Rua Barão de Anadia, 85; Centro Cep: Maceió/AL Tel/FAX: (82) CNPJ: / TERMO DE REFERÊNCIA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Rua Barão de Anadia, 85; Centro Cep: 57.020-034 - Maceió/AL Tel/FAX: (82) 3315-6203 CNPJ: 11.158.131/0001-18 TERMO DE REFERÊNCIA"

Transcrição

1 TERMO DE REFERÊNCIA PROJOVEM TRABALHADOR JUVENTUDE CIDADÃ NO ÂMBITO DO MUNICÍPIO DE MACEIÓ O Município de Maceió executará, através de entidades contratadas para as ações de Qualificação Social e Profissional, no âmbito do Programa Nacional de Inclusão de Jovens, que trata a Lei n , de 10 de junho de 2008, no inciso II do art. 39 do Decreto n , de 04 de novembro 2008, Conforme portaria N. 991, de 27 de novembro de 2008 e alterações no, Projovem Trabalhador - Juventude Cidadã Maceió/2014 com os recursos do Governo Federal. Essas Ações integram as Políticas Públicas voltadas para a juventude, associadas ao conjunto de iniciativas municipais que objetivam contribuir para a inclusão social e profissional dos jovens, sobretudo aqueles com maior nível de vulnerabilidade em Maceió. O propósito do referido Termo é pautar, sob a ética conceitual, metodológica e estrutural, as entidades interessadas em executar ações de Qualificação Social e Profissional, Gestão e Apoio e Inserção no Mercado de Trabalho do Programa ProJovem Trabalhador - Juventude Cidadã - Maceió/2014-, tomando como base os parâmetros previamente estruturados no Termo de Referência do MTE, além de outras contribuições assimiladas nos processos operacionais e avaliativos nas ações de preparação de jovens para o mundo do trabalho. As ações de Qualificação Social e Profissional do ProJovem Trabalhador Juventude Cidadã Maceió/2014 representam estratégias de qualificação que privilegiam o processo de capacitação e qualificação através da teoria e prática, complementando e articulando com formação em cidadania e direitos humanos, qualificação social e profissional, estímulo e apoio efetivo à elevação da escolaridade e inserção no mercado de trabalho.

2 I - JUSTIFICATIVA Em recente estudo divulgado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), os jovens são quase metade dos desempregados no Brasil. Segundo o IPEA, o problema do desemprego tende a ser mais acentuado entre os jovens do que no restante da população em todo o mundo, e o crescimento do desemprego entre os jovens repete a expansão geral do problema em todas as faixas etárias. Neste contexto, os jovens encontram disponíveis apenas ocupações precárias e de curta duração, destaca o IPEA. Para o instituto, isto não seria um problema se as famílias destes jovens pudessem financiar a busca por empregos melhores ou optar pela extensão dos estudos. No entanto, o que acontece para a maioria dos jovens oriundos de famílias trabalhadoras e de baixa renda é que eles ficam circulando entre ocupações de curta duração e baixa remuneração, muitas vezes no mercado informal. O vinculo existente entre o jovem, a escola e o mercado de trabalho apresentam atualmente grandes fragilidades, a exemplo do trabalho precário e a dificuldade de inserção e/ou permanência no mercado de trabalho, além do ingresso no ensino superior o que acarretam grandes entraves para o ingresso na vida adulta efetiva. O Projeto ProJovem Trabalhador - Juventude Cidadã - Maceió/2014 possui a intenção de promover a igualdade de oportunidades e de acesso a bens e serviços coletivos, respeitando a diversidade de culturas e de valores, na perspectiva do desenvolvimento das potencialidades dos jovens com o apoio da educação, da inovação tecnológica e do empreendedorismo. Estas ações visam ampliar as oportunidades de trabalho, por meio da elevação da escolaridade e da qualificação social e profissional, com foco na inserção urgente dos jovens no mercado de trabalho. Deste modo, a implementação deste projeto torna-se extremamente apropriada, uma vez que, além dos segmentos ligados aos arcos ocupacionais contratarem trabalhadores com menor grau de escolaridade quando comparado aos demais, o projeto prevê, como prérequisito, a participação dos jovens em aulas de cidadania e elevação da escolaridade. Desta forma, a perspectiva de desenvolvimento educacional deste segmento populacional mais vulnerável, tanto pela inexperiência profissional como pela baixa escolaridade e impossibilidade de participação em cursos, devido à baixa renda familiar, assume um modelo de formação integral, onde habilidades e competências adquiridas são resultados de uma ação pedagógica voltada à inserção desta população na atividade produtiva.

3 2. OBJETIVOS O Presente Termo de Referência ao Edital de Chamada Pública para Processo de Habilitação,Credenciamento, e Seleção de Entidades sem fins lucrativos interessadas na execução das Ações de Qualificação Social e Profissional - QSP e de Ações de Apoio a Gestão do Projovem Trabalhador Juventude Cidadã no âmbito do município de Maceió tem como objetivos: 2.1. Orientar e disciplinar a construção do projeto técnico para desenvolvimento das Ações de Qualificação Social e Profissional QSP Lotes 01 a 04 a serem desenvolvidas pelas entidades sem fins lucrativos que tenham interesse em participar do Edital de Chamada Pública para Credenciamento, Seleção e Contração de instituições sem fins lucrativos para execução de QSP no âmbito do Projovem Trabalhador Juventude Cidadã no município de Maceió Orientar e disciplinar a construção do projeto técnico para desenvolvimento das Ações de Apoio a Gestão, Acompanhamento e Monitoramento Lote 05 a serem desenvolvidas pelas entidades sem fins lucrativos que tenham interesse em participar do Edital de Chamada Pública para Habilitação, Credenciamento, Seleção de Entidades sem fins lucrativos para execução de QSP, Ações de Apoio a Gestão, Acompanhamento e Monitoramento, fomento ao cumprimento da meta de inserção das Atividades desenvolvidas no âmbito do Projovem Trabalhador Juventude Cidadã no município de Maceió. 2.1 OBJETIVOS GERAIS Contratar para qualificar profissionalmente (mil e quinhentos) jovens em situação de vulnerabilidade social do Município de Maceió, tendo sua execução tomada por meio de lote para melhor adaptar a situação local focando em bairros com maior necessidade, sendo (mil e quinhentos) qualificações, oportunizando acesso à qualificação profissional mediante cursos de formação básica/social e especifica/profissional para a inclusão no mercado de trabalho. 2.2 OBJETIVOS ESPECIFICOS OBJETIVOS ESPECIFICOS - QUALIFICAÇÃO I - Promover ações que contribuam para o reconhecimento e valorização dos direitos humanos, da cidadania e redução das desigualdades;

4 II - Preparar e inserir os jovens no mundo do trabalho, em ocupações com vínculo empregatício ou em outras atividades produtivas legais, geradores de renda; OBJETIVOS ESPECIFICOS GESTÃO E APOIO PARÁGRAFO ÚNICO A entidade responsável pelo Gestão e Apoio ficará responsável pelos itens a seguir: I - Kit Estudantil - mochila (com logomarcas obrigatórias), caderno e estojo completo (lápis, borracha e caneta); II - 02 (duas) Camisas para os jovens com logomarcas obrigatórias; III - Seguro de Vida para os jovens (morte, invalidez e acidentes); IV Serviços de divulgação e impressão (banners, folders, jornais, filipetas, etiquetas, e boletins informativos) V Eventos (feiras, fóruns, encontros técnicos) VI Contratação de 2 (dois) coordenadores pedagógicos, 2 (dois) coordenadores de inserção, 2 (dois) coordenadores de monitoramento, 2 (dois) assistentes pedagógicos, 2 (dois) assistentes de inserção e 2 (dois) assistentes de monitoramento pelo período de 8 meses. 3. DEFINIÇÕES DE LOTES - Da Qualificação Distribuição dos Lotes Lote 01: Será executada qualificação sócio e profissional de 375(trezentos e setenta e cinco) jovens no complexo Benedito Bentes, tendo como composição os arcos ocupacionais de 105 (cento e cinco) educandos na Administração, 60(sessenta) educandos na alimentação, 75 (setenta e cinco) educandos em beleza e estética, 75(setenta e cinco reais) educandos construção e reparo e 60 (sessenta) educandos em turismo e hospitalidade. Lote 02: Será executada qualificação sócio e profissional de 375(trezentos e setenta e cinco) jovens no complexo Jacintinho, tendo como composição os arcos ocupacionais de 105 (cento e cinco) educandos na Administração, 60(sessenta) educandos na alimentação, 75 (setenta e cinco) educandos em beleza e estética, 75(setenta e cinco reais) educandos construção e reparo e 60 (sessenta) educandos em turismo e hospitalidade.

5 Lote 03: Será executada qualificação sócio e profissional de 375(trezentos e setenta e cinco) jovens no bairro do Vergel e Adjacências, tendo como composição os arcos ocupacionais de 105 (cento e cinco) educandos na Administração, 60(sessenta) educandos na alimentação, 75 (setenta e cinco) educandos em beleza e estética, 75(setenta e cinco reais) educandos construção e reparo e 60 (sessenta) educandos em turismo e hospitalidade. Lote 04: Será executada qualificação sócio e profissional de 375(trezentos e setenta e cinco) jovens no bairro do Clima Bom e Adjacências, tendo como composição os arcos ocupacionais de 105 (cento e cinco) educandos na Administração, 60(sessenta) educandos na alimentação, 75 (setenta e cinco) educandos em beleza e estética, 75(setenta e cinco reais) educandos construção e reparo e 60 (sessenta) educandos em turismo e hospitalidade. - DO APÓIO A GESTÃO Lote 05: Contratação de Instituição sem fins lucrativos, para fins de Gestão e Apoio, a qual terá como objetivo especifico a contratação de pessoal para executar ações de acompanhamento, supervisão, monitoramento e avaliação da execução dos cursos de qualificação social e profissional, bem como prestar suporte técnico nas atividades de planejamento e operacionalização do Programa PROJOVEM Trabalhador Juventude Cidadã Maceió/2014 conforme tabela abaixo; DESPESAS DE APOIO A GESTÃO VALOR R$ Coordenador Pedagógico ,00 Coordenador de Inserção ,00 Coordenador de Monitoramento ,00 Assistente Pedagógico ,00 Assistente de Inserção ,00 Assistente de Monitoramento ,00 Serviços de Divulgação e Impressão ,70 Kit Estudantil Mochila( com logomarcas), ,50 caderno e Estojo completo(lápis borracha e caneta) Confecção de (02)duas camisas ,00

6 Seguro de vida para jovens ,00 Eventos ,22 Total R$ ,42 4. RECURSOS PROJETO PROJOVEM TRABALHADOR - JUVENTUDE CIDADÃ - MACEIÓ / Plano de Implementação/2012, será executado com os recursos do Governo Federal e recursos internos do Município de Maceió, correndo as despesas no elemento de despesa Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica. 5. DA DOTAÇÃO ORÇAMENTÁRIA As despesas decorrentes destas contratações correram por conta da dotação orçamentária Funcional Programática , elementos de despesas / / CRITÉRIOS DE SELEÇÃO DOS PARTICIPANTES O Projovem Trabalhador Juventude Cidadã beneficiará jovens de 18 a 29 anos que estejam em situação de desemprego e sejam membros de famílias com renda mensal per capita de até um salário mínimo, que, em virtude de suas condições sócio-econômicas, têm maior dificuldade de inserção na atividade produtiva, ou seja, de maior vulnerabilidade frente ao mundo do trabalho e que: I estejam cursando ou tenham concluído o ensino fundamental; ou II estejam cursando ou tenham concluído o ensino médio, e não estejam cursando ou tenham concluído o ensino superior; III Não estejam regularmente frequentando projetos similares desenvolvidos pelos Governos Municipais, Estadual ou Federal, que ofertem auxilio financeiro.(*) (*)Consideram-se de natureza semelhante ao auxílio financeiro mensal a que se refere o o item III, os benefícios pagos por programas federais, estaduais e/ou municipais dirigidos a indivíduos da mesma faixa etária do Programa. 7. MOBILIZAÇÃO DOS PARTICIPANTES

