Resumo da reunião técnica do ORE HYBAM Tabatinga (AM, Brasil), 22 de Outubro de 2009

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Resumo da reunião técnica do ORE HYBAM Tabatinga (AM, Brasil), 22 de Outubro de 2009"

Transcrição

1 Resumo da reunião técnica do ORE HYBAM Tabatinga (AM, Brasil), 22 de Outubro de ) Situação das estações de ORE HYBAM nos diferentes países Os responsáveis nacionais apresentaram o contexto geral das redes nacionais e a situação das estações ORE HYBAM em seus países. A. Pandi, J. P. Tathy & A. Laraque A estação ORE do Congo. Recorda-se que a bacia do Congo, localizada na África Central, é compartilhada por um grande número de países (7). Maior rio da África depois do Nilo, segundo maior rio do mundo em fluxo depois do Amazonas, o Congo representa a metade das águas africanas lançadas no Oceano Atlântico. A estação ORE de Brazzaville está em funcionamento desde abril de Dificuldades encontradas: falta de veículo dificuldades financeiras para pagar os diferentes observadores apagões o serviço hidrológico nacional não funciona Necessidades futuras da rede e do Serviço Nacional de Hidrologia Aquisição de réguas de nível de água (para 10 estações), uma estação hidrométrica automática em Brazzaville (Orfeu Mini) e um medidor de vazão ADCP Aquisição de uma estufa bacteriológica, um espectrofotômetro, um motor de popa de 20 hp e uma rampa de filtração de aço inoxidável com seis posições Capacitação (humanos, materiais, financeiros, informática,...) Reabilitação da rede hidrométrica O ORE HYBAM concorda em participar em 2010 para o funcionamento do espectrofotômetro através da compra de material e da rampa de filtração. Uma missão de medição ADCP (Pascal Fraizy - LMTG e George Adele - HSM) também será financiada com o apoio da CICOS. Resta definir uma data para essa missão. G. Adele J. C. Doudou, Y. Gintraud & S. Saul Estações ORE da Guiana Francesa A amostragem das estações da Guiana Francesa é feita por Jean Claude Doudou (técnico hidrólogo do Centro IRD de Caiena). As amostras são então preparadas no laboratório do IRD antes de serem enviadas para o LMTG Toulouse, onde todas as análises são realizadas.

2 G. Adele B. Castellanos, M. Rodriguez, J. Perez, J. Rosales, J. L. Lopez & A. Laraque Estações ORE da Venezuela A estação principal está localizada em Ciudad Bolivar, duas estações secundárias estão instaladas em Musinacio e Ciudad Guayana. Localizadas respectivamente a montante e a jusante da estação principal, elas controlam a entrada e saída da planície de inundação do baixo curso do Orinoco. Desde 2005, data de início da estação de Ciudad Bolívar na rede complementar do ORE, não há lacunas nos dados hidrológicos, nem para os dados geoquímicos desde Um doutorado e um mestrado estão em andamento. Dificuldades encontradas: - Envio periódico de amostras? - Falta de agentes IRD presentes nesta bacia - A necessidade de adquirir um ADCP 600 khz Nós discutimos a possibilidade de transferir uma ADCP do Peru para o Venezuela. J. G. & G. Leon Tamayo Estações ORE da Colômbia A estação no Rio Amazonas, em Nazaré, funciona perfeitamente com o apoio da antena do IDEAM em Letícia. Ao contrário, não foi possível instalar a estação planejada no Rio San Juan (Pacífico) devido à dificuldade em ir lá. O apoio do IDEAM Bogotá é mais uma vez solicitado para ter acesso à estação e encontrar um observador no local. R. Pombosa & L. Bourrel Estações ORE do Equador Ambas as estações (DJ de Sade, Rio Esmeraldas, e Francisco de Orellana, Napo) operam normalmente. Um limnígrafo novo foi instalado no Rio Napo e o nivelamento GPS das estações foi conduzido pelo INAMHI. J. Carranza Valle & P. Vauchel Estações ORE do Peru No Peru, duas estações de ORE HYBAM estão instaladas na Amazônia e outras quatro na costa do Pacífico. As principais dificuldades estão relacionadas à distância e ao difícil acesso. Todas as estações da bacia Amazônica foram niveladas em Perspectivas: À partir de 2010, o SENAMHI deve ser capaz de apoiar as missões anuais para as estações, especialmente no lado do Pacífico; O laboratório de qualidade de águas instalado recentemente na direção de hidrologia SENAMHI poderia participar de futuras análises de sedimentos; A modernização dos equipamentos deve continuar a fim de assumir as medidas operacionais de vazão.

3 L. Noriega, O. Fuertes & J. L. Duprey A estação ORE da Bolívia Desde o final de 2008, a estação ORE de Rurrenabaque está equipada com um rádio, bem como outras 8 estações da rede boliviana. A idéia é monitorar os níveis dos rios e estabelecer um sistema de alerta. Problemas encontrados: dificuldades de acesso devido às condições das pistas Alto custo de consumíveis Número de saída de campo reduzido Perspectivas para 2010 Nivelamento absoluto de todas as regras limnimétricas Realizar pelo menos 3 missões anuais de medições de descarga líquida e sólida N. Filizola, M. Shimada, F. Sondag & P. Fraizy Estações ORE do Brasil O monitoramento das estações ORE é assumido pelo Núcleo de Meteorologia e Hidrologia da UEA em Manaus. As operações foram interrompidas este ano, depois da deserção da pessoa responsável por este serviço. Isso causou atrasos na recuperação de amostras para a maioria das estações. Uma aluna foi selecionada recentemente e é formada gradualmente. As filtrações de MES estão em ordem até 2008, com exceção da estação de Itaituba. Um novo observador está operando desde abril 2009 em Óbidos. O ano de 2009 foi marcado por um monitoramento da enchente excepcional da Amazônia. A proposta de aquisição de um espectrômetro de fluorescência de raios X na UEA está bem encaminhada. O ORE HYBAM pretende participar desta aquisição, com a compra de peças de reposição. Com isso, deve ser possível iniciar em 2010 um estudo da qualidade de sedimentos. 2) Amostragem, análise, banco de dados e site. A. Plenecassagne Contribuição da US IMAGO e do LAGEQ / UnB para o ORE HYBAM A U.S. IMAGO está presente em 5 países, e apóia na área da química analítica. No quadro do HYBAM ORE, dois engenheiros são envolvidos: JL Duprey na UMSA em La Paz e A. Plenecassagne no Laboratório de Geoquímica da UnB Brasília. Os equipamentos disponíveis neste laboratório (cromatografia iônica, espectrometria de absorção atômica e emissão ICP, fluorímetro, autotitrator) são usados para as determinações de ânions e cátions maiores das estações brasileiras.

