ARQUITECTURA DE COMPUTADORES CAPÍTULO V AULA I

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ARQUITECTURA DE COMPUTADORES CAPÍTULO V AULA I"

Transcrição

1 ARQUITECTURA DE COMPUTADORES CAPÍTULO V AULA I

2 Índice Memórias Grandes e rápidas Introdução Tecnologias de memórias O básico das caches

3 Grandes e rápidas Neste V Capitulo vamos abordar a hierarquia de memória e a sua relação com a localização. Vamos estudar como é que o principio de localização deu aos designers uma forma de ultrapassar as grandes latências de acesso. Vamos estudar como a estratégia de localização é abordada nos vários níveis hierárquicos.

4 Grandes e rápidas Para além da localização, vamos abordar a memória como um elemento central para o suporte de paralelismo com multiprocessadores. A importância crescente da hierarquia de memória na determinação da performance dos sistemas significa que esta área continuará em evolução e sob-investigação durante muitos anos.

5 Introdução Contextualização Imaginem que estão na biblioteca da UAL a elaborar a monografia de AC e têm uma serie de livros na vossa secretária. No entanto, nenhum desses livros contem informação sobre a Lei de Moore e vocês têm que se levantar e ir às prateleiras procurar um livro sobre a Lei de Moore. Uma vez encontrado, voltam para a vossa secretária e agora com todos os livros necessários bem seleccionados, têm uma boa probabilidade de elaborarem a vossa monografia rapidamente e com qualidade.

6 Introdução Contextualização Dada a boa selecção dos livros, existe uma grande probabilidade de todos os tópicos que procuram estarem presentes nesses livros. Isso evita que se tenham de levantar e perder mais tempo à procura de novos livros nas estantes da biblioteca. Poderem ter vários livros na vossa secretária ao mesmo tempo é muito mais produtivo do que ter poder ter só um de cada vez, o que obrigaria a que se tivessem de levantar constantemente para procurar o próximo livro.

7 Introdução Contextualização Dada a boa selecção dos livros, existe uma grande probabilidade de todos os tópicos que procuram estarem presentes nesses livros. Isso evita que se tenham de levantar e perder mais tempo à procura de novos livros nas estantes da biblioteca. Poderem ter vários livros na vossa secretária ao mesmo tempo é muito mais produtivo do que ter poder ter só um de cada vez, o que obrigaria a que se tivessem de levantar constantemente para procurar o próximo livro.

8 Introdução Contextualização O mesmo principio permite-nos criar a ilusão de que podemos aceder tão rapidamente a grandes memórias tal como acederíamos a pequenas memórias. Tal como não necessitamos de aceder a todos os livros da biblioteca ao mesmo tempo, um computador não necessita de aceder a todo o código em simultâneo. Caso contrário não seria possível aceder rapidamente a toda a memória, tal como não seria possível termos todos os livros da biblioteca na nossa secretária e acharmos rapidamente o conteúdo que procurávamos.

9 Introdução Principio de localização Este principio chama-se principio de localização e aplica-se tanto ao caso da biblioteca como dos programas de computador. Este principio afirma que os programas somente acedem a uma porção de endereços de memória bastante limitada a cada instante de tempo, tal como nós só acedemos a uma parte muito pequena de toda a colecção da biblioteca.

10 Introdução Principio de localização Este principio distingue dois tipos de localização: 1. Localização Temporal se um item foi referenciado, ele irá provavelmente ser referenciado novamente num curto espaço de tempo. Se consultarem um livro na vossa secretária, provavelmente irão consultá-lo novamente, enquanto estiverem a elaborar a vossa monografia. 2. Localização Espacial se um item foi referenciado, provavelmente os items adjacentes também o serão. Se consultarem um livro sobre a Lei de Moore, provavelmente ao lado terão outros livros relacionados com a evolução dos processadores, que também vos serão úteis para a monografia.

11 Introdução Principio de localização Os programas de computador tendem a utilizar os mesmos dados ao longo da execução e a repetir instruções incluídas em loops. Esse comportamento resulta numa localização temporal. Em contrapartida, como vimos anteriormente, o código é sequencial, o que por sua vez resulta numa localização espacial. Para tirar partido do principio de localização a memória de um computador é implementada seguindo uma hierarquia de memória.

12 Introdução Hierarquia de Memória Uma hierarquia de memória consiste em vários níveis de memórias com diferentes tamanhos e velocidades. As memórias mais rápidas são mais caras por bit e consequentemente de menor tamanho. Aumentando a distância do processador, aumenta o tamanho da memória e o tempo de acesso à mesma.

13 Introdução Hierarquia de Memória

14 Introdução Hierarquia de Memória Os dados seguem a mesma hierarquia que as diferentes memórias. Os dados próximos do processador são um subconjunto dos dados presentes na memória seguinte. A última memória contem todos os dados. Na biblioteca os livros que têm na secretaria são um subconjunto dos livros da secção de livros de informática, tal como esta secção é um subconjunto da biblioteca que contem todos os livros.

15 Introdução Hierarquia de Memória Apesar dos dados poderem estar contidos em todos os níveis, a transmissão de dados é realizada entre dois níveis de cada vez. À unidade mínima de dados presente no nível mais acima, ou seja, mais próximo do processador, dá-se o nome de bloco ou linha. (No nosso exemplo, um livro será um bloco)

16 Introdução Hierarquia de Memória Caso os dados pedidos pelo processador estejam presentes na memória mais próxima, chama-se um hit. Caso contrário, o pedido é passado à memória imediatamente abaixo, classificando o pedido como um miss. À fracção de hits dá-se o nome de hit rate, sendo este o parâmetro de avaliação da eficiência da hierarquia implementada. À fracção de misses dá-se o nome de miss rate.

17 Introdução Hierarquia de Memória Hit time é o tempo que demora a aceder à memória presente no topo da hierarquia, o que inclui o tempo consumido a determinar se é um hit ou um miss. corresponde ao tempo que se perde ao procurar qualquer informação pelos livros que temos na secretaria. O tempo para substituir um bloco no nível superior por um bloco do nível inferior, mais o tempo de entrega desse bloco ao processador é chamado de miss penalty. corresponde ao tempo de ir à estante buscar outro livro e substituir por um na nossa secretaria, mais o tempo de consultar o conteúdo necessário. Uma vez que aceder à memória mais alta é muito mais rápido, o hit time vai ser muito mais curto que o tempo de acesso ao próximo nível hierárquico, o que é o maior responsável pelo miss penalty. o tempo de examinar os livros na secretaria é muito menos que levantar e procurar livros na estante.

18 Tecnologias de memórias Existem 4 tipos de tecnologias de memórias utilizadas actual. A memória principal é implementada em DRAM (Dynamic Random Access Memory) As memórias mais próximas do processador, como as caches, são implementadas utilizando SRAM (Static Random Access Memory). As DRAM são mais baratas por bit do que as SRAM e consequentemente mais lentas. A diferença de preço deve-se principalmente ao facto de as DRAM requerem menos área por bit de memória, o que permite acomodar mais bits no mesmo volume de silicon. As diferenças de velocidade por seu lado devem a diferentes factores relacionados com a forma como as memórias são implementadas.

