Força magnética e campo magnético

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Força magnética e campo magnético"

Transcrição

1 Força magnética e campo magnético Introdução: O fenômeno do magnetismo já era conhecido pelos gregos por volta do ano 800 ac. Eles observaram que determinadas rochas que continham óxido de ferro tinham o poder de atrair materiais ferrosos. Em 1269 Pierre Maricourt mapeou as direções apontadas por uma agulha imantada quando colocada em vários pontos nas proximidades de um imã. Ele observou que as direções formavam linhas que circulavam o imã e passavam através de dois pontos diametralmente opostos que ele denominou de polos. Experiências subsequentes mostraram que todo imã possui polos independente de sua forma, que foram denominados de polo Norte e polo Sul. Esses polos, como as cargas elétricas, possuem a propriedade de interagirem entre si, de modo que polos iguais se repelem e polos de nomes diferentes se atraem.

2 Força magnética e campo magnético Obs: Os polos recebem esse nome devido ao comportamento dos imãs na presença do campo magnético da Terra. Se uma barra imantada é suspensa por um fio de modo que possa girar livremente então, ela sempre se alinhará com o campo magnético da Terra de modo que seu polo norte apontará para o polo norte geográfico que na realidade é o polo sul magnético. Em 1750 John Michell, usando uma balança de torção foi capaz de estabelecer que a força de interação entre os polos de um imã obedece a lei do inverso do quadrado das distâncias.

3 Força magnética e campo magnético Obs: Embora as forças magnéticas sejam similares as forças elétricas, existe uma diferença importante entre elas. As cargas elétricas podem ser separadas enquanto que as magnéticas (polos) não. Isto significa que os polos dos imãs são sempre encontrados aos pares embora ainda exista cientistas que acreditam que na natureza pode existir monopolo magnético. A relação entre o magnetismo e a eletricidade foi descoberta em 1819 quando Oersted observou que a corrente elétrica que passava por um fio condutor podia defletir uma bússola. Logo em seguida Ampere deduziu as leis quantitativas sobre as forças magnéticas entre condutores. Ampere também sugeriu que correntes circulares de dimensões moleculares seriam as responsáveis pelos campos magnéticos em imãs permanentes.

4 Quantificação do campo magnético Obs: O campo magnético B, muitas vezes chamado de indução magnética é uma grandeza vetorial cuja direção é determinada pela direção apontada pelo norte da agulha de uma bússola. Assim sendo, a direção das linhas de campo é sempre do polo norte para o polo sul. A existência de um campo magnético em alguma região do espaço pode ser detectada através da força que esse campo exerce sobre uma carga elétrica em movimento. Resultados experimentais mostram que: a) A força magnética é proporcional a carga e a sua velocidade; b) O módulo e a direção da força sobre a carga depende da direção relativa entre o vetor velocidade v e o vetor campo magnético B; c) Quando v é paralelo ou anti-paralelo a B, a força é nula; d) Se v forma um certo ângulo com B, então a direção da força é perpendicular ao plano que contém os vetores v e B; e) A força magnética sobre uma carga negativa tem o sentido contrário ao da força sobre uma carga positiva; f) A força magnética é proporcional ao seno do ângulo entre os vetores v e B.

5 Campo eletromagnético No início definimos campo elétrico como sendo a força que uma carga de prova pontual em repouso experimenta por unidade de carga O fato de que em nossa definição de campo elétrico impomos que a carga deve estar em repouso é devido ao fato de que na carga elétrica pode agir tanto a força elétrica como a magnética. Por outro lado, como mostra os resultados experimentais, o campo magnético interage somente com cargas em movimento. Portanto, ao definirmos E impomos que as cargas deveriam estar em repouso para evitar a influência do campo magnético. No entanto, uma carga que está em repouso em um referencial inercial já não estará em outro referencial que se movimenta com velocidade constante em relação ao primeiro. De acordo com o princípio da relatividade, a força resultante que age sobre uma carga q, na aproximação não relativística, deve ser a mesma em ambos os referenciais. Porém no sistema de referência em repouso, essa força é somente elétrica e já no referencial em movimento a força é tanto magnética como elétrica.

6 Campo eletromagnético Se medirmos o campo elétrico no referencial em movimento com a ajuda de uma carga q em repouso nesse referencial, observaremos que o campo é diferente do campo elétrico medido no referencial em repouso. Portanto, dividir o campo em elétrico e magnético depende da escolha do sistema de referência o que significa dizer que os campos elétrico e magnético estão inseparadamente conectado um com o outro. É impossível separar um fenômeno em fenômeno somente elétrico e somente magnético. Ao passar de um sistema de referência para outro, os campo elétrico e magnético se transforma um no outro onde a lei de transformação desses campos é descrita pela teoria da relatividade. Portanto, a teoria eletromagnética completa deve ser relativística.

7 Campo magnético, linhas de campo e polos magnético

8 Campo magnético da Terra

9 Força magnético Propriedades da força magnética sobre as cargas a) A força magnética é proporcional a carga e a velocidade da partícula b) O módulo e a direção da força sobre a partícula depende da direção relativa entre os vetores velocidade V e campo magnético B. c) Quando V//B a força é nula. d) A força magnética sobre uma partícula negativa tem a direção contrária a exercida sobre uma partícula de carga positiva. e) Quando o vetor velocidade faz um ângulo com o vetor B a força tem a direção perpendicular ao plano que contem os vetores V e B. f) A força magnética é proporcional ao seno do ângulo entre os vetores f) A força magnética é proporcional ao seno do ângulo entre os vetores V e B.

10 Força magnético Principais diferenças entre as forças elétricas e magnéticas a) A força elérica F E é paralela ao campo eletrico E enquanto que a magnética F B é perpendicular ao campo magnético B. b) A foça elétrica age sobre uma partícula mesmo quando V=0, já a força magnética só age quando a velocidade é diferente de zero. c) A força elétrica realiza trabalho enquanto que a magnética não.

