Código de Conduta. Os fundamentos

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Código de Conduta. Os fundamentos"

Transcrição

1

2 Os fundamentos A ética e a integridade nos negócios asseguram nossa credibilidade. Nem é preciso dizer que todos os colaboradores devem observar as leis e regulamentações dos locais em que trabalham e assumir a responsabilidade por cumprir suas obrigações de forma confiável. Devem demonstrar honestidade e integridade em todos os aspectos de suas atividades de trabalho. Esperamos os mesmos padrões de conduta de nossos parceiros e das empresas onde a HTB tem participação, direta ou indiretamente. Se as práticas, disposições legais ou outras regras aplicadas em um país em que a HTB opera forem diferentes das estabelecidas no, as regras a serem seguidas devem ser as mais rígidas aplicáveis em cada caso. Estamos convencidos de que os valores éticos e econômicos são mutuamente dependentes e que as necessidades de negócios precisam ser atendidas em um espírito de integridade e de acordo com as regras existentes.

3 Nossos princípios: As leis e as normas locais e internacionais devem ser estritamente observadas; Tratamos parceiros de negócios, fornecedores, clientes, colaboradores e colegas com integridade em todos os momentos; A estrutura da ouvidoria ajuda os colaboradores por meio de assessoria; Os colaboradores devem notificar violações dessas diretrizes ou princípios éticos. De maneira geral, a primeira pessoa que devem consultar é seu superior imediato. Os colaboradores que preferirem não procurá-lo podem contatar a linha externa de denúncias do Grupo / Ouvidoria: Escritório Almeida Associados Consultores Legais S/C Telefone: Correio: Rua Ramos Batista, 444 1º andar Vila Olímpia, São Paulo - SP CEP A/C: Ouvidoria da HTB ouvidoria.htb@almeidaeassociados.com.br A identificação não é obrigatória. Caso deseje receber um retorno da Ouvidoria, não esqueça de informar o número de telefone, endereço ou para contato. Se, em qualquer caso individual, um colaborador tiver que assumir que algum ato criminoso tenha sido cometido, ele tem o dever de informar a Ouvidoria sem demora, se ainda não tiver transmitido a informação por meio da linha direta de denúncias ou contatado seu superior imediato. Nenhum colaborador pode ser prejudicado na HTB como resultado de agir de acordo com as disposições legais ou os princípios estabelecidos neste Código de Conduta. Todas as notificações são tratadas com estrita confidencialidade, a menos que considerações legais requeiram que seja seguido outro curso de ação.

4 Conflitos de interesse A HTB espera que todos os seus colaboradores demonstrem lealdade à empresa. Todos os colaboradores devem evitar situações em que seus próprios interesses pessoais ou financeiros estejam em conflito com os da empresa. Em particular, é proibido adquirir participação ou estabelecer relações comerciais privadas com concorrentes, fornecedores ou clientes, se isso puder resultar em um conflito de interesse. Um conflito de interesse existe sempre que a natureza ou escala de uma participação puder de qualquer maneira influenciar o modo como o colaborador executa suas funções na empresa.* Nenhum colaborador deve aceitar vantagens, especialmente na forma de presentes pessoais** ou benefício derivado de uma relação de negócios com a HTB *** que possam ser razoavelmente vistas como capazes de ter um impacto potencial sobre decisões de negócios ou transações. Os convites de almoços e eventos, devem se restringir aos limites da cordialidade normal de trabalho. * Uma participação é basicamente qualquer forma de envolvimento de negócios com um concorrente, fornecedor ou cliente. Inclui também qualquer forma de relação de trabalho relevante, como a aceitação de mandatos, contratos de consultoria ou atribuições semelhantes. ** Pequenos presentes de valor até R$ 150 são exceções à esta regra; mas, em relação a isso, qualquer disposição tributária nacional relevante deve ser observada. Presentes em dinheiro não devem nunca ser aceitos. *** Por exemplo, pessoas ou empresas com vínculos de negócios com o Grupo HTB não podem receber contratos privados que possam beneficiar indevidamente o colaborador e/ou prejudicar os interesses da empresa.

5 Suborno e corrupção Nenhum colaborador poderá garantir benefícios indevidos para qualquer forma de atividade comercial a parceiros, colaboradores ou terceiros. Tal situação pode ser presumida, em particular, quando a natureza ou o nível de um benefício puder ter um impacto inadmissível sobre as ações e decisões do beneficiário. Cuidados especiais são necessários no caso de autoridades ou colaboradores públicos. Nessa situação, se houver qualquer razão para dúvida, é preciso sempre procurar a orientação do executivo superior. Terceiros (por ex., consultores, corretores, patrocinadores, representantes ou outros agentes) não devem ser usados para driblar essa regra. Por questão de princípio, infrações serão punidas com a recisão do contrato de trabalho. Cumprimento das normas antitruste A HTB está comprometida com a promoção da concorrência leal e aberta nos mercados mundiais. As empresas onde a empresa tem participação, direta ou indiretamente, os nossos colaboradores não têm permissão para adotar práticas ilícitas e/ou criminalmente puníveis, como prática ilegal de fraudes em propostas para excluir, restringir ou distorcer a concorrência.

6 Doações e patrocínios As unidades de negócio e empresas da HTB não fazem quaisquer doações diretas ou indiretas a organizações ou partidos políticos ou a políticos individualmente. Qualquer exceção a essa regra deve ser esclarecida antecipadamente com o superior imediato. Patrocínios e doações para outros beneficiários não políticos não devem ser usados para driblar as regras deste Código de Conduta. Regras sobre informações privilegiadas Todos os colaboradores devem observar as regras sobre informações privilegiadas como as normas estabelecidas em qualquer legislação nacional aplicável. Em particular, a utilização ou divulgação não autorizada de informações relevantes para os preços das ações que não tenham sido tornadas públicas é proibida. Também é proibido revelar informações não divulgadas sobre outras empresas e pessoas físicas. Isto é especialmente importante se as informações em questão puderem influenciar de forma significativa decisões de investimento de terceiros.

