Representações ambientais de alunos da 1ª série do ensino médio em uma escola estadual do município de Porto Rico - PR.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Representações ambientais de alunos da 1ª série do ensino médio em uma escola estadual do município de Porto Rico - PR."

Transcrição

1 Representações ambientais de alunos da 1ª série do ensino médio em uma escola estadual do município de Porto Rico - PR. Poliana Barbosa da Riva Ana Tiyomi Obara Bruno Tadashi Takahashi Harumi Irene Suzuki Resumo Para iniciar qualquer proposta de educação ambiental é fundamental conhecer quais as concepções de ambiente dos alunos de suas vivências e experiências, e a partir delas, trabalhar as complexas relações do homem com seu meio. Nesta perspectiva, o presente trabalho objetivou investigar as concepções de meio ambiente por meio de representações gráficas de alunos do 1º ano do ensino médio em uma escola estadual no município de Porto Rico PR, visando obter subsídios para um projeto de Educação Ambiental a ser realizado no colégio. O ambiente em questão é a planície alagável do rio Paraná, rica em biodiversidade, mas que nos últimos anos, vem sofrendo pressões pelas práticas insustentáveis existentes na região. Por meio dos desenhos observou-se que os alunos apresentam uma visão bastante diversificada do seu meio ambiente e dos problemas ambientais que os atingem, sendo uma das representações comuns a todos os desenhos o de ambiente como problema. Palavras-chave: Representações gráficas. Meio ambiente. Planície alagável do rio Paraná. Abstract Environmental representations of students from one grade of high school in a state school in the municipality of Porto Rico - PR.

2 To start any proposed environmental education is essential to understand the conceptions of environment of the students of their experiences, and from them, work out the complex relationships between man and his environment. From this perspective, our study aimed to investigate the conceptions of the environment by means of graphical representations of students from the 1st year of high school in a state school in the municipality of Puerto Rico - PR, to obtain grants for a project of Environmental Education to be held in college. The environment issue is the floodplain of the Parana River, rich in biodiversity, but in recent years, has been under pressure for unsustainable practices in the region. Through the drawings showed that the students have a rather diverse in their environment and environmental problems that affect them, one of the common representations at all drawings of the environment as a problem. Keywords: Graphical representations. Environment. Floodplain of the Parana River.

3 1 Introdução Os graves problemas ambientais que afetam diretamente todos os sistemas vivos fazem parte da preocupação mundial desde o final do século passado. Os modelos consumistas que valorizam a acumulação de bens, a competição excessiva e o individualismo, fazem com que o ser humano se afaste da natureza a tal ponto que ele não se sinta parte integrante da mesma. Essas condições dão força cada vez maior ao desenvolvimento da educação ambiental, que visa a coletividade e a sustentabilidade das sociedades (JUNIOR; SATO, 2006). A educação ambiental procura mostrar à comunidade o papel fundamental que o ambiente desempenha em suas vidas e oferecer alternativas de atuação com oportunidades voltadas à uma política de sustentabilidade local que entrelace os conhecimentos populares aos científicos, de forma que essa interação educativa se converta em uma responsabilidade da inclusão social (GONZALEZ, 2006). Nesse contexto, o município de Porto Rico, localizado entre a foz do rio Paranapanema e a foz do rio Ivinhema, na parte média do alto Paraná, na região noroeste do Estado do Paraná, é objeto de estudos científicos desde o ano de 1986 pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), envolvendo pesquisas sobre as comunidades naturais e as populações ribeirinhas desta área. Estudos, conduzidos pelo Núcleo de Pesquisas em Limnologia, Ictiologia e Aqüicultura (Nupélia) da UEM, até o presente, revelam que este trecho da planície alagável apresenta elevada diversidade biológica (AGOSTINHO et al., 2004). Essa área considerada de relevante importância ecológica desencadeou a criação de áreas de conservação na região por parte do governo federal (APA das Ilhas e Várzeas do Rio Paraná; Parque Nacional de Ilha Grande) e estadual (Parque Estadual do Ivinhema). Entretanto, essas medidas ainda parecem ser insuficientes, pois inúmeros problemas ambientais como a modificação da vazão do rio por conta das barragens à montante, a criação de gado, o cultivo de arroz, queimadas, caça e pesca ilegal, etc. ameaçam a integridade do ecossistema em questão (AGOSTINHO et al., 2004). Várias pesquisas ecológicas e etnoecológicas vêm sendo desenvolvidas pela universidade na planície, na perspectiva de levantar subsídios para a formulação de ações e diretrizes voltadas à sustentabilidade da comunidade local. Paralelamente, nesta perspectiva, dentro do Programa Ecológico de Longa Duração (PELD/CNPq), um grupo de pesquisadores do Nupélia vem trabalhando os conhecimentos científicos e tradicionais, em inúmeras atividades educativas com alunos e com a comunidade em geral, com o intuito de ampliar a visão dos mesmos sobre a realidade ambiental em que eles vivem.

4 Todas as práticas de educação ambiental desenvolvidas pelo grupo partem do princípio que, primeiramente, deve-se considerar as concepções de meio ambiente e de problemas ambientais do público alvo para que estas práticas sejam desenvolvidas com resultados promissores. Segundo Heerdt et al. (2008), a investigação das concepções ambientais dos alunos se torna um meio para a obtenção de informações relevantes para a elaboração de atividades e projetos de educação ambiental nas escolas. As imagens, valores e percepções que os alunos têm de sua realidade podem fornecer ao professor subsídios para compreender as relações estabelecidas cotidianamente no plano individual e coletivo destes com o meio em que vivem (GOIS, et al., 2007). Portanto, o processo de construção e percepção do ambiente pelos alunos na escola pode ser abstraído a partir da representação gráfica, o desenho, que é uma das técnicas do conteúdo de artes visuais e um instrumento na construção de conhecimentos (GOMES; CHAKUR, 2005). Nas representações gráficas, segundo Lowenfeld (1977), os desenhos proporcionam uma indicação sobre o desenvolvimento da criança, sendo que cada etapa se reflete na sua representação gráfica. Para esse autor a expressão da criança pela arte reúne diversos elementos de sua experiência, ou seja, através desse tipo de representação a criança exprime a sua forma de ver o ambiente. O trabalho buscou levantar as concepções de meio ambiente e problemas ambientais, por meio da representação gráfica (desenhos), de alunos do ensino Médio, de uma escola localizada às margens do rio Paraná, na perspectiva de desenvolver um projeto de educação ambiental, a partir dos seus conhecimentos e vivências. 2 Material e métodos O presente trabalho foi realizado em uma escola estadual localizada no município de Porto Rico - PR. Esta escola já desenvolve parceria com a universidade há 8 anos, por meio de aulas, cursos, oficinas, reuniões para alunos e professores A pesquisa contou com um grupo de trinta e três (33) alunos de uma 1ª série do ensino Médio (20 meninas e 13 meninos), com idade variando entre 14 a 19 anos (Tabela 01). Tabela 01. Características dos participantes deste trabalho, como número de crianças/adolescentes, sexo, idade de cada indivíduo e média de idade da equipe.

5 Componentes Idades Média das idades GRUPO meninos e 02 meninas 14, 14, 14, 14, 14 anos 14 anos GRUPO meninas 15, 15, 16, 16 anos 15,5 anos GRUPO meninas e 03 meninos 15, 14, 16, 15, 16, 16 anos 15,3 anos GRUPO meninas e 02 meninos 15, 14, 14, 15, 15 anos 14,6 anos GRUPO meninos e 02 meninas 14, 14, 15, 15, 14, 16 anos 14,6 anos GRUPO meninas 15, 15 anos 15 anos GRUPO meninas e 02 meninos 19, 15, 14, 14, 14 anos 15,2 anos Para a coleta de dados foi utilizada uma atividade em grupos de 2 a 6 alunos, em que foi solicitado a representação em desenho da concepção de meio ambiente e possíveis problemas ambientais encontrados na região. As concepções ambientais obtidas nas representações, juntamente com a descrição feita pelos alunos dos desenhos foram analisadas conforme a classificação apresentada nos estudos de Sauvé (1997), que categoriza as representações ambientais em sete grupos: Como natureza; Como recurso; Como problema; Como sistema; Como o que está ao nosso redor; Como biosfera; Como projeto de vida. 3 Resultados e Discussão As representações na forma de desenhos demonstraram concepções de meio ambiente que foram enquadrados segundo a classificação definida por Sauvé (1997) e com as seguintes observações. Grupo 01 (Meio ambiente como problema): As análises da representação gráfica deste grupo demonstram a comunidade local diretamente envolvida com as alterações e/ou problemas

6 ambientais que atingem a região de Porto Rico, como o despejo de esgoto, provenientes das habitações da cidade de Porto Rico, diretamente nas margens do rio, bem como também o despejo de lixo e outras impurezas (Figura 01). - Componentes bióticos da natureza: árvore, peixes. - Componentes abióticos da natureza: rio (Rio Paraná). - Problemas ambientais identificados: despejo de esgoto e de lixo no Rio Paraná. Figura 01. As representações gráficas dos alunos do Grupo 01, identificando o ambiente e problemas ambientais. (em destaque: A árvore; B lixo no rio; C esgoto; D Rio Paraná; E peixes; F lixo). Cabe salientar que algumas ações antrópicas certamente causam danos irrecuperáveis ao ambiente, tais como incêndios provocados, cortes de madeira, exploração de argila e construção de condomínios horizontais. Todas essas ações estão impactando a Área de Preservação Permanente (SOUZA et al.,1997 apud VAZZOLER et al.,1997). Assim, esse grupo se enquadra na categoria de concepções de meio ambiente como problema ao apontar os problemas ambientais como, por exemplo, a poluição de origem antrópica. Grupo 02 (Meio ambiente como problema): Este grupo representou o meio ambiente local apenas com as alterações e/ou problemas ambientais que atingem a região, semelhante ao que foi representado pelo grupo 01. As representações mostram que existe despejo de esgoto diretamente nas margens do rio, onde estão praças e restaurantes muito utilizadas para o turismo (Figura 02).