19 Tecnologias de memórias O terceiro tipo de memória mais utilizado é a memória flash utilizada hoje em dia como memória auxiliar em praticamente todos os dispositivos ubíquos. O quarto tipo de memória mais em uso, de maiores dimensões e com preços mais acessíveis, são os discos magnéticos.

20 Tecnologias de memórias SRAM SRAM são circuitos integrados simples organizados em arrays de memória acessíveis por uma só porta que server tanto para ler como para escrever. As SRAM têm tempos fixos para acesso aos dados, provocando acessos distintos para leitura e escrita. As SRAM não necessitam de ser refrescadas e como tal o tempo de acesso é muito perto do tempo de um ciclo de relógio. As SRAM utilizam entre 6 a 8 transístores por bit, garantindo a integridade dos dados em cada leitura. As SRAM necessitam de potencia mínima para manterem a energia em modo standby. No passado todos os sistemas utilizavam chips de SRAM separados para cada nível de cache. No entanto, actualmente as caches estão todas embutidas nos próprios CPUs e o mercado de SRAM praticamente desapareceu.

21 Tecnologias de memórias DRAM Nas SRAM, desde que a energia exista, o valor é guardado infinitamente. Nas DRAM isso já não acontece. O valor guardado numa célula é guardado como uma carga num capacitador. Um única transístor é depois utilizado para aceder a essa carga, tanto para ler ou para reescrever o valor que lá se encontra. Uma vez que as DRAM utilizam somente um transístor por bit, a capacidade é muito maior e o custo por bit muito menor que nas SRAM. Uma vez que as DRAM guardam o valor num capacitador, o mesmo não é guardado indefinidamente, sendo necessário ser refrescado periodicamente. Este refrescamento periódico é a causa de se dizer que esta memória é dinâmica.

22 Tecnologias de memórias Para refrescar as células, basta ler o valor e voltar a escrevelo. Se esta acção fosse realizada bit a bit deixaria de haver tempo para consumir os dados existentes. Como tal, as DRAM utilizam uma estrutura de descodificação de dois níveis, permitindo o refrescamento em grupos (rows). Assim, o refrescamento é realizado utilizando um ciclo de relógio para ler todas as células do grupo e o próximo ciclo para reescrever cada uma. Ex: A DDR3 está organizada em 4 Bancos. Para aceder a um banco envia-se um Pre, que basicamente activa o banco, passando as rows para um buffer permitindo a sua utilização. DRAM Em buffers, as rows são organizadas e manipuladas em colunas de 4, 8 ou 16 bits, dependendo da capacidade da DRAM.

23 Tecnologias de memórias DRAM

24 Tecnologias de memórias DRAM A organização das DRAMs em linhas (rows) permite não só um refrescamento eficaz como também permite melhorar a performance. Ao manter em buffer linhas frequentemente utilizadas, a leitura das mesmas torna-se muito rápida. Mais rápida não só pela disponibilidade, mas pelo facto de que os buffers comportam-se como SRAMs, mantendo cada bit acessível aleatoriamente através do seu endereço no buffer.

25 Tecnologias de memórias DRAM Tornar o chip maior também melhora a largura de banda da memória, ou seja, a capacidade de transmissão de bits. Quando a linha (row) está carregada em buffer, pode ser transmitida utilizando endereços sucessivos, correspondentes à dimensão da DRAM (4, 8 ou 16bits DDR3), ou através de um endereço e de um dimensão.

26 Tecnologias de memórias DRAM Para melhorar a interface com o processador as DRAM passaram a utilizar relógios sincronizados com o relógio do sistema, passando a chamarem-se Synchronous DRAM ou SDRAM. Uma vez com relógio próprio já não é necessário existir sincronização direta entre o CPU e as DRAM, tendo estas capacidade para transmitir dados em sincronização com o próprio bus do sistema. A versão mais rápida das SDRAMs chama-se Double Data Rate ou DDR. Chama-se DDR pois os dados são transmitidos tanto na subida como na descida do ciclo de relógio, dobrando as transmissões por ciclo.

27 Tecnologias de memórias DRAM Como exemplo, considere-se a versão DDR DDR significa que estas memórias têm a capacidade de realizar 3200 milhões de transferências por segundo, ou seja, que possuem um relógio de 1600Mhz. Apesar dos sistemas ubíquos e embebidos utilizarem módulos de DRAM embebidos e separados entre si, é normal a DRAM ser vendida em módulos próprios chamados Dual Inline Memory Modules DIMMs. As DIMMs são normalmente constituídas por 4 a 16 DRAMs, com uma largura de, por exemplo, 8 bytes.

28 Tecnologias de memórias DRAM As DIMMs são normalmente constituídas por 4 a 16 DRAMs, com uma largura de, por exemplo, 8 bytes (64bits). Considerando as DDR4-3200, podemos calcular que conseguimos transmitir: 8 x 3200 = 25,600 MB por segundo A estas memórias chamar-se-iam PC25600

29 Tecnologias de memórias DRAM

30 Tecnologias de memórias Memória Flash A memória flash é um tipo de EEPROM - Electrically Erasable Programmable Read-only Memory. Ao contrário das DRAM, mas como muitas outras EEPROM, as escritas podem desgastar os blocos da própria memória. Para controlar este problema muitos sistemas flash possuem um controlador que altera o mapeamento dos blocos, trocando os distribuindo a escrita por blocos menos utilizados. A essa técnica chama-se nivelamento do desgaste. O nivelamento do desgaste obviamente que afecta a performance da memória. No entanto, sem o mesmo a integridade dos dados fica afectada seriamente. O nivelamento permite ainda evitar blocos danificados no fabrico. Os dispositivos pessoais raramente chegam ao ponto de desgaste total do cartão e, como tal, não se torna um problema real.

31 Tecnologias de memórias Disco Magnético Um disco magnético é constituído por um conjunto de pratos que rodam a uma rotação que varia por norma entre as 5000 e as rotações por minuto. Os pratos metálicos estão cobertos de ambos os lados com material magnético, semelhante às fitas das cassetes. Para ler e escrever existe um braço oscilante com uma bobine electromagnetica com uma cabeça de leitura/escrita na ponta, para cada prato. Todo o disco é confinado num espaço bastante limitado, protegendo os pratos do exterior e mantendo a integridade de todos os elementos, inclusive dos dados.

32 Tecnologias de memórias Disco Magnético Cada superfície de um disco está dividida em círculos concêntricos, chamados track. Tipicamente existem dezenas de milhares de tracks por superfície. Cada track por sua vez está dividida em sectores, que contêm a informação. Tipicamente existem milhares de sectores por track. Os sectores têm tipicamente de 512 a 4096 bytes. A sequência de gravação incluí: Nº Sector -> -> Informação + Recuperação Erro -> Nº Sector->.

33 Tecnologias de memórias Disco Magnético As cabeças estão todas ligadas ao mesmo braço e oscilam todas em simultâneo. Isto faz com que todas estejam sobre o mesmo sector, do respectivo prato, a cada instante. Ao conjunto de tracks que estão sob as cabeças num determinado instante, denomina-se cilindro.