11 Movimento de partículas em um campo magnético uniforme

12 Movimento de partículas em um campo magnético (aurora boreal)

13 Movimento de partículas em um campo magnético (aurora boreal)

14 Movimento de partículas em um campo magnético (aurora boreal)

15 Movimento de partículas em um campo magnético (aurora boreal)

16 Movimento de partículas em um campo magnético (aurora boreal)

17 Movimento de partículas em um campo magnético (aurora boreal)

18 Movimento de partículas em um campo magnético (fusão nuclear)

19 Efeito Hall

20 Efeito Hall Obs: a) Como todas as grandezas acima podem ser medidas, o coeficiente de Hall pode ser obtido. b) Na maioria dos metais os portadores de carga são os elétrons e os resultados para a densidade de carga obtido através do efeito Hall estão em bom acordo com os resultados obtidos teoricamente onde metais como Li, Na, Cu, Ag fornecem até um elétron por átomo como portador de carga. No entanto este modelo não se aplica a metais como o Fe, Bi, Cd e semicondutores. Esta discrepância só pode ser explicada c/ a ajuda da mecânica quântica.

21 Exemplo de aplicação do efeito Hall Exemplo 01: Seja uma chapa retangular de cobre de espessura t=0,1 cm e d=1,5 cm que transporta uma corrente I=5 A em um campo magnético de 1,2 T. Pede-se calcular a diferença de potencial nas extremidades da chapa. Considere a densidade do cobre igual a 8,95 g/cmˆ3 e que cada átomo contribui com apenas um elétron livre.

22 Lei de Biot-Savart Biot e Savart, em 1820 realizaram uma série de experiências com campo magnético criado por condutores que transportam correntes e estabeleceram que o campo é proporcional a corrente que circula no condutor e depende da distancia em que o campo é medido até o condutor por onde passa a corrente. Laplace analisou os resultados de Biot e Savart com cuidado e determinou que o campo magnético criado por um condutor com corrente pode ser escrito através do produto vetorial como segue:

23 Lei de Biot-Savart

24 Aplicação da lei de Biot-Savart 1) Determinar o campo criado por uma condutor reto e infinito por onde passa uma corrente I. 2) Determinar o campo no centro de uma espira circular de raio constante R. 3) Determinar o campo a uma distância x do centro da espira de raio R.

25 Aplicação da lei de Biot-Savart

Magnetismo e movimento de cargas. Fontes de Campo Magnético. Prof. Cristiano Oliveira Ed. Basilio Jafet sala 202

Magnetismo e movimento de cargas. Fontes de Campo Magnético. Prof. Cristiano Oliveira Ed. Basilio Jafet sala 202 Eletricidade e Magnetismo - IME Fontes de Campo Magnético Prof. Cristiano Oliveira Ed. Basilio Jafet sala 202 crislpo@if.usp.br Magnetismo e movimento de cargas Primeira evidência de relação entre magnetismo

Leia mais

Fontes do Campo magnético

Fontes do Campo magnético Fontes do Campo magnético Lei de Biot-Savart Jean-Baptiste Biot (1774 1862) e Félix Savart (1791 1841) Realizaram estudos sobre as influências de um corrente elétrica sobre o campo magnético. Desenvolveram

Leia mais

Prof. Igor Dornelles Schoeller

Prof. Igor Dornelles Schoeller Prof. Igor Dornelles Schoeller Os gregos descobriram na região onde hoje chamamos de Turquia, um minério com capacidade de atrair ferro e outros minérios semelhantes. Pedaços de magnetita encontradas na

Leia mais

Ismael Rodrigues Silva Física-Matemática - UFSC. cel: (48)

Ismael Rodrigues Silva Física-Matemática - UFSC. cel: (48) Ismael Rodrigues Silva Física-Matemática - UFSC cel: (48)9668 3767 Verdadeiro ou Falso 1) O polonortedaagulhamagnéticadeumabússolaapontaparaopolonortegeográficoda Terra. Falso: O polo norte magnético de

Leia mais

Prof. Flávio Cunha, (19) Consultoria em Física, Matemática e Programação.

Prof. Flávio Cunha,  (19) Consultoria em Física, Matemática e Programação. CAMPO MAGNÉTICO 1. Considere as seguintes afirmações: I. Suspendendo-se um ímã pelo seu centro de gravidade, seu pólo norte se orienta na direção do pólo norte geográfico da Terra e seu pólo sul se orienta

Leia mais

FACULDADE PITÁGORAS MAGNETISMO E ELETROMAGNETISMO

FACULDADE PITÁGORAS MAGNETISMO E ELETROMAGNETISMO FACULDADE PITÁGORAS MAGNETISMO E ELETROMAGNETISMO Prof. Ms. Carlos José Giudice dos Santos carlos@oficinadapesquisa.com.br www.oficinadapesquisa.com.br UNIDADE III Magnetismo Características dos imãs (polos)

Leia mais

Unidade 3. Noções de Magnetismo e Eletromagnetismo. Objetivos da Unidade. Objetivos Conteúdos da da Unidade

Unidade 3. Noções de Magnetismo e Eletromagnetismo. Objetivos da Unidade. Objetivos Conteúdos da da Unidade Unidade 3 Noções de Magnetismo e Eletromagnetismo Nesta terceira unidade, você estudará os conceitos básicos em relação ao magnetismo e eletromagnetismo. Objetivos da Unidade Definir campo magnético; Definir

Leia mais

Corpos que atraem Fe, Ni, Co (materiais ferromagnéticos) e suas ligas. Possuem duas regiões especiais: PÓLOS

Corpos que atraem Fe, Ni, Co (materiais ferromagnéticos) e suas ligas. Possuem duas regiões especiais: PÓLOS ÍMÃS Corpos que atraem Fe, Ni, Co (materiais ferromagnéticos) e suas ligas. Possuem duas regiões especiais: PÓLOS 1 CLASSIFICAÇÃO ímã natural: magnetita (região da magnésia Ásia menor Turquia Irã - Iraque

Leia mais

Magnetismo Prof. Dr. Gustavo A. Lanfranchi

Magnetismo Prof. Dr. Gustavo A. Lanfranchi Magnetismo Prof. Dr. Gustavo A. Lanfranchi Tópicos de Física, Eng. Civil 2018 Magnetismo O que é magnetismo? Existem campos magnéticos na natureza? Como e quais são? Do que depende a força magnética? Como

Leia mais

Curso Técnico em Informática. Eletricidade

Curso Técnico em Informática. Eletricidade Curso Técnico em Informática Eletricidade Eletricidade Aula_01 segundo Bimestre Na aula de hoje... Conceitos básicos de magnetismo Materiais magnéticos e ferromagnéticos Grandezas eletromagnéticas Regras

