P.C. Promessas de crianças, por David Ayers

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "P.C. Promessas de crianças, por David Ayers"

Transcrição

1 1 Tradução dos textos Unidade 1 Página 10 P.C. Promessas de crianças, por David Ayers 1 o balão: Eu prometo que vou tomar menos sorvete. 2 o balão: Eu prometo que vou ser mais legal com meu irmão caçula este ano. 3 o balão: E eu prometo tirar o máximo proveito disso tudo. Família por Michelle Peters Família é o laço duradouro Que o mantém com os pés no chão Quando parece que você perdeu Tudo o que tinha descoberto. Ela é a rocha que o contém Quando você começa a flutuar, E ela pode mudar a sua vida, Quando você se desviar. Ela compõe-se dos amigos que o acompanham desde que nasceu, Amigos esses que estarão ao seu lado até o fim, E quando a vida tratá-lo duramente, O seu coração partido ela remendará. Ainda que você possa, às vezes, se aborrecer e querer brigar, E nem sempre concordar, Na escuridão ela é a luz Que mostra o caminho a ser seguido. Página 17 Reading: As emoções e a vida Durante a adolescência, é possível que você lide com muitos altos e baixos em termos de emoção. Em um instante você se sente ótimo, mas, no instante seguinte, fica triste e choroso. Não há nada de errado com esse tipo de mudança em seu humor!

2 Sua vida está mudando, assim como o seu corpo. Essas oscilações de humor não se devem apenas aos hormônios você sente uma pressão muito maior nessa fase e continua a desenvolver as habilidades de que precisa para lidar com essa pressão. É possível que você esteja diante de responsabilidades que não costumava ter em casa, de políticas de notas escolares mais rígidas e de mudanças semelhantes dos amigos. Conforme vai ficando mais velho, você desenvolve as habilidades necessárias para gerenciar o estresse, mas, por enquanto, apenas lembre-se de que você está em uma posição delicada e precisa de todo auxílio que estiver à sua volta. Converse com adultos e amigos sempre haverá alguém que se importa com você. A seção a seguir é destinada a questões relacionadas a emoções e relacionamentos. Emoções Ser humano é uma experiência emocional todos nós temos nossos momentos de felicidade, tristeza, raiva, depressão, ansiedade e inúmeros outros sentimentos. Como lidar com essas emoções? Por que alguns sentimentos são mais difíceis de controlar do que outros? Relacionamentos Assim como ocorre com as emoções, todo mundo possui algum tipo de relacionamento com outras pessoas. A menos que seja um náufrago em uma ilha deserta, você interage com pessoas todos os dias. Relacionamentos com pais, amigos e pessoas importantes como um(a) namorado(a) podem ser compensadores e, do mesmo modo, frustrantes. Página 22 In the Job Market: Psicólogo Ao enfrentar um problema, às vezes precisamos de alguém que nos ajude a enxergar as coisas claramente, de modo que possamos tomar a melhor decisão. Podemos procurar nossos pais, parentes ou amigos. Ou podemos buscar o conselho profissional de um psicólogo. Um psicólogo clínico é um profissional de aconselhamento que estuda a mente e o comportamento humano, bem como as atitudes, os sentimentos e os pensamentos das pessoas. Por essa razão, psicólogos podem ajudá-lo a analisar os seus problemas de uma perspectiva diferente e indicar opções para resolvê-los. Eles não resolvem os seus problemas para você eles o ajudam a identificar suas dificuldades e aprender a lidar com elas. A decisão final fica a cargo do cliente. Um psicólogo pode se especializar em diversas áreas além da Psicologia Clínica, como esportes, educação, saúde, crianças e vítimas de traumas. Dependendo da área em que o profissional se especializa, ele pode trabalhar em hospitais, clínicas, escolas, entidades governamentais, clubes esportivos ou em seu próprio consultório para atendimentos particulares. Para se tornar um psicólogo no Brasil, o interessado precisa fazer cinco anos de curso universitário de Psicologia e obter o registro no Conselho Regional de Psicologia após a graduação.

3 Unidade 2 Página 26 Como ocorre o aumento de temperatura O aquecimento global refere-se a um aumento na temperatura média da superfície do planeta. Fatores naturais e humanos têm sido apontados para explicar esse fenômeno. O aumento da temperatura nos últimos 50 anos deve-se, muito provavelmente, ao avanço do efeito estufa, que é provocado pelo aumento das concentrações de gás estufa na atmosfera. O efeito estufa A atmosfera da Terra prende parte da energia solar, mantendo-a a uma temperatura média de 13 ºC (55.4 ºF). Enquanto isso, a superfície da Terra e as nuvens refletem a outra parte dessa radiação solar em forma de calor. Esse fenômeno natural causa o que chamamos de efeito estufa e, sem ele, não haveria vida na Terra e nos oceanos, pelo menos não com a atual diversidade e com o nível de complexidade existente. A radiação solar passa através da atmosfera. A superfície da Terra absorve a maior parte da radiação solar, e a Terra se aquece. A outra parte é refletida de volta na atmosfera. O aumento na emissão de gases do efeito estufa força esses gases a se prenderem na atmosfera, formando uma camada cada vez mais espessa. Ela retém o calor do Sol, provocando o aquecimento em nosso planeta. Página 33 Reading: Todos podemos ajudar a reduzir o aquecimento global ao mudarmos alguns de nossos hábitos Texto do círculo: Cada um de nós pode fazer uma grande diferença. Indústrias, governos e cidadãos podem contribuir para reduzir a produção de gases que aumentam o efeito estufa. Trabalhando juntos e repensando nossos hábitos, podemos mudar o cenário atual e reduzir a ameaça do aquecimento global. Podemos começar em casa: 1. Apague as luzes quando sair de um cômodo. 2. Substitua as lâmpadas incandescentes por lâmpadas fluorescentes. 3. Não deixe a torneira aberta enquanto escova os dentes ou faz a barba. 4. Evite banhos demorados. 5. Compre alimentos orgânicos na estação certa. 6. Cubra a panela enquanto estiver cozinhando. Assim, você gasta menos energia e o tempo de cozimento será menor. 7. Substitua o tradicional forno elétrico por um forno de micro-ondas. 8. Desligue todos os aparelhos eletrônicos. Evite deixá-los em standby, pois a luz vermelha ou verde acesa é um sinal de que você está usando energia. 9. Instale painéis solares para aquecer a água.

4 10. Não chame dois elevadores ao mesmo tempo. E se você pretende subir ou descer apenas um ou dois andares, utilize a escada. 11. Ao comprar um veículo, cogite adquirir os modelos flex. Faça revisões regulares em seu carro. 12. Verifique os pneus de seu carro para se certificar de que estão cheios. 13. Experimente o transporte solidário. 14. Plante árvores e apenas adquira móveis de madeira certificada. 15. Adote os 3Rs: Reduza, Reúse e Recicle. 16. Não incinere o lixo e RECICLE tudo o que pode ser reciclado. Página 38 In the Job Market: Profissões relacionadas ao meio ambiente Uma das maneiras mais rápidas de iniciar uma carreira na área de Meio Ambiente é tornar-se um monitor de educação ambiental. Esse profissional é responsável por analisar os problemas ambientais e promover campanhas para alertar as comunidades sobre a conservação e a preservação do planeta. Os interessados em obter essa certificação profissionalizante devem fazer um curso de 240 horas (4 a 5 meses) em uma escola de formação profissional. Já quem deseja obter uma posição mais alta pode estender seus estudos para tornar-se um Técnico em Meio Ambiente. Os Técnicos em Meio Ambiente põem em prática programas para a conservação dos recursos naturais e tomam medidas para reparar transtornos ambientais, entre muitas outras funções. A duração do curso varia de 800 a horas de estudo (18 a 24 meses), dependendo da escola. Técnicos em Meio Ambiente e Monitores em Educação Ambiental trabalham geralmente em instituições públicas ou particulares, usinas de tratamento de resíduos e entidades de conservação ambiental. Em ambos os casos você pode frequentar o Ensino Médio e fazer o curso profissionalizante simultaneamente. Unidade 3 Página 46 A explosão da internet 2008 O tráfego da internet está aumentando cerca de 50% por ano, sendo o streaming de música e vídeo o item com crescimento mais acelerado. Ao mesmo tempo, a rede está se tornando dividida de acordo com o idioma. Até 2012, os internautas asiáticos, incluindo cerca de 490 milhões de chineses, irão ultrapassar em número os norte-americanos na proporção de 3 para 1, e os indianos se tornarão o terceiro maior grupo online. A rede do futuro provavelmente será dominada por uma mistura dos idiomas inglês, mandarim, híndi, português e russo. Em 2008, o gasto com comércio eletrônico foi de $6,8 trilhões = 15% do PIB global. Dos 210 bilhões de s enviados diariamente em 2008, 78% eram spam (mensagens eletrônicas indesejadas).