7 - Componentes bióticos da natureza: árvore, pássaros. - Componentes abióticos da natureza: Sol, rio (Rio Paraná). - Problemas ambientais identificados: despejo de esgoto no Rio Paraná. Figura 02. As representações gráficas dos alunos do Grupo 02, identificando o meio ambiente e o problema do esgoto no rio Paraná (em destaque: A bancos de praças, asfalto e telefone público; B rio Paraná; C esgoto no rio Paraná; D - árvores; E comércio; F pássaros; G Sol). Grupo 03 (Meio ambiente como natureza - problema): Esse grupo de alunos teve como base para sua representação a biodiversidade local e o envolvimento desta com o Rio Paraná, não sendo identificado o homem como constituinte do meio ambiente. Porém, houve a representação de um único problema ambiental, que concepção destes alunos, é que o esgoto cai direto nas margens do rio Paraná. (Figura 03). - Componentes bióticos da natureza: Árvore. - Componentes abióticos da natureza: Sol, nuvens, montanhas, rio (Rio Paraná). - Problemas ambientais identificados: esgoto no rio Paraná.

8 Figura 03. As representações gráficas dos alunos do Grupo 03, identificando o meio ambiente e o esgoto no rio Paraná como um problema ambiental. (em destaque: A esgoto no rio Paraná; B Sol; C árvore; D céu; E rio Paraná; F - montanhas). Esta visão dos alunos de um meio ambiente sem a presença do homem como constituinte desta, mostra a percepção de ambiente como algo natural, em que o homem se enquadra meramente como um espectador. Essa percepção caracteriza uma concepção de meio ambiente natural em que o homem situa-se dissociado da natureza (SAUVÈ, 1997). Grupo 04 (Meio ambiente como local para viver - recursos - problema): Nesse grupo identificou-se uma grande diversidade de componentes bióticos da natureza e problemas ambientais, como o esgoto e o lixo no rio Paraná (Figura 04). - Componentes bióticos da natureza: Árvore, coqueiro, homem (pescador). - Componentes abióticos da natureza: Sol, rio (Rio Paraná). - Problemas ambientais identificados: esgoto e lixo no rio Paraná.

9 Figura 04. As representações gráficas dos alunos do Grupo 04, identificando o meio ambiente, o homem pescador e o problema do esgoto. (em destaque: A Sol; B - árvores; C esgoto no rio Paraná; D lixo; E homem pescador; F rio Paraná; G casa; H - coqueiro). O meio ambiente é visto como recurso em que o homem extrai pela pesca os peixes provenientes do rio e, como problema o esgoto e lixo jogados nas margens do rio. Assim, fica evidente a forte presença do homem, suas características socioculturais e as interferências deletérias que ele provoca. Assim, as representações ambientais desse grupo podem ser agrupadas em três categorias, local para viver (representação de moradia), recurso (pesca) e problemas (esgoto e lixo). Grupo 05 (Meio ambiente como natureza - recursos - problema): A representação do grupo indicou a grande diversidade de componentes bióticos da natureza e os problemas ambientais relacionados, como o esgoto no rio Paraná e a erosão na barranca (Figura 05). O grupo representou barcos de pesca sem o homem pescador, identificando a importância do rio para as atividades pesqueiras e turísticas na região. - Componentes bióticos da natureza: Árvore. -Componentes abióticos da natureza: rio (Rio Paraná), céu, barcos. - Problemas ambientais identificados: esgoto no rio Paraná, erosão da barranca.

10 Figura 05. As representações gráficas dos alunos do Grupo 05, identificando o meio ambiente e o problema ambiental do esgoto. (em destaque: A céu; B erosão na barranca; C esgoto no rio Paraná; D rio Paraná; E barco da pesca; F árvore). O meio ambiente é visto como recurso em que o homem extrai pela pesca os peixes provenientes do rio e, como problema a erosão da barranca do rio. Tal processo, segundo estudos realizados por Souza Filho (1999) demonstra que o processo de erosão ocorre devido à velocidade de vazão do rio Paraná e da constituição friável da rocha da barranca. Grupo 06 (Meio ambiente como natureza - problema): A representação mostra que ainda há remanescente de mata original nas ilhas do rio Paraná. O homem é representado como sendo o causador dos problemas ambientais, pois o mesmo joga lixo no rio, polui as prainhas (atração turística da região) e não tem acesso ao saneamento básico (desenho de esgoto a céu aberto), provocando a morte de peixes (Figura 06). - Componentes bióticos da natureza: Árvore, peixe (morto), homem. -Componentes abióticos da natureza: rio (Rio Paraná), casa, prainha. - Problemas ambientais identificados: esgoto e lixo no rio Paraná, lixos na prainha, mortandade de peixes.

11 Figura 06. As representações gráficas dos alunos do Grupo 06, identificando o meio ambiente de Porto Rico e os problemas ambientais encontrados na região. (em destaque: A casa; B fossa a céu aberto; C homem com lixo na mão; D esgoto no rio Paraná; E peixe morto; F - rio Paraná; G lixo; H prainha com lixo; I ilha com árvores). Grupo 07 (Meio ambiente como recurso - problema): Para estes alunos o turismo é um dos problemas ambientais da região. Segundo os relatos dos estudantes, o turismo mesmo sendo uma atividade que mobiliza o desenvolvimento da cidade, também traz diversos problemas como: a poluição e a pesca indiscriminada durante a piracema. A cidade possui hotéis que recebem os turistas, barcos para passeio e aluguel para pesca. Nesta ilustração observa-se um homem pescando com vara de pescar e barco a motor. Como problema, foi identificado o esgoto que cai direto no rio Paraná (Figura 07). - Componentes bióticos da natureza: Árvore, homem. -Componentes abióticos da natureza: Sol, céu, rio (Rio Paraná), hotel, barco de turismo, barco de pesca. - Problemas ambientais identificados: esgoto no rio Paraná.

12 Figura 07. As representações gráficas dos alunos do Grupo 07, identificando o meio ambiente de Porto Rico e os problemas ambientais encontrados na região. (em destaque: A Sol; B céu; C barco turístico; D hotel; E árvore; F esgoto desembocando no rio Paraná; G homem pescador ; H placa escrita Pesca fechada. Época de piracema ;). Essa visão mais clara do meio ambiente por esse grupo de alunos corrobora com as analises de Lowenfeld (1977), que a criança entre os doze a quatorze anos (a maioria dos alunos do grupo 07 tem esta idade) está no período de raciocínio, mais críticos de suas próprias produções. De modo geral todas essas representações refletem as vivências e experiências dos estudantes com o seu meio ambiente, formuladas juntamente com os constituintes socioculturais que os cercam. As representações ambientais comuns a todos os grupos foram o rio Paraná e os problemas de esgoto e lixo que acometem o rio. Em relação ao rio Paraná este está presente em todas as ilustrações devido a elevada importância deste rio para a comunidade local (pesca, turismo, hábitat de peixes). O rio ocupa nas representações o maior espaço dentre as ilustrações e várias outras relações do homem-natureza e natureza-natureza que ocorrem neste elemento água. Os elementos relacionados à água como lagos, rios, riachos, poços, etc., exercem grande influência nas comunidades que vivem em locais que os contem. Tal importância deve-se a característica dos recursos hídricos serem fundamentais para a sobrevivência dos homens e dos

