1) PROBLEMATIZAÇÃO 2) PERGUNTAS-CHAVE 3) CONCEITOS-CHAVE. 3.1) Magnetismo. Atividade 2 1

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "1) PROBLEMATIZAÇÃO 2) PERGUNTAS-CHAVE 3) CONCEITOS-CHAVE. 3.1) Magnetismo. Atividade 2 1"

Transcrição

1 Atividade 2 1 1) PROBLEMATIZAÇÃO É incrível pensar em como tem sido rápido o desenvolvimento de certas tecnologias. Cada dia se consegue fazer computadores mais velozes, celulares menores, aparelhos que podem localizar carros ou pessoas em qualquer lugar do mundo em poucos minutos, etc. A comodidade e/ou facilidade que essas tecnologias possibilitam aos indivíduos, muitas vezes, os impedem de pensar como viver sem elas. Talvez seja difícil acreditar, mas coisas consideradas simples hoje, já foram consideradas tecnologia de ponta em outras épocas. Imagine pensar que a simples orientação pelos astros, ou mesmo a utilização de um instrumento tão comum nos dias de hoje, como uma bússola, já foram considerados como principais instrumentos de navegação em outras épocas. Mas como se pode explicar os fenômenos magnéticos considerados um tanto mágicos por algumas pessoas? 2) PERGUTA-CHAVE Ao se utilizar uma bússola, percebe-se que ela sempre aponta para uma mesma direção. a sua opinião que fator(es) condiciona(m) esta direção? De que você acha que é feita uma bússola? e for colocada uma bússola perto de um ímã, a agulha da bússola vai sofrer alguma deflexão? e for colocada uma bússola perto de um fio em que passa uma corrente elétrica contínua, o que você acha que vai acontecer naquele instrumento? 3) COCEITO-CHAVE 3.1) Magnetismo As observações dos fenômenos magnéticos são muito antigas, e surgiram com a verificação da existência de um tipo de pedra que era capaz de atrair ferro. Além disso, quando se deixava um pedaço de ferro perto dessa pedra, ele adquiria propriedade de atrair outros objetos de ferro. Atualmente essas pedras são chamadas de ímãs naturais, e sabe-se que são constituídas por um tipo de óxido de ferro. Essa descoberta possibilitou que vários outros fenômenos fossem identificados como magnéticos, pudessem ser compreendidos e, conseqüentemente descritos.

2 3.2) Ímã Os ímãs podem ter várias formas e tamanhos, entretanto, algumas propriedades básicas sempre se mantêm. A principal delas é o fato da existência de pólos: o pólo norte magnético e o pólo sul magnético. Um fato um tanto curioso é a impossibilidade de se ter um pólo magnético isolado, ou seja, ao se quebrar um ímã em dois pedaços, não será produzida uma metade com o norte magnético e outra com o sul magnético, apenas teremos o surgimento de dois novos ímãs, e independente de quantos pedaços forem quebrados, cada pedaço sempre será um novo ímã. Outra propriedade importante é a atração e repulsão magnéticas. Pode-se fazer uma analogia com a repulsão e atração entre cargas elétricas, onde cargas de sinais diferentes se atraem e de mesmo sinal se repelem. É importante se entender que é apenas uma analogia, pois não se pode cair no engano de que as forças envolvidas nas duas situações são de mesma natureza. as figuras 1 a e 1 b estão ilustradas a repulsão entre ímãs (polaridades iguais), enquanto que na 1 c a atração (polaridades diferentes). figura 1 a figura 1 b figura 1 c 3.3) Magnetismo terrestre Além dos ímãs naturais, existem outros tipos, decorrentes de situações artificiais ou não, em que há a presença de propriedades magnéticas: eletroímãs, bússolas e, entre outros, o próprio planeta Terra. Observe a figura 2 2 ao lado: O núcleo da Terra é constituído por ferro e níquel líquidos, em altas temperaturas e, por estarem no estado líquido, circulam no interior da Terra por correntes de convecção, de modo que existem correntes elétricas circulando. O movimento dessas correntes provoca o aparecimento de um campo magnético na Terra. Figura 2: campo magnético terrestre ão se engane achando que esse campo é de natureza elétrica! Posteriormente isto será mais bem discutido; por ora, ressalta-se que é sabido que correntes elétricas em movimento são capazes de gerar campos magnéticos.

3 3.3) Bússola Talvez não seja fácil acreditar que a Terra possa ser considerada como um gigantesco ímã, mas isto não é tão difícil de comprovar. Acompanhe o raciocínio! e realmente existe um campo magnético terrestre, uma pequena mudança na posição de um ímã será suficiente para que ele tenda voltar a sua posição inicial; fato que não se observa com pedaços de ímãs naturais. o entanto, percebe-se que se o peso do ímã e a força de atrito entre a sua base e a superfície em que se encontra apoiado forem diminuindo, de tal forma que ele fique quase livre para girar em torno de um eixo perpendicular, a tendência de retorno à posição inicial será perceptível. Um objeto desse tipo existe e é conhecido como bússola. ua constituição nada mais é do que uma agulha magnetizada capaz de girar livremente em torno de um eixo perpendicular a ela. Figura 3: bússola 3 A bússola é um instrumento baseado em tecnologia simples e barata e tem como característica principal apontar para o Pólo orte geográfico da Terra. O seu uso é para orientar uma navegação, ou mesmo pessoas perdidas na mata, etc. Uma qualidade importante deste instrumento é a facilidade em se fazer um. Observe a Figura 4 ao lado: Figura 4 4 : montagem simples de uma bússola Pode-se verificar que não foi necessário nada mais do que uma agulha magnetizada e um artifício para deixá-la livre; no caso, fixá-la sobre uma rolha de cortiça para que pudesse boiar na água. 3.4) Eletromagnetismo Os ímãs naturais e suas propriedades são conhecidos desde a antiguidade, pois em algumas regiões da Grécia havia grande quantidade do mineral, como na Magnésia. O primeiro livro sobre o Magnetismo (De Magnete) foi escrito pelo médico inglês William Gilbert e publicado em Contudo, só no século XIX seu estudo ganhou importância, ao ser feita uma relação entre o Magnetismo (estudo dos ímãs) e a Eletricidade (estudo das cargas elétricas). Em 1820, Hans Christian Öersted fez uma descoberta. Ao montar um circuito elétrico, tendo nas proximidades uma bússola, percebeu que ao fechar o circuito ocorria uma deflexão na agulha. Então, Öersted fez a seguinte montagem: associou ao