7 Lidando com o conhecimento interno Todos os colaboradores devem garantir um intercâmbio de informações rápido e sem ruídos dentro da empresa. Conhecimentos que sejam relevantes para nossas atividades não devem ser indevidamente retidos, falsificados ou seletivamente comunicados. Com exceção de casos em que outros interesses tenham prioridade (confidencialidade, por exemplo), as informações devem ser transmitidas a outras áreas de forma correta e completa. Confidencialidade Segredos empresariais e comerciais devem ser tratados com confidencialidade. Isto também se aplica a qualquer outra informação que a HTB, seus parceiros contratuais ou seus clientes tenham interesse em manter em sigilo. Essas informações não devem ser divulgadas a pessoas não autorizadas sem permissão. Esta obrigação se mantém mesmo depois de encerrado o contrato de trabalho do colaborador. Proteção de dados Todos os colaboradores devem observar os princípios da HTB referentes à proteção dos dados de colaboradores, clientes e investidores. Em qualquer tarefa designada, deve ser tomado o cuidado necessário para proteger dados pessoais. Se forem detectadas deficiências nesse sentido, estas devem ser notificadas imediatamente ao seu superior.

8 Documentação de transações comerciais Todas as transações comerciais devem ser total e adequadamente documentadas de acordo com as disposições legais e as normas internas da HTB. Respeito à dignidade humana A HTB respeita a dignidade humana e defende a observância e proteção dos direitos humanos. Todos os colaboradores têm o dever de assegurar que esses direitos fundamentais universalmente reconhecidos sejam observados. Tratamento da propriedade e bens da empresa Todos os colaboradores têm o dever de tratar a propriedade e os bens da empresa de forma apropriada, econômica e responsável em todos os aspectos. Nenhum colaborador pode fazer uso privado inadmissível dos ativos, bens e serviços da empresa.

9 Rejeição ao trabalho infantil A HTB não tolera trabalho infantil ou qualquer forma de exploração de crianças ou jovens. A idade mínima para emprego não deve ser menor que a idade de conclusão da escolaridade obrigatória e de forma alguma pode ser abaixo dos 15 anos. Rejeição ao trabalho forçado A HTB rejeita todas as formas de trabalho forçado. Nenhum colaborador pode ser obrigado a trabalhar pelo uso direto ou indireto de força e/ou intimidação. Apenas pessoas que se apresentem voluntariamente para o trabalho podem ser empregadas. Igualdade de oportunidades e proibição de discriminação A diversidade entre os colaboradores oferece um grande potencial. É por isso que a HTB, atuando nesse sentido por convicção, emprega pessoas de diferentes origens e com graus variáveis de experiência. Todos os colaboradores são motivados a criar uma atmosfera de relações mútuas respeitosas e a se opor rigorosamente a qualquer discriminação baseada em raça, origem étnica, gênero, religião ou crença, deficiência, idade ou orientação sexual.

10 Saúde e segurança Todos os colaboradores das diferentes empresas onde a HTB tem participação, direta ou indireta, devem garantir um ambiente de trabalho seguro e saudável. Um pré-requisito essencial para isso é o cumprimento rígido de nossas normas e práticas de segurança. Os colaboradores são obrigados a informar imediatamente violações desses princípios às autoridades relevantes da empresa. Qualquer irregularidade nesse aspecto deve ser corrigida sem demora. Direito de associação de negociação coletiva O direito dos colaboradores de estabelecer associações ou organizações de sua própria escolha para fins de promover e proteger seus interesses e seu direito de entrar e sair dessas associações ou organizações e ter participação ativa nelas são respeitados. Essas atividades não devem influênciar negativamente no trabalho normal. Em casos em que as normas locais restrinjam o direito de associação e o direito de negociação coletiva, os colaboradores podem, como alternativa, pelo menos se reunir livremente e independentemente para fins de conduzir negociações. A gerência e os representantes eleitos dos colaboradores cooperam entre si com um espírito de confiança e buscando o benefício dos colaboradores e da empresa.

11 Proteção ambiental A HTB tem consciência do impacto ecológico de suas atividades comerciais e adota iniciativas para proteger o solo, a água, o ar, a diversidade biológica e as tradições culturais. Em seu trabalho, todos os colaboradores devem controlar as repercussões negativas no meio ambiente por meio de medidas adotadas no espírito da sustentabilidade, a fim de evitar e minimizar tais repercussões e tratar os recursos naturais de forma prudente. Todas as normas legais e oficiais devem ser estritamente cumpridas. Se for causado algum dano ambiental, este deve ser informado imediatamente às autoridades competentes dentro da empresa. Responsabilidades Os princípios éticos e regras estabelecidos neste Código de Conduta são o elemento central de nossa cultura corporativa. A observância desses princípios por todos é imperativa - cada colaborador é responsável por isso. Uma responsabilidade particular cabe à equipe gerencial, que deve comunicar a importância e o conteúdo deste, servir como modelo e apoiar seus colaboradores na implementação do Código. Este documento não visa a restringir o âmbito de ação dos colaboradores de acordo com sua própria responsabilidade, dentro dos limites permissíveis. Os gerentes imediatos são responsáveis por garantir que o seja observado por seus colaboradores e, portanto, pelo monitoramento e verificação de seu cumprimento.

12 Diretivas e outras disposições internas O é a base para todas as diretivas e outras disposições internas da empresa; estas tratam de questões concretas e devem ser obedecidas. Os gerentes imediatos são responsáveis por se manter informados e informar seus colaboradores sobre todas as diretivas relevantes e outras disposições internas. Para levar em conta questões ou problemas específicos, diretivas regionais podem estabelecer normas ou disposições complementares, mas estas não podem estar em conflito com este.

13 Juntos alcançaremos nosso objetivo Participe! Em caso de dúvida, entre em contato com a área Comunicação da HTB. Estamos aguardando suas ideias e sugestões. Projeto Gráfico, produção e revisão Comunicação. Imagens: Banco de imagens (All Free download, Freepik, Freeimages, Photl). Colaboração Diretoria Executiva.

