigio.silva@nitroquímica.com.br Fones: (11) 2246-3137

Leia mais

Usinas termoelétricas

Usinas termoelétricas Usinas termoelétricas Usina termoelétrica, ou termelétrica, é uma instalação industrial usada para geração de energia elétrica a partir da energia liberada por qualquer produto que possa gerar calor. Uma

Leia mais

Maquinas Termicas - Fornalha

Maquinas Termicas - Fornalha Máquinas Térmicas: Fornalhas Combustão 1 Fornalha Converte energia química do combustível em energia térmica. De acordo com o tipo e a qualidade do combustível disponível, a queima pode ser em suspensão,

Leia mais

Fontes de energia - Usinas PROF.: JAQUELINE PIRES

Fontes de energia - Usinas PROF.: JAQUELINE PIRES Fontes de energia - Usinas PROF.: JAQUELINE PIRES Usinas termoelétricas ( U = 0) Convertem energia térmica em energia elétrica Vantagens de uma usina termoelétrica A curto prazo, pode fornecer energia

Leia mais

METALURGIA EXTRATIVA DOS NÃO FERROSOS

METALURGIA EXTRATIVA DOS NÃO FERROSOS METALURGIA EXTRATIVA DOS NÃO FERROSOS PMT 2509 PMT 3409 Flávio Beneduce Processo Sulfato Ilmenita (FeTiO 3 ) e/ou escória de Ti são as fontes de Ti São atacados com ácido sulfúrico concentrado (H 2 SO

Leia mais

TRATAMENTO DE GÁS NATURAL USANDO O TUBO VORTEX Obtenção, Tratamento e Condensados, Compressão e Distribuição do Gás Natural.

TRATAMENTO DE GÁS NATURAL USANDO O TUBO VORTEX Obtenção, Tratamento e Condensados, Compressão e Distribuição do Gás Natural. TRATAMENTO DE GÁS NATURAL USANDO O TUBO VORTEX Obtenção, Tratamento e Condensados, Compressão e Distribuição do Gás Natural. SOLUÇÃO PARA O MERCADO DE GÁS NATURAL NO BRASIL LUIZ HENRIQUE V. SOUZA Outubro

Leia mais

SOLUÇÕES EM ÁCIDO SULFÚRICO

SOLUÇÕES EM ÁCIDO SULFÚRICO EDIÇÃO 2 2018 Thermal and Mechanical Separation Solutions SOLUÇÕES EM ÁCIDO SULFÚRICO 2 INTRODUÇÃO Clark Solutions 3 TECNOLOGIA EM SEPARAÇÃO TÉRMICA E MECÂNICA. Capacidade técnica, flexibilidade e compromisso

Leia mais

Refrigeração e Ar Condicionado

Refrigeração e Ar Condicionado Refrigeração e Ar Condicionado Ciclo de Refrigeração Por Absorção Filipe Fernandes de Paula filipe.paula@engenharia.ufjf.br Departamento de Engenharia de Produção e Mecânica Faculdade de Engenharia Universidade

Leia mais

Equipamentos Água Gelada Água Torre

Equipamentos Água Gelada Água Torre Água Gelada Água Torre Equipamentos Equipamentos Bombeamento Água Torre Bombeamento Água Gelada Torres de Resfriamento Fancoil de Alvenaria Equipamentos Vista Externa Fancoil de Alvenaria Equipamentos

Leia mais

PROMOVE NOÇÕES DA CADEIA DE PETRÓLEO

PROMOVE NOÇÕES DA CADEIA DE PETRÓLEO DESTILAÇÃO ATMOSFÉRICA PROMOVE NOÇÕES DA CADEIA DE PETRÓLEO Esquema Geral 4.b ESQUEMA DE UMA REFINARIA: GÁS COMBUSTÍVEL CAFOR PROPANO GLP(C3 E C4) FGLP BUTANO NAFTA LEVE NAFTA PETROQUÍMICA REFORMA NREF

Leia mais

MOTORES TÉRMICOS AULA 3-7 SISTEMAS DE POTÊNCIA A VAPOR PROF.: KAIO DUTRA

MOTORES TÉRMICOS AULA 3-7 SISTEMAS DE POTÊNCIA A VAPOR PROF.: KAIO DUTRA MOTORES TÉRMICOS AULA 3-7 SISTEMAS DE POTÊNCIA A VAPOR PROF.: KAIO DUTRA Modelando Sistemas de Potência a Vapor A grande maioria das instalações elétricas de geração consiste em variações das instalações

Leia mais

3. Revisão bibliográfica

3. Revisão bibliográfica 40 3. Revisão bibliográfica 3.1. O ciclo de refrigeração por compressão de vapor Um dos métodos mais usados para se retirar calor de um ambiente a ser refrigerado é a utilização do sistema de compressão

Leia mais

ALTO FORNO E ACIARIA. Curso: Engenharia Mecânica Disciplina: Tecnologia Metalúrgica Período: Prof. Ms. Thayza Pacheco dos Santos Barros

