Sistema de Combustível e Controles 303-04-1 tseção 303-04 Sistema de Combustível e Controles APLICAÇÃO NO VEÍCULO: TROLLER ÍNDICE ASSUNTO PÁGINA PROCEDIMENTOS INICIAIS... 303-04-02 DESCRIÇÃO E OPERAÇÃO... 303-04-03 MOTOR SISTEMA DE INJEÇÃO... 303-04-03 SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE COMBUSTÍVEL... 303-04-05 FLUXO DE COMBUSTÍVEL... 303-04-06 SISTEMA DE ALTA PRESSÃO... 303-04-07 INJETORES DE COMBUSTÍVEL... 303-04-08 FILTRO DE COMBUSTÍVEL... 303-04-09 SENSOR DE PRESSÃO DO COMBUSTÍVEL (EFP) TUBO DE DISTRIBUIÇÃO 303-04-10 (RAIL)... BOMBA DE ALTA PRESSÃO... 303-04-11 TUBO DE DISTRIBUIÇÃO (RAIL)... 303-04-12 FILTRO DE COMBUSTÍVEL... 303-04-15 REMOÇÃO E INSTALAÇÃO... 303-04-15 TUBOS DE ALTA PRESSÃO... 303-04-18 REMOÇÃO E INSTALAÇÃO... 303-04-18 INJETOR... 303-04-20 REMOÇÃO E INSTALAÇÃO... 303-04-20 TUBO DE DISTRIBUIÇÃO (RAIL)... 303-04-25 REMOÇÃO E INSTALAÇÃO... 303-04-25 BOMBA DE ALTA PRESSÃO... 303-04-28 REMOÇÃO E INSTALAÇÃO... 303-04-28 SUPORTE DO FILTRO DE COMBUSTÍVEL... 303-04-31 REMOÇÃO E INSTALAÇÃO... 303-04-31 ESPECIFICAÇÕES... 303-04-32
303-04-2 Sistema de Escapamento Sistema de Combustível e Controles PROCEDIMENTOS INICIAIS Recomendações! Cuidado: O uso de materiais com aditivos, como detergentes para tubulações de combustível ou revestimentos metálicos. Não está autorizado. Introdução As observações e regras constantes neste manual são válidas para todo ou qualquer serviço realizado no sistema de injeção. O trabalho descrito neste manual deve ser executado por profissionais devidamente habilitados e familiarizados com regulamentos de segurança. Instruções de Segurança As observações e regras constantes neste manual são válidas para todo ou qualquer serviço realizado no sistema de injeção. O trabalho descrito neste manual deve ser executado por profissionais devidamente habilitados e familiarizados com regulamentos de segurança. Em consideração à pressão extremamente elevada (1600 bar) que pode existir no sistema de combustível, as seguintes instruções de segurança deverão ser rigorosamente observadas: 1. É absolutamente proibido fumar nas proximidades do sistema de combustível. 2. Nenhum trabalho deverá ser feito nas proximidades de chamas e fagulhas. 3. Nenhum trabalho deverá ser feito no sistema de injeção com o motor em funcionamento. 4. Aguardar um período mínimo de 60 segundos após o desligamento do motor, para efetuar trabalhos no sistema de injeção. Nota: teste período de espera é necessário para que a pressão de combustível no sistema de injeção caia à pressão ambiente.