14 Este material é uma publicação interna da HTB. Escritório São Paulo Av. Alfredo Egídio de Souza Aranha, São Paulo - SP Fone: Escritório Rio de Janeiro Edifício RB1 - Avenida Rio Branco, andar - Sala Rio de Janeiro - RJ Fone: Escritório Porto Alegre Construtora TEDESCO Av. Plínio Brasil Milano, Porto Alegre - RS Fone:

CÓDIGO DE CONDUTA. Este código de conduta constitui um conjunto de princípios e valores fundamentais para todos

CÓDIGO DE CONDUTA. Este código de conduta constitui um conjunto de princípios e valores fundamentais para todos CÓDIGO DE CONDUTA Este código de conduta constitui um conjunto de princípios e valores fundamentais para todos os que integram ou venham a interagir com o Moinho do Nordeste. Padrões de conduta profissional

Leia mais

CÓDIGO DE CONDUTA DA DACHSER. Dachser Corporate Compliance Integrity in Logistics

CÓDIGO DE CONDUTA DA DACHSER. Dachser Corporate Compliance Integrity in Logistics CÓDIGO DE CONDUTA DA DACHSER Dachser Corporate Compliance Integrity in Logistics Código de Conduta da Dachser 1. Introdução A fundação de todas as atividades na Dachser é a nossa adesão a regulamentos

Leia mais

Código de Conduta. Outubro Inovações para um mundo melhor.

Código de Conduta. Outubro Inovações para um mundo melhor. Código de Conduta Outubro 2016 Inovações para um mundo melhor. Bühler Código de Conduta 2 Código de Conduta. Como uma empresa familiar suíça que opera no mundo todo, a Bühler está notavelmente comprometida

Leia mais

Código de Conduta Grupo Putzmeister

Código de Conduta Grupo Putzmeister Grupo Putzmeister Página 1 de 8 Prefácio da administração A Putzmeister é uma empresa que opera a nível global e que atribui uma grande importância à procedimentos jurídicos baseados em princípios básicos

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA - OUROLUX

CÓDIGO DE ÉTICA - OUROLUX CÓDIGO DE ÉTICA - OUROLUX 1. Descrição da Política 1.1- Definições Código de Ética: Compreende regras que orientam os colaboradores e diretores da OUROLUX sobre as condutas adequadas nos negócios. Tais

Leia mais

Filosofia Empresarial Código de Conduta Ética

Filosofia Empresarial Código de Conduta Ética Filosofia Empresarial Código de Conduta Ética 1 2 Índice Objetivo e Abrangência Filosofia Empresarial Visão Missão Princípios Código de Conduta Ética Mensagem da Diretoria Relacionamento com Partes Interessadas

Leia mais

CÓDIGO DE CONDUTA PARA FORNECEDORES E PARCEIROS DE NEGÓCIOS

CÓDIGO DE CONDUTA PARA FORNECEDORES E PARCEIROS DE NEGÓCIOS CÓDIGO DE CONDUTA PARA FORNECEDORES E PARCEIROS DE NEGÓCIOS Código de Conduta para Fornecedores e Parceiros de Negócios Elaboramos esse Código de Conduta para nossos fornecedores e parceiros de negócios

Leia mais

CÓDIGO DE CONDUTA DOS FORNECEDORES DA STATKRAFT

CÓDIGO DE CONDUTA DOS FORNECEDORES DA STATKRAFT CÓDIGO DE CONDUTA DOS FORNECEDORES DA STATKRAFT www.statkraft.com Conteúdo P á g i n a 2 Mensagem a nossos Fornecedores... 3 Parte I: Compreensão e aplicação do Código do Fornecedor... 4 1. Compromisso

Leia mais

CÓDIGO DE CONDUTA IMCD

CÓDIGO DE CONDUTA IMCD www.imcdgroup.com CÓDIGO DE CONDUTA IMCD O SUCESSO DA IMCD É BASEADO NO ESTABELECIMENTO DE UM AMBIENTE QUE PROMOVE A RESPONSABILIDADE, CONFIANÇA E O RESPEITO. IMCD Código de Conduta 3 1. Introdução O principal

Leia mais

CÓDIGO DE CONDUTA FORNECEDOR/ PARCEIRO DE NEGÓCIO OR. Janeiro 2018

CÓDIGO DE CONDUTA FORNECEDOR/ PARCEIRO DE NEGÓCIO OR. Janeiro 2018 CÓDIGO DE CONDUTA FORNECEDOR/ PARCEIRO DE NEGÓCIO OR Janeiro 2018 Sumário 1. Considerações Iniciais 1. CONSIDERAÇÕES INICIAIS 3 2. DIRETRIZES 4 2.1 QUANTO À INTEGRIDADE NOS NEGÓCIOS 5 2.2 QUANTO À CORRUPÇÃO

Leia mais

Sumário. Área Responsável: Aprovado eletronicamente por: Data: Recursos Humanos e Compliance. Página 1/9. Data de Emissão 15/01/2019

Sumário. Área Responsável: Aprovado eletronicamente por: Data: Recursos Humanos e Compliance. Página 1/9. Data de Emissão 15/01/2019 1/9 Sumário 1.Objetivo... 2 2. Missão, Visão e Valores... 2 3. Dos Princípios Éticos e Regras de Conduta da Santana S.A. - Crédito, Financiamento e Investimento.... 3 4. Das Regras de Conduta... 4 4.1

Leia mais

Sumário. 1. Introdução Postura pessoal e profissional Relacionamento com público interno...5

Sumário. 1. Introdução Postura pessoal e profissional Relacionamento com público interno...5 Código de Ética Sumário 1. Introdução.... 2 2. Postura pessoal e profissional...3 3. Relacionamento com público interno....5 4. Relacionamento com público externo...6 5. Relacionamento com órgãos governamentais

Leia mais

AGUIAR CÓDIGO DE CONDUTA

AGUIAR CÓDIGO DE CONDUTA COMISSARIA de Despachos Ltda. CÓDIGO DE CONDUTA COMISSARIA de Despachos Ltda. INTRODUÇÃO Aguiar COMISSÁRIA de Despachos Ltda., presta serviços de despachos aduaneiros junto a alfândega brasileira desde

