Lista de Magnetismo - 3 ano Profº: Luciano Dias

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Lista de Magnetismo - 3 ano Profº: Luciano Dias"

Transcrição

1 Conteúdos - MAGNETISMO, - CAMPO MAGNÉTICO INDUZIDO - FORÇA MAGNÉTICA COLÉGIO APHONSIANO Educando com Seriedade Lista de Magnetismo - 3 ano Profº: Luciano Dias Observação: O quadro abaixo informa quais competências e habilidades serão verificadas nesta avaliação. C Competência; H Habilidade. C1 Compreender as ciências naturais e as tecnologias a elas associadas como construções humanas, percebendo seus papéis nos processos de produção e no desenvolvimento econômico e social da humanidade. H1 Reconhecer características ou propriedades de fenômenos ondulatórios ou oscilatórios, relacionando-os a seus usos em diferentes contextos. H2 Associar a solução de problemas de comunicação, transporte, saúde ou outro, com o correspondente desenvolvimento científico e tecnológico. C2 Identificar a presença e aplicar as tecnologias associadas às ciências naturais em diferentes contextos. H5 Dimensionar circuitos ou dispositivos elétricos de uso cotidiano. H6 Relacionar informações para compreender manuais de instalação ou utilização de aparelhos, ou C5 sistemas tecnológicos de uso comum. Entender métodos e procedimentos próprios das ciências naturais e aplicá-los em diferentes contextos. H17 Relacionar informações apresentadas em diferentes formas de linguagem e representação usadas nas ciências físicas, químicas ou biológicas, como texto discursivo, gráficos, tabelas, relações matemáticas ou linguagem simbólica. H18 Relacionar propriedades físicas, químicas ou biológicas de produtos, sistemas ou procedimentos tecnológicos às finalidades a que se destinam. C6 Apropriar-se de conhecimentos da física para, em situações problema, interpretar, avaliar ou planejar intervenções científico-tecnológicas. H20 Caracterizar causas ou efeitos dos movimentos de partículas, substâncias, objetos ou corpos celestes. H21 Utilizar leis físicas e (ou) químicas para interpretar processos naturais ou tecnológicos inseridos no contexto da termodinâmica e(ou) do eletromagnetismo. 1. (FUVEST) A figura I adiante representa um imã permanente em forma de barra, onde N e S indicam, respectivamente, pólos norte e sul. Suponha que a barra seja dividida em três pedaços, como mostra a figura II.

2 Colocando lado a lado os dois pedaços extremos, como indicado na figura III, é correto afirmar que eles a) se atrairão, pois A é pólo norte e B é pólo sul. b) se atrairão, pois A é pólo sul e B é pólo norte. c) não serão atraídos nem repelidos. d) se repelirão, pois A é pólo norte e B é pólo sul. e) se repelirão, pois A é pólo sul e B é pólo norte. 2. (UECE) Um ímã permanente retilíneo, cujos extremos N e S são os pólos norte e sul, respectivamente, acha-se representado na figura (1). Suponha que a barra ímã seja dividida em três partes, segundo mostra a figura (2). Por fim, os segmentos das extremidades são colocados lado a lado, como na figura (3). Nesta situação, é correto afirmar que: a) eles se atrairão, pois x é pólo norte e y é pólo sul b) eles se atrairão, pois x é pólo sul e y é pólo norte c) eles se repelirão, pois x é pólo norte e y pólo sul d) eles se repelirão, pois x é pólo sul e y é pólo norte 3. Pares de imãs em forma de barra são dispostos conforme indicam as figuras a seguir: pares anteriores (a), (b) e (c) ocorrerão, respectivamente, forças de: a) atração, repulsão, repulsão; b) atração, atração, repulsão; c) atração, repulsão, atração; d) repulsão, repulsão, atração; e) repulsão, atração, atração. A letra N indica o pólo Norte e o S o pólo Sul de cada uma das barras. Entre os imãs de cada um dos 4. Tem-se três barras, AB, CD, EF, aparentemente idênticas. Experimentalmente constata-se que: a) AB, CD e EF são ímãs. I - a extremidade A atrai a extremidade D; II - A atrai a extremidade C; III - D repele a extremidade E ; b) AB é ímã, CD e EF são de ferro. c) AB é de ferro, CD e EF são ímãs. d) AB e CD são de ferro, EF é ímã. e) CD é ímã, AB e EF são de ferro. Então:

3 5. (UFRS) A figura (a) representa uma metade magnetizada de uma lâmina de barbear, com os pólos norte e sul indicados respectivamente pelas letras N e S. Primeiramente, esta metade de lâmina é dividida em três pedaços, como indica a figura (b). A seguir, os pedaços 1 e 3 são colocados lado a lado, como indica a figura (c). Nestas condições, podemos afirmar que os pedaços 1 e 3 se, pois P assinala um pólo e Q um pólo. A alternativa que preenche corretamente as lacunas na afirmativa anterior é: a) atrairão - norte - sul b) atrairão - sul - norte c) repelirão - norte - sul d) repelirão - sul - norte e) atrairão - sul - sul 6. (FATEC) Dispõe-se de três barras, idênticas nas suas geometrias, x, y e z, e suas extremidades são nomeadas por x, x, y, y, z e z. É correto concluir que somente a) x e y são ímãs permanentes. b) x e z são ímãs permanentes. c) x é ímã permanente. Aproximando-se as extremidades, verifica-se que x d) y é ímã permanente. e y se repelem; x e z se atraem; y e z se atraem e x e) z é ímã permanente. e y se atraem. 7. (FUVEST) Um objeto de ferro, de pequena espessura e em forma de cruz, está magnetizado e apresenta dois pólos Norte (N) e dois pólos Sul (S). Quando esse objeto é colocado horizontalmente sobre uma mesa plana, as linhas que melhor representam, no plano da mesa, o campo magnético por ele criado, são as indicadas em 8. (UFPEL) Considere um ímã permanente e uma barra de ferro inicialmente não imantada, conforme a figura a seguir. Ao aproximarmos a barra de ferro do ímã, observa-se a formação de um pólo em A, um pólo em B e uma entre o ímã e a barra de ferro.

4 A alternativa que preenche respectiva e corretamente as lacunas da afirmação anterior é a) norte, sul, repulsão b) sul, sul, repulsão. c) sul, norte, atração. d) norte, sul, atração e) sul, norte, repulsão. 9. (UNESP) A figura a seguir representa um condutor retilíneo, percorrido por uma corrente i, conforme a convenção indicada. O sentido do campo magnético no ponto p, localizado no plano da figura, é a) contrário ao da corrente b) saindo perpendicularmente da página c) entrando perpendicularmente na página d) para sua esquerda, no plano do papel. e) para sua direita no plano do papel. 10. (FUVEST) A figura representa 4 bússolas apontando, inicialmente, para o polo norte terrestre. Pelo ponto O, perpendicularmente ao plano do papel, coloca-se um fio condutor retilíneo e longo. Ao se fazer passar pelo condutor uma corrente elétrica contínua e intensa no sentido do plano do papel para a vista do leitor, permanece praticamente inalterada somente a posição a) das bússolas A e C. b) das bússolas B e D. c) das bússolas A, C e D. d) da bússola C. e) da bússola D. 11. (UNESP) Um fio longo e retilíneo é percorrido por uma corrente elétrica constante I e o vetor indução magnética em um ponto próximo ao fio tem módulo B. Se o mesmo fio for percorrido por uma corrente elétrica constante igual a 3I, determine o valor do módulo do vetor indução magnética, no mesmo ponto próximo ao fio. 12. Uma espira circular tem raio 0,2 m e é percorrida por uma corrente de 5A no sentido horário. Determine a intensidade e a orientação do vetor campo magnético no centro da espira. Adote m 0 = T.m/A 13 Uma espira circular de raio R=0,2 m é percorrida por uma corrente elétrica de intensidade i=8a no sentido horário. Dê as características do vetor campo magnético no centro da espira. Adote 0 = T.m/A

