LISTENER V5. Manual Utilizador

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "LISTENER V5. Manual Utilizador"

Transcrição

1 LISTENER V5 Manual Utilizador Versão de Abril de 2006

2 Pág. 2 de 18 Índice 1. INTRODUÇÃO APRESENTAÇÃO MECÂNICA A DIFERENÇA COMPARAÇÃO COM OUTROS ALARMES FUNCIONAMENTO DESLIGADO ª POSIÇÃO - MODO AVISO (GUARD) ª POSIÇÃO - MODO HABITAÇÃO ª POSIÇÃO - MODO ARMADO PERIFÉRICOS VIA RÁDIO PERIFÉRICOS SIRENE EXTERIOR V COMUNICADOR DE ALTA VOZ COMUNICADOR TELEFÓNICO SENSOR MAGNÉTICO E VIBRATÓRIO COMANDO V DETECTOR DE MOVIMENTOS POR INFRAVERMELHOS DETECTOR DE FUMOS REGRAS BÁSICAS DE PREVENÇÃO E SEGURANÇA EM APARTAMENTOS A PORTA AS JANELAS QUANDO NOS AUSENTAMOS FOGO REGRAS BÁSICAS COMO EVITAR O FOGO? EM CASO DE FOGO O QUE FAZER? (SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA) PROBLEMAS NORMAIS SUA RESOLUÇÃO...18

3 Pág. 3 de Introdução Parabéns por ter adquirido o sistema de segurança LISTENER V5. Agora você possui o sistema de segurança mais avançado do mercado. O Listener V5 é o equipamento mais sofisticado e versátil que existe para prevenção de roubos e apoio a emergências. O Listener V5 foi desenvolvido para oferecer a si e á sua família, a segurança que necessitam. Como complemento das explicações prestadas pelo Consultor e pelo Técnico Instalador, aconselhamos vivamente a leitura deste manual, para se familiarizar com o sistema e obter todas as vantagens que o LISTENER V5 lhe oferece. Este livro deverá ser guardado num local acessível. No caso de ter alguma dúvida, não hesite em contactar o seu instalador que lhe esclarecerá todas as questões. Nota: Lembre-se que nenhum sistema de segurança poderá evitar emergências. Este sistema destina-se unicamente a alertá-lo em caso de emergência e não deverá substituir as prudentes práticas de segurança (ver pág. 13 ).

4 Pág. 4 de Apresentação LISTENER V5 Uma nova dimensão na tecnologia de segurança O LISTENER V5 é um sistema de alta tecnologia que detecta tentativas de arrombamentos, funciona segundo o princípio Infrasónico. Isto é, um sensor patenteado mede e analisa continuamente todos os sons criados através de entradas violentas em vivendas ou apartamentos. Se, de alguma forma, uma porta é forçada, uma janela é arrombada ou um vidro é partido, o sistema regista todos os infra-sons e alarma imediatamente. LISTENER V5 Este sistema regista e reporta tentativas de arrombamento. O assaltante é imediatamente perturbado por um som ao tentar entrar na habitação. O sensor patenteado analisa todos os movimentos infra-sónicos e distingue, com o apoio de um micro-computador, entre uma abertura normal e uma tentativa de arrombamento. Com esta tecnologia de medição infrasónica - até agora desconhecida - o LISTENER V5 preenche as mais altas exigências em segurança e praticamente sem falsos alarmes. Base com sistema anti-sabotagem, com analisador e módulo receptor via-rádio supervisionado incorporado. Activa-se através de chave ou controlo remoto com função de pânico (acessório especial). O LISTENER V5 é um sistema de grande exactidão e bastante seguro. Pode ser instalado sem problemas em qualquer espaço e em qualquer circunstancias, praticamente sem fios. Em combinação com uma sirene exterior o LISTENER V5 oferece alta segurança em espaços fechados com áreas até m 2. PRECAUÇÕES DE SEGURANÇA Utilize o seu LISTENER V5 em complemento com as regras de segurança (pág. 13). A maior parte dos arrombamentos são feitos por ladrões da região, aproveitando-se de uma ocasião durante o dia, pelo que aconselhamos a permanente utilização do LISTENER V5.

5 Pág. 5 de Mecânica O sistema de segurança consiste numa caixa blindada que contém toda a electrónica e o display. O sistema é alimentado a 12 V com uma bateria para situações de falha de rede e com autonomia até 20 dias.

6 Pág. 6 de A Diferença Instalação e funcionamento dos alarmes tradicionais Desvantagens dos alarmes tradicionais instalação dispendiosa e demorada devido à instalação dos cabos o intruso só é detectado quando já está dentro de casa muitos falsos alarmes devido ao elevado número de sensores custos de manutenção elevados e manuseio complicado As vantagens do LISTENER V5: relação preço-qualidade imbatível instalação rápida, simples e sem fios É O ÚNICO SISTEMA QUE PROTEGE VIDAS com total liberdade de movimentos permite ter animais de estimação dentro da área a proteger análise continua e automática da área a proteger protecção de todos os acessos exteriores: portas, janelas, paredes, etc sem falsos alarmes devido ao sensor patenteado o sistema detecta sempre a tentativa de assalto e não a confirmação de assalto influencias externas tais como tempestades, trânsito, aviões, abertura normal de portas e janela são analisadas pelo sistema e consideradas normais através da medição e comparação dos infrasons. o LISTENER V5 é um Sistema de Segurança independente que detecta ameaças, ele é capaz de se desenvolver e expandir através de 40 sensores via rádio supervisionados; se necessário pode conectar-se um comunicador-telefónico para ligar a telefones particulares ou um sistema de alta voz (escuta e fala) para ligação a empresas de segurança INVIOLÁVEL. O LISTENER V5 e a sirene exterior estão protegidos por uma estrutura em alumínio estrudido de 4mm que suporta impactos de várias centenas de kilos. Os periféricos utilizam a mais alta tecnologia em segurança via rádio, o nível 6 : sinais codificados (+ de 16 milhões de códigos), comunicação automática entre o LISTENER V5 e os periféricos permitindo indicar estado dos periféricos, bateria baixa, tampa, etc.

7 Pág. 7 de Comparação com Outros Alarmes LISTENER V5 Sensores Movimentos Sensores Magnéticos Quebra-Vidros Detecção do intruso no exterior, a forçar portas e janelas antes de entrar ou fazer Sim Não Não Não estragos Permite pessoas dentro de casa a dormir, a circular, abrir e fechar portas e janelas sem desligar o sistema de Sim Não Não Não segurança Permite ter animais de estimação Sim Não Sim Sim Possibilidade de ligar, via rádio (sem fios), sensores: infravermelhos/magnéticos para áreas exteriores, magnéticos, botões de Sim Não Não Não pânico, detectores de gás e detectores de fumo Sem falsos alarmes de vento, diferenças de temperatura, aviões, etc. Sim Não Sim Não Possibilidade de actuá-lo, em caso de emergência, a partir de qualquer sala Central de alarmes com sistema de alta voz (permite falar sem necessidade de telefone) para pedir ajuda em caso de problemas de saúde, intrusão, gás ou fumo Sim Não Não Não Sim Não Não Não Sem fios pelas salas (que tornam uma casa inestética) Sim Não /? Não /? Não /? Instalação rápida e simples Sim Não Não Não Inviolável Sim??? Acumulador para falha de energia com autonomia até 20 dias Sim Não Não Não

8 Pág. 8 de Funcionamento O comando por chave controla o Listener V5. O comando por chave tem quatro posições Desligado Nesta posição o alarme Infrasónico não funciona. No entanto o Alarme pode ser Ligado/Desligado por um Comando Via Rádio. O sistema entrará em alarme e efectuará uma chamada á central, se receber um sinal de Pânico ou de Fogo ª Posição - Modo Aviso (Guard) Aconselhada para quando nos encontramos em casa e só necessitamos de que o sistema nos avise de que está alguém a tentar forçar uma entrada. Quando a chave está na 1.ª posição - Aviso, surge no display de sete segmentos a seguinte imagem e emitirá um beep sempre que o Alarme Infrasónico detectar uma tentativa de arrombamento. Aviso 2s Se existirem detectores de abertura/quebra de porta, o Listener V5 indicará através do display de 7 segmentos o número do periférico que foi activado ª Posição - Modo Habitação Aconselhada para quando estamos em casa e não pretendemos que os sensores movimentos e de abertura/quebra de portas estejam activos. É a posição indicada por exemplo, para quando pretendemos deslocar-nos á garagem sem que o sistema entre em alarme através do detector de movimentos. Quando a chave está na 2.ª posição, o display de 7 segmentos apresenta a seguinte imagem. Se for detectado um tentativa de arrombamento, o Listener V5 emite um beep de Aviso e temos um Tempo de Entrada de cerca de 20 segundos não for desligado durante o Tempo de Entrada, entrará em Alarme.. Se o sistema Aviso 2s Pausa Alarme Interno 20 s 3 minutos Nesta posição a sirene exterior não é activada. Os detectores de abertura/quebra de porta e infravermelhos não estão activados. Se pretender activá-los deve pressionar um botão de comando dentro de 10 segundos após a ligação na 2.ª posição. O display apresenta a imagem que será alterada para quando se pressiona o botão de comando. Esta opção é aconselhada para situações em que possui um detector de movimentos na garagem e outro na habitação a complementar o Listener V5.

