TEORIA GERAL DO SEGURO. Palestrante: Alessandra Teixeira

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "TEORIA GERAL DO SEGURO. Palestrante: Alessandra Teixeira"

Transcrição

1 Palestrante: Alessandra Teixeira

2 Etapas da Operação de Seguro

3

4 Desenvolvimento do Produto Plano padronizado cuja condições contratuais são idênticas àquelas aprovadas pela SUSEP ou pelo CNSP. Plano não-padronizado plano cujas condições contratuais e nota Técnica Atuarial são elaboradas pela seguradora e encaminhadas a SUSEP para aprovação..

5 Comercialização do Seguro Venda Direta - A venda sem a intermediação de corretores, é permitida por lei. O seguro pode ser contratado diretamente dos proponentes ou de seus legítimos representantes junto às sociedades seguradoras. Venda intermediada pelo corretor de seguros - é a forma mais comum de contratação de seguros. O mercado de seguros é um mercado muito técnico e exige especialização/formação técnica de quem irá atender ao segurado devido à complexidade dos contratos de seguros.

6 Instrumentos Contratuais Proposta - Documento através do qual segurado e/ou tomados do seguro expressa a vontade de celebrar o contrato do seguro. A proposta é dispensada em caso de seguro contratado por meio de bilhete. Regras para a aceitação da proposta de seguro e emissão de apólice pela seguradora: a celebração de um contrato de seguro ou sua alteração, exceto bilhete, somente poderá ser feita mediante proposta assinada pelo proponente, por seu representante legal ou corretor de seguros;

7 a seguradora deverá fornecer protocolo que identifique a proposta recebida, com indicação de data e hora de seu recebimento; Prazos de aceitação ou recusa da proposta: Seguros do ramo transportes - 7 dias, cobrindo uma única viagem (apólice avulsa). Seguros rurais - 45 dias nos seguros rurais com subvenção econômica aos prêmios. Demais seguros - 15 dias, sendo tais prazos contados a partir da data de seu recebimento.

8 Caso a seguradora necessite de documentos complementares para a análise da aceitação do risco ou de alteração, poderá solicitá-los apenas uma vez, no caso de segurado PF, e mais de uma vez, para PJ. No Seguro de Danos, em caso de recusa de proposta a cobertura de seguro prevalecerá por mais dois dias úteis; Em caso de adiantamento de prêmio, a seguradora reterá a parte relativo ao período de cobertura, na base pro rata temporis, devolvendo a diferença em até dez dias corridos.

9 A recusa deve ser comunicada obrigatoriamente e por escrito, ao proponente, ao seu representante legal ou ao corretor de seguros, especificando os motivos. O corretor de seguros a encaminha para a seguradora, quando será direcionada à área responsável pelo processo de subscrição de risco.

10 Classificação e Tipos de Prêmio Pode ser classificado como: Contribuitário pago total ou parcialmente pelo segurado. Não Contribuitário quando o segurado não tem responsabilidade ou o ônus pelo pagamento.

11 Parâmetros gerais para calcular o prêmio Prazo do seguro / Importância Segurada / Exposição ao risco Mensuração do Risco Primeira etapa do cálculo do prêmio, que são analisados e trabalhados os dados da amostra. São considerados elementos dessa etapa: o valor matemático do risco (VMA), o custo médio de sinistros (CM), o prêmio puro ou prêmio estatístico, a taxa estatística, além de outros dados relativos à análise estatística da amostra para fixação do prêmio.

12 O prêmio pode ser de 3 tipos: Prêmio Estatístico (PE) cobre o risco médio, também denominado de prêmio de risco. A partir dele se obtém o Prêmio Puro (Estatístico + carregamento de segurança).

13 Prêmio Comercial (PC) ou Prêmio Tarifário (PT) ou Prêmio Líquido (PL) corresponde ao Prêmio Puro ou Estatístico, acrescido do carregamento comercial, destinado a cobrir demais despesas da seguradora e mais sua margem de lucro. Prêmio Bruto (PB) corresponde ao Prêmio Comercial acrescido de encargos, como juros ou adicional de fracionamento e dos impostos que incidem diretamente sobre o prêmio comercial mais encargos.

14 Apólice É o contrato do seguro. O contrato de seguro tem algumas características fundamentais: Nominado De adesão Bilateral Oneroso Aleatório Formal ou Solene Da máxima Boa Fé A emissão da apólice, do certificado ou do endosso será feita em até 15 dias, contados a partir da data da aceitação da proposta.

15 Tipos de apólices Averbação ou aberta Ajustável Avulsa Multiriscos Riscos nomeados Riscos operacionais

16 Endosso Durante a vigência de um contrato de seguro, é comum a necessidade da emissão de um documento denominado endosso ou aditivo para o processamento de alterações, complementações e até mesmo do cancelamento do contrato. Tipos de Endossos Endosso de cobrança; Endosso de restituição; Endosso sem movimento.

17 Outros Instrumentos Contratuais Para complementar o contrato de seguro podem, ainda, ser adotados outros instrumentos contratuais, como a averbação, o bilhete de seguro, o endosso e o certificado de seguro.

18

19 Prazo de Vigência do Seguro De um modo geral, o prazo de vigência de um contrato de seguro é de 1 ano. Entretanto, nada impede que sejam contratados seguros com prazos inferiores ou superiores a 1 ano. Seguro a Prazo Curto É o seguro contratado por prazo inferior a 1 ano, desde que não haja restrição técnica específica. O prêmio é calculado em função de uma tabela de prazo curto que majora, em termos relativos, o valor dos prêmios em relação ao prêmio anual.

20 Prêmio de Seguro Pro Rata Temporis (em Proporção ao Tempo) Em alguns casos, para atender a condições justificadas tecnicamente, o cálculo do prêmio de um seguro, com prazo inferior a 1 ano, pode ser efetuado sem a aplicação da Tabela de Prazo Curto. Neste caso, diz-se que o prêmio foi calculado na base pro rata temporis. Alterações durante a vigência da apólice Algumas vezes, durante a vigência de um contrato de seguro, ocorrem endossos que modificam o valor do prêmio devido pelo segurado. Nesses casos o cálculo do prêmio a devolver ou a cobrar é feito na base pro rata temporis.

21 Prêmio de Seguro a Prazo Longo (Plurianual) No seguro contratado por prazo superior a 1 ano, utiliza-se uma Tabela de Prazo Longo que diminui, em termos relativos, o valor do prêmio em relação ao prêmio anual. O Seguro a Prazo Longo só pode ser contratado pelo prazo máximo de cinco anos.

22 Restituição de Prêmio em Caso de Cancelamento Quando a seguradora rescindir o contrato de seguro, ela reterá do prêmio recebido o IOF e a parte proporcional ao tempo decorrido. Caso seja a pedido do segurado, a seguradora poderá reter, no máximo, além do IOF, o prêmio calculado de acordo com a Tabela de Prazo Curto.

