Missão da Paternidade Compromisso com a Educação Moral. Silvia Moro Domingo, 14 de Janeiro 2018

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Missão da Paternidade Compromisso com a Educação Moral. Silvia Moro Domingo, 14 de Janeiro 2018"

Transcrição

1 Missão da Paternidade Compromisso com a Educação Moral Silvia Moro Domingo, 14 de Janeiro 2018

2 Quem é responsável pela educação moral, pelo sentido da vida das crianças e jovens? Pais? Avós? Tios? Escolas? (professores, auxiliaries, ) Religiões? Babás? Empregadas domésticas?

3 Cabe aos pais a responsabilidade pelo despertamento dos filhos às virtudes e consequentes valores morais. A função primordial da família é a colaboração com Deus a fim de aprendermos a nos amar como irmãos. (Dr. Alirio de Cerqueira Filho Livro Saúde das Relações Familiares)

4 L.E. Q.582. Pode-se considerar como missão a paternidade? É, sem contestação possível, uma verdadeira missão. É ao mesmo tempo grandíssimo dever e que envolve, mais do que o pensa o homem, a sua responsabilidade quanto ao futuro. Deus colocou o filho sob a tutela dos pais, a fim de que estes o dirijam pela senda do bem, e lhes facilitou a tarefa dando àquele uma organização débil e delicada, que o torna propício a todas as impressões. Muitos há, no entanto, que mais cuidam de aprumar as árvores do seu jardim e de fazê-las dar bons frutos em abundância, do que de formar o caráter de seu filho. Se este vier a sucumbir por culpa deles, suportarão os desgostos resultantes dessa queda e partilharão dos sofrimentos do filho na vida futura, por não terem feito o que lhes estava ao alcance para que ele avançasse na estrada do bem.

5 L.E. Q.583. São responsáveis os pais pelo transviamento de um filho que envereda pelo caminho do mal, apesar dos cuidados que lhe dispensaram? Não; porém, quanto piores forem as propensões do filho, tanto mais pesada é a tarefa e tanto maior o mérito dos pais, se conseguirem desviá-lo do mau caminho. a) Se um filho se torna homem de bem, não obstante a negligência ou os maus exemplos de seus pais, tiram estes daí algum proveito? Deus é justo.

6 L.E. Q.892. Quando os filhos causam desgostos aos pais, não têm estes desculpa para o fato de lhes não dispensarem a ternura de que os fariam objeto, em caso contrário? Não, porque isso representa um encargo que lhes é confiado e a missão deles consiste em se esforçarem por encaminhar os filhos para o bem ( ). Demais, esses desgostos são, amiúde, a conseqüência do mau feito que os pais deixaram que seus filhos tomassem desde o berço. Colhem o que semearam.

7 Tipos de espíritos que podemos receber como filhos: Espíritos amigos, simpáticos que vêm para nos ajudar e também ajudar os irmãos em maiores dificuldades Espíritos que foram companheiros nossos em vidas passadas que nos feriram ou que foram feridos por nós Espíritos sem ligação de outras encarnações mas que necessitamos ajudá-los e nos comprometemos na espiritualidade Podemos sentir: amor, ternura, felicidade, paz, união, preferência, amizade Ou : rejeição, competitividade, ciúme, indiferença, medo, atração

8 A Lei do Amor A maior Lei de Deus é a Lei do Amor e esta lei engloba todas as outras e é na família, neste abençoado santuário doméstico onde somos convidados a exercitar a Lei do Amor de forma intensa e rigorosa. A estruturação familiar se faz através dos cônjuges em torno desse objetivo maior. A união, o amor, a harmonia e o respeito entre os mesmos tornará um ambiente sadio e rico em exemplos onde a criança e o jovem possam se sentir seguros e guiados.

9 Missão dos Pais A missão dos pais é em colaborar com Deus na formação do caráter da criança que é nosso irmão em humanidade, filho de Deus que momentaneamente está na condição de filho e assim construíremos um mundo melhor. Essa missão é ardua, mas se exercida com amor e disciplina é muito gratificante.

10 A noção de valores humanos e religiosidade deve acontecer desde ou até mesmo antes da fecundação até a idade adulta, que é quando o filho por si só fará as suas escolhas. Por isso é importante darmos bons exemplos, termos o hábito da oração, estudos, evangelização, culto no lar e sempre demonstrarmos grande prazer e responsabilidade nessas atividades. Portanto, se os pais levarem seus filhos para a evangelização ou educação espírita, quando eles crescerem automaticamente irão procurar os postulados que aprenderam quando crianças, o que será ótimo, pois sabemos que o espiritismo é um modo de perceber e enxergar a vida e de posse dos princípios que a doutrina espírita oferece teremos adultos conscientes da realidade espiritual e consequentes valores da vida.

11 Fases de formação da criança: Primeira infância 0 aos 7 anos + ou - Segunda infância 7 aos 12 anos + ou - Adolescência 12 aos 18 anos + ou - Adulto 19 em diante + ou As funções dos pais são: Colaborativa diretiva, orientativa e sugestiva.

12 Na função diretiva os pais vão direcionar o filho para a prática do bem, do bom e do belo fortalecendo o amor no filho para que ele adquira confiança nele mesmo e na vida. Nesse caso devemos dar o exemplo nos aperfeiçoando sempre. Primeira infância. Na função orientativa os pais orientam o filho para a formação do seu caráter. Os pais devem observer as características ou as tendências do filho valorizando e incentivando as boas e corrigindo aquelas que não tornariam o filho um homem de bem. Segunda infância (Diretiva e orientativa) A função sugestiva é indicada na vida adulta. Orientamos através de sugestões, pois quando o filho já constituiu a própria família, ou a sua independência podemos afastálos caso queiramos interferir. Somente em situações pontuais devemos abordar os filhos, mas de forma fraterna.

13 Lembremos na fase adulta dos nossos filhos que tivemos a infância e a adolescência para plantarmos as novas sementes e na fase adulta cada um é responsável pelo próprio plantio.

14 Na adolescência o diálogo é a melhor forma de orientar os filhos. Os filhos expoem o que pensam, demonstram as características que trazem de outras encarnações, boas e más, e os pais, através da paciência e do amor orientam com efetividade e afetividade. Se acharem necessário os pais podem buscar ajuda profissional.

15 Atenção: O excesso de interferência dos pais na vida dos filhos na fase adulta demonstra a imaturidade dos pais pois os mesmos querem continuar vivendo e se realizando através dos filhos e com isso não respeitam o livre arbítrio dos mesmos. Ao contrário, existe a indiferenca e o abandono das relações que são frutos do egoísmo. Joanna de Ângelis Mentora espiritual, diz que nesses casos os filhos sao órfãos de pais vivos. Pais que em algumas fases da vida da criança ou em todas fases transferem a responsabilidade para terceiros ou deixam a criança/adolescente por si só. Nesse caso esses pais não são colaboradores de Deus.