5 Legenda da direita: Porcentagem de internautas no mundo Porcentagem da população que usa a internet no país Legenda abaixo do gráfico: P2P = Compartilhamento de arquivo ponto a ponto Streaming = Transmissão contínua de vídeo e música (sem a necessidade de baixar arquivos) VoIP = Voz sobre Banda Larga IPVPN = Rede Privada Virtual Página 53 Reading: Carros do futuro por William Sutton O que os carros do futuro terão de novidade? Os filmes de ficção científica e de ação já imaginaram carros anfíbios, carros falantes, carros que dirigem por conta própria, que analisam você e que voam. Esses sonhos logo se realizarão (exceto, talvez, pelo assento ejetor do Goldfinger 1 ). Você disse carros que voam? Cientistas do Simpósio sobre Aviões Elétricos disseram acreditar que os carros voadores irão solucionar o problema do congestionamento dentro de um período de 20 anos. Estou falando sobre tornar a aviação disponível para todos como um meio de transporte diário, diz Richard Jones, da Boeing, explicando que a tecnologia possibilitará a qualquer pessoa pilotar aerocarros. [...] E como fica o custo ambiental? O Salão de Automóveis Ecológicos e Sexy, realizado em maio de 2008, provou que andar de automóvel pode ser um fator ambiental positivo sem ser entediante ou lento. O incrível chassi leve da Axon Automotive requer menos combustível. O Morgan Life funciona à base de células de hidrogênio, provando que até mesmo os carros esportivos podem ser ecológicos. Após a mudança climática virar uma questão em debate, as pesquisas sobre combustíveis alternativos vêm ocorrendo em pleno desenvolvimento. Muitos motoristas estão mudando para o óleo vegetal; um inventor dos anos 1970, Harold Bate, fez seu carro se mover com estrume de galinha. Outros combustíveis em potencial incluem a eletricidade e o ar comprimido, embora teóricos da conspiração argumentem que as companhias de petróleo tentam omitir as descobertas em relação aos carros movidos à água. [...] Página 58 In the Job Market: Desenvolvedor de Jogos Digitais Você acha que leva jeito para ser um Desenvolvedor de Jogos Digitais? Se você tem interesse em produzir jogos variados para todos os tipos de mídia e criar jogos em 3D, então 1 Filme de 1964 da série James Bond.

6 você está no caminho certo. Mas, é claro, você terá que estudar muito principalmente Matemática e Física. Caso opte por se tornar um Desenvolvedor de Jogos Digitais, você trabalhará para uma empresa que desenvolve jogos; para uma agência de propaganda, comunicação ou design; ou até mesmo para uma empresa do setor de audiovisual. Onde quer que você trabalhe, existem áreas diferentes à sua escolha: Programação desenvolver os efeitos e recursos para os jogos. Projeto de jogos criar as tramas para os jogos e definir os temas, gêneros e número de jogadores. Modelagem de jogos em 3D ser responsável pela animação final e pelo tratamento superficial de jogos em 3D. Ilustração desenhar as cenas de fundo, as situações e as personagens. O curso para obter o diploma de Desenvolvedor de Jogos Digitais dura aproximadamente dois anos pouco tempo se você levar em conta o quanto vem crescendo a procura por desenvolvedores de jogos no mercado de trabalho ao longo dos últimos anos. Unidade 4 Página 62 Tarsila do Amaral (Nascida em Capivari, São Paulo, 1886; falecida em São Paulo, 1973.) Pintora e desenhista Estudou escultura em São Paulo Fez aulas de pintura e desenho com Pedro Alexandrino; conheceu Anita Malfatti Foi para Paris Retornou a São Paulo e formou o Grupo dos Cinco com Anita Malfatti, Mário de Andrade, Menotti del Picchia e Oswald de Andrade Acompanhou o poeta Blaise Cendras em uma viagem para as cidades históricas de Minas Gerais com Mário de Andrade, Oswald de Andrade e outros. 1924/1925 Iniciou a fase Pau-Brasil, na qual pintou temas nacionais Ilustrou o livro de poemas Pau-Brasil, escrito por Oswald de Andrade Pintou seu mais famoso quadro, Abaporu, que inspirou o Movimento Antropofágico, lançado por Oswald de Andrade e Raul Bopp Viajou para a então União Soviética e começou uma fase sobre temas sociais com as obras Operários e Segunda Classe Começou a escrever uma coluna sobre arte para o jornal Diário de São Paulo Pintou o painel Procissão do Santíssimo Entregou O Batizado de Macunaíma para uma editora. A pintura é sobre a obra de Mário de Andrade.

7 Página 69 Reading: Fique por dentro do ensaio fotográfico de Zac Efron com a Teen Vogue Um sopro de ar fresco. Para fotografar nosso garoto da capa, a Teen Vogue dirigiu-se até Montauk, Nova York, na companhia de alguns convidados especiais: 13 crianças do Fresh Air Fund, uma organização sem fins lucrativos de Manhattan que envia crianças das áreas pobres do centro da cidade para um acampamento de verão e proporciona passeios para casas de família. As crianças mal podiam esperar para passar um dia dançando com um de seus maiores ídolos. E, como uma última lembrança, Zac ainda deu autógrafos de próprio punho para cada uma delas! Estou crescendo sob lentes de aumento e tento apenas superar isso e viver minha vida. Eu gostaria de ter mantido um pouco de anonimato. Você só percebe que não tem mais quando ele já se foi, mas é muito importante sentir-se normal. Página 74 In the Job Market: Técnico em Arte Dramática Os Técnicos em Arte Dramática são os profissionais de arte e cultura que compõem, criam e caracterizam personagens. Eles representam uma situação dramática usando recursos vocais, físicos, emocionais e tecnológicos para expressar ideias e situações, sempre seguindo as instruções do diretor. Esses profissionais aprendem a fazer movimentos corporais e a diferenciar a voz de acordo com a personagem que estão representando e com os sentimentos que querem passar para a plateia. Tal versatilidade permite a esses profissionais certificados trabalhar em teatro, cinema, televisão e rádio como atores, dublês ou titereiros, para citar alguns. Para se tornar um Técnico em Arte Dramática, é necessário fazer um curso de 800 horas (aproximadamente 18 meses). Você pode fazê-lo enquanto cursa o Ensino Médio uma ótima chance de poupar tempo. Após se graduar tanto no Ensino Médio quanto no curso de Arte Dramática, você só precisa registrar sua habilitação em teatro na DRT (Delegacia Regional do Trabalho) para, então, dar início à carreira. Unidade 5 Página 82 Emos, floggers e cumbieros Novas tribos urbanas ou a velha rebeldia adolescente? Outubro de 2008, por Alejandro Urman e Melina Knobel Floggers, emos, tribos urbanas... Na TV, nas ruas ou no escritório, todo mundo está comentando sobre esses novos grupos de adolescentes. A mídia os retrata como novos e impressionantes fenômenos. Mas vamos dar uma olhada mais de perto neles: a necessidade de se identificar com seus pares e de se sentir diferente de todos os outros é normal para adolescentes. Por que os antigos hippies e os punks os menosprezam?

8 Sejamos francos: a maior parte da mídia que aborda esse assunto seja na TV, no rádio ou em jornais faz isso de modo superficial. Eles se concentram nos floggers, emos, cumbieros e outros. No entanto, tratam esses grupos como esquisitos ou como típicos adolescentes rebeldes. Apesar do fato de lhes ser atribuído o termo tribos urbanas e de eles serem retratados por seus hábitos ou suas extravagâncias, esse fenômeno não pode ser compreendido de forma adequada sem se mencionar algo que veio bem antes dos fotologs ou da cumbia villera. Estamos falando do fenômeno adolescência. [...] Ver e ser visto Alguns deles preferem vestir preto; outros escolhem diversas cores. Alguns querem apenas passar despercebidos, enquanto outros querem ser vistos por milhões de pessoas. Foi assim que o jornal argentino La Nación apresentou o assunto das tribos urbanas em uma matéria chamada Tribus urbanas, lugares de pertenencia (em português, Tribos urbanas, o sentido de pertencimento ). Mas será que algum adolescente quer mesmo passar despercebido? Estamos vivendo em uma época dominada pela proximidade e conectividade permanente. Facebook, MSN Messenger, Fotolog e blogues são ferramentas que, por meio da internet, permitem aos usuários serem vistos por milhões de pessoas. Ver e ser visto parece ser o segredo para esta era. Página 90 Reading: Walker Ryan, um skatista especial Ryan Walker, perdão, Walker Ryan é um aluno de período integral na UCSD. Mas seu intelecto vai muito além do que aprende nos livros. Sua visão madura sobre política e globalização e seu conhecimento de mundo em geral não são normais para alguém na faixa dos vinte anos. São tantas coisas que nem sequer mencionamos o skate dele ou sua carreira de ator. O garoto que saiu do Condado de Napa e se mudou para São Francisco conseguiu conciliar os estudos universitários com uma carreira promissora de skatista tudo à sua agradável maneira de resolver as coisas. E após fazer rápidas amizades com os melhores skatistas da Melhor Cidade Norte-Americana, Walker logo se tornou a celebridade da cidade e o guia turístico de todos os locais para a prática de skate no campus Triton. [...] Você sabia que a UCSD teria tantos lugares para se andar de skate? Eu não fazia ideia. Quando escolhi a UCSD, não tinha a menor noção de que ela acabaria sendo essa pequena Meca. Meu pensamento era: Vamos tentar San Diego. [...] Você reconheceu todos os lugares mostrados nos vídeos antigos? Ah, sim, imediatamente. Nas primeiras semanas, o que eu fazia era andar pelo enorme campus e encontrar esses lugares que tinha visto nos vídeos antigos, até que pensei: Hmm, é isso aí, vai ser aqui. [...] Isso é muito irônico, porque tantos skatistas veriam a faculdade como o fim de suas carreiras no skate Acho que vou ter que ir para a faculdade, já que não vou conseguir ganhar a vida andando de skate. Mas você consegue fazer ambas as coisas. Isso só mostra que você nunca sabe o que a faculdade pode lhe oferecer. Para mim, depois do Ensino Médio, o skate não dava muita oportunidade, então resolvi entrar na faculdade e isso acabou por ser um novo local de trabalho. Você nunca sabe que oportunidades aparecerão.