Leia mais

CÓDIGO DE CONDUTA SOLART

CÓDIGO DE CONDUTA SOLART CÓDIGO DE CONDUTA SOLART CÓDIGO DE CONDUTA SOLART INDICE Mensagem da Direção 1. Âmbito de Aplicação 2. Politica de Responsabilidade Social 3. Princípios de Ética e Conduta Empresariais 4. Divulgação do

Leia mais

Código de Conduta para colaboradores

Código de Conduta para colaboradores Código de Conduta para colaboradores INTRODUÇÃO O presente documento, inserindo-se nos Princípios de Ação do Grupo Air Liquide, tem como objetivo descrever as regras de conduta aplicáveis a todos os colaboradores

Leia mais

CÓDIGO PARA FORNECEDORES

CÓDIGO PARA FORNECEDORES CÓDIGO PARA FORNECEDORES INTRODUÇÃO Este Código abrange todos os fornecedores e empregados da INOVE RECUPERAÇÃO E COBRANÇA DE ATIVOS LTDA. O descumprimento de qualquer das regras do Código de Conduta dará

Leia mais

OBJETIVO DESTINATÁRIOS COMO AGIR MANUTENÇÃO DO CÓDIGO. CONDUTA DA EMPRESA Geral. Legalidade

OBJETIVO DESTINATÁRIOS COMO AGIR MANUTENÇÃO DO CÓDIGO. CONDUTA DA EMPRESA Geral. Legalidade CÓDIGO DE CONDUTA 1 Sumário OBJETIVO... 3 DESTINATÁRIOS... 3 COMO AGIR... 3 MANUTENÇÃO DO CÓDIGO... 3 CONDUTA DA EMPRESA... 3 Geral... 3 Legalidade... 3 Contratações... 4 Parceiros... 4 Fornecedores...

Leia mais

CÓDIGO DE CONDUTA DACHSER. Dachser Corporate Compliance Integrity in Logistics

CÓDIGO DE CONDUTA DACHSER. Dachser Corporate Compliance Integrity in Logistics CÓDIGO DE CONDUTA DACHSER Dachser Corporate Compliance Integrity in Logistics Código de conduta DACHSER 1. Preâmbulo A base de todas as actividades na Dachser é a nossa fidelidade aos regulamentos legais

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA SUMÁRIO O que é Código de Ética e Conduta?...04 Condutas esperadas...06 Condutas intoleráveis sujeitas a medidas disciplinares...10 Suas responsabilidades...12 Código de Ética

Leia mais

Código de Conduta Empresarial. The Binding Site Group Limited. Março de 2017

Código de Conduta Empresarial. The Binding Site Group Limited. Março de 2017 Código de Conduta Empresarial The Binding Site Group Limited Março de 2017 Este Código de Conduta Empresarial se aplica a todos na Binding Site Group Limited, incluindo suas subsidiárias e filiais globais

Leia mais

Código de Conduta de Terceiros

Código de Conduta de Terceiros Código de Conduta de Terceiros ÍNDICE APRESENTAÇÃO...4 COMPROMISSO COM A INTEGRIDADE...5 CONFORMIDADE COM LEIS E NORMAS APLICÁVEIS...6 INTOLERÂNCIA ÀS PRÁTICAS DE CORRUPÇÃO E SUBORNO...6 RESPEITO AOS

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA APRESENTAÇÃO O Código de Ética e Conduta do GRUPO CONEX tem como objetivo introduzir os elementos essenciais que devem ser considerados nas relações estabelecidas pelo GRUPO com

Leia mais

CÓDIGO DE CONDUTA E ÉTICA DA CASFAM

CÓDIGO DE CONDUTA E ÉTICA DA CASFAM CÓDIGO DE CONDUTA E ÉTICA DA CASFAM CÓDIGO DE CONDUTA E ÉTICA MISSÃO Garantir o pagamento de renda complementar na inatividade, mediante a gestão eficaz dos recursos dos planos de benefícios, garantindo

Leia mais

Índice. Missão e Visão. Regras de conduta ética. Conformidade com leis e regulamentações. Relacionamento no ambiente interno

Índice. Missão e Visão. Regras de conduta ética. Conformidade com leis e regulamentações. Relacionamento no ambiente interno Índice Missão e Visão Regras de conduta ética Conformidade com leis e regulamentações Relacionamento no ambiente interno Relacionamento no ambiente externo Conflito de interesses Ambiente de trabalho Concorrência

Leia mais

CÓDIGO DE CONDUTA DO PARCEIRO DE NEGÓCIOS

CÓDIGO DE CONDUTA DO PARCEIRO DE NEGÓCIOS CÓDIGO DE CONDUTA DO PARCEIRO DE NEGÓCIOS A LORD Corporation ( LORD ) tem como compromisso conduzir os negócios com integridade e padrões éticos elevados. Também deve respeitar todas as leis e regulamentações

Leia mais

Normas para fornecedores

Normas para fornecedores Normas para fornecedores Como parte do compromisso contínuo da Arconic com as práticas de negócios éticas e sustentáveis, nos dedicamos a trabalhar em parceria com nossos fornecedores, contratantes e todos

Leia mais

Código de. Conduta e Ética

Código de. Conduta e Ética Código de Conduta e Ética Revisão 05 15/02/2011 Missão Estabelecer com cada cliente um ambiente de parceria e confiança. Dar ao nosso cliente a certeza de que os produtos e serviços ofertados são os mais

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA DA PROSYS ENGENHARIA

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA DA PROSYS ENGENHARIA CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA DA PROSYS ENGENHARIA Página 1 de 7 Código: PA05-IT01-A Data: 31/03/2016 Elaboração: Cibele de Souza (Analista Administrativo) Assinatura: Aprovação: Alexandre Zamith (Diretor

Leia mais

Code THE. organ TRABALHAR COM SEGURANÇA E ÉTICA

Code THE. organ TRABALHAR COM SEGURANÇA E ÉTICA THE organ Code TRABALHAR COM SEGURANÇA E ÉTICA Introdução É fundamental para os comportamentos de liderança da Morgan sempre trabalhar de forma segura e ética, e tudo aquilo que fazemos na Morgan deve

