ECONOMIA CIRCULAR. Pesquisa de percepção. Compreendendo os desafios e oportunidades para a aplicação desta nova economia. Setembro 2018.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ECONOMIA CIRCULAR. Pesquisa de percepção. Compreendendo os desafios e oportunidades para a aplicação desta nova economia. Setembro 2018."

Transcrição

1 Pesquisa de percepção ECONOMIA CIRCULAR Compreendendo os desafios e oportunidades para a aplicação desta nova economia Realização: Setembro 2018

2 Compreendendo os desafios e oportunidades para a aplicação desta nova economia A Confederação Nacional da Indústria (CNI), o Centro de Inovação em Economia Circular da USP, a Fundação Espaço ECO (FEE ), e o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), acreditam que a Economia Circular pode colaborar para o desenvolvimento do Brasil nos aspectos econômicos, sociais e ambientais com foco na realidade do século XXI. Para enriquecer a pesquisa, em 26 de setembro de 2018, foi realizada a iniciativa Diálogo sobre Economia Circular, na qual são lançados os resultados da pesquisa de percepção realizada junto a diversos stakeholders, para melhor compreender os desafios e oportunidades para a aplicação desta nova economia. São Paulo, 26 de setembro de 2018.

3 TÍTULO Pesquisa de percepção sobre Economia Circular: Compreendendo os desafios e oportunidades para a aplicação desta nova economia ANO 2018 REALIZAÇÃO Centro de Inovação em Economia Circular da USP Confederação Nacional da Indústria (CNI) Fundação Espaço ECO (FEE ) Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) PESQUISA DE Fundação Espaço ECO (FEE ) PRODUÇÃO GRÁFICA & LAYOUT Fundação Espaço ECO DIREITOS AUTORAIS O material aqui compartilhado é protegido por direitos autorais. Qualquer tipo de uso deste material deve ser previamente acordado. Isenção de responsabilidade: Qualquer uso indevido deste material é de inteira responsabilidade e risco do usuário.

4 A PESQUISA OBJETIVO Compreender os desafios e oportunidades para a aplicação desta nova economia. METODOLOGIA PESQUISA DE Técnica que auxilia na identificação de áreas a serem priorizadas para ação futura. Importante precursor ao desenvolvimento de estudos mais detalhados no tema de sustentabilidade (Barthel et al., 2015).

5 A PESQUISA ENTREVISTAS Ao todo, foram entrevistados 22 stakeholders. Participaram 14 players da indústria: Arcos Dourados, BASF, Braskem, Cargill, Cbpak Toco, Cimflex, Fibria, Grupo Malwee, HP, Natura, Placo Saint Gobain, Recicladora Urbana, Signify e Votorantim Cimentos. E 8 organizações: Cetesb, Ellen Macarthur Foundation, Felsberg Advogados, FIEMG, Fiesp, Finep, Inova USP e inpev. QUESTIONÁRIO O questionário foi inspirado na publicação de 2018 da CNI Economia Circular: oportunidades e desafios para a Indústria Brasileira.

6 RESULTADOS PERFIL DOS ENTREVISTADOS % de stakeholder por Setor Setor da indústria

7 RESULTADOS O QUE VOCÊ ENTENDE POR ECONOMIA CIRCULAR? DAS EMPRESAS DOS STAKEHOLDERS Percepção compartilhada pela maioria dos entrevistados Palavras que destoam da percepção da maioria Economia totalmente circular é zero impacto, todo os fluxos são aproveitados, não há geração de resíduo e tudo se aproveita não consumindo novos recursos. Um conceito que considera a integração de todos os fluxos de matéria e energia. É uma mudança de mindset. É você criar um modelo de negócio sustentável, uma operação onde todo mundo ganha. Não há uma definição única e um conhecimento completo sobre este tema. Engloba várias formas de abordagem: resíduos como recurso, o compartilhamento e a prestação de serviços com foco na funcionalidade. Não se restringe a uma reciclagem, é mais do que isso, é pensar na concepção do produto. VOCÊ ACHA QUE AS EMPRESAS ESTÃO APLICANDO ECONOMIA CIRCULAR? Ainda se olha apenas para o consumo e descarte. Quantas empresas conhecemos que estão pensando na concepção dos produtos e mudando de fato seu mindset? Mesmo que não saibam que o que estão aplicando seja economia circular. Iniciativas isoladas, falta uma visão sistêmica. Primeiro momento trabalhar o que as empresas já fazem, para aí sim virar a chave e trazer outras iniciativas além dos resíduos.

8 RESULTADOS ONDE, COMO E HÁ QUANTO TEMPO AS EMPRESAS ESTÃO APLICANDO O CONCEITO DE ECONOMIA CIRCULAR? Porcentagem de cases de Economia Circular por categoria (Economia Circular: oportunidades e desafios para a indústria brasileira, CNI, 2018)

9 RESULTADOS QUAL A PRINCIPAL MOTIVAÇÃO PARA A APLICAÇÃO DO CONCEITO DE ECONOMIA CIRCULAR? DAS EMPRESAS DOS STAKEHOLDERS Percepção compartilhada pela maioria dos entrevistados Palavras que destoam da percepção da maioria Busca de alternativas que conciliem redução de custo e impacto ambiental. Não dá para continuar no modelo linear. É preciso mudar o mindset, pois não vai ter recursos infinitos. Ser pioneiro enquanto marca. Promulgação da lei que traz uma responsabilidade clara para a indústria. Economia circular faz parte da estratégia. Garante a resiliência do negócio, além de reduzir riscos com vulnerabilidade. A principal motivação está ligada ao fator econômico e o marketing positivo gerado através da preocupação com os recursos naturais. Cultura de inovação traz outras preocupações, ou seja, um olhar mais sistêmico visualizar novos negócios. Transparência e maior exposição nas redes sociais.

10 RESULTADOS QUAIS OS DESAFIOS E BARREIRAS PARA APLICAÇÃO DO CONCEITO DE ECONOMIA CIRCULAR? DAS EMPRESAS DOS STAKEHOLDERS Percepção compartilhada pela maioria dos entrevistados Grande desafio é como as empresas irão migrar da produção de produtos para a prestação de serviços. No Brasil não há investimento/fomento de pesquisas e tecnologia, além disso há uma grande distância entre a academia e as indústrias. Mentalidade ainda é linear. Outra barreira é a questão fiscal e tributária produzir com matéria-prima reciclada sai mais cara do que a virgem. Ainda tratam-se de ações isoladas (falta visão sistêmica). Ainda faltam cases de sucesso com esta visão mais sistêmica. Falta política pública dupla taxação de resíduos precisa de algum benefício/incentivo fiscal. No Brasil, ainda falta infraestrutura para que as atividades básicas ocorram. Ainda temos lixão a céu aberto. Conhecimento e mentalidade que rege hoje é linear. QUAIS AS LIÇÕES APRENDIDAS E OS GANHOS COM A APLICAÇÃO DO CONCEITO DE ECONOMIA CIRCULAR? Todas as práticas tem potencial de redução de custo e há um grande potencial de absorver novos resíduos e isso elimina o custo de disposição das indústrias. Benefícios ambientais e sociais, assim como, a geração de empregos e formação de pessoas. Formar o mercado para ele esteja mais receptivo para estas iniciativas. Não dá para fazer sozinho tem que cocriar, compartilhar. Colaboração é a chave, ou seja, não se faz Economia Circular sozinho (trata-se de uma visão e transformação sistêmica). Diferencial competitivo assim como por exemplo, atender ODS, redução de emissões. Os materiais têm sempre valor, e as empresas teriam que descobrir e identificar este valor no modelo de negócio. Forma de atuação (valor) que impacta a marca/ação da empresa.