9 Então, se nada estava rolando depois do Ensino Médio, como foi que você conseguiu se ligar? Eu não tinha nada planejado naquela época, mas como estava ficando à toa... [...] Você está começando o terceiro ano na UCSD. Qual é o seu curso? Estou estudando Sociologia. Faço um programa de Estudos Internacionais, que é o curso principal, mas a ênfase é em Sociologia. Comecei a fazer aulas que considero interessantes e que posso aplicar no dia a dia, principalmente quando estiver viajando por aí. Quero entender como as outras sociedades ao redor do mundo funcionam. Se tiver oportunidade de viajar, vou adorar ter um entendimento maior de outras culturas e de como elas funcionam. Não vejo a faculdade como um lugar onde vou conseguir um diploma para arrumar um emprego ou algo parecido e depois continuar a vida você tem a oportunidade de ter estudo, e eu gostaria de aplicar esse estudo no que estou fazendo. [...] Página 94 In the Job Market: Técnico em Moda Se você tem interesse em moda, pode considerar a possibilidade de se tornar um Técnico em Moda. Esse profissional é o responsável por todo o processo de moda, desde o esboço até a execução, além de criar roupas e coleções com acessórios que combinam, sempre buscando alcançar o visual perfeito. O Técnico em Moda precisa estar atualizado com as tendências, bem como com os modelos de peças de roupa e de coleções. Faz parte de seu trabalho realizar pesquisas a fim de prever as tendências da estação que está por vir. Como Técnico em Moda, você pode lidar com tecidos e costura em uma loja ou ateliê trabalhando em empresas que desenvolvem produtos, em departamentos de vendas de uma loja ou até mesmo como autônomo. Outra possibilidade é ser um consultor de moda e criar trajes exclusivos para celebridades e políticos ou ajudá-los a comprar e montar seus próprios trajes. Para se tornar um Técnico em Moda, você terá que se matricular em um curso específico com carga horária de 800 horas, que pode ser feito simultaneamente ao Ensino Médio, se preferir. Unidade 6 Página 98 Centro de Estudos de Ciência Genética Universidade de Utah Problemas de saúde que podem ser tratados com células-tronco Legenda da figura humana: Esquerda: Direita: Amputação de órgãos Disfunções neurológicas Danos à coluna Doenças cardíacas Queimaduras Diabetes

10 Qual é o objetivo da pesquisa sobre células-tronco? Por que não vivemos para sempre? Seria porque ficamos doentes? Ou porque envelhecemos? Ou ainda porque nos ferimos e não conseguimos nos curar? Todas essas suposições estão corretas. Cada uma delas resulta de uma falha da capacidade do corpo em se desenvolver, se manter ou se curar sozinho funções que dependem de nossas células-tronco. Em Quais são os diferentes tipos de células-tronco?, vimos como essas células formam os materiais básicos para a formação do corpo humano. Isso faz com que elas se tornem boas candidatas para recuperar tecidos que tenham sido danificados por lesão ou doença. Há décadas, pesquisadores vêm estudando a biologia das células-tronco para descobrir como funciona seu desenvolvimento e para encontrar novos métodos de tratar os problemas de saúde. Como funcionaria o trabalho terapêutico com células-tronco? O objetivo de qualquer terapia à base de células-tronco é reparar um tecido danificado que é incapaz de se curar sozinho. Esse trabalho pode ser realizado por meio do transplante de células-tronco para a área afetada, direcionando-as para o desenvolvimento de um tecido novo e sadio. Outra possibilidade é atrair as células-tronco que já estão no corpo para trabalhar em dobro e produzir novos tecidos. Até agora, os pesquisadores obtiveram mais sucesso com o primeiro método de transplante de células-tronco. Página 105 Reading: Extraindo células-tronco dos dentes A pesquisa sobre células-tronco nos dentes estourou nos últimos quatro ou cinco anos e, desde então, as empresas que armazenam as células em freezers já vêm operando. Os executivos de empresas e seus cientistas afirmam que as células-tronco dentais têm o potencial de tratar uma ampla gama de doenças, como as cardíacas, leucemia e Mal de Parkinson. Em um futuro próximo, as células-tronco dentais poderão desenvolver novos dentes e ossos maxilares. Outros cientistas alertam as pessoas contra os gastos com o armazenamento de suas células-tronco. As células-tronco encontram-se em regiões próximas aos nervos e vasos sanguíneos dentro da polpa do dente. As empresas que armazenam células-tronco afirmam que aquelas que podem ser regeneradas de células-tronco dentais irão, algum dia, apresentar: medula nervosa e espinhal; cérebro; coração; fígado; ossos; ligamentos e cartilagem; músculos; pele.

11 Legenda da figura do dente: Esquerda: Direita: esmalte gengiva dentina osso polpa Página 110 In the Job Market: Profissões na área da Enfermagem Aqui estão algumas opções disponíveis no campo da saúde e bem-estar. Assistente de Enfermagem (também conhecido como auxiliar de enfermagem) Técnico em Enfermagem Enfermeiro(a) Principais funções Prestar primeiros socorros, preparar os pacientes para exames, realizar tratamentos simples, identificar sinais e sintomas dos pacientes e trabalhar sob a supervisão de um enfermeiro diplomado. Cuidar de pacientes clínicos e cirúrgicos, acompanhar pacientes ao centro cirúrgico, fazer curativos em ferimentos, ministrar medicamentos e trabalhar sob a supervisão de um enfermeiro diplomado. Oferecer assistência durante o trabalho de parto, realizar partos em situações especiais, cuidar de pacientes em situação de risco e orientar nos serviços e atividades de enfermagem. Curso Duração: 800 horas (aproximadamente 18 meses) mais 400 horas de estágio é possível fazê-lo simultaneamente ao Ensino Médio. Duração: horas (aproximadamente 2 anos) mais 600 horas de estágio é possível fazê-lo simultaneamente ao Ensino Médio. Duração: 4 anos de curso universitário (requer conclusão prévia do Ensino Médio). Todos os profissionais de enfermagem podem atuar na residência dos pacientes, em hospitais, clínicas, laboratórios, consultórios médicos, spas terapêuticos e em qualquer outro local em que seja necessária a assistência médica. Unidade 7 Página 118 Mercados flutuantes Diversos mercados flutuantes localizados em Bangcoc, bem como nas cercanias da cidade, oferecem aos turistas um cartão-postal do tradicional estilo de vida tailandês. Pequenas embarcações de madeira carregadas de frutos, flores, vegetais e outros hortifrutigranjeiros de pomares e comunidades próximas compõem um colorido e movimentado cenário no horário de compras. [...]

12 Kosovo Na aldeia de Donje Ljubinje, a tradição local manda que se pinte o rosto da noiva para espantar o azar. Após a cerimônia, as mulheres da família do marido limpam o rosto da noiva Rasima Biljibani. Alankar Chandra Nova Délhi, Índia Em seu caminho para tomar um banho antes do amanhecer na cidade sagrada de Haridwar, Chandra, um jovem de 25 anos diplomado em uma escola de negócios, subiu em uma passarela e capturou uma vista atemporal: os peregrinos hindus purificando-se espiritualmente nas águas sagradas do Ganges. Página 126 Reading: Londres: capital multicultural do mundo Londres é uma das cidades mais multiculturais do mundo, com cerca de 300 culturas diferentes convivendo lado a lado. Esqueça o chá e os sanduíches: hoje, é comum ver um londrino beber cappuccino no café da manhã e almoçar comida tailandesa em um pub da região. Vejamos como a vida mudou na capital britânica. Índia A maioria dos indianos chegou a Londres nas décadas de 1950 e Hoje, há uma forte presença asiática na cidade em lojas, mercados e, é claro, restaurantes. Aliás, o caril é a refeição para viagem favorita dos britânicos. China Os chineses desembarcaram pela primeira vez em território britânico em Os primeiros imigrantes eram, em sua maioria, marinheiros. Eles trabalhavam em navios a vapor. Na década de 1950, muitos chineses estabeleceram-se no centro do Soho, uma área de Londres, e ali abriram restaurantes. Esse local é conhecido como Chinatown. Ali você pode encontrar os melhores restaurantes chineses de Londres, além de comprar vegetais, medicamentos fitoterápicos e lembranças chinesas. Grécia Os bares e cafés próximos ao Finsbury Park, na região nordeste de Londres, são um claro sinal de que você está na Pequena Atenas. Ali, existe uma verdadeira atmosfera cosmopolita as pessoas estão sempre nas ruas e algumas das lojas ficam abertas durante toda a noite. Os fãs de doces vão amar os tradicionais bolos e suas massas são deliciosos. [...] Caribe Durante a década de 1950, os imigrantes vindos das ilhas do Caribe (por exemplo, Jamaica e Barbados) chegavam a Londres para começar uma nova vida. O reggae, os tambores metálicos e a cultura levada até a cidade agora fazem parte da atmosfera da capital, principalmente durante o carnaval de Notting Hill. [...] África Ocidental Os africanos ocidentais principalmente vindos de Gana e Nigéria levaram uma abundância de idiomas, músicas e culturas para a capital britânica. Muitos mercados de Londres vendem os alimentos tradicionais desses povos, como o inhame e variados tipos de arroz. [...]