4 circuito um fio metálico, com sua direção paralela à orientação norte-sul da bússola, colocando-a ao lado. Ao permitir a passagem de corrente elétrica no fio, verificou que a agulha da bússola tendia a se orientar perpendicularmente a sua posição original; ao desligar o circuito, a agulha da bússola voltava à posição original. Outra situação que observou foi a de que a agulha da bússola tendia a se aproximar da direção paralela ao fio se fosse colocada embaixo do mesmo, conforme a Figura 5 5. Figura 5: montagem relativa à experiência de Öersted. A constatação de que correntes elétricas podem gerar efeitos magnéticos contribuiu para a delimitação de um novo campo de estudos e pesquisas o Eletromagnetismo correlacionando a geração de efeitos magnéticos por causas elétricas e vice-versa. 4) ATIVIDADE EM GRUPO: ugere-se a seguinte seqüência de atividades: 1. a primeira parte da aula, propor que a turma se divida em grupos, a fim de que, a partir de orientações do professor, cada grupo construa uma bússola. Ao término da construção, os alunos poderão verificar que as bússolas, ao serem colocadas sobre uma mesa apontarão para uma única direção; 2. Em seguida, o professor poderá, a partir das opiniões dos alunos sobre a razão daquele fenômeno, fomentar um debate; 3. Mostrar a experiência de Öersted; 4. Usar as perguntas-chave para estimular os alunos a explicitarem suas explicações para os fenômenos observados na reprodução da experiência de Öersted; 5. Fazer uma síntese das respostas dos alunos, correlacionando-as com os conceitos científicos; 6. Avaliar a aprendizagem.

5 5) COTRUÇÃO E MOTAGEM DO KIT: 5.1) Kit Experimental 1 Construção de uma Bússola Material ecessário: - 1 rolha de cortiça; - 1 agulha de costura ou alfinete; - 1 vasilha com água; - 1 ímã. - adesivo instantâneo universal. Construção: 1º) Deixe a agulha encostada no ímã por alguns minutos, a fim de que a mesma adquira propriedades magnéticas; 2º) Cole a agulha sobre a rolha, de modo que seu centro de massa fique em equilíbrio; 3º) Coloque o conjunto rolha-agulha dentro da vasilha com água. 5.2) Kit Experimental 2 Experiência de Öersted Material ecessário: - 1 régua ou pedaço de madeira cortado como uma régua ( 30 cm); - 2 hastes cilíndricas, metálicas, de aproximadamente 5 cm de comprimento; - 30 cm de fio de cobre fino; - 1 fonte de tensão elétrica, preferencialmente de 6 V; - 2 grampos de cabelo ou 2 garras jacaré; - 1 bússola. Construção: 1º) Faça dois orifícios, compatíveis com a espessura das hastes, um em cada extremidade da régua, e encaixe as hastes, conforme ilustração abaixo; hastes 2º) Prenda as extremidades do fio de cobre nas hastes: fio de cobre

6 3º) Descasque os fios da fonte de modo a conectá-los nas hastes. Para tanto, use as garras jacaré ou os grampos de cabelo, porém, deve-se estar atento para raspar os grampos, caso eles sejam esmaltados. Cuidado importante: Lembre-se que, quando em funcionamento, este kit estará em curto-circuito, implicando que as observações se realizem o mais rápido possível, já que, inevitavelmente, a fonte queimará se ficar ligada por muito tempo. 6) UGETÕE PARA A AVALIAÇÃO DA APREDIZAGEM. 1) Por que se pode perceber a presença de Campo Magnético na Terra? 2) uponha que um ímã, tal como o mostrado na figura ao lado, seja quebrado em três partes. Faça um desenho, indicando as orientações magnéticas orte () e ul () de cada uma das partes. 3) Apresente uma explicação para o fato da agulha de uma bússola sofrer deflexão, quando a mesma é aproximada de um fio em que há passagem de corrente elétrica. 1 Proposta elaborada em 2005 pelo licenciando Diogo Prado de ouza, como bolsista de extensão da PROEX / UFF no Projeto Divulgação de Propostas para o Ensino de Física. 2 Disponível em: Acesso em: 20 de agosto de Disponível em: Acesso em: 20 de agosto de Disponível em: Acesso em: 25 de agosto de Disponível em: Acesso em: 28 de agosto de 2005.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA CENTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES ROTEIRO EXPERIMENTAL ELETROÍMÃ

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA CENTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES ROTEIRO EXPERIMENTAL ELETROÍMÃ UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA CENTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES ROTEIRO EXPERIMENTAL ELETROÍMÃ 1. Introdução Um solenoide conduzindo uma corrente elétrica constitui um eletroímã. Um solenoide

Leia mais

NOME: PROFESSOR: Glênon Dutra

NOME: PROFESSOR: Glênon Dutra Apostila - Eletromagnetismo NOME: PROFESSOR: Glênon Dutra DISCIPLINA: Física N O : TURMA: DATA: O nome magnetismo vem de Magnésia, região próxima da Grécia onde os gregos encontravam em abundância um mineral

Leia mais

Unidade 3. Noções de Magnetismo e Eletromagnetismo. Objetivos da Unidade. Objetivos Conteúdos da da Unidade

Unidade 3. Noções de Magnetismo e Eletromagnetismo. Objetivos da Unidade. Objetivos Conteúdos da da Unidade Unidade 3 Noções de Magnetismo e Eletromagnetismo Nesta terceira unidade, você estudará os conceitos básicos em relação ao magnetismo e eletromagnetismo. Objetivos da Unidade Definir campo magnético; Definir

Leia mais

Eletromagne tismo. Hans Christian Øersted. Experiencia de Hans Christian Øersted

Eletromagne tismo. Hans Christian Øersted. Experiencia de Hans Christian Øersted Hans Christian Øersted Eletromagne tismo Experiencia de Hans Christian Øersted O físico, químico Dinamarquês(14 de agosto de 1777 9 de Março de 1851 77anos) Hans Christian Øersted é conhecido sobretudo

Leia mais

Eletromagnetismo I. Tiago Walescko Chimendes - Física - CAE 17 de agosto de Imãs e Pólos Magnéticos

Eletromagnetismo I. Tiago Walescko Chimendes - Física - CAE 17 de agosto de Imãs e Pólos Magnéticos Eletromagnetismo I Tiago Walescko Chimendes - Física - CAE 17 de agosto de 2006 Sumário 1 Magnetismo 1 1.1 Imãs e Pólos Magnéticos....................... 1 1.2 Campo Magnético Terrestre.....................

Leia mais

ELETROIMÃ. Parte I. 2. Observar as forças de origem magnética produzidas a partir de corrente elétrica e compará-las com um ímã.

