MANUAL DO FORMADOR MAIS SOBRE DINHEIRO: Literacia Financeira para Grupos Informais Pescando sonhos, planeando o seu futuro Elaborado por: Fundación Capital Com o apoio de:
Sessão 1 Hábito da Poupança ESCOLHAS NA POUPANÇA Um jogo com metas específicas para alcançar uma meta de poupança. 1. Mínimo de 2 jogadores / equipas e máximo de 4 jogadores / equipas. 2. Antes de começar o jogo, cada jogador escolhe um marcador de jogo e são colocados no primeiro quadrado. 3. Os "cartões com objectivos de poupança" são baralhados e voltados para baixo, e cada jogador tira um. 4. No início, cada jogador começa com 1.500 Meticais cada (2 notas de 500Mt, 1 de 200Mt, 2 de 100Mt e 2 notas de 50Mt). O restante dinheiro é colocado no banco. 5. Os jogadores lançam o dado para ver quem joga primeiro. O jogador ou equipa com o número mais alto inicia o jogo. 6. Cada jogador deve lançar o dado e mover o número de espaços para a frente. 7. Quando um jogador ganha ou gasta, eles podem tirar ou colocar dinheiro no banco. 8. Quando um jogador avança para um quadrado de "ganhar", ganhará 2.000 Meticais. Tira a quantia do banco no tipo de notas que preferir. 9. Quando um jogador avança para um quadrado de "despesa necessária, deve gastar 500 Meticais. Se a pessoa não tem dinheiro em mão, mas tem na poupança pode tirar daí para pagar a despesa. (Pode obter troco certo do banco). 10. Quando um jogador avança para um quadrado de "despesa supérflua, pode escolher gastar 200 Meticais. Se decidir não gastar o dinheiro, o jogador tem de colocar esse valor na sua caixa de poupança. 11. Quando um jogador tem que poupar, tem que colocar seu "dinheiro" na sua caixa de poupança. Pode poupar o dinheiro que quiser. Se decidir não poupar ou não tiver dinheiro para poupar, perde a próxima vez para jogar. 12. Quando todos os jogadores ao quadrado "Contar!" (o fim do jogo), todos devem contar o dinheiro em suas mãos e nas suas poupanças. Aqueles que atingiram os seus objectivos (ou se aproximam) ganham! 13. No final, o facilitador deve perguntar a cada jogador ou equipa Porque acha que cumpriu ou não cumpriu o objectivo?"
20 20 50 VINTE 20 50 100 CEM 100 500 200 50 100 500 CINQUENTA VINTE 500 200 1000 DUZENTOS 200 1000 VINTE 1000
Sessão 2 Onde podemos poupar CONTINUE A POUPAR SEGURO! CONTINUE A SORRIR! Um jogo com metas específicas para alcançar uma meta de poupança. 1. Para ser jogado por 2 grupos ou 2 jogadores; 2. Cada deverá colocar as diferentes etiquetas na sua matriz, de acordo com o que acham certo para cada local e característica de poupança. 3. Têm 15 minutos para resolver. 4. Se não terminarem a tempo, contam apenas as etiquetas colocadas até o tempo ter terminado. O facilitador deve controlar o tempo. 5. No final, os jogadores ou equipas apresentam os resultados e têm de explicar as suas escolhas. 6. Depois o facilitador apresenta a solução e explica as diferentes opções onde poupar. 7. A equipa ou jogador vencedor é quem acerta mais etiquetas na posição certa. A SOLUÇÃO
Sessão 3 Finanças Pessoais Sessão 4 Finanças Pessoais RESERVE A DATA! POUPE DINHEIRO! Um exercício para fazer em família, para o negócio ou para praticar individualmente. 1. O indivíduo, família ou grupo deve começar por preencher os espaços vazios para cada dia com etiquetas conforme os movimentos normais de saída e entrada de dinheiro. 2. Fazer em separado o exercício para o negócio e para família. 3. Deve começar por colocar as etiquetas para os rendimentos entrada de dinheiro. 4. Se tiver um empréstimo ou estiver a planear pedir um, deve colocar a etiqueta no dia que pretende pedir. 5. Deve colocar também a etiqueta de reembolso do empréstimo na data em que pretende pagar (prestação ou valor total). 6. De seguida, deve colocar as etiquetas da poupanças para planear quando quer poupar. 7. Existem etiquetas que representam despesas diferentes da família como: comida, escola, transporte, crédito, etc. Devem ser colocadas no calendário da família em datas em que normalmente as despesas acontecem. 8. Existem etiquetas que representam despesas diferentes para o negócio como: manutenção do barco, rede de pesca, coleman, combustível, etc. Devem ser colocadas no calendário do negócio em datas em que normalmente as despesas acontecem. 9. O utilizador/família deve sentir-se livre de fazer as alterações que quiserem durante o mês de acordo com os seus planos de gastar, ciclo de rendimentos e outras alterações. 10. No final do mês, o utilizador/família deverá analisar o calendário, pensar no que se passou no mês anterior e planear de acordo para o mês seguinte.
This document is just a sample. To get the whole material and / or more information about our work, please contact: info@fundacioncapital.org