5 14. Duas espiras circulares concêntricas e coplanares de raios 0,4 m e 0,8 m são percorridas por correntes de intensidades 1A e 4A, respectivamente, conforme mostra a figura. Determine a intensidade do vetor campo magnético resultante no centro das espiras. Adote 0 = T.m/A 15. No interior de um solenóide de comprimento 0,16m, registra-se um campo magnético de intensidade T, quando ele é percorrido por uma corrente de 8A. Quantas espiras tem esse solenóide? Adote 0 = T.m/A 16. Considere um solenóide de 0,16m de comprimento com 50 espiras. Sabendo que o solenóide é percorrido por uma corrente de 20A, determine a intensidade do campo magnético no seu interior. 17. Um solenóide de 1 metro de comprimento contém 1000 espiras e é percorrido por uma corrente de i. Sabendo que o vetor campo magnético no seu interior vale T, determine i. O solenóide está no vácuo. 18. Uma carga elétrica puntiforme de C, é lançada com velocidade de 4m/s, numa direção perpendicular a um campo magnético, e fica sujeita a uma força de intensidade N. Qual a intensidade do campo magnético? 19. Uma carga elétrica de C é lançada perpendicularmente a um campo magnético de 10-2 T, ficando sob a ação de uma força de N. Determine a velocidade com que a carga foi lançada no campo. 20. Uma partícula elétrica de carga q= C desloca-se com velocidade m/s, formando um ângulo de 45 o com um campo magnético uniforme de intensidade T. Determine a força magnética que atua sobre a partícula. 21. Uma partícula de carga C é lançada perpendicularmente a um campo magnético uniforme de intensidade T, com velocidade 10 3 m/s. Determinar a intensidade da força magnética que atua sobre ela. 22) Um condutor retilíneo AB é alimentado por uma bateria de força eletromotriz E, conforme mostra a figura. Colocando-se esse condutor entre os polos norte e sul de um ímã e fechando-se a chave C, o condutor AB: a) irá se deslocar para cima b) irá se deslocar para baixo c) será atraído pelo polo norte d) será atraído pelo polo sul e) será atraído e repelido de forma alternada 23) A figura representa um solenoide de 20 espiras sendo percorrido por uma corrente de intensidade de 0,1 A.

6 Determine a intensidade do campo magnético gerado no ponto P, localizado no meio do interior vazio do solenoide. a) 4,0.π.10-6 T b) 4, T c) 4,0.π.10-8 T d) 4,0.π.10-6 wb e) 4, wb 24) Uma barra metálica AC de massa desprezível está presa ao teto por duas molas ideais isolantes e idênticas de constante elástica K = 36 N/m, inicialmente sem deformação. A barra é mantida na horizontal e está ligada a um gerador de força eletromotriz E = 120 V com resistência interna desprezível. Uma chave Ch aberta impede a passagem de corrente pelo circuito. Parte da barra está imersa numa região quadrada de lado L = 20 cm, onde atua um campo magnético horizontal uniforme de intensidade B = 0,3 T, perpendicular ao plano da figura e com sentido para dentro dela (Figura 1). Ao fecharmos a chave Ch, uma corrente de intensidade i passa a circular e, devido à ação do campo magnético, surge uma força na barra, causando nessa um deslocamento vertical x (Figura 2). Sabendo que a resistência elétrica total desse circuito vale R = 2 Ω e desconsiderando o campo magnético da Terra, determine x. 25) Duas espiras circulares, concêntricas e coplanares, de raios 10 cm e 20 cm, são percorridas pelas correntes elétricas de intensidades 10 A e 16 A, respectivamente. Sabendo que os sentidos das correntes elétricas giram em sentidos contrários e que as espiras estão no vácuo (4π.10-7 T.m/A), caracterize o vetor campo magnético resultante no centro das espiras. 26) Um condutor reto e horizontal de comprimento l = 20 cm e massa m = 50 g, percorrido por uma corrente de intensidade i = 10 A, encontra-se em equilíbrio sob as ações de um campo magnético de indução B e do campo gravitacional g, conforme a figura. Adote g = 10 m/s². Determine a intensidade de B. B x x x x g

7 27) O trilho eletromagnético é um dispositivo em que a força magnética acelera intensamente um projétil, fazendo-o atingir uma grande velocidade num pequeno intervalo de tempo. A base de funcionamento desse trilho é mostrada nas figuras abaixo. Na figura 1, um projétil está bem encaixado entre os trilhos quando uma corrente elétrica muito intensa circula por eles, passando por um fusível, conforme a ilustração. Essa corrente, quase que instantaneamente, derrete e vaporiza o fusível, transformando-o num gás condutor. A circulação de corrente, nesse sistema, produz um campo magnético B capaz de originar uma força magnética F no gás, fazendo com que este impulsione o projétil (figura 2). Tomando-se como referência a figura 2, pode-se afirmar que o campo magnético B está: a) entrando perpendicularmente ao plano da página. b) na mesma direção e no mesmo sentido da força magnética. c) saindo perpendicularmente ao plano da página. d) na mesma direção e no sentido oposto da força magnética. e) na mesma direção e no mesmo sentido da corrente elétrica. 28) Considere um fio condutor suspenso por uma mola de plástico na presença de um campo magnético uniforme que sai da página, como mostrado na figura abaixo.

8 Considere: O módulo do campo magnético é B=3T. O fio pesa 180 g e seu comprimento é 20 cm. A é um amperímetro ideal. a) 3 A da direita para a esquerda. b) 7 A da direita para a esquerda. c) 0,5 A da esquerda para a direita. d) 2,5 A da esquerda para a direita e) 3 A de cima para baixo 29) Um fio, com comprimento de 10 cm, é percorrido por uma corrente de 2 A e está colocado numa região onde existe um campo magnético uniforme B = 0,4 T em duas situações, mostradas nas figuras I e II. As forças magnéticas que atuam no fio, nos casos I e II, valem, respectivamente: a) 0 N e N. d) N e N. b) N e N. e) 0 N e 8 N. c) 0 N e N. e) 0 N e 0 N. 30) Um condutor elétrico retilíneo e de pequeno diâmetro tem 10 cm de comprimento e, enquanto é percorrido pela corrente elétrica de intensidade i =10 A, se encontra numa região onde existe um campo de indução magnética de intensidade 0,5 T, conforme a figura abaixo. A força de origem eletromagnética que age nesse condutor é: a) F = 5, N, vertical ascendente. b) F = 5, N, vertical descendente. c) F = 5, N, vertical ascendente.

9 d) F = 5, N, vertical descendente. e) F = 5, N, vertical descendente. 31) Dois fios dispostas, como indica a figura, determinam as quatro regiões do plano. As correntes elétricas I' e I'', pelos condutores, podem produzir campos de intensidade nula: a) somente em (I) b) somente em (II) c) somente em (III) d) em (II) e em (IV) e) em (I) e em (III) 32) Uma espira circular de raio R = 20 cm é percorrida por uma corrente elétrica de intensidade i = 40 A. Qual a intensidade do vetor indução magnética criada por essa corrente elétrica no centro O da espira? 33) Uma espira circular é percorrida por uma corrente elétrica contínua, de intensidade constante. Quais são as características do vetor campo magnético no centro da espira? Ele: a) é constante e perpendicular ao plano da espira b) é constante e paralelo ao plano da espira c) é nulo no centro da espira d) é variável e perpendicular ao plano da espira e) é variável e paralelo ao plano da espira 34) Na figura estão representados um fio muito longo percorrido por uma corrente i 1 e uma espira circular de raio R percorrida pela corrente i 2, ambos num mesmo plano e um tangenciando o outro, conforme a figura. Qual é o valor da razão i 1 / i 2 para que o campo magnético resultante no centro C da espira seja nulo? a) 1/2 b) 1/π c) 2 d) π e) π/2 1. E GABARITO

