DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus. Ministrante: Pastor Professor Alberto

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus. Ministrante: Pastor Professor Alberto"

Transcrição

1 DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus Ministrante:

2 CAPÍTULO 12

3 CAPÍTULO 12 Introdução e O batismo em águas A fórmula batismal Batismo não é sinônimo de regeneração O batismo infantil Página Dia 01/02 Página 128 Dia 08/02 Página Dia 15/02 Página Dia 22/02

4 4. O Batismo Infantil Declaração de Fé - página 129 Não aceitamos nem praticamos o batismo infantil por não haver exemplo de batismo de crianças nas Escrituras

5 4. O Batismo Infantil Declaração de Fé - página 129 e por não ser o batismo um meio da graça salvadora,

6 4. O Batismo Infantil Declaração de Fé - página 129 ou sinal e selo da aliança, que substitui a circuncisão dos israelitas.

7 4. O Batismo Infantil Declaração de Fé - página 129 Também por não ser possível à criança ter consciência de pecado, condição necessária para que ocorra arrependimento.

8 4. O Batismo Infantil As crianças, em estado pueril, não preenchem esses requisitos. Declaração de Fé - página 130

9 4. O Batismo Infantil Sobre a circuncisão, o pensamento cristão bíblico é: Declaração de Fé - página 130

10 4. O Batismo Infantil Declaração de Fé - página 130 em Cristo Jesus nem a circuncisão, nem a incircuncisão tem virtude alguma, mas sim o ser uma nova criatura (Gl 6.15).

11 4. O Batismo Infantil Declaração de Fé - página 130 Cremos e ensinamos que o batismo é apenas para os que primeiramente se arrependem dos seus pecados e creem em Jesus, (Ref. 04):

12 4. O Batismo Infantil Declaração de Fé - página 130 E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo (At 2.38).

13 4. O Batismo Infantil Declaração de Fé - página 130 sendo também necessário pedir para ser batizado:

14 4. O Batismo Infantil Eis Declaração de Fé - página 130 aqui água; que impede que eu seja batizado? E disse Filipe: É lícito, se crês de todo o coração. E, respondendo ele, disse: Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus. E mandou parar o carro, e desceram ambos à água, tanto Filipe como o eunuco, e o batizou (At ).

15 4. O Batismo Infantil Declaração de Fé - página 130 Assim, os candidatos ao batismo precisam exercer o arrependimento e a fé.

16 4. O Batismo Infantil O Novo Testamento mostra o batismo posterior à fé. Declaração de Fé - página 130

17 4. O Batismo Infantil Declaração de Fé - página 130 Isso é visto no dia de Pentecostes (Ref. 05):

18 4. O Batismo Infantil Declaração de Fé - página 130 De sorte que foram batizados os que de bom grado receberam a sua palavra; e, naquele dia, agregaram-se quase três mil almas (At 2.41).

19 4. O Batismo Infantil Declaração de Fé - página 130 e na campanha evangelística de Filipe em Samaria:

20 4. O Batismo Infantil Declaração de Fé - página 130 como cressem em Filipe, que lhes pregava acerca do Reino de Deus e do nome de Jesus Cristo, se batizavam, tanto homens como mulheres (At 8.12).

21 4. O Batismo Infantil Declaração de Fé - página 130 Esses fatos não deixam margem para o batismo infantil.

22 O Batismo Infantil O Batismo infantil é a aspersão ou imersão de criancinhas com o propósito de dar-lhes bênção espiritual de algum tipo.

23 O Batismo Infantil Embora seu propósito exato difira de grupo para grupo, quase sempre ele implica em que a criança então receba a salvação, em certo sentido.

24 Quem pratica o Batismo Infantil? A Igreja Católica Romana, a Igreja Católica Ortodoxa Oriental, as denominações Protestantes: Luterana, Anglicana, Presbiteriana e Metodista.

25 O Batismo infantil não é ensinado no Novo Testamento. Não há nem sequer um só claro exemplo, nas Escrituras do Novo Testamento, de uma criança sendo batizada.

26 Para se encontrar evidências para essa prática, deve-se ler tentando inserir dentro das Escrituras algo que nela jamais aparece.

27 O batismo infantil é uma doutrina defendida por implicação ou inferência. Implicação: o que se subentende, o que está subjacente. Inferência: dedução, conclusão, ilação, indução.

28 Faz-se a implicação de que, em cinco lares no Novo Testamento que foram visitados pela salvação, deve ter havido criancinhas.

29 Esses foram os lares de Cornélio (Atos 10), de Lídia (Atos 16), do carcereiro Filipense (Atos 16), de Crispo (Atos 18) e de Estefânio (I Cor 1:16).

30 1.- O caso de Cornélio em Atos afirma-se que os que estavam reunidos com ele na casa eram seus parentes e amigos próximos.

31 Depois, no verso 33, Cornélio diz a Pedro estamos todos presentes diante de Deus, para ouvir tudo quanto por Deus te é mandado.

32 No versículo 44 o Espírito Santo veio sobre todos que ouviam a Palavra. Sabemos, pelo Novo Testamento, que o Espírito Santo opera dessa forma somente sobre os que creram.

33 Os que estavam reunidos eram capazes de ouvir [entendendo] os comandos de Deus de modo a crerem e obedecerem.

34 Afirma-se especificamente, em Atos 11.17, que os que foram salvos e batizados com Cornélio foram os que creram no Senhor Jesus Cristo. Obviamente eles não eram bebezinhos.

35 2.- O caso de Lídia e sua família (Atos ): Nada é dito sobre crianças nessa passagem e é altamente improvável que essa mulher comerciante tão ocupada teria bebês. Não há nenhuma evidência [sólida], aqui sobre qualquer prática de batismo infantil.

36 3.- O carcereiro de Filipos e sua família (Atos ): Essa passagem diz claramente que Paulo falou a Palavra de Deus para toda a família (v.32) e que toda a família creu (vs.32-33). Isto não poderia ter sido dito a respeito de criancinhas.

37 4.- A família de Crispo (Atos 18.8): Os que foram salvos e batizados em sua família eram todos crentes, pois lemos: E Crispo, principal da sinagoga, creu no Senhor com toda a sua casa (At 18:8).

38 Nós não lemos sobre a idade dos membros da família de Crispo, mas lemos que cada um deles creu no Senhor. Obviamente eles não eram criancinhas.

39 5.- A família de Estefânio (1 Co 1.16). Novamente, nada é realmente dito sobre criancinhas presentes ou batizadas. Em 1 Coríntios lemos que os familiares dedicaram a si mesmos para o servir aos santos. Isto não poderia ser dito sobre criancinhas.

40 Ninguém tem o direito de inserir o que é omitido nas Escrituras, somente para subjetivamente [por mero exercício de imaginação, raciocínio forçado que fantasia para alcançar seus propósitos] dar forças a uma suposta doutrina, e ignorar o claro ensino de muitas outras partes da Palavra de Deus.