34 Tecnologias de memórias Disco Magnético Para aceder aos dados o sistema operativo efectua três processos: 1. Posiciona a cabeça na track desejada. O processo de procura da track pretendida denominase seek e o tempo de procura seek time. Os fabricantes de discos normalmente fornecem o seek time máximo, mínimo e médio. 2. Uma vez na track certa, temos de esperar pela rotação para alcançar o sector pretendido. A este tempo de espera chama-se latência de rotação. Estima-se que o atraso seja em média metade da rotação.

35 Tecnologias de memórias Disco Magnético 3. O terceiro e último ponto refere-se à transferência dos dados. Ao tempo requerido para transferir um bloco de bits de um sector chama-se tempo de transferência. O tempo de transferência depende da dimensão do sector, da velocidade de rotação e da densidade da track. As taxas de transferências normais variam entre 100MB/s a 200MB/s. No entanto, a maioria dos discos utiliza cache para os sectores já visitados e as taxas de transferência da cache chegam aos 6 Gbps ( = Tx Interface SATA). Para optimizar as taxas de transferência utilizam-se métodos de obtenção de dados sequenciais, assumindo a organização sectores->track-cilindro. Deste modo o acesso deixa de ser aleatório e o seek time é reduzido.

36 Índice Memórias Grandes e rápidas Introdução Tecnologias de memórias O básico de caches

37 O básico de caches No nosso exemplo da biblioteca, a nossa secretária acaba por ser a cache do sistema. A cache é assim, resumidamente, um lugar seguro para guardarmos dados de que ainda vamos precisar. O nome cache surgiu a primeira vez para classificar a memória extra que era colocada entre a memória RAM e a memória do processador (registos).

38 O básico de caches Como sabemos se determinada word existe na cache? Se existir, como encontra-la? Se cada word poder ir para um local de memória especifico, o método mais fácil será calcular a localização na cache com base no endereço que a word tem em memória e aplicar assim o método de mapeamento directo. Com mapeamento directo o mapeamento cada localização de memória é mapeada directamente para uma localização da cache, seguindo normalmente o formato:

39 O básico de caches Considerando por exemplo que a dimensão da cache é uma potencia de 2, pode-se mapear com base nos bits menos significativos dos elementos de memória. Considerando uma cache com espaço para 8 elementos = 2 3, considera-se os 3 bits menos significativos.

40 O básico de caches No entanto, uma vez que cada entrada na cache pode conter dados de diferentes localizações de memória, como sabemos qual contem? Para responder a esta pergunta utiliza-se o que se chama de tag. A tag é composta pelos números mais significativos que compõe o endereço de memória, excepto os bits menos significativos que constituem o endereço do bloco da cache. Esta tag é ela própria guardada na cache. Torna-se ainda necessário identificar os blocos válidos na cache. Quando se inicia o sistema, nenhum bloco da cache tem informação válida e como tal devem ser ignoradas. Mesmo durante a execução, vários blocos podem-se manter vazios e como tal a tag dos mesmos deve ser ignorada. Para isso utiliza-se um bit de validade, que só está activo caso existe informação válida.

41 O básico de caches Aceder à cache Considerando uma sequência de 9 acesso de memória e uma cache de 8 blocos:

42 Dúvidas e Questões Maio 2014

Memória cache. Prof. Francisco Adelton

Memória cache. Prof. Francisco Adelton Memória cache Prof. Francisco Adelton Memória Cache Seu uso visa obter uma velocidade de acesso à memória próxima da velocidade das memórias mais rápidas e, ao mesmo tempo, disponibilizar no sistema uma

Leia mais

R S Q 0 0 1 0 1 0 1 0 0 1 1 0 Tabela 17 - Tabela verdade NOR

R S Q 0 0 1 0 1 0 1 0 0 1 1 0 Tabela 17 - Tabela verdade NOR 19 Aula 4 Flip-Flop Flip-flops são circuitos que possuem a característica de manter os bits de saída independente de energia, podem ser considerados os princípios das memórias. Um dos circuitos sequenciais

Leia mais

Memórias Prof. Galvez Gonçalves

Memórias Prof. Galvez Gonçalves Arquitetura e Organização de Computadores 1 s Prof. Galvez Gonçalves Objetivo: Compreender os tipos de memória e como elas são acionadas nos sistemas computacionais modernos. INTRODUÇÃO Nas aulas anteriores

Leia mais

Informática Aplicada à Química. Hardware - armazenamento

Informática Aplicada à Química. Hardware - armazenamento Informática Aplicada à Química Hardware - armazenamento Armazenamento de Dados e a CPU Dois tipos de armazenamento: Armazenamento primário (memória): Armazena dados temporariamente. A CPU referencia-o

Leia mais

CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO INFORMÁTICA BÁSICA AULA 03. Docente: Éberton da Silva Marinho e-mail: ebertonsm@gmail.com 25/06/2014

CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO INFORMÁTICA BÁSICA AULA 03. Docente: Éberton da Silva Marinho e-mail: ebertonsm@gmail.com 25/06/2014 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE INFORMÁTICA BÁSICA AULA 03 Docente: Éberton da Silva Marinho e-mail: ebertonsm@gmail.com 25/06/2014 Unidades de armazenamento

Leia mais

Programação de Sistemas

Programação de Sistemas Programação de Sistemas Introdução à gestão de memória Programação de Sistemas Gestão de memória : 1/16 Introdução (1) A memória central de um computador é escassa. [1981] IBM PC lançado com 64KB na motherboard,

Leia mais

Capítulo 4 Livro do Mário Monteiro Introdução Hierarquia de memória Memória Principal. Memória principal

Capítulo 4 Livro do Mário Monteiro Introdução Hierarquia de memória Memória Principal. Memória principal Capítulo 4 Livro do Mário Monteiro Introdução Hierarquia de memória Memória Principal Organização Operações de leitura e escrita Capacidade http://www.ic.uff.br/~debora/fac! 1 2 Componente de um sistema

Leia mais

Introdução a Informática. Prof.: Roberto Franciscatto

Introdução a Informática. Prof.: Roberto Franciscatto Introdução a Informática Prof.: Roberto Franciscatto 2.1 CONCEITO DE BIT O computador só pode identificar a informação através de sua elementar e restrita capacidade de distinguir entre dois estados: 0

Leia mais

ROM e RAM. Memórias 23/11/2015

ROM e RAM. Memórias 23/11/2015 ROM e RAM Memórias Prof. Fabrício Alessi Steinmacher. Para que o processador possa executar suas tarefas, ele busca na memória todas as informações necessárias ao processamento. Nos computadores as memórias

Leia mais

ARQUITETURA DE COMPUTADORES - 1866

ARQUITETURA DE COMPUTADORES - 1866 6.7 Operações com as Memórias: Já sabemos, conforme anteriormente citado, que é possível realizar duas operações em uma memória: Escrita (write) armazenar informações na memória; Leitura (read) recuperar

Leia mais

MEMÓRIA. A memória do computador pode ser dividida em duas categorias:

MEMÓRIA. A memória do computador pode ser dividida em duas categorias: Aula 11 Arquitetura de Computadores - 20/10/2008 Universidade do Contestado UnC/Mafra Sistemas de Informação Prof. Carlos Guerber MEMÓRIA Memória é um termo genérico usado para designar as partes do computador

Leia mais

AULA 1. Informática Básica. Gustavo Leitão. gustavo.leitao@ifrn.edu.br. Disciplina: Professor: Email:

AULA 1. Informática Básica. Gustavo Leitão. gustavo.leitao@ifrn.edu.br. Disciplina: Professor: Email: AULA 1 Disciplina: Informática Básica Professor: Gustavo Leitão Email: gustavo.leitao@ifrn.edu.br Estudo de caso Empresa do ramo de seguros Presidência RH Financeiro Vendas e Marketing TI CRM Riscos Introdução

Leia mais

SISTEMAS DIGITAIS. Memórias. Prof. Guilherme Arroz Prof. Carlos Sêrro Alterado para lógica positiva por Guilherme Arroz.