4 F. Sondag & C. Lagane Envio e inventário das amostras Um inventário das amostras recebidas desde a última reunião técnica em Lima em novembro de 2008 é apresentado. Ele mostra um atraso significativo no Brasil, bem como para as estações pacífica no Peru. As outras estações estão bastante atualizadas, particularmente as do Congo e da Venezuela. Uma lista sintética de todas as estações desde o início do projeto é apresentada na tabela abaixo. No total, cerca de amostras foram coletadas desde o início do projeto. Pays Station Fleuve Début N éch Total Taux récup Taux récup à - 3 mois Bolivie Rurrenabaque Beni 26/03/ % *** 68% Brésil Borba Madeira 05/04/ % * 68% Brésil Caracarai Branco 17/09/ % *** 73% * Brésil Itaituba Tapajós 09/09/ % ** 50% Brésil Labrea Purus 11/09/ % * 27% Brésil Manacapuru Solimões 08/04/ % ** 36% Brésil Obidos Amazonas 09/04/ % * 5% Brésil Porto Velho Madeira 01/04/ % ** 73% * Brésil Serrinha Negro 14/09/ % 27% Brésil Tabatinga Solimões 02/04/ * - * 44 70% Colombie Nazareth Amazonas 08/07/ % *** 95% *** Congo Brazzaville Congo 10/06/ % **** 95% *** Equateur Coca Napo 19/05/ % **** 95% *** Equateur Esmeraldas Esmeraldas 05/01/ % **** 95% *** Guyane Langa Tabiki Maroni 04/03/ % *** 73% * Guyane Saut Maripa Oyapock 08/03/ % *** 73% * Pérou Atalaya Ucayali 22/03/ % *** 68% Pérou Borja Marañon 30/03/ % *** 68% Pérou Condorcerro Santa 30/01/ % 50% Pérou El Tigre Tumbes 01/02/ % * 64% Pérou Ocoña Ocoña 27/01/ % 50% Pérou Socsi Cañete 26/01/ % *** 77% * Venezuela Ciudad Bolivar Orinoco 04/03/ % * 100% **** * : station arrêtée fin 2007 Total Fichas foram elaboradas para todas as estações. Elas apresentam a localização, as principais características hidrológicas e os valores médios dos diferentes parâmetros físico-químicos desde o início das medições. Elas estão disponíveis em formato PDF e poderão ser baixadas no site novo do ORE. Também está prevista a publicação de um panfleto em anexo. G. Cochonneau Update no banco de dados e desenvolvimento de site on-line Um novo site está sendo desenvolvido. Seu objetivo: - Oferecer acesso a todos os dados através de um único portal - Eliminar informações desatualizadas - Facilitar a integração de outros conjuntos de dados (estações pacíficas, estações virtuais,...) - Facilitar as atualizações em tempo real de dados de estações virtuais e concentração de SST obtidos MODIS As várias páginas e seu conteúdo são então apresentados com mais detalhes.

5 3) Próxima reunião técnica Jean Loup propõe organizar a próxima reunião técnica na França em Fons sur Lussan (Gard), durante a semana de 30/08 a 03/09/2010.

II Reunião Científica do Observatório rio Ambiental HYBAM

II Reunião Científica do Observatório rio Ambiental HYBAM II Reunião Científica do Observatório rio Ambiental HYBAM Manaus - Novembro de 2007 Organização e Apoio II Reunião Científica do Observatório rio Ambiental HYBAM Manaus - Novembro de 2007 Dedicada à memória

Leia mais

Sexta campanha de medições de vazão e amostragem de água e sedimentos na bacia do rio Purus e no rio Amazonas

Sexta campanha de medições de vazão e amostragem de água e sedimentos na bacia do rio Purus e no rio Amazonas DNAEE - CGRH / CNPq PEGI-GBF / ORSTOM HiBAm : Hidrologia da Bacia Amazônica Sexta campanha de medições de vazão e amostragem de água e sedimentos na bacia do rio Purus e no rio Amazonas Lábrea Manaus Santarém

Leia mais

18 a Campanha de medições de vazão e amostragem de água e sedimentos na bacia do rio Solimões e no rio Amazonas

18 a Campanha de medições de vazão e amostragem de água e sedimentos na bacia do rio Solimões e no rio Amazonas Hidrologia da Bacia Amazônica Hydrologie du Bassin Amazonien ORSTOM - CNPq \ ANEEL \ UnB 18 a Campanha de medições de vazão e amostragem de água e sedimentos na bacia do rio Solimões e no rio Amazonas

Leia mais

Serviço Geológico do Brasil CPRM Atuação na Amazônia Occidental

Serviço Geológico do Brasil CPRM Atuação na Amazônia Occidental Serviço Geológico do Brasil CPRM Atuação na Amazônia Occidental Andre Luis Martinelli Real dos Santos MISSÃO Gerar e difundir o conhecimento geológico e hidrológico básico para o desenvolvimento sustentável

Leia mais

Philippe Vauchel Hidrólogo IRD HYBAM Júlio 2014

Philippe Vauchel Hidrólogo IRD HYBAM Júlio 2014 Um método de calculo das descargas baseado na fórmula de Manning Strickler Aplicação a zona da Baixa Amazônia Philippe Vauchel Hidrólogo IRD HYBAM Júlio 214 Área de estúdio Exemplos de medições de descarga

Leia mais

SERVIÇO GEOLÓGICO DO BRASIL - CPRM DIRETORIA DE HIDROLOGIA E GESTÃO TERRITORIAL DHT SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DE MANAUS

SERVIÇO GEOLÓGICO DO BRASIL - CPRM DIRETORIA DE HIDROLOGIA E GESTÃO TERRITORIAL DHT SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DE MANAUS SERVIÇO GEOLÓGICO DO BRASIL - CPRM DIRETORIA DE HIDROLOGIA E GESTÃO TERRITORIAL DHT SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DE MANAUS BOLETIM DE MONITORAMENTO HIDROMETEOROLÓGICO DA AMAZÔNIA OCIDENTAL 2018 Boletim nº

Leia mais

DINÂMICA HIDROLÓGICA E GEOQUÍMICA DA BACIA AMAZÔNICA

DINÂMICA HIDROLÓGICA E GEOQUÍMICA DA BACIA AMAZÔNICA DINÂMICA HIDROLÓGICA E GEOQUÍMICA DA BACIA AMAZÔNICA Relatório da Campanha do Programa HIBAM Campanha de medições no Rio Amazonas, nos tributários e na Várzea do Lago Grande de Curuai 18/11/2004 04/12/2004

Leia mais

DISPONIBILIDADE HÍDRICA DA BACIA AMAZÔNICA

DISPONIBILIDADE HÍDRICA DA BACIA AMAZÔNICA DISPONIBILIDADE HÍDRICA DA BACIA AMAZÔNICA IV Reunião Científica do projeto ORE - HYBAM 19 de novembro de 2007 Eurides de Oliveira ORIGEM DO RIO AMAZONAS 1541 - a expedição de Francisco Orellana desceu

Leia mais

- 27 de maio a 8 de junho de

- 27 de maio a 8 de junho de Campanha de medição de vazão, amostragem d água e batimetria do fundo ao longo do rio Solimões-Amazonas e principais tributários (Negro, Madeira, Trombetas e Tapajós) - 27 de maio a 8 de junho de 2001

Leia mais

SERVIÇO GEOLÓGICO DO BRASIL - CPRM DIRETORIA DE HIDROLOGIA E GESTÃO TERRITORIAL DHT SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DE MANAUS

SERVIÇO GEOLÓGICO DO BRASIL - CPRM DIRETORIA DE HIDROLOGIA E GESTÃO TERRITORIAL DHT SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DE MANAUS SERVIÇO GEOLÓGICO DO BRASIL - CPRM DIRETORIA DE HIDROLOGIA E GESTÃO TERRITORIAL DHT SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DE MANAUS BOLETIM DE MONITORAMENTO HIDROMETEOROLÓGICO DA AMAZÔNIA OCIDENTAL 2018 Boletim nº

