MARATONA 1ª FASE EXAME XXVII QUESTÕES COMENTADAS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "MARATONA 1ª FASE EXAME XXVII QUESTÕES COMENTADAS"

Transcrição

1 Caderno de questões Neste caderno você encontra as questões de 1º fase do exame da OAB das disciplinas mais cobradas no Exame da Ordem. Este material de apoio faz parte da Maratona OAB e as questões foram selecionadas pelo time de professores do Saraiva Aprova. Fique atento com o calendário da Maratona Saraiva Aprova. Os professores do Saraiva Aprova preparam uma aula exclusiva e ao vivo para resolver com você várias das questões que estão contidas neste caderno. Fique atento às datas das transmissões para não perder nada! Antes de mais nada... Esta seleção de questões foi disponibilizada exclusivamente para os inscritos na Maratona OAB de 1ª fase do Saraiva Aprova. No dia 17 de novembro, todos os inscritos na Maratona poderão assistir à correção das questões com os professores do Saraiva Aprova à partir das 14:00 (horário de Brasília). Se você ainda não se inscreveu na Maratona, clique aqui. Desejamos uma boa prova!

2 ÉTICA PROFISSIONAL PROF. ANDRÉ BARBIERI Questão 1 (XXIV Exame de Ordem Unificado / FGV) Severino, advogado, é notório conhecedor das normas procedimentais e disciplinares... A) Alternativa equivocada, pois poderá atuar em causa própria. B) Alternativa equivocada, pois não poderá atuar em qualquer órgão. C) Alternativa equivocada, pois a vedação é para atuação perante qualquer órgão. D) Alternativa correta, pois assim determina o art. 33 do CED: Art. 33. Salvo em causa própria, não poderá o advogado, enquanto exercer cargos ou funções em órgãos da OAB ou tiver assento, em qualquer condição, nos seus Conselhos, atuar em processos que tramitem perante a entidade nem oferecer pareceres destinados a instruí-los.

3 Questão 2 (XXIV Exame de Ordem Unificado / FGV) O advogado Inácio foi indicado para defender em juízo pessoa... A) Alternativa equivocada, pois independe do êxito na causa. B) Alternativa correta, pois assim determina o art. 22, 1º, do Estatuto: A prestação de serviço profissional assegura aos inscritos na OAB o direito aos honorários convencionados, aos fixados por arbitramento judicial e aos de sucumbência. 1º O advogado, quando indicado para patrocinar causa de juridicamente necessitado, no caso de impossibilidade da Defensoria Pública no local da prestação de serviço, tem direito aos honorários fixados pelo juiz, segundo tabela organizada pelo Conselho Seccional da OAB, e pagos pelo Estado. C) Alternativa equivocada, pois a vedação é para atuação perante qualquer órgão. D) Alternativa equivocada, pois os honorários serão pagos pelo Estado.

4 Questão 3 (XXIV Exame de Ordem Unificado / FGV) A advogada Ana encontra-se no quinto mês de gestação... A) Alternativa correta, pois são direitos garantidos pelo Estatuto, conforme art. 7º-A. B) Alternativa equivocada, pois os direitos da advogada gestante estão elencados no art. 7º-A do Estatuto. C) Alternativa equivocada, pois a reserva de vagas e a suspensão dos prazos estão garantidos no Estatuto, art. 7º-A, incisos I e IV. D) Alternativa equivocada, pois a suspensão do prazo processual ocorrerá quando for a única patrona da causa e que notifique o cliente por escrito.

5 Questão 4 (XXIV Exame de Ordem Unificado / FGV) Tânia, advogada, dirigiu-se à sala de audiências de determinada Vara Criminal. A) Alternativa equivocada, pois é direito do advogado retirar-se da audiência independentemente da licença do juiz, conforme art. 7º, inciso VII, do Estatuto. B) Alternativa equivocada, pois Tânia tem o direito de permanecer sentada ou em pé (art. 7º, inciso VII, do Estatuto). C) Alternativa correta, pois são direitos assegurados pelo Estatuto: Art. 7º São direitos do advogado: (...) VI ingressar livremente: a) nas salas de sessões dos tribunais, mesmo além dos cancelos que separam a parte reservada aos magistrados; b) nas salas e dependências de audiências, secretarias, cartórios, ofícios de justiça, serviços notariais e de registro, e, no caso de delegacias e prisões, mesmo fora da hora de expediente e independentemente da presença de seus titulares; c) em qualquer edifício ou recinto em que funcione repartição judicial ou outro serviço público onde o advogado deva praticar ato ou colher prova ou informação útil ao exercício da atividade profissional, dentro do expediente ou fora dele, e ser atendido, desde que se ache presente qualquer servidor ou empregado; d) em qualquer assembleia ou reunião de que participe ou possa participar o seu cliente, ou perante a qual este deva comparecer, desde que munido de poderes especiais; VII permanecer sentado ou em pé e retirar-se de quaisquer locais indicados no inciso anterior, independentemente de licença. D) Alternativa equivocada, pois as violações são evidentes, conforme já comentado acima.

6 Questão 5 (XXIV Exame de Ordem Unificado / FGV) O Conselho Seccional Y da OAB... A) Alternativa equivocada, pois não ocorre o juízo prévio obrigatório de admissibilidade, seja pela Diretoria ou qualquer Câmara do Conselho Federal (art. 82 do Regulamento Geral). B) Alternativa equivocada, pois, conforme dito acima, não ocorre juízo prévio de admissibilidade pela Diretoria ou qualquer Câmara do Conselho Federal. C) Alternativa correta, pois assim determina o art. 82 do Regulamento Geral: Art. 82. As indicações de ajuizamento de ação direta de inconstitucionalidade submetem-se ao juízo prévio de admissibilidade da Diretoria para aferição da relevância da defesa dos princípios e normas constitucionais e, sendo admitidas, observam o seguinte procedimento: I o relator, designado pelo Presidente, independentemente da decisão da Diretoria, pode levantar preliminar de inadmissibilidade perante o Conselho Pleno, quando não encontrar norma ou princípio constitucional violados pelo ato normativo; II aprovado o ajuizamento da ação, esta será proposta pelo Presidente do Conselho Federal; III cabe à assessoria do Conselho acompanhar o andamento da ação. 1º Em caso de urgência que não possa aguardar a sessão ordinária do Conselho Pleno, ou durante o recesso do Conselho Federal, a Diretoria decide quanto ao mérito, ad referendum daquele. 2º Quando a indicação for subscrita por Conselho Seccional da OAB, por entidade de caráter nacional ou por delegação do Conselho Federal, a matéria não se sujeita ao juízo de admissibilidade da Diretoria. D) Alternativa equivocada, pois o relator, designado pelo Presidente, pode levantar preliminar de inadmissibilidade perante o Conselho Pleno, quando não encontrar norma ou princípio constitucional violados pelo ato normativo. Depois, se aprovado o

7 ajuizamento da ação, esta será proposta pelo Presidente do Conselho Federal, conforme o art. 82, do Regulamento Geral.

8 Questão 6 (XXIV Exame de Ordem Unificado / FGV) Certa sociedade de advogados, de acordo com a vontade do cliente... A) Alternativa equivocada, pois é autorizada a emissão de fatura, com base no contrato de prestação de serviços, assim desejando o cliente. B) Alternativa equivocada, pois não se admite que seja levada ao protesto. C) Alternativa correta, pois assim determina o art. 52, do CED: O crédito por honorários advocatícios, seja do advogado autônomo, seja de sociedade de advogados, não autoriza o saque de duplicatas ou qualquer outro título de crédito de natureza mercantil, podendo, apenas, ser emitida fatura, quando o cliente assim pretender, com fundamento no contrato de prestação de serviços, a qual, porém, não poderá ser levada a protesto. Parágrafo único. Pode, todavia, ser levado a protesto o cheque ou a nota promissória emitido pelo cliente em favor do advogado, depois de frustrada a tentativa de recebimento amigável. D) Alternativa equivocada, pois é permitida a emissão de fatura, não sendo possível que seja levada a protesto, bem como é vedado o saque de duplicatas.

