Link para mais informações do projeto:

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Link para mais informações do projeto:"

Transcrição

1 CONSERVAÇÃO DO SOLO, ÁGUA E MEIO AMBIENTE EM PROPRIEDADE RURAL, NO MUNICÍPIO DE BARRA DO RIO AZUL - RS Autores: Jair Francisco Zorzanello¹, Agustinho Angelo Ceni², Ricardo Barbieri³, Cezar da Rosa 4, Benildo Trentin 5 Link para mais informações do projeto: INTRODUÇÃO A preservação do solo e água são fatores fundamentais para a manutenção da vida. Em pequenas propriedades rurais, na maioria das vezes o solo é altamente demandado para as práticas produtivas e seu uso sem critérios técnicos, leva a degradação e juntamente a poluição dos recursos hídricos. O presente trabalho acontece na Propriedade de Dressani Agostini, situada no município de Barra do Rio Azul, Norte do Rio Grande do Sul, onde técnicos da Emater/RS-Ascar em parceria com a Prefeitura Municipal, auxiliam na melhoria do solo, recursos hídricos, meio Ambiente, organização e embelezamento da propriedade. Nas visitas, identificou-se que alguns pontos deveriam ser melhorados, como as condições do solo agrícola que estavam sofrendo um processo de erosão laminar e de voçorocas e sem a presença de cobertura do solo no inverno. A não utilização de rotação de culturas tornava a terra compactada e a produtividade era baixa. Além disso, havia sérios problemas com a produção das pastagens destinadas às matrizes leiteiras, devido às péssimas condições do solo. Os dois riachos que passam pela propriedade eram utilizados para a dessedentação animal, os quais possuíam livre acesso, danificando o leito e a mata ciliar. ¹ Extensionista Rural de Nível Médio - Téc em Agropecuária Emater/RS-Ascar ² Extensionista Rural de Nível Médio Téc em Agropecuária Emater/RS-Ascar, ³ Extensionista Rural de Nível Superior Veterinário Emater/RS-Ascar, 4 Extensionista Rural de Nível Superior Eng. Agrônomo Assistente Técnico Regional Emater/RS-Ascar, 5 Secretário Municipal da Agricultura do Município de Barra do Rio Azul RS.

2 A organização dos galpões para armazenamento de insumos era precária, com misturas de combustíveis, ração para animais, lenha, defensivos agrícolas e implementos, na mesma instalação. O entorno da sede, necessitava de melhorias como cercamento da residência e embelezamento dos jardins. Diante dessa visão geral, ajustou-se tecnicamente as ações na conservação do solo, água e meio ambiente, através da organização da propriedade, priorizando a atividade econômica, preservação ambiental do solo e da água, integrando a parte social e o bem-estar da família. 2.0 OBJETIVO Conscientizar a família rural que a sua propriedade é o melhor local para se viver, buscando sempre a conservação e a preservação do solo, meio ambiente e água. Trabalhar o bem-estar familiar com a organização de todas as instalações da propriedade e o embelezamento dos arredores da moradia, proporcionando um ambiente agradável para morar e viver e buscar o aumento da renda da família, através das práticas agrícolas sugeridas. 2.1 Objetivos específicos - Manejo do solo e da água: Implantação de práticas agrícolas visando reduzir as perdas de solo e água pela erosão. - Cobertura do Solo em áreas agrícolas: A importância de manter o solo protegido durante todo ano com plantas de cobertura e recuperadoras de solo. - Repovoamento de plantas nativa em áreas de preservação permanente (APP): Plantio de mudas de árvores nativas na extensão dos dois riachos para restabelecer a mata ciliar. - Organização das instalações: Todos os galpões e instalações serão organizados, separando e definindo os locais dos produtos, utensílios, máquinas e defensivos. - Embelezamento e organização dos arredores da moradia: Buscar melhorias no entorno da moradia, com intuito de proporcionar um ambiente aconchegante para o convívio familiar. -Tornar a propriedade rural, uma unidade de referência: Possibilitar, que esta propriedade rural seja exemplo, na conservação do solo, água, meio ambiente, produção e organização.

3 3.0 RELATO O desenvolvimento do Projeto ocorreu na propriedade rural da família Agostini, por meio do Programa Estadual de Conservação do Solo e da Água 6, complementado pelo Programa Municipal de Conservação do Solo, Água e Meio Ambiente 7 com início das atividades no mês de julho do ano de 2015, na localidade de Campo Alegre, Município de Barra do Rio Azul/RS. 4.0 DESENVOLVIMENTO Após uma análise da situação atual da propriedade, amparada por um Programa Estadual e Municipal de Conservação de Solos, Água e Meio Ambiente, Emater/RS-Ascar Municipal e Regional, juntamente com a Secretaria Municipal da Agricultura e a família de Dressani Agostini, iniciou-se a desenvolver os trabalhos de melhorias da propriedade. Devido às condições precárias em que se encontrava o solo, com sérios problemas de erosão e de compactação, iniciou-se um trabalho de terraceamento (Figura 1) de base média, cobertura total do solo no inverno com plantas recuperadoras de solo e a rotação das culturas. Avaliou-se a taxa de infiltração de água no solo, mantendo o solo coberto o ano todo, controlando a erosão laminar e de voçoroca, armazenando a água das chuvas na lavoura. Observou-se a importância do sistema radicular das culturas e das plantas recuperadoras de solo, na melhoria das condições químicas, físicas e biológicas do solo. Figura1 (Início das práticas de terraceamento) 6 Decreto de 04 de dezembro de 2015, instituiu a Política Estadual de Conservação do Solo e da Água, sob a coordenação da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação, em parceria com as Secretarias do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e da Educação 7 Projeto de Lei N 022 de 24 fevereiro 2017 Autoriza o Poder Executivo a Desenvolver o Programa Municipal de Conservação do Solo, Água e Meio Ambiente e dá outras providências.

4 As pastagens, utilizadas na alimentação das matrizes leiteiras, possuíam baixa produção. Foram implantadas novas variedades de gramíneas, ajustada a fertilidade do solo com adubação orgânica e química e a implantação de um sistema de irrigação em 6,0 hectares. Os recursos hídricos da propriedade foram melhorados, retirando-se o contato direto dos animais com as águas dos riachos (figura 2), por meio do cercamento com arame farpado e palanques tratados em uma extensão de 2,0 km, visando à preservação da mata ciliar. A dessedentação dos animais agora é feita com a colocação de tambores d água dispostos em locais estratégicos. Figura 2 (Situação dos riachos antes do Projeto) Nas instalações, inicialmente, foram recolhidos todos os lixos e materiais sem serventias, após, dividiu-se os espaços, separando a alimentação dos animais, ferramentas de trabalho, combustíveis, lenha para consumo, insumos para a produção agrícola, implementos e máquinas, além da construção de dois pequenos depósitos, sendo um para armazenagem de defensivos agrícolas e outro para guardar os equipamentos de proteção individual (EPI), receituários agronômicos e recomendações técnicas. Os entornos da propriedade precisavam de melhorias, desta forma efetuou-se um trabalho de cercamento com palanques de madeira de eucaliptos tratados, e varas de taquaruçu disponíveis na propriedade. Realizou-se o plantio de árvores ornamentais e flores, proporcionando um visual harmonioso e satisfação da família em residir nesse local. O Programa Municipal de Conservação de Solo, Água e Meio Ambiente foi importante, pois disponibilizou recursos públicos para o desenvolvimento do projeto. O trabalho foi desenvolvido com a família em parceria com a Emater/RS-Ascar, Secretaria Municipal da Agricultura e Assistência Social. Atualmente a propriedade é modelo na adoção de boas práticas de manejo do solo, recursos hídricos, meio ambiente, atividades econômicas, organização,