Leia mais

MONITORAMENTO HIDROLÓGICO

MONITORAMENTO HIDROLÓGICO MONITORAMENTO HIDROLÓGICO 2016 Boletim Nº. 46 09/12/2016 Boletim de acompanhamento - 2016 1. Comportamento das Estações monitoradas De acordo com a Figura 01 e as Tabelas I e II, em termos estatísticos,

Leia mais

SERVIÇO GEOLÓGICO DO BRASIL - CPRM DIRETORIA DE HIDROLOGIA E GESTÃO TERRITORIAL DHT SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DE MANAUS

SERVIÇO GEOLÓGICO DO BRASIL - CPRM DIRETORIA DE HIDROLOGIA E GESTÃO TERRITORIAL DHT SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DE MANAUS SERVIÇO GEOLÓGICO DO BRASIL - CPRM DIRETORIA DE HIDROLOGIA E GESTÃO TERRITORIAL DHT SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DE MANAUS BOLETIM DE MONITORAMENTO HIDROMETEOROLÓGICO DA AMAZÔNIA OCIDENTAL 2018 Boletim nº

Leia mais

2017 Boletim Nº /12/2017

2017 Boletim Nº /12/2017 MONITORAMENTO HIDROLÓGICO 2017 Boletim Nº. 50 15/12/2017 Boletim de acompanhamento - 2017 1. Comportamento das Estações monitoradas De acordo com a Figura 01 e as Tabelas I e II, em termos estatísticos,

Leia mais

MONITORAMENTO HIDROLÓGICO

MONITORAMENTO HIDROLÓGICO MONITORAMENTO HIDROLÓGICO 2017 Boletim Nº. 49 08/12/2017 Boletim de acompanhamento - 2017 1. Comportamento das Estações monitoradas De acordo com a Figura 01 e as Tabelas I e II, em termos estatísticos,

Leia mais

MONITORAMENTO HIDROLÓGICO

MONITORAMENTO HIDROLÓGICO MONITORAMENTO HIDROLÓGICO 2017 Boletim Nº. 12 24/03/2017 Boletim de acompanhamento - 2017 1. Comportamento das Estações monitoradas De acordo com a Figura 01 e as Tabelas I e II, em termos estatísticos,

Leia mais

SERVIÇO GEOLÓGICO DO BRASIL - CPRM DIRETORIA DE HIDROLOGIA E GESTÃO TERRITORIAL DHT SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DE MANAUS

SERVIÇO GEOLÓGICO DO BRASIL - CPRM DIRETORIA DE HIDROLOGIA E GESTÃO TERRITORIAL DHT SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DE MANAUS SERVIÇO GEOLÓGICO DO BRASIL - CPRM DIRETORIA DE HIDROLOGIA E GESTÃO TERRITORIAL DHT SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DE MANAUS BOLETIM DE MONITORAMENTO HIDROMETEOROLÓGICO DA AMAZÔNIA OCIDENTAL 2018 Boletim nº

Leia mais

MONITORAMENTO HIDROLÓGICO

MONITORAMENTO HIDROLÓGICO MONITORAMENTO HIDROLÓGICO 2017 Boletim Nº. 47 24/11/2017 Boletim de acompanhamento - 2017 1. Comportamento das Estações monitoradas De acordo com a Figura 01 e as Tabelas I e II, em termos estatísticos,

Leia mais

SERVIÇO GEOLÓGICO DO BRASIL - CPRM DIRETORIA DE HIDROLOGIA E GESTÃO TERRITORIAL DHT SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DE MANAUS

SERVIÇO GEOLÓGICO DO BRASIL - CPRM DIRETORIA DE HIDROLOGIA E GESTÃO TERRITORIAL DHT SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DE MANAUS SERVIÇO GEOLÓGICO DO BRASIL - CPRM DIRETORIA DE HIDROLOGIA E GESTÃO TERRITORIAL DHT SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DE MANAUS BOLETIM DE MONITORAMENTO HIDROMETEOROLÓGICO DA AMAZÔNIA OCIDENTAL 2018 Boletim nº

Leia mais

BOLETIM DE MONITORAMENTO HIDROMETEOROLÓGICO DA AMAZÔNIA OCIDENTAL

BOLETIM DE MONITORAMENTO HIDROMETEOROLÓGICO DA AMAZÔNIA OCIDENTAL SERVIÇO GEOLÓGICO DO BRASIL - CPRM DIRETORIA DE HIDROLOGIA E GESTÃO TERRITORIAL DHT SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DE MANAUS BOLETIM DE MONITORAMENTO HIDROMETEOROLÓGICO DA AMAZÔNIA OCIDENTAL 2018 Boletim nº.

Leia mais

SERVIÇO GEOLÓGICO DO BRASIL - CPRM DIRETORIA DE HIDROLOGIA E GESTÃO TERRITORIAL DHT SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DE MANAUS

SERVIÇO GEOLÓGICO DO BRASIL - CPRM DIRETORIA DE HIDROLOGIA E GESTÃO TERRITORIAL DHT SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DE MANAUS SERVIÇO GEOLÓGICO DO BRASIL - CPRM DIRETORIA DE HIDROLOGIA E GESTÃO TERRITORIAL DHT SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DE MANAUS BOLETIM DE MONITORAMENTO HIDROMETEOROLÓGICO DA AMAZÔNIA OCIDENTAL 2018 Boletim nº

Leia mais

- 25 de janeiro de

- 25 de janeiro de SERVIÇO GEOLÓGICO DO BRASIL - CPRM DIRETORIA DE HIDROLOGIA E GESTÃO TERRITORIAL DHT SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DE MANAUS BOLETIM DE MONITORAMENTO HIDROMETEOROLÓGICO DA AMAZÔNIA OCIDENTAL 2018 Boletim nº

Leia mais

MONITORAMENTO HIDROLÓGICO

MONITORAMENTO HIDROLÓGICO MONITORAMENTO HIDROLÓGICO 2018 Boletim Nº. 01 05/01/2018 Boletim de acompanhamento - 2018 1. Comportamento das Estações monitoradas De acordo com a Figura 01 e as Tabelas I e II, em termos estatísticos,

Leia mais

MONITORAMENTO HIDROLÓGICO

MONITORAMENTO HIDROLÓGICO MONITORAMENTO HIDROLÓGICO 2017 Boletim Nº. 25 23/06/2017 Boletim de acompanhamento - 2017 1. Comportamento das Estações monitoradas De acordo com a Figura 01 e as Tabelas I e II, em termos estatísticos,

Leia mais

MONITORAMENTO HIDROLÓGICO

MONITORAMENTO HIDROLÓGICO MONITORAMENTO HIDROLÓGICO 2017 Boletim Nº. 15 14/04/2017 Boletim de acompanhamento - 2017 1. Comportamento das Estações monitoradas De acordo com a Figura 01 e as Tabelas I e II, em termos estatísticos,

Leia mais

MONITORAMENTO HIDROLÓGICO

MONITORAMENTO HIDROLÓGICO MONITORAMENTO HIDROLÓGICO 2017 Boletim Nº. 29 21/07/2017 Boletim de acompanhamento - 2017 1. Comportamento das Estações monitoradas De acordo com a Figura 01 e as Tabelas I e II, em termos estatísticos,