9 Questão 7 (XXIV Exame de Ordem Unificado / FGV) Em determinada edição de um jornal de grande circulação, foram... A) Alternativa correta, pois não é permitido responder com habitualidade a consulta sobre matéria jurídica, nos meios de comunicação social, bem como o debate de causa, em qualquer meio de comunicação, que esteja sob o patrocínio de outro advogado (art. 42, incisos I e II, do CED). B) Alternativa equivocada, pois ambos cometeram infração ética. C) Alternativa equivocada, pela mesma razão comentada acima. D) Alternativa equivocada, pois ocorreu a violação do Código de Ética pelos dois advogados.

10 Questão 8 (XXIV Exame de Ordem Unificado / FGV) O advogado Gennaro exerce suas atividades em sociedade... A) Alternativa equivocada, pois o Estatuto da OAB não impõe qualquer transferência da inscrição principal. B) Alternativa equivocada, pois não ocorre tal imposição. C) Alternativa equivocada, pois tal alternativa não possui respaldo no Estatuto. D) Alternativa correta, pois assim determina o art. 10 do Estatuto: Art. 10. A inscrição principal do advogado deve ser feita no Conselho Seccional em cujo território pretende estabelecer o seu domicílio profissional, na forma do regulamento geral. 1º Considera-se domicílio profissional a sede principal da atividade de advocacia, prevalecendo, na dúvida, o domicílio da pessoa física do advogado.

11 Questão 9 (XXV Exame de Ordem Unificado / FGV) Lina, cidadã que não exerce a advocacia, deseja endereçar... A) Alternativa equivocada, pois os arts. 56 e 57, do Código de Ética e Disciplina, determinam exatamente o contrário. B) Alternativa correta, pois está nos exatos termos do art. 56, do Código de Ética e Disciplina: A representação será formulada ao Presidente do Conselho Seccional ou ao Presidente da Subseção, por escrito ou verbalmente, devendo, neste último caso, ser reduzida a termo. Parágrafo único. Nas Seccionais cujos Regimentos Internos atribuírem competência ao Tribunal de Ética e Disciplina para instaurar o processo ético disciplinar, a representação poderá ser dirigida ao seu Presidente ou será a este encaminhada por qualquer dos dirigentes referidos no caput deste artigo que a houver recebido. Ainda, o art. 57, do mesmo Código, assim determina: A representação deverá conter: I a identificação do representante, com a sua qualificação civil e endereço; II a narração dos fatos que a motivam, de forma que permita verificar a existência, em tese, de infração disciplinar; III os documentos que eventualmente a instruam e a indicação de outras provas a ser produzidas, bem como, se for o caso, o rol de testemunhas, até o máximo de cinco; IV a assinatura do representante ou a certificação de quem a tomou por termo, na impossibilidade de obtê-la. C) Alternativa equivocada, pois tem sim competência a Subseção. D) Alternativa equivocada, pois será considerada fonte inidônea, caso não tenha identificação do representante, conforme o art. 55, 2º, do CED.

12 Questão 10 (XXV Exame de Ordem Unificado / FGV) Em determinada sessão do Conselho Seccional da OAB... A) Alternativa equivocada, pois todos terão somente direito a voz. B) Alternativa equivocada, pois Daniel não direito a voto. C) Alternativa equivocada, pois nenhum deles terá direito a voto. D) Alternativa correta, pois, conforme o art. 56, do Estatuto, Arthur, Daniel e Carlos terão direito somente a voz: Art. 56. O Conselho Seccional compõe-se de conselheiros em número proporcional ao de seus inscritos, segundo critérios estabelecidos no regulamento geral. 1º São membros honorários vitalícios os seus ex-presidentes, somente com direito a voz em suas sessões. 2º O Presidente do Instituto dos Advogados local é membro honorário, somente com direito a voz nas sessões do Conselho. 3º Quando presentes às sessões do Conselho Seccional, o Presidente do Conselho Federal, os Conselheiros Federais integrantes da respectiva delegação, o Presidente da Caixa de Assistência dos Advogados e os Presidentes das Subseções, têm direito a voz.

13 Questão 11 (XXV Exame de Ordem Unificado / FGV) O Tribunal de Ética e Disciplina de certo Conselho Seccional... A) Alternativa equivocada, pois não terá o efeito suspensivo. B) Alternativa equivocada, pois a regra é a existência do efeito suspensivo. C) Alternativa correta, pois é determinação literal do art. 77, do Estatuto da OAB: Todos os recursos têm efeito suspensivo, exceto quando tratarem de eleições (arts. 63 e s.), de suspensão preventiva decidida pelo Tribunal de Ética e Disciplina, e de cancelamento da inscrição obtida com falsa prova. D) Alternativa equivocada, pois a regra é pela existência do efeito suspensivo.

14 Questão 12 (XXV Exame de Ordem Unificado / FGV) O advogado Valter instalou, na fachada do seu escritório... A) Alternativa equivocada, pois Helena também violou o Código de Ética e Disciplina da OAB. B) Alternativa equivocada, pois não foi somente Helena que violou a determinação do CED. C) Alternativa equivocada, pois Valter não violou o CED. D) Alternativa correta, pois está em conformidade com os arts. 40 e s. do CED.

15 Questão 13 (XXV Exame de Ordem Unificado / FGV) Enzo, regularmente inscrito junto à OAB, foi contratado... A) Alternativa equivocada, pois é sim permitida a pactuação de dedicação exclusiva. B) Alternativa equivocada, pois as horas que Enzo aguarda ordens, fora da sede, também serão incluídas. C) Alternativa correta, pois assim determinam os arts. 18 e s. do Estatuto da OAB. D) Alternativa equivocada, pois deverão ser remuneradas como extraordinárias as horas que excederem a jornada de oito horas diárias.

16 Questão 14 (XXV Exame de Ordem Unificado / FGV) O advogado Ícaro dos Santos, regularmente constituído... A) Alternativa equivocada, pois a recomendação é pela renúncia ao mandato. B) Alternativa equivocada, pois não deve ocorrer a menção do motivo que determinou a renúncia. C) Alternativa equivocada, pois não existe tal previsão no CED. D) Alternativa correta, pois está em conformidade com os arts. 15 e 16, do CED, nos seguintes termos: Art. 15. O advogado não deve deixar ao abandono ou ao desamparo as causas sob seu patrocínio, sendo recomendável que, em face de dificuldades insuperáveis ou inércia do cliente quanto a providências que lhe tenham sido solicitadas, renuncie ao mandato. Art. 16. A renúncia ao patrocínio deve ser feita sem menção do motivo que a determinou, fazendo cessar a responsabilidade profissional pelo acompanhamento da causa, uma vez decorrido o prazo previsto em lei (EAOAB, art. 5º, 3º). 1º A renúncia ao mandato não exclui responsabilidade por danos eventualmente causados ao cliente ou a terceiros. 2º O advogado não será responsabilizado por omissão do cliente quanto a documento ou informação que lhe devesse fornecer para a prática oportuna de ato processual do seu interesse.

17 Questão 15 (XXV Exame de Ordem Unificado / FGV) José Carlos Santos, advogado, dirigiu-se ao Ministério... A) Alternativa correta, pois está em conformidade com o art. 7º, 10, do Estatuto da OAB. B) Alternativa equivocada, pois também é necessária para o inquérito policial. C) Alternativa equivocada, pois também é necessária para a investigação em trâmite perante o Ministério Público. D) Alternativa equivocada, pois é necessária para ambos.