Leia mais

ORIGENS DO ELETROMAGNETISMO

ORIGENS DO ELETROMAGNETISMO ELETROMAGNETISMO ORIGENS DO ELETROMAGNETISMO O termo magnetismo resultou do nome Magnésia, região da Ásia Menor (Turquia), devido a um minério chamado magnetita (ímã natural) com a propriedade de atrair

Leia mais

Cap. 28. Campos Magnéticos. Prof. Oscar Rodrigues dos Santos Campos Magnéticos 1

Cap. 28. Campos Magnéticos. Prof. Oscar Rodrigues dos Santos Campos Magnéticos 1 Cap. 28 Campos Magnéticos Prof. Oscar Rodrigues dos Santos oscarsantos@utfpr.edu.br Campos Magnéticos 1 Campos Magnéticos - Há mais de 2500 anos eram encontrados fragmentos de ferro imantados nas proximidades

Leia mais

CAMPO MAGNÉTICO EM CONDUTORES

CAMPO MAGNÉTICO EM CONDUTORES CAMPO MAGNÉTICO EM CONDUTORES Introdução A existência do magnetismo foi observada há cerca de 2500 anos quando certo tipo de pedra (magnetita) atraía fragmentos de ferro, que são conhecidos como ímãs permanentes.

Leia mais

FACULDADE PITÁGORAS DISCIPLINA: ELETRICIDADE. Prof. Ms. Carlos José Giudice dos Santos

FACULDADE PITÁGORAS DISCIPLINA: ELETRICIDADE. Prof. Ms. Carlos José Giudice dos Santos FACULDADE PITÁGORAS DISCIPLINA: ELETRICIDADE Prof. Ms. Carlos José Giudice dos Santos carlos@oficinadapesquisa.com.br www.oficinadapesquisa.com.br UNIDADE III Magnetismo Características dos imãs (polos)

Leia mais

Apostila de Física 37 Campo Magnético

Apostila de Física 37 Campo Magnético Apostila de Física 37 Campo Magnético 1.0 Definições Ímãs Pedra que atrai ferro ou outras pedras semelhantes. Fenômenos magnéticos Propriedades dos ímãs que se manifestam espontaneamente na Natureza. Magnetita

Leia mais

NOME: PROFESSOR: Glênon Dutra

NOME: PROFESSOR: Glênon Dutra Apostila - Eletromagnetismo NOME: PROFESSOR: Glênon Dutra DISCIPLINA: Física N O : TURMA: DATA: O nome magnetismo vem de Magnésia, região próxima da Grécia onde os gregos encontravam em abundância um mineral

Leia mais

Ismael Rodrigues Silva Física-Matemática - UFSC. cel: (48)

Ismael Rodrigues Silva Física-Matemática - UFSC. cel: (48) Ismael Rodrigues Silva Física-Matemática - UFSC cel: (48)9668 3767 R1 Quando duas cargas estão em movimento, além da força eletrostática manifesta-se uma outra força, chamada força magnética. Todos os

Leia mais

Eletromagnetismo. Histórico

Eletromagnetismo. Histórico Eletromagnetismo Histórico Desde a antiguidade quando os fenômenos elétricos e magnéticos foram descobertos, se acreditava que o magnetismo e a eletricidade eram fenômenos distintos sem nenhuma relação

Leia mais

Campo Magnética. Prof. Fábio de Oliveira Borges

Campo Magnética. Prof. Fábio de Oliveira Borges Campo Magnética Prof. Fábio de Oliveira Borges Curso de Física II Instituto de Física, Universidade Federal Fluminense Niterói, Rio de Janeiro, Brasil http://cursos.if.uff.br/fisica2-2015/ Campo magnético

Leia mais

Ensino Médio. Nota. Aluno(a): Nº. Série: 3ª Turma: Data: / /2018. Lista 8 Magnetismo e fontes de campo magnético

Ensino Médio. Nota. Aluno(a): Nº. Série: 3ª Turma: Data: / /2018. Lista 8 Magnetismo e fontes de campo magnético Ensino Médio Professor: Vilson Mendes Disciplina: Física I Aluno(a): Nº. Série: 3ª Turma: Data: / /2018 Lista 8 Magnetismo e fontes de campo magnético N2 Nota 1. Assinale as afirmativas corretas. I. A

Leia mais

Campo magnético e forças magnéticas

Campo magnético e forças magnéticas Campo magnético e forças magnéticas 1 Há pelo menos cerca de 2500 anos se observou que certos corpos tem a propriedade de atrair o ferro. Esses corpos foram chamados ímãs. Essa propriedade dos ímãs foi

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL SESC CIDADANIA

CENTRO EDUCACIONAL SESC CIDADANIA CENTRO EDUCACIONAL SESC CIDADANIA Professor: Vilson Mendes Lista de exercícios de Física I Lista 8 Magnetismo e fontes de campo magnético ENSINO MÉDIO NOTA: Aluno (a): Data SÉRIE/TURMA 3ª 1. Assinale as

Leia mais

ELETRICIDADE GERAL E APLICADA. Armando Alves Hosken Neto

ELETRICIDADE GERAL E APLICADA. Armando Alves Hosken Neto ELETRICIDADE GERAL E APLICADA Armando Alves Hosken Neto MAGNETISMO IMÃS: ATRAÇÃO DE CERTOS MATERIAIS (FERRO) MAGNETISMO IMÃ: Dispositivo capaz de atrair Fe, Co, Ni, Aço (ferromagnéticos) MAGNETISMO TIPOS

Leia mais

Lista de Exercícios 3 Corrente elétrica e campo magnético

Lista de Exercícios 3 Corrente elétrica e campo magnético Lista de Exercícios 3 Corrente elétrica e campo magnético Exercícios Sugeridos (16/04/2007) A numeração corresponde ao Livros Textos A e B. A22.5 Um próton desloca-se com velocidade v = (2i 4j + k) m/s

Leia mais

Cargas elétricas em movimento (correntes) geram campos magnéticos B e sofrem forças

Cargas elétricas em movimento (correntes) geram campos magnéticos B e sofrem forças Capítulo 6 Campo Magnético 6.1 Introdução Cargas elétricas geram campos elétricos E e sofrem forças elétricas F e. Cargas elétricas em movimento (correntes) geram campos magnéticos B e sofrem forças magnéticas