10 2. D C 5. D 6. A 7. A 8. C 9. C 10. D 11. 3B T ² N N 22 a 23 a 14 x = 5,0 cm 25 B R = 1,2.π.10-6 T Direção : perpendicular ao plano da espira Sentido: entrado ou saindo do papel 26 0,25 T 27 a 28 a 29 a 30 d 31 e 32 B = T 33 a 34 d Lembretes: m p/ cm multiplicar por 100 cm p/ m dividir por 100 m p/ mm multiplicar por 1000 mm p/ m dividir por 1000 kg p/ g multiplicar por 1000 g p/ kg dividir por 1000 cuidado com as expressões matemática para cálculo de campo magnético espira

11 B = μ.i 2R condutor reto B = μ.i 2πr regra da mão esquerda regra a mão direita Obs: trocar v por i expressão matemática para força magnética em condutor reto imerso em campo magnético uniforme F m = B.i.l.senθ F m = força magnética B = campo magnético i = campo magnético l = comprimento do condutor θ = ângulo produzido pelo vetor B e o sentido de i

12

Lista de exercícios do 3º ano do E.M. 1º Trimestre. FÍSICA B Professor Anderson

Lista de exercícios do 3º ano do E.M. 1º Trimestre. FÍSICA B Professor Anderson Lista de exercícios do 3º ano do E.M. 1º Trimestre. FÍSICA B Professor Anderson MAGNETISMO, CAMPO MAGNÉTICO INDUZIDO E FORÇA MAGNÉTICA 1. (FUVEST) A figura I adiante representa um imã permanente em forma

Leia mais

Considere os seguintes dados nas questões de nº 01 a 04. Determine a grandeza que falta (F m,v,b)

Considere os seguintes dados nas questões de nº 01 a 04. Determine a grandeza que falta (F m,v,b) Considere os seguintes dados nas questões de nº 01 a 04. Determine a grandeza que falta (F m,v,b) 01. 02. 03. 04. 05. A figura representa um fio condutor reto de comprimento 10cm, percorrido por corrente

Leia mais

Lista de Exercícios. Campo Magnético e Força Magnética

Lista de Exercícios. Campo Magnético e Força Magnética Lista de Exercícios Campo Magnético e Força Magnética 1. Um fio retilíneo e longo é percorrido por uma corrente contínua i = 2 A, no sentido indicado pela figura. Determine os campos magnéticos B P e B

Leia mais

3. (Unirio RJ) Assinale a opção que apresenta a afirmativa correta, a respeito de fenômenos eletromagnéticos:

3. (Unirio RJ) Assinale a opção que apresenta a afirmativa correta, a respeito de fenômenos eletromagnéticos: Lista 10 - Eletromagnetismo 1. (PUC MG) A figura mostra o nascer do Sol. Dos pontos A, B, C e D, qual deles indica o Sul geográfico? a) A. b) B. c) C. d) D. 2. (UFMG) A figura mostra uma pequena chapa

Leia mais

Física. Leo Gomes (Vitor Logullo) Eletromagnetismo

Física. Leo Gomes (Vitor Logullo) Eletromagnetismo Eletromagnetismo Eletromagnetismo 1. Um imã preso a um carrinho desloca-se com velocidade constante ao longo de um trilho horizontal. Envolvendo o trilho há uma espira metálica, como mostra a figura. Pode-se

Leia mais

Ensino Médio. Nota. Aluno(a): Nº. Série: 3ª Turma: Data: / /2018. Lista 8 Magnetismo e fontes de campo magnético

Ensino Médio. Nota. Aluno(a): Nº. Série: 3ª Turma: Data: / /2018. Lista 8 Magnetismo e fontes de campo magnético Ensino Médio Professor: Vilson Mendes Disciplina: Física I Aluno(a): Nº. Série: 3ª Turma: Data: / /2018 Lista 8 Magnetismo e fontes de campo magnético N2 Nota 1. Assinale as afirmativas corretas. I. A

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL SESC CIDADANIA

CENTRO EDUCACIONAL SESC CIDADANIA CENTRO EDUCACIONAL SESC CIDADANIA Professor: Vilson Mendes Lista de exercícios de Física I Lista 8 Magnetismo e fontes de campo magnético ENSINO MÉDIO NOTA: Aluno (a): Data SÉRIE/TURMA 3ª 1. Assinale as

Leia mais

Engenharias, Física Elétrica, prof. Simões. Eletromagnetismo. Campo magnético produzido em um fio percorrido por uma corrente elétrica. Exercícios 1.

Engenharias, Física Elétrica, prof. Simões. Eletromagnetismo. Campo magnético produzido em um fio percorrido por uma corrente elétrica. Exercícios 1. Engenharias, Física Elétrica, prof. Simões Eletromagnetismo. Campo magnético produzido em um fio percorrido por uma corrente elétrica. Exercícios 1. 1.(EEM-SP) É dado um fio metálico reto, muito longo,

Leia mais

Questão 04- A diferença de potencial entre as placas de um capacitor de placas paralelas de 40μF carregado é de 40V.

Questão 04- A diferença de potencial entre as placas de um capacitor de placas paralelas de 40μF carregado é de 40V. COLÉGIO SHALOM Trabalho de recuperação Ensino Médio 3º Ano Profº: Wesley da Silva Mota Física Entrega na data da prova Aluno (a) :. No. 01-(Ufrrj-RJ) A figura a seguir mostra um atleta de ginástica olímpica

Leia mais

Plano de Estudos Independentes de Recuperação ( No período de férias escolares)

Plano de Estudos Independentes de Recuperação ( No período de férias escolares) Plano de Estudos Independentes de Recuperação ( No período de férias escolares) 3ºANO Física (Prof. Ronaldo) Carga Elétrica Processos de Eletrização. Lei de Coulomb. Campo e Potencial Elétrico. Trabalho

Leia mais

b) determine a direção e sentido do vetor campo magnético nesse ponto indicado.

b) determine a direção e sentido do vetor campo magnético nesse ponto indicado. COLÉGIO SHALOM Ensino Médio 3 Ano Prof.º: Wesley Disciplina Física Aluno (a):. No. Trabalho de Recuperação Data: /12/2017 Valor: 1 - (UEL-PR) Um fio longo e retilíneo, quando percorridos por uma corrente

Leia mais

INDUÇÃO ELETROMAGNÉTICA

INDUÇÃO ELETROMAGNÉTICA INDUÇÃO ELETROMAGNÉTICA 1. (ITA 2009) Uma haste metálica com 5,0 kg de massa e resistência de 2,0 Ω desliza sem atrito sobre duas barras paralelas separadas de 1,0 m, interligadas por um condutor de resistência

Leia mais

NESSE CADERNO, VOCÊ ENCONTRARÁ OS SEGUINTES ASSUNTOS:

NESSE CADERNO, VOCÊ ENCONTRARÁ OS SEGUINTES ASSUNTOS: NESSE CADERNO, VOCÊ ENCONTRARÁ OS SEGUINTES ASSUNTOS: CAPÍTULO 5 INDUÇÃO ELETROMAGNÉTICA... 8 Fluxo Magnético de um Carro... 8 Interpretação Física... 8 Lei de Lenz... 8 Lei de Faraday Neumann... 9 CAPÍTULO

Leia mais

EXERCÍCIOS FÍSICA 3ª SÉRIE

EXERCÍCIOS FÍSICA 3ª SÉRIE 3ª SÉRIE PROF. HILTON EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES ELETROMAGNETISMO INDUÇÃO ELETROMAGNÉTICA QUESTÕES OBJETIVAS Indução eletromagnética. Fluxo de indução magnética 1) (UFMG) A figura mostra um circuito composto

Leia mais

Unimonte, Engenharia Física Elétrica, prof. Simões. Força magnética sobre um fio que conduz uma corrente elétrica. Escolha a alternativa correta