5 recebendo visitas e servindo de exemplo a outros agricultores. 5.0 DISCUSÃO E RESULTADOS Resultados foram alcançados, após a execução dos trabalhos na melhoria do solo e água, com a adoção das boas práticas agrícolas, melhorando a estrutura física, química e biológica do solo. Isso se deve ao manejo correto e a cobertura do solo, aliado ao terraceamento de base média (figura 3), melhorando o perfil do solo através do sistema radicular das plantas favorecendo a infiltração de água. Figura 3 (Terraço de base média) Identificou-se um aumento considerável da produtividade da cultura do milho que passou de 120 sacas/ha -1 para 180 sacas/ha -1, sem aumento da quantidade de insumos aplicados. Isso se deve ao solo permanecer coberto o ano todo e a ciclagem de nutrientes através do sistema radicular das culturas e das plantas recuperadoras. A prática que mostrou a necessidade de manejar melhor o solo foi a avaliação da taxa de infiltração de água, sendo uma realizada no solo já cultivado e outra em uma mata ao lado da lavoura. A diferença foi muito grande e levou o agricultor a conscientizar-se da necessidade em melhorar a estrutura física e química nas áreas agrícolas. Na parte ambiental, após o cercamento (figura 4) dos riachos que passam pela propriedade e plantio de mudas nativas, percebe-se a regeneração da mata ciliar. Identifica-se uma melhoria na coloração e qualidade da água.

6 Figura 4 (Situação dos riachos após cercamento e melhoria da mata ciliar) Na sede da propriedade foi executado o trabalho de organização das instalações e limpeza dos galpões (figura 5) facilitando o trabalho diário da família, dando um visual organizativo e um ganho de tempo nas atividades. Nos arredores da residência, destaca-se o cercamento da moradia, (figura 6) o plantio de mudas de flores e plantas ornamentais de diversas variedades e cores, dando um aspecto muito bonito, tornando o local agradável e melhorando a qualidade de vida e convivência social. Figura 5 (Limpeza e organização dos galpões) Figura 6 (Embelezamento da sede) O projeto obteve um bom resultado devido a coordenação e execução da Emater/RS-Ascar de Barra do Rio Azul, e a efetiva participação da Prefeitura Municipal na destinação de recursos públicos e máquinas através do Programa Municipal de Conservação de Solo, Água e Meio Ambiente, bem como o envolvimento e a dedicação da família Dressani Agostini. 6.0 BIBLIOGRAFIA Decreto Lei de 4 dezembro 2015 Disponível em: Acesso em 11/07/2018 Projeto de Lei N o 022 de 24 fevereiro 2017 Disponível em: Acesso em 11/07/2018

Epagri. Conhecimento para a produção de alimentos

Epagri. Conhecimento para a produção de alimentos Epagri Conhecimento para a produção de alimentos POLÍTICAS PÚBLICAS PARA CONSERVAÇÃO DO SOLO/SC XII Reunião Sul Brasileira de Ciências do solo Eng. Agr. Ivan Tormem/Gerente de Extensão/Epagri - Chapecó

Leia mais

6º Encontro Regional dos Produtores de Maracujá Núcleo Rural Pipiripau Planaltina-DF

6º Encontro Regional dos Produtores de Maracujá Núcleo Rural Pipiripau Planaltina-DF Secretaria de Estado de Agricultura e Desenvolvimento Rural do DF - SEAGRI 6º Encontro Regional dos Produtores de Maracujá Núcleo Rural Pipiripau Planaltina-DF BOAS PRÁTICAS AGRÍCOLAS NA PRODUÇÃO DE MARACUJÁ

Leia mais

DEMONSTRATIVO DA DESPESA CATEGORIA ECONÔMICA, GRUPOS DE NATUREZA E MODALIDADE DE APLICAÇÃO

DEMONSTRATIVO DA DESPESA CATEGORIA ECONÔMICA, GRUPOS DE NATUREZA E MODALIDADE DE APLICAÇÃO DEMONSTRATIVO DA DESPESA CATEGORIA ECONÔMICA, GRUPOS DE NATUREZA E MODALIDADE Sub-função EXTENSÃO RURAL 606 Atividade Manutenção do Departamento de Extensão Rural 2030 AÇÕES 040101 - MANUTENÇÃO DO DEPARTAMENTO

Leia mais

AGINDO NO BOSQUE O QUÊ É O BOSQUE. Causas da imagem atual do Bosque: Você sabia?

AGINDO NO BOSQUE O QUÊ É O BOSQUE. Causas da imagem atual do Bosque: Você sabia? O BOSQUE O QUÊ É O BOSQUE O Bosque da UFSC é uma área verde de convivência no campus Trindade. Um espaço que para descanso e lazer de professores, universitários, servidores e moradores do entorno da UFSC.

Leia mais

TECNOLOGIAS DE BAIXO CARBONO RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS - RAD COM PASTAGEM OU FLORESTAS

TECNOLOGIAS DE BAIXO CARBONO RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS - RAD COM PASTAGEM OU FLORESTAS 3 TECNOLOGIAS DE BAIXO CARBONO RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS - RAD COM PASTAGEM OU FLORESTAS O projeto Na perspectiva de colaborar com o esforço brasileiro de redução de emissões de Gases de Efeito de

Leia mais

ATIVIDADES ECONÔMICAS NO ESPAÇO RURAL

ATIVIDADES ECONÔMICAS NO ESPAÇO RURAL ATIVIDADES ECONÔMICAS NO ESPAÇO RURAL FATORES QUE INFLUENCIAM NA CONFIGURAÇÃO SOCIOESPACIAL E NA SUSTENTABILIDADE DO MEIO RURAL Aspectos físicos e ambientais Condições socioeconômicas Capitalização e a

Leia mais

TECNOLOGIAS DE BAIXO CARBONO

TECNOLOGIAS DE BAIXO CARBONO Fotos : K. Carvalheiro/BID INFORMATIVO 3 TECNOLOGIAS DE BAIXO CARBONO RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS RAD COM PASTAGEM OU FLORESTAS 2016 PROJETO RAD COM PASTAGEM OU FLORESTA RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS

Leia mais

USO DO SOLO NA INTEGRAÇÃO LAVOURA PECUÁRIA. Palavras chaves: Biota do solo, aumento da produtividade, qualidade do solo.