9 Pág. 9 de 18 Durante a noite poderá estar dentro da habitação protegido pelo Listener V5 mas com o detector da habitação desligado, e com a garagem protegida pelo detector de movimentos via rádio. HABITAÇÃO: DET. MOVIMENTOS DESACTIVADA GARAGEM: DET. MOVIMENTOS ACTIVADA Se o Listener V5 receber um sinal de Fogo ou Pânico entrará imediatamente em Alarme. O Listener V5 indica sempre no display de sete segmentos qual o número do periférico que enviou o sinal. Nesta posição o Listener V5 só comunicará á central ou aos telefones particulares se receber um sinal de emergência, pois esta posição é aconselhada para quando as pessoas se encontram dentro da Habitação ª Posição - Modo Armado É a posição de alarme total e aconselhada para quando vamos dormir ou nos ausentamos da habitação. Quando a chave está na 3.ª posição, o display de 7 segmentos apresenta a seguinte imagem durante 20 segundos ao fim dos quais o Listener V5 fica Armado. Se for detectado um tentativa de arrombamento, o Listener V5 emite um beep de Aviso e possuímos um Tempo de Entrada de 20 segundos durante o Tempo de Entrada, entrará em Alarme.. Se o sistema não for desligado Aviso 2s Pausa Alarme Interno e Externo 20 s 3 minutos Se existirem periféricos via rádio adicionados o sistema funcionará da seguinte forma: Se os periféricos não forem de Entrada/Saída, entrará imediatamente em Alarme. Se forem de Entrada/Saída, dá-nos 20 segundos para entrar e desligar o sistema senão entrará em Alarme. Se receber um sinal de Fogo ou Pânico entrará imediatamente em Alarme. O Listener V5 indica sempre no display de sete segmentos qual o número do periférico que enviou o sinal. O Alarme tem um período máximo de três minutos. Depois o Listener V5 rearma automaticamente. O Alarme pode ser cancelado através do Comando de Chave ou do Comando Via Rádio.

10 Pág. 10 de Periféricos Via Rádio O Listener V5 suporta no máximo 40 periféricos Via Rádio. Estes periféricos podem ser: Comandos, Detectores de Fumos, Detectores Passivos por infravermelhos e Detectores de Abertura/Quebra de Porta/Janela. O display apresenta a informação sobre os periféricos via rádio sobre a forma de três dígitos. O primeiro indica Periférico, Tamper ou Bateria Fraca (Low Battery) conforme a informação recebida, seguido pelo número do periférico de a. O periférico 00 é reservado ao Listener V5 e á Sirene Exterior. 7. Periféricos Esta secção cobre as informações sobre os vários periféricos que podem ser adicionados ao Listener V Sirene Exterior V5 Podendo haver dúvidas acerca de que os 120 decibéis, transmitidos pelo Listener V5 dentro da habitação, sejam audíveis no outro lado da rua, o sistema de segurança, só fica completo com a integração de uma Sirene Exterior, só por si dissuasora. Ligada ao Listener V5, esta Sirene só funciona na 3ª. Posição ou em situações de pânico, com um som de 120 decibéis e uma luz, tipo flash fotográfico. Visível de noite a dezenas de metros, para que seja identificada a habitação escolhida pelos assaltantes. A Sirene já vem preparada com um sistema anti-sabotagem que a fará actuar quando retirada a tampa, cortado um fio, etc. A Sirene emite um som audível e visual quando controlada pelo Listener V5 ou quando um dos tampers (tampa ou parede) é accionado. Em situação de corte de fios ou abertura da sirene, o Alarme termina através de um sinal de controlo ou ao fim de 15 minutos. A sirene também indica o armar e o desarmar do Listener V5 através de sinais visuais (7 ou 8=armado, 4 ou 5=desarmado)

11 Pág. 11 de Comunicador de Alta Voz Numa habitação existem várias situações de perigo que necessitam de um apoio imediato das autoridades: Assalto, Violência, Fogo, Gás e Problemas de Saúde. Com o comunicador de Alta Voz ligado à Central Monitora de Alarmes 24h por dia podemos ter um serviço de Apoio a Clientes que mais nenhuma central pode oferecer. Quando accionado, ao fim de 5 segundos a central Monitora de Alarmes fica em linha aberta com a vossa casa, podendo escutar todos os movimentos que se passam no seu interior. Só depois, se não houver inconvenientes entra em comunicação livre com as pessoas no interior da habitação. A Central Monitora de Alarmes actua da seguinte forma: Assalto Liga à Polícia da Zona Violência Liga à Polícia da Zona Fogo Liga aos Bombeiros da Zona Gás Liga aos Bombeiros da Zona Saúde Liga aos Bombeiros da Zona Ou Liga a Familiares e Amigos Em situações onde não se verifique a necessidade das autoridades a Central Monitora de Alarmes informa os clientes outras pessoas conforme indicado na folha de central Comunicador Telefónico Utilizado quando não pretende ficar ligado a uma central monitora de alarmes mas quer ser avisado em situações de alarme/emergência. Este periférico permite avisar até 8 números de telefone. Quando as pessoas atendem o telefone irão escutar uma mensagem pré-gravada indicando o local de alarme. De seguida poderão escutar tudo o que se passa dentro da habitação. PROGRAMAÇÃO Alterar números de telefone: PROG1 # N.º # A PROG4 # N.º # Alterar a mensagem: # pressionar AL1 e dizer a mensagem Utilização do telefone: Após ouvir a mensagem, pressionar a tecla 1 do telefone para ouvir o que se passa em casa. Para terminar pressione 9 9.

12 Pág. 12 de Sensor Magnético e Vibratório Este periférico é usado para proteger portas e janelas em áreas que não são possíveis de proteger pelo Listener V5. Por exemplo garagens exteriores e arrecadações. Este periférico pode detectar a abertura e/ou a quebra(ou furação) de portas e janelas. Sensor Magnético e Vibratório 7.5. Comando V5 Usado no bolso ou com o porta chaves, está sempre ao alcance para activarmos o Listener V5 ou pedirmos ajuda. Situações recomendadas: Emergência Pânico Comunicação com a Central Arma/Desarma o Listener V5 O Comando tem dois botões. Quando o botão principal é pressionado, Arma/Desarma o Listener V5. Quando o botão de pânico é pressionado em simultâneo com o botão principal, o Comando envia um sinal de Pânico ao Listener V5 e activa a Comunicação com a Central. Led Arma /Desarma Pânico Comando V5

13 Pág. 13 de Detector de Movimentos por infravermelhos Este periférico é usado para proteger áreas que não são possíveis de proteger pelo Listener V5. Por exemplo garagens exteriores e arrecadações. O periférico é alimentado por uma pilha de 9V DC com capacidade para dois anos mas aconselhamos a substituição ao fim de um ano. Detector de infravermelhos O I.V. possui uma função de poupança de bateria. Assim, só efectua detecções após algum tempo de inactividade Detector de Fumos Colocado perto da cozinha ou salas com lareiras, alerta-nos em caso de excesso de fumo que pode ser provocado por um princípio de incêndio. Detector de Fumos