ELETROIMÃ. Parte I. 2. Observar as forças de origem magnética produzidas a partir de corrente elétrica e compará-las com um ímã. ELETROIMÃ Parte I Shizue Shimizu Introdução Uma bobina quando percorrida por corrente elétrica, constitui um ímã. Portanto, a corrente elétrica tem efeito magnético. Com esta experiência, vamos verificar

Leia mais

Ensino Médio. Nota. Aluno(a): Nº. Série: 3ª Turma: Data: / /2018. Lista 8 Magnetismo e fontes de campo magnético

Ensino Médio. Nota. Aluno(a): Nº. Série: 3ª Turma: Data: / /2018. Lista 8 Magnetismo e fontes de campo magnético Ensino Médio Professor: Vilson Mendes Disciplina: Física I Aluno(a): Nº. Série: 3ª Turma: Data: / /2018 Lista 8 Magnetismo e fontes de campo magnético N2 Nota 1. Assinale as afirmativas corretas. I. A

Leia mais

Ímanes. Os ímanes podem ser de vários materiais e podem ter formas e tamanhos diversos, mas têm sempre um polo norte e um polo sul.

Ímanes. Os ímanes podem ser de vários materiais e podem ter formas e tamanhos diversos, mas têm sempre um polo norte e um polo sul. Ímanes Os ímanes podem ser de vários materiais e podem ter formas e tamanhos diversos, mas têm sempre um polo norte e um polo sul. Os polos do iguais repelem-se e polos diferentes atraem-se, tal como sucede

Leia mais

Curso Técnico em Informática. Eletricidade

Curso Técnico em Informática. Eletricidade Curso Técnico em Informática Eletricidade Eletricidade Aula_01 segundo Bimestre Na aula de hoje... Conceitos básicos de magnetismo Materiais magnéticos e ferromagnéticos Grandezas eletromagnéticas Regras

Leia mais

FACULDADE PITÁGORAS MAGNETISMO E ELETROMAGNETISMO

FACULDADE PITÁGORAS MAGNETISMO E ELETROMAGNETISMO FACULDADE PITÁGORAS MAGNETISMO E ELETROMAGNETISMO Prof. Ms. Carlos José Giudice dos Santos carlos@oficinadapesquisa.com.br www.oficinadapesquisa.com.br UNIDADE III Magnetismo Características dos imãs (polos)

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL SESC CIDADANIA

CENTRO EDUCACIONAL SESC CIDADANIA CENTRO EDUCACIONAL SESC CIDADANIA Professor: Vilson Mendes Lista de exercícios de Física I Lista 8 Magnetismo e fontes de campo magnético ENSINO MÉDIO NOTA: Aluno (a): Data SÉRIE/TURMA 3ª 1. Assinale as

Leia mais

Eletromagnetismo. Fenômenos associados a imãs tanto naturais como artificiais.

Eletromagnetismo. Fenômenos associados a imãs tanto naturais como artificiais. Conceitos Básicos Eletromagnetismo Na região conhecida como Magnésia descobriu-se que alguns tipos de rocha atraíam umas ás outras e podiam também atrair objetos de ferro. Essas pedras, denominadas magnetitas,

Leia mais

FACULDADE PITÁGORAS DISCIPLINA: ELETRICIDADE. Prof. Ms. Carlos José Giudice dos Santos

FACULDADE PITÁGORAS DISCIPLINA: ELETRICIDADE. Prof. Ms. Carlos José Giudice dos Santos FACULDADE PITÁGORAS DISCIPLINA: ELETRICIDADE Prof. Ms. Carlos José Giudice dos Santos carlos@oficinadapesquisa.com.br www.oficinadapesquisa.com.br UNIDADE III Magnetismo Características dos imãs (polos)

Leia mais

Eletromagnetismo: imãs, bobinas e campo magnético

Eletromagnetismo: imãs, bobinas e campo magnético Eletromagnetismo: imãs, bobinas e campo magnético 22 Eletromagnetismo: imãs, bobinas e campo magnético 23 Linhas do campo magnético O mapeamento do campo magnético produzido por um imã, pode ser feito

Leia mais

Alunos do 3º Ano do Ensino Médio 4 Bimestre de escolas estaduais

Alunos do 3º Ano do Ensino Médio 4 Bimestre de escolas estaduais OBJETIVO Esta sequencia didática abordara a temática magnetismo, tendo como objetivo a inserção da Física Quântica na explicação atômica da magnetização da matéria, utilizando para isso a evolução dos

Leia mais

QUESTÕES CORRIGIDAS PROFESSOR Rodrigo Penna QUESTÕES CORRIGIDAS MAGNETISMO GERAL

QUESTÕES CORRIGIDAS PROFESSOR Rodrigo Penna QUESTÕES CORRIGIDAS MAGNETISMO GERAL QUETÕE CORRIGIDA MAGETIMO GERAL 1 1. A figura abaixo representa nosso planeta, a Terra. a) Faça um esboço mostrando as linhas de indução do campo magnético terrestre. b) Destaque o sentido das linhas de

Leia mais

CONTEÚDOS BÁSICOS COMUNS DE FÍSICA 2007 SEE/MG PROPOSTA DE ATIVIDADES TÓPICO 16 TRANSFORMAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA EM MECÂNICA

CONTEÚDOS BÁSICOS COMUNS DE FÍSICA 2007 SEE/MG PROPOSTA DE ATIVIDADES TÓPICO 16 TRANSFORMAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA EM MECÂNICA CBC/FÍSICA - TÓPICO 16:TRANSFORMAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA EM MECÂNICA 1 CONTEÚDOS BÁSICOS COMUNS DE FÍSICA 2007 SEE/MG PROPOSTA DE ATIVIDADES TÓPICO 16 TRANSFORMAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA EM MECÂNICA CBC/FÍSICA

Leia mais

Sala de Estudos FÍSICA - Lucas 3 trimestre Ensino Médio 2º ano classe: Prof.LUCAS Nome: nº

Sala de Estudos FÍSICA - Lucas 3 trimestre Ensino Médio 2º ano classe: Prof.LUCAS Nome: nº Sala de Estudos FÍSICA - Lucas 3 trimestre Ensino Médio 2º ano classe: Prof.LUCAS Nome: nº SALA DE ESTUDOS: MAGNETISMO 1. (G1 - ifsp 2012) Os ímãs têm larga aplicação em nosso cotidiano tanto com finalidades

Leia mais

Unidade 8. Eletricidade e Magnetismo

Unidade 8. Eletricidade e Magnetismo Unidade 8 Eletricidade e Magnetismo Eletrostática e Eletrodinâmica Os fenômenos elétricos estão associados aos elétrons. Cargas Elétricas As cargas elétricas podem ser positivas ou negativas Cargas opostas

Leia mais

Após o estudo dos fenômenos elétricos,

Após o estudo dos fenômenos elétricos, Física Aula 7 Magnetismo e Indução Eletromagnética por Luiz Otávio Limurci Após o estudo dos fenômenos elétricos, nos quais a carga corpo tem fundamental importância, vamos analisar os fenômenos eletromagnéticos.