Leia mais

MONITORAMENTO HIDROLÓGICO

MONITORAMENTO HIDROLÓGICO MONITORAMENTO HIDROLÓGICO 2016 Boletim Nº. 39 17/10/2016 Boletim de acompanhamento - 2016 1. Comportamento das Estações monitoradas De acordo com a Figura 01 e as Tabelas I e II, em termos estatísticos,

Leia mais

BOLETIM DE MONITORAMENTO HIDROMETEOROLÓGICO DA AMAZÔNIA OCIDENTAL

BOLETIM DE MONITORAMENTO HIDROMETEOROLÓGICO DA AMAZÔNIA OCIDENTAL SERVIÇO GEOLÓGICO DO BRASIL - CPRM DIRETORIA DE HIDROLOGIA E GESTÃO TERRITORIAL DHT SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DE MANAUS BOLETIM DE MONITORAMENTO HIDROMETEOROLÓGICO DA AMAZÔNIA OCIDENTAL Boletim nº. 17

Leia mais

H 2 A Hidrossistemas e o Homem na Amazônia

H 2 A Hidrossistemas e o Homem na Amazônia 6th HYBAM Scientific Meeting 29/10/2015 Cusco Peru VARIABILIDADE NO APORTE DE SEDIMENTOS DO RIO PURUS AVALIAÇÃO POR SENSORES REMOTOS E ASPECTOS OBSERVACIONAIS Andre Luis Martinelli Real dos Santos Naziano

Leia mais

MONITORAMENTO HIDROLÓGICO

MONITORAMENTO HIDROLÓGICO MONITORAMENTO HIDROLÓGICO 2017 Boletim Nº. 22 02/06/2017 Boletim de acompanhamento - 2017 1. Comportamento das Estações monitoradas De acordo com a Figura 01 e as Tabelas I e II, em termos estatísticos,

Leia mais

25 a campanha de amostragem de água e sedimentos nas bacias dos rios Guaporé, Tapajós e Xingu

25 a campanha de amostragem de água e sedimentos nas bacias dos rios Guaporé, Tapajós e Xingu ANEEL/ANA/IRD/CNPq Hidrologia da Bacia Amazônica 25 a campanha de amostragem de água e sedimentos nas bacias dos rios Guaporé, Tapajós e Xingu Junho e Julho de 2001 Rio Xingu em São José do Xingu Edição

Leia mais

PROJETO BÁSICO AMBIENTAL UHE COLÍDER

PROJETO BÁSICO AMBIENTAL UHE COLÍDER PROJETO BÁSICO AMBIENTAL UHE COLÍDER ITEM 8.10.4.1 SUBPROGRAMA DE MONITORAMENTO HIDROSSEDIMENTOLÓGICO 1º RELATÓRIO TRIMESTRAL HIDROSSEDIMENTOLÓGICO MAIO / 2013 01 31/07/13 Emissão Inicial Jonatan Prestes

Leia mais

MONITORAMENTO HIDROLÓGICO

MONITORAMENTO HIDROLÓGICO MONITORAMENTO HIDROLÓGICO 2017 Boletim Nº. 10 10/03/2017 Boletim de acompanhamento - 2017 1. Comportamento das Estações monitoradas De acordo com a Figura 01 e as Tabelas I e II, em termos estatísticos,

Leia mais

BOLETIM DE MONITORAMENTO HIDROMETEOROLÓGICO DA AMAZÔNIA OCIDENTAL

BOLETIM DE MONITORAMENTO HIDROMETEOROLÓGICO DA AMAZÔNIA OCIDENTAL SERVIÇO GEOLÓGICO DO BRASIL - CPRM DIRETORIA DE HIDROLOGIA E GESTÃO TERRITORIAL DHT SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DE MANAUS BOLETIM DE MONITORAMENTO HIDROMETEOROLÓGICO DA AMAZÔNIA OCIDENTAL 2018 Boletim nº.

Leia mais

MONITORAMENTO HIDROLÓGICO

MONITORAMENTO HIDROLÓGICO MONITORAMENTO HIDROLÓGICO 2017 Boletim Nº. 28 14/07/2017 Boletim de acompanhamento - 2017 1. Comportamento das Estações monitoradas De acordo com a Figura 01 e as Tabelas I e II, em termos estatísticos,

Leia mais

LIMA, 24 DE OUTUBRO DE 2005

LIMA, 24 DE OUTUBRO DE 2005 RECURSOS HÍDRICOS DA AMAZÔNIA LIMA, 24 DE OUTUBRO DE 2005 Maiores Rios do Mundo em Descarga (m³/s) 46.200 209.000 43.800 1 31.350 28.700 22.800 19.990 18.000 ÁREA DE DRENAGEM TOTAL Parte brasileira Extensão

Leia mais

MONITORAMENTO HIDROLÓGICO

MONITORAMENTO HIDROLÓGICO MONITORAMENTO HIDROLÓGICO 2018 Boletim Nº. 04 26/01/2018 Boletim de acompanhamento - 2018 1. Comportamento das Estações monitoradas De acordo com a Figura 01 e as Tabelas I e II, em termos estatísticos,

Leia mais

MONITORAMENTO HIDROLÓGICO

MONITORAMENTO HIDROLÓGICO MONITORAMENTO HIDROLÓGICO 2017 Boletim Nº. 45 10/11/2017 Boletim de acompanhamento - 2017 1. Comportamento das Estações monitoradas De acordo com a Figura 01 e as Tabelas I e II, em termos estatísticos,

Leia mais

MONITORAMENTO HIDROLÓGICO

MONITORAMENTO HIDROLÓGICO MONITORAMENTO HIDROLÓGICO 2018 Boletim Nº. 02 12/01/2018 Boletim de acompanhamento - 2018 1. Comportamento das Estações monitoradas De acordo com a Figura 01 e as Tabelas I e II, em termos estatísticos,

Leia mais

Campanha do Projeto HiBAM 25/03 a 07/04//2001. Santarem, Curuai, Manaus, Marchantaria

Campanha do Projeto HiBAM 25/03 a 07/04//2001. Santarem, Curuai, Manaus, Marchantaria Campanha do Projeto HiBAM 25/03 a 07/04//01 Santarem, Curuai, Manaus, Marchantaria Patricia Moreira-Turcq, Laurence Maurice-Bourgoin, Patrick Seyler, Jérome Viers*, Marcello Pinelli* * à partir de Manaus

Leia mais

HiBAm. Primeira campanha de medições de vazão com ADCP (correntômetro com efeito Doppler) no Rio Amazonas

HiBAm. Primeira campanha de medições de vazão com ADCP (correntômetro com efeito Doppler) no Rio Amazonas HiBAm Hidrologia da Bacia Amazônica Primeira campanha de medições de vazão com ADCP (correntômetro com efeito Doppler) no Rio Amazonas Manacapuru Óbidos Setembro de 1994 José Said de Brito Diretor do Departamento

Leia mais

BOLETIM DE MONITORAMENTO HIDROMETEOROLÓGICO DA AMAZÔNIA OCIDENTAL

BOLETIM DE MONITORAMENTO HIDROMETEOROLÓGICO DA AMAZÔNIA OCIDENTAL SERVIÇO GEOLÓGICO DO BRASIL - CPRM DIRETORIA DE HIDROLOGIA E GESTÃO TERRITORIAL DHT SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DE MANAUS BOLETIM DE MONITORAMENTO HIDROMETEOROLÓGICO DA AMAZÔNIA OCIDENTAL 2018 Boletim nº.