14 Pág. 14 de REGRAS BÁSICAS DE PREVENÇÃO E SEGURANÇA 8.1. Em Apartamentos A porta do Edifício é a primeira porta da nossa casa. Devemos mantê-la sempre fechada evitando a intrusão de indivíduos estranhos ao condomínio. A iluminação da escada é fundamental. Deve estar em perfeitas condições de forma a evitar zonas escuras onde possam esconder-se indivíduos, com intenções de surpreender os habitantes do edifício. Quanto ao elevador, há que ter a preocupação de verificar se está bloqueado noutro andar, caso esteja, pode ser sinónimo de que alguém o está a utilizar como meio de fuga. O toque das campainhas deve ser diferente para que possamos localizar exactamente onde está a pessoa que toca: se a porta de casa (Dling-Dlong), se a porta do edifício (Trrim), o edifício deve Ter um Vídeo Porteiro e um Intercomunicador em bom estado, para uma correcta identificação das pessoas A Porta Deve ter um Olhal de, pelo menos, 180º de abertura. Com este ângulo torna-se possível a visualização da totalidade do patamar. A porta tem que ser robusta, principalmente na zona das almofadas, requer uma Fechadura resistente e de preferência com trancas, que deve estar sempre fechada com a chave mesmo quando estamos em casa. Apesar de termos uma porta resistente e segura, as Dobradiças podem ser um ponto vulnerável porque o arrombamento pode ser feito através delas. Tendo em conta que as madeiras secam, criam folgas e a porta acaba por ficar empenada, não podemos esquecer a manutenção e o bom funcionamento tanto da fechadura como das dobradiças reapertando regularmente os parafusos de ambas. Um complemento á fechadura e ás dobradiças é a inclusão de um detector de abertura e quebra na porta (pág. 11) Temos que ter cuidado quando alguém toca à porta e não se identifica. É preciso verificar se há claridade por baixo da porta porque às vezes tapam o olhal fazendo-nos pensar que não há luz no patamar e consequentemente a abrir a porta. São utilizadas várias formas de nos levar a abrir a porta voluntariamente, nomeadamente verter água por baixo desta, levando-nos a pensar: ««...O que é que se passa?...»» - e abrimos a porta para ver qual é o problema! Para prevenir estas situações é aconselhável o uso de uma Corrente de Segurança, podendo assim evitar entrada forçada e mal intencionada As Janelas Contrariamente ao que se possa pensar, as Janelas em andares superiores são bastante vulneráveis a entradas. Estatísticas mostram que uma grande percentagem de assaltos são efectuados por escalonamento, através de cordas e outros utensílios presos a bases fixas como antenas parabólicas, chaminés, etc. Nas janelas de madeira, há que verificar se a massa dos vidros se encontra no exterior ou no interior da habitação. Caso se encontre do lado de fora é preciso corrigir esta situação! A remoção desta massa, com um canivete ou chave de fendas, é bastante fácil, conseguindo assim retirar o vidro sem chamar a atenção ou fazer barulho. Os Fechos e Dobradiças neste tipo de janelas devem ser sólidos e funcionais. Em Janelas de Correr, de alumínio, devemos ter especial atenção à funcionalidade do fecho central onde o piston geralmente é pequeno. O seu arrombamento é fácil!: com a introdução de uma alavanca entre as duas partes da janela e forçando o seu afastamento, retira-se o piston do orifício tornando-se rápida e silenciosa a abertura da janela pelo exterior. Para evitar esta situação devemos colocar Fechos Interiores e uma Régua, com o comprimento da janela, na calha inferior onde o alumínio desliza.

15 Pág. 15 de 18 Os Estores são um elemento essencial à segurança da sua casa. Com a colocação de Fechos no seu interior, este elemento torna-se bastante eficaz a dificultar a entrada na habitação ocultando o facto de a janela estar aberta ou mal fechada, o que seria por si só um convite ao assalto. Podemos Acrescentar...Que Clarabóias e/ou Alçapões, principalmente em vivendas, devem ter Vidro Aramado na sua constituição, para caso este se parta a estrutura em arame fique, evitando um espaço aberto que facilite a entrada. Não devemos deixar nos quintais e jardins, ferramentas, escadas ou outros materiais que possam servir num assalto à nossa habitação;...a Iluminação no Exterior, à volta da casa, é um forte elemento dissuasor para indivíduos mal intencionados;...ter em atenção que árvores, placas de garagem, etc., perto de janelas facilitam bastante o acesso a pisos superiores;...os Arbustos, em volta da casa, devem ser desbastados para que não sirvam de esconderijo a intrusos; A prática de assaltos à habitação é geralmente, feita por indivíduos ou grupos que antecipadamente estudam os pontos vulneráveis da casa e os hábitos dos habitantes, esperando incessantemente um descuido por parte destes, por exemplo, sinais em código são frequentemente encontrados a marcar as habitações, desenhados nas portas, nas campainhas, nos portões, etc., assinalando a facilidade ou dificuldade de um eventual assalto. Tenha em atenção esta prática, e se encontrar alguma marca na sua residência, alerte as autoridades. Nunca nos podemos esquecer que os indivíduos são experientes, ousados, subtis, e profissionais, capazes de exercer determinadas práticas que nós não teríamos a ousadia de exercer Quando nos Ausentamos Devemos ter o cuidado de deixar portas e janelas bem fechadas e nunca divulgar publicamente o abandono da habitação, se formos de férias podemos avisar os vizinhos e devemos comunicá-lo às autoridades locais. As encomendas e entregas devem ser canceladas, a correspondência não deve acumular-se na caixa do correio, para evitar que se apercebam que a casa se encontra sozinha, para isso há que pedir a alguém de confiança que a recolha regularmente. Em ausências prolongadas devemos utilizar um Temporizador para dar vida à casa. Quando programado pode ligar e desligar rádios, televisores, luzes, etc., simulando a permanência de pessoas dentro da habitação.

16 Pág. 16 de FOGO regras básicas 9.1. Como evitar o fogo? O fogo resulta da combinação de três elementos: combustível (materiais), oxigénio (comburente) e calor. Como não podemos retirar da casa o oxigénio todos os cuidados terão de recair sobre os materiais combustíveis e as possíveis fontes de calor: Ter cuidado ao fumar em casa nunca se deve fumar na cama e deve-se apagar bem os cigarros. Ter cuidado com a instalação eléctrica assegure-se de que as ligações eléctricas estão tecnicamente correctas, evite muitos aparelhos eléctricos na mesma ficha, nunca passe os fios eléctricos por baixo das alcatifas, carpetes ou tapetes. Cuidados a ter na cozinha as asas e os cabos dos tachos e frigideiras devem ficar sempre virados para dentro, ao cozinhar use pegas pequenas e vestuário com mangas pouco largas pois os panos largos podem arder ao tocar acidentalmente na chama do fogão, se tiver de abandonar a casa mesmo por breves instantes, apague o fogão, a demora pode prolongar-se e derramar-se o conteúdo com risco de intoxicações e explosões de gás. Produtores de calor se usar aquecedores não os utilize para enxugar a roupa e não os coloque junto de cortinados, quando utilizar o ferro eléctrico não se esqueça de o desligar e colocar no suporte adequado sempre que tenha que interromper o trabalho por qualquer motivo, por ex. atender à porta ou o telefone. Cuidados a ter com o gás se o gás for fornecido através de canalização própria mande fazer inspecção periódica à instalação, com as botijas de gás deve haver sempre o cuidado de substituir os tubos de ligação quando estiverem deteriorados, quando não estiver a utilizar o gás mantenha sempre as torneiras bem fechadas, se suspeitar de uma fuga de gás não acenda o lume nem ligue ou desligue aparelhos eléctricos para não provocar explosão, o melhor em caso de fuga é abrir portas e janelas para o gás se dissipar, ao acender o fogão a gás acenda primeiro o fósforo e só depois abra o gás. Cuidados a ter com as crianças não deve deixar as crianças sozinhas em casa, se não o puder evitar, procure acautelar a sua segurança, mas sem as deixar fechadas à chave pois isso dificultará a sua saída de emergência e a prestação de socorro, não deixe à mão os fósforos, os isqueiros e as outras fontes de ignição.

17 Pág. 17 de EM CASO DE FOGO O QUE FAZER? (SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA) Não abrir as portas se estas estiverem quentes. Se houver a necessidade de transpor um compartimento deve encaminhar-se de gatas (para evitar os fumos das camadas superiores e os gases junto ao solo) Verificar todas as saídas possíveis incluindo as janelas mas neste último caso só com auxiliares se se situarem a níveis altos. Não utilizar elevadores. Fixar e respeitar um ponto de encontro no exterior para toda a família Não reentrar em casa depois de ter conseguido sair para o exterior Indicar aos bombeiros a localização de alguma pessoa eventualmente retida e impossibilitada de concretizar a fuga. Não arriscar a vida para recuperação de valores materiais dado que a salvaguarda de vidas humanas tem prioridade absoluta em situações de emergência. Chamar sempre os bombeiros logo que o fogo seja detectado, tendo sempre à mão o respectivo número de telefone. Principio de fogo Se começar a arder o óleo da frigideira, o melhor é pôr-lhe imediatamente a tampa, nunca utilize a água. Assim que detectar um princípio de incêndio feche todas as fontes de abastecimento de gás. Se o seu vestuário for atingido pelas chamas não corra, role sobre si mesmo ou enrole-se numa toalha. Se o seu cabelo for atingido coloque a cabeça debaixo de uma torneira ou chuveiro.