Leia mais

AULA 05 Magnetismo Transformadores

AULA 05 Magnetismo Transformadores AULA 05 Magnetismo Transformadores MAGNETISMO As primeiras observações de fenômenos magnéticos são muito antigas. Acredita-se que estas observações foram realizadas pelos gregos, em uma cidade denominada

Leia mais

COLÉGIO 7 DE SETEMBRO

COLÉGIO 7 DE SETEMBRO FUNDADOR PROF. EDILSON BRASIL SOÁREZ 2011 O Colégio que ensina o aluno a estudar APICE ALUNO: TURMA: Ciências [2 a VG] 5 o Ano Ensino Fundamental I Você está recebendo o, mais um recurso que ajudará a

Leia mais

Resumo de Magnetismo. Imãs

Resumo de Magnetismo. Imãs Resumo de Magnetismo Imãs Um ímã é definido com um objeto capaz de provocar um campo magnético à sua volta. Pode ser natural ou artificial. Um ímã natural é feito de minerais com substâncias magnéticas,

Leia mais

Campo Magnético de Correntes Elétricas

Campo Magnético de Correntes Elétricas BCJ-0203 Fenômenos Eletromagnéticos Experimento 3 Campo Magnético de Correntes Elétricas Nota Professor Data / / 2018 Grupo Nome RA Introdução e Objetivos Relatos históricos indicam que a bússola já era

Leia mais

FÍSICA MÓDULO 19 MAGNETISMO. Professor Ricardo Fagundes

FÍSICA MÓDULO 19 MAGNETISMO. Professor Ricardo Fagundes FÍSICA Professor Ricardo Fagundes MÓDULO 19 MAGNETISMO INTRODUÇÃO AO MAGNETISMO Sabemos que partículas eletricamente carregadas produzem campo elétrico. Se essas partículas carregadas estiverem se movendo

Leia mais

As Três Caixas Magnéticas

As Três Caixas Magnéticas As Três Caixas Magnéticas Maria Christina Introdução Com este experimento é possível explorar a analogia entre o efeito de um ímã e o efeito de uma corrente elétrica. Esta atividade se situa no final de

Leia mais

Corpos que atraem Fe, Ni, Co (materiais ferromagnéticos) e suas ligas. Possuem duas regiões especiais: PÓLOS

Corpos que atraem Fe, Ni, Co (materiais ferromagnéticos) e suas ligas. Possuem duas regiões especiais: PÓLOS ÍMÃS Corpos que atraem Fe, Ni, Co (materiais ferromagnéticos) e suas ligas. Possuem duas regiões especiais: PÓLOS 1 CLASSIFICAÇÃO ímã natural: magnetita (região da magnésia Ásia menor Turquia Irã - Iraque

Leia mais

Física Experimental III - Experiência E8

Física Experimental III - Experiência E8 Física Experimental III - Experiência E8 Experiência de Oersted e Medidas de campo magnético OBJETIVOS Reproduzir a experiência de Oersted. Estimar o campo magnético da Terra. Avaliar os campos magnéticos

Leia mais

Prof. Renato. EME Prof. Vicente Bastos SESI Carrão. Física 3ª. Série Aula 13

Prof. Renato. EME Prof. Vicente Bastos SESI Carrão. Física 3ª. Série Aula 13 Aula 13 Circuitos Elétricos 1. Resistência dos materiais (R) Qualquer material oferece determinada resistência à fluidez das cargas (corrente elétrica). Bons condutores oferecem menos resistência, enquanto

Leia mais

Ismael Rodrigues Silva Física-Matemática - UFSC. cel: (48)

Ismael Rodrigues Silva Física-Matemática - UFSC. cel: (48) Ismael Rodrigues Silva Física-Matemática - UFSC cel: (48)9668 3767 ANO DO VESTIBULAR QUESTÕES DE ELETROMAGNETISMO/ MAGNETISMO 2014 4/1 2013 4/1 2012 2/1 2011 2/1 2010 3/1 1 Até 1820, eletricidade e magnetismo

Leia mais

FÍSICA - 2 o ANO MÓDULO 29 MAGNETISMO: INTRODUÇÃO

FÍSICA - 2 o ANO MÓDULO 29 MAGNETISMO: INTRODUÇÃO FÍICA - 2 o AO MÓDULO 29 MAGETIMO: ITRODUÇÃO B 1 2 3 2 1 2 3 2 s 2 Como pode cair no enem A bússola é, sem dúvida, o instrumento mais conhecido da Era dos Descobrimentos, pois foi provavelmente o mais

Leia mais

CAMPO MAGNÉTICO EM CONDUTORES

CAMPO MAGNÉTICO EM CONDUTORES CAMPO MAGNÉTICO EM CONDUTORES Introdução A existência do magnetismo foi observada há cerca de 2500 anos quando certo tipo de pedra (magnetita) atraía fragmentos de ferro, que são conhecidos como ímãs permanentes.

Leia mais

Fís. Fís. Monitor: João Carlos

Fís. Fís. Monitor: João Carlos Fís. Professor: Leonardo Gomes Monitor: João Carlos Magnetismo: imã 27/29 ago RESUMO Ímãs e magnetos Um ímã é definido com um objeto capaz de provocar um campo magnético à sua volta. Podendo ser ele natural

Leia mais

Ministério da Educação e Cultura (MEC)

Ministério da Educação e Cultura (MEC) Ministério da Educação e Cultura (MEC) Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) Departamento Acadêmico de Física (DAFIS) Unidade Curricular: FÍSICA VII Prof. Cristóvão Renato Morais Rincoski

Leia mais

CAMPO MAGNÉTICO LEONARDO PASSOS SALVATTI

CAMPO MAGNÉTICO LEONARDO PASSOS SALVATTI CAMPO MAGNÉTICO LEONARDO PASSOS SALVATTI APRESENTAÇÃO Neste tópico, introduziremos o conceito de campo magnético e discutiremos as características do vetor indução magnética. Definiremos as linhas de indução

Leia mais

Objeto de aprendizagem

Objeto de aprendizagem 3ª Ciências 4º Ano E.F. Objeto de aprendizagem O que é eletricidade? - Interação entre ímãs e entre cargas elétricas forças de atração e de repulsão. Perceber a existência de cargas elétricas. Objetivos

Leia mais

Interação entre ímãs e bússolas

Interação entre ímãs e bússolas Interação entre ímãs e bússolas Maria Christina Introdução Esses experimentos são parte de uma seqüência de atividades para ensinar Eletromagnetismo após ter trabalhado a Eletricidade no terceiro ano do