Sistema de Combustível e Controles 303-04-3 DESCRIÇÃO E OPERAÇÃO MOTOR t- SISTEMA DE INJEÇÃO Motor em Funcionamento: A série MaxxForce 3.2H Euro V são motores em linha de quatro cilindros. Estes motores apresentam a capacidade volumétrica de 3,2 litros. A sequência de ignição dos cilindros é 1-3-4-2 para os quatro cilindros e a sequência dos cilindros se inicia a partir do volante do motor. O cabeçote possui quatro válvulas por cilindro com fluxo cruzado para obter um fluxo de ar melhorado. O injetor de combustível é localizado centralmente entre as quatro válvulas e direciona o combustível sobre a cuba do pistão para o desempenho melhorado e emissões reduzidas. Após a filtragem, o combustível é bombeado para a bomba de combustível de alta pressão, em seguida para o rail de combustível e, finalmente, para os injetores. O sistema de injeção de alta pressão no common rail da MWM INTERNATIONAL inclui um coletor de combustível de ferro fundido, injetores de combustível e uma bomba de alta pressão. O ECM envia um sinal de pulsos PWM (Modulação de Sinal por Pulsos) para atuar uma válvula EGR, a qual controla pneumaticamente um defletor móvel de EGR do conjunto do resfriador EGR para regular os gases de escapamento esfriados que recirculam através do fluxo de ar de admissão. Os gases de escapamento esfriados aumentam a tolerância do motor para EGR, enquanto reduzem a fumaça formada pela diluição dos gases na mistura. O ECM é responsável por monitorar e controlar os sistemas eletrônicos do motor. A separação da água no combustível (WIF) ocorre quando o elemento filtrante repele as moléculas de água. A água se acumula na parte inferior da cavidade do elemento na carcaça do filtro de combustível. Um sensor de água no combustível (WIF) na cavidade do elemento da carcaça do filtro de combustível detecta a presença de água. Quando água suficiente se acumula na cavidade do elemento, o sensor WIF envia um sinal para o painel de instrumentos. A manopla da válvula de drenagem de combustível na carcaça pode ser aberta para drenar a água da carcaça do filtro de combustível. Especificações do Combustível Diesel O combustível diesel usado no motor MWM INTERNATIONAL deve atender a norma DIN EN:590: 2009-10 para combustível no mundo todo.
303-04-4 Sistema de Escapamento Sistema de Combustível e Controles Biodiesel O uso de B5 (combustível composto de uma mistura de diesel e biodiesel) é permitida para os motores MaxxForce 3,2H, de acordo com a norma brasileira ANP N o 07, publicada em 19 de Março de 2008 no Diário Oficial da União - DOU. O uso de combustível B5 que não atenda as especificações recomendadas pelo fabricante pode causar danos graves aos componentes internos do motor com a consequente anulação da garantia. * Biodiesel é entendido como um combustível renovável e biodegradável para motores de combustão interna derivado de óleo vegetal e/ou adição de gordura animal, cuja ignição acontece devido à compressão. Para a especificação completa do combustível, CONSULTE a norma ANP para combustível brasileiro ou a norma DIN EN 590.2009 para combustível no mundo todo. Preparação Antes de qualquer intervenção no sistema de injeção, poderá ser necessária uma limpeza de componentes sensíveis (veja instruções abaixo) consistindo em um trabalho de preparação. Os componentes sensíveis do sistema são: 1. Bomba de alta-pressão. 2. Tubo distribuidor de combustível. 3. Tubos de alta-pressão. 4. Injetores.!!! Aviso: Cuidado: Cuidado: tregras para a limpeza: O técnico deverá utilizar roupas limpas. Logo após a remoção de conectores do sistema de alta pressão, todas as aberturas deverão ser protegidas com protetores plásticos para evitar a entrada de impurezas dentro do sistema. Torques de segurança: Sempre observe com atenção os torques para os componentes do sistema de injeção (tubos, flange dos injetores, tubo distribuidor de combustível e bomba de alta pressão). Utilize sempre torquímetros aferidos regularmente.
Sistema de Combustível e Controles 303-04-5 SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE COMBUSTÍVEL Componentes tdo Gerenciamento de Combustível O sistema de gerenciamento de combustível inclui o seguinte: Sistema de alimentação de combustível; Injetores de combustível; Sistema de controle eletrônico.
303-04-6 Sistema de Escapamento Sistema de Combustível e Controles FLUXO DE COMBUSTÍVEL Informações treferentes a Troca de Componentes e suas Etapas A carcaça do filtro de combustível inclui os seguintes componentes: Filtro de tela de combustível; Elemento filtrante de combustível; Separador de água; Válvula de drenagem de água.