Unimonte, Engenharia Física Elétrica, prof. Simões. Força magnética sobre um fio que conduz uma corrente elétrica. Escolha a alternativa correta Unimonte, Engenharia Física Elétrica, prof. Simões Força magnética sobre um fio que conduz uma corrente elétrica Escolha a alternativa correta 1. (MACKENZIE) Um condutor retilíneo de comprimento 0,5 m

Leia mais

Ensino Médio. Aluno(a): Nº. Série: 3ª Turma: Data: / /2018

Ensino Médio. Aluno(a): Nº. Série: 3ª Turma: Data: / /2018 Ensino Médio Professor: Vilson Mendes Disciplina: Física I Aluno(a): Nº. Série: 3ª Turma: Data: / /2018 Lista 9 Força magnética Lista 1. Nos casos indicados a seguir, cada condutor está imerso em um campo

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL SESC CIDADANIA

CENTRO EDUCACIONAL SESC CIDADANIA CENTRO EDUCACIONAL SESC CIDADANIA Professor: Vilson Mendes Lista de exercícios de Física I Lista 9 Força magnética ENSINO MÉDIO NOTA: Aluno (a): Data SÉRIE/TURMA 3ª 1. Nos casos indicados a seguir, cada

Leia mais

Exercícios de Física Eletromagnetismo

Exercícios de Física Eletromagnetismo Exercícios de Física Eletromagnetismo 1-Considerando as propriedades dos ímãs, assinale a alternativa correta. a) Quando temos dois ímãs, podemos afirmar que seus pólos magnéticos de mesmo nome (norte

Leia mais

:desenho abaixo. Considerando a intensidade da aceleração da gravidade g=10 m/s 2, qual a intensidade da força de tração em cada corda?

:desenho abaixo. Considerando a intensidade da aceleração da gravidade g=10 m/s 2, qual a intensidade da força de tração em cada corda? 1 - Um fio condutor retilíneo e muito longo é percorrido por uma corrente elétrica i = 4,0 A. Sabendo que a permeabilidade magnética do meio é, pode-se afirmar que o módulo do campo magnético, a uma distância

Leia mais

Física. Leo Gomes (Vitor Logullo) 20 e Magnetismo

Física. Leo Gomes (Vitor Logullo) 20 e Magnetismo Magnetismo Magnetismo 1. Para ser atraído por um ímã, um parafuso precisa ser: a) mais pesado que o ímã b) mais leve que o ímã c) de latão e cobre d) imantado pela aproximação do ímã e) formando por uma

Leia mais

Problemas de magnetismo (campo de fio retilíneo)

Problemas de magnetismo (campo de fio retilíneo) Lista de Magnetismo Problemas de magnetismo (campo de fio retilíneo) 1) (FUVEST 00) Apoiado sobre uma mesa, observa-se o trecho de um fio longo, ligado a uma bateria. Cinco bússolas são colocadas próximas

Leia mais

EXERCÍCIOS FÍSICA 3ª SÉRIE

EXERCÍCIOS FÍSICA 3ª SÉRIE 3ª SÉRIE PROF. HILTON EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES ELETROMAGNETISMO FONTES DO CAMPO MAGNÉTICO QUESTÕES OBJETIVAS Condutor retilíneo. Ação entre condutores 1) (Vunesp) Considere os fenômenos seguintes. I.

Leia mais

COLÉGIO SHALOM Ensino Médio 3 Ano Prof.º: Wesley Disciplina Física Aluno (a):. No.

COLÉGIO SHALOM Ensino Médio 3 Ano Prof.º: Wesley Disciplina Física Aluno (a):. No. COLÉGIO SHALOM Ensino Médio 3 Ano Prof.º: Wesley Disciplina Física Aluno (a):. No. Trabalho de Recuperação Data: /12/2016 Valor: Orientações: -Responder manuscrito; -Cópias de colegas, entrega com atraso,

Leia mais

Magnetismo. Propriedades Magnéticas Campo Magnético Vetor Indução Magnética

Magnetismo. Propriedades Magnéticas Campo Magnético Vetor Indução Magnética Magnetismo Propriedades Magnéticas Campo Magnético Vetor Indução Magnética Orientação Geográfica Norte Geográfico N Sul Geográfico S Atração e Repulsão S N N S N S S N N S N S Inseparabilidade N S N S

Leia mais

Prof. Flávio Cunha, (19) Consultoria em Física, Matemática e Programação.

Prof. Flávio Cunha,  (19) Consultoria em Física, Matemática e Programação. CAMPO MAGNÉTICO 1. Considere as seguintes afirmações: I. Suspendendo-se um ímã pelo seu centro de gravidade, seu pólo norte se orienta na direção do pólo norte geográfico da Terra e seu pólo sul se orienta

Leia mais

Unidade Parque Atheneu Professor (a): Dhanyella Aluno (a): Série: 2ª Data: / / LISTA DE FÍSICA I

Unidade Parque Atheneu Professor (a): Dhanyella Aluno (a): Série: 2ª Data: / / LISTA DE FÍSICA I Unidade Parque Atheneu Professor (a): Dhanyella Aluno (a): Série: 2ª Data: / / 2017. LISTA DE FÍSICA I Orientações: - A lista deverá ser respondida em folha de papel almaço. - Caso seja respondida em folha

Leia mais

Ensino Médio. Lista. Aluno(a): Nº. Série: 3ª Turma: Data: / /2018. Lista 10 Indução Eletromagnética

Ensino Médio. Lista. Aluno(a): Nº. Série: 3ª Turma: Data: / /2018. Lista 10 Indução Eletromagnética Ensino Médio Professor: Vilson Mendes Disciplina: Física I Aluno(a): Nº. Série: 3ª Turma: Data: / /2018 Lista 10 Indução Eletromagnética Lista 1. A espira circular de área A = 60 cm 2 passa da posição

Leia mais

LISTA 12 - Eletromagnetismo

LISTA 12 - Eletromagnetismo LISTA 12 - Eletromagnetismo 1. (UFMG) Em uma aula, o Prof. Antônio apresenta uma montagem com dois anéis dependurados, como representado na figura a seguir. Um dos anéis é de plástico material isolante

Leia mais

Eletromagnetismo. Histórico

Eletromagnetismo. Histórico Eletromagnetismo Histórico Desde a antiguidade quando os fenômenos elétricos e magnéticos foram descobertos, se acreditava que o magnetismo e a eletricidade eram fenômenos distintos sem nenhuma relação

Leia mais

Fís. Monitor: Guilherme Brigagão

Fís. Monitor: Guilherme Brigagão Fís. Professor: Silvio Sartorelli Monitor: Guilherme Brigagão Força Magnética em Fio 06 set RESUMO Vamos ver agora o que acontece com um fio metálico retilíneo, percorrido por corrente elétrica, quando

Leia mais

Lista Complementar Magnetismo ( Prof.º Elizeu)

Lista Complementar Magnetismo ( Prof.º Elizeu) FATO Medicina Lista Complementar Magnetismo ( Prof.º Elizeu) 01. (Upf 017) No estudo da eletricidade e do magnetismo, são utilizadas as linhas de campo. As linhas de campo elétrico ou magnético são linhas

Leia mais

ORIGENS DO ELETROMAGNETISMO

ORIGENS DO ELETROMAGNETISMO ELETROMAGNETISMO ORIGENS DO ELETROMAGNETISMO O termo magnetismo resultou do nome Magnésia, região da Ásia Menor (Turquia), devido a um minério chamado magnetita (ímã natural) com a propriedade de atrair

Leia mais

EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES ELETROMAGNETISMO FONTES DO CAMPO MAGNÉTICO

EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES ELETROMAGNETISMO FONTES DO CAMPO MAGNÉTICO FONTES DO CAMPO MAGNÉTICO QUESTÕES OBJETIVAS Condutor retilíneo. Ação entre condutores 1) (Vunesp) Considere os fenômenos seguintes. I. Um raio de luz passou de um meio transparente para outro, mudando

Leia mais

EXERCÍCIOS FÍSICA 3ª SÉRIE

EXERCÍCIOS FÍSICA 3ª SÉRIE 3ª SÉRIE PROF. HILTON 1. A figura a seguir mostra a posição inicial de uma espira retangular acoplada a um eixo de rotação, sob a ação de um campo magnético originado por ímãs permanentes, e percorrida

Leia mais

CAMPO MAGNÉTICO E DINÂMICA DE UMA PARTÍCULA NO C.M.U.