ALTO FORNO E ACIARIA. Curso: Engenharia Mecânica Disciplina: Tecnologia Metalúrgica Período: Prof. Ms. Thayza Pacheco dos Santos Barros ALTO FORNO E ACIARIA Curso: Engenharia Mecânica Disciplina: Tecnologia Metalúrgica Período: 2017.1 Prof. Ms. Thayza Pacheco dos Santos Barros 1 Alto forno Serve para produzir o ferro gusa, que é uma forma

Leia mais

Composição. O gás natural é uma mistura de hidrocarbonetos leves, que, à temperatura ambiente e pressão atmosfé

Composição. O gás natural é uma mistura de hidrocarbonetos leves, que, à temperatura ambiente e pressão atmosfé Composição O gás natural é uma mistura de hidrocarbonetos leves, que, à temperatura ambiente e pressão atmosfé Na natureza, ele é encontrado acumulado em rochas porosas no subsolo, frequentemente acompanhad

Leia mais

SISTEMAS TÉRMICOS DE POTÊNCIA

SISTEMAS TÉRMICOS DE POTÊNCIA SISTEMAS TÉRMICOS DE POTÊNCIA PROF. RAMÓN SILVA Engenharia de Energia Dourados MS - 2013 2 Caldeira de vapor é todo equipamento que utilizando a energia química liberada durante a combustão de um combustível

Leia mais

Cogeração de energia na cadeia do carvão vegetal

Cogeração de energia na cadeia do carvão vegetal Cogeração de energia na cadeia do carvão vegetal Dr. Electo Eduardo Silva Lora Eng. Mateus Henrique Rocha Fórum Nacional sobre Carvão Vegetal Belo Horizonte, 21 de outubro de 2008. Núcleo de Excelência

Leia mais

4 Termoacumulação: alternativa tecnológica para eficiência energética.

4 Termoacumulação: alternativa tecnológica para eficiência energética. 4 Termoacumulação: alternativa tecnológica para eficiência energética. A crescente necessidade de implantação de medidas de eficiência energética leva cada vez mais a busca por tecnologias alternativas

Leia mais

26/08/ Agosto/2012

26/08/ Agosto/2012 26/08/2012 1 Agosto/2012 Refrigeração. 26/08/2012 2 Circuito Frigorifico O ciclo de refrigeração ou ciclo frigorífico é um ciclo termodinâmico que constitui o modelo matemático que define o funcionamento

Leia mais

Eficiência energética ambiental. Sistemas de ar comprimido. 2 º. semestre, 2017

Eficiência energética ambiental. Sistemas de ar comprimido. 2 º. semestre, 2017 Eficiência energética ambiental Sistemas de ar comprimido 2 º. semestre, 2017 Aplicações de ar comprimido Ar comprimido é utilizado em virtualmente todos os campos na indústria e comércio, tanto na: Manufatura

Leia mais

Bombas de Calor Oilon A solução mais eficiente para aquecer água.

Bombas de Calor Oilon A solução mais eficiente para aquecer água. Bombas de Calor Oilon A solução mais eficiente para aquecer água. O que é? Como funciona a Bomba de Calor Bomba de Calor ou térmica é um equipamento que potencializa calor residual dos processos através

Leia mais

Reservatório. 2

Reservatório.  2 www.iesa.com.br 1 Reservatório O reservatório serve para a estabilização da distribuição do ar comprimido. Ele elimina as oscilações de pressão na rede distribuidora. Quando há momentaneamente alto consumo

Leia mais

Sulfonação/Sulfatação

Sulfonação/Sulfatação Sulfonação/Sulfatação (Planta Ballestra) Prof. Marcos Villela Barcza Planta Ballestra - baseada em Reator de Filme descendente FFR A planta de sulfonação/sulfatação, baseada em um reator de filme descendente,

Leia mais

USINA TERMOELÉTRICA DO NORTE FLUMINENSE,MACAE, RIO DE JANEIRO

USINA TERMOELÉTRICA DO NORTE FLUMINENSE,MACAE, RIO DE JANEIRO USINA TERMOELÉTRICA USINA TERMOELÉTRICA DO NORTE FLUMINENSE,MACAE, RIO DE JANEIRO O QUE É USINA TERMOELÉTRICA? Uma instalação industrial que serve para gerar energia através da queima de combustíveis fosseis.

Leia mais

Soluções em Eficiência Energética

Soluções em Eficiência Energética Soluções em Eficiência Energética CQM Energia, Água e Eficiência ecológica Até 30% de economia de energia em HVAC Até 4% de economia em termoelétricas Significante economia de energia em processos industriais

Leia mais

Palavras Chave: sulfúrico, fontes de poluição, poluentes, poluição, meio ambiente, metais pesados e saúde do trabalhador.