41 Didaque Parte Histórica (Início do séc. II) A Didaque é provavelmente o documento cristão mais antigo fora do Novo Testamento. É de interesse para o nosso estudo pois contém instruções específicas em relação ao batismo:

42 Antes Parte Histórica de batizar, tanto aquele que batiza como o batizando, bem como aqueles que puderem, devem observar o jejum. Você deve ordenar ao batizando um jejum de um ou dois dias (cap. 7). Se eles batizassem crianças como seria isso?

43 Parte Histórica Aristides de Atenas (séc. II) Aristides escreveu uma apologia em favor do cristianismo provavelmente dirigida ao imperador Adriano ( ):

44 Mas Parte Histórica quanto aos seus servos ou servas, ou seus filhos, se algum deles tem algum, eles [os cristãos] os persuadem para se tornarem cristãos pelo amor que têm para com eles; e quando eles se tornam cristãos, eles os chamam sem distinção de irmãos (...) (Apologia, cap. 15).

45 Justino Parte Histórica Mártir ( ). Em sua famosa I Apologia (150 d.c): Todos os que se convencem e acreditam que são verdadeiras essas coisas que nós ensinamos e dizemos, e prometem que poderão viver de acordo com elas,

46 Parte Histórica são instruídos em primeiro lugar para que com jejum orem e peçam perdão a Deus por seus pecados anteriormente cometidos, e nós oramos e jejuamos juntamente com eles.

47 Depois Parte Histórica os conduzimos a um lugar onde haja água e pelo mesmo banho de regeneração com que também nós fomos regenerados eles são regenerados, pois então tomam na água o banho em nome de Deus, Pai soberano do universo, e de nosso Salvador Jesus Cristo e do Espírito Santo. (cap. 61)

48 Parte Histórica Tertuliano de Cartago ( ) - Tertuliano foi a primeira testemunha a tratar de forma explícita sobre o batismo infantil. Em seu tratado sobre o batismo, ele escreveu:

49 Parte Histórica E assim, de acordo com as circunstâncias e o caráter, e até mesmo a idade de cada indivíduo, o atraso do batismo é preferível; especialmente no caso de crianças pequenas (...)

50 Parte Histórica O Senhor realmente diz: Não os proibais de virem até mim. Deixe-os vir, então, enquanto estão crescendo. Deixe-os vir enquanto estão aprendendo, enquanto estão aprendendo para onde vir;

51 Parte Histórica que se tornem cristãos quando conseguirem conhecer Cristo. Por que o período de vida inocente se apressa para a remissão de pecados? (...)

52 Deixe-os Parte Histórica saber como pedir a salvação, que você possa ao menos fazer-lhes essas perguntas (...) Se alguém entender a importância de peso do batismo, temerá a sua recepção mais do que a sua demora: a fé sólida é segura da salvação. (Tratado sobre o Batismo, cap. 18)

53 Outros Parte Histórica pais da Igreja defenderam o batismo infantil, como Hipólito de Roma ( ); Orígenes de Alexandria ( ); Cipriano de Cartago ( ); Basílio Magno ( ); Gregório Nazianzeno ( ).

54 Parte Histórica Pais da Igreja que nasceram em famílias cristãs mas não foram batizados como bebês, mas adultos:

55 Parte Histórica Ambrósio nasceu no ano de 339 (...) era filho de cristãos e foi criado como cristão, mas, à maneira de seu tempo, teve seu batismo adiado.

56 Parte Histórica Jerônimo nasceu em 347 (...) [perto] da Dalmácia (...) Os pais de Jerônimo eram cristãos, que cuidaram para que ele tivesse sido como bebê "alimentado com o leite católico".

57 Ele Parte Histórica não foi batizado quando era criança (...) mas como jovem (...) Naquele tempo, o batismo foi adiado até a maturidade (...) Os amigos de Agostinho e Jerônimo, Rufino e Heliodoro, são casos paralelos.

58 João Parte Histórica Crisóstomo ( ): Sua família (...) era cristã (...) Apesar disso, ele não foi batizado na infância. Seguindo a prática amplamente aceita naqueles dias (...) foi apenas como um jovem aproximando-se dos vinte que ele se ofereceu para o batismo.

59 O Parte Histórica que a erudição moderna diz a respeito das raízes históricas do batismo infantil? A erudição moderna realiza a opinião de que o batismo não foi uma prática dos apóstolos.

60 Parte Histórica O batismo infantil teria sua origem nos filhos de cristãos que corriam risco de vida.

61 O Parte Histórica estudioso luterano H.A.W. Meyer diz: O batismo dos filhos dos cristãos, do qual nenhum vestígio é encontrado no N.T, não deve ser considerado uma ordenança apostólica, pois, de fato, encontrou longa e precoce resistência;

62 mas Parte Histórica é uma instituição da igreja, que surgiu gradualmente nos tempos pós-apostólicos em conexão ao desenvolvimento da vida eclesiástica e do ensino doutrinário. Certamente não foi observado antes de Tertuliano,

63 e Parte Histórica por ele ainda foi decididamente combatido. Embora defendido por Cipriano, só se tornou uma prática generaliza após o tempo de Agostinho (...). (Commentary on Acts [16:15], New York: Funk & Wagnalls, 1883, p. 312)

64 Parte Histórica Mesmo os erudito que defendem o batismo infantil tendem a afirmar que o batismo infantil não é uma prática que remonta aos apóstolos.

65 Parte Histórica Nós situamos a primeira evidência patrística favorável em meados do séc. III (Orígenes e Cipriano) e argumentamos contra aqueles que citam Irineu como a primeira evidência.

66 Parte Histórica Em todo o caso, o consenso sugere que o batismo infantil começou a ser praticado em virtude de crianças no leito de morte. Até o séc. V, não havia qualquer posição dogmática a respeito.

67 Por Parte Histórica isso, era usual que mesmo os filhos de pais cristãos tivessem o batismo adiado. Os defensores do batismo infantil costumam apontar para a história como o argumento decisivo em favor de sua posição.

68 Parte Histórica No entanto, concluímos que a história oferece mais problemas do que apoio a posição do batismo infantil.

69 O QUE DEVEMOS FAZER POR NOSSOS Os FILHOS? crentes podem se rejubilar no fato que seus filhos são santificados pelo relacionamento dos seus pais com Cristo (1 Co.14). Embora possamos não saber tudo que isso envolve, sabemos que:

70 O QUE DEVEMOS FAZER POR NOSSOS (a) FILHOS? a passagem não fala de santificação por um batismo ritual; Nada aqui é dito ou em qualquer outra passagem do NT sobre a necessidade de batizar crianças antes de elas poderem partilhar da santificação dessa família.

71 O QUE DEVEMOS FAZER POR NOSSOS (b) FILHOS? As crianças são eternamente salvas se morrerem em infância tenra. O caso do filho de Davi ilustra isto. Após a morte do seu filho, Davi disse que ele um dia iria ter com ele (2 Sm ).

72 O QUE DEVEMOS FAZER POR NOSSOS FILHOS? Isto mostra a certeza de Davi de que o bebê estaria salvo com Deus. Se isto era verdade para os filhos dos santos do AT, certamente é verdade para o crente no NT.