18 Pág. 18 de Problemas Normais Sua Resolução Problema Foi informado de que o Listener V5 entrou em Alarme. Resolução Antes de entrar em casa desligue o Listener V5 com o botão. Depois verifique qual a imagem que é apresentada no display: : O Listener V5 detectou uma tentativa de arrombamento. Verifique se não deixou nenhuma janela aberta. Se a situação se repetir significa que está muito sensível. Por favor, contacte a assistência técnica. X X: XX é um número de 01 a 40 e indica o periférico via rádio que detectou anomalia. Feche todas as portas e janelas da casa para o exterior. Coloque a chave na posição 0, espere uns segundos e coloque a chave na posição 1: O LISTENER V5 não actua Forçou uma janela e o LISTENER V5 não actuou A Sirene exterior entrou em alarme e não se desliga O LISTENER V5 emite um som e o display apresenta a imagem seguida de um número. O LISTENER V5 entrou em alarme e o display apresenta a imagem seguida de um número. Pretende alterar informações que constem na sua ficha de central. Por Ex.: Telefones de contactos. O display apresenta a imagem? Sim(1), Não(2). 1. Espere que os LED s vermelhos se aproximem (cerca de 30 seg.). Abra uma porta repentinamente. Toca? Sim, está tudo bem. Não se esqueça de que um teste é diferente de um arrombamento. Não(2). 2. A fonte de alimentação tem a luz verde ligada? Sim Chame a assistência técnica. Não A ficha ou o disjuntor estão desligados? Não Contacte a assistência técnica. Sim Corrija a situação. Volte a testar o ponto 1. Verifique se todas as portas e janelas da casa para o exterior estão fechadas. Desligue o LISTENER V5 e ligue-o na Posição 1 com as portas e janelas para o exterior completamente fechadas. Não abra portas ou janelas. Espere que os LED s vermelhos se aproximem (cerca de 30 seg.) Abra repentinamente uma porta ou janela. Actuou? Sim. Possivelmente não estava a forçar de forma convenientemente. Não? Contacte a assistência técnica. Verifique se a fonte de alimentação tem a luz verde ligada? Sim Contacte a assistência técnica. Não A ficha ou o disjuntor estão desligados? Sim Corrija a situação. Não Contacte a assistência técnica. O acessório via rádio correspondente ao número, está com a pilha fraca. Por favor, contacte a assistência técnica. O acessório via rádio correspondente ao número, foi aberto. Por favor, contacte a assistência técnica. Pressione o botão de emergência. Após 5 ou 6 segundos desarme o Listener V5. Quando pedido, dê o seu código pessoal e informe a Central Monitora de Alarmes das alterações.

COMPARAÇÃO DE ALARMES 3 APRESENTAÇÃO 4 COMO ACTUA 4 COMPUTADOR DE ANÁLISE DE AMBIENTE (C.A.A.) 4 PRECAUÇÕES DE SEGURANÇA 4 FUNCIONAMENTO 5

COMPARAÇÃO DE ALARMES 3 APRESENTAÇÃO 4 COMO ACTUA 4 COMPUTADOR DE ANÁLISE DE AMBIENTE (C.A.A.) 4 PRECAUÇÕES DE SEGURANÇA 4 FUNCIONAMENTO 5 INDÍCE ALARMES XXI Sistemas de Segurança, Lda COMPARAÇÃO DE ALARMES 3 APRESENTAÇÃO 4 COMO ACTUA 4 COMPUTADOR DE ANÁLISE DE AMBIENTE (C.A.A.) 4 PRECAUÇÕES DE SEGURANÇA 4 FUNCIONAMENTO 5 Posição 0 Avant

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO CENTRAL MC 4D

MANUAL DO USUÁRIO CENTRAL MC 4D 12 Manual do Usuário Intrusos podem entrar em zonas sem proteção, ou ter sofisticação para isolar um sensor ou desconectar dispositivos de aviso de alarme; Central, detectores, sensores só funcionam quando

Leia mais

1 Fique atento ao entrar ou sair de sua casa ou apartamento

1 Fique atento ao entrar ou sair de sua casa ou apartamento 1 Fique atento ao entrar ou sair de sua casa ou apartamento O momento em que entramos ou saímos de nossas residências, costuma oferecer grande risco, pois normalmente estamos distraídos, além de abrirmos,

Leia mais

Lâmpadas. Ar Condicionado. Como racionalizar energia eléctrica

Lâmpadas. Ar Condicionado. Como racionalizar energia eléctrica Como racionalizar energia eléctrica Combater o desperdício de energia eléctrica não significa abrir mão do conforto. Pode-se aproveitar todos os benefícios que a energia oferece na medida certa, sem desperdiçar.

Leia mais

MEDIDAS DE PREVENÇÃO E AUTOPROTECÇÃO

MEDIDAS DE PREVENÇÃO E AUTOPROTECÇÃO MEDIDAS DE PREVENÇÃO E AUTOPROTECÇÃO Os sismos são fenómenos naturais que não se podem prever nem evitar. Os seus efeitos podem ser minimizados com comportamentos adequados. Há que saber agir correctamente.

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES USUÁRIO

MANUAL DE INSTRUÇÕES USUÁRIO MANUAL DE INSTRUÇÕES USUÁRIO SISTEMA DE SEGURANÇA TERMINAL DSC INSTRUÇÕES DE USO: PARA INIBIR ZONAS (#), (*), (1), (Senha de acesso), (nº da zona: 01 a 16), a zona selecionada acende no teclado. (#) para

Leia mais

Global Security Network GSN Brasil. 1

Global Security Network GSN Brasil. 1 Global Security Network GSN Brasil. 1 Operação Básica O teclado Spectra 1689 e o Teclado 1641 (cristal liquido) funcionam da mesma maneira, Mas não oferecem a mesma visualização. Nesta seção veremos suas

Leia mais

Substituição de Alarmes de Fumo

Substituição de Alarmes de Fumo Alarmes Funcionais Os Alarmes de Fumo Salvam Vidas A maioria dos incêndios fatais em residências acontece durante a noite, quando as pessoas estão a dormir. Contrariamente à crença popular, o cheiro do

Leia mais

Central de Detecção de Incêndio 4 Zonas Manual de Instalação

Central de Detecção de Incêndio 4 Zonas Manual de Instalação Central de Detecção de Incêndio 4 Zonas Manual de Instalação Características Quatro zonas com capacidade de teste/isolamento. Dois circuitos de alarme com possibilidade de isolamento. Fonte de alimentação

Leia mais

Soluções para protecção da comunidade Easy Series para moradias e apartamentos

Soluções para protecção da comunidade Easy Series para moradias e apartamentos Soluções para protecção da comunidade Easy Series para moradias e apartamentos 2 Painel de controlo Easy Series Tornar a segurança fácil e fiável Adicionar valor a projectos imobiliários inovadores Blocos

Leia mais

Central de Alarme de Oito Zonas

Central de Alarme de Oito Zonas Central de Alarme de Oito Zonas R02 ÍNDICE CARACTERÍSTICAS GERAIS:... 3 CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS:... 3 CONHECENDO A CENTRAL:... 4 COMO A CENTRAL FUNCIONA:... 4 COMO APAGAR A MEMÓRIA DA CENTRAL:... 4 COMO

Leia mais

O sistema de Alarme deve ser instalado como na figura:

O sistema de Alarme deve ser instalado como na figura: !" #$ % Alarme Selm Características: Sistema de Alarme por detecção de Infravermelhos: Sirene Interior 100 db Até 6 Controlos Remotos e 7 detectores, nomeadamente incêndio, gás, intrusão e contacto magnético.