16 Todos que aqui estão buscam orientação na doutrina espírita para serem melhores pais, melhores filhos, melhores irmãos e podem ter certeza que a família espiritual de cada um também aqui está para fortalecê-los nessa linda missão. Que O Amor Único de Deus inspire todas as almas para o Bem. Antonio de Aquino espírito

17 Bibliografia consultada: 1. O Evangelho Segundo o Espiritismo Allan kardec 2. O Livro dos Espíritos Allan Kardec 3. Lampadário Espírita Divaldo P. Franco 4. Palestra espírita: Responsabilidade Moral dos Pais perante os filhos Fabio Ribeiro Pires 03/06/2016 (YouTube) 5. Palestra espírita: Os Pais e a Educação Moral dos filhos Wilson Carrazza 28/07/2017 (YouTube)

18

Escola de Evangelização de Pacientes Grupo Espírita Guillon Ribeiro

Escola de Evangelização de Pacientes Grupo Espírita Guillon Ribeiro Escola de Evangelização de Pacientes Grupo Espírita Guillon Ribeiro Quem são eles? o Almas queridas que viajaram das estâncias do passado, pelas vias da reencarnação, desembarcaram no presente, através

Leia mais

D VINA N S A E A S A RELAÇÕES

D VINA N S A E A S A RELAÇÕES ESTUDO REFLEXIVO- SISTÊMICO DAS OBRAS DE ALLAN KARDEC E DO EVANGELHO DE JESUS MÓDULO 2 O SIGNIFICADO DAS LEIS DIVINAS EM NOSSAS VIDAS AS LEIS DIVINAS E AS RELAÇÕES FAMILIARES 11º. ENCONTRO AS LEIS DIVINAS

Leia mais

CURSO RELACIONAMENTO FAMILIAR SAUDÁVEL

CURSO RELACIONAMENTO FAMILIAR SAUDÁVEL CURSO RELACIONAMENTO FAMILIAR SAUDÁVEL CURSO RELACIONAMENTO FAMILIAR SAUDÁVEL MÓDULO 7-A Relacionamento saudável entre pais e filhos Facilitador: Alírio de Cerqueira Filho FUNÇÕES Função colaborativa pai

Leia mais

CURSO RELACIONAMENTO FAMILIAR SAUDÁVEL

CURSO RELACIONAMENTO FAMILIAR SAUDÁVEL CURSO RELACIONAMENTO FAMILIAR SAUDÁVEL CURSO RELACIONAMENTO FAMILIAR SAUDÁVEL MÓDULO 1-A FUNÇÕES DA Facilitador: Alírio de Cerqueira Filho FUNÇÕES DA L. E. 774. Há pessoas que, do fato de os animais ao

Leia mais

CENTRO ESPÍRITA ILDEFONSO CORREIA. Programa de Estudos FAMÍLIA Baseado no livro: Vereda Familiar, de Thereza de Brito. BIBLIOGRAFIA 1º semestre

CENTRO ESPÍRITA ILDEFONSO CORREIA. Programa de Estudos FAMÍLIA Baseado no livro: Vereda Familiar, de Thereza de Brito. BIBLIOGRAFIA 1º semestre CENTRO ESPÍRITA ILDEFONSO CORREIA Programa de Estudos FAMÍLIA Baseado no livro: Vereda Familiar, de Thereza de Brito BIBLIOGRAFIA 1º semestre 1. As folias de Momo. Observar algumas características do carnaval;

Leia mais

ESTUDO REFLEXIVO- SISTÊMICO DAS OBRAS DE ALLAN KARDEC E DO EVANGELHO DE JESUS.

ESTUDO REFLEXIVO- SISTÊMICO DAS OBRAS DE ALLAN KARDEC E DO EVANGELHO DE JESUS. ESTUDO REFLEXIVO- SISTÊMICO DAS OBRAS DE ALLAN KARDEC E DO EVANGELHO DE JESUS MÓDULO 10 O SIGNIFICADO DAS LEIS DE DIVINAS NAS RELAÇÕES SOCIAIS A TRANSFORMAÇÃO MORAL NA FAMÍLIA 3ª. parte 11º. ENCONTRO A

Leia mais

EDUCAÇÃO NO LAR À LUZ DO ESPIRITISMO

EDUCAÇÃO NO LAR À LUZ DO ESPIRITISMO EDUCAÇÃO NO LAR À LUZ DO ESPIRITISMO 1 A paz do mundo começa sob as telhas a que nos acolhemos. Se não aprendemos a viver em paz, entre quatro paredes, como aguardar a harmonia das nações? 2 Xavier, F.

Leia mais

Federação Espírita Catarinense 14ª União Regional Espírita Departamento de Estudo e Divulgação Doutrinária PROJETO O CONSOLADOR

Federação Espírita Catarinense 14ª União Regional Espírita Departamento de Estudo e Divulgação Doutrinária PROJETO O CONSOLADOR PROJETO O CONSOLADOR TEMÁRIO PARA PALESTRAS DO TRIMESTRE ABRIL, MAIO e JUNHO/2017 no HOSPITAL REGIONAL DE SÃO JOSÉ MÊS DE ABRIL/2017 Dia 03/04/17 PENSA UM POUCO 1) XAVIER, Francisco Candido. PAÕ NOSSO,

Leia mais

ROTEIRO 5. Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita. Retorno à vida corporal: união da alma ao corpo. Objetivo específico.

ROTEIRO 5. Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita. Retorno à vida corporal: união da alma ao corpo. Objetivo específico. PROGRAMA FUNDAMENTAL MÓDULO VI Reencarnação ROTEIRO 5 Retorno à vida corporal: união da alma ao corpo Objetivo específico Justificar a passagem do Espírito pelo estado de infância. Conteúdo básico Qual,

Leia mais

EVANGELIZAÇÃO ESPÍRITA INFANTOJUVENIL

EVANGELIZAÇÃO ESPÍRITA INFANTOJUVENIL EVANGELIZAÇÃO ESPÍRITA INFANTOJUVENIL / O QUE É A EVANGELIZAÇÃO ESPÍRITA INFANTOJUVENIL? EVANGELIZAÇÃO ESPÍRITA INFANTOJUVENIL Toda ação voltada ao estudo da Doutrina Espírita e à vivência do Evangelho

Leia mais

AUTA DE SOUZA CURSO S N OÇÕES

AUTA DE SOUZA CURSO S N OÇÕES CURSO NOÇÕES BÁSICAS DOUTRINA ESPÍRITA EDITORA 1 / 10 2 / 10 A Melhor Escola Qual a melhor escola de preparação das almas reencarnadas, na terra? A MELHOR ESCOLA AINDA É O LAR, ON A CRIATURA VE RECEBER

Leia mais

JESUS MODELO E GUIA DA FAMÍLIA

JESUS MODELO E GUIA DA FAMÍLIA JESUS MODELO E GUIA DA FAMÍLIA Qual o tipo mais perfeito que Deus tem oferecido ao homem, para lhe servir de guia e modelo? JESUS L.E.Questão 625 Para o homem, JESUS constitui o tipo da perfeição moral

