MANUAL DE INSTALAÇÃO E MANUTENÇÃO Série M4 - Válvula esfera de serviço severo

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "MANUAL DE INSTALAÇÃO E MANUTENÇÃO Série M4 - Válvula esfera de serviço severo"

Transcrição

1 MANUAL DE INSTALAÇÃO E MANUTENÇÃO Série M4 - Válvula esfera de serviço severo

2 Data: Maio de 2016/ Página 2 de 12 Índice 1. Informações de segurança - Definição de termos Lista de materiais Informação da placa de identificação Projeto Uso Operação Indicadores visuais Alavanca Instalação Tratamento térmico pós-soldagem (PWHT) Isolamento de válvula Manutenção Procedimento de reaplicação de gaxeta Retirada da válvula de serviço Manuseio e elevação Transporte e armazenamento Armazenamento de curto prazo (até 3 meses) Armazenamento de longo prazo (mais de 3 meses) INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA - DEFINIÇÃO DE TERMOS LEIA E SIGA ESTAS INSTRUÇÕES: AVISO Indica uma situação potencialmente perigosa que, se não for evitada, pode resultar em morte ou ferimentos graves. CUIDADO Indica uma situação potencialmente perigosa que, se não for evitada, pode resultar em ferimentos leves ou moderados. Usado sem o símbolo de alerta de segurança, indica uma possível situação que poderá ocasionar danos à válvula e anulação da garantia.

3 Data: Maio de 2016/ Página 3 de LISTA DE MATERIAIS Item Nº Componente Qtd. 10 Corpo 1 20 Suporte 1 40 Esfera 1 50 Sede 1 60 Haste 1 70 Sede com carga 1 80 Luva de transição Item Nº Componente Qtd. 90 Mola da sede Anel de retenção Preme-gaxeta Bucha flangeada Anel mola-prato Conjunto da gaxeta 1 Item Nº Componente 150 Anel antiextrusão de metal Qtd. 160 Inserto da bucha da haste Parafuso do preme-gaxeta Porca do preme-gaxeta Pino Parafuso não removível (oculto)

4 Data: Maio de 2016/ Página 4 de INFORMAÇÃO DA PLACA DE IDENTIFICAÇÃO Informação da placa de identificação Impresso Informação da placa de identificação Impresso Informação da placa de identificação Impresso MODEL: Modelo da série da válvula BALL: Material da esfera MAX P: Pressão máxima SIZE: Tamanho nominal da válvula x orifício SEAT: Material da sede MAX T: Temperatura máxima B16.34: Classe de pressão STEM: Material da haste S/N: Número de série da válvula BODY: Material do corpo B/S CTG: Código de revestimento da esfera/sede P/N: Número de peça da válvula 4. PROJETO Nossa série M4 de válvulas foi projetada como válvulas esfera de flutuação livre com sede de vedação unidirecional. Essas válvulas normalmente são usadas na indústria de energia. É importante e vital instalar a válvula corretamente na tubulação para garantir que ela isolará o lado correto do sistema de tubulação. Esse produto foi projetado para uma longa vida útil e baixo investimento inicial. O reparo do interior da válvula não é recomendado nem aprovado pela Flow-Tek. 5. USO A manutenção da válvula deve ser executada como parte de um programa geral de manutenção preventiva e de acordo com os limites recomendados de pressão, temperatura e corrosão da Flow-Tek para garantir uma longa vida útil. Durante o transporte, o armazenamento e a operação, a válvula deve estar totalmente aberta ou totalmente fechada. Uma válvula deixada na posição parcialmente aberta durante o serviço sofrerá desgaste prematuro nas superfícies de vedação da esfera e da sede. O material da gaxeta sob pressão constante e com baixa emissão e os anéis de gaxeta energizados eliminam vazamentos atmosféricos nas aplicações mais severas. A bucha da haste externa evita o carregamento lateral na haste. LADO DE PRESSÃO BAIXA LADO DE PRESSÃO ALTA AVISO Antes de instalar o equipamento, confirme que ele é adequado para o serviço pretendido. Consulte na placa de identificação as condições máximas de serviço permitidas para esse produto.

5 Data: Maio de 2016/ Página 5 de OPERAÇÃO A válvula esfera M4 é uma válvula de operação a 1 4 de volta (90 ). A válvula é aberta girando-a 1 4 de volta no sentido anti-horário e fechada por 1 4 de volta no sentido horário. Indicadores visuais Se a alavanca da válvula estiver alinhada com a tubulação, a válvula estará na posição aberta; se a alavanca estiver perpendicular à tubulação, a válvula estará na posição fechada. O desalinhamento resultará em alto torque operacional e pode danificar a haste e as vedações da válvula. Evite a rotação de 180 da esfera e/ou haste, pois isso pode causar desgaste prematuro da superfície de polimento da esfera/sede, reduzindo assim a vedação/isolamento efetivo, o que pode invalidar a garantia. Ao acionar a válvula para abrir ou fechar, confirme se ela está totalmente aberta e totalmente fechada para limpar qualquer acúmulo de detritos nas superfícies de vedação da esfera e da sede. Isso garante desempenho ideal e uma longa vida útil para a válvula. Totalmente fechada Totalmente aberta A linha de referência pode ser usada para definir limites de abertura/fechamento do operador se este não puder ser removido da válvula. Válvula mostrada na posição fechada. O atuador não deve ser reorientado sem a remoção da válvula. Isso evita a rotação de 180 da esfera e garante que as superfícies polidas da esfera e da sede coincidam. Pode ocorrer vazamento da sede quando as superfícies da esfera e da sede não coincidem.

6 Data: Maio de 2016/ Página 6 de 12 Alavanca Podem ser usados dispositivos de bloqueio nesse furo. O parafuso de parada é colocado no furo rosqueado do suporte e apertado. Parafuso de parada A alavanca pode ser fixada em qualquer uma de três posições. Coloque o parafuso fixador no adaptador e ajuste de forma que, quando a válvula estiver na posição fechada, o parafuso fixador toque no parafuso de parada. Parafuso Fixador

7 Data: Maio de 2016/ Página 7 de INSTALAÇÃO Lado de baixa pressão Lado de alta pressão 2. Posicione a válvula na tubulação. Verifique se a orientação da válvula e do atuador/alavanca está correta. OBSERVAÇÃO: Apoie ou levante conforme necessário, usando alças de içamento ou correias de nylon ao redor do corpo da válvula. Não levante nem apoie apenas pelo atuador. Consulte a Seção 9 Manuseio e elevação para obter mais informações. A válvula pode ser orientada em qualquer posição na tubulação. Antes de instalar a válvula, esta deve ser colocada na posição aberta. 3. Fixe a válvula no lugar. 4. Remova as tampas de proteção plásticas das extremidades da válvula. Não remova os anéis de contração. Antes de instalar a válvula, os tubos devem ser limpos de sujeira, rebarbas e resíduos de solda ou as superfícies das sedes e da esfera serão danificadas. Válvulas e atuadores grandes talvez precisem de suporte externo para evitar que cargas excessivas na tubulação afetem a operação da válvula. 1. Limpe a tubulação, o soquete de conexão e a área de solda no tubo. Identifique a direção de vedação preferida da válvula posicionando-a na tubulação onde o lado de alta pressão está posicionado na direção da pressão mais alta contra a válvula quando esta fica fechada. A válvula deve ser instalada de modo que a vedação primária ocorra no lado de baixa pressão. FLOW-TEK, Inc N. Eldridge Pkwy. #100 Tel.: Fax: Flow-Tek, Inc.

