Força da natureza. Sinta o poder

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Força da natureza. Sinta o poder"

Transcrição

1 Força da natureza O conceito overclock realmente entusiasma-o, mas ainda é vítima do tabu em que a punição é superior ao ganho? Nesse caso, está na altura de ultrapassar esse medo. Ok, já reflectiu o suficiente? Vamos partir para o mundo da descoberta em que a tecnologia o evolve ao seu mais alto nível, mas os perigos não deixam de estar sempre presentes. Tem de estar sempre ciente dos riscos que o Overclock envolve, pelo que antes de começar a mexer em números, e ver a velocidade de relógio do seu processador a subir, há que tomar as devidas precauções. Para começar um programa de monitorização (controlo temperaturas) não pode faltar, como irá descobrir mais adiante o aumento de velocidade representará obrigatóriamente um aumento de temperatura do seu sistema. Agora que pensa dedicar-se a esta arte, em que o limite tecnológico daquele chip que está dentro do seu computador é posto á prova, também a aquisição de um novo cooler (dissipador) deverá passar a estar no topo das suas prioridades. Sinta o poder O Overclock não faz milagres, é bom que isso esteja sempre presente no seu pensamento, para alcançar um desempenho superior é bom que não seja proprietário de uma motherboard desconhecida ou mesmo a mais barata que encontrou no supermercado. Ao adquirir um novo computador à que ter sempre em conta todos os componentes, e não apenas a quantidade Ghz, Ram, etc, pois como em tudo, quantidade não é sinónimo de qualidade. Antes de passarmos às configurações, é essencial saber ao certo qual o modelo da sua motherboard, processador, e memórias. Se não se relembra, ou nem nunca soube, faça o download deste programa gratuito denominado CPU-Z. Execute o programa e registe os dados que procurava. Já está? De seguida aceda ao site do fabricante da sua motherboard e verifique se existe algum versão mais recente da bios, faça download caso seja necessário. (para saber como instalar a nova bios, consulte o nosso tutorial A BIOS ). Está na hora da aventura, agora que o computador está actualizado, e já sabe o que tem debaixo do capot, vamos proseguir.

2 Passo a passo O primeiro passo será configurar cada parâmetro da bios, e entender a sua funcionalidade. Como cada fabricante de motherboards, e até cada modelo tem uma bios diferente, com nomes de parâmetros diferentes (embora muitas vezes com funcionalidades idênticas), sugerimos que pesquisa na internet sobre cada um destes. Neste tutorial, a título de exemplo vamos basear-nos nos parâmetros de uma P5Q3. Sistema de testes: Intel Core2Duo E8400 Motherboard Asus P5Q3 4GB DDR3 Gskill 1333mhz NQ series Cooled by Xigmatek CPU Ratio Setting [9x] Multiplicador do cpu, este valor multiplicado pelo FSB vai resultar o clock do cpu. Por exemplo (baseado na imagem): 9x400 = 3600mhz FSB Frequency Frequência do Front Side Bus, basicamente quando fazemos oc num computador é este o valor que vamos subindo progressivamente. Vai influenciar o clock do cpu (tal como demonstrado no exemplo anterior), o clock das memórias ram, e mesmo do FSB da motherboard. Valores muito altos de FSB podem causar instabilidade. PCIE Frequency Frequência do slot pci-e, que como sabem ou deveriam saber é o bus da placa gráfica. Aumentando o seu bus aumentamos a velocidade de transacção entre a motherboard e a placa gráfica, no entanto actualmente não os ganhos são mínimos. FSB Strap to North Bridge Na realidade o FSB Strap internamente mexe com muita coisa como por exemplo o NB, mas na prática o utilizador comum tira partido desta opção apenas para a utilizar como um multiplicador para as memórias.

3 DRAM Frequency Frequência das memórias ram. Se o nosso objectivo for testar até onde vai o nosso processador, então vamos colocar o menor valor possível nas memórias, para garantir que estas não atrofiam o nosso oc. Porém, para o dia a dia este parâmetro deve estar definido com o valor default das memórias em causa OU com um valor que já foi devidamente testado e queremos usá-los para o dia a dia. DRAM Timming Control Pode ser definido em Auto/Manual, mas é aconselhado que seja definido em manual, isto porque muitas vezes por alguma razão a bios não detecta o valor correcto, e por exemplo coloca a CL 9 umas memórias CL 7 (não é assim muito invulgar acontecer). CPU Voltage Voltagem do processador. Este valor não é sempre igual em todos os cpus pelo que deve verificar na embalagem do mesmo qual a voltagem recomendada pela Intel. Neste caso é um cpu de 45nm que tem como default voltage 1.25v, no entanto se conseguirmos ter o cpu a trabalhar estável com uma voltagem inferior, melhor, pois a voltagem também vai interferir na temperatura do cpu. CPU PLL Voltage Pode ser importante mexer neste parâmetro em valores elevados de fsb, não deve de forma alguma ser ultrapassado os 1.9v. Caso o chipset faça um zumbido quer dizer que ou baixa o valor do PLL voltage, ou lá se vai o chipset. FSB Termination Voltage Á semelhança do parâmetro anterior, também este tem de ser alterado em valores altos de fsb, no entanto também há que ter cuidado, porque vai aumentar não só a temperatura da motherboard como do processador DRAM Voltage Voltagem das memórias. Depende muito de Ram para Ram, qual a voltagem usada, por exemplo agora nos modelos DDR3 as voltagens são muito inferior ás usadas em DDR2, por exemplo no PrintScreen temos umas Gskill NQ series que usavam apenas 1.5v. NB Voltage Voltagem do North Bridge. Mais um parâmetro que necessita de ser alterado consoante o FSB vai sendo aumentado, voltagens muito elevadas podem queimar o North Bridge mais conhecido como chipset da motherboard.