Leia mais

MONITORAMENTO HIDROLÓGICO

MONITORAMENTO HIDROLÓGICO MONITORAMENTO HIDROLÓGICO 2018 Boletim Nº. 03 18/01/2018 Boletim de acompanhamento - 2018 1. Comportamento das Estações monitoradas De acordo com a Figura 01 e as Tabelas I e II, em termos estatísticos,

Leia mais

Quinta campanha de medições de vazão e amostragem de água e sedimentos na bacia do rio Negro e no rio Amazonas

Quinta campanha de medições de vazão e amostragem de água e sedimentos na bacia do rio Negro e no rio Amazonas DNAEE - CGRH / CNPq PEGI-GBF / ORSTOM HiBAm : Hidrologia da Bacia Amazônica Quinta campanha de medições de vazão e amostragem de água e sedimentos na bacia do rio Negro e no rio Amazonas Cucuí Manaus Santarém

Leia mais

Sétima campanha de amostragem de água e sedimentos na bacia do rio Branco

Sétima campanha de amostragem de água e sedimentos na bacia do rio Branco DNAEE - CGRH / CNPq PEGI-GBF / ORSTOM HiBAm : Hidrologia da Bacia Amazônica Sétima campanha de amostragem de água e sedimentos na bacia do rio Branco Boa Vista Manaus Dezembro de 1996 José Mário Miranda

Leia mais

SENSORES ORBITAIS ALTIMÉTRICOS E MONITORAMENTO HIDROLÓGICO NO RESERVATÓRIO DA UHE BALBINA-AM

SENSORES ORBITAIS ALTIMÉTRICOS E MONITORAMENTO HIDROLÓGICO NO RESERVATÓRIO DA UHE BALBINA-AM SENSORES ORBITAIS ALTIMÉTRICOS E MONITORAMENTO HIDROLÓGICO NO RESERVATÓRIO DA UHE BALBINA-AM Marcelo Parise (SIPAM), Naziano Filzola (UEA), Frederique Seyler (LMTG), Gilson Mota (ELETRONORTE), Elizabeth

Leia mais

MONITORAMENTO HIDROLÓGICO

MONITORAMENTO HIDROLÓGICO MONITORAMENTO HIDROLÓGICO 2018 Boletim Nº. 05 02/02/2018 Boletim de acompanhamento - 2018 1. Comportamento das Estações monitoradas De acordo com a Figura 01 e as Tabelas I e II, em termos estatísticos,

Leia mais

MONITORAMENTO HIDROLÓGICO

MONITORAMENTO HIDROLÓGICO MONITORAMENTO HIDROLÓGICO 2016 Boletim Nº. 41 31/10/2016 Boletim de acompanhamento - 2016 1. Comportamento das Estações monitoradas De acordo com a Figura 01 e as Tabelas I e II, em termos estatísticos,

Leia mais

Nona campanha de medições de vazão e amostragem de água e sedimentos no Encontro das águas (Rios Solimoes e Negro)

Nona campanha de medições de vazão e amostragem de água e sedimentos no Encontro das águas (Rios Solimoes e Negro) HiBAm : Campanha Encontro das Aguas 97 Hidrologia da Bacia Amazônica Hydrologie du Bassin Amazonien ORSTOM - CNPq \ ANEEL \ UnB Nona campanha de medições de vazão e amostragem de água e sedimentos no Encontro

Leia mais

Relatório da Campanha do Programa HIBAM

Relatório da Campanha do Programa HIBAM DINÂMICA HIDROLÓGICA E GEOQUÍMICA DA BACIA AMAZÔNICA Relatório da Campanha do Programa HIBAM Campanha de medições nos Rios Amazonas, Negro, Solimões, Madeira, Trombetas e na Várzea do Lago Grande de Curuai

Leia mais

CONFECÇÃO DA BASE DE DADOS DA ATIVIDADE II.1.3

CONFECÇÃO DA BASE DE DADOS DA ATIVIDADE II.1.3 PROJETO GESTÃO INTEGRADA E SUSTENTÁVEL DOS RECURSOS HÍDRICOS TRANSFRONTEIRIÇOS NA BACIA DO RIO AMAZONAS, CONSIDERANDO A VARIABILIDADE E MUNDANÇA CLIMÁTICA OTCA/GEF/PNUMA COMPONENTE II Compreensão da base

Leia mais

ATIVIDADES DE CAMPO PARA COLETA DE DADOS

ATIVIDADES DE CAMPO PARA COLETA DE DADOS Fundo Para o Meio Ambiente Mundial Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente PROJETO GESTÃO INTEGRADA E SUSTENTÁVEL DOS RECURSOS HÍDRICOS TRANSFRONTEIRIÇOS NA BACIA DO RIO AMAZONAS, CONSIDERANDO

Leia mais

Relatório de Produto PLANO DE CUSTOS DE VIAGEM DE CAMPO PARA A EXECUÇÃO DAS CAMPANHAS DE AMOSTRAGEM

Relatório de Produto PLANO DE CUSTOS DE VIAGEM DE CAMPO PARA A EXECUÇÃO DAS CAMPANHAS DE AMOSTRAGEM Fundo Para o Meio Ambiente Mundial Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente PROJETO GESTÃO INTEGRADA E SUSTENTÁVEL DOS RECURSOS HÍDRICOS TRANSFRONTEIRIÇOS NA BACIA DO RIO AMAZONAS, CONSIDERANDO

Leia mais

DINÂMICA HIDROLÓGICA E GEOQUÍMICA DA BACIA AMAZÔNICA

DINÂMICA HIDROLÓGICA E GEOQUÍMICA DA BACIA AMAZÔNICA DINÂMICA HIDROLÓGICA E GEOQUÍMICA DA BACIA AMAZÔNICA Relatório da Campanha do Programa HIBAM Campanha de medições no Rio Amazonas e na Várzea do Lago Grande de Curuai 13/11/2005 02/12/2005 (Manaus - Santarém

Leia mais

RESOLUÇÃO CONJUNTA SEMAD E IGAM Nº 2237, DE 05 DE DEZEMBRO DE 2014.

