manual de identidade institucional outubro 2013
Introdução A marca ISEL entrou numa nova etapa da sua história. O ISEL tem 160 anos, e é com orgulho que se olha para a sua história e para o seu percurso. No entanto é preciso pensar no futuro. Olhar para uma evolução não só do que a nova marca defende, mas também como representa o que defende uma imagem assente em pilares como a inovação e a modernidade como forma de mostrar o ISEL como uma instituição de Ensino Superior virada para o futuro, nunca esquecendo as suas raízes. Este documento pretende ser uma orientação prática que articula uma perspetiva estratégica sobre o porquê de nos representarmos deste modo, enquanto fornece informação detalhada para a utilização da marca, especificações e exemplos de aplicações sobre como a identidade da marca se implementa. É indispensável a colaboração de todos no cumprimento e aplicação destas normas, de modo a assegurar uma identidade visual coerente e uniforme.
1. a insígnia e o logótipo A insígnia do ISEL consiste num conjunto de símbolos representativos dos vários cursos existentes no ISEL. Representativo dos cursos de Engenharia Química, encontramos o balão de Erlenmeyer e a retorta; dos cursos de Engenharia Mecânica a roda dentada; dos cursos de Engenharia Civil o esquadro e o fio de prumo; dos cursos de Engenharia Electrotécnica e Automação, as linhas e os postes de alta tensão, e dos cursos de Engenharia Electrónica e Telecomunicações e de Computadores um transístor estilizado. O conjunto destes elementos distribui-se num círculo, que representa a uniformidade e coesão do ISEL. Do lado direito do Selo encontra-se a sigla ISEL, e a completar a imagem temos o nome do Instituto escrito por extenso. Utilização O contexto de uso desta imagem é o da alta representação da instituição, relacionada com publicações especiais, chancela de documentos do presidente (enquanto órgão superior de governo e de representação da instituição, de acordo com o artigo 13.º, da secção I, capítulo II, do despacho n.º 5576/2010, publicado em Diário da República, 2.ª série N.º 60 26 de Março de 2010- Estatutos do ISEL), diplomas de mérito, bandeira, carimbos. Só deverá ser utilizada em condições técnicas que salvaguardem a qualidade da reprodução.
1. a insígnia e o logótipo O Logótipo é a escrita de um nome de forma particularizada, utilizando somente letras. Pode utilizar fontes desenhadas, letras de um alfabeto ou modificar algumas letras de um alfabeto existente. O logótipo foi pensado de acordo com os seguintes princípios funcionais: - Tornar a imagem do ISEL mais moderna, mais atual, demonstrando uma imagem assente em pilares como a inovação e modernidade, virada para o futuro. A simplificação da comunicação visual, torna-a mais eficaz de ser aplicada numa gama alargada de contextos, suportes e condições de comunicação. A opção de se abrir a cor atual do ISEL para um vermelho vivo deve-se apenas ao facto de se querer mostrar o ISEL como uma instituição moderna. Na publicidade o vermelho é a cor da paixão e do sentimento. Simboliza o amor, o desejo, o orgulho, o poder.
O ISEL é uma instituição dinâmica. Esse dinamismo estende-se inevitavelmente à sua representação visual: de apenas uma insígnia, o ISEL passa agora a ter dois logótipos que podem ser utilizados alternadamente. Logótipo principal. Logótipo secundário a ser utilizado sempre que o suporte de comunicação não permita a correta leitura da identificação da instituição.
2.1 Formas principais Apesar de ser altamente recomendada a utilização dos logótipos na sua versão principal policromática, algumas técnicas de produção ou aplicações podem requerer outras versões da marca. Apresentam-se os dois logótipos principais na versão monocromática sobre fundo branco e sobre fundo preto. Logótipo principal Logótipo secundário a ser utilizado sempre que o suporte de comunicação não permita a correta leitura da identificação da instituição.
2.2 Versões Apesar de ser altamente recomendada a utilização dos logótipos do ISEL na sua versão principal, a necessidade de identificar as diferentes áreas departamentais requer outras versões da marca. Apresentamos o logótipo do ISEL adaptado a cada uma das áreas departamentais.
2.3 Aplicação sobre fundos Em baixo apresenta-se a forma em que é permitido aplicar a versão principal do logótipo do ISEL sobre fundos coloridos. O princípio básico será manter a integridade cromática em situações com o máximo contraste possível.
2.4 área de proteção De forma a aumentar a sua visibilidade, é deixado espaço à volta do logo. A caixa exterior define o espaço livre mínimo à volta do mesmo.
2.4 Proteção da marca O Logo é o primeiro ponto de contacto da marca com as pessoas, parceiros e clientes. Deve-se, por isso, manter uma abordagem coerente e consistente na representação e aplicação do logo. Para além de ser necessário respeitar as orientações dadas nas páginas anteriores, apresentam-se exemplos de aplicações não permitidas.
2.5 Tipografia Na sigla, na denominação do Instituto e na identificação das diversas estruturas internas, optou-se por utilizar o tipo de letra DIN, pela modernidade que representa. DIN ABCDEFGHIJKLMNOPQRESTUVXZ abcdefghijklmnopqrstuvxzı Relativamente ao tipo de letra institucional, que deve ser utilizada nos documentos, opta-se pelo tipo de letra Arial, pela simplicidade que representa. ARIAL Regular Bold Italic ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVXZ abcdefghijklmnopqrstuvxz 1234567890 ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVXZ abcdefghijklmnopqrstuvxz 1234567890 ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVXZ abcdefghijklmnopqrstuvxz 1234567890
2.6 cores oficiais A paleta de cor principal deve ser cuidadosamente utilizada de modo a manter a integridade da marca. Pantone 485 pode ser utilizado para representar o Vermelho. Utilize sempre os ficheiros Pantone fornecidos para aplicação de cores sólidas, e ficheiros CMYK para aplicação de cores em seleção. CMYK 0 100 100 0 RGB 238 22 45 HEX EE162D RAL 3020 3M Vinyl 30-4640 Fire Red Pantone 423 pode ser utilizado para representar o Cinzento. Utilize sempre os ficheiros Pantone fornecidos para aplicação de cores sólidas, e ficheiros CMYK para aplicação de cores em seleção. CMY K 48 39 39 4 RGB 138 139 140 HEX 8A8B8C RAL 7004 3M Vinyl 100-822 Mid Grey
Este documento pretende ser uma orientação prática que articula uma perspetiva estratégica sobre o porquê de nos representarmos deste modo, enquanto fornece informação detalhada para a utilização da marca, especificações e exemplos de aplicações sobre como a identidade da marca se implementa. É indispensável a colaboração de todos no cumprimento e aplicação destas normas, de modo a assegurar uma identidade visual coerente e uniforme. Para qualquer dúvida ou sugestão, por favor contacte o Gabinete de Comunicação e Imagem do ISEL através do endereço eletrónico gcom@isel.pt