4 SB Voltage Voltagem do South Bridge. Normalmente o valor standart é suficiente, pois este só faz a gesta das ligações pci, sata, etc. PCI-E Sata Voltage -> Voltagem do slot pci-e. Como já vimos anteriormente, também podemos fazer overclock no pci-e, como tal poderá necessitar de aumentos de voltagem. Mas neste tutorial vamos deixar o PCI-e de fora. CPU clock skew e NB clock skew Um parâmetro muitas vezes ignorado que pode vir a ser muito útil, não só para estabilizar a máquina em high fsb, como para ajustes de compatibilidade. Por exemplo nas memórias usadas no inicio deste tutorial por alguma razão não era possível nem aumentar nem diminuir a sua frequência, porque automaticamente a máquina deixava de arrancar. Mas um pequeno ajuste de Delay 500ps foi suficiente para o resolver. Só uma pequena chamada de atenção, muitas vezes não entendemos porque é que quando usamos uma aplicação como o CPU-Z diz que temos o multiplicador a um valor inferior do que tínhamos definido na bios. Pois bem é essa a função do C1E Support, pelo se quiser ter o cpu sempre na frequência definida sugerimos que mude esta opção para [Disabled]. No entanto se quer reduzir a conta da electricidade ter esta opção em [Enabled] já é uma ajuda, porque neste cpu de teste (Intel Core2Duo E8400) o multiplicador apenas varia entre 6x 9x, no entanto se estivermos a falar dos recentes Intel Core i5 o multiplicador varia entre 9x 21x, o que causa uma variação enorme no consumo do computador.

5 Prática e Testes Realizados Deixemo-nos agora de teorias, vamos apresentar alguns dos testes realizados e explicar como foram realizados. Para começar temos de nos lembrar que 3 componentes vão ser postos á prova num simples overclock, a motherboard, processador e memórias, pelo que a melhor forma de conseguir encontrar um valor estável no pc é testar o limite de cada um destes. Atenção: 1º Deve começar por pequenos incrementos ao valor standart do componente. Neste teste vamos começar logo por valores mais xtreme mas não o deverá fazer sem conhecer as limitações da sua máquina. 2º Sempre de olho nas temperaturas, porque a última coisa que queremos é queimar algum componente. Motherboard P5Q3 FSB limit: (multiplicador do cpu no valor mais baixo possível (x6), e memórias também) FSB = 460 FSB = 470 FSB = 480 FSB = 490 FSB = 500 FSB = 510 FSB = 520 PLL TV NB Possivelmente até iria mais longe, mas não achámos necessário testar pois na prática se mudarmos o cpu para x9, então já estaríamos a falar de 4680mhz, o que será muito pouco provável a AirCooling. CPU limit: (agora usando os valores anteriormente alcançados, só temos de nos preocupar com vcore do cpu) FSB *9 = 4100mhz, vcore 1.3v FSB *9 = 4200mhz, vcore 1.3v Após alguma instabilidade, encontrámos o vcore necessário para esta frequência FSB *9 = 4300mhz, vcore 1.35v FSB *9 = 4350mhz, vcore 1.35v Mais uma vez após alguma instabilidade, procurámos até encontrar o vcore necessário para esta frequência FSB *9 = 4400mhz, vcore 1.362v FSB *9 = 4450mhz, vcore 1.375v FSB *9 = 4500mhz, vcore 1.38v FSB *9 = 4550mhz, vcore x / fail

6 Como se pode verificar tivemos de aumentar o vcore progressivamente, quanto mais alto era o FSB mais difícil se tornava manter a máquina estável, até que nos 505FSB já não foi possível encontrar um vcore dentro de valores aceitáveis para AirCooling (neste caso considerado por nós 1.4v). Pequenos ajustes aqui e ali vão fazendo toda a diferença quando se trata de high fsb, por isso pela última vez vamos relembrar-lhe que overclock não é apenas chegar á bios subir o FSB frequency e o vcore do cpu quando por alguma razão chegou ao Windows e este ficou freeze ou mesmo crash. Esperemos ter contribuído em algo para a evolução dos seus conhecimentos nesta matéria, alguma dúvida que surja, poderá expo-la em:

Configurações rápidas de overclock XMP

Configurações rápidas de overclock XMP Configurações rápidas de overclock XMP O Intel XMP (perfil de memória extrema) permite que os usuários realizem overclock da memória XPG facilmente ao modificar configurações no BIOS, alcançando assim

Leia mais

O quê um Processador e qual a sua função?

O quê um Processador e qual a sua função? O quê um Processador e qual a sua função? O processador é um chip de silício responsável pela execução das tarefas atribuídas ao computador. Os processadores (ou CPUs, de Central Processing Unit) são responsáveis

Leia mais

Contil Informática. Curso Técnico em Informática Processadores Core

Contil Informática. Curso Técnico em Informática Processadores Core Contil Informática Curso Técnico em Informática Processadores Core Quais as diferenças entre os processadores Intel Core i3, i5 e i7? A tecnologia avançada na área de hardware possibilita um avanço desenfreado

Leia mais

Visão geral das placas-mãe

Visão geral das placas-mãe IDENTIFICAÇÃO DOS PRICIPAIS COMPONENTES DA PLACA-MÃE Professor Marlon Marcon Visão geral das placas-mãe Conhecida como: Motherboard Mainboard Responsável pela interconexão de todas as peças que formam

Leia mais

Processadores. Guilherme Pontes

Processadores. Guilherme Pontes Processadores Guilherme Pontes Já sabemos o básico! Como já sabemos, o processador exerce uma das mais importantes funções do computador. Vamos agora nos aprofundar em especificações mais técnicas sobre

Leia mais

O Vcore (Voltagem do processador), que nunca poderá estar definido como AUTO, mas sim com a voltagem predefenida pelo fabricante do processador.

O Vcore (Voltagem do processador), que nunca poderá estar definido como AUTO, mas sim com a voltagem predefenida pelo fabricante do processador. . Overclock Quais as vantagens? Tem como finalidade tirar o máximo partido de um componente, conseguindo alcançar níveis de performance bastante superiores aos iniciais, sem danificar o mesmo quando tomadas

Leia mais

PROCESSADORES INTEL E AMD TABELAS E PARÂMETROS DE CONFIGURAÇÃO VCORE CLOCK FSB PINAGEM - TEMPERATURA

PROCESSADORES INTEL E AMD TABELAS E PARÂMETROS DE CONFIGURAÇÃO VCORE CLOCK FSB PINAGEM - TEMPERATURA PROCESSADORES INTEL E AMD TABELAS E PARÂMETROS DE CONFIGURAÇÃO VCORE CLOCK FSB PINAGEM - TEMPERATURA Freqüência do Processador Freqüência da placa mãe (barramento) Multiplicador 486DX-2 50 MHz 25 MHz 2x

Leia mais

UPGRADES. Uma das melhores características do PC é o facto de ser uma arquitectura aberta, que permite a substituição de componentes com facilidade.