SISTEMAS DIGITAIS. Memórias. Prof. Guilherme Arroz Prof. Carlos Sêrro Alterado para lógica positiva por Guilherme Arroz. SISTEMAS DIGITAIS Memórias Alterado para lógica positiva por Guilherme Arroz Sistemas Digitais 1 Tipos de memórias Existem vários tipos de memórias em sistemas digitais As memórias internas dos dispositivos,

Leia mais

Periféricos e Interfaces Ano lectivo 2003/2004 Docente: Ana Paula Costa. Aula Teórica 11

Periféricos e Interfaces Ano lectivo 2003/2004 Docente: Ana Paula Costa. Aula Teórica 11 Sumário: O disco rígido e a disquete estrutura física. Como os dados são armazenados fisicamente. Como o MS-DOS organiza o disco. O registo de boot. Aula Teórica 11 Leitura Recomendada: Capítulos 28 e

Leia mais

Sistemas de armazenamento

Sistemas de armazenamento Sistemas de armazenamento João Canas Ferreira Dezembro de 2004 Contém figuras de Computer Architecture: A Quantitative Approach, J. Hennessey & D. Patterson, 3 a. ed., MKP c JCF, 2004 AAC (FEUP/LEIC) Sistemas

Leia mais

Introdução a Organização de Computadores Aula 4

Introdução a Organização de Computadores Aula 4 1 Subsistemas de Memória 4.1 Introdução A memória é o componente de um sistema de computação cuja função é armazenar as informações que são (ou serão) manipuladas por esse sistema, para que as informações

Leia mais

O hardware é a parte física do computador, como o processador, memória, placamãe, entre outras. Figura 2.1 Sistema Computacional Hardware

O hardware é a parte física do computador, como o processador, memória, placamãe, entre outras. Figura 2.1 Sistema Computacional Hardware 1 2 Revisão de Hardware 2.1 Hardware O hardware é a parte física do computador, como o processador, memória, placamãe, entre outras. Figura 2.1 Sistema Computacional Hardware 2.1.1 Processador O Processador

Leia mais

O quê um Processador e qual a sua função?

O quê um Processador e qual a sua função? O quê um Processador e qual a sua função? O processador é um chip de silício responsável pela execução das tarefas atribuídas ao computador. Os processadores (ou CPUs, de Central Processing Unit) são responsáveis

Leia mais

Introdução. à Estrutura e Funcionamento de um Sistema Informático

Introdução. à Estrutura e Funcionamento de um Sistema Informático Introdução à Estrutura e Funcionamento de um Sistema Informático Estrutura básica de um sistema informático Componentes de um sistema informático O interior de um PC A placa principal ou motherboard O

Leia mais

Arquitectura dos processadores

Arquitectura dos processadores Arquitectura dos processadores Outra arquitectura foi desenvolvida pela Motorola para os Apple Macintosh.(incompativel com o PC - IBM). Passaram a existir duas arquitecturas de processadores: CISC (Complex

Leia mais

Arquitetura de Computadores Circuitos Combinacionais, Circuitos Sequênciais e Organização de Memória

Arquitetura de Computadores Circuitos Combinacionais, Circuitos Sequênciais e Organização de Memória Introdução Arquitetura de Computadores Circuitos Combinacionais, Circuitos Sequênciais e O Nível de lógica digital é o nível mais baixo da Arquitetura. Responsável pela interpretação de instruções do nível

Leia mais

ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES MÓDULO 10

ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES MÓDULO 10 ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES MÓDULO 10 Índice 1. A Organização do Computador - Continuação...3 1.1. Memória Primária - II... 3 1.1.1. Memória cache... 3 1.2. Memória Secundária... 3 1.2.1. Hierarquias de

Leia mais

Prof. Daniel Gondim danielgondimm@gmail.com. Informática

Prof. Daniel Gondim danielgondimm@gmail.com. Informática Prof. Daniel Gondim danielgondimm@gmail.com Informática Componentes de um SC Hardware X Software Memória do Computador Hardware X Software Toda interação dos usuários de computadores modernos é realizada

Leia mais

Tecnologias de Construção de Memórias e Memórias RAM, entrelaçada e Virtual

Tecnologias de Construção de Memórias e Memórias RAM, entrelaçada e Virtual Tecnologias de Construção de Memórias e Memórias RAM, entrelaçada e Virtual Arquiteturas para Alto Desmpenho Prof. pauloac@ita.br Sala 110 Prédio da Computação www.comp.ita.br/~pauloac Tempos de Acesso

Leia mais

Sistemas Operativos. Sumário. Estruturas de sistemas de computação. ! Operação de um sistema de computação. ! Estruturas de E/S

Sistemas Operativos. Sumário. Estruturas de sistemas de computação. ! Operação de um sistema de computação. ! Estruturas de E/S Estruturas de sistemas de computação Sumário! Operação de um sistema de computação! Estruturas de E/S! Estruturas de armazenamento! Hierarquia de armazenamento 2 1 Arquitectura de um sistema de computação

Leia mais

Organização e Arquitetura de Computadores

Organização e Arquitetura de Computadores Organização e Arquitetura de Computadores Memória Cache: Mapeamento Direto Alexandre Amory Edson Moreno Na Aula Anterior Vimos que existem memórias De rápido acesso mas pouca capacidade de armazenamento.

Leia mais

Armazenamento Secundário. SCE-183 Algoritmos e Estruturas de Dados II

Armazenamento Secundário. SCE-183 Algoritmos e Estruturas de Dados II Armazenamento Secundário SCE-183 Algoritmos e Estruturas de Dados II 1 Armazenamento secundário Primeiro tipo de armazenamento secundário: papel! Cartões perfurados HDs, CD-ROM, floppy disks, memórias

Leia mais

Disciplina: Introdução à Engenharia da Computação

Disciplina: Introdução à Engenharia da Computação Colegiado de Engenharia de Computação Disciplina: Introdução à Engenharia da Computação Aulas 10 (semestre 2011.2) Prof. Rosalvo Ferreira de Oliveira Neto, M.Sc. rosalvo.oliveira@univasf.edu.br 2 Hardware

Leia mais

Setores Trilhas. Espaço entre setores Espaço entre trilhas

Setores Trilhas. Espaço entre setores Espaço entre trilhas Memória Externa Disco Magnético O disco magnético é constituído de um prato circular de metal ou plástico, coberto com um material que poder magnetizado. Os dados são gravados e posteriormente lidos do

Leia mais

armazenamento (escrita ou gravação (write)) recuperação (leitura (read))

armazenamento (escrita ou gravação (write)) recuperação (leitura (read)) Memória Em um sistema de computação temos a UCP se comunicando com a memória e os dispositivos de E/S. Podemos fazer um paralelo do acesso à memória com um carteiro entregando cartas ou um acesso à biblioteca.

