EBD+ de férias RELIGIÕES NÃO CRISTÃS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "EBD+ de férias RELIGIÕES NÃO CRISTÃS"

Transcrição

1 EBD+ de férias RELIGIÕES NÃO CRISTÃS

2

3 ISLAMISMO

4

5

6 COMO SURGIU O ISLAMISMO? Abū al-qāsim Muḥammad ibn ʿAbd Allāh ibn ʿAbd al-muṭṭalib ibn Hāshim, mais conhecido como Maomé, Maomé é tido como o mais recente e último profeta do Deus de Abraão. Não é considerado pelos muçulmanos como um ser divino. visto como um dos mais perfeitos seres humanos. Seus seguidores são chamados muçulmanos (muslim).

7 A origem da religião islâmica está ligada à pessoa de Mohammed ( ). O significado de seu nome é (digno de louvor). Família de mercadores. Cristianismo bizantino (império romano orientalcidade Bizancio), o judaísmo e o politeísmo. Perseguido em Meca, é obrigado a emigrar para Medina, em 622. Em Medina, ele é reconhecido como profeta e legislador, assume a autoridade espiritual e temporal, vence a oposição judaica e estabelece a paz entre as tribos árabes. Quase dez anos depois, Mohamed e seu exército ocupam Meca, sede da Caaba (CUBO), a pedra sagrada de 15 m de altura que é mantida coberta por um tecido negro, já então um centro de peregrinação. Mohamed morre no ano 632 como líder de uma religião em expansão e de um Estado árabe que começa a se organizar politicamente.

8 O LIVRO SAGRADO DOS ISLAMICOS Alcorão ou Corão, é o texto sagrado do Islã. O nome, em árabe, significa lido ou recitado. Ensinamentos: A onipotência de Deus e a necessidade de bondade, generosidade e justiça nas relações entre as pessoas. Abraão, considerado o primeiro muçulmano. Do NT, registra passagens da vida de Jesus Cristo, reverenciado pelos muçulmanos como um profeta (que é menos importante que Mohamed) A segunda fonte de doutrina do Islã, a Suna, é um conjunto de preceitos baseados nos hadith (ditos e feitos do profeta).

9

10 CURIOSIDADES NO ALCORÃO: O Alcorão é similar, em número de palavras, ao Novo Testamento da Bíblia cristã. O árabe em que está escrito o Alcorão, distinguese de qualquer variante idiomática árabe. Em conteúdo, o Alcorão consiste : conjunto de preceitos e recomendações éticas e morais, advertências sobre a chegada do último dia e Juízo Final, histórias sobre profetas anteriores a Maomé e povos a quem foram enviados, preceitos sobre religião, vida social, matrimônio, divórcio ou herança. A mensagem, em essência, é que existe um só Deus, criador de todas as coisas, ao qual há que se servir, praticando o culto e observando conduta correta.

11 IMPORTÂNCIA E INTERPRETAÇÃO DO ALCORÃO: O centro da vida religiosa, sendo comparável à Torá dos judeus ou ao Novo Testamento cristão. A oração diária obrigatória inclui a recitação de versículos e capítulos. A educação dos jovens muçulmanos inclui sua aprendizagem de memória. Para os seguidores do Islã, o Alcorão é a fonte principal do Direito do Islã, juntamente com a sunna (comportamento e práticas do Profeta). A interpretação do Alcorão (tafsir): Foram escritos numerosos livros sobre o tema. Existem comentários atribuídos a estudiosos dos três primeiros séculos do islamismo, mas o trabalho recente mais importante de tafsir pertence a al-tabari, falecido no ano 923. O trabalho de al-tabari analisa cada verso do Alcorão e oferece diversas opiniões de estudiosos da época em relação à vocalização, gramática, lexicografia, interpretação ética, moral e a relação do texto com a vida de Maomé. A tradição do tafsir reflete, muitas vezes, as divergências e tendências do islamismo. A interpretação xiita de alguns versos difere, radicalmente, da interpretação sunita. Nos últimos tempos, tanto os modernistas reformistas, como os fundamentalistas, têm interpretado o texto de maneira que este se adapte a seus respectivos pontos de vista.

12 CHAMADA A ORAÇÃO ISLÂMICA

13 Preceitos religiosos A vida religiosa do muçulmano tem práticas definidas pela Sharia (DIREITOS ISLÂMICOS), o caminho que o muçulmano deve seguir na vida. A Sharia define normas de conduta, comportamento e alimentação, além dos chamados pilares da religião. O primeiro pilar é a shahada ou testemunho: Não há outro Deus a não ser Alá, e Mohamed é seu profeta. Esse testemunho é a chave da entrada do fiel para o Islamismo. Shahada:credo islâmico O segundo pilar são as cinco orações diárias comunitárias (sãlat), durante as quais o fiel deve ficar ajoelhado e curvado em direção a Meca. Às sextas-feiras realiza-se um sermão de um verso do Corão, de conteúdo moral, social ou político.

14 O terceiro pilar é uma taxa chamada zakat, único tributo permanente ditado pelo Corão. É pago anualmente em grãos, gado ou dinheiro e se mantém em muitos países tradicionalistas. Em outros, o Estado, com seus impostos, preenche o lugar da zakat. É empregado no auxílio aos pobres e no resgate de muçulmanos presos em guerras. O quarto pilar consiste em cumprir o jejum nos dias do mês do Ramadã. O quinto pilar é o hajj ou a peregrinação a Meca, que precisa ser feita pelo menos uma vez na vida por todo muçulmano que tenha condições físicas e econômicas para realizá-la.

15 A esses cinco pilares, a seita khawarij adicionou o jihad. Traduzido comumente como Guerra Santa, acabou por assumir o significado de batalha para reformar o mundo, um dos objetivos do Islamismo. É permitido o uso dos exércitos nacionais como meio de difundir os princípios do islã. Segundo a doutrina muçulmana. Mas o jihad não é aceito por toda a comunidade islâmica. Muitos enfatizam seu aspecto interior a luta do indivíduo contra seus próprios erros.

16

17

18

19 JIHAD

20 NUR 24:55 Deus prometeu aqueles que acreditaram no meio de vós e feito obras de justiça que Ele certamente irá conceder-lhes sucessão [a autoridade] sobre a terra, assim como Ele concedeu a seus antecessores e que Ele certamente irá estabelecer para eles [nele] a sua religião que ele preferiu para eles e que Ele certamente irá substituí-los, depois de seu medo, segurança, [para] que eles me adoram, não associar nada comigo. Mas quem não acredita, depois que - então esses são os desafiadoramente desobediente

21

22 Festas e lugares sagrados As principais comemorações são Eid el Fitr, Eid el Adha, Dia de Hégira (Ano-Novo) e a comemoração do nascimento de Mohamed. Elas acontecem nessa ordem no decorrer do ano e são definidas segundo o calendário lunar, tendo por isso datas móveis em relação ao calendário solar. Na Eid el Fitr é comemorado, com orações coletivas, o fim do Ramadã. Durante todo o nono mês lunar de cada ano, guarda-se o Ramadã, e, do amanhecer ao pôr-do-sol, o muçulmano celebra a revelação do Corão a Mohamed, comemorado a primeira vitória militar do Profeta contra Meca.

23 Enquanto é dia, os fiéis não podem comer, beber, fumar ou manter relações sexuais, embora trabalhem normalmente. Mas as restrições não são mantidas durante as noites, e as ruas se enchem de pessoas que comemoram alegremente a revelação feita a seu profeta. A celebração do Eid el Adha lembra a disposição de Abraão em sacrificar a Alá seu próprio filho, Ismael (na tradição judaico-cristã o filho seria Isaque). O Ano-Novo islâmico é comemorado no Dia de Hégira, o 1º do mês Muharram. O marco é o ano de 622, quando Mohamed deixa Meca. Os lugares mais sagrados do Islamismo são Meca, cidade onde fica a Caaba, Medina, lugar onde Mohamed construiu a primeira Mesquita (templo), e Jerusalém, cidade onde o profeta ascendeu aos céus durante uma viagem noturna em que foi ao paraíso e se encontrou com Moisés e Jesus Cristo.

24 JERUSALÉM Jerusalém, capital e maior cidade de Israel, situada entre o mar Mediterrâneo e o mar Morto, a aproximadamente 93 km a leste de Tel Aviv- Jaffa. O status de Jerusalém como capital de Israel não é reconhecido pela comunidade internacional. Jerusalém é uma cidade santa para três grandes religiões monoteístas do mundo: judaísmo, cristianismo e islamismo Lugar sagrado para os cristãos, por ser o cenário da Última Ceia, da crucificação e ressurreição de Jesus Cristo; para os judeus é um símbolo de sua terra natal, lugar onde se encontra o Templo de Jerusalém, e para os muçulmanos é sagrada por ser o local de onde o profeta Maomé ascendeu ao céu.

25 A DIVISÃO DOS MUÇULMANOS Os muçulmanos se dividem em dois grandes grupos principais: os sunitas (da palavra suna (que narra a vida dos profetas, os costumes), o caminho) e os xiitas (companheiros de ali). Aparecem pois o Alcorão é como se fosse um código civil, sem nenhuma mensão de direito político, por isso surgem os partidarismos. Os sunitas Hanafitas, malequitas,chafeitas e hambanitas. Estes grupos são os seguidores da tradição do Profeta. Eles seguem as tradições continuadas pelo tio do profeta Maomé, chamado All-Abbas. Calcula-se que 84% dos muçulmanos sejam sunitas. Para eles, a autoridade espiritual pertence à comunidade, e não a alguns homens especiais. os sunitas acreditavam que bastava o candidato a líder repetir a suna do profeta, ou seja, seu comportamento Os xiitas (16% dos muçulmanos) também possuem sua própria interpretação da Sharia. Seu nome deriva da expressão ("shi at Ali"), partido de Ali, que foi marido de Fátima (c. 616-c. 633)., filha de Mohamed. Seus descendentes teriam a chave para interpretar os ensinamentos do Islã.

26 XIITAS X SUNITAS

27 LEI, RITUAL E TEOLOGIA A lei religiosa, ou Sharia, é a base do Islã, comandando a vida pública e privada de qualquer muçulmano. A Sharia é um conjunto de normas extraídas do Alcorão e da suna. Os Hadiths, considerados a segunda autoridade jurídica no que se refere a rotina de um muçulmano (a primeira é o Alcorão), são documentos, interpretados pelos imãs (é o pregador no culto islâmico e também designa os principais líderes religiosos do Islamismo que sucederam ao profeta Maomé.), com instruções que os muçulmanos acreditam inspiradas por Deus. Os Duodécimos e os ismaelitas crêem que os Hadiths são uma fonte de inspiração divina e iguais, em sabedoria, aos do Profeta.