23 Gratidão e até a próxima!

TIRE SUAS DÚVIDAS - TGS. Palestrante: Alessandra Teixeira

TIRE SUAS DÚVIDAS - TGS. Palestrante: Alessandra Teixeira TIRE SUAS DÚVIDAS - TGS Palestrante: Alessandra Teixeira SOBRE O PALESTRANTE... Alessandra Teixeira Administradora, especialista em treinamento e desenvolvimento, com MBA em Educação Corporativa pela Universidade

Leia mais

TIRE SUAS DÚVIDAS - TGS. Palestrante: Alessandra Teixeira

TIRE SUAS DÚVIDAS - TGS. Palestrante: Alessandra Teixeira TIRE SUAS DÚVIDAS - TGS Palestrante: Alessandra Teixeira SOBRE A PALESTRANTE... Alessandra Teixeira Administradora, especialista em treinamento e desenvolvimento, com MBA em Educação Corporativa pela Universidade

Leia mais

SEGURO DE AUTOMÓVEIS RCF E APP. Palestrante: Alessandra Teixeira

SEGURO DE AUTOMÓVEIS RCF E APP. Palestrante: Alessandra Teixeira SEGURO DE AUTOMÓVEIS RCF E APP Palestrante: Alessandra Teixeira SEGURO DE AUTOMÓVEIS, RCF e E APP coberturas adicionais. CONTRATAÇÃO DO SEGURO Processo de Contratação A solicitação de contratação do Seguro

Leia mais

SEGURO DE AUTOMÓVEIS RCF E APP. Palestrante: Alessandra Teixeira

SEGURO DE AUTOMÓVEIS RCF E APP. Palestrante: Alessandra Teixeira SEGURO DE AUTOMÓVEIS RCF E APP Palestrante: Alessandra Teixeira SEGURO DE AUTOMÓVEIS, RCF e E APP coberturas adicionais. CONTRATAÇÃO DO SEGURO Processo de Contratação A solicitação de contratação do Seguro

Leia mais

MINISTÉRIO DA FAZENDA CONSELHO NACIONAL DE SEGUROS PRIVADOS MINUTA DE RESOLUÇÃO CNSP

MINISTÉRIO DA FAZENDA CONSELHO NACIONAL DE SEGUROS PRIVADOS MINUTA DE RESOLUÇÃO CNSP MINISTÉRIO DA FAZENDA CONSELHO NACIONAL DE SEGUROS PRIVADOS MINUTA DE RESOLUÇÃO CNSP Dispõe sobre as regras e os critérios para operação do seguro de garantia estendida, quando da aquisição de bens ou

Leia mais

TEORIA GERAL DO SEGURO. Parâmetro(s) que compõe(m) o carregamento comercial e que é (são) destinado(s) à administração da seguradora:

TEORIA GERAL DO SEGURO. Parâmetro(s) que compõe(m) o carregamento comercial e que é (são) destinado(s) à administração da seguradora: Data: 02/05/2017 Prova: PROVA REGULAR DE CAPITALIZAÇÃO - Tipo B Tipo: B TEORIA GERAL DO SEGURO 1) MARQUE A ALTERNATIVA CORRETA Parâmetro(s) que compõe(m) o carregamento comercial e que é (são) destinado(s)

Leia mais

Parágrafo único. A operação a que se refere o caput restringe-se ao seguro de garantia estendida destinado ao consumidor final.

Parágrafo único. A operação a que se refere o caput restringe-se ao seguro de garantia estendida destinado ao consumidor final. Dispõe sobre as regras e os critérios para operação do seguro de garantia estendida, quando da aquisição de bens ou durante a vigência da garantia do fornecedor, e dá outras providências. A SUPERINTENDÊNCIA

Leia mais

Segurês. Entendendo + sobre Seguro De Vida

Segurês. Entendendo + sobre Seguro De Vida Segurês Entendendo + sobre Seguro De Vida Seguro de Vida em Grupo É um seguro de vida em grupo, conjugado ou não com o seguro de acidentes pessoais coletivo. Ele é contratado pela empresa, na qualidade

Leia mais

TEORIA GERAL DE SEGURO

TEORIA GERAL DE SEGURO TEORIA GERAL DE SEGURO Finalidade do Seguro A finalidade específica do seguro é o restabelecimento do equilíbrio econômico perturbado, quando ocorre um evento (sinistro) que cause: O Código Civil Brasileiro

Leia mais

TEORIA GERAL DO SEGURO. Palestrante: Alessandra Teixeira

TEORIA GERAL DO SEGURO. Palestrante: Alessandra Teixeira Palestrante: Alessandra Teixeira Disposições Contratuais Condições Gerais Conjunto de cláusulas contratuais comuns a todas as modalidades e/ou coberturas de um mesmo ramo de seguro, que estabelecem as

Leia mais

QUADRO DE SUGESTÕES MINUTA SUGESTÕES SINCOR-SP JUSTIFICATIVAS

QUADRO DE SUGESTÕES MINUTA SUGESTÕES SINCOR-SP JUSTIFICATIVAS QUADRO DE SUGESTÕES MINUTA SUGESTÕES SINCOR-SP JUSTIFICATIVAS CIRCULAR SUSEP Nº XXX, DE XX DE XXXXXX DE 20XX Dispõe sobre regras e critérios para a elaboração e a comercialização de planos de seguro do

Leia mais

Regra de Bônus Bradesco Seguros

Regra de Bônus Bradesco Seguros Regra de Bônus Bradesco Seguros BÔNUS Condições Gerais (Páginas 40 a 41) (https://wwws.bradescoseguros.com.br/100corretor/upload/br/auto/manuais/manual%20do%20segurado.pdf) É um desconto aplicado sobre

Leia mais

OPERAÇÕES DE SEGUROS / VÍDEO AULA. Palestrante: Eduardo Gama

OPERAÇÕES DE SEGUROS / VÍDEO AULA. Palestrante: Eduardo Gama / VÍDEO AULA Palestrante: Eduardo Gama 02 PROCESSO PRIMÁRIO NAS SEGURADORAS DESENVOLVIMENTO E MANUTENÇÃO DE PRODUTOS DE SEGUROS Um produto de seguro pode ser descrito por um conjunto de características,

Leia mais

CAPEMISA Pra Você MANUAL DO CLIENTE. Versão Abr/18

CAPEMISA Pra Você MANUAL DO CLIENTE. Versão Abr/18 CAPEMISA Pra Você MANUAL DO CLIENTE Versão Abr/18 2 CAPEMISA Pra Você MANUAL DO CLIENTE Bem-vindo à CAPEMISA. Parabéns, você acaba de adquirir um produto administrado pela CAPEMISA Seguradora de Vida e

Leia mais

CAPEMISA Pra Você MANUAL DO CLIENTE. Versão Mai/19

CAPEMISA Pra Você MANUAL DO CLIENTE. Versão Mai/19 CAPEMISA Pra Você MANUAL DO CLIENTE Versão Mai/1 2 CAPEMISA Pra Você MANUAL DO CLIENTE Bem-vindo à CAPEMISA. Parabéns, você acaba de adquirir um produto administrado pela CAPEMISA Seguradora de Vida e