Leia mais

POLÍTICA DE ANTICORRUPÇÃO E SUBORNO

POLÍTICA DE ANTICORRUPÇÃO E SUBORNO POLÍTICA DE ANTICORRUPÇÃO E SUBORNO 1. OBJETIVO Estabelecer os princípios de combate à corrupção no relacionamento da Cantoplex com seus Fornecedores, Clientes e Órgãos Públicos. 2. ABRANGÊNCIA Aplica-se

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA DO FORNECEDOR

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA DO FORNECEDOR CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA DO FORNECEDOR Setembro de 2017. Código de Ética e Conduta do Fornecedor Prezado Fornecedor, Apresentamos o Código de Ética e Conduta do Fornecedor Wald. Ele tem por objetivo orientá-lo

Leia mais

O Código de Ética e Conduta Profissional da ACM(Association for Computing Machinery) Código de Ética da ACM. Código de Ética da ACM

O Código de Ética e Conduta Profissional da ACM(Association for Computing Machinery) Código de Ética da ACM. Código de Ética da ACM Códigos de Ética em Computação O Código de Ética e Conduta Profissional da ACM(Association for Computing Machinery) SCC 207 Computadores e Sociedade I Não há diretrizes específicas para todos os casos

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA Código de ética e conduta Wald elaborado em 08 de setembro de 2017 ATENDIMENTO ÀS LEIS E ZELO PELA REPUTAÇÃO DO NOSSO ESCRITÓRIO... 4 RELAÇÃO COM OS CONCORRENTES... 4 RELAÇÃO

Leia mais

Você está recebendo o Código de Conduta de Fornecedores das Empresas Buffon.

Você está recebendo o Código de Conduta de Fornecedores das Empresas Buffon. CARTA DA DIRETORIA Prezado Fornecedor, Você está recebendo o Código de Conduta de Fornecedores das Empresas Buffon. O objetivo deste Código de Conduta é orientar os nossos fornecedores de bens e serviços

Leia mais

ANEXO 6 DO PROGRAMA DE INTEGRIDADE POLÍTICA DE RELACIONAMENTO COM FORNECEDORES E PRESTADORES DE SERVIÇO

ANEXO 6 DO PROGRAMA DE INTEGRIDADE POLÍTICA DE RELACIONAMENTO COM FORNECEDORES E PRESTADORES DE SERVIÇO ANEXO 6 DO PROGRAMA DE INTEGRIDADE POLÍTICA DE RELACIONAMENTO COM FORNECEDORES E PRESTADORES DE SERVIÇO 1. OBJETIVO: Determinar as regras para o processo de relacionamento com fornecedores e prestadores

Leia mais

Programa de Integridade. Código de Conduta para Fornecedores e Parceiros do Grupo Sercomtel

Programa de Integridade. Código de Conduta para Fornecedores e Parceiros do Grupo Sercomtel Programa de Integridade Código de Conduta para Fornecedores e Parceiros do Grupo Sercomtel Versão 1.0-2018 1. Apresentação Este Código de Conduta para Fornecedores e Parceiros do Grupo Sercomtel ( Código

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA... 2 1. Considerações Gerais... 3 2. MISSÃO, VISÃO, VALORES... 3 Missão da GPS... 3 Visão da GPS... 3 Valores da GPS... 3 3. Padrão Geral de Conduta

Leia mais

PRINCÍPIOS DE RELACIONAMENTO COM OS FORNECEDORES DO GRUPO NOVO BANCO GRUPO NOVO BANCO

PRINCÍPIOS DE RELACIONAMENTO COM OS FORNECEDORES DO GRUPO NOVO BANCO GRUPO NOVO BANCO PRINCÍPIOS DE RELACIONAMENTO COM OS FORNECEDORES DO GRUPO NOVO BANCO GRUPO NOVO BANCO PRINCÍPIOS DE RELACIONAMENTO COM OS FORNECEDORES DO GRUPO NOVO BANCO ANTI-CORRUPÇÃO O meio empresarial deve lutar contra

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA ORGANIZACIONAL

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA ORGANIZACIONAL CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA ORGANIZACIONAL CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA ORGANIZACIONAL 1. Introdução O presente Código de Ética e Conduta tem por objetivo permitir a compreensão sobre as condutas éticas que

Leia mais

EDIÇAONº1 OUTUBRODE2012

EDIÇAONº1 OUTUBRODE2012 Códigode Conduta EDIÇAONº1 OUTUBRODE2012 2 Manual de conduta lamil Códigode Conduta Manual de conduta lamil 3 APRESENTAÇÃO O presente manual deve servir como orientação aos colaboradores da Lamil quanto

Leia mais

Sonae Sierra Brasil Código de Conduta

Sonae Sierra Brasil Código de Conduta Sonae Sierra Brasil Código de Conduta INTRODUÇÃO O Que é Nosso Código de Conduta? Nosso Código de Conduta estabelece e promove os aspectos fundamentais de comportamento ético que, na opinião da nossa Companhia,

Leia mais

Manual de Conduta Ética SG-015 Rev A

Manual de Conduta Ética SG-015 Rev A Pag 1/8 SG-015 MANUAL DE CONDUTA ÉTICA 1. OBJETIVO Este documento tem por objetivo apresentar as diretrizes de práticas de negócio da Strack e conduta pessoal de colaboradores e demais partes interessadas,

Leia mais

Somos uma empresa alemã com mais de 95 anos de atuação global, especializada em soluções para automação, sensores, rastreabilidade e conectividade

Somos uma empresa alemã com mais de 95 anos de atuação global, especializada em soluções para automação, sensores, rastreabilidade e conectividade CÓDIGO DE CONDUTA Somos uma empresa alemã com mais de 95 anos de atuação global, especializada em soluções para automação, sensores, rastreabilidade e conectividade industrial. A Balluff está no Brasil

Leia mais

Política. Código de Ética e Conduta. Recursos Humanos Gerência Administrativa Diretoria Financeira 20/03/2018. Cleartech LTDA