Leia mais

Lista de Exercícios 5 Corrente elétrica e campo magnético

Lista de Exercícios 5 Corrente elétrica e campo magnético Lista de Exercícios 5 Corrente elétrica e campo magnético Exercícios Sugeridos (13/04/2010) A numeração corresponde ao Livros Textos A e B. A22.5 Um próton desloca-se com velocidade v = (2 î 4 ĵ + ˆk)

Leia mais

FÍSICA MÓDULO 9 CAMPO MAGNÉTICO. Professor Sérgio Gouveia

FÍSICA MÓDULO 9 CAMPO MAGNÉTICO. Professor Sérgio Gouveia FÍSICA Professor Sérgio Gouveia MÓDULO 9 CAMPO MAGNÉTICO 1. INTRODUÇÃO A magnetita (um óxido de ferro natural, Fe 3 O 4 ) apresenta as propriedades de atrair o ferro e, convenientemente cortada, de se

Leia mais

Física. Leo Gomes (Vitor Logullo) 20 e Magnetismo

Física. Leo Gomes (Vitor Logullo) 20 e Magnetismo Magnetismo Magnetismo 1. Para ser atraído por um ímã, um parafuso precisa ser: a) mais pesado que o ímã b) mais leve que o ímã c) de latão e cobre d) imantado pela aproximação do ímã e) formando por uma

Leia mais

Aula-8 Campo Magnético

Aula-8 Campo Magnético Aula-8 Campo Magnético Campo magnético Introdução: Há mais de 2000 anos, os gregos sabiam da existência de um certo tipo de pedra (hoje chamada de magnetita) que atraía pedaços de ferro (limalhas). Em

Leia mais

Campos Magnéticos produzidos por Correntes

Campos Magnéticos produzidos por Correntes Cap. 29 Campos Magnéticos produzidos por Correntes Copyright 29-1 Campo Magnético produzido por uma Corrente O módulo do campo db produzido no ponto P a uma distância r por um elemento de corrente i ds

Leia mais

FÍSICA. Prof. SÉRGIO GOUVEIA PROMILITARES AFA/EFOMM/EN MÓDULO 10 SUMÁRIO

FÍSICA. Prof. SÉRGIO GOUVEIA PROMILITARES AFA/EFOMM/EN MÓDULO 10 SUMÁRIO SUMÁRIO CAMPOS MAGNÉTICOS GERADOS POR CORRENTES 3 INTRODUÇÃO 3 1. LEI DE BIOT SAVART 5 2. FORÇA ENTRE FIOS PARALELOS RETILÍNEOS 7 2.1. CORRENTES DE MESMO SENTIDO 7 2.2. CORRENTES DE SENTIDOS OPOSTOS 8

Leia mais

CAMPO MAGNÉTICO E DINÂMICA DE UMA PARTÍCULA NO C.M.U.

CAMPO MAGNÉTICO E DINÂMICA DE UMA PARTÍCULA NO C.M.U. AULA 25 CAMPO MAGNÉTICO E DINÂMICA DE UMA PARTÍCULA NO C.M.U. 1- ÍMÃ Os ímãs são corpos que se diferenciam por apresentar algumas propriedades que comentaremos a seguir. Um ímã atrai pedaços de ferro e

Leia mais

Engenharias, Física Elétrica, prof. Simões. Eletromagnetismo. Campo magnético produzido em um fio percorrido por uma corrente elétrica. Exercícios 1.

Engenharias, Física Elétrica, prof. Simões. Eletromagnetismo. Campo magnético produzido em um fio percorrido por uma corrente elétrica. Exercícios 1. Engenharias, Física Elétrica, prof. Simões Eletromagnetismo. Campo magnético produzido em um fio percorrido por uma corrente elétrica. Exercícios 1. 1.(EEM-SP) É dado um fio metálico reto, muito longo,

Leia mais

NESSE CADERNO, VOCÊ ENCONTRARÁ OS SEGUINTES ASSUNTOS:

NESSE CADERNO, VOCÊ ENCONTRARÁ OS SEGUINTES ASSUNTOS: NESSE CADERNO, VOCÊ ENCONTRARÁ OS SEGUINTES ASSUNTOS: CAPÍTULO 3 CAMPO MAGNÉTICO... 3 O Magnetismo e os Trens Balas... 3 A Descoberta Revolucionária de 1820... 3 Campo Magnético Gerado por um Condutor

Leia mais

Eletromagnetismo. Fenômenos associados a imãs tanto naturais como artificiais.

Eletromagnetismo. Fenômenos associados a imãs tanto naturais como artificiais. Conceitos Básicos Eletromagnetismo Na região conhecida como Magnésia descobriu-se que alguns tipos de rocha atraíam umas ás outras e podiam também atrair objetos de ferro. Essas pedras, denominadas magnetitas,

Leia mais

EXERCÍCIOS FÍSICA 3ª SÉRIE

EXERCÍCIOS FÍSICA 3ª SÉRIE 3ª SÉRIE PROF. HILTON EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES ELETROMAGNETISMO FONTES DO CAMPO MAGNÉTICO QUESTÕES OBJETIVAS Condutor retilíneo. Ação entre condutores 1) (Vunesp) Considere os fenômenos seguintes. I.

Leia mais

Lista de Exercícios 1 - Magnetismo e Partícula em Campo Magnético

Lista de Exercícios 1 - Magnetismo e Partícula em Campo Magnético Lista de Exercícios 1 - Magnetismo e Partícula em Campo Magnético Exercícios de uma estrela são elementares, geralmente solucionados com base em conceitos básicos ou simples substituição em equações. Exercícios

Leia mais

Histórico do Magnetismo e suas bases teóricas

Histórico do Magnetismo e suas bases teóricas Histórico do Magnetismo e suas bases teóricas Prof. Vicente Pereira de Barros Conteúdo 15 -Histórico e propriedades básicas do Magnetismo Conteúdo 16 O campo magnético Conteúdo 17 Fluxo Magnético Conteúdo

Leia mais

Plano de Estudos Independentes de Recuperação ( No período de férias escolares)

Plano de Estudos Independentes de Recuperação ( No período de férias escolares) Plano de Estudos Independentes de Recuperação ( No período de férias escolares) 3ºANO Física (Prof. Ronaldo) Carga Elétrica Processos de Eletrização. Lei de Coulomb. Campo e Potencial Elétrico. Trabalho

