Uma empresa que já atua há tanto tempo no mercado de maneira tão sólida e vitoriosa precisa, através dos tempos, portar-se institucionalmente de um

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Uma empresa que já atua há tanto tempo no mercado de maneira tão sólida e vitoriosa precisa, através dos tempos, portar-se institucionalmente de um"

Transcrição

1

2 Uma empresa que já atua há tanto tempo no mercado de maneira tão sólida e vitoriosa precisa, através dos tempos, portar-se institucionalmente de um modo que justifique e reafirme o seu lugar na vanguarda. De tempos em tempos, buscar enquadrar-se institucionalmente no mercado por meio de uma readequação de identidade corporativa demonstra e reafirma a maturidade de uma marca (conceito amplo) diante de seu públicoalvo e o leva a perceber melhor esta postura.

3

4 Aplicação em preto e branco As assinaturas em preto e branco constituem a principal forma de apresentação monocromática da marca PLANTÃO, para utilização em situações onde não é possível o uso de cores, seja por limitações/imposições técnicas ou por medidas de otimização de custos. Aplicação horizontal preto e branco Utiliza-se a aplicação da marca em preto e branco, quando o uso de cores é limitado. Para as situações em que o uso vertical não favorecer a visibilidade da marca, pode-se adotar o formato horizontal, onde o nome da empresa tem uma melhor leitura e o ícone fica um pouco menor.

5 Aplicação negativa O uso das assinaturas em negativo é voltado para peças promocionais e de comunicação institucional, primordialmente sobre fundos de cor escura. Podem ser usadas em situações com limitação de uso de cores, quando a aplicação da versão preferencial é inviável. Aplicação negativa horizontal Para as situações em que o uso vertical não favorecer a visibilidade da marca, pode-se adotar o formato horizontal, onde o nome da empresa tem uma melhor leitura e o ícone fica um pouco menor. Podem ser usadas em situações com limitação de uso de cores, quando a aplicação da versão referencial é inviável.

6 Aplicação em contorno A versão contorno é uma forma auxiliar de apresentação da marca, para uso em situações onde não é possível aplicar as versões em duas cores ou em preto e branco (positivo ou negativo). Indicada para situações onde o uso de cores é inviável, seja por limitações/imposições técnicas ou por medidas de otimização de custos. Aplicação horizontal em contorno Nesse caso, o uso horizontal da marca, favorece mais que na versão vertical. Na horizontal o nome da marca se destaca mais, dando uma melhor leitura.

7 Aplicação em contorno negativo A versão contorno também pode ser utilizada em negativo, em peças promocionais e de comunicação institucional, superfícies não-convencionais, primordialmente sobre fundos de cor escura. Indicada para situações com limitação de uso de cores, quando a aplicação da versão preferencial é inviável. Aplicação horizontal em contorno negativo Nesse caso, o uso horizontal da marca, favorece mais que na versão vertical. Na horizontal o nome da marca se destaca mais, dando uma melhor leitura.

8 Aplicação principal em fundo branco A versão em cores é a principal opção de aplicação. Foi elaborada para aproveitar as possibilidades da impressão em cores e deve sempre ser utilizada em condições de reprodução e visualização favoráveis e de qualidade. Aplicação horizontal em fundo branco Em situações em que a marca tiver de ser reduzida, a melhor aplicação é na forma horizontal. A versão em cores é a principal opção de aplicação. Foi elaborada para aproveitar as possibilidades da impressão em cores e deve sempre ser utilizada em condições de reprodução e visualização favoráveis e de qualidade.

9 Aplicação principal em fundo escuro A versão em cores é a principal opção de aplicação. Porém, quando aplicada em fundo escuro, deve-se trocar as cores para ter boa leitura. Nesse caso, a forma do escudo fica na cor branca e a cor da tipologia passa a ser vermelho, com o sub-título em branco. Aplicação horizontal em fundo escuro A Aplicação horizontal em fundo escuro, aplica-se as mesmas regras de troca de cores. A forma do escudo fica na cor branca e a cor da tipologia passa a ser vermelho, com o sub-título em branco.

10 Aplicação principal em fundo vermelho (cor da marca) A aplicação sobre o vermelho da própria marca, vislumbra a possibilidade de esta comunicar-se com quaisquer elementos de sua comunicação corporativa. serviço s de vigilância Aplicação horizontal em fundo vermelho (cor da marca) Em horizontal, o nome da marca tem mais ênfase e com a aplicação sobre o fundo vermelho da própria merca, vislumbra a possibilidade de esta comunicar-se com quaisquer elementos de sua comunicação corporativa.

11 Aplicação principal em tons de cinza A assinatura visual monocromática, ou tons de cinza, visa aplicações de custo reduzido, como bloco de notas e outras aplicações que necessitem o uso de apenas uma cor. Porém nesse caso, o cinza sobre o preto consegue dar um charme maior nos detalhes da marca. Aplicação horizontal em tons de cinza A assinatura visual monocromática, ou tons de cinza, visa aplicações de custo reduzido, como bloco de notas e outras aplicações que necessitem o uso de apenas uma cor. Porém nesse caso, o cinza sobre o preto consegue dar um charme maior nos detalhes da marca.