Leia mais

Funcionalidades. Conteúdo da Caixa POR

Funcionalidades. Conteúdo da Caixa POR POR Funcionalidades A ASA-30 pode ser usada como um sirene adicional ao seu sistema de alarme ou como uma sirene independente ligada a um controlo remoto e/ou detectores sem fios. - Ligação sem fios para

Leia mais

TECNOLOGIA EM SEGURANÇA SOLUÇÕES EM ELETRÔNICA

TECNOLOGIA EM SEGURANÇA SOLUÇÕES EM ELETRÔNICA TECNOLOGIA EM SEGURANÇA SOLUÇÕES EM ELETRÔNICA 3. CARACTERÍSTICAS 3.1 Central de alarme microprocessada com 1 setor; 3.2 Acompanha dois transmissores (mod. TSN); 3.3 Freqüência de transmissão: 433MHz;

Leia mais

Centrais de Alarme DSC MANUAL DE CENTRAL DE ALARME. Disponibilizado por www. alarmsystems. com.

Centrais de Alarme DSC MANUAL DE CENTRAL DE ALARME. Disponibilizado por www. alarmsystems. com. MANUAL DE CENTRAL DE ALARME Sumário 1. Excluir setores do alarme. 2. Trocar, apagar ou inserir senhas. 3. Acerto de relógio. 4. Auto arme do sistema. 5. Beep de teclado. 6. Luz de problema acesa. 7. Leds

Leia mais

Controlo de iluminação local multifuncional

Controlo de iluminação local multifuncional Controlo de iluminação local multifuncional I Controlo de iluminação local multifuncional A nível mundial, sensivelmente 20 % do consumo total de energia diz respeito à iluminação. Dependendo do tipo de

Leia mais

Plano de Evacuação. de Evacuação

Plano de Evacuação. de Evacuação NORMAS GERAIS DE EVACUAÇÃO PROFESSORES 1 Se houver uma situação de emergência, na escola, ela dispõe do seguinte alarme acústico para informação: campainha normal, mas com toque diferenciado três toques

Leia mais

Destaques. Um único sistema de controlo para segurança e conforto; Desempenho elevado e tecnologia de futuro da Siemens;

Destaques. Um único sistema de controlo para segurança e conforto; Desempenho elevado e tecnologia de futuro da Siemens; 1 Não há nada melhor do que saber que a sua família está em casa e em segurança. Agora imagine se pudesse melhorar a segurança e conforto do seu lar apenas com a instalação de um sistema Impossível? Então

Leia mais

PIXELFORCE Representações, Lda Telf: 252 428 094 fax: 252 428 094 WWW.PIXELFORCE.PT

PIXELFORCE Representações, Lda Telf: 252 428 094 fax: 252 428 094 WWW.PIXELFORCE.PT PIXELFORCE Representações, Lda Telf: 252 428 094 fax: 252 428 094 WWW.PIXELFORCE.PT O próximo alvo pode ser a sua casa, durma tranquilo. A paz da mente é o conforto da segurança A Série Conforto da PIXELFORCE

Leia mais

2- Disparo de alarme com evolução de setor e com o alarme armado...07. 2.2- Disparo seguido de desarme ou arme em seguida...08

2- Disparo de alarme com evolução de setor e com o alarme armado...07. 2.2- Disparo seguido de desarme ou arme em seguida...08 Caro Cliente: Olá estes procedimentos de atendimento de alarmes foram elaborados, supervisionados, atualizados e informados aos usuários, conforme o avanço tecnológico e as necessidades na área do monitoramento.

Leia mais

Sistema de Alarme Sem Fios por GSM

Sistema de Alarme Sem Fios por GSM Sistema de Alarme Sem Fios por GSM MANUAL DE INSTRUÇÕES v1.1 Sistema de Alarme Sem Fios por GSM - MANUAL DE INSTRUÇÕES 1 ÍNDICE 1. Introdução e Descrição 3 2. Características 5 3. Especificações Técnicas

Leia mais

Frio» Recomendações gerais

Frio» Recomendações gerais No domicílio Antes do Inverno, verifique os equipamentos de aquecimento da sua casa; Se tiver lareira mande limpar a chaminé, se necessário; Mantenha a casa arejada, abrindo um pouco a janela/porta para

Leia mais

SISTEMA DE ALARME INTELIGENTE

SISTEMA DE ALARME INTELIGENTE SISTEMA DE ALARME INTELIGENTE A importância de um alarme residencial: Com o aumento da criminalidade, os sistemas de segurança têm ganho uma maior importância e o mercado tem-se expandido. Há alguns anos

Leia mais

O kit da discadora MED CALL contém: 1 discadora 1 controle remoto 1 adaptador bivolt 1 antena 1 cabo para linha telefônica 1 chave de fenda

O kit da discadora MED CALL contém: 1 discadora 1 controle remoto 1 adaptador bivolt 1 antena 1 cabo para linha telefônica 1 chave de fenda Introdução A discadora MED CALL tem diversas aplicações, como emergências médicas, coação em caso de assalto, crianças sozinhas em casa, ou qualquer outra aplicação que necessite de uma discagem automática

Leia mais

ST 160 ST 160 0 # Manual de Referência e Instalação

ST 160 ST 160 0 # Manual de Referência e Instalação ST 160 ST 160 1 2 3 4 5 6 7 8 9 0 # Manual de Referência e Instalação Descrições 1 1 2 3 4 5 6 7 8 9 0 # 3 2 Número Descrição 1 Indicador de modo 2 Antena 3 Matriz do Teclado 4 Parafuso Especificações

Leia mais

Manual Utilização. Central Detecção Incêndio. JUNIOR-NET CSA v.4. Sistema Analógico Endereçável

Manual Utilização. Central Detecção Incêndio. JUNIOR-NET CSA v.4. Sistema Analógico Endereçável Manual Utilização Central Detecção Incêndio JUNIOR-NET CSA v.4 Sistema Analógico Endereçável Modelo com aprovação das normas EN54PT2 e PT4 1999 GFE 1/5 Legenda da Central: 1 33 32 2 3 31 30 4 10 5 29 28

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES

MANUAL DE INSTRUÇÕES PRD 3L MANUAL DE INSTRUÇÕES LOCALIZAÇÃO DOS COMANDOS Antena telescópica Ligar/Desligar Botões de Memórias Indicador led de alarme Display (visor) Selector de banda e botão do relógio Botão de iluminação

Leia mais

Central de alarme Ventura GSM

Central de alarme Ventura GSM Central de alarme Ventura GSM Manual do Usuário 1 Índice: 1 Aplicação:... 3 2 Características:... 3 3 Características de funcionamento... 3 4- Apresentação da Central... 4 4.1 Parte externa... 4 4.2 Parte

Leia mais

Central de Intrusão - Easy Series Tornando a Segurança Fácil agora com wlsn*

Central de Intrusão - Easy Series Tornando a Segurança Fácil agora com wlsn* Sistema desactivado Central de Intrusão - Easy Series Tornando a Segurança Fácil agora com wlsn* * wireless Local SecurityNetwork (rede de segurança local via rádio) 2 A segurança em primeiro lugar Como

Leia mais

TECNOLOGIA EM SEGURANÇA SOLUÇÕES EM ELETRÔNICA

TECNOLOGIA EM SEGURANÇA SOLUÇÕES EM ELETRÔNICA TECNOLOGIA EM SEGURANÇA SOLUÇÕES EM ELETRÔNICA 2. APRESENTAÇÃO DA PLACA 3. CARACTERÍSTICAS 3.1 Central de alarme microprocessada com 3 setores; 3.2 Acompanha dois transmissores (mod. TSN); 3.3 Freqüência

Leia mais

2 Zonas com capacidade de teste e inibição. 2 Circuitos de sirenes com capacidade de inibição. Fonte de alimentação de 24V/400mA com bateria de

2 Zonas com capacidade de teste e inibição. 2 Circuitos de sirenes com capacidade de inibição. Fonte de alimentação de 24V/400mA com bateria de Central de Detecção de Incêndio de 2 Zonas Características 2 Zonas com capacidade de teste e inibição. 2 Circuitos de sirenes com capacidade de inibição. Fonte de alimentação de 24V/400mA com bateria de

Leia mais

A unidade Energise inclui a tecnologia sem fios SimplyWorks, permitindo a ativação de aparelhos até 10 metros de distância.