13 demais animais (DIEGUES, 2005). Neste estudo, a água tem ainda função de pesca, habitat de espécies de peixes e atração turística, como as ilustradas através dos desenhos. Já em relação à representação do homem na região de Porto Rico pode ser observado a figura do homem pescador em algumas representações, devido ao número representativo de famílias que ainda tiram o sustento desta atividade. Neste caso, especificamente, o pescador ilustrado é aquele exerce a pesca artesanal, com utilização de vara, iscas e barco a remo. Outros elementos identificados nos desenhos foram a fauna (peixes, aves) e a flora representando a grande biodiversidade da região. Estudos mostram que a ictiofauna de água doce desta região é caracterizada por uma elevada riqueza de espécies (± 4000 espécies), correspondendo cerca de 31% da diversidade total de peixes de água doce de todo o mundo. A planície de inundação do alto Paraná, em seu último trecho livre de barramentos do rio Paraná em território brasileiro, apresenta 138 espécies (FERNANDES et al., 2008). Sabe-se que a planície alagável do alto rio Paraná também é extremamente diversa em termos de hábitats para as aves, pois está em uma zona de contato entre a Mata Atlântica e o Cerrado. Assim, a planície representa uma importante oportunidade para a conservação e deve receber esforços para evitar futuras perdas de espécies (MENDONÇA et al., 2008). 4 Conclusão As representações dos alunos evidenciam desde um meio ambiente destituído da presença humana, sendo este apenas um espectador, até representações em que o homem é retratado como um constituinte intimamente envolvido com a natureza. Ou seja, o trabalho evidenciou uma diversidade de representações ambientais por parte dos alunos. Também ficou bastante evidente a presença de componentes relacionados à estrutura sociocultural dessa comunidade, como a importância do rio Paraná e da atividade pesqueira de subsistência, retratada pela maioria dos grupos de alunos. As análises da representação gráfica de todos os sete grupos demonstram a comunidade local diretamente envolvida com as alterações e/ou problemas ambientais que atingem a região de Porto Rico (Meio ambiente como problema). As ilustrações mostram que existe despejo de esgoto, provenientes das habitações da cidade de Porto Rico, diretamente nas margens do rio, bem como também o despejo de lixo e outras impurezas nas águas e nas prainhas e fossas a céu aberto nas casas.

14 Finalmente, estes dados são de fundamental importância, devendo ser considerados nas atividades e projetos de educação ambiental a serem desenvolvidos na escola, na perspectiva de garantir que eles reflitam sobre suas representações, construindo uma postura mais crítica e participativa frente aos inúmeros problemas existentes na planície alagável do rio Paraná. 5 Referências Bibliográficas AGOSTINHO, A. A; RODRIGUES, L; GOMES, L. C.; THOMAZ, S. M.; MIRANDA, L. E. Structure and Functioning of the Paraná River and its Floodplain:LTER site 6 Maringá: EDUEM, DIEGUES, A. C. Aspectos sócio-culturais e políticos do uso da água: Plano Nacional de Recursos Hídrico MMA.. São Paulo: NUPAUB-USP, FERNANDES, R.; AGOSTINHO, A. A.; FERREIRA, E.A.; PAVANELLI; C. S.; SUZUKI; H. I.; LIMA JUNIOR, D. P.; GOMES, L. C. Efeitos do regime hidrológico sobre a ictiofauna de ambientes fluviais da planície de inundação do alto Rio Paraná. Livro de Resumos III Workshop site 6: A planície alagável do Rio Paraná: Estruturas e Processos ambientais. Conservação e Biodiversidade, GOIS, K. S.; LIMA, S. A.; OBARA, A. T. Representações Ambientais de Alunos de uma 5ª série de uma Escola Estadual do Município de Maringá PR. ANAP, GOMES, L. R.; CHAKUR, C. R. S. L. Um estudo sobre a representação gráfica infantil: contribuições para a educação escolar. Psicopedagogia Online, GONZALEZ, S. Educação ambiental biorregional: a comunidade aprendente na Ilha das Caieiras, Vitória (ES) Dissertação (Mestrado em Educação na área de Processos Pscicossociais de Aprendizagem Educação Ambiental) - Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, HEERDT, B.; LIMA, A. G.; SILVA, S. M. P. Representação social de meio ambiente de alunos do ensino fundamental como subsídio para um projeto de educação ambiental. Semana de Biologia: A atuação do biólogo e a conservação da biodiversidade, I, Gauiraçá, Anais. Gauiraçá, JUNIOR, S. B. O.; SATO, M. Educação Ambiental e etnoconhecimento: parceiros para a conservação da diversidade de aves pantaneiras. Rev. Ambiente & Educação, v. 11, p , 2006.

15 LOWENFELD, V.; BRITTAIN, W. L. Desenvolvimento da capacidade criadora. São Paulo: Mestre Jou p. MENDONÇA, L. B.; LOPES, E. V.; ANJOS, L. Aves da planície alagável do alto Rio Paraná: espécies atualmente presentes e possíveis extinções locais. Livro de Resumos III Workshop site 6: A planície alagável do Rio Paraná: Estruturas e Processos ambientais. Conservação e Biodiversidade, SAUVÉ, L. Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável: uma análise complexa. Revista de Educação Pública, v 6, nº10, pp , Disponível em < >. Acesso em 25 de maio de SOUZA, M. C. de; CISLINSKI, J.; ROMAGNOLO, M. B. Levantamento florístico. In: A. E. A. VAZZOLER; A. A. AGOSTINHO; N. S. HAHN. A planície de inundação do alto rio Paraná: aspectos físicos, biológicos e socioeconômicos, Maringá: Editora da Universidade Estadual de Maringá, p Poliana Barbosa da Riva. Mestranda do Programa de Pós graduação em Ensino para a Ciência e Matemática, Universidade Estadual de Maringá, Câmpus de Maringá PR. poliana_dariva@yahoo.com.br. Ana Tiyomi Obara. Bióloga, Professora de Estágio Supervisionado do Departamento de Biologia, Universidade Estadual de Maringá, Câmpus de Maringá PR. anatobara@gmail.com. Bruno Tadashi Takahashi. Mestrando do Programa de Pós graduação em Educação para a Ciência. Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Câmpus de Bauru - SP. brunotadashi@gmail.com Harumi Irene Suzuki. Bióloga do Núcleo de Pesquisas em Limnologia, Ictiologia e Aqüicultura (Nupélia), Universidade Estadual de Maringá, Câmpus de Maringá PR. harumi@nupelia.uem.br.

REPRESENTAÇÕES AMBIENTAIS POR MEIO DE DESENHOS DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA (PORTO RICO PR)

REPRESENTAÇÕES AMBIENTAIS POR MEIO DE DESENHOS DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA (PORTO RICO PR) REPRESENTAÇÕES AMBIENTAIS POR MEIO DE DESENHOS DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA (PORTO RICO PR) Poliana Barbosa da Riva (PG)¹, Bruno Tadashi Takahashi (PG)², Ana Tiyomi Obara (PQ)³, Harumi

Leia mais

Capítulo PROGRAMA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL RESUMO

Capítulo PROGRAMA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL RESUMO de Longa 19 Duração Capítulo Relatório Anual / PROGRAMA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL Ana Tiyomi Obara (Coordenador) Maria Aparecida Gonçalves Dias da Silva Harumi Irene Suzuki Ricardo Massato

Leia mais

REPRESENTAÇÕES AMBIENTAIS POR MEIO DE DESENHO DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA (Porto Rico PR)

REPRESENTAÇÕES AMBIENTAIS POR MEIO DE DESENHO DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA (Porto Rico PR) REPRESENTAÇÕES AMBIENTAIS POR MEIO DE DESENHO DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA (Porto Rico PR) ENVIRONMENTAL REPRESENTATIONS BY DRAWINGS OF HIGH SCHOOL STUDENTS IN A PUBLIC SCHOOL (Porto

Leia mais

Educação Ambiental Educação continuada

Educação Ambiental Educação continuada 285 Educação Ambiental Educação continuada Resumo O Programa de Educação Continuada em Educação Ambiental, desenvolvido no Programa de Pesquisas Ecológicas de Longa Duração (PELD) Sítio 6: A planície alagável

Leia mais

Capítulo 21. Introdução

Capítulo 21. Introdução Relatório Anual / Pesquisas Ecológicas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e Educação Ambiental Continuada no Ensino Fundamental e Médio às margens do rio Paraná, Porto Rico-PR - TEdAm Introdução

Leia mais

IPA 74 anos semeando conhecimento

IPA 74 anos semeando conhecimento EDUCAÇÃO AMBIENTAL Regional/Município: Caruaru/Caruaru Comunidade: Murici e Região Equipe Responsável: Anísio S. de Oliveira Junior, Dilza Batista de Albuquerque, Fábio César, Hilda Maria Brito e José

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA PARA AVALIAÇÃO AMBIENTAL INTEGRADA (AAI) DA BACIA DO RIO TIJUCO MINAS GERAIS

TERMO DE REFERÊNCIA PARA AVALIAÇÃO AMBIENTAL INTEGRADA (AAI) DA BACIA DO RIO TIJUCO MINAS GERAIS TERMO DE REFERÊNCIA PARA AVALIAÇÃO AMBIENTAL INTEGRADA (AAI) DA BACIA DO RIO TIJUCO MINAS GERAIS O presente Termo de Referência visa a orientar a elaboração de estudo para AVALIAÇÃO AMBIENTAL INTEGRADA

Leia mais

SABERES ETNOECOLÓGICOS DOS PESCADORES ARTESANAIS E ALUNOS DA PLANÍCIE ALAGÁVEL DO ALTO RIO PARANÁ

SABERES ETNOECOLÓGICOS DOS PESCADORES ARTESANAIS E ALUNOS DA PLANÍCIE ALAGÁVEL DO ALTO RIO PARANÁ SABERES ETNOECOLÓGICOS DOS PESCADORES ARTESANAIS E ALUNOS DA PLANÍCIE ALAGÁVEL DO ALTO RIO PARANÁ Paula Gabriela da Costa (PG) 1, Poliana Barbosa da Riva (PFM) 2, Ana Tiyomi Obara (PQ) 3 Harumi Irene Suzuki