18 Questão 16 (XXV Exame de Ordem Unificado / FGV) Carlos praticou infração disciplinar, oficialmente constatada... A) Alternativa equivocada, pois os mais de três anos estão no contexto da paralisação para aguardar o julgamento. B) Alternativa equivocada, pois teríamos a necessidade de mais de 3 anos de paralisação aguardando o simples julgamento. C) Alternativa correta, pois respeita a prescrição intercorrente do art. 43, 1º, do Estatuto da OAB. D) Alternativa equivocada, pois já ocorreu a prescrição.

FECHANDO A PROVA DE ÉTICA OAB 1ª Etapa XXV Exame Unificado Lucas Cadete Zallio

FECHANDO A PROVA DE ÉTICA OAB 1ª Etapa XXV Exame Unificado Lucas Cadete Zallio 01. Dr. Ayrton registrou devidamente sua sociedade unipessoal de advocacia sediada no Estado do Paraná, e pretende constituir, ainda, filial no Estado de Minas Gerais. Considerando-se a situação narrada,

Leia mais

Sumário. Capítulo 1 Ética profissional, advocacia e atividades privativas. Capítulo 2 Da inscrição na OAB Capítulo 3 Do estagiário...

Sumário. Capítulo 1 Ética profissional, advocacia e atividades privativas. Capítulo 2 Da inscrição na OAB Capítulo 3 Do estagiário... Sumário Capítulo 1 Ética profissional, advocacia e atividades privativas de advocacia... 1 1.1. Conceito de Ética... 1 1.2. Principais Diplomas Normativos que regem a Ética Profissional... 1 1.3. Das Atividades

Leia mais

Aquecimento em Ética

Aquecimento em Ética Aquecimento em Ética Questão 1 Lina, cidadã que não exerce a advocacia, deseja endereçar à presidência de certa Subseção da OAB representação pela instauração de processo disciplinar em face de determinado

Leia mais

Provimento Nº 172/2016

Provimento Nº 172/2016 Provimento Nº 172/2016 Altera o art. 5º do Provimento n. 91/2000, o inciso "g" do art. 2º e o 3º do art. 3º do Provimento n. 94/2000, o parágrafo único do art. 2º, o caput do art. 3º e o 5º do art. 4º

Leia mais

mais de 1000 dicas 1ª Fase OAB Renato Saraiva 2ª edição Revista e atualizada [Coordenador]

mais de 1000 dicas 1ª Fase OAB Renato Saraiva 2ª edição Revista e atualizada [Coordenador] mais de 1000 dicas 1ª Fase OAB 2ª edição Revista e atualizada Renato Saraiva [Coordenador] 2017 CAPÍTULO 01 ÉTICA Paulo Machado Cap. 01 ÉTICA 1. O exercício da atividade de advocacia no território brasileiro

Leia mais

RESOLUÇÃO N. 03/2016. O CONSELHO SECCIONAL DA ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL RIO GRANDE DO NORTE, no uso das atribuições legais,

RESOLUÇÃO N. 03/2016. O CONSELHO SECCIONAL DA ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL RIO GRANDE DO NORTE, no uso das atribuições legais, RESOLUÇÃO N. 03/2016 Revoga o inciso XLI do Art. 38 e altera os Artigos 121 a 123 do Regimento Interno da OAB/RN, aprovado pela Resolução OAB/CS/RN nº 05/07, de 13 de setembro de 2008. O CONSELHO SECCIONAL

Leia mais

DICA 01 Inviolabilidade do escritório ou local de trabalho, instrumento de trabalho, correspondência escrita, eletrônica, telefônica e telemática, des

DICA 01 Inviolabilidade do escritório ou local de trabalho, instrumento de trabalho, correspondência escrita, eletrônica, telefônica e telemática, des XXI EXAME DE ORDEM DICA 01 Inviolabilidade do escritório ou local de trabalho, instrumento de trabalho, correspondência escrita, eletrônica, telefônica e telemática, desde que relativas ao exercício da

Leia mais

XXIV EXAME DE ORDEM COMENTÁRIOS SOBRE A PROVA DE 1 ª FASE PROVA VERDE TIPO 2 ÉTICA E ESTATUTO DA OAB PROFESSORA DANIELA MENEZES

XXIV EXAME DE ORDEM COMENTÁRIOS SOBRE A PROVA DE 1 ª FASE PROVA VERDE TIPO 2 ÉTICA E ESTATUTO DA OAB PROFESSORA DANIELA MENEZES XXIV EXAME DE ORDEM COMENTÁRIOS SOBRE A PROVA DE 1 ª FASE PROVA VERDE TIPO 2 ÉTICA E ESTATUTO DA OAB PROFESSORA DANIELA MENEZES Mensagem de agradecimento Meus queridos alunos (as), Primeiramente, gostaria

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 004/2015-DIR

RESOLUÇÃO Nº 004/2015-DIR RESOLUÇÃO Nº 004/2015-DIR Dispõe sobre a realização da eleição para escolha do substituto do cargo de VICE- PRESIDENTE da Ordem dos Advogados do Brasil Seção de Goiás, em virtude da renúncia do Vice-Presidente

Leia mais

ESTATUTO DA ADVOCACIA E DA OAB EXAME DE ORDEM

ESTATUTO DA ADVOCACIA E DA OAB EXAME DE ORDEM ESTATUTO DA ADVOCACIA E DA OAB EXAME DE ORDEM Questão 07 (XVI Exame Unificado) O advogado Antônio participava do julgamento de recurso de apelação por ele interposto. Ao proferir seu voto, o Relator acusou

Leia mais

PROJETO DE LEI N.º 4.840, DE 2016 (Do Sr. Alberto Fraga)

PROJETO DE LEI N.º 4.840, DE 2016 (Do Sr. Alberto Fraga) *C0059067A* C0059067A CÂMARA DOS DEPUTADOS PROJETO DE LEI N.º 4.840, DE 2016 (Do Sr. Alberto Fraga) Estabelece normas de atuação dos advogados das instituições de ensino superior que mantenham atendimento

Leia mais

OAB e sua estrutura. Prof. Savio Chalita

OAB e sua estrutura. Prof. Savio Chalita OAB e sua estrutura Prof. Savio Chalita 1. Natureza jurídica da OAB -Conceito clássico (ultrapassado): Autarquia Federal Especial -Conceito recente: ADI 3026/2006 STF: serviço público independente (art.

Leia mais

Funções Essenciais à Justiça Arts. 127 a 135, CF/88

Funções Essenciais à Justiça Arts. 127 a 135, CF/88 Direito Constitucional Funções Essenciais à Justiça Arts. 127 a 135, CF/88 Art. 127: O Ministério Público é instituição permanente, essencial à função jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe a defesa da

Leia mais

NOÇÕES PRELIMINARES SOBRE O PROCESSO ADMINISTRATIVO TRIBUTÁRIO DECORRENTE DE LANÇAMENTO DE OFÍCIO NO ESTADO DE SÃO PAULO 7ª PARTE

NOÇÕES PRELIMINARES SOBRE O PROCESSO ADMINISTRATIVO TRIBUTÁRIO DECORRENTE DE LANÇAMENTO DE OFÍCIO NO ESTADO DE SÃO PAULO 7ª PARTE NOÇÕES PRELIMINARES SOBRE O PROCESSO ADMINISTRATIVO TRIBUTÁRIO DECORRENTE DE LANÇAMENTO DE OFÍCIO NO ESTADO DE SÃO PAULO 7ª PARTE Alencar Frederico Mestre em Direito pela Universidade Metodista de Piracicaba;

Leia mais

O aluno deverá consultar seu material didático a fim de responder ao seguinte caso concreto:

O aluno deverá consultar seu material didático a fim de responder ao seguinte caso concreto: ÉTICA GERAL E PROFISSIONAL - CCJ0042 Título SEMANA 11 Descrição O aluno deverá consultar seu material didático a fim de responder ao seguinte caso concreto: Caso 1 : Procuração e Sociedade de Advogados

Leia mais

LEGISLAÇÃO DO MPE. Lei nº 8.625, de 12 de Fevereiro de 1993 (Lei Orgânica Nacional do Ministério Público) Parte 4. Prof.