Leia mais

Prof. Igor Dornelles Schoeller

Prof. Igor Dornelles Schoeller Prof. Igor Dornelles Schoeller Os gregos descobriram na região onde hoje chamamos de Turquia, um minério com capacidade de atrair ferro e outros minérios semelhantes. Pedaços de magnetita encontradas na

Leia mais

PROJETO. Eletromagnetismo

PROJETO. Eletromagnetismo PROJETO Eletromagnetismo Caro aluno, Em breve estudaremos os conceitos e princípios do eletromagnetismo voltados ao entendimento dos geradores e motores elétricos. Para auxiliar no entendimento desses

Leia mais

Magnetismo e Eletromagnetismo. Adrielle de Carvalho Santana

Magnetismo e Eletromagnetismo. Adrielle de Carvalho Santana Magnetismo e Eletromagnetismo Adrielle de Carvalho Santana Denomina-se imã, um corpo que possui a propriedade de atrair materiais ferromagnéticos. Magnetismo: Propriedade em virtude da qual esta atração

Leia mais

Atividade da construção e utilização da bússola

Atividade da construção e utilização da bússola Atividade da construção e utilização da bússola 1. Introdução Regina Costa A atividade da construção da bússola é uma atividade experimental introdutória para o estudo do magnetismo. Serve para explorar

Leia mais

ATIVIDADES DE RECUPERAÇÃO PARALELA 3º Trimestre. 9º ano. DISCIPLINA: Física

ATIVIDADES DE RECUPERAÇÃO PARALELA 3º Trimestre. 9º ano. DISCIPLINA: Física ATIVIDADES DE RECUPERAÇÃO PARALELA 3º Trimestre Observações: 9º ano DISCIPLINA: Física 1- Antes de responder às atividades, releia o material entregue sobre Sugestão de Como Estudar. 2 - Os exercícios

Leia mais

ORIGENS DO ELETROMAGNETISMO

ORIGENS DO ELETROMAGNETISMO ELETROMAGNETISMO ORIGENS DO ELETROMAGNETISMO O termo magnetismo resultou do nome Magnésia, região da Ásia Menor (Turquia), devido a um minério chamado magnetita (ímã natural) com a propriedade de atrair

Leia mais

AULA 01: CAMPO MAGNÉTICO

AULA 01: CAMPO MAGNÉTICO PROF. ALEADRO FREITA 1. ÍMÃ: ão corpos que atraem ferro ou que interagem entre si. 2. PROPRIEDADE DO ÍMÃ 1ª) Todo imã possui dois pólos: o orte () e o ul (). AULA 01: CAMPO MAGÉTICO 2ª) Os pólos de um

Leia mais

ELETRODINÂMICA E ELETROMAGNETISMO

ELETRODINÂMICA E ELETROMAGNETISMO ELETRODINÂMICA E ELETROMAGNETISMO 20/10/2016 1 O QUE ESTUDAMOS AGORA? As causas e os efeitos das cargas elétricas em movimento, fundamentais nos dias de hoje pelo fato de possibilitarem o funcionamento

Leia mais

O microfone e o altifalante. O altifalante é um aparelho que converte os sinais elétricos em sons originais

O microfone e o altifalante. O altifalante é um aparelho que converte os sinais elétricos em sons originais Sumário UNIDADE TEMÁTICA 2. 1.3 - O microfone e o altifalante. - O campo magnético quem cria o campo e como se deteta. - O vetor campo magnético. - O campo elétrico quem cria o campo e como se deteta.

Leia mais

Imãs 2. a) b) c) d) Página 1 de 7

Imãs 2. a) b) c) d) Página 1 de 7 Imãs 2 1. (Ufu 2015) Três carrinhos idênticos são colocados em um trilho, porém, não se encostam, porque, na extremidade de cada um deles, conforme mostra o esquema abaixo, é acoplado um ímã, de tal forma

Leia mais

Ismael Rodrigues Silva. Física-Matemática - UFSC. cel: (48)

Ismael Rodrigues Silva. Física-Matemática - UFSC. cel: (48) Ismael Rodrigues Silva Física-Matemática - UFSC cel: (48)9668 3767 Verdadeiro ou Falso 1) Os ímãs podem ser naturais (como a magnetita) ou artificiais (por contato, atrito ou corrente elétrica). Verdadeiro.

Leia mais

9º ano. Eletricidade

9º ano. Eletricidade 9º ano Eletricidade Eletricidade Origem remota (Gregos, âmbar...) Desenvolvimento rápido no século XIX e XX Atualmente é a base energética dos aparelhos tecnológicos comuns Futuro: microcircuitos, nanocircuitos

Leia mais

FÍSICA MÓDULO 9 CAMPO MAGNÉTICO. Professor Sérgio Gouveia

FÍSICA MÓDULO 9 CAMPO MAGNÉTICO. Professor Sérgio Gouveia FÍSICA Professor Sérgio Gouveia MÓDULO 9 CAMPO MAGNÉTICO 1. INTRODUÇÃO A magnetita (um óxido de ferro natural, Fe 3 O 4 ) apresenta as propriedades de atrair o ferro e, convenientemente cortada, de se

Leia mais

Introdução ao magnetismo.

Introdução ao magnetismo. Resumo de Aula: Introdução ao magnetismo. 1-Introdução As primeiras observações sobre o magnetismo foram registradas pelo filósofo grego Tales de Mileto (624 a.c.-546 a.c.) que percebeu que certas pedras

Leia mais

Curso Técnico em Mecatrônica. Exemplos de Máquinas Elétricas. Introdução à Máquinas Elétricas. Magnetismo. Máquinas Elétricas Plano de Ensino

Curso Técnico em Mecatrônica. Exemplos de Máquinas Elétricas. Introdução à Máquinas Elétricas. Magnetismo. Máquinas Elétricas Plano de Ensino Curso Técnico em Mecatrônica Máquinas Elétricas Plano de Ensino 4º Módulo 2017/2 Professor: Thiago Mombach thiago.mombach@ifsc.edu.br Introdução à Máquinas Elétricas Máquinas Elétricas são equipamentos

Leia mais

QUEBRA-SE UM ÍMÃ, FAZ-SE UM CIENTISTA

QUEBRA-SE UM ÍMÃ, FAZ-SE UM CIENTISTA QUEBRA-SE UM ÍMÃ, FAZ-SE UM CIENTISTA Rodrigo Moura Colégio de Aplicação da UFRJ João Batista Garcia Canalle Instituto de Física - UERJ Rio de Janeiro -RJ Resumo Este artigo propõe uma experiência muito

