PROJETO LIXO LIMPO: MÓDULO I MÓDULO I: Universalização da coleta seletiva VANTAGENS PARA TODA A COMUNIDADE O primeiro módulo visa a Universalização da Coleta Seletiva, promove a consciência ambiental e estabelece procedimentos para a separação e coleta dos resíduos. A participação da população acontece de duas maneiras: pela entrega dos resíduos secos, recicláveis em Ecopontos, Carry on e Veicular; ou pela coleta seletiva nas residências e estabelecimentos comerciais. O recolhimento destina o material seco, inorgânico ao Pátio de Gerenciamento de Resíduos recicláveis (PGRr) e o material orgânico à BioUsina (BioU). Separação de resíduos nas residências Coleta seletiva Ecoponto / Carry on Ecoponto / Veicular Nossas soluções são modulares e podem ser customizadas integral ou parcialmente à realidade de cada município. Para informações mais detalhadas, entre em contato ou solicite uma visita de nossa equipe de consultores.
PROJETO LIXO LIMPO: MÓDULO I [+] MÓDULO I [+]: Programa Voluntário com Recompensa VANTAGENS PARA TODA A COMUNIDADE O Programa Voluntário com Recompensa é uma proposta complementar ao módulo I, que visa mobilizar e incentivar os munícipes na separação dos resíduos para a universalização da coleta seletiva. Com tecnologia RFID (Radio Frequency Identification), os resíduos de cada munícipe podem ser identificados na coleta residencial, comercial ou quando levado aos Ecopontos. Nas duas maneiras a população ganha pontos no programa de recompensa. COLETA SELETIVA INTELIGENTE O resgate da recompensa pode ser direto ou indireto a partir dos recursos aferidos pelo município na economia da coleta, gerenciamento e venda dos resíduos; pode acontecer na forma de descontos de taxas e impostos, prêmios, na fatura de energia elétrica, água, entre outros. Além disso, o município terá maior visibilidade pela responsabilidade e incentivo à ações e comportamentos sustentáveis. VOLUNTÁRIO COM RECOMPENSA 5894 6481 2067 4702 FERNANDA ALMEIDA T. REDE CREDENCIADA TROCA POR PRODUTOS
PROJETO LIXO LIMPO: MÓDULO II MÓDULO II: Pátio de Gerenciamento de Resíduos TODOS OS RESÍDUOS SÃO DESTINADOS COMO INSUMO INDUSTRIAL OU COMBUSTÍVEL O segundo módulo consiste na implantação do Pátio de Gerenciamento de Resíduos recicláveis. O pátio é uma estrutura de logística e apoio, sua implantação viabiliza a estruturação e o encadeamento da indústria e do comércio da reciclagem. No PGRr os resíduos tecnológicos, móveis, linha branca e todos os outros volumosos são recebidos e acumulados para a comercialização a terceiros especializados, em ambiente de isonomia, legalidade, reduzindo custos, gerando oportunidades à inovação, emprego e renda. Pátio de gerenciamento de resíduos (Orëbro / Suécia) O entorno físico e ou fiscal do pátio torna-se ambiente propício a criação de clusters de empresas de reciclagem atraídas pelas vantagens de logística e escala do Pátio. Nossas soluções são modulares e podem ser customizadas integral ou parcialmente à realidade de cada município. Para informações mais detalhadas, entre em contato ou solicite uma visita de nossa equipe de consultores.