Leia mais

MEMÓRIA M.1 - HIERARQUIA DE MEMÓRIAS NUM COMPUTADOR DIGITAL

MEMÓRIA M.1 - HIERARQUIA DE MEMÓRIAS NUM COMPUTADOR DIGITAL MEMÓRIA M.1 - HIERARQUIA DE MEMÓRIAS NUM COMPUTADOR DIGITAL Quando se caminha no sentido da memória secundária encontramos memórias com maior capacidade, maior tempo de acesso e mais baixo custo/bit. Fig

Leia mais

Diminui o gargalo existente entre processador e memória principal; 5 a 10 vezes mais rápidas que a memória principal; Ligada diretamente à MP;

Diminui o gargalo existente entre processador e memória principal; 5 a 10 vezes mais rápidas que a memória principal; Ligada diretamente à MP; Diminui o gargalo existente entre processador e memória principal; Diferença de velocidade 5 a 10 vezes mais rápidas que a memória principal; Ligada diretamente à MP; Tecnologia semelhante à da CPU e,

Leia mais

Capítulo 4. MARIE (Machine Architecture Really Intuitive and Easy)

Capítulo 4. MARIE (Machine Architecture Really Intuitive and Easy) Capítulo 4 João Lourenço Joao.Lourenco@di.fct.unl.pt Faculdade de Ciências e Tecnologia Universidade Nova de Lisboa 2007-2008 MARIE (Machine Architecture Really Intuitive and Easy) Adaptado dos transparentes

Leia mais

for Information Interchange.

for Information Interchange. 6 Memória: 6.1 Representação de Memória: Toda a informação com a qual um sistema computacional trabalha está, em algum nível, armazenada em um sistema de memória, guardando os dados em caráter temporário

Leia mais

Arquitetura de Von Neumann e os Computadores Modernos

Arquitetura de Von Neumann e os Computadores Modernos Arquitetura de Von Neumann e os Computadores Modernos Arquitetura de Computadores e Software Básico Aula 5 Flávia Maristela (flaviamsn@ifba.edu.br) Arquitetura de Von Neumann e as máquinas modernas Onde

Leia mais

Memória RAM. A memória RAM evolui constantemente. Qual a diferença entre elas? No clock (velocidade de comunicação com o processador)

Memória RAM. A memória RAM evolui constantemente. Qual a diferença entre elas? No clock (velocidade de comunicação com o processador) Memória RAM Introdução As memórias são as responsáveis pelo armazenamento de dados e instruções em forma de sinais digitais em computadores. Para que o processador possa executar suas tarefas, ele busca

Leia mais

CAPÍTULO 2 CARACTERÍSTICAS DE E/S E PORTA PARALELA

CAPÍTULO 2 CARACTERÍSTICAS DE E/S E PORTA PARALELA 8 CAPÍTULO 2 CARACTERÍSTICAS DE E/S E PORTA PARALELA A porta paralela, também conhecida por printer port ou Centronics e a porta serial (RS-232) são interfaces bastante comuns que, apesar de estarem praticamente

Leia mais

Estruturas do Sistema de Computação

Estruturas do Sistema de Computação Estruturas do Sistema de Computação Prof. Dr. José Luís Zem Prof. Dr. Renato Kraide Soffner Prof. Ms. Rossano Pablo Pinto Faculdade de Tecnologia de Americana Centro Paula Souza Estruturas do Sistema de

Leia mais

MEMÓRIA. 0 e 1 únicos elementos do sistema de numeração de base 2

MEMÓRIA. 0 e 1 únicos elementos do sistema de numeração de base 2 MEMÓRIA CONCEITO Bit- 0 1 Essência de um sistema chamado BIESTÁVEL Ex: Lâmpada 0 apagada 1 acesa 0 e 1 únicos elementos do sistema de numeração de base 2 A que se destina a memória: Armazenamento das instruções

Leia mais

Infraestrutura de Hardware. Memória Virtual

Infraestrutura de Hardware. Memória Virtual Infraestrutura de Hardware Memória Virtual Perguntas que Devem ser Respondidas ao Final do Curso Como um programa escrito em uma linguagem de alto nível é entendido e executado pelo HW? Qual é a interface

Leia mais

O processador é composto por: Unidade de controlo - Interpreta as instruções armazenadas; - Dá comandos a todos os elementos do sistema.

O processador é composto por: Unidade de controlo - Interpreta as instruções armazenadas; - Dá comandos a todos os elementos do sistema. O processador é composto por: Unidade de controlo - Interpreta as instruções armazenadas; - Dá comandos a todos os elementos do sistema. Unidade aritmética e lógica - Executa operações aritméticas (cálculos);

Leia mais

CPU - Significado CPU. Central Processing Unit. Unidade Central de Processamento

CPU - Significado CPU. Central Processing Unit. Unidade Central de Processamento CPU - Significado CPU Central Processing Unit Unidade Central de Processamento CPU - Função Na CPU são executadas as instruções Instrução: comando que define integralmente uma operação a ser executada

Leia mais

Memória Cache. Prof. Leonardo Barreto Campos 1

Memória Cache. Prof. Leonardo Barreto Campos 1 Memória Cache Prof. Leonardo Barreto Campos 1 Sumário Introdução; Projeto de Memórias Cache; Tamanho; Função de Mapeamento; Política de Escrita; Tamanho da Linha; Número de Memórias Cache; Bibliografia.

Leia mais

BARRAMENTO DO SISTEMA

BARRAMENTO DO SISTEMA BARRAMENTO DO SISTEMA Memória Principal Processador Barramento local Memória cachê/ ponte Barramento de sistema SCSI FireWire Dispositivo gráfico Controlador de vídeo Rede Local Barramento de alta velocidade

Leia mais

Escola Secundária de Emídio Navarro

Escola Secundária de Emídio Navarro Escola Secundária de Emídio Navarro Curso Secundário de Carácter Geral (Agrupamento 4) Introdução às Tecnologias de Informação Ficha de trabalho N.º 1 1. Refere algumas das principais áreas das Tecnologias

Leia mais

Microprocessadores. Prof. Leonardo Barreto Campos 1

Microprocessadores. Prof. Leonardo Barreto Campos 1 Microprocessadores Prof. Leonardo Barreto Campos 1 Sumário Introdução; Arquitetura de Microprocessadores; Unidade de Controle UC; Unidade Lógica Aritméticas ULA; Arquitetura de von Neumann; Execução de

Leia mais

Figura 1 - Memória 1. OBJETIVO. Conhecer os principais tipos de memórias entendendo suas funcionalidades e características.