Palavras Chave: sulfúrico, fontes de poluição, poluentes, poluição, meio ambiente, metais pesados e saúde do trabalhador. ESTUDO SOBRE OS PROBLEMAS AMBIENTAIS DAS INDÚSTRIAS DE ÁCIDO SULFÚRICO E A SUA INFLUÊNCIA NA SAÚDE DO TRABALHADOR (*) Elio Lopes dos Santos Resumo: A cadeia produtiva do Ácido Sulfúrico apresenta um elevado

Leia mais

Redução, Concentração de Vinhaça

Redução, Concentração de Vinhaça Redução, Concentração de Vinhaça IV Simpósio Internacional STAB Ribeirão Preto - SP Florenal Zarpelon Eng. Químico UFRJ/69 fz7@uol.com.br 27/02/2019 Por que Reduzir / Concentrar Vinhaça? Facilitar o cumprimento

Leia mais

Fluido térmico orgânico NSF HT1, para transferência de calor é uma opção vantajosa para indústria alimentícia.

Fluido térmico orgânico NSF HT1, para transferência de calor é uma opção vantajosa para indústria alimentícia. Fluido térmico orgânico NSF HT1, para transferência de calor é uma opção vantajosa para indústria alimentícia. Por Everton Kolosque Engenheiro Consultor de Mercado da Klüber Lubrication A evolução tecnológica

Leia mais

PQI 3211 LISTA DE EXERCÍCIOS BALANÇOS MATERIAIS COM REAÇÕES QUÍMICAS

PQI 3211 LISTA DE EXERCÍCIOS BALANÇOS MATERIAIS COM REAÇÕES QUÍMICAS PQI 3211 LISTA DE EXERCÍCIOS BALANÇOS MATERIAIS COM REAÇÕES QUÍMICAS Para problemas com múltiplas unidades de processamento, realize a análise do número de graus de liberdade para cada unidade, para o

Leia mais

Curso Engenharia de Energia

Curso Engenharia de Energia UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS - UFGD FACULDADE DE ENGENHARIA Curso Engenharia de Energia Prof. Dr. Omar Seye omarseye@ufgd.edu.br Disciplina: COMBUSTÃO E COMBUSTÍVEIS A queima direta, ou combustão,

Leia mais

Balanço de massa e energia da Caldeira de Recuperação 3 da Fíbria - Jacareí 24/05/12

Balanço de massa e energia da Caldeira de Recuperação 3 da Fíbria - Jacareí 24/05/12 Balanço de massa e energia da Caldeira de Recuperação 3 da Fíbria - Jacareí 24/05/12 OBSERVAÇÃO INICIAL Este trabalho faz parte da monografia do curso de Especialização em Celulose e Papel da UFV. O trabalho

Leia mais

EFICIÊNCIA ENERGÉTICA EM SISTEMAS E INSTALAÇÕES

EFICIÊNCIA ENERGÉTICA EM SISTEMAS E INSTALAÇÕES EFICIÊNCIA ENERGÉTICA EM SISTEMAS E INSTALAÇÕES PROF. RAMÓN SILVA Engenharia de Energia Dourados MS - 2013 EFICIÊNCIA NA UTILIZAÇÃO DE VAPOR 3 2 Há muitos caminhos para otimizar o uso de vapor. Tudo depende

Leia mais

MÁQUINAS TÉRMICAS E PROCESSOS CONTÍNUOS

MÁQUINAS TÉRMICAS E PROCESSOS CONTÍNUOS MÁQUINAS TÉRMICAS E PROCESSOS CONTÍNUOS AULA 6-8 MELHORANDO O DESEMPENHO PROF.: KAIO DUTRA Superaquecimento Como não estamos restritos a ter vapor saturado na entrada da turbina, uma energia adicional

Leia mais

MINERAIS HIDROGEOLÓGICOS ENERGÉTICOS. de acordo com a finalidade

MINERAIS HIDROGEOLÓGICOS ENERGÉTICOS. de acordo com a finalidade Materiais (sólidos, líquidos ou gasosos), ou suas propriedades (calor interno da Terra ou radioatividade), provenientes da Terra e que o Homem pode utilizar em seu benefício. de acordo com a finalidade

Leia mais

Seu equipamento em suas mãos! Software que permite integração via micro e celular. CLP-Central de Controle

Seu equipamento em suas mãos! Software que permite integração via micro e celular. CLP-Central de Controle Linha MGD TermoChiller Linha MGD Aquecimento e refrigeração em um só equipamento. Preparado para trabalhar com faixa de operação de 10⁰C a 90⁰C. A versão com duas saídas controla dois pontos de água independentes,uma

Leia mais

RECUPERAÇÃO DE CALOR NA SINTERIZAÇÃO: UMA ALTERNATIVA VIÁVEL PARA GERAÇÃO DE ENERGIA TÉRMICA E AUMENTO DA EFICIÊNCIA GLOBAL DA PLANTA*