USO DO SOLO NA INTEGRAÇÃO LAVOURA PECUÁRIA. Palavras chaves: Biota do solo, aumento da produtividade, qualidade do solo. USO DO SOLO NA INTEGRAÇÃO LAVOURA PECUÁRIA Guilherme Lino Schlickmann 1 ; Renato Alex Carniel 1 ; Marciano Balbinot 2 ; Fabiana Raquel Muhl 3 ; Neuri Antônio Feldmann 4 ; Anderson Clayton Rhoden 5 Palavras

Leia mais

TECNOLOGIAS DE BAIXO CARBONO INTEGRAÇÃO LAVOURA, PECUÁRIA, FLORESTA - ilpf

TECNOLOGIAS DE BAIXO CARBONO INTEGRAÇÃO LAVOURA, PECUÁRIA, FLORESTA - ilpf 2 TECNOLOGIAS DE BAIXO CARBONO INTEGRAÇÃO LAVOURA, PECUÁRIA, FLORESTA - ilpf O projeto Na perspectiva de colaborar com o esforço brasileiro de redução de emissões de Gases de Efeito de Estufa (GEE), o

Leia mais

TECNOLOGIAS DE BAIXO CARBONO PLANTIO DE FLORESTAS COMERCIAIS

TECNOLOGIAS DE BAIXO CARBONO PLANTIO DE FLORESTAS COMERCIAIS 4 TECNOLOGIAS DE BAIXO CARBONO PLANTIO DE FLORESTAS COMERCIAIS O projeto Na perspectiva de colaborar com o esforço brasileiro de redução de emissões de Gases de Efeito de Estufa (GEE), o Governo do Reino

Leia mais

COOPERATIVAS: PRODUZIR COM QUALIDADE E QUANTIDADE

COOPERATIVAS: PRODUZIR COM QUALIDADE E QUANTIDADE COOPERATIVAS: PRODUZIR COM QUALIDADE E QUANTIDADE Luiz Lourenço Presidente do Conselho de Administração Cocamar Cooperativa Agroindustrial Novembro 2017 TÍTULO COOPERATIVISMO COOPERATIVISMO NO MUNDO COOPERATIVISMO

Leia mais

Alguns processos erosivos que contribuem para o empobrecimento do solo

Alguns processos erosivos que contribuem para o empobrecimento do solo SOLO CONSERVAÇÃO Erosão Alguns processos erosivos que contribuem para o empobrecimento do solo Assoreamento: Depósito de acúmulo de sedimentos nos cursos d água, geralmente provocada, principalmente, pela

Leia mais

A POLÍTICA ESTADUAL DE CONSERVAÇÃO DO SOLO E DA ÁGUA

A POLÍTICA ESTADUAL DE CONSERVAÇÃO DO SOLO E DA ÁGUA A POLÍTICA ESTADUAL DE CONSERVAÇÃO DO SOLO E DA ÁGUA ENG. AGR. VALDOMIRO HAAS ENG. AGR. DR. ALTAMIR MATEUS BERTOLLO ANALISTA AGROPECUÁRIO e FLORESTAL SECRETARIA ESTADUAL da AGRICULTURA, PECUÁRIA e IRRIGAÇÃO

Leia mais

Foto: Kátia Carvalheiro/BID INFORMATIVO TECNOLOGIAS DE BAIXO CARBONO PLANTIO DE FLORESTAS COMERCIAIS

Foto: Kátia Carvalheiro/BID INFORMATIVO TECNOLOGIAS DE BAIXO CARBONO PLANTIO DE FLORESTAS COMERCIAIS INFORMATIVO 4 TECNOLOGIAS DE BAIXO CARBONO PLANTIO DE FLORESTAS COMERCIAIS 2016 PROJETO PLANTIO DE FLORESTAS COMERCIAIS O PROJETO RURAL SUSTENTÁVEL Na perspectiva de colaborar com o esforço brasileiro

Leia mais

SISTEMAS DE INTEGRAÇÃO E PRODUÇÃO AGRÍCOLA

SISTEMAS DE INTEGRAÇÃO E PRODUÇÃO AGRÍCOLA SISTEMAS DE INTEGRAÇÃO E PRODUÇÃO AGRÍCOLA Graziele Luíza Hammes 1, Marlova Bernardi¹, Patrícia Janssen Porsch 1 Marciano Balbinot² Palavras chaves: Solo. Pastagem. Sustentabilidade. INTRODUÇÃO O solo

Leia mais

TECNOLOGIAS DE BAIXO CARBONO

TECNOLOGIAS DE BAIXO CARBONO INFORMATIVO 2 Foto: M. Vilar/BID Foto : K.Carvalheiro/BID TECNOLOGIAS DE BAIXO CARBONO INTEGRAÇÃO LAVOURA PECUÁRIA E FLORESTA ilpf 2016 PROJETO IMPORTÂNCIA DA INTEGRAÇÃO LAVOURA PECUÁRIA FLORESTA ilpf

Leia mais

Agroecologia e Sistemas Agroflorestais

Agroecologia e Sistemas Agroflorestais Agroecologia e Sistemas Agroflorestais Deixai-nos amar as árvores As árvores nos querem bem Nos seus brotos verdes Corre o sangue eterno de Deus. Outrora a madeira quis endurecer Então Cristo nela se pendurou

Leia mais

Erosão x Plantio Direto no Arenito Paranaense

Erosão x Plantio Direto no Arenito Paranaense Erosão x Plantio Direto no Arenito Paranaense Eng. Agr. Fernando Ribeiro Sichieri* Uma paisagem desoladora lembrou cenas da década de 80, quando se praticava o preparo convencional para plantio de algodão

Leia mais

Acadêmica de Graduação do curso de Agronomia da Unijuí. 3

Acadêmica de Graduação do curso de Agronomia da Unijuí. 3 DIAGNÓSTICO DE PRÁTICAS CONSERVACIONISTAS EM UMA UNIDADE DE PRODUÇÃO AGROPECUÁRIA, NO MUNICÍPIO DE NOVA RAMADA - RS 1 DIAGNOSIS OF CONSERVATIONAL PRACTICES IN AN AGRICULTURAL PRODUCTION UNIT, IN THE MUNICIPALITY

Leia mais

Agenda de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Cerrados

Agenda de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Cerrados Agenda de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Cerrados Definição A Agenda de P&D da Embrapa Cerrados é um documento de caráter estratégico, construído em consonância com o Sistema de Inteligência Estratégica

Leia mais

ANÁLISE ECONÔMICA DE SISTEMAS DE PRODUÇÃO MISTOS: GRÃOS, CULTURA DE COBERTURA E PECUÁRIA,

ANÁLISE ECONÔMICA DE SISTEMAS DE PRODUÇÃO MISTOS: GRÃOS, CULTURA DE COBERTURA E PECUÁRIA, ANÁLISE ECONÔMICA DE SISTEMAS DE PRODUÇÃO MISTOS: GRÃOS, CULTURA DE COBERTURA E PECUÁRIA, 2003-2012 Claudia De Mori¹, Henrique Pereira dos Santos¹, Renato Serena Fontaneli¹ e Evandro Ademir Lampert 2 ¹Pesquisador,

Leia mais

PROJETOS DE EXTENSÃO DO CAMPUS MANHUAÇU

PROJETOS DE EXTENSÃO DO CAMPUS MANHUAÇU PROJETOS DE EXTENSÃO DO CAMPUS MANHUAÇU Conservação dos recursos hídricos: conscientização dos produtores rurais e estudantes da região de Manhuaçu-MG Coordenador: Prof. David Rafael Quintão Rosa Contato:

Leia mais

Um dos objetivos da Emater/RS-Ascar é promover o desenvolvimento sustentável no meio rural com preservação do meio ambiente. Nesse sentido, nos 45

Um dos objetivos da Emater/RS-Ascar é promover o desenvolvimento sustentável no meio rural com preservação do meio ambiente. Nesse sentido, nos 45 Um dos objetivos da Emater/RS-Ascar é promover o desenvolvimento sustentável no meio rural com preservação do meio ambiente. Nesse sentido, nos 45 municípios de abrangência do Regional Santa Rosa, localizado

Leia mais

DEJETOS DA BOVINOCULTURA LEITEIRA NO MUNICÍPIO DE TRÊS PASSOS / RS. Nome: Juliano Anderson Dorr

DEJETOS DA BOVINOCULTURA LEITEIRA NO MUNICÍPIO DE TRÊS PASSOS / RS. Nome: Juliano Anderson Dorr UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS PLAGEDER TCC TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DEJETOS DA BOVINOCULTURA LEITEIRA NO MUNICÍPIO

Leia mais

FAZENDA VARGEM BONITA/MG (REF. 382)

FAZENDA VARGEM BONITA/MG (REF. 382) FAZENDA VARGEM BONITA/MG (REF. 382) ESTA FAZENDA É SOMENTE PARA GADO. CRIA E RECRIA. O PROPRIETÁRIO FAZ CONDIÇÕES DE PAGAMENTO E PEGA IMOVEIS EM QUALQUER CIDADE, DESDE QUE NÃO SEJA SITIO, E FAZENDA MENOR..