LEGISLAÇÃO DO MPE. Lei nº 8.625, de 12 de Fevereiro de 1993 (Lei Orgânica Nacional do Ministério Público) Parte 4. Prof. LEGISLAÇÃO DO MPE Lei nº 8.625, de 12 de Fevereiro de 1993 (Lei Orgânica Nacional do Ministério Público) Parte 4 Prof. Karina Jaques Da Comissão de Concurso Art. 34. À Comissão de Concurso, órgão auxiliar

Leia mais

EDITAL Nº 1/2018 INSCRIÇÃO PARA A LISTA SÊXTUPLA DO QUINTO CONSTITUCIONAL

EDITAL Nº 1/2018 INSCRIÇÃO PARA A LISTA SÊXTUPLA DO QUINTO CONSTITUCIONAL EDITAL Nº 1/2018 INSCRIÇÃO PARA A LISTA SÊXTUPLA DO QUINTO CONSTITUCIONAL A ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL, SEÇÃO DE SÃO PAULO, neste ato representada por seu Presidente e pela Presidente da Comissão de

Leia mais

Provimento Nº.../2016. Dispõe sobre a Sociedade Individual de Advocacia

Provimento Nº.../2016. Dispõe sobre a Sociedade Individual de Advocacia Provimento Nº.../2016 Dispõe sobre a Sociedade Individual de Advocacia O CONSELHO FEDERAL DA ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo art. 54, V, da Lei n 8.906,

Leia mais

PORTARIA Nº 01, DE 1º DE JUNHO DE 2015

PORTARIA Nº 01, DE 1º DE JUNHO DE 2015 PORTARIA Nº 01, DE 1º DE JUNHO DE 2015 Regulamenta a defesa das prerrogativas dos associados, através da prestação da assistência jurídica e atuação institucional da Rejufe O PRESIDENTE E O DIRETOR ADMINISTRATIVO

Leia mais

ÉTICA PROF. RICARDO MONTEIRO

ÉTICA PROF. RICARDO MONTEIRO ÉTICA PROF. RICARDO MONTEIRO Da inscrição na OAB Estatuto da Advocacia e da OAB, Regulamento Geral e Código de Ética e Disciplina da OAB 1 - Quadros da OAB a) advogados (art. 8º do EAOAB) b) estagiários

Leia mais

FUNÇÕES ESSENCIAIS À JUSTIÇA: DEFENSORIA PÚBLICA E

FUNÇÕES ESSENCIAIS À JUSTIÇA: DEFENSORIA PÚBLICA E FUNÇÕES ESSENCIAIS À JUSTIÇA: MINISTÉRIO PÚBLICO, DEFENSORIA PÚBLICA E ADVOCACIA Profª Me. Érica Rios erica.carvalho@ucsal.br MINISTÉRIO PÚBLICO Definição: instituição permanente e essencial à função jurisdicional

Leia mais

REGULAMENTO Art. 1º 1º- entende-se como beneficiários descendentes de primeiro grau em linha reta ascendentes de primeiro grau em linha reta 2º-

REGULAMENTO Art. 1º 1º- entende-se como beneficiários descendentes de primeiro grau em linha reta ascendentes de primeiro grau em linha reta 2º- REGULAMENTO Art. 1º - O programa de Assistência Jurídica da Asttter é de utilização exclusiva dos associados titulares e seus beneficiários a quem concederem autorização. 1º- Para fins deste regulamento,

Leia mais

Capítulo I - Denominação, Sede, Objeto e Duração

Capítulo I - Denominação, Sede, Objeto e Duração REGIMENTO INTERNO DA COMISSÃO DE JOVENS ADVOGADOS DA ASSOCIAÇÃO DOS ADVOGADOS DE SÃO PAULO -- AASP Capítulo I - Denominação, Sede, Objeto e Duração Artigo 1º - A Comissão de Jovens Advogados da Associação

Leia mais

DA ATIVIDADE DE ADVOCACIA Da atividade de advocacia em Geral. Visto do Advogado (Artigo 2) Patrono e preposto (Artigo 3)

DA ATIVIDADE DE ADVOCACIA Da atividade de advocacia em Geral. Visto do Advogado (Artigo 2) Patrono e preposto (Artigo 3) DA ATIVIDADE DE ADVOCACIA Da atividade de advocacia em Geral Visto do Advogado (Artigo 2) Atos constitutivos de pessoas jurídicas Indispensável registro no órgão competente Vedado advogado que prestem

Leia mais

Lei Nº DE 22/12/2015

Lei Nº DE 22/12/2015 Lei Nº 18664 DE 22/12/2015 Publicado no DOE em 23 dez 2015 Atualiza o valor das obrigações de pequeno valor, para fins do disposto nos 3º e 4º do art. 100 da Constituição Federal, e adota outras providências.

Leia mais

EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE ELEIÇÃO - RJPrev 2018/2019 DO PROCESSO ELEITORAL

EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE ELEIÇÃO - RJPrev 2018/2019 DO PROCESSO ELEITORAL EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE ELEIÇÃO - RJPrev 2018/2019 DO PROCESSO ELEITORAL Art. 1º A COMISSÃO ELEITORAL DA FUNDAÇÃO DE PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO RJPrev, constituída nos termos

Leia mais

SUMÁRIO PARTE I. Deveres dos Estados e Direitos Protegidos

SUMÁRIO PARTE I. Deveres dos Estados e Direitos Protegidos SUMÁRIO Convenção Americana sobre Direitos Humanos Valerio de Oliveira Mazzuoli... 1 PARTE I Deveres dos Estados e Direitos Protegidos Capítulo I Enumeração de Deveres... 11 Artigo 1 Obrigação de Respeitar

Leia mais

Curso Resultado. Mapeamento - Exame da OAB XVII, XVIII, XIX, XX e XXI Versão com gabaritos DEMONSTRAÇÃO. Trabalho finalizado em fevereiro de 2017.

Curso Resultado. Mapeamento - Exame da OAB XVII, XVIII, XIX, XX e XXI Versão com gabaritos DEMONSTRAÇÃO. Trabalho finalizado em fevereiro de 2017. Curso Resultado Mapeamento - Exame da OAB XVII, XVIII, XIX, XX e XXI Versão com gabaritos DEMONSTRAÇÃO Trabalho finalizado em fevereiro de 2017. SUMÁRIO Deontologia...1 Administrativo...18 Civil...31 Constitucional...54

Leia mais

PROJETO DE LEI 043, DE 24 DE JULHO DE 2017.