11 RESULTADOS VOCÊ CONHECE O CONCEITO DE GESTÃO DE CICLO DE VIDA? Entrevistados que conhecem o conceito de Gestão do Ciclo de Vida Como os entrevistados percebem a Gestão do Ciclo de Vida? QUAL RELAÇÃO VOCÊ IDENTIFICA ENTRE ESTE CONCEITO COM A ECONOMIA CIRCULAR? DAS EMPRESAS DOS STAKEHOLDERS Percepção compartilhada pela maioria dos entrevistados Palavras que destoam da percepção da maioria Grande sinergia, a Economia Circular é uma lógica de organizar e a ACV tem capacidade de medir. Fundamentalmente olham para a cadeia de valor do produto da mesma forma busca avaliar as causas e conexões. Uma complementa a outra. A ACV mensura todas as entradas e saídas e com estes resultados endereça a Economia Circular. A gestão de ciclo de vida está intimamente ligada a Economia Circular, uma vez que avalia o desempenho ambiental do produto. Quando se pensa em Economia Circular não se pensa no ciclo de vida do produto, por ser um ciclo infinito. Não tem início, meio e fim. A ACV é a única ferramenta capaz de criar indicadores para identificar e avaliar a economia circular.

12 CONCLUSÕES É nítida a divergência em relação ao entendimento do conceito do que é Economia Circular. Grande maioria das empresas ainda associam o termo apenas à reciclagem; subestimando a potencialidade da atividade que, por definição de conceito, já propõe ir além da reutilização de resíduos comomatérias-primas. Quanto à aplicação da Economia Circular pelas organizações, atualmente, poucas delas estão de fato implementando o conceito na agenda desde a concepção de produtos, pensando até no final do seu ciclo de vida -, nem mesmo ao ofertar serviços. Há uma necessidade crítica e latente de mudança de mindset. No âmbito empresarial, a pesquisa aponta que as maiores dificuldades encontradas pelas empresas para a efetiva implementação da Economia Circular é o custo envolvido, somado à falta de políticas públicas que incentivem o tema. Por fim, a gestão do ciclo de vida, e a Avaliação de Ciclo de Vida como ferramenta para mensuração, são percebidas como úteis para atestar a circularidade e apoiar na tomada de decisão mais assertiva, com o cuidado de comunicar de forma eficaz os resultados de estudos.

13 REALIZAÇÃO Centro de Inovação em Economia Circular da USP Confederação Nacional da Indústria (CNI) Fundação Espaço ECO (FEE ) Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) PESQUISA DE Fundação Espaço ECO (FEE )

PÓS-GRADUAÇÃO GESTÃO ESTRATÉGICA DA SUSTENTABILIDADE

PÓS-GRADUAÇÃO GESTÃO ESTRATÉGICA DA SUSTENTABILIDADE PÓS-GRADUAÇÃO GESTÃO ESTRATÉGICA DA SUSTENTABILIDADE 1 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 1. O novo contexto de negócios (48 horas) 2. Economia de Baixo Carbono (44 horas) 3. Governança, Responsabilidade Corporativa

Leia mais

FORUM. Posicionamento da Indústria de Transformação e Reciclagem de Materiais Plásticos

FORUM. Posicionamento da Indústria de Transformação e Reciclagem de Materiais Plásticos Posicionamento da Indústria de Transformação e Reciclagem de Materiais Plásticos O Plástico ao longo do tempo O plástico nasce no fim do século XIX PROGRESSO CIÊNCIA INDÚSTRIA Revoluciona a vida no século

Leia mais

Logística Reversa, Economia Circular e Empresas B

Logística Reversa, Economia Circular e Empresas B Café da Manhã Logística Reversa, Economia Circular e Empresas B São Paulo, 5 de abril de 2017 Quem somos? A TriCiclos é uma Empresa B Certificada que busca a compreender e solucionar as questões ligadas

Leia mais

>>> ECONOMIA CIRCULAR: Oportunidades e desafios da economia circular no Brasil. PhD. Diego Iritani Upcycle - Fundador

>>> ECONOMIA CIRCULAR: Oportunidades e desafios da economia circular no Brasil. PhD. Diego Iritani Upcycle - Fundador >>> ECONOMIA CIRCULAR: Oportunidades e desafios da economia circular no Brasil PhD. Diego Iritani Upcycle - Fundador Prof. Aldo Roberto Ometto Coordenador do Programa de Economia Circular da USP > SUSTENTABILIDADE

Leia mais

INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE QUE GERAM RESULTADOS POSITIVOS

INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE QUE GERAM RESULTADOS POSITIVOS INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE QUE GERAM RESULTADOS POSITIVOS VAMOS JUNTOS CONSTRUIR SOLUÇÕES PARA OTIMIZAR SEUS NEGÓCIOS Somos especialistas prontos para trazer um novo olhar para sua realidade. Sob a ótica

Leia mais

INCORPORAÇÃO DE SERVIÇOS ECOSSISTÊMICOS NA AVALIAÇÃO ECONÔMICO-FINANCEIRA. Natalia Lutti Hummel Centro de Estudos em Sustentabilidade da FGV (FGVces)

INCORPORAÇÃO DE SERVIÇOS ECOSSISTÊMICOS NA AVALIAÇÃO ECONÔMICO-FINANCEIRA. Natalia Lutti Hummel Centro de Estudos em Sustentabilidade da FGV (FGVces) INCORPORAÇÃO DE SERVIÇOS ECOSSISTÊMICOS NA AVALIAÇÃO ECONÔMICO-FINANCEIRA Natalia Lutti Hummel Centro de Estudos em Sustentabilidade da FGV (FGVces) Instituição de Ensino Superior e think tank brasileiro,

Leia mais

Pesquisa FBDS/IMD: Sustentabilidade Corporativa no Setor Financeiro

Pesquisa FBDS/IMD: Sustentabilidade Corporativa no Setor Financeiro Pesquisa FBDS/IMD: Sustentabilidade Corporativa no Setor Financeiro 4º Café com Sustentabilidade da FEBRABAN F U N D A Ç Ã O B R A S I L E I R A P A R A O D E S E N V O L V I M E N T O S U S T E N T Á

Leia mais

Sistemas de Responsabilidade Pública para Medir, Monitorar e Informar sobre Políticas Urbanas Sustentáveis na América Latina