Leia mais

Eletromagnetismo. UP Centro Educacional Equipe de Física

Eletromagnetismo. UP Centro Educacional Equipe de Física Eletromagnetismo UP Centro Educacional Equipe de Física Origens do Eletromagnetismo Otermomagnetismo resultou do nome Magnésia, região da Ásia Menor (Turquia), devido a um minério chamado magnetita (ímã

Leia mais

AULA 05 Magnetismo Transformadores

AULA 05 Magnetismo Transformadores AULA 05 Magnetismo Transformadores MAGNETISMO As primeiras observações de fenômenos magnéticos são muito antigas. Acredita-se que estas observações foram realizadas pelos gregos, em uma cidade denominada

Leia mais

Teorema de Gauss p/ o campo magnético Em 1819 Oersted observou que uma bússola próxima a um condutor que transporta corrente sofre uma deflexão na

Teorema de Gauss p/ o campo magnético Em 1819 Oersted observou que uma bússola próxima a um condutor que transporta corrente sofre uma deflexão na Principais leis do campo magnético O campo magnético, assim como o campo elétrico possui importantes propriedades que estão relacionadas com o fluxo através de uma superfície fechada e a circulação de

Leia mais

Campo Magnético produzido por correntes elétricas

Campo Magnético produzido por correntes elétricas Campo Magnético produzido por correntes elétricas Prof. Fábio de Oliveira Borges Curso de Física II Instituto de Física, Universidade Federal Fluminense Niterói, Rio de Janeiro, Brasil http://cursos.if.uff.br/fisica2-2015/

Leia mais

RESOLUÇÃO PRATIQUE EM CASA - FÍSICA

RESOLUÇÃO PRATIQUE EM CASA - FÍSICA SOLUÇÃO PC1. O eletroímã irá gerar um campo magnético muito intenso que provocará o surgimento de uma força magnética elevada a ponto de atrair as grandes peças de ferro. SOLUÇÃO PC. A deflexão da bússola

Leia mais

Capítulo 29. Objetivos do Aprendizado

Capítulo 29. Objetivos do Aprendizado Capítulo 29 Objetivos do Aprendizado OA 29.1.0 Resolver problemas relacionados a campos magnéticos produzidos por correntes. OA 29.1.1 Desenhar um elemento de corrente em um fio e indicar a orientação

Leia mais

Campos Magnéticos Produzidos por Correntes

Campos Magnéticos Produzidos por Correntes Cap. 29 Campos Magnéticos Produzidos por Correntes Prof. Oscar Rodrigues dos Santos oscarsantos@utfpr.edu.br Campos Magnéticos Produzidos por Correntes 1 Campos Magnéticos Produzidos por Correntes Campos

Leia mais

NESSE CADERNO, VOCÊ ENCONTRARÁ OS SEGUINTES ASSUNTOS:

NESSE CADERNO, VOCÊ ENCONTRARÁ OS SEGUINTES ASSUNTOS: NESSE CADERNO, VOCÊ ENCONTRARÁ OS SEGUINTES ASSUNTOS: CAPÍTULO 4 FORÇA MAGNÉTICA... 3 Definição... 3 Novos Aspectos da Força Magnética... 4 Condutores Paralelos... 5 1 CAPÍTULO 4 FORÇA MAGNÉTICA 1 DEFINIÇÃO

Leia mais

Aula 20 - Campo Magnético de uma Corrente Elétrica

Aula 20 - Campo Magnético de uma Corrente Elétrica Universidade Federal do Paraná Setor de Ciências Exatas Departamento de Física Física III Prof. Dr. Ricardo Luiz Viana Referências bibliográficas: H. 31-3, 31-4 S. 9-4, 9-5. 5-, 5-3 Aula - Campo Magnético

Leia mais

Corrente contínua e Campo de Indução Magnética: CCB

Corrente contínua e Campo de Indução Magnética: CCB CCB 01 Corrente contínua e Campo de Indução Magnética: CCB Um condutor elétrico cilíndrico encontra-se disposto verticalmente em uma região do espaço, percorrido por uma intensidade de corrente Oersted

Leia mais

EXERCÍCIOS FÍSICA 3ª SÉRIE

EXERCÍCIOS FÍSICA 3ª SÉRIE 3ª SÉRIE PROF. HILTON 1. A figura a seguir mostra a posição inicial de uma espira retangular acoplada a um eixo de rotação, sob a ação de um campo magnético originado por ímãs permanentes, e percorrida

Leia mais

Prof. Marcio R. Loos 5/21/2015. O Campo Magnético. Uma carga cria um campo elétrico ao seu redor: Um ímã produz um campo magnético ao seu redor:

Prof. Marcio R. Loos 5/21/2015. O Campo Magnético. Uma carga cria um campo elétrico ao seu redor: Um ímã produz um campo magnético ao seu redor: Física Geral III Aula Teórica 14 (Cap. 30 parte 1/2): 1) O campo magnético 2) Definição de campo magnético 3) Linhas de campo magnético 4) Movimento de uma partícula carregada num campo magnético uniforme

Leia mais

TEORIA DOS DOMÍNIOS MAGNÉTICOS. Dorival Brito

TEORIA DOS DOMÍNIOS MAGNÉTICOS. Dorival Brito TEORIA DOS DOMÍNIOS MAGNÉTICOS Dorival Brito TEORIA DOS DOMÍNIOS MAGNÉTICOS GRANDEZAS MAGNÉTICAS FUNDAMENTAIS MAGNETISMO O magnetismo é uma forma de energia apresentada apenas por alguns materiais, tais

Leia mais

Halliday & Resnick Fundamentos de Física

Halliday & Resnick Fundamentos de Física Halliday & Resnick Fundamentos de Física Eletromagnetismo Volume 3 www.grupogen.com.br http://gen-io.grupogen.com.br O GEN Grupo Editorial Nacional reúne as editoras Guanabara Koogan, Santos, Roca, AC

Leia mais

Exercícios de Física Eletromagnetismo

Exercícios de Física Eletromagnetismo Exercícios de Física Eletromagnetismo 1-Considerando as propriedades dos ímãs, assinale a alternativa correta. a) Quando temos dois ímãs, podemos afirmar que seus pólos magnéticos de mesmo nome (norte

Leia mais

Unidade 8. Eletricidade e Magnetismo

Unidade 8. Eletricidade e Magnetismo Unidade 8 Eletricidade e Magnetismo Eletrostática e Eletrodinâmica Os fenômenos elétricos estão associados aos elétrons. Cargas Elétricas As cargas elétricas podem ser positivas ou negativas Cargas opostas

Leia mais

O microfone e o altifalante. O altifalante é um aparelho que converte os sinais elétricos em sons originais

O microfone e o altifalante. O altifalante é um aparelho que converte os sinais elétricos em sons originais Sumário UNIDADE TEMÁTICA 2. 1.3 - O microfone e o altifalante. - O campo magnético quem cria o campo e como se deteta. - O vetor campo magnético. - O campo elétrico quem cria o campo e como se deteta.