7 Os jovens serão mobilizados e pré-inscritos pela SEMTABES e pelas Entidades Contratadas responsáveis pelas qualificações que utilizará a seleção mediante perfil definido pela legislação básica do programa Projovem Trabalhador - Juventude Cidadã - Maceió - AL /2014, assegurando os critérios locais e regionais, utilizando, para tanto, cadastro especifico sujeito a supervisão da Secretaria Municipal de Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária SEMTABES. Os jovens selecionados deverão ser encaminhados para fazer o cadastro do SINE da Prefeitura de Maceió. 8. DO VALOR MÁXIMO POR HORA AULA E COMPOSIÇÃO DOS CUSTOS - QUALIFICAÇÃO SOCIAL E PROFISSIONAL O valor a ser pago pela Secretaria Municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária a entidade contratada para a execução das ações de qualificação social e profissional do Projeto Juventude Cidadã será de, no máximo, R$ 9,00 (nove reais) por hora/aula/aluno, concernente única e exclusivamente pelas 350 (trezentas e cinquenta) hora/aula/aluno referente à formação em cidadania e direitos humanos e qualificação social e profissional. A composição dos custos deverá contemplar despesas de custeio necessárias para execução das ações, incluindo remuneração dos instrutores (hora/aula, passagens e hospedagem), material didático, encargos trabalhistas e fiscais, lanche para os educandos, transporte e seguro para os educandos, material de consumo, de acordo com a Resolução Nº 577/ /2011 e 667/2011. O valor máximo da proposta apresentada pela Entidade para execução das ações de Qualificação Social e Profissional do Projeto Juventude Cidadã, no âmbito do Programa Projovem Trabalhador, contemplando todos itens componentes deste Termo de Referência será em conformidade com o lote especificado no item 1(hum) do Edital Lotes 01 a 05. Cada jovem integrante do programa receberá bolsa auxílio financeiro no valor de R$ 600,00 (seiscentos reais), divididos em seis parcelas iguais, mensais e consecutivas no valor de R$ 100,00 (cem reais cada), a ser repassado diretamente pelo Ministério do Trabalho e Emprego. Não devendo portanto esta despesa ser mensurada no custo da execução do projeto técnico de qualificação. As despesas referentes ao presente projeto serão custeadas pelo Termo de Adesão firmado entre o Município de Maceió e o Ministério do Trabalho e Emprego. Além das normas específicas neste Edital e seus anexos, a entidade proponente deverá observar o que dispõe nas Resoluções Nº 577/ /2011 e 667/2011/CODEFAT e as normas específicas do ProJovem Trabalhador, Portaria nº 991, de 27 de novembro de 2008 e Lei nº de 10 de junho de 2008, regulamentada pelo Decreto nº 6.629, de 04

8 de novembro de 2008 e demais recomendações apresentadas no site em especial o Termo de Referência do Programa. - GESTÃO E APOIO O valor de R$ ,42 (quatrocentos e dez mil, cento e um reais e quarenta e dois centavos) Conforme Detalhamento de Despesas do Plano de Implementação firmado entre a Secretaria Municipal de Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária SEMTABES e o Ministério do Trabalho, a composição do valor compreende as seguintes itens: I - Kit Estudantil - mochila (com logomarcas obrigatórias), caderno e estojo completo (lápis, borracha e caneta), II - 02 (duas) Camisetas para os jovens com logomarcas obrigatórias;iii - Seguro de Vida para os jovens (morte, invalidez e acidentes);iv Serviços de divulgação e impressão (banners, folders, jornais, filepetas, etiquetas, e boletins informativos);v Eventos (feiras, fóruns, encontros técnicos);vi Contratação de 2 (dois) coordenadores pedagógicos, 2 (dois) coordenadores de inserção, 2 (dois) coordenadores de monitoramento, 2 (dois) assistentes pedagógicos, 2 (dois) assistentes de inserção e 2 (dois) assistentes de monitoramento pelo período de 8 meses. 9. AÇÕES NO CONTEXTO DO PROJOVEM TRABALHADOR - JUVENTUDE CIDADÃ- MACEIÓ/AL, DOS PROJETOS: a) QUALIFICAÇÃO SOCIAL: Os cursos de qualificação social do Projovem Trabalhador - Juventude Cidadã - Maceió /2014, terão o seguinte conteúdo: TABELA 2. Qualificação Básica Carga Horária Número de Jovens Valores Humanos, ética e cidadania Inclusão Digital Educação Ambiental, higiene pessoal e promoção da qualidade de vida Noções de Direitos Trabalhistas, formação de cooperativas, prevenção de acidentes de trabalho

9 Empreendedorismo TOTAL b) QUALIFICACÃO PROFISSIONAL: O conteúdo da oferta dos cursos de qualificação profissional deverá ser elaborada com base na seguinte relação de arcos ocupacionais: TABELA 3. Qualificação Específica Carga Horária Número de Jovens Administração Alimentação Beleza e Estética Construção e Reparos Turismo e Hospitalidade TOTAL b.1 - Conteúdos de Qualificação Profissional As ofertas de cursos de qualificações profissionais, foram elencadas em consonância com as potencialidades e demandas de empregabilidade do município, sendo parte integrante do Plano de Implementação do Projovem Trabalhador - Juventude Cidadã Maceió/2014. No que se referem às aulas Práticas estas deverão ser desenvolvidas em condições laboratoriais, ou seja, a instituição contratada para prestação de serviços de educação social e profissional e inserção no mercado de trabalho, deverá utilizar prioritariamente instalações próprias que deverão dispor de estruturas, para a reprodução das condições reais propostas nos arcos de qualificação, de acordo com o curso. Todas as salas deverão, obrigatoriamente, conter projetores de multimídia, do tipo Data Show, ar refrigerado, quadro branco, isolamento acústico, sistema de som e um computador, com internet. A integração entre educação básica e profissional é o propósito final de um longo caminho, com inúmeras possibilidades de saídas e entradas, que representará a busca do desenvolvimento global do cidadão.

10 c) O MATERIAL DIDÁTICO: O material didático a ser disponibilizado para os beneficiários do programa é de responsabilidade da instituição contratada para prestação de serviços de qualificação social e profissional e inserção, sendo a matriz encaminhada pelo MTE e disponibilizada pela Secretaria Municipal de Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária SEMTABES, podendo ser utilizado outros materiais desde que os mesmos sejam compatíveis com o conteúdo programático de cada curso e elaborado de acordo com os princípios metodológicos e objetivos definidos previamente na matriz. O material didático deverá ser entregue impresso e colorido, encadernado e seguindo estritamente os padrões estabelecidos pelo MTE em sua matriz disponibilizada em DVD e entregue a Prefeitura Municipal de Maceió, para que esta encaminhe as entidades contratadas, que procederá a impressão e encadernação segundo a matriz. d) METODOLOGIA: Objetiva oportunizar aos jovens a construção dos conceitos de cidadania e direitos humanos (caminhos para o exercício consciente e pleno da democracia), estimulando-os a refletir sobre a essência e o sentido da criação e permanência de tais instrumentos em nossa sociedade; ajudando-os a refletir sob uma nova perspectiva de vida, na qual possam desenvolver uma atitude critica de ação e reflexão, aprendendo a agir de forma consciente. As oficinas serão vivenciadas de forma simultânea por jovens de várias comunidades, garantindo-se o princípio de descentralização quanto à abrangência do Projeto, utilizando-se os arcos ocupacionais como norteadores da qualificação. Como elemento orientador e facilitador do processo de qualificação e inserção dos jovens no mundo do trabalho, o ProJovem Trabalhador - Juventude Cidadã - Maceió - AL -, utilizará a metodologia dos arcos ocupacionais, que já vem sendo utilizado pela Presidência da República, Ministério do Trabalho e Emprego e outros ministérios que trabalham com projetos de qualificação de jovens. Os arcos ocupacionais abrangem as esferas da produção e da circulação (indústria, comércio e prestação de serviço), garantindo assim um maior campo de atuação, visando aumentar as possibilidades de inserção ocupacional dos jovens.

11 Na programação dos cursos, o conteúdo da qualificação social será o primeiro a ser ministrado e na seqüência, o conteúdo da qualificação profissional, observadas as respectivas cargas horárias: a) Carga Horária dos Cursos O Projovem Trabalhador - Juventude Cidadã Maceió/2014 -, terá uma carga horária de 350 horas/aula custeadas pelo Ministério do Trabalho e Emprego, sendo 100 horas/aula de Qualificação Social e 250 horas/aula de Qualificação Profissional. A carga horária será distribuída em 24 (vinte e quatro) semanas, sendo 15 (quinze) horas aula por semana, conforme o quadro a seguir: TABELA 4. Qualificação Social Qualificação Profissional Total 100 horas/aula 250 horas/aula 350 horas/aula Em 07 semanas Em 17 semanas Em 24 semanas 15 horas aula por semana 15 horas aula por semana 15 horas aula por semana 10. PRAZO DE EXECUÇÃO O prazo de execução do referido programa no que se refere à prestação de serviços da instituição contratada é de 09 meses, sendo 06 meses para a educação social e profissional, gestão e apoio, monitoramento e avaliação e 03 meses para inserção no mercado de trabalho e sua vigência correrá por 12 meses, podendo ambas serem prorrogadas, nos termos da legislação. 11. INSERÇÃO DO JOVEM NO MERCADO DE TRABALHO Fica estabelecida para a instituição contratada para prestação de serviços de qualificação social e profissional a meta mínima obrigatória de 30% de inserção de jovens no mundo do trabalho do Projovem Trabalhador - Juventude Cidadã - Maceió/ CRITÉRIOS PARA INSERÇÃO

12 Inserção via Emprego Formal. Serão aceitos como comprovantes cópias legíveis das páginas das carteiras de trabalho dos jovens, onde constam os dados (nome, CPF, Carteira de Identidade) e o registro pela empresa contratante. Serão aceitos, também, comprovantes originários dos sistemas informatizados disponibilizados pelo MTE; 12.2 Inserção via Estágio ou Jovem Aprendiz. Será aceito como comprovante cópia legível do contrato celebrado com a empresa ou órgão onde o jovem for inserido; e 12.3 Inserção via Formas Alternativas Geradoras de Renda (FAGR). Serão aceitos os seguintes comprovantes: a) registro e abertura de microempresa pelo jovem ou participação como sócio ou cotista: comprovante de registro ou protocolo e ou licença municipal ou estadual de funcionamento; b) registro como profissional autônomo: comprovante do registro ou inscrição; c) financiamento para implantação de empreendimento próprio: comprovante do empréstimo, parecer favorável ou financiamento e/ou carta de aprovação do projeto; d) aquisição de espaço físico para funcionamento do negócio: contrato de comodato do imóvel, contrato de aluguel do imóvel e/ou termo de parceria para concessão de espaço físico com comprovação da titularidade do imóvel; e) prestação de serviço a terceiros, mediante contrato de prestação de serviços; f) participação em associação ou cooperativa em funcionamento: contratos sociais, estatutos, ata de diretoria e/ou lista de associados; e g) aquisição, pelo jovem, de equipamentos e insumos produtivos: nota fiscal de compra e/ou termo de doação com especificação. O não cumprimento da meta mínima de inserção de que trata o item anterior obrigará a entidade executora contratada para formação sócio-profissional a restituir cinquenta por cento do valor gasto na qualificação social e profissional, por jovem não inserido no mercado de trabalho. 13. RESPONSABILIDADES DAS PARTES Determinadas nos contratos a serem firmados.