Leia mais

CIRCULAR SUSEP Nº 513, DE

CIRCULAR SUSEP Nº 513, DE Estabelece os elementos mínimos que devem constar nas apólices de averbação, vinculadas aos seguros de transporte nacional e internacional, de crédito interno e à exportação, e de riscos diversos, e dá

Leia mais

Catálogo de Serviços. Atendimento ao corretor

Catálogo de Serviços. Atendimento ao corretor Catálogo de Serviços Atendimento ao corretor 2015 1 Operações Vida Emissão de Proposta Cobrança e Comissões Catálogo de Serviços Atendimento ao Corretor Cadastro de Corretores Um corretor habilitado na

Leia mais

CAPITALIZAÇÃO. (a) Banco Central. (b) CNSP. (c) Procon. (d) SUSEP. (e) CVM. Data: 12/09/2018 1) MARQUE A ALTERNATIVA CORRETA

CAPITALIZAÇÃO. (a) Banco Central. (b) CNSP. (c) Procon. (d) SUSEP. (e) CVM. Data: 12/09/2018 1) MARQUE A ALTERNATIVA CORRETA Data: 12/09/2018 Prova: PROVA REGULAR DE CAPITALIZAÇÃO - Tipo A Tipo: A CAPITALIZAÇÃO 1) MARQUE A ALTERNATIVA CORRETA De acordo com o público-alvo de seus produtos, as sociedades de capitalização podem

Leia mais

TEORIA GERAL DO SEGURO

TEORIA GERAL DO SEGURO Data: 12/09/2018 Prova: PROVA REGULAR DE CAPITALIZAÇÃO - Tipo B Tipo: B TEORIA GERAL DO SEGURO 1) MARQUE A ALTERNATIVA CORRETA Nos Seguros de Pessoas (Vida), a importância segurada recebe o nome de: (a)

Leia mais

III ENCONTRO DE SEGURO GARANTIA 12/11/2013

III ENCONTRO DE SEGURO GARANTIA 12/11/2013 III ENCONTRO DE SEGURO GARANTIA 12/11/2013 APÓLICE Seguro Garantia Aciona Garantia SEGURADORA CCG TOMADOR SEGURADO Terceira Parte Contrata Garantia CONTRATADO CONTRATO OBRIGAÇÕES e DIREITOS CONTRATANTE

Leia mais

RESOLUÇÃO CNSP N o 89, de ANEXO.

RESOLUÇÃO CNSP N o 89, de ANEXO. Fls. 2 da RESOLUÇÃO CNSP N o 89, de 2002. RESOLUÇÃO CNSP N o 89, de 2002 - ANEXO. NORMAS PARA CONSTITUIÇÃO DAS PROVISÕES TÉCNICAS DAS SOCIEDADES SEGURADORAS, ENTIDADES ABERTAS DE PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR

Leia mais

Estabelece os elementos mínimos que devem ser observados pelas sociedades seguradoras na contratação de planos de seguro por meio de bilhete.

Estabelece os elementos mínimos que devem ser observados pelas sociedades seguradoras na contratação de planos de seguro por meio de bilhete. RESOLUÇÃO CNSP Nº 285, DE 30.01.2013 Estabelece os elementos mínimos que devem ser observados pelas sociedades seguradoras na contratação de planos de seguro por meio de bilhete. A SUPERINTENDÊNCIA DE

Leia mais

2.2.1 Para efeito de data do sinistro, será considerada a data do falecimento do segurado.

2.2.1 Para efeito de data do sinistro, será considerada a data do falecimento do segurado. A Zurich Santander Brasil Seguros e Previdência S.A., designada Seguradora, e o proponente, aqui designado segurado, contratam o Seguro Prestamista Cheque Empresa Protegido, cujo estipulante é o Banco

Leia mais

NOÇÕES DE DIREITO DO SEGURO. Professor: Aluízio Barbosa

NOÇÕES DE DIREITO DO SEGURO. Professor: Aluízio Barbosa Professor: Aluízio Barbosa UNIDADE 2 CONTRATO DE SEGURO Art. 757 do Código Civil: Pelo contrato de seguro o segurador se obriga, mediante o pagamento do prêmio, a garantir interesse legítimo do segurado,relativo

Leia mais

Provisões Técnicas (obrigações com segurados) geram Ativos Garantidores (bens para cobrir provisões) Teste de Adequação de Passivos (TAP)

Provisões Técnicas (obrigações com segurados) geram Ativos Garantidores (bens para cobrir provisões) Teste de Adequação de Passivos (TAP) FEA- USP-EAC Curso de Graduação em Ciências Contábeis Disciplina: EAC0550 - Contabilidade e Análise de Balanços de Seguradoras TEMA 2: Outros Eventos e Transações de uma seguradora Parte 4 Normas prudenciais

Leia mais

SEGURO GARANTIA SEGURADO: SETOR PÚBLICO CAPÍTULO I - CONDIÇÕES GERAIS - RAMO 0775

SEGURO GARANTIA SEGURADO: SETOR PÚBLICO CAPÍTULO I - CONDIÇÕES GERAIS - RAMO 0775 SEGURO GARANTIA SEGURADO: SETOR PÚBLICO CAPÍTULO I - CONDIÇÕES GERAIS - RAMO 0775 1. Objeto: 1.1. Este contrato de seguro garante o fiel cumprimento das obrigações assumidas pelo tomador perante o segurado,

Leia mais

PROPOSTA SEGURO NOVO RENOVAÇÃO APÓLICE Nº ENDOSSO DE ALTERAÇÃO/APÓLICE Nº

PROPOSTA SEGURO NOVO RENOVAÇÃO APÓLICE Nº ENDOSSO DE ALTERAÇÃO/APÓLICE Nº C.N.P.J. 61.198.164/0001-60 PROPOSTA DE SEGURO SUSEP N 15414.000114/2008-21 PROPOSTA SEGURO NOVO RENOVAÇÃO APÓLICE Nº ENDOSSO DE ALTERAÇÃO/APÓLICE Nº ORIGEM PROPOSTA Nº 02 APROVAÇÃO DO CADASTRO PAC Nº.

Leia mais

Disciplina a oferta de planos de seguro por organizações varejistas em nome de sociedades seguradoras.