PROJETO DE LEI 043, DE 24 DE JULHO DE 2017. PROJETO DE LEI 043, DE 24 DE JULHO DE 2017. Dispõe sobre o pagamento de honorários de sucumbência aos Procuradores do Município de Victor Graeff, fixa critérios para o rateio desses valores, e dá outras

Leia mais

Ordem dos Advogados do Brasil - Seção de Goiás Casa do Advogado Jorge Jungmann

Ordem dos Advogados do Brasil - Seção de Goiás Casa do Advogado Jorge Jungmann TRIBUNAL DE ÉTICA E DISCIPLINA 6ª TURMA Processo nº 201901712 Consulente: AMANDA COELHO SANTOS Assunto: CONSULTA Relator: JULIO MIGUEL DA COSTA PORFÍRIO JUNIOR RELATÓRIO Trata-se de consulta formulada

Leia mais

ÉTICA PROFISSIONAL E ESTATUTO DA OAB - ASPECTOS INTRODUTÓRIOS

ÉTICA PROFISSIONAL E ESTATUTO DA OAB - ASPECTOS INTRODUTÓRIOS ÉTICA PROFISSIONAL E ESTATUTO DA OAB - ASPECTOS INTRODUTÓRIOS www.trilhante.com.br ÍNDICE 1. ASPECTOS INTRODUTÓRIOS... 4 Legislação...4 Quadros da Oab...4 Advogados...4 Estagiários...6 2. ATOS PRIVATIVOS...10

Leia mais

EXCELENTÍSSIMO(A) SENHOR(A) JUIZ DA VARA FEDERAL DA SEÇÃO JUDICIÁRIA DO ESPÍRITO SANTO

EXCELENTÍSSIMO(A) SENHOR(A) JUIZ DA VARA FEDERAL DA SEÇÃO JUDICIÁRIA DO ESPÍRITO SANTO EXCELENTÍSSIMO(A) SENHOR(A) JUIZ DA VARA FEDERAL DA SEÇÃO JUDICIÁRIA DO ESPÍRITO SANTO SINDICATO NACIONAL DOS PROCURADORES DA FAZENDA NACIONAL - SINPROFAZ, entidade civil representativa da categoria que

Leia mais

Estatuto da Advocacia e a Ordem dos Advogados do Brasil

Estatuto da Advocacia e a Ordem dos Advogados do Brasil Estatuto da Advocacia e a Ordem dos Advogados do Brasil Lei nº 8.906, de 4-7-1994 Regulamento Geral do Estatuto da Advocacia e da OAB Código de Ética e Disciplina Atos Privativos dos Advogados Estágio

Leia mais

Presidente PROFESSORA RAQUEL TINOCO ADMINISTRAÇÃO SUPERIOR ELEIÇÃO EM VOTAÇÃO SECRETA PELOS MEMBROS DO TJRJ (DESEMBARGADORES) 1º Vice Presidente 2º Vice Presidente Administração Superior 3º Vice Presidente

Leia mais

decisões definitivas de mérito Supremo Tribunal Federal

decisões definitivas de mérito Supremo Tribunal Federal Art.102... 2º As decisões definitivas de mérito, proferidas pelo Supremo Tribunal Federal, nas ações diretas de inconstitucionalidade e nas ações declaratórias de constitucionalidade produzirão eficácia

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 792/2015

RESOLUÇÃO Nº 792/2015 Publicação: 24/04/15 DJE: 23/04/15 RESOLUÇÃO Nº 792/2015 Dispõe sobre a função de juiz leigo, de que trata a Lei federal nº 9.099, de 26 de setembro de 1995, no âmbito dos Juizados Especiais do Estado

Leia mais

XXV EXAME DE ORDEM DA OAB QUESTÕES DE ÉTICA E ESTATUTO DA OAB

XXV EXAME DE ORDEM DA OAB QUESTÕES DE ÉTICA E ESTATUTO DA OAB XXV EXAME DE ORDEM DA OAB 1ª FASE Prova Tipo 04 Azul QUESTÕES DE ÉTICA E ESTATUTO DA OAB Questão 1 Gabarito: A Fundamentação legal encontra-se no art. 7º, XXI, 10, EAOAB. Jose Carlos Santos, advogado,

Leia mais

Cód. barras: STJ (2012) SUMÁRIO. Currículo do Autor... 7 Abreviaturas... 9 Apresentação... 17

Cód. barras: STJ (2012) SUMÁRIO. Currículo do Autor... 7 Abreviaturas... 9 Apresentação... 17 Cód. barras: STJ00094833 (2012) SUMÁRIO Currículo do Autor... 7 Abreviaturas... 9 Apresentação........................................................................ 17 1. Advocacia e Direito de Defesa

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Poder Legislativo Parte 5 Prof. Alexandre Demidoff Imunidade formal relativa a sustação do processo Art. 53. 4º O pedido de sustação será apreciado pela Casa respectiva no prazo

Leia mais

CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SERGIPE RESOLUÇÃO CREMESE Nº004 /2017

CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SERGIPE RESOLUÇÃO CREMESE Nº004 /2017 1 RESOLUÇÃO CREMESE Nº004 /2017 INSTITUI NO ÂMBITO DO CREMESE O CADASTRO PARA DEFENSOR DATIVO, FIXA VALORES A SEREM PAGOS A TÍTULO DE HONORÁRIOS ADVOCATÍCIOS E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. O Conselho Regional

Leia mais

Partidos Políticos (continuação)

Partidos Políticos (continuação) Turma e Ano: 2016 (Master B) Matéria / Aula: Direito Eleitoral - 07 Professor: André Marinho Monitor: Paula Ferreira Aula 07 Partidos Políticos (continuação) 6. Filiação Partidária (continuação) Em relação

Leia mais

Regimento Interno Comissão Especial de Direito do Trabalho Conselho Seccional da OAB em São Paulo

Regimento Interno Comissão Especial de Direito do Trabalho Conselho Seccional da OAB em São Paulo Regimento Interno Comissão Especial de Direito do Trabalho Conselho Seccional da OAB em São Paulo TÍTULO I OBJETIVOS, ESTRUTURA E COMPOSIÇÃO, ADMISSÃO E EXCLUSÃO DE MEMBROS, FORMAS DE ATUAÇÃO E REPRESENTAÇÃO

Leia mais

Provimento Nº 102/2004

Provimento Nº 102/2004 Provimento Nº 102/2004 O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, no uso das atribuições que lhe são conferidas nos incisos V e XIII do artigo 54 da Lei 8.906/94, RESOLVE: Art. 1º A indicação

Leia mais

CONSELHO FEDERAL DE FONOAUDIOLOGIA

CONSELHO FEDERAL DE FONOAUDIOLOGIA RESOLUÇÃO CFFa nº 335, de 29 de julho de 2006. REVOGADA Dispõe sobre a aprovação do Regimento Eleitoral do 9º Colegiado do Conselho Federal de Fonoaudiologia, e dá outras providências. O Conselho Federal

Leia mais

AULA 01. Deontologia Jurídica

AULA 01. Deontologia Jurídica Deontologia Jurídica Professor Roberto Morgado rnmorgado@hotmail.com www.morgadodeontologia.blogspot.com Aula 1 AULA 01 Deontologia e o Exame da OAB Estrutura da OAB Atividades Privativas dos Advogados

Leia mais

Regularmente inscrito na OAB

Regularmente inscrito na OAB Da Atividade de Advocacia Da Atividade de Advocacia em Geral Visto do Advogado (Art. 2) Atos constitutivos de pessoas jurídicas Indispensável registro no órgão competente Vedado advogado que prestem serviços

Leia mais

NOVO CÓDIGO DE ÉTICA II

NOVO CÓDIGO DE ÉTICA II LIBERDADE PROFISSIONAL NOVO CÓDIGO DE ÉTICA II ÉTICA E ESTATUTO DA OAB O advogado é independente e possui a sua atuação livre, não sendo necessário aceitar imposição do empregador sobre a sua parte técnica/jurídica.

Leia mais

CAPÍTULO I DA COMPOSIÇÃO DO TRIBUNAL

CAPÍTULO I DA COMPOSIÇÃO DO TRIBUNAL CAPÍTULO I DA COMPOSIÇÃO DO TRIBUNAL Art. 1º - O Tribunal de Ética e Disciplina (TED), órgão do Conselho Seccional do Estado de Rondônia, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), compõe-se de 11 (Onze)

Leia mais

ASSEMBLÉIA GERAL ORDINÁRIA

ASSEMBLÉIA GERAL ORDINÁRIA EDITAL DE CONVOCAÇÃO Nº 004 DE 11, DE SETEMBRO DE 2015. ASSEMBLÉIA GERAL ORDINÁRIA Dispõe sobre as eleições da OAB/MT no ano de 2015 e dá outras providências. O Conselho Seccional da OAB/MT, no uso de

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DA COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS DA ASSOCIAÇÃO DOS MAGISTRADOS BRASILEIROS. Seção I Da definição, constituição e atribuições

REGIMENTO INTERNO DA COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS DA ASSOCIAÇÃO DOS MAGISTRADOS BRASILEIROS. Seção I Da definição, constituição e atribuições REGIMENTO INTERNO DA COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS DA ASSOCIAÇÃO DOS MAGISTRADOS BRASILEIROS Dispõe sobre o Regimento Interno da Comissão de Direitos Humanos da Associação dos Magistrados Brasileiros AMB.