CAMPO MAGNÉTICO E DINÂMICA DE UMA PARTÍCULA NO C.M.U. AULA 25 CAMPO MAGNÉTICO E DINÂMICA DE UMA PARTÍCULA NO C.M.U. 1- ÍMÃ Os ímãs são corpos que se diferenciam por apresentar algumas propriedades que comentaremos a seguir. Um ímã atrai pedaços de ferro e

Leia mais

CURSO E COLÉGIO OBJETIVO TREINO PARA A PROVA DE FÍSICA F.3 PROF. Peixinho 3 o Ano E.M. 2 o Bimestre-2010

CURSO E COLÉGIO OBJETIVO TREINO PARA A PROVA DE FÍSICA F.3 PROF. Peixinho 3 o Ano E.M. 2 o Bimestre-2010 EXERCÍCIOS PARA ESTUDO 1. (Fuvest) O circuito a seguir mostra uma bateria de 6V e resistência interna desprezível, alimentando quatro resistências, em paralelo duas a duas. Cada uma das resistências vale

Leia mais

Física Unidade VI Série 2

Física Unidade VI Série 2 01 A força magnética F é perpendicular, simultaneamente, ao campo indução B e a velocidade v. No entanto v e B não são, necessariamente, perpendiculares entre si. Resposta: B 1 02 Como a velocidade é paralelo

Leia mais

Lista para as aula 16 e 17 / Professor Caio

Lista para as aula 16 e 17 / Professor Caio 1. (Mackenzie 2018) Considere as seguintes afirmações. I. A denominação de Polo Norte de um ímã é a região que se volta para o Norte geográfico da Terra e Polo Sul a região que volta para o Sul geográfico

Leia mais

Sala de Estudos FÍSICA Lucas 3 trimestre Ensino Médio 2º ano classe: Prof.LUCAS Nome: nº Sala de Estudos: Força Magnética em Cargas

Sala de Estudos FÍSICA Lucas 3 trimestre Ensino Médio 2º ano classe: Prof.LUCAS Nome: nº Sala de Estudos: Força Magnética em Cargas Sala de Estudos FÍSICA Lucas 3 trimestre Ensino Médio 2º ano classe: Prof.LUCAS Nome: nº Sala de Estudos: Força Magnética em Cargas 1. (G1 - ifsp 2012) Os ímãs têm larga aplicação em nosso cotidiano tanto

Leia mais

Unidade Parque Atheneu Professor (a): Dhanyella Aluno (a): Série: 3ª Data: / / LISTA DE FÍSICA I

Unidade Parque Atheneu Professor (a): Dhanyella Aluno (a): Série: 3ª Data: / / LISTA DE FÍSICA I Unidade Parque Atheneu Professor (a): Dhanyella Aluno (a): Série: 3ª Data: / / 2017. LISTA DE FÍSICA I Orientações: - A lista deverá ser respondida na própria folha impressa ou em folha de papel almaço.

Leia mais

a) Quais são os polos magnéticos M e N da agulha magnética da bússola? b) Quais são os polos P e Q do imã?

a) Quais são os polos magnéticos M e N da agulha magnética da bússola? b) Quais são os polos P e Q do imã? Professor: Luciano Dias Campo Magnético e Fontes de Campo Magnético 01-(UFB) Uma bússola tem sua agulha magnética orientada com um polo (M) indicando Roraima e o outro (N) indicando o Paraná. A seguir,

Leia mais

- Carga elétrica - Força elétrica -Campo elétrico - Potencial elétrico - Corrente elétrica - Campo magnético -Força magnetica

- Carga elétrica - Força elétrica -Campo elétrico - Potencial elétrico - Corrente elétrica - Campo magnético -Força magnetica GOIÂNIA, / / 2016 PROFESSOR: Jonas Tavares DISCIPLINA: Física SÉRIE: 3º ALUNO(a): Trabalho Recuperação 1º semestre No Anhanguera você é + Enem RELAÇÃO DE CONTEÚDOS PARA RECUPERAÇÃO - Carga elétrica - Força

Leia mais

Lista de Exercícios Magnetismo/Fio

Lista de Exercícios Magnetismo/Fio 1. (Pucsp) Na experiência de Oersted, o fio de um circuito passa sobre a agulha de uma bússola. Com a chave C aberta, a agulha alinha-se como mostra a figura 1. Fechando-se a chave C, a agulha da bússola

Leia mais

Eletromagnetismo. Fenômenos associados a imãs tanto naturais como artificiais.

Eletromagnetismo. Fenômenos associados a imãs tanto naturais como artificiais. Conceitos Básicos Eletromagnetismo Na região conhecida como Magnésia descobriu-se que alguns tipos de rocha atraíam umas ás outras e podiam também atrair objetos de ferro. Essas pedras, denominadas magnetitas,

Leia mais

DISCIPLINA: Física SÉRIE: 3º. ALUNO(a): L2 2º Bim. Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

DISCIPLINA: Física SÉRIE: 3º. ALUNO(a): L2 2º Bim. Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: GOIÂNIA, / 06 / 2016 PROFESSOR: Jonas Tavares DISCIPLINA: Física SÉRIE: 3º ALUNO(a): L2 2º Bim No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

Leia mais

Física Teórica II. Prova 2 1º. semestre de /05/2018

Física Teórica II. Prova 2 1º. semestre de /05/2018 Física Teórica II Prova 2 1º. semestre de 2018 26/05/2018 1- Assine seu nome de forma LEGÍVEL na folha do cartão de respostas 2- Analise sua resposta. Ela faz sentido? Isso poderá ajudá-lo a encontrar

Leia mais

Força Magnética sobre Condutores Retilíneos

Força Magnética sobre Condutores Retilíneos PROFESSOR Edney Melo ALUNO(A): Nº TURMA: TURNO: DATA: / / COLÉGIO: Força Magnética sobre Condutores Retilíneos Na aula anterior, pudemos observar que uma partícula dotada de carga elétrica, em movimento

Leia mais

2-ELETROMAGNETISMO (Página 24 a 115 da apostila Fundamentos do Eletromagnetismo, do professor Fernando Luiz Rosa ( Mussoi

2-ELETROMAGNETISMO (Página 24 a 115 da apostila Fundamentos do Eletromagnetismo, do professor Fernando Luiz Rosa ( Mussoi 2-ELETROMAGNETISMO (Página 24 a 115 da apostila Fundamentos do Eletromagnetismo, do professor Fernando Luiz Rosa ( Mussoi Disciplina de Eletromagnetismo 1 COMPETÊNCIAS Conhecer as leis fundamentais do

Leia mais

TC 2º Ano Olímpico Professor: Eduardo Kilder

TC 2º Ano Olímpico Professor: Eduardo Kilder TC 2º Ano Olímpico Professor: Eduardo Kilder 01 ) (Unicamp-SP) Um fio condutor rígido de 200 g e 20 cm de comprimento é ligado ao restante do circuito por meio de contatos deslizantes sem atrito, como

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RN CAMPUS: CURSO: ALUNO:

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RN CAMPUS: CURSO: ALUNO: INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RN CAMPUS: CURSO: ALUNO: DISCIPLINA: FÍSICA II PROFESSOR: EDSON JOSÉ LISTA DE EXERCÍCIOS 10 Dado: permeabilidade magnética do meio µo = 4π x 10-7