Leia mais

Biodiversidade aquática e impactos ambientais: percepção, estratégias de ensino e popularização da ciência

Biodiversidade aquática e impactos ambientais: percepção, estratégias de ensino e popularização da ciência Biodiversidade aquática e impactos ambientais: percepção, estratégias de ensino e popularização da ciência Gabriela Souza Cristino 1 * (IC), Juliana Simião Ferreira 2 (PQ). *gabycristino11@gmail.com Universidade

Leia mais

Domínio: TERRA UM PLANETA COM VIDA

Domínio: TERRA UM PLANETA COM VIDA SISTEMA TERRA: DA CÉLULA À BIODIVERSIDADE AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO Escola Básica e Secundária Dr. Vieira de Carvalho Departamento de Matemática e Ciências Experimentais Planificação

Leia mais

Figura 1 Corredor de Biodiversidade Miranda Serra da Bodoquena e suas unidades de conservação

Figura 1 Corredor de Biodiversidade Miranda Serra da Bodoquena e suas unidades de conservação Apresentação Os Corredores de Biodiversidade são grandes unidades de planejamento que têm como principal objetivo compatibilizar a conservação da natureza com um desenvolvimento econômico ambientalmente

Leia mais

ICTIOFAUNA DO RIACHO DO JAPIRA, BACIA DO TIBAGI, LOCALIZADO NO MUNICÍPIO DE APUCARANA-PR

ICTIOFAUNA DO RIACHO DO JAPIRA, BACIA DO TIBAGI, LOCALIZADO NO MUNICÍPIO DE APUCARANA-PR ICTIOFAUNA DO RIACHO DO JAPIRA, BACIA DO TIBAGI, LOCALIZADO NO MUNICÍPIO DE APUCARANA-PR TOZZO, R. A. 1 ; DE SOUZA F. 2 ; SANTOS, G. L. 3 ; GONÇALVES, E. A. 4 ; SILVA, R. F. 5 1 4 Graduando em Ciências

Leia mais

Contribuições da Paisagem Rural e Urbana para Práticas Pedagógicas de Educação Ambiental

Contribuições da Paisagem Rural e Urbana para Práticas Pedagógicas de Educação Ambiental EIXO TEMÁTICO: ( ) Arquitetura Bioclimática, Conforto Térmico e Eficiência Energética ( ) Bacias Hidrográficas, Planejamento e Gestão dos Recursos Hídricos ( ) Biodiversidade e Unidades de Conservação

Leia mais

Educação Ambiental e Alfabetização Científica como instrumentos para. Dr. Anderson Lopes Peçanha DBIO / CCA / UFES

Educação Ambiental e Alfabetização Científica como instrumentos para. Dr. Anderson Lopes Peçanha DBIO / CCA / UFES Educação Ambiental e Alfabetização Científica como instrumentos para Sustentabilidade Dr. Anderson Lopes Peçanha DBIO / CCA / UFES Introdução 1.UFES/CCA Alegre 2.Alfabetização Científica e Desafios 3.Instrumentação

Leia mais

Agrupamento de Escolas Eugénio de Castro Escola Básica de Eugénio de Castro Planificação Anual

Agrupamento de Escolas Eugénio de Castro Escola Básica de Eugénio de Castro Planificação Anual Compreender as condições próprias da Terra que a tornam o único planeta com vida conhecida no Sistema Solar Compreender a Terra como um sistema capaz de gerar vida Compreender a célula como unidade básica

Leia mais

TÍTULO: INFLUÊNCIA DA PCH LUIZ DIAS SOBRE A COMPOSIÇÃO DA ICTIOFAUNA NO RIO LOURENÇO VELHO, MG

TÍTULO: INFLUÊNCIA DA PCH LUIZ DIAS SOBRE A COMPOSIÇÃO DA ICTIOFAUNA NO RIO LOURENÇO VELHO, MG TÍTULO: INFLUÊNCIA DA PCH LUIZ DIAS SOBRE A COMPOSIÇÃO DA ICTIOFAUNA NO RIO LOURENÇO VELHO, MG CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS INSTITUIÇÃO: CENTRO

Leia mais

ÁREA TEMÁTICA: Meio Ambiente

ÁREA TEMÁTICA: Meio Ambiente TÍTULO: O LABORATÓRIO DE CLIMATOLOGIA E RECURSOS HÍDRICOS DA UFC E SUAS ATIVIDADES DE EXTENSÃO AUTORES: Thiago Soares da Silva 1 (thiagosoares11@hotmail.com), Ângela Karla Maia de Araújo Lima 2 (karlageo@hotmail.com),

Leia mais

EDUCAÇÃO AMBIENTAL: A DIDÁTICA USADA POR PROFESSORES, REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

EDUCAÇÃO AMBIENTAL: A DIDÁTICA USADA POR PROFESSORES, REVISÃO BIBLIOGRÁFICA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: A DIDÁTICA USADA POR PROFESSORES, REVISÃO BIBLIOGRÁFICA PEREIRA, A.M¹.; SACCHELLI, J¹.; JUI, T.B¹.; PEREIRA, C, M².; ¹ Acadêmicas do curso de Ciências Biológicas da FAP- Faculdade de

Leia mais

GESTÃO DA ARBORIZAÇÃO URBANA. Eng.Ambiental. Bruna de Souza Otoni Prefeitura Municipal de Araçuaí -MG

GESTÃO DA ARBORIZAÇÃO URBANA. Eng.Ambiental. Bruna de Souza Otoni Prefeitura Municipal de Araçuaí -MG GESTÃO DA ARBORIZAÇÃO URBANA Eng.Ambiental. Bruna de Souza Otoni Prefeitura Municipal de Araçuaí -MG CARACTERIZAÇÃO DO MUNICÍPIO MUNICÍPIO : Araçuaí DISTÂNCIA DA CAPITAL : 678km MESOREGIÃO: Jequitinhonha

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA DECRETO Nº 327

PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA DECRETO Nº 327 DECRETO Nº 327 Cria o Refugio de Vida Silvestre do Bugio na região da confluência do rio Barigui com o rio Iguaçu e dá outras providências. O PREFEITO MUNICIPAL DE CURITIBA, CAPITAL DO ESTADO DO PARANÁ,

Leia mais

A PRÁTICA DA PESCA ARTESANAL EM MOCAJITUBA - PAÇO DO LUMIAR, MARANHÃO

A PRÁTICA DA PESCA ARTESANAL EM MOCAJITUBA - PAÇO DO LUMIAR, MARANHÃO A PRÁTICA DA PESCA ARTESANAL EM MOCAJITUBA - PAÇO DO LUMIAR, MARANHÃO BOULLOSA, Clarissa Pinto¹, BITTENCOURT, Camila Ribeiro², RIBEIRO, Renato Pereira², MENDONÇA, Isabela dos Santos³, COSTA, Clarissa Lobato

Leia mais

ECOTURISMO NAS UNIDADES DE CONSERVAÇÃO ESTADUAIS DO RIO GRANDE DO SUL. 1. Andressa Caroline Trautenmüller 2, Romário Trentin 3.

ECOTURISMO NAS UNIDADES DE CONSERVAÇÃO ESTADUAIS DO RIO GRANDE DO SUL. 1. Andressa Caroline Trautenmüller 2, Romário Trentin 3. ECOTURISMO NAS UNIDADES DE CONSERVAÇÃO ESTADUAIS DO RIO GRANDE DO SUL. 1 Andressa Caroline Trautenmüller 2, Romário Trentin 3. 1 Relatório técnico científico 2 Acadêmica do Curso de Formação de Professores

Leia mais

Domínio: TERRA UM PLANETA COM VIDA

Domínio: TERRA UM PLANETA COM VIDA SISTEMA TERRA: DA CÉLULA À BIODIVERSIDADE AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO Escola Básica e Secundária Dr. Vieira de Carvalho Departamento de Matemática e Ciências Experimentais Planificação

Leia mais

DIAGNÓSTICO DE RISCOS AMBIENTAIS E ALTERNATIVAS PARA RECUPERAÇÃO AMBIENTAL DE TRECHO DO RIO GUANDU

DIAGNÓSTICO DE RISCOS AMBIENTAIS E ALTERNATIVAS PARA RECUPERAÇÃO AMBIENTAL DE TRECHO DO RIO GUANDU DIAGNÓSTICO DE RISCOS AMBIENTAIS E ALTERNATIVAS PARA RECUPERAÇÃO AMBIENTAL DE TRECHO DO RIO GUANDU Albieri, Rafael 1 ; Firmino, Felipe 2 ; Ribeiro, Ariel 2 1 Colégio Técnico da Universidade Federal Rural

Leia mais

Ciências Naturais, 5º Ano. Ciências Naturais, 5º Ano FICHA DE TRABALHO 1. Escola: Nome: Turma: N.º:

Ciências Naturais, 5º Ano. Ciências Naturais, 5º Ano FICHA DE TRABALHO 1. Escola: Nome: Turma: N.º: Conteúdo: A Vida na Terra FICHA DE TRABALHO 1 amena atmosfera organismos Conteúdo: A Vida na Terra FICHA DE TRABALHO 1 amena atmosfera organismos protetora temperatura solo protetora temperatura solo rochas

Leia mais

DIAGNÓSTICO PARTICIPATIVO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO CHAPÉU

DIAGNÓSTICO PARTICIPATIVO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO CHAPÉU DIAGNÓSTICO PARTICIPATIVO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO CHAPÉU CONHECENDO O MEIO AMBIENTE EM QUE VIVEMOS E OS SEUS PROBLEMAS Temos uma bela paisagem, arquitetura e patrimônio cultural (Rodolfo Gedeon, morador

Leia mais

MANEJO BIOLÓGICO EM ECOSSISTEMAS NO BRASIL

MANEJO BIOLÓGICO EM ECOSSISTEMAS NO BRASIL MANEJO BIOLÓGICO EM ECOSSISTEMAS NO BRASIL ONDE ESTÁ O BIÓLOGO NISSO? Dr. Mário Luís Orsi E-mail: orsi@uel.br MANEJO MANEJO Interferência planejada e criteriosa do homem no sistema natural, para produzir

Leia mais

Planos de Manejo INSTITUTO FLORESTAL. Estação Ecológica de Itapeva

Planos de Manejo INSTITUTO FLORESTAL. Estação Ecológica de Itapeva Planos de Manejo INSTITUTO FLORESTAL Estação Ecológica de Itapeva Localização da Estação Ecológica de Itapeva no município e no Estado de São Paulo. Estação Ecológica de Itapeva - ambientes Área (ha) 106,77

Leia mais

PCH PANDEIROS: UMA COMPLEXA INTERFACE COM A GESTÃO AMBIENTAL REGIONAL

PCH PANDEIROS: UMA COMPLEXA INTERFACE COM A GESTÃO AMBIENTAL REGIONAL PCH PANDEIROS: UMA COMPLEXA INTERFACE COM A GESTÃO AMBIENTAL REGIONAL Rafael Augusto Fiorine Enio Marcus Brandão Fonseca Newton José Schmidt Prado Wilson Roberto Grossi PCH Pandeiros Caracterização da

Leia mais

Gestão Ambiental MEIO AMBIENTE. Prof.ª Yngrid Nantes.

Gestão Ambiental MEIO AMBIENTE. Prof.ª Yngrid Nantes. Gestão Ambiental MEIO AMBIENTE Prof.ª Yngrid Nantes yngrid.nantes@yahoo.com.br Meio Ambiente Conceitos Básicos Meio ambiente é o conjunto de condições, leis, influência e interações de ordem física, química,

Leia mais

TÍTULO: A INFLUÊNCIA DA FRAGMENTAÇÃO DE HABITATS E PERDA DA BIODIVERSIDADE: ESTUDO DE CASO DA MATA DOS MACACOS EM SANTA FÉ DO SUL - SP.

TÍTULO: A INFLUÊNCIA DA FRAGMENTAÇÃO DE HABITATS E PERDA DA BIODIVERSIDADE: ESTUDO DE CASO DA MATA DOS MACACOS EM SANTA FÉ DO SUL - SP. TÍTULO: A INFLUÊNCIA DA FRAGMENTAÇÃO DE HABITATS E PERDA DA BIODIVERSIDADE: ESTUDO DE CASO DA MATA DOS MACACOS EM SANTA FÉ DO SUL - SP. CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: ECOLOGIA

Leia mais

DISCIPLINA: CIÊNCIAS NATURAIS 8º Ano

DISCIPLINA: CIÊNCIAS NATURAIS 8º Ano DISCIPLINA: CIÊNCIAS NATURAIS 8º Ano 1. COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS COMPETÊNCIAS GERAIS Promover o pensamento de uma forma criativa e crítica, relacionando evidências e explicações, confrontando diferentes

Leia mais

Vazão Ambiental no Baixo Curso do Rio São Francisco

Vazão Ambiental no Baixo Curso do Rio São Francisco Vazão Ambiental no Baixo Curso do Rio São Francisco Yvonilde Medeiros UFBA Novembro 2014 VAZÃO AMBIENTAL A qualidade, quantidade e distribuição de água necessárias para manter os componentes, funções e

Leia mais

Componentes e pesquisadores envolvidos

Componentes e pesquisadores envolvidos Componentes e pesquisadores envolvidos Impactos sobre aves (avifauna) Dr. Luciano Naka Impactos nas comunidades indígenas e tradicionais - Dr. Philip Fearnside Qualidade da água: monitoramento de níveis

Leia mais

AGINDO NO BOSQUE O QUÊ É O BOSQUE. Causas da imagem atual do Bosque: Você sabia?

AGINDO NO BOSQUE O QUÊ É O BOSQUE. Causas da imagem atual do Bosque: Você sabia? O BOSQUE O QUÊ É O BOSQUE O Bosque da UFSC é uma área verde de convivência no campus Trindade. Um espaço que para descanso e lazer de professores, universitários, servidores e moradores do entorno da UFSC.

Leia mais

de Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia

de Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia Anais do I Seminário Internacional de Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA O PÚBLICO EMBRAPA & ESCOLA Géssica Nogueira da Silva, Rosângela dos Reis Guimarães gessica.nogueira.bio@gmail.com

Leia mais

Manual para Elaboração dos Planos Municipais para a Mata Atlântica

Manual para Elaboração dos Planos Municipais para a Mata Atlântica Manual para Elaboração dos Planos Municipais para a Mata Atlântica Rede de ONGs da Mata Atlântica RMA Apoio: Funbio e MMA Papel do Município no meio ambiente Constituição Federal Art 23 Competência Comum,

Leia mais

Proposta de Criação da APA da Serra de Santo Amaro e do Corredor Ecológico do Guarujá. projetos

Proposta de Criação da APA da Serra de Santo Amaro e do Corredor Ecológico do Guarujá. projetos Proposta de Criação da APA da Serra de Santo Amaro e do Corredor Ecológico do Guarujá projetos Histórico do Instituto de Segurança Socioambiental Criado no ano de 2010 para atribuir personalidade jurídica

Leia mais

AGRADECIMENTOS ESPECIAIS: Ana Claudia dos Santos André Luiz Vaz de Araújo Denise Pitigliani Lopes Edmilson Almeida Elisabete Mendonça Gomes Barcellos

AGRADECIMENTOS ESPECIAIS: Ana Claudia dos Santos André Luiz Vaz de Araújo Denise Pitigliani Lopes Edmilson Almeida Elisabete Mendonça Gomes Barcellos AGRADECIMENTOS ESPECIAIS: Ana Claudia dos Santos André Luiz Vaz de Araújo Denise Pitigliani Lopes Edmilson Almeida Elisabete Mendonça Gomes Barcellos Glória Maria Sarnaglia Inês Mauad Marcella Nossodeli

Leia mais

Expedição Pedagógica na Bacia do Rio Itapemirim -ES. Dalva Ringuier Girlane Bittencourt Mônica Maria Perim Rosa Malena Carvalho

Expedição Pedagógica na Bacia do Rio Itapemirim -ES. Dalva Ringuier Girlane Bittencourt Mônica Maria Perim Rosa Malena Carvalho Expedição Pedagógica na Bacia do Rio Itapemirim -ES Dalva Ringuier Girlane Bittencourt Mônica Maria Perim Rosa Malena Carvalho Curriculum Autora: Rosa Malena Gomes Carvalho Bacharel em Comunicação Social

Leia mais

MEIO AMBIENTE. Oficina

MEIO AMBIENTE. Oficina objetivo: Oficina MEIO AMBIENTE apresentação e discussão do Conteúdo Técnico que subsidiará à elaboração do PDDU e das legislações urbanísticas que dele derivam (LUOS, Código de Obras e Código de Polícia

Leia mais

Monitoramento das alterações da cobertura vegetal e uso do solo na Bacia do Alto Paraguai Porção Brasileira Período de Análise: 2012 a 2014

Monitoramento das alterações da cobertura vegetal e uso do solo na Bacia do Alto Paraguai Porção Brasileira Período de Análise: 2012 a 2014 Monitoramento das alterações da cobertura vegetal e uso do solo na Bacia do Alto Paraguai Porção Brasileira Período de Análise: 2012 a 2014 1 Sumário Executivo Apresentação A Bacia Hidrográfica do Alto

Leia mais

Autores. Gilmar Baumgartner Carla Simone Pavanelli Dirceu Baumgartner Alessandro Gasparetto Bifi Tiago Debona Vitor André Frana

Autores. Gilmar Baumgartner Carla Simone Pavanelli Dirceu Baumgartner Alessandro Gasparetto Bifi Tiago Debona Vitor André Frana Autores SciELO Books / SciELO Livros / SciELO Libros BAUMGARTNER, G., et al. Peixes do baixo rio Iguaçu [online]. Maringá: Eduem, 2012. Autores. pp.201-203. ISBN 978-85-7628-586-1. Available from SciELO