Sistemas de Responsabilidade Pública para Medir, Monitorar e Informar sobre Políticas Urbanas Sustentáveis na América Latina Sistemas de Responsabilidade Pública para Medir, Monitorar e Informar sobre Políticas Urbanas Sustentáveis na América Latina Luciana Tuszel luciana.tuszel@onuhabitat.org 1. A AGENDA 2030 2. O PROJETO DO

Leia mais

ESTRATÉGIAS E DESAFIOS DE IMPLEMENTAÇÃO DOS ODS

ESTRATÉGIAS E DESAFIOS DE IMPLEMENTAÇÃO DOS ODS ESTRATÉGIAS E DESAFIOS DE IMPLEMENTAÇÃO DOS ODS Seminário FIESP: Agenda 2030 e o Setor Produtivo Gustavo Fontenele Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços - MDIC São Paulo, 22 de Novembro

Leia mais

O contributo da análise do ciclo de vida, da economia circular e das compras sustentáveis para a competitividade das empresas

O contributo da análise do ciclo de vida, da economia circular e das compras sustentáveis para a competitividade das empresas O contributo da análise do ciclo de vida, da economia circular e das compras sustentáveis para a competitividade das empresas Sofia Santos, BCSD Portugal 14 Março 2018, LIPOR, Porto Alguns Materiais têm

Leia mais

Programa EESC Sustentável

Programa EESC Sustentável Início: 2011 Objetivo: organizar uma política institucional que vise à inserção da sustentabilidade de forma ampla e integrada nas atividades de ensino, pesquisa, extensão e administração. Construção participativa

Leia mais

Ecologia Industrial: Conceitos, aplicações e oportunidades

Ecologia Industrial: Conceitos, aplicações e oportunidades Ecologia Industrial: Conceitos, aplicações e oportunidades Beatriz Luz 13 de Novembro de 2012 Open Innovation Seminar 2012 Arena Ecologia Industrial: por uma indústria competitiva e sustentável Agenda

Leia mais

PRODUÇÃO E CONSUMO SUSTENTÁVEIS. São Paulo, 19 de outubro de 2017

PRODUÇÃO E CONSUMO SUSTENTÁVEIS. São Paulo, 19 de outubro de 2017 PRODUÇÃO E CONSUMO SUSTENTÁVEIS São Paulo, 19 de outubro de 2017 LINHA DO TEMPO 2011 1992 2002 2012 2015 2003 LINHA DO TEMPO 1992 2002 2003 Consumo Sustentável é o uso de bens e serviços que atenda às

Leia mais

Perspectiva do CICLO DE VIDA. do produto

Perspectiva do CICLO DE VIDA. do produto Perspectiva do CICLO DE VIDA do produto A SABARÁ QUÍMICOS E INGREDIENTES faz parte do GRUPO SABARÁ, que com mais de 60 anos de história, é genuinamente brasileiro e reconhecido pela sua capacidade de inovação

Leia mais

MANIFESTO DO DESIGN NA ECONOMIA CIRCULAR

MANIFESTO DO DESIGN NA ECONOMIA CIRCULAR MANIFESTO DO DESIGN NA ECONOMIA CIRCULAR Influenciando o redesign do design Beatriz Luz, Karen Cesar e Rodrigo Bautista 4 Setembro de 2016 Por que Economia Circular? Creating a business model that makes

Leia mais

DPS1035 Gestão Ambiental e Sustentabilidade. CGEP - Morgana Pizzolato, Dr a.

DPS1035 Gestão Ambiental e Sustentabilidade. CGEP - Morgana Pizzolato, Dr a. DPS1035 Gestão Ambiental e Sustentabilidade CGEP - Morgana Pizzolato, Dr a. P + L O resíduo é inerente ao processo? NÃO, ele é um indicativo da ineficiência A identificação e análise do resíduo dão início

Leia mais

INDICADORES ETHOS PARA NEGÓCIOS SUSTENTÁVEIS E RESPONSÁVEIS

INDICADORES ETHOS PARA NEGÓCIOS SUSTENTÁVEIS E RESPONSÁVEIS INDICADORES ETHOS PARA NEGÓCIOS SUSTENTÁVEIS E RESPONSÁVEIS O INDICADORES ETHOS Os Indicadores Ethos são uma ferramenta de gestão criada em 2000 pelo Instituto Ethos e que esta em sua terceira geração.

Leia mais

CIDADES INTELIGENTES. CASO: Monteiro Lobato Cidade Inteligente, Humana e Encantada 2030 PAÍS: Brasil CIDADE: Monteiro Lobato/SP POPULAÇÃO: 4.

CIDADES INTELIGENTES. CASO: Monteiro Lobato Cidade Inteligente, Humana e Encantada 2030 PAÍS: Brasil CIDADE: Monteiro Lobato/SP POPULAÇÃO: 4. CIDADES INTELIGENTES CASO: Monteiro Lobato Cidade Inteligente, Humana e Encantada 2030 PAÍS: Brasil CIDADE: Monteiro Lobato/SP POPULAÇÃO: 4.608 CIDADES INTELIGENTES CONTEXTO O Brasil tem mais de 75% dos

Leia mais

Desenvolvimento, Inovação e Empreendedorismo ANA CURIA

Desenvolvimento, Inovação e Empreendedorismo ANA CURIA Economia Circular Desenvolvimento, Inovação e Empreendedorismo ANA CURIA Porto Alegre, 20 de outubro de 2016 Avaliação e Qualificação de PSAs http://www.amcham.com.br/ Missão do Comitê de Sustentabilidade

Leia mais

SIMPÓSIO SOBRE O POLO GESSEIRO DO ARARIPE: POTENCIALIDADES, PROBLEMAS E SOLUÇÕES.

SIMPÓSIO SOBRE O POLO GESSEIRO DO ARARIPE: POTENCIALIDADES, PROBLEMAS E SOLUÇÕES. SIMPÓSIO SOBRE O POLO GESSEIRO DO ARARIPE: POTENCIALIDADES, PROBLEMAS E SOLUÇÕES. ASPECTOS JURÍDICOS DO USO DA CAATINGA NO POLO GESSEIRO DO ARARIPE. Sua imaginação é a sua prévia das próximas atrações

Leia mais

Painel 1 Considerando o ciclo de vida na avaliação da sustentabilidade de edificações

Painel 1 Considerando o ciclo de vida na avaliação da sustentabilidade de edificações Painel 1 Considerando o ciclo de vida na avaliação da sustentabilidade de edificações Emissões de Carbono e a análise de ciclo de vida de produto Programa Brasileiro GHG PROTOCOL Centro de Estudos em Sustentabilidade

Leia mais

INDICADORES ETHOS PARA NEGÓCIOS SUSTENTÁVEIS E RESPONSÁVEIS

INDICADORES ETHOS PARA NEGÓCIOS SUSTENTÁVEIS E RESPONSÁVEIS INDICADORES ETHOS PARA NEGÓCIOS SUSTENTÁVEIS E RESPONSÁVEIS O INDICADORES ETHOS Os Indicadores Ethos são uma ferramenta de gestão criada em 2000 pelo Instituto Ethos e que esta em sua terceira geração.

