Reforma Protestante
Críticas à Igreja Católica Vida desregrada dos cardeais, bispos e padres; Venda de cargos religiosos e de relíquias da Igreja; Venda de indulgências; Na França e na Alemanha o baixo clero vivia em condições miseráveis; Os padres também não tinham formação suficiente para lidar com as exigências do sacerdócio.
Reformadores Medievais John Wycliffe (c. 1330 1384) Condenou a corrupção da Igreja; Defendia pobreza do clero nos moldes dos primeiros cristãos; Afirmava que a Igreja não deveria ter propriedades privadas.
Reformadores Medievais Jan Huss (1371 1415) Criticava a corrupção e a riqueza da Igreja; Contrário à venda das indulgências; Criticava o fato de que a comunhão era dada apenas ao corpo eclesiástico; Foi excomungado em 1412; 06 de julho de 1415 foi queimado na fogueira.
Alexandre VI Nomeou seu filho, César Bórgia, cardeal aos 16 anos; Teve vários filhos; Seu filho foi assassinado e jogado no rio Tibre; Tinha muitas amantes e organizava orgias dentro do Vaticano.
Martinho Lutero (1483 1546) Em 1517 apresentou as 95 teses; Combatia práticas e dogmas da Igreja; Era contrário à venda de indulgências; Defendia a ideia de salvação pela fé; Em 1521, foi excomungado pelo papa.
Martinho Lutero Tinha a simpatia de reis, nobres, burgueses e camponeses do Sacro Império Romano-Germânico; O imperador Carlo V convocou a Dieta de Worms para questionar Lutero; Lutero reafirmou suas teses e foi expulso do i mpério; Muitos nobres e setores populares protestaram e foram chamados de Protestantes.
Doutrina Luterana A Bíblia seria a única fonte da verdade cristã; Cada pessoa pode interpretá-la livremente; Traduziu a Bíblia para o alemão; Nobres se converteram para confiscarem as terras da Igreja; Muitos camponeses aderiram para evitar o pagamento de pesados impostos para a Igreja.
Thomas Münzer Teólogo, estudioso das ideias de Lutero; Criticava a riqueza da Igreja e se afastou de Lutero por conta da aliança deste com a nobreza; A essência do cristianismo seria a igualdade, a humildade, a solidariedade e a divisão dos bens; Se aliou aos anabatistas; Defendia o fim da propriedade privada e das leis estatais; Lutero condenou suas revoltas e foi por Münzer chamado de o Doutor Mentiroso ; Os camponeses foram perseguidos e Münzer foi decapitado em 1525.
Calvinismo João Calvino nasceu na França em 1509; Aderiu às ideias de Lutero, perseguido, mudou-se para a Suíça; Calvino desenvolveu a ideia de Santo Agostinho e desenvolveu o princípio da predestinação; O crente deve buscar sinais divinos em sua vida; A poupança e o trabalho passaram a ser valorizados e isso acabou ajudando no desenvolvimento do capitalismo.
Reforma Anglicana Henrique VIII sobe ao poder em 1509; Era casado com Catarina de Aragão (tia de Carlos V, imperador do Sacro Império Romano-Germânico); Henrique pediu ao papa Clemente VII para anular seu casamento; O papa não permitiu para não entrar em problemas com o imperador; Em 1531, ele se proclama como chefe da Igreja da Inglaterra; Pressiona o parlamento para aprovar leis que anulassem pagamentos à Igreja; Depois disso, divorciou-se de Catarina e se casou com Ana Bolena.
A Reforma Católica Paulo III assumiu o pontificado em 1534. Ele renovou o grupo de cardeais, primando pela retidão de caráter desses religiosos; Depois que recebeu um relatório sobre a situação da Igreja, autorizou o funcionamento da Companhia de Jesus, criou a Sagrada Congregação da Inquisição Romana e Universal e convocou o Concílio de Trento.
Concílio de Trento Convocado por Paulo III, começou em 1545 e só terminou em 1563; As seguintes decisões foram tomadas: A fé e as obras são importantes para a salvação; A Santa Escritura é importante fonte de inspiração, bem como as tradições; A Igreja continuava como autoridade máxima para interpretação da Bíblia; Reconfirmou a eficiência das Indulgências; Os sacramentos foram mantidos, bem como o culto à virgem e aos santos