28 A ALMA Alma, em muitas regiões e filosofias, elemento imaterial que, junto como o corpo, constitui o ser humano. Em geral, concebe-se a alma como um princípio Segundo o Islã, Deus dotou de alma cada ser humano e, na hora da morte, o espírito dos crentes é levado até ele. O CÉU O islamismo divide o céu em patamares cada vez mais sedutores e oferece, aos que morrem na guerra santa (Jihad), a entrada imediata no melhor deles, o sétimo. No sétimo céu existem rios de mel, campos floridos, mulheres belas deitadas em almofadas de pérolas e jovens másculos e sedutores. A ORAÇÂO A oração diária obrigatória inclui a recitação de versículos e capítulos. A educação dos jovens muçulmanos inclui sua aprendizagem de memória. A oração é citada no Alcorão mais de 117 vezes. 1ª Oração: Fajr - Oração da Alvorada 2ª Oração: Dhuhr - Oração de Meio Dia 3ª Oração: Asr - Oração da Tarde 4ª Oração: Maghrib - Oração do Crepúsculo (Pór do Sol) 5ª Oração: Isha - Oração do Início da Noite

29 MUNDO ISLÂMICO - EX.: AFEGANISTÃO Afeganistão, estado asiático limitado ao norte pelo Turcomenistão, Uzbequistão e Tadjiquistão, a leste pela China, pelos estados hindus de Jammu e Kashmir e pelo Paquistão, ao sul pelo Paquistão e a oeste pelo Irã. Tem quilômetros quadrados. A capital é Kabul. O Afeganistão é um país montanhoso. A principal cadeia de montanhas é a de Hindu Kush com uma altitude média de m e picos de metros. Os principais rios são o Amu Darya, Kabul e Helmand. Os dois últimos desembocam em lagos e pântanos. A população, predominantemente rural, está estruturada em tribos e clãs. Divide-se em quatro grandes grupos étnicos: os páthans (50% da população), os tadjiques (25%), os uzbeques (9%) e os hazaras (9%). O Afeganistão é um dos países mais pobres do mundo, com uma renda per capita de 220 dólares. Aproximadamente 80% da população dedicase à agricultura e à criação de gado. O islã tornou-se a religião principal e o controle político árabe foi substituído pelo domínio iraniano e turco no século X e no início do XI.

30 AFEGANISTÃO

31 AS MULHERES

32 PROIBIÇÕES ÀS MULHERES

33 MULHER CASTIGADA EM PRAÇA PÚBLICA

34 PAI VENDE MENINA DE 6 ANOS PARA PAGAR DÍVIDAS

35 HERESIAS DO ISLAMISMO 1-O ÚNICO DEUS QUE EXISTE É ALÁ 2-A TEOLOGIA ISLAMICA A RESPEITO DE JESUS CRISTO (NÃO É DEUS) 3- OS ISLAMICOS NEGAM E CONDENAM A DOUTRINA DA TRINDADE

36 1-O ÚNICO DEUS QUE EXISTE É ALÁ O islamismo é radical em seu monoteísmo, podemos compara-lo, guardando as devidas proporções ao Judaísmo. Eles crêem que o único Deus existente é Alá. A BÍBLIA CONTRADIZ ESSA AFIRMAÇÃO A bíblia também ensina que existe um único Deus, porém o Deus apresentado na bíblia não se chama Alá. Na bíblia a pessoa de Deus recebe diversos nomes mais nenhum deles é Alá. Os conceitos associados com o termo Alá são diferentes entre as diversas tradições. Na Arábia pré-islâmica Allah não era considerada a única divindade, e tinha companheiras, filhos e filhas - um conceito que o Islamismo revogou de maneira firme e resoluta. DEFINIÇÃO DE DEUS: Deus é espírito pessoal, perfeitamente bom, que em santo amor, cria, sustenta e dirige tudo. Deus é amor (1 Jo 4:7) Deus é Espírito (Jo 4:24)

37 OS NOMES DE DEUS NA BÍBLIA A- NOMES PRIMÁRIOS DO ANTIGO TESTAMENTO. ELOHIM: A palavra significa deuses e pode ser empregada para descrever tanto YHWH, como deuses pagãos (Gn 1:1; Jz 10:6). JAVE (YHWH): O tetragrama YHWH, o Senhor, ou IAVÉ, o nome pessoal de Deus e a sua mais freqüente designação nas Escrituras com um total de ocorrências. Têm um significado de auto-existência Eu sou o que sou (Ex 3:14). B- NOMES COMPOSTOS DO ANTIGO TESTAMENTO. COMPOSTOS COM EL. EL ELYON: Traduzido por altíssimo, o mais forte dos fortes (Is 14:13-14). EL ROI: O forte que vê (Gn 16:13). EL SHADDAI: Deus todo-poderoso (Gn 17:1-20). EL OLAM: O eterno Deus (Is 40:28).

38 C -NOMES DE DEUS COMPOSTOS COM O TETRAGRAMA (YHWH) JAVÉ JAVÈ JIREH: O Senhor proverá (Gn 22:13,14). JAVÈ NISSI: O Senhor é a minha bandeira (WX 17:15). JAVÈ SHALOM: O Senhor é paz (Jz 6:24). JAVÈ TSABBAOTH: O Senhor dos exércitos (1 Sm 1:3). JAVÈ MACCADESHKEM : O Senhor que te santifica (Ex 31:33). AVÈ RAAH: O Senhor é meu pastor (Sl 23:1). JAVÈ TSIDKENU : O Senhor justiça nossa (Jr 23:6). JAVÈ EL GMOLAH: O Senhor dá recompensa (Jr 51:56). JAVÈ NAKEH: O Senhor que fere (Ez 7:9). JAVÈ SHAMMAH: O Senhor que está presente (Ez 48:35).

39 2-A TEOLOGIA ISLAMICA A RESPEITO DE JESUS CRISTO Reduz a importância e a pessoa de Cristo Segundo dizem Alá o enviou à pregar para os de sua terra. Para os islâmicos Jesus não é Deus, nem muito menos Filho Dele (Sura =CAPÍTULO 4.171). Ele não pode expiar os pecados de ninguém, acreditam que Jesus não morreu na cruz. Jesus colocou Judas Iscariostes para morrer em seu lugar, ou Alá o poupou e o levou ainda em corpo para o paraíso, Ele não passou pela morte (Sura 4.157) é preciso que tal pessoa observe atentamente os 5 pilares da fé islâmica. Quem quiser ter esperanças de ser poupado por Alá do castigo eterno deve: recitar a Shahada, as 5 orações diárias, ajoelhados em direção à Meca, dar esmolas, jejuar durante o mês do Ramadã e por último fazer uma peregrinação á Meca, pelo menos uma vez na vida. Eles pregam uma espécie de sinergismo religioso, isto é: o homem de alguma forma pode interferir ou trabalhar a favor de sua salvação, como é o caso da observância dos 5 pilares da fé.

40 A bíblia contradiz esta afirmação A bíblia apresenta-nos um Jesus Cristo diferente daquele conceituado pelo Islã. O Jesus Cristo bíblico é descrito como Deus. Não um deus inferior ou apenas um profeta, mas como Deus em toda sua plenitude. É Jesus quem opera a salvação do homem, não há outro meio pelo qual haja salvação, e o homem nada pode fazer para contribuir com sua salvação. Diante de tantas acusações injuriosas à pessoa de Cristo e Para que a Sua divindade seja plenamente defendida é necessário um estudo minucioso de Sua obra e pessoa, veja o resultado deste estudo abaixo.

41 CRISTOLOGIA- A DOUTRINA BÍBLICA SOBRE JESUS CRISTO I- SUA PREEXISTÊNCIA A- A DIVINDADE DE CRISTO É PROVADA NO ANTIGO TESTAMENTO (Mq 5:2; Is 9:6) B-PROVADA NO NOVO TESTAMENTO (Jô 1:1 Em comparação com o versículo 14) e (Jô 8:58 Jesus reclama a sua eternidade) e (1 Jo 1:1,2; Jô 17:5) C- PROVADA POR OBRAS. Certas obras que são atribuídas a Cristo exigem a sua preexistência (Cl 1:16; Jô 1:3) D- PROVADAS POR APARIÇÕES. As aparições do Anjo do Senhor, aqui entendemos se tratar de Cristo (Ex 3:2-4), embora o contexto não seja claro a esse respeito, o ensino de que seria o anjo do Senhor uma referencia a Jesus só pode ser feito por inferência. E- PROVADOS PELO SEUS NOMES. 1- Logos 2- Filho de Deus 3- YHWH (Jô 8:58)

42 II- SUA ENCARNAÇÃO DEFINIÇÃO DE ENCARNAÇÃO: A doutrina da encarnação, significa dizer que Deus viveu entre os homens sendo ele mesmo um misto de Deus e homem, habitando juntos em plena harmonia. A- SIGNIFICADO DE ESTAR EM CARNE: A doutrina da encarnação compreendida pela igreja através da história tem sido um fato coerente e inteligível, embora ninguém sustente que ele nos forneça uma explicação completa de como Jesus é ao mesmo tempo plenamente Deus e plenamente homem. Nossa resposta é não duvidar nem rejeitar este ensino bíblico acerca da encarnação, mas reconhecer que ele é e continuará um paradoxo e até mesmo um grande mistério para a razão humana discernir; e que isso é tudo que Deus quis nos revelar a respeito de tal assunto. (Mt 1:16-20, Lc 1:31; Jô 1:14; 1 Tm 3:16; Rm 1:3; Gl 4:4; Fp 2:5-8; Cl 1:19; 2:9) B- SEU MEIO: A importância do nascimento virginal de Cristo é visto em pelo menos três áreas. 1- Mostra que a salvação em última análise pertence a Deus (Gn 3:15) 2- O nascimento virginal de Cristo possibilitou a união da plena divindade ( Cl 2:9) e da plena humanidade (Gl 4:4) em uma única pessoa Jesus Cristo o Deus encarnado (Jô 1:14) 3- O nascimento virginal torna possível a plena humanidade de Cristo. 4- O nascimento virginal foi predito no Antigo Testamento (Is 7:14)