UPGRADES. Uma das melhores características do PC é o facto de ser uma arquitectura aberta, que permite a substituição de componentes com facilidade. IMEI UPGRADES Prof. Luís Moreira UPGRADES Uma das melhores características do PC é o facto de ser uma arquitectura aberta, que permite a substituição de componentes com facilidade. Do velho se faz novo.

Leia mais

MONTAGEM E MANUTENÇÃO DE COMPUTADORES AULA - 5 DESEMPENHO E UPGRADE GRUPO INSTRUTOR MAIO/JUNHO 2010

MONTAGEM E MANUTENÇÃO DE COMPUTADORES AULA - 5 DESEMPENHO E UPGRADE GRUPO INSTRUTOR MAIO/JUNHO 2010 MONTAGEM E MANUTENÇÃO DE COMPUTADORES AULA - 5 DESEMPENHO E UPGRADE GRUPO INSTRUTOR MAIO/JUNHO 2010 PRIMEIROS PASSOS LEITOR DE DISQUETE: Não se pode dizer que é inútil, mas nunca vai ser considerado com

Leia mais

Introdução. O Windows Server 2003 está dividido em quatro versões:

Introdução. O Windows Server 2003 está dividido em quatro versões: Introdução Este é um tutorial de como Instalar o Windows Server 2003, este é o primeiro de alguns tutoriais que farei para ambientes de servidores Windows. A instalação do Windows Server 2003 segue o mesmo

Leia mais

A história do Processadores O que é o processador Características dos Processadores Vários tipos de Processadores

A história do Processadores O que é o processador Características dos Processadores Vários tipos de Processadores A história do Processadores O que é o processador Características dos Processadores Vários tipos de Processadores As empresas mais antigas e ainda hoje no mercado que fabricam CPUs é a Intel, AMD e Cyrix.

Leia mais

PROCESSO DE COMPRA BTRIEVE 12

PROCESSO DE COMPRA BTRIEVE 12 PROCESSO DE COMPRA BTRIEVE 12 A Contmatic está disponibilizando para você uma nova opção de banco de dados. Chegou o Btrieve 12, lançado mundialmente em 2016, esta nova versão já está adaptada para os

Leia mais

SUMÁRIO 1. AULA 6 ENDEREÇAMENTO IP:... 2

SUMÁRIO 1. AULA 6 ENDEREÇAMENTO IP:... 2 SUMÁRIO 1. AULA 6 ENDEREÇAMENTO IP:... 2 1.1 Introdução... 2 1.2 Estrutura do IP... 3 1.3 Tipos de IP... 3 1.4 Classes de IP... 4 1.5 Máscara de Sub-Rede... 6 1.6 Atribuindo um IP ao computador... 7 2

Leia mais

Curso de Instalação e Gestão de Redes Informáticas

Curso de Instalação e Gestão de Redes Informáticas ESCOLA PROFISSIONAL VASCONCELLOS LEBRE Curso de Instalação e Gestão de Redes Informáticas MEMÓRIA DDR (DOUBLE DATA RATING) José Vitor Nogueira Santos FT2-0749 Mealhada, 2009 Introdução A memória DDR (Double

Leia mais

Placa - Mãe - Introdução

Placa - Mãe - Introdução Aula de Hardware Placa - Mãe - Introdução Também conhecida como "motherboard" ou "mainboard", a placa-mãe é, basicamente, a responsável pela interconexão de todas as peças que formam o computador. O HD,

Leia mais

Conteúdos USB BIOS Flashback 1. Seleccione o ficheiro correcto da BIOS UEFI

Conteúdos USB BIOS Flashback 1. Seleccione o ficheiro correcto da BIOS UEFI Conteúdos Procedimento de funcionamento standard para a ferramenta USB BIOS Flashback Procedimento de funcionamento standard para a ferramenta BIOS updater a próxima 4ª Geração de Processadores Intel Core

Leia mais

MANUAL CFTV DIGITAL - LINHA LIGHT 16 CANAIS 120 FPS / VID 120-LI CONFIGURAÇÃO DO COMPUTADOR 16 Canais - 120 FPS Processador Dual Core 2.0GHZ ou superior; Placa Mãe Intel ou Gigabyte com chipset Intel;

Leia mais

Passo a passo do Antivírus BitDefender

Passo a passo do Antivírus BitDefender Passo a passo do Antivírus BitDefender Antes de começarmos a Instalação devemos observar se este antivírus não é muito pesado para nossa maquina por isso logo a baixo terá os requisitos mínimos que sua

Leia mais

Fundamentos de Hardware

Fundamentos de Hardware Fundamentos de Hardware Curso Técnico em Informática SUMÁRIO PROCESSADOR... 3 CLOCK... 4 PROCESSADORES COM 2 OU MAIS NÚCLEOS... 5 NÚCLEOS FÍSICOS E LÓGICOS... 6 PRINCIPAIS FABRICANTES E MODELOS... 6 PROCESSADORES

Leia mais

Técnicas de Manutenção de Computadores

Técnicas de Manutenção de Computadores Técnicas de Manutenção de Computadores Professor: Luiz Claudio Ferreira de Souza Processadores É indispensável em qualquer computador, tem a função de gerenciamento, controlando todas as informações de

Leia mais

Estrutura de um Computador

Estrutura de um Computador Estrutura de um Computador Tratando-se o computador de uma máquina complexa a sua estrutura pode ser apreciada a diferentes níveis de detalhe, duma forma hierárquica. AC1 Arquitectura e Organização de

Leia mais

Como melhorar o sinal da rede sem fio mudando o canal Wi-Fi do roteador

Como melhorar o sinal da rede sem fio mudando o canal Wi-Fi do roteador Como melhorar o sinal da rede sem fio mudando o canal Wi-Fi do roteador Em poucos minutos você pode configurar seu roteador para obter mais velocidade e estabilidade durante a transmissão massiva de dados

Leia mais

Figura 1 - Tal como sugerido pressione qualquer tecla do seu teclado

Figura 1 - Tal como sugerido pressione qualquer tecla do seu teclado Windows 7 Ainda usa o windows Vista, ou mesmo o Xp?Não estará na hora de fazer um upgrade?pois claro que está, se não, não estaria agora a ler este tutorial. Ao contrário do Windows Vista, o 7 está muito

Leia mais

Hardware de Computadores

Hardware de Computadores Placa Mãe Hardware de Computadores Introdução Placa-mãe, também denominada mainboard ou motherboard, é uma placa de circuito impresso eletrônico. É considerado o elemento mais importante de um computador,

Leia mais

A era dos múltiplos núcleos chegou para ficar e com ela surgiram muitas dúvidas. Conheça hoje os detalhes dos novos processadores da Intel.