A unidade Energise inclui a tecnologia sem fios SimplyWorks, permitindo a ativação de aparelhos até 10 metros de distância. Instruções Descrição do Produto Um regulador de funcionalidades de alimentação elétrica que permite que os utilizadores possam controlar até dois aparelhos elétricos com manípulos com ou sem fio. A unidade

Leia mais

M150SP MANUAL DO UTILIZADOR / INSTALADOR. v1.0 REV. 10/2015

M150SP MANUAL DO UTILIZADOR / INSTALADOR. v1.0 REV. 10/2015 M150SP MANUAL DO UTILIZADOR / INSTALADOR v1.0 REV. 10/2015 00. CONTEÚDO 01. AVISOS DE SEGURANÇA ÌNDICE 01. AVISOS DE SEGURANÇA NORMAS A SEGUIR 02. O DISPOSITIVO CARACTERISTICAS TÉCNICAS ASPETO VISUAL LEGENDA

Leia mais

INFORMATIVO DE PRODUTO

INFORMATIVO DE PRODUTO Sensor / Detector de Fumaça Óptico Endereçável 04 Níveis de Detecção Com Módulo Isolador - Código: AFS130IS. (Uso Conjunto às Centrais de Alarme da Série IRIS). O detector de fumaça código AFS130IS é um

Leia mais

SOLID CERAMIC HAIR STYLER

SOLID CERAMIC HAIR STYLER SOLID CERAMIC HAIR STYLER Straigth & Curls HS 3830 PORTUGUÊS A C E A B D F 2 SEGURANÇA Durante a colocação em funcionamento do aparelho, por favor, respeite as seguintes indicações: 7 Este aparelho destina-se

Leia mais

VIVENDO EM CONDOMINIOS COM SEGURANÇA.

VIVENDO EM CONDOMINIOS COM SEGURANÇA. VIVENDO EM CONDOMINIOS COM SEGURANÇA. Viver em condomínio exige mais no aspecto da segurança, além dos cuidados rotineiros com as medidas de segurança individual de cada morador temos que observar se os

Leia mais

com a qualidade e características deste produto, mas recomendados que leia cuidadosamente estas instruções para tirar o melhor partido da sua compra.

com a qualidade e características deste produto, mas recomendados que leia cuidadosamente estas instruções para tirar o melhor partido da sua compra. ÍNDICE 1. Introdução 3. Instruções de segurança 4. Características do produto 5. Instruções de utilização 6. Manutenção 8. Informação de eliminação de pilhas e produto 9. Declaração de conformidade 1.

Leia mais

PT-700. Manual de Instruções

PT-700. Manual de Instruções PT-700 Manual de Instruções Parabéns!!! Você acaba de adquirir um produto para a sua segurança e conforto com a ótima qualidade Protection. O Alarme para Piscina Protection, PT-700, foi desenvolvido para

Leia mais

T O M e P U L S O. Disca em linhas ECONÔMICAS. Discadora Telefônica

T O M e P U L S O. Disca em linhas ECONÔMICAS. Discadora Telefônica Discadora Telefônica T O M e P U L S O Disca em linhas ECONÔMICAS Disca em modo TOM e PULSO Disca para até 5 números Não perde memória em caso de falta de energia elétrica www.genno.com.br MAGADTDPTF05V1

Leia mais

TERMO DE GARANTIA. Comprador: Endereço: Bairro: CEP: Revendedor: Fone: Data da Venda: Identificação do Produto: P26856 - Rev. 1

TERMO DE GARANTIA. Comprador: Endereço: Bairro: CEP: Revendedor: Fone: Data da Venda: Identificação do Produto: P26856 - Rev. 1 TERMO DE GARANTIA ELETROPPAR - Indústria Eletrônica Ltda., Localizada na Rua Carlos Ferrari, nº 2651, Distrito Industrial, Garça/SP, CEP 17.400-000, CNPJ 02.748.434/0001-08, IE 315.026.341.111 garante

Leia mais

Sistema de Alarme De Intrusão

Sistema de Alarme De Intrusão Sistema de Alarme De Intrusão Linha Fixa Sem fio Modelo Key 2013-01 V1.0 Declaração Este equipamento deve ser instalado e utilizado em estrita conformidade com as instruções dadas neste documento. A Virtualtrónica

Leia mais

ILUMINAÇÃO DE SEGURANÇA

ILUMINAÇÃO DE SEGURANÇA ILUMINAÇÃO DE CIRCULAÇÃO OU DE EVACUAÇÃO Tem como objectivo permitir a evacuação das pessoas em segurança, garantindo ao longo dos caminhos de evacuação condições de visão e de evacuação adequadas e possibilitar

Leia mais

12633 INDUSTRIAL DRIVE GRANGER, INDIANA 46530 USA Telefone: (800) 348-5070 / (574) 272-9950 Fax: (574) 277-6566 (www.glunz-jensen.

12633 INDUSTRIAL DRIVE GRANGER, INDIANA 46530 USA Telefone: (800) 348-5070 / (574) 272-9950 Fax: (574) 277-6566 (www.glunz-jensen. MÓDULO DE TAPETE TRANSPORTADOR CM62-X-R GLUNZ & JENSEN 12633 INDUSTRIAL DRIVE GRANGER, INDIANA 46530 USA Telefone: (800) 348-5070 / (574) 272-9950 Fax: (574) 277-6566 (www.glunz-jensen.com) REF.: 0001000-0035CM62XRSO-PO

Leia mais

INSTRUÇÕES DE UTILIZAÇÃO

INSTRUÇÕES DE UTILIZAÇÃO INSTRUÇÕES DE UTILIZAÇÃO ANTES DE UTILIZAR A PLACA DE FOGÃO SUGESTÕES PARA A PROTECÇÃO DO AMBIENTE PRECAUÇÕES E RECOMENDAÇÕES GERAIS SUGESTÕES PARA POUPANÇA DE ENERGIA CUIDADOS E MANUTENÇÃO GUIA PARA RESOLUÇÃO

Leia mais

Sistema de domótica flexível. para eficiência energética, segurança e conforto

Sistema de domótica flexível. para eficiência energética, segurança e conforto Sistema de domótica flexível para eficiência energética, segurança e conforto AO RITMO DA SUA FAMÍLIA CONTROLO TOTAL DA SUA CASA 3 SAIR PARA O TRABALHO RAPIDAMENTE! Active o cenário Sair de casa. O sistema

Leia mais

Sistema de Alarme Sem Fios por GSM

Sistema de Alarme Sem Fios por GSM Sistema de Alarme Sem Fios por GSM MANUAL DO INSTALADOR V1.3 Sistema de Alarme Sem Fios por GSM - MANUAL DO INSTALADOR 1 ÍNDICE 1. Introdução 4 2. Tabela de Correspondência entre Códigos ID e Zonas 4 3.

Leia mais

PORTEIRO ELETRÔNICO. Modelo: EG-PRL002. Manual do Usuário

PORTEIRO ELETRÔNICO. Modelo: EG-PRL002. Manual do Usuário PORTEIRO ELETRÔNICO Modelo: EG-PRL002 Manual do Usuário 1 Introdução Parabéns por adquirir o Porteiro Eletrônico modelo EG-PRL002 da EcoGold! Para conhecer toda a linha de produtos EcoGold, visite o site:

Leia mais

Dicas para você e sua família

Dicas para você e sua família Dicas para você e sua família Dicas de Segurança O gás natural Você já sabe que o gás natural é mais leve que o ar e se dissipa rapidamente na atmosfera e que as tubulações de gás possuem dispositivos

Leia mais

Vehicle Security System VSS3 - Alarm system remote

Vehicle Security System VSS3 - Alarm system remote Vehicle Security System VSS3 - Alarm system remote Comando à distância do sistema de alarme Guia de definições - Portuguese Estimado Cliente, Neste guia encontrará informações e a descrição de operações

Leia mais

INFORMATIVO DE PRODUTO

INFORMATIVO DE PRODUTO Mini Sirene Eletrônica Audiovisual Um Toque Iluminação a LED - Para Pequenas e Médias Áreas - Código: AFMSF A sirene audiovisual de alarme código AFMSF é um equipamento que deve ser instalado no teto ou

Leia mais

Corpo de Bombeiros. São Paulo

Corpo de Bombeiros. São Paulo Corpo de Bombeiros São Paulo ACIDENTES E INCÊNDIOS DOMÉSTICOS ADULTOS E IDOSOS Acidentes Os acidentes domésticos são muito comuns. Mesmo com todo o cuidado, há objetos e situações que podem tornar todas

Leia mais

T-530. Características. Características técnicas TELE ALARME MICROPROCESSADO. Aplicação

T-530. Características. Características técnicas TELE ALARME MICROPROCESSADO. Aplicação 12 T-530 TELE ALARME MICROPROCESSADO Aplicação Equipamento desenvolvido a fim de realizar automaticamente discagens telefônicas para aviso de alarme. Podendo ser implementado praticamente à todos os sistema

Leia mais

Manual de Instalação... 2 RECURSOS DESTE RELÓGIO... 3 1 - REGISTRANDO O ACESSO... 4 1.1 Acesso através de cartão de código de barras:...