Leia mais

Unidades de Conservação

Unidades de Conservação Unidades de Conservação Unidades de conservação Unidades de conservação Um dos mais significativos programas de conservação ambiental está sendo implantado pela CESP; porém, poucas pessoas podem perceber

Leia mais

Mil Madeiras Preciosas ltda. PROCEDIMENTO OPERACIONAL PC-007/2007

Mil Madeiras Preciosas ltda. PROCEDIMENTO OPERACIONAL PC-007/2007 Mil Madeiras Preciosas ltda. PROCEDIMENTO OPERACIONAL PC-007/2007 Versão: 02 Atividade: IDENTIFICAÇÃO E MONITORAMENTO DE AAVC Data de Criação: 29/08/2007 Data de Revisão: 03/08/2017 Metodologia voltada

Leia mais

A Fundação la Caixa e o BPI, em colaboração com a Câmara Municipal de Portimão, apresentam a exposição A Floresta

A Fundação la Caixa e o BPI, em colaboração com a Câmara Municipal de Portimão, apresentam a exposição A Floresta Comunicado de Imprensa Trata-se da primeira exposição itinerante da Fundação la Caixa em Portugal e é um marco da atividade da Fundação em Portugal A Fundação la Caixa e o BPI, em colaboração com a Câmara

Leia mais

Universidade Federal de Goiás. Ecologia de Ecossistemas

Universidade Federal de Goiás. Ecologia de Ecossistemas Universidade Federal de Goiás Instituto de Ciências Biológicas Dep. Ecologia Prof. Adriano S. Melo asm.adrimelo no gmail.com Ecologia de Ecossistemas www.ecoevol.ufg.br/adrimelo/ecossistemas Aula 11: Conservação

Leia mais

AVALIAÇÃO DE ÁREAS DE ALTO VALOR DE CONSERVAÇÃO NAS FAZENDAS BARRA LONGA E CANHAMBOLA

AVALIAÇÃO DE ÁREAS DE ALTO VALOR DE CONSERVAÇÃO NAS FAZENDAS BARRA LONGA E CANHAMBOLA CEDOC 47.412 CONSULTA PÚBLICA AVALIAÇÃO DE ÁREAS DE ALTO VALOR DE CONSERVAÇÃO NAS FAZENDAS BARRA LONGA E CANHAMBOLA RESUMO EXECUTIVO 2018 ÍNDICE 1. APRESENTAÇÃO... 2 2. DURATEX FLORESTAL LTDA... 2 3. CERTIFICAÇÃO

Leia mais

Desde a escola ouvimos uma antiga definição de que meio ambiente era chamado de tudo o que é vivo, ou seja, todas as coisas que vivem neste planeta e

Desde a escola ouvimos uma antiga definição de que meio ambiente era chamado de tudo o que é vivo, ou seja, todas as coisas que vivem neste planeta e O Meio Ambiente Desde a escola ouvimos uma antiga definição de que meio ambiente era chamado de tudo o que é vivo, ou seja, todas as coisas que vivem neste planeta e estão ligadas a vida dos seres humanos.

Leia mais

IMPACTOS AMBIENTAIS EM UM TRECHO DO LITORAL DE GOIANA/PE Edwilson Medeiros dos Santos 1

IMPACTOS AMBIENTAIS EM UM TRECHO DO LITORAL DE GOIANA/PE Edwilson Medeiros dos Santos 1 IMPACTOS AMBIENTAIS EM UM TRECHO DO LITORAL DE GOIANA/PE Edwilson Medeiros dos Santos 1 1. Geógrafo, Rua Dois, 75, V Etapa, Rio Doce Olinda/PE, CEP 53090-350, [edwilsonm.santos@gmail.com]. Resumo As áreas

Leia mais

Rozely Ferreira dos Santos

Rozely Ferreira dos Santos Fig 2.1 Exemplo de estruturação geral das fases do planejamento. Espera-se de cada fase determinado produto. Por exemplo, o banco de dados um importante produto da fase INVENTÁRIO, permite a visualização

Leia mais

BIOLOGIA DA CONSERVAÇÃO IBB021 AULA 8. I. Disturbios e Processos Ecológicos. Interações ecológicas envolvidas

BIOLOGIA DA CONSERVAÇÃO IBB021 AULA 8. I. Disturbios e Processos Ecológicos. Interações ecológicas envolvidas BIOLOGIA DA CONSERVAÇÃO IBB021 AULA 8 I. Disturbios e Processos Ecológicos Invasões (Capitulo 7) Tipos de impactos Interações ecológicas envolvidas Fogo (Capitulo 8) Seminário Palestrante Convidado: Dr.

Leia mais

EDUCAÇÃO AMBIENTAL ATRAVÉS DO COMPARTILHAMENTO DE VÍDEOS NA INTERNET

EDUCAÇÃO AMBIENTAL ATRAVÉS DO COMPARTILHAMENTO DE VÍDEOS NA INTERNET EDUCAÇÃO AMBIENTAL ATRAVÉS DO COMPARTILHAMENTO DE VÍDEOS NA INTERNET MORI J. V. L. 1 ; SILVA, C. V. da 2 RESUMO Com o avanço da tecnologia se desenvolveram diversas formas de comunicação que podem ser

Leia mais

Política Nacional de Meio Ambiente: unidades de conservação. Biogeografia - aula 4 Prof. Raul

Política Nacional de Meio Ambiente: unidades de conservação. Biogeografia - aula 4 Prof. Raul Política Nacional de Meio Ambiente: unidades de conservação Biogeografia - aula 4 Prof. Raul leis aprovadas na década de 1990. Lei dos Recursos Hídricos. Lei de Crimes Ambientais. Sistema Nacional de Unidades

Leia mais

OCEANOS, MARES E RECURSOS MARINHOS

OCEANOS, MARES E RECURSOS MARINHOS III CICLO DE ESTUDOS ODS - INFORMATIVO 17 IV ENCONTRO 06/2017 OCEANOS, MARES E RECURSOS MARINHOS O D S 1 4 C O N S E R V A R E P R O M O V E R O U S O S U S T E N T Á V E L D O S O C E A N O S, M A R E

Leia mais

Biodiversidade e Funcionamento de um Ecossistema Costeiro Subtropical: Subsídios para Gestão Integrada. BIOTA/FAPESP - Araçá

Biodiversidade e Funcionamento de um Ecossistema Costeiro Subtropical: Subsídios para Gestão Integrada. BIOTA/FAPESP - Araçá Biodiversidade e Funcionamento de um Ecossistema Costeiro Subtropical: Subsídios para Gestão Integrada BIOTA/FAPESP - Araçá Motivação Impactos em regiões costeiras são problemas globais http://www.nceas.ucsb.edu/globalmarine

Leia mais

Educação ambiental: processo participativo para melhora

Educação ambiental: processo participativo para melhora Educação Ambiental Educação ambiental A CESP promoveu a partir de 1998, o Programa de Educação Ambiental com o objetivo de atuar efetivamente para melhorar a qualidade ambiental e de vida. O programa é

Leia mais

ANEXO XIII RELATÓRIO ARBÓRIO DA FUTURA ÁREA DA MORADIA ESTUDANTIL CAMPUS SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

ANEXO XIII RELATÓRIO ARBÓRIO DA FUTURA ÁREA DA MORADIA ESTUDANTIL CAMPUS SÃO JOSÉ DOS CAMPOS ANEXO XIII RELATÓRIO ARBÓRIO DA FUTURA ÁREA DA MORADIA ESTUDANTIL CAMPUS SÃO JOSÉ DOS CAMPOS Realizou-se visita ao terreno localizado em São José dos Campos nos dias 03/10/14 e 14/10/2014, com o propósito

Leia mais

ESTRATÉGIAS DE GESTÃO TERRITORIAL PARA A RESTAURAÇÃO ECOLÓGICA E CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE EM MINAS GERAIS

ESTRATÉGIAS DE GESTÃO TERRITORIAL PARA A RESTAURAÇÃO ECOLÓGICA E CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE EM MINAS GERAIS ESTRATÉGIAS DE GESTÃO TERRITORIAL PARA A RESTAURAÇÃO ECOLÓGICA E CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE EM MINAS GERAIS Executar a política florestal do Estado e promover a preservação e a conservação da fauna

Leia mais

As zonas húmidas são dos ecossistemas mais ricos e

As zonas húmidas são dos ecossistemas mais ricos e http://.azores.gov.pt Ilhéus da Formigas Ilha de Santa Maria Ribeiro do Engenho Concelho de Vila do Porto, Ilha de Santa Maria Lagoa de Santiago Concelho de Ponta Delgada, Ilha de S. Miguel As zonas húmidas

Leia mais

Ilha de Superagui ILHA DE SUPERAGUI. Categoria Cidades Publicado en 10/02/2019. Foto: Acervo RTVE

Ilha de Superagui ILHA DE SUPERAGUI. Categoria Cidades Publicado en 10/02/2019. Foto: Acervo RTVE Ilha de Superagui Categoria Cidades Publicado en 10/02/2019 ILHA DE SUPERAGUI A ilha é o santuário de dezenas de espécies de animais e plantas. Está localizada ao norte da Baía de Paranaguá. O território