8 Data: Maio de 2016/ Página 8 de Inspecione o orifício da válvula e remova qualquer detrito. 6. Verifique se a esfera está na posição aberta antes da soldagem para protegê-la contra possíveis danos. 7. Siga o procedimento de soldagem apropriado ao soldar o tubo nas extremidades da válvula. OBSERVAÇÃO: As figuras usadas neste documento mostram apenas as tampas SW; mas também estão disponíveis tampas BW. AVISO Não permita que a temperatura do corpo da válvula ultrapasse 593 C durante a soldagem ou no tratamento térmico pós-soldagem. Para evitar que a temperatura do corpo ultrapasse 593 C, execute o PWHT em uma extremidade e normalize à temperatura ambiente antes de prosseguir para a segunda extremidade. Se o corpo da válvula atingir temperaturas mais altas, isso anulará a garantia. Solda Solda 2. Alivie a tensão das soldas usando procedimentos apropriados. Consulte a ASME B31.1 Tabela 132, Tratamento térmico pós-soldagem. 3. Verifique a operação. Após a instalação da válvula na tubulação, acione o ciclo dela para garantir a operação correta. Ao soldar, assegure-se de que a temperatura do corpo da válvula não ultrapasse 593 C. Verifique o torque da gaxeta antes de colocar a válvula em serviço, visto que é esperado que ocorra consolidação da gaxeta. Tratamento térmico pós-soldagem (PWHT) O tratamento térmico pós-soldagem deve ser executado apenas de forma localizada. NÃO é permitido usar PWHT em um forno. Depois de soldar a válvula na tubulação, siga as instruções abaixo para o PWHT: AVISO Não pressurize a linha sem um dispositivo de acionamento instalado e funcionando corretamente na válvula. Isolamento de válvula O isolamento de válvula não deve se estender acima do preme-gaxeta. Consulte a linha pontilhada na figura abaixo: 1. Antes do tratamento térmico, instale mantas térmicas, como mostrado, cobrindo as áreas de solda de encaixe até o corpo da válvula. Manta térmica de isolamento Manta térmica de isolamento

9 Data: Maio de 2016/ Página 9 de MANUTENÇÃO AVISO Despressurize a linha antes de soltar qualquer porca do preme-gaxeta. Verifique periodicamente as porcas do preme-gaxeta e reaplique o torque, se necessário. Abra e feche a válvula de forma intermitente (pelo menos uma vez por ano). As válvulas sempre devem ser totalmente abertas ou totalmente fechadas para limpar qualquer acúmulo nas superfícies de vedação. Após a instalação, verifique o torque dos parafusos nos seguintes locais: 1. Preme-gaxeta (ou gaxeta da haste) 2. Montagem do operador da válvula (se houver) Tabela 1 - Torques de gaxeta (lb./pol.) Classe ASME MAWP (psi): Orifício da válvula 0,63 1,03 1, máx máx máx máx máx máx máx máx máx máx máx máx. Verifique periodicamente os parafusos nesses locais. Se o torque dos parafusos for menor do que os valores especificados, reaperte-os conforme necessário. Certificação de teste disponível mediante solicitação

10 Data: Maio de 2016/ Página 10 de 12 Procedimento de reaplicação de gaxeta Porcas do preme-gaxeta Não arranhe a haste ou o furo da gaxeta no corpo. Arranhões podem causar vazamentos. Antes de instalar a nova gaxeta, verifique se a caixa dela está limpa. É permitido usar uma mangueira de ar para limpar os detritos da caixa da gaxeta. Bucha flangeada Anéis mola-prato Preme-gaxeta Anel antiextrusão 3 anéis de vedação Parafusos do preme-gaxeta Anel antiextrusão Anel antiextrusão de metal 5. Ao instalar o novo conjunto da gaxeta, instale os anéis um por vez. O conjunto da gaxeta deve ter um anel antiextrusão em cada extremidade. Use a bucha flangeada como ferramenta para inserir cada anel de gaxeta completamente até o contato com o anel abaixo. 6. Deslize a bucha flangeada, os anéis mola-prato e o preme-gaxeta para baixo na haste para que as linhas de referência correspondam. Se necessário, gire o preme-gaxeta de modo que as duas linhas de referência fiquem alinhadas. O preme-gaxeta deve ser puxado para baixo uniformemente para evitar inclinação ou carregamento lateral, pois isso pode causar danos à gaxeta e impedir que a válvula funcione corretamente. Certifique-se de que o preme-gaxeta permaneça perpendicular à haste e que a folga ao redor da haste permaneça concêntrica durante o processo de aperto. Consulta a Tabela 1 - Torques de gaxeta. 1. Solte e remova as porcas e/ou parafusos do preme-gaxeta mantendo-o no lugar. 2. Deslize o preme-gaxeta, os anéis mola-prato (x2) e a bucha flangeada para cima. 3. Usando um instrumento pontiagudo ou riscador pequeno, remova com cuidado o conjunto da gaxeta da haste. Confirme se toda a gaxeta foi removida. Não remova o anel antiextrusão de metal do fundo da caixa da gaxeta. 4. Limpe a caixa da gaxeta com mangueira de ar antes de instalar o novo conjunto da gaxeta. 7. Em alguns casos, os parafusos podem se soltar do corpo ao mesmo tempo em que as porcas são removidas. Isso é aceitável. Assegure, durante a recolocação, que os parafusos sejam remontados na profundidade total da rosca. 8. Aplique antiengripante nas roscas do parafuso e na face inferior das porcas sextavadas. 9. Insira parafusos nos furos rosqueados. Instale porcas em cada parafuso e aperte-as com o valor especificado. Certifique-se de apertar em padrão cruzado para evitar carregamento irregular. Os torques de montagem da gaxeta são fornecidos na Tabela Opere o ciclo da válvula algumas vezes para garantir que a recolocação da gaxeta foi adequada. Verifique o torque da gaxeta após o ciclo e reaperte se necessário.

11 Data: Maio de 2016/ Página 11 de RETIRADA DA VÁLVULA DE SERVIÇO Antes de a válvula ser retirada de serviço, ela deve ser colocada na posição aberta para evitar danos internos nos seus componentes. CUIDADO Os pescoços das tampas são locais adequados para prender as correias/cintas de içamento. Nunca use os volantes ou outras peças salientes da caixa de engrenagens ou do atuador que não tenham sido projetadas para essa finalidade. Totalmente fechada Totalmente aberta Durante o manuseio, proteja as extremidades e conexões contra danos causados pelos dispositivos de elevação. Se as extremidades e conexões não forem protegidas, a válvula poderá ser danificada. AVISO Despressurize a linha e feche a válvula antes de removê-la da tubulação. 10. MANUSEIO E ELEVAÇÃO 1. A válvula deve ser elevada de tal forma que o corpo suporte a carga. 2. As tampas de proteção devem ser mantidas nas extremidades durante todo o manuseio. Remova-as apenas durante a instalação final da válvula. 3. A esfera deve estar totalmente aberta durante a instalação da válvula. Se a esfera não for mantida totalmente aberta durante a instalação, a válvula poderá ser danificada. 4. Não deixe a válvula na posição parcialmente aberta por um longo período. 5. Não erga a válvula a partir do atuador, posicionador ou chave fim-de-curso.