Leia mais

2003 = 75% da pop. / 2015 = 82% da pop.

2003 = 75% da pop. / 2015 = 82% da pop. ISWA Main Sponsors: 2 2003 = 75% da pop. / 2015 = 82% da pop. 3 4 População + Desenvolvimento = + RESÍDUOS 2011 = 7 bi hab. = 1,3 bi/ton RSU 2050 = 10 bi hab. = 4 bi/ton RSU Meio Ambiente / Sustentabilidade

Leia mais

esquisa, tecnologia e design, trajetórias inovadoras e sustentáveis produtos e negócios com impacto positivo Propósito

esquisa, tecnologia e design, trajetórias inovadoras e sustentáveis produtos e negócios com impacto positivo Propósito Pesquisa, tecnologia e design, construindo trajetórias inovadoras e sustentáveis para produtos e negócios com impacto positivo para a sociedade e o planeta. Propósito Fomentar a mudança dos modelos de

Leia mais

Animation: Florian Geyer. Economia CRIA CCDR, Faro, 06 de Dezembro 2018

Animation: Florian Geyer. Economia CRIA CCDR, Faro, 06 de Dezembro 2018 Animation: Florian Geyer Economia Circular@UALG CRIA CCDR, Faro, 06 de Dezembro 2018 economia circular consumo linear Alternativa fundamental ao modelo de consumo linear predominante Modelo de consumo

Leia mais

A Importância Estratégica dos ODS e Exemplos de Sucesso na Implementação. 20ª Semana do Meio Ambiente FIESP São Paulo, 7 de junho de 2018

A Importância Estratégica dos ODS e Exemplos de Sucesso na Implementação. 20ª Semana do Meio Ambiente FIESP São Paulo, 7 de junho de 2018 A Importância Estratégica dos ODS e Exemplos de Sucesso na Implementação 20ª Semana do Meio Ambiente FIESP São Paulo, 7 de junho de 2018 1 Agenda 2030 Oportunidades e Desafios Até 2030 o Brasil e outros

Leia mais

política de sustentabilidade política de SUSTENTABILIDADE

política de sustentabilidade política de SUSTENTABILIDADE política de SUSTENTABILIDADE INTRODUÇÃO Esta Política representa o compromisso da Santos Brasil em enraizar a Sustentabilidade em sua cultura, nas decisões de negócio e em suas práticas diárias, servindo

Leia mais

Colaboração em logística reversa e reciclagem na indústria elétrica e eletrônica Carlos Ohde Country Manager

Colaboração em logística reversa e reciclagem na indústria elétrica e eletrônica Carlos Ohde Country Manager Colaboração em logística reversa e reciclagem na indústria elétrica e eletrônica Carlos Ohde Country Manager The information contained herein is subject to change without notice. Temos as condições de

Leia mais

PRÉ-FABRICAÇÃO E A SUSTENTABILIDADE

PRÉ-FABRICAÇÃO E A SUSTENTABILIDADE Pré-Fabricação:O Contexto Habitacional e Sustentabilidade PRÉ-FABRICAÇÃO E A SUSTENTABILIDADE Roberto José Falcão Bauer 27 de agosto de 2009 CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL UTILIZA ECOMATERIAIS E SOLUÇÕES INTELIGENTES,

Leia mais

"Agenda ambiental positiva da indústria com a comunidade"

Agenda ambiental positiva da indústria com a comunidade "Agenda ambiental positiva da indústria com a comunidade" Marcelo Kós Silveira Campos Diretor Técnico de Assuntos Industriais e Regulatórios da Abiquim XII Semana Fiesp-Ciesp de Meio Ambiente - 2010 São

Leia mais

Ações da Indústria em ACV

Ações da Indústria em ACV Seminário O Programa Brasileiro de Avaliação do Ciclo de Vida e as Políticas Públicas Nacionais Módulo 4 Ações da Indústria em ACV 9 de novembro de 2015 Mário Cardoso Especialista em Meio Ambiente Gerência

Leia mais

Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais FIEMG

Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais FIEMG Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais FIEMG Vídeo: A Força de quem FAZ O SISTEMA FIEMG A Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais representa as indústrias do Estado e atua na defesa

Leia mais

Ação colaborativa para uma sociedade sustentável

Ação colaborativa para uma sociedade sustentável 24/09/16 Montalegre Ação colaborativa para uma sociedade sustentável Lindsey Wuisan Fundadora CEP www.circulareconomy.pt info@circulareconomy.pt Experiência Politica ambiental - Gestão de resíduos e reciclagem

Leia mais

Coletiva Abit Perspectivas da Cadeia Têxtil e de Confecção

Coletiva Abit Perspectivas da Cadeia Têxtil e de Confecção Coletiva Abit Perspectivas da Cadeia Têxtil e de Confecção São Paulo, 11 de dezembro de 2018 Fernando Valente Pimentel Presidente CONJUNTURA ECONÔMICA E PERSPECTIVAS PARA 2019 Setor Têxtil e Confecção

Leia mais

Logística Reversa & Economia Circular

Logística Reversa & Economia Circular Auditório da FIESP, 05 de abril de 2017 Logística Reversa & Economia Circular Flávio de Miranda Ribeiro CETESB Companhia Ambiental de São Paulo Contexto São Paulo já tem longa tradição de Economia Circular:

Leia mais

A Rotulagem Ambiental e as Compras Públicas Sustentáveis

A Rotulagem Ambiental e as Compras Públicas Sustentáveis 06/11/12 A Rotulagem Ambiental e as Compras Públicas Sustentáveis A importância desta certificação para as Compras Públicas Sustentáveis Seminário Internacional A Rotulagem Ambiental e as Compras Públicas

Leia mais

Política de Sustentabilidade

Política de Sustentabilidade ÍNDICE 1. OBJETIVO... 2 2. ABRANGÊNCIA... 2 3. MISSÃO, VISÃO E VALORES... 2 3.1 Missão da OdontoPrev... 2 3.2 Visão da OdontoPrev... 2 3.3 Valores da OdontoPrev... 2 4. CONCEITO DE SUSTENTABILIDADE PARA

Leia mais

ATENÇÃO. Apresentação

ATENÇÃO. Apresentação Apresentação O tema logística reversa vem crescendo em importância entre as empresas desde a regulamentação da Política Nacional de Resíduos Sólidos. Com as novas exigências, as empresas precisam buscar

Leia mais

>>> ECONOMIA CIRCULAR: o caminho da inovação para a prosperidade dos negócios no

>>> ECONOMIA CIRCULAR: o caminho da inovação para a prosperidade dos negócios no >>> ECONOMIA CIRCULAR: o caminho da inovação para a prosperidade dos negócios no século XXI Prof. Aldo Roberto Ometto Coordenador do Programa Pioneer University em Economia Circular da USP AGENDA 1. A