Leia mais

Módulo I AS DUAS ESFERAS DE AÇÃO. Módulo II - A VONTADE SELF E EGO Conceitos O ser essencial (Self) O Ego O mito de Prometeu

Módulo I AS DUAS ESFERAS DE AÇÃO. Módulo II - A VONTADE SELF E EGO Conceitos O ser essencial (Self) O Ego O mito de Prometeu Programa de Estudos: AS POTÊNCIAS DE NOSSA ALMA Baseado na Terceira parte do Livro: O Problema do Ser, do Destino e da Dor, de Leon Denis. Organização: Maria Aparecida Vieira e Karina Greca Módulo I AS

Leia mais

AME - Aliança Municipal Espírita de Uberlândia Núcleo de Educação Espírita Departamento de Família

AME - Aliança Municipal Espírita de Uberlândia Núcleo de Educação Espírita Departamento de Família AME - Núcleo de Educação Espírita Departamento de Família Sendo os primeiros médicos da alma dos filhos, deveriam (os pais) ser instruídos não só de seus deveres, mas dos meios de cumprí-los. AlIan Kardec

Leia mais

CURSO RELACIONAMENTO FAMILIAR SAUDÁVEL

CURSO RELACIONAMENTO FAMILIAR SAUDÁVEL CURSO RELACIONAMENTO FAMILIAR SAUDÁVEL CURSO RELACIONAMENTO FAMILIAR SAUDÁVEL MÓDULO 7-B Relacionamento saudável entre pais e filhos nas diferentes fases do desenvolvimento Facilitador: Alírio de Cerqueira

Leia mais

A FAMÍLIA Vivência Espiritual na Família 17/09/2015. Allan Kardec, no primeiro capítulo de O Evangelho Segundo o Espiritismo nos diz:

A FAMÍLIA Vivência Espiritual na Família 17/09/2015. Allan Kardec, no primeiro capítulo de O Evangelho Segundo o Espiritismo nos diz: Instituição Beneficente A Luz Divina Palestras em comemoração aos 59 anos de fundação A FAMÍLIA Vivência Espiritual na Família 17/09/2015 Allan Kardec, no primeiro capítulo de O Evangelho Segundo o Espiritismo

Leia mais

Seminário: Atendimento Fraterno

Seminário: Atendimento Fraterno 1 Atividade Integrativa Aprenda a ouvir. Escutar para socorrer é arte valiosa. Favoreça o narrador com a expressão do seu interesse... Acompanhe a exposição, participando com emoção. Você não poderá solucionar

Leia mais

Federação Espírita Catarinense 14ª União Regional Espírita Departamento de Estudo e Divulgação Doutrinária PROJETO O CONSOLADOR

Federação Espírita Catarinense 14ª União Regional Espírita Departamento de Estudo e Divulgação Doutrinária PROJETO O CONSOLADOR PROJETO O CONSOLADOR TEMÁRIO PARA PALESTRAS DO TRIMESTRE OUTUBRO, NOVEMBRO e DEZEMBRO/2018 no HOSPITAL REGIONAL DE SÃO JOSÉ MÊS DE OUTUBRO/2018 Dia 01/10/18 SIMPATIA E BONDADE 1) O Evangelho Segundo o

Leia mais

(Baseado na obra homônima de Joanna de Ângelis, psicografia de Divaldo Franco)

(Baseado na obra homônima de Joanna de Ângelis, psicografia de Divaldo Franco) CENTRO ESPÍRITA ILDEFONSO CORREIA Grupos de Estudo CONVITES DA VIDA (Baseado na obra homônima de Joanna de Ângelis, psicografia de Divaldo Franco) 1. Convite à Alegria * A virtude a Alegria * O bom humor

Leia mais

MEDIUNIDADE E OBSESSÃO NA INFÂNCIA

MEDIUNIDADE E OBSESSÃO NA INFÂNCIA MEDIUNIDADE E OBSESSÃO NA INFÂNCIA Vossos filhos e vossas filhas profetizarão. (-Atos dos Apóstolos, 2:17) [...] todo aquele que sente, num grau qualquer, a influência dos Espíritos, é, por este fato,

Leia mais

4ª Aula: Tema: Anjos de Guarda - Espíritos Protetores - Família - Evangelho no Lar. Apresentação: Fabiana Calderolli

4ª Aula: Tema: Anjos de Guarda - Espíritos Protetores - Família - Evangelho no Lar. Apresentação: Fabiana Calderolli 1 4ª Aula: 19-03-2019 Tema: Anjos de Guarda - Espíritos Protetores - Família - Evangelho no Lar Apresentação: Fabiana Calderolli ANJOS DA GUARDA ESPÍRITOS PROTETORES FAMÍLIA EVANGELHO NO LAR SEMANÁRIO

Leia mais

A Importância da Evangelização Infantil

A Importância da Evangelização Infantil A Importância da Evangelização Infantil "É possível a renovação do mundo em que habitamos, além da reforma interior de cada um para o bem, sem darmos à criança de hoje o embasamento evangélico? Sem a

Leia mais

Espírito: André Peralva - Médium: Maria Sílvia - Psicografado em 18/09/2012

Espírito: André Peralva - Médium: Maria Sílvia - Psicografado em 18/09/2012 Espírito: André Peralva - Médium: Maria Sílvia - Psicografado em 18/09/2012 Associação Espírita Pão e Luz - Camaçari - Bahia Trabalhando com Jesus Há uma grande responsabilidade no trabalho com Jesus.

Leia mais

A Atividade de Atendimento Fraterno Pelo Diálogo Vinde a mim todos vós que estais aflitos e sobrecarregados, que eu vos aliviarei.

A Atividade de Atendimento Fraterno Pelo Diálogo Vinde a mim todos vós que estais aflitos e sobrecarregados, que eu vos aliviarei. A Atividade de Atendimento Fraterno Pelo Diálogo Vinde a mim todos vós que estais aflitos e sobrecarregados, que eu vos aliviarei. (Jesus - Mateus 11: 28) Objetivo: Conhecer a atividade do Atendimento

Leia mais

Federação Espírita Catarinense 14ª União Regional Espírita Departamento de Estudo e Divulgação Doutrinária PROJETO O CONSOLADOR

Federação Espírita Catarinense 14ª União Regional Espírita Departamento de Estudo e Divulgação Doutrinária PROJETO O CONSOLADOR PROJETO O CONSOLADOR TEMÁRIO PARA PALESTRAS DO TRIMESTRE OUTUBRO, NOVEMBRO e DEZEMBRO/2015 no HOSPITAL REGIONAL DE SÃO JOSÉ MÊS DE OUTUBRO/2015 Dia 01/10/15 SIMPATIA E BONDADE 1) O Evangelho Segundo o