Política. Código de Ética e Conduta. Recursos Humanos Gerência Administrativa Diretoria Financeira 20/03/2018. Cleartech LTDA Política Cleartech LTDA 20/03/2018 Não é permitida a reprodução total ou parcial desta publicação por qualquer meio, seja mecânico ou eletrônico, incluindo esta proibição a tradução, uso de ilustrações

Leia mais

Código. de Conduta do Fornecedor

Código. de Conduta do Fornecedor Código de Conduta do Fornecedor Código de Conduta do Fornecedor da Odebrecht Óleo e Gás 1 CONSIDERAÇÕES INICIAIS A atuação no mercado nacional e internacional e em diferentes unidades de negócios, regiões

Leia mais

CÓDIGO DE CONDUTA PARA FORNECEDORES CAPIVARI SP - BRASIL OUTUBRO

CÓDIGO DE CONDUTA PARA FORNECEDORES CAPIVARI SP - BRASIL OUTUBRO CÓDIGO DE CONDUTA PARA FORNECEDORES CAPIVARI SP - BRASIL OUTUBRO 2013 INTRODUÇÃO O GRUPO SICAD EUROCEL foi fundado com base nos princípios de integridade, honestidade, lealdade, respeito e confiança. Como

Leia mais

Código de Compliance para Fornecedores, Prestadores de Serviço e Subcontratados

Código de Compliance para Fornecedores, Prestadores de Serviço e Subcontratados , Prestadores de Serviço e Subcontratados Rangel Logistics Solutions FEVEREIRO 2019 Índice 1. Disposições gerais 3 1.1. Aprovação... 3 1.2. Objetivos... 3 1.3. Âmbito... 3 1.4. Acompanhamento da aplicação

Leia mais

NORMAS DE CONDUTA DE TERCEIROS

NORMAS DE CONDUTA DE TERCEIROS NORMAS DE CONDUTA DE TERCEIROS Estas Normas de Conduta de Terceiros ( Normas ) representam o compromisso do Grupo Avis Budget em promover relações sustentáveis com nossos parceiros de negócios, agentes,

Leia mais

NORMAS DE CONDUTA DE TERCEIROS

NORMAS DE CONDUTA DE TERCEIROS NORMAS DE CONDUTA DE TERCEIROS Estas Normas de Conduta de Terceiros ( Normas ) representam o compromisso do Avis Budget Group em fomentar relações sustentáveis com os nossos parceiros empresariais, agentes,

Leia mais

Título: Política de concorrência Parte responsável: General Counsel Data da próxima revisão: Data da última revisão:

Título: Política de concorrência Parte responsável: General Counsel Data da próxima revisão: Data da última revisão: Dezembro de 2018 Pág. 1 de 5 I. OBJETIVO Esta Política de concorrência ("Política") ratifica o compromisso da Modine em seguir as leis de concorrência (também conhecidas como leis antitruste), às quais

Leia mais

Code of Conduct. Código de Conduta do Grupo NETZSCH

Code of Conduct. Código de Conduta do Grupo NETZSCH Code of Conduct Código de Conduta do Grupo NETZSCH Prefácio Caros colaboradores NETZSCH, O termo conformidade ( compliance, em inglês) é muito mais que um modismo. Os acionistas e Diretores Administrativos

Leia mais

CÓDIGO DE CONDUTA E INTEGRIDADE DE FORNECEDORES

CÓDIGO DE CONDUTA E INTEGRIDADE DE FORNECEDORES SUMÁRIO 1. Introdução... 04 2. Abrangência... 04 3. Objetivo... 04 4. Princípios Éticos... 05 5. Preconceitos e Discriminação... 05 6. Respeito à Legislação e Integridade nos Negócios... 05 7. Documentos,

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA FAÇOPAC Sociedade de Previdência Privada

CÓDIGO DE ÉTICA FAÇOPAC Sociedade de Previdência Privada INTRODUÇÃO Está entre os objetivos da mais representativos, manter a imagem de Entidade sólida e confiável. Nossa ação deve ser sempre marcada pela integridade, confiança e lealdade, bem como pelo respeito

Leia mais

CODIGO DE CONDUTA DA KNAUF

CODIGO DE CONDUTA DA KNAUF CODIGO DE CONDUTA DA KNAUF Prezado(a)s Colaboradore(a)s Nos últimos 80 anos, a Knauf desenvolveu-se de uma família de empresários para tornar-se uma empresa líder no mercado mundial de material de construção.

Leia mais

CÓDIGO DE CONDUTA E ÉTICA POSTES NORDESTE S.A

CÓDIGO DE CONDUTA E ÉTICA POSTES NORDESTE S.A CÓDIGO DE CONDUTA E ÉTICA POSTES NORDESTE S.A 1 SUMÁRIO 1. APRESENTAÇÃO 2. COMPROMISSOS DA POSTES NORDESTE 2.1. Ética e Integridade 2.1.1. Conformidade com a Legislação e normas aplicáveis 2.1.2. Repúdio

Leia mais

CÓDIGO DE CONDUTA DA FUNDAÇÃO VISABEIRA INSTITUIÇÃO DE SOLIDARIEDADE SOCIAL CÓDIGO DE CONDUTA

CÓDIGO DE CONDUTA DA FUNDAÇÃO VISABEIRA INSTITUIÇÃO DE SOLIDARIEDADE SOCIAL CÓDIGO DE CONDUTA CÓDIGO DE CONDUTA DA FUNDAÇÃO VISABEIRA INSTITUIÇÃO DE SOLIDARIEDADE SOCIAL (Aprovado em reunião do Conselho de Administração de 28 de Março de 2014) PREÂMBULO As fundações são instituições privadas sem

Leia mais

MANUAL DE CONDUTA DISCIPLINAR E ÉTICA

MANUAL DE CONDUTA DISCIPLINAR E ÉTICA MANUAL DE CONDUTA DISCIPLINAR E ÉTICA MANUAL DE CONDUTA DISCIPLINAR E ÉTICA Este Manual de Conduta Disciplinar e ética surgiu da necessidade de obtermos uma comunicação clara com os nossos colaboradores,