RECUPERAÇÃO DE CALOR NA SINTERIZAÇÃO: UMA ALTERNATIVA VIÁVEL PARA GERAÇÃO DE ENERGIA TÉRMICA E AUMENTO DA EFICIÊNCIA GLOBAL DA PLANTA* RECUPERAÇÃO DE CALOR NA SINTERIZAÇÃO: UMA ALTERNATIVA VIÁVEL PARA GERAÇÃO DE ENERGIA TÉRMICA E AUMENTO DA EFICIÊNCIA GLOBAL DA PLANTA* Joaquim Luiz Monteiro Barros 1 Fabiana Moreira Costar 2 Resumo Este

Leia mais

Termodinâmica 12. Alexandre Diehl. Departamento de Física - UFPel

Termodinâmica 12. Alexandre Diehl. Departamento de Física - UFPel Termodinâmica 12 Alexandre Diehl Departamento de Física - UFPel Ciclo termodinâmico Definição Sequência de processos termodinâmicos aplicados sobre um sistema, tal que o mesmo é levado desde o seu estado

Leia mais

23 de novembro de 2016 Sede do Sistema FIRJAN RJ. Energias renováveis. Mauro Cabral Industrial Solar

23 de novembro de 2016 Sede do Sistema FIRJAN RJ. Energias renováveis. Mauro Cabral Industrial Solar 23 de novembro de 2016 Sede do Sistema FIRJAN RJ Energias renováveis Mauro Cabral Industrial Solar 60anos Nova Iguaçu 1956-2016 Calor de Processo por Fonte Solar 60anos Nova Iguaçu 1956-2016 KORF SISTEMAS

Leia mais

6 MATERIAIS E EQUIPAMENTOS

6 MATERIAIS E EQUIPAMENTOS 79 6 MATERIAIS E EQUIPAMENTOS 6.1. Amostra O spent potliner, estudado neste trabalho, foi fornecido pela Valesul Alumínio S.A., empresa que produz e comercializa alumínio primário e ligas para a indústria

Leia mais

Líder mundial em lubrificantes para compressores

Líder mundial em lubrificantes para compressores Líder mundial em lubrificantes para compressores Fluid Engineering CPI Fluid Engineering, uma divisão da The Lubrizol Corporation, é líder mundial em lubrificantes sintéticos para compressores e fabricantes

Leia mais

Máquinas Térmicas Turbinas a Gas. Jurandir Itizo Yanagihara

Máquinas Térmicas Turbinas a Gas. Jurandir Itizo Yanagihara Máquinas Térmicas Turbinas a Gas 1 Vantagens da Vantagens Turbinas a gás tendem a ser mais compactas, isto é, tem uma maior razão potência/peso (até 70% em relação a outros motores). Por isso, elas são

Leia mais

Curso Técnico em Eletromecânica CALDEIRAS A VAPOR. Disciplina: Instalações Industriais 4º Módulo. Prof. Matheus Fontanelle Pereira

Curso Técnico em Eletromecânica CALDEIRAS A VAPOR. Disciplina: Instalações Industriais 4º Módulo. Prof. Matheus Fontanelle Pereira Curso Técnico em Eletromecânica CALDEIRAS A VAPOR Disciplina: Instalações Industriais 4º Módulo Prof. Matheus Fontanelle Pereira Lages, dezembro de 2017. Sumário: Propriedades da água Tipos de Caldeiras

Leia mais

Edição Controladores para Aquecimento

Edição Controladores para Aquecimento Edição 2016 Controladores para Aquecimento Controlador Lógico para Aquecimento Conjugado O Controlador Lógico para Aquecimento Conjugado (CLAC) foi desenvolvido para o controle de sistemas de aquecimento

Leia mais

Caldeiras. Notas das aulas da disciplina de EQUIPAMENTOS INDUSTRIAIS. Equipamentos Industriais 1

Caldeiras. Notas das aulas da disciplina de EQUIPAMENTOS INDUSTRIAIS. Equipamentos Industriais 1 Caldeiras Notas das aulas da disciplina de EQUIPAMENTOS INDUSTRIAIS Equipamentos Industriais 1 Geradores com câmara de combustão Caldeiras Tipo de combustível sólido, líquido, gasoso, misto Fluido quente

Leia mais

Ronaldo Guimarães Corrêa. Aula #3: Configurações de Controle

Ronaldo Guimarães Corrêa. Aula #3: Configurações de Controle Ronaldo Guimarães Corrêa Aula #3: Configurações de Controle São Carlos 2012 Trocadores de Calor Em geral, trocadores de calor são fáceis de controlar. O modelo dinâmico de um trocador de calor casco-tubo

Leia mais

O uso da água para a geração de energia termelétrica nos empreendimentos das Empresas Eletrobras GTRH-EE. Fórum Mundial da Água Março 2018

O uso da água para a geração de energia termelétrica nos empreendimentos das Empresas Eletrobras GTRH-EE. Fórum Mundial da Água Março 2018 O uso da água para a geração de energia termelétrica nos empreendimentos das Empresas Eletrobras GTRH-EE Fórum Mundial da Água Março 2018 Apresentação Este trabalho foi elaborado pelo Grupo de Trabalho