Leia mais

D ia da ins pi r aç ão

D ia da ins pi r aç ão I D ia da ins pi r aç ão Enigmas e soluções..indd 11 19/11/2015 12:54:08 Enigmas e soluções..indd 12 19/11/2015 12:54:08 Enigmas e Soluções 13 Na Revista Espírita de maio de 1865 (KARDEC), encontramos

Leia mais

PROGRAMA DO CURSO DE DOUTRINA INTRODUTÓRIO

PROGRAMA DO CURSO DE DOUTRINA INTRODUTÓRIO LIVRO DE PREPARO: Sinal Verde André Luiz/Chico Xavier Aula 1 Integração: Promover o acolhimento e a integração dos alunos Apresentar do Programa Aula 2 O que é o Centro Espírita Apresentar o Centro Espírita

Leia mais

EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO CAPÍTULO 22 NÃO SEPAREIS O QUE DEUS UNIU

EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO CAPÍTULO 22 NÃO SEPAREIS O QUE DEUS UNIU EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO CAPÍTULO 22 NÃO SEPAREIS O QUE DEUS UNIU - Indissolubilidade do casamento - O divórcio INDISSOLUBILIDADE DO CASAMENTO Lei do Homem Mutável As leis humanas transformam-se

Leia mais

IMPORTÂNCIA DO TRATAMENTO ESPIRITUAL. Escola de Evangelização de Pacientes Grupo Espírita Guillon Ribeiro

IMPORTÂNCIA DO TRATAMENTO ESPIRITUAL. Escola de Evangelização de Pacientes Grupo Espírita Guillon Ribeiro IMPORTÂNCIA DO TRATAMENTO ESPIRITUAL Escola de Evangelização de Pacientes Grupo Espírita Guillon Ribeiro Por onde começar? O Espiritismo veio ensinar o processo de libertação. O modo de se libertar de

Leia mais

Federação Espírita Catarinense 14ª União Regional Espírita Departamento de Estudo e Divulgação Doutrinária PROJETO O CONSOLADOR

Federação Espírita Catarinense 14ª União Regional Espírita Departamento de Estudo e Divulgação Doutrinária PROJETO O CONSOLADOR PROJETO O CONSOLADOR TEMÁRIO PARA PALESTRAS DO TRIMESTRE OUTUBRO, NOVEMBRO e DEZEMBRO/2017 no HOSPITAL REGIONAL DE SÃO JOSÉ MÊS DE OUTUBRO/2017 Dia 02/10/17 CAMINHOS PARA A FELICIDADE 1) O Evangelho Segundo

Leia mais

ão de Família Escola do Coração

ão de Família Escola do Coração HONRAI A VOSSO PAI E A VOSSA O QUE É HONRAR PAI E MÃE? MÃE O mandamento: Honrai a vosso pai e a vossa mãe é um corolário da lei geral de caridade e de amor ao próximo, visto que não pode amar o seu próximo

Leia mais

RECADOS DA TERÇA-FEIRA 02/05/17 Boa noite! A paz de Jesus para todo o nosso Planeta. CAMPANHAS DE DOAÇÕES DE ALIMENTOS E ITENS ESSENCIAIS Nossa

RECADOS DA TERÇA-FEIRA 02/05/17 Boa noite! A paz de Jesus para todo o nosso Planeta. CAMPANHAS DE DOAÇÕES DE ALIMENTOS E ITENS ESSENCIAIS Nossa 1 RECADOS DA TERÇA-FEIRA 02/05/17 Boa noite! A paz de Jesus para todo o nosso Planeta. CAMPANHAS DE DOAÇÕES DE ALIMENTOS E ITENS ESSENCIAIS Nossa campanha permanente para receber doações de itens essenciais

Leia mais

Escola de Evangelização de Pacientes Grupo Espírita Guillon Ribeiro

Escola de Evangelização de Pacientes Grupo Espírita Guillon Ribeiro Escola de Evangelização de Pacientes Grupo Espírita Guillon Ribeiro LEI NATURAL Necessidade da vida social e da vida em família Deus fez o homem para viver em sociedade. Os laços sociais são necessários

Leia mais

Escrito por colaborador Dom, 12 de Setembro de :50 - Última atualização Seg, 27 de Setembro de :47

Escrito por colaborador Dom, 12 de Setembro de :50 - Última atualização Seg, 27 de Setembro de :47 A característica principal e especifica de nossa missão na Igreja é o Culto público de Nosso Senhor Jesus Cristo verdadeira, real e substancialmente Presente na SSma. Eucaristia e solenemente exposto para

Leia mais

EIXOS ESTRUTURANTES DA EVANGELIZAÇÃO ESPÍRITA DA CRIANÇA E DO JOVEM. Organizado por Miriam Dusi

EIXOS ESTRUTURANTES DA EVANGELIZAÇÃO ESPÍRITA DA CRIANÇA E DO JOVEM. Organizado por Miriam Dusi EIXOS ESTRUTURANTES DA EVANGELIZAÇÃO ESPÍRITA DA CRIANÇA E DO JOVEM Organizado por Miriam Dusi A REENCARNAÇÃO OBJETIVOS EXISTENCIAIS Para que nasci? Para onde vou? O que será importante para minha vida?

Leia mais

Federação Espírita Catarinense 14ª União Regional Espírita Departamento de Estudo e Divulgação Doutrinária PROJETO O CONSOLADOR

Federação Espírita Catarinense 14ª União Regional Espírita Departamento de Estudo e Divulgação Doutrinária PROJETO O CONSOLADOR PROJETO O CONSOLADOR TEMÁRIO PARA PALESTRAS DO TRIMESTRE JULHO, AGOSTO e SETEMBRO/2016 no HOSPITAL REGIONAL DE SÃO JOSÉ MÊS DE JULHO/2016 Dia 01/07/16 DIFERENTES ESTADOS DA ALMA NA ERRATICIDADE 1) O Evangelho

Leia mais

Relações humanas. Reforma Íntima. Grupo Espírita Guillon Ribeiro Escola de Evangelização de Pacientes

Relações humanas. Reforma Íntima. Grupo Espírita Guillon Ribeiro Escola de Evangelização de Pacientes Relações humanas Reforma Íntima Grupo Espírita Guillon Ribeiro Escola de Evangelização de Pacientes Necessidade da vida social Homem nenhum possui faculdades completas. Mediante a união social é que elas

Leia mais

PROGRAMA BÁSICO DA DOUTRINA ESPÍRITA SEMP -2017

PROGRAMA BÁSICO DA DOUTRINA ESPÍRITA SEMP -2017 PROGRAMA BÁSICO DA DOUTRINA ESPÍRITA SEMP -2017 COORDENADORES Carlos Massucci Fernanda Chueire Luiz Arthur Chagas Nicole Ventura FICHAS DE INSCRIÇÃO Sociedade Espírita Os Mensageiros da Paz Fundada em

Leia mais

Os prazeres da alma. Escola de Evangelização de Pacientes Grupo Espírita Guillon Ribeiro