A era dos múltiplos núcleos chegou para ficar e com ela surgiram muitas dúvidas. Conheça hoje os detalhes dos novos processadores da Intel. Imprimir Quais as diferenças entre os processadores Intel Core i3, i5 e i7? Por Fabio Jordão Fonte: www.baixaki.com.br/info/3904-quais-as-diferencas-entre-os-processadores-intel-core-i3-i5-e-i7-.htm Quinta-Feira

Leia mais

Atenção! Não está autorizada a reprodução deste material. Direitos reservados a Multilaser.

Atenção! Não está autorizada a reprodução deste material. Direitos reservados a Multilaser. 1 INTRODUÇÃO O Multisync é um programa de recuperação de sistema e atualização de dispositivos, utilizado quando aparelho apresenta lentidão, não liga, travado na inicialização, atualização de mapas, entro

Leia mais

Motherboard Significado

Motherboard Significado Motherboard Significado Motherboard, também m designada por mainboard ou Placa-mãe, é uma placa de circuito impresso, que serve como base para a instalação dos componentes do computador, tais como processador,

Leia mais

Processadores clock, bits, memória cachê e múltiplos núcleos

Processadores clock, bits, memória cachê e múltiplos núcleos Processadores clock, bits, memória cachê e múltiplos núcleos Introdução Os processadores (ou CPUs, de Central Processing Unit) são chips responsáveis pela execução de cálculos, decisões lógicas e instruções

Leia mais

CONTABILIDADE GERAL e GESTÃO PREVISIONAL PARA ESNL Versões 5.220/5.230

CONTABILIDADE GERAL e GESTÃO PREVISIONAL PARA ESNL Versões 5.220/5.230 CONTABILIDADE GERAL e GESTÃO PREVISIONAL PARA ESNL Versões 5.220/5.230 Para as Entidades até agora classificadas como IPSS utilizadoras da Aplicação de Contabilidade PMR, vimos disponibilizar a passagem

Leia mais

Hyper-V e Intel HAXM. Ativando a virtualização

Hyper-V e Intel HAXM. Ativando a virtualização Hyper-V e Intel HAXM Neste texto iremos tratar de dois softwares utilizados para virtualização, o Hyper-V da Microsoft e o Intel HAXM (Intel Hardware Accelerated Execution Manager). O Hyper-V é utilizado

Leia mais

CERTIFICADO DIGITAL CONECTIVIDADE DIGITAL ICP GUIA PLANCON DE INSTRUÇÕES PARA INSTALAR SEU TOKEN, PENDRIVE OU LEITOR DE CARTÕES

CERTIFICADO DIGITAL CONECTIVIDADE DIGITAL ICP GUIA PLANCON DE INSTRUÇÕES PARA INSTALAR SEU TOKEN, PENDRIVE OU LEITOR DE CARTÕES CERTIFICADO DIGITAL CONECTIVIDADE DIGITAL ICP GUIA PLANCON DE INSTRUÇÕES PARA INSTALAR SEU TOKEN, PENDRIVE OU LEITOR DE CARTÕES Se você já adquiriu seu Certificado Digital e ainda não o instalou, este

Leia mais

Tela Azul da Morte: o que é e como resolver Descubra o que pode causar esse travamento do Windows com a ajuda de programas gratuitos

Tela Azul da Morte: o que é e como resolver Descubra o que pode causar esse travamento do Windows com a ajuda de programas gratuitos Tela Azul da Morte: o que é e como resolver Descubra o que pode causar esse travamento do Windows com a ajuda de programas gratuitos Quem tem um computador com Windows já deve ter ouvido falar (ou até

Leia mais

Aula 06. Memórias RAM

Aula 06. Memórias RAM Aula 06 Memórias RAM Memória RAM As memórias RAM são responsáveis por armazenar as informações que estão em uso no computador, fazendo com que o acesso aos dados seja mais rápido. 17/01/2013 2 Encapsulamento

Leia mais

Pharma Gestão Serviços Manual de Orientação de Instalação do Certificado Digital Versão 2 Data: 16/07/2015

Pharma Gestão Serviços Manual de Orientação de Instalação do Certificado Digital Versão 2 Data: 16/07/2015 Introdução Este manual tem objetivo de instruir quando a preparação do computador para uso do certificado digital recebido pela Pharma Gestão Serviços As instruções a seguir se aplicam a computadores e

Leia mais

TUTORIAL: INSTALANDO O SKYPE (VOIP - VOZ SOBRE IP) - ATUALIZAÇÃO

TUTORIAL: INSTALANDO O SKYPE (VOIP - VOZ SOBRE IP) - ATUALIZAÇÃO TUTORIAL: INSTALANDO O SKYPE (VOIP - VOZ SOBRE IP) - ATUALIZAÇÃO Com a popularização da banda larga, uma das tecnologias que ganhou muita força foi o VOIP (Voz sobre IP). Você com certeza já deve ter ouvido

Leia mais

CONHEÇA MELHOR SEU COMPUTADOR

CONHEÇA MELHOR SEU COMPUTADOR CONHEÇA MELHOR SEU COMPUTADOR Por: Pedro ( Lan House Viagem Virtual ) Sacie sua fome de conhecimento, veja em ordem alfabética os principais termos sobre hardware. Como muitos devem saber, os computadores

Leia mais

5 Equacionando os problemas

5 Equacionando os problemas A UA UL LA Equacionando os problemas Introdução Nossa aula começará com um quebra- cabeça de mesa de bar - para você tentar resolver agora. Observe esta figura feita com palitos de fósforo. Mova de lugar

Leia mais

ZS Rest. Manual Profissional. Instalação do Software. v2011

ZS Rest. Manual Profissional. Instalação do Software. v2011 Manual Profissional Instalação do Software v2011 1 1. Índice 2. Introdução... 2 3. Antes de Instalar... 3 b) Ter em consideração... 3 4. Iniciar a Instalação... 4 c) 1º Passo... 4 d) 2º Passo... 5 e) 3º