Leia mais

Módulo IV. Tratamento Térmico: Incineração

Módulo IV. Tratamento Térmico: Incineração O que é? A incineração é o processo mais antigo e o mais empregado no tratamento térmico de resíduos sólidos urbanos (RSU), sendo realizado a temperaturas acima de 800 o C. Os gases de combustão devem

Leia mais

O SISTEMA MODULAR DE MOAGEM PARA RÁPIDA ENTRADA NO MERCADO

O SISTEMA MODULAR DE MOAGEM PARA RÁPIDA ENTRADA NO MERCADO O SISTEMA MODULAR DE MOAGEM PARA RÁPIDA ENTRADA NO MERCADO Máxima flexibilidade com o sistema único de moagem modular ready2grind da Pfeiffer // A solução de moagem modular da Pfeiffer propicia sua aplicação,

Leia mais

Descomplicando a medição de vazão de gases e vapor

Descomplicando a medição de vazão de gases e vapor Products Solutions Services Descomplicando a medição de vazão de gases e vapor Bom dia! Slide 1 Agenda Contexto de medição de gases e vapor Características do medidor Coriolis Características do medidor

Leia mais

Central Inteligente para Sistemas de Vaporização

Central Inteligente para Sistemas de Vaporização GRUPO ULTRA Central Inteligente para Sistemas de Vaporização Categoria PROJETO DE INSTALAÇÕES Douglas Xavier de Souza Instalação Industrial Ultragaz Fernando Ângelo Cerqueira Instalação Industrial Ultragaz

Leia mais

Processos de corte. Figura 2. Corte via plasma e maçarico.

Processos de corte. Figura 2. Corte via plasma e maçarico. Processos de corte Mecânicos: corte por cisalhamento através de guilhotinas, tesouras ou similares e por remoção de cavacos através de serras ou usinagem. Figura 1. Guilhotina, serra automática e corte

Leia mais

STRATEGO Negócios ECOGAS GENERATOR 3000

STRATEGO Negócios ECOGAS GENERATOR 3000 STRATEGO Negócios ECOGAS GENERATOR 3000 Líder em geração de energia renovável alternativa 30.000.000 Kg/Ano de resíduos sólidos urbanos, agricolas, animais (suínos, galinhas, e outros), resíduos industriais,

Leia mais

AGÊNCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA - ANEEL RESOLUÇÃO Nº 21, DE 21 DE JANEIRO DE 2000.

AGÊNCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA - ANEEL RESOLUÇÃO Nº 21, DE 21 DE JANEIRO DE 2000. AGÊNCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA - ANEEL RESOLUÇÃO Nº 21, DE 21 DE JANEIRO DE 2000. Estabelece os requisitos necessários à qualificação de centrais cogeradoras de energia e dá outras providências.

Leia mais

Sumário. Capítulo 1 Introdução... 1 Referências... 8

Sumário. Capítulo 1 Introdução... 1 Referências... 8 Sumário Capítulo 1 Introdução... 1 Referências... 8 Capítulo 2 Exergia A Qualidade da Energia... 9 2.1 Conceito de Exergia... 9 2.1.1 Análise Exergética... 15 2.1.2 Método de Análise... 16 Capítulo 3 Eficiência

Leia mais

Everton e Bruno Steger

Everton e Bruno Steger Everton e Bruno Steger PROBLEMA 01: Poder calorífico em kj por grama (Etanol) 46g 1400 kj 1g X X = 30,4 kj O poder calorífico do etanol é 30,4 kj/grama. (Octano) 114g 5400 kj 1g Y Y = 47,4 kj O poder calorífico

Leia mais

Curso Engenharia de Energia

Curso Engenharia de Energia UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS - UFGD FACULDADE DE ENGENHARIA Curso Engenharia de Energia Prof. Dr. Omar Seye omarseye@ufgd.edu.br Disciplina: COMBUSTÃO E COMBUSTÍVEIS A analise energética é fundamental

Leia mais

Caldeiras de Leito Fluidizado

Caldeiras de Leito Fluidizado Caldeiras de Leito Fluidizado João Roberto F. Acenso Gerente de Negócios Energia Ribeirão Preto, 27/10/11 1 Agenda 1. Breve apresentação da Dedini S/A 2. A cana sob o ponto de vista energético 3. O novo

Leia mais

PQI-2321 Tópicos de Química para Engenharia Ambiental I

PQI-2321 Tópicos de Química para Engenharia Ambiental I PQI-2321 Tópicos de Química para Engenharia Ambiental I Combustão Aula 01 Prof. Moisés Teles moises.teles@usp.br Departamento de Engenharia Química Escola Politécnica da USP Motivação: combustão e Engenharia

Leia mais

-www.megacal.com.br. Fone : (11) 4419-4419 -4419-3348-4419-1161 Megacal Equipamentos Térmicos Ltda