Os prazeres da alma. Escola de Evangelização de Pacientes Grupo Espírita Guillon Ribeiro PACIÊNCIA Os prazeres da alma Escola de Evangelização de Pacientes Grupo Espírita Guillon Ribeiro O problema da impaciência Nossa impaciência desequilibra os processos internos e externos da Natureza em

Leia mais

CURSO DE EDUCAÇÃO MEDIÚNICA

CURSO DE EDUCAÇÃO MEDIÚNICA CURSO DE EDUCAÇÃO MEDIÚNICA AULA 31 Fluxo CAD/ATE e CAD/PET 1 Significado das siglas ATE ATendimento Espiritual CAD Centro de Atendimento à Desobsessão PET Programa de Evangelização do Trabalhador 2 FICHA

Leia mais

Formação Espiritual na Infância. Eduardo Haddad 4 de Fevereiro de 2018

Formação Espiritual na Infância. Eduardo Haddad 4 de Fevereiro de 2018 Formação Espiritual na Infância Eduardo Haddad 4 de Fevereiro de 2018 Livro dos Espíritos A Infância Questões 379-385 379. É tão desenvolvido, quanto o de um adulto, o Espírito que anima o corpo de uma

Leia mais

ALIANÇA MUNICIPAL ESPÍRITA DE JUIZ DE FORA (AME-JF) AULA No. 10 Departamento de Evangelização da Criança (DEC) IDADES: 7/8 PLANO DE AULA

ALIANÇA MUNICIPAL ESPÍRITA DE JUIZ DE FORA (AME-JF) AULA No. 10 Departamento de Evangelização da Criança (DEC) IDADES: 7/8 PLANO DE AULA ALIANÇA MUNICIPAL ESPÍRITA DE JUIZ DE FORA (AME-JF) AULA No. 10 Departamento de Evangelização da Criança (DEC) I CICLO A IDADES: 7/8 1. TEMA: Reencarnação - sua lógica PLANO DE AULA 2. OBJETIVO: A criança

Leia mais

Centro Espírita Ismênia de Jesus. Evangelização Espírita Ismênia de Jesus Plano de Aula 2º Ciclo (9 a 11anos) Título: Amor aos pais.

Centro Espírita Ismênia de Jesus. Evangelização Espírita Ismênia de Jesus Plano de Aula 2º Ciclo (9 a 11anos) Título: Amor aos pais. Plano de Aula 11 Centro Espírita Ismênia de Jesus Evangelização Espírita Ismênia de Jesus Plano de Aula 2º Ciclo (9 a 11anos) Educadora: Cida e Rita Dia 25/04/2016 Título: Amor aos pais. Horário: 20 às

Leia mais

Roteiros Mensais para Grupos

Roteiros Mensais para Grupos Roteiros Mensais para Grupos JANEIRO 2018 INTENÇÃO DE ORAÇÃO DO PAPA Ajudar a aprofundar e rezar com a INTENÇÃO DE ORAÇÃO DO PAPA de cada mês, para mobilizar os grupos e a vida pessoal diante dos grandes

Leia mais

REVISTA Nº 50. Crianças rebeldes ou mal-ensinadas?

REVISTA Nº 50. Crianças rebeldes ou mal-ensinadas? REVISTA Nº 50 Junho/2019 Curta nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/ceamorepaz Crianças rebeldes ou mal-ensinadas? A rebeldia é uma característica marcante nas crianças de hoje, mas serão

Leia mais

A evangelização é uma parte importante e fundamental da fé e vida cristã.

A evangelização é uma parte importante e fundamental da fé e vida cristã. A evangelização é uma parte importante e fundamental da fé e vida cristã. Uma missão irrenunciável da igreja como um todo e do cristão particularmente. O QUE É INDISPENSÁVEL PARA A EVANGELIZAÇÃO? Conversão

Leia mais

Federação Espírita Catarinense 14ª União Regional Espírita Departamento de Estudo e Divulgação Doutrinária PROJETO O CONSOLADOR

Federação Espírita Catarinense 14ª União Regional Espírita Departamento de Estudo e Divulgação Doutrinária PROJETO O CONSOLADOR PROJETO O CONSOLADOR TEMÁRIO PARA PALESTRAS DO TRIMESTRE OUTUBRO, NOVEMBRO e DEZEMBRO/2016 no HOSPITAL REGIONAL DE SÃO JOSÉ MÊS DE OUTUBRO/2016 Dia 03/10/16 ALLAN KARDEC E O ESPIRITISMO 1) O Que é o Espiritismo.

Leia mais

CEIC CENTRO ESPÍRITA ILDEFONSO CORREIA AS LEIS MORAIS BIBLIOGRAFIA

CEIC CENTRO ESPÍRITA ILDEFONSO CORREIA AS LEIS MORAIS BIBLIOGRAFIA CEIC CENTRO ESPÍRITA ILDEFONSO CORREIA AS LEIS MORAIS BIBLIOGRAFIA 01. Intervenção dos Espíritos no Mundo Corporal I Faculdade de penetrar nossos pensamentos Influência oculta Afeição a certas pessoas

Leia mais

EM QUE SE FUNDAMENTA O ATENDIMENTO ESPIRITUAL NO CENTRO ESPÍRITA

EM QUE SE FUNDAMENTA O ATENDIMENTO ESPIRITUAL NO CENTRO ESPÍRITA CURSO A PRÁTICA DA FRATERNIDADE NOS CENTROS ESPÍRITAS EM QUE SE FUNDAMENTA O ATENDIMENTO ESPIRITUAL NO CENTRO ESPÍRITA ATENDIMENTO ESPIRITUAL NO CENTRO ESPÍRITA Segundo o Livro Orientação ao Centro Espírita

Leia mais

PLANO DE AULAS. Centro Espírita Ildefonso Correia. Programa de Estudos: LAR ESCOLA DE ALMAS

PLANO DE AULAS. Centro Espírita Ildefonso Correia. Programa de Estudos: LAR ESCOLA DE ALMAS Centro Espírita Ildefonso Correia Programa de Estudos: LAR ESCOLA DE ALMAS PLANO DE AULAS FEVEREIRO - 2014 1 9/2 Aula inicial Conhecimento, integração, esclarecimentos Apresentar programa e considerações

Leia mais

PASTORAL ACADÊMICA FABE. SEJAM BEM VINDOS AO LANÇAMENTO DA PASTORAL! Música acolhida: Águia Pequena Past. Acad.

