HISTÓRIA Professor-Mestre Rafael Kasper
DIVISÃO DA HISTÓRIA
NASCIMENTO DE CRISTO a.c. Antes de Cristo Ano 1 d.c. Depois de Cristo 5... 4... 3... 2... 1... 1... 2... 3... 4... 5...
A PRÉ- HISTÓRIA
PALEOLÍTICO (pedra lascada) Cerca de 2 milhões de anos até 12 mil anos atrás. Os instrumentos eram feitos de lascas de pedra, madeira e ossos. Nesse período, os humanos viviam em grupos e eram nômades, não tinham moradia fixa. Eram caçadores e coletores, buscando na natureza os seus alimentos, e no fim do período usaram o fogo para se aquecer e preparar os alimentos.
NEOLÍTICO (pedra polida) 10 mil a.c. 6 mil a.c. As ferramentas eram feitas de pedras polidas que eram utilizadas para machados, martelos e esculturas. Nesse período, os seres humanos perceberam o funcionamento das plantas e criaram a agricultura e a criação de animais.
Com a agricultura se precisou de novos objetos para guardar comida: fabricavam potes de barro cozido; Com o passar do tempo descobriu-se o ferro, que passou a ser usado em ferramentas para a agricultura e em armas.
Como a agricultura necessitava que as pessoas permanecessem mais tempo em um mesmo lugar, os grupos humanos se sedentarizaram, passando a morar mais tempo em um mesmo lugar.
Cidades grandes geralmente surgiam nas proximidades de rios, e a água para cozinhar e lavar era retirada do próprio rio poluído ou de poços vizinhos. O esgoto ia para os rios correnteza abaixo.
GRÉCIA ANTIGA (800 a.c. - 338 a.c.) Povos viviam da agricultura e comércio; Cada cidade possuía seu próprio governo. Era independente das outras cidades: isso chamava-se Cidades- Estado; A Grécia era mais uma região geográfica do que um país.
Duas cidades principais: Esparta: oligarquia; homens deveriam se preparar para o combate, a guerra. Atenas: democracia, todos cidadãos podem participar das decisões da cidade;
IDADE MÉDIA 476-1453
A crise do Império Romano: Os povos germânicos passaram a atacar e saquear (século IV) as cidades do Império, destruindo muitas delas;
Com isso, o medo tomou conta das pessoas e milhares delas fugiram para o campo em busca de trabalho e segurança (processo de ruralização);
Nos campos as maiores e melhores terras estavam nas mãos de grandes proprietários; Os que ali chegaram passaram a ter que trabalhar para eles como colonos.
O colono era um trabalhador que cultivava um lote de terra e como pagamento ao dono, entregava a ele uma parte da colheita (prática chamada de colonato)
O retorno ao campo e o abandono do comércio, a concentração de terras e o predomínio do trabalho servil, são características do feudalismo.
ISLAMISMO
O islamismo teve origem nas pregações de Maomé a partir do ano 610 d.c. Maomé nasceu em 570 e desde criança acompanhava as caravanas de comércio, principal atividade econômica dos povos árabes.
Viajando para vários lugares diferentes, Maomé teve contato com o judaísmo e o cristianismo, religiões monoteístas (que acreditavam na existência de um Deus supremo e único), diferentemente da religião politeísta (que acreditava em vários deuses) predominante entre os árabes.
A tradição islâmica conta que em 610, Maomé recebeu uma revelação do arcanjo Gabriel e então passou a pregar entre os árabes a existência de um deus único, chamado de Alá (que em árabe significa Deus). A religião fundada por ele recebeu o nome de islã (que significa submissão total a Deus ) e seus seguidores passaram a ser chamados de muçulmanos. Maomé foi tido como descendente de Abraão, que fora o fundador do judaísmo.
Maomé começou a pregar em Meca, sua cidade natal. Como os árabes acreditavam em vários deuses, Maomé destruiu todos os símbolos sagrados para mostrar a supremacia de Alá. Obviamente a elite da cidade não gostou da destruição de seus símbolos sagrados e perseguiu Maomé que teve de fugir de Meca para Yatrib (que passou a se chamar Medina). Essa fuga, ocorrida em 622 do calendário cristão chamou-se Hégira e marca o início do calendário muçulmano. Em Medina, o profeta buscou o apoio dos chefes tribais e pouco a pouco unificou toda a Arábia, formando um Estado muçulmano.