43 III- SUA HUMANIDADE A- ELE POSSUÍA UM CORPO HUMANO: O fato de que o Senhor Jesus possuía um corpo igual a nosso é claramente ensinada nas Escrituras. 1- ELE NASCEU DE UMA MULHER (Gl 4:4) 2- SUJEITO A CRESCIMENTO (Lc 2:52) 3- VISTO E TOCADO POR HOMENS (1 Jo 1:1; Mt 26:12) 4- SEM PECADO (Hb 4:15) B- ELE POSSUÍA ESPÍRITO (Mt 26:38;Lc 23:46) C- ELE ESTEVE SUJEITO AS LIMITAÇÕES DA HUMANIDADE 1- ELE SENTIU FOME (Mt 4:2) 2- ELE SENTIU SEDE (Jo 19:28) 3- ELE SENTIU CANSAÇO FÍSICO (Jo 4:6) 4- ELE CHOROU (Jo 11:35) 5- ELE FOI TENTADO (Hb 4:15) 6- ELE EXPERIMENTOU A MORTE EM DECORRÊNCIA DO SOFRIMENTO DO SEU CORPO (Fp 2:8); A própria bíblia é clara quanto a afirmar sobre a impecabilidade de Cristo, e seu nascimento virginal e sua concepção miraculosa pelo Espírito Santo são provas de que Ele não herdou o pecado original. D- ELE RECEBEU NOMES HUMANOS. 1- FILHO DO HOMEM (Lc 19:10) 2- JESUS (Mt 1:12) 3- FILHO DE DAVI (Mc 10:47) 4- HOMEM (Is 53:3; 1 Tm 2:5)

44 IV- SUA DIVINDADE A- PROVADA PELOS SEUS TÍTULOS. 1- A PALVRA DEUS (Theòs), é atribuída a Cristo: Apesar do emprego desta palavra na tradução da Septuaginta, tradução grega do Antigo Testamento, emprega-la amplamente com referência a Deus Pai. Esta mesma palavra é empregada com referência a Cristo no Novo Testamento, mantendo o denso sentido que tem no Antigo Testamento, de que Deus é o criador e governante de tudo (Jo 1:1; ;18; 20:28; Rm 9:5; Tt 2:13; Hb 1:18 citando o Sl 45:6; 2 Pe 1:1), todos estes textos falam explicitamente de Jesus Cristo, como sendo Deus de forma clara e inequívoca. No Antigo Testamento existe uma passagem clássica em que o termo (Theós), é aplicado a Cristo (Is 9:6) Ele é denominado de Deus forte. 2- A PALAVRA SENHOR (Kyriòs), é atribuída a Jesus Cristo, esta palavra (Kyriós) pode ser usada simplesmente para designar um tratamento honroso de um servo para com seu Senhor humano (Mt 13:27), um patrão de um servo ou escravo (Mt 6:24). Porém muitas vezes esta palavra é empregada com o mesmo sentido o qual ela aparece na Septuaginta como tradução do hebraico YHWH, que verte por cerca de vezes o tetagrama YHWH pelo grego Kyriós (Senhor). De semelhante modo esta mesma palavra, preservando o seu sentido veterotestamentário é empregada amplamente para designar a pessoa divina de Jesus cristo (Mt 3:3; 22:40; 1 Co 8:6; 12:3).

45 B- PROVADA PELOS SEUS NOMES 1-DEUS: (Is 9:6; Jo 1:1; 1:18; 20:28; Rm 9:5; Hb 1:8; Tt 2:13; 2 Pe 1:1). 2- FILHO DE DEUS: (Mt 16:16; 26:61-64) 3- SENHOR: ( Lc 2:11; Mt 3:3; 22:44; 1 Co 8:6; 12:3) 4- O FILHO DO HOMEM (Referente a visão de Daniel sobre o filho do homem que se dirige ao ancião de dias, e Dele recebe honra, glória e o o reino eterno Dn 7:13-14) e que com este sentido são empregadas diversas passagens nas quais o Senhor Jesus é identificado como sendo este filho do homem a quem Daniel se refere (Mt 16:13; 26:64; Lc 9:18). 6- YHWH Eu Sou o Que Sou (Ex 3:14; Jo 8:58) 7- O ALFA E O ÔMEGA: (Ap 22:13, comparar com Ap 1:8)

46 C- PROVADA POR SUAS CARACTERÍSTICAS OU ATRIBUTOS 1- ONIPOTÊNCIA: Acalmou a tempestade (Mt 8:26:27), Multiplicou alimento (Mt 14:19), Transformou água em vinho (Jo 2:1-11). 2- ETERNIDADE: (Jo 8:58; Ap 22:13). 3-ONICIÊNCIA: (Mc 2:8; Jo 1:48; 2:25; 6:64; 21:27). 4- ONIPRESENÇA: (Mt 18:20; 28:20). 5- SOBERÂNIA: (Mc 2:5-7; Jo 3:37). 6- IMUTABILIDADE: (Jo 2:19; 10:17,18). 7- VIDA: (Jo 1:4; 5:26). 8- VERDADE: (Jo 14:6). 9-IMUTABILIDADE: (Hb 13:8).

47 D- POR SUAS OBRAS 1- CRIAÇÃO: (Jo 1:3; Hb 1:10). 2- SUSTENTAÇÃO: (Cl 1:17; Hb 1:3). 3- PERDÃO DOS PECADOS (Mc 2:10; Lc 7:48; Rm 5:9). 4- RESSURREIÇÃO DOS MORTOS: (Jo 5:25; Ef 2:5; 5:14; Cl 2:13). 5- JULGAMENTO: (Jo 5:27; At 10:42; 17:31). 6- ENVIO DO ESPÍRITO SANTO: (Jo 15:26).

48 E- PELA ADORAÇÃO OFERECIDA A ELE 1- POR ANJOS: (Hb 1:6). 2- POR HOMENS (Mt 14:33). 3- POR TODOS: (Fp 2:10). F- POR IGUALDADE NA ETERNIDADE 1- COM O PAI: (Jo 10:30; 14:23; 17:21). 2- COM O PAI E O ESPÍRITO SANTO: (Mt 28:19; 1 Co 13:13)

49 V- SUA VIDA TERRENA A- SUA PREPARAÇÃO. 1- NASCIMENTO. 2- INFÂNCIA, PRÉ-ADOLESCÊNCIA E CRESCIMENTO ATÉ ATINGIR A MATURIDADE. 3- BATISMO. 4- TENTAÇÃO. B- SUA PREGAÇÃO, MINISTÉRIO TERRENO 1- MINISTÉRIO INICIAL NA JUDÉIA: (Jo 2:13 4:3). 2- MINISTÉRIO NA GALILÉIA: (Mc 1:14 9:50). 3- MINISTÉRIO NA PERÉIA: (Lc 9:51 19:28).

50 C- SUA PAIXÃO 1- A ÚLTIMA SEMANA EM JERUSÁLEM: (Lc 19:29 22:46). 2-TRAIÇÃO E PRISÃO: (Jo 18:2:13). 3- JULGAMENTO PERANTE ANÁS: (Jo 18:12 24) 4- JULGAMENTO PERANTE CAIFÁS: (Mc 14:53-15:1). 5- JULGAMENTO PERANTE PILATOS: (Mc 15:1-5). 6- JULGAMENTO PERANTE HERODES: (Lc 23:8-12). 7- SEGUNDO JULGAMENTO PERANTE PILATOS:(Mc 15:6-15). 8- CRUCIFICAÇÃO: (Mt 27:33-56; Lc 23:33-47). 9-SEPULTAMENTO: (Mt 27:55; Lc 23:53). 10-RESSURREIÇÃO: (Mt 28:1-10; Lc 24:1-12).

51 VI- A KENOSIS A- DEFINIÇÃO DE KENOSIS: A palavra kenosis é derivada do verbo grego kenoo, cujo o significado geral é esvaziar sendo traduzido em (Fp 2:7) por ele esvaziou-se, falando assim com respeito a Cristo. B- TEORIAS A RESPEITO DA DOUTRINA DA KENOSIS. 1-A TEORIA DA KENOSIS OU TEOLOGIA KENÓTICA: Eles defendiam uma idéia sobre a doutrina da encarnação jamais defendida em toda a história da igreja; esta idéia pressupunha que: Jesus enquanto Deus encarnado, abriu mão de alguns de seus atributos que são inerentes a divindade, atributos tais como onipotência, oniciência, onipresença, isso teria acontecido enquanto Ele permaneceu vivendo entre nós como Deus encarnado, que era 100% Deus e 100% homem. 2- A VERDADEIRA DOUTRINA DA KENOSIS: A verdadeira doutrina da kenosis não admite que Jesus Cristo o Deus encarnado tenha de fato aberto mão de seus atributos, sejam eles quais forem; e sim que voluntariamente Ele deixou de lado a condição de privilégio que tinha no céu, desta forma humilhou-se e assumiu a forma de homem. O que esta em foco no ensino de Fp 2:5-8 é a troca de uma posição privilegiada por uma inferior, visando favorecer aos interesses de outros, e não a redução de atributos ou poderes, afinal o próprio contexto é claro a este respeito. É claro que durante a encarnação é impossível para nós vermos a glória de Jesus que ele tinha antes deste evento (Jo 17:5).

52 C- OBJEÇÕES A TEORIA DA KENÓSIS OU DOUTRINA KENÓTICA 1- NÃO ENCONTRA RESPALDO EM NENHUM OUTRO TEXTO BÍBLICO: A Teoria da kenosis ou Teologia kenótica com sua base na proposição de que Jesus abriu mão de alguns de seus atributos ou poderes não ganha respaldo em nenhum texto bíblico; poderia se questionar onde mais na bíblia isto é ensinado de forma clara e inequívoca?. Compreender a doutrina da kenosis deste jeito só é possível, quando por inferência no texto chegamos a esta conclusão, sem dizer que é preciso distorcer a hermenêutica do texto. 2-O ARGUMENTO HISTÓRICO É CONTRA: Nenhum dos pais ou mestres da igreja nos seus mais de anos de existência jamais deixou transparecer que havia entendido esvaziou-se, como abrir mãos de atributos inerentes a divindade, nem mesmo aqueles que falavam grego desde seu nascimento. 3- O ARGUMENTO HERMENÊUTICO: Esvaziar-se neste contexto não significaria abrir mão dos atributos, o que esta em foco no texto é a compreensão e ensino de Paulo aos filipensses a respeito do ato de desprendimento de Jesus que aceitou trocar a sua posição de privilégio em favor dos interesses de outros. O senhor não considerou só o seu bem estar quando se revelou como Deus encarnado, Ele poderia ter feito uso de todo seu poder para cumprir seu eterno propósito, mas agradou-lhe humilhar-se assumindo a forma de homem, isto implica que Ele voluntariamente muda a sua condição. Além do mais o texto evidência que o ensinamento de Paulo a seus irmãos de Filipos é que eles não vivam satisfazendo apenas os interresses particulares de cada um, mas que seguindo o exemplo de Cristo, troquem de posição e pensem e vivam de modo a satisfazer os desejos e necessidades da comunidade, atuando como servos uns dos outros, ora este é o mesmo ensino que Jesus pregou (Mt 20:25-28; Lc 22:24-27).