PASTORAL ACADÊMICA FABE. SEJAM BEM VINDOS AO LANÇAMENTO DA PASTORAL! Música acolhida: Águia Pequena Past. Acad. PASTORAL ACADÊMICA FABE SEJAM BEM VINDOS AO LANÇAMENTO DA PASTORAL! Música acolhida: Águia Pequena Past. Acad. Do amor e da vida, o jovem não vai descuidar. O mesmo rosto Música e letra: Jorge Trevisol

Leia mais

CULTO DO EVANGELHO NO LAR

CULTO DO EVANGELHO NO LAR CULTO DO EVANGELHO NO LAR Entendendo o Tratamento Espiritual Escola de Evangelização de Pacientes Grupo Espírita Guillon Ribeiro No lar se caldeiam os espíritos em luta diária nas tarefas de reajustamento

Leia mais

O MUNDO QUE DEUS SONHOU PARA MIM E MINHA FAMÍLIA

O MUNDO QUE DEUS SONHOU PARA MIM E MINHA FAMÍLIA Estudante: Ano: 6º Turma: Educador: Wagner Melo C. Curricular: Educação Religiosa O MUNDO QUE DEUS SONHOU PARA MIM E MINHA FAMÍLIA Deus nos criou para convivermos com outras pessoas e sermos felizes. A

Leia mais

Virtudes e imperfeições

Virtudes e imperfeições Virtudes e imperfeições Reforma íntima Grupo Espírita Guillon Ribeiro Escola de Evangelização de Pacientes Dentre os vícios, qual o que se pode considerar radical? Temo-lo dito muitas vezes: o egoísmo.

Leia mais

As Aflições como Bem-Aventuranças. Debate em 09/03/2013

As Aflições como Bem-Aventuranças. Debate em 09/03/2013 As Aflições como Bem-Aventuranças Debate em 09/03/2013 www.gede.net.br OBJETIVO Compreender a necessidade do auto conhecimento. Avaliar a auto responsabilidade no próprio desenvolvimento. Perceber a função

Leia mais

COMO NOS LIBERTARMOS??

COMO NOS LIBERTARMOS?? COMO NOS LIBERTARMOS?? 1 / 9 O Espiritismo veio ensinar o processo de libertação. O modo de se libertar de todas as servidões inferiores. Suely Caldas Schubert - /Desobsessão Eu sou a porta. A verdade

Leia mais

Centro Espírita. Fé, Esperança e Caridade. Informes. Vem ai!! Atualmente. Edição Especial de Aniversário. Pag.

Centro Espírita. Fé, Esperança e Caridade. Informes. Vem ai!! Atualmente.  Edição Especial de Aniversário. Pag. Centro Espírita Fé, Esperança e Caridade www.feesperanca.ni.org.br Jul. 2017 Rua Bernardino de Mello, 1579 - Centro - N.I - Tel.: 2668-3070 Edição Especial de Aniversário Informes Reunião deliberativa

Leia mais

ESTUDO REFLEXIVO- SISTÊMICO DAS OBRAS DE ALLAN KARDEC E DO EVANGELHO DE JESUS

ESTUDO REFLEXIVO- SISTÊMICO DAS OBRAS DE ALLAN KARDEC E DO EVANGELHO DE JESUS ESTUDO REFLEXIVO- SISTÊMICO DAS OBRAS DE ALLAN KARDEC E DO EVANGELHO DE JESUS MÓDULO 1 A PRESENÇA AMOROSA DE DEUS EM NOSSAS VIDAS 3º. ENCONTRO A ESSÊNCIA DO RELIGARE Objetivo refletir sobre o significado

Leia mais

Evangelização Espírita da Infância e Juventude Centro Espírita Henrique Krügger Uberaba/MG PLANO DE ENSINO I IDENTIFICAÇÃO. CICLO: Pré-juventude

Evangelização Espírita da Infância e Juventude Centro Espírita Henrique Krügger Uberaba/MG PLANO DE ENSINO I IDENTIFICAÇÃO. CICLO: Pré-juventude PLANO DE ENSINO I IDENTIFICAÇÃO BIÊNIO: 2018-2019 EVANGELIZADOR: Sábado: Viviane Salge; Stella Borges Domingo: Leandra Coli; Irany Cabral CICLO: Pré-juventude II OBJETIVOS São objetivos da evangelização

Leia mais

Palestra Virtual. Promovida pelo IRC-Espiritismo http://www.irc-espiritismo.org.br

Palestra Virtual. Promovida pelo IRC-Espiritismo http://www.irc-espiritismo.org.br Palestra Virtual Promovida pelo http://www.irc-espiritismo.org.br Tema: O Sofrimento Moral Palestrante: Ricardo Bicudo Rio de Janeiro 28/05/1999 Organizadores da palestra: Moderador: "Wania" (nick: Moderador

Leia mais

Espiritismo e Política

Espiritismo e Política AYLTON PAIVA Espiritismo e Política Contribuições para a evolução do ser e da sociedade MEUS AGRADECIMENTOS A Maria Eny Rossetini Paiva, amada esposa, pelas apreciações e sugestões doutrinárias. Karen

Leia mais

Grupo Espírita Samaritano

Grupo Espírita Samaritano Grupo Espírita Samaritano Biênio: 2017-2018 ESPÍRITAS, AMAI-VOS, EIS O PRIMEIRO ENSINAMENTO; E INSTRUÍ-VOS, EIS O SEGUNDO! Espírito da Verdade - cap. VI - item 5 - Evangelho Segundo o Espiritismo Mês Março

Leia mais

A Realidade e Mitos sobre o Despertar Espiritual. Enrique R. Argañaraz

A Realidade e Mitos sobre o Despertar Espiritual. Enrique R. Argañaraz A Realidade e Mitos sobre o Despertar Espiritual Enrique R. Argañaraz Algo em comum a todos os seres humanos: Todos querem ser felizes!! Mas, Porque Sofremos? Porque cada um imagina sua felicidade de

Leia mais

Federação Espírita Catarinense 14ª União Regional Espírita Departamento de Estudo e Divulgação Doutrinária PROJETO O CONSOLADOR

Federação Espírita Catarinense 14ª União Regional Espírita Departamento de Estudo e Divulgação Doutrinária PROJETO O CONSOLADOR PROJETO O CONSOLADOR TEMÁRIO PARA PALESTRAS DO TRIMESTRE JANEIRO, FEVEREIRO e MARÇO/2018 no HOSPITAL REGIONAL DE SÃO JOSÉ MÊS DE JANEIRO/2018 Dia 01/01/18 NA PRESENÇA DO CRISTO 1) O Evangelho Segundo o

Leia mais

7 FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA

7 FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro III Ensinos e Parábolas de Jesus Parte 2 Módulo II Ensinos Diretos de Jesus Roteiro 7 Objetivo Interpretar, à luz da Doutrina

Leia mais

Encontro de Evangelizadores de -MT Reflexão: Caminho educativo amoroso

Encontro de Evangelizadores de -MT Reflexão: Caminho educativo amoroso Encontro de Evangelizadores de -MT Reflexão: Caminho educativo amoroso Música: Aprender Facilitadora : Daniele Stefanini Breve histórico da Evangelização Infantil Breve histórico da Evangelização Espírita

Leia mais

ATIVIDADES AGRUPADAS POR TIPO 26/09/2017

ATIVIDADES AGRUPADAS POR TIPO 26/09/2017 Atendimento fraterno Atividades assistenciais 09:30 às 10:30 Atendimento fraterno 16:00 às 17:00 Atendimento fraterno 19:30 às 21:30 Atendimento fraterno 16:00 às 17:00 Atendimento fraterno 20:00 às 21:00

Leia mais

CEIC Centro Espírita Ildefonso Correia. - Programa de Estudos Sistematizados INSTRUMENTO DA PAZ. Ecos da mensagem inesquecível de Francisco de Assis

CEIC Centro Espírita Ildefonso Correia. - Programa de Estudos Sistematizados INSTRUMENTO DA PAZ. Ecos da mensagem inesquecível de Francisco de Assis 1 CEIC Centro Espírita Ildefonso Correia - Programa de Estudos Sistematizados INSTRUMENTO DA PAZ Ecos da mensagem inesquecível de Francisco de Assis Annibale Carracci, 1560-1609 I - principal: CAMILO (Espírito),

Leia mais

Não está sabendo lidar com as frustrações do dia a dia?