73 O QUE DEVEMOS FAZER POR NOSSOS FILHOS? (c) Num certo momento na vida da criança, ela se torna pessoalmente responsável diante de Deus por seu relacionamento com Jesus.

74 O QUE DEVEMOS FAZER POR NOSSOS FILHOS? A Bíblia não diz em que idade ou momento isso ocorre, mas Jesus encoraja as crianças a virem para Ele (Lc 18:16).

75 O QUE DEVEMOS FAZER POR NOSSOS FILHOS? Paulo diz a Timóteo: E que, desde a tua meninice, sabes as sagradas letras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus (2 Tm 3.15).

76 O QUE DEVEMOS FAZER POR NOSSOS FILHOS? Os pais devem se dedicar a treinar a criança no caminho de Cristo. Não é realmente a dedicação da criança que é essencial; é a dedicação dos pais.

77 O QUE DEVEMOS FAZER POR NOSSOS FILHOS? Devemos oferecer nossos bebezinhos a Deus e pedir que Ele abençoe suas vidas e vamos cuidadosamente educá-los para Seu santo serviço.

78 FOI MUITO BOM ESTAR COM VOCÊS... Deus abençoe a todos! Assembleia de Deus

LIÇÃO 08 O DISCÍPULO E O BATISMO NAS ÁGUAS

LIÇÃO 08 O DISCÍPULO E O BATISMO NAS ÁGUAS LIÇÃO 08 O DISCÍPULO E O BATISMO NAS ÁGUAS TEXTO BÍBLICO: " De sorte que foram batizados os que de bom grado receberam sua palavra; e, naquele dia, agregaram-se quase três mil almas" (Atos 2.41). Para

Leia mais

DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus. Ministrante: Pastor Professor Alberto

DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus. Ministrante: Pastor Professor Alberto DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus Ministrante: CAPÍTULO 12 CAPÍTULO 12 Introdução e O batismo em águas A fórmula batismal Batismo não é sinônimo de regeneração O batismo infantil Página 127-128

Leia mais

E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É me dado todo o poder no céu e na terra.

E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É me dado todo o poder no céu e na terra. Casas Abertas Estudos Diversos Batismo O batismo cristão é uma de duas ordenanças que Jesus instituiu para a igreja: E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É me dado todo o poder no céu e na terra.

Leia mais

IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLEIA DE DEUS DE MOSSORÓ RN CURSO SOBRE O CREMOS DA ASSEMBLEIA DE DEUS

IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLEIA DE DEUS DE MOSSORÓ RN CURSO SOBRE O CREMOS DA ASSEMBLEIA DE DEUS IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLEIA DE DEUS DE MOSSORÓ RN CURSO SOBRE O CREMOS DA ASSEMBLEIA DE DEUS Oitavo Artigo de Fé: No batismo bíblico efetuado por imersão em águas, uma só vez, em nome do Pai, e do Filho,

Leia mais

DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus. Ministrante: Pastor Professor Alberto

DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus. Ministrante: Pastor Professor Alberto DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus Ministrante: CAPÍTULO 12 CAPÍTULO 12 Introdução e O batismo em águas A fórmula batismal Batismo não é sinônimo de regeneração O batismo infantil Página 127-128

Leia mais

BATISMO. Jörg Garbers Ms. de Teologia

BATISMO. Jörg Garbers Ms. de Teologia BATISMO HISTÓRIA E SIGNIFICADO Jörg Garbers Ms. de Teologia INTRODUÇÃO Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a observar

Leia mais

DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus. Ministrante: Pastor Professor Alberto

DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus. Ministrante: Pastor Professor Alberto DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus Ministrante: CAPÍTULO 13 Sobre a Santa Ceia do SENHOR CAPÍTULO 13 Introdução Significado da Ceia do SENHOR CRISTO NOSSA PÁSCOA Os elementos da Ceia do SENHOR Página

Leia mais

VERDADES FUNDAMENTAIS DO EVANGELHO GERADORAS DE VIDAS 2 ARTE

VERDADES FUNDAMENTAIS DO EVANGELHO GERADORAS DE VIDAS 2 ARTE VERDADES FUNDAMENTAIS DO EVANGELHO GERADORAS DE VIDAS 2 ARTE ATOS 2:41 41 De sorte que foram batizados os que de bom grado receberam a sua palavra; e naquele dia agregaram-se quase três mil almas, CONTEXTO:

Leia mais

ORDENANÇAS DA IGREJA Temas Principais

ORDENANÇAS DA IGREJA Temas Principais ORDENANÇAS DA IGREJA Temas Principais DEFINIÇÃO (segundo Strong) Sacramentos da Igreja Católica: ordenação, Sacramento: crisma, tornar matrimônio, sagrado, extrema dedicar unção, aos deuses, penitência,

Leia mais

CLASSE NOVA CRIATURA MÓDULO

CLASSE NOVA CRIATURA MÓDULO CLASSE NOVA CRIATURA MÓDULO 4 O BATISMO NAS ÁGUAS 2012.1 Prs. Marco Antônio & Jane Amorim. novacriatura.mpv@gmail.com MINISTÉRIO PÃO DA VIDA CLASSE NOVA CRIATURA. LIÇÃO 4: O BATISMO NAS ÁGUAS O BATISMO

Leia mais

Quando Jesus morreu, já não era mais necessário observar as cerimônias do sistemas sacrificial.

Quando Jesus morreu, já não era mais necessário observar as cerimônias do sistemas sacrificial. Quando Jesus morreu, já não era mais necessário observar as cerimônias do sistemas sacrificial. Jesus introduziu outras ordenanças que deveriam ser praticadas pelos cristãos. O LAVA-PÉS Disse-lhe Jesus:

Leia mais

No Antigo Testamento, conhecemos uma religião que era cheia de rituais. Eles tinham o objetivo de revelar a pessoa de Jesus (Colossenses 2.17).

No Antigo Testamento, conhecemos uma religião que era cheia de rituais. Eles tinham o objetivo de revelar a pessoa de Jesus (Colossenses 2.17). No Antigo Testamento, conhecemos uma religião que era cheia de rituais. Eles tinham o objetivo de revelar a pessoa de Jesus (Colossenses 2.17). No Novo Testamento, o cristianismo surge simples e focado

Leia mais

Encontros com pais e padrinhos Batismo

Encontros com pais e padrinhos Batismo ARQUIDIOCESE DE TERESINA Batismo PASTORAL DO BATISMO 3º Momento Palavra de Deus (Leitura na Bíblia) Mt. 28,18-20 MISSÃO UNIVERSAL. Jesus aproximando-se deles, falou: Toda a autoridade sobre o céu e sobre

Leia mais

O batismo nas águas. Eu vos tenho batizado com água; ele, porém, vos batizará com o Espírito Santo. (Mc 1:8)

O batismo nas águas. Eu vos tenho batizado com água; ele, porém, vos batizará com o Espírito Santo. (Mc 1:8) O batismo nas águas Eu vos tenho batizado com água; ele, porém, vos batizará com o Espírito Santo. (Mc 1:8) OBJETIVO Ajudar o estudante da Escola Bíblica a entender corretamente e defender o batismo no

Leia mais

Formando líderes de excelência.