RESOLUÇÃO CONJUNTA SEMAD E IGAM Nº 2237, DE 05 DE DEZEMBRO DE 2014. RESOLUÇÃO CONJUNTA SEMAD E IGAM Nº 2237, DE 05 DE DEZEMBRO DE 2014. Estabelece procedimentos a serem observados pelos usuários de recursos hídricos de domínio do Estado de Minas Gerais visando ao envio

Leia mais

Hidrologia e Geoquímica da Bacia Amazônica

Hidrologia e Geoquímica da Bacia Amazônica Hidrologia e Geoquímica da Bacia Amazônica Relatório de Missão do Programa HiBAm Campanha de medições no rio Solimões, rio Amazonas, várzeas de Marchantaria e no Lago Grande de Curuai 11/03/2003 04/04/2003

Leia mais

Ações da ANA Agência Nacional de Águas na gestão de bacias transfronteiriças

Ações da ANA Agência Nacional de Águas na gestão de bacias transfronteiriças Ações da ANA Agência Nacional de Águas na gestão de bacias transfronteiriças 29 de novembro de 2017 Cooperação Internacional da ANA COOPERAÇÃO INTERNACIONAL:. A ANA exerce papel relevante nas ações de

Leia mais

Hidrologia e Geoquímica da Bacia Amazônica

Hidrologia e Geoquímica da Bacia Amazônica Hidrologia e Geoquímica da Bacia Amazônica Relatório de Missão do Programa HiBAm Campanha de medições no rio Negro, rio Solimões, rio Madeira, rio Amazonas e na várzea do Lago Grande de Curuai 07/12/2003

Leia mais

PROJETO BÁSICO AMBIENTAL UHE COLÍDER

PROJETO BÁSICO AMBIENTAL UHE COLÍDER PROJETO BÁSICO AMBIENTAL UHE COLÍDER ITEM 8.10.4.1 SUBPROGRAMA DE MONITORAMENTO HIDROSSEDIMENTOLÓGICO 2º RELATÓRIO TRIMESTRAL HIDROSSEDIMENTOLÓGICO OUTUBRO / 2013 01 21/10/13 Emissão Inicial Jonatan Prestes

Leia mais

MONITORAMENTO HIDROLÓGICO

MONITORAMENTO HIDROLÓGICO MONITORAMENTO HIDROLÓGICO 2017 Boletim Nº. 43 27/10/2017 Boletim de acompanhamento - 2017 1. Comportamento das Estações monitoradas De acordo com a Figura 01 e as Tabelas I e II, em termos estatísticos,

Leia mais

Fórum Social Mundial Memória FSM memoriafsm.org

Fórum Social Mundial Memória FSM memoriafsm.org Este documento faz parte do Repositório Institucional do Fórum Social Mundial Memória FSM memoriafsm.org Carta aos países da Pan Amazônica Estimados Amigos Estimadas Amigas dos Países Pan-Amazônicos Por

Leia mais

BASE OPERACIONAL DA REDE OBSERVACIONAL DE PARÂMETROS AMBIENTAIS (ORE/HYBAM) NA AMAZÔNIA BRASILEIRA

BASE OPERACIONAL DA REDE OBSERVACIONAL DE PARÂMETROS AMBIENTAIS (ORE/HYBAM) NA AMAZÔNIA BRASILEIRA BASE OPERACIONAL DA REDE OBSERVACIONAL DE PARÂMETROS AMBIENTAIS (ORE/HYBAM) NA AMAZÔNIA BRASILEIRA Naziano Filizola 1, Francis Sondag 2, Maria Helena Mourão 1, Nikolas Spínola 1, Gerard Cochonneau 3, Marco

Leia mais

Agora que sabemos como é o relevo da bacia vamos entender como é a chuva na Bacia

Agora que sabemos como é o relevo da bacia vamos entender como é a chuva na Bacia Agora que sabemos como é o relevo da bacia vamos entender como é a chuva na Bacia Amazônia Ciclo Hidrológico Fonte: Romera et al., 2003 O Ciclo hidrológico é a base de renovação de toda a água existente

Leia mais

BIOGEOQUIMICA DOS LAGOS DE VARZEA DA BACIA AMAZÔNICA. 20/11/ /11/2006 (Manaus Várzea de Janauaca - Manaus)

BIOGEOQUIMICA DOS LAGOS DE VARZEA DA BACIA AMAZÔNICA. 20/11/ /11/2006 (Manaus Várzea de Janauaca - Manaus) RELATORIO DA CAMPANHA DE CAMPO DO PROJETO DE COOPERATION INTERNACIONAL ENTRE A FRANÇA E O BRASIL (IRD/CNPq) BIOGEOQUIMICA DOS LAGOS DE VARZEA DA BACIA AMAZÔNICA 20/11/2006 23/11/2006 (Manaus Várzea de

Leia mais

The role of the alluvial floodplain to modeling water discharge using SWAT model in the Amazon catchment

The role of the alluvial floodplain to modeling water discharge using SWAT model in the Amazon catchment 214 International SWAT Conference July 3 - August 1 - Conference in Porto de Galinhas The role of the alluvial floodplain to modeling water discharge using SWAT model in the Amazon catchment SANCHEZ-PEREZ

Leia mais

RONDÔNIA NO MERCADO AMAZÔNICO / ANDINO

RONDÔNIA NO MERCADO AMAZÔNICO / ANDINO RONDÔNIA NO MERCADO AMAZÔNICO / ANDINO CIDADES ESTRADAS E FLORESTAS A Região Norte: Representa 45,25% do território nacional, com 3,85 milhões de Km 2 ; Se fosse um país, seria o sétimo maior do mundo

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOCIÊNCIAS

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOCIÊNCIAS UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOCIÊNCIAS VARIAÇÃO ESPAÇO-TEMPORAL DO MATERIAL INORGÂNICO DISSOLVIDO NA BACIA AMAZÔNICA LIZ STEFANNY HIDALGO

Leia mais

BIOGEOQUIMICA DOS LAGOS DE VARZEA DA BACIA AMAZÔNICA. 28/08/ /09/2006 (Manaus Várzea de Janauaca - Manaus)

BIOGEOQUIMICA DOS LAGOS DE VARZEA DA BACIA AMAZÔNICA. 28/08/ /09/2006 (Manaus Várzea de Janauaca - Manaus) RELATORIO DA CAMPANHA DE CAMPO DO PROJETO DE COOPERATION INTERNACIONAL ENTRE A FRANÇA E O BRASIL (IRD/CNPq) BIOGEOQUIMICA DOS LAGOS DE VARZEA DA BACIA AMAZÔNICA 28/08/2006 01/09/2006 (Manaus Várzea de

Leia mais

Programa Amazônia Conectada sob a perspectiva de Engenharia. VI Semana de Infraestrutura da Internet no Brasil IX (PTT) Fórum 10

Programa Amazônia Conectada sob a perspectiva de Engenharia. VI Semana de Infraestrutura da Internet no Brasil IX (PTT) Fórum 10 Programa Amazônia Conectada sob a perspectiva de Engenharia VI Semana de Infraestrutura da Internet no Brasil IX (PTT) Fórum 10 Sumário O caráter único da Amazônia Infraestrutura atual Motivação O Programa

Leia mais

Campanha do Projeto HiBAM 21/01 a 03/02//2001. Santarem, Curuai, Manaus, Vista Alegre, Tabatinga, Tefe. Pascal Kosuth

Campanha do Projeto HiBAM 21/01 a 03/02//2001. Santarem, Curuai, Manaus, Vista Alegre, Tabatinga, Tefe. Pascal Kosuth Campanha do Projeto HiBAM 21/01 a 03/02//2001 Santarem, Curuai, Manaus, Vista Alegre, Tabatinga, Tefe Pascal Kosuth Lago do Salé Cap Dario s à Manacapuru Fazenda Vista Alegre Règle d etabatinga Objetivos

Leia mais

Relatório da Campanha do Programa HIBAM

Relatório da Campanha do Programa HIBAM DINÂMICA HIDROLÓGICA E GEOQUÍMICA DA BACIA AMAZÔNICA Relatório da Campanha do Programa HIBAM Campanha de medições e amostragem nos Rios Amazonas, Negro, Solimões, Madeira, Trombetas e na Várzea do Lago