Leia mais

Código de conduta empresarial. The Binding Site Group Limited. Março de 2017

Código de conduta empresarial. The Binding Site Group Limited. Março de 2017 Código de conduta empresarial The Binding Site Group Limited Março de 2017 O presente Código de conduta empresarial aplica-se a todos na The Binding Site Group Limited, incluindo as suas subsidiárias e

Leia mais

Introdução Procedimento de Implementação Horas de Trabalho, Salários e Direito a Férias Discriminação 5

Introdução Procedimento de Implementação Horas de Trabalho, Salários e Direito a Férias Discriminação 5 Padrões Sociais 2 Padrões Sociais Sumário Introdução 3 1. Procedimento de Implementação 4 2. Horas de Trabalho, Salários e Direito a Férias 5 3. Discriminação 5 4. Trabalho Infantil e Trabalho Forçado

Leia mais

Política de Ética Global

Política de Ética Global ESCOPO A Conduent Incorporated e suas subsidiárias fornecem esta política como uma orientação para os funcionários. Esta política se aplica a todos os funcionários da Conduent Incorporated e suas subsidiárias

Leia mais

CÓDIGO DE CONDUTA 2016

CÓDIGO DE CONDUTA 2016 CÓDIGO DE CONDUTA 2016 2 Conteúdo Mensagem... 3 O que é este Código de Conduta... 4 Objetivos do Código de Conduta Empresarial... 4 A quem este Código se aplica... 4 Termos e expressões empregados... 4

Leia mais

Código de Ética. Versão resumida para Parceiros e Fornecedores

Código de Ética. Versão resumida para Parceiros e Fornecedores Código de Ética Versão resumida para Parceiros e Fornecedores Apresentação do Código de Ética NOS Para a NOS as questões éticas e deontológicas são fundamentais. O profissionalismo, a integridade e a transparência

Leia mais

Código de Conduta de Fornecedores e Prestadores de Serviços

Código de Conduta de Fornecedores e Prestadores de Serviços Código de Conduta de Fornecedores e Prestadores de Serviços 1 Publicado por: Grupo São Francisco Departamento Responsável: Compliance Público-alvo: Fornecedores e prestadores de serviços Aprovado: Diretoria

Leia mais

Código de Ética e Conduta

Código de Ética e Conduta O Código de Conduta e Ética da JR Becker visa possibilitar uma gestão empresarial transparente com visão, missão e valores bem definidos e atuação responsável e cooperativa no ambiente interno e externo.

Leia mais

CÓDIGO DE CONDUTA DA DACHSER PARA PARCEIROS DE NEGÓCIOS. Conformidade corporativa da Dachser Integridade na logística

CÓDIGO DE CONDUTA DA DACHSER PARA PARCEIROS DE NEGÓCIOS. Conformidade corporativa da Dachser Integridade na logística CÓDIGO DE CONDUTA DA DACHSER PARA PARCEIROS DE NEGÓCIOS Código de conduta da DACHSER para parceiros de negócios 1. Preâmbulo Com o seu lema Integrity in Logistics [Integridade na logística], a DACHSER

Leia mais

Código de Ética e Regras de Conduta

Código de Ética e Regras de Conduta Código de Ética e Regras de Conduta QUORUM PARTICIPAÇÕES Sumário 1. Introdução... 2 2. Abrangência... 2 3. Regras de Conduta e Responsabilidade... 2 4. Conduta nos Relacionamentos... 3 5. Política de recebimento

Leia mais

Visão, Missão e Valores

Visão, Missão e Valores Visão, Missão e Valores Visão- Ser referência no mercado de abraçadeiras metálicas e reconhecido pela excelência na fabricação de peças e conjuntos metálicos de alta complexidade; Missão- Oferecer ao mercado

Leia mais

CÓDIGO DE CONDUTA E BOAS PRÁTICAS DA GALP POWER

CÓDIGO DE CONDUTA E BOAS PRÁTICAS DA GALP POWER estabelecimento comercial Agosto 2017 CÓDIGO DE CONDUTA E BOAS PRÁTICAS DA GALP POWER CONTRATOS CELEBRADOS À DISTÂNCIA E FORA DO ESTABELECIMENTO COMERCIAL ÍNDICE pag. 03 04 05 06 07 08 09 10 1 2 3 4 5

Leia mais

Grupo Águas do Brasil

Grupo Águas do Brasil CÓDIGO DE CONDUTA DE TERCEIROS Grupo Águas do Brasil 1 Introdução... 3 I. Conceito... 3 II. Conformidade com leis, normas e regulamentos... 4 III. Práticas Trabalhistas de Direitos Humanos Universais...

Leia mais

Código de Ética e Conduta

Código de Ética e Conduta Página 1 de 6 Introdução O da Rotta Paletes busca o compromisso de alcançar seus objetivos empresariais com visão sempre na responsabilidade social, valorização do seu relacionamento com clientes, fornecedores

Leia mais

Código de Conduta. Solo Reforçado Contenções Ltda. Rua 1.542, nº. 715, sala 34 Balneário Camboriú / SC CEP

Código de Conduta. Solo Reforçado Contenções Ltda. Rua 1.542, nº. 715, sala 34 Balneário Camboriú / SC CEP Código de Conduta Solo Reforçado Contenções Ltda. Tel 47 3264-2227 Fax 47 3363-7075 Rua 1.542, nº. 715, sala 34 Balneário Camboriú / SC CEP 88.330-503 www.soloreforcado.com.br soloreforcado@soloreforcado.com.br

Leia mais

POLÍTICA PARA A PREVENÇÃO DE DELITOS 19 de julho de 2018.