Leia mais

REDE BRASIL DO PACTO GLOBAL

REDE BRASIL DO PACTO GLOBAL REDE BRASIL DO PACTO GLOBAL Pacto Global da ONU Maior iniciativa de cidadania corporativa do mundo 13 MIL SIGNATÁRIOS 10 MIL SÃO EMPRESAS 2 OS 10 PRINCÍPIOS Nasceu com o compromisso de engajar o setor

Leia mais

Diretrizes Ambientais do Grupo Fiat

Diretrizes Ambientais do Grupo Fiat Diretrizes Ambientais do Grupo Fiat Preliminares Enquanto Grupo, estamos conscientes do impacto que as nossas atividades e os nossos produtos têm sobre a sociedade e sobre o meio ambiente, bem como nosso

Leia mais

Perspectivas para o Futuro da Gestão de Resíduos

Perspectivas para o Futuro da Gestão de Resíduos 1 Perspectivas para o Futuro da Gestão de Resíduos Carlos RV Silva Filho Março 2017 A PNRS e seus Avanços... Geração Total de RSU (t/dia) 225.000 220.000 215.000 210.000 205.000 218.874 Geração per capita

Leia mais

Gláucia Terreo Ponto Focal GRI no Brasil

Gláucia Terreo Ponto Focal GRI no Brasil Global Reporting Initiative Gláucia Terreo Ponto Focal GRI no Brasil Uma definição, uma analogia e uma pergunta: Sustentabilidade é suprir as necessidades da geração presente sem afetar a habilidade das

Leia mais

AS SEIS COMPETÊNCIAS DO LÍDER SUSTENTÁVEL. a p r e s e n t a

AS SEIS COMPETÊNCIAS DO LÍDER SUSTENTÁVEL. a p r e s e n t a AS SEIS COMPETÊNCIAS DO LÍDER SUSTENTÁVEL a p r e s e n t a Diretor-presidente de Ideia Sustentável: Estratégia e Inteligência Ninguém em nasce Sustentabilidade, líder em sustentabilidade. Ricardo Voltolini

Leia mais

APRESENTAÇÃO ASSOCIAÇÃO SMART WASTE PORTUGAL. maio de

APRESENTAÇÃO ASSOCIAÇÃO SMART WASTE PORTUGAL. maio de APRESENTAÇÃO ASSOCIAÇÃO SMART WASTE PORTUGAL maio de 2019 1 Agenda Enquadramento Associação Smart Waste Portugal Principais Iniciativas da ASWP Plano de Atividades para 2019 Ser Associado da ASWP 2 Enquadramento

Leia mais

Fátima Lima destaca os temas prioritários que planeja discutir com demais membros da Comissão da CNseg

Fátima Lima destaca os temas prioritários que planeja discutir com demais membros da Comissão da CNseg Fátima Lima destaca os temas prioritários que planeja discutir com demais membros da Comissão da CNseg A Comissão de Sustentabilidade da CNseg tem novo titular: Fátima Lima, que é diretora de Sustentabilidade

Leia mais

SISTEMA CAMPO LIMPO. Destinação de Embalagens Vazias de Agrotóxicos. Eng. Agro. Mario Fujii 04/2018

SISTEMA CAMPO LIMPO. Destinação de Embalagens Vazias de Agrotóxicos. Eng. Agro. Mario Fujii 04/2018 SISTEMA CAMPO LIMPO Destinação de Embalagens Vazias de Agrotóxicos Eng. Agro. Mario Fujii 04/2018 LOGÍSTICA REVERSA Instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado por um conjunto de ações,

Leia mais

Seminário Internacional Desafios Globais da Produção e Consumo Sustentáveis. Painel II: Perspectivas Nacionais

Seminário Internacional Desafios Globais da Produção e Consumo Sustentáveis. Painel II: Perspectivas Nacionais Seminário Internacional Desafios Globais da Produção e Consumo Sustentáveis Painel II: Perspectivas Nacionais PROJETOS - Compras Sustentáveis pela Inovação e por uma economia Verde e Inclusiva Inova CPS

Leia mais

Oportunidades para construção de uma atuação em rede. Novembro 2013

Oportunidades para construção de uma atuação em rede. Novembro 2013 Oportunidades para construção de uma atuação em rede Novembro 2013 Quem somos Associação sem fins lucrativos, com título de OSCIP, criada pela Vale S.A. em 2009, como parte de sua estratégia de sustentabilidade.

Leia mais

8 sugestões para reduzir custos da TI

8 sugestões para reduzir custos da TI 8 sugestões para reduzir custos da TI Índice Introdução Capítulo 1 Otimize a produção Capítulo 2 Meça a eficiência Capítulo 3 Invista Capítulo 4 Aproveite o SaaS Capítulo 5 Automatize os processos Capítulo

Leia mais

CRI Nacional Agenda do Dia Prof. Hugo Ferreira Braga Tadeu Material de responsabilidade do professor

CRI Nacional Agenda do Dia Prof. Hugo Ferreira Braga Tadeu Material de responsabilidade do professor CRI Nacional Agenda do Dia Prof. Hugo Ferreira Braga Tadeu 2016 EMPRESAS PARTICIPANTES CICLO 2015/2016 NOVOS INTEGRANTES EVENTO INTERNACIONAL (01-03/06/2016) AGENDA CICLO 2015/2016 AGENDA DE HOJE AGENDA

Leia mais

José Luiz Ribeiro Filho. Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

José Luiz Ribeiro Filho. Rede Nacional de Ensino e Pesquisa Desafios e alternativas para a disseminação de Serviços e Soluções para Ciência nos Programas de Pós- Graduação (PPGs) Piloto Capes/RNP José Luiz Ribeiro Filho Rede Nacional de Ensino e Pesquisa Painelistas

Leia mais

SÃO PAULO, SEGUNDA-FEIRA, 28 DE MAIO DE 2018

SÃO PAULO, SEGUNDA-FEIRA, 28 DE MAIO DE 2018 Associação Paulista dos Técnicos de Seguro (APTS) Escola Nacional de Seguros (ENS) InsurTechs Série Tecnologias disruptivas e seus impactos no seguro SÃO PAULO, SEGUNDA-FEIRA, 28 DE MAIO DE 2018 InsurTech:

Leia mais

O lixo marinho e a Agenda 2030

O lixo marinho e a Agenda 2030 O lixo marinho e a Agenda 2030 Seminário OceanWise Centro de Informação Urbana de Lisboa 7 de março de 2019 Maria Inês Trigo Direção de Serviços de Estratégia 10 METAS 14.1. Prevenir e reduzir significativamente

Leia mais

Apresentação do projeto CiViA Ciclo de Vida Aplicado

Apresentação do projeto CiViA Ciclo de Vida Aplicado Apresentação do projeto CiViA Ciclo de Vida Aplicado Agenda Sobre o GVces CiViA Contexto: ACV e o GVces Objetivos Atividades Cronograma Formas de adesão ciclo 2015 Evento de lançamento CiViA Centro de