Formando líderes de excelência. Formando líderes de excelência. Espirito Santo VIII Série Crescimento Espiritual Espírito Santo Porque, na verdade, João batizou com água, mas vós sereis batizados com o, não muito depois destes dias.

Leia mais

DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus. Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Campinas SP

DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus. Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Campinas SP DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Campinas SP CAPÍTULO XI NOSSA DECLARAÇÃO DE FÉ Nossa declaração de fé é esta: CREMOS, PROFESSAMOS E ENSINAMOS que a Igreja

Leia mais

DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus. Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Campinas SP

DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus. Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Campinas SP DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Campinas SP CAPÍTULO 10 o Nisso cremos Nossa declaração de fé é esta: Professamos e ensinamos que a salvação é o livramento

Leia mais

Romanos 8 é um dos mais belos capítulos da Bíblia. Se o capítulo 7 fala de tensão, frustração e derrota temporária, o capítulo 8 fala da vitória.

Romanos 8 é um dos mais belos capítulos da Bíblia. Se o capítulo 7 fala de tensão, frustração e derrota temporária, o capítulo 8 fala da vitória. Romanos 8 é um dos mais belos capítulos da Bíblia. Se o capítulo 7 fala de tensão, frustração e derrota temporária, o capítulo 8 fala da vitória. Um dos símbolos mais conhecidos para simbolizar a vitória

Leia mais

Sacramentos. Aula 23/03/2014 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira

Sacramentos. Aula 23/03/2014 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira Sacramentos Aula 23/03/2014 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira Sacramentos O que são os sacramentos? Sacramento é derivado do latim sacramentum, era utilizado no meio militar correspondendo a juramento

Leia mais

Sumário. O método 5 Os resultados 5

Sumário. O método 5 Os resultados 5 Sumário O método 5 Os resultados 5 Lição 1 Novo nascimento 7 Lição 2 Arrependimento do pecado 14 Lição 3 Fé e perdão 20 Lição 4 Obediência 26 Lição 5 A família de Deus 34 Lição 6 Cheios do Espírito Santo

Leia mais

CURSO DE FORMAÇÃO DE OBREIRO ON LINE

CURSO DE FORMAÇÃO DE OBREIRO ON LINE CURSO DE FORMAÇÃO DE OBREIRO ON LINE AULA 8: ECLESIOLOGIA Baseado em Jeremias 9: 24, a Igreja Pentecostal Deus é Amor oferece a você, obreiro, a oportunidade aprofundar seu conhecimento na palavra de Deus

Leia mais

evangelho de Jesus Cristo revelado na carta aos Romanos

evangelho de Jesus Cristo revelado na carta aos Romanos O Tema do trimestre: Maravilhosa graça O evangelho de Jesus Cristo revelado na carta aos Romanos O Estudo da epístola de Paulo aos Romanos, um dos livros mais analisados na história da Igreja (Agostinho,

Leia mais

Romanos 6:3-4 ensina o batismo na água?

Romanos 6:3-4 ensina o batismo na água? Seria incorreto designar o batismo de Romanos 6:3-4 o batismo na água de João Batista, de Jesus ou de Pedro no dia de Pentecostes. Procurará em vão encontrar qualquer menção de água mesmo no livro inteiro

Leia mais

ONDE ESTÁ A VERDADEIRA IGREJA DE JESUS CRISTO?

ONDE ESTÁ A VERDADEIRA IGREJA DE JESUS CRISTO? ONDE ESTÁ A VERDADEIRA IGREJA DE JESUS CRISTO? Muitos dizem, a verdadeira Igreja de Jesus Cristo é onde eu congrego; outros dizem é a Igreja católica, outros dizem é a Igreja dos protestantes, outros dizem

Leia mais

A origem do Batismo Cristão está no mandamento que Jesus deixa após sua ressurreição como parte da chamada grande comissão :

A origem do Batismo Cristão está no mandamento que Jesus deixa após sua ressurreição como parte da chamada grande comissão : A origem do Batismo Cristão está no mandamento que Jesus deixa após sua ressurreição como parte da chamada grande comissão : Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do

Leia mais

...batizando em nome do Pai, e do Filho, e do Espirito Santo...

...batizando em nome do Pai, e do Filho, e do Espirito Santo... ESTUDO DO BATISMO : O objetivo deste estudo é levar ao irmão(a), o conhecimento da verdade bíblica sobre o batismo ensinado por Jesus Cristo, que nestes dias possamos abrir nossa mente e coração para absorvermos

Leia mais

PASSOS PARA A SALVAÇÃO I - OUVIR A PALAVRA DE DEUS - (Rm 10.17)

PASSOS PARA A SALVAÇÃO I - OUVIR A PALAVRA DE DEUS - (Rm 10.17) PASSOS PARA A SALVAÇÃO I - OUVIR A PALAVRA DE DEUS - (Rm 10.17) Para que você possa crer em Jesus você precisa primeiramente ouvir a sua palavra. A própria palavra de Deus é a verdade (Jo 17:17) e esta

Leia mais

CREIO EM DEUS PAI Catequese com adultos Chave de Bronze

CREIO EM DEUS PAI Catequese com adultos Chave de Bronze CREIO EM DEUS PAI 03-12-2011 Catequese com adultos 11-12 Chave de Bronze O que são os símbolos da fé? São definições abreviadas da fé, que possibilitam uma confissão comum a todos os crentes. Como surgiram

Leia mais

Conhecer Deus Pessoalmente

Conhecer Deus Pessoalmente 1 2 Conhecer Deus Pessoalmente Introdução Conhecer Jesus.. p. 4 Lição 1 Conhecer a Salvação p. 12 Lição 2 Conhecer a Comunhão.. p. 17 Lição 3 Conhecer o Espírito Santo. p. 22 Lição 4 Conhecer o Crescimento.

Leia mais

Apêndice 2. A Atuação do Homem na Conversão

Apêndice 2. A Atuação do Homem na Conversão 191 Apêndice 2 A Atuação do Homem na Conversão Todos concordam que é necessária uma resposta por parte do homem para que ele receba a graça de Deus. Alguns discordam de que seja necessária uma reposta.