12 Data: Maio de 2016/ Página 12 de TRANSPORTE E ARMAZENAMENTO Transporte As válvulas serão enviadas em caixas de madeira revestidas de plástico. Na chegada ao local, as condições gerais das válvulas devem ser inspecionadas imediatamente em busca de danos em potencial durante o transporte. Qualquer dano deve ser relatado à Flow-Tek. Armazenamento de curto prazo (até 3 meses) 1. As válvulas esfera devem permanecer nos recipientes originais de envio e ser colocadas sobre pallets de madeira ou outro material adequado. Os protetores devem permanecer nas extremidades da válvula até que estas sejam instaladas para evitar a entrada de sujeira. Armazenamento de longo prazo (mais de 3 meses) 1. As válvulas devem ser armazenadas na posição aberta para proteger a esfera e as sedes. 2. As válvulas esfera devem permanecer nos recipientes originais de envio, ser colocadas sobre pallets de madeira ou outro material adequado e ser armazenadas em local coberto. Os protetores devem permanecer nas extremidades da válvula até que estas sejam instaladas para evitar a entrada de sujeira. 3. O ambiente de armazenamento deve estar seco e não apresentar grandes oscilações de temperatura e umidade. 2. As válvulas devem ser armazenadas na posição aberta para proteger a esfera e a sede. 3. O armazenamento de válvulas esfera pode ser feito em uma área aberta e descoberta desde que sejam feitas provisões contra as condições climáticas, como lonas ou revestimentos. As válvulas com atuadores devem ser armazenadas sob cobertura até o momento da instalação. Totalmente fechada Totalmente aberta

SÉRIE M1. Serviço severo Válvulas esfera com sede metálica Manual de instalação, operação e manutenção

SÉRIE M1. Serviço severo Válvulas esfera com sede metálica Manual de instalação, operação e manutenção SÉRIE M1 Serviço severo Válvulas esfera com sede metálica Manual de instalação, operação e manutenção Data: Outubro de 2016 / Página 2 de 12 Índice Instruções de segurança - Definição de termos 3 1. Lista

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO E MANUTENÇÃO Série RF15 e RF30 Válvula Esfera Flangeada Corpo Monobloco ASME 150 e 300

MANUAL DE INSTALAÇÃO E MANUTENÇÃO Série RF15 e RF30 Válvula Esfera Flangeada Corpo Monobloco ASME 150 e 300 Data: Novembro, 2013/ Página 1 de MANUAL DE INSTALAÇÃO E MANUTENÇÃO Série RF1 e RF30 Válvula Esfera Flangeada Corpo Monobloco ASME e 300 PROJETO As características de projeto dessa válvula incluem a construção

Leia mais

Manual de instalação, operação e manutenção

Manual de instalação, operação e manutenção Manual de instalação, operação e manutenção para a Válvula esfera de assento de metal Série C da MOGAS Preparar a válvula para instalação Acionar a válvula Instalar a válvula corretamente Fazer manutenção

Leia mais

MANUAL DE MANUTENÇÃO DE BRAÇO DE CARREGAMENTO POR CIMA TIPO MOLA DE COMPRESSÃO

MANUAL DE MANUTENÇÃO DE BRAÇO DE CARREGAMENTO POR CIMA TIPO MOLA DE COMPRESSÃO PÁGINA 1/5 MANUAL DE MANUTENÇÃO DE BRAÇO DE CARREGAMENTO POR CIMA TIPO MOLA DE COMPRESSÃO PÁGINA 2/5 Este folheto engloba as instruções gerais de manutenção para braços de carregamento REDLANDS e seus

Leia mais

VÁLVULA 4 VIAS SÉRIE 450

VÁLVULA 4 VIAS SÉRIE 450 A. Introdução Este manual tem por objetivo apresentar as especificações, procedimentos de instalação, operação e manutenção de válvulas de 4 vias série 450. As válvulas 4 vias série 450 Zanardo foram projetadas

Leia mais

MANUAL VALVULA BORBOLETA BIEXCÊNTRICA SERIE 235/236

MANUAL VALVULA BORBOLETA BIEXCÊNTRICA SERIE 235/236 A. Introdução Este manual tem por objetivo apresentar as especificações, procedimentos de instalação, operação e manutenção de válvula borboleta biexcêntrica. As Válvulas borboletas Zanardo Série 235/236

Leia mais

MANUAL DESSUPERAQUECEDOR SÉRIE 700

MANUAL DESSUPERAQUECEDOR SÉRIE 700 A. Introdução Este modelo de dessuperaquecedor de vapor série 700, foi projetado para ser aplicado em linhas de vapor de 6" a 30" com a finalidade de condicionar vapor superaquecido a uma temperatura próxima

Leia mais

MANUAL VALVULA BORBOLETA BIEXCÊNTRICA SERIE 235/236

MANUAL VALVULA BORBOLETA BIEXCÊNTRICA SERIE 235/236 necessidades de processos industriais como: controle de fluxo, controle de pressão e bloqueio de diversos fluidos em diversas condições. B. Armazenagem As seguintes informações deverão ser seguidas para

Leia mais

MANUAL VALVULA MINI GLOBO SERIE 950

MANUAL VALVULA MINI GLOBO SERIE 950 A. Introdução Este manual tem por objetivo apresentar as especificações, procedimentos de instalação, operação e manutenção de válvulas globo de controle. As Válvulas mini globo Zanardo Série 950 foram

Leia mais

MANUAL VALVULA DE DESCARGA DE FUNDO SÉRIE 945

MANUAL VALVULA DE DESCARGA DE FUNDO SÉRIE 945 A. Introdução Este manual tem por objetivo apresentar as especificações, procedimentos de instalação, operação e manutenção de válvulas de descarga de fundo. As Válvulas de descarga de fundo série 945

Leia mais

MANUAL VALVULA GLOBO SÉRIE VIAS

MANUAL VALVULA GLOBO SÉRIE VIAS A. Introdução Este manual tem por objetivo apresentar as especificações, procedimentos de instalação, operação e manutenção de válvulas globo de 3 vias. As válvulas globo 3 vias Zanardo série 980 foram

Leia mais

Manual de Instalação e Manutenção Série 85-3 Vias

Manual de Instalação e Manutenção Série 85-3 Vias Manual de Instalação e Manutenção Série 85-3 Vias INTRODUÇÃO ÍNDICE Introdução... 1 1 Instalação... 1 2 Manutenção... 2 2.1 Desmontagem... 3 2.2 Limpeza, inspeção e reparo... 3 2.3 Montagem... 4 3 Ação

Leia mais

VÁLVULA DE ALIVIO E SEGURANÇA SÉRIE 445

VÁLVULA DE ALIVIO E SEGURANÇA SÉRIE 445 A. Introdução Este manual tem por objetivo apresentar as especificações, procedimentos de instalação, operação e manutenção de válvulas de Alívio e Segurança. As válvulas alívio e segurança série 445 Zanardo

Leia mais

MANUAL VALVULA DE SEGMENTO ESFÉRICO SERIE 960

MANUAL VALVULA DE SEGMENTO ESFÉRICO SERIE 960 A. Introdução Este manual tem por objetivo apresentar as especificações, procedimentos de instalação, operação e manutenção de válvula de segmento esférico série 960. A válvula de segmento esférico montado

Leia mais

Instalação. Tubulação... 7, 8. Fiação... 9

Instalação. Tubulação... 7, 8. Fiação... 9 Instruções de Instalação Índice Sistemadeválvulasdedescarga Descrição do sistema... 1 Instalação Válvula de descarga... 2, 4 Válvula piloto... 5, 6 Tubulação... 7, 8 Fiação... 9 Leia atentamente as instruções

Leia mais

A. Introdução. B. Armazenagem ÍNDICE

A. Introdução. B. Armazenagem ÍNDICE A. Introdução Este manual tem por objetivo apresentar as especificações, procedimentos de instalação, operação e manutenção de válvulas globo de controle. As Válvulas Globo Zanardo Série 905/915 foram

Leia mais

Manual de Instrução e Manutenção Série DR

Manual de Instrução e Manutenção Série DR Manual de Instrução e Manutenção Série DR INTRODUÇÃO ÍNDICE Introdução... 1 1 Instalação... 1 2 Manutenção... 2 2.1 Desmontagem... 2 2.2 Limpeza, inspeção e reparo... 3 2.3 Montagem... 3 3 Mudança de ação...