53 VII- SUA IMPECABILIDADE DEFINIÇÃO DE IMPECABILIDADE: É dizer que Jesus Cristo mesmo vivendo como um ser que era 100% Deus e 100% homem, não se achou nele nenhum pecado sendo assim ele é santo desde sua concepção sobrenatural até sua morte na cruz. A- A IMPECABILIDADE DE JESUS CRISTO É PARA NÓS UM PARADOXO: A impecabilidade de Jesus é mais uma daquelas doutrinas bíblicas paradoxais para nós. Uma vez que a própria bíblia afirma que Deus não pode ser tentado pelo mal (Tg 1:13), ela mesma afirma que Jesus foi tentado em tudo (Hb 4:15), e que as tentações de Jesus foram reais (Lc 4:2); é ainda a mesma bíblia que afirma inúmeras vezes que o próprio Jesus é plenamente Deus (Jo 1:1; 1:18; Rm 9:5; Hb 1:8; Tt 2:13). Aqui surge o paradoxo, se Jesus é 100% humano como as Escrituras afirmam, se ele é também 100% Deus como as Escrituras testemunham, se Deus não pode ser tentado pelo mal como afirmam também as Escrituras; como pode as escrituras afirmar que ele em tudo foi tentado mais não pecou?. Embora a nossa mente não consiga conciliar este ensino que para nós é um mistério, pois não temos uma resposta plausível que explique com clareza e de forma conciliatória todas estas afirmações a respeito da pessoa de Cristo, basta que entendamos e creiamos que foi somente isto que aprouve a Deus nos revelar. B- CRISTO HERDOU O PECADO ADÂMICO?: Uma vez que já expomos textos bíblicos que falam a respeito da impecabilidade de Cristo, resta-nos esclarecermos se Ele herdou ou não o pecado de Adão, que conforme o texto de (Rm 5: 12), afirma categoricamente que por causa da transgressão de Adão todos os seres humanos foram feitos pecadores. Sabemos que Jesus era 100% humano, será que Ele também se encaixa entre os pecadores por herança?. Se afirmarmos que Ele herdou o pecado de Adão pecado imputado, então a bíblia estaria mentindo sobre sua impecabilidade (Lc 1:35; Hb 4:15; 1 Jo 1:5). Pra sair deste paradoxo precisamos entender a declaração de que Foi o próprio Espírito Santo que gerou Jesus no ventre de Maria, e que por intermédio desta concepção milagrosa Jesus pode ser declarado Santo ; não vindo a herdar nem o pecado de Adão nem a influência pecaminosa de Maria. Mostra-se portanto aqui a importância do nascimento virginal de Cristo.

54 C- OS RESULTADOS DA IMPECABILIDADE 1- A TENTAÇÃO COMPROVOU A IMPECABILIDADE DE CRISTO. 2- JESUS ESTÁ APTO PARA SER UM SUMO SACERDOTE MISERICORDIOSO.

55 VIII- SUA MORTE A- SEU DESTAQUE. 1- FOI PREDITA NO ANTIGO TESTAMENTO: Jesus Cristo mesmo demonstrou (Lc 24:27-44). 2- É DESCRITA NO NOVO TESTAMENTO: Ela é mencionada cerca de 175 vezes. 3- É O PROPÓSITO MÁXIMO DA ENCARNAÇÃO DE CRISTO: (Mt 20:28; Hb 2:14). 4- É UM TEMA CENTRAL NO EVANGELHO: (1 Co: 15:1-3). B- SUA DESCRIÇÃO. 1- UM RESGATE: A morte de Cristo pagou o preço completo da penalidade pelo pecado (Mt 20:28; 1 Tm 2:6). 2- UMA RECONCILIAÇÃO: A posição dos homens em relação a Deus foi modificada, pela morte conciliatória de Cristo, de tal modo que todo homem que crer em Cristo pode ser salvo (2 Co 5:18,19). 3- UMA PROPICIAÇÃO: A justiça de deus foi plenamente satisfeita com a morte de Cristo (1 Jo 2:2). 4- UMA SUBSTITUIÇÃO: Cristo morreu em lugar dos pecadores (2 Co 5:21). 5- UMA PROVA: Do amor de deus (Jo 3:16; Rm 5:8).

56 IX- RESSURREIÇÃO A- O FATO DA RESSURREIÇÃO. 1- O TÚMULO VAZIO: (Jo 20:1) 2- AS APARIÇÕES: a- A MARIA MADALENA: (Jo 20:11-17). b- ÀS OUTRAS MULHERES: (Mt 28:9,10). c- A PEDRO (1 Co 15:5). d- AOS DISCÍPULOS NO CAMINHO DE EMÁUS: (Lc 24:13:35). e- AOS DEZ DISCÍPULOS: (Lc 24:36-46; Jo 20:19). f- A MAIS DE 500 PESSOAS: (1 Co 15:6). g- AOS 11 EM SUA ASCENSÃO: (Mt 28:16-20). h- A PAULO: (1 Co 15:8). B- A NATUREZA DO CORPO RESSURRETO. 1- ERA UM CORPO REAL: (Jo 20:20). 2- FOI IDENTIFICADO COMO AQUELE QUE FORA COLOCADO NO TÚMULO: ( Jo 20:25-29). 3- FOI TRANSFORMADO DE MODO A NUNCA MAIS SER SUJEITO A MORTE E AS LIMITAÇÕES: (Rm 6:9)

57 C- O SIGNIFICADO DA RESSURREIÇÃO. 1- PARA CRISTO. a- PROVOU QUE ELE ERA O FILHO DE DEUS: (Rm 1:4). 2- PARA TODOS OS HOMENS. a- TORNA CERTA A RESSURREIÇÃO DE TODOS QUANTO CREREM EM CRISTO: (1 Co 15:20-22). 3- PARA OS CRENTES. a- DÁ CERTEZA DE ACEITAÇÃO PERANTE DEUS: (Rm 4:25). b-garante A RESSURREIÇÃO DO CRENTE: (2 Co 4:14).

58 X- SUA ASCENSÃO A- SUAS CARACTERÍSRICAS: (At 1:9-11). 1- ELEVADO ÀS AUTURAS AOS OLHOS DE TESTEMUNHAS 2- CONFIRMAÇÃO DOS ANJOS B- SIGNIFICADO. 1- FIM DO PERÍODO A QUE CRISTO SE SUJEITOU. 2-EXALTAÇÃO: (Ef 1:20-23). 3- PRECURSOR: (Hb 6:20). 4- PREPARAÇÃO DE UM LUGAR PARA SEU POVO: (Jo 14:2). 5- SENHORIO SOBRE A IGREJA: (Cl 1:18). XI- SEU MINISTÉRIO ATUAL: O atual ministério de Cristo esta relacionado a sua função de mediador, entre Deus e os homens.(1 co 15:45; 2 co 5:17; Jo 10; 15; 1 Pe 2:4-8; Ef 5:25-27).

59 3- OS ISLAMICOS NEGAM E CONDENAM A DOUTRINA DA TRINDADE. Eles condenam o conceito de trindade como blasfemo, e afirma veementemente não existir tal coisa. A bíblia contradiz esta afirmação Veja o que a bíblia diz a respeito:

60 V- DOUTRINA DA TRINDADE A- DEFINIÇÃO: Deus existe eternamente como três pessoas Pai, Filho, Espírito Santo, e cada uma das pessoas é plenamente Deus, e existe um só Deus. B- PROVA 1- INDÍCIOS NO ANTIGO TESTAMENTO: O Antigo Testamento não revela a trindade, mas dá lugar a indícios para. A palavra trindade não se encontra na bíblia, embora por inferência possamos entender que a palavra é ensinada em muitos trechos. Trindade significa triunidade, ou três em unidade. a- Passagens que usam a palavra plural elohim, cujo significado literal é traduzido por deuses, bem como pronomes plurais para se referirem a Deus (Gn 1:26; 3:22; 11:7; Is 6:8). b- Passagens que falam do anjo do Senhor, sendo que em algumas passagens este mesmo anjo é chamado de Deus ou Senhor.(Gn 16:13; Ex 3:2-6; 23:20-22). 2- CONFIRMAÇÕES NOVO TESTAMENTO: No Novo Testamento há revelações claras de que o Pai, O Filho e o Espírito Santo são Deus; assim uma tri-unidade ou trindade, sempre lembrando-nos de que nenhuma das duas palavras podem ser encontradas nas Escrituras. a- O Pai é Deus (Jô 6:27; Ef 4:6). b- Jesus Cristo é Deus (Hb 1:8). c- O Espírito Santo é Deus (At 5:3,4). d- As três pessoas são igualmente associadas e apresentadas como um só ser (Mt 28:19; 2 Co 13:13).

61

62

63

64

65

O SENHOR JESUS CRISTO

O SENHOR JESUS CRISTO O SENHOR JESUS CRISTO I. SUA EXISTÊNCIA A) Provada pelo Antigo Testamento: (Mq 5.2; Is 9:6 Pai da Eternidade ) B) Provada pelo Novo Testamento: 1) João 1.1, em comparação com o versículo 14. 2) Jo 8.58

Leia mais

CRISTOLOGIA: DOUTRINA DE CRISTO

CRISTOLOGIA: DOUTRINA DE CRISTO CRISTOLOGIA: DOUTRINA DE CRISTO ETERNIDADE DEUS PAI LOGUS ESPIRITO SANTO A TRINDADE 1Jo.5.7 LOGUS QUER DIZER PALAVRA OU VERBO SE REFERE AO FILHO NA ETERNIDADE I - SUA PRÉ-EXISTÊNCIA 1 - SUA EXISTÊNCIA

Leia mais

Aula 5.1 Conteúdo: As grandes Religiões de matriz ocidental Judaísmo Cristianismo Islamismo ENSINO RELIGIOSO CONTEÚDO E HABILIDADES

Aula 5.1 Conteúdo: As grandes Religiões de matriz ocidental Judaísmo Cristianismo Islamismo ENSINO RELIGIOSO CONTEÚDO E HABILIDADES CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA Aula 5.1 Conteúdo: As grandes Religiões de matriz ocidental Judaísmo Cristianismo Islamismo 2 CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO

Leia mais

ISLAMISMO. Islã: submissão Muçulmano; o que se submete e rende a Alá

ISLAMISMO. Islã: submissão Muçulmano; o que se submete e rende a Alá ISLAMISMO Islã: submissão Muçulmano; o que se submete e rende a Alá MAOMÉ OU MOHAMMED Maomé (em áraabe:muḥammad ou Moḥammed; Meca. 570 - Medina, 8 de Junho de 632) foi um líder religioso e político árabe.