Leia mais

SEREIS MINHAS TESTEMUNHAS

SEREIS MINHAS TESTEMUNHAS SEREIS MINHAS TESTEMUNHAS Lição 1 para 7 de julho de 2018 O primeiro capítulo Atos narra os últimos momentos de Jesus na Terra e as primeiras reações dos discípulos após sua ascensão. As últimas palavras

Leia mais

O Dom do Espírito Santo

O Dom do Espírito Santo Apostila Fundamentos O Dom do Espírito Santo... e recebereis o dom do Espírito Santo. At 2:38 D o n s d o E s p í r i t o S a n t o P á g i n a 2 O Dom do Espírito Santo Este é outro ensino fundamental

Leia mais

O FUNDAMENTO. O que simboliza o batismo

O FUNDAMENTO. O que simboliza o batismo Ou vocês não sabem que todos nós, que fomos batizados em Cristo Jesus, fomos batizados em sua morte? Portanto, fomos sepultados com ele na morte por meio do batismo, a fim de que, assim como Cristo foi

Leia mais

CREMOS NA NECESSIDADE DO NOVO NASCIMENTO CURSO DE FORMAÇÃO DE LÍDERANÇA IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLEIA DE DEUS EM MOSSORÓ

CREMOS NA NECESSIDADE DO NOVO NASCIMENTO CURSO DE FORMAÇÃO DE LÍDERANÇA IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLEIA DE DEUS EM MOSSORÓ IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLEIA DE DEUS EM MOSSORÓ CREMOS NA NECESSIDADE DO NOVO CURSO DE FORMAÇÃO DE LÍDERANÇA NASCIMENTO Pb. Márcio Tarcísio Mendonça Ferreira 5º) NA NECESSIDADE ABSOLUTA DO PELA GRAÇA DE

Leia mais

Slide 2

Slide 2 ( ) 2. Em só Deus, eternamente subsistente em três pessoas distintas que, embora distintas, são iguais em poder, glória e majestade: o Pai, o Filho e o Espírito Santo; Criador do Universo, de todas as

Leia mais

LIÇÃO 13 A EVANGELIZAÇÃO INTEGRAL NESTA ÚLTIMA HORA

LIÇÃO 13 A EVANGELIZAÇÃO INTEGRAL NESTA ÚLTIMA HORA INTRODUÇÃO - Concluindo o estudo deste trimestre sobre evangelização, estudaremos a necessária integralidade desta atividade mais importante, da razão de ser da igreja. - A evangelização tem de ser integral.

Leia mais

O Espírito Santo. Ontem e Hoje

O Espírito Santo. Ontem e Hoje O Espírito Santo Ontem e Hoje E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco, o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não no vê, nem

Leia mais

Evangelizar é partilhar o evangelho e levar outros a aceitarem Jesus como seu Salvador pessoal, aceitá-lo como seu Senhor que logo virá; unir sua

Evangelizar é partilhar o evangelho e levar outros a aceitarem Jesus como seu Salvador pessoal, aceitá-lo como seu Senhor que logo virá; unir sua Evangelizar é partilhar o evangelho e levar outros a aceitarem Jesus como seu Salvador pessoal, aceitá-lo como seu Senhor que logo virá; unir sua vida à da Sua igreja. Reavivamento Estudo da Bíblia Oração

Leia mais

DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus. Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Campinas SP

DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus. Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Campinas SP DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Campinas SP CAPÍTULO 10 o Nisso cremos Nossa declaração de fé é esta: Professamos e ensinamos que a salvação é o livramento

Leia mais

O que conhecemos como fé cristã no Brasil tem se caracterizado pela perigosa superficialidade.

O que conhecemos como fé cristã no Brasil tem se caracterizado pela perigosa superficialidade. O que conhecemos como fé cristã no Brasil tem se caracterizado pela perigosa superficialidade. O Espírito pode soprar sobre nossa superficialidade, trazendo até nós alimento de águas profundas. A Reforma

Leia mais

SUMÁRIO INTRODUÇÃO. A revelação A. A revelação em geral B. A revelação geral C. A revelação especial... 30

SUMÁRIO INTRODUÇÃO. A revelação A. A revelação em geral B. A revelação geral C. A revelação especial... 30 SUMÁRIO Prefácio do autor... 13 Prefácio da 1ª edição em português... 15 INTRODUÇÃO Religião A. Religião fenômeno universal... 19 B. A natureza essencial da religião... 19 C. A sede da religião... 21 D.

Leia mais

Sumário. O propósito de Atos A obra missionária é a prioridade da igreja O Espírito Santo é o executivo da obra missionária...

Sumário. O propósito de Atos A obra missionária é a prioridade da igreja O Espírito Santo é o executivo da obra missionária... Sumário O propósito de Atos...17 Primeiro princípio A obra missionária é a prioridade da igreja...31 Segundo princípio O Espírito Santo é o executivo da obra missionária...39 Terceiro princípio A oração

Leia mais

Igreja Evangélica em Silvalde - pag. 1

Igreja Evangélica em Silvalde - pag. 1 Igreja Evangélica em Silvalde - pag. 1 O Baptismo "Jesus Cristo é o mesmo ontem, e hoje, e eternamente". Hebreus 13 A PALAVRA "BAPTISMO" D e acordo com eruditos da língua grega, a palavra "baptizar" significa

Leia mais

Ser e estar na igreja

Ser e estar na igreja Ser e estar na igreja Segundo a Revista Época de 25 de maio de 2009 estima-se que em 2020 50% da população brasileira poderá ser evangélica. E se a previsão se cumprir, o aumento no número de fiéis ajudará

Leia mais

plena e na justificação pela fé no sacrifício efetuado por Jesus Cristo em nosso favor (At.10:43; Rm.10:13; 3:24-26; Hb.7:25; 5:9).

plena e na justificação pela fé no sacrifício efetuado por Jesus Cristo em nosso favor (At.10:43; Rm.10:13; 3:24-26; Hb.7:25; 5:9). ( ) O 6. Na necessidade absoluta do novo nascimento pela graça de Deus mediante a fé em Jesus Cristo e pelo poder atuante do Espírito Santo e da Palavra de Deus para tornar o homem aceito no Reino dos

Leia mais

Sejam todos bem vindos! Que estejamos sempre em oração para que Deus esteja presente em todo momento durante nossa Aula

Sejam todos bem vindos! Que estejamos sempre em oração para que Deus esteja presente em todo momento durante nossa Aula Sejam todos bem vindos! Que estejamos sempre em oração para que Deus esteja presente em todo momento durante nossa Aula Amizades, dentro e fora da igreja... E aí? Salmos 1:1-3 Bem-aventurado o homem que

Leia mais

DISCIPULADO DE BATISMO I.P. A MENSAGEM DA ULTIMA HORA

DISCIPULADO DE BATISMO I.P. A MENSAGEM DA ULTIMA HORA DISCIPULADO DE BATISMO I.P. A MENSAGEM DA ULTIMA HORA LIÇÃO N 01 Batismo nas Águas O batismo nas águas não é opcional: é um mandamento deixado por Jesus. Aquele que aceita Jesus como Senhor e Salvador

Leia mais

IGREJA EVANGÉLICA BATISTA DE VIRADOURO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO CRISTÃ CURSO PARA BATISMO DOUTRINAS PASTOR JOSÉ ANTÔNIO CORRÊA

IGREJA EVANGÉLICA BATISTA DE VIRADOURO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO CRISTÃ CURSO PARA BATISMO DOUTRINAS PASTOR JOSÉ ANTÔNIO CORRÊA 1 IGREJA EVANGÉLICA BATISTA DE VIRADOURO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO CRISTÃ CURSO PARA BATISMO DOUTRINAS PASTOR JOSÉ ANTÔNIO CORRÊA 2 COMO VOCÊ PODE TORNAR-SE UM CRENTE EM CRISTO Deus o ama e quer que sua

Leia mais

Slide 2

Slide 2 ( ) 8. Na Igreja, que é o corpo de Cristo, coluna e firmeza da verdade, uma, santa e universal assembleia dos fiéis remidos de todas as eras e todos os lugares, chamados do mundo pelo Espírito Santo para