Leia mais

Seção 6 Cabeças de cilindro e válvulas

Seção 6 Cabeças de cilindro e válvulas Seção 6 Cabeças de cilindro e válvulas Página MANUTENÇÃO DA CABEÇA DO CILINDRO... 120 Remoção do cabeça do cilindro... 120 Desmontagem... 121 Inspeção e reparo... 121 Montagem... 123 Instalação da cabeça

Leia mais

MANUAL DE MANUTENÇÃO DE BRAÇO DE CARREGAMENTO POR CIMA

MANUAL DE MANUTENÇÃO DE BRAÇO DE CARREGAMENTO POR CIMA MANUAL DE MANUTENÇÃO DE BRAÇO DE CARREGAMENTO POR CIMA Este folheto engloba as instruções gerais de manutenção para braços de carregamento REDLANDS e seus componentes. Caso necessite de peças de reposição,

Leia mais

1. Informações de segurança

1. Informações de segurança 1. Informações de segurança A operação segura desses produtos só pode ser garantida se forem devidamente instalados, comissionados, utilizados e mantidos por pessoal qualificado de acordo com as instruções

Leia mais

Informações de segurança

Informações de segurança Informações de segurança A operação segura desses produtos só pode ser garantida se forem devidamente instalados, comissionados, utilizados e mantidos por pessoal qualificado de acordo com as instruções

Leia mais

1. Informações de segurança

1. Informações de segurança 1. Informações de segurança A operação segura desses produtos só pode ser garantida se forem devidamente instalados, comissionados, utilizados e mantidos por pessoal qualificado de acordo com as instruções

Leia mais

ATENÇÃO. 4. Feche bem a porta na qual a Academia de Porta KIKOS está montada antes de executar qualquer exercício.

ATENÇÃO. 4. Feche bem a porta na qual a Academia de Porta KIKOS está montada antes de executar qualquer exercício. ATENÇÃO Para reduzir o risco de ferimentos, leia as seguintes precauções importantes, instruções e informações antes de usar a Academia de Porta KIKOS. Antes de iniciar qualquer exercício ou programa de

Leia mais

MANUAL VALVULA BORBOLETA SÉRIE 200/207

MANUAL VALVULA BORBOLETA SÉRIE 200/207 A. Introdução S200 S207 Este manual tem por objetivo apresentar as especificações, procedimentos de instalação, operação e manutenção de válvulas borboleta série 200/207. As válvulas borboletas Zanardo

Leia mais

Atuação do Servo-freio

Atuação do Servo-freio Atuação do Servo-freio 206-07-1 tseção 206-07 Atuação do Servo-freio APLICAÇÃO NO VEÍCULO: TROLLER ÍNDICE ASSUNTO PÁGINA DESCRIÇÃO E OPERAÇÃO... 206-07-02 VISTA EXPLODIDA DO CONJUNTO OU SERVO-FREIO...

Leia mais

Manual de Instalação e Manutenção Série 1000

Manual de Instalação e Manutenção Série 1000 Manual de Instalação e Manutenção Série 1000 Classes 900 a 2500 ANSI INTRODUÇÃO ÍNDICE Introdução... 1 1 Instalação... 1 2 Manutenção... 2 2.1 - Desmontagem da válvula... 2 2.2 - Limpeza, inspeção e reparo...

Leia mais

IOM-HPITBV-A0. Manual de Instalação, Operação e Manutenção para: Válvula de alta pressão - Fire-safe. 27 de Julho de 2015

IOM-HPITBV-A0. Manual de Instalação, Operação e Manutenção para: Válvula de alta pressão - Fire-safe. 27 de Julho de 2015 Manual de Instalação, Operação e Manutenção para: Válvula de alta pressão - Fire-safe SUMÁRIO Página 1. Escopo...1 2. Transporte, movimentação e armazenagem...1 3. Inspeção pré-instalação...1 4. Instalação...1

Leia mais

MANUAL VALVULA BORBOLETA SÉRIE 208

MANUAL VALVULA BORBOLETA SÉRIE 208 A. Introdução ÍNDICE A. Introdução...1 B. Armazenagem...1 C. Manuseio...2 D. Instalação...2 Este manual tem por objetivo apresentar as especificações, procedimentos de instalação, operação e manutenção

Leia mais

Manual de Instalação e Manutenção Série AP

Manual de Instalação e Manutenção Série AP Manual de Instalação e Manutenção Série AP INTRODUÇÃO ÍNDICE Introdução... 1 1 Instalação... 1 2 Manutenção... 2 2.1 Desmontagem... 2 Simples ação sem volante... 2 Simples ação com volante... 2 Dupla ação

Leia mais

Válvulas de Esfera Monobloco 1000 WOG

Válvulas de Esfera Monobloco 1000 WOG Válvulas de Esfera Válvulas de Esfera Monobloco 1000 WOG A Válvula de Esfera Monobloco é uma válvula de bloqueio de fluxo indicada para utilização em á- gua, óleo ou gás com pressões que podem chegar até

Leia mais

Rodas e Pneus APLICAÇÃO NO VEÍCULO: TROLLER ÍNDICE

Rodas e Pneus APLICAÇÃO NO VEÍCULO: TROLLER ÍNDICE Rodas e Pneus 204-04-1 tseção 204-04 Rodas e Pneus APLICAÇÃO NO VEÍCULO: TROLLER ÍNDICE ASSUNTO PÁGINA DESCRIÇÃO E OPERAÇÃO... 204-04-02 RODA SOBRESSALENTE... 204-04-02 PRECAUÇÕES DE SEGURANÇA... 204-04-03

Leia mais

PULVERIZADOR COSTAL MANUAL

PULVERIZADOR COSTAL MANUAL PULVERIZADOR COSTAL MANUAL 20 LITROS Antes de utilizar o equipamento, leia as normas de segurança e siga todas as instruções contidas neste informativo técnico. INFORMATIVO TÉCNICO: Tanque: 20L Pulverizador

Leia mais

Manual de Instalação e Manutenção Série PP

Manual de Instalação e Manutenção Série PP Manual de Instalação e Manutenção Série PP ÍNDICE Introdução... Instalação.... Instalação... 2 Simples ação direta para válvula sem fole de selagem... 2 Simples ação direta para válvula com fole de selagem...

Leia mais

Manual de Instalação e Manutenção Série RPH

Manual de Instalação e Manutenção Série RPH Manual de Instalação e Manutenção Série RPH INTRODUÇÃO ÍNDICE Introdução... 1 1 Instalação... 1 2 Manutenção... 2 2.1 Desmontagem... 2 2.2 Limpeza, inspeção e reparo... 3 2.3 Montagem... 3 3 Ação da válvula

Leia mais

Seção 13 SILENCIOSOS

Seção 13 SILENCIOSOS Seção 13 SILENCIOSOS Índice da seção Página Silenciosos Modelos das séries 85400, 115400, 185400 Silencioso padrão Remoção... 3 Modelos das séries 97700, 99700 Remoção... 4 Modelos da série104700 Remoção...