Leia mais

Hidrologia e Geoquímica da Bacia Amazônica

Hidrologia e Geoquímica da Bacia Amazônica Programa HiBAm / Relatório da Campanha Amazonas Outubro de 2002 Hidrologia e Geoquímica da Bacia Amazônica Relatório de Missão do Programa HiBAm Campanha de medição no rio Amazonas e na várzea do Lago

Leia mais

NIVELAMENTO DE ESTAÇÕES LINIMÉTRICAS DO RIO SOLIMÕES COM DADOS ALTIMÉTRICOS LEVELLING PERFORMED IN THE SOLIMÕES RIVER BY RADAR ALTIMETRY DATA

NIVELAMENTO DE ESTAÇÕES LINIMÉTRICAS DO RIO SOLIMÕES COM DADOS ALTIMÉTRICOS LEVELLING PERFORMED IN THE SOLIMÕES RIVER BY RADAR ALTIMETRY DATA NIVELAMENTO DE ESTAÇÕES LINIMÉTRICAS DO RIO SOLIMÕES COM DADOS ALTIMÉTRICOS Leonardo Alves Vergasta¹; Joecila Santos da Silva 2* ; Stéphane Calmant 3 ; Frédérique Seyler 4 ; Cláudio Augusto de Paula Lima

Leia mais

Caracterização hidrogeomorfológica do Arquipélago Fluvial de Anavilhanas

Caracterização hidrogeomorfológica do Arquipélago Fluvial de Anavilhanas 6th HYBAM Scientific 27/10/2015 Cusco Peru Caracterização hidrogeomorfológica do Arquipélago Fluvial de Anavilhanas Autores: Jessé Burlamaque Maciel Naziano Pantoja Filizola Jr. André Zumak A. Nascimento

Leia mais

Variabilidade hidrológica na Amazônia. Uma perspectiva para a elaboração do balanço hídrico regional.

Variabilidade hidrológica na Amazônia. Uma perspectiva para a elaboração do balanço hídrico regional. Variabilidade hidrológica na Amazônia. Uma perspectiva para a elaboração do balanço hídrico regional. Naziano Filizola Luiz Cândido Antônio Manz Jhan Carlo Espinoza Josyanne Ronchail Jean Loup Guyot Abstract

Leia mais

PROJETO AMAZÔNIA CONECTADA

PROJETO AMAZÔNIA CONECTADA PROJETO AMAZÔNIA CONECTADA Mário Roberto Vassallo Submarine System Division mvassallo@padtec.com Cel.: +55 (11) 4562.4004 padtec.com.br O DESAFIO TECNOLÓGICO O verdadeiro desafio está em vencer os obstáculos

Leia mais

da região no mercado mundial entre países vizinhos não se faz sem uma integração física, que garanta o transporte

da região no mercado mundial entre países vizinhos não se faz sem uma integração física, que garanta o transporte #2 especial américa latina OS caminhos QUE NOS UNEM Embora a integração física entre países sul-americanos deixe a desejar, tanto o Brasil como outros países do continente estão fazendo investimentos em

Leia mais

Hidrologia e Geoquímica da Bacia Amazônica EXPERIÊNCIA DA COOPERAÇÃO FRANÇA BRASIL NA PESQUISA HIDROLÓGICA DA BACIA AMAZÔNICA (RETROSPECTIVA 33 ANOS)

Hidrologia e Geoquímica da Bacia Amazônica EXPERIÊNCIA DA COOPERAÇÃO FRANÇA BRASIL NA PESQUISA HIDROLÓGICA DA BACIA AMAZÔNICA (RETROSPECTIVA 33 ANOS) Hidrologia e Geoquímica da Bacia Amazônica EXPERIÊNCIA DA COOPERAÇÃO FRANÇA BRASIL NA PESQUISA HIDROLÓGICA DA BACIA AMAZÔNICA (RETROSPECTIVA 33 ANOS) DNAEE ORSTON HIDROLOGIA S/A CNEC Hidrologia e Geoquímica

Leia mais

11 a Campanha de medições de vazão e amostragem de água nas bacias dos rios Madeira, Branco e no rio Solimões/Amazonas

11 a Campanha de medições de vazão e amostragem de água nas bacias dos rios Madeira, Branco e no rio Solimões/Amazonas HiBAm : Campanha Rio Madeira 98 Hidrologia da Bacia Amazônica Hydrologie du Bassin Amazonien ORSTOM - CNPq \ ANEEL \ UnB 11 a Campanha de medições de vazão e amostragem de água nas bacias dos rios Madeira,

Leia mais

BIOMAS BRASILEIROS BRASIL

BIOMAS BRASILEIROS BRASIL BIOMAS BRASILEIROS BRASIL BIOMAS BRASILEIROS Aziz Ab Sáber (1924) Floresta Tropical pluvial-úmida Tropical:próxima ao Equador, estabilidade climática Pluvial: chuvas intensas e regulares ao longo do ano

Leia mais

SERVIÇO GEOLÓGICO DO BRASIL CPRM DIRETORIA DE HIDROLOGIA E GESTÃO TERRITORIAL DHT

SERVIÇO GEOLÓGICO DO BRASIL CPRM DIRETORIA DE HIDROLOGIA E GESTÃO TERRITORIAL DHT SERVIÇO GEOLÓGICO DO BRASIL CPRM DIRETORIA DE HIDROLOGIA E GESTÃO TERRITORIAL DHT Franco Turco Buffon Pesquisador em Geociências Engenheiro Hidrólogo RESIDÊNCIA DE PORTO VELHO - REPO MOTIVAÇÃO: MOTIVAÇÃO:

Leia mais

Efeitos da barragem de Santo Antônio sobre a turbidez do rio Madeira: um estudo durante o período de enchimento do reservatório

Efeitos da barragem de Santo Antônio sobre a turbidez do rio Madeira: um estudo durante o período de enchimento do reservatório Efeitos da barragem de Santo Antônio sobre a turbidez do rio Madeira: um estudo durante o período de enchimento do reservatório Henrique Bernini Ana Cristina Strava Santos Corrêa Astrea Alves Jordão Tatiane

Leia mais

Cabos subfluviais na Amazônia

Cabos subfluviais na Amazônia Cabos subfluviais na Amazônia WTICp/D, Belém do Pará Maio de 2017 Eduardo Grizendi Michael Stanton Rede Nacional de Ensino e Pesquisa RNP Conteúdo Telecomunicações no Brasil no século 19 O caráter único

Leia mais

Nivelamento de estações linimétricas do rio Madeira com dados altimétricos.