Leia mais

Prof. Thiago Miranda de Oliveira

Prof. Thiago Miranda de Oliveira Prof. Thiago Miranda de Oliveira Como pode um corpo eletrizado, atrair ou repelir outro corpo sem que, entre eles haja um meio para intermediar a comunicação? Há duas maneiras de imaginar como dois corpos

Leia mais

? Para gerar uma corrente eléctrica, precisamos ou não de dispor de uma pilha ou de uma bateria? Mai-09 Dulce Godinho 1

? Para gerar uma corrente eléctrica, precisamos ou não de dispor de uma pilha ou de uma bateria? Mai-09 Dulce Godinho 1 ? Para gerar uma corrente eléctrica, precisamos ou não de dispor de uma pilha ou de uma bateria? Mai-09 Dulce Godinho 1 Mai-09 Dulce Godinho 2 INTRODUÇÃO As primeiras observações de fenómenos magnéticos

Leia mais

Física E Intensivo v. 2

Física E Intensivo v. 2 Física E Intensivo v. Exercícios ) A ) D Polos com indicações contrárias se atraem e polos com indicações iguais se repelem. 8. Incorreta. O principio da inseparidade magnética assegura que todo rompimento

Leia mais

a) Quais são os polos magnéticos M e N da agulha magnética da bússola? b) Quais são os polos P e Q do imã?

a) Quais são os polos magnéticos M e N da agulha magnética da bússola? b) Quais são os polos P e Q do imã? Professor: Luciano Dias Campo Magnético e Fontes de Campo Magnético 01-(UFB) Uma bússola tem sua agulha magnética orientada com um polo (M) indicando Roraima e o outro (N) indicando o Paraná. A seguir,

Leia mais

Lista de Exercícios Magnetismo/Fio

Lista de Exercícios Magnetismo/Fio 1. (Pucsp) Na experiência de Oersted, o fio de um circuito passa sobre a agulha de uma bússola. Com a chave C aberta, a agulha alinha-se como mostra a figura 1. Fechando-se a chave C, a agulha da bússola

Leia mais

Magnetostática e introdução ao eletromagnetismo. Prof. André Noronha LFS 30...

Magnetostática e introdução ao eletromagnetismo. Prof. André Noronha LFS 30... Magnetostática e introdução ao eletromagnetismo Prof. André Noronha LFS 30... 1 Última aula Definição de corrente elétrica: Unidade: [AMPÈRE], que é igual a [COULOMB]/[SEGUNDO]; Contagem de elétrons passando

Leia mais

? Para gerar uma corrente eléctrica, precisamos ou não de dispor de uma pilha ou de uma bateria?

? Para gerar uma corrente eléctrica, precisamos ou não de dispor de uma pilha ou de uma bateria? ? Para gerar uma corrente eléctrica, precisamos ou não de dispor de uma pilha ou de uma bateria? Dulce Godinho 1 Dulce Godinho 2 Dulce Godinho 1 INTRODUÇÃO As primeiras observações de fenómenos magnéticos

Leia mais

2.2. Eletromagnetismo Professora Paula Melo Silva

2.2. Eletromagnetismo Professora Paula Melo Silva 2.2. Eletromagnetismo Professora Paula Melo Silva CARGA Propriedade elétrica das partículas atómicas que compõem a matéria. A carga elementar corresponde ao módulo do valor da carga elétrica apresentado

Leia mais

Força magnética e campo magnético

Força magnética e campo magnético Força magnética e campo magnético Introdução: O fenômeno do magnetismo já era conhecido pelos gregos por volta do ano 800 ac. Eles observaram que determinadas rochas que continham óxido de ferro tinham

Leia mais

FÍSICA. Curso: Ciência da Computação

FÍSICA. Curso: Ciência da Computação Curso: Ciência da Computação FÍSICA Prof. Rafael Vinicius Tayette da Nobrega e-mail: rafael.nobrega@ifmg.edu.br site:http://sites.google.com/a/ifmg.edu.br/rafaelnobrega/ 03 de dezembro de 2012. APRESENTAÇÃO

Leia mais

TEORIA DOS DOMÍNIOS MAGNÉTICOS. Dorival Brito

TEORIA DOS DOMÍNIOS MAGNÉTICOS. Dorival Brito TEORIA DOS DOMÍNIOS MAGNÉTICOS Dorival Brito TEORIA DOS DOMÍNIOS MAGNÉTICOS GRANDEZAS MAGNÉTICAS FUNDAMENTAIS MAGNETISMO O magnetismo é uma forma de energia apresentada apenas por alguns materiais, tais

Leia mais

Eletromagnetismo. Histórico

Eletromagnetismo. Histórico Eletromagnetismo Histórico Desde a antiguidade quando os fenômenos elétricos e magnéticos foram descobertos, se acreditava que o magnetismo e a eletricidade eram fenômenos distintos sem nenhuma relação

Leia mais

Magnetismo. Aula 06/10/2016

Magnetismo. Aula 06/10/2016 Magnetismo { Aula 06/10/2016 Experiências mostraram que um campo magnético pode ser gerado não apenas por ímãs, mas também por correntes elétricas. Hoje atribui-se o magnetismo dos ímãs a existência de

Leia mais

Sejam todos bem-vindos! Física III. Prof. Dr. Cesar Vanderlei Deimling

Sejam todos bem-vindos! Física III. Prof. Dr. Cesar Vanderlei Deimling Sejam todos bem-vindos! Física III Prof. Dr. Cesar Vanderlei Deimling O segundo semestre O plano de ensino Bibliografia: A natureza e os tipos de carga Tipos de materiais Força entre cargas elétricas (A

Leia mais

Sejam todos bem-vindos! Física III. Prof. Dr. Cesar Vanderlei Deimling

Sejam todos bem-vindos! Física III. Prof. Dr. Cesar Vanderlei Deimling Sejam todos bem-vindos! Física III Prof. Dr. Cesar Vanderlei Deimling O segundo semestre O plano de ensino Bibliografia: A natureza e os tipos de carga Tipos de materiais Força entre cargas elétricas (A

Leia mais

3. (Unirio RJ) Assinale a opção que apresenta a afirmativa correta, a respeito de fenômenos eletromagnéticos:

3. (Unirio RJ) Assinale a opção que apresenta a afirmativa correta, a respeito de fenômenos eletromagnéticos: Lista 10 - Eletromagnetismo 1. (PUC MG) A figura mostra o nascer do Sol. Dos pontos A, B, C e D, qual deles indica o Sul geográfico? a) A. b) B. c) C. d) D. 2. (UFMG) A figura mostra uma pequena chapa

Leia mais

Exercícios de Física Eletromagnetismo

Exercícios de Física Eletromagnetismo Exercícios de Física Eletromagnetismo 1-Considerando as propriedades dos ímãs, assinale a alternativa correta. a) Quando temos dois ímãs, podemos afirmar que seus pólos magnéticos de mesmo nome (norte