Leia mais

Manual de Instalação e Manutenção Série 85

Manual de Instalação e Manutenção Série 85 Manual de Instalação e Manutenção Série 85 INTRODUÇÃO ÍNDICE Introdução... 1 1 Instalação... 1 2 Manutenção... 3 2.1 Desmontagem Tipos: 85-01, 85-11, 85-20, 85-21, 85-51, 85-61, 85-70, 85-71... 3 Tipos:

Leia mais

Instruções de Instalação e Manutenção das Válvulas Bray da Série 63-N4

Instruções de Instalação e Manutenção das Válvulas Bray da Série 63-N4 Manual de Operação e Manutenção SÉRIE 63 N Número do Manual OM-63/N-001 Data: 3 de agosto, 011 Página 1 de 5 Instruções de Instalação e Manutenção das Válvulas ray da Série 63-N Válvulas solenoides simples

Leia mais

Lista de materiais. 1 Carcaça 1. 2 Placas superior e inferior 2. 3 Molde 6. 4 Roletes de suporte 2. 5 Pinos dos roletes de suporte 2.

Lista de materiais. 1 Carcaça 1. 2 Placas superior e inferior 2. 3 Molde 6. 4 Roletes de suporte 2. 5 Pinos dos roletes de suporte 2. 0 Lista de materiais Código Descrição Unidades 1 Carcaça 1 2 Placas superior e inferior 2 3 Molde 6 4 Roletes de suporte 2 5 Pinos dos roletes de suporte 2 6 Alavanca 1 7 Bolsa de peças de reposição 1

Leia mais

PRENSA HIDRÁULICA. MODELO: TONELADAS Manual de Instruções

PRENSA HIDRÁULICA. MODELO: TONELADAS Manual de Instruções PRENSA HIDRÁULICA MODELO: 206830 12 TONELADAS Manual de Instruções ANTES DE UTILIZAR O EQUIPAMENTO, LEIA AS NORMAS DE SEGURANÇA E SIGA TODAS AS INSTRUÇÕES CONTIDAS NESTE INFORMATIVO TÉCNICO. Imagem meramente

Leia mais

*Imagens meramente ilustrativas LIXADEIRA ORBITAL. Manual de Instruções

*Imagens meramente ilustrativas LIXADEIRA ORBITAL. Manual de Instruções *Imagens meramente ilustrativas LIXADEIRA ORBITAL Manual de Instruções www.v8brasil.com.br 1. DADOS TÉCNICOS LIXADEIRA ORBITAL Modelo Velocidade sem carga Pressão de trabalho Entrada de ar 1/4 Disco de

Leia mais

BOMBA MANUAL PARA POÇO

BOMBA MANUAL PARA POÇO MODELO: 183725 ANTES DE UTILIZAR O EQUIPAMENTO, LEIA AS NORMAS DE SEGURANÇA E SIGA TODAS AS INSTRUÇÕES CONTIDAS NESTE INFORMATIVO TÉCNICO. Manual de Instruções Imagem meramente ilustrativa. 01/2018 BOMBA

Leia mais

MANUAL VALVULA DE DESCARGA DE FUNDO SÉRIE 940

MANUAL VALVULA DE DESCARGA DE FUNDO SÉRIE 940 A. Introdução Este manual tem por objetivo apresentar as especificações, procedimentos de instalação, operação e manutenção de válvulas de descarga de fundo. As Válvulas de descarga de fundo série 940

Leia mais

Válvula de Descarga Eletrônica FLUX

Válvula de Descarga Eletrônica FLUX Válvula de Descarga Eletrônica FLUX Apresentação Válvula de Descarga Eletrônica Flux Wave - Ref.: 3660 EL-WAV. - Disponível em duas bitolas: 1 1/2 e 1 1/4, com mecanismo único. - Para bacia sanitária,

Leia mais

Manual de Instalação, Manutenção e Armazenagem

Manual de Instalação, Manutenção e Armazenagem Manual de Instalação, Manutenção e Armazenagem Válvulas de Descarga de Fundo para Caldeiras DF-40 - Acionamento Manual DFA-40 - Acionamento Pneumático DF-40 DFA-40 1. INTRODUÇÃO Estas válvulas são indicadas

Leia mais

Resumo dos sprinklers da série de Modelos J112 e JL112

Resumo dos sprinklers da série de Modelos J112 e JL112 Boletim 172 Rev G_PT-BR Sprinklers Modelos J112 e JL112 Sprinklers de cobertura estendida para Risco Leve e Ordinário K11,2 (160 métrico) Descrição do produto Os sprinklers da série de Modelos J112 e JL112

Leia mais

Pedal plano. Manual do revendedor DEORE XT PD-M8040 SAINT PD-MX80 PD-M828. Não de série PD-GR500. ESTRADA MTB Trekking. City Touring/ Comfort Bike

Pedal plano. Manual do revendedor DEORE XT PD-M8040 SAINT PD-MX80 PD-M828. Não de série PD-GR500. ESTRADA MTB Trekking. City Touring/ Comfort Bike (Portuguese) DM-PD0001-03 Manual do revendedor ESTRADA MTB Trekking City Touring/ Comfort Bike URBAN SPORT E-BIKE Pedal plano DEORE XT PD-M8040 SAINT PD-MX80 PD-M828 Não de série PD-GR500 ÍNDICE AVISO

Leia mais

*Imagens meramente ilustrativas LIXADEIRA ORBITAL. Manual de Instruções

*Imagens meramente ilustrativas LIXADEIRA ORBITAL. Manual de Instruções *Imagens meramente ilustrativas LIXADEIRA ORBITAL Manual de Instruções www.v8brasil.com.br 1. DADOS TÉCNICOS LIXADEIRA ORBITAL 1200 Modelo Velocidade sem carga Pressão de ar Entrada de ar 1/4 V8-LX-1200

Leia mais

Manual de Instalação e Manutenção Série R85

Manual de Instalação e Manutenção Série R85 Manual de Instalação e Manutenção Série R85 INTRODUÇÃO ÍNDICE Introdução... 1 1 Instalação... 1 Manutenção....1 Desmontgem... Tipo R e DR... Tipo A e DA.... Limpeza, inspeção e reparo.... Montagem... Ajuste...