Nivelamento de estações linimétricas do rio Madeira com dados altimétricos. Nivelamento de estações linimétricas do rio Madeira com dados altimétricos. Mylena Vieira Silva 1 Cláudio Augusto de Paula Lima 1 Grisel Oliveira Arenillas 1 Rafael Gomes Barbosa 1 Joecila Santos da Silva

Leia mais

7. Fluviometria Definição

7. Fluviometria Definição 7.1. Definição Trata das diversas técnicas de medição de grandezas características do escoamento, como níveis d água, velocidades e vazões. Permite quantificar o regime dos rios caracterizando suas grandezas

Leia mais

H 2 A Hidrossistemas e o Homem na Amazônia

H 2 A Hidrossistemas e o Homem na Amazônia Reconstrução paleohidrológica em lagos de várzea da Amazônia peruana durante o Holoceno Keila Aniceto, Patricia Moreira-Turcq, Renato Campello Cordeiro, Adriana Horbe, Pascal Fraizy, Isabel Quintana Cobo,

Leia mais

NIVELAMENTO DE ESTAÇÕES LINIMÉTRICAS DO RIO TAPAJÓS COM DADOS ALTIMÉTRICOS LEVELLING THE GAUGES STATIONS IN THE TAPAJÓS RIVER BY RADAR ALTIMETRY DATA

NIVELAMENTO DE ESTAÇÕES LINIMÉTRICAS DO RIO TAPAJÓS COM DADOS ALTIMÉTRICOS LEVELLING THE GAUGES STATIONS IN THE TAPAJÓS RIVER BY RADAR ALTIMETRY DATA NIVELAMENTO DE ESTAÇÕES LINIMÉTRICAS DO RIO TAPAJÓS COM DADOS ALTIMÉTRICOS Cláudio Augusto de Paula Lima 1* ; Mylena Vieira Silva 1 ; Grisel Oliveira Arenillas 1 ; Guilherme Cordeiro Figliuolo 1 ; Débora

Leia mais

Programa HyBAm / Relatório da Campanha Amazonas Março de 2004

Programa HyBAm / Relatório da Campanha Amazonas Março de 2004 Hidrologia e Geoquímica da Bacia Amazônica Relatório de Campanha do Programa HIBAM Campanha de medições no Rio Amazonas e na Várzea do Lago Grande de Curuai 11/03/2004 21/03/2004 (Manaus - Santarém) Por

Leia mais

A INFLUÊNCIA DA GEOMORFOLOGIA NA VARIABILIDADE FLUVIOMÉTRICA: O CASO DO RIO MADEIRA BRASIL

A INFLUÊNCIA DA GEOMORFOLOGIA NA VARIABILIDADE FLUVIOMÉTRICA: O CASO DO RIO MADEIRA BRASIL A INFLUÊNCIA DA GEOMORFOLOGIA NA VARIABILIDADE Muniz, L. 1 ; Filizola, N. 2 ; 1 UFAM Email:munizluciana1@gmail.com; 2 UFAM Email:naziano.filizola@gmail.com RESUMO: Mediante a observação dos padrões hidrológicos

Leia mais

A Geopolítica da água:

A Geopolítica da água: Prof. Dr. Samuel de Jesus UFMS A Geopolítica da água: a Bacia do Rios Amazonas e Paraguai sob a perspectiva Sul- Americana. A menos que sejam feitos mais esforços para reverter as tendências atuais, o

Leia mais

AMÉRICA DO SUL Características Gerais da América do Sul

AMÉRICA DO SUL Características Gerais da América do Sul AMÉRICA DO SUL Características Gerais da América do Sul Extensão: 17.850.568 km²; Situa-se a oeste do Meridiano de Greenwich e em sua maior parte no hemisfério Sul; É formada politicamente por 12 países

Leia mais

CHAMADA PÚBLICA SIMPLIFICADA Nº 02/2018 SELEÇÃO DE PESQUISADORES

CHAMADA PÚBLICA SIMPLIFICADA Nº 02/2018 SELEÇÃO DE PESQUISADORES CHAMADA PÚBLICA SIMPLIFICADA Nº 02/2018 SELEÇÃO DE PESQUISADORES PROJETO: Estudo Multidisciplinar do Estado Físico do Lago Paranoá: Topo-batimetria, Qualidade dos Sedimentos e Balanço Hídrico 1. PROJETO

Leia mais

Relatório Diário Automático

Relatório Diário Automático Relatório Diário Automático 25/Jul/2018 Este documento foi criado automaticamente pelo Programa Queimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), em Cachoeira Paulista, SP, Brasil. Envie comentários

Leia mais

Relatório de Missão do Programa HIBAM Campanha de medições no Rio Amazonas e na Várzea do Lago Grande de Curuai

Relatório de Missão do Programa HIBAM Campanha de medições no Rio Amazonas e na Várzea do Lago Grande de Curuai Hidrologia e Geoquímica da Bacia Amazônica Relatório de Missão do Programa HIBAM Campanha de medições no Rio Amazonas e na Várzea do Lago Grande de Curuai 16/06/2003 02/07/2003 (Manaus - Santarém - Manaus)

Leia mais

A ESPACIALIZAÇÃO DA MIGRAÇÃO INTERNACIONAL NA AMAZÔNIA BRASILEIRA: DIFERENTES PROCESSOS, DIFERENTES SIGNIFICADOS

A ESPACIALIZAÇÃO DA MIGRAÇÃO INTERNACIONAL NA AMAZÔNIA BRASILEIRA: DIFERENTES PROCESSOS, DIFERENTES SIGNIFICADOS A ESPACIALIZAÇÃO DA MIGRAÇÃO INTERNACIONAL NA AMAZÔNIA BRASILEIRA: DIFERENTES PROCESSOS, DIFERENTES SIGNIFICADOS Jonatha Rodrigo de Oliveira Lira UNICAMP rodrrigao@hotmail.com INTRODUÇÃO Dentro de um contexto

Leia mais

Estudo da cheia de 2014 na bacia do rio Madeira

Estudo da cheia de 2014 na bacia do rio Madeira Estudo da cheia de 214 na bacia do rio Madeira Philippe Vauchel (IRD, engenheiro hidrólogo do programa HYBAM) Abril 214 Estudo da cheia de 214 na bacia do rio Madeira Agradecimentos Este estudo foi realizado

Leia mais

Determinação do nível de proteção de tensão (U P)

Determinação do nível de proteção de tensão (U P) FASCÍCULO NBR 5410 INSTALAÇÕES ELÉTRICAS DE BAIXA TENSÃO FASCÍCULO 21: DISPOSITIVO DE PROTEÇÃO CONTRA SURTOS: INSTALAÇÃO E COORDENAÇÃO A NBR 5410 apresenta considerações sobre as especificações e tipos

Leia mais

Análise dos Padrões Fluviométricos da Bacia do Rio Madeira - Brasil

Análise dos Padrões Fluviométricos da Bacia do Rio Madeira - Brasil Análise dos Padrões Fluviométricos da Bacia do Rio Madeira - Brasil Luciana Muniz Naziano Filizola Lab. de Potamologia Amazônica Departamento de Geografia Universidade Federal do Amazonas 1 Bacia do Rio

Leia mais

CAP. 22 REGIÃO NORTE

CAP. 22 REGIÃO NORTE CAP. 22 REGIÃO NORTE 1 A CONQUISTA DA AMAZÔNIA Com cerca de 6,5 milhões de km² que abrangem 8 países Brasil, Peru, Bolívia, Equador, Colômbia, Venezuela, Guiana e Suriname e a Guiana Francesa, a Amazônia

Leia mais

Fluxo de sedimentos em suspensão nos rios da Amazônia

Fluxo de sedimentos em suspensão nos rios da Amazônia Revista Brasileira de Geociências 41(4): 566-576, dezembro de 2011 Fluxo de sedimentos em suspensão nos rios da Amazônia Naziano Filizola 1 & Jean Loup Guyot 2 Resumo A Bacia Amazônica se estende por mais

Leia mais