Leia mais

É importante que o produtor rural organize e anote todos estes itens para que facilite o futuro planejamento e gerenciamento de seu negócio.

É importante que o produtor rural organize e anote todos estes itens para que facilite o futuro planejamento e gerenciamento de seu negócio. Fase 1 - Diagnóstico A realização do diagnóstico de uma propriedade é uma caracterização de todos os bens físicos ou recursos físicos (máquinas, equipamentos e instalações), naturais (rios, matas, etc.),

Leia mais

Importância do Manejo de Solos

Importância do Manejo de Solos CENTRO UNIVERSITÁRIO DO TRIÂNGULO IMPORTÂNCIA DO SOLO O seu uso adequado, além de garantir o suprimento de água para Importância do Manejo de Solos as culturas, criações e comunidades; previne a erosão

Leia mais

Eng. Agrônomo Ricardo Moacir Konzen Coordenador de departamento Departamento de Meio Ambiente de Vera Cruz

Eng. Agrônomo Ricardo Moacir Konzen Coordenador de departamento Departamento de Meio Ambiente de Vera Cruz Eng. Agrônomo Ricardo Moacir Konzen Coordenador de departamento Departamento de Meio Ambiente de Vera Cruz agronomia@veracruz-rs.gov.br dema@veracruz-rs.gov.br 51 37183778 Vera Cruz - RS Distância de Porto

Leia mais

LAVOURA-PECUÁRIA: GANHO DE PRODUTIVIDADE COM SUSTENTABILIDADE

LAVOURA-PECUÁRIA: GANHO DE PRODUTIVIDADE COM SUSTENTABILIDADE ESPAÇO DE PRÁTICAS EM SUSTENTABILIDADE LAVOURA-PECUÁRIA: GANHO DE PRODUTIVIDADE COM SUSTENTABILIDADE Com adoção de modelo de produção integrado, a Fazenda Palmeira, em Sinop/MT, aumenta em 40% a produção

Leia mais

RELATÓRIO DE PLANTIO DO PROJETO PLANTE BONITO

RELATÓRIO DE PLANTIO DO PROJETO PLANTE BONITO RELATÓRIO DE PLANTIO DO PROJETO PLANTE BONITO PLANTIO NAS MARGENS DO RIO MIMOSO BONITO MS. 1. Apresentação O projeto Plante Bonito busca envolver empresas, escolas, proprietários rurais, visitantes e poder

Leia mais

Agenda de P&D da Embrapa Cerrados

Agenda de P&D da Embrapa Cerrados Manejo, conservação e uso de recursos naturais Recuperação de Áreas Degradadas: Desenvolvimento de tecnologias para restauração ecológica e recuperação de áreas agrícolas com baixa capacidade produtiva.

Leia mais

PROGRAMA DE INCENTIVO À PRODUÇÃO LEITEIRA Nova Candelária/RS

PROGRAMA DE INCENTIVO À PRODUÇÃO LEITEIRA Nova Candelária/RS MUNICÍPIO DE NOVA CANDELÁRIA - RS PROGRAMA DE INCENTIVO À PRODUÇÃO LEITEIRA Nova /RS Prefeito Municipal: Carlos Alberto Dick Secretário da Agricultura: Jorge Luis Steiger Responsáveis Técnicos: Engº Agrº

Leia mais

LEVANTAMENTO DE ÁREAS AGRÍCOLAS DEGRADADAS NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO

LEVANTAMENTO DE ÁREAS AGRÍCOLAS DEGRADADAS NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO LEVANTAMENTO DE ÁREAS AGRÍCOLAS DEGRADADAS NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO Documento Resumo Vitória ES Setembro de 2012 1 COORDENAÇÃO AUTORES Phablo Barreto Eng. Agr. MS Solos Linha de Pesquisa: Áreas Degradadas

Leia mais

RESISTÊNCIA MECÂNICA DO SOLO A PENETRAÇÃO E PRODUTIVIDADE DA CULTURA DO MILHO SOB DISTINTAS PLANTAS DE COBERTURA E DOSES DE NITROGÊNIO

RESISTÊNCIA MECÂNICA DO SOLO A PENETRAÇÃO E PRODUTIVIDADE DA CULTURA DO MILHO SOB DISTINTAS PLANTAS DE COBERTURA E DOSES DE NITROGÊNIO RESISTÊNCIA MECÂNICA DO SOLO A PENETRAÇÃO E PRODUTIVIDADE DA CULTURA DO MILHO SOB DISTINTAS PLANTAS DE COBERTURA E DOSES DE NITROGÊNIO Herberto José Lopes 1 ; Francieli Steffler Weber 2 ; Guilherme Vitória

Leia mais

Jimboê. Geografia. Avaliação. Projeto. 4 o ano. 2 o bimestre

Jimboê. Geografia. Avaliação. Projeto. 4 o ano. 2 o bimestre Professor, esta sugestão de avaliação corresponde ao segundo bimestre escolar ou à Unidade 2 do Livro do Aluno. Projeto Jimboê Geografia 4 o ano Avaliação 2 o bimestre 1 Avaliação Geografia NOME: ESCOLA:

Leia mais

Programa de Gestão Ambiental (PGA) SF 2017/18 e SF 2018/19. Unidade Barra Grande

Programa de Gestão Ambiental (PGA) SF 2017/18 e SF 2018/19. Unidade Barra Grande Programa de Gestão Ambiental (PGA) SF 2017/18 e SF 2018/19 Unidade Barra Grande Sumário 1. Introdução 2. Objetivo 3. Filosofia Empresarial 4. Diretrizes de Sustentabilidade 5. Protocolo Etanol Mais Verde

Leia mais

Corretivos Adubos e Adubações. Prof. ELOIR MISSIO

Corretivos Adubos e Adubações. Prof. ELOIR MISSIO Corretivos Adubos e Adubações Prof. ELOIR MISSIO ADUBAÇÃO ORGÂNICA Fertilidade dos solos e manejo da adubação de culturas. Carlos A. Bissani; Clesio Gianello; Marino J. Tedesco; Flávio A. O. Camargo. Porto

Leia mais

ANÁLISE DO EFEITO DA ROTAÇÃO DE CULTURAS E AGRICULTURA DE PRECISÃO NO ÂMBITO DA GESTÃO AMBIENTAL

ANÁLISE DO EFEITO DA ROTAÇÃO DE CULTURAS E AGRICULTURA DE PRECISÃO NO ÂMBITO DA GESTÃO AMBIENTAL ANÁLISE DO EFEITO DA ROTAÇÃO DE CULTURAS E AGRICULTURA DE PRECISÃO NO ÂMBITO DA GESTÃO AMBIENTAL MELLO, Felipe Vieira 1 ; BALEM, Tatiana Aparecida 2 Palavras-Chave: Rotação de culturas, Agricultura de