Figura 1 - Memória 1. OBJETIVO. Conhecer os principais tipos de memórias entendendo suas funcionalidades e características. MEMÓRIA Memória Principal BIOS Cache BIOS ROOM Cache Externo HD DVD DRIVE DE DISQUETE DE 3 1/2 1/2 DISQUETE DE 3 DISQUETE DE 5 1/4 Figura 1 - Memória MP 1. OBJETIVO Conhecer os principais tipos de memórias

Leia mais

ARQUITETURA DE COMPUTADORES Prof. João Inácio

ARQUITETURA DE COMPUTADORES Prof. João Inácio ARQUITETURA DE COMPUTADORES Prof. João Inácio Memórias Memória: é o componente de um sistema de computação cuja função é armazenar informações que são, foram ou serão manipuladas pelo sistema. Em outras

Leia mais

ARQUITETURA DE COMPUTADORES

ARQUITETURA DE COMPUTADORES ARQUITETURA DE COMPUTADORES Aula 04: Subsistemas de Memória SUBSISTEMAS DE MEMÓRIA Tipos de memória: de semicondutores (ROM, PROM, EPROM, EEPROM, Flash, RAM); magnéticas (discos e fitas) e... óticas( CD

Leia mais

Armazenar dados e programas que serão utilizados pelo processador (CPU Unidade Central de Processamento)

Armazenar dados e programas que serão utilizados pelo processador (CPU Unidade Central de Processamento) Armazenar dados e programas que serão utilizados pelo processador (CPU Unidade Central de Processamento) Tempo de acesso: maior que o tempo de acesso da cache, 50 a 70 ns; Capacidade: bem maior que a cache;

Leia mais

Memória ROM. Organização Funcional de um. Computador. ROM (Read-Only Memory) Memória Somente Leitura.

Memória ROM. Organização Funcional de um. Computador. ROM (Read-Only Memory) Memória Somente Leitura. Prof. Luiz Antonio do Nascimento Faculdade Nossa Cidade Organização Funcional de um Computador Unidade que realiza as operações lógicas e aritméticas Comanda as outras operações Sistema Central CPU ULA

Leia mais

MEMÓRIAS. Sistemas Digitais II Prof. Marcelo Wendling Set/10

MEMÓRIAS. Sistemas Digitais II Prof. Marcelo Wendling Set/10 MEMÓRIAS Sistemas Digitais II Prof. Marcelo Wendling Set/10 1 Definição São blocos que armazenam informações codificadas digitalmente números, letras, caracteres quaisquer, comandos de operações, endereços

Leia mais

Portas lógicas e circuitos digitais. Sistemas da Computação Prof. Rossano Pablo Pinto, Msc. rossano at gmail com 2 semestre 2007

Portas lógicas e circuitos digitais. Sistemas da Computação Prof. Rossano Pablo Pinto, Msc. rossano at gmail com 2 semestre 2007 Portas lógicas e circuitos digitais Sistemas da Computação Prof. Rossano Pablo Pinto, Msc. rossano at gmail com 2 semestre 2007 Tópicos Portas Circuito somador Circuito subtrator flip-flops (registradores)

Leia mais

Sistemas Operacionais Gerência de Dispositivos

Sistemas Operacionais Gerência de Dispositivos Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul UEMS Curso de Licenciatura em Computação Sistemas Operacionais Gerência de Dispositivos Prof. José Gonçalves Dias Neto profneto_ti@hotmail.com Introdução A gerência

Leia mais

Memórias. O que são Memórias de Semicondutores? São componentes capazes de armazenar informações Binárias (0s e 1s)

Memórias. O que são Memórias de Semicondutores? São componentes capazes de armazenar informações Binárias (0s e 1s) Memórias O que são Memórias de Semicondutores? São componentes capazes de armazenar informações Binárias (0s e 1s) Essas informações são guardadas eletricamente em células individuais. Chamamos cada elemento

Leia mais

Organização de Computadores 1

Organização de Computadores 1 Organização de Computadores 1 SISTEMA DE INTERCONEXÃO (BARRAMENTOS) Prof. Luiz Gustavo A. Martins Arquitetura de von Newmann Componentes estruturais: Memória Principal Unidade de Processamento Central

Leia mais

O Hardware Dentro da Unidade do Sistema

O Hardware Dentro da Unidade do Sistema Memória RAM Random Access Memory Memória de Acesso Aleatório Armazena: programas em execução dados dos programas em execução alguns programas do sistema operacional O objetivo é tornar mais rápido o acesso

Leia mais

INSTITUTO DE EMPREGO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL, I.P.

INSTITUTO DE EMPREGO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL, I.P. INSTITUTO DE EMPREGO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL, I.P. Centro de Emprego e Formação Profissional da Guarda Curso: Técnico de Informática Sistemas (EFA-S4A)-NS Trabalho Realizado Por: Igor_Saraiva nº 7 Com

Leia mais

Técnicas de Manutenção de Computadores

Técnicas de Manutenção de Computadores Técnicas de Manutenção de Computadores Professor: Luiz Claudio Ferreira de Souza Processadores É indispensável em qualquer computador, tem a função de gerenciamento, controlando todas as informações de

Leia mais

SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL

SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL Entendendo o Computador Componentes do Computador COMPONENTES DO COMPUTADOR Tabela ASCII A sigla ASCII deriva de American Standard Code for Information Interchange, ou seja, Código no Padrão Americano

Leia mais

Escola. Europeia de. Ensino. Profissional ARQUITETURA DE COMPUTADORES

Escola. Europeia de. Ensino. Profissional ARQUITETURA DE COMPUTADORES Escola Europeia de t Ensino Profissional ARQUITETURA DE COMPUTADORES TRABALHO REALIZADO: ANDRÉ RIOS DA CRUZ ANO LETIVO: 2012/ 2013 TÉCNICO DE GESTÃO DE EQUIPAMENTOS INFORMÁTICOS 2012 / 2013 3902 Escola

Leia mais

481040 - Programador/a de Informática

481040 - Programador/a de Informática 481040 - Programador/a de Informática UFCD - 0770 Dispositivos e periféricos Sessão 4 SUMÁRIO Disco Rígido; Sistema de ficheiros Uma unidade de disco rígido é composta por um conjunto de discos sobrepostos,

Leia mais

Sistemas Operacionais. Prof. M.Sc. Sérgio Teixeira. Aula 03 Conceitos de Hardware e Software parte 01. Cursos de Computação

Sistemas Operacionais. Prof. M.Sc. Sérgio Teixeira. Aula 03 Conceitos de Hardware e Software parte 01. Cursos de Computação Cursos de Computação Sistemas Operacionais Prof. M.Sc. Sérgio Teixeira Aula 03 Conceitos de Hardware e Software parte 01 Referência: MACHADO, F.B. ; MAIA, L.P. Arquitetura de Sistemas Operacionais. 4.ed.