12 Aplicação vermelho da marca sobre fundo escuro A aplicação em vermelho sobre fundo escuro, mostra a possibilidade de quando a impressão for com apenas uma cor, a marca pode ser colorida. Aplicação vermelho da marca sobre fundo escuro Em horizontal, o nome da marca tem mais ênfase e com a aplicação em vermelho sobre fundo escuro, mostra a possibilidade de quando a impressão for com apenas uma cor, a marca pode ser colorida.

13 Aplicação vermelho da marca sobre fundo branco A marca toda vermelha, visa aplicações de custo reduzido, como faixas, bloco de notas e outras aplicações que necessitam apenas uma cor. Pelo fato da logomarca ter o mesmo tom de vermelho da identidade, mesmo sendo uma cor ela não perde a identidade criada. Aplicação vermelho da marca sobre fundo branco No caso da marca na horizontal, é melhor aplicada quando tiver algum tipo de redução. A marca toda vermelha, visa aplicações de custo reduzido, como faixas, bloco de notas e outras aplicações que necessitam apenas uma cor. Pelo fato da logomarca ter o mesmo tom de vermelho da identidade, mesmo sendo uma cor ela não perde a identidade criada.

14

15 Corpo de Fonte e Tipografia A tipografia constitui um elemento fundamental para a consolidação de qualquer sistema de identidade visual. O uso de uma família tipográfica institucional é um recurso indispensável para a normatização dos padrões de comunicação textual de uma instituição. A marca utiliza como base o alfabeto da família Folio Bold Condensed levemente modificado visando uma melhor interação entre tipografia e ícone. A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z a b c d e f g h i j k l m n o p q r s t u v w x y z PLANTÃO SERVIÇOS DE SEGURANÇA

16

17 Grade de construção da marca, Tag line (construção e proporções) e Arejamento Para garantir o posicionamento consistente de cada um dos elementos que constituem a marca, foi desenvolvido um grid que assegura a reprodução e aplicação da marca em qualquer tipo de suporte. No diagrama, o módulo principal X constitui a base do grid. A utilização do grid é essencial para o alinhamento da tipografia e dos elementos gráficos que compõem a marca, para a manutenção das proporções, espaços e medidas de sua composição. Para garantir a integridade e a legibilidade da marca, a área em volta dela deve ficar livre de qualquer elemento gráfico ou tipográfico. Deve ser reservada uma distância mínima das bordas externas da área ocupada pela marca. Dessa forma, estabeleceu-se um arejamento de 3x ao redor de toda a marca. Para obter melhores resultados, recomenda-se utilizar, sempre que possível, uma reserva maior que o requisito mínimo.

18 X X X X X X X X X X

19 1 cm Redução Mínima A marca PLANTÃO SERVIÇOS DE SEGURANÇA possui uma boa legibilidade e, no geral, apresenta uma razoável capacidade de redução. Deve ser respeitado um tamanho mínimo em que a legibilidade e qualidade de reprodução não se perca. Ela nunca deverá ser menor do que 10 mm em impressão de qualquer material gráfico.

20 Y Y Y Y Y Y Y Y Y Y Y Y X 3 X Variação de forma, proporções e relação Tipo/Marca A marca poderá apresentar-se em 2 formas diferentes de acordo com o tipo ou o tamanho de sua aplicação, obedecendo-se os limites e proporções mencionados anteriormente.

21 Assinatura vertical Assinatura horizontal Apresentações em Preto e Branco e Negativa.

22 Assinatura vertical Assinatura horizontal Apresentações em Contorno Preto e Branco e Contorno Negativo.

23

24 Cores Depois de definidas forma e proporções, buscou-se uma base conceitual para as cores da empresa. Buscou-se basear simbolicamente a aplicação das cores na marca de acordo com o que esta se propõe a se portar diante do seu público. Sendo uma empresa séria, que atua num meio em que se exige uma postura de mais siso, as cores foram obtidas a partir desses fatores.

25 Palavras-Chave Confiança, autocontrole, força, autoridade, formalidade, elegância, potência, possibilidade, arrebatamento, vulcão, ferro, diamante.

26 Solidez é uma característica que toda empresa busca associar à sua percepção junto ao público. A partir daí, saiu-se a procura de uma cor quente porém elegante. A pesquisa sugeriu a Granada Vermelha. Pedra que apresenta uma coloração avermelhada devido ao teor de ferro (força) de sua composição. Encontrada em rochas vulcânicas (potência, arrebatamento), a presensão desta pedra pode indicar a presença de rochas portadoras de diamantes. Buscando uma maior associação com elegância e, igualmente, força, adotou-se a cor PRETA como predominante na marca. O preto, ao contrário do que prega o senso comum, é uma cor que simboliza a confiança, o autocontrole, a formalidade, a autoridade e, como já mencionado, elegância. Também