PROJETO LIXO LIMPO: MÓDULO III MÓDULO III: BioUsina para resíduos orgânicos A FRAÇÃO ORGÂNICA É TRANSFORMADA EM ENERGIA RENOVÁVEL O terceiro módulo consiste na instalação e operação de BioUsina para tratamento dos resíduos orgânicos, com vistas à eliminação da disposição em aterros sanitários. Os resíduos orgânicos são destinados a reatores biológicos que, através do processo de digestão anaeróbia, transforma a matéria orgânica em biogás, fonte de energia limpa, renovável e adubo orgânico de valor agronômico, econômico. O processo permite o aproveitamento integral da matéria orgânica, pela extração da energia bioquímica dos resíduos na produção de biogás, pela transformação dos resíduos em fertilizantes e em créditos de carbono. RESÍDUOS ORGÂNICOS + DIGESTÃO ANAERÓBIA = ENERGIA LIMPA BioUsina (Vasteras / Suécia) A equipe da AgE está preparada para atuar em todas as etapas do projeto: Caracterização dos RSM; Concepção e elaboração de projetos básicos de arranjos operacionais; Serviços de engenharia e consultoria; Elaboração do projeto executivo; Plano de negócio; Estudo de viabilidade técnica, jurídica e econômico-financeira; Implantação e gerenciamento de arranjos operacionais. Nossas soluções são modulares e podem ser customizadas integral ou parcialmente à realidade de cada município. Para informações mais detalhadas, entre em contato ou solicite uma visita de nossa equipe de consultores.
PROJETO LIXO LIMPO: MÓDULO IV MÓDULO IV: Produção de Combustível Derivado de Resíduos REJEITOS DA RECICLAGEM SE TORNAM FONTE DE ENERGIA No módulo IV os rejeitos da reciclagem são transformados em Combustível Derivado de Resíduo. O CDR é uma mistura de rejeitos de papel, papelão, espumas, madeira, plásticos, tecidos e outras sujidades inflamáveis que possuem valor energético. Para produzir CDR os rejeitos são misturados e triturados, de maneira a permitir o aproveitamento energético dos mesmos, viabilizando a utilização dos resíduos que de outra forma seriam destinados a aterros sanitários, dando valor econômico aos mesmos. Rejeitos antes; CDR depois. Nossas soluções são modulares e podem ser customizadas integral ou parcialmente à realidade de cada município. Para informações mais detalhadas, entre em contato ou solicite uma visita de nossa equipe de consultores.
PROJETO LIXO LIMPO: MÓDULO IV [+] MÓDULO IV [+]: Geração de energia a partir de CDR REJEITOS DA RECICLAGEM SE TORNAM FONTE DE ENERGIA Em circunstâncias onde o aproveitamento energético do CDR tenha viabilidade técnica e econômica para gerar calor, vapor, energia motriz e ou elétrica, usinas (UCDR) podem ser contempladas. Através de sistemas de tratamento, os elementos nocivos da queima do CDR são removidos. Usina de CDR (cortesia Berkes) Com o aproveitamento dos rejeitos, evita-se que resíduos sejam encaminhados aos aterros sanitários, possibilitando o aproveitamento energético dos mesmos. Nossas soluções são modulares e podem ser customizadas integral ou parcialmente à realidade de cada município. Para informações mais detalhadas, entre em contato ou solicite uma visita de nossa equipe de consultores.
PROJETO LIXO LIMPO: MÓDULO V MÓDULO V: Resíduos de serviços da saúde INCINERAÇÃO DE MATERIAIS CONTAMINADOS E RESÍDUOS INFECTANTES Resíduos infectantes, hospitalares, de clínicas médicas e odontológicas, veterinárias e farmácias são RSM inaptos para encaminhamento ao Pátio de Gerenciamento de Resíduos, à triagem ou à reciclagem. Da mesma forma, são inadequados à digestão anaeróbia, por oferecerem riscos sanitários ao meio ambiente. Para esta fração a destinação proposta pela AgE é a incineração, pois evita a contaminação sanitária do meio ambiente. Incinerador Zamfor Nossas soluções são modulares e podem ser customizadas integral ou parcialmente à realidade de cada projeto. Para informações mais detalhadas, entre em contato ou solicite uma visita de nossa equipe de consultores.
LIXO LIMPO AgE PGR - Pátio de Gerenciamento de Resíduos REJEITOS DA RECICLAGEM BioUsina www.agetec.com.br