Leia mais

Aula 7.1 Conteúdo: Textos Sagrados: orais e escritos O que são os textos sagrados? O texto sagrado nas tradições religiosas ENSINO RELIGIOSO

Aula 7.1 Conteúdo: Textos Sagrados: orais e escritos O que são os textos sagrados? O texto sagrado nas tradições religiosas ENSINO RELIGIOSO CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA Aula 7.1 Conteúdo: Textos Sagrados: orais e escritos O que são os textos sagrados? O texto sagrado nas tradições religiosas 2 CONTEÚDO E HABILIDADES

Leia mais

5ª Lição: O que o Islam? As Crenças Essenciais do Islam

5ª Lição: O que o Islam? As Crenças Essenciais do Islam 5ª Lição: O que o Islam? As Crenças Essenciais do Islam Existem muitos aspectos da crença nos quais aquele que adere ao Islam deve ter firme convicção. Desses aspectos, os mais importantes são seis, conhecidos

Leia mais

Os encontros de Jesus. sede de Deus

Os encontros de Jesus. sede de Deus Os encontros de Jesus 1 Jo 4 sede de Deus 5 Ele chegou a uma cidade da Samaria, chamada Sicar, que ficava perto das terras que Jacó tinha dado ao seu filho José. 6 Ali ficava o poço de Jacó. Era mais ou

Leia mais

A Bíblia realmente afirma que Jesus

A Bíblia realmente afirma que Jesus 1 de 7 29/06/2015 11:32 esbocandoideias.com A Bíblia realmente afirma que Jesus Cristo é Deus? Presbítero André Sanchez Postado por em: #VocêPergunta Muitas pessoas se confundem a respeito de quem é Jesus

Leia mais

Todos Batizados em um Espírito

Todos Batizados em um Espírito 1 Todos Batizados em um Espírito Leandro Antonio de Lima Podemos ver os ensinos normativos a respeito do batismo com o Espírito Santo nos escritos do apóstolo Paulo, pois em muitas passagens ele trata

Leia mais

Se Jesus ressuscitou, onde estão as testemunhas?

Se Jesus ressuscitou, onde estão as testemunhas? Se Jesus ressuscitou, onde estão as testemunhas? 1 Coríntios 15.1-11 1. Irmãos, quero lembrar-lhes o evangelho que lhes preguei, o qual vocês receberam e no qual estão firmes. 2. Por meio deste evangelho

Leia mais

JESUS, DEUS FILHO, É A 2a PESSOA DA TRINDADE

JESUS, DEUS FILHO, É A 2a PESSOA DA TRINDADE JESUS, DEUS FILHO, É A 2a PESSOA DA TRINDADE JESUS CRISTO: DEUS EM FORMA DE HOMEM A DIVINDADE DE CRISTO O Filho de Deus: A Pessoa e a Obra de Jesus Cristo Jesus Cristo, que é eternamente a segunda pessoa

Leia mais

Lembrança da Primeira Comunhão

Lembrança da Primeira Comunhão Lembrança da Primeira Comunhão Jesus, dai-nos sempre deste pão Meu nome:... Catequista:... Recebi a Primeira Comunhão em:... de... de... Local:... Pelas mãos do padre... 1 Lembrança da Primeira Comunhão

Leia mais

Introdução à 26/05/2011 A doutrina de Cristo segundo as escrituras Divindade de Cristo O que a história da igreja fala sobre o assunto? A Igreja Primitiva No início do século II, o cristianismo era uma

Leia mais

Apostila de Fundamentos. Arrependimento. Arrependei-vos, pois, e convertei-vos para serem cancelados os vossos pecados...

Apostila de Fundamentos. Arrependimento. Arrependei-vos, pois, e convertei-vos para serem cancelados os vossos pecados... Apostila de Fundamentos Arrependimento Arrependei-vos, pois, e convertei-vos para serem cancelados os vossos pecados... (Atos 3:19) A r r e p e n d i m e n t o P á g i n a 2 Arrependimento É muito importante

Leia mais

A palavra do Senhor descarta a ideia de triteísmo (três Deuses) e de unicismo (Religião,Prática de

A palavra do Senhor descarta a ideia de triteísmo (três Deuses) e de unicismo (Religião,Prática de Aula 1 19/11/2014 A palavra do Senhor descarta a ideia de triteísmo (três Deuses) e de unicismo (Religião,Prática de adoração a um só Deus; Negam a existência da santa trindade.) A Trindade pode ser definida

Leia mais

Texto base Jo 8: 12 a 59

Texto base Jo 8: 12 a 59 Texto base Jo 8: 12 a 59 EU SOU Eternidade, Imutabilidade e Fidelidade pactual a. A busca equivocada Após a multiplicação dos pães e peixes, Jesus deixou a multidão (Jo 6: 1 a 15) A multidão resolveu procurá-lo

Leia mais

Lição 07 A COMUNIDADE DO REI

Lição 07 A COMUNIDADE DO REI Lição 07 A COMUNIDADE DO REI OBJETIVO: Apresentar ao estudante, o ensino bíblico sobre a relação entre a Igreja e o Reino de Deus, para que, como súdito desse reino testemunhe com ousadia e sirva em amor.

Leia mais

O CÂNON Sagrado compreende 46 Livros no ANTIGO TESTAMENTO e 27 Livros no NOVO TESTAMENTO.

O CÂNON Sagrado compreende 46 Livros no ANTIGO TESTAMENTO e 27 Livros no NOVO TESTAMENTO. Ao contrário do que parece à primeira vista, a Bíblia não é um livro único e independente, mas uma coleção de 73 livros, uma mini biblioteca que destaca o a aliança e plano de salvação de Deus para com

Leia mais

PERGUNTAS & RESPOSTAS - FONTE ESTUDOS BÍBLICOS 2015

PERGUNTAS & RESPOSTAS - FONTE ESTUDOS BÍBLICOS 2015 PERGUNTAS & RESPOSTAS - FONTE ESTUDOS BÍBLICOS 2015 1) A Cruz era um instrumento de execução. Para os romanos, que tipo de pessoa era executado na cruz? E para os judeus? Resposta: Os romanos a usavam

Leia mais

No princípio era aquele que é a Palavra... João 1.1 UMA IGREJA COM PROPÓSITOS. Pr. Cristiano Nickel Junior

No princípio era aquele que é a Palavra... João 1.1 UMA IGREJA COM PROPÓSITOS. Pr. Cristiano Nickel Junior No princípio era aquele que é a Palavra... João 1.1 UMA IGREJA COM PROPÓSITOS Pr. Cristiano Nickel Junior O propósito é que a Igreja seja um exército com bandeiras Martyn Lloyd-Jones No princípio era aquele

Leia mais

IGREJA DE CRISTO INTERNACIONAL DE BRASÍLIA ESCOLA BÍBLICA

IGREJA DE CRISTO INTERNACIONAL DE BRASÍLIA ESCOLA BÍBLICA IGREJA DE CRISTO INTERNACIONAL DE BRASÍLIA ESCOLA BÍBLICA MÓDULO I - O NOVO TESTAMENTO Aula IV - Introdução ao Novo Testamento e o caráter Literário dos evangelhos A ORIGEM DO NOME A expressão traduzida

Leia mais

DECLARAÇÃO DE FÉ 27/06/15 PLANO DE SALVAÇÃO

DECLARAÇÃO DE FÉ 27/06/15 PLANO DE SALVAÇÃO DECLARAÇÃO DE FÉ Pr Josemeire Ribeiro CRM PR 2015 O que é credo? É o que eu creio. PLANO DE SALVAÇÃO QUEDA REDENÇÃO RESTAURAÇÃO Declaração de Fé da IEQ foi compilada por sua fundadora Aimeé Semple McPherson,

Leia mais

DESENVOLVENDO MEMBROS MADUROS

DESENVOLVENDO MEMBROS MADUROS DESENVOLVENDO MEMBROS MADUROS Movendo Pessoas da Congregação para os Comprometidos para que não mais sejamos como meninos Mas, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo.

Leia mais

A Unidade de Deus. Jesus Cristo é o Único Deus. Pai Filho Espírito Santo. Quem é Jesus? Como os Apóstolos creram e ensinaram? O que a Bíblia diz?

A Unidade de Deus. Jesus Cristo é o Único Deus. Pai Filho Espírito Santo. Quem é Jesus? Como os Apóstolos creram e ensinaram? O que a Bíblia diz? A Unidade de Deus Quem é Jesus? Como os Apóstolos creram e ensinaram? O que a Bíblia diz? Vejamos a seguir alguns tópicos: Jesus Cristo é o Único Deus Pai Filho Espírito Santo ILUSTRAÇÃO Pai, Filho e Espírito

Leia mais

O PAI É MAIOR DO QUE O FILHO

O PAI É MAIOR DO QUE O FILHO O PAI É MAIOR DO QUE O FILHO O PAI É MAIOR DO QUE O FILHO Vós ouviste o que vos disse: Vou e retorno a vós. Se me amásseis, ficaríeis alegres por eu ir para o Pai, porque o Pai é maior do que eu. João

Leia mais

Uma leitura apressada dos Atos dos Apóstolos poderia nos dar a impressão de que todos os seguidores de Jesus o acompanharam da Galileia a Jerusalém,

Uma leitura apressada dos Atos dos Apóstolos poderia nos dar a impressão de que todos os seguidores de Jesus o acompanharam da Galileia a Jerusalém, Uma leitura apressada dos Atos dos Apóstolos poderia nos dar a impressão de que todos os seguidores de Jesus o acompanharam da Galileia a Jerusalém, lá permanecendo até, pelo menos, pouco depois de Pentecostes.