Leia mais

Planilha de Sustentabilidade

Planilha de Sustentabilidade 1. Gestão da propriedade 1.1. Gestão Perguntas Respostas possíveis Marque com X 1.1.4. O proprietario possui um calculo basico de seu custo de produção? 1.1.5. O proprietário registra suas médias de produção

Leia mais

FSC MANEJO RESPONSÁVEL DE EUCALIPTO MANEJO RESPONSÁVEL DE NOGUEIRA PECAN. A AGROPECUÁRIA CONDOR LTDA. desenvolve, através de

FSC MANEJO RESPONSÁVEL DE EUCALIPTO MANEJO RESPONSÁVEL DE NOGUEIRA PECAN. A AGROPECUÁRIA CONDOR LTDA. desenvolve, através de A AGROPECUÁRIA CONDOR LTDA. desenvolve, através de suas práticas de bom manejo florestal, uma perfeita integração com o meio ambiente, reduzindo os impactos ambientais e sociais e promovendo a estabilidade

Leia mais

AGRICULTURA DE PRECISÃO

AGRICULTURA DE PRECISÃO AGRICULTURA DE PRECISÃO AGRICULTURA DE PRECISÃO A agricultura de precisão C.Vale é uma atividade que tem como objetivo aperfeiçoar o uso dos insumos agrícolas dentro da propriedade. Permite aplicação localizada

Leia mais

PROGRAMA PRODUTOR DE ÁGUA. Adaptado de Devanir Garcia dos Santos Agência Nacional de Águas Gerência de Uso Sustentável de Água e Solo

PROGRAMA PRODUTOR DE ÁGUA. Adaptado de Devanir Garcia dos Santos Agência Nacional de Águas Gerência de Uso Sustentável de Água e Solo PROGRAMA PRODUTOR DE ÁGUA Adaptado de Devanir Garcia dos Santos GESTÃO COMPARTILHADA Harmonizar a relação entre produtor a montante da bacia hidrográfica e usuário a jusante Através do reconhecimento econômico

Leia mais

SECRETARIA DE AGRICULTURA E PECUÁRIA SUPERINTENDÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

SECRETARIA DE AGRICULTURA E PECUÁRIA SUPERINTENDÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA DE AGRICULTURA E PECUÁRIA SUPERINTENDÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL EM MICROBACIAS HIDROGRÁFICAS PROGRAMA

Leia mais

file://e:\arquivos\poster\451.htm

file://e:\arquivos\poster\451.htm Página 1 de 5 LIXIVIAÇÃO DE NITRATO EM MANEJOS DO SOLO PARA A CULTURA DO FUMO (1) KAISER, D.R. (2); BRAGA, F.V.A.(3); REINERT, D.J. (4); REICHERT, J.M.(4) ; AITA, C.(4) 1 Pesquisa executada com recursos

Leia mais

PROJETO DE REVITALIZAÇÃO DE NASCENTES EM ÁREAS URBANAS

PROJETO DE REVITALIZAÇÃO DE NASCENTES EM ÁREAS URBANAS CONFEA / CREA E O PROJETO DE REVITALIZAÇÃO DE NASCENTES EM ÁREAS URBANAS William Alvarenga Portela Engenheiro Agrônomo Tel.: (12) 9 7408-5000 william@portelaambiental.com.br São José dos Campos - SP Arborização

Leia mais

04/10/2015. Moacyr Bernardino Dias-Filho Embrapa Amazônia Oriental. Amazônia: protótipo da fronteira agrícola brasileira

04/10/2015. Moacyr Bernardino Dias-Filho Embrapa Amazônia Oriental. Amazônia: protótipo da fronteira agrícola brasileira 31,8 15,9 Moacyr Bernardino Dias-Filho Embrapa Amazônia Oriental 1,6 1,4 1,8 www.diasfilho.com.br Fonte: IBGE/Pesquisa Pecuária Municipal Norte Nordeste Sudeste Sul Centro Oeste Amazônia: protótipo da

Leia mais

PERCURSO 27 A agricultura. Prof. Gabriel Rocha 6º ano - EBS

PERCURSO 27 A agricultura. Prof. Gabriel Rocha 6º ano - EBS PERCURSO 27 A agricultura. Prof. Gabriel Rocha 6º ano - EBS Agricultura 1 A agricultura e as condições naturais Embora a agricultura possa, atualmente, beneficiar-se do grande desenvolvimento técnico e

Leia mais

PROJETO DE REVITALIZAÇÃO DE NASCENTES EM ÁREAS URBANAS

PROJETO DE REVITALIZAÇÃO DE NASCENTES EM ÁREAS URBANAS CONFEA / CREA E O PROJETO DE REVITALIZAÇÃO DE NASCENTES EM ÁREAS URBANAS William Alvarenga Portela Engenheiro Agrônomo Tel.: (12) 9 7408-5000 william@portelaambiental.com.br São José dos Campos - SP Arborização

Leia mais

Geologia e Geomorfologia na Gestão Ambiental. Aula 5. Organização da Aula. Uso dos Solos. Contextualização. Solos. Profa. Aline Nikosheli Nepomuceno

Geologia e Geomorfologia na Gestão Ambiental. Aula 5. Organização da Aula. Uso dos Solos. Contextualização. Solos. Profa. Aline Nikosheli Nepomuceno Geologia e Geomorfologia na Gestão Ambiental Aula 5 Profa. Aline Nikosheli Nepomuceno Organização da Aula Degradação e conservação dos solos Manejo inadequado Processos erosivos Práticas conservacionistas

Leia mais

Sumário. Prefácio, xi

Sumário. Prefácio, xi Sumário Prefácio, xi 1 Agronegócios: Conceitos e Dimensões, 1 1.1 Agricultura e agronegócios, 1 1.2 Conceito de agronegócio, 3 1.3 Sistemas agroindustriais, 7 1.3.1 Especificidades da produção agropecuária,

Leia mais

Experiências práticas e inovadoras na gestão da água em microbacias. Eng Agr Me Paulo José Alba

Experiências práticas e inovadoras na gestão da água em microbacias. Eng Agr Me Paulo José Alba Experiências práticas e inovadoras na gestão da água em microbacias. Eng Agr Me Paulo José Alba COOPERATIVA AGRÁRIA / FAPA COOPERATIVA AGRÁRIA / FAPA Estado - Paraná Meso Região Centro - Sul Município

Leia mais

COM O AGRO O ESTADO AVANÇA. Ernani Polo Secretário da Agricultura, Pecuária e Irrigação RS

COM O AGRO O ESTADO AVANÇA. Ernani Polo Secretário da Agricultura, Pecuária e Irrigação RS COM O AGRO O ESTADO AVANÇA Ernani Polo Secretário da Agricultura, Pecuária e Irrigação RS COM O AGRO O ESTADO AVANÇA QUAL A NOSSA MISSÃO? Aumentar a produção de alimentos 870 milhões pessoas passam fome

Leia mais

Síglia Regina Souza / Embrapa. Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) Sustentabilidade do agronegócio com preservação ambiental

Síglia Regina Souza / Embrapa. Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) Sustentabilidade do agronegócio com preservação ambiental Síglia Regina Souza / Embrapa Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) Sustentabilidade do agronegócio com preservação ambiental 1 Síglia Regina Souza / Embrapa O que é Integração Lavoura-Pecuária-Floresta

Leia mais

AGRICULTURA CONSERVACIONISTA

AGRICULTURA CONSERVACIONISTA AGRICULTURA CONSERVACIONISTA Obras hidráulicas para contenção da erosão José Eloir Denardin Embrapa Trigo OBJETIVOS Enfatizar o complexo de tecnologias de natureza mecânica, requeridas para otimizar os

Leia mais

Disciplina Vigente Início Térm. C.H. Se. Tipo Sit. Disciplina Pré-requisito Início Térm. C.H. Se. Tipo Sit.