Leia mais

ACV como Suporte à P+L na Indústria de Iluminação. Oswaldo Sanchez Junior Instituto de Pesquisas Tecnológicas de SP Universidade de São Paulo - PPGE

ACV como Suporte à P+L na Indústria de Iluminação. Oswaldo Sanchez Junior Instituto de Pesquisas Tecnológicas de SP Universidade de São Paulo - PPGE ACV como Suporte à P+L na Indústria de Iluminação Oswaldo Sanchez Junior Instituto de Pesquisas Tecnológicas de SP Universidade de São Paulo - PPGE Contexto (1) Iluminação consome cerca de 20% da energia

Leia mais

VALOR COMPARTILHADO: COMO INCORPORAR À ESTRATÉGIA DE NEGÓCIO, GERAR RENTABILIDADE E CONTRIBUIR PARA DESENVOLVIMENTO SOCIAL

VALOR COMPARTILHADO: COMO INCORPORAR À ESTRATÉGIA DE NEGÓCIO, GERAR RENTABILIDADE E CONTRIBUIR PARA DESENVOLVIMENTO SOCIAL VALOR COMPARTILHADO: COMO INCORPORAR À ESTRATÉGIA DE NEGÓCIO, GERAR RENTABILIDADE E CONTRIBUIR PARA DESENVOLVIMENTO SOCIAL Painel: O retrato do valor compartilhado: quem são e o que estão fazendo as empresas

Leia mais

Valorização dos Resíduos Plásticos

Valorização dos Resíduos Plásticos Valorização dos Resíduos Plásticos CENÁRIO CENÁRIO Consumimos 50% a mais do que o planeta é capaz de produzir, absorver e regenerar 16% da população mundial consome 78% dos recursos 2/3 da população não

Leia mais

Centro de Inovação em Construção Sustentável

Centro de Inovação em Construção Sustentável Centro de Inovação em Construção Sustentável 1. Missão CICS 2. LivingLab CICS 3. Rede CICS 4. Site 5. Convite Tópicos NOSSA MISSÃO Reunir e desenvolver conhecimentos e difundir soluções para um futuro

Leia mais

Evento: Práticas Sustentáveis no Pólo do Grande ABC

Evento: Práticas Sustentáveis no Pólo do Grande ABC Evento: Práticas Sustentáveis no Pólo do Grande ABC Palestra: Sustentabilidade desafios, riscos e oportunidades Setembro 2018 Mario Pino Desenvolvimento Sustentável 1970 2013 2018 2050 População Mundial

Leia mais

Desafios na construção de indicadores para o planejamento estratégico. Alexandre Brandão. 30 de junho. Diretoria de estudos urbanos e ambientais

Desafios na construção de indicadores para o planejamento estratégico. Alexandre Brandão. 30 de junho. Diretoria de estudos urbanos e ambientais Desafios na construção de indicadores para o planejamento estratégico Alexandre Brandão 30 de junho SUMARIO 1. Trabalhos recentes sobre indicadores 2. Questões que permanecem 3. Análise do mapa estratégico

Leia mais

CIRCULAR ECONOMY & ECODESIGN. Lílian Schreiner FEA USP São Paulo, maio de 2016

CIRCULAR ECONOMY & ECODESIGN. Lílian Schreiner FEA USP São Paulo, maio de 2016 CIRCULAR ECONOMY & ECODESIGN Lílian Schreiner FEA USP São Paulo, maio de 2016 Agenda Circular Economy Conceitos: Walter Stahel, Michael Braungart, Bill McDonogh, Janine Benyus, Gunter Pauli, John T. Lyle

Leia mais

CARTA COMPROMISSO MOVIMENTO LIVRE-SE DE PLÁSTICOS

CARTA COMPROMISSO MOVIMENTO LIVRE-SE DE PLÁSTICOS VISÃO Acreditamos em um mundo onde a terra, o céu e as águas abrigam uma abundância de vida, não uma abundância de plásticos, e onde o ar que respiramos, a água que bebemos e o alimento que comemos esteja

Leia mais

MPE FORMULÁRIO PARA REDAÇÃO DOS COMENTÁRIOS DA VISITA

MPE FORMULÁRIO PARA REDAÇÃO DOS COMENTÁRIOS DA VISITA PARTE IV QUESTIONÁRIO DESTAQUE DE INOVAÇÃO EMPRESA: CNPJ: CATEGORIA: 1. A empresa realiza esforços para Inovar? a. Não são realizados esforços para Inovar. b. Existem alguns esforços para inovar, mas são

Leia mais

Que oportunidades e desafios a Economia Circular antecipa para uma associação como o Smart Waste Portugal?

Que oportunidades e desafios a Economia Circular antecipa para uma associação como o Smart Waste Portugal? Em fase de arranque, o cluster Smart Waste Portugal pretende afirmar-se enquanto dinamizador de conhecimento no setor dos resíduos, colocando o foco na criação de pontes com os diversos atores do setor.

Leia mais

CONTRIBUIÇÃO DAS ABORDAGENS DE CICLO DE VIDA PARA A ECONOMIA CIRCULAR

CONTRIBUIÇÃO DAS ABORDAGENS DE CICLO DE VIDA PARA A ECONOMIA CIRCULAR CONTRIBUIÇÃO DAS ABORDAGENS DE CICLO DE VIDA PARA A ECONOMIA CIRCULAR CRISTINA SOUSA ROCHA, LNEG, PORTUGAL VANESSA PASQUET, CD2E, FRANÇA 1 PORQUÊ A ECONOMIA CIRCULAR? FR: 20M t de resíduos para aterro

Leia mais

1. Título do Projeto Projeto Sustent Arte Cerâmicas

1. Título do Projeto Projeto Sustent Arte Cerâmicas 1. Título do Projeto Projeto Sustent Arte Cerâmicas 2. Introdução A ASPACER Associação Paulista das Cerâmicas de Revestimento, entidade criada para dar suporte e defender os interesses do setor cerâmico

Leia mais

São Paulo - SP 14 de julho 2016

São Paulo - SP 14 de julho 2016 São Paulo - SP 14 de julho 2016 OS OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO DO MILÊNIO (ODM) Para ver as metas dos ODM, acesse: http://www.pnud.org.br/odm.aspx ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO HUMANO (IDH) O PROCESSO PARTICIPATIVO

Leia mais

Políticas de CT&I para Pesquisa e Inovação: Novo Marco Legal

Políticas de CT&I para Pesquisa e Inovação: Novo Marco Legal MINISTÉRIO DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA, INOVAÇÕES E COMUNICAÇÕES Políticas de CT&I para Pesquisa e Inovação: Novo Marco Legal Jorge Mario Campagnolo, D.Sc. Diretor de Políticas e Programas de Apoio à Inovação

