A Separação dos Poderes Charles de Montesquieu
Para pesquisar: Apontar: 1. As teorias/os indícios em outros teóricos sobre a Separação dos Poderes; 2. A fundamentação para a teoria da Separação dos Poderes para Montesquieu; 3. A principal problemática política da época trabalhada por Montesquieu ao formular sua teoria.
Os poderes 4. O que significa O Espírito das Leis ; 5. O que avançou desde o século XVIII em relação a teoria da Separação dos Poderes; 6. Em que circunstância e como essa teoria foi aplicada no Brasil.
A Separação dos Poderes Barão de Montesquieu, nasceu em 18 de Janeiro de 1689 perto de Bordéaus, na França, e faleceu em 10 fevereiro de1755. Político, filósofo de formação iluminista. Sua obra mais conhecida O Espírito das Leis (1748), foi inspirada em Locke e no estudo das instituições políticas inglesas.
A Separação dos Poderes As leis escritas ou não, que governam os povos, não são fruto do capricho ou do arbítrio de quem legisla. Ao contrário, decorrem da realidade social e da história concreta própria ao povo considerado. Não existem leis justas ou injustas.
A Separação dos Poderes O que existe são leis mais ou menos adequadas a um determinado povo e a uma determinada circunstância de época ou lugar. Montesquieu procura estabelecer a relação das leis com as sociedades, ou ainda, com o espírito dessas.
Formas de Governo República Soberania nas mãos de muitos (de todos = democracia - de alguns = aristocracia) - princípio é a virtude;
Formas de Governo Monarquia Soberania nas mãos de um só segundo leis positivas - princípio é a honra;
Formas de Governo Despotismo Soberania nas mãos de um só segundo o arbítrio deste - princípio é o medo;
Os poderes O Executivo seria exercido por um rei, com direito de veto sobre as decisões do parlamento;
Os poderes O poder judiciário não era único, porque os nobres não poderiam ser julgados por tribunais populares, mas só por tribunais de nobres;
Os poderes O poder legislativo, convocado pelo executivo, deveria ser separado em duas casas: o corpo dos comuns, composto pelos representantes do povo, e o corpo dos nobres, formado por nobres, hereditário e com a faculdade de impedir (vetar) as decisões do corpo dos comuns.
Os poderes Para Montesquieu: "só o poder freia o poder", daí a necessidade de cada poder manter-se autônomo e constituído por pessoas e grupos diferentes.
Os poderes O objetivo de Montesquieu era realçar a relação de forças e a necessidade de equilíbrio e harmonia entre os três poderes. Garantir a liberdade nos moldes do desejo liberal evitar a tirania.
Bibliografia DALLARI, Dalmo de Abreu. A separação de poderes e as funções do Estado. In: Elementos da Teoria Geral do Estado.São Paulo: Saraiva, 2010. MONTESQUIEU. "O Espírito das Leis: Ou das Relações que as Leis devem ter com a Constituição de cada Governo, com os Costumes, o Clima, a Religião, o Comércio etc. (Introdução e notas de Gonzague Truc; Tradução de Fernando Henrique Car"doso e Leôncio Martins Rodrigues). São Paulo: Abril Cultural, 1973. Coleção 'Os Pensadores', Volume XXI: Montesquieu. FILÓSOFO E ESCRITOR FRANCÊS Montesquieu. Disponível em http://educacao.uol.com.br/biografias/montesquieu.htm. Acesso em 10 nov. 2016.
univille.edu.br