Leia mais

CENTRAL PRCESSING UNIT

CENTRAL PRCESSING UNIT Processador O processador, também chamado de CPU ( CENTRAL PRCESSING UNIT) é o componente de hardware responsável por processar dados e transformar em informação. Ele também transmite estas informações

Leia mais

Instalação do Sistema Operativo Windows XP

Instalação do Sistema Operativo Windows XP Curso Profissional - Técnico de Informática de Gestão 10ºB Prof. Pedro Lopes Ficha de Trabalho nº1 S i s t e m a s d e I n f o r m a ç ã o Instalação do Sistema Operativo Windows XP A instalação de um

Leia mais

Instalando o Mandriva 2006

Instalando o Mandriva 2006 Instalando o Mandriva 2006 ( Parte1 ) Objetivo Este tutorial descreve todos os passos necessários para que qualquer usuário consiga instalar de forma prática o Mandriva 2006 ou 2007 Preparando o computador

Leia mais

Tutorial Vmix - Streaming com Adobe Flash Media Live Encoder

Tutorial Vmix - Streaming com Adobe Flash Media Live Encoder Tutorial Vmix - Streaming com Adobe Flash Media Live Encoder O Vmix é um completo software de mixagem de vídeo, com ele é possível mesclar vídeos gravados e vídeos ao vivo capturados em tempo real por

Leia mais

Manual do usuário. Mobile Auto Download

Manual do usuário. Mobile Auto Download Manual do usuário Mobile Auto Download Mobile Auto Download Parabéns, você acaba de adquirir um produto com a qualidade e segurança Intelbras. Este manual serve como referência para a sua instalação e

Leia mais

Tutorial - DVD Flick

Tutorial - DVD Flick Centro Municipal de Estudos e Projetos Educacionais Julieta Diniz Av. Prof. José Inácio de Souza, 1958 B. Brasil Uberlândia/MG CEP 38400-732 (34) 3212-4363 / Fax 3211-6859 cemepeeduca@hotmail.com /cemepe@uberlandia.mg,gov.br

Leia mais

INSTITUTO DE EMPREGO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL, I.P.

INSTITUTO DE EMPREGO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL, I.P. INSTITUTO DE EMPREGO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL, I.P. Centro de Emprego e Formação Profissional da Guarda Curso: Técnico de Informática Sistemas (EFA-S4A)-NS Trabalho Realizado Por: Igor_Saraiva nº 7 Com

Leia mais

Solicitação de Manutenção de Veículo. Manual SRM

Solicitação de Manutenção de Veículo. Manual SRM Manual SRM 1 Índice 1. Requerimentos Técnicos para Utilização do Sistema... 4 1.1 Hardware... 4 1.2 Software... 5 1.3 Conexão à Internet... 9 2. Desabilitação do Bloqueio Automático de Pop-ups...10 3.

Leia mais

1º Passo Requisitos Mínimos

1º Passo Requisitos Mínimos Este é um passo a passo com os requisitos mínimos e instruções de como acessar os treinamentos online, via WebEx. 1º Passo Requisitos Mínimos Processador: 1 GHz ou superior. Memória: 512MB RAM ou superior.

Leia mais

GUIA MUDANÇA E FORMATAÇÃO DE SERVIDOR - SLIM

GUIA MUDANÇA E FORMATAÇÃO DE SERVIDOR - SLIM GUIA MUDANÇA E FORMATAÇÃO DE SERVIDOR - SLIM ÍNDICE ITEM Página 1. Objetivo... 3 2. Requisitos... 3 3. Diretório do Slim... 3 4. Procedimento para Transferência de Servidor... 3 4.1 Compartilhamento da

Leia mais

CRIANDO BANCOS DE DADOS NO SQL SERVER 2008 R2 COM O SQL SERVER MANAGEMENT STUDIO

CRIANDO BANCOS DE DADOS NO SQL SERVER 2008 R2 COM O SQL SERVER MANAGEMENT STUDIO CRIANDO BANCOS DE DADOS NO SQL SERVER 2008 R2 COM O SQL SERVER MANAGEMENT STUDIO Antes de criarmos um novo Banco de Dados quero fazer um pequeno parênteses sobre segurança. Você deve ter notado que sempre

Leia mais

Celebre este natal e ano novo junto aos seus amigos e familiares distantes.

Celebre este natal e ano novo junto aos seus amigos e familiares distantes. Celebre este natal e ano novo junto aos seus amigos e familiares distantes. Receba fotos e mensagens deles na TV de sua casa em tempo real e sem custo, não se preocupe mais com a distância! A festa será

Leia mais

GUIA MUDANÇA E FORMATAÇÃO DE SERVIDOR - MILLENNIUM

GUIA MUDANÇA E FORMATAÇÃO DE SERVIDOR - MILLENNIUM GUIA MUDANÇA E FORMATAÇÃO DE SERVIDOR - MILLENNIUM ÍNDICE ITEM Página 1. Objetivo... 3 2. Requisitos... 3 3. Diretório do Millennium... 3 4. Procedimento para Transferência de Servidor... 3 4.1 Compartilhamento

Leia mais

PROCESSADORES. Introdução 25/04/2012. Professor Marlon Marcon

PROCESSADORES. Introdução 25/04/2012. Professor Marlon Marcon PROCESSADORES Professor Marlon Marcon Introdução Também conhecido como microprocessador, CPU ou UCP, trabalha como o cérebro do computador Responsável por processar as informações utilizando outros componentes

Leia mais

Manual de Instalação. Windows XP. Desenvolvedores: Patrick Duarte, Rodrigo dos Santos. Setembro de 2014.

Manual de Instalação. Windows XP. Desenvolvedores: Patrick Duarte, Rodrigo dos Santos. Setembro de 2014. Manual de Instalação Windows XP Desenvolvedores: Patrick Duarte, Rodrigo dos Santos. Setembro de 2014. 1 SUMÁRIO OBJETIVO DO MANUAL:...03 REQUISITOS MÍNIMOS:...03 PROCESSO DE INSTALAÇÃO:...04 3.1 Documentos

Leia mais

Versão Portuguesa. Introdução. Conteúdo da embalagem. Especificações. PU002 Sweex 2 Port Serial PCI Card

Versão Portuguesa. Introdução. Conteúdo da embalagem. Especificações. PU002 Sweex 2 Port Serial PCI Card PU002 Sweex 2 Port Serial PCI Card Introdução Gostaríamos de agradecer o facto de ter adquirido a Sweex 2 Port Serial PCI Card. Com esta placa poderá facilmente acrescentar duas portas série ao seu computador.