13 13.1 ALÉM DAS RESPONSABILIDADES CONSTANTES NO CONTRATO A SER FIRMADO, CABEM ÀS PARTES: CONTRATANTE: 1. Coordenar e supervisionar, através da Coordenação Qualificação da SEMTABES, a execução do programa, podendo inclusive proceder a visitas in locu para aferir o andamento do mesmo, na Capital; 2. Acompanhar a inserção dos mesmos no Sistema Operacional SINPROJOVEM, para preenchimento das vagas nos arcos ocupacionais do programa; 3. Acompanhar, orientar e fiscalizar os serviços prestados pela CONTRATADA, exigindo o seu fiel cumprimento, adotando todas as providências neste sentido; 4. Fornecer à CONTRATADA o Manual de identificação Visual, contendo todas as logomarcas e modelos dos programas, exigidos pelo MTE. 5. Fornecer à CONTRATADA a matriz dos arcos ocupacionais segundo disponibilizado pelo MTE; 6. Avaliação e conferência das apostilas e manuais didáticos anteriormente a sua distribuição, junto ao beneficiário; 7. Monitoramento e supervisão da entidade contratada para execução das ações de inscrição, qualificação sócio-profissional e inserção no mercado de trabalho do ProJovem Trabalhador - Juventude Cidadã - Maceió/2014 ; 8. Apoio institucional no processo de inserção dos jovens beneficiários do programa para o Mercado de Trabalho, inclusive auxiliando as entidades nos cadastros dos jovens junto ao SINE; 9. Avaliação dos resultados junto à contratada e a equipe do MTE segundo os parâmetros qualitativos e quantitativos, conforme os relatórios entregues pela contratada. CONTRATADAS: a. Qualificações Profissional e Social

14 1. Qualificar os beneficiários de acordo com a Proposta contida nos arcos ocupacionais, com a finalidade de capacitá-los para o mercado de trabalho, objetivando aumentar seu potencial empreendedor e empregabilidade; 2. Fornecer ao beneficiário, informações relativas ao objetivo do programa, bem como a programação do curso, dos conteúdos a serem abordados e outras informações do arco ocupacional, ao qual o beneficiário será capacitado; 3. Apresentar, no momento da contratação, informações sobre a equipe técnica (instrutores), prezando pela assiduidade e comprometimento com a proposta técnico pedagógica, e quando necessário apresentar alterações no corpo técnico, devendo estas alterações ser comunicadas por escrito ao órgão executo do projeto, a saber: SEMTABES; 4. Contratar instrutores qualificados, detentores de habilidades acadêmicas e profissionais específicas, cuja intervenção facilitará ao beneficiário a aquisição de conhecimentos no desenvolvimento de suas capacidades; 5. Expedir certificado de conclusão, registrando obrigatoriamente a participação de todas as instituições envolvidas, contendo as logomarcas obrigatórias, conforme modelos a serem fornecidos pela CONTRATANTE; 6. Apresentar Relatório final dos serviços executados, considerando resultados quantitativos e qualitativos das ações desenvolvidas; 7. Cumprir a META MÍNIMA DE INSERÇÃO DE 30% dos jovens qualificados no Mercado de Trabalho; 8. Restituir em 50% por jovem não inserido caso, a contratada, NÃO cumpra a meta estabelecida no item acima;

15 9. Disponibilizar equipamentos necessários para operação do SINPROJOVEM, para uso dos operadores do sistema (01 da contratada e 01 da prefeitura); 10. Participar das capacitações que digam respeito ao Programa, se necessário, ainda que fora do estado de Alagoas; 11. Implementar mecanismos para inserção dos beneficiários no Mercado de Trabalho; 12. Garantir a inserção das informações inerentes aos beneficiários e ao desenvolvimento das ações, em sistemas informatizados disponibilizados pelo MTE e de instituições bancárias responsáveis pelo repasse do auxílio financeiro aos jovens; 13. Manter equipe multidisciplinar responsável diretamente pela coordenação e acompanhamento do Projovem Trabalhador - Juventude Cidadã Maceió/2014, na entidade contratada; 14. Participar na articulação dos diversos envolvidos no projeto, com vistas à melhoria dos níveis de efetividade das ações desenvolvidas, em especial, no que se refere à empregabilidade e geração de renda; 15. Proceder à exclusão do beneficiário, caso seja detectado alguma desconformidade, no que diga respeito aos critérios de inscrição, freqüência, assiduidade em sala de aula, engajamento nas atividades propostas, sob a supervisão da coordenação geral do projeto; 16. Proceder à imediata substituição do beneficiário que se enquadre nas irregularidades contidas no item anterior, segundo parâmetros do MTE conforme Portaria n. 991 de 27/11/2008 e alterações, sob a supervisão da coordenação geral de projeto;

16 17. Cumprir, obrigatoriamente, com horas aulas práticas em todos os arcos ocupacionais; tendo em vista facilitar o processo de inserção no mercado de trabalho, uma vez que, a prática habilitará o beneficiário para o exercício profissional; 18. Fornecer Lanche (de boa qualidade, bom valor nutritivo e diversificado), para todo o público beneficiário do Programa, que esteja em curso; 19. Disponibilizar passe estudantil, se comprovada à necessidade, para os beneficiários do Programa (Caso este resida a uma distância mínima de metros, do local onde se realiza sua qualificação). 20. O modelo do material didático deverá ser entregue impresso e encadernado, seguindo, estritamente, os padrões estabelecidos pelo MTE, em sua matriz disponibilizada em DVD, e entregue a Secretaria Municipal de Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária SEMTABES, para que esta encaminhe a entidade contratada, que procederá a impressão e encadernação segundo a matriz. 21. As turmas de cada arco ocupacional da qualificação profissional deveram ser obrigatoriamente, compostas por no máximo 30 participantes. 22. Apoiar e executar a contratação dos técnicos responsáveis pelas atividades de monitoramento, coordenação pedagógica e inserção do programa juntamente com a Coordenação Geral do Projeto Projovem Trabalhador - Juventude Cidadã - Maceió - /2014 da Secretaria Municipal de Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária SEMTABES; 23. Operar o sistema, por meio do coordenadores contratados, de acompanhamento gerencial do programa, disponibilizado pelo MTE, em conjunto com a Prefeitura Municipal de MACEIÓ; 24. Manter equipe multidisciplinar, composta de coordenadores de monitoramento, assistentes de monitoramento, coordenadores pedagógicos, assistentes pedagógicos,

17 coordenadores de inserção, assistentes de inserção no mercado de trabalho e operador do sistema, responsáveis diretos pela coordenação e acompanhamento do Programa Projovem Trabalhador- Juventude Cidadã Maceió/2014 junto a Prefeitura de Maceió; 25. Participar na articulação dos diversos atores envolvidos no projeto, com vistas à melhoria dos níveis de efetividade das ações desenvolvidas, em especial, no que se refere à empregabilidade e a geração de renda; 26. Monitorar, por meio dos coordenadores contratados, a freqüência mínima obrigatória dos jovens beneficiários de 75% do total das 350 horas de qualificação social e profissional; 27. Recomendar, por meio dos coordenadores contratados, à exclusão do beneficiário caso seja detectado alguma desconformidade no que diga respeito aos critérios de inscrição, frequência, assiduidade em sala de aula, engajamento nas atividades propostas, sob a supervisão da coordenação geral do projeto; 28. Recomendar, por meio dos coordenadores contratados, à imediata substituição do beneficiário que se enquadre nas irregularidades contidas no item anterior, segundo parâmetros do MTE conforme Portaria n. 991 de 27/11/2008, sob a supervisão da coordenação geral de projeto; 14. EVASÃO E SUBSTITUIÇÃO DE JOVENS Para efeito do cumprimento da meta de qualificação, será aceita a taxa de evasão de até 10% nos cursos qualificação do Projovem Trabalhador - Juventude Cidadã - Maceió /2014. O valor total da qualificação gasto com o jovem evadido acima do que excedeu à taxa de evasão de que se trata será objeto de restituição pela a entidade de formação sócioprofissional e Ente Executor ao MTE. A substituição dos jovens que porventura desistirem de freqüentar os cursos, somente poderá ser efetivada caso tenha sido executado até 25% do total de horas/aula de qualificação

18 social e/ou profissional. Alcançado este percentual os 25% fica considerado como evasão e não poderá ser mais substituído. 15. ELABORAÇÃO DO PROGRAMA DE TRABALHO DA QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL A) Apresentação Deve ser apresentado, de forma breve, a importância do projeto, suas limitações e as relações com outros trabalhos já desenvolvidos com similaridade e em conformidade com o Termo de Referência. B) Dados sobre a Entidade ( Entidade Executora do Programa ) -Razão Social; -Data da Constituição; -Endereço Completo; -CNPJ; -Nome do Responsável Legal para Assinatura de Contrato; -Nacionalidade, Estado Civil e Cargo; -Carteira de Identidade (órgão, UF); -CPF; -Telefone para contato; -Fax; -Celular; - ; -Endereço Residencial (Completo atp, CEP...). C) Documentação 1 1 A documentação acima referida deverá ser entregue com o projeto: Qualificação Social e Profissional, devidamente elaborado, sem perspectivas de reelaboração ou de retificação, disponibilizado para aprovação, imediata, pela Comissão de Cadastramento e Análise de Projetos designada pela SEMTABES. Não poderão participar da apresentação das referidas propostas, instituições que estiverem cumprindo penalidades de suspensão, ou que tenham sido declaradas inidôneas, por qualquer órgão público federal, estadual ou municipal, bem como as que estiverem em processo de

19 Como parte integrante do projeto da Entidade, deve ser entregue à SEMTABES - Secretaria Municipal de Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária, acostados ao mesmo, os documentos a seguir relacionados, cujos prazos de vigência deverão vigorar até a eventual data da assinatura do contrato: a) Ofício de encaminhamento do projeto da Entidade à SEMTABES, devidamente assinada pelo responsável; b) Ato declaratório de isenção do ISS, quando existente; c) Atestado de Capacidade Técnica( no mínimo de 3), dando conta de que a presente instituição já realizara serviços compatíveis, em número e período, ao objeto deste Termo; d) Certidões Negativas de INSS, da Receita Federal, Municipal, do Estadual, do FGTS e Falência e Concordata, além da CNDT Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas; e) Estatuto e alterações, devidamente registrado na forma da lei, acompanhado da ata de eleição e posse da diretoria, igualmente registradas; D) Finalidade da Entidade Sinopse sobre o Estatuto, contendo informações quanto a natureza da Entidade e o cumprimento da mesma com a Qualificação Social e Profissional, segundo seu campo de especialização ou atuação. E) Justificativa/Identificação da Demanda que pretende atender A justificativa deve ser apresentada de forma sucinta fundamentando a proposta de qualificação social e profissional para este público a ser atendido, com base na capacidade que a instituição tem de execução das ações. F) Público Alvo (Jovens beneficiados pelo programa) falência, concordata ou liquidação; que apresentarem pendência em sua prestação de contas, e/ou considerada insuficiente na execução de projetos de qualificação profissional em anos anteriores.