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES ESTICADOR HIDRAULICO:

MANUAL DE INSTRUÇÕES ESTICADOR HIDRAULICO: MANUAL DE INSTRUÇÕES ESTICADOR HIDRAULICO: TEH4T TEH10T POR FAVOR, LEIA ESTE MANUAL ANTES DE USA LO! LISTA DE PEÇAS Ref. Descrição Qtd. Ref. Descrição Qtd. Ref. Descrição Qtd. 1 PINO 1 21 O RING 1 44 PARAFUSO

Leia mais

Kit de melhoria de sensor do excêntrico Broca direcional 4045 AVISO

Kit de melhoria de sensor do excêntrico Broca direcional 4045 AVISO Form No. Kit de melhoria de sensor do excêntrico Broca direcional 4045 Modelo nº 132-4165 3395-940 Rev A Instruções de instalação AVISO CALIFÓRNIA Proposição 65 Aviso É do conhecimento do Estado da Califórnia

Leia mais

MACACO HIDRÁULICO REBAIXADO TIPO JACARÉ

MACACO HIDRÁULICO REBAIXADO TIPO JACARÉ MODELO: 365645 3 toneladas ANTES DE UTILIZAR O EQUIPAMENTO, LEIA AS NORMAS DE SEGURANÇA E SIGA TODAS AS INSTRUÇÕES CONTIDAS NESTE INFORMATIVO TÉCNICO. Manual de Instruções 04/2017 MACACO HIDRÁULICO REBAIXADO

Leia mais

MACACO HIDRÁULICO TIPO GARRAFA

MACACO HIDRÁULICO TIPO GARRAFA MACACO HIDRÁULICO TIPO GARRAFA MODELOS: 105619 / 342513 / 105627 / 105635 105643 / 105651 / 105660 / 105678 105686 / 162930 / 105694 ANTES DE UTILIZAR O EQUIPAMENTO, LEIA AS NORMAS DE SEGURANÇA E SIGA

Leia mais

UNICOMP COM. DE EQUIPAMENTOS PNEUMÁTICOS LTDA. Rua Leopoldo de Passos Lima, 238 Jardim Santa Fé. CEP.: São Paulo SP.

UNICOMP COM. DE EQUIPAMENTOS PNEUMÁTICOS LTDA. Rua Leopoldo de Passos Lima, 238 Jardim Santa Fé. CEP.: São Paulo SP. UNICOMP COM. DE EQUIPAMENTOS PNEUMÁTICOS LTDA. Rua Leopoldo de Passos Lima, 238 Jardim Santa Fé. CEP.: 05271-000 São Paulo SP. Telefones: (11) 3911-4665 / 4682 E-mail: vendas@unicompbrasil.com.br Site:

Leia mais

Instruções de montagem & Manutenção 1

Instruções de montagem & Manutenção 1 Instruções de montagem & Manutenção 1 10-2015 SEGURANÇA E USO ADEQUADO Para assegurar uma performance duradoura e segura deste produto, deverão ser cumpridas com rigor as instruções descritas. A não observância

Leia mais

IMO - 302PT. Data de Edição: 11/07 ÍNDICE. 1 GERAL Aviso Descrição...2

IMO - 302PT. Data de Edição: 11/07 ÍNDICE. 1 GERAL Aviso Descrição...2 IMO - 02PT Data de Edição: /0 INSTRUÇÕES DE INSTALAÇÃO, MANUTENÇÃO E OPERAÇÃO VÁLVULAS BORBOLETA WAFER-SPHERE 1W 1 0 POL. (DN 00 0) 1L 1 0 POL. (DN 00 0) 0W E 0L 1 1 POL. (DN 0 00) 0W E 0L 1 2 POL. (DN

Leia mais

PROIBIDA A REPRODUÇÃO E DISTRIBUIÇÃO

PROIBIDA A REPRODUÇÃO E DISTRIBUIÇÃO Circular para: Modelo/Versão Ano Aprovação TRX 420 FOURTRAX TODOS Diretoria Gerente Serviços Enc. Garantia Téc. Mecânicos Gerente Geral Encar. Oficina Cons. Serviços Resp. Peças Publicação: Complementar

Leia mais

Kit de actualização de componente da transmissão Modelo 44905, ou de Rolo de greens GreensPro 1200

Kit de actualização de componente da transmissão Modelo 44905, ou de Rolo de greens GreensPro 1200 Form No. 8-645 Rev A Kit de actualização de componente da transmissão Modelo 44905, 44906 ou 44907 de Rolo de greens GreensPro 00 Modelo nº 7-5899 Modelo nº 7-5907 Instruções de instalação AVISO CALIFÓRNIA

Leia mais

API725-4Z Instruções de Instalação dos Cames de Travamento. Ao efetuar a troca, substitua todos os 4 cames de travamento mais as 4 molas.

API725-4Z Instruções de Instalação dos Cames de Travamento. Ao efetuar a troca, substitua todos os 4 cames de travamento mais as 4 molas. API725-4Z Instruções de Instalação dos Cames de Travamento. Peças incluídas no kit: 4 cames de travamento 4 molas do came 6171 Ao efetuar a troca, substitua todos os 4 cames de travamento mais as 4 molas.

Leia mais

R01 MANUAL DE DESMONTAGEM E MONTAGEM DE ACUMULADORES DE BEXIGA 1/6 1 - CARACTERÍSTICAS

R01 MANUAL DE DESMONTAGEM E MONTAGEM DE ACUMULADORES DE BEXIGA 1/6 1 - CARACTERÍSTICAS MANUAL DE DESMONTAGEM E MONTAGEM DE ACUMULADORES DE BEXIGA 1 - CARACTERÍSTICAS - Se o acumulador precisa ser desmontado por qualquer razão, o procedimento seguinte deve ser seguido na sequência mostrada.

Leia mais

SPINNING BIKE EMBREEX 350

SPINNING BIKE EMBREEX 350 SPINNING BIKE EMBREEX 350 MANUAL DO USUÁRIO IMPORTANTE! Favor fazer a leitura de todas as instruções cuidadosamente antes de utilizar este produto. Guarde este manual para referência futura. As especificações

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO, MANUTENÇÃO E REGULAGEM DA VÁLVULA CORTA FLUXO DEAD MAN MODELO 417

MANUAL DE INSTALAÇÃO, MANUTENÇÃO E REGULAGEM DA VÁLVULA CORTA FLUXO DEAD MAN MODELO 417 MANUAL DE INSTALAÇÃO, MANUTENÇÃO E REGULAGEM DA VÁLVULA CORTA FLUXO DEAD MAN MODELO 417 D ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO 04 2. INSTALAÇÃO DA VÁLVULA DE CORTE DE FLUXO 417 04 3. MANUTENÇÃO DA VÁLVULA 417 3.1. Ferramentas

Leia mais

MANUAL DESSUPERAQUECEDOR RADIAL SÉRIE 710

MANUAL DESSUPERAQUECEDOR RADIAL SÉRIE 710 saturação em tubulações acima de 30". Equipamento de fácil instalação na linha de vapor. Projetado para obter excelente rendimento tendo como característica em seu funcionamento uma rápida atomização da

Leia mais

Instalação. Kit de actualização de emissões Greensmaster Unidade de tracção Peças soltas. Instruções de instalação. Modelo nº

Instalação. Kit de actualização de emissões Greensmaster Unidade de tracção Peças soltas. Instruções de instalação. Modelo nº Kit de actualização de emissões Greensmaster Unidade de tracção 3150 Modelo nº 121-2558 Form No. 3372-894 Rev A Instruções de instalação Instalação Peças soltas Utilize a tabela abaixo para verificar se

Leia mais

II. Especificação da Rosqueadeira Portátil Elétrica Merax

II. Especificação da Rosqueadeira Portátil Elétrica Merax 0 I. Precauções gerais 1. Mantenha o local de trabalho limpo e arrumado. Acidentes acontecem com mais frequência em locais desorganizados. 2. Não deixe a sua Rosqueadeira Portátil Merax na chuva. Não opere

Leia mais

Freio a Disco Dianteiro

Freio a Disco Dianteiro Freio a Disco Dianteiro 206-03-1 tseção 206-03 Freio a Disco Dianteiro APLICAÇÃO NO VEÍCULO: TROLLER ÍNDICE ASSUNTO PÁGINA DESCRIÇÃO E OPERAÇÃO... 206-03-02 ATUAÇÃO DO FREIO HIDRÁULICO... 206-03-02 DISCO