Leia mais

Manual Instalação, Configuração e Atualização FullCopyConvert Data FullCopyConvertService

Manual Instalação, Configuração e Atualização FullCopyConvert Data FullCopyConvertService Manual Instalação, Configuração e Atualização FullCopyConvert Data FullCopyConvertService Revisão: Maio / 2015 Sumário Bem-vindo ao FullCopyConvert! Estas instruções irá guiá-lo através da instalação do

Leia mais

PROGRAMAÇÃO DE MICROPROCESSADORES 2011 / 2012

PROGRAMAÇÃO DE MICROPROCESSADORES 2011 / 2012 Departamento de Engenharia Electrotécnica PROGRAMAÇÃO DE MICROPROCESSADORES 2011 / 2012 Mestrado Integrado em Engenharia Electrotécnica e Computadores 1º ano 2º semestre Trabalho nº 0 Instalação dos programas

Leia mais

Como criar uma máquina virtual para instalar o Windows XP ou outro?

Como criar uma máquina virtual para instalar o Windows XP ou outro? Como criar uma máquina virtual para instalar o Windows XP ou outro? Existem vários programas para isso, entre eles o Parallels que é pago, o VMWare, o Virtual Box e outros. Hoje vamos abordar o Virtual

Leia mais

Montagem e Manutenção. Luís Guilherme A. Pontes

Montagem e Manutenção. Luís Guilherme A. Pontes Montagem e Manutenção Luís Guilherme A. Pontes Introdução Qual é a importância da Montagem e Manutenção de Computadores? Sistema Binário Sistema Binário Existem duas maneiras de se trabalhar e armazenar

Leia mais

NAPNE / RENAPI. Software Educativo Smart Panda 1.0

NAPNE / RENAPI. Software Educativo Smart Panda 1.0 NAPNE / RENAPI Software Educativo Smart Panda 1.0 Julho de 2011 Sumário 1 Introdução... 3 2 Tela Inicial... 3 2.1 Tela de Abertura... 4 3 Como jogar... 5 4 Opções... 6 5 E como fazer para registrar este

Leia mais

- Wireless e NTP - 272

- Wireless e NTP - 272 - Wireless e NTP - 272 18.3. NTP NTP significa Network Time Protocol, o servidor NTP é responsável por sincronizar tempo (data e hora) em uma máquina. A idéia de colocar NTP na rede é para garantir que

Leia mais

Passo 3: Posicionando a Câmera na Prova Didática Teórica ou na Prova de Defesa da Produção Intelectual

Passo 3: Posicionando a Câmera na Prova Didática Teórica ou na Prova de Defesa da Produção Intelectual Este manual descreve um procedimento para o registro de Concursos Públicos por meio de áudio e vídeo utilizando-se recursos tecnológicos básicos i. A gravação segue o disposto na Resolução 020/09 da UFSM

Leia mais

Histórico das Versões Aplicativo NavTotemSensorGPS

Histórico das Versões Aplicativo NavTotemSensorGPS Histórico das Versões Aplicativo NavTotemSensorGPS [ versão 56 B ] 10/05/2015 (Beta)...1 Abre arquivos formato *.SIT... 1 Alteração do formato de gravação da configuração... 2 [ versão 54 C ] 10/05/2015

Leia mais

Manual Replicação Manual VPN

Manual Replicação Manual VPN Manual Replicação Introdução O que é cloudcomputing ou computação na nuvem? Refere-se à utilização de um servidor com alta capacidade de armazenamento de dados e que com configurações que aguentam um alto

Leia mais

SISTEMA DE GRAVAÇÃO DIGITAL COM UM MICROCOMPUTADOR (DVD OU PLACAS DE CAPTURA DE VÍDEO)

SISTEMA DE GRAVAÇÃO DIGITAL COM UM MICROCOMPUTADOR (DVD OU PLACAS DE CAPTURA DE VÍDEO) SISTEMA DE GRAVAÇÃO DIGITAL COM UM MICROCOMPUTADOR (DVD OU PLACAS DE CAPTURA DE VÍDEO) Há vários tipos de sistemas de gravações digitais. Os mais baratos consistem de uma placa para captura de vídeo, que

Leia mais

APOSTILA DE EXEMPLO. (Esta é só uma reprodução parcial do conteúdo)

APOSTILA DE EXEMPLO. (Esta é só uma reprodução parcial do conteúdo) APOSTILA DE EXEMPLO (Esta é só uma reprodução parcial do conteúdo) 1 Índice Aula 1 - Área de trabalho e personalizando o sistema... 3 A área de trabalho... 3 Partes da área de trabalho.... 4 O Menu Iniciar:...

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO

MANUAL DE INSTALAÇÃO MANUAL DE INSTALAÇÃO V3.0.0 AVAplayer Índice Requisito Mínimos...2 Computador de emissão...2 Computadores de produção postos de trabalho...2 Instalação...3 Instalar o AVAplayer a partir do CD-ROM fornecido...3

Leia mais

Guia de instalação do Player Displr Windows 7, 8.1 e 10

Guia de instalação do Player Displr Windows 7, 8.1 e 10 Guia de instalação do Player Displr Windows 7, 8.1 e 10 Versão 1.0 www.displr.com Índice 1- Requisitos mínimos do sistema... 3 2- Preparação da instalação... 3 3- Assistente de instalação... 4 3.1 Bem-vindo

Leia mais

10 DICAS DE TECNOLOGIA PARA AUMENTAR SUA PRODUTIVIDADE NO TRABALHO

10 DICAS DE TECNOLOGIA PARA AUMENTAR SUA PRODUTIVIDADE NO TRABALHO 10 DICAS DE TECNOLOGIA PARA AUMENTAR SUA PRODUTIVIDADE NO TRABALHO UMA DAS GRANDES FUNÇÕES DA TECNOLOGIA É A DE FACILITAR A VIDA DO HOMEM, SEJA NA VIDA PESSOAL OU CORPORATIVA. ATRAVÉS DELA, ELE CONSEGUE