Disciplina a oferta de planos de seguro por organizações varejistas em nome de sociedades seguradoras. Disciplina a oferta de planos de seguro por organizações varejistas em nome de sociedades seguradoras. O SUPERINTENDENTE DA SUPERINTENDÊNCIA DE SEGUROS PRIVADOS - SUSEP, na forma prevista na alínea "b",

Leia mais

Práticas Atuariais em Seguros e Pensões

Práticas Atuariais em Seguros e Pensões Práticas Atuariais em Seguros e Pensões 2. Estrutura do Mercado Segurador Thaís Paiva thaispaiva@est.ufmg.br Estrutura do Mercado Segurador O Sistema Nacional de Seguros Privados, instituído pelo Decreto-Lei

Leia mais

Regra de Bônus Alfa Seguradora

Regra de Bônus Alfa Seguradora Regra de Bônus Alfa Seguradora BÔNUS ÚNICO (CASCO / RCFV / APP) Bônus é um indicador de experiência do SEGURADO, expresso em classes, representado pelo histórico de renovações de cada apólice/item. Este

Leia mais

APÓLICE DE SEGURO ACIDENTES PESSOAIS ESCOLAR DADOS DO CLIENTE Razão Social: JARDIM ESCOLA TIC TAC LTDA - ME

APÓLICE DE SEGURO ACIDENTES PESSOAIS ESCOLAR DADOS DO CLIENTE Razão Social: JARDIM ESCOLA TIC TAC LTDA - ME MA-MORTE ACIDENTAL IPA-INV.PERM.TOT/PAR POR ACIDENTE DMHO-DESP.MÉD. HOSP E ODONT. APÓLICE DE SEGURO ACIDENTES PESSOAIS ESCOLAR DADOS DO CLIENTE Razão Social: JARDIM ESCOLA TIC TAC LTDA - ME CNPJ: 29.005.956/0001-68

Leia mais

Mercado de Seguros e Fintech

Mercado de Seguros e Fintech Mercado de Seguros e Fintech Marta Viegas Sócia responsável pela área de Seguros e Resseguros de TozziniFreire, reconhecida nos principais ran 1 / 7 Bárbara Bassani Advogada sênior da área de Seguros e

Leia mais

SEGURO DE VIDA PRESTAMISTA OURO VIDA PRODUTOR RURAL

SEGURO DE VIDA PRESTAMISTA OURO VIDA PRODUTOR RURAL SEGURO DE VIDA PRESTAMISTA OURO VIDA PRODUTOR RURAL Condições Gerais e Particulares Processo SUSEP Nº. 10.005221/99-41 1 ÍNDICES CONDIÇÕES GERAIS E PARTICULARES 1. Objetivo do Seguro...3 2. Garantia do

Leia mais

CIRCULAR SUSEP Nº 462, DE

CIRCULAR SUSEP Nº 462, DE CIRCULAR SUSEP Nº 462, DE 31.01.2013 Dispõe sobre a forma de cálculo e os procedimentos para a constituição das provisões técnicas das sociedades seguradoras, entidades abertas de previdência complementar,

Leia mais

MODELO DE CONTRATO DE SEGURO DE AUTOMÓVEL CONTRATO DE SEGURO DIRETO DE AUTOMÓVEL

MODELO DE CONTRATO DE SEGURO DE AUTOMÓVEL CONTRATO DE SEGURO DIRETO DE AUTOMÓVEL MODELO DE CONTRATO DE SEGURO DE AUTOMÓVEL CONTRATO DE SEGURO DIRETO DE AUTOMÓVEL IDENTIFICAÇÃO DAS PARTES CONTRATANTES CONTRATANTE: (Nome do Segurado), com residência na Rua (...), nº (...), bairro (...),

Leia mais

SEGURO GARANTIA SEGURADO: SETOR PRIVADO CAPÍTULO I - CONDIÇÕES GERAIS - RAMO 0776

SEGURO GARANTIA SEGURADO: SETOR PRIVADO CAPÍTULO I - CONDIÇÕES GERAIS - RAMO 0776 SEGURO GARANTIA SEGURADO: SETOR PRIVADO CAPÍTULO I - CONDIÇÕES GERAIS - RAMO 0776 1. Objeto: Este contrato de seguro garante o fiel cumprimento das obrigações assumidas pelo tomador no contrato principal,

Leia mais

INTRODUÇÃO AO CÁLCULO ATUARIAL Prof. Cássio Marques INTRODUÇÃO AO CÁLCULO ATUARIAL

INTRODUÇÃO AO CÁLCULO ATUARIAL Prof. Cássio Marques INTRODUÇÃO AO CÁLCULO ATUARIAL INTRODUÇÃO AO CÁLCULO ATUARIAL 2019 INTRODUÇÃO AO CÁLCULO ATUARIAL Seguros 2019 Seguros: História do Seguro Seus princípios gerais existem no mundo há muitos séculos. Pré-história: vida em sociedade para

Leia mais

INTRODUÇÃO AO CÁLCULO ATUARIAL Prof. Cássio Marques INTRODUÇÃO AO CÁLCULO ATUARIAL

INTRODUÇÃO AO CÁLCULO ATUARIAL Prof. Cássio Marques INTRODUÇÃO AO CÁLCULO ATUARIAL INTRODUÇÃO AO CÁLCULO ATUARIAL 2018 INTRODUÇÃO AO CÁLCULO ATUARIAL Seguros 2018 Seguros: História do Seguro Seus princípios gerais existem no mundo há muitos séculos. Pré-história: vida em sociedade para

Leia mais

SEGURO DE AUTOMÓVEIS RCF E APP. Palestrante: Alessandra Teixeira

SEGURO DE AUTOMÓVEIS RCF E APP. Palestrante: Alessandra Teixeira SEGURO DE AUTOMÓVEIS RCF E APP Palestrante: Alessandra Teixeira SEGUROS DE CONTRATAÇÃO SEGURO DE AUTOMÓVEIS, RCF e E APP OBRIGATÓRIA PARA VEÍCULOS coberturas básicas; e DPVAT Garante a indenização por

Leia mais

Corretor : Prezado Segurado, conforme correspondência enviada anteriormente, segue em anexo seu "Kit do

Corretor : Prezado Segurado, conforme correspondência enviada anteriormente, segue em anexo seu Kit do wr w SEGUROS Melhores serviços, mais seguro A(o) R BAHIA, 4623 - SALTO WEISSBACH 1909 89032-000 BLUMENAU SC REF. : Np. Proposta: Ramo : Vigência...: 562474039754906 Corretor : AUTOMÓVEIS No Apólice/: 06/09/201à

Leia mais

CAPEMISA SEGURADORA DE VIDA E PREVIDÊNCIA S/A Manual do Cliente VIP Mais Versão Fev/16

CAPEMISA SEGURADORA DE VIDA E PREVIDÊNCIA S/A Manual do Cliente VIP Mais Versão Fev/16 2 VIP MAIS MANUAL DO CLIENTE Bem-vindo à CAPEMISA. Parabéns, você acaba de adquirir um produto garantido pela CAPEMISA Seguradora de Vida e Previdência S/A que protege a sua família, caso algum imprevisto

Leia mais

SEGURO GARANTIA SETOR PÚBLICO

SEGURO GARANTIA SETOR PÚBLICO SEGURO GARANTIA SETOR PÚBLICO Condições Contratuais Versão 1.2 SOMPO SEGUROS S.A - CNPJ 61.383.493/0001-80 Central de Atendimento: Grande São Paulo: 3156-2990 Demais Localidades: 0800 77 19 119 / Ouvidoria:

Leia mais

1. BÔNUS Politica de Bônus Seguro Automóvel (https://www.hdi.com.br/hdifs/download/arquivo/bloco/3hkzld7bkpeyzalzlhgz2eb1l2xac5ur)

1. BÔNUS Politica de Bônus Seguro Automóvel (https://www.hdi.com.br/hdifs/download/arquivo/bloco/3hkzld7bkpeyzalzlhgz2eb1l2xac5ur) Regra de Bônus HDI 1. BÔNUS Politica de Bônus Seguro Automóvel (https://www.hdi.com.br/hdifs/download/arquivo/bloco/3hkzld7bkpeyzalzlhgz2eb1l2xac5ur) O Segurado terá direito ao bônus, de caráter pessoal