Leia mais

Eletromagnetismo. Motor Eletroimã Eletroimã. Fechadura eletromagnética Motor elétrico Ressonância Magnética

Eletromagnetismo. Motor Eletroimã Eletroimã. Fechadura eletromagnética Motor elétrico Ressonância Magnética Eletromagnetismo Motor Eletroimã Eletroimã Fechadura eletromagnética Motor elétrico Ressonância Magnética Representação de um vetor perpendicular a um plano 1 Campo Eletromagnético Regra da mão direita:

Leia mais

2-ELETROMAGNETISMO (Página 24 a 115 da apostila Fundamentos do Eletromagnetismo, do professor Fernando Luiz Rosa Mussoi) (Slides da apresentação

2-ELETROMAGNETISMO (Página 24 a 115 da apostila Fundamentos do Eletromagnetismo, do professor Fernando Luiz Rosa Mussoi) (Slides da apresentação 2-ELETROMAGNETISMO (Página 24 a 115 da apostila Fundamentos do Eletromagnetismo, do professor Fernando Luiz Rosa Mussoi) (Slides da apresentação ão: Geração de Corrente Alternada do professor Clóvis Antônio

Leia mais

AULA 01: CAMPO MAGNÉTICO

AULA 01: CAMPO MAGNÉTICO PROF. ALEADRO FREITA 1. ÍMÃ: ão corpos que atraem ferro ou que interagem entre si. 2. PROPRIEDADE DO ÍMÃ 1ª) Todo imã possui dois pólos: o orte () e o ul (). AULA 01: CAMPO MAGÉTICO 2ª) Os pólos de um

Leia mais

GOIÂNIA, / 04 / PROFESSOR: Jonas Tavares. ALUNO(a): L2 1º Bim. Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

GOIÂNIA, / 04 / PROFESSOR: Jonas Tavares. ALUNO(a): L2 1º Bim. Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: GOIÂNIA, / 04 / 2016 PROFESSOR: Jonas Tavares DISCIPLINA: Física SÉRIE: 3º ALUNO(a): L2 1º Bim No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

Leia mais

Após o estudo dos fenômenos elétricos,

Após o estudo dos fenômenos elétricos, Física Aula 7 Magnetismo e Indução Eletromagnética por Luiz Otávio Limurci Após o estudo dos fenômenos elétricos, nos quais a carga corpo tem fundamental importância, vamos analisar os fenômenos eletromagnéticos.

Leia mais

Eletromagnetismo refsant

Eletromagnetismo refsant Eletromagnetismo refsant 1. A figura mostra duas cargas elétricas e as linhas de campo elétrico criadas por essas cargas. 1.1 Indique o sinal de cada uma das cargas. 1.2refira, justificando, em que região,

Leia mais

1ª Prova do 3º Período (Provão) Física 05/09/2016 Prof. Reinaldo

1ª Prova do 3º Período (Provão) Física 05/09/2016 Prof. Reinaldo 1ª Prova do 3º Período (Provão) Física 05/09/2016 Prof. Reinaldo 0 = 4..10 7 T.m/A B = 0.i / 2..r B = 0.i / 2.r B = 0.n.i FE = q.e FM = q.v.b.sen R = m.v / q.b 75. (Unesp 2016) Um ímã em forma de barra,

Leia mais

Física E Intensivo v. 2

Física E Intensivo v. 2 Física E Intensivo v. Exercícios ) A ) D Polos com indicações contrárias se atraem e polos com indicações iguais se repelem. 8. Incorreta. O principio da inseparidade magnética assegura que todo rompimento

Leia mais

10 T, circunferências concêntricas. 10 T, 10 T, radiais com origem no eixo do solenoide. 10 T, retas paralelas ao eixo do solenoide. 9 π.

10 T, circunferências concêntricas. 10 T, 10 T, radiais com origem no eixo do solenoide. 10 T, retas paralelas ao eixo do solenoide. 9 π. 1. Considere um longo solenoide ideal composto por 10.000 espiras por metro, percorrido por uma corrente contínua de 0,2A. O módulo e as linhas de campo magnético no interior do solenoide ideal são, respectivamente:

Leia mais

Física III-A /2 Lista 8: Indução Eletromagnética

Física III-A /2 Lista 8: Indução Eletromagnética Física III-A - 2018/2 Lista 8: Indução Eletromagnética 1. (F) Um fio condutor retilíneo e infinito transporta uma corrente estacionária de intensidade I. Uma espira condutora quadrada é posicionada de

Leia mais

Lista de Exercícios IX

Lista de Exercícios IX Física III Lista de Exercícios IX 1 Lista de Exercícios IX 1 Uma casca esférica uniformemente carregada gira em torno de seu eixo com uma velocidade angular ω = ωẑ fixa. Calcule o campo magnético produzido

Leia mais

3ª série LISTA: Ensino Médio. Aluno(a): Professor(a): Jean Jaspion DIA: MÊS: 02 MAGNETISMO. Segmento temático: Turma: A ( ) / B ( )

3ª série LISTA: Ensino Médio. Aluno(a): Professor(a): Jean Jaspion DIA: MÊS: 02 MAGNETISMO. Segmento temático: Turma: A ( ) / B ( ) LISTA: 01 3ª série Ensino Médio Professor(a): Jean Jaspion Turma: A ( ) / B ( ) Aluno(a): Segmento temático: QUESTÃO 01 (ACAFE SC/2015) Numa brincadeira de criança um imã é quebrado em três partes, conforme

Leia mais

Questão 1. I. A luz solar consiste em uma onda eletromagnética transversal, não polarizada e policromática.

Questão 1. I. A luz solar consiste em uma onda eletromagnética transversal, não polarizada e policromática. ITA18 - Revisão LFIS9A - ITA 2019 1a fase Questão 1 Em férias no litoral, um estudante faz para um colega as seguintes observações: I. A luz solar consiste em uma onda eletromagnética transversal, não

Leia mais

Conteúdo Eletromagnetismo: Campo Magnético gerado por um fio e por um solenoide.

Conteúdo Eletromagnetismo: Campo Magnético gerado por um fio e por um solenoide. AULA 16.1 Conteúdo Eletromagnetismo: Campo Magnético gerado por um fio e por um solenoide. Habilidades: Compreender os princípios físicos envolvidos no magnetismo e eletromagnetismo para relacionar fenômenos

Leia mais

GOIÂNIA, / 02 / PROFESSOR: Jonas Tavares. Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

GOIÂNIA, / 02 / PROFESSOR: Jonas Tavares. Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: GOIÂNIA, / 02 / 2017 PROFESSOR: Jonas Tavares DISCIPLINA: Física SÉRIE: 3º ALUNO(a): No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: - É fundamental

Leia mais

Magnetismo e Eletromagnetismo

Magnetismo e Eletromagnetismo Magnetismo e Eletromagnetismo Professor Walescko 18 de outubro de 2005 Sumário 1 Exercícios 1. Quando um ímã em forma de barra é partido ao meio, observa-se que (a) separamos o pólo norte do pólo sul.