Disciplina Vigente Início Térm. C.H. Se. Tipo Sit. Disciplina Pré-requisito Início Térm. C.H. Se. Tipo Sit. 13010001427 - AGRICULTURA DE PRECISÃO 2010/2 9999/9 51 0 OPT I 13010001095 - FOTOINTERPRETAÇÃO E SENSORIAMENTO REMOTO 2010/2 9999/9 34 5 I 13010001427 - AGRICULTURA DE PRECISÃO 2010/2 9999/9 51 0 OPT I

Leia mais

PROSEL IFPA 2019 CADERNO DE CURSOS CAMPUS CASTANHAL

PROSEL IFPA 2019 CADERNO DE CURSOS CAMPUS CASTANHAL CADERNO DE CURSOS INFORMAÇÕES INSCRIÇÕES SOMENTE PELO ENDEREÇO WWW.CONCURSOS.IFPA.EDU.BR PERÍODO DE INSCRIÇÃO 18/09 A 10/10/2018 PERÍODO DE ISENÇÃO 19/09 A 26/09/2018 TAXA DE INSCRIÇÃO R$ 40,00 DATA DA

Leia mais

IMPACTOS AMBIENTAIS CAUSADOS PELO USO IRREGULAR DE DEJETOS DE SUÍNOS NO SOLO

IMPACTOS AMBIENTAIS CAUSADOS PELO USO IRREGULAR DE DEJETOS DE SUÍNOS NO SOLO IMPACTOS AMBIENTAIS CAUSADOS PELO USO IRREGULAR DE DEJETOS DE SUÍNOS NO SOLO Rodrigo de Almeida Silva (1) ; Rita Maria de Souza (2) ; Érica Nacif Rufino Vieira (3) ; (1) Graduando do curso de Gestão Ambiental,

Leia mais

Programa Plante Árvore. Instituto Brasileiro de Florestas - IBF

Programa Plante Árvore. Instituto Brasileiro de Florestas - IBF Programa Plante Árvore Instituto Brasileiro de Florestas - IBF O que é? O Programa Plante Árvore é uma ação voluntária do Instituto Brasileiro de Florestas IBF que consiste no cadastro de proprietários

Leia mais

Atividades para subsidiar a agricultura conservacionista

Atividades para subsidiar a agricultura conservacionista Atividades para subsidiar a agricultura conservacionista GRUPO DE ESTUDOS EM CONSERVAÇÃO DO SOLO E HIDROSSEDIMENTOLOGIA Ana Lúcia Londero, Dinis Deuschle, Jean Paolo G. Minella, Madalena Boeni, Carla Rosa...

Leia mais

Currículo do Curso de Agronomia

Currículo do Curso de Agronomia Currículo do Curso de Agronomia Engenheiro Agrônomo ATUAÇÃO Compete ao Engenheiro Agrônomo desempenhar as atividades profissionais previstas na Resolução nº 218, de 29.6.73, do CONFEA, e atuar nos seguintes

Leia mais

MANEJO DO SOLO EM SISTEMA DE ILPF

MANEJO DO SOLO EM SISTEMA DE ILPF Londrina-PR, 08 de Maio de 2013 Prof. Dr. Jonatas Thiago Piva UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CAMPUS CURITIBANOS COORDENAÇÂO DE AGRONOMIA MANEJO DO SOLO EM SISTEMA DE ILPF Princípio da Sustentabilidade:

Leia mais

Banco do Brasil. Setembro 2012

Banco do Brasil. Setembro 2012 Banco do Brasil Setembro 2012 2011/2012 Atuação do BB na Safra 2011/2012 Volume de crédito rural desembolsado R$ 48,2 bilhões CRESCIMENTO de 23% Atuação do BB na Safra 2011/2012 Comparativo: Safras 2010/2011

Leia mais

Plantas de Cobertura dos Solos do Cerrado

Plantas de Cobertura dos Solos do Cerrado Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Plantas de Cobertura dos Solos do Cerrado Editores Técnicos Pedro Marques da Silveira Luís Fernando Stone

Leia mais

Currículo do Curso de Agronomia

Currículo do Curso de Agronomia Currículo do Curso de Agronomia Engenheiro Agrônomo ATUAÇÃO Compete ao Engenheiro Agrônomo desempenhar as atividades profissionais previstas na Resolução nº 218, de 29.6.73, do CONFEA, e atuar nos seguintes

Leia mais

EFEITO DA APLICAÇAO DE MICROGEO NA QUALIDADE FÍSICA DO SOLO EM ÁREAS DE PRODUÇÃO DE GRÃOS SOB PLANTIO DIRETO

EFEITO DA APLICAÇAO DE MICROGEO NA QUALIDADE FÍSICA DO SOLO EM ÁREAS DE PRODUÇÃO DE GRÃOS SOB PLANTIO DIRETO EFEITO DA APLICAÇAO DE MICROGEO NA QUALIDADE FÍSICA DO SOLO EM ÁREAS DE PRODUÇÃO DE GRÃOS SOB PLANTIO DIRETO SILVA, Alieze N. da 1 ; FIORIN, Jackson E. 2 ; WYZYKOWSKI, Tiago. 3 Palavras chave: Física do

Leia mais

Ademar Barros da Silva Antônio Raimundo de Sousa Luciano José de Oliveira Accioly

Ademar Barros da Silva Antônio Raimundo de Sousa Luciano José de Oliveira Accioly 18 Sistema de Produção de Banana para a Zona da Mata de Pernambuco Solos Ademar Barros da Silva Antônio Raimundo de Sousa Luciano José de Oliveira Accioly O ambiente de produção de banana depende das condições

Leia mais

CUSTO DE PRODUÇÃO DE MILHO - SAFRA 2015/2016 MATO GROSSO - Janeiro/2015

CUSTO DE PRODUÇÃO DE MILHO - SAFRA 2015/2016 MATO GROSSO - Janeiro/2015 MATO GROSSO - Janeiro/2015 R$ 0,00 R$ 0,00 Nordeste Médio-Norte Oeste Centro-Sul Sudeste Mato Grosso 333.627 1.548.845 530.231 201.169 664.932 3.278.803 DESPESAS COM INSUMOS R$ 1.241,80 R$ 1.148,62 R$

Leia mais

CUSTO DE PRODUÇÃO DE MILHO - SAFRA 2016/2017 MATO GROSSO - Março/2016

CUSTO DE PRODUÇÃO DE MILHO - SAFRA 2016/2017 MATO GROSSO - Março/2016 MATO GROSSO - Março/2016 R$ 0,00 R$ 0,00 Nordeste Médio-Norte Oeste Centro-Sul Sudeste Mato Grosso 357.536 1.585.024 583.054 209.446 750.982 3.486.042 DESPESAS COM INSUMOS R$ 1.397,93 R$ 1.282,86 R$ 1.292,30