Não está sabendo lidar com as frustrações do dia a dia? Não está sabendo lidar com as frustrações do dia a dia? O que é a Força Emocional? Cada um de nós tem uma forma de agir e de reagir de acordo com determinadas situações. O importante é buscar o equilíbrio

Leia mais

Sumário PRIMEIRA PARTE A PRÁTICA ESPÍRITA DA MEDIUNIDADE

Sumário PRIMEIRA PARTE A PRÁTICA ESPÍRITA DA MEDIUNIDADE Sumário PRIMEIRA PARTE A PRÁTICA ESPÍRITA DA MEDIUNIDADE 1. Mediunidade e Espiritismo...9 2. Kardec e a mediunidade...15 3. Intercâmbio mediúnico na casa espírita...21 4. As reuniões mediúnicas...29 5.

Leia mais

A Doutrina Espírita e seu Tríplice Aspecto Movimento Espírita Centro Espírita

A Doutrina Espírita e seu Tríplice Aspecto Movimento Espírita Centro Espírita A Doutrina Espírita e seu Tríplice Aspecto Movimento Espírita Centro Espírita Facilitadora: Mônica Oliveira / Mônica Urbano Data: 22/09/2012 Doutrina = Do latim Doctrina 1 - Conjunto de princípios em que

Leia mais

CENTRO ESPÍRITA NOSSO LAR CASAS ANDRÉ LUIZ - DEPARTAMENTO DE ENSINO

CENTRO ESPÍRITA NOSSO LAR CASAS ANDRÉ LUIZ - DEPARTAMENTO DE ENSINO CENTRO ESPÍRITA NOSSO LAR CASAS ANDRÉ LUIZ - DEPARTAMENTO DE ENSINO 2017 PROGRAMA DO CURSO DE DOUTRINA ESPÍRITA - 1 ANO Livro de preparo : Agenda Cristã Chico Xavier Livro de Férias: E a vida Continua...

Leia mais

O jovem e o Espiritismo

O jovem e o Espiritismo O jovem e o Espiritismo Os jovens de hoje gostam do luxo; são mal comportados e desprezam a autoridade; não têm respeito pelos mais velhos e passam o tempo a falar em vez de trabalhar. Será que essas palavras,

Leia mais

RECADOS DA TERÇA-FEIRA 07/02/17

RECADOS DA TERÇA-FEIRA 07/02/17 RECADOS DA TERÇA-FEIRA 07/02/17 Boa noite! A paz de Jesus para todos! Para novamente falar da importância dos nossos pensamentos, vou citar Haroldo Dutra Dias, a quem estava ouvindo recentemente. O mundo

Leia mais

Pensamento e Ação - Reflexões. CEEFA.2017_Roberto Sabatella Adam

Pensamento e Ação - Reflexões. CEEFA.2017_Roberto Sabatella Adam Pensamento e Ação - Reflexões. CEEFA.2017_Roberto Sabatella Adam Pensamento e Ação - Reflexões. Site: www.ceefa.org.br Face: www.fb.com/ceefacuritiba 909. Poderia sempre o homem, pelos seus esforços, vencer

Leia mais

Virtudes: conceito e classificação

Virtudes: conceito e classificação Virtudes: conceito e classificação Roteiro 6 FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro IV Espiritismo, o Consolador Prometido por Jesus Módulo III Os vícios e as virtudes

Leia mais

9º ANO ENSINO FUNDAMENTAL II PROFESSOR DANILO BORGES

9º ANO ENSINO FUNDAMENTAL II PROFESSOR DANILO BORGES 9º ANO ENSINO FUNDAMENTAL II PROFESSOR DANILO BORGES DAVID HUME - COMPAIXÃO Nascimento: 7 de maio de 1711 Edimburgo, Reino Unido. Morte: 25 de agosto de 1776 (65 anos) Edimburgo, Reino Unido. Hume nega

Leia mais

Lembrança da Confraternização. Centro Espírita Alvorecer Cristão (CEAC) Final de ano (2011) e aniversário de 30 anos 16/12/2011

Lembrança da Confraternização. Centro Espírita Alvorecer Cristão (CEAC) Final de ano (2011) e aniversário de 30 anos 16/12/2011 Lembrança da Confraternização Centro Espírita Alvorecer Cristão (CEAC) Final de ano (2011) e aniversário de 30 anos 16/12/2011 2 Nosso Convite Na seqüência veja como foi a festa... 3 Preparação Nossa querida

Leia mais

A PRÁTICA DA CONVIVÊNCIA FRATERNA ENTRE OS TRABALHADORES ESPÍRITAS

A PRÁTICA DA CONVIVÊNCIA FRATERNA ENTRE OS TRABALHADORES ESPÍRITAS CURSO A PRÁTICA DA FRATERNIDADE NOS CENTROS ESPÍRITAS A PRÁTICA DA CONVIVÊNCIA FRATERNA ENTRE OS TRABALHADORES ESPÍRITAS Arnaldo é um trabalhador efetivo da Casa Espírita Y há 15 anos. Atua nas áreas

Leia mais

NOSSA SENHORA APARECIDA

NOSSA SENHORA APARECIDA NOSSA SENHORA APARECIDA Denilson Aparecido Rossi Nossa Senhora Aparecida 1 REFLETINDO No corrente ano de 2017, estamos celebrando os 300 anos da aparição de Nossa Senhora Aparecida. Lembramos que essa

Leia mais

9:30am Abertura das Portas 9:45am Música ao Vivo 10:00am Prece Inicial 10:05am Leitura de uma página edificante 10:10am Inicio dos Estudos 11:00am

9:30am Abertura das Portas 9:45am Música ao Vivo 10:00am Prece Inicial 10:05am Leitura de uma página edificante 10:10am Inicio dos Estudos 11:00am 9:30am Abertura das Portas 9:45am Música ao Vivo 10:00am Prece Inicial 10:05am Leitura de uma página edificante 10:10am Inicio dos Estudos 11:00am Inicio dos Passes 11:15am Prece Final e Água Fluidificada

Leia mais

AME-JF AULA Nº 07 DEC Continuação do Plano de Aula II CICLO B. Ilustração Inicial

AME-JF AULA Nº 07 DEC Continuação do Plano de Aula II CICLO B. Ilustração Inicial Ilustração Inicial Desenho nº 01 Pai Nosso, que estás nos céus. Quando Jesus começou a prece dominical, atendendo ao pedido dos apóstolos, o Mestre queria dizer-nos que Deus, acima de tudo, é nosso Pai.