Leia mais

"como servos de Cristo, fazendo de coração a vontade de Deus" VIDA RELACIONAL COM DEUS: SERVO-SENHOR

como servos de Cristo, fazendo de coração a vontade de Deus VIDA RELACIONAL COM DEUS: SERVO-SENHOR EBD 03: 21 de setembro, inverno de 2014 ESTAÇÃO 3: VIDA ESPIRITUAL ÊNFASE DO MÊS: Derretendo o gelo nas relações com Deus - Pr. Walmir Vargas A SÓS COM DEUS DA FAMÍLIA LIBERDADE "como servos de Cristo,

Leia mais

Gr.Bíblico. Evangelho de. Nossa Senhora Conceição. São Mateus Ano litúrgico A

Gr.Bíblico. Evangelho de. Nossa Senhora Conceição. São Mateus Ano litúrgico A Evangelho de São Mateus Ano litúrgico A O Segundo Envangelho O TEMPO DE JESUS E O TEMPO DA IGREJA Este Evangelho, transmitido em grego pela Igreja, deve ter sido escrito originariamente em aramaico, a

Leia mais

São Paulo ganha dos companheiros. São atribuías a S.Paulo 14 cartas. Umas são dele mesmo: Romanos, 1 e 2 aos Corintios, a Filemom, aos Gálatas, aos

São Paulo ganha dos companheiros. São atribuías a S.Paulo 14 cartas. Umas são dele mesmo: Romanos, 1 e 2 aos Corintios, a Filemom, aos Gálatas, aos No Antigo Testamento são citadas algumas cartas, como no 2ºMacabeus, capi.1º. Mas é no Novo Testamento que muitas cartas foram conservadas como parte integrante da revelação de Deus. No Novo Testamento

Leia mais

Jesus, o Filho de Deus

Jesus, o Filho de Deus JESUS, O FILHO DE DEUS 43 4 Jesus, o Filho de Deus No coração do cristianismo reside a verdade de que Jesus o Cristo é o Filho de Deus. Cristo é o centro da nossa religião. Ele é a fundação da nossa fé

Leia mais

A crise no mundo árabe e suas perspectivas. Cultura e Religião

A crise no mundo árabe e suas perspectivas. Cultura e Religião A crise no mundo árabe e suas perspectivas Cultura e Religião Cultura árabe e religião muçulmana (islamismo) Árabes grupo definido culturalmente: língua árabe, islã, tradições e costumes; Religião Muçulmana

Leia mais

PARÓQUIA NOSSA SENHORA APARECIDA e SÃO LOURENÇO Em obediência à vossa palavra, lançarei as redes (Lc 5,5b)

PARÓQUIA NOSSA SENHORA APARECIDA e SÃO LOURENÇO Em obediência à vossa palavra, lançarei as redes (Lc 5,5b) Evangelho A palavra Evangelho significa: Boas Novas. Portando, não temos quatro evangelhos, mas quatro evangelistas que escreveram, cada um, conforme sua visão, as boas-novas de salvação, acerca do Senhor

Leia mais

Centralidade da obra de Jesus Cristo

Centralidade da obra de Jesus Cristo Centralidade da obra de Jesus Cristo MÓDULO 3 3ª AULA AULA 3 MÓDULO 3 SALVAÇÃO EM CRISTO Jesus no Centro Por que deve ficar claro isso? Dá para evangelizar sem falar de Jesus? É possível partir de outro

Leia mais

TRADIÇÃO. Patriarcado de Lisboa JUAN AMBROSIO / PAULO PAIVA 2º SEMESTRE ANO LETIVO 2013 2014 1. TRADIÇÃO E TRADIÇÕES 2.

TRADIÇÃO. Patriarcado de Lisboa JUAN AMBROSIO / PAULO PAIVA 2º SEMESTRE ANO LETIVO 2013 2014 1. TRADIÇÃO E TRADIÇÕES 2. TRADIÇÃO JUAN AMBROSIO / PAULO PAIVA 2º SEMESTRE ANO LETIVO 2013 2014 1. TRADIÇÃO E TRADIÇÕES 2. A TRANSMISSÃO DO TESTEMUNHO APOSTÓLICO 3. TRADIÇÃO, A ESCRITURA NA IGREJA Revelação TRADIÇÃO Fé Teologia

Leia mais

Jesus declarou: Digo-lhe a verdade: Ninguém pode ver o Reino de Deus, se não nascer de novo. (João 3:3).

Jesus declarou: Digo-lhe a verdade: Ninguém pode ver o Reino de Deus, se não nascer de novo. (João 3:3). Jesus declarou: Digo-lhe a verdade: Ninguém pode ver o Reino de Deus, se não nascer de novo. (João 3:3). O capítulo três do Evangelho de João conta uma história muito interessante, dizendo que certa noite

Leia mais

O povo da graça: um estudo em Efésios # 34 Perseverando com graça - Efésios 6.18-24

O povo da graça: um estudo em Efésios # 34 Perseverando com graça - Efésios 6.18-24 Perseverando com graça Efésios 6.18-24 O povo da graça: um estudo em Efésios # 34 18 Orem no Espírito em todas as ocasiões, com toda oração e súplica; tendo isso em mente, estejam atentos e perseverem

Leia mais

A morte física é o resultado final da vida nesse mundo decaído. 1 Jo 5:19

A morte física é o resultado final da vida nesse mundo decaído. 1 Jo 5:19 1 Todos Morrem! Pessoas morrem diariamente, seja por acidente ou de câncer, ataque cardíaco, acidente vascular cerebral, ou como vítimas de quaisquer das numerosas outras doenças. Alguns chegam a morrer

Leia mais

FILOSOFIA DE VIDA Atos 13.36

FILOSOFIA DE VIDA Atos 13.36 FILOSOFIA DE VIDA Atos 13.36 Tendo, pois, Davi servido ao propósito de Deus em sua geração, adormeceu, foi sepultado com os seus antepassados e seu corpo se decompôs. Não são todos que têm o privilégio

Leia mais

Poderá interromper e dialogar com o grupo; montar perguntas durante a exibição; montar grupos de reflexão após a exibição, e assim por diante.

Poderá interromper e dialogar com o grupo; montar perguntas durante a exibição; montar grupos de reflexão após a exibição, e assim por diante. O Catequista, coordenador, responsável pela reunião ou encontro, quando usar esse material, tem toda liberdade de organizar sua exposição e uso do mesmo. Poderá interromper e dialogar com o grupo; montar

Leia mais

Curso de Discipulado

Curso de Discipulado cidadevoadora.com INTRODUÇÃO 2 Este curso é formado por duas partes sendo as quatro primeiras baseadas no evangelho de João e as quatro últimas em toda a bíblia, com assuntos específicos e muito relevantes

Leia mais

Pr. Patrick Robert Briney Mission Boulevard Baptist Church. A Série das Verdades do Evangelho (caderno 4) God is the Answer

Pr. Patrick Robert Briney Mission Boulevard Baptist Church. A Série das Verdades do Evangelho (caderno 4) God is the Answer Pr. Patrick Robert Briney Mission Boulevard Baptist Church Deus é a Resposta A Série das Verdades do Evangelho (caderno 4) God is the Answer Tradução Pr. Anastácio Pereira de Sousa Primeira Igreja Batista

Leia mais

Nesta nova série Os Discursos de Jesus vamos aprofundar as Palavras de Jesus :- seus discursos, suas pregações e sermões. Ele falou aos seus

Nesta nova série Os Discursos de Jesus vamos aprofundar as Palavras de Jesus :- seus discursos, suas pregações e sermões. Ele falou aos seus Nesta nova série Os Discursos de Jesus vamos aprofundar as Palavras de Jesus :- seus discursos, suas pregações e sermões. Ele falou aos seus apóstolos na intimidade, falou a um grupo maior que se aproximava

Leia mais

Mosaicos #7 Escolhendo o caminho a seguir Hb 13:8-9. I A primeira ideia do texto é o apelo à firmeza da fé.

Mosaicos #7 Escolhendo o caminho a seguir Hb 13:8-9. I A primeira ideia do texto é o apelo à firmeza da fé. 1 Mosaicos #7 Escolhendo o caminho a seguir Hb 13:8-9 Introdução: Jesus Cristo é o mesmo, ontem, hoje e para sempre. Não se deixem levar pelos diversos ensinos estranhos. É bom que o nosso coração seja

Leia mais

Tríduo Pascal - Ano C

Tríduo Pascal - Ano C 1 A celebração da Missa Vespertina da Ceia do Senhor inaugura o Sagrado Tríduo Pascal, o coração do ano litúrgico, no qual celebramos a morte, sepultura e a ressurreição de Jesus Cristo. Trata-se de um

Leia mais

O Deus testemunhado por Jesus Cristo o Pai. Objetivos 12/4/2012. Identidade e relevância da cristologia. Cláudio Ribeiro

O Deus testemunhado por Jesus Cristo o Pai. Objetivos 12/4/2012. Identidade e relevância da cristologia. Cláudio Ribeiro O Deus testemunhado por Jesus Cristo o Pai Cláudio Ribeiro Objetivos Avaliar a doutrina de Trindade suas raízes, premissas fundamentais, ênfases e mudanças no contexto global da história da Igreja e as

Leia mais

...E os discípulos puderam finalmente crer...

...E os discípulos puderam finalmente crer... Ele está vivo!! Quem? O coelhinho? Afinal de contas, o que significa Páscoa? Messias ressuscitou no início do primeiro dia da semana e apareceu a Maria Madalena, que foi contar a novidade aos Seus amigos.

Leia mais

O NOVO NASCIMENTO. Texto base: Jo 3: 1 a 21

O NOVO NASCIMENTO. Texto base: Jo 3: 1 a 21 O NOVO NASCIMENTO Texto base: Jo 3: 1 a 21 I. INTRODUÇÃO II. QUEM ERA NICODEMOS? Povo de Deus JUDEU MEMBRO DO SINÉDRIO FARISEU COM POSSES Instruído na Lei de Deus e Tradição Oral. Conhecido por ser puro,

Leia mais

Deus o chamou para o ministério da palavra e do ensino também. Casou-se aos 21 de idade com a ministra de louvor Elaine Aparecida da Silva

Deus o chamou para o ministério da palavra e do ensino também. Casou-se aos 21 de idade com a ministra de louvor Elaine Aparecida da Silva Biografia Jessé de Souza Nascimento, nascido em 11/04/1986 em um lar evangélico. Filho de Adão Joaquim Nascimento e Maria de Souza Nascimento. Cresceu sendo ensinado dentro da palavra de Deus e desde muito

Leia mais

Estudo Sobre A Ceia Do Senhor: Livre Ou Restrita?

Estudo Sobre A Ceia Do Senhor: Livre Ou Restrita? Estudo Sobre A Ceia Do Senhor: Livre Ou Restrita? Pr. Pedro Almeida 1. Textos: 1- Mt. 26:26-29 2- Mc. 14:22-26 3- Lc. 22:14-20 4- At. 2:42 5- At. 20:7 6-1Co. 10:1-4 7-1Co. 10:15-22 8-1Co. 11:17-34 2. Introdução:

Leia mais

A Igreja em um mundo novo. Aula 06/09/2015 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira

A Igreja em um mundo novo. Aula 06/09/2015 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira A Igreja em um mundo novo Aula 06/09/2015 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira ??? As mudanças do nosso tempo Como reagir a elas? Econômicas Políticas Sociais Religiosas Teológicas Culturais Tecnológicas

Leia mais

Deus criou o universo do nada! E o ponto de partida é:

Deus criou o universo do nada! E o ponto de partida é: Aula 1 18/02/2015 Deus criou o universo do nada! E o ponto de partida é: No principio, criou Deus os céus e a terra (Gn 1.1) O verbo hebraico bãrã, criou, denota o conceito de iniciar alguma coisa nova.