Manual de Instalação... 2 RECURSOS DESTE RELÓGIO... 3 1 - REGISTRANDO O ACESSO... 4 1.1 Acesso através de cartão de código de barras:... 0 Conteúdo Manual de Instalação... 2 RECURSOS DESTE RELÓGIO... 3 1 - REGISTRANDO O ACESSO... 4 1.1 Acesso através de cartão de código de barras:... 4 1.2 Acesso através do teclado (digitando a matrícula):...

Leia mais

Conteúdo do pacote. Lista de terminologia. Powerline Adapter

Conteúdo do pacote. Lista de terminologia. Powerline Adapter Powerline Adapter Note! Não expor o Powerline Adapter a temperaturas extremas. Não deixar o dispositivo sob a luz solar directa ou próximo a elementos aquecidos. Não usar o Powerline Adapter em ambientes

Leia mais

INFORMATIVO DE PRODUTO

INFORMATIVO DE PRODUTO Detector / Sensor de Fumaça Autônomo Rede AC e Bateria - Com Saída Rele NA/NF - Código: AFDFAR. O detector de Fumaça código AFDFAR é um equipamento que deve ser instalado no teto ou na parede das edificações

Leia mais

SENSOR DE GÁS SEM FIO STK 846 SENSOR DE VAZAMENTO DE GÁS SEM FIO STK

SENSOR DE GÁS SEM FIO STK 846 SENSOR DE VAZAMENTO DE GÁS SEM FIO STK SENSOR DE VAZAMENTO DE GÁS SEM FIO STK 846 www.samtek.com.br Agradecemos a sua preferência por nossos produtos. Nossos produtos possuem vários certificados nacionais e internacionais sendo projetados de

Leia mais

DL 1000. Manual de instalação e operação

DL 1000. Manual de instalação e operação DL 1000 Manual de instalação e operação Indice 1) Introdução 1.1) Principais Recursos 1.2) Especificações Técnicas 1.3) Dimensões (mm) 2) Instrução de Operação 2.1) Operação com chave mecânica 2.1.1) Destravando

Leia mais

CENTRAL DE ALARME COM FIO AW-201

CENTRAL DE ALARME COM FIO AW-201 CENTRAL DE ALARME COM FIO AW201 CARACTERÍSTICAS DO APARELHO Central de alarme de 1 setor com fio; Caixa plástica com alojamento para bateria selada de 7 A/H; Carregador de bateria incorporado; Tempo de

Leia mais

GUIA DE INSTALAÇÃO E PROGRAMAÇÃO DA FECHADURA TW3000

GUIA DE INSTALAÇÃO E PROGRAMAÇÃO DA FECHADURA TW3000 GUIA DE INSTALAÇÃO E PROGRAMAÇÃO DA FECHADURA TW3000 Características Abertura por código e/ou chave mecânica; Teclado standard de 12 teclas; Resistente a água (chuvas e salpicos); Fechadura submetida a

Leia mais

Manual de Instruções

Manual de Instruções Manual de Instruções Especificações técnicas Voltagem de funcionamento: 12V Voltagem de reserva (Backup): 12V Frequência de funcionamento: 433MHz Sonoridade do alarme: 85dB Características de função Podem

Leia mais

Professor Ventura Ensina Tecnologia

Professor Ventura Ensina Tecnologia Professor Ventura Ensina Tecnologia Experimento PV001 Maquete com Instalação Elétrica Ensino Fundamental Direitos Reservados = Newton C. Braga 1 Maquete com Instalação Elétrica Você gostaria de aprender

Leia mais

MANUAL DO UTILIZADOR. www.only-pt.pt

MANUAL DO UTILIZADOR. www.only-pt.pt SISTEMA AUTOMAÇÃO DE SEGURANÇA SOM MANUAL DO UTILIZADOR www.only-pt.pt INTRODUÇÃO... 4 INTRUSÃO zonas periféricas e interiores... 4 SEGURANÇA zonas 24 horas... 5 UNIDADES DO SISTEMA DE SEGURANÇA ONLY...

Leia mais

Teclados 624 e 640 Manual do Usuário

Teclados 624 e 640 Manual do Usuário Teclados 624 e 640 624 640 Manual do Usuário Sumário 1. Operação Básica... 2 2. Códigos de Acesso... 4 3. Armando e Desarmando...5 4. Zonas de Pânico... 10 5. Programação com Tecla de Acesso...11 6. Características

Leia mais

Guia do Usuário. Medidor de umidade sem pino. Modelo MO257

Guia do Usuário. Medidor de umidade sem pino. Modelo MO257 Guia do Usuário Medidor de umidade sem pino Modelo MO257 Introdução Parabéns por ter adquirido o medidor de umidade sem pino Extech MO257. O sensor de umidade sem pino monitora a umidade na madeira e outros

Leia mais

CENTRAL DE ALARME BRISA 4 PLUS

CENTRAL DE ALARME BRISA 4 PLUS CENTRAL DE ALARME BRISA 4 PLUS Parabéns, Você acaba de adquirir uma central de alarme modelo Brisa 4 Plus produzida no Brasil com a mais alta tecnologia de fabricação. 1- PAINEL FRONTAL Led REDE: Indica

Leia mais

Ler este manual antes da instalação OHMLINE 2009 DOMUS. Motor de correr. Página 1

Ler este manual antes da instalação OHMLINE 2009 DOMUS. Motor de correr. Página 1 Ler este manual antes da instalação OHMLINE 2009 DOMUS Motor de correr Página 1 Na instalação e utilização deve ter muita Atenção 1) Cuidado! Para sua segurança, é importante seguir todas as indicações

Leia mais

SENSOR DE FUMAÇA SEM FIO STK 916 SENSOR DE FUMAÇA SEM FIO STK

SENSOR DE FUMAÇA SEM FIO STK 916 SENSOR DE FUMAÇA SEM FIO STK SENSOR DE FUMAÇA SEM FIO STK 916 www.samtek.com.br Agradecemos a sua preferência por nossos produtos. Nossos produtos possuem vários certificados nacionais e internacionais sendo projetados de modo a oferecer

Leia mais

CENTRAL DE ALARME COM FIO AW-211 CONTROLE REMOTO

CENTRAL DE ALARME COM FIO AW-211 CONTROLE REMOTO CENTRAL DE ALARME COM FIO AW2 CONTROLE REMOTO CARACTERÍSTICAS DO APARELHO Central de alarme de setor com fio; Caixa plástica com alojamento para bateria selada de 7 A/H; Carregador de bateria incorporado;

Leia mais

Especificações Técnicas

Especificações Técnicas Sistema F20 - Controle de acesso biométrico A série F20 foi desenvolvida para substituir os sistemas com chave comum em residências, apartamentos, comércios, escolas, fábricas, hotéis e etc. em ambientes

Leia mais

Sistemas automáticos de detecção de intrusão

Sistemas automáticos de detecção de intrusão EB 2,3 Ciclos de Gondomar AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE GONDOMAR Sistemas automáticos de detecção de intrusão A instalação de sistemas automáticos de detecção de intrusão é, hoje em dia, um facto generalizado

Leia mais

Exactidão da medição

Exactidão da medição Exactidão da medição Valores energéticos e grau de rendimento dos inversores fotovoltaicos do tipo Sunny Boy e Sunny Mini Central Conteúdo Qualquer operador de um sistema fotovoltaico deseja estar o mais

Leia mais

Obs.: O processo irá se repetir enquanto durar o disparo do alarme.

Obs.: O processo irá se repetir enquanto durar o disparo do alarme. pág. 9 DISCADOR T-430 Aplicação: Equipamento desenvolvido a fim de realizar automaticamente discagens telefônicas para aviso de alarme. Podendo ser implementado praticamente à todos os sistema de alarme.