Sistema de Combustível e Controles 303-04-7 SISTEMA DE ALTA PRESSÃO 1. Bomba de Alta Pressão de Combustível 2. Adaptador do Flange da Bomba de Alta Pressão de Combustível 3. O-ring 4. Engrenagem da Bomba de Alta Pressão de Combustível 5. Arruela da Bomba de Alta Pressão de Combustível 6. Parafuso de Rosca à Esquerda 7. Conjunto de Tubos de Alta Pressão de Combustível 8. Rail de Alta Pressão de Combustível torgano 9. Parafuso de Cabeça Redonda Hexalobular M8x105 10. Conjunto de Tubos de Alta Pressão de Combustível 11. Abraçadeira Inferior do Tubo de Injeção 12. Espaçador do Tubo de Injeção 13. Abraçadeira Superior do Tubo de Injeção 14. Parafuso-flange Sextavado 8.8 M6x16 Organo 15. Parafuso-flange Sextavado 8.8 M8x40
303-04-8 Sistema de Escapamento Sistema de Combustível e Controles INJETORES DE COMBUSTÍVEL t 1. Bico Injetor de Combustível 5. Arruela do Injetor de Combustível 2. Retentor do Injetor de Combustível 6. Parafuso-flange Sextavado 8.8 M6x20 3. Tampa da Abraçadeira do Injetor de Organo Combustível 7. Parafuso da Abraçadeira do Injetor de 4. Junta da Tampa da Abraçadeira do Injetor Combustível de Combustível 8. Abraçadeira do Injetor de Combustível
Sistema de Combustível e Controles 303-04-9 FILTRO DE COMBUSTÍVEL t
303-04-10 Sistema de Escapamento Sistema de Combustível e Controles SENSOR DE PRESSÃO DO COMBUSTÍVEL (EFP) TUBO DE DISTRIBUIÇÃO (RAIL) to sensor EFP consiste de um elemento sensor de pressão piezo-resistivo. Nota: O sinal obtido é proporcional à pressão aplicada ao sensor e é processado por um circuito integrado. O sensor EFP está instalado no tubo de distribuição de combustível (rail). Injetor de Combustível Procedimento de Calibração de Injetores de Combustível Código IIC Os bicos injetores dos motores MaxxForce 3.2H possuem um código gravado na parte superior do injetor (conforme indica a figura acima) que é relacionado à calibração de injeção do mesmo. Esta calibração visa um melhor aproveitamento da injeção ajudando a reduzir os níveis de emissão e melhorando o desempenho do motor. Cada injetor possui um código distinto que deve ser relacionado ao cilindro ao qual o injetor está montado. Este processo será feito através da ferramenta de Diagnóstico ServiceMaxx.
Sistema de Combustível e Controles 303-04-11 BOMBA DE ALTA PRESSÃO t
303-04-12 Sistema de Escapamento Sistema de Combustível e Controles TUBO DE DISTRIBUIÇÃO (RAIL) t
Sistema de Combustível e Controles 303-04-13 Filtro de Combustível O tfiltro de combustível tem a função de reter as impurezas para garantir que o sistema de injeção receba combustível limpo, evitando danos à bomba de alta pressão e injetores. Um sensor de água no combustível (WIF) na cavidade do elemento da carcaça do filtro de combustível detecta a presença de água. Quando água suficiente se acumula na cavidade do elemento, o sensor WIF envia um sinal para o painel de instrumentos. A manopla da válvula de drenagem de combustível na carcaça pode ser aberta para drenar a água da carcaça do filtro de combustível. 1. Drenagem 2. Sensor de água no combustível (WIF) O filtro também tem a função de reter a passagem de água presente no combustível, evitando desgaste nos componentes do sistema. 1. Alimentação do combustível no filtro (entrada) 2. Bomba de alta pressão (saída)! Cuidado: O filtro, para o sistema de injeção com tubo distribuidor de combustível, apresenta características especiais de tolerâncias para retenção de partículas e separação de água. A aplicação de peça não genuína poderá causar danos definitivos aos componentes do sistema e conseqüente perda da garantia. Substituição do Filtro de Combustível! Aviso: O período de substituição do filtro de combustível nunca deve exceder ao período especificado. A não observância pode resultar em danos ao motor.
303-04-14 Sistema de Escapamento Sistema de Combustível e Controles Para a substituição do filtro de combustível, executar os procedimentos descritos no item tremoção e Instalação. 1. Alimentação do combustível no filtro (entrada). 2. Bomba de alta pressão (saída). Drenagem do Sistema! Cuidado: A drenagem de água do sistema de combustível deve ser realizada a cada abastecimento. A luz indicadora no painel acenderá sob uma condição crítica de presença de água no sistema de combustível. Nesta condição o sistema deve ser drenado imediatamente. 1. Drenagem. Procedimento de Drenagem Para a drenagem do sistema de combustível, execute os seguintes procedimentos. 1. Acione a ignição do veículo (o motor não deve ser ligado). 2. Abra a válvula localizada na parte inferior do filtro até que saia somente óleo combustível Diesel. Desaeração no Sistema O sistema do tubo distribuidor de combustível não necessita de desaeração, sendo que em caso de falta de combustível, só é necessário reabastecê-lo. Ligue a ignição, aguarde alguns segundos e dê a partida.