Leia mais

PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR. Palestrante: Maurício Viot

PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR. Palestrante: Maurício Viot Palestrante: Maurício Viot CAPÍTULO 3 PLANOS DE ENTIDADES ABERTAS DE Os planos de Entidades Abertas de Previdência Complementar EAPC são estruturados com a finalidade de conceder benefícios a pessoas físicas,

Leia mais

CIRCULAR SUSEP Nº 373/2008 Ter, 24 de Março de :01 - Última atualização Ter, 24 de Março de :05

CIRCULAR SUSEP Nº 373/2008 Ter, 24 de Março de :01 - Última atualização Ter, 24 de Março de :05 CIRCULAR SUSEP Nº 373, de 27 de agosto de 2008. Altera e consolida as instruções complementares para a operação do Seguro Obrigatório de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre,

Leia mais

TEORIA GERAL DO SEGURO. Palestrante: Alessandra Teixeira

TEORIA GERAL DO SEGURO. Palestrante: Alessandra Teixeira Palestrante: Alessandra Teixeira PRINCÍPIOS BÁSICOS DO SEGURO Finalidade do Seguro Restabelecer o equilíbrio econômico perturbado, sendo vedada, por lei, a possibilidade de se revestir do aspecto de jogo

Leia mais

Conhecimentos Bancários

Conhecimentos Bancários Conhecimentos Bancários Seguros Professor Lucas Silva www.acasadoconcurseiro.com.br Conhecimentos Bancários SEGUROS GLOSSÁRIO PREVIDÊNCIA E SEGUROS Apólice: é o documento legal que formaliza a aceitação

Leia mais

CAPEMISA SEGURADORA DE VIDA E PREVIDÊNCIA S/A Manual do Cliente VIP Mais Versão Ago./15

CAPEMISA SEGURADORA DE VIDA E PREVIDÊNCIA S/A Manual do Cliente VIP Mais Versão Ago./15 2 VIP MAIS MANUAL DO CLIENTE Bem-vindo à CAPEMISA. Parabéns, você acaba de adquirir um produto garantido pela CAPEMISA Seguradora de Vida e Previdência S/A que protege a sua família, caso algum imprevisto

Leia mais

CONTABILIDADE GERAL. Procedimentos Específicos. Seguradoras. Prof. Cláudio Alves

CONTABILIDADE GERAL. Procedimentos Específicos. Seguradoras. Prof. Cláudio Alves CONTABILIDADE GERAL Procedimentos Específicos Seguradoras Prof. Cláudio Alves O prêmio de seguro é a prestação paga pelo segurado para contratação do seguro, que se efetiva com a emissão da apólice por

Leia mais

Estabelece os elementos mínimos que devem ser observados pelas sociedades seguradoras na emissão de apólices e certificados de seguro.

Estabelece os elementos mínimos que devem ser observados pelas sociedades seguradoras na emissão de apólices e certificados de seguro. CIRCULAR SUSEP Nº 491, DE 09.07.2014 Estabelece os elementos mínimos que devem ser observados pelas sociedades seguradoras na emissão de apólices e certificados de seguro. O SUPERINTENDENTE SUBSTITUTO

Leia mais

Regra de Bônus Sompo Seguros

Regra de Bônus Sompo Seguros Regra de Bônus Sompo Seguros 1.1 Critérios de bônus 1.1.1 - Informações gerais O bônus será aplicado sobre o prêmio líquido final da apólice, podendo abranger todas as coberturas, exceto Yasuda Marítima

Leia mais

Regra de Bônus Zurich

Regra de Bônus Zurich Regra de Bônus Zurich 1) Bônus 1.1 Definição 1.1.1 - Bônus é um indicador da experiência do SEGURADO, expresso em classe, de acordo com o histórico de renovações de cada apólice. 1.1.2 - O bônus é o desconto

Leia mais

Nova Forma de Pagamento dos Seguros MAPFRE. Cartão de Crédito

Nova Forma de Pagamento dos Seguros MAPFRE. Cartão de Crédito Nova Forma de Pagamento dos Seguros MAPFRE Cartão de Crédito Objetivo Possibilitar mais uma forma de pagamento ao segurado, na aquisição de seguros MAPFRE, dos ramos AUTO, RE e RURAL. A partir de agora,

Leia mais

Automóvel, Riscos Especiais, Transportes e Vida

Automóvel, Riscos Especiais, Transportes e Vida CANAIS DE ATENDIMENTO Grande São Paulo - 3156-2990 Demais Localidades - 0800 77 19 119 SAC - Cancelamento, Reclamações, Informações Gerais: Automóvel, Riscos Especiais, Transportes e Vida 0800 77 19 719

Leia mais

Práticas Atuariais em Seguros e Pensões. 4. Provisões Técnicas Thaís Paiva

Práticas Atuariais em Seguros e Pensões. 4. Provisões Técnicas Thaís Paiva Práticas Atuariais em Seguros e Pensões 4. Provisões Técnicas Thaís Paiva thaispaiva@est.ufmg.br Provisões de Prêmios para Seguros de Curto Prazo Práticas Atuariais 4. Provisões Técnicas 1 / 23 Provisões

Leia mais

N SEGURADO DADOS DO SEGURADO OMA ADM IMOVEIS COR LT / LOCAL DE COBRANÇA / CORRESPONDÊNCIA CEP R CINCINATO BRAGA

N SEGURADO DADOS DO SEGURADO OMA ADM IMOVEIS COR LT / LOCAL DE COBRANÇA / CORRESPONDÊNCIA CEP R CINCINATO BRAGA DE SEGURO 10.760403 SEGURADO DADOS DO SEGURADO N SEGURADO OMA ADM IMOVEIS COR LT 167292 63.059.273/0001-21 LOCAL DE COBRANÇA / CORRESPONDÊNCIA CEP R CINCINATO BRAGA 200 01333-010 CIDADE SAO PAULO UF SP

Leia mais

TEORIA GERAL DO SEGURO. Palestrante: Alessandra Teixeira

TEORIA GERAL DO SEGURO. Palestrante: Alessandra Teixeira Palestrante: Alessandra Teixeira Riscos imprevisíveis e inevitáveis X necessidade de proteção. Uma história chamada solidariedade. Dica! No site Tudo Sobre Seguros, veja o vídeo: Tudo sobre o Mercado de

Leia mais

Corretor : ADDMAKLER SEGS AUTOMÓVEIS NQ Apólice/EndOSSO: /132448

Corretor : ADDMAKLER SEGS AUTOMÓVEIS NQ Apólice/EndOSSO: /132448 ICOoOsA X YASUDA SEGUROS Melhores serviços, mais seguro A(o) BF BIG FORTA COMERCIO E REPRESENTAÇÃO LT R BAHIA, 4623 - SALTO WEISSBACH 2212 89032-000 BLUMENAU SC REF.: NQ Proposta: Ramo : Vigência...: 556652005985650

Leia mais

VIDEO AULA SEGURO DE PESSOAS Unidade 2. Palestrante: Elizabeth Bartolo

VIDEO AULA SEGURO DE PESSOAS Unidade 2. Palestrante: Elizabeth Bartolo VIDEO AULA Unidade 2 Palestrante: Elizabeth Bartolo CONTRATAÇÃO Na formalização da contratação de um plano de Seguros de Pessoas com cobertura de risco são utilizados os seguintes instrumentos contratuais:

Leia mais

Como consultar a rede credenciada do Seguro Odontológico?