Leia mais

GUIA DO PARTICIPANTE

GUIA DO PARTICIPANTE GUIA DO PARTICIPANTE OSCAL ORGANIZAÇÃO SOCIAL CRISTÃ-ESPÍRITA ANDRÉ LUIZ 1 ÍNDICE Item DESCRIÇÃO Pag. 1. Cidade da Fraternidade 4 2. Objetivos do encontro 4 3. Atividades que serão realizadas 5 4. Preparo

Leia mais

Palestra Virtual. Promovida pelo IRC-Espiritismo Tema: Distinção dos Bons e Maus Espíritos

Palestra Virtual. Promovida pelo IRC-Espiritismo  Tema: Distinção dos Bons e Maus Espíritos Palestra Virtual Promovida pelo http://www.irc-espiritismo.org.br Tema: Distinção dos Bons e Maus Espíritos Palestrante: Amália Silveira Rio de Janeiro 01/12/2000 Organizadores da palestra: Moderador:

Leia mais

37ª Confraternização Espírita do Maranhão Qua, 15 de Fevereiro de :09 - Última atualização Qua, 15 de Fevereiro de :25

37ª Confraternização Espírita do Maranhão Qua, 15 de Fevereiro de :09 - Última atualização Qua, 15 de Fevereiro de :25 Há 37 anos, abnegados trabalhadores espíritas resolveram começar um movimento que se tornou evento obrigatório do Movimento Espírita em São Luís no período do carnaval: a Confraternização Espírita do Maranhão

Leia mais

Agosto, o Mês Dedicado às Vocações

Agosto, o Mês Dedicado às Vocações , o Mês Dedicado às Vocações Neste mês a Igreja celebra as vocações: sacerdotal, diaconal, religiosa, familiar e leiga. É um mês voltado para a reflexão e a oração pelas vocações e os ministérios, de forma

Leia mais

OBSESSÃO Invigilância: a porta aberta. Escola de Evangelização de Pacientes Grupo Espírita Guillon Ribeiro

OBSESSÃO Invigilância: a porta aberta. Escola de Evangelização de Pacientes Grupo Espírita Guillon Ribeiro OBSESSÃO Invigilância: a porta aberta Escola de Evangelização de Pacientes Grupo Espírita Guillon Ribeiro Reflexão Estai de sobreaviso, vigiai e orai; porque não sabeis quando será o tempo. Jesus (Marcos,

Leia mais

Instituição Beneficente A Luz Divina Grupo da Fraternidade. A responsabilidade do médium na casa espírita 12/01/2018

Instituição Beneficente A Luz Divina Grupo da Fraternidade. A responsabilidade do médium na casa espírita 12/01/2018 Instituição Beneficente A Luz Divina Grupo da Fraternidade A responsabilidade do médium na casa espírita 12/01/2018 Sejam todos muito bem-vindos à primeira reunião da fraternidade de 2018, com os votos

Leia mais

O Homem deve estabelecer suas

O Homem deve estabelecer suas LIVRE ARBÍTRIO O Homem deve estabelecer suas próprias condições de Vida tendo como base a noção de liberdade, exercida através do livre arbítrio, que é a verdadeira coordenação do espírito subordinado

Leia mais

O QUE É ESPIRITISMO:

O QUE É ESPIRITISMO: O QUE É ESPIRITISMO: O ESPIRITISMO É UM CONJUNTO DE PRINCÍPIOS E LEIS! Revelado por espíritos superiores, codificado por Allan Kardec em cinco obras básicas: O Livro dos Espíritos, O Livro dos Médiuns,

Leia mais

Coluna Espírita: A violência na visão Espírita Qua, 12 de Agosto de :27 - Última atualização Qua, 12 de Agosto de :43

Coluna Espírita: A violência na visão Espírita Qua, 12 de Agosto de :27 - Última atualização Qua, 12 de Agosto de :43 A VIOLÊNCIA NA VISÃO ESPÍRITA Por Ana Luiza Nazareno A violência tem aumentado consideravelmente em nossos dias. Às vezes nos questionamos se hoje o mundo está mais violento que antes, mas o que percebemos

Leia mais

ATIVIDADES AGRUPADAS POR DIA ATUALIZADO EM26/01/2017

ATIVIDADES AGRUPADAS POR DIA ATUALIZADO EM26/01/2017 06:30 às 12:30 Sopa fraterna 07:30 às 11:45 Bazar 09:00 às 10:00 Evangelização infantojuvenil (para famílias atendidas) 09:00 às 10:00 Reunião de pais (para famílias atendidas) Domingo 10:15 às 12:30 Campanha

Leia mais

Amar adeus CEIC ET

Amar adeus CEIC ET CEIC ET - 2016 4 Ouve, ó Israel; o Senhor nosso Deus é o único Senhor. 5 Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e com todas as tuas forças. 6 E estas palavras, que hoje

Leia mais

Bem Vera Luz em parceria com Anabela Francisco. Vera luz Programa de Desenvolvimento Pessoal Anabela Francisco

Bem Vera Luz em parceria com Anabela Francisco. Vera luz Programa de Desenvolvimento Pessoal Anabela Francisco Bem Vind@ Programa de Desenvolvimento Pessoal Vera Luz em parceria com Anabela Francisco Anabela Francisco Bem Vind@ e parabéns pela tua coragem de saíres da zona de conforto! Depois de anos a trabalhar

Leia mais

OS CICLOS DOS 7 ANOS

OS CICLOS DOS 7 ANOS OS CICLOS DOS 7 ANOS Os mistérios que envolvem a nossa vida, desde o nascimento, como as experiências, os fatos, os acontecimentos, bons e ruins, as pessoas que surgem ou desaparecem, de nossas vidas,

Leia mais

Sociedade Espírita Allan Kardec. Rua São João, B. Navegantes - São Sebastião do Caí CEP: Dias de Atividades Públicas:

Sociedade Espírita Allan Kardec. Rua São João, B. Navegantes - São Sebastião do Caí CEP: Dias de Atividades Públicas: Sociedade Espírita Allan Kardec Rua São João, 447 - B. Navegantes - São Sebastião do Caí CEP: 95760-000 Segunda 13:30 ESDE (Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita) Segunda 20:00 ESDE (Estudo Sistematizado

Leia mais

A Afetividade no processo de evolução do Ser

A Afetividade no processo de evolução do Ser A Afetividade no processo de evolução do Ser A Afetividade no processo de evolução do Ser A Afetividade no processo de evolução do Ser DEUS EU, ESPÍRITO IMORTAL ENTREGA E AÇÃO FÉ CONVICTA HÁBITOS IMORTAIS

Leia mais