Leia mais

Eletromagnetismo refsant

Eletromagnetismo refsant Eletromagnetismo refsant 1. A figura mostra duas cargas elétricas e as linhas de campo elétrico criadas por essas cargas. 1.1 Indique o sinal de cada uma das cargas. 1.2refira, justificando, em que região,

Leia mais

Eletromagnetismo: imãs, bobinas e campo magnético

Eletromagnetismo: imãs, bobinas e campo magnético Eletromagnetismo: imãs, bobinas e campo magnético 22 Eletromagnetismo: imãs, bobinas e campo magnético 23 Linhas do campo magnético O mapeamento do campo magnético produzido por um imã, pode ser feito

Leia mais

Magnetismo. Propriedades Magnéticas Campo Magnético Vetor Indução Magnética

Magnetismo. Propriedades Magnéticas Campo Magnético Vetor Indução Magnética Magnetismo Propriedades Magnéticas Campo Magnético Vetor Indução Magnética Orientação Geográfica Norte Geográfico N Sul Geográfico S Atração e Repulsão S N N S N S S N N S N S Inseparabilidade N S N S

Leia mais

Ímanes. Os ímanes podem ser de vários materiais e podem ter formas e tamanhos diversos, mas têm sempre um polo norte e um polo sul.

Ímanes. Os ímanes podem ser de vários materiais e podem ter formas e tamanhos diversos, mas têm sempre um polo norte e um polo sul. Ímanes Os ímanes podem ser de vários materiais e podem ter formas e tamanhos diversos, mas têm sempre um polo norte e um polo sul. Os polos do iguais repelem-se e polos diferentes atraem-se, tal como sucede

Leia mais

EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES ELETROMAGNETISMO FONTES DO CAMPO MAGNÉTICO

EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES ELETROMAGNETISMO FONTES DO CAMPO MAGNÉTICO FONTES DO CAMPO MAGNÉTICO QUESTÕES OBJETIVAS Condutor retilíneo. Ação entre condutores 1) (Vunesp) Considere os fenômenos seguintes. I. Um raio de luz passou de um meio transparente para outro, mudando

Leia mais

Ismael Rodrigues Silva Física-Matemática - UFSC. cel: (48)

Ismael Rodrigues Silva Física-Matemática - UFSC. cel: (48) Ismael Rodrigues Silva Física-Matemática - UFSC cel: (48)9668 3767 72 Agulhas magnéticas ao redor de um condutor perpendicular à folha (cuja corrente sai da folha) se posicionam da maneira mostrada abaixo

Leia mais

Imã. É um corpo formado por material ferromagnético que é feito de ferro, níquel, cobalto ou ligas metálicas que os contêm.

Imã. É um corpo formado por material ferromagnético que é feito de ferro, níquel, cobalto ou ligas metálicas que os contêm. Magnetismo Imã. É um corpo formado por material ferromagnético que é feito de ferro, níquel, cobalto ou ligas metálicas que os contêm. Pólo Norte e Pólo Sul Propriedades dos imãs: Qualquer material pode

Leia mais

Prof. Fábio de Oliveira Borges

Prof. Fábio de Oliveira Borges Carga elétrica e a lei de Coulomb Prof. Fábio de Oliveira Borges Curso de Física II Instituto de Física, Universidade Federal Fluminense Niterói, Rio de Janeiro, Brasil https://cursos.if.uff.br/!fisica2-0117/doku.php

Leia mais

TRANSFORMADOR MONOFÁSICO. Prof. Nelson M. Kanashiro 1. N0ÇÕES DE ELETROMAGNETISMO I I. Densidade de Fluxo Magnético ou simplesmente Campo Magnético,

TRANSFORMADOR MONOFÁSICO. Prof. Nelson M. Kanashiro 1. N0ÇÕES DE ELETROMAGNETISMO I I. Densidade de Fluxo Magnético ou simplesmente Campo Magnético, TRASFORMADOR MOOFÁSCO 1 0ÇÕES DE ELETROMAGETSMO Os materiais magnéticos, denominados como Magnetitas ou Ímãs Permanentes já eram conhecidos pelos gregos a mais de 2500 anos Certas pedras da região da Magnésia

Leia mais

Física III-A /1 Lista 7: Leis de Ampère e Biot-Savart

Física III-A /1 Lista 7: Leis de Ampère e Biot-Savart Física III-A - 2019/1 Lista 7: Leis de Ampère e Biot-Savart 1. (F) Considere um solenoide como o mostrado na figura abaixo, onde o fio é enrolado de forma compacta. Justificando todas as suas respostas,

Leia mais

FÍSICA III Professora Mauren Pomalis ENGENHARIA ELÉTRICA - 3º PERÍODO UNIR/PORTO VELHO 2017/1

FÍSICA III Professora Mauren Pomalis ENGENHARIA ELÉTRICA - 3º PERÍODO UNIR/PORTO VELHO 2017/1 FÍSICA III Professora Mauren Pomalis mauren.pomalis@unir.br ENGENHARIA ELÉTRICA - 3º PERÍODO UNIR/PORTO VELHO 2017/1 CAMPO MAGNÉTICO Campo Magnético Até o momento foram estudados assuntos relacionados

Leia mais

Aula 21 - Lei de Biot e Savart

Aula 21 - Lei de Biot e Savart Universidade Federal do Paraná Setor de Ciências Exatas Departamento de Física Física III Prof. Dr. Ricardo Luiz Viana Referências bibliográficas: H. 1-, 1-7 S. 9-, 9-, 9-4, 9-6 T. 5- Aula 1 - Lei de Biot

Leia mais

Magnetismo. Aula 06/10/2016

Magnetismo. Aula 06/10/2016 Magnetismo { Aula 06/10/2016 Experiências mostraram que um campo magnético pode ser gerado não apenas por ímãs, mas também por correntes elétricas. Hoje atribui-se o magnetismo dos ímãs a existência de

Leia mais

Considere os seguintes dados nas questões de nº 01 a 04. Determine a grandeza que falta (F m,v,b)

Considere os seguintes dados nas questões de nº 01 a 04. Determine a grandeza que falta (F m,v,b) Considere os seguintes dados nas questões de nº 01 a 04. Determine a grandeza que falta (F m,v,b) 01. 02. 03. 04. 05. A figura representa um fio condutor reto de comprimento 10cm, percorrido por corrente

Leia mais

Microfone e altifalante. Conversão de um sinal sonoro num sinal elétrico. sinal elétrico num sinal sonoro.