Leia mais

Notícias da RESERVA DA BIOSFERA DA MATA ATLÂNTICA nº 9 julho 2000

Notícias da RESERVA DA BIOSFERA DA MATA ATLÂNTICA nº 9 julho 2000 Notícias da RESERVA DA BIOSFERA DA MATA ATLÂNTICA nº 9 julho 2000 1- NOTÍCIAS GERAIS SNUC Foi sancionado o SNUC - Sistema Nacional de Unidades de Conservação, Lei 9985 de 18 de julho de 2000. Quem quiser

Leia mais

USO DO PROTOCOLO DE AVALIAÇÃO RÁPIDA DE RIOS PARA IDENTIFICAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DOS IMPACTOS AMBIENTAIS EM TRECHOS DO RIO JAGUARIBE PB

USO DO PROTOCOLO DE AVALIAÇÃO RÁPIDA DE RIOS PARA IDENTIFICAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DOS IMPACTOS AMBIENTAIS EM TRECHOS DO RIO JAGUARIBE PB USO DO PROTOCOLO DE AVALIAÇÃO RÁPIDA DE RIOS PARA IDENTIFICAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DOS IMPACTOS AMBIENTAIS EM TRECHOS DO RIO JAGUARIBE PB Liz Jully Hiluey Correia 1 ; Ane Josana Dantas Fernandes 2 ; Alan

Leia mais

Curso Engenharia Ambiental e de Produção Disciplina: Ciências do Ambiente Profa Salete R. Vicentini Bióloga Educadora e Gestora Ambiental

Curso Engenharia Ambiental e de Produção Disciplina: Ciências do Ambiente Profa Salete R. Vicentini Bióloga Educadora e Gestora Ambiental Curso Engenharia Ambiental e de Produção Disciplina: Ciências do Ambiente Profa Salete R. Vicentini Bióloga Educadora e Gestora Ambiental São Luis de Paraitinga Poço da Borboleta Azul Foto Salete Vicentini

Leia mais

À descoberta do Ambiente Natural. À descoberta dos materiais e objetos

À descoberta do Ambiente Natural. À descoberta dos materiais e objetos pré-escolar À descoberta do Ambiente Natural À descoberta dos materiais e objetos À descoberta das interrelações entre espaços À descoberta das interrelações natureza sociedade 1º ciclo 1º ao 4º ano Estudo

Leia mais

Sistema Nacional de Unidade de Conservação

Sistema Nacional de Unidade de Conservação Gestão Ambiental Sistema Nacional de Unidade de Conservação Curso Técnico em Agropecuária integrado ao ensino médio Profa: Joana Paixão Unidade de conservação Espaço territorial e seus recursos ambientais

Leia mais

RESERVA DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: AVANÇO NA CONCEPÇÃO DE ÁREAS PROTEGIDAS?

RESERVA DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: AVANÇO NA CONCEPÇÃO DE ÁREAS PROTEGIDAS? RESERVA DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: AVANÇO NA CONCEPÇÃO DE ÁREAS PROTEGIDAS? Sustainable Development Reserve: Progress In The Protected Areas Design? Patrícia Pereira Mattos Itamar de Morais Nobre

Leia mais

A atuação do Projeto Mantas do Brasil e a interação entre a espécie Mobula birostris e os petrechos de pesca no litoral Brasileiro

A atuação do Projeto Mantas do Brasil e a interação entre a espécie Mobula birostris e os petrechos de pesca no litoral Brasileiro A atuação do Projeto Mantas do Brasil e a interação entre a espécie Mobula birostris e os petrechos de pesca no litoral Brasileiro Luiza Pereira Gomes¹; Carlo Leopoldo B. Francini 1 ¹ Projeto Mantas do

Leia mais

Gestão sustentável dos oceanos e dos recursos marinhos

Gestão sustentável dos oceanos e dos recursos marinhos Gestão sustentável dos oceanos e dos recursos marinhos Trabalho realizado por: -Ana Santos nº1; -Ana Almeida nº2; -Beatriz Silva nº3; -Daniela Fernandes nº6; -Marta Santos nº11. 1 2 Índice Introdução Portugal

Leia mais

Planejamento Sistemático da Conservação e Restauração da Biodiversidade e dos Serviços Ambientais dos Biomas de Minas Gerais

Planejamento Sistemático da Conservação e Restauração da Biodiversidade e dos Serviços Ambientais dos Biomas de Minas Gerais Planejamento Sistemático da Conservação e Restauração da Biodiversidade e dos Serviços Ambientais dos Biomas de Minas Gerais Gerência de Proteção à Fauna e Flora-GPFAF Diretoria de Pesquisa e Proteção

Leia mais

Ricardo da Silva Carvalho 1 ; Daniel Silas Veras 2

Ricardo da Silva Carvalho 1 ; Daniel Silas Veras 2 BIOMONITORAMENTO: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL 9º ANO DA ESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR ARLINDO FERNANDES DE OLIVEIRA DO MUNICIPIO DE CAXIAS- MA Ricardo da Silva Carvalho 1 ; Daniel Silas Veras

Leia mais

Contribuições das RPPNs da IP para a Conservação da Biodiversidade. 11 de Novembro de 2016

Contribuições das RPPNs da IP para a Conservação da Biodiversidade. 11 de Novembro de 2016 Contribuições das RPPNs da IP para a Conservação da Biodiversidade 11 de Novembro de 2016 International Paper - Mundo International Paper - Brasil Produtos - Papéis de Imprimir e Escrever Produtos - Linha

Leia mais

GESTÃO AMBIENTAL E GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS

GESTÃO AMBIENTAL E GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS ESTADO DE MATO GROSSO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SINOP FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS CURSO DE ENGENHARIA CIVIL GESTÃO AMBIENTAL E GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS

Leia mais

- CONVENÇÃO SOBRE A PROTEÇÃO E O USO DOS CURSOS D ÁGUA TRANSFRONTEIRIÇOS E DOS LAGOS INTERNACIONAIS (Helsinque, 1992);

- CONVENÇÃO SOBRE A PROTEÇÃO E O USO DOS CURSOS D ÁGUA TRANSFRONTEIRIÇOS E DOS LAGOS INTERNACIONAIS (Helsinque, 1992); Página 1 CÂMARA TÉCNICA DE GESTÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS TRANSFRONTEIRIÇOS Acordos e Tratados Internacionais sobre Água e Meio Ambiente TEMA: ÁGUA ACORDOS MULTILATERAIS 1.1 GLOBAIS - CONVENÇÃO SOBRE A INSTALAÇÃO

Leia mais

SNUC - SISTEMA NACIONAL DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO

SNUC - SISTEMA NACIONAL DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO Prof. Dr. Thiago Leite Engenheiro Florestal (UnB-DF) Mestrado em Ciências Ambientais e Florestais com ênfase em Educação Ambiental (UnB-DF) Doutorado em Ciências Florestais com ênfase em Agroecologia (UnB-DF)

Leia mais

V. 07, N. 02, 2011 Categoria: Relato de Experiência

V. 07, N. 02, 2011 Categoria: Relato de Experiência Título do Trabalho RESTAURAÇÃO FLORESTAL NAS ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE DO CÓRREGO DO GALANTE (MONTE CASTELO E TUPI PAULISTA, SP) POR MEIO DE PROGRAMA DE FOMENTO FLORESTAL. Nome do Autor Principal

Leia mais

Aula 6 Educação Ambiental: pressupostos e articulação para a biodiversidade

Aula 6 Educação Ambiental: pressupostos e articulação para a biodiversidade Aula 6 Educação Ambiental: pressupostos e articulação para a biodiversidade Prof.ª Dr.ª Rosana Louro Ferreira Silva Tópicos Emergência da questão ambiental Concepções e conceitos de educação ambiental

Leia mais

Conteúdos Conceitos Competências Situações de aprendizagem Avaliação Aulas

Conteúdos Conceitos Competências Situações de aprendizagem Avaliação Aulas Conteúdos Conceitos Competências Situações de aprendizagem Avaliação Aulas 1º Período 1- Terra, um Planeta com Vida 1.1- Condições da Terra que permitem a existência de Vida A célula. Constituição da célula.

Leia mais

Serviços ambientais e o Delta do Jacuí

Serviços ambientais e o Delta do Jacuí Serviços ambientais e o Delta do Jacuí Eliézer Silveira Munhoz Jeissiquele Conter Christmann Júlia Bolognesi de Lima Daniela Cristina Hass Limberger Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Unidade

Leia mais

DOMÍNIO/SUBDOMÍNIO OBJETIVOS GERAIS DESCRITORES DE DESEMPENHO CONTEÚDOS

DOMÍNIO/SUBDOMÍNIO OBJETIVOS GERAIS DESCRITORES DE DESEMPENHO CONTEÚDOS DISCIPLINA: Ciências Naturais ANO DE ESCOLARIDADE: 8º Ano 2016/2017 METAS CURRICULARES PROGRAMA DOMÍNIO/SUBDOMÍNIO OBJETIVOS GERAIS DESCRITORES DE DESEMPENHO CONTEÚDOS 1ºPERÍODO TERRA UM PLANETA COM VIDA

Leia mais

Carta da comunidade científica do VI Simpósio de Restauração Ecológica à população (2015).