20 O Projovem Trabalhador Juventude Cidadã beneficiará jovens de 18 a 29 anos que estejam em situação de desemprego e sejam membros de famílias com renda mensal per capita de até um salário mínimo, que, em virtude de suas condições sócio-econômicas, têm maior dificuldade de inserção na atividade produtiva, ou seja, de maior vulnerabilidade frente ao mundo do trabalho e que: I estejam cursando ou tenham concluído o ensino fundamental; ou II estejam cursando ou tenham concluído o ensino médio, e não estejam cursando ou tenham concluído o ensino superior. Público prioritário/critérios preferenciais de acesso PCD como pretende alcançar a meta de 10%. G) Meta/Área de Abrangência/Clientela (identificar o lote) H) Articulação Institucional Para Meta de Inserção - Com Quem - Atribuição de cada parceiro I) Prazo de Execução O prazo de execução do projeto é de 09 meses, sendo 06 meses de Qualificação Social e Profissional e 03 meses para inserção no mundo do trabalho. I.1) Carga Horária dos Cursos O Projovem Trabalhador Juventude Cidadã terá uma carga horária de 350 horas/aula custeadas pelo Ministério do Trabalho e Emprego, sendo 100 horas/aula de Qualificação Social e 250 horas/aula de Qualificação Profissional. A carga horária será distribuída em 24 (vinte e quatro) semanas, sendo 15 (quinze) horas/aula por semana, conforme o quadro a seguir: TABELA 5.

21 Qualificação Social Qualificação Profissional Total 100 horas/aula em 07 semanas 15 horas/aula por semana 250 horas/aula em 17 semanas 350 horas/aula em 24 semanas J) Objetivos Geral: (O que a Entidade pretende atingir) Deve estar correlacionado à justificativa, especificando a natureza, em sentido amplo, sobre a intenção de atender ao público através dos cursos para a inclusão no mundo social e do trabalho com vistas a articulação direta com as oportunidades concretas de inserção do trabalhador, entendendo essa inclusão a partir do princípio educativo, da qualidade pedagógica das ações e efetividade social. O período total de desenvolvimento do projeto em questão e a percentagem de 30% de encaminhamento/ inserção de educandos no mercado de trabalho. Específico: (detalhar o objetivo geral) Detalhar o objetivo geral, de forma mais abrangente e especifica possível, especificando as várias ações, intenções, formas e pretensões almejadas para atingir objetivo geral. K) Metodologia Devem ser explicadas detalhadamente quais metodologias que funcionarão como suporte do projeto, bem como sua forma de operacionalização. Tal informação fica prioritariamente sob a responsabilidade do Coordenador Pedagógico da Entidade. Tratar a dimensão pedagógica dentro de um processo de construção do conhecimento para o mundo social e do trabalho, transmissão e acesso ao conhecimento; articulação entre trabalho, educação e desenvolvimento; qualificação como política pública; trabalho como princípio educativo; reconhecimento dos saberes acumulados na vida e no trabalho, por meio

22 da orientação e certificação profissional (habilidades e práticas profissionais, desenvolvidas em processos formais e informais); trabalho como princípio educativo; efetividade social e qualidade pedagógica das ações; educação profissional formação inicial e continuada nos territórios e setores produtivos, envolvendo, de forma integrada, principalmente os conteúdos indicados, abaixo, sem prejuízo de outros que se definam em função da realidade local das necessidades dos/as trabalhadores/as, do desenvolvimento do território, do mercado de trabalho e do perfil da população a ser atendida. L) De responsabilidade da Entidade Executora. Apresentação do Projeto O Projeto deve contemplar, considerando os temas centrais do planejamento de ensino e a avaliação da aprendizagem, incluindo os conteúdos básicos obrigatórios e específicos, os seguintes aspectos: A definição dos objetivos os objetivos devem ser estabelecidos de forma a deixar claro, o que se vai ensinar, para que ensinar e o que o educando dever ser capaz de realizar no final do curso. A seleção dos conteúdos os conteúdos devem ser estabelecidos a partir da definição dos objetivos e devem incluir de forma integrada, os conteúdos indicados abaixo, Os cursos de qualificação profissional deverão ser identificados com base nos arcos ocupacionais. Os cursos de qualificação profissional serão desenvolvidos em consonância com a demanda do mercado do trabalho local (atividades econômicas do município), e serão parte integrante do Plano de Implementação do Projovem Trabalhador Juventude Cidadã. Conteúdos de Qualificação Social Os cursos de qualificação social do Projovem Trabalhador Juventude Cidadã terá o seguinte conteúdo:

23 Inclusão digital 40 horas/aula. Valores humanos, ética e cidadania 10 horas/aula. Educação ambiental, higiene pessoal, promoção da qualidade de vida 10 horas/aula. Noções de direitos trabalhistas, formação de cooperativas, prevenção de acidentes de trabalho 20 horas/aula. Empreendedorismo: 20 horas/aula. Conteúdos de Qualificação Profissional A oferta de cursos de qualificação profissional deverá estar em consonância com a demanda de empregabilidade que será parte integrante do Plano de Implementação do Projovem Trabalhador Juventude Cidadã. Caso haja aula prática, esta deverá ser desenvolvida em condições laboratoriais, ou seja, as pessoas jurídicas públicas ou privadas contratadas para prestarem os serviços de qualificação profissional poderão utilizar tanto instalações próprias com reprodução das condições reais, de acordo com o curso, bem como fazer parcerias com outras pessoas jurídicas, desde que, quando da execução das aulas, o parceiro não utilize os jovens para o funcionamento regular de suas atividades. O conteúdo da oferta dos cursos de qualificação profissional deverá ser elaborado com base na seguinte relação de arcos ocupacionais: Administração, Alimentação, Beleza e Estética,Construção e Reparos, Educação, Turismo e Hospitalidade. A integração entre educação básica e profissional é o propósito final de um longo caminho, com inúmeras possibilidades de saídas e entradas, que representará a busca do desenvolvimento global do cidadão. Material Didático

24 Será compatível com o conteúdo programático de cada curso e elaborado de acordo com os princípios metodológicos e objetivos aqui definidos, previamente, encaminhados pelo MTE. Metodologia Os métodos e técnicas de ensino a serem aplicadas a utilização desses instrumentos na elaboração e execução do projeto tem que necessariamente estar de acordo com os objetivos estabelecidos e deve ser compatível com os seguintes princípios: Os projetos pedagógicos devem refletir a complexidade que perpassam o mundo do trabalho e suas consequências sob a realidade social do jovem, ampliando as reflexões acerca da realidade e potencialidades que existem nos territórios em que residem e trabalham. As diretrizes para os conteúdos e metodologias devem, portanto, obedecer a três eixos articuladores: um abordando a realidade social; outro enfocando as transformações no mercado de trabalho, inclusive as inovações tecnológicas e o novo perfil do trabalhador; e um terceira abordando a visão estratégica em relação às oportunidades, inclusive as agrícolas, além das diferentes formas de trabalho e renda. Durante a execução das ações de qualificação social e profissional serão abordados temas transversais como empreendedorismo e economia solidária, equidade de gênero, gestão pública, terceiro setor, português, matemática e língua estrangeira. Na programação dos cursos, o conteúdo da qualificação social será o primeiro a ser ministrado, e, na sequência, o conteúdo da qualificação profissional, observadas as respectivas cargas horárias de que trata o item 6.1. Obs: Após o processo de inscrição, sugere-se agrupar os jovens selecionados em turmas compostas por jovens com perfil escolar semelhante. e) Avaliação dos resultados

25 A entidade contratada para a execução das ações do ProJovem Trabalhador Juventude Cidadã, será monitorada e supervisionada por uma equipe técnica e pedagógica contratada por uma executora especialmente contratada para as atividades de Apoio à Gestão, do Projeto ProJovem Trabalhador JUVENTUDE CIDADÃ, além da equipe de gestão da SEMTABES. Serão utilizados parâmetros qualitativos e quantitativos para avaliação dos trabalhos da executora, conformes os seguintes aspectos: Com relação ao Educando - Absorção do conteúdo; - Frequência e pontualidade; - Nível de satisfação e engajamento nas atividades. Com relação ao educador - Assiduidade e comportamento; - Conhecimento e didática; - Relacionamento com os educandos. Com relação á executora - Proposta e procedimentos pedagógicos; - Recurso audiovisual e material didático; - Estrutura e localização das instalações; - Atendimento às diretrizes estabelecidas pela SEMTABES. M) Organização Articulação - citar, se houver convênios e parcerias realizados, ou a serem realizados com as entidades e / ou profissionais envolvidos no processo de Educação Profissional. Desenvolvimento - definir os recursos para desenvolvimento das atividades, habilidades e conteúdos programáticos propostos.

26 Divulgação definir as estratégias e os recursos a serem utilizados para divulgação de acordo com as orientações da SEMTABES. N) Planejamento e Acompanhamento das Ações de Qualificação Social, Profissional - Equipe Técnica e o fornecimento dos bens e serviços Quantificar e qualificar os profissionais necessários ao desenvolvimento do projeto delimitando a duração e valores previstos para contratação dos mesmos. Descrição dos Recursos Físicos Descrever detalhadamente os recursos físicos, tecnológicos e de apoio logístico, tais como os espaços disponíveis para a execução ( sala de aula, banheiros, laboratórios, etc.), bem como todos os outros recursos a serem utilizados ( televisores, laboratório de informática, flip chart, máquinas em geral etc.) Descrição dos Recursos Humanos Detalhar o corpo docente designado para ministrar o conteúdo programático dos cursos. Ressalta-se que caso haja necessidade, os currículos e demais documentos, dos profissionais envolvidos poderão ser solicitados pelo analista e/ou executor do projeto, em qualquer fase, até a finalização da execução. O) Metas, produtos e resultados esperados Indicar metas/produtos/resultados parciais e o final, de modo a permitir a verificação de seu cumprimento, além da identificação dos beneficiários do projeto. Relatório sobre o desenvolvimento do projeto não constituem produtos dos mesmos. P) Orçamento

27 Detalhar o investimento previsto, por item de despesa - pessoal e encargos, passagens e diárias, material de consumo - indicando os valores solicitados e, compondo assim o orçamento global do projeto. (Detalhamento dos custos só para as executoras que forem contratadas. Essas devem adquirir as planilhas na SEMTABES.) 16. DO VALOR E DO PAGAMENTO - QUALIFICAÇÃO O CONTRATANTE pagará ao CONTRATADO pela execução dos serviços educacionais para capacitação sócio-profissional, conforme melhor proposta apresentada baseada neste presente termo de referência, tendo como teto o valor global de R$ ,82(cinco milhões, cento e quarenta e um mil e quatrocentos e cinquenta e sete reais e oitenta e dois centavos), cujo pagamento realizar-se-á em conformidade com os serviços parciais executados, devendo ser desembolsado após a efetivação de cada serviço pactuado e devidamente atestados pelo órgão fiscalizador, mediante apresentação da Nota Fiscal de Serviço por parte do contratado, conforme tabela abaixo: TABELA 7. QUANTIDADE CONDICIONAMENTO PARA QUITAÇÃO DA PERCENTUAL DE PARCELA A SER PAGO PARCELAS A 1 a parcela será correspondente a 15% (quinze por cento) do valor do contrato e sua liberação dar-se-á 1ª parcela mediante a assinatura do contrato,mobilização e 15 % divulgação da abertura do programa, e entrega de relatório parcial das ações realizadas A 2 a parcela será correspondente a 20% (vinte por 2ª parcela cento) do valor do contrato e será liberada após a entrega das cópias das fichas de pré-inscrição dos jovens e relatório parcial contendo informações 20% referente ao andamentos das adaptações físicas, plano pedagógico para a execução da qualificação, 3ª parcela A 3ª parcela será correspondente a 35%(trinta por 35%