-www.megacal.com.br. Fone : (11) 4419-4419 -4419-3348-4419-1161 Megacal Equipamentos Térmicos Ltda A Megacal é uma empresa voltada para a fabricação de produtos para controle térmico industrial, onde se destacam as Unidades de controle de temperatura, para água gelada em circuito fechado e aberto, e

Leia mais

Capítulo 5: Análise através de volume de controle

Capítulo 5: Análise através de volume de controle Capítulo 5: Análise através de volume de controle Segunda lei da termodinâmica Conversão de energia EM-54 Fenômenos de Transporte Variação de entropia em um sistema Num sistema termodinâmico a equação

Leia mais

SISTEMAS TÉRMICOS DE POTÊNCIA

SISTEMAS TÉRMICOS DE POTÊNCIA SISTEMAS TÉRMICOS DE POTÊNCIA GERADORES DE VAPOR Prof. Dr. Ramón Silva - 2015 O objetivo dessa aula apresentar e classificar os diversos tipos de geradores de vapor. Prof. Dr. Ramón Silva - 2015 2 Gerador

Leia mais

Estudo do uso de carvão vegetal de resíduos de biomassa no sistema de aquecimento dos fornos de produção do clínquer de cimento portland.

Estudo do uso de carvão vegetal de resíduos de biomassa no sistema de aquecimento dos fornos de produção do clínquer de cimento portland. Estudo do uso de carvão vegetal de resíduos de biomassa no sistema de aquecimento dos fornos de produção do clínquer de cimento portland. Aluno: Bruno Damacena de Souza Orientador: Francisco José Moura

Leia mais

Refrigeração e Ar Condicionado

Refrigeração e Ar Condicionado Refrigeração e Ar Condicionado Sistemas de Múltiplos Estágios Filipe Fernandes de Paula filipe.paula@engenharia.ufjf.br Departamento de Engenharia de Produção e Mecânica Faculdade de Engenharia Universidade

Leia mais

Cogeração na indústria: os benefícios e os ganhos energéticos

Cogeração na indústria: os benefícios e os ganhos energéticos Cogeração na indústria: os benefícios e os ganhos energéticos Grupo Light Distribuição Geração Serviços de Energia Restrita a parte do estado do RJ (incluindo a Grande Rio) Light Energia Itaocara Paracambi

Leia mais

valor agregado, diferentemente do sulfato de sódio que é extremamente comum e de baixo valor econômico. Todavia, nesse tradicional processo de

valor agregado, diferentemente do sulfato de sódio que é extremamente comum e de baixo valor econômico. Todavia, nesse tradicional processo de 14 0,3% das reservas e 1,3% da oferta mundial de cromita. Nos últimos doze anos não houve aporte de novas reservas. As reservas brasileiras de cromo resultam em 14,2 milhões de toneladas com 4,6 milhões

Leia mais

2. TROCADOR DE CALOR FEIXE TUBULAR

2. TROCADOR DE CALOR FEIXE TUBULAR 3 2. TROCADOR DE CALOR FEIXE TUBULAR 2.1 DESCRIÇÃO DO TROCADOR DE CALOR FEIXE TUBULAR O trocador de calor feixe tubular [5] instalado na planta piloto da Engenharia de Alimentos da Escola de Engenharia

Leia mais

Evaporador de Ar Forçado Alto Perfil

Evaporador de Ar Forçado Alto Perfil 2 novo Evi 674 166173 299 273 6799 Evaporador de Ar Forçado Alto Perfil Resposta rápida técnicas Fácil higienização e limpeza Fácil instalação Gabinete Totalmente protegido por pintura eletrostática, minimizando

Leia mais

PROMOVE PROCESSOS TÉRMICOS

PROMOVE PROCESSOS TÉRMICOS 1. CRAQUEAMENTO TÉRMICO 1.1. Definição: Processo que provoca a quebra das moléculas aquecimento em temperaturas elevadas ( 450 C) e ausência de ar/oxigênio. Carga resíduo atmosférico ou gasóleo. Resíduo

Leia mais

Bombas d'água, reservatório e tubulações hidráulicas em materiais livres de corrosão.

Bombas d'água, reservatório e tubulações hidráulicas em materiais livres de corrosão. Condensador Evaporador Bombas d'água, reservatório e tubulações hidráulicas em materiais livres de corrosão. Reservatório de água com isolamento térmico, bóia e sensor de nível. Evaporador em cobre, integrado

Leia mais

Florestas Energéticas

Florestas Energéticas Florestas Energéticas 1-Introdução A utilização da lenha como forma de energia foi uma das primeiras alternativas utilizada pelo homem. Revolução Industrial: Ocorreu um avanço no uso da madeira empregada

Leia mais

COMBUSTÍVEIS. Diesel

COMBUSTÍVEIS. Diesel COMBUSTÍVEIS COMBUSTÍVEIS Diesel O Diesel é o combustível mais utilizado no Brasil. A maior parte da frota comercial brasileira é movida a óleo diesel. Assim como a gasolina, ele é um sub-produto do petróleo,