A religião islâmica busca a inspiração no Alcorão (também pode ser chamado de Corão) livro sagrado que possuiu todos os ensinamentos transmitidos por Alá e que foi todo escrito por Maomé. Após a morte de Maomé, seus sucessores expandiram os territórios, conquistando o que seria Portugal, Espanha, o norte da África, Irã e Iraque. Essa expansão era justificada no Corão pela jihad (esforço em favor de Deus).
CONVERSÃO Nenhuma pessoa podia ser obrigada a se tornar muçulmana. Para que as pessoas se convertessem espontaneamente, os califas (sucessores de Maomé) adotaram políticas de estímulo à conversão, como isenção de impostos e facilidades para obter empréstimos e direitos políticos.
CIDADE SAGRADA Meca, na Arábia Saudita é a cidade mais sagrada para os muçulmanos, que viajam para lá e visitam os locais por onde Maomé passou, como o templo da Caaba, onde se encontra a pedra negra (que era branca mas que escureceu devido aos pecados da humanidade). Nessa peregrinação, os fiéis vestem-se com uma roupa branca chamada ihram.
PILARES DA FÉ A fé muçulmana deve obedecer a cinco regras básicas, chamadas de os 5 pilares: O credo todo muçulmano deve crer que existe apenas um Deus e que Maomé é seu profeta. A oração deve ser realizada cinco vezes por dia. O crente deve estar voltado para Meca.
A caridade dar parte dos seus rendimentos é dever do muçulmano. O jejum durante o Ramadã durante o nono mês do calendário muçulmano, deve ser praticado o jejum desde o amanhecer até o pôr-do-sol. A peregrinação Caso o fiel tenha recursos, é sua obrigação ir à cidade de Meca pelo menos uma vez na vida, a fim de participar da celebração que acontece no 12º mês do calendário muçulmano.
O RENASCIMENTO
O Renascimento foi um movimento cultural que nasceu entre as elites de ricas cidades italianas, no século XIV e depois se espalhou pela Europa até o final do XVI. Esse movimento estava ligado ao fortalecimento da burguesia nas cidades medievais, onde os valores cavaleirescos deram lugar aos interesses burgueses do lucro e do sucesso individual.
Nesse período se desenvolveu uma teoria humanista que defendia que o ser humano era o centro do universo (antropocentrismo), a valorização dos artistas greco-romanos e o culto à razão, pois acreditavam que a verdade seria buscada por meio da investigação pessoal e pela reflexão.
A GUERRA FRIA
O final da 2ª Guerra Mundial deixou o mundo dividido sob o domínio de duas superpotências: A União Soviética e os Estados Unidos da América. Bloco socialista Bloco capitalista
Esse período ficou conhecido por GUERRA FRIA e é usado para designar o clima de tensão das relações internacionais no período que se estendeu do final da 2ª Guerra Mundial até o fim da década de 1980.
Foi um período marcado por rivalidades políticas, econômicas e ideológicas das duas potências que eram donas de grandes arsenais nucleares.
CUBA
Cuba havia se tornado independente em 1898, mas, ainda continuava sendo explorada pelo governo dos EUA, o que deixou a população na miséria; Reagindo a essa situação de desigualdade, um grupo de guerrilheiros comandado por Fidel Castro começou a lutar contra o governo cubano em 1956. Após dois anos de combate, a guerrilha havia conquistado a simpatia popular.
Em 1 de janeiro de 1959, conseguiu derrubar o governo de Batista. Após a tomada do poder, cresceram os conflitos entre o novo governo e os interesses norte-americanos. Em 1962 o governo norte-americano impôs um embargo econômico que perdura até os dias de hoje. Os graves conflitos de interesse entre Cuba e Estados Unidos acabaram forçando a aproximação do governo cubano com a União Soviética.
que no haya hombre o mujer, en condiciones de trabajar, que no tenga oportunidad de obtener un empleo con el cual pueda contribuir a los fines de la sociedad y a la satisfacción de sus propias necesidades; que no haya persona incapacitada para el trabajo que no tenga medios decorosos de subsistencia; que no haya enfermo que no tenga atención médica; que no haya niño que no tenga escuela, alimentación y vestido; que no haya joven que no tenga oportunidad de estudiar; que no haya persona que no tenga acceso al estudio, la cultura y el deporte;
borgesdemedeiros.com.br