28 4ª parcela 5ª parcela cento) do valor do contrato e será liberada após execução da qualificação básica total do projeto, mediante a apresentação das cópias das atas de frequência das turmas, ações de qualificação realizadas, quantidade de vagas contratadas, oferecidas, ocupadas e de objeto de evasão, informando-se o percentual de evasão, carga horária efetiva, número de jovens, com seus respectivos nomes, CPF, RG e percentual de freqüência, apresentação de listas assinadas pelos jovens comprovando o fornecimento de vale-transporte e alimentação, apresentação de cópias dos protocolos de entrega dos kits estudantis, camisetas, do material didático (qualificação básica) mochilas, apólices de seguro dos jovens; A 4ª parcela será correspondente a 25%(vinte e cinco por cento) do valor do contrato e será liberada após execução de 80% da carga horária total do projeto, mediante a apresentação das cópias das atas de frequência das turmas, ações de qualificação realizadas, quantidade de vagas contratadas, oferecidas, ocupadas e de objeto de evasão, informando-se o percentual de evasão, carga horária efetiva, número de jovens, com seus respectivos nomes, CPF, RG e percentual de frequência, apresentação de listas assinadas pelos jovens comprovando o fornecimento de vale-transporte e alimentação; A 5ª parcela será correspondente a 5%(cinco por cento) do valor do contrato e será liberada após execução de 100% da carga horária total do projeto, mediante a apresentação de uma via impressa e uma digital do Relatório Final de Atividades, que apresente a sistematização do trabalho desenvolvido, contendo os 25% 5%

29 resultados e objetivos alcançados, os aspectos facilitadores e dificultadores, além apresentação das cópias das atas de frequência das turmas, ações de qualificação realizadas, quantidade de vagas contratadas, oferecidas, ocupadas e de objeto de evasão, informando-se o percentual de evasão, carga horária efetiva, número de jovens, com seus respectivos nomes, CPF, RG e percentual de frequência, apresentação de listas assinadas pelos jovens comprovando o fornecimento de valetransporte, alimentação e lista com a entrega do certificado e entrega da documentação referente a inserção de mínima 30% dos jovens no mundo do trabalho acompanhado do mapa de inserção. 16- DO VALOR MÁXIMO POR HORA AULA E COMPOSIÇÃO DOS CUSTOS O valor a ser pago pela Secretaria Municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária a entidade contratada para a execução das ações de qualificação social e profissional do Projeto Juventude Cidadã será de, no máximo, R$ 9,00 (nove reais) por hora/aula/aluno, concernente única e exclusivamente pelas 350 (trezentas e cinquenta) hora/aula/aluno referente à formação em cidadania e direitos humanos e qualificação social e profissional. A composição dos custos deverá contemplar despesas de custeio necessárias para execução das ações, incluindo remuneração dos instrutores (hora/aula, passagens e hospedagem), material didático, encargos trabalhistas e fiscais, lanche para os educandos, transporte e seguro para os educandos, material de consumo, de acordo com a Resolução Nº 577/ /2011, 667/ /2012. O valor máximo da proposta apresentada pela Entidade para execução das ações de Qualificação Social e Profissional do Projeto Juventude Cidadã, no âmbito do Programa Projovem Trabalhador, contemplando todos itens componentes deste Termo de Referência será em conformidade com o lote especificado no item 1(hum) do Edital Lotes 01 a 05. Cada jovem integrante do programa receberá bolsa auxílio financeiro no valor de R$ 600,00 (seiscentos reais), divididos em seis parcelas iguais, mensais e consecutivas no valor de R$ 100,00 (cem reais cada), a ser repassado diretamente pelo Ministério do Trabalho e Emprego. Não devendo portanto esta despesa ser mensurada no custo da execução do projeto técnico de qualificação. As despesas referentes ao presente projeto serão custeadas pelo Termo de Adesão firmado entre o Município de Maceió e o Ministério do Trabalho e Emprego.

ANEXO IV TERMO DE REFERÊNCIA E ELABORAÇÃO DO PROJETO ESTADO DE ALAGOAS SECRETARIA DE ESTADO DA CIÊNCIA, DA TECNOLOGIA E DA INOVAÇÃO

ANEXO IV TERMO DE REFERÊNCIA E ELABORAÇÃO DO PROJETO ESTADO DE ALAGOAS SECRETARIA DE ESTADO DA CIÊNCIA, DA TECNOLOGIA E DA INOVAÇÃO ANEXO IV TERMO DE REFERÊNCIA E ELABORAÇÃO DO PROJETO ESTADO DE ALAGOAS SECRETARIA DE ESTADO DA CIÊNCIA, DA TECNOLOGIA E DA INOVAÇÃO TERMO DE REFERÊNCIA EDITAL 01/2013 PROPOSTA / ELABORAÇÃO DE PROJETOS

Leia mais

1. APRESENTAÇÃO 2. DA ATUAÇÃO

1. APRESENTAÇÃO 2. DA ATUAÇÃO 1. APRESENTAÇÃO Cooperativa é uma sociedade de pessoas, com forma e caráter jurídico próprio, de natureza civil, constituídas para prestar serviços aos cooperados. Sua missão é promover a qualidade de

Leia mais

EDITAL PARA SELEÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS 2015

EDITAL PARA SELEÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS 2015 EDITAL PARA SELEÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS 2015 1. DO OBJETO 1.1. O presente edital tem por objeto realizar uma chamada pública nacional para seleção de projetos que contribuam para o empoderamento das mulheres

Leia mais

FACULDADES INTEGRADAS CAMPO GRANDENSES INSTRUÇÃO NORMATIVA 002/2010 17 05 2010

FACULDADES INTEGRADAS CAMPO GRANDENSES INSTRUÇÃO NORMATIVA 002/2010 17 05 2010 O Diretor das Faculdades Integradas Campo Grandenses, no uso de suas atribuições regimentais e por decisão dos Conselhos Superior, de Ensino, Pesquisa, Pós Graduação e Extensão e de Coordenadores, em reunião

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR NÃO OBRIGATÓRIO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO FINANCEIRA REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR NÃO OBRIGATÓRIO Das Disposições Gerais

Leia mais

3. Cronograma. Encaminhamento da solicitação de apoio, formatada conforme Roteiro de elaboração de projetos estabelecido no Anexo I.

3. Cronograma. Encaminhamento da solicitação de apoio, formatada conforme Roteiro de elaboração de projetos estabelecido no Anexo I. PROPOSTA DE EDITAL O Instituto de Compromisso com o Desenvolvimento Humano, fundado aos 09 (nove) dias do mês de Maio de 2007, tendo como objetivo promover o desenvolvimento humano em diversos âmbitos,

Leia mais

PROJETO DE LEI N. O CONGRESSO NACIONAL decreta:

PROJETO DE LEI N. O CONGRESSO NACIONAL decreta: PROJETO DE LEI N Institui o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego PRONATEC, altera as Leis n. 7.998, de 11 de janeiro de 1990, n. 8.121, de 24 de julho de 1991 e n. 10.260, de 12 de julho

Leia mais

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS Introdução Independentemente do nível de experiência da proponente na elaboração de projetos, o Instituto Cooperforte empresta apoio, orientação e subsídios às Instituições

Leia mais

MANUAL DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES PARA O CURSO DE FISIOTERAPIA

MANUAL DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES PARA O CURSO DE FISIOTERAPIA MANUAL DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES PARA O CURSO DE FISIOTERAPIA MONTES CLAROS - MG SUMÁRIO 1. Introdução 4 2. Obrigatoriedade das atividades complementares 5 3. Modalidades de Atividades Complementares

Leia mais

EDITAL N.º01/2015 1. APRESENTAÇÃO

EDITAL N.º01/2015 1. APRESENTAÇÃO EDITAL N.º01/2015 O Conselho Municipal do Idoso CMI, no uso das atribuições legais que lhe confere a Lei Municipal N.º 3.548 de 24 de março de 2009, torna público que está disponibilizando recursos oriundos

Leia mais

A NOVA LEI DE ESTÁGIO DE ESTUDANTES

A NOVA LEI DE ESTÁGIO DE ESTUDANTES A NOVA LEI DE ESTÁGIO DE ESTUDANTES (11.788, DE 25/09/2008) Definição Estágio é ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo

Leia mais

REGULAMENTO PROGRAMA DE MONITORIA

REGULAMENTO PROGRAMA DE MONITORIA REGULAMENTO PROGRAMA DE MONITORIA BARRETOS 2010 REGULAMENTO PROGRAMA DE MONITORIA Art. 1 - O Programa de Monitoria da Faculdade Barretos, destinado a alunos regularmente matriculados, obedecerá às normas

Leia mais

Considerando que as Faculdades Integradas Sévigné estão em plena reforma acadêmica que será implementada a partir de 2009 e;

Considerando que as Faculdades Integradas Sévigné estão em plena reforma acadêmica que será implementada a partir de 2009 e; RESOLUÇÃO CSA 02/2009 REFERENDA A PORTARIA DG 02/2008 QUE APROVOU A INSERÇÃO DOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS NÃO OBRIGATÓRIOS NOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DOS CURSOS OFERTADOS PELAS FACULDADES INTEGRADAS SÉVIGNÉ.

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR NÃO OBRIGATÓRIO CURSO SUPERIOR DE FORMAÇÃO ESPECÍFICA EM GESTÃO DE MICRO E PEQUENAS EMPRESAS, SEQUENCIAL REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR

Leia mais

POLÍTICA DE APOIO A PROJETOS SOCIAIS

POLÍTICA DE APOIO A PROJETOS SOCIAIS sicoobcentro.com.br POLÍTICA DE APOIO A PROJETOS SOCIAIS Cooperativa de Crédito *Esta Política de Apoio a Projetos Sociais é baseada no projeto da Cooperativa Sicoob Credip* ÍNDICE 1. APRESENTAÇÃO...3

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR NÃO OBRIGATÓRIO CURSO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS, BACHARELADO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NÃO OBRIGATÓRIO Das disposições gerais O presente documento

Leia mais

ANEXO III - ROTEIRO DE PROJETO

ANEXO III - ROTEIRO DE PROJETO ANEXO III - ROTEIRO DE PROJETO 1.DADOS CADASTRAIS DA ENTIDADE OU ORGANIZAÇÃO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL PROPONENTE NOME DA ENTIDADE OU ORGANIZAÇÃO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL (abreviatura caso possua) NOME FANTASIA

Leia mais

ANEXO II ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DOS PROJETOS

ANEXO II ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DOS PROJETOS ANEXO II ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DOS PROJETOS Roteiro Pedagógico e Metodológico Parte 1. Identificação do Projeto 1.1. Instituição de ensino proponente, com a respectiva identificação 1.2. Título do Projeto/Objeto

Leia mais

NORMATIZAÇÃO DE ESTÁGIO PARA OS CURSOS TÉCNICOS E SUPERIORES DO IFSULDEMINAS

NORMATIZAÇÃO DE ESTÁGIO PARA OS CURSOS TÉCNICOS E SUPERIORES DO IFSULDEMINAS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUL DE MINAS GERAIS NORMATIZAÇÃO DE ESTÁGIO PARA OS CURSOS TÉCNICOS E SUPERIORES

Leia mais

Edital 1/2014. Chamada contínua para incubação de empresas e projetos de base tecnológica

Edital 1/2014. Chamada contínua para incubação de empresas e projetos de base tecnológica Edital 1/2014 Chamada contínua para incubação de empresas e projetos de base tecnológica A (PoloSul.org) torna pública a presente chamada e convida os interessados para apresentar propostas de incubação

Leia mais

FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ COORDENADORIA DE COOPERAÇÃO SOCIAL

FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ COORDENADORIA DE COOPERAÇÃO SOCIAL FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ COORDENADORIA DE COOPERAÇÃO SOCIAL EDITAL PARA SELEÇÃO DE PROJETOS DE COOPERAÇÃO SOCIAL PARA DESENVOLVIMENTO TERRITORIALIZADO - CSDT/ FIOCRUZ - 01/2009 A Fundação Oswaldo Cruz, CNPJ