Como consultar a rede credenciada do Seguro Odontológico? Perguntas Frequentes Como consultar a rede credenciada do Seguro Odontológico? Acessando o link abaixo: http://www.portoseguro.com.br/seguros/saude- e- odonto/seguradora/odontologico Com consular a rede

Leia mais

SEGURO AUTOMÓVEL POPULAR. Palestrante: Aluízio Barbosa

SEGURO AUTOMÓVEL POPULAR. Palestrante: Aluízio Barbosa SEGURO AUTOMÓVEL POPULAR Palestrante: Aluízio Barbosa REGULAMENTAÇÃO Resolução CNSP Nº 336/2016 Permite a utilização de peças usadas oriundas de empresas de desmontagem Permite, pela seguradora, a adoção

Leia mais

GUIA RÁPIDO DO PRODUTO SEGURO PREMIADO 3

GUIA RÁPIDO DO PRODUTO SEGURO PREMIADO 3 GUIA RÁPIDO DO PRODUTO SEGURO PREMIADO 3 Este material contém breve descrição do produto Seguro Premiado 3. Leia as Condições Gerais e atente-se às coberturas do produto contratado. Restrições se aplicam

Leia mais

Prezado Segurado, conforme correspondência enviada anteriormente, segue em anexo seu "Kit do

Prezado Segurado, conforme correspondência enviada anteriormente, segue em anexo seu Kit do mm Yasuda SJ\ SEGUROS Melhores serviços, mais seguro A(o) 1810 BF BIG FORTA COMERCIO E REPRESENTAÇÃO LT AV MARIA COELHO AGUIAR, 215, 215 BLOCO F 1 ANDAR - JAR DIM SAO LUÍS 05804-900 SAO PAULO SP REF.:

Leia mais

Prezado Segurado, conforme correspondência enviada anteriormente, segue em anexo seu "Kit do

Prezado Segurado, conforme correspondência enviada anteriormente, segue em anexo seu Kit do N'/tjKi ^ *J* + K% SEGUROS Melhores serviços, mais seguro A(o) R BAHIA, 4623 - SALTO WEISSBACH 2110 89032-000 BLUMENAU SC REF.: Nq Proposta: 033600050561170 Corretor : Ramo : AUTOMÓVEIS Nq Apól ice/: Vigência...:

Leia mais

EXTRATO DO CONTRATO DE REPRESENTANTE DE SEGUROS DA ASSURANT SEGURADORA S.A.

EXTRATO DO CONTRATO DE REPRESENTANTE DE SEGUROS DA ASSURANT SEGURADORA S.A. EXTRATO DO CONTRATO DE REPRESENTANTE DE SEGUROS DA ASSURANT SEGURADORA S.A. Partes do Contrato Objeto do contrato Seguro(s) oferecido(s) Venda direta Meios de oferta do seguro Obrigações do Seguradora,

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA Justificativa Visando atender o capitulo XIV Art. 42b da Norma de Gestão de Pessoas

TERMO DE REFERÊNCIA Justificativa Visando atender o capitulo XIV Art. 42b da Norma de Gestão de Pessoas TERMO DE REFERÊNCIA SEGURO DE VIDA 1- Objeto da Licitação: Prestação de serviço para contratação de seguro de vida em grupo para os empregados do Instituto Agropolos do Ceará. 1.1 - Justificativa Visando

Leia mais

TEORIA GERAL DO SEGURO

TEORIA GERAL DO SEGURO Data: 04/06/2018 Prova: 60º EHCS DIA 1 TIPO A Tipo: A TEORIA GERAL DO SEGURO 1) MARQUE A ALTERNATIVA CORRETA Conforme disposições do artigo 4º da Lei Complementar 126/2007, as operações de resseguro e

Leia mais

LEGISLAÇÃO E ORGANIZAÇÃO PROFISSIONAL. Em relação à Superintendência de Seguros Privados - SUSEP -, podemos afirmar que:

LEGISLAÇÃO E ORGANIZAÇÃO PROFISSIONAL. Em relação à Superintendência de Seguros Privados - SUSEP -, podemos afirmar que: Data: 04/06/2018 Prova: 60º EHCS DIA 1 Tipo B Tipo: B LEGISLAÇÃO E ORGANIZAÇÃO PROFISSIONAL 1) MARQUE A ALTERNATIVA CORRETA Em relação à Superintendência de Seguros Privados - SUSEP -, podemos afirmar

Leia mais

DÚVIDAS MAIS FREQUENTES

DÚVIDAS MAIS FREQUENTES DÚVIDAS MAIS FREQUENTES 1) O que é liquidação extrajudicial? A liquidação extrajudicial é decretada quando uma Seguradora se encontra insolvente, ou seja, com má situação econômico-financeira, de acordo

Leia mais

TOKIO MARINE TRANSPORTES

TOKIO MARINE TRANSPORTES TOKIO MARINE TRANSPORTES QUAL A IMPORTÂNCIA DO SEGURO DE TRANSPORTE? O transporte de cargas está sujeito a roubos, acidentes e avarias de diversos tipos, que podem causar prejuízos aos bens transportados

Leia mais

Prezado Segurado, conforme correspondência enviada anteriormente, segue em anexo seu "Kit do

Prezado Segurado, conforme correspondência enviada anteriormente, segue em anexo seu Kit do I o A. I I >j li SEGUROS \o))\\icx \cx)íc^ Me,hores serviços, mais seguro A(0) BF BIG FORTA COMERCIO E REPRESENTAÇÃO LT R BAHIA, 4623 - SALTO WEISSBACH 1411 89032-000 BLUMENAU SC REF.: Ng Proposta: 057966005985650

Leia mais

GUIA RÁPIDO DO PRODUTO DE SEGURO PROTEÇÃO PESSOAL PREMIADA 2

GUIA RÁPIDO DO PRODUTO DE SEGURO PROTEÇÃO PESSOAL PREMIADA 2 GUIA RÁPIDO DO PRODUTO DE SEGURO PROTEÇÃO PESSOAL PREMIADA 2 Este material contém breve descrição do produto de Seguro Proteção Pessoal Premiada 2. Leia as Condições Gerais e atente-se às coberturas do

Leia mais

APÓLICE DE SEGURO DE ACIDENTES PESSOAIS Contrato: Subcontrato: Apólice: 3320723 15515 61.82.004001031.0 Ramo: Produto: Processo SUSEP: Data Emissão: 82 ACIDENTES PESSOAIS COLETIVO EVENTOS 15414.900004/2016-71