Leia mais

ROTEIRO DE AULA PRÁTICA IMÃS, CAMPO MAGNÉTICO E FORÇA MAGNÉTICA

ROTEIRO DE AULA PRÁTICA IMÃS, CAMPO MAGNÉTICO E FORÇA MAGNÉTICA ROTEIRO DE AULA PRÁTICA IMÃS, CAMPO MAGNÉTICO E FORÇA MAGNÉTICA 1- IMÃS-PÓLOS MAGNÉTICOS - placa de acrílico; - imãs em forma de barra; - Iimalha de ferro: - haste de material isolante com apoio vertical;

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE FÍSICA DO INSTITUTO DE FÍSICA DA UFRGS

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE FÍSICA DO INSTITUTO DE FÍSICA DA UFRGS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE FÍSICA DO INSTITUTO DE FÍSICA DA UFRGS Prova de seleção para ingresso em 2009/1 no Mestrado Profissional em Ensino de Física Esta prova é constituída de seis questões,

Leia mais

GOIÂNIA, / 02 / PROFESSOR: Jonas Tavares. Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

GOIÂNIA, / 02 / PROFESSOR: Jonas Tavares. Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: GOIÂNIA, / 02 / 2017 PROFESSOR: Jonas Tavares DISCIPLINA: Física SÉRIE: 3º ALUNO(a): No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: - É fundamental

Leia mais

10 T, circunferências concêntricas. 10 T, 10 T, radiais com origem no eixo do solenoide. 10 T, retas paralelas ao eixo do solenoide. 9 π.

10 T, circunferências concêntricas. 10 T, 10 T, radiais com origem no eixo do solenoide. 10 T, retas paralelas ao eixo do solenoide. 9 π. 1. Considere um longo solenoide ideal composto por 10.000 espiras por metro, percorrido por uma corrente contínua de 0,2A. O módulo e as linhas de campo magnético no interior do solenoide ideal são, respectivamente:

Leia mais

FICHA DE TRABALHO N.º 1

FICHA DE TRABALHO N.º 1 FICHA DE TRABALHO N.º 1 VAMOS ESTUDAR OS ÍMANES! ATENÇÃO! Não aproximes os ímanes dos relógios, cassetes ou vídeos, pois podes avariálos As extremidades dos ímanes chamam-se pólos. Todos os ímanes têm

Leia mais

Histórico do Magnetismo e suas bases teóricas

Histórico do Magnetismo e suas bases teóricas Histórico do Magnetismo e suas bases teóricas Prof. Vicente Pereira de Barros Conteúdo 15 -Histórico e propriedades básicas do Magnetismo Conteúdo 16 O campo magnético Conteúdo 17 Fluxo Magnético Conteúdo

Leia mais

Analisando respostas dos alunos em algumas questões sobre eletricidade

Analisando respostas dos alunos em algumas questões sobre eletricidade Analisando respostas dos alunos em algumas questões sobre eletricidade Regina 1- Introdução Trabalhar com o aluno da escola pública significa encontrar caminhos diversificados que façam o aluno pensar

Leia mais

Prof Wildson de Aragão

Prof Wildson de Aragão Prof Wildson de Aragão Introdução Ímã - Corpo com poder de atrair ferro ou outros ímãs. - Fenômeno observado na Magnésia (atual Turquia) há mais de mil anos. - Composto de magnetita (óxido de ferro Fe3O4),

Leia mais

Imã. É um corpo formado por material ferromagnético que é feito de ferro, níquel, cobalto ou ligas metálicas que os contêm.

Imã. É um corpo formado por material ferromagnético que é feito de ferro, níquel, cobalto ou ligas metálicas que os contêm. Magnetismo Imã. É um corpo formado por material ferromagnético que é feito de ferro, níquel, cobalto ou ligas metálicas que os contêm. Pólo Norte e Pólo Sul Propriedades dos imãs: Qualquer material pode

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DE EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PORTAL DIA A DIA EDUCAÇÃO

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DE EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PORTAL DIA A DIA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DE EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PORTAL DIA A DIA EDUCAÇÃO Sequência de aulas - Física Autor: Natel Ferreira - Curitiba/PR 1. Nível de ensino:

Leia mais

corrente elétrica, esta girava, tendendo a se orientar em uma direção perpendicular ao fio, conforme ilustrado na figura 3.

corrente elétrica, esta girava, tendendo a se orientar em uma direção perpendicular ao fio, conforme ilustrado na figura 3. ÍMAS, BÚSSOLAS E FIOS PARTE 1 CONTEÚDOS Magnetismo Linhas de indução magnética Campo magnético Força magnética AMPLIANDO SEUS CONHECIMENTOS Até 1820 pensava-se que fenômenos elétricos e fenômenos magnéticos

Leia mais

EXERCÍCIOS FÍSICA 3ª SÉRIE

EXERCÍCIOS FÍSICA 3ª SÉRIE 3ª SÉRIE PROF. HILTON EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES ELETROMAGNETISMO FONTES DO CAMPO MAGNÉTICO QUESTÕES OBJETIVAS Condutor retilíneo. Ação entre condutores 1) (Vunesp) Considere os fenômenos seguintes. I.

Leia mais

Lista de exercícios do 3º ano do E.M. 1º Trimestre. FÍSICA B Professor Anderson

Lista de exercícios do 3º ano do E.M. 1º Trimestre. FÍSICA B Professor Anderson Lista de exercícios do 3º ano do E.M. 1º Trimestre. FÍSICA B Professor Anderson MAGNETISMO, CAMPO MAGNÉTICO INDUZIDO E FORÇA MAGNÉTICA 1. (FUVEST) A figura I adiante representa um imã permanente em forma

Leia mais

Campo Magnético produzido por correntes elétricas

Campo Magnético produzido por correntes elétricas Campo Magnético produzido por correntes elétricas Prof. Fábio de Oliveira Borges Curso de Física II Instituto de Física, Universidade Federal Fluminense Niterói, Rio de Janeiro, Brasil http://cursos.if.uff.br/fisica2-2015/

Leia mais

Microfone e altifalante. Conversão de um sinal sonoro num sinal elétrico. sinal elétrico num sinal sonoro.