Sistema de Combustível e Controles 303-04-15 FILTRO DE COMBUSTÍVEL REMOÇÃO te INSTALAÇÃO Remoção 1. Abra o capuz do motor. 2. Desconecte o cabo negativo da bateria. Para informações adicionais, CONSULTE a seção 414-01 Bateria e Cabos. 3. Solte e remova a mangueira de entrada e desconecte o tubo de saida para a bomba de alta. Obs.: Proteja as mangueiras para evitar a possível entrada de contaminantes no sistema. 4. Desconecte o conector do filtro de combustível.
303-04-16 Sistema de Escapamento Sistema de Combustível e Controles Instalação 5. Remova os parafusos de fixação do filtro de combustível removendo o mesmo. t1. Instale os parafusos de fixação do filtro de combustível aplicando um torque de 6 a 8 Nm (53 a 71 lb.pol.). 2. Conecte o conector elétrico do filtro de combustível.
Sistema de Combustível e Controles 303-04-17 3. Instale a mangueira de entrada e conecte o tubo de saida para a bomba de alta. t 4. Conecte o cabo da bateria. Para informações adicionais, CONSULTE a seção 414-01 Bateria e Cabos. 5. Funcione o motor e verifique o sistema de combustível quanto a vazamentos. 6. Feche o capuz do motor.
303-04-18 Sistema de Escapamento Sistema de Combustível e Controles TUBOS DE ALTA PRESSÃO REMOÇÃO te INSTALAÇÃO Remoção 1. Abra o capuz.! Cuidado: Reparos no sistema de injeção somente podem ser efetuados após 30 segundos depois de desligar o motor, um tempo requerido para assegurar a completa redução da pressão do tubo de distribuição de combustível (common rail). 2. Solte as porcas de fixação dos tubos de alta pressão do tubo distribuidor de combustível.! Cuidado: Tome todas as precauções necessárias para evitar o contato com combustível sob pressão. 3. Solte as porcas de fixação dos tubos de alta pressão dos injetores.! Cuidado: Após remoção dos tubos de alta pressão, estes devem ser substituídos por tubos novos, para evitar vazamentos nas conexões. Sempre que os tubos de alta pressão forem removidos, proteger a contra-peça (injetor, tubo distribuidor de combustível ou bomba de alta pressão) com tampas de proteção, para eliminar possíveis riscos de contaminação do sistema. Nota: Nos casos de peças em garantia, proteger os componentes e armazená-los na embalagem original das novas peças instaladas.
Sistema de Combustível e Controles 303-04-19 Instalação t1. Posicione os tubos de alta pressão e aperte suas porcas de fixação nos injetores com o torque de 24 a 30 Nm (18 a 22 lbf.pé). 2. Instale as porcas de fixação dos tubos de alta pressão no tubo do distribuidor de combustível, aplicando um torque de 24 a 30 Nm (18 a 22 lbf.pé). 3. Conecte o cabo da bateria. Para informações adicionais, CONSULTE a seção 414-01 Bateria e Cabos. 4. Funcione o motor e verifique o sistema de combustível quanto a vazamentos. 5. Feche o capuz do motor.
303-04-20 Sistema de Escapamento Sistema de Combustível e Controles INJETOR REMOÇÃO te INSTALAÇÃO Remoção 1. Abra o capuz do motor. 2. Desconecte o cabo negativo da bateria. Para informações adicionais, CONSULTE a seção 414-01 Bateria e Cabos.! Cuidado: Reparos no sistema de injeção somente podem ser efetuados após 30 segundos depois de desligar o motor, um tempo requerido para assegurar a completa redução da pressão do tubo de distribuição de combustível (common rail). 3. Desconecte o conector eletrico do injetor.! Cuidado: Tome todas as precauções necessárias para evitar o contato com combustível sob pressão. 4. Remova o tubo de alta pressão soltando suas porcas de fixação.! Cuidado: Após remoção dos tubos de alta pressão, estes devem ser substituídos por tubos novos, para evitar vazamentos nas conexões. Sempre que os tubos de alta pressão forem removidos, proteger a contra-peça (injetor, tubo distribuidor de combustível ou bomba de alta pressão) com tampas de proteção, para eliminar possíveis riscos de contaminação do sistema.