Leia mais

DECRETO-LEI QUE APROVA O REGULAMENTO DA TARIFA DO SEGURO OBRIGATÓRIO DE RESPONSABILIDADE CIVIL MARÍTIMA

DECRETO-LEI QUE APROVA O REGULAMENTO DA TARIFA DO SEGURO OBRIGATÓRIO DE RESPONSABILIDADE CIVIL MARÍTIMA DECRETO-LEI QUE APROVA O REGULAMENTO DA TARIFA DO SEGURO OBRIGATÓRIO DE RESPONSABILIDADE CIVIL MARÍTIMA Com a instituição, através do Código Marítimo e do Decreto-lei n.º 70/2015 de 31 de Dezembro, do

Leia mais

SEGUROS DE AUTOMÓVEIS, RCF E APP. Garante a indenização dos danos materiais e/ou corporais causados a terceiros pelo veículo segurado:

SEGUROS DE AUTOMÓVEIS, RCF E APP. Garante a indenização dos danos materiais e/ou corporais causados a terceiros pelo veículo segurado: Data: 29/11/2017 Prova: PROVA REGULAR DEMAIS RAMOS MÓDULO 3 - Tipo B Tipo: B SEGUROS DE AUTOMÓVEIS, RCF E APP 1) MARQUE A ALTERNATIVA CORRETA Garante a indenização dos danos materiais e/ou corporais causados

Leia mais

NOÇÕES DE DIREITO DO SEGURO

NOÇÕES DE DIREITO DO SEGURO Data: 17/10/2018 Prova: 27º ECTS VENDA DIRETA - SEGUROS Tipo: A NOÇÕES DE DIREITO DO SEGURO 1) MARQUE A ALTERNATIVA CORRETA São elementos do contrato de seguro o: (a) Risco, o segurado, a garantia, o prêmio

Leia mais

Informações sobre Direitos - FUNDOS. Direito de preferência na subscrição de cotas

Informações sobre Direitos - FUNDOS. Direito de preferência na subscrição de cotas Informações sobre Direitos - FUNDOS Direito de preferência na subscrição de cotas FUNDO DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO MOGNO FUNDO DE FUNDOS Administrador BTG Pactual Serviços Financeiros S.A DTVM Responsável

Leia mais

EXTRATO DO CONTRATO DE REPRESENTAÇÃO DE SEGUROS

EXTRATO DO CONTRATO DE REPRESENTAÇÃO DE SEGUROS EXTRATO DO CONTRATO DE REPRESENTAÇÃO DE SEGUROS Conforme Circular Susep 297/13 ZURICH MINAS BRASIL SEGUROS S.A CNPJ: 17.197.385/0078-00 EXTRATO DO CONTRATO DE REPRESENTAÇÃO DE SEGUROS Este Extrato é referente

Leia mais

SEGURO DE LUCROS CESSANTES

SEGURO DE LUCROS CESSANTES Data: 09/10/2017 Prova: PROVA REGULAR DEMAIS RAMOS MOD 2 - Tipo B Tipo: B SEGURO DE LUCROS CESSANTES 1) ANALISE AS PROPOSIÇÕES A SEGUIR E DEPOIS MARQUE A ALTERNATIVA CORRETA O pequeno volume de arrecadação

Leia mais

REGULAMENTO CAMPANHAS MSS COM VOCÊ - Auto e MSS COM VOCÊ Empresa e Residência

REGULAMENTO CAMPANHAS MSS COM VOCÊ - Auto e MSS COM VOCÊ Empresa e Residência REGULAMENTO CAMPANHAS MSS COM VOCÊ - Auto e MSS COM VOCÊ Empresa e Residência 1. Objetivos Incentivar a produção e relacionamento entre a Mitsui Sumitomo Seguros e as CORRETORAS de seguros, mediante a

Leia mais

INTRODUÇÃO AO RESSEGURO FACULTATIVO

INTRODUÇÃO AO RESSEGURO FACULTATIVO INTRODUÇÃO AO RESSEGURO FACULTATIVO Principais Cláusulas 14.03.2013 Fábio Galli Di Matteo reinsurance@dimatteo.com Principais Cláusulas 1 Princípio da Liberdade Contratual 2 - Best Practice 3 - Cláusulas

Leia mais

TEORIA GERAL DO SEGURO. Palestrante: Alessandra Teixeira

TEORIA GERAL DO SEGURO. Palestrante: Alessandra Teixeira Palestrante: Alessandra Teixeira Noções Básicas sobre os Principais Ramos de Seguros Seguro de Automóveis Indenizar o prejuízos ocasionados ao veículo inclusive, prejuízos causados a terceiros, discriminados

Leia mais

Seguro Coletivo de Pessoas Bradesco. Registro do Produto na SUSEP: / COBERTURA DE DIÁRIA POR INTERNAÇÃO HOSPITALAR

Seguro Coletivo de Pessoas Bradesco. Registro do Produto na SUSEP: / COBERTURA DE DIÁRIA POR INTERNAÇÃO HOSPITALAR Seguro Coletivo de Pessoas Bradesco Registro do Produto na SUSEP: 15414.002658/2011-22 COBERTURA DE DIÁRIA POR INTERNAÇÃO HOSPITALAR Cláusulas Complementares CAPÍTULO I - OBJETIVO DA COBERTURA Cláusula

Leia mais

condições gerais Ramo Vida preserving people

condições gerais Ramo Vida preserving people condições gerais preserving people ÍNDICE ARTº 1º - DEFINIÇÕES... 2 ARTº 2º - INCONTESTABILIDADE... 2 ARTº 3º - INÍCIO DO CONTRATO E EFEITO DA COBERTURA... 2 ARTº 4º - EXTENSÃO TERRITORIAL DA GARANTIA...

Leia mais

SEGUROS DE TRANSPORTES E RCT

SEGUROS DE TRANSPORTES E RCT Data: 09/10/2017 Prova: PROVA REGULAR DEMAIS RAMOS MOD 2 - Tipo A Tipo: A SEGUROS DE TRANSPORTES E RCT 1) MARQUE A ALTERNATIVA CORRETA Nos transportes internacionais, quando o transporte e a venda de mercadoria

Leia mais

j~åì~ä=çé=lêáéåí~ ç=~ç= `çåëìãáççê= = = =

j~åì~ä=çé=lêáéåí~ ç=~ç= `çåëìãáççê= = = = = = j~åì~ä=çé=lêáéåí~ ç=~ç= `çåëìãáççê= = = = = = MANUAL DE ORIENTAÇÃO AO CONSUMIDOR Í N D I C E 1. Entenda melhor o seu contrato de seguros=kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk=p

Leia mais

3) Informar a quantidade e valores de sinistros indenizados por coberturas nos últimos 5 anos.