Leia mais

A OBRA DO ESPÍRITO SANTO NA REGENERAÇÃO INTRODUÇÃO

A OBRA DO ESPÍRITO SANTO NA REGENERAÇÃO INTRODUÇÃO A OBRA DO ESPÍRITO SANTO NA REGENERAÇÃO INTRODUÇÃO As palavras "novo nascimento" têm se tornado comuns nos círculos religiosos hoje em dia. Sabendo que Satanás é um mestre para redefinir termos bíblicos

Leia mais

O BATISMO NAS ÁGUAS de acordo com A BÍBLIA e REFERÊNCIAS HISTÓRICAS

O BATISMO NAS ÁGUAS de acordo com A BÍBLIA e REFERÊNCIAS HISTÓRICAS O BATISMO NAS ÁGUAS de acordo com A BÍBLIA e REFERÊNCIAS HISTÓRICAS Esse relato apresenta as doutrinas e práticas da Igreja Primitiva, 33-100 A.D. compilado por Lewis Manuwal & traduzido por Pr. José Carlos

Leia mais

Verifique As Suas Respostas

Verifique As Suas Respostas Verifique As Suas Respostas Lição 1 1 Ajuda-nos a aprender o que precisamos saber para viver neste mundo. 2 c) a ensinar. 3 a) Deus. b) crescer espiritualmente. c) Deus. 4 a) 2. pregação. b) 3. testemunho.

Leia mais

A Verdade Sobre o Batismo Nas Águas

A Verdade Sobre o Batismo Nas Águas A Verdade Sobre o Batismo Nas Águas INTRODUÇÃO: Todo aquele que vem a Jesus atraído pelo Espírito, quererá ser batizado. E sem dúvida, para obter a completa salvação é necessário ser batizado em Nome do

Leia mais

Cheios do Espírito. (Diferente de todos os outros homens, Jesus foi gerado de Deus na condição de homem espiritual e espirito vivificante.

Cheios do Espírito. (Diferente de todos os outros homens, Jesus foi gerado de Deus na condição de homem espiritual e espirito vivificante. Cheios do Espírito A palavra cheio é mal compreendida quando se refere ao Espírito. Ela indica plenitude e não uma gradação, como muitos pensam. Muitos entendem que ser cheio do Espírito é gradativo, como

Leia mais

Sumário. VOLUME UM A obra do Espírito Santo na Igreja como um todo. CAPÍTULO UM Introdução

Sumário. VOLUME UM A obra do Espírito Santo na Igreja como um todo. CAPÍTULO UM Introdução Sumário Prefácio do autor... 13 Nota explicativa à edição americana... 19 Lista parcial dos trabalhos do Dr. Kuyper... 23 Nota introdutória pelo Prof. Benjamin B. Warfield, D. D., LL. D.... 27 VOLUME UM

Leia mais

O QUE É CRISTIANISMO? (CITAÇÕES DE: EVIDÊNCIA QUE EXIGE UM VEREDITO - J. MC DOWELL) Revisão, diagramação, comentários e versos acrescentados por:

O QUE É CRISTIANISMO? (CITAÇÕES DE: EVIDÊNCIA QUE EXIGE UM VEREDITO - J. MC DOWELL) Revisão, diagramação, comentários e versos acrescentados por: O QUE É CRISTIANISMO? (CITAÇÕES DE: EVIDÊNCIA QUE EXIGE UM VEREDITO - J. MC DOWELL) Revisão, diagramação, comentários e versos acrescentados por: Helio Clemente O cristianismo é visto hoje, mais que nunca,

Leia mais

Foi escrita por Paulo, possivelmente da prisão em Roma, em torno do ano 61 DC.

Foi escrita por Paulo, possivelmente da prisão em Roma, em torno do ano 61 DC. SETE BÊNÇÃOS QUE ACOMPANHAM SUA SALVAÇÃO (Ef 1.3-14) Juntamente com Romanos, Efésios é uma das cartas mais ricas doutrinariamente do NT. Ela é dividida em duas partes: Caps 1-3 falam de doutrina; e, 3-4

Leia mais

Série IGREJA QUE AGRADA A DEUS. Tem ESPERANÇA AMOR

Série IGREJA QUE AGRADA A DEUS. Tem ESPERANÇA AMOR Série A IGREJA QUE AGRADA A DEUS Tem FÉ ESPERANÇA AMOR I Co 13.13 O QUE É UMA IGREJA? Três coisas, na verdade, permanecerão: fé esperança e amor e a maior delas é o amor O amor é a evidência maior de maturidade

Leia mais

O que vem primeiro: o arrependimento ou a fé?

O que vem primeiro: o arrependimento ou a fé? O que vem primeiro: o arrependimento ou a fé? O dom de Deus foi manifesto e anunciado a todos os homens e é esta mensagem (fé) que concede poder a todos que nela confiam ( Jo 1:12 ). A palavra é viva e

Leia mais

A Declaração de Jerusalém

A Declaração de Jerusalém A Declaração de Jerusalém Introdução Preocupados em estabelecer fundamentos sobre os quais a igreja deve buscar a expansão do cristianismo, representantes anglicanos de todo o mundo firmaram princípios

Leia mais

27/02/2017. CUIDADO Algumas pessoas não conseguem entender o que significa fé. O que é fé e por que ela é importante? O QUE AS PESSOAS DIZEM

27/02/2017. CUIDADO Algumas pessoas não conseguem entender o que significa fé. O que é fé e por que ela é importante? O QUE AS PESSOAS DIZEM FÉ: Primeiro você coloca o pé, depois Deus coloca o chão. CUIDADO Algumas pessoas não conseguem entender o que significa fé. O que é fé e por que ela é importante? O QUE AS PESSOAS DIZEM Para muitos, a

Leia mais

A IGREJA BÍBLICA LIÇÃO 5 TERMOS PARA DESIGNAR A IGREJA INTRODUÇÃO

A IGREJA BÍBLICA LIÇÃO 5 TERMOS PARA DESIGNAR A IGREJA INTRODUÇÃO LIÇÃO 5 TERMOS PARA DESIGNAR A IGREJA INTRODUÇÃO Por causa dos muitos erros religiosos que surgiram durante os séculos passados e a grande confusão que existe hoje entre as denominações e doutrinas, é

Leia mais

É POSSÍVEL QUE UM CRISTÃO VÁ PARA O INFERNO?

É POSSÍVEL QUE UM CRISTÃO VÁ PARA O INFERNO? É POSSÍVEL QUE UM CRISTÃO VÁ PARA O INFERNO? A decisão de converter-se ao cristianismo é um ato individual. Ninguém pode fazer essa decisão em seu lugar, nem o próprio Deus. É uma decisão de abandonar

Leia mais

AS PROMESSAS DE DEUS.