Leia mais

PAGINA 1 BÍBLIA PASSO A PASSO NOVO TESTAMENTO

PAGINA 1 BÍBLIA PASSO A PASSO NOVO TESTAMENTO PAGINA 1 BÍBLIA PASSO A PASSO NOVO TESTAMENTO 11. PERÍODOS DA VIDA DE JESUS 28 E a fama de Jesus se espalhou depressa por toda a região da Galiléia. Jesus cura a sogra de Pedro: 29 Logo depois, Jesus,

Leia mais

QUEM ANUNCIA AS BOAS NOVAS COOPERA COM O CRESCIMENTO DA IGREJA. II Reunião Executiva 01 de Maio de 2015 São Luís - MA

QUEM ANUNCIA AS BOAS NOVAS COOPERA COM O CRESCIMENTO DA IGREJA. II Reunião Executiva 01 de Maio de 2015 São Luís - MA QUEM ANUNCIA AS BOAS NOVAS COOPERA COM O CRESCIMENTO DA IGREJA II Reunião Executiva 01 de Maio de 2015 São Luís - MA At 9.31 A igreja, na verdade, tinha paz por toda Judéia, Galiléia e Samaria, edificando-se

Leia mais

2º Aquele que não pratica (não pratica a Lei), mas crê naquele que justifica o ímpio, a sua fé lhe é

2º Aquele que não pratica (não pratica a Lei), mas crê naquele que justifica o ímpio, a sua fé lhe é Muitos, ao ouvirem que o cristão não precisa praticar as obras da Lei, como: guarda do sábado, sacrifício de jejum, uso do véu, devolução de dízimo, etc., logo fazem a seguinte pergunta: A Lei de Deus

Leia mais

Juniores aluno 7. Querido aluno,

Juniores aluno 7. Querido aluno, Querido aluno, Por acaso você já se perguntou algumas destas questões: Por que lemos a Bíblia? Suas histórias são mesmo verdadeiras? Quem criou o mundo? E o homem? Quem é o Espírito Santo? Por que precisamos

Leia mais

Igreja Internacional da Graça de Deus

Igreja Internacional da Graça de Deus Igreja Internacional da Graça de Deus 1 O Batismo nas Águas Igreja Internacional da Graça de Deus Fevereiro de 2010 São Paulo - Brasil 2 Nova Vida com Jesus J esus respondeu : - Na verdade, na verdade

Leia mais

1ª Leitura - Gn 2,7-9; 3,1-7

1ª Leitura - Gn 2,7-9; 3,1-7 1ª Leitura - Gn 2,7-9; 3,1-7 Criação e pecado dos primeiros pais. Leitura do Livro do Gênesis 2,7-9; 3,1-7 7 O Senhor Deus formou o homem do pó da terra, soprou-lhe nas narinas o sopro da vida e o homem

Leia mais

LIÇÃO 1 A SUPERIORIDADE DE CRISTO Cristo é superior a tudo e a todos, portanto, reina sobre tudo e todos Hebreus 1.1-2.18; 5.1-10

LIÇÃO 1 A SUPERIORIDADE DE CRISTO Cristo é superior a tudo e a todos, portanto, reina sobre tudo e todos Hebreus 1.1-2.18; 5.1-10 LIÇÃO 1 A SUPERIORIDADE DE CRISTO Cristo é superior a tudo e a todos, portanto, reina sobre tudo e todos Hebreus 1.1-2.18; 5.1-10 1. Pesquise cinco passagens no Antigo Testamento que anunciem o Messias,

Leia mais

2015 O ANO DE COLHER ABRIL - 1 A RUA E O CAMINHO

2015 O ANO DE COLHER ABRIL - 1 A RUA E O CAMINHO ABRIL - 1 A RUA E O CAMINHO Texto: Apocalipse 22:1-2 Então o anjo me mostrou o rio da água da vida que, claro como cristal, fluía do trono de Deus e do Cordeiro, no meio da RUA principal da cidade. De

Leia mais

SEU NOME SERÁ CHAMADO DE "EMANUEL"

SEU NOME SERÁ CHAMADO DE EMANUEL Portanto o mesmo Senhor vos dará um sinal: Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, e chamará o seu nome Emanuel. Isaías 7.14 Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, E chamá-lo-ão

Leia mais

Predestinação. Aula 15/06/2014 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira

Predestinação. Aula 15/06/2014 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira Aula 15/06/2014 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira S S O homem é pecador Romanos 3:9-18 S Pecadores merecem a morte Genesis 2:17, Romanos 6:23 S Portanto, se é para Deus ser justo e dar somente o que

Leia mais

Islamismo. Sobre a cultura árabe.

Islamismo. Sobre a cultura árabe. Islamismo O livro sagrado da religião islâmica é chamado Alcorão que é composto por 114 capítulos que traduzem a mensagem de Deus enviada a Maomé, porém, nem sempre foi assim, antes da revelação maometana,

Leia mais

A ESPERANÇA QUE VEM DO ALTO. Romanos 15:13

A ESPERANÇA QUE VEM DO ALTO. Romanos 15:13 A ESPERANÇA QUE VEM DO ALTO Romanos 15:13 - Ora o Deus de esperança vos encha de toda a alegria e paz em crença, para que abundeis em esperança pela virtude do Espírito Santo. Só Deus pode nos dar uma

Leia mais

O NASCIMENTO DE JESUS

O NASCIMENTO DE JESUS Bíblia para crianças apresenta O NASCIMENTO DE JESUS Escrito por: Edward Hughes Ilustradopor:M. Maillot Adaptado por: E. Frischbutter; Sarah S. O texto bíblico desta história é extraído ou adaptado da

Leia mais

A BELA HISTORIA DE JESUS DE NAZARÉ

A BELA HISTORIA DE JESUS DE NAZARÉ A BELA HISTORIA DE JESUS DE NAZARÉ JESUS E TENTADO NO DESERTO Volume 4 Escola: Nome : Professor (a): Data : / / 11 7) PERGUNTAS: 1. Depois de ser batizado, onde Jesus foi guiado pelo espírito? 2. Quem

Leia mais

Apostila Fundamentos. Batismo nas Águas. batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo... Mt 28:19

Apostila Fundamentos. Batismo nas Águas. batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo... Mt 28:19 Apostila Fundamentos Batismo nas Águas batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo... Mt 28:19 B a t i s m o n a s Á g u a s P á g i n a 2 Batismo nas Águas Este é outro passo que está

Leia mais

PROVA BIMESTRAL História

PROVA BIMESTRAL História 6 o ano 4 o bimestre PROVA BIMESTRAL História Escola: Nome: Turma: n o : Observe a imagem e responda às questões 1 e 2. REPRODUÇÃO 1. Cite dois elementos presentes na imagem que representam a Igreja católica.

Leia mais

A LIÇÃO DAS GENEALOGIAS

A LIÇÃO DAS GENEALOGIAS A LIÇÃO DAS GENEALOGIAS Gn 5 1 Esta é a lista dos descendentes de Adão. Quando criou os seres humanos, Deus os fez parecidos com ele. 2 Deus os criou homem e mulher, e os abençoou, e lhes deu o nome de

Leia mais

UMA IDÉIA ERRADA: Não seremos. anjos, habitando numa nuvem flutuante, eternamente tocando flauta ou harpa.

UMA IDÉIA ERRADA: Não seremos. anjos, habitando numa nuvem flutuante, eternamente tocando flauta ou harpa. UMA IDÉIA ERRADA: Não seremos anjos, habitando numa nuvem flutuante, eternamente tocando flauta ou harpa. ONDE SERÁ O LAR ETERNO DOS REMIDOS? 1. Será num lugar real, pois, será habitado por pessoas reais.

Leia mais

UM LÍDER DO TEMPLO VISITA JESUS

UM LÍDER DO TEMPLO VISITA JESUS Bíblia para crianças apresenta UM LÍDER DO TEMPLO VISITA JESUS Escrito por: Edward Hughes Ilustradopor:Byron Unger; Lazarus Adaptado por: M. Maillot; Sarah S. Traduzido por: Berenyce Brandão Produzido

Leia mais

KJV King James Bible Study Correspondence Course An Outreach of Highway Evangelistic Ministries 5311 Windridge lane ~ Lockhart, Florida 32810 ~ USA

KJV King James Bible Study Correspondence Course An Outreach of Highway Evangelistic Ministries 5311 Windridge lane ~ Lockhart, Florida 32810 ~ USA 1 Dois Pais Espirituais Lição 1 (volte para as páginas 4, 5 e 6) Durante a história, Deus tem dado todo individo uma chance para aceitar o seu eterno plano da salvação. É triste, muitas pessoas tem rejeitado

Leia mais

Transformação. Texto Bíblico

Transformação. Texto Bíblico Texto Bíblico Havia um fariseu chamado Nicodemos, uma autoridade entre os judeus. Ele veio a Jesus, à noite, e disse: Mestre, sabemos que ensinas da parte de Deus, pois ninguém pode realizar os sinais

Leia mais

A relação de amor entre Deus e a humanidade

A relação de amor entre Deus e a humanidade A relação de amor entre Deus e a humanidade A reflexão acerca do amor de Deus para com a humanidade é um grande desafio, pois falar do amor pressupõe a vivência do mesmo. Não basta falar do amor é preciso

Leia mais

1ª Leitura - Ex 17,3-7

1ª Leitura - Ex 17,3-7 1ª Leitura - Ex 17,3-7 Dá-nos água para beber! Leitura do Livro do Êxodo 17,3-7 Naqueles dias: 3 O povo, sedento de água, murmurava contra Moisés e dizia: 'Por que nos fizeste sair do Egito? Foi para nos

Leia mais

JESUS CRISTO PADECEU SOB PÔNCIO PILATOS, FOI CRUCIFICADO, MORTO E SEPULTADO

JESUS CRISTO PADECEU SOB PÔNCIO PILATOS, FOI CRUCIFICADO, MORTO E SEPULTADO JESUS CRISTO PADECEU SOB PÔNCIO PILATOS, FOI CRUCIFICADO, MORTO E SEPULTADO 25-02-2012 Catequese com adultos 11-12 Chave de Bronze Como se deu a entrada messiânica em Jerusalém? No tempo estabelecido,

Leia mais

Classe Adultos. Esperança e Glória para os Salvos

Classe Adultos. Esperança e Glória para os Salvos Classe Adultos Esperança e Glória para os Salvos OBJETIVOS OBJETIVO GERAL Explicar o real significado da Escatologia Bíblica. OBJETIVOS ESPECÍFICOS Após esta aula, o aluno deverá estar apto a: I. Definir

Leia mais

Os encontros de Jesus O cego de nascença AS TRÊS DIMENSÕES DA CEGUEIRA ESPIRITUAL

Os encontros de Jesus O cego de nascença AS TRÊS DIMENSÕES DA CEGUEIRA ESPIRITUAL 1 Os encontros de Jesus O cego de nascença AS TRÊS DIMENSÕES DA CEGUEIRA ESPIRITUAL 04/03/2001 N Jo 9 1 Jesus ia caminhando quando viu um homem que tinha nascido cego. 2 Os seus discípulos perguntaram:

Leia mais

Sumário. Prefácio...3. 1. As evidências da ressurreição de Cristo...5. 2. Se Jesus está vivo, onde posso encontrá-lo?...15

Sumário. Prefácio...3. 1. As evidências da ressurreição de Cristo...5. 2. Se Jesus está vivo, onde posso encontrá-lo?...15 1 Sumário Prefácio...3 1. As evidências da ressurreição de Cristo...5 2. Se Jesus está vivo, onde posso encontrá-lo?...15 Comunidade Presbiteriana Chácara Primavera Ministério de Grupos Pequenos Março

Leia mais

18 Estudos Bíblicos para Evangelismo e Discipulado

18 Estudos Bíblicos para Evangelismo e Discipulado LIÇÃO 1 - EXISTE UM SÓ DEUS 18 Estudos Bíblicos para Evangelismo e Discipulado A Bíblia diz que existe um único Deus. Tiago 2:19, Ef. 4 1- O Deus que Criou Todas as coisas, e que conduz a sua criação e

Leia mais

E quando Deus diz não?