Leia mais

Complemento do Manual do operador

Complemento do Manual do operador Substituição do sensor de oxigênio Introdução O sensor de oxigênio deve ser substituído a cada dois anos ou com maior frequência, conforme necessário. Diretrizes gerais de reparo Quando realizar manutenções

Leia mais

Caixa de Emenda FibreGuard TM

Caixa de Emenda FibreGuard TM JANEIRO 2015 Caixa de Emenda FibreGuard TM Leia atentamente as instruções a seguir e certifique-se que entendeu tudo antes de iniciar a aplicação do produto. 1.0 NOMENCLATURA Foto1 01 - TAMPA NA COR CINZA

Leia mais

Preparando seu computador para montagem em suporte de parede

Preparando seu computador para montagem em suporte de parede Preparando seu computador para montagem em suporte de parede Preparando seu computador para montagem em suporte de parede Este documento fornece instruções para preparar o computador para montagem em

Leia mais

Caixa de Emenda FibreGuard TM

Caixa de Emenda FibreGuard TM JANEIRO 2015 Caixa de Emenda FibreGuard TM Leia atentamente as instruções a seguir e certifique-se que entendeu tudo antes de iniciar a aplicação do produto. 1.0 NOMENCLATURA 01 - TAMPA NA COR PRETA 02

Leia mais

Seção Reservatório e Linhas de Combustível APLICAÇÃO NO VEÍCULO: Ranger. Índice FERRAMENTAS ESPECIAIS DESCRIÇÃO E OPERAÇÃO

Seção Reservatório e Linhas de Combustível APLICAÇÃO NO VEÍCULO: Ranger. Índice FERRAMENTAS ESPECIAIS DESCRIÇÃO E OPERAÇÃO 1 de 19 15/07/2011 14:20 Seção 310-01 Reservatório e Linhas Seção 310-01 Reservatório e Linhas de Combustível APLICAÇÃO NO VEÍCULO: Ranger Índice Assunto Página FERRAMENTAS ESPECIAIS 310-01-02 DESCRIÇÃO

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO E USO ANTIFURTO DO ESTEPE

MANUAL DE INSTALAÇÃO E USO ANTIFURTO DO ESTEPE MANUAL DE INSTALAÇÃO E USO ANTIFURTO DO ESTEPE TRAVA, PNEU ESTEPE, ANTIFURTO RANGER VEÍCULO: APLICAÇÕES ANO/MODELO: Ford RANGER 2015 /... JTN INDUSTRIA E COMÉRCIO DE PEÇAS LTDA. ÍNDICE PÁGINA 1 - Apresentação...

Leia mais

COMBUSTÍVEL INSPEÇÃO E RETRABALHO DO CABEÇOTE DO FILTRO DE COMBUSTÍVEL (OE B/N 1240)

COMBUSTÍVEL INSPEÇÃO E RETRABALHO DO CABEÇOTE DO FILTRO DE COMBUSTÍVEL (OE B/N 1240) Fone : 0800 772 8426 COMBUSTÍVEL INSPEÇÃO E RETRABALHO DO CABEÇOTE DO FILTRO DE COMBUSTÍVEL 1. PLANEJAMENTO 1.1 APLICAÇÃO Aeronaves afetadas: (OE B/N 1240) MODELO N/S EMB-201A "IPANEMA" 200277 a 200661,

Leia mais

Câmbio dianteiro. Manual do Revendedor DURA-ACE FD-R9100 ULTEGRA FD-R FD ESTRADA MTB Trekking. City Touring/ Comfort Bike E-BIKE

Câmbio dianteiro. Manual do Revendedor DURA-ACE FD-R9100 ULTEGRA FD-R FD ESTRADA MTB Trekking. City Touring/ Comfort Bike E-BIKE (Portuguese) DM-RAFD001-04 Manual do Revendedor ESTRADA MTB Trekking City Touring/ Comfort Bike URBAN SPORT E-BIKE Câmbio dianteiro DURA-ACE FD-R9100 ULTEGRA FD-R8000 105 FD-5801 Os procedimentos para

Leia mais

MACACO HIDRÁULICO TIPO JACARÉ

MACACO HIDRÁULICO TIPO JACARÉ Imagem meramente ilustrativa. MACACO HIDRÁULICO TIPO JACARÉ 2 toneladas ANTES DE UTILIZAR O EQUIPAMENTO, LEIA AS NORMAS DE SEGURANÇA E SIGA TODAS AS INSTRUÇÕES CONTIDAS NESTE INFORMATIVO TÉCNICO. Manual

Leia mais

Kit de atualização do Sistema de infusão ( ) MANUAL DO USUÁRIO

Kit de atualização do Sistema de infusão ( ) MANUAL DO USUÁRIO Kit de atualização do Sistema de infusão (1021421) MANUAL DO USUÁRIO KIT DE ATUALIZAÇÃO DO SISTEMA DE INFUSÃO P50 (1021421) Este kit de atualização permitirá melhorar seu Braço para injeções I.V. 3B Scientific

Leia mais

INSTRUÇ Õ ES DE INSTALAÇ Ã O E FUNCIONAMENTO DO COTOVELO CLASSE 600 A de 35 kv

INSTRUÇ Õ ES DE INSTALAÇ Ã O E FUNCIONAMENTO DO COTOVELO CLASSE 600 A de 35 kv INSTRUÇ Õ ES DE INSTALAÇ Ã O E FUNCIONAMENTO DO COTOVELO CLASSE 600 A de 35 kv DESCRIÇ Ã O O terminal cotovelo de classe 600A CHARDON é utilizado para terminações de cabos de alta tensão, transformadores

Leia mais

SPINNING BIKE EMBREEX 315 MANUAL DO USUÁRIO

SPINNING BIKE EMBREEX 315 MANUAL DO USUÁRIO SPINNING BIKE EMBREEX 315 MANUAL DO USUÁRIO IMPORTANTE! Favor fazer a leitura de todas as instruções cuidadosamente antes de utilizar este produto. Guarde este manual para referência futura. As especificações

Leia mais

Manual de instruções. Macaco Pneumático

Manual de instruções. Macaco Pneumático Manual de instruções Macaco Pneumático 1 Apresentação Somos uma empresa voltada no ramo de equipamentos para auto centers e borracharias em geral, contamos com uma linha de funcionários altamente qualificados

Leia mais

Câmbio dianteiro. Manual do Revendedor DURA-ACE FD-R9100 ULTEGRA FD-R FD ESTRADA MTB Trekking. City Touring/ Comfort Bike E-BIKE

Câmbio dianteiro. Manual do Revendedor DURA-ACE FD-R9100 ULTEGRA FD-R FD ESTRADA MTB Trekking. City Touring/ Comfort Bike E-BIKE (Portuguese) DM-RAFD001-03 Manual do Revendedor ESTRADA MTB Trekking City Touring/ Comfort Bike URBAN SPORT E-BIKE Câmbio dianteiro DURA-ACE FD-R9100 ULTEGRA FD-R8000 105 FD-5801 Os procedimentos para

Leia mais

Instruções de Instalação, Manutenção e Operação

Instruções de Instalação, Manutenção e Operação Válvulas série 7000 e 9000 Série 7000 8 pol. (DN 00) classe 50, passagem padrão Série 9000-6 pol. (DN 50-50) classe 50, passagem plena Série 9000-4 pol. (DN 50-50) classe 00, passagem plena Instruções