Leia mais

NESSE CADERNO, VOCÊ ENCONTRARÁ OS SEGUINTES ASSUNTOS:

NESSE CADERNO, VOCÊ ENCONTRARÁ OS SEGUINTES ASSUNTOS: NESSE CADERNO, VOCÊ ENCONTRARÁ OS SEGUINTES ASSUNTOS: CAPÍTULO 4 FORÇA MAGNÉTICA... 3 Definição... 3 Novos Aspectos da Força Magnética... 4 Condutores Paralelos... 5 1 CAPÍTULO 4 FORÇA MAGNÉTICA 1 DEFINIÇÃO

Leia mais

Exercícios sobre Força de Coulomb

Exercícios sobre Força de Coulomb Exercícios sobre Força de Coulomb 1-Duas cargas elétricas iguais de 2 10 6 C se repelem no vácuo com uma força de 0,1 N. Sabendo que a constante elétrica do vácuo é de 9 10 9 N m 2 /C 2, qual a distância

Leia mais

Sala de Estudos FÍSICA - Lucas 3 trimestre Ensino Médio 3º ano classe: Prof.LUCAS Nome: nº

Sala de Estudos FÍSICA - Lucas 3 trimestre Ensino Médio 3º ano classe: Prof.LUCAS Nome: nº Sala de Estudos FÍSICA - Lucas 3 trimestre Ensino Médio 3º ano classe: Prof.LUCAS Nome: nº SALA DE ESTUDOS: INDUÇÃO ELETROMAGNÉTICA 1. (Enem 2011) O manual de funcionamento de um captador de guitarra elétrica

Leia mais

Magnetismo Prof. Dr. Gustavo A. Lanfranchi

Magnetismo Prof. Dr. Gustavo A. Lanfranchi Magnetismo Prof. Dr. Gustavo A. Lanfranchi Tópicos de Física, Eng. Civil 2018 Magnetismo O que é magnetismo? Existem campos magnéticos na natureza? Como e quais são? Do que depende a força magnética? Como

Leia mais

Unidade 3. Noções de Magnetismo e Eletromagnetismo. Objetivos da Unidade. Objetivos Conteúdos da da Unidade

Unidade 3. Noções de Magnetismo e Eletromagnetismo. Objetivos da Unidade. Objetivos Conteúdos da da Unidade Unidade 3 Noções de Magnetismo e Eletromagnetismo Nesta terceira unidade, você estudará os conceitos básicos em relação ao magnetismo e eletromagnetismo. Objetivos da Unidade Definir campo magnético; Definir

Leia mais

Lista de Exercícios 4

Lista de Exercícios 4 Lista de Exercícios 4 Leis da Indução Exercícios Sugeridos A numeração corresponde ao Livros Textos A e B. A23.1 Uma espira plana com 8,00 cm 2 de área consistindo de uma única volta de fio é perpendicular

Leia mais

Entendendo a Física do ENEM PROF. LURIAN MACIEL ALVES

Entendendo a Física do ENEM PROF. LURIAN MACIEL ALVES Entendendo a Física do ENEM PROF. LURIAN MACIEL ALVES Prova de Ciências da Natureza 45 questões, aplicadas no primeiro dia de prova. Envolve fundamentalmente as disciplinas de Química, Física e Biologia,

Leia mais

UMA PROPOSTA DE ENSINO DE TÓPICOS DE ELETROMAGNETISMO VIA INSTRUÇÃO PELOS COLEGAS E ENSINO SOB MEDIDA PARA O ENSINO MÉDIO

UMA PROPOSTA DE ENSINO DE TÓPICOS DE ELETROMAGNETISMO VIA INSTRUÇÃO PELOS COLEGAS E ENSINO SOB MEDIDA PARA O ENSINO MÉDIO UMA PROPOTA DE EIO DE TÓPICO DE ELETROMAGETIMO VIA ITRUÇÃO PELO COLEGA E EIO OB MEDIDA PARA O EIO MÉDIO TETE IICIAL/FIAL Autores: Vagner Oliveira Eliane Angela Veit Ives olano Araujo TETE IICIAL ITRUÇÕE

Leia mais

Fís. Fís. Monitor: Leonardo Veras

Fís. Fís. Monitor: Leonardo Veras Professor: Leonardo Gomes Monitor: Leonardo Veras Exercícios sobre Eletromagnetismo 04/06 set EXERCÍCIOS DE AULA 1. Um condutor, suportando uma corrente elétrica I, está localizado entre os pólos de um

Leia mais

EXERCÍCIOS DE RECUPERAÇÃO PARALELA 4º BIMESTRE

EXERCÍCIOS DE RECUPERAÇÃO PARALELA 4º BIMESTRE EXERCÍCIOS DE RECUPERAÇÃO PARALELA 4º BIMESTRE NOME Nº SÉRIE : 3º EM DATA : / / BIMESTRE 4º PROFESSOR: Renato DISCIPLINA: Física 1 VISTO COORDENAÇÃO ORIENTAÇÕES: 1. O trabalho deverá ser feito em papel

Leia mais

Sala de Estudos FÍSICA - Lucas 3 trimestre Ensino Médio 2º ano classe: Prof.LUCAS Nome: nº

Sala de Estudos FÍSICA - Lucas 3 trimestre Ensino Médio 2º ano classe: Prof.LUCAS Nome: nº Sala de Estudos FÍSICA - Lucas 3 trimestre Ensino Médio 2º ano classe: Prof.LUCAS Nome: nº SALA DE ESTUDOS: MAGNETISMO 1. (G1 - ifsp 2012) Os ímãs têm larga aplicação em nosso cotidiano tanto com finalidades

Leia mais

Ismael Rodrigues Silva Física-Matemática - UFSC. cel: (48)

Ismael Rodrigues Silva Física-Matemática - UFSC. cel: (48) Ismael Rodrigues Silva Física-Matemática - UFSC cel: (48)9668 3767 Verdadeiro ou Falso 1) O polonortedaagulhamagnéticadeumabússolaapontaparaopolonortegeográficoda Terra. Falso: O polo norte magnético de

Leia mais

PROVA DE FÍSICA II. 04. Dois satélites artificiais A e B, de massas diferentes, são colocados em uma mesma órbita de raio r em torno da Terra.

PROVA DE FÍSICA II. 04. Dois satélites artificiais A e B, de massas diferentes, são colocados em uma mesma órbita de raio r em torno da Terra. PROVA DE FÍSCA Esta prova tem por finalidade verificar seus conhecimentos das leis que regem a natureza. nterprete as questões do modo mais simples e usual. Não considere complicações adicionais por fatores

Leia mais

NESSE CADERNO, VOCÊ ENCONTRARÁ OS SEGUINTES ASSUNTOS:

NESSE CADERNO, VOCÊ ENCONTRARÁ OS SEGUINTES ASSUNTOS: NESSE CADERNO, VOCÊ ENCONTRARÁ OS SEGUINTES ASSUNTOS: CAPÍTULO 3 CAMPO MAGNÉTICO... 3 O Magnetismo e os Trens Balas... 3 A Descoberta Revolucionária de 1820... 3 Campo Magnético Gerado por um Condutor

Leia mais

(c) B 0 4πR 2 (d) B 0 R 2 (e) B 0 2R 2 (f) B 0 4R 2

(c) B 0 4πR 2 (d) B 0 R 2 (e) B 0 2R 2 (f) B 0 4R 2 Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Física Segunda Prova (Diurno) Disciplina: Física III-A - 2018/2 Data: 12/11/2018 Seção 1: Múltipla Escolha (7 0,7 = 4,9 pontos) 1. No circuito mostrado

Leia mais

0,7; Lfusão (gelo) = 80 cal/g; OLIMPÍADA BRASILEIRA DE FÍSICA 2018

0,7; Lfusão (gelo) = 80 cal/g; OLIMPÍADA BRASILEIRA DE FÍSICA 2018 1 OLIMPÍADA BRASILEIRA DE FÍSICA 2018 NÍVEL III Ensino Médio 3ª Serie 2ª FASE 18 DE AGOSTO DE 2018 Ensino Técnico 4º série LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES ABAIXO 1 - Esta prova destina-se exclusivamente

Leia mais

Lei de Coulomb. Interação entre Duas Cargas Elétricas Puntiformes

Lei de Coulomb. Interação entre Duas Cargas Elétricas Puntiformes Lei de Coulomb Interação entre Duas Cargas Elétricas Puntiformes A intensidade F da força de interação eletrostática entre duas cargas elétricas puntiformes q 1 e q 2, é diretamente proporcional ao produto

Leia mais

ESTUDO DIRIGIDO DE FÍSICA 2º EM

ESTUDO DIRIGIDO DE FÍSICA 2º EM ESTUDO DIRIGIDO DE FÍSICA 2º EM 01 (Vunesp) Dado o circuito a seguir, onde G é um galvanômetro e ε uma bateria, calcule X em função das resistências R 1, R 2 e R 3, para que a corrente por G seja nula.