3) Informar a quantidade e valores de sinistros indenizados por coberturas nos últimos 5 anos. Esclarecimento nº 04 Processo: 01558/19 Pregão Eletrônico nº 002/2019 Objeto: Contratação de empresa especializada no serviço de Seguro de Vida em Grupo e acidentes de trabalho, com cobertura básica e

Leia mais

1. DISPOSIÇÕES PRELIMINARES 1.1. A aceitação do seguro estará sujeita à análise do risco.

1. DISPOSIÇÕES PRELIMINARES 1.1. A aceitação do seguro estará sujeita à análise do risco. CONDIÇÕES GERAIS SEGURO DE GARANTIA ESTENDIDA ORIGINAL CONTRATAÇÃO SOB A FORMA DE BILHETE DE SEGURO 1. DISPOSIÇÕES PRELIMINARES 1.1. A aceitação do seguro estará sujeita à análise do risco. 1.2. O registro

Leia mais

Norma Nr.001 / 2000 de 14/01

Norma Nr.001 / 2000 de 14/01 Norma Nr.001 / 2000 de 14/01 ACIDENTES DE TRABALHO - RISCOS RECUSADOS Considerando que nos termos do nº 1 do artº 60º do Decreto-Lei nº 143/99, de 30 de Abril, o Instituto de Seguros de Portugal deve estabelecer

Leia mais

Altera dispositivos da Resolução CNSP nº 192, de 30 de dezembro de 2008.

Altera dispositivos da Resolução CNSP nº 192, de 30 de dezembro de 2008. RESOLUÇÃO CNSP Nº 274, DE 21.12.2012 Altera dispositivos da Resolução CNSP nº 192, de 30 de dezembro de 2008. A SUPERINTENDÊNCIA DE SEGUROS PRIVADOS - SUSEP, no uso da atribuição que lhe confere o Art.

Leia mais

SEGURO DE AUTOMÓVEIS RCF E APP. Palestrante: Alessandra Teixeira

SEGURO DE AUTOMÓVEIS RCF E APP. Palestrante: Alessandra Teixeira SEGURO DE AUTOMÓVEIS RCF E APP Palestrante: Alessandra Teixeira NOME DO CURSO / PALESTRA AUTOMÓVEIS / APRESENTAÇÃO RCF e APP SEGURO DE AUTOMÓVEIS RCF E APP Ramo de seguros com a contratação mais relevante

Leia mais

No último dia 29 de setembro foi publicada a Resolução CNSP 315/14, resultado da Consulta Pública 23/13, que passou a regulamentar o Seguro Viagem.

No último dia 29 de setembro foi publicada a Resolução CNSP 315/14, resultado da Consulta Pública 23/13, que passou a regulamentar o Seguro Viagem. No último dia 29 de setembro foi publicada a Resolução CNSP 315/14, resultado da Consulta Pública 23/13, que passou a regulamentar o Seguro Viagem. Por Aluízio Barbosa, em 18.11.2014 (*) No último dia

Leia mais

ÍNDICE GERAL A APRESENTAÇÃO B CONSIDERAÇÕES GERAIS C ANEXOS C.1 CONDIÇÕES GERAIS C.2 CONDIÇÕES ESPECIAIS C.3 CONDIÇÕES PARTICULARES

ÍNDICE GERAL A APRESENTAÇÃO B CONSIDERAÇÕES GERAIS C ANEXOS C.1 CONDIÇÕES GERAIS C.2 CONDIÇÕES ESPECIAIS C.3 CONDIÇÕES PARTICULARES MANUAL DO SEGURADO SEGURO FRANQUIA ZERO (Seguro de Complemento de Pagamento) USEBENS SEGUROS S/A CNPJ N. 09.180.505/0001-50 PROCESSO SUSEP Nº 15414.002600/2011-89 ÍNDICE GERAL A APRESENTAÇÃO B CONSIDERAÇÕES

Leia mais

Condições Gerais

Condições Gerais ÍNDICE Condições Gerais.03 Artigo 1º Definições.03 Artigo 2º Garantias.03 Artigo 3º Capital Garantido.03 Artigo 4º Rendimento Garantido.03 Artigo 5º Duração do Contrato.03 Artigo 6º Prémio e Encargos de

Leia mais

CONDIÇÕES GERAIS - SEGURO FRANQUIA DE AUTOMÓVEL Processo SUSEP nº / Vigência a partir das 24 horas de 10/04/2018

CONDIÇÕES GERAIS - SEGURO FRANQUIA DE AUTOMÓVEL Processo SUSEP nº / Vigência a partir das 24 horas de 10/04/2018 CONDIÇÕES GERAIS - SEGURO FRANQUIA DE AUTOMÓVEL Processo SUSEP nº 15414.900375/2018-14 - Vigência a partir das 24 horas de 10/04/2018 1. DISPOSIÇÕES PRELIMINARES... 3 2. OBJETIVO DO SEGURO... 3 3. DEFINIÇÕES...

Leia mais

CONDIÇÕES GERAIS DFI - DANOS FÍSICOS AO IMÓVEL COMPREENSIVO

CONDIÇÕES GERAIS DFI - DANOS FÍSICOS AO IMÓVEL COMPREENSIVO CONDIÇÕES GERAIS DFI - DANOS FÍSICOS AO IMÓVEL COMPREENSIVO Classificaçao: GRUPO 01 - RAMO 14 Classificaçao: GRUPO 01 - RAMO 18 Processo SUSEP Nº 15414.900102/2015-27 Processo SUSEP Nº 15414.900445/2014-19

Leia mais

Catálogo de Serviços disponíveis ao Corretor MetLife

Catálogo de Serviços disponíveis ao Corretor MetLife Catálogo de Serviços disponíveis ao Corretor MetLife 2015 1 Central de Exclusiva ao Corretor 2 Catálogo de Serviços - ao Corretor Processo > Portal SERVIÇOS ON LINE - PORTAL E CENTRAL DE ATENDIMENTO EXCLUSIVA

Leia mais

SEGUROS DE PESSOAS. O instrumento utilizado pelas seguradoras para o cálculo da "longevidade" ou "expectativa de vida" chama-se:

SEGUROS DE PESSOAS. O instrumento utilizado pelas seguradoras para o cálculo da longevidade ou expectativa de vida chama-se: Data: 27/11/2017 Prova: PROVA REGULAR VIDA E PREVIDÊNCIA - TIPO B Tipo: B SEGUROS DE PESSOAS 1) MARQUE A ALTERNATIVA CORRETA O documento destinado ao segurado, emitido pela sociedade seguradora no caso

Leia mais

PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR

PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR Data: 27/11/2017 Prova: PROVA REGULAR VIDA E PREVIDÊNCIA - TIPO A Tipo: A PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR 1) MARQUE A ALTERNATIVA CORRETA Em relação aos regimes de Previdência Social, podemos afirmar que o: (a)

Leia mais

MINISTÉRIO DA FAZENDA CONSELHO NACIONAL DE SEGUROS PRIVADOS RESOLUÇÃO CNSP Nº 344, DE 26 DE DEZEMBRO DE 2016.

MINISTÉRIO DA FAZENDA CONSELHO NACIONAL DE SEGUROS PRIVADOS RESOLUÇÃO CNSP Nº 344, DE 26 DE DEZEMBRO DE 2016. MINISTÉRIO DA FAZENDA CONSELHO NACIONAL DE SEGUROS PRIVADOS RESOLUÇÃO CNSP Nº 344, DE 26 DE DEZEMBRO DE 2016. Dispõe sobre as regras e os critérios para estruturação, comercialização e operacionalização

Leia mais