Sistema de Combustível e Controles 303-04-21 Nota: Nos casos de peças em garantia, proteger os componentes e armazená-los na embalagem original das novas peças instaladas. t5. Remova o tubo de retorno soltando sua abraçadeira de fixação. Nota: Descarte a abraçadeira. 6. Remova os parafusos de fixação da tampa da abraçadeira do injetor de combustível. 7. Posicione a tampa de lado, instale a ferramenta especial MWM N o 9.407.0.690.052.4 conforme indicado, remova o parafuso de fixação da abraçadeira do injetor. Simultaneamente remova o injetor e a abraçadeira com auxílio da ferramenta especial.
303-04-22 Sistema de Sistema Combustível de Escapamento e Controles 8. Descarte a junta da tampa (2), o retentor (1) e a arruela de vedação do injetor (3). t Instalação! Cuidado: É mandatória a utilização de uma nova arruela em todas as vezes que o injetor for removido, pois no momento do aperto a arruela sofre uma deformação para vedação. 1. Fazer a pré-montagem manual do injetor (1), retentor (2), tampa (3) e junta (4) correspondente ao subconjunto. Instalar a arruela (5) no alojamento do injetor no cabeçote.
Sistema de Combustível e Controles 303-04-23 2. Instale a ferramenta especial MWM N o 9.407.0.690.052.4 conforme indicado ao lado no suporte, Simultaneamente instale o injetor e a abraçadeira com auxilio da ferramenta especial e instale o parafuso de fixação da abraçadeira do injetor. Aplicando um torque de 12 Nm ± 1 e um aperto angular adicional de 120 ± 5. 3. Posicione a tampa com cuidado e instale os seus parafusos de fixação aplicando um torque de 6,5 a 8,5 Nm (57 a 75 lb.pol.). 4. Instale o tubo de retorno no injetor instalando sua abraçadeira de fixação. tutilize Nota: uma nova abraçadeira. 5. Instale um novo tubo de alta pressão aplicando um torque de 24 a 30 Nm (18 a 22 lbf.pé) em suas porcas de fixação.
303-04-24 Sistema de Escapamento Sistema de Combustível e Controles 6. Conecte o conector elétrico no injetor. t 7. Conecte o cabo negativo da bateria. Para informações adicionais, CONSULTE a seção 414-01 Bateria e Cabos. 8. Funcione o motor e verifique o sistema de injeção quanto a vazamentos. 9. Feche o capuz do motor.
Sistema de Combustível e Controles 303-04-25 TUBO DE DISTRIBUIÇÃO (RAIL) REMOÇÃO E INSTALAÇÃO Remoção 1. Abra o capuz do motor. 2. Desconecte o cabo negativo da bateria. Para informações adicionais, CONSULTE a seção 414-01 Bateria e Cabos. 3. Remova os tubos de alta pressão. Para informações adicionais, CONSULTE a seção Remoção e Instalação. 4. Remova o conector elétrico do sensor de alta pressão do tubo distribuidor de combustível. 5. Solte o cano de alta pressão na parte traseira do motor. 6. Remova os parafusos de fixação do tubo de talta pressão de combustível (rail).
303-04-26 Sistema de Escapamento Sistema de Combustível e Controles 7. Proteja com tampas plásticas as conexões do tubo distribuidor de combustível e dos injetores. 8. Remova o tubo distribuidor de combustível. t! Cuidado: Em nenhuma hipótese deverá ser removido o sensor de alta pressão do tubo distribuidor de combustível, correndo o risco de vazamentos e conseqüente perda da garantia. Instalação 1. Posicione o tubo distribuidor de combustível. 2. Remova as tampas plásticas de proteção das conexões do tubo distribuidor de combustível e dos injetores. 3. Instale os parafusos de fixação do tubo de alta pressão de combustível (rail), aplicando um torque de 12 a 13 Nm (8,8 a 9,6 lbf.pé) mais um torque angular de 46 graus. 4. Instale o cano de alta pressão na parte traseira do motor aplicando um torque de 24 a 30 Nm (17,7 a 22 lbf.pé). 5. Conecte o conector elétrico do sensor de alta pressão do combustível.
Sistema de Combustível e Controles 303-04-27 6. Instale os tubos de alta pressão. Para informações adicionais, CONSULTE a seção Remoção e Instalação. 7. tconecte o cabo negativo da bateria. Para informações adicionais, CONSULTE a seção 414-01 Bateria e Cabos. 8. Funcione o motor e verifique o sistema de combustível quanto a vazamentos. 9. Feche o capuz do motor.