Leia mais

Como gerar arquivos.plt

Como gerar arquivos.plt Como gerar arquivos.plt O formato PLT destina se a uso em plotters. É como se você tivesse um plotter conectado diretamente ao seu computador. No momento que manda imprimir, o AutoCAD (ou qualquer outro

Leia mais

Configurando um Grupo Doméstico e Compartilhando arquivos no Windows 7

Configurando um Grupo Doméstico e Compartilhando arquivos no Windows 7 Configurando um Grupo Doméstico e Compartilhando arquivos no Windows 7 Para criar um grupo doméstico e compartilhar arquivos é necessário que tenhamos pelo menos dois computadores ligados entre si (em

Leia mais

10 simples passos que irão mudar a forma como você tira fotos

10 simples passos que irão mudar a forma como você tira fotos VERSÃO FOTOGRAFIA 10 simples passos que irão mudar a forma como você tira fotos Existem várias formas de alterar o resultado final de uma foto, seja através do ISO, da velocidade do obturador, da abertura

Leia mais

Guia Rápido de Instalação Ilustrado

Guia Rápido de Instalação Ilustrado Livre S.O. Guia Rápido de Instalação Ilustrado Introdução Este guia tem como objetivo auxiliar o futuro usuário do Livre S.O. durante o processo de instalação. Todo procedimento é automatizado sendo necessárias

Leia mais

Tecnologia PCI express. Introdução. Tecnologia PCI Express

Tecnologia PCI express. Introdução. Tecnologia PCI Express Tecnologia PCI express Introdução O desenvolvimento de computadores cada vez mais rápidos e eficientes é uma necessidade constante. No que se refere ao segmento de computadores pessoais, essa necessidade

Leia mais

Versão Portuguesa. Introdução. Conteúdo da caixa. Especificações. PU001 Sweex 1 Port Parallel PCI Card

Versão Portuguesa. Introdução. Conteúdo da caixa. Especificações. PU001 Sweex 1 Port Parallel PCI Card PU001 Sweex 1 Port Parallel PCI Card Introdução Antes de tudo, muito obrigado por comprar esta Sweex 1 Port Parallel PCI Card. Esta placa permite simplesmente que adicione uma porta paralela ao seu PC.

Leia mais

CERTIFICADO DIGITAL CONECTIVIDADE DIGITAL ICP GUIA PLANCON DE INSTRUÇÕES PARA A PROCURAÇÃO ELETRÔNICA

CERTIFICADO DIGITAL CONECTIVIDADE DIGITAL ICP GUIA PLANCON DE INSTRUÇÕES PARA A PROCURAÇÃO ELETRÔNICA CERTIFICADO DIGITAL CONECTIVIDADE DIGITAL ICP GUIA PLANCON DE INSTRUÇÕES PARA A PROCURAÇÃO ELETRÔNICA Esta é a segunda parte do nosso guia para a Conectividade Digital ICP. Na primeira parte, vimos instruções

Leia mais

SAFT para siscom. Manual do Utilizador. Data última versão: 07.11.2008 Versão: 1.01. Data criação: 21.12.2007

SAFT para siscom. Manual do Utilizador. Data última versão: 07.11.2008 Versão: 1.01. Data criação: 21.12.2007 Manual do Utilizador SAFT para siscom Data última versão: 07.11.2008 Versão: 1.01 Data criação: 21.12.2007 Faro R. Dr. José Filipe Alvares, 31 8005-220 FARO Telf. +351 289 899 620 Fax. +351 289 899 629

Leia mais

Qual é o tipo de problema?

Qual é o tipo de problema? Qual é o tipo de problema? O computador não liga Existem muitas maneiras de identificar que o PC está estragado. A mais óbvia é quando o PC não liga. Para esse tipo de situação, você deve seguir alguns

Leia mais

Introdução. Em se tratando de computador, entendemos que memória são dispositivos que armazenam dados com os quais o processador trabalha.

Introdução. Em se tratando de computador, entendemos que memória são dispositivos que armazenam dados com os quais o processador trabalha. Memorias Introdução Em se tratando de computador, entendemos que memória são dispositivos que armazenam dados com os quais o processador trabalha. Necessariamente existe dois tipos de memórias: -Memória

Leia mais

Curso de Instalação e Gestão de Redes Informáticas

Curso de Instalação e Gestão de Redes Informáticas ESCOLA PROFISSIONAL VASCONCELLOS LEBRE Curso de Instalação e Gestão de Redes Informáticas PROCESSADORES DE 64 BITS X PROCESSADORES DE 32 BITS José Vitor Nogueira Santos FT2-0749 Mealhada, 2009 Introdução

Leia mais

Instalando o Internet Information Services no Windows XP

Instalando o Internet Information Services no Windows XP Internet Information Services - IIS Se você migrou recentemente do Windows 95 ou 98 para o novo sitema operacional da Microsoft Windows XP, e utilizava antes o Personal Web Server, deve ter notado que

Leia mais

Perguntas frequentes do Samsung Drive Manager

Perguntas frequentes do Samsung Drive Manager Perguntas frequentes do Samsung Drive Manager Instalação P: Meu Disco Rígido Externo Samsung está conectado, mas nada está acontecendo. R: Verifique a conexão a cabo USB. Se seu Disco Rígido Externo Samsung

Leia mais

Downloads no EU VOU PASSAR 2.0

Downloads no EU VOU PASSAR 2.0 Downloads no EU VOU PASSAR 2.0 Conteúdo Instalando o Orbit Downloader... 1 Configurando o Orbit Downloader para o EU VOU PASAR 2.0... 8 Realizando os Downloads no Eu Vou Passar 2.0... 12 Fazendo o Download

Leia mais

Soluções de Acessibilidade. VLibras - Desktop. Manual de Instalação da Ferramenta. Microsoft Windows R. Núcleo de Pesquisa e Extensão / LAViD

Soluções de Acessibilidade. VLibras - Desktop. Manual de Instalação da Ferramenta. Microsoft Windows R. Núcleo de Pesquisa e Extensão / LAViD Soluções de Acessibilidade VLibras - Desktop Manual de Instalação da Ferramenta Microsoft Windows R Núcleo de Pesquisa e Extensão / LAViD 2015 INTRODUÇÃO Objetivo Este manual contém introdução e informações