13 Irlanda A comunidade irlandesa é a maior comunidade estrangeira em Londres. Os irlandeses vêm de todos os lugares da Irlanda tanto do norte quanto do sul. O maior bairro é Kilburn, a noroeste de Londres. A capital britânica sempre atraiu artistas e músicos, e as bandas e os cantores irlandeses de folk fazem shows em pubs por toda a cidade. Página 130 In the Job Market: Guia Turístico A principal tarefa de um Guia Turístico é auxiliar e guiar turistas em excursões. Mas esses profissionais fazem muito mais que isso. Entre muitas outras tarefas, eles também: informam os turistas sobre as características históricas, sociais, culturais e outros aspectos do local que estão visitando; ajudam os visitantes a compreender e valorizar a cultura, o estilo de vida e os hábitos dos moradores locais; estimulam e motivam o respeito mútuo às diferenças sociais; transportam os passageiros e suas bagagens de acordo com a legislação oficial; planejam as melhores rotas para os turistas e as empresas para as quais trabalham. Em outras palavras, o Guia Turístico é o anfitrião do turista. Quando o profissional faz um bom serviço, os turistas têm a garantia de desfrutar de bons momentos. Os guias turísticos podem trabalhar em muitos lugares, como agências de viagens, organizações turísticas públicas ou privadas e até mesmo num negócio próprio. Aqueles que pretendem trabalhar nessa área devem fazer um curso de 800 horas (aproximadamente 18 meses). Esse curso pode ser feito simultaneamente ao Ensino Médio, e a certificação de guia turístico deve ser registrada posteriormente no Ministério do Turismo. Unidade 8 Página 134 O que é globalização? Globalização é um processo de interação e integração entre as pessoas, empresas e governos de diferentes nações um processo conduzido pelo comércio e investimento internacional e auxiliado pela tecnologia da informação. Esse processo provoca efeitos sobre o meio ambiente, a cultura, os sistemas políticos, o desenvolvimento econômico e a prosperidade, além do bem-estar físico do ser humano nas sociedades ao redor do mundo. [...] Problemas da globalização REVISTA ILUSTRADA 1 o balão: Compramos esses bonés maneiros na loja Niketown, em Paris!... 2 o balão:... e essa supercamisa na loja da Disney em Londres.

14 3 o balão: E depois de um excelente jantar no McDonald s em Roma, encontramos esses maravilhosos shorts na loja GAP! Página 141 Reading: Globalização. Quem ganha e quem perde? 1 o balão: O que está acontecendo aqui? 2 o balão: Os líderes governamentais do mundo e os empresários estão decidindo nosso futuro a portas fechadas outra vez bem para trás daquela cerca de segurança. 3 o balão: Por que todos estão tão transtornados? 4 o balão: Eles estão preocupados com a globalização. 5 o balão: As pessoas deveriam se adaptar ao mundo moderno. Ouvi falar que a globalização é uma coisa boa. 6 o balão: Isso depende de que lado da cerca você está. Nos últimos anos, vem-se falando muito sobre globalização. Empresários poderosos e líderes governamentais estão promovendo o assunto. Eles afirmam que isso é necessário e que é bom para todo mundo. 7 o balão: A globalização está trazendo empregos e prosperidade para cada vez mais pessoas. Governo 8 o balão: Ela vai tirar milhões de pessoas da pobreza. Grande empresário 9 o balão: É inevitável, então é melhor todos vocês aceitarem. Mídia corporativa Enquanto isso... milhões de pessoas por todo o mundo pessoas comuns, como você e eu estão preocupadas. Empregos com boa remuneração, em fábricas, filiados a sindicatos, estão desaparecendo em alguns países, enquanto os empregos mal remunerados, não filiados a sindicatos, estão aumentando em outros. A disparidade entre os ricos e os pobres está aumentando, com mais bilionários e mais desabrigados e famintos todos os dias. A classe média está desaparecendo em muitos países. A educação pública, a saúde, os programas sociais e de aposentadoria estão deixando de ser financiados e passando para a privatização. Hoje existem menos regulamentos para proteger o ar e a água potável ou as florestas e as terras cultivadas. Os jovens não veem um futuro para si próprios ou para o planeta. Por isso, milhares de pessoas saem às ruas para dizer NÃO à globalização. 10 o balão: Vem cá, a globalização pode ser tão ruim assim? Tenho certeza de que nossos líderes sabem o que é melhor para nós. 11 o balão: A globalização é, definitivamente, boa para alguns, mas não estou muito certa de que é boa para nós, trabalhadores. Vamos analisar mais de perto a questão da globalização... Página 146 In the Job Market: Professor de Inglês Hoje em dia, o inglês é, indubitavelmente, a língua mais importante de todo o mundo, tanto para a comunicação pessoal quanto para transações comerciais. Comunicar-se adequadamente é a única forma de viabilizar a interação com pessoas da China, Irã, Holanda e Polônia. Se você gosta da língua inglesa e deseja fazer a diferença, pode se tornar um professor de Inglês. Os Professores de Inglês ajudam os estudantes cuja língua materna não é o In-

15 glês a se comunicar tanto pela fala quanto pela escrita. Para isso, eles ensinam aos alunos regras gramaticais, muitas particularidades da cultura britânica ou norte-americana e, às vezes, até mesmo literatura norte-americana ou britânica. Esses profissionais podem trabalhar em instituições de Ensino Fundamental e Médio, particulares ou públicas, desde que possuam licenciatura e bacharelado em Inglês em faculdade ou universidade. O curso de graduação dura quatro anos. Aqueles que desejam lecionar em faculdades ou universidades precisam também de diploma de mestrado ou doutorado. Os Professores de Inglês também podem trabalhar como tradutores, intérpretes, secretárias bilíngues ou em editoras, atuando como autores, editores, assistentes editoriais e assim por diante. As possibilidades são infinitas.

5- Cite, em ordem de preferência, três profissões que você mais gostaria de exercer: 1º 2º 3º

5- Cite, em ordem de preferência, três profissões que você mais gostaria de exercer: 1º 2º 3º 18. DICAS PARA A PRÁTICA Orientação para o trabalho A- Conhecimento de si mesmo Sugestão: Informativo de Orientação Vocacional Aluno Prezado Aluno O objetivo deste questionário é levantar informações para

Leia mais

Como saber que meu filho é dependente químico e o que fazer. A importância de todos os familiares no processo de recuperação.

Como saber que meu filho é dependente químico e o que fazer. A importância de todos os familiares no processo de recuperação. Como saber que meu filho é dependente químico e o que fazer A importância de todos os familiares no processo de recuperação. Introdução Criar um filho é uma tarefa extremamente complexa. Além de amor,

Leia mais

O homem e o meio ambiente

O homem e o meio ambiente A U A UL LA O homem e o meio ambiente Nesta aula, que inicia nosso aprendizado sobre o meio ambiente, vamos prestar atenção às condições ambientais dos lugares que você conhece. Veremos que em alguns bairros

Leia mais

Leia os textos e assinale a alternativa correta: 1) O que Ana quer que Pedro faça?

Leia os textos e assinale a alternativa correta: 1) O que Ana quer que Pedro faça? UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL PROGRAMA DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS PLE CERIFICADO INTERNACIONAL DE LÍNGUA PORTUGUESA CILP SIMULADO COMPREENSÃO LEITORA E ASPECTOS LINGUÍSTICOS NÍVEL BÁSICO ESCOLAR A2 Leia os

Leia mais

QUEM SOMOS intercâmbio

QUEM SOMOS intercâmbio Inglaterra Mini Programa HIGH SCHOOL QUEM SOMOS intercâmbio O Number One Intercâmbio possui mais de 15 anos de mercado oferecendo as melhores opções de viagem para você e sua família, seja a lazer, trabalho

Leia mais

OS 4 PASSOS ALTA PERFORMANCE A PARTIR DE AGORA PARA VOCÊ COMEÇAR A VIVER EM HIGHSTAKESLIFESTYLE.

OS 4 PASSOS ALTA PERFORMANCE A PARTIR DE AGORA PARA VOCÊ COMEÇAR A VIVER EM HIGHSTAKESLIFESTYLE. OS 4 PASSOS PARA VOCÊ COMEÇAR A VIVER EM ALTA PERFORMANCE A PARTIR DE AGORA HIGHSTAKESLIFESTYLE. Hey :) Gabriel Goffi aqui. Criei esse PDF para você que assistiu e gostou do vídeo ter sempre por perto

Leia mais

Introdução à Arte da Ciência da Computação

Introdução à Arte da Ciência da Computação 1 NOME DA AULA Introdução à Arte da Ciência da Computação Tempo de aula: 45 60 minutos Tempo de preparação: 15 minutos Principal objetivo: deixar claro para os alunos o que é a ciência da computação e

Leia mais

Roteiro de Áudio. SOM: abertura (Vinheta de abertura do programa Hora do Debate )

Roteiro de Áudio. SOM: abertura (Vinheta de abertura do programa Hora do Debate ) 1 Roteiro de Áudio Episódio 1 A língua, a ciência e a produção de efeitos de verdade Programa Hora de Debate. Campanhas de prevenção contra DST: Linguagem em alerta SOM: abertura (Vinheta de abertura do

Leia mais

MANUAL SERVIÇOS AMBIENTAIS NO CORREDOR ETNOAMBIENTAL TUPI MONDÉ CADERNO DE ATIVIDADES

MANUAL SERVIÇOS AMBIENTAIS NO CORREDOR ETNOAMBIENTAL TUPI MONDÉ CADERNO DE ATIVIDADES MANUAL SERVIÇOS AMBIENTAIS NO CORREDOR ETNOAMBIENTAL TUPI MONDÉ CADERNO DE ATIVIDADES MÓDULO I Corredor Etnoambiental Tupi Mondé Atividade 1 Conhecendo mais sobre nosso passado, presente e futuro 1. No

Leia mais

Vencedores! Ideias de Negócio. Passos para criar. Descubra como criar ideias com potencial lucrativo, alinhadas com suas habilidades pessoais!