Microfone e altifalante. Conversão de um sinal sonoro num sinal elétrico. sinal elétrico num sinal sonoro. Microfone e altifalante Conversão de um sinal sonoro num sinal elétrico. Conversão de um sinal elétrico num sinal sonoro. 1 O funcionamento dos microfones e dos altifalantes baseia-se na: - acústica; -

Leia mais

Quantização da carga. todos os objectos directamente observados na natureza possuem cargas que são múltiplos inteiros da carga do eletrão

Quantização da carga. todos os objectos directamente observados na natureza possuem cargas que são múltiplos inteiros da carga do eletrão Eletricidade Quantização da carga todos os objectos directamente observados na natureza possuem cargas que são múltiplos inteiros da carga do eletrão a unidade de carga C, é o coulomb A Lei de Coulomb

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE FÍSICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE FÍSICA ELETROMAGNETISMO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE FÍSICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE FÍSICA ELETROMAGNETISMO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE FÍSICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE FÍSICA ELETROMAGNETISMO Prof. Nelson Luiz Reyes Marques ELETROSTÁTICA 1 - Eletrostática: Os Primeiros

Leia mais

8/5/2015. Prof. Marcio R. Loos. O Campo Magnético. O Campo Magnético. Uma carga cria um campo elétrico ao seu redor:

8/5/2015. Prof. Marcio R. Loos. O Campo Magnético. O Campo Magnético. Uma carga cria um campo elétrico ao seu redor: Física Geral III Aula Teórica 14 (Cap. 30 parte 1/2): 1) O campo magnético 2) Definição de campo magnético 3) Linhas de campo magnético 4) Movimento de uma partícula carregada num campo magnético uniforme

Leia mais

Lista 7: Leis de Ampère e Biot-Savart (2017/2)

Lista 7: Leis de Ampère e Biot-Savart (2017/2) Lista 7: Leis de Ampère e Biot-Savart (2017/2) Prof. Marcos Menezes 1. Considere novamente o modelo clássico para o átomo de Hidrogênio discutido nas últimas listas. Supondo que podemos considerar que

Leia mais

Física 3 - EMB5043. Prof. Diego Duarte Campos magnéticos produzidos por correntes (lista 9) 7 de novembro de 2017

Física 3 - EMB5043. Prof. Diego Duarte Campos magnéticos produzidos por correntes (lista 9) 7 de novembro de 2017 Física 3 - EMB5043 Prof. Diego Duarte Campos magnéticos produzidos por correntes (lista 9) 7 de novembro de 2017 1. A figura 1 mostra dois fios. O fio de baixo conduz uma corrente i 1 = 0,40 A e inclui

Leia mais

b) determine a direção e sentido do vetor campo magnético nesse ponto indicado.

b) determine a direção e sentido do vetor campo magnético nesse ponto indicado. COLÉGIO SHALOM Ensino Médio 3 Ano Prof.º: Wesley Disciplina Física Aluno (a):. No. Trabalho de Recuperação Data: /12/2017 Valor: 1 - (UEL-PR) Um fio longo e retilíneo, quando percorridos por uma corrente

Leia mais

Física III-A /2 Lista 7: Leis de Ampère e Biot-Savart

Física III-A /2 Lista 7: Leis de Ampère e Biot-Savart Física III-A - 2018/2 Lista 7: Leis de Ampère e Biot-Savart 1. (F) Considere um solenoide como o mostrado na figura abaixo, onde o fio é enrolado de forma compacta. Justificando todas as suas respostas,

Leia mais

Princípios de Eletricidade Magnetismo

Princípios de Eletricidade Magnetismo Princípios de Eletricidade Magnetismo Corrente Elétrica e Circuitos de Corrente Contínua Professor: Cristiano Faria Corrente e Movimento de Cargas Elétricas Embora uma corrente seja um movimento de partícula

Leia mais

Física Geral. Eletricidade 3 Magnetismo

Física Geral. Eletricidade 3 Magnetismo Física Geral Eletricidade 3 Magnetismo Magnetismo Termo vem da região onde a Magnetita era encontrada, Magnésia na Grécia. Em 1600 William Gilbert publica seu trabalho onde conclui que a Terra é magnética,

Leia mais

CAMPO MAGNÉTICO LEONARDO PASSOS SALVATTI

CAMPO MAGNÉTICO LEONARDO PASSOS SALVATTI CAMPO MAGNÉTICO LEONARDO PASSOS SALVATTI APRESENTAÇÃO Neste tópico, introduziremos o conceito de campo magnético e discutiremos as características do vetor indução magnética. Definiremos as linhas de indução

Leia mais

1 - Fricção: Formas de Eletrização

1 - Fricção: Formas de Eletrização 1 - Fricção: Formas de Eletrização Formas de Eletrização 2 - Indução: 1 - Fricção: Polarização Resumo Propriedade das Cargas 1. Existem dois tipos de cargas que são positivas (prótons) e negativas (elétrons)

Leia mais

3. (Unirio RJ) Assinale a opção que apresenta a afirmativa correta, a respeito de fenômenos eletromagnéticos:

3. (Unirio RJ) Assinale a opção que apresenta a afirmativa correta, a respeito de fenômenos eletromagnéticos: Lista 10 - Eletromagnetismo 1. (PUC MG) A figura mostra o nascer do Sol. Dos pontos A, B, C e D, qual deles indica o Sul geográfico? a) A. b) B. c) C. d) D. 2. (UFMG) A figura mostra uma pequena chapa