Leia mais

Processadores. Guilherme Pontes

Processadores. Guilherme Pontes Processadores Guilherme Pontes Já sabemos o básico! Como já sabemos, o processador exerce uma das mais importantes funções do computador. Vamos agora nos aprofundar em especificações mais técnicas sobre

Leia mais

Prof. Sandrina Correia

Prof. Sandrina Correia Tecnologias de I informação de C omunicação 9º ANO Prof. Sandrina Correia TIC Prof. Sandrina Correia 1 Objectivos Definir os conceitos de Hardware e Software Identificar os elementos que compõem um computador

Leia mais

ICORLI. INSTALAÇÃO, CONFIGURAÇÃO e OPERAÇÃO EM REDES LOCAIS e INTERNET

ICORLI. INSTALAÇÃO, CONFIGURAÇÃO e OPERAÇÃO EM REDES LOCAIS e INTERNET INSTALAÇÃO, CONFIGURAÇÃO e OPERAÇÃO EM REDES LOCAIS e INTERNET 2010/2011 1 Protocolo TCP/IP É um padrão de comunicação entre diferentes computadores e diferentes sistemas operativos. Cada computador deve

Leia mais

Curso de Instalação e Gestão de Redes Informáticas

Curso de Instalação e Gestão de Redes Informáticas ESCOLA PROFISSIONAL VASCONCELLOS LEBRE Curso de Instalação e Gestão de Redes Informáticas SISTEMAS DE ARQUIVOS FAT E FAT32 José Vitor Nogueira Santos FT2-0749 Mealhada, 2009 Introdução Muitos usuários

Leia mais

Arquitetura e organização de computadores

Arquitetura e organização de computadores Arquitetura e organização de computadores 3º. Sem. Sistemas de informação Prof. Emiliano S. Monteiro Barramentos BUS Modelo de barramento CPU(ALU, UC, Registradores) Memória Entrada e saída (I/O) Barramento

Leia mais

Circuitos de Memória: Tipos e Funcionamento. Fabrício Noveletto

Circuitos de Memória: Tipos e Funcionamento. Fabrício Noveletto Circuitos de Memória: Tipos e Funcionamento Fabrício Noveletto Memória de semicondutores São dispositivos capazes de armazenar informações digitais. A menor unidade de informação que pode ser armazenada

Leia mais

Sistema de Arquivos. Ambientes Operacionais. Prof. Simão Sirineo Toscani stoscani@inf.pucrs.br www.inf.pucrs.br/~stoscani

Sistema de Arquivos. Ambientes Operacionais. Prof. Simão Sirineo Toscani stoscani@inf.pucrs.br www.inf.pucrs.br/~stoscani Sistema de Arquivos Ambientes Operacionais Prof. Simão Sirineo Toscani stoscani@inf.pucrs.br www.inf.pucrs.br/~stoscani Gerência de Arquivos É um dos serviços mais visíveis do SO. Arquivos são normalmente

Leia mais

Disciplina: Introdução à Informática Profª Érica Barcelos

Disciplina: Introdução à Informática Profª Érica Barcelos Disciplina: Introdução à Informática Profª Érica Barcelos CAPÍTULO 4 1. ARQUITETURA DO COMPUTADOR- HARDWARE Todos os componentes físicos constituídos de circuitos eletrônicos interligados são chamados

Leia mais

Fundamentos em Informática

Fundamentos em Informática Fundamentos em Informática 04 Organização de Computadores nov/2011 Componentes básicos de um computador Memória Processador Periféricos Barramento Processador (ou microprocessador) responsável pelo tratamento

Leia mais

Introdução aos Computadores

Introdução aos Computadores Os Computadores revolucionaram as formas de processamento de Informação pela sua capacidade de tratar grandes quantidades de dados em curto espaço de tempo. Nos anos 60-80 os computadores eram máquinas

Leia mais

3. Arquitetura Básica do Computador

3. Arquitetura Básica do Computador 3. Arquitetura Básica do Computador 3.1. Modelo de Von Neumann Dar-me-eis um grão de trigo pela primeira casa do tabuleiro; dois pela segunda, quatro pela terceira, oito pela quarta, e assim dobrando sucessivamente,

Leia mais

CPU Unidade Central de Processamento. História e progresso

CPU Unidade Central de Processamento. História e progresso CPU Unidade Central de Processamento História e progresso O microprocessador, ou CPU, como é mais conhecido, é o cérebro do computador e é ele que executa todos os cálculos e processamentos necessários,

Leia mais

Capítulo 2 (Livro Texto*) - Notas de Aula - Parte II

Capítulo 2 (Livro Texto*) - Notas de Aula - Parte II Capítulo 2 (Livro Texto*) - Notas de Aula - Parte II 1. Organização de um Computador : Computador: formado por 3 módulos distintos: UCP (UAL e UC) Memória (memória principal ou memória RAM)

Leia mais

SISTEMAS INFORMÁTICOS

SISTEMAS INFORMÁTICOS SISTEMAS INFORMÁTICOS Nesta apresentação, aprenderá a distinguir Hardware de software, identificar os principais componentes físicos de um computador e as suas funções. Hardware e Software Estrutura de

Leia mais

Introdução a Informática. Prof.: Roberto Franciscatto

Introdução a Informática. Prof.: Roberto Franciscatto Introdução a Informática Prof.: Roberto Franciscatto 3.1 EXECUÇÃO DAS INSTRUÇÕES A UCP tem duas seções: Unidade de Controle Unidade Lógica e Aritmética Um programa se caracteriza por: uma série de instruções

Leia mais

Processadores clock, bits, memória cachê e múltiplos núcleos

Processadores clock, bits, memória cachê e múltiplos núcleos Processadores clock, bits, memória cachê e múltiplos núcleos Introdução Os processadores (ou CPUs, de Central Processing Unit) são chips responsáveis pela execução de cálculos, decisões lógicas e instruções

Leia mais

Visão geral do sistema de armazenamento e hierarquia de memória

Visão geral do sistema de armazenamento e hierarquia de memória Visão geral do sistema de armazenamento e hierarquia de memória Conhecer os dispositivos de armazenamento por meio do conceito e dos tipos de memórias utilizadas no computador. Subsistemas de memória Memória

Leia mais

Sistemas Operativos I

Sistemas Operativos I Arquitectura de um Computador Maria João Viamonte / Luis Lino Ferreira Fevereiro de 2006 Sumário Arquitectura de um Computador Estrutura de I/O Estrutura de Armazenamento Hierarquia de Armazenamento Protecção

Leia mais

Arquitetura de Computadores Paralelismo, CISC X RISC, Interpretação X Tradução, Caminho de dados

Arquitetura de Computadores Paralelismo, CISC X RISC, Interpretação X Tradução, Caminho de dados Arquitetura de Computadores Paralelismo, CISC X RISC, Interpretação X Tradução, Caminho de dados Organização de um Computador Típico Memória: Armazena dados e programas. Processador (CPU - Central Processing

Leia mais

Conceitos Básicos. Conceitos Básicos Memória

Conceitos Básicos. Conceitos Básicos Memória Infra-Estrutura de Hardware Conceitos Básicos Memória Prof. Edilberto Silva www.edilms.eti.br edilms@yahoo.com Sumário Bits de Memória Ordem de Bytes Conceitos Básicos Memória Secundária Códigos de Correção

Leia mais

Aula 06. Memórias RAM

Aula 06. Memórias RAM Aula 06 Memórias RAM Memória RAM As memórias RAM são responsáveis por armazenar as informações que estão em uso no computador, fazendo com que o acesso aos dados seja mais rápido. 17/01/2013 2 Encapsulamento

Leia mais

Aula 11. 1. Memória principal e 2. Memória de armazenagem em massa.