Leia mais

28 C 29 E. A bússola deve orientar-se obedecendo o campo magnético resultante no ponto P, ou seja, levando-se em conta a influência dos dois fios.

28 C 29 E. A bússola deve orientar-se obedecendo o campo magnético resultante no ponto P, ou seja, levando-se em conta a influência dos dois fios. FÍSICA 8 C O Eletromagnetismo estuda os fenômenos que surgem da interação entre campo elétrico e campo magnético. Hans Christian Oersted, em 80, realizou uma experiência fundamental para o desenvolvimento

Leia mais

Conversão de Energia I. Capitulo 4 Princípios da conversão eletromecânica da energia;

Conversão de Energia I. Capitulo 4 Princípios da conversão eletromecânica da energia; Conversão de Energia I Capitulo 4 Princípios da conversão eletromecânica da energia; 1. Introdução De uma forma bastante simplificada podemos tratar os motores com os conceitos de repulsão/atração entre

Leia mais

Prof. Igor Dornelles Schoeller

Prof. Igor Dornelles Schoeller Prof. Igor Dornelles Schoeller Os gregos descobriram na região onde hoje chamamos de Turquia, um minério com capacidade de atrair ferro e outros minérios semelhantes. Pedaços de magnetita encontradas na

Leia mais

Aluno(a): Nº. Professor: Fabrízio Gentil Série: 3 o ano Disciplina: Física Magnetismo e Energias. TRABALHO DE RECUPERAÇÃO 2 o SEMESTRE

Aluno(a): Nº. Professor: Fabrízio Gentil Série: 3 o ano Disciplina: Física Magnetismo e Energias. TRABALHO DE RECUPERAÇÃO 2 o SEMESTRE Lista de Exercícios Pré Universitário Uni-Anhanguera Aluno(a): Nº. Professor: Fabrízio Gentil Série: 3 o ano Disciplina: Física Magnetismo e Energias TRABALHO DE RECUPERAÇÃO 2 o SEMESTRE 1- Marque a alternativa

Leia mais

C O L É G I O K E N N E D Y / R E D E P I T Á G O R A S PLANO DE ESTUDO TRIMESTRE:2º

C O L É G I O K E N N E D Y / R E D E P I T Á G O R A S PLANO DE ESTUDO TRIMESTRE:2º C O L É G I O K E N N E D Y / R E D E P I T Á G O R A S PLANO DE ESTUDO TRIMESTRE:2º PLANO DE ESTUDO DISCIPLINA: FÍSICA PROFESSOR:MARCÃO ANO/SÉRIE: 3º ANO EM DATA DA AVALIAÇÃO: 08/08/17 CONTEÚDO(S) A SER(EM)

Leia mais

Eletrostática e Eletromagnetismo. Lista de Orientação Valendo 1 ponto.

Eletrostática e Eletromagnetismo. Lista de Orientação Valendo 1 ponto. Eletrostática e Eletromagnetismo Lista de Orientação Valendo 1 ponto. 1) Uma das aplicações tecnológicas modernas da eletrostática foi a invenção da impressora a jato de tinta. Esse tipo de impressora

Leia mais

t RESOLUÇÃO COMECE DO BÁSICO

t RESOLUÇÃO COMECE DO BÁSICO t RESOLUÇÃO COMECE DO BÁSICO SOLUÇÃO PC. 01 [E] Como a partícula é abandonada do repouso, ela sofre ação apenas da força elétrica, acelerando na mesma direção do campo elétrico. Como os dois campos têm

Leia mais

FIS Projeto de Apoio Eletromagnetismo

FIS Projeto de Apoio Eletromagnetismo FIS1053 - Projeto de Apoio Eletromagnetismo 7ª Lista de Problemas Tema: Biot-Savart 1º Questão: Seja a espira mostrada na figura ao lado que está no plano xy e na qual passa uma corrente i no sentido anti-horário.

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS 4UL 3S14 3S15

LISTA DE EXERCÍCIOS 4UL 3S14 3S15 LIST DE EXERCÍCIOS 4UL 3S14 3S15 1 (FTEC-SP) Um estreito feixe de luz monocromática, proveniente do ar, incide na superfície de um vidro formando ângulo de 49 com a normal à superfície no ponto de incidência.

Leia mais

GOIÂNIA, / 04 / DISCIPLINA: Física SÉRIE: 3º. ALUNO(a): L2 1º Bim

GOIÂNIA, / 04 / DISCIPLINA: Física SÉRIE: 3º. ALUNO(a): L2 1º Bim GOIÂNIA, / 04 / 2018 PROFESSOR: Jonas Tavares DISCIPLINA: Física SÉRIE: 3º ALUNO(a): Prova: 07/04/18 L2 1º Bim No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes

Leia mais

INSCREVA-SE: CANAL FISICA DIVERTIDA. ELETRIZAÇÃO, LEI DE COULOMB e CAMPO ELÉTRICO

INSCREVA-SE: CANAL FISICA DIVERTIDA. ELETRIZAÇÃO, LEI DE COULOMB e CAMPO ELÉTRICO ELETRIZAÇÃO, LEI DE COULOMB e CAMPO ELÉTRICO 1. (FUVEST) Três esferas metálicas, M 1, M 2 e M 3, de mesmo diâmetro e montadas em suportes isolantes, estão bem afastadas entre si e longe de outros objetos.

Leia mais

EXERCÍCIOS FÍSICA 3ª SÉRIE

EXERCÍCIOS FÍSICA 3ª SÉRIE 3ª SÉRIE PROF. HILTON QUESTÕES OBJETIVAS EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES ELETROMAGNETISMO CAMPO MAGNÉTICO E FORÇA MAGNÉTICA Campo Magnético 1) (F. Santo André-SP) O efeito magnético de correntes elétricas é

Leia mais

NOME: PROFESSOR: Glênon Dutra

NOME: PROFESSOR: Glênon Dutra Apostila - Eletromagnetismo NOME: PROFESSOR: Glênon Dutra DISCIPLINA: Física N O : TURMA: DATA: O nome magnetismo vem de Magnésia, região próxima da Grécia onde os gregos encontravam em abundância um mineral

Leia mais

Física Teórica II. Terceira Prova 2º. semestre de /11/2017 ALUNO : Gabarito NOTA DA PROVA TURMA: PROF. :

Física Teórica II. Terceira Prova 2º. semestre de /11/2017 ALUNO : Gabarito NOTA DA PROVA TURMA: PROF. : Física Teórica II Terceira Prova 2º. semestre de 2017 09/11/2017 ALUNO : Gabarito TURMA: PROF. : NOTA DA PROVA ATENÇÃO LEIA ANTES DE FAZER A PROVA 1 Assine a prova antes de começar. 2 Os professores não

Leia mais

passagem da partícula pela região de campo uniforme, sua aceleração é:

passagem da partícula pela região de campo uniforme, sua aceleração é: LISTA 11 - Eletromagnetismo 1.(Mackenzie SP) Os radioisótopos são hoje largamente utilizados em diversas pesquisas científicas e aplicados inclusive em medicina terapêutica. Seu decaimento radioativo pode

Leia mais

Lista de Exercícios 2: Magnetismo e Ondas Eletromagnéticas

Lista de Exercícios 2: Magnetismo e Ondas Eletromagnéticas Lista de Exercícios 2: Magnetismo e Ondas Eletromagnéticas 1. Na Fig.1, em (a) e (b), as porções retilíneas dos fios são supostas muito longas e a porção semicircular tem raio R. A corrente tem intensidade

Leia mais