Carta da comunidade científica do VI Simpósio de Restauração Ecológica à população (2015). Carta da comunidade científica do VI Simpósio de Restauração Ecológica à população (2015). Aprovada em plenária durante o VI Simpósio de Restauração Ecológica (SP), a carta englobou diversas sugestões

Leia mais

SISTEMA ESTADUAL DE ÁREAS NATURAIS PROTEGIDAS DO ESTADO DO ACRE: BASES PARA A SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL

SISTEMA ESTADUAL DE ÁREAS NATURAIS PROTEGIDAS DO ESTADO DO ACRE: BASES PARA A SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL SISTEMA ESTADUAL DE ÁREAS NATURAIS PROTEGIDAS DO ESTADO DO ACRE: BASES PARA A SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL Elisandra Moreira de Lira 1 ; Francisco Ivam Castro do Nascimento 2 RESUMO Com a implantação do

Leia mais

Professora Leonilda Brandão da Silva

Professora Leonilda Brandão da Silva COLÉGIO ESTADUAL HELENA KOLODY E.M.P. TERRA BOA - PARANÁ Professora Leonilda Brandão da Silva E-mail: leonildabrandaosilva@gmail.com http://professoraleonilda.wordpress.com/ PROBLEMATIZAÇÃO Como você acha

Leia mais

as margens do reservatório, resíduos de lixo como garrafas plásticas, socos plásticos, papéis. Em relação á ocupação humana no interior da sub-bacia

as margens do reservatório, resíduos de lixo como garrafas plásticas, socos plásticos, papéis. Em relação á ocupação humana no interior da sub-bacia 76 as margens do reservatório, resíduos de lixo como garrafas plásticas, socos plásticos, papéis. Em relação á ocupação humana no interior da sub-bacia do rio Vacacaí Mirim apresenta um agravante que é

Leia mais

BIOLOGIA. Ecologia e ciências ambientais. Biomas brasileiros. Professor: Alex Santos

BIOLOGIA. Ecologia e ciências ambientais. Biomas brasileiros. Professor: Alex Santos BIOLOGIA Ecologia e ciências ambientais Professor: Alex Santos Tópicos em abordagem: I Conceitos fundamentais II Fatores físicos que influenciam na formação dos biomas III Tipos de biomas brasileiros IV

Leia mais

Geografia. Aspectos Físicos e Geográficos - CE. Professor Luciano Teixeira.

Geografia. Aspectos Físicos e Geográficos - CE. Professor Luciano Teixeira. Geografia Aspectos Físicos e Geográficos - CE Professor Luciano Teixeira www.acasadoconcurseiro.com.br Geografia ASPECTOS FÍSICOS E GEOGRÁFICOS - CE Clima: O clima do Ceará é predominantemente semiárido,

Leia mais

HISTÓRICO PRINCÍPIOS AMBIENTAIS CONSTITUIÇÃO FEDERAL LEGISLAÇÃO AMBIENTAL

HISTÓRICO PRINCÍPIOS AMBIENTAIS CONSTITUIÇÃO FEDERAL LEGISLAÇÃO AMBIENTAL DIREITO AMBIENTAL HISTÓRICO PRINCÍPIOS AMBIENTAIS CONSTITUIÇÃO FEDERAL LEGISLAÇÃO AMBIENTAL HISTÓRICO Período Pré-Colonial e Colonial 1500/1530 Exploração do Pau-Brasil e Tráfico de Animais Silvestres

Leia mais

I Simpósio Nacional de Ciência e Meio Ambiente Progresso, Consumo e Natureza Desafios ao Homem

I Simpósio Nacional de Ciência e Meio Ambiente Progresso, Consumo e Natureza Desafios ao Homem PARQUES NACIONAIS NO DOMÍNIO DO BIOMA CERRADO GOIANO Ana Beatriz Teixeira 1 Dr. Roberto Prado de Morais 2 RESUMO: Este trabalho apresenta uma discussão voltada para o uso turístico de Parques Nacionais

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS GONÇALO SAMPAIO ESCOLA E.B. 2, 3 PROFESSOR GONÇALO SAMPAIO

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS GONÇALO SAMPAIO ESCOLA E.B. 2, 3 PROFESSOR GONÇALO SAMPAIO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS GONÇALO SAMPAIO ESCOLA E.B. 2, 3 PROFESSOR GONÇALO SAMPAIO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS (Ciências Naturais) 8º ANO PLANIFICAÇÃO ANUAL 2016/2017 PLANIFICAÇÃO ANUAL DE CIÊNCIAS

Leia mais

Processo de Elaboração do Termo de Uso das Farinheiras Comunitárias de Açungui e Potinga, Guaraqueçaba - PR

Processo de Elaboração do Termo de Uso das Farinheiras Comunitárias de Açungui e Potinga, Guaraqueçaba - PR Processo de Elaboração do Termo de Uso das Farinheiras Comunitárias de Açungui e Potinga, Guaraqueçaba - PR Área temática: Tecnologia e produção Valdir Frigo Denardin¹ Bruno Mathias Paifer², Nathalia de

Leia mais

Áreas de Alto Valor de Conservação

Áreas de Alto Valor de Conservação Mil Madeiras Preciosas ltda. Áreas de Alto Valor de Conservação Resumo para Consulta Pública Acervo Área de Manejo PWA Setor de Sustentabilidade Itacoatiara/AM- Brasil. Agosto de 2017. SOBRE ESTE RESUMO

Leia mais

PRESSÕES GLOBAIS Apenas temos um planeta

PRESSÕES GLOBAIS Apenas temos um planeta PRESSÕES GLOBAIS Apenas temos um planeta Sessão 2 - IMPRINT+ Curso de Formação 2015-1-PT01-KA201-012976 PRESSÕES GLOBAIS UM PLANETA PRESSÕES GLOBAIS UM PLANETA PRESSÕES GLOBAIS UM PLANETA PRESSÕES GLOBAIS

Leia mais

Plano Estratégico de Conservação e Uso da Biodiversidade do Município de Juruti, Pará

Plano Estratégico de Conservação e Uso da Biodiversidade do Município de Juruti, Pará Plano Estratégico de Conservação e Uso da Biodiversidade do Município de Juruti, Pará Fabio Abdala (Alcoa), FGV, São Paulo, 11 de Setembro de 2018 CHAMADA DE CASOS: GESTÃO EMPRESARIAL E POLÍTICAS PÚBLICAS

Leia mais

Los impactos del Cambio Climático en el Pantanal. Alcides Faria

Los impactos del Cambio Climático en el Pantanal. Alcides Faria Los impactos del Cambio Climático en el Pantanal Alcides Faria www.riosvivos.org.br Propósitos - Identificar o território Pantanal como parte da bacia do rio da Prata e de um grande sistema de áreas úmidas

Leia mais

SERVICOS ECOSSITEMICOS E SUA IMPORTANCIA. Angélica María Mosquera Muñoz Bióloga Estudante mestrado de PGT UFABC

SERVICOS ECOSSITEMICOS E SUA IMPORTANCIA. Angélica María Mosquera Muñoz Bióloga Estudante mestrado de PGT UFABC SERVICOS ECOSSITEMICOS E SUA IMPORTANCIA Angélica María Mosquera Muñoz Bióloga Estudante mestrado de PGT UFABC DEFINIÇÃO Os serviços ecossistêmicos representa os benefícios que os indivíduos obtêm dos

Leia mais

Palavras-chave: Atividades Turísticas, Qualidade de Vida e Estância Turística de Presidente Epitácio (Estado de São Paulo, Brasil).

Palavras-chave: Atividades Turísticas, Qualidade de Vida e Estância Turística de Presidente Epitácio (Estado de São Paulo, Brasil). Revista Geográfica de América Central Número Especial EGAL, 2011- Costa Rica II Semestre 2011 pp. 1-5 ATIVIDADES TURÍSTICAS E QUALIDADE DE VIDA: ESTUDO DO MUNICÍPIO DE PRESIDENTE EPITÁCIO (ESTADO DE SÃO

Leia mais

Projeto Água Doce: Educação Ambiental aplicada no trecho paulista da bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul

Projeto Água Doce: Educação Ambiental aplicada no trecho paulista da bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul Projeto Água Doce: Educação Ambiental aplicada no trecho paulista da bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul Camila Raquel Silva¹ Vinícius dos Santos Pereira¹ ¹ Votorantim Celulose e Papel S/A Núcleo

Leia mais

UNIDADE 1. Conteúdos. Ser humano: semelhanças e diferenças (características físicas e comportamentais; gostos pessoais) Partes do corpo humano

UNIDADE 1. Conteúdos. Ser humano: semelhanças e diferenças (características físicas e comportamentais; gostos pessoais) Partes do corpo humano PROGRAMAÇÃO CURRICULAR UNIDADE 1 Ser humano: semelhanças e diferenças (características físicas e comportamentais; gostos pessoais) Partes do corpo humano Sentidos: audição, visão, gustação, tato e olfato

Leia mais