Vencedores! Ideias de Negócio. Passos para criar. Descubra como criar ideias com potencial lucrativo, alinhadas com suas habilidades pessoais! Por Rafael Piva Guia 33 Prático Passos para criar Ideias de Negócio Vencedores! Descubra como criar ideias com potencial lucrativo, alinhadas com suas habilidades pessoais! Que bom que você já deu um dos

Leia mais

By Dr. Silvia Hartmann

By Dr. Silvia Hartmann The Emo trance Primer Portuguese By Dr. Silvia Hartmann Dra. Silvia Hartmann escreve: À medida em que nós estamos realizando novas e excitantes pesquisas; estudando aplicações especializadas e partindo

Leia mais

coleção Conversas #17 - DEZEMBRO 2014 - u s a r Respostas perguntas para algumas que podem estar passando pela sua cabeça.

coleção Conversas #17 - DEZEMBRO 2014 - u s a r Respostas perguntas para algumas que podem estar passando pela sua cabeça. coleção Conversas #17 - DEZEMBRO 2014 - Sou so profes r a, Posso m a s n ão parar d aguento m e ai ensinar s? d a r a u la s Respostas perguntas para algumas que podem estar passando pela sua cabeça. A

Leia mais

150923-BMS15SET05-livreto_v2 APROV.indd 1

150923-BMS15SET05-livreto_v2 APROV.indd 1 150923-BMS15SET05-livreto_v2 APROV.indd 1 23/09/2015 10:29:04 150923-BMS15SET05-livreto_v2 APROV.indd 2 23/09/2015 10:29:04 Talvez você já conheça algumas opções terapêuticas disponíveis contra o câncer,

Leia mais

Região. Mais um exemplo de determinação

Região. Mais um exemplo de determinação O site Psicologia Nova publica a entrevista com Úrsula Gomes, aprovada em primeiro lugar no concurso do TRT 8 0 Região. Mais um exemplo de determinação nos estudos e muita disciplina. Esse é apenas o começo

Leia mais

A Lição de Lynch. O mago dos investimentos conta como ganhar nas bolsas depois de Buffet e Soros

A Lição de Lynch. O mago dos investimentos conta como ganhar nas bolsas depois de Buffet e Soros A Lição de Lynch O mago dos investimentos conta como ganhar nas bolsas depois de Buffet e Soros Por Laura Somoggi, de Marblehead (EUA) É muito provável que o nome Peter Lynch não lhe seja familiar. Ele

Leia mais

ACENDA O OTIMISMO EM SUA VIDA. Quiz Descubra Se Você é uma Pessoa Otimista

ACENDA O OTIMISMO EM SUA VIDA. Quiz Descubra Se Você é uma Pessoa Otimista ACENDA O OTIMISMO EM SUA VIDA Quiz Descubra Se Você é uma Pessoa Otimista Uma longa viagem começa com um único passo. - Lao-Tsé Ser Otimista não é uma tarefa fácil hoje em dia, apesar de contarmos hoje

Leia mais

Freelapro. Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo

Freelapro. Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo Palestrante: Pedro Quintanilha Freelapro Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo Quem sou eu? Eu me tornei um freelancer

Leia mais

PRIMEIRA LINGUAGEM DE AMOR: PALAVRAS DE ENCORAJAMENTO

PRIMEIRA LINGUAGEM DE AMOR: PALAVRAS DE ENCORAJAMENTO 50 Nona Lição AS CINCO LINGUAGENS DE AMOR Alguma coisa em nossa natureza clama por sermos amados. No âmago da nossa existência há o íntimo desejo se sermos amados. O casamento foi idealizado para suprir

Leia mais

A Internet Possibilita Que Todos Os Níveis De Empresas Possam Faturar Mais. Principalmente as Menores.

A Internet Possibilita Que Todos Os Níveis De Empresas Possam Faturar Mais. Principalmente as Menores. 1 A internet é um mundo de oportunidades de vendas. Porém, muitas empresas de pequeno e médio porte não se deram conta disso ainda. Eu vejo tantos empresários perderem essas oportunidades por apenas olhar

Leia mais

Chantilly, 17 de outubro de 2020.

Chantilly, 17 de outubro de 2020. Chantilly, 17 de outubro de 2020. Capítulo 1. Há algo de errado acontecendo nos arredores dessa pequena cidade francesa. Avilly foi completamente afetada. É estranho descrever a situação, pois não encontro

Leia mais

é de queda do juro real. Paulatinamente, vamos passar a algo parecido com o que outros países gastam.

é de queda do juro real. Paulatinamente, vamos passar a algo parecido com o que outros países gastam. Conjuntura Econômica Brasileira Palestrante: José Márcio Camargo Professor e Doutor em Economia Presidente de Mesa: José Antonio Teixeira presidente da FENEP Tentarei dividir minha palestra em duas partes:

Leia mais

Empresário. Você curte moda? Gosta de cozinhar? Não existe sorte nos negócios. Há apenas esforço, determinação, e mais esforço.

Empresário. Você curte moda? Gosta de cozinhar? Não existe sorte nos negócios. Há apenas esforço, determinação, e mais esforço. Empresário Não existe sorte nos negócios. Há apenas esforço, determinação, e mais esforço. Sophie Kinsella, Jornalista Econômica e autora Você curte moda? Gosta de cozinhar? Ou talvez apenas goste de animais?

Leia mais

5Etapas Para Conseguir Clientes de Coaching,

5Etapas Para Conseguir Clientes de Coaching, 5Etapas Para Conseguir Clientes de Coaching, Consultoria, Terapias Holísticas e Para Encher Seus Cursos e Workshops. Parte 01 Como Se Posicionar e Escolher os Clientes dos Seus Sonhos 1 Cinco Etapas Para

Leia mais

COMO SE TORNAR UM VOLUNTÁRIO?

COMO SE TORNAR UM VOLUNTÁRIO? COMO SE TORNAR UM VOLUNTÁRIO? Apresentação Ir para a escola, passar um tempo com a família e amigos, acompanhar as últimas novidades do mundo virtual, fazer um curso de inglês e praticar um esporte são

Leia mais

Era uma vez, numa cidade muito distante, um plantador chamado Pedro. Ele

Era uma vez, numa cidade muito distante, um plantador chamado Pedro. Ele O Plantador e as Sementes Era uma vez, numa cidade muito distante, um plantador chamado Pedro. Ele sabia plantar de tudo: plantava árvores frutíferas, plantava flores, plantava legumes... ele plantava

Leia mais

Não é o outro que nos

Não é o outro que nos 16º Plano de aula 1-Citação as semana: Não é o outro que nos decepciona, nós que nos decepcionamos por esperar alguma coisa do outro. 2-Meditação da semana: Floresta 3-História da semana: O piquenique

Leia mais

Visão Subnormal. Guia do Apresentador

Visão Subnormal. Guia do Apresentador Visão Subnormal Guia do Apresentador SLIDE 1 Introdução do apresentador. O propósito desta apresentação é oferecer informações sobre o que é a visão subnormal, o que pode ser feito sobre ela e onde se

Leia mais

Rio de Janeiro, 5 de junho de 2008

Rio de Janeiro, 5 de junho de 2008 Rio de Janeiro, 5 de junho de 2008 IDENTIFICAÇÃO Meu nome é Alexandre da Silva França. Eu nasci em 17 do sete de 1958, no Rio de Janeiro. FORMAÇÃO Eu sou tecnólogo em processamento de dados. PRIMEIRO DIA

Leia mais

CONHECENDO-SE MELHOR DESCOBRINDO-SE QUEM VOCÊ É? 13 PASSOS QUE VÃO AJUDÁ-LO PARA SE CONHECER MELHOR E DESCOBRIR QUE VOCÊ REALMENTE É

CONHECENDO-SE MELHOR DESCOBRINDO-SE QUEM VOCÊ É? 13 PASSOS QUE VÃO AJUDÁ-LO PARA SE CONHECER MELHOR E DESCOBRIR QUE VOCÊ REALMENTE É CONHECENDO-SE MELHOR DESCOBRINDO-SE QUEM VOCÊ É? 13 PASSOS QUE VÃO AJUDÁ-LO PARA SE CONHECER MELHOR E DESCOBRIR QUE VOCÊ REALMENTE É Descobrindo-se... Fácil é olhar à sua volta e descobrir o que há de

Leia mais

PORTUGUÊS 2 o BIMESTRE

PORTUGUÊS 2 o BIMESTRE AVALIAÇÃO DE CONTEÚDO DO GRUPO VI Unidade Portugal Série: 4 o ano (3 a série) Período: MANHÃ Data: 29/6/2011 PORTUGUÊS 2 o BIMESTRE Nome: Turma: Valor da prova: 3,5 Nota: Eixo temático Proteção ao meio

Leia mais

10 segredos para falar inglês

10 segredos para falar inglês 10 segredos para falar inglês ÍNDICE PREFÁCIO 1. APENAS COMECE 2. ESQUEÇA O TEMPO 3. UM POUCO TODO DIA 4. NÃO PRECISA AMAR 5. NÃO EXISTE MÁGICA 6. TODO MUNDO COMEÇA DO ZERO 7. VIVA A LÍNGUA 8. NÃO TRADUZA

Leia mais

TRIBO? "O QUE UNE AS PESSOAS DE UMA TRIBO É O COMPROMISSO COMUM COM A ATIVIDADE QUE NASCERAM PARA FAZER."