Aula 11. 1. Memória principal e 2. Memória de armazenagem em massa. Aula 11 Memórias Semicondutoras Introdução Em termos gerais, a memória de um computador pode ser dividida em dois tipos: 1. Memória principal e 2. Memória de armazenagem em massa. A memória principal é

Leia mais

ILHA I GERENCIAMENTO DE CONTEÚDO CMS DISCIPLINA: Introdução à Computação MÓDULO II Memórias e Processamento

ILHA I GERENCIAMENTO DE CONTEÚDO CMS DISCIPLINA: Introdução à Computação MÓDULO II Memórias e Processamento MÓDULO II Memórias e Processamento Esse módulo irá relatar sobre as memórias seus tipos e a ligação com os tipos variados de processamento. Leia atentamente todo o conteúdo e participe dos fóruns de discursão,

Leia mais

A memória é um recurso fundamental e de extrema importância para a operação de qualquer Sistema Computacional; A memória trata-se de uma grande

A memória é um recurso fundamental e de extrema importância para a operação de qualquer Sistema Computacional; A memória trata-se de uma grande A memória é um recurso fundamental e de extrema importância para a operação de qualquer Sistema Computacional; A memória trata-se de uma grande região de armazenamento formada por bytes ou palavras, cada

Leia mais

Disciplina: Unidade III: Prof.: E-mail: Período:

Disciplina: Unidade III: Prof.: E-mail: Período: Encontro 08 Disciplina: Sistemas de Banco de Dados Unidade III: Modelagem Lógico de Dados Prof.: Mario Filho E-mail: pro@mariofilho.com.br Período: 5º. SIG - ADM Relembrando... Necessidade de Dados Projeto

Leia mais

Memória RAM. Administração de Sistemas Informáticos I 2005 / 2006. Grupo 1:

Memória RAM. Administração de Sistemas Informáticos I 2005 / 2006. Grupo 1: Administração de Sistemas Informáticos I 2005 / 2006 Departamento de Engenharia Informática Grupo 1: Clarisse Matos 1010463 Raquel Castro 1020013 Rui Patrão 1020043 Luís Lima 1020562 Índice Introdução...3

Leia mais

Tais operações podem utilizar um (operações unárias) ou dois (operações binárias) valores.

Tais operações podem utilizar um (operações unárias) ou dois (operações binárias) valores. Tais operações podem utilizar um (operações unárias) ou dois (operações binárias) valores. 7.3.1.2 Registradores: São pequenas unidades de memória, implementadas na CPU, com as seguintes características:

Leia mais

Introdução. Hardware (Parte II) Informações Adicionais. Universidade Federal de Campina Grande Departamento de Sistemas e Computação

Introdução. Hardware (Parte II) Informações Adicionais. Universidade Federal de Campina Grande Departamento de Sistemas e Computação Universidade Federal de Campina Grande Departamento de Sistemas e Computação Introdução à Computação Hardware (Parte II) Informações Adicionais Prof. a Joseana Macêdo Fechine Régis de Araújo joseana@computacao.ufcg.edu.br

Leia mais

Estabilizada de. PdP. Autor: Luís Fernando Patsko Nível: Intermediário Criação: 22/02/2006 Última versão: 18/12/2006

Estabilizada de. PdP. Autor: Luís Fernando Patsko Nível: Intermediário Criação: 22/02/2006 Última versão: 18/12/2006 TUTORIAL Fonte Estabilizada de 5 Volts Autor: Luís Fernando Patsko Nível: Intermediário Criação: 22/02/2006 Última versão: 18/12/2006 PdP Pesquisa e Desenvolvimento de Produtos http://www.maxwellbohr.com.br

Leia mais

Figura 1 - O computador

Figura 1 - O computador Organização e arquitectura dum computador Índice Índice... 2 1. Introdução... 3 2. Representação da informação no computador... 4 3. Funcionamento básico dum computador... 5 4. Estrutura do processador...

Leia mais

Dispositivos de Armazenamento

Dispositivos de Armazenamento Universidade Federal de Santa Maria - UFSM Departamento de Eletrônica e Computação - DELC Introdução à Informática Prof. Cesar Tadeu Pozzer Julho de 2006 Dispositivos de Armazenamento A memória do computador

Leia mais

DOCBASE. 1. Conceitos gerais. 2. Estrutura da pasta de associações. 3. A área de documentos reservados. 4. Associação de Imagens

DOCBASE. 1. Conceitos gerais. 2. Estrutura da pasta de associações. 3. A área de documentos reservados. 4. Associação de Imagens Documentação, Informática e Desenvolvimento 1 DOCBASE ASSOCIAÇÔES MULTIMÉDIA 1. Conceitos gerais 2. Estrutura da pasta de associações 3. A área de documentos reservados 4. Associação de Imagens 5. Procedimentos

Leia mais

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini E-mail: prof.andre.luis.belini@gmail.com /

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini E-mail: prof.andre.luis.belini@gmail.com / Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini E-mail: prof.andre.luis.belini@gmail.com / andre.belini@ifsp.edu.br MATÉRIA: ICO Aula N : 09 Tema: Unidade Central de

Leia mais

ARQUITETURA DE COMPUTADORES

ARQUITETURA DE COMPUTADORES 1 ARQUITETURA DE COMPUTADORES U C P Prof. Leandro Coelho Plano de Aula 2 Aula Passada Definição Evolução dos Computadores Histórico Modelo de Von-Neumann Básico CPU Mémoria E/S Barramentos Plano de Aula

Leia mais

Memória. Introdução. Unidades de medida de capacidade Tipos:

Memória. Introdução. Unidades de medida de capacidade Tipos: Memória Memória Introdução Motivação para ser um Sub-sistema Operações Representação da informação Princípios da organização da memória Hierarquia da memória Critérios de comparação entre memórias Unidades

Leia mais

bit Tecnologia ao Serviço do Mundo Rural www.ruralbit.pt

bit Tecnologia ao Serviço do Mundo Rural www.ruralbit.pt bit Tecnologia ao Serviço do Mundo Rural www.ruralbit.pt :: Ruralbit :: http://www.ruralbit.pt :: Índice :: Ruralbit :: http://www.ruralbit.pt :: Pág. 1 Introdução O Pocket Genbeef Base é uma aplicação

Leia mais

Introdução a Ciência da Computação Conceitos Básicos de Sistema PROFESSORA CINTIA CAETANO

Introdução a Ciência da Computação Conceitos Básicos de Sistema PROFESSORA CINTIA CAETANO Introdução a Ciência da Computação Conceitos Básicos de Sistema PROFESSORA CINTIA CAETANO Introdução A informática é uma área que atualmente vem evoluindo muito rapidamente. A cada dia se torna mais importante

Leia mais