Leia mais

Aumento da População mundial: prevê-se cerca de 9 mil milhões de pessoas em 2050

Aumento da População mundial: prevê-se cerca de 9 mil milhões de pessoas em 2050 maio 2017 AGENDA o Enquadramento o O SmartWastePortugal o Missão, Visão e Valores o Órgãos sociais e associados o Principais iniciativas do SWP o SWP Grupo de Trabalho CDRs o SWP Estudo: Setor Resíduos

Leia mais

CAMPEÕES DA MOBILIDADE COMUNIDADE

CAMPEÕES DA MOBILIDADE COMUNIDADE CAMPEÕES DA MOBILIDADE COMUNIDADE SUPERANDO OS DESAFIOS Nós, líderes locais e regionais, há muito que estamos conscientes da nossa grande responsabilidade em criar cidades melhores e melhorar as vidas

Leia mais

POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL DA B3

POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL DA B3 POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL 26/07/2019 INFORMAÇÃO PÚBLICA SUMÁRIO 1 OBJETIVOS... 3 2 ABRANGÊNCIA... 3 3 REFERÊNCIAS... 3 4 PRINCÍPIOS... 4 5 A POLÍTICA... 4 6 GOVERNANÇA DA SUSTENTABILIDADE...

Leia mais

CLXV Reunião Ordinária do Conselho Pleno da ANDIFES

CLXV Reunião Ordinária do Conselho Pleno da ANDIFES Presidência da República Secretaria de Governo Secretaria Nacional de Articulação Social CLXV Reunião Ordinária do Conselho Pleno da ANDIFES Natal RN, 27 de julho de 2017 Etapas da Agenda 2030 ETAPA DE

Leia mais

Políticas para Segurança Hídrica

Políticas para Segurança Hídrica Políticas para Segurança Hídrica Desafios do setor de água no Brasil Rita Cestti, Gerente da Prática Global de Água para América Latina e Caribe Brasília, 20 de Março de 2018 www.worldbank.org/water www.blogs.worldbank.org/water

Leia mais

27/11/2014. Por quê o ECODESIGN na Natura? Integração do Ecodesign no processo de Inovação: A TRAJETÓRIA DA NATURA

27/11/2014. Por quê o ECODESIGN na Natura? Integração do Ecodesign no processo de Inovação: A TRAJETÓRIA DA NATURA Integração do Ecodesign no processo de Inovação: A TRAJETÓRIA DA NATURA Case 4: Natura - Fabien Brones 5.339 COLABORADORES no Brasil e 1.316 nas OIs 1.290 MILHÕES DE CONSULTORAS no Brasil e 366,5 nas OIs

Leia mais

Projeto LCiP na Valómia. Visão Geral do Projeto & Centro de Recursos Físico

Projeto LCiP na Valómia. Visão Geral do Projeto & Centro de Recursos Físico Projeto LCiP na Valómia Visão Geral do Projeto & Centro de Recursos Físico Projetos Piloto Sector da Construção ACV para demonstrar os benefícios dos blocos de cimento e madeira em comparação com materiais

Leia mais

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável Como afetam os seus negócios e ajudam a colocar a sustentabilidade no centro da sua estratégia

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável Como afetam os seus negócios e ajudam a colocar a sustentabilidade no centro da sua estratégia Como afetam os seus negócios e ajudam a colocar a sustentabilidade no centro da sua estratégia 3/10 4/10 ODS Quem conhece os ODS? 5/10 Quem conhece os ODS? 6/10 Sucessores dos ODM: governos ODS: governos,

Leia mais

Sustentabilidade. Quanto vale? Chris Laszlo, PhD

Sustentabilidade. Quanto vale? Chris Laszlo, PhD Sustentabilidade Quanto vale? Chris Laszlo, PhD Co fundador da Sustainable Value Partners. Autor do livro Sustainable Value (Stanford University Press, 2008) Segurança? Tem uma árvore no meu escritório

Leia mais

O valor da sustentabilidade e o papel da liderança em sustentabilidade. Congresso Atuação Responsável. a p r e s e n t a

O valor da sustentabilidade e o papel da liderança em sustentabilidade. Congresso Atuação Responsável. a p r e s e n t a O valor da sustentabilidade e o papel da liderança em sustentabilidade Congresso Atuação Responsável a p r e s e n t a ABIQUIM/ 15 de agosto de 2018 Diretor-presidente de Ideia Sustentável: Estratégia

Leia mais

POLÍTICAS DOS ÓRGÃOS DE GESTÃO

POLÍTICAS DOS ÓRGÃOS DE GESTÃO POLÍTICAS DOS ÓRGÃOS DE GESTÃO Processo Sustentabilidade Sub-Processo Sustentabilidade Emissão Código 25/05/2018 POG.10.000.R10 br.ccb.com Informação Confidencial Propriedade do CCB Brasil 1 1. OBJETIVO

Leia mais

Disseminação de Serviços e Soluções para Ciência nos Programas de Pós-Graduação (PPGs) Projeto Piloto Capes/RNP. Antônio Carlos Fernandes Nunes RNP

Disseminação de Serviços e Soluções para Ciência nos Programas de Pós-Graduação (PPGs) Projeto Piloto Capes/RNP. Antônio Carlos Fernandes Nunes RNP Disseminação de Serviços e Soluções para Ciência nos Programas de Pós-Graduação (PPGs) Projeto Piloto Capes/RNP Antônio Carlos Fernandes Nunes RNP Sumário Ampliando o escopo da Rede Nacional de Ensino

Leia mais

22 o. Prêmio Expressão de Ecologia

22 o. Prêmio Expressão de Ecologia 22 o. Prêmio Expressão de Ecologia 2014-2015 Fotos: Projeto: Transformar e Cultivar Organização: Centro Municipal Escola do Mar Página: 1/1 PÁGINA 1: Informações cadastrais: Q1: Título do projeto ambiental

Leia mais

Gestão de Conhecimento: um estudo de caso na Concert Technologies. Tamara Mendes

Gestão de Conhecimento: um estudo de caso na Concert Technologies. Tamara Mendes Gestão de Conhecimento: um estudo de caso na Concert Technologies Tamara Mendes Planejamento Estudo em Gestão de Conhecimento Levantamento de práticas em GC Criação de questionários Colaboradores Projeto

Leia mais

Pílulas de Gestão do Conhecimento Por Anna Nogueira

Pílulas de Gestão do Conhecimento Por Anna Nogueira Pílulas de Gestão do Conhecimento Por Anna Nogueira Anna Nogueira? Formação multidisciplinar Bióloga (São Camilo) Especializada em cultura da marca e marketing de serviços (ESPM) Criatividade e Inovação

Leia mais

XVIII Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias SNBU 2014

XVIII Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias SNBU 2014 1 XVIII Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias SNBU 2014 A ADOÇÃO DE PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS COMO CAMINHO PARA O DESCARTE DE MATERIAIS BIBLIOGRÁFICOS Evandra Campos Castro Mauro José Kummer 2 RESUMO

Leia mais

Estratégias e desafios de implementação dos ODS: o olhar da Comissão Nacional dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Estratégias e desafios de implementação dos ODS: o olhar da Comissão Nacional dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável Presidência da República Secretaria de Governo Secretaria Nacional de Articulação Social Estratégias e desafios de implementação dos ODS: o olhar da Comissão Nacional dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Leia mais

O Baobá. é a árvore da vida, e tem em si a mais profunda mensagem de sustentabilidade e prosperidade.