POLÍTICA PARA A PREVENÇÃO DE DELITOS 19 de julho de 2018. 1 POLÍTICA PARA A PREVENÇÃO DE DELITOS 19 de julho de 2018. O Conselho de Administração da NEOENERGIA S.A. ("NEOENERGIA" ou Companhia ) tem a responsabilidade de formular a estratégia e aprovar as Políticas

Leia mais

IT-SC-007 CODIGO DE CONDUTA E INTEGRIDADE

IT-SC-007 CODIGO DE CONDUTA E INTEGRIDADE IT-SC-007 CODIGO DE CONDUTA E INTEGRIDADE CONTROLE DE ALTERAÇÕES Revisão Data Página Descrição Responsável 00 05/03/18 -- Emissão inicial Fernando Torres 1. Introdução A Smart Control foi constituída com

Leia mais

Código de Ética e Conduta

Código de Ética e Conduta Código de Ética e Conduta INTRODUÇÃO O Código de Ética e conduta da Damasco Penna é dirigido à todos os colaboradores, estagiários e membros da administração para servir de referência da atuação pessoal

Leia mais

Compliance. Código de Conduta da TRUMPF

Compliance. Código de Conduta da TRUMPF Compliance Código de Conduta da TRUMPF Caros funcionários, Na TRUMPF, esforçamo-nos para obter uma qualidade exemplar não só em termos de produtos e processos, como também de conduta. Ela tem como base

Leia mais

POLÍTICA DE LIVRE CONCORRÊNCIA

POLÍTICA DE LIVRE CONCORRÊNCIA POLÍTICA DE LIVRE CONCORRÊNCIA Proprietário Gerência Jurídica e Compliance Número do Documento 010766 Aplicável à Todas as atividades CEPTIS Válido a partir de 28 Fevereiro 2018 Sumário Sumário... 1 Referência...

Leia mais

Código de Conduta e Ética da Visão Prev

Código de Conduta e Ética da Visão Prev Código de Conduta e Ética da Visão Prev Carta da Presidente INTRODUÇÃO A Visão Prev está em constante desenvolvimento, e, especialmente nos últimos anos, passou por transformações significativas, como

Leia mais

CÓDIGO DE CONDUTA DA MULTIPLAN EMPREENDIMENTOS IMOBILIÁRIOS S.A.

CÓDIGO DE CONDUTA DA MULTIPLAN EMPREENDIMENTOS IMOBILIÁRIOS S.A. CÓDIGO DE CONDUTA DA MULTIPLAN EMPREENDIMENTOS IMOBILIÁRIOS S.A. O presente Código de Conduta da Multiplan Empreendimentos Imobiliários S.A. (a Companhia ), visa a cumprir com as disposições do Regulamento

Leia mais

CÓDIGO DE CONDUTA DEZEMBRO

CÓDIGO DE CONDUTA DEZEMBRO DEZEMBRO 2017 2 ÍNDICE 3 1. OBJETIVO 2. ABRANGÊNCIA 4 3. MISSÃO E VALORES 3.1. A nossa missão 3.2. Os nossos valores 5 4. RELAÇÃO COM OS CLIENTES 5. RELAÇÃO COM OS FORNECEDORES 6. RELAÇÃO COM OS CONCORRENTES

Leia mais

DECLARAÇÃO DE COMPROMISSO SOBRE OS DIREITOS HUMANOS

DECLARAÇÃO DE COMPROMISSO SOBRE OS DIREITOS HUMANOS DECLARAÇÃO DE COMPROMISSO SOBRE OS DIREITOS HUMANOS 1. OBJETIVO Este documento expressa respeito da FLEX aos Direitos Humanos. Tem como objetivo estabelecer princípios dos atos e comportamentos junto a

Leia mais

SONAE SIERRA BRASIL S.A. - CÓDIGO DE CONDUTA

SONAE SIERRA BRASIL S.A. - CÓDIGO DE CONDUTA SONAE SIERRA BRASIL S.A. - CÓDIGO DE CONDUTA Introdução O Que é Nosso Código de Conduta? Nosso Código de Conduta estabelece e promove os aspectos fundamentais de comportamento ético que, na opinião da

Leia mais

CÓDIGO DE CONDUTA VÁLIDO A PARTIR DE

CÓDIGO DE CONDUTA VÁLIDO A PARTIR DE CÓDIGO DE CONDUTA VÁLIDO A PARTIR DE 01.01.2019 Versão: G-LC 04 Data: 27 de julho de 2018 Autor: Distribuição: Oliver Jung - Head of Compliance & Principle Legal Matters Workday e impressões Conteúdo 1

Leia mais

CÓDIGO DE CONDUTA A WGA BRASIL WGA BRASIL QUÍMICA LTDA.

CÓDIGO DE CONDUTA A WGA BRASIL WGA BRASIL QUÍMICA LTDA. WGA BRASIL QUÍMICA LTDA. CÓDIGO DE CONDUTA A WGA BRASIL A WGA BRASIL é uma empresa multicultural, que presta serviços ambientais, em tratamento de águas industriais, potáveis e efluentes. Temos plena consciência

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA E DE RESPONSABILIDADE SOCIAL

CÓDIGO DE ÉTICA E DE RESPONSABILIDADE SOCIAL CÓDIGO DE ÉTICA E DE RESPONSABILIDADE SOCIAL 1. OBJETIVO Descrever e comunicar os princípios que norteiam o relacionamento da youdb com clientes, sócios, colaboradores, fornecedores e sociedade (meio-ambiente,

Leia mais

POLÍTICA DE DOAÇÕES E INVESTIMENTOS SOCIAIS

POLÍTICA DE DOAÇÕES E INVESTIMENTOS SOCIAIS POLÍTICA DE DOAÇÕES E INVESTIMENTOS SOCIAIS R ÍNDICE 1-OBJETIVO...03 2-DEFINIÇÕES...04 3-DOCUMENTOS RELACIONADOS...05 4-PÚBLICO ALVO...06 5-RESPONSABILIDADES...06 5.1-SÓCIOS, DIRETORES E FUNCIONÁRIOS....

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA Preâmbulo Os princípios da prossecução do interesse público, da legalidade, da justiça e da imparcialidade, da igualdade, da proporcionalidade, da colaboração e boa fé, da informação

Leia mais

Código de Conduta DIGI-TRON

Código de Conduta DIGI-TRON Página 1 de 6 INTRODUÇÃO Este Código de Conduta tem por objetivo estabelecer os princípios éticos e normas de conduta que devem orientar as relações internas e externas de todos os Colaboradores da DIGI-TRON,

Leia mais