Leia mais

CONTRATO CONSTITUTIVO DE SOCIEDADE DE ADVOGADOS

CONTRATO CONSTITUTIVO DE SOCIEDADE DE ADVOGADOS CONTRATO CONSTITUTIVO DE SOCIEDADE DE ADVOGADOS Pelo presente instrumento particular de contrato [Nome do Advogado], [nacionalidade], [estado civil], advogado(a), inscrito(a) na OAB/Ba sob n. [...], inscrito(a)

Leia mais

PROVIMENTO Nº. 44/2007 CGJ.

PROVIMENTO Nº. 44/2007 CGJ. PROVIMENTO Nº. 44/2007 CGJ. Dispõe sobre os critérios para a extração de fotocópias nas Unidades Judiciárias de 1.ª Instância do Estado de Mato grosso e dá outras providências. O CORREGEDOR-GERAL DA JUSTIÇA,

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL SEFAZ DIREITO CONSTITUCIONAL Dos Deputados e dos Senadores Prof. Ubirajara Martell www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Constitucional DOS DEPUTADOS E DOS SENADORES Seção V DOS DEPUTADOS E DOS SENADORES

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA Legislação Prof. Cláudio Alves Esta Resolução reza acerca da Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização - CMO. A CMO tem por competência emitir

Leia mais

Direitos do Advogado. Não existe hierarquia entre membros: OAB Ministério Público Magistratura

Direitos do Advogado. Não existe hierarquia entre membros: OAB Ministério Público Magistratura Direitos do Advogado Não existe hierarquia entre membros: OAB Ministério Público Magistratura Direitos a) inviolabilidade do escritório Direitos a) inviolabilidade do escritório b) Comunicar-se com cliente

Leia mais

A ORGANIZAÇÃO DA JUSTIÇA ELEITORAL

A ORGANIZAÇÃO DA JUSTIÇA ELEITORAL Inicialmente quero parabenizar a todos os concurseiros, em especial aqueles que buscam uma vaga nos Tribunais Eleitorais, pela dedicação aos estudos, persistam, pois essa caminhada, embora árdua, é bastante

Leia mais

P r o f e s s o r E v e r t o n Z a d i k i a n É t i c a e E A O A B - X X V I I E x a m e d a O A B

P r o f e s s o r E v e r t o n Z a d i k i a n É t i c a e E A O A B - X X V I I E x a m e d a O A B Paulo é contratado por Pedro para promover ação com pedido condenatório em face de Alexandre, por danos causados ao animal de sua propriedade. Em decorrência do processo, houve condenação do réu ao pagamento

Leia mais

ANEXO I REGULAMENTO DOS COLEGIADOS DE CURSOS DE GRADUAÇÃO

ANEXO I REGULAMENTO DOS COLEGIADOS DE CURSOS DE GRADUAÇÃO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS RESOLUÇÃO CEPE 21/09, de 9 de julho de 2009. Aprova o Regulamento dos Colegiados de Cursos de Graduação.

Leia mais

ESTATUTO SOCIAL DA FUNDAÇÃO DE PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR DO ESTADO DA BAHIA - PREVBAHIA

ESTATUTO SOCIAL DA FUNDAÇÃO DE PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR DO ESTADO DA BAHIA - PREVBAHIA DE ESTATUTO SOCIAL DA FUNDAÇÃO DE PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR DOS SERVIDORES PÚBLICOS DO ESTADO DA BAHIA - PREVBAHIA Art. 1º A Fundação de Previdência Complementar dos Servidores Públicos do Estado da Bahia

Leia mais

NOÇÕES PRELIMINARES SOBRE O PROCESSO ADMINISTRATIVO TRIBUTÁRIO DECORRENTE DE LANÇAMENTO DE OFÍCIO NO ESTADO DE SÃO PAULO 6ª PARTE

NOÇÕES PRELIMINARES SOBRE O PROCESSO ADMINISTRATIVO TRIBUTÁRIO DECORRENTE DE LANÇAMENTO DE OFÍCIO NO ESTADO DE SÃO PAULO 6ª PARTE NOÇÕES PRELIMINARES SOBRE O PROCESSO ADMINISTRATIVO TRIBUTÁRIO DECORRENTE DE LANÇAMENTO DE OFÍCIO NO ESTADO DE SÃO PAULO 6ª PARTE Alencar Frederico Mestre em Direito pela Universidade Metodista de Piracicaba;

Leia mais

Estatuto da OAB e Código de Ética DOCENTE CARGA HORÁRIA

Estatuto da OAB e Código de Ética DOCENTE CARGA HORÁRIA CURSO DISCIPLINA DIREITO Estatuto da OAB e Código de Ética DOCENTE PERÍODO CARGA HORÁRIA EMENTA OBJETIVOS HABILIDADES E COMPETÊNCIAS 7 P 40 h Estatuto da Advocacia e da OAB. Código de Ética e Disciplina.

Leia mais

RESOLUÇÃO CRMV-ES nº. 004/2019

RESOLUÇÃO CRMV-ES nº. 004/2019 RESOLUÇÃO nº. 004/2019 Ementa: Normatiza a Defensoria dativa no processo ético-profissional no âmbito do. O PRESIDENTE DO CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA VETERINÁRIA DO ESTADO DO ESPIRITO SANTO (), no uso

Leia mais

Direito Penal. Lei nº /2006. Violência doméstica e Familiar contra a Mulher. Parte 3. Prof.ª Maria Cristina

Direito Penal. Lei nº /2006. Violência doméstica e Familiar contra a Mulher. Parte 3. Prof.ª Maria Cristina Direito Penal Lei nº 11.340/2006. Violência doméstica e Familiar contra a Mulher. Parte 3. Prof.ª Maria Cristina TÍTULO IV - DOS PROCEDIMENTOS CAPÍTULO I - DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 13. Ao processo, ao julgamento

Leia mais

Estatuto da OAB e Código de Ética 50 Dicas certeiras para o Exame da OAB

Estatuto da OAB e Código de Ética 50 Dicas certeiras para o Exame da OAB Estatuto da OAB e Código de Ética 50 Dicas certeiras para o Exame da OAB Salve, salve! Tudo bem? É com imensa alegria que lhe apresento este e- book com 50 dicas matadoras para a 1ª Fase da OAB! Desejo-lhe

Leia mais

REGULAMENTO COLEGIADO DE CURSO

REGULAMENTO COLEGIADO DE CURSO REGULAMENTO COLEGIADO DE CURSO MANTIDA PELA INSTITUIÇÃO PAULISTA DE ENSINO E CULTURA - IPEC TUPÃ SP 2016 LICENCIATURA EM PEDAGOGIA CAPÍTULO I DA NATUREZA, COMPOSIÇÃO E ELEIÇÃO SEÇÃO I DA NATUREZA E COMPOSIÇÃO

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ DE ELEGIBILIDADE

REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ DE ELEGIBILIDADE REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ DE ELEGIBILIDADE CAPÍTULO I - DO OBJETO Artigo. 1º. O presente Regimento Interno disciplina o funcionamento do Comitê de Elegibilidade ( Comitê ), definindo suas responsabilidades

