CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER CADERNO DE QUESTÕES POR EDITAL DPU
Direito do Consumidor Questão 1: CESPE - Def PF/DPU/2007 Assunto: Dos Direitos Básicos do Consumidor (arts. 6º e 7º) No que se refere aos direitos do consumidor, julgue o item subsequente. Para a reparação de defeito na qualidade do produto, ainda que este não tenha causado danos, o consumidor pode dirigir sua pretensão contra qualquer um dos fornecedores da cadeia de produção, por meio de ação judicial. Nesse caso, além de haver inversão do ônus da prova ou o seu custeio pela parte ré, o consumidor pode requerer o desfazimento do negócio, com a devolução dos valores pagos ou a substituição do produto por outro. Questão 2: CESPE - Def PF/DPU/2015 Assunto: Dos Direitos Básicos do Consumidor (arts. 6º e 7º) Acerca dos direitos básicos do consumidor, do fato do produto e do serviço e da responsabilidade civil do fornecedor, julgue o item a seguir. Considere que, em determinado supermercado constem nas prateleiras informações referentes à quantidade, às características, à composição, à qualidade e ao preço dos produtos, bem como as referentes aos riscos a eles associados, mas não conste informação sobre os tributos incidentes sobre tais produtos. Nessa situação, o supermercado estará infringindo regra constante no CDC. Questão 3: CESPE - Def PF/DPU/2007 No que se refere aos direitos do consumidor, julgue o item subseqüente. Os vícios de inadequação são aqueles que afetam a prestabilidade do produto, prejudicando seu uso e fruição ou diminuindo o seu valor. Esses vícios ocorrem, ainda, quando a informação prestada não corresponde verdadeiramente ao produto, que se mostra, de qualquer forma, impróprio para o fim a que se destina e desatende a legítima expectativa do consumidor.
Questão 4: CESPE - Def PF/DPU/2010 Ricardo adquiriu um carro há cerca de um mês e, nesse período, por três vezes, não conseguiu trancar a porta do veículo. Com relação a essa situação hipotética, julgue o item subsequente. Ricardo, ainda que deseje a substituição imediata do produto comprado, deverá, antes disso, conceder prazo para o fornecedor sanar o defeito. Questão 5: CESPE - Def PF/DPU/2010 Ricardo adquiriu um carro há cerca de um mês e, nesse período, por três vezes, não conseguiu trancar a porta do veículo. Com relação a essa situação hipotética, julgue o item subsequente. O fato de o carro ter sido vendido com defeito assegura a Ricardo direito à indenização por perdas e danos. Questão 6: CESPE - Def PF/DPU/2010 Ricardo adquiriu um carro há cerca de um mês e, nesse período, por três vezes, não conseguiu trancar a porta do veículo. Com relação a essa situação hipotética, julgue o item subsequente.
O fabricante e o comerciante responderão solidariamente pelo defeito do veículo. Questão 7: CESPE - Def PF/DPU/2015 Acerca dos direitos básicos do consumidor, do fato do produto e do serviço e da responsabilidade civil do fornecedor, julgue o item a seguir. O feirante que vender uma fruta estragada não poderá ser responsabilizado pelo vício se o produtor da fruta estiver claramente identificado. Questão 8: CESPE - Def PF/DPU/2015 Acerca dos direitos básicos do consumidor, do fato do produto e do serviço e da responsabilidade civil do fornecedor, julgue o item a seguir. Considere a seguinte situação hipotética. Beatriz contratou Sílvio para prestar serviço de reparos elétricos em sua residência. Dias depois, um de seus equipamentos eletrônicos, que estava ligado a uma tomada reparada por Sílvio, queimou. Beatriz, então, acionou-o judicialmente, pleiteando sua responsabilização pelo ocorrido. Em contestação, Sílvio apresentou laudo técnico cuja conclusão apontava que Beatriz havia ligado o equipamento em tomada com voltagem superior à capacidade do aparelho. Nessa situação hipotética, o juiz deverá concluir pela responsabilização de Sílvio, independentemente de culpa. Questão 9: CESPE - Def PF/DPU/2015
No que tange ao contrato de adesão, às práticas abusivas, ao fato do produto e do serviço, à responsabilidade solidária e ao direito de regresso, julgue o item subsequente. Se um liquidificador, após poucos dias de uso, explodir e causar sérios ferimentos ao consumidor que o tiver adquirido, o comerciante e o fornecedor serão objetiva e solidariamente responsáveis pelos danos a ele causados. Questão 10: CESPE - Def PF/DPU/2007 Assunto: Das Práticas Comerciais (arts. 29 a 45) No que se refere aos direitos do consumidor, julgue o item subseqüente. Para caracterização da publicidade enganosa, é suficiente que a informação publicitária, por ser falsa, inteira ou parcialmente, ou por omitir dados importantes, leve o consumidor ao erro, não se exigindo dolo ou culpa do anunciante nem dos demais responsáveis por sua veiculação, mas apenas capacidade de induzir o consumidor ao erro. Questão 11: CESPE - Def PF/DPU/2015 Assunto: Das Práticas Comerciais (arts. 29 a 45) No que tange ao contrato de adesão, às práticas abusivas, ao fato do produto e do serviço, à responsabilidade solidária e ao direito de regresso, julgue o item subsequente. O fornecedor de serviços está obrigado a entregar ao contratante de seus serviços orçamento prévio discriminando o valor da mão de obra e dos materiais, entre outros aspectos, não respondendo o contratante por eventuais ônus ou acréscimos decorrentes da necessidade de contratação, pelo fornecedor, de serviços de terceiros surgida durante a execução do serviço e que não estejam previstos no orçamento prévio. Questão 12: CESPE - Def PF/DPU/2010 Assunto: Da Proteção Contratual (arts. 46 a 54) A respeito das cláusulas abusivas em contrato de consumo, julgue o próximo item.
O direito nega qualquer efeito à cláusula de contrato tida por abusiva, visto que é considerada eivada de nulidade absoluta. Questão 13: CESPE - Def PF/DPU/2010 Assunto: Da Proteção Contratual (arts. 46 a 54) A respeito das cláusulas abusivas em contrato de consumo, julgue o próximo item. O juiz pode utilizar-se do critério da equidade, para identificar a abusividade de cláusula contratual. Questão 14: CESPE - Def PF/DPU/2015 Assunto: Jurisprudência dos Tribunais Superiores sobre Direito do Consumidor João, por entender ser ilegal o reajuste da prestação mensal realizado pela entidade de previdência privada da qual é participante, ajuizou ação contra essa entidade. Pedro, por discordar dos valores corrigidos na sua aplicação em caderneta de poupança, e Lucas, em razão de contrato de concessão de crédito, ajuizaram ações contra determinado banco. A respeito dessas situações hipotéticas e do disposto no CDC, julgue o item abaixo. O CDC é aplicável às situações apresentadas.
Gabarito 1) Errado 2) Errado 3) Certo 4) Certo 5) Errado 6) Certo 7) Errado 8) Errado 9) Errado 10) Certo 11) Certo 12) Certo 13) Certo 14) Certo