Leia mais

Currículo do Curso de Agronomia

Currículo do Curso de Agronomia Currículo do Curso de Agronomia Engenheiro Agrônomo ATUAÇÃO Compete ao Engenheiro Agrônomo desempenhar as atividades profissionais previstas na Resolução nº 218, de 29.6.73, do CONFEA, e atuar nos seguintes

Leia mais

Relatório Plante Bonito

Relatório Plante Bonito Instituto das Águas da Serra da Bodoquena IASB Organização não governamental sem fins lucrativos, com caráter técnico, científico e ambiental, criado em Bonito/MS por proprietários rurais, empresários,

Leia mais

Plantio Direto x Convencional

Plantio Direto x Convencional Plantio Direto x Convencional José Carlos Cruz 1, Hamon Costa Alvarenga 1, Israel Alexandre Pereira Filho 1 1 - Pesquisadores da EMBRAPA milho e SOlyO - Sete Lagoas - MG Introdução O manejo adequado do

Leia mais

Plano de Gestão Ambiental. Atualizado em 25 de junho de 2018

Plano de Gestão Ambiental. Atualizado em 25 de junho de 2018 Plano de Gestão Ambiental Atualizado em 25 de junho de 2018 Plano de Gestão Ambiental O Plano de Gestão Ambiental (PGA) visa efetivar a gestão ambiental integrada aos pilares econômico, social e ambiental,

Leia mais

Agroecologia. Professor: Thiago Leite. Agroecossitemas

Agroecologia. Professor: Thiago Leite. Agroecossitemas Agroecologia Professor: Thiago Leite Agroecossitemas Conceito São sistemas ecológicos alterados, manejados de forma a aumentar a produtividade de um grupo seleto de produtores e de consumidores. Plantas

Leia mais

Programa Rede Leite no desenvolvimento das pequenas propriedades Carlos Roberto Bartz

Programa Rede Leite no desenvolvimento das pequenas propriedades Carlos Roberto Bartz Programa Rede Leite no desenvolvimento das pequenas propriedades Carlos Roberto Bartz Orientador: Prof. Dr. Marcelo A. Conterato Coorientadora: Tutora MSc. Doutoranda Sarita M. Fernandez INTRODUÇÃO - Segundo

Leia mais

PROMOVENDO A DIVERSIFICAÇÃO DAS ATIVIDADES AGROPECUÁRIAS

PROMOVENDO A DIVERSIFICAÇÃO DAS ATIVIDADES AGROPECUÁRIAS PROMOVENDO A DIVERSIFICAÇÃO DAS ATIVIDADES AGROPECUÁRIAS USO MÚLTIPLO DA FLORESTA PLANTADA/ PROGRAMA MAIS ÁRVORES BAHIA REGULAMENTAÇÃO AMBIENTAL DAS PROPRIEDADES RURAIS (CÓDIGO FLORESTAL/ CAR/ CEFIR) INTEGRAÇÃO

Leia mais

MANEJO INTEGRADO DE PLANTAS DANINHAS (MIPD)

MANEJO INTEGRADO DE PLANTAS DANINHAS (MIPD) MANEJO INTEGRADO DE PLANTAS DANINHAS (MIPD) Envolve a seleção, integração, e implementação de táticas de manejo de plantas daninhas, levando em consideração as conseqüências econômicas, ecológicas e sociológicas

Leia mais

SISEMA. Sistema Estadual de Meio Ambiente. POLÍCIA MILITAR D E M I N A S G E R A I S Nossa profissão, sua vida.

SISEMA. Sistema Estadual de Meio Ambiente. POLÍCIA MILITAR D E M I N A S G E R A I S Nossa profissão, sua vida. SISEMA Sistema Estadual de Meio Ambiente POLÍCIA ALTERNATIVAS AMBIENTAIS COMO SOLUÇÃO PARA O ENFRENTAMENTO DA ESCASSEZ HIDRICA Luiz Henrique Ferraz Miranda Engenheiro Florestal Chefe do Escritório Regional

Leia mais

CPA-CONSULTORIA PLANEJAMENTO E ASSISTENCIA TECNICA EM AGROPECUARIA LTDA

CPA-CONSULTORIA PLANEJAMENTO E ASSISTENCIA TECNICA EM AGROPECUARIA LTDA CPA-CONSULTORIA PLANEJAMENTO E ASSISTENCIA TECNICA EM AGROPECUARIA LTDA PLANO DE TRABALHO TÉCNICO SOCIAL DE HABITAÇÃO RURAL. PROJETO: MINHA CASA NOSSA CONQUISTA RESPONSÁVEL TÉCNICO SOCIAL: Ariceya da Conceição

Leia mais

RELATÓRIO ANUAL 2003

RELATÓRIO ANUAL 2003 RELATÓRIO ANUAL 2003 RELATÓRIO ANUAL DO PROJETO COPAÍBA - 2003 MISSÃO DO PROJETO COPAÍBA Promover a preservação, recuperação e conscientização ambientais, contribuindo assim para a convivência harmônica

Leia mais

V CONGRESSO BRASILEIRO DE ALGODÃO - 29 DE AGOSTO A 01 DE SETEMBRO DE 2005

V CONGRESSO BRASILEIRO DE ALGODÃO - 29 DE AGOSTO A 01 DE SETEMBRO DE 2005 V CONGRESSO BRASILEIRO DE ALGODÃO - 29 DE AGOSTO A 01 DE SETEMBRO DE 2005 EVOLUÇÃO DO SISTEMA PLANTIO DIRETO (SPD) DE ALGODÃO NO OESTE DA BAHIA: EM BUSCA DA SUSTENTABILIDADE Valmor dos Santos. Eng. Agrônomo

Leia mais

Alternativas ao uso do fogo no manejo agrícola, pastoril e florestal. Prevenir é melhor do que apagar!

Alternativas ao uso do fogo no manejo agrícola, pastoril e florestal. Prevenir é melhor do que apagar! Alternativas ao uso do fogo no manejo agrícola, pastoril e florestal Prevenir é melhor do que apagar! Incêndios florestais O fogo tem sido utilizado como importante ferramenta de progresso ao longo da

Leia mais

SECRETARIA MUNICIPAL DA AGRICULTURA, DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E MEIO AMBIENTE

SECRETARIA MUNICIPAL DA AGRICULTURA, DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E MEIO AMBIENTE Página 1 de 6 SECRETARIA MUNICIPAL DA AGRICULTURA, DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E MEIO AMBIENTE A Secretaria Municipal da Agricultura, Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, através do Departamento de

Leia mais

PLANO DE MANEJO E CONSERVAÇÃO DA ÁGUA E DO SOLO EM ÁREAS DE PRODUÇÃO RURAL NO DISTRITO FEDERAL

PLANO DE MANEJO E CONSERVAÇÃO DA ÁGUA E DO SOLO EM ÁREAS DE PRODUÇÃO RURAL NO DISTRITO FEDERAL PLANO DE MANEJO E CONSERVAÇÃO DA ÁGUA E DO SOLO EM ÁREAS DE PRODUÇÃO RURAL NO DISTRITO FEDERAL Foto: Ganem, S. Apresentação A qualidade de vida passa, necessariamente, pelo uso sustentável e equilibrado

Leia mais

P O D E R J U D I C I Á R I O Comarca de Cantagalo - Estado do Paraná LAUDO DE AVALIAÇÃO