E quando Deus diz não? E quando Deus diz não? 1 Cr 17:1-27 Como é ruim ouvir um não! Enquanto ouvimos sim, enquanto as coisas estão acontecendo ao nosso favor, enquanto Deus está aprovando ou permitindo o que fazemos, enquanto

Leia mais

O Mundo Islâmico ARÁBIA PRÉ-ISLÂMICA:

O Mundo Islâmico ARÁBIA PRÉ-ISLÂMICA: O MUNDO ISLÂMICO A Civilização Árabe foi uma das mais brilhantes do período medieval e se estendeu da Índia até a Península Ibérica, passando pela Mesopotâmia, Palestina (Terra Santa), Egito, Norte da

Leia mais

Vendo Jesus as multidões, subiu ao monte e, como se assentasse, aproximaram-se os seus discípulos; e Ele passou a ensiná-los dizendo... Mateus 5.

Vendo Jesus as multidões, subiu ao monte e, como se assentasse, aproximaram-se os seus discípulos; e Ele passou a ensiná-los dizendo... Mateus 5. Vendo Jesus as multidões, subiu ao monte e, como se assentasse, aproximaram-se os seus discípulos; e Ele passou a ensiná-los dizendo... Mateus 5.1-2 E na minha nação excedia em judaísmo a muitos da minha

Leia mais

Grandes coisas fez o Senhor!

Grandes coisas fez o Senhor! Grandes coisas fez o Senhor! Sl 126:3 "Grandes coisas fez o Senhor por nós, e, por isso, estamos alegres." Este Salmo é um cântico cheio de alegria que se refere ao retorno do povo judeu do cativeiro babilônico,

Leia mais

IIIDomingo Tempo Pascal- ANO A «..Ficai connosco, Senhor, porque o dia está a terminar e vem caindo a noite

IIIDomingo Tempo Pascal- ANO A «..Ficai connosco, Senhor, porque o dia está a terminar e vem caindo a noite Ambiente: Os comentadores destacaram, muitas vezes, a intenção teológica deste relato. Que é que isto significa? Significa que não estamos diante de uma reportagem jornalística de uma viagem geográfica,

Leia mais

A RECONCILIAÇÃO DE TODAS AS COISAS

A RECONCILIAÇÃO DE TODAS AS COISAS Colossenses 1:13-23 A RECONCILIAÇÃO DE TODAS AS COISAS Um dos assuntos que é muito proeminente nas epístolas de Paulo é o de RECONCILIAÇÃO. Ligado com este assunto, estão algumas das verdades mais notáveis

Leia mais

ROSÁRIO ANGLICANO. contemplativa nos diversos níveis da tradição cristã.

ROSÁRIO ANGLICANO. contemplativa nos diversos níveis da tradição cristã. ROSÁRIO ANGLICANO contemplativa nos diversos níveis da tradição cristã. O Círculo do Rosário Anglicano simboliza a roda do tempo; na tradição cristã o número 4 representa os quatro braços da cruz: quando

Leia mais

ESCOLA BÍBLICA I. E. S.O.S JESUS

ESCOLA BÍBLICA I. E. S.O.S JESUS Data: 03/03/08 COMO A MORTE ENTROU NO MUNDO PECADO Significa errar o alvo, rebelião, desobediência. etc. HERMENEUTICA A arte de interpretar o sentido das palavras em leis, textos, Romanos, 5 : 12 12 Portanto,

Leia mais

Lição 01 O propósito eterno de Deus

Lição 01 O propósito eterno de Deus Lição 01 O propósito eterno de Deus LEITURA BÍBLICA Romanos 8:28,29 Gênesis 1:27,28 Efésios 1:4,5 e 11 VERDADE CENTRAL Deus tem um propósito original e eterno para minha vida! OBJETIVO DA LIÇÃO Que eu

Leia mais

Educação de Filhos de 0 a 5 anos. Edilson Soares Ribeiro Cláudia Emília Ribeiro 31/03/2013

Educação de Filhos de 0 a 5 anos. Edilson Soares Ribeiro Cláudia Emília Ribeiro 31/03/2013 Educação de Filhos de 0 a 5 anos Edilson Soares Ribeiro Cláudia Emília Ribeiro 31/03/2013 Bom dia! Aula 4 Nosso Objetivos Educando Filhos segundo a Vontade de Deus Desenvolvimento da criança Influências

Leia mais

Deus: Origem e Destino Atos 17:19-25

Deus: Origem e Destino Atos 17:19-25 1 Deus: Origem e Destino Atos 17:19-25 Domingo, 7 de setembro de 2014 19 Então o levaram a uma reunião do Areópago, onde lhe perguntaram: "Podemos saber que novo ensino é esse que você está anunciando?

Leia mais

LIÇÃO 1 - COMEÇANDO A VIDA CRISTÃ

LIÇÃO 1 - COMEÇANDO A VIDA CRISTÃ 2015 MDA REDE JOVEM Tornar-se um cristão espiritualmente maduro é a ação de maior valor que podemos fazer por nós mesmos. LIÇÃO 1 - COMEÇANDO A VIDA CRISTÃ Jesus foi maior evangelista que o mundo já viu.

Leia mais

A OFERTA DE UM REI (I Crônicas 29:1-9). 5 - Quem, pois, está disposto a encher a sua mão, para oferecer hoje voluntariamente ao SENHOR?

A OFERTA DE UM REI (I Crônicas 29:1-9). 5 - Quem, pois, está disposto a encher a sua mão, para oferecer hoje voluntariamente ao SENHOR? A OFERTA DE UM REI (I Crônicas 29:1-9). 5 - Quem, pois, está disposto a encher a sua mão, para oferecer hoje voluntariamente ao SENHOR? Esse texto é um dos mais preciosos sobre Davi. Ao fim de sua vida,

Leia mais

DISTRIBUIÇÃO GRATUITA

DISTRIBUIÇÃO GRATUITA A IMPORTÂNCIA DAS OBRAS DE FÉ William Soto Santiago Cayey Porto Rico 16 de Março de 2011 Reverendo William Soto Santiago, Ph. D. CENTRO DE DIVULGAÇÃO DO EVANGELHO DO REINO http://www.cder.com.br E-mail:

Leia mais

No dia seguinte, viu João a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!

No dia seguinte, viu João a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo! SÉRIE: QUEM É JESUS? Jesus é o Cordeiro de Deus Data: / 09 / 2010 - Semana 4. No dia seguinte, viu João a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo! 1 / 7 1)

Leia mais

Estudo 17 Testemunhar a Cristo: um desafio diário. Em Marcha, 2015.1 IGREJA METODISTA ASA NORTE 406

Estudo 17 Testemunhar a Cristo: um desafio diário. Em Marcha, 2015.1 IGREJA METODISTA ASA NORTE 406 Estudo 17 Testemunhar a Cristo: um desafio diário Em Marcha, 2015.1 IGREJA METODISTA ASA NORTE 406 Roteiro 1- Introdução 2- Fundamento Bíblico 3- Conclusão 1. Introdução Voce entende por que é importante

Leia mais

7 E o Espírito é o que dá testemunho, porque o Espírito é a verdade. 8 Porque três são os que dão testemunho: o Espírito, e a água, e o sangue; e

7 E o Espírito é o que dá testemunho, porque o Espírito é a verdade. 8 Porque três são os que dão testemunho: o Espírito, e a água, e o sangue; e I João 1 1 O que era desde o princípio, o que ouvimos, o que vimos com os nossos olhos, o que contemplamos e as nossas mãos apalparam, a respeito do Verbo da vida 2 (pois a vida foi manifestada, e nós

Leia mais

Lição Um. Um Novo Princípio. O Poder Transformador de Cristo

Lição Um. Um Novo Princípio. O Poder Transformador de Cristo Livro 1 página 4 Lição Um Um Novo Princípio O Poder Transformador de Cristo Da Palavra de Deus: Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo

Leia mais

Cultura Religiosa. Prof. Ismar Dias de Matos

Cultura Religiosa. Prof. Ismar Dias de Matos Cultura Religiosa Prof. Ismar Dias de Matos I s l a m i s m o A partir de 20/01/2007, os islâmicos entraram no ano 1428. O que não é Islamismo O Islamismo não deve ser associado aos extremismos e fanatismos

Leia mais

A Aliança de Yahweh com Abraão

A Aliança de Yahweh com Abraão A Aliança de Yahweh com Abraão Ora, disse o Senhor a Abrão: Sai da tua terra, da tua parentela, e vai para a terra que te mostrarei; de ti farei uma grande nação, te abençoarei, e te engrandecerei o nome.

Leia mais

PÁSCOA (Lv. 23:5) 1. O que é a Páscoa: 2. O Dia da Páscoa: Calendário Lunar Judaico e seus meses correspondentes no Calendário Solar ou Juliano

PÁSCOA (Lv. 23:5) 1. O que é a Páscoa: 2. O Dia da Páscoa: Calendário Lunar Judaico e seus meses correspondentes no Calendário Solar ou Juliano PÁSCOA (Lv. 23:5) 1. O que é a Páscoa: Páscoa no hebraico é pessach que significa passagem ou passar por cima: "...é a páscoa do Senhor" (Ex.12:11), "Porque o Senhor passará para ferir os egípcios..."

Leia mais