Leia mais

Mantendo o fluxo de produção da cerveja e as temperaturas controladas: Conheça a nova Flexline ICF em aço inoxidável

Mantendo o fluxo de produção da cerveja e as temperaturas controladas: Conheça a nova Flexline ICF em aço inoxidável Novo bloco de válvulas Flexline ICF em aço inoxidável para a indústria da cerveja Mantendo o fluxo de produção da cerveja e as temperaturas controladas: Conheça a nova Flexline ICF em aço inoxidável A

Leia mais

Congresso ABTCP PAG VOLUME p Paulo p AUTOR ES LopesPHCTamminen A MFN segurança. ENTIDADE Kvaerner Chemetics

Congresso ABTCP PAG VOLUME p Paulo p AUTOR ES LopesPHCTamminen A MFN segurança. ENTIDADE Kvaerner Chemetics Incineração de GNC na caldeira de recuperação MFN 3051 N CHAMADA TITULO Incineração de GNC na caldeira de recuperação AUTOR ES LopesPHCTamminen A EDICAO IDIOMA português ASSUNTO 03 recuperação energia

Leia mais

Maior Segurança e Produtividade em suas Operações

Maior Segurança e Produtividade em suas Operações Maior Segurança e Produtividade em suas Operações Sejam manuais ou automatizadas, operações de corte a plasma emitem radiação e gases que apresentam riscos ao meio ambiente, saúde e segurança dos trabalhadores

Leia mais

HIDROTRATAMENTO. Prof. Marcos Villela Barcza

HIDROTRATAMENTO. Prof. Marcos Villela Barcza HIDROTRATAMENTO Prof. Marcos Villela Barcza HIDROTRATAMENTO A hidrogenação é empregada especificamente para remoção de compostos de enxofre, nitrogênio, cloretos, saturação de olefinas, entre outras. As

Leia mais

METALURGIA EXTRATIVA DOS NÃO FERROSOS

METALURGIA EXTRATIVA DOS NÃO FERROSOS METALURGIA EXTRATIVA DOS NÃO FERROSOS PMT 2509 PMT 3409 Flávio Beneduce PRODUÇÃO DE Ni USOS DO NÍQUEL Aços inoxidáveis e aços ligados: 70% Ligas não ferrosas Superligas: ligas resistentes à oxidação e

Leia mais

Internos PlatePack e Dispositivo de Entrada Evenflow

Internos PlatePack e Dispositivo de Entrada Evenflow Fevereiro 2019 Dispositivos de entrada em VASOS SEPARADORES Vasos separadores são unidades de segregação de fases comuns a inúmeras etapas de diferentes processos. Particularmente, são um dos principais

Leia mais

Fontes de Energias Renováveis e Não Renováveis. Aluna : Ana Cardoso

Fontes de Energias Renováveis e Não Renováveis. Aluna : Ana Cardoso Fontes de Energias Renováveis e Não Renováveis Aluna : Ana Cardoso Fontes de Energias Renováveis As fontes de energia renováveis são aquelas que vem de recursos naturais e que se renovam continuamente

Leia mais

LL-SAL DE SELAGEM NF

LL-SAL DE SELAGEM NF Patentes: Italiana, Européia, USA, Canadá e México. DESCRIÇÃO O produto permite a selagem da camada anódica do Alumínio Anodizado e suas ligas, operando num intervalo de temperatura de 26 ºC a 30 ºC. A

Leia mais

Casos de Sucesso. RenewPower - Anibal Perez

Casos de Sucesso. RenewPower - Anibal Perez Casos de Sucesso RenewPower - Anibal Perez Seus Sócios: Formada por empresários da área de Energia e Refrigeração, nascendo com mais de 25 anos de experiência no ramo, e com um portfólio de projetos bem

Leia mais

Uso de gás combustível na redução das emissões de NO x em processos industriais de combustão

Uso de gás combustível na redução das emissões de NO x em processos industriais de combustão Uso de gás combustível na redução das emissões de NO x em processos industriais de combustão IPT Renato Vergnhanini Filho Instituto de Pesquisas Tecnólogicas do Estado de São Paulo Laboratório de Combustão

Leia mais

FORNODE CALKg TRS /h. TANQUEDISSOL.Kg TRS /h

FORNODE CALKg TRS /h. TANQUEDISSOL.Kg TRS /h Efluente Tratado ph Temperatura Vazão DBO5 DQO Sol. Susp. Sól. Sedim. Fósf. Total Cloretos Nitrog. Total AOX Sulfetos Mercúrio Fenol Cloratos Data C m³/dia mg/l mg/l mg/l ml/l mg/l ton/dia mg/l kg/tad

Leia mais

Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus Londrina Operações Unitárias na Indústria de Alimentos. Profa. Marianne Ayumi Shirai

Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus Londrina Operações Unitárias na Indústria de Alimentos. Profa. Marianne Ayumi Shirai Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus Londrina Operações Unitárias na Indústria de Alimentos Profa. Marianne Ayumi Shirai CALDEIRAS Caldeira ou Gerador de vapor é um equipamento que se destina