Leia mais

Eletromagnetismo I. Prof. Daniel Orquiza. Eletromagnetismo I. Prof. Daniel Orquiza de Carvalho

Eletromagnetismo I. Prof. Daniel Orquiza. Eletromagnetismo I. Prof. Daniel Orquiza de Carvalho Eletromagnetismo I Prof. Daniel Orquiza Eletromagnetismo I Prof. Daniel Orquiza de Carvalho Eletromagnetismo I - Eletrostática e campo magnético estacionário de correntes contínuas (Capítulo 7 Páginas

Leia mais

Física III-A /1 Lista 7: Leis de Ampère e Biot-Savart

Física III-A /1 Lista 7: Leis de Ampère e Biot-Savart Física III-A - 2018/1 Lista 7: Leis de Ampère e Biot-Savart Prof. Marcos Menezes 1. Considere mais uma vez o modelo clássico para o átomo de Hidrogênio discutido anteriormente. Supondo que podemos considerar

Leia mais

216 Demonstração da Lei de Ampère

216 Demonstração da Lei de Ampère 1 Roteiro elaborado com base na documentação que acompanha o conjunto por: Hermes Urébe Guimarães Tópicos Relacionados Campos magnéticos uniformes, indução magnética, força de Lorentz, portadores de carga,

Leia mais

Produto vetorial. prof. Daniel B. Oliveira

Produto vetorial. prof. Daniel B. Oliveira Baseado: Fundamentals of Physics 2007 Produto vetorial a b nˆ a b sen( ) A força magnética F b sobre uma particula é proporcional a carga q e a velocidade v da particula. A intensidade e a direção de F

Leia mais

Lista de Exercícios. Campo Magnético e Força Magnética

Lista de Exercícios. Campo Magnético e Força Magnética Lista de Exercícios Campo Magnético e Força Magnética 1. Um fio retilíneo e longo é percorrido por uma corrente contínua i = 2 A, no sentido indicado pela figura. Determine os campos magnéticos B P e B

Leia mais

F-328 Física Geral III

F-328 Física Geral III F-328 Física Geral III Aula exploratória- 08 UNICAMP IFGW F328 1S2014 1 Pontos essenciais Campo magnético causa uma força sobre uma carga em movimento Força perpendicular a: Campo magnético Velocidade

Leia mais

PROJETO. Eletromagnetismo

PROJETO. Eletromagnetismo PROJETO Eletromagnetismo Caro aluno, Em breve estudaremos os conceitos e princípios do eletromagnetismo voltados ao entendimento dos geradores e motores elétricos. Para auxiliar no entendimento desses

Leia mais

2-ELETROMAGNETISMO (Página 24 a 115 da apostila Fundamentos do Eletromagnetismo, do professor Fernando Luiz Rosa Mussoi) (Slides da apresentação

2-ELETROMAGNETISMO (Página 24 a 115 da apostila Fundamentos do Eletromagnetismo, do professor Fernando Luiz Rosa Mussoi) (Slides da apresentação 2-ELETROMAGNETISMO (Página 24 a 115 da apostila Fundamentos do Eletromagnetismo, do professor Fernando Luiz Rosa Mussoi) (Slides da apresentação ão: Geração de Corrente Alternada do professor Clóvis Antônio

Leia mais

Leis de Biot-Savart e de Ampère

Leis de Biot-Savart e de Ampère Leis de Biot-Savart e de Ampère 1 Vimos que uma carga elétrica cria um campo elétrico e que este campo exerce força sobre uma outra carga. Também vimos que um campo magnético exerce força sobre uma carga

Leia mais

Aula 1: A carga elétrica e a lei de. Coulomb. Curso de Física Geral III Eletricidade Básica

Aula 1: A carga elétrica e a lei de. Coulomb. Curso de Física Geral III Eletricidade Básica Aula 1: A carga elétrica e a lei de Coulomb Curso de Física Geral III Eletricidade Básica O eletromagnetismo Eletricidade (eletrostática) Fenômeno já conhecido na Grécia antiga. Ao serem atritados, determinados

Leia mais

Unidade Parque Atheneu Professor (a): Dhanyella Aluno (a): Série: 2ª Data: / / LISTA DE FÍSICA I

Unidade Parque Atheneu Professor (a): Dhanyella Aluno (a): Série: 2ª Data: / / LISTA DE FÍSICA I Unidade Parque Atheneu Professor (a): Dhanyella Aluno (a): Série: 2ª Data: / / 2017. LISTA DE FÍSICA I Orientações: - A lista deverá ser respondida em folha de papel almaço. - Caso seja respondida em folha

Leia mais

Fís. Monitor: Guilherme Brigagão

Fís. Monitor: Guilherme Brigagão Fís. Professor: Silvio Sartorelli Monitor: Guilherme Brigagão Força Magnética em Fio 06 set RESUMO Vamos ver agora o que acontece com um fio metálico retilíneo, percorrido por corrente elétrica, quando

Leia mais

Lista 02 Parte II Capítulo 32

Lista 02 Parte II Capítulo 32 Lista 02 Parte II Capítulo 32 01) Dada uma bateria de fem ε e resistência interna r, que valor deve ter a resistência de um resistor, R, ligado em série com a bateria para que o efeito joule no resistor

Leia mais

FÍSICA - 2 o ANO MÓDULO 13 ELETROSTÁTICA: CAMPO ELÉTRICO UNIFORME

FÍSICA - 2 o ANO MÓDULO 13 ELETROSTÁTICA: CAMPO ELÉTRICO UNIFORME FÍSICA - 2 o ANO MÓDULO 13 ELETROSTÁTICA: CAMPO ELÉTRICO UNIFORME ++ + ++++++++ + + + + + +++ - - - - - - - - - - - - - - - - - - - + + + + + A F B E - - - - - V A V B d P 2 { 1,0 cm + 10 cm P 1 { 1,0

Leia mais

Eletromagnetismo. Motor Eletroimã Eletroimã. Fechadura eletromagnética Motor elétrico Ressonância Magnética

Eletromagnetismo. Motor Eletroimã Eletroimã. Fechadura eletromagnética Motor elétrico Ressonância Magnética Eletromagnetismo Motor Eletroimã Eletroimã Fechadura eletromagnética Motor elétrico Ressonância Magnética Representação de um vetor perpendicular a um plano 1 Campo Eletromagnético Regra da mão direita:

Leia mais