Leia mais

CHAMADA PÚBLICA 2015

CHAMADA PÚBLICA 2015 EDITAL N º 13 /PRPPGI/2015 CHAMADA PÚBLICA 2015 PROGRAMA DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS COM FINALIDADE DIDÁTICO- PEDAGÓGICA EM CURSOS REGULARES NO EXECUÇÃO: MAIO A NOVEMBRO DE 2015. A Reitora

Leia mais

REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO FACULDADE SUMARÉ

REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO FACULDADE SUMARÉ REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO FACULDADE SUMARÉ 2008 CAPÍTULO I DA CONCEPÇÃO E FINALIDADE Art. 1º. Respeitada a legislação vigente, as normas específicas aplicáveis a cada curso e, em

Leia mais

DOCUMENTO TÉCNICO DO PROJETO

DOCUMENTO TÉCNICO DO PROJETO DOCUMENTO TÉCNICO DO PROJETO Este roteiro de elaboração do Documento Técnico do Projeto tem por objetivo subsidiar a apresentação de propostas para desenvolvimento do Programa Luta pela Cidadania, que

Leia mais

PORTARIA SMS Nº 001/2013. A Secretária de Saúde do município de Salgueiro, no uso de suas atribuições legais:

PORTARIA SMS Nº 001/2013. A Secretária de Saúde do município de Salgueiro, no uso de suas atribuições legais: PORTARIA SMS Nº 001/2013 EMENTA: Dispõe sobre o Programa de Qualificação Profissional, no âmbito da Secretaria Municipal de Saúde de Salgueiro, para todos os cargos previstos no ANEXO II da Lei Municipal

Leia mais

MANUAL PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS. Junho, 2006 Anglo American Brasil

MANUAL PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS. Junho, 2006 Anglo American Brasil MANUAL PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS Junho, 2006 Anglo American Brasil 1. Responsabilidade Social na Anglo American Brasil e objetivos deste Manual Já em 1917, o Sr. Ernest Oppenheimer, fundador

Leia mais

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º O presente regulamento normatiza as atividades do Estágio Supervisionado em Publicidade e Propaganda

Leia mais

EDITAL PF no. 008/2015 CONVOCAÇÃO DE INTERESSADOS À SELEÇÃO PARA CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS DE CONSULTORIA TÉCNICA ESPECIALIZADA PESSOA FÍSICA

EDITAL PF no. 008/2015 CONVOCAÇÃO DE INTERESSADOS À SELEÇÃO PARA CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS DE CONSULTORIA TÉCNICA ESPECIALIZADA PESSOA FÍSICA EDITAL PF no. 008/2015 CONVOCAÇÃO DE INTERESSADOS À SELEÇÃO PARA CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS DE CONSULTORIA TÉCNICA ESPECIALIZADA PESSOA FÍSICA O CONASS: O Conselho Nacional de Secretários de Saúde é uma entidade

Leia mais

REGULAMENTO DA DISCIPLINA ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DOS CURSOS SUPERIORESDE GRADUAÇÃO DO CEFET-PR. Capítulo I DO ESTÁGIO E SUAS FINALIDADES

REGULAMENTO DA DISCIPLINA ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DOS CURSOS SUPERIORESDE GRADUAÇÃO DO CEFET-PR. Capítulo I DO ESTÁGIO E SUAS FINALIDADES REGULAMENTO DA DISCIPLINA ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DOS CURSOS SUPERIORESDE GRADUAÇÃO DO CEFET-PR Capítulo I DO ESTÁGIO E SUAS FINALIDADES Art. 1º - O Estágio Curricular, baseado na lei nº 6.494,

Leia mais

INSTITUTO INTERAMERICANO DE COOPERAÇÃO PARA A AGRICULTURA. TERMO DE REFERÊNCIA CONS - OPE 03 01 Vaga

INSTITUTO INTERAMERICANO DE COOPERAÇÃO PARA A AGRICULTURA. TERMO DE REFERÊNCIA CONS - OPE 03 01 Vaga INSTITUTO INTERAMERICANO DE COOPERAÇÃO PARA A AGRICULTURA TERMO DE REFERÊNCIA CONS - OPE 03 01 Vaga 1. IDENTIFICAÇÃO DA CONSULTORIA Consultoria para promover estudos, formular proposições e apoiar as Unidades

Leia mais

FACULDADE ADVENTISTA DA BAHIA REGULAMENTO DE MONITORIA DO CURSO DE PEDAGOGIA

FACULDADE ADVENTISTA DA BAHIA REGULAMENTO DE MONITORIA DO CURSO DE PEDAGOGIA FACULDADE ADVENTISTA DA BAHIA REGULAMENTO DE MONITORIA DO CURSO DE PEDAGOGIA Cachoeira, março de 2011 REGULAMENTO DE MONITORIA ACADÊMICA DO CURSO DE PEDAGOGIA Capítulo I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos DECRETO Nº 5.707, DE 23 DE FEVEREIRO DE 2006. Institui a Política e as Diretrizes para o Desenvolvimento de Pessoal da administração

Leia mais

SESI. Empreendedorismo Social. Você acredita que sua idéia pode gerar grandes transformações?

SESI. Empreendedorismo Social. Você acredita que sua idéia pode gerar grandes transformações? SESI Empreendedorismo Social Você acredita que sua idéia pode gerar grandes transformações? REGULAMENTO SESI Empreendedorismo Social A inovação social é o ponto de partida para um novo modelo que atende

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA REGULAMENTO DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA A Coordenadora da Faculdade de Ciência e Tecnologia de Montes Claros FACIT, no uso de suas atribuições regimentais, considerando que o projeto dos cursos

Leia mais

EDITAL PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS MUNICÍPIO DE FORTALEZA-CE (TERRITÓRIO CEARÁ PACÍFICO VICENTE PINZON)

EDITAL PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS MUNICÍPIO DE FORTALEZA-CE (TERRITÓRIO CEARÁ PACÍFICO VICENTE PINZON) EDITAL PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS MUNICÍPIO DE FORTALEZA-CE (TERRITÓRIO CEARÁ PACÍFICO VICENTE PINZON) EDITAL Nº 21/2015 1. INTRODUÇÃO A ASSOCIAÇÃO BENEFICENTE LUZIA LOPES GADÊLHA, por meio do Termo

Leia mais

ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO DE RIO CLARO ASSOCIAÇÃO DE ESCOLAS REUNIDAS - ASSER

ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO DE RIO CLARO ASSOCIAÇÃO DE ESCOLAS REUNIDAS - ASSER 1 ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO DE RIO CLARO ASSOCIAÇÃO DE ESCOLAS REUNIDAS - ASSER ATIVIDADES ACADÊMICAS CURRICULARES COMPLEMENTARES (A.A.C.C.) DO CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO: ATIVIDADES

Leia mais

CHAMADA PÚBLICA 2014

CHAMADA PÚBLICA 2014 EDITAL N º 34/PROPPI/2014 CÂMPUS URUPEMA CHAMADA PÚBLICA 2014 PROGRAMA DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS TÉCNICOS COM FINALIDADE DIDÁTICO-PEDAGÓGICA EM CURSOS REGULARES NO CÂMPUS URUPEMA EXECUÇÃO:

Leia mais

SERVIÇO SOCIAL MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO. 2º Semestre de 2012

SERVIÇO SOCIAL MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO. 2º Semestre de 2012 SERVIÇO SOCIAL MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO 2º Semestre de 2012 COORDENAÇÃO GERAL Diretor Geral Prof. Adalberto Miranda Distassi Coordenadoria Geral de Estágios Prof. Ricardo Constante Martins Coordenador

Leia mais

MANUAL DE ESTÁGIO Licenciaturas em: - Geografia - História - Informática - Letras

MANUAL DE ESTÁGIO Licenciaturas em: - Geografia - História - Informática - Letras MANUAL DE ESTÁGIO Licenciaturas em: - Geografia - História - Informática - Letras Rio de Janeiro Julho/2013 1. Apresentação O presente Manual foi reorganizado pelos membros do Colegiado dos Cursos de Licenciatura

Leia mais

EDITAL N.º 005/2015 - SE/JF Processo para participação no Fundo de Apoio à Pesquisa na Educação Básica FAPEB

EDITAL N.º 005/2015 - SE/JF Processo para participação no Fundo de Apoio à Pesquisa na Educação Básica FAPEB EDITAL N.º 005/2015 - SE/JF Processo para participação no Fundo de Apoio à Pesquisa na Educação Básica FAPEB O Secretário de Educação de Juiz de Fora, no uso de suas atribuições e nos termos da Lei n.º

Leia mais

EDITAL DE CHAMAMENTO INTERNO DE PROJETOS Nº 02/2014 ANEXO I FORMULÁRIO DE APRESENTAÇÃO DE PROJETO

EDITAL DE CHAMAMENTO INTERNO DE PROJETOS Nº 02/2014 ANEXO I FORMULÁRIO DE APRESENTAÇÃO DE PROJETO EDITAL DE CHAMAMENTO INTERNO DE PROJETOS Nº 0/04 ANEXO I FORMULÁRIO DE APRESENTAÇÃO DE PROJETO. IDENTIFICAÇÃO DA ENTIDADE PROPONENTE Nome da Entidade CNPJ Dirigente da Entidade. HISTÓRICO DA PROPONENTE..

Leia mais

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS REGULAMENTO DO PROGRAMA BOLSA DE COMPLEMENTAÇÃO EDUCACIONAL CAPÍTULO I NATUREZA E FINALIDADE

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS REGULAMENTO DO PROGRAMA BOLSA DE COMPLEMENTAÇÃO EDUCACIONAL CAPÍTULO I NATUREZA E FINALIDADE CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS REGULAMENTO DO PROGRAMA BOLSA DE COMPLEMENTAÇÃO EDUCACIONAL CAPÍTULO I NATUREZA E FINALIDADE Art.1º- O presente Regulamento destina-se a fixar diretrizes

Leia mais

CAPÍTULO I DA NATUREZA E DOS OBJETIVOS

CAPÍTULO I DA NATUREZA E DOS OBJETIVOS REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NÃO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA FACULDADE ARTHUR THOMAS CAPÍTULO I DA NATUREZA E DOS OBJETIVOS Art. 1º. O presente Regulamento estabelece as políticas

Leia mais

CONSELHO REGIONAL DE ENFERMAGEM DE MINAS GERAIS CÂMARA TÉCNICA DE EDUCAÇÃO

CONSELHO REGIONAL DE ENFERMAGEM DE MINAS GERAIS CÂMARA TÉCNICA DE EDUCAÇÃO CONSELHO REGIONAL DE ENFERMAGEM DE MINAS GERAIS CÂMARA TÉCNICA DE EDUCAÇÃO Profa. Dra. Maria Rizoneide Negreiros de Araujo Dra. em Enfermagem pela EE da USP Membro da Câmara Técnica de Educação COREN-MG

Leia mais

SECRETARIA DE ÓRGÃOS COLEGIADOS RESOLUÇÃO Nº 04/2011

SECRETARIA DE ÓRGÃOS COLEGIADOS RESOLUÇÃO Nº 04/2011 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA SECRETARIA DE ÓRGÃOS COLEGIADOS Campus Universitário Viçosa, MG 36570-000 Telefone: (31) 3899-2127 - Fax: (31) 3899-1229 - E-mail: soc@ufv.br RESOLUÇÃO

Leia mais

Edital de Aproveitamento de Estudos e Diplomas de Curso Normal Superior e Pedagogia com habilitação em Supervisão e Orientação

Edital de Aproveitamento de Estudos e Diplomas de Curso Normal Superior e Pedagogia com habilitação em Supervisão e Orientação EDITAL n. 06.2012 - FAEL- EAD, 30 de maio de 2012 Edital de Aproveitamento de Estudos e Diplomas de Curso Normal Superior e Pedagogia com habilitação em Supervisão e Orientação A Faculdade Educacional

Leia mais

MINUTA DE RESOLUÇÃO Nº 00, DE XX DE XXXXX DE 2015.