303-04-28 Sistema de Escapamento Sistema de Combustível e Controles BOMBA DE ALTA PRESSÃO REMOÇÃO te INSTALAÇÃO Remoção 1. Abra o capuz do motor. 2. Desconecte o cabo negativo da bateria. Para informações adicionais, CONSULTE a seção 414-01 Bateria e Cabos. 3. Remova o filtro de óleo Diesel. Para informações adicionais, CONSULTE a seção 303-04 Sistema de Combustível e Controles, Filtro de Óleo Remoção e Instalação. 4. Desconecte os conectores dos sensores de temperatura do combustível (EFT) e da pressão do combustível (EFP). 5. Remova a mangueira de alimentação de combustível. 6. Remova o cano de alta pressão e desconecte o tubo de retorno da alimentação de combustível.
Sistema de Combustível e Controles 303-04-29 7. Remova os parafusos de fixação da bomba de alta pressão removendo a mesma com tcuidado. Instalação 1. Posicione a bomba de alta pressão e instale os três parafusos de fixação aplicando um torque de 24 a 30 Nm (17,7 a 22 lbf.pé). Nota: Utilize um novo anel de vedação. 2. Instale o cano de alta pressão aplicando um torque de 24 a 30 Nm (17,7 a 22 lbf.pé) e conecte o tubo de retorno da alimentação de combustível. 3. Instale a mangueira de alimentação de combustível.
303-04-30 Sistema de Escapamento Sistema de Combustível e Controles 4. Conecte os conectores dos sensores de temperatura do combustível (EFT) e da pressão tdo combustível (EFP). 5. Instale o filtro de óleo Diesel. Para informações adicionais, CONSULTE a seção 303-04 Sistema de Combustível e Controles, Filtro de Óleo Remoção e Instalação. 6. Conecte o cabo negativo da bateria. Para informações adicionais, CONSULTE a seção 414-01 Bateria e Cabos. 7. Funcione o motor e verifique o sistema de combustível quanto a vazamentos. 8. Feche o capuz do motor.
Sistema de Combustível e Controles 303-04-31 SUPORTE DO FILTRO DE COMBUSTÍVEL REMOÇÃO te INSTALAÇÃO Remoção 1. Abra o capuz do motor. 2. Desconecte o cabo negativo da bateria. Para informações adicionais, CONSULTE a seção 414-01 Bateria e Cabos. 3. Remova o filtro de combustível. Para informações adicionais, CONSULTE o item Sistema de Combustível, nesta seção. 4. Remova os parafusos de fixação do suporte do filtro de combustível e do guia da vareta. Instalação 1. Instale os parafusos de fixação do suporte, apertando-os com o torque de 22 a 28 Nm (16 a 21 lbf.pé) e um torque de 8 Nm (71 lb.pol.) no parafuso de fixação do guia da vareta. 2. Instale o filtro de combustível. Para informações adicionais, CONSULTE o item Sistema de Combustível, nesta seção. 3. Conecte o cabo negativo da bateria. Para informações adicionais, CONSULTE a seção 414-01 Bateria e Cabos. 4. Funcione o motor e verifique o sistema de combustível quanto a vazamentos. 5. Feche o capuz do motor.
303-04-32 Sistema de Escapamento Sistema de Combustível e Controles ESPECIFICAÇÕES Dados ttécnicos Descrição Especificação Pressão de entrada mínima na bomba de alta pressão 0,7 a 2,5 bar (abs) Pressão no tubo de distribuição (rail) 1800 bar Pressão de retorno 0,7 a 2,0 bar (abs) Temperatura mínima do combustível na entrada -30 C Temperatura máxima do combustível na entrada 70 C Especificações de Torque Descrição Nm lbf.pé lb.pol. Parafuso de fixação do filtro de combustível 6 a 8-53 a 71 Porca de fixação dos tubos de alta pressão 24 a 30 18 a 22-1 a Fase 11 a 13 8 a 9,5 - Parafuso de fixação da abraçadeira do injetor 2 a Fase 120 ± 5 Parafusos de fixação da tampa dos injetores 6,5 a 8,5-57 a 75 Parafusos de fixação do tubo de alta pressão de combustível 12 a 13 8,8 a 9,6 - (rail) Parafusos de fixação da bomba de alta pressão 24 a 30 18 a 22 - Parafuso de fixação do suporte do filtro de combustível 22 a 28 16 a 21 - Parafuso de fixação do guia da vareta 8-71