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE ENTRE RIOS - BA

PREFEITURA MUNICIPAL DE ENTRE RIOS - BA Ano II Edição n 86 Caderno 04 Prefeitura Municipal de Entre Rios publica: LEIS Nº 170; 171/2018 Tv. Sen. Eduardo Veloso, Entre Rios - BA Tel.: (75) 3420-3331 Gestor (a): Elizio Fernandes Rodrigues Simões

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL www.questoesdeconcursos.com.br PEÇA PROFISSIONAL O Conselho de Magistratura do Tribunal de Justiça do Estado X, órgão judicial com atribuições disciplinares, emitiu o provimento

Leia mais

SÚMULA VINCULANTE. Sessão da tarde Professora Bruna Vieira

SÚMULA VINCULANTE. Sessão da tarde Professora Bruna Vieira SÚMULA VINCULANTE Sessão da tarde Professora Bruna Vieira Súmula Vinculante - art. 103-A da CF e Lei nº 11.417/06 Edição: só pelo o Supremo Tribunal Federal (de ofício ou por provocação). Legitimados:

Leia mais

DESPACHO COJUR Nº 108/2016

DESPACHO COJUR Nº 108/2016 DESPACHO COJUR Nº 108/2016 (Aprovado em Reunião de Diretoria em 23/02/2016) Ref. Expedientes CFM nºs 1264/2016 e 1519/2016 RELATÓRIO O CRM-AM enviou correspondência em que formula questionamentos (i) sobre

Leia mais

Prof. Dr. Vander Ferreira de Andrade

Prof. Dr. Vander Ferreira de Andrade Prof. Dr. Vander Ferreira de Andrade Ministério Público Instituição permanente, essencial à função jurisdicional do Estado. Incumbência: Defesa da ordem jurídica Defesa do Regime Democrático Defesa dos

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 04/2017.

RESOLUÇÃO Nº 04/2017. RESOLUÇÃO Nº 04/2017. Dispõe sobre a anuidade devida pelos advogados e estagiários para o exercício de 2018, estabelece o procedimento geral para cobrança de créditos dessa natureza e dá outras providências.

Leia mais

Aprovado por Deliberação n.º /2010 ANTEPROJECTO DE LEI SOBRE OS ACTOS PRÓPRIOS DOS ADVOGADOS E SOLICITADORES ASSEMBLEIA NACIONAL. Lei n.

Aprovado por Deliberação n.º /2010 ANTEPROJECTO DE LEI SOBRE OS ACTOS PRÓPRIOS DOS ADVOGADOS E SOLICITADORES ASSEMBLEIA NACIONAL. Lei n. Aprovado por Deliberação n.º /2010 ANTEPROJECTO DE LEI SOBRE OS ACTOS PRÓPRIOS DOS ADVOGADOS E SOLICITADORES ASSEMBLEIA NACIONAL Lei n.º /2010, de de Na sequência da aprovação e entrada em vigor da Lei

Leia mais

MarcoAntonioAraujoJr ÓRGÃOS DA OAB

MarcoAntonioAraujoJr ÓRGÃOS DA OAB @profmarcoantonio @profmarcoant MarcoAntonioAraujoJr ÓRGÃOS DA OAB ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL ü Serviço público federal independente; ü Dotada de personalidade jurídica e forma federa:va; ü Não mantém

Leia mais

DA ADVOCACIA 1ª Parte

DA ADVOCACIA 1ª Parte Página1 1. O ADVOGADO Não é tarefa simples dissertar sobre o advogado. A profissão desperta paixões e ódios. Ao mesmo. Ao mesmo tempo em que se enaltece, de forma romântica e poética, aquele que tem por

Leia mais

CONTRATO DE CREDENCIAMENTO

CONTRATO DE CREDENCIAMENTO CONTRATO DE CREDENCIAMENTO Pelo presente instrumento particular de Contrato de Credenciamento e na melhor forma de direito, XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX, inscrita (o) no CNPJ/MF sob o nº. XXXXXXXXXXXXXXX,

Leia mais

NOÇÕES PRELIMINARES SOBRE O PROCESSO ADMINISTRATIVO TRIBUTÁRIO DECORRENTE DE LANÇAMENTO DE OFÍCIO NO ESTADO DE SÃO PAULO 10ª PARTE

NOÇÕES PRELIMINARES SOBRE O PROCESSO ADMINISTRATIVO TRIBUTÁRIO DECORRENTE DE LANÇAMENTO DE OFÍCIO NO ESTADO DE SÃO PAULO 10ª PARTE NOÇÕES PRELIMINARES SOBRE O PROCESSO ADMINISTRATIVO TRIBUTÁRIO DECORRENTE DE LANÇAMENTO DE OFÍCIO NO ESTADO DE SÃO PAULO 10ª PARTE Alencar Frederico Mestre em Direito pela Universidade Metodista de Piracicaba;

Leia mais

ISMAEL NORONHA REGIMENTO INTERNO STM

ISMAEL NORONHA REGIMENTO INTERNO STM ISMAEL NORONHA REGIMENTO INTERNO STM DA COMPOSIÇÃO E COMPETÊNCIA DA COMPOSIÇÃO DO TRIBUNAL Art. 2º O Tribunal, com sede na Capital Federal e jurisdição em todo o território nacional, compõe-se de 15 Ministros

Leia mais

CRONOGRAMA - XXI EXAME DE ORDEM

CRONOGRAMA - XXI EXAME DE ORDEM XXI EXAME DE ORDEM CRONOGRAMA - XXI EXAME DE ORDEM EDITAL 26/9/2016 INSCRIÇÕES 26/9/2016 10/10/2016 1ª FASE 27/11/2016 2ª FASE 22/1/2017 CRONOGRAMA - XXI EXAME DE ORDEM INFORMAÇÕES GERAIS: Quem pode fazer

Leia mais

CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA DE DO ADOLESCENTE PETROLÂNDIA SC EDITAL Nº 01/2014

CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA DE DO ADOLESCENTE PETROLÂNDIA SC EDITAL Nº 01/2014 CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA DE DO ADOLESCENTE PETROLÂNDIA SC EDITAL Nº 01/2014 Abre inscrições para eleição dos membros do Conselho Tutelar, estabelece o calendário e da outras providências.

Leia mais

CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL 1988

CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL 1988 CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL 1988 TÍTULO IV DA ORGANIZAÇÃO DOS PODERES CAPÍTULO IV DAS FUNÇÕES ESSENCIAIS À JUSTIÇA Seção I Do Ministério Público Art. 127. O Ministério Público é instituição

Leia mais

Ordem dos Advogados do Brasil - Seção de Goiás Casa do Advogado Jorge Jungmann

Ordem dos Advogados do Brasil - Seção de Goiás Casa do Advogado Jorge Jungmann RESOLUÇÃO DO CONSELHO SECCIONAL Nº 05/2009 Dispõe sobre as eleições para o Conselho Seccional, Conselheiros Federais por Goiás, Diretorias da OAB/GO, Caixa de Assistência dos Advogados e Subseções, para

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Poder Legislativo Prof. Alexandre Demidoff Comissões permanentes e comissões temporárias Art. 58. O Congresso Nacional e suas Casas terão comissões permanentes e temporárias, constituídas

Leia mais

II - afastamento do lar, domicílio ou local de convivência com a ofendida;

II - afastamento do lar, domicílio ou local de convivência com a ofendida; Art. 22. Constatada a prática de violência doméstica e familiar contra a mulher, nos termos desta Lei, o juiz poderá aplicar, de imediato, ao agressor, em conjunto ou separadamente, as seguintes medidas

Leia mais

Plantão Judiciário Semanal

Plantão Judiciário Semanal Plantão Judiciário Semanal O plantão judiciário semanal corresponde a feriados, fins de semana e dias úteis fora do horário ordinário do expediente forense, excetuado o período de 20 de dezembro a 6 de

Leia mais

Legislação da Justiça Militar

Legislação da Justiça Militar Legislação da Justiça Militar Lei nº 8.457 de 1992 - Organiza a Justiça Militar da União Estrutura da Justiça Militar da União Parte 6 Professora Karina Jaques Art. 9 Compete ao Presidente: I - dirigir

Leia mais

DÚVIDAS... - O ADVOGADO PODE TER ACESSO AOS AUTOS DE UM INQUÉRITO POLICIAL SEM APRESENTAR PROCURAÇÃO?