Microfone e altifalante. Conversão de um sinal sonoro num sinal elétrico. sinal elétrico num sinal sonoro. Microfone e altifalante Conversão de um sinal sonoro num sinal elétrico. Conversão de um sinal elétrico num sinal sonoro. 1 O funcionamento dos microfones e dos altifalantes baseia-se na: - acústica; -

Leia mais

Experiência Número 09 Magnetismo II

Experiência Número 09 Magnetismo II OBJETIVOS Investigar se objetos podem ainda ser atraídos, mesmo não estando em contato com ímãs. Investigar se o efeito de um ímã é prejudicado pela interposição de materias não magnéticos. Produzir ímãs

Leia mais

UMA PROPOSTA DE ENSINO DE TÓPICOS DE ELETROMAGNETISMO VIA INSTRUÇÃO PELOS COLEGAS E ENSINO SOB MEDIDA PARA O ENSINO MÉDIO

UMA PROPOSTA DE ENSINO DE TÓPICOS DE ELETROMAGNETISMO VIA INSTRUÇÃO PELOS COLEGAS E ENSINO SOB MEDIDA PARA O ENSINO MÉDIO UMA PROPOTA DE EIO DE TÓPICO DE ELETROMAGETIMO VIA ITRUÇÃO PELO COLEGA E EIO OB MEDIDA PARA O EIO MÉDIO TETE IICIAL/FIAL Autores: Vagner Oliveira Eliane Angela Veit Ives olano Araujo TETE IICIAL ITRUÇÕE

Leia mais

Física Geral. Eletricidade 3 Magnetismo

Física Geral. Eletricidade 3 Magnetismo Física Geral Eletricidade 3 Magnetismo Magnetismo Termo vem da região onde a Magnetita era encontrada, Magnésia na Grécia. Em 1600 William Gilbert publica seu trabalho onde conclui que a Terra é magnética,

Leia mais

Somente pode ser considerado verdadeiro o descrito nas possibilidades a) 1 e 3. b) 1 e 2. c) 2 e 4. d) 4 e 5. e) 2 e 5.

Somente pode ser considerado verdadeiro o descrito nas possibilidades a) 1 e 3. b) 1 e 2. c) 2 e 4. d) 4 e 5. e) 2 e 5. 1. (Uepg 2011) Considere quatro esferas metálicas idênticas e isoladas uma da outra. Três esferas (a,b,c) estão, inicialmente, descarregadas e a quarta esfera (d) está eletrizada com carga igual a Q. A

Leia mais

Lista de Magnetismo - 3 ano Profº: Luciano Dias

Lista de Magnetismo - 3 ano Profº: Luciano Dias Conteúdos - MAGNETISMO, - CAMPO MAGNÉTICO INDUZIDO - FORÇA MAGNÉTICA COLÉGIO APHONSIANO Educando com Seriedade Lista de Magnetismo - 3 ano Profº: Luciano Dias Observação: O quadro abaixo informa quais

Leia mais

Magnetismo Prof. Dr. Gustavo A. Lanfranchi

Magnetismo Prof. Dr. Gustavo A. Lanfranchi Magnetismo Prof. Dr. Gustavo A. Lanfranchi Tópicos de Física, Eng. Civil 2018 Magnetismo O que é magnetismo? Existem campos magnéticos na natureza? Como e quais são? Do que depende a força magnética? Como

Leia mais

Eletromagnetismo. UP Centro Educacional Equipe de Física

Eletromagnetismo. UP Centro Educacional Equipe de Física Eletromagnetismo UP Centro Educacional Equipe de Física Origens do Eletromagnetismo Otermomagnetismo resultou do nome Magnésia, região da Ásia Menor (Turquia), devido a um minério chamado magnetita (ímã

Leia mais

Avaliação sobre Corrente Elétrica

Avaliação sobre Corrente Elétrica Avaliação sobre Corrente Elétrica Maria Christina O conceito de corrente elétrica em meios diferentes foi construído pelos alunos? O que falta? Objetivo da avaliação: Avaliar o progresso dos alunos na

Leia mais

Comunicação a curtas distâncias CAMPOS MAGNÉTICOS E ELÉTRICOS

Comunicação a curtas distâncias CAMPOS MAGNÉTICOS E ELÉTRICOS Comunicação a curtas distâncias CAMPOS MAGNÉTICOS E ELÉTRICOS 1 Microfone Sinal sonoro Sinal elétrico Altifalante Sinal elétrico Sinal sonoro 2 Fenómenos elétricos e magnéticos estão presentes em muitos

Leia mais

Física Geral e Experimental -4 Eletricidade

Física Geral e Experimental -4 Eletricidade Física Geral e Experimental -4 Eletricidade Ementa do Curso Introdução: Processos de Eletrização Lei de Coulomb e aplicações Campos Elétricos de distribuições discretas/contínuas de cargas A Lei de Gauss

Leia mais

C O L É G I O K E N N E D Y / R E D E P I T Á G O R A S PLANO DE ESTUDO TRIMESTRE:2º

C O L É G I O K E N N E D Y / R E D E P I T Á G O R A S PLANO DE ESTUDO TRIMESTRE:2º C O L É G I O K E N N E D Y / R E D E P I T Á G O R A S PLANO DE ESTUDO TRIMESTRE:2º PLANO DE ESTUDO DISCIPLINA: FÍSICA PROFESSOR:MARCÃO ANO/SÉRIE: 3º ANO EM DATA DA AVALIAÇÃO: 08/08/17 CONTEÚDO(S) A SER(EM)

Leia mais

DE OERSTED A BIOT-SAVART: UMA ABORDAGEM HISTÓRICA E EXPERIMENTAL DOS PRINCIPIOS DO ELETROMAGNETISMO

DE OERSTED A BIOT-SAVART: UMA ABORDAGEM HISTÓRICA E EXPERIMENTAL DOS PRINCIPIOS DO ELETROMAGNETISMO ELSON FERNANDO DAMASO DE ARAUJO MARCOS ANTÔNIO BARROS DE OERSTED A BIOT-SAVART: UMA ABORDAGEM HISTÓRICA E EXPERIMENTAL DOS PRINCIPIOS DO ELETROMAGNETISMO Princípios do Eletromagnetismo: Abordagem histórica

Leia mais

MODELOS DE MOTORES DA MODELIX

MODELOS DE MOTORES DA MODELIX MODELOS DE MOTORES DA MODELIX O MOTOR DE CC REVISÃO TÉCNICA. Aspectos Construtivos O motor de corrente contínua é composto de duas estruturas magnéticas: 1 / 5 Estator (enrolamento de campo ou ímã permanente);

Leia mais

ELETRICIDADE GERAL E APLICADA. Armando Alves Hosken Neto

ELETRICIDADE GERAL E APLICADA. Armando Alves Hosken Neto ELETRICIDADE GERAL E APLICADA Armando Alves Hosken Neto MAGNETISMO IMÃS: ATRAÇÃO DE CERTOS MATERIAIS (FERRO) MAGNETISMO IMÃ: Dispositivo capaz de atrair Fe, Co, Ni, Aço (ferromagnéticos) MAGNETISMO TIPOS

Leia mais