Leia mais

INTRODUÇÃO

INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO Orânio Domingues iniciou suas atividades em 3, A com o Comércio e Importação de Equipamentos Hidráulicos. Diante do crescimento do segmento e o surgimento de novos conceitos e sistemas de conexões

Leia mais

SAFE-DRIVE GUIA DE BOLSO

SAFE-DRIVE GUIA DE BOLSO SAFE-DRIVE GUIA DE BOLSO PR-23-SD SDI2-23-SN2-XS SDR2-23 IM-PT-SDI2-PG Rev. 1.1 EQUIPAMENTO DE INSTALAÇÃO 1. Cobertura interior do retrator 2. Cobertura exterior do retrator 3. Chave ajustável 4. Chave

Leia mais

CHAVE DE IMPACTO SERRA TICO-TICO

CHAVE DE IMPACTO SERRA TICO-TICO *Imagens meramente ilustrativas CHAVE DE IMPACTO SERRA TICO-TICO Manual de Instrução www.v8brasil.com.br 1. DADOS TÉCNICOS SERRA TICO-TICO Modelo V8 Serra tico-tico Rotação a vazio 9.000 RPM Consumo médio

Leia mais

Estas informações são importantes para a segurança e eficiência na instalação e operação.

Estas informações são importantes para a segurança e eficiência na instalação e operação. 1 IMPORTANTE LEIA E SIGA AS SEGUINTES INSTRUÇÕES Estas informações são importantes para a segurança e eficiência na instalação e operação. Atenção indica uma situação potencialmente perigosa que, se não

Leia mais

PISTOLA DE PINTURA HVLP10

PISTOLA DE PINTURA HVLP10 *Imagens meramente ilustrativas PISTOLA DE PINTURA HVLP10 Manual de Instruções 1. DADOS TÉCNICOS PISTOLA DE PINTURA HVLP10 Modelo Bico Pressão de trabalho Consumo de ar V8-HVLP10 1,4 mm 30-50 PSI 380

Leia mais

Epson SureColor F7070 Manual de instalação

Epson SureColor F7070 Manual de instalação Epson SureColor F7070 Manual de instalação 2 Conteúdo Desembale a impressora...3 Montagem da base de suporte...6 Instalação da impressora...10 Instalação da unidade de alimentação do papel...15 Instalação

Leia mais

BOMBA MANUAL PARA ÓLEO

BOMBA MANUAL PARA ÓLEO BOMBA MANUAL PARA ÓLEO MODELO: 927783 TIPO ROTATIVA ANTES DE UTILIZAR O EQUIPAMENTO, LEIA AS NORMAS DE SEGURANÇA E SIGA TODAS AS INSTRUÇÕES CONTIDAS NESTE INFORMATIVO TÉCNICO. Manual de Instruções 06/2018

Leia mais

LOUÇAS SANITÁRIAS MANUAL DE INSTRUÇÕES

LOUÇAS SANITÁRIAS MANUAL DE INSTRUÇÕES LOUÇAS SANITÁRIAS MANUAL DE INSTRUÇÕES INSTRUÇÕES PARA MONTAGEM, AJUSTE E MANUTENÇÃO DO MECANISMO DUAL FLUSH DESENHO DA INSTALAÇÃO 1/2 BSP LADRÃO "H": Altura de instalação (Ajustável entre 238 e 338mm)

Leia mais

TROLE MANUAL. Instruções. MODELOS: / / Manual de

TROLE MANUAL. Instruções. MODELOS: / / Manual de TROLE MANUAL MODELOS: 393290/ 393304/ 393312 Manual de Instruções ANTES DE UTILIZAR O EQUIPAMENTO, LEIA AS NORMAS DE SEGURANÇA E SIGA TODAS AS INSTRUÇÕES CONTIDAS NESTE INFORMATIVO TÉCNICO. Imagem meramente

Leia mais

Bomba Manual QUICKSHOT BAM.B01 Manual de Montagem e Utilização

Bomba Manual QUICKSHOT BAM.B01 Manual de Montagem e Utilização Bomba Manual QUICKSHOT BAM.B01 Manual de Montagem e Utilização Sumário Sequência de montagem da bomba BAM.B01... 3 Carabinas que usam bicos de encher com conexão 1/8 BSP diretamente... 6 Usando a bomba

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO E USO ANTIFURTO DO ESTEPE

MANUAL DE INSTALAÇÃO E USO ANTIFURTO DO ESTEPE MANUAL DE INSTALAÇÃO E USO ANTIFURTO DO ESTEPE TRAVA, PNEU ESTEPE, ANTIFURTO CAPA1839 VEÍCULO: APLICAÇÕES ANO/MODELO: L200 TRITON SPORT 2017 /... AUTOMOTORES DO BRASIL LTDA. ÍNDICE PÁGINA 1 - Apresentação...

Leia mais

Manual de Instalação e Manutenção Série DC

Manual de Instalação e Manutenção Série DC Manual de Instalação e Manutenção Série DC ÍNDICE Introdução... Instalação.... - Instalação... Ação direta para válvula sem fole de selagem... Ação direta para válvula com fole de selagem... Ação inversa

Leia mais

Instrução de Modificação Linha SCC_WE

Instrução de Modificação Linha SCC_WE Instrução de Modificação Linha SCC_WE 2012 12 Dreno de Gordura Integrado para unidades de piso # 60.72.991 15.10.2012 1 h. Ferramentas Padrão SCC_WE, CM_P 201 Por favor, encaminhe estas informações diretamente

Leia mais

INTRODUÇÃO - LEIA TODO MANUAL DE INSTRUÇÕES ANTES DA MONTAGEM

INTRODUÇÃO - LEIA TODO MANUAL DE INSTRUÇÕES ANTES DA MONTAGEM INSTRUÇÕES DE MONTAGEM ELOS ACESSÓRIOS PARA CABO REDE SUBTERRÂNEA PÁG. 1 / 7 EMCF 36kV TAM. 2 Edição: JUN 14 DESCRIÇÃO: A EMENDA ELOS COMPACTA FRIA é um acessório de cabo de média tensão isolado com EPR

Leia mais

Instruções de Manutenção do Canhão de Ar Martin

Instruções de Manutenção do Canhão de Ar Martin Instruções de Manutenção do Canhão de Ar Martin Canhão de Ar Hurricane Martin Canhão de Ar Tornado Martin Operator s Manual M3747P Importante POR MEIO DESTE DOCUMENTO, A MARTIN ENGINEERING RENUNCIA QUALQUER

Leia mais

Kit Hidráulico do Motor de Rotação Perfuratriz Direcional 4045 AVISO

Kit Hidráulico do Motor de Rotação Perfuratriz Direcional 4045 AVISO Kit Hidráulico do Motor de Rotação Perfuratriz Direcional 4045 Modelo nº 133-6318 Form No. 3406-723 Rev A Instruções de instalação AVISO CALIFÓRNIA Proposição 65 Aviso É do conhecimento do Estado da Califórnia

Leia mais

Manual do Monitor de Posição Agosto de Manual de Instruções de Operação e Manutenção. Monitor de Posição

Manual do Monitor de Posição Agosto de Manual de Instruções de Operação e Manutenção. Monitor de Posição Manual de Instruções de Operação e Manutenção Monitor de Posição 1. INFORMAÇÕES GERAIS... 3 2. ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS... 3 3. DESENHO DIMENSIONAL... 4 4. INSTALAÇÃO... 5 4.1 MONTAGEM EM ATUADOR ROTATIVO...

Leia mais