Leia mais

28 Super Dicas para escolher o seu Template www.templatejoomla.com.br

28 Super Dicas para escolher o seu Template www.templatejoomla.com.br 28 Super Dicas para escolher o seu Template www.templatejoomla.com.br 01 Escolha o template baseado no objetivo do site. Se seu site for um restaurante, escolha um template que tenha fotos e formato de

Leia mais

Vamos Criar um Ponto de Restauro no Windows

Vamos Criar um Ponto de Restauro no Windows 2013-05-20 19:43:57 Olá meus caros pequenos génios informáticos. Hoje vamos continuar a ajudar-vos na protecção do vosso computador. Já falámos em melhorar o arranque do Windows, libertando-o de processos

Leia mais

Programação 2008/2009 MEEC Guia de instalação do PC de programação

Programação 2008/2009 MEEC Guia de instalação do PC de programação Programação 2008/2009 MEEC Guia de instalação do PC de programação Requisitos: PC 1Gbyte de memória Windows, Linux ou Mac OS X. Aplicação Virtualbox. (www.virtualbox.org) O uso de máquinas virtuais permite

Leia mais

Bom pessoal, há muito tempo tenho o interesse em criar esse tutorial. Me sobrou um tempinho então fui a batalha para ajudar os amigos.

Bom pessoal, há muito tempo tenho o interesse em criar esse tutorial. Me sobrou um tempinho então fui a batalha para ajudar os amigos. Tutorial de criação de sub-redes básico e estudo simples de rede. ThiagoFW Bom pessoal, há muito tempo tenho o interesse em criar esse tutorial. Me sobrou um tempinho então fui a batalha para ajudar os

Leia mais

- BIOS - Ligando o PC pela primeira vez - Configurando o BIOS pelo Setup

- BIOS - Ligando o PC pela primeira vez - Configurando o BIOS pelo Setup - BIOS - Ligando o PC pela primeira vez - Configurando o BIOS pelo Setup 1 Colégio Serrano Guardia Módulo III Suporte Técnico e Redes BIOS Contém dados do Fabricante / Modelo da MotherBoard. Testa a MotherBoard

Leia mais

GUIA RÁPIDO DE INSTALAÇÃO AIKO 82D HSDPA USB MODEM

GUIA RÁPIDO DE INSTALAÇÃO AIKO 82D HSDPA USB MODEM GUIA RÁPIDO DE INSTALAÇÃO AIKO 82D HSDPA USB MODEM 1 0 0 9 5 7 5 2 5 5 0 COD.: 906.000.201.515 c a p a g u i a 8 2 D s e g u n d a - f e i r a, 1 8 d e f e v e r e i r o d e 2 0 0 8 1 6 : 4 4 : 3 5 Introdução

Leia mais

Barramentos - BUS. Professor Especialista: Airton Ribeiro de Sousa

Barramentos - BUS. Professor Especialista: Airton Ribeiro de Sousa Professor Especialista: Airton Ribeiro de Sousa É o percurso principal dos dados entre dois ou mais componentes de um sistema de computação, neste caso são os caminhos arquitetados na PLACA MÃE até o ponto

Leia mais

Como instalar Windows XP

Como instalar Windows XP Como instalar Windows XP 1 Como instalar Windows XP Existem 2 opções para instalar XP: Opção A: para micro novo sem Sistema Operacional instalado (Exemplo de sistema operacional:windows 98, Windows 2000,

Leia mais

Resolvendo problemas de conexão de rede wireless no pregão 83/2008

Resolvendo problemas de conexão de rede wireless no pregão 83/2008 Resolvendo problemas de conexão de rede wireless no pregão 83/2008 Recentemente forma instalados em minha cidade novos laboratórios do pregão 83/2008 mas em nenhum deles os terminais acessavam a rede.

Leia mais

No meu caso usei o huawei e1756, onde tirei a opção de autorun, pois se estiver ativada, não será detectado pelo sistema.

No meu caso usei o huawei e1756, onde tirei a opção de autorun, pois se estiver ativada, não será detectado pelo sistema. Esse manual tem por finalidade atualizar a firmware das centrais multimídias chinesas da RoadRover. A minha central é uma axis digital car pc Model Number: C7010LE Para usarmos o waze é necessário, claro,

Leia mais

Daruma NFCe Conheça todos os passos para testar a NFCe Daruma

Daruma NFCe Conheça todos os passos para testar a NFCe Daruma Pré-requisitos Mini Impressora Daruma versão 02.50.02 ou superior. Cadastro no servidor de Testes Daruma NFCe Conheça todos os passos para testar a NFCe Daruma Adquirir Mini Impressora a preço subsidiado

Leia mais

CAPÍTULO 3 - TIPOS DE DADOS E IDENTIFICADORES

CAPÍTULO 3 - TIPOS DE DADOS E IDENTIFICADORES CAPÍTULO 3 - TIPOS DE DADOS E IDENTIFICADORES 3.1 - IDENTIFICADORES Os objetos que usamos no nosso algoritmo são uma representação simbólica de um valor de dado. Assim, quando executamos a seguinte instrução:

Leia mais

Manual de Utilizador. Disciplina de Projecto de Sistemas Industriais. Escola Superior de Tecnologia. Instituto Politécnico de Castelo Branco

Manual de Utilizador. Disciplina de Projecto de Sistemas Industriais. Escola Superior de Tecnologia. Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Tecnologia Instituto Politécnico de Castelo Branco Departamento de Informática Curso de Engenharia Informática Disciplina de Projecto de Sistemas Industriais Ano Lectivo de 2005/2006

Leia mais

NOVO MODELO DE ATUALIZAÇÃO FOCCO Atualização automática com o FoccoUPDATE

NOVO MODELO DE ATUALIZAÇÃO FOCCO Atualização automática com o FoccoUPDATE NOVO MODELO DE ATUALIZAÇÃO FOCCO Atualização automática com o FoccoUPDATE Fevereiro/2012 Índice APRESENTAÇÃO... 3 ENTENDENDO A MUDANÇA... 3 QUAIS OS BENEFÍCIOS?... 3 FERRAMENTA PARA ATUALIZAÇÃO... 4 ABRANGÊNCIA

Leia mais

Entendendo como funciona o NAT

Entendendo como funciona o NAT Entendendo como funciona o NAT Vamos inicialmente entender exatamente qual a função do NAT e em que situações ele é indicado. O NAT surgiu como uma alternativa real para o problema de falta de endereços

Leia mais