TRIBO? O QUE UNE AS PESSOAS DE UMA TRIBO É O COMPROMISSO COMUM COM A ATIVIDADE QUE NASCERAM PARA FAZER. TRIBO? "O QUE UNE AS PESSOAS DE UMA TRIBO É O COMPROMISSO COMUM COM A ATIVIDADE QUE NASCERAM PARA FAZER." CONCEITO : No QUAL É A SUA TRIBO? podemos ser quem desejamos, praticar novos esportes e atividades

Leia mais

Manifeste Seus Sonhos

Manifeste Seus Sonhos Manifeste Seus Sonhos Índice Introdução... 2 Isso Funciona?... 3 A Força do Pensamento Positivo... 4 A Lei da Atração... 7 Elimine a Negatividade... 11 Afirmações... 13 Manifeste Seus Sonhos Pág. 1 Introdução

Leia mais

Os 3 Passos da Fluência - Prático e Fácil!

Os 3 Passos da Fluência - Prático e Fácil! Os 3 Passos da Fluência - Prático e Fácil! Implemente esses 3 passos para obter resultados fantásticos no Inglês! The Meridian, 4 Copthall House, Station Square, Coventry, Este material pode ser redistribuído,

Leia mais

10 simples passos que irão mudar a forma como você tira fotos

10 simples passos que irão mudar a forma como você tira fotos VERSÃO FOTOGRAFIA 10 simples passos que irão mudar a forma como você tira fotos Existem várias formas de alterar o resultado final de uma foto, seja através do ISO, da velocidade do obturador, da abertura

Leia mais

AUTORES: NANCY MARTINS DE SÁ STOIANOV

AUTORES: NANCY MARTINS DE SÁ STOIANOV Ciências AUTORES: NANCY MARTINS DE SÁ STOIANOV Graduada em História e Pedagogia, Doutora em Filosofia e Metodologia de Ensino, Autora da Metodologia ACRESCER. REGINALDO STOIANOV Licenciatura Plena em Biologia,

Leia mais

COMO É O SISTEMA DE ENSINO PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES NO CANADÁ

COMO É O SISTEMA DE ENSINO PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES NO CANADÁ COMO É O SISTEMA DE ENSINO PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES NO CANADÁ Uma das principais preocupações de casais que pretendem morar no Canadá levando os filhos diz respeito à educação das crianças e adolescentes

Leia mais

Metodologia. Entrevistas com amostra de usuárias brasileiras de internet via questionário online.

Metodologia. Entrevistas com amostra de usuárias brasileiras de internet via questionário online. Assunto E-commerce Metodologia Entrevistas com amostra de usuárias brasileiras de internet via questionário online. Quantidade de entrevistas realizadas: 1.652 mulheres Perfil: 18 a 50 anos Mercado: Brasil

Leia mais

QUEM SOMOS intercâmbio

QUEM SOMOS intercâmbio alemanha Programa HIGH SCHOOL QUEM SOMOS intercâmbio O Number One Intercâmbio possui mais de 15 anos de mercado oferecendo as melhores opções de viagem para você e sua família, seja a lazer, trabalho ou

Leia mais

PRÓLOGO. #21diasdeamor. DEUS É AMOR 1 João 4:8

PRÓLOGO. #21diasdeamor. DEUS É AMOR 1 João 4:8 PRÓLOGO DEUS É AMOR 1 João 4:8 Quando demonstramos amor, estamos seguindo os passos de Jesus. Ele veio para mostrar ao mundo quem Deus é. Da mesma maneira, temos a missão de mostrar ao mundo que Deus é

Leia mais

QUEM SOMOS intercâmbio

QUEM SOMOS intercâmbio Nova Scotia Programa HIGH SCHOOL QUEM SOMOS intercâmbio O Number One Intercâmbio possui mais de 15 anos de mercado oferecendo as melhores opções de viagem para você e sua família, seja a lazer, trabalho

Leia mais

04 Os números da empresa

04 Os números da empresa 04 Os números da empresa Além de conhecer o mercado e situar-se nele, o empreendedor tem de saber com clareza o que ocorre com os números de sua empresa. Neste capítulo conheça os principais conceitos,

Leia mais

Roteiro VcPodMais#005

Roteiro VcPodMais#005 Roteiro VcPodMais#005 Conseguiram colocar a concentração total no momento presente, ou naquilo que estava fazendo no momento? Para quem não ouviu o programa anterior, sugiro que o faça. Hoje vamos continuar

Leia mais

PROJETO PROFISSÕES. Entrevista com DJ

PROJETO PROFISSÕES. Entrevista com DJ Entrevista com DJ Meu nome é Raul Aguilera, minha profissão é disc-jóquei, ou DJ, como é mais conhecida. Quando comecei a tocar, em festinhas da escola e em casa, essas festas eram chamadas de "brincadeiras

Leia mais

Estudo de Caso. Cliente: Rafael Marques. Coach: Rodrigo Santiago. Duração do processo: 12 meses

Estudo de Caso. Cliente: Rafael Marques. Coach: Rodrigo Santiago. Duração do processo: 12 meses Estudo de Caso Cliente: Rafael Marques Duração do processo: 12 meses Coach: Rodrigo Santiago Minha idéia inicial de coaching era a de uma pessoa que me ajudaria a me organizar e me trazer idéias novas,

Leia mais

3 Dicas Poderosas Para Investir Em Ações. "A única maneira de fazer um grande trabalho é. amar o que você faz." Steve Jobs. Por Viva e Aprenda 2

3 Dicas Poderosas Para Investir Em Ações. A única maneira de fazer um grande trabalho é. amar o que você faz. Steve Jobs. Por Viva e Aprenda 2 "A única maneira de fazer um grande trabalho é amar o que você faz." Steve Jobs Por Viva e Aprenda 2 Por Viva e Aprenda Declaração De Ganhos Com O Uso De Nossos Produtos A empresa O Segredo Das Ações"

Leia mais

Trabalhar em Casa. Um Guia para quem quer iniciar um trabalho em casa e não sabe por onde começar. 2015 bastianafutebol.com @bastianafutebol

Trabalhar em Casa. Um Guia para quem quer iniciar um trabalho em casa e não sabe por onde começar. 2015 bastianafutebol.com @bastianafutebol Trabalhar em Casa Um Guia para quem quer iniciar um trabalho em casa e não sabe por onde começar 2015 bastianafutebol.com @bastianafutebol Como Começar? Primeiro você deve escolher o tipo de trabalho que

Leia mais

PARA CERTIFICAÇÃO INTERNACIONAL

PARA CERTIFICAÇÃO INTERNACIONAL Panorama Social Viviani Bovo - Brasil 1 RELATÓRIO FINAL PARA CERTIFICAÇÃO INTERNACIONAL PANORAMA SOCIAL Viviani Bovo Campinas - Brasil Panorama Social Viviani Bovo - Brasil 2 Relatório para Certificação

Leia mais

Módulo 12 Segmentando mercados

Módulo 12 Segmentando mercados Módulo 12 Segmentando mercados Há alguns anos que os profissionais de marketing perceberam que não se pode atender todo o mercado com um único composto de produto. Nem todos os consumidores querem um carro

Leia mais

A soma será feita da seguinte forma:

A soma será feita da seguinte forma: TESTE VOCACIONAL Teste sua vocação Testes vocacionais não fazem milagres, não têm poder de apontar uma única profissão a ser seguida, mas são um bom norte acerca de aptidões e interesses. O questionário

Leia mais

QUEM SOMOS intercâmbio

QUEM SOMOS intercâmbio França Programa HIGH SCHOOL QUEM SOMOS intercâmbio O Number One Intercâmbio possui mais de 15 anos de mercado oferecendo as melhores opções de viagem para você e sua família, seja a lazer, trabalho ou

Leia mais

Sistema de Ensino CNEC

Sistema de Ensino CNEC 1 SUMÁRIO VOLUME 1 "O homem é um pedaço do Universo cheio de vida." Ralph Waldo Emerson Capítulo 1 O Tempo não para 5 Capítulo 2 Você percebendo-se como sujeito histórico 20 Capítulo 3 O Universo que nos

Leia mais

Enquete para Pais ou Responsáveis

Enquete para Pais ou Responsáveis MEXT Ministério da Educação, Cultura, Esportes, Ciência e Tecnologia do Japão Avaliação Nacional do Desempenho Escolar e Condições do Aprendizado em 2013 Pesquisa detalhada Enquete para Pais ou Responsáveis