P O D E R J U D I C I Á R I O Comarca de Cantagalo - Estado do Paraná LAUDO DE AVALIAÇÃO 1 LAUDO DE AVALIAÇÃO JOÃO DANIEL VEIGANTES, Técnico Judiciario exercendo a função de Oficial de Justiça/avaliador judicial desta Comarca, em cumprimento ao mandado expedido nos autos de Carta Precatória

Leia mais

Fundação de Apoio e Pesquisa e Desenvolvimento Integrado Rio Verde

Fundação de Apoio e Pesquisa e Desenvolvimento Integrado Rio Verde PARCERIIA FUNDAÇÃO RIIO VERDE - SN CENTRO Lucas do Rio, Outubro de 2007 PLANO DE PARCERIA FUNDAÇÃO RIIO VERDE - SN CENTRO TECNOLOGIAS DE NUTRIÇÃO DE SISTEMAS PRODUTIVOS LINHA DE PESQUISA: Avaliação de

Leia mais

Currículo do Curso de Agronomia

Currículo do Curso de Agronomia Currículo do Curso de Agronomia Engenheiro Agrônomo ATUAÇÃO Compete ao Engenheiro Agrônomo desempenhar as atividades profissionais previstas na Resolução nº 218, de 29.6.73, do CONFEA, e atuar nos seguintes

Leia mais

PROTEÇÃO DE NASCENTES. Pensando no amanhã

PROTEÇÃO DE NASCENTES. Pensando no amanhã PROTEÇÃO DE NASCENTES Pensando no amanhã Ciclo Hidrológico Nascentes de água Nascente sem acúmulo inicial Área de Preservação Permanente Área de Preservação Permanente Área destinada à Reserva Legal

Leia mais

Disciplina Vigente Início Térm. C.H. Se. Tipo Sit. Disciplina Pré-requisito Início Térm. C.H. Se. Tipo Sit.

Disciplina Vigente Início Térm. C.H. Se. Tipo Sit. Disciplina Pré-requisito Início Térm. C.H. Se. Tipo Sit. 13010001427 - AGRICULTURA DE PRECISÃO 2012/1 9999/9 51 0 OPT I 13010002032 - MÁQUINAS E IMPLEMENTOS AGRÍCOLAS 13010002164 - ATIVIDADES COMPLEMENTARES 2012/1 9999/9 51 0 LEG I - 0/0 0/0 0 0 13010001435

Leia mais

Agroecologia, sistemas agroflorestais e espaços protegidos

Agroecologia, sistemas agroflorestais e espaços protegidos Universidade de Brasília Departamento de Engenharia Florestal Programa de Pós-graduação em Ciências Florestais Agroecologia, sistemas agroflorestais e espaços protegidos Thiago Vinicius Pereira Leite Porque

Leia mais

CUSTO DE PRODUÇÃO DE SOJA - SAFRA 2015/2016 MATO GROSSO - Janeiro/2015

CUSTO DE PRODUÇÃO DE SOJA - SAFRA 2015/2016 MATO GROSSO - Janeiro/2015 MATO GROSSO - Janeiro/2015 R$ 0,00 R$ 0,00 Nordeste Médio-Norte Oeste Centro-Sul Sudeste Mato Grosso 1.448.440 3.365.849 1.710.450 668.615 1.914.651 9.108.005 DESPESAS COM INSUMOS R$ 1.513,57 R$ 1.611,79

Leia mais

CUSTO DE PRODUÇÃO DE SOJA - SAFRA 2015/2016 MATO GROSSO - Novembro/2014

CUSTO DE PRODUÇÃO DE SOJA - SAFRA 2015/2016 MATO GROSSO - Novembro/2014 MATO GROSSO - Novembro/2014 R$ 0,00 R$ 0,00 Nordeste Médio-Norte Oeste Centro-Sul Sudeste Mato Grosso 1.448.440 3.365.849 1.710.450 668.615 1.914.651 9.108.005 DESPESAS COM INSUMOS R$ 1.437,49 R$ 1.612,95

Leia mais

CAPÍTULO 10. Indicadores de sustentabilidade e gestão ambiental. ecológica da produção leiteira. Introdução

CAPÍTULO 10. Indicadores de sustentabilidade e gestão ambiental. ecológica da produção leiteira. Introdução CAPÍTULO 10 Indicadores de sustentabilidade e gestão ambiental cação ecológica da produção leiteira Geraldo Stachetti Rodrigues Introdução commodities Ferramentas de Aia e indicadores de sustentabilidade

Leia mais

Oportunidades de negócios da restauração florestal

Oportunidades de negócios da restauração florestal 9057 GOVERNO DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO SECRETARIA ESTADUAL DE MEIO AMBIENTE E RECURSOS HÍDRICOS Oportunidades de negócios da restauração florestal Marcos Sossai Eng. Florestal Mestre em Ciências Florestais

Leia mais

Alternativas ao Uso do Fogo

Alternativas ao Uso do Fogo Alternativas ao Uso do Fogo Desenho: Antônio de Pádua Nilo Salgado Jardim Zootecnista, M.Sc. Desenho: Antônio de Pádua Plano de Ação Mosaico Mantiqueira redução da área queimada Objetivo: Indicadores:

Leia mais

SAF implantado em linhas e em média diversidade de arbustos e árvores.

SAF implantado em linhas e em média diversidade de arbustos e árvores. 74 Fotos: Milton Parron Padovan SAF implantado em linhas e em média diversidade de arbustos e árvores. SAF de base pecuária com árvores nativas implantadas em linhas. SAF com arranjo de espécies vegetais

Leia mais

LEVANTAMENTO DE ÁREAS AGRÍCOLAS DEGRADADAS NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO. Apoio:

LEVANTAMENTO DE ÁREAS AGRÍCOLAS DEGRADADAS NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO. Apoio: LEVANTAMENTO DE ÁREAS AGRÍCOLAS DEGRADADAS NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO. Apoio: Autores: Phablo Barreto Eng. Agr. Msc Solos Linha de Pesquisa: Áreas Degradadas - Consultor Autônomo. Mário Sartori Geógrafo/Cartógrafo

Leia mais

Currículo do Curso de Agronomia

Currículo do Curso de Agronomia Currículo do Curso de Agronomia Engenheiro Agrônomo ATUAÇÃO Compete ao Engenheiro Agrônomo desempenhar as atividades profissionais previstas na Resolução nº 218, de 29.6.73, do CONFEA, e atuar nos seguintes

Leia mais

Metodologia Participativa para avaliação da qualidade do Sistema Plantio Direto Índice de Qualidade Participativo do Sistema Plantio Direto - IQP

Metodologia Participativa para avaliação da qualidade do Sistema Plantio Direto Índice de Qualidade Participativo do Sistema Plantio Direto - IQP Metodologia Participativa para avaliação da qualidade do Sistema Plantio Direto Índice de Qualidade Participativo do Sistema Plantio Direto - IQP Cooperação: O projeto O projeto Estímulo à Qualidade do

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DO CURSO. Matriz Curricular das Disciplinas Obrigatórias do Curso de Agronomia Ingressantes em 2018

MATRIZ CURRICULAR ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DO CURSO. Matriz Curricular das Disciplinas Obrigatórias do Curso de Agronomia Ingressantes em 2018 MATRIZ CURRICULAR ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DO CURSO Matriz Curricular das Disciplinas Obrigatórias do Curso de Agronomia Ingressantes em 2018 PRIMEIRO SEMESTRE AG-01 Física 60 Matemática 60 AG-03 Introdução

Leia mais