MINUTA DE RESOLUÇÃO Nº 00, DE XX DE XXXXX DE 2015. MINUTA DE RESOLUÇÃO Nº 00, DE XX DE XXXXX DE 2015. O CONSELHO DE ENSINO DE GRADUAÇÃO da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, no uso de suas atribuições legais, resolve: Art. 1 Aprovar as

Leia mais

SUBCHEFIA DE ASSUNTOS PARLAMENTARES

SUBCHEFIA DE ASSUNTOS PARLAMENTARES SUBCHEFIA DE ASSUNTOS PARLAMENTARES PROJETO DE LEI Institui o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego - PRONATEC; altera as Leis n os 7.998, de 11 de janeiro de 1990, que regula o Programa

Leia mais

RESOLUÇÃO nº 01 DE 08 DE ABRIL DE 2010

RESOLUÇÃO nº 01 DE 08 DE ABRIL DE 2010 RESOLUÇÃO nº 01 DE 08 DE ABRIL DE 2010 Dispõe sobre a alteração do Programa de Bolsas de Extensão e Cultura - PROBEC, da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, da Universidade Federal de Pelotas - UFPel,

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA CONS-MON 04-09. 01 Vaga

TERMO DE REFERÊNCIA CONS-MON 04-09. 01 Vaga INSTITUTO INTERAMERICANO DE COOPERAÇÃO PARA A AGRICULTURA TERMO DE REFERÊNCIA CONS-MON 04-09 01 Vaga 1 IDENTIFICAÇÃO DA CONSULTORIA Consultoria de pessoa física para aprimoramento das estratégias e metodologias

Leia mais

EDITAL PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS MUNICÍPIO DE MARANGUAPE-CE

EDITAL PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS MUNICÍPIO DE MARANGUAPE-CE EDITAL PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS MUNICÍPIO DE MARANGUAPE-CE EDITAL N 20/2015 1. INTRODUÇÃO A ASSOCIAÇÃO BENEFICENTE LUZIA LOPES GADÊLHA, por meio do Termo Convênio nº 05/2015, como parte integrante

Leia mais

CURSOS ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS

CURSOS ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS PROJETO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES ANO 2007 CURSOS ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS INTRODUÇÃO: Tendo como objetivo propiciar ao aluno um conjunto de oportunidades que se refletirão, de forma direta

Leia mais

ATO CONVOCATÓRIO 001 2013. OBJETO: Credenciamento de Consultores

ATO CONVOCATÓRIO 001 2013. OBJETO: Credenciamento de Consultores ATO CONVOCATÓRIO 001 2013 OBJETO: Credenciamento de Consultores O INSTITUTO QUALIDADE MINAS, pessoa jurídica de Direito privado sem fins lucrativos, qualificada como Organização da Sociedade Civil de Interesse

Leia mais

EDITAL Nº 001/2015 PROCESSO SELETIVO PARA BOLSA DE MONITORIA - UNIFEMM

EDITAL Nº 001/2015 PROCESSO SELETIVO PARA BOLSA DE MONITORIA - UNIFEMM EDITAL Nº 001/2015 PROCESSO SELETIVO PARA BOLSA DE MONITORIA - UNIFEMM Artigo Primeiro - O Centro Universitário de Sete Lagoas - UNIFEMM, informa que no período de 26 a 29/10/2015, de 09 às 18.00 horas,

Leia mais

Assessoria de Imprensa e Comunicação

Assessoria de Imprensa e Comunicação PORTARIA 74/06 - SMG Assessoria de Imprensa e Comunicação Dispõe sobre os critérios e procedimentos para valoração e apuração dos pontos relativos à capacitação e participação em atividades realizadas

Leia mais

Projeto Academia de Liderança. Edição 2014 Turma 1 Novas Lideranças

Projeto Academia de Liderança. Edição 2014 Turma 1 Novas Lideranças Projeto Academia de Liderança Edição 2014 Turma 1 Novas Lideranças APRESENTAÇÃO A Academia de Liderança é realizada pelo Senar-MT e visa levar conhecimentos e informações para as Lideranças Sindicais,

Leia mais

Colégio Ensitec Ensino Fundamental, Médio e Profissional

Colégio Ensitec Ensino Fundamental, Médio e Profissional EDITAL Nº01/2014 Dispõe sobre o Processo de Matrícula para os Cursos Técnicos concomitantes e subsequentes ao Ensino Médio: Administração Contabilidade Eletrônica Mecânica Mecatrônica Qualidade Segurança

Leia mais

Organização dos Estados Ibero-americanos Para a Educação, a Ciência e a Cultura MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO

Organização dos Estados Ibero-americanos Para a Educação, a Ciência e a Cultura MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO Organização dos Estados Ibero-americanos Para a Educação, a Ciência e a Cultura MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE PESSOA FÍSICA

Leia mais

POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL DO IFBA PROGRAMA DE ASSITÊNCIA E APOIO AOS ESTUDANTES EDITAL Nº 001/2015

POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL DO IFBA PROGRAMA DE ASSITÊNCIA E APOIO AOS ESTUDANTES EDITAL Nº 001/2015 POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL DO IFBA PROGRAMA DE ASSITÊNCIA E APOIO AOS ESTUDANTES EDITAL Nº 001/2015 1. ABERTURA O Diretor Geral do IFBA Campus Jacobina, no uso de suas atribuições, faz saber que,

Leia mais

ATO CONVOCATÓRIO 002 2013. OBJETO: Credenciamento de Consultores

ATO CONVOCATÓRIO 002 2013. OBJETO: Credenciamento de Consultores ATO CONVOCATÓRIO 002 2013 OBJETO: Credenciamento de Consultores O INSTITUTO QUALIDADE MINAS, pessoa jurídica de Direito privado sem fins lucrativos, qualificada como Organização da Sociedade Civil de Interesse

Leia mais

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO EDITAL DE CONCURSO PARA PROGRAMA DE MONITORIA N O 02/2015

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO EDITAL DE CONCURSO PARA PROGRAMA DE MONITORIA N O 02/2015 1 A Coordenação do Curso de Administração, da Unidade de Ensino Superior Dom Bosco, no uso de suas atribuições e em cumprimento ao Art. 5 o do Regulamento de Monitoria, Anexo da Resolução de 21 de dezembro

Leia mais

EDITAL Nº 061/2014 PROEX/IFPI

EDITAL Nº 061/2014 PROEX/IFPI SELEÇÃO DE PROJETOS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE APOIO À EXTENSÃO - ProAEx/IFPI SUBPROGRAMA IFPI EM AÇÃO SOCIAL PROJETOS DE INTERVENÇÃO COMUNITÁRIA - PRO-IC EDITAL Nº 061/2014 PROEX/IFPI A Pró-Reitoria

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE BRASÍLIA CAMPUS CEILÂNDIA

INSTITUTO FEDERAL DE BRASÍLIA CAMPUS CEILÂNDIA INSTITUTO FEDERAL DE BRASÍLIA CAMPUS CEILÂNDIA PROJETO DE CURSO DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA - FIC EMPREENDEDORISMO E FINANÇAS NA TERCEIRA IDADE Brasília/DF JANEIRO/2014 PROJETO DE CURSO FORMAÇÃO INICIAL

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR DO CURSO DE PEDAGOGIA

REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR DO CURSO DE PEDAGOGIA REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR DO CURSO DE PEDAGOGIA DA FACULDADE ANGLO-AMERICANO CAPÍTULO I DA CARACTERIZAÇÃO Art. 1º Este Regulamento disciplina as atividades do Estágio Curricular Supervisionado,

Leia mais

O Ensino a Distância nas diferentes Modalidades da Educação Básica

O Ensino a Distância nas diferentes Modalidades da Educação Básica O Ensino a Distância nas diferentes Modalidades da Educação Básica Francisco Aparecido Cordão Conselheiro da Câmara de Educação Básica do CNE facordao@uol.com.br 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16

Leia mais

DECISÃO Nº 193/2011 D E C I D E

DECISÃO Nº 193/2011 D E C I D E CONSUN Conselho Universitário DECISÃO Nº 193/2011 O CONSELHO UNIVERSITÁRIO, em sessão de 08/04/2011, tendo em vista o constante no processo nº 23078.032500/10-21, de acordo com o Parecer nº 022/2011 da

Leia mais

Regulamento de Monitoria do Curso de Medicina da UNOESTE. REGULAMENTO DAS ATIVIDADES DE MONITORIA CAPÍTULO I DA APRESENTAÇÃO

Regulamento de Monitoria do Curso de Medicina da UNOESTE. REGULAMENTO DAS ATIVIDADES DE MONITORIA CAPÍTULO I DA APRESENTAÇÃO Regulamento de Monitoria do Curso de Medicina da UNOESTE. REGULAMENTO DAS ATIVIDADES DE MONITORIA CAPÍTULO I DA APRESENTAÇÃO Art. 1º O presente Regulamento estabelece as finalidades, objetivos, atribuições

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO DE ALUNOS PARA A ESCOLA POPULAR DE COMUNICAÇÃO CRÍTICA ESPOCC TURMAS 2014

EDITAL DE SELEÇÃO DE ALUNOS PARA A ESCOLA POPULAR DE COMUNICAÇÃO CRÍTICA ESPOCC TURMAS 2014 EDITAL DE SELEÇÃO DE ALUNOS PARA A ESCOLA POPULAR DE COMUNICAÇÃO CRÍTICA ESPOCC TURMAS 2014 O Observatório de Favelas torna pública, por meio desta chamada, as normas do processo de seleção de alunos para

Leia mais

CONSELHO REGIONAL DE ENFERMAGEM DE SANTA CATARINA

CONSELHO REGIONAL DE ENFERMAGEM DE SANTA CATARINA PARECER COREN/SC Nº 013/CT/2013 Assunto: Solicitação de Parecer Técnico acerca de critérios para abertura e funcionamento de Curso de Instrumentação Cirúrgica. I - Do Fato Solicitado Parecer Técnico ao

Leia mais

Universidade Federal do Rio Grande do Sul Escola de Administração Comissão de Graduação em Administração RESOLUÇÃO Nº 04/2010

Universidade Federal do Rio Grande do Sul Escola de Administração Comissão de Graduação em Administração RESOLUÇÃO Nº 04/2010 RESOLUÇÃO Nº 04/2010 A COMISSÃO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO Comgrad/ADM, em reunião realizada no dia 02 de junho de 2010, tendo em vista a Resolução nº 24/2006 [e 50/2009] do Conselho de Ensino, Pesquisa

Leia mais

DIRETRIZES E NORMAS PARA O ESTÁGIO NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO

DIRETRIZES E NORMAS PARA O ESTÁGIO NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO DIRETRIZES E NORMAS PARA O ESTÁGIO NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO PARAÍBA DO SUL RJ 2014 2 DA NATUREZA Art. 1. Os alunos do curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo da Faculdade

Leia mais

A Coordenação de Estágios informa:

A Coordenação de Estágios informa: A Coordenação de Estágios informa: I Informações gerais e Dúvidas frequentes sobre o Estágio: Tudo que você precisa saber sobre a nova lei de estágio 1. O que é o estágio? A Lei nº 11.788, de 25 de setembro

Leia mais

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO DIREITO PENAL 1º Semestre de 2016