Leia mais

A criança e as mídias

A criança e as mídias 34 A criança e as mídias - João, vá dormir, já está ficando tarde!!! - Pera aí, mãe, só mais um pouquinho! - Tá na hora de criança dormir! - Mas o desenho já tá acabando... só mais um pouquinho... - Tá

Leia mais

Blog http://conquistadores.com.br. + dinheiro + mulheres + sucesso social (mini e-book grátis)

Blog http://conquistadores.com.br. + dinheiro + mulheres + sucesso social (mini e-book grátis) Blog http://conquistadores.com.br CONQUISTADORES + dinheiro + mulheres + sucesso social (mini e-book grátis) Blog http://conquistadores.com.br CONQUISTADORES + dinheiro + mulheres + sucesso social (Este

Leia mais

Guia Prático para Encontrar o Seu. www.vidadvisor.com.br

Guia Prático para Encontrar o Seu. www.vidadvisor.com.br Guia Prático para Encontrar o Seu Propósito de Vida www.vidadvisor.com.br "Onde os seus talentos e as necessidades do mundo se cruzam: aí está a sua vocação". Aristóteles Orientações Este é um documento

Leia mais

6D Estúdio. promessa de ir além das 3 dimensões. Eles eram seis e, hoje, são sete sócios trabalhando do design impresso

6D Estúdio. promessa de ir além das 3 dimensões. Eles eram seis e, hoje, são sete sócios trabalhando do design impresso 6D Estúdio promessa de ir além das 3 dimensões Eles eram seis e, hoje, são sete sócios trabalhando do design impresso ao design em movimento, em vídeo ou internet. Eles unem diferentes conhecimentos técnicos

Leia mais

Máxima Nova Classe Média autoestima 33%

Máxima Nova Classe Média autoestima 33% Máxima é a primeira revista mensal totalmente voltada para os desejos e as necessidades da mulher da Nova Classe Média. Sua missão é ajudá-la a resolver as questões do seu dia a dia e ser fonte de inspiração

Leia mais

Superando Seus Limites

Superando Seus Limites Superando Seus Limites Como Explorar seu Potencial para ter mais Resultados Minicurso Parte VI A fonte do sucesso ou fracasso: Valores e Crenças (continuação) Página 2 de 16 PARTE 5.2 Crenças e regras!

Leia mais

O papel da gerência em um ambiente de manufatura lean. Gary Convis, Presidente, Toyota Motor Manufacturing de Kentucky

O papel da gerência em um ambiente de manufatura lean. Gary Convis, Presidente, Toyota Motor Manufacturing de Kentucky O papel da gerência em um ambiente de manufatura lean Gary Convis, Presidente, Toyota Motor Manufacturing de Kentucky Tradução: Diogo Kosaka Gostaria de compartilhar minha experiência pessoal como engenheiro

Leia mais

Como usar o monitoramento de mídias sociais numa campanha política

Como usar o monitoramento de mídias sociais numa campanha política Como usar o monitoramento de mídias sociais numa campanha política No Brasil, há poucas experiências conhecidas de uso de ferramentas de monitoramento de mídias sociais em campanhas políticas. Uma delas

Leia mais

ÍNDICE. Introdução. Os 7 Segredos. Como ser um milionário? Porque eu não sou milionário? Conclusão. \\ 07 Segredos Milionários

ÍNDICE. Introdução. Os 7 Segredos. Como ser um milionário? Porque eu não sou milionário? Conclusão. \\ 07 Segredos Milionários ÍNDICE Introdução Os 7 Segredos Como ser um milionário? Porque eu não sou milionário? Conclusão 3 4 6 11 12 INTRODUÇÃO IMPORTANTE Neste e-book você terá uma rápida introdução sobre as chaves que movem

Leia mais

EMTI JARDIM NOVO MUNDO Goiânia, 14 de junho de 2013 Tabulação do questionário Assembleia do Estudantes

EMTI JARDIM NOVO MUNDO Goiânia, 14 de junho de 2013 Tabulação do questionário Assembleia do Estudantes EMTI JARDIM NOVO MUNDO Goiânia, 14 de junho de 2013 Tabulação do questionário Assembleia do Estudantes Sim (32) Não (00) Sim (12) Nulo (20) 01 Está gostando das aulas? Estão atendendo suas expectativas?

Leia mais

Zelo. A Regra de Ouro. Por que ser zeloso? Parceiros atingidos. Zelo - SIM. Zelo - NÃO

Zelo. A Regra de Ouro. Por que ser zeloso? Parceiros atingidos. Zelo - SIM. Zelo - NÃO Exercitando o Caráter 6 a 9 anos Zelo O zelo, ou cuidado, é uma qualidade típica das pessoas de bom caráter. A pessoa zelosa tem cuidado para não prejudicar as outras pessoas e demais seres vivos, nem

Leia mais

Jardim Escola Aladdin

Jardim Escola Aladdin Jardim Escola Aladdin Os 4 Rs da Sustentabilidade Rio de janeiro 2016 Objetivo geral Esse projeto tem como objetivo promover o envolvimento dos alunos, professores, pais e comunidade em defesa à sustentabilidade

Leia mais

consulta participativa de opinião

consulta participativa de opinião consulta participativa de opinião Interesses e perspectivas dos jovens da Brasilândia, Cachoeirinha e Freguesia do Ó CONSULTA PARTICIPATIVA DE OPINIÃO: INTERESSES E PERSPECTIVAS DOS JOVENS DA BRASILÂNDIA,

Leia mais

Vamos fazer um mundo melhor?

Vamos fazer um mundo melhor? Vamos fazer um mundo melhor? infanto-junvenil No mundo em que vivemos há quase 9 milhões de espécies de seres vivos, que andam, voam, nadam, vivem sobre a terra ou nos oceanos, são minúsculos ou enormes.

Leia mais

11 Segredos para a Construção de Riqueza Capítulo II

11 Segredos para a Construção de Riqueza Capítulo II Capítulo II Mark Ford 11 Segredos para a Construção de Riqueza Capítulo Dois Como uma nota de $10 me deixou mais rico do que todos os meus amigos Das centenas de estratégias de construção de riqueza que

Leia mais

Rio de Janeiro, 10 de junho de 2008

Rio de Janeiro, 10 de junho de 2008 IDENTIFICAÇÃO Rio de Janeiro, 10 de junho de 2008 Humberto Cordeiro Carvalho admitido pela companhia em 1 de julho de 1981. Eu nasci em 25 de maio de 55 em Campos do Goytacazes. FORMAÇÃO Segundo grau Escola

Leia mais

3 Truques Para Obter Fluência no Inglês

3 Truques Para Obter Fluência no Inglês 3 Truques Para Obter Fluência no Inglês by: Fabiana Lara Atenção! O ministério da saúde adverte: Os hábitos aqui expostos correm o sério risco de te colocar a frente de todos seus colegas, atingindo a

Leia mais

Neste e-book vamos esclarecer melhor como é feita essa transição financeira, quais os melhores investimentos para a aposentadoria, como você deve administrar os demais gastos, onde é possível cortar despesas

Leia mais

Como fazer. networking. Um guia prático e fácil para um networking efetivo.

Como fazer. networking. Um guia prático e fácil para um networking efetivo. Como fazer networking Um guia prático e fácil para um networking efetivo. Este whitepaper é para... Em um evento de determinado setor (e aqui estamos falando do nosso, a rede de moda!), todos os participantes

Leia mais

Inteligência em. redes sociais. corporativas. Como usar as redes internas de forma estratégica

Inteligência em. redes sociais. corporativas. Como usar as redes internas de forma estratégica Inteligência em redes sociais corporativas Como usar as redes internas de forma estratégica Índice 1 Introdução 2 Por que uma rede social corporativa é um instrumento estratégico 3 Seis maneiras de usar

Leia mais

FORMAÇÃO PLENA PARA OS PROFESSORES

FORMAÇÃO PLENA PARA OS PROFESSORES Fundação Carlos Chagas Difusão de Idéias dezembro/2006 página 1 FORMAÇÃO PLENA PARA OS PROFESSORES Bernardete Gatti: o país enfrenta uma grande crise na formação de seus professores em especial, de alfabetizadores.

Leia mais

a Energia em casa Da usina até sua casa

a Energia em casa Da usina até sua casa a Energia em casa Da usina até sua casa Para ser usada nas cidades, a energia gerada numa hidrelétrica passa por uma série de transformações A eletricidade é transmitida de uma usina até os centros de

Leia mais

Nos últimos anos o mercado brasileiro de imóveis vivenciou um crescimento inacreditável, o lançamento de novas unidades mais a valorização de imóveis

Nos últimos anos o mercado brasileiro de imóveis vivenciou um crescimento inacreditável, o lançamento de novas unidades mais a valorização de imóveis Nos últimos anos o mercado brasileiro de imóveis vivenciou um crescimento inacreditável, o lançamento de novas unidades mais a valorização de imóveis usados, além do crescimento de renda da população e

Leia mais

Colégio Visconde de Porto Seguro

Colégio Visconde de Porto Seguro Colégio Visconde de Porto Seguro Unidade I 2011 AULA 1 Ensino Fundamental e Ensino Médio Atividade de Recuperação Contínua Nome do (a) Aluno (a): Atividade de Recuperação Contínua de Ciências Nível I Classe:

Leia mais

Meu nome é José Guilherme Monteiro Paixão. Nasci em Campos dos Goytacazes, Norte Fluminense, Estado do Rio de Janeiro, em 24 de agosto de 1957.