AS PROMESSAS DE DEUS. AS PROMESSAS DE DEUS. Texto 2 Co 1.20 Introdução: Num tempo em que muitos cristãos se encontram abatidos e preocupados com vários problemas da vida, as promessas de DEUS são fundamentais. Essas promessas

Leia mais

CREIO NA SANTA IGREJA CATÓLICA

CREIO NA SANTA IGREJA CATÓLICA CREIO NA SANTA IGREJA CATÓLICA 17-03-2012 Catequese com adultos 11-12 Chave de Bronze A Igreja no desígnio de Deus O que significa a palavra Igreja? Designa o povo que Deus convoca e reúne de todos os

Leia mais

Slide 2

Slide 2 O Um dos pontos mais polêmicos da doutrina cristã: a questão da liberdade do homem e da soberania do Senhor ante o plano divino para a salvação. O Este tema é um dos que mais dividem os estudiosos das

Leia mais

Comunidade Cristã em Guarulhos

Comunidade Cristã em Guarulhos ESTUDO I - CONVICÇÃO DE SALVAÇÃO É fundamental que tenhamos convicção em nossa vida. A Bíblia garante que podemos ter convicção da vida eterna. Sem esta convicção é impossível viver a vida cristã. Ao fazer

Leia mais

2ª LIÇÃO - A PONTE DA ETERNIDADE

2ª LIÇÃO - A PONTE DA ETERNIDADE 0 2ª LIÇÃO - A PONTE DA ETERNIDADE por Apóstola Valnice Milhomens JUÍZO ANALISANDO A IMAGEM ACIMA Aqui estão duas montanhas separadas por um grande abismo. Ninguém pode passar para o outro lado. No lado

Leia mais

Você conhece a sua bíblia?

Você conhece a sua bíblia? Você conhece a sua bíblia? RECORDANDO... Um breve tratado sobre as Escrituras - 66 livros: 39 AT + 27 NT - Ela é a revelação de Deus - Autores diferentes mas uma mesma mente formadora Interpretando a Bíblia

Leia mais

II. Tempo de renovar com o Espírito Santo

II. Tempo de renovar com o Espírito Santo II. Tempo de renovar com o Espírito Santo Dissemos anteriormente, nesta série de mensagens, que toda renovação pressupõe a existência da coisa, sentimento ou relacionamento que se quer renovar. Abraão,

Leia mais

(DEUTERONÔMIO ARA)

(DEUTERONÔMIO ARA) 29 As coisas encobertas pertencem ao SENHOR, nosso Deus, porém as reveladas nos pertencem, a nós e a nossos filhos, para sempre, para que cumpramos todas as palavras desta lei. (DEUTERONÔMIO 29.29 ARA)

Leia mais

Doutrina. a c e r c a d o : Breve Exposição das Principais Doutrinas Cristã - Trindade. Vidanova I G R E J A B A T I S T A

Doutrina. a c e r c a d o : Breve Exposição das Principais Doutrinas Cristã - Trindade. Vidanova I G R E J A B A T I S T A Doutrina a c e r c a d o : da Doutrina: Até meados do sec. IV a doutrina do E.S. se resume a Declaração Ortodoxa testemunhada pela Igreja Primitiva por meio da fórmula batismal, do credo apostólico e no

Leia mais

PRIMEIRA IGREJA BATISTA EM ITAOCARA

PRIMEIRA IGREJA BATISTA EM ITAOCARA PRIMEIRA IGREJA BATISTA EM ITAOCARA 4 Leis Espirituais 1. Lei Espiritual Deus AMA você e oferece um Plano maravilhoso para a sua vida. O Amor de Deus: "Com amor eterno te amei; também com amável benignidade

Leia mais

LIÇÃO 3 O Ensino Cristão é Especial

LIÇÃO 3 O Ensino Cristão é Especial LIÇÃO 3 O Ensino Cristão é Especial Vimos, na Lição 2, a importância do ensino no Antigo e Novo Testamento. A história bíblica do ensino serve de modelo e orientação para o ministério do ensino hoje. Nesta

Leia mais

EBD CONSOLIDAÇÃO O Ano da Adoração

EBD CONSOLIDAÇÃO O Ano da Adoração EBD CONSOLIDAÇÃO 2015 O Ano da Adoração PRESBITERIANISMO AVANÇADO História, Doutrina e Vida sob a Soberania de Deus Rev. Marco Baumgratz Brasília, 2015 DEUS SELA: O Batismo Cristão PRESBITERIANISMO AVANÇADO

Leia mais

Slide 2

Slide 2 ( ) Na atualidade dos dons espirituais distribuídos pelo Espírito Santo à Igreja para sua edificação, conforme Sua soberana vontade para o que for útil (I Co.12:1-12). www.portalebd.org.br Slide 2 O Uma

Leia mais

A IGREJA BÍBLICA LIÇÃO 1 SIGNIFICADO DA IGREJA BÍBLICA

A IGREJA BÍBLICA LIÇÃO 1 SIGNIFICADO DA IGREJA BÍBLICA LIÇÃO 1 SIGNIFICADO D Parabéns! Tendo você feito um estudo sério da Bíblia, agora começa uma etapa mais profunda da nossa série. Que Deus abençoe o seu estudo e lhe dê sabedoria para utilizar estas informações

Leia mais

«Jesus, lembra-te de mim quando entrares no Teu reino». Ele respondeu-lhe : «Em verdade te digo : Hoje estarás comigo no Paraíso».(Lc.23,42-43).

«Jesus, lembra-te de mim quando entrares no Teu reino». Ele respondeu-lhe : «Em verdade te digo : Hoje estarás comigo no Paraíso».(Lc.23,42-43). «Jesus, lembra-te de mim quando entrares no Teu reino». Ele respondeu-lhe : «Em verdade te digo : Hoje estarás comigo no Paraíso».(Lc.23,42-43). ********************** Como definição simples, a Graça é

Leia mais

V Dons espirituais e ministérios na igreja

V Dons espirituais e ministérios na igreja Igreja Povo de Deus V Dons espirituais e ministérios na igreja 22 homens no gramado milhares de pessoas nas arquibancadas Nas arquibancadas, todos sabem como jogar Gritam Criticam mais que aplaudem 1.

Leia mais

Estudo sobre a mikvah/imersão A MIKVAH/IMERSÃO EM NOME DE YESHUA HAMASHICH PORQUE FAZER A MIKVAH/IMERSÃO EM NOME DE YESHUA?

Estudo sobre a mikvah/imersão A MIKVAH/IMERSÃO EM NOME DE YESHUA HAMASHICH PORQUE FAZER A MIKVAH/IMERSÃO EM NOME DE YESHUA? A MIKVAH/IMERSÃO EM NOME DE YESHUA HAMASHICH PORQUE FAZER A MIKVAH/IMERSÃO EM NOME DE YESHUA? A sua importância e a necessidade, advém de uma ordem instituída por nosso mestre Yeshua HaMashiach/o Messias.