Leia mais

alarme ronda controle de acesso emergência

alarme ronda controle de acesso emergência MANUAL DO USUÁRIO alarme ronda controle de acesso emergência PROFESSIONAL SECURITY DEVICES CENTRAL DE ALARME MONITORADA 12 ZONAS 02 PARTICIPAÇÕES Armando / Desarmando / Coação 1 Introduzindo dígitos especiais

Leia mais

TKVAP404 - instruções programação

TKVAP404 - instruções programação TKVAP44 - instruções programação 1 s de programação 1 1 1 2 1 3 2 1 2 2 2 3 2 4 3 1 3 2 3 3 3 4 4 1 4 2 5 1 5 2 5 3 5 4 6 1 6 2 6 3 6 4 6 5 6 6 7 1 7 2 7 3 7 4 7 5 7 6 7 7 7 8 1 1 1 2 1 3 1 4 1 6 1 7 1

Leia mais

safespace.link 1 Detetar a intrusão o mais cedo possível; 2 Resistir a um ataque violento, demorar ou impedir fisicamente que entrem no local;

safespace.link 1 Detetar a intrusão o mais cedo possível; 2 Resistir a um ataque violento, demorar ou impedir fisicamente que entrem no local; Uma casa segura - Proteja a sua casa de intrusos, com vários níveis de resistência física e eletrónica, para aumentar as dificuldades do gatuno e com o objetivo de evitar que ENTRE em sua casa.* É recomendado

Leia mais

O painel de Controlo conta com as seguintes características:

O painel de Controlo conta com as seguintes características: Alem do incluído, se tem um Smartphone (iphone ou Android), pode descarregar totalmente grátis a aplicação do fabricante, para configurar, armar e desarmar o sistema sem nenhuma complexidade. Completo

Leia mais

Sistema Modular Wireless

Sistema Modular Wireless Sistema Modular Wireless SEM PILHAS Enjoy a new lifestyle feeling! Bom dia! Este é o meu perfeito despertar! A iluminação entra suavemente no quarto, enquanto o dimmer temporizado aumenta gradualmente

Leia mais

Instruções Sistema Alarme sem Fios a Energia Solar Configuração básica

Instruções Sistema Alarme sem Fios a Energia Solar Configuração básica Instruções Sistema Alarme sem Fios a Energia Solar Configuração básica A bateria (principal incluído) O controlador remoto LX-FS-V (bateria incluída) Sensor PIR LX-AL8 (bateria incluída) Magneto de Porta

Leia mais

PLANO DE EMERGÊNCIA EM CASO DE INCÊNDIO PROFESSORES

PLANO DE EMERGÊNCIA EM CASO DE INCÊNDIO PROFESSORES PROFESSORES Competências dos professores Quando os professores se encontram numa sala de aula com um grupo de alunos, devem: 1. Ao ouvir o sinal de alarme, avisar os alunos para não tocarem nos interruptores

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÃO E INSTALAÇÃO

MANUAL DE INSTRUÇÃO E INSTALAÇÃO MANUAL DE INSTRUÇÃO E INSTALAÇÃO ALARME MICROCONTROLADO PARABÉNS O Sistema de segurança OMEGA 7 que você adquiriu, é o que há de mais avançado no mercado, pois reúne a tecnologia dos modernos micro controladores,

Leia mais

Informações importantes sobre o produto. Informações de segu rança

Informações importantes sobre o produto. Informações de segu rança Informações importantes sobre o produto DESCARTE DE PILHAS E BATERIAS Este produto contém bateria de alimentação integrada(não removível pelo usuário)que só deve ser substituída por profissionais qualificados.

Leia mais

MANUAL DE OPERAÇÃO. COMPOSIÇÃO DO TRANSMISSOR (Figura 1) DIVISÃO DESTE MANUAL. Este manual está dividido em duas partes:

MANUAL DE OPERAÇÃO. COMPOSIÇÃO DO TRANSMISSOR (Figura 1) DIVISÃO DESTE MANUAL. Este manual está dividido em duas partes: MANUAL DE OPERAÇÃO INTRODUÇÃO: O FLASH PRESENÇA MOTO foi desenvolvido especialmente para a utilização em Motos, porque o mercado necessita de um aparelho versátil, de pequenas dimensões e completo, que

Leia mais

Manual de Operação ibus Teclado 32i Modelo: ibus - Teclado

Manual de Operação ibus Teclado 32i Modelo: ibus - Teclado ibus Manual de Operação ibus Teclado 32i Modelo: ibus - Teclado Este produto está homologado pela ANATEL, de acordo com os procedimentos regulamentados pela Resolução 242/2000, e atende aos requisitos

Leia mais

Registro e Acompanhamento de Chamados

Registro e Acompanhamento de Chamados Registro e Acompanhamento de Chamados Contatos da Central de Serviços de TI do TJPE Por telefone: (81) 2123-9500 Pela intranet: no link Central de Serviços de TI Web (www.tjpe.jus.br/intranet) APRESENTAÇÃO

Leia mais

Fechadura de Impressão Digital 6600-105 Frontal

Fechadura de Impressão Digital 6600-105 Frontal Fechadura de Impressão Digital 6600-105 Frontal 1. Características: 1.Fácil instalação e mudança de baterias 2.Eleminição individual de utilizadores sem afectar os restantes registos 3.O puxador exterior

Leia mais

Manual de Operações CIC ITC ITE

Manual de Operações CIC ITC ITE Manual de Operações CIC ITC ITE ÍNDICE CIC Parabéns O seu aparelho auditivo Funções e controles Identificação Baterias Inserção e remoção Liga, desliga e nível de volume Funções opcionais Utilizando o

Leia mais

DICAS PARA REDUÇÃO DO CONSUMO DE ENERGIA ELÉTRICA EM CASA

DICAS PARA REDUÇÃO DO CONSUMO DE ENERGIA ELÉTRICA EM CASA DICAS PARA REDUÇÃO DO CONSUMO DE ENERGIA ELÉTRICA EM CASA SELO PROCEL Prefira equipamentos com SELO PROCEL, e/ou consumo A de consumo de energia. GELADEIRA Evitar abrir a porta toda hora. Regular o termostato

Leia mais

BOLETIM DE GARANTIA. (N o 05 / 2013) LED do TIMER pisca frequência de 1Hz / segundo. LED do TIMER pisca freqüência de 1Hz / segundo.

BOLETIM DE GARANTIA. (N o 05 / 2013) LED do TIMER pisca frequência de 1Hz / segundo. LED do TIMER pisca freqüência de 1Hz / segundo. BOLETIM DE GARANTIA (N o 05 / 2013) Código de erro do Cassete e Piso-Teto No. TIPO DESCRIÇÃO Flash Blink Código Nota 1 Falha 2 Falha 3 Falha 4 Falha 5 Falha 6 Falha Placa acusa erro no sensor de temperatura

Leia mais

Manual da Interface SpeedTAXI

Manual da Interface SpeedTAXI Manual da Interface SpeedTAXI O SpeedTAXI é a principal ferramenta de trabalho do motorista. É através desta interface que o motorista tem acesso a todas os recursos do sistema. Este documento visa detalhar

Leia mais

CENTRAL DE ALARME SEM FIO AS-321 PLUS

CENTRAL DE ALARME SEM FIO AS-321 PLUS CENTRAL DE ALARME SEM FIO AS PLUS CARACTERÍSTICAS DO APARELHO Central de alarme de zona mista, ou seja, aceita tanto sensores com fio como sensores sem fio. Tempo de sirene: 5 minutos com rearme automático.

Leia mais

MANUAL PABX 162 BATIK

MANUAL PABX 162 BATIK 1 O QUE É UM PABX? MANUAL PABX 162 BATIK CONHECENDO O PABX 162 BATIK É um aparelho eletrônico que facilita as comunicações telefônicas. O seu PABX 162 Batik funciona ligado até seis ramais, com um tronco

Leia mais

power one pocketcharger

power one pocketcharger P power one pocketcharger Volume de fornecimento 1 x carregador para power one pocketcharger 1 x conjunto de aplicações de compartimento das pilhas, para os tamanhos 13, 312 e 10, com código de cores 1

Leia mais

TECLADO STK 636 TECLADO STK 636

TECLADO STK 636 TECLADO STK 636 TECLADO STK 636 1.0 OPERAÇÃO BASICA 1.1 Visual Os números, símbolos, leds e chaves no teclado informam o status do sistema como descrito abaixo. Figure 1: Figura do teclado STK 636 1- Led verde aceso :

Leia mais

Manual do Usuário do Cell Bridge GSM Tronco

Manual do Usuário do Cell Bridge GSM Tronco INTRODUÇÃO Parabéns! Você acaba de adquirir mais um produto com a qualidade e a tecnologia IDENTECH. O Cell Bridge é uma interface celular diferenciada. O Cell Bridge funciona como uma interface celular

Leia mais

04/2014. Mod: MICRON-48/B. Production code: UPD80 Black

04/2014. Mod: MICRON-48/B. Production code: UPD80 Black 04/2014 Mod: MICRON-48/B Production code: UPD80 Black Model: UPD60-UPD80 Manual de instrucción PT 280-120424 1 PT Instruções importantes de segurança 1. Para se obter uma utilização plena desta arca vertical,

Leia mais