Meu nome é José Guilherme Monteiro Paixão. Nasci em Campos dos Goytacazes, Norte Fluminense, Estado do Rio de Janeiro, em 24 de agosto de 1957. Rio de Janeiro, 5 de junho de 2008 IDENTIFICAÇÃO Meu nome é José Guilherme Monteiro Paixão. Nasci em Campos dos Goytacazes, Norte Fluminense, Estado do Rio de Janeiro, em 24 de agosto de 1957. FORMAÇÃO

Leia mais

Entendendo a Nova Ordem Digital. Há uma nova Ordem Mundial, a Ordem Digital.

Entendendo a Nova Ordem Digital. Há uma nova Ordem Mundial, a Ordem Digital. 1 2 Entendendo a Nova Ordem Digital Há uma nova Ordem Mundial, a Ordem Digital. Responsável por uma revolução jamais vista, afeta todas as nossas formas de relacionamento, das pessoais às COMERCIAIS. Surge

Leia mais

4 Passos Para Criar Um Ebook Lucrativo Em Menos de 30 Dias

4 Passos Para Criar Um Ebook Lucrativo Em Menos de 30 Dias 4 Passos Para Criar Um Ebook Lucrativo Em Menos de 30 Dias Copyright 2014 por Mindbank Publicado por: Mindbank Autor: Matheus Beirão Primeira edição: Maio de 2014 Todos os direitos reservados. Nenhuma

Leia mais

A ERA DIGITAL E AS EMPRESA

A ERA DIGITAL E AS EMPRESA A ERA DIGITAL E AS EMPRESA Em 1997 o Brasil já possuia 1,8 MILHÕES de usuários Brasil O 5 Maior país em extensão territorial Brasil 5 Vezes campeão do Mundo Brasil O 5 Maior país em número de pessoas conectadas

Leia mais

Agora que tenho diabetes... O que posso fazer para permanecer no controle?

Agora que tenho diabetes... O que posso fazer para permanecer no controle? Agora que tenho diabetes... O que posso fazer para permanecer no controle? Tenho diabetes: o que isso significa, afinal? Agora que você recebeu o diagnóstico de diabetes, você começará a pensar em muitas

Leia mais

PROGRAMA JOVEM APRENDIZ

PROGRAMA JOVEM APRENDIZ JOVEM APRENDIZ Eu não conhecia nada dessa parte administrativa de uma empresa. Descobri que é isso que eu quero fazer da minha vida! Douglas da Silva Serra, 19 anos - aprendiz Empresa: Sinal Quando Douglas

Leia mais

Imagem Global e Reputação da Indústria Automobilística

Imagem Global e Reputação da Indústria Automobilística Imagem Global e Reputação da Indústria Automobilística Contexto Durante a história recente, as percepções públicas a respeito da indústria automobilística tem reagido de acordo com eventos e marcos globais

Leia mais

Em algum lugar de mim

Em algum lugar de mim Em algum lugar de mim (Drama em ato único) Autor: Mailson Soares A - Eu vi um homem... C - Homem? Que homem? A - Um viajante... C - Ele te viu? A - Não, ia muito longe! B - Do que vocês estão falando?

Leia mais

Transcriça o da Entrevista

Transcriça o da Entrevista Transcriça o da Entrevista Entrevistadora: Valéria de Assumpção Silva Entrevistada: Ex praticante Clarice Local: Núcleo de Arte Grécia Data: 08.10.2013 Horário: 14h Duração da entrevista: 1h COR PRETA

Leia mais

MANUAL DOS PAIS UM PROJETO DESTINADO ÀS CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL E SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

MANUAL DOS PAIS UM PROJETO DESTINADO ÀS CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL E SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL 1 UM PROJETO DESTINADO ÀS CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL E SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL É hora de promover a segurança e a harmonia no trânsito. E os pais podem dar o exemplo. No Brasil, o índice

Leia mais

Sobre Este Livro. O Que Você Não Lerá. 2 Dieta Para Leigos, 2 a Edição

Sobre Este Livro. O Que Você Não Lerá. 2 Dieta Para Leigos, 2 a Edição 2 Dieta Para Leigos, 2 a Edição depois do nascimento). Engordei e emagreci 110 quilos em meus 50 anos e passei 30 anos fazendo dietas. Mas não fiz mais dieta desde que meu filho se afastou, 11 anos atrás.

Leia mais

UNIDADE VI ESCREVENDO E-MAILS QUE GERAM RESULTADOS

UNIDADE VI ESCREVENDO E-MAILS QUE GERAM RESULTADOS UNIDADE VI ESCREVENDO E-MAILS QUE GERAM RESULTADOS Nessa unidade vou mostrar para você como escrever e-mails que geram resultados. Mas que resultados são esses? Quando você escreve um e-mail tem que saber

Leia mais

SENTIR 3. TEMPO 15-20 minutos TIPO DE TEMPO contínuo

SENTIR 3. TEMPO 15-20 minutos TIPO DE TEMPO contínuo COMO USAR O MATERIAL NAS PÁGINAS A SEGUIR, VOCÊ ENCONTRA UM PASSO A PASSO DE CADA ETAPA DO DESIGN FOR CHANGE, PARA FACILITAR SEU TRABALHO COM AS CRIANÇAS. VOCÊ VERÁ QUE OS 4 VERBOS (SENTIR, IMAGINAR, FAZER

Leia mais

Guia Multilíngüe de Informações Cotidianas

Guia Multilíngüe de Informações Cotidianas Para poder permanecer em território japonês é necessário ter o visto de permanência. Existem 27 tipos de vistos e, cada qual tem prazos e tipos de atividades permitidas diferenciadas. 1 Tipos de visto

Leia mais

A GLOBALIZAÇÃO UM MUNDO EM MUDANÇA

A GLOBALIZAÇÃO UM MUNDO EM MUDANÇA A GLOBALIZAÇÃO UM MUNDO EM MUDANÇA Que dimensões sociológicas existem numa passeio ao supermercado? A variedade de produtos importados que costumamos ver nos supermercados depende de laços econômicos

Leia mais

Unidade 2: A família de Deus cresce José perdoa

Unidade 2: A família de Deus cresce José perdoa Olhando as peças Histórias de Deus:Gênesis-Apocalipse 3 a 6 anos Unidade 2: A família de Deus cresce José perdoa História Bíblica: Gênesis 41-47:12 A história de José continua com ele saindo da prisão

Leia mais

Atividade experimental Gerando energia elétrica com a luz do Sol

Atividade experimental Gerando energia elétrica com a luz do Sol Atividade experimental Gerando energia elétrica com a luz do Sol É impossível imaginar o mundo atual sem energia elétrica. Pense em todas as atividades que você realiza em um dia na sua casa; em várias

Leia mais

4ºano. 2º período 1.4 CIÊNCIAS. 11 de junho de 2014

4ºano. 2º período 1.4 CIÊNCIAS. 11 de junho de 2014 4ºano 1.4 CIÊNCIAS 2º período 11 de junho de 2014 Cuide da organização da sua avaliação, escreva de forma legível, fique atento à ortografia e elabore respostas claras. Tudo isso será considerado na correção.

Leia mais

Nosso Planeta Mobile: Brasil

Nosso Planeta Mobile: Brasil Nosso Planeta Mobile: Brasil Como entender o usuário de celular Maio de 2012 1 Resumo executivo Os smartphones se tornaram indispensáveis para nosso cotidiano. A difusão dos smartphones atinge 14% da população,

Leia mais

Conheça a trajetória da empresa no Brasil através desta entrevista com o Vice- Presidente, Li Xiaotao.

Conheça a trajetória da empresa no Brasil através desta entrevista com o Vice- Presidente, Li Xiaotao. QUEM É A HUAWEI A Huawei atua no Brasil, desde 1999, através de parcerias estabelecidas com as principais operadoras de telefonia móvel e fixa no país e é líder no mercado de banda larga fixa e móvel.

Leia mais

1. COMPLETE OS QUADROS COM OS VERBOS IRREGULARES NO PRETÉRITO PERFEITO DO INDICATIVO E DEPOIS COMPLETE AS FRASES:

1. COMPLETE OS QUADROS COM OS VERBOS IRREGULARES NO PRETÉRITO PERFEITO DO INDICATIVO E DEPOIS COMPLETE AS FRASES: Atividades gerais: Verbos irregulares no - ver na página 33 as conjugações dos verbos e completar os quadros com os verbos - fazer o exercício 1 Entrega via e-mail: quarta-feira 8 de julho Verbos irregulares

Leia mais

http://crayonstock.com/19707 Zoonar 12 SEGREDOS PARA CONQUISTAR CLIENTES COM IMAGENS

http://crayonstock.com/19707 Zoonar 12 SEGREDOS PARA CONQUISTAR CLIENTES COM IMAGENS http://crayonstock.com/19707 Zoonar 12 SEGREDOS PARA CONQUISTAR CLIENTES COM IMAGENS Constantemente, somos bombardeados por incontáveis conteúdos visuais. Imagens ilustram websites, redes sociais, folders,

Leia mais

Fluxos de capitais, informações e turistas

Fluxos de capitais, informações e turistas Fluxos de capitais, informações e turistas Fluxo de capitais especulativos e produtivos ESPECULATIVO Capital alocado nos mercados de títulos financeiros, ações, moedas ou mesmo de mercadorias, com o objetivo

Leia mais