Leia mais

NO PERDÃO DOS PECADOS

NO PERDÃO DOS PECADOS CREMOS IEADEM NO PERDÃO DOS PECADOS, NA SALVAÇÃO PRESENTE E PERFEITA E NA ETERNA JUSTIFICAÇÃO DA ALMA RECEBIDOS GRATUITAMENTE DE DEUS PELA FÉ NO SACRIFÍCIO EFETUADO POR JESUS CRISTO EM NOSSO FAVOR (AT

Leia mais

O :2). 1. 2:1-3. A 2. 2:4-13. O 3. 2: O 4. 2: A

O :2). 1. 2:1-3. A 2. 2:4-13. O 3. 2: O 4. 2: A Lição 2 para 14 de julho de 2018 1. Atos 2:1-3. A chuva temporã. 2. Atos 2:4-13. O dom de línguas. 3. Atos 2:14-32. O primeiro sermão. 4. Atos 2:33-36. A exaltação de Jesus. 5. Atos 2:37-41. As primícias.

Leia mais

Uma nova vida, numa nova humanidade (Parte 2)

Uma nova vida, numa nova humanidade (Parte 2) Uma nova vida, numa nova humanidade (Parte 2) Rui Luis Rodrigues 27.03.2011 Romanos 6:4 Portanto, fomos sepultados com ele na morte por meio do batismo, a fim de que, assim como Cristo foi ressuscitado

Leia mais

A utilidade da Bíblia no século 21. Para que serve a Bíblia em nossos dias? 1 Pedro

A utilidade da Bíblia no século 21. Para que serve a Bíblia em nossos dias? 1 Pedro A utilidade da Bíblia no século 21 1 Pedro 1.22-15 Pr. Fernando Fernandes PIB em Penápolis, 11/12/2011 Para que serve a Bíblia em nossos dias? Em tempos de licenciosidade, promiscuidade, libertinagem,

Leia mais

A fé que uma vez nos foi dada

A fé que uma vez nos foi dada A fé que uma vez nos foi dada Em crer em Cristo não há mérito, pois não há vanglória em obedecer, ou jactância em se fazer servo. Crer em Cristo é o mandamento de Deus, e o amor de Deus é que obedeçamos

Leia mais

DECLARAÇÃO DE FÉ. CONPLEI Conselho Nacional de Pastores e Líderes Evangélicos Indígenas

DECLARAÇÃO DE FÉ. CONPLEI Conselho Nacional de Pastores e Líderes Evangélicos Indígenas DECLARAÇÃO DE FÉ CONPLEI Conselho Nacional de Pastores e Líderes Evangélicos Indígenas DAI-AMTB Departamento de Assuntos Indígenas, Associação de Missões Transculturais Brasileiras Campo Grande, MS: 2016

Leia mais

Lição 5 A identidade do Espírito Santo

Lição 5 A identidade do Espírito Santo CREMOS ( ) 4. No Espírito Santo, a terceira pessoa da Santíssima Trindade, consubstancial com o Pai e o Filho, Senhor e Vivificador; que convence o mundo do pecado, da justiça e do juízo; que regenera

Leia mais

EXAME UNIDADE 1: Maturidade Cristã

EXAME UNIDADE 1: Maturidade Cristã EXAME UNIDADE 1: Maturidade Cristã Nome: As seguintes afirmações ou são verdadeiras ou falsas. Indique com V ou F. 1. Um crente cresce em maturidade cristã mesmo que este não queira. 2. Deus tem um plano

Leia mais

Não precisamos mais da arca

Não precisamos mais da arca Não precisamos mais da arca Pr. Frenando Fernandes PIB em Penápolis, 02/02/2014 Vejo as igrejas ligadas ao G12 e algumas da Teologia da Prosperidade usando a Arca da Aliança como elemento da fé cristã

Leia mais

O Plano de Deus para Salvação, 2ª Parte

O Plano de Deus para Salvação, 2ª Parte A ESSÊNCIA DE TUDO, Nº6 O Plano de Deus para Salvação, 2ª Parte Em A Essência de Tudo, Nº5: O Plano de Deus para Salvação, 1ª Parte, vimos quatro conceitos que ilustram como funciona o plano de Deus para

Leia mais

HAMARTIOLOGIA: DOUTRINA DO PECADO

HAMARTIOLOGIA: DOUTRINA DO PECADO HAMARTIOLOGIA: DOUTRINA DO PECADO I - A ORIGEM DO PECADO 1. Em relação a Deus. Em Seu plano permitiu que suas criaturas (anjos e homens) tivessem a liberdade (livre arbítrio) de viver em amor e obediência

Leia mais

FONTES. Sagrada Escritura. Sagrada Tradição. Magistério da Igreja

FONTES. Sagrada Escritura. Sagrada Tradição. Magistério da Igreja CREIO EM DEUS PAI FONTES Sagrada Escritura Sagrada Tradição Magistério da Igreja DOIS CAMINHOS METODOLÓGICOS PARA FALAR DO PAI: Escrituras Hebraicas Cristo, plenitude da Revelação Padres e Doutores da

Leia mais

O BATISMO COM O ESPÍRITO SANTO INTRODUÇÃO

O BATISMO COM O ESPÍRITO SANTO INTRODUÇÃO O BATISMO COM O ESPÍRITO SANTO INTRODUÇÃO "O que é o batismo com o Espírito Santo?" "Eu deveria buscar esta experiência?" Estas perguntas tornam-se cada vez mais comuns ao passo que muitas igrejas modernas

Leia mais

O Arrependimento. E não presumais, de vós mesmos, dizendo: Temos por pai a Abraão ( Mt 3:9 )

O Arrependimento. E não presumais, de vós mesmos, dizendo: Temos por pai a Abraão ( Mt 3:9 ) O Arrependimento O arrependimento bíblico não se constitui em uma mudança de atitude promovida pela consciência humana. Uma vida integra diante dos homens diz de outro aspecto da vida cristã, e não do

Leia mais

VIII. Pentecostes a explosão do avivamento de Jesus

VIII. Pentecostes a explosão do avivamento de Jesus VIII. Pentecostes a explosão do avivamento de Jesus Uma ordem, uma promessa Antes de subir aos céus, Jesus deu uma ordem e reiterou uma antiga promessa "Não saiam de Jerusalém, mas esperem pela promessa

Leia mais

Neste ano, comemoramos os 500 anos da Reforma Protestante. Essa data retoma o evento que aconteceu em 31 de outubro de 1517, quando Martinho Lutero

Neste ano, comemoramos os 500 anos da Reforma Protestante. Essa data retoma o evento que aconteceu em 31 de outubro de 1517, quando Martinho Lutero Neste ano, comemoramos os 500 anos da Reforma Protestante. Essa data retoma o evento que aconteceu em 31 de outubro de 1517, quando Martinho Lutero pregou suas 95 teses na porta da Igreja do Castelo de

Leia mais

ESTUDO INDUTIVO 1 JOÃO

ESTUDO INDUTIVO 1 JOÃO ESTUDO INDUTIVO 1 JOÃO Ao contrário da maioria das epístolas, o autor de 1 João não é mencionado no corpo da carta. Entretanto, a igreja cristã sempre reconheceu a autoria do apóstolo João. A primeira

Leia mais

Como Transicionar para a Visão Celular. Introdução

Como Transicionar para a Visão Celular. Introdução Como Transicionar para a Visão Celular Introdução Introdução Olá Graça e Paz, seja bem vindo a mais um treinamento promovido pelo Portal GOYE, neste treinamento você vai aprender passo a passo como transitar

Leia mais