DÚVIDAS... - O ADVOGADO PODE TER ACESSO AOS AUTOS DE UM INQUÉRITO POLICIAL SEM APRESENTAR PROCURAÇÃO? DÚVIDAS... - A ADVOGADA LACTANTE TEM DIREITO A PREFERÊNCIA NA ORDEM DE SUSTENTAÇÃO ORAL? - O ADVOGADO PODE TER ACESSO AOS AUTOS DE UM INQUÉRITO POLICIAL SEM APRESENTAR PROCURAÇÃO? - O ADVOGADO PODE APRESENTAR

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Execução I. Prof. Luiz Dellore

DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Execução I. Prof. Luiz Dellore DIREITO PROCESSUAL CIVIL Execução I Prof. Luiz Dellore Inadimplemento + título executivo extrajudicial: Processo de execução. PARTE ESPECIAL LIVRO II DO PROCESSO DE EXECUÇÃO Sempre? Art. 785. A existência

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA DA ASSOCIAÇÃO PAULISTA DA PROPRIEDADE INTELECTUAL - ASPI

CÓDIGO DE ÉTICA DA ASSOCIAÇÃO PAULISTA DA PROPRIEDADE INTELECTUAL - ASPI CÓDIGO DE ÉTICA DA ASSOCIAÇÃO PAULISTA DA PROPRIEDADE INTELECTUAL - ASPI I. - INTRODUÇÃO Assim como na prática da advocacia, o exercício dos operadores das atividades da Propriedade Intelectual, sejam

Leia mais

Plano de Aula: Do mandato advocatício ÉTICA GERAL E PROFISSIONAL - CCJ0097

Plano de Aula: Do mandato advocatício ÉTICA GERAL E PROFISSIONAL - CCJ0097 Plano de Aula: Do mandato advocatício ÉTICA GERAL E PROFISSIONAL - CCJ0097 Título Do mandato advocatício Número de Aulas por Semana Número de Semana de Aula 4 Tema Do Mandato advocatício e da Prática Forense

Leia mais

ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL CONSELHO SECCIONAL DO PIAUÍ EDITAL Nº 001/2015 PROCESSO SELETIVO

ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL CONSELHO SECCIONAL DO PIAUÍ EDITAL Nº 001/2015 PROCESSO SELETIVO ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL CONSELHO SECCIONAL DO PIAUÍ EDITAL Nº 001/2015 PROCESSO SELETIVO O CONSELHO SECCIONAL DO PIAUÍ DA ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL torna público o Processo Seletivo para provimento

Leia mais

Assim, ao abrigo do disposto no n.º 9 do artigo 14.º do Decreto-Lei n.º 7/2017, de 9 de janeiro, manda o Governo, pelo Ministro da Saúde, o seguinte:

Assim, ao abrigo do disposto no n.º 9 do artigo 14.º do Decreto-Lei n.º 7/2017, de 9 de janeiro, manda o Governo, pelo Ministro da Saúde, o seguinte: PROJETO DE PORTARIA QUE REGULAMENTA O PROCESSO ELEITORAL DOS MEMBROS REPRESENTANTES DOS BENEFICIÁRIOS TITULARES DA ADSE PARA O CONSELHO GERAL E DE SUPERVISÃO DA ADSE, I.P. O Instituto de Proteção e Assistência

Leia mais

SOCIEDADE DE EDUCAÇÃO E CULTURA DE GOIANIA LTDA FACULDADE PADRÃO SUMÁRIO REGULAMENTO INSTITUCIONAL DOS ÓRGÃOS COLEGIADOS DOS CURSOS 2 CAPÍTULO I 2

SOCIEDADE DE EDUCAÇÃO E CULTURA DE GOIANIA LTDA FACULDADE PADRÃO SUMÁRIO REGULAMENTO INSTITUCIONAL DOS ÓRGÃOS COLEGIADOS DOS CURSOS 2 CAPÍTULO I 2 SUMÁRIO REGULAMENTO INSTITUCIONAL DOS ÓRGÃOS COLEGIADOS DOS CURSOS 2 CAPÍTULO I 2 DOS ÓRGÃOS COLEGIADOS 2 CAPITULO II 2 DO COLEGIADO DOS CURSOS 2 CAPITULO III 3 MANDATOS DO COLEGIADO DO CURSO 3 CAPÍTULO

Leia mais

Regimento Geral da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia Regional Goiás SBOT-GO

Regimento Geral da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia Regional Goiás SBOT-GO Regimento Geral da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia Regional Goiás SBOT-GO CAPITULOI TÍTULO, FINALIDADES, SEDE E ORGANIZAÇÃO. Art. 1º - Este Regimento Geral regula o funcionamento da Sociedade

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ DE ELEGIBILIDADE

REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ DE ELEGIBILIDADE REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ DE ELEGIBILIDADE VERSÃO 2018 Texto em vigor aprovado pela 11ª Reunião Extraordinária do Conselho de Administração da Companhia Energética de Brasília, de 04.10.2018. 1 REGIMENTO

Leia mais

ESTATUTO DA ADVOCACIA E DA OAB XIX EXAME DE ORDEM

ESTATUTO DA ADVOCACIA E DA OAB XIX EXAME DE ORDEM ESTATUTO DA ADVOCACIA E DA OAB XIX EXAME DE ORDEM 2 Questão 02 (FGV/OAB/XVII Exame de Ordem) Os atos e contratos constitutivos de pessoas jurídicas, para sua admissão em registro, em não se tratando de

Leia mais

Ordem dos Advogados do Brasil - Seção de Goiás Casa do Advogado Jorge Jungmann

Ordem dos Advogados do Brasil - Seção de Goiás Casa do Advogado Jorge Jungmann RESOLUÇÃO Nº 02/2013-DIR Regulamenta Sessão Pública para formação da Lista Sêxtupla Constitucional para o preenchimento de vaga de Desembargador destinada à advocacia no Tribunal de Justiça do Estado de

Leia mais

ÉTICA PROFISSIONAL Prof. Ricardo Monteiro

ÉTICA PROFISSIONAL Prof. Ricardo Monteiro Estatuto da Advocacia e da OAB, Regulamento Geral e Código de Ética e Disciplina da OAB ÉTICA PROFISSIONAL Prof. Ricardo Monteiro Relatório de incidência de temas na prova de ética profissional nos últimos

Leia mais

RESOLUÇÃO N" 09/2018

RESOLUÇÃO N 09/2018 RESOLUÇÃO N" 09/2018 2 0 1 g Altera o Regimento Interno da OAB/GO, para adequação quanto ao Regimento Interno do TED e para determinar as atribuições da Procuradoria Regional de Prerrogativas da OAB/GO,

Leia mais

ÍNDICE TEMÁTICO. ABANDONO DA CAUSA - ética - (CED) art infração disciplinar - arts. 34, XI; 36, I

ÍNDICE TEMÁTICO. ABANDONO DA CAUSA - ética - (CED) art infração disciplinar - arts. 34, XI; 36, I ÍNDICE TEMÁTICO Estatuto: referência direta aos artigos Regulamento Geral: dispositivos antecedidos de (RG) Código de ética e Disciplina: dispositivos antecedidos de (CED) Provimentos: referência ao número

Leia mais