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO DIREITO PENAL 1º Semestre de 2016 EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO DIREITO PENAL 1º Semestre de 2016 As FACULDADES INTEGRADAS RIO BRANCO, na forma regimental torna público o presente Edital, estabelecendo as normas para inscrição e matrícula

Leia mais

Prazo de execução: xxxx meses, a partir da assinatura do convênio

Prazo de execução: xxxx meses, a partir da assinatura do convênio MODELO PARA APRESENTAÇÃO PLANO DE TRABALHO EDITAL 2013 1 - IDENTIFICAÇÃO 1.1 DO PROJETO Nome do Projeto: Local onde será executado o projeto: (endereço completo) Nº de Beneficiários diretos: xx crianças

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO DE PESSOAL Nº 05/2014

EDITAL DE SELEÇÃO DE PESSOAL Nº 05/2014 EDITAL DE SELEÇÃO DE PESSOAL Nº 05/2014 O Instituto Aliança com o Adolescente, associação civil sem fins lucrativos e qualificada como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público OSCIP, MJ nº 08015.013735/2002-16,

Leia mais

As partes acima qualificadas celebram entre si o presente convênio de estágio para estudantes, mediante as seguintes condições:

As partes acima qualificadas celebram entre si o presente convênio de estágio para estudantes, mediante as seguintes condições: CONVÊNIO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO NÍVEL SUPERIOR E NÍVEL MÉDIO PROFISSIONAL, DE ACORDO COM A LEI Nº 11.788 DE 25 DE SETEMBRO DE 2008, COM A LEI Nº 9.394 DE 20 DE DEZEMBRO DE 1996 LEI DE DIRETRIZES

Leia mais

FACULDADE PROCESSUS REGULAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

FACULDADE PROCESSUS REGULAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU FACULDADE PROCESSUS REGULAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU 0 ÍNDICE NATUREZA E FINALIDADE 2 COORDENAÇÃO DOS CURSOS 2 COORDENAÇÃO DIDÁTICA 2 COORDENADOR DE CURSO 2 ADMISSÃO AOS CURSOS 3 NÚMERO

Leia mais

INSTITUTO INTERAMERICANO DE COOPERAÇÃO PARA A AGRICULTURA TERMO DE REFERÊNCIA CONS CUL 07-09 01 Vaga

INSTITUTO INTERAMERICANO DE COOPERAÇÃO PARA A AGRICULTURA TERMO DE REFERÊNCIA CONS CUL 07-09 01 Vaga INSTITUTO INTERAMERICANO DE COOPERAÇÃO PARA A AGRICULTURA TERMO DE REFERÊNCIA CONS CUL 07-09 01 Vaga 1 IDENTIFICAÇÃO DA CONSULTORIA Consultoria de pessoa física para realizar ações e organizar atividades

Leia mais

Orientações de Estágio. Pedagogia 4 Semestre

Orientações de Estágio. Pedagogia 4 Semestre Orientações de Estágio Pedagogia 4 Semestre 1 Sumário INTRODUÇÃO... 3 1. ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE PEDAGOGIA... 3 1.1 - Responsabilidades da Monitoria do Estágio Supervisionado:... 4 1.2 - Responsabilidades

Leia mais

REGULAMENTO GERAL DE ESTÁGIOS DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DO NORTE PAULISTA - UNORP

REGULAMENTO GERAL DE ESTÁGIOS DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DO NORTE PAULISTA - UNORP REGULAMENTO GERAL DE ESTÁGIOS DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DO NORTE PAULISTA - UNORP CAPÍTULO I DOS FUNDAMENTOS LEGAIS Artigo 1º- O presente regulamento de estágios do Centro Universitário do Norte Paulista

Leia mais

Edital 03.2014 TERMO DE REFERÊNCIA 01

Edital 03.2014 TERMO DE REFERÊNCIA 01 Edital 03.2014 TERMO DE REFERÊNCIA 01 ELABORAÇÃO DE PLANOS DE SUSTENTABILIDADE ECONÔMICA PARA EMPREENDIMENTOS ECONÔMICOS SOLIDÁRIOS ORGANIZADOS EM REDES DE COOPERAÇÃO NOS TERRITÓRIOS DA MATA SUL/PE, MATA

Leia mais

COMUNICADO. Assunto: Bolsas de Estudos 2015

COMUNICADO. Assunto: Bolsas de Estudos 2015 COMUNICADO Assunto: Bolsas de Estudos 2015 O Colégio Franciscano Santa Clara informa os critérios para concorrer à bolsa de estudos 2015, aos candidatos que cumprirem com as seguintes condições: 1º Requisitos:

Leia mais

Estatuto é utilizado em casos de sociedades por ações ou entidades sem fins lucrativos.

Estatuto é utilizado em casos de sociedades por ações ou entidades sem fins lucrativos. Documento 1 Estatuto ou Contrato Social consolidado com todas as alterações realizadas, devidamente arquivado no registro de comércio da sede da sociedade participante. É o documento pelo qual uma empresa

Leia mais

REGULAMENTO GERAL DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

REGULAMENTO GERAL DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO REGULAMENTO GERAL DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO CAPÍTULO I DEFINIÇÕES GERAIS E OBJETIVOS Art. 1º - As presentes normas têm por objetivo organizar e disciplinar o Estágio Curricular Supervisionado

Leia mais

Análise de Projeto Técnico Social APT MUNICÍPIO DE RONDA ALTA

Análise de Projeto Técnico Social APT MUNICÍPIO DE RONDA ALTA TE-SER Social Consultoria e Assessoria de Projetos Ltda. Rua Upamaroti, 1129/121 Bairro Cristal Porto Alegre/RS CEP: 90.820-140 CNPJ: 08.798.484/0001-78 Inscrição Municipal: 510.834.26 Análise de Projeto

Leia mais

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO JORNALISMO ESPORTIVO E NEGÓCIOS DO ESPORTE 1º Semestre de 2016

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO JORNALISMO ESPORTIVO E NEGÓCIOS DO ESPORTE 1º Semestre de 2016 EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO JORNALISMO ESPORTIVO E NEGÓCIOS DO ESPORTE 1º Semestre de 2016 As FACULDADES INTEGRADAS RIO BRANCO, na forma regimental torna público o presente Edital, estabelecendo as

Leia mais

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM GESTÃO DE MARKETING 1º Semestre de 2016

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM GESTÃO DE MARKETING 1º Semestre de 2016 EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM GESTÃO DE MARKETING 1º Semestre de 2016 As FACULDADES INTEGRADAS RIO BRANCO, na forma regimental torna público o presente Edital, estabelecendo as normas para inscrição

Leia mais

COTAÇÃO PRÉVIA Nº 04/2014 SERVIÇO DE PESSOA JURÍDICA /LOGÍSTICA DE EVENTOS

COTAÇÃO PRÉVIA Nº 04/2014 SERVIÇO DE PESSOA JURÍDICA /LOGÍSTICA DE EVENTOS Rua Francílio Dourado, 11 - Sala 10 Água Fria - Fortaleza, Ceará, Brasil CEP: 60813-660 Telefone: +55 (85) 3114.9658 http://abraca.autismobrasil.org/ COTAÇÃO PRÉVIA Nº 04/2014 SERVIÇO DE PESSOA JURÍDICA

Leia mais

UNIÃO DOS ESCOTEIROS DO BRASIL

UNIÃO DOS ESCOTEIROS DO BRASIL UNIÃO DOS ESCOTEIROS DO BRASIL EDITAL DE SELEÇÃO E FINANCIAMENTO DE PROJETOS ESCOTEIROS -1/2013 A União dos Escoteiros do Brasil torna público o Edital para seleção e financiamento de projetos escoteiros,

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA CAMPUS IRECÊ DEPARTAMENTO DE ENSINO COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA CAMPUS IRECÊ DEPARTAMENTO DE ENSINO COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA CAMPUS IRECÊ DEPARTAMENTO DE ENSINO COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA PROGRAMA DE MONITORIA DOS CURSOS INTEGRADOS, SUBSEQUENTES

Leia mais

REGIMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE TURISMO DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

REGIMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE TURISMO DAS DISPOSIÇÕES GERAIS REGIMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE TURISMO DAS DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 1º Os estágios curriculares do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo do Instituto

Leia mais

REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA MINISTRADOS PELA FATEC-SOROCABA

REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA MINISTRADOS PELA FATEC-SOROCABA Fatec Sorocaba REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA MINISTRADOS PELA FATEC-SOROCABA Sorocaba, 2010 Reduza, Reutilize, Recicle REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR

Leia mais

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO DE ATIVIDADES EXTRA-CURRICULARES (ESPORTIVOS OU DE ÁREA)

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO DE ATIVIDADES EXTRA-CURRICULARES (ESPORTIVOS OU DE ÁREA) ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO DE ATIVIDADES EXTRA-CURRICULARES (ESPORTIVOS OU DE ÁREA) I - CAPA NA CAPA DEVE CONSTAR: - Nome da Unidade Escolar com DRE; - Nome do professor responsável pela elaboração

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DA BAHIA SECRETARIA DO TRABALHO, EMPREGO, RENDA E ESPORTE SETRE ANEXO III-B

GOVERNO DO ESTADO DA BAHIA SECRETARIA DO TRABALHO, EMPREGO, RENDA E ESPORTE SETRE ANEXO III-B GOVERNO DO ESTADO DA BAHIA SECRETARIA DO TRABALHO, EMPREGO, RENDA E ESPORTE SETRE ANEXO III-B TERMO DE REFERÊNCIA DO PROCESSO CREDENCIAMENTO DE INSTITUIÇÕES EXECUTORAS DE AÇÕES DE QUALIFICAÇÃO SOCIAL E

Leia mais

Manual do Estagiário 2008

Manual do Estagiário 2008 Manual do Estagiário 2008 Sumário Introdução... 2 O que é estágio curricular... 2 Objetivos do estágio curricular... 2 Duração e carga horária do estágio curricular... 3 Requisitos para a realização do

Leia mais

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM COMUNICAÇÃO CORPORATIVA INTEGRADA 1º Semestre de 2016

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM COMUNICAÇÃO CORPORATIVA INTEGRADA 1º Semestre de 2016 EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM COMUNICAÇÃO CORPORATIVA INTEGRADA 1º Semestre de 2016 As FACULDADES INTEGRADAS RIO BRANCO, na forma regimental torna público o presente Edital, estabelecendo as

Leia mais

CHAMADA PÚBLICA 2015

CHAMADA PÚBLICA 2015 EDITAL N º 10/PROPPI/2015 Retificado CHAMADA PÚBLICA 2015 PROGRAMA DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS TÉCNICOS COM FINALIDADE DIDÁTICO-PEDAGÓGICA EM CURSOS REGULARES NO Câmpus SÃO MIGUEL DO OESTE

Leia mais

PORTARIA Nº 375, DE 10 DE MARÇO DE 2014

PORTARIA Nº 375, DE 10 DE MARÇO DE 2014 PORTARIA Nº 375, DE 10 DE MARÇO DE 2014 Regulamenta a aplicação das emendas parlamentares que adicionarem recursos à Rede SUS no exercício de 2014 para aplicação em obras de ampliação e construção de entidades

Leia mais

REGULAMENTO DA SEMANA DA ENGENHARIA

REGULAMENTO DA SEMANA DA ENGENHARIA REGULAMENTO DA SEMANA DA ENGENHARIA A Coordenadora da Faculdade de Ciência e Tecnologia de Montes Claros FACIT, no uso de suas atribuições regimentais, considerando que o projeto dos cursos de engenharia

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR NÃO OBRIGATÓRIO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR NÃO OBRIGATÓRIO Das Disposições

Leia mais