O Baobá. é a árvore da vida, e tem em si a mais profunda mensagem de sustentabilidade e prosperidade. O Baobá é a árvore da vida, e tem em si a mais profunda mensagem de sustentabilidade e prosperidade. Especializada em gestão e sociedade, com foco em sustentabilidade para os setores público e privado.

Leia mais

Projetos Benchmarking certificados - 4ª Edição

Projetos Benchmarking certificados - 4ª Edição Projetos Benchmarking certificados - 4ª Edição 2018 O FUTURO JÁ COMEÇOU Hackathon Mais faz parte do Programa Benchmarking Brasil que existe há 16 anos e certifica as melhores práticas socioambientais das

Leia mais

Compromisso Empresarial Brasileiro pela Segurança Hídrica

Compromisso Empresarial Brasileiro pela Segurança Hídrica Compromisso Empresarial Brasileiro pela Segurança Hídrica O Brasil sedia o 8º Fórum Mundial da Água, em Brasília, em um momento em que a crise hídrica se agrava novamente no País. Como empresas, sofremos

Leia mais

CARTA DE PRINCÍPIOS Indústria Brasileira de Árvores (Ibá)

CARTA DE PRINCÍPIOS Indústria Brasileira de Árvores (Ibá) CARTA DE PRINCÍPIOS Indústria Brasileira de Árvores (Ibá) A Indústria Brasileira de Árvores (Ibá), entidade que representa institucionalmente as principais empresas do setor de árvores plantadas, criada

Leia mais

INDICADORES de SUSTENTABILIDADE

INDICADORES de SUSTENTABILIDADE Universidade de São Paulo Escola de Engenharia de São Carlos Disciplina - SHS0382 - Sustentabilidade e Gestão Ambiental INDICADORES de SUSTENTABILIDADE Tadeu Malheiros 2016 COMO SEMPRE, QUANDO A GENTE

Leia mais

INSTITUTO NACIONAL DE PROCESSAMENTO DE EMBALAGENS VAZIAS

INSTITUTO NACIONAL DE PROCESSAMENTO DE EMBALAGENS VAZIAS SISTEMA CAMPO LIMPO INSTITUTO NACIONAL DE PROCESSAMENTO DE EMBALAGENS VAZIAS LEI 9.974/00 Criada em dezembro de 2001, o inpev é uma entidade sem fins lucrativos com sede em São Paulo Promove a correta

Leia mais

Política de Sustentabilidade Introdução

Política de Sustentabilidade Introdução Introdução Para a Unimed Cascavel, cooperativa de trabalho médico que desenvolve planejamento estratégico, o compromisso com a sustentabilidade é inerente ao negócio. Esse posicionamento está em nossa

Leia mais

entrevista: Eric Van Heck Leilões eletrônicos

entrevista: Eric Van Heck Leilões eletrônicos entrevista: Eric Van Heck Leilões eletrônicos O mercado eletrônico, especialmente o de leilões, cresce em todo o mundo como mecanismo de ligação entre agentes econômicos. Porém, sua sustentabilidade depende

Leia mais

0 7 / F a b r i c i o D o r a d o S o l e r f a b r i c i o s o l e f e l s b e r g. c o m. b r

0 7 / F a b r i c i o D o r a d o S o l e r f a b r i c i o s o l e f e l s b e r g. c o m. b r 0 7 / 2 0 1 7 F a b r i c i o D o r a d o S o l e r f a b r i c i o s o l e r @ f e l s b e r g. c o m. b r Responsabilidade Compartilhada pelo Ciclo de Vida dos Produtos Responsabilidade compartilhada

Leia mais

QUAL SOCIEDADE GLOBAL? UMA SOCIEDADE MAIS COLABORATIVA E INTEGRADA UMA SOCIEDADE MAIS JUSTA, SUSTENTÁVEL E PACÍFICA

QUAL SOCIEDADE GLOBAL? UMA SOCIEDADE MAIS COLABORATIVA E INTEGRADA UMA SOCIEDADE MAIS JUSTA, SUSTENTÁVEL E PACÍFICA QUAL SOCIEDADE GLOBAL? UMA SOCIEDADE MAIS COLABORATIVA E INTEGRADA UMA SOCIEDADE MAIS JUSTA, SUSTENTÁVEL E PACÍFICA Reunir setores, atores e cidadãos para criarem juntos. Promover uma cultura de transformação

Leia mais

Metodologia da Pesquisa Orientada para Elaboração do TCC Seminários Carga Horária Total 432

Metodologia da Pesquisa Orientada para Elaboração do TCC Seminários Carga Horária Total 432 QUADRO DE DISCIPLINAS Carga Horária Disciplinas Presencial Virtual Total MÓDULO: GESTÃO INTEGRADA Organizações, Sustentabilidade e Gestão Socioambiental 16 08 24 Gestão da Cadeia de Suprimentos Sustentável

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA & TECNOLOGIA DO CEARÁ. CURSO TÉCNICO DE INFORMÁTICA Prática Profissional

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA & TECNOLOGIA DO CEARÁ. CURSO TÉCNICO DE INFORMÁTICA Prática Profissional INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA & TECNOLOGIA DO CEARÁ CURSO TÉCNICO DE INFORMÁTICA Prática Profissional Mauro Oliveira www.maurooliveira.com.br Chico Anysio Óleo sobre tela 60x40 cm Aula 02: Plano

Leia mais

COLETA SELETIVA DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS NO MUNICÍPIO DE POÇO VERDE/SE: DESAFIO PARA O DESENVOLVIMENTO URBANO SUSTENTÁVEL MUNICIPAL

COLETA SELETIVA DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS NO MUNICÍPIO DE POÇO VERDE/SE: DESAFIO PARA O DESENVOLVIMENTO URBANO SUSTENTÁVEL MUNICIPAL COLETA SELETIVA DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS NO MUNICÍPIO DE POÇO VERDE/SE: DESAFIO PARA O DESENVOLVIMENTO URBANO SUSTENTÁVEL MUNICIPAL Alison Araujo Santos Acadêmico da Faculdade AGES. Bacharelado em Engenharia

Leia mais

COMO REDUZIR O CUSTO COM RESÍDUOS SÓLIDOS NAS EMPRESAS

COMO REDUZIR O CUSTO COM RESÍDUOS SÓLIDOS NAS EMPRESAS COMO REDUZIR O CUSTO COM RESÍDUOS SÓLIDOS NAS EMPRESAS Curitiba, 23 de novembro de 2016 Luiz Carlos Pôrto, Eng., MSc. PROGRAMA DO CURSO 23/11/2016 Manhã Conceitos básicos Prioridades na gestão dos resíduos

Leia mais