Leia mais

A Gloryroad projeta, constrói e fabrica incineradores de última geração

A Gloryroad projeta, constrói e fabrica incineradores de última geração SOLUÇÃO INCINERAÇÃO A Gloryroad projeta, constrói e fabrica incineradores de última geração A Gloryroad é uma empresa especializada no fornecimento de projetos turn-key de incineração de todos os tipos

Leia mais

Perfeito controle de temperatura e higiene dos laticínios: Conheça a nova Flexline ICF em aço inoxidável

Perfeito controle de temperatura e higiene dos laticínios: Conheça a nova Flexline ICF em aço inoxidável Novo bloco de válvulas Flexline ICF para a indústria de laticínios Perfeito controle de temperatura e higiene dos laticínios: Conheça a nova Flexline ICF A Danfoss apresenta agora uma versão de seu bem

Leia mais

Classificação de Tipos de Sistemas de Climatização

Classificação de Tipos de Sistemas de Climatização Classificação de Tipos de Sistemas de Climatização PME 2515 Alberto Hernandez Neto -Direitos autorais reservados - É proibida a reprodução deste material sem a autorização expressa do autor 1/45 Critérios

Leia mais

Trocadores de Calor a Placas Brasados

Trocadores de Calor a Placas Brasados Trocadores de Calor a Placas Brasados Vantagens do Trocador de Calor a Placas Brasado (BHE) - Alta eficiência da transferência térmica do BHE, de forma extremamente compacta e de fácil instalação em locais

Leia mais

Soluções em armazenagem.

Soluções em armazenagem. Soluções em armazenagem. Há mais de 50 anos, a Theodosio Randon é referência em agilidade e fidelização de clientes, investindo em tecnologias que garantem alto padrão de qualidade nas mais diversas soluções

Leia mais

Minerais, Qualidade da Madeira e Novas Tecnologias de Produção de Celulose. Celso Foelkel

Minerais, Qualidade da Madeira e Novas Tecnologias de Produção de Celulose. Celso Foelkel Minerais, Qualidade da Madeira e Novas Tecnologias de Produção de Celulose Celso Foelkel Celso Foelkel Características de fábricas modernas Alta capacidade de utilização da capacidade e com produção estável

Leia mais

TECNOLOGIA DO FUTURO, DISPONÍVEL HOJE.

TECNOLOGIA DO FUTURO, DISPONÍVEL HOJE. TECNOLOGIA DO FUTURO, DISPONÍVEL HOJE. Fundada em 1976, a EVAPCO Inc. (empresa norte-americana) tornou-se líder mundial em avanços tecnológicos nas áreas de transferência de calor, conservação de água

Leia mais

Sulfonação / Sulfatação

Sulfonação / Sulfatação Sulfonação / Sulfatação Prof. Marcos Villela Barcza Sulfonação e Sulfatação 1- Introdução: Sulfonação e sulfatação são processos empregados industrialmente para a produção de compostos orgânicos empregados

Leia mais

1.1. A partir de 10 mol de ácido nítrico qual é a massa de nitrato de amónio que se obtém?

1.1. A partir de 10 mol de ácido nítrico qual é a massa de nitrato de amónio que se obtém? Escola Secundária de Lagoa Física e Química A 11º Ano Turma A Paula Melo Silva Ficha de Trabalho 5 Cálculos estequiométricos 1. O ácido nítrico é uma das mais importantes substâncias inorgânicas industriais.

Leia mais

Tipos de Usinas Elétricas

Tipos de Usinas Elétricas Tipos de Usinas Elétricas USINAS GERADORAS DE ELETRICIDADE Uma usina elétrica pode ser definida como um conjunto de obras e equipamentos cuja finalidade é a geração de energia elétrica, através de aproveitamento

Leia mais

Fluxogramas de processo

Fluxogramas de processo Fluxogramas de processo A indústria de processos químicos está envolvida na produção de uma ampla variedade de produtos que melhoram a qualidade de nossas vidas e geram renda para as empresas e seus acionistas.

Leia mais

Tipo 1: espaços internos livres e área de estar na varanda. Tipo 2: mesa de jantar para 8, escritório e área de estar na varanda.

Tipo 1: espaços internos livres e área de estar na varanda. Tipo 2: mesa de jantar para 8, escritório e área de estar na varanda. IKAROS A idéia proposta pelo grupo alemão é de que este seja um espaço de vivência flexível, tornando possível que o usuário o configure conforme sua necessidade. O espaço foi pensado para ser amplo e

Leia mais

Máquinas Térmicas: Cogeração

Máquinas Térmicas: Cogeração Máquinas Térmicas: Conceitos Básicos 1 Geração Distribuída Usina Usina Eólica MCI Área Rural Consumidores Célula Comb. Conservação de Energia Bateria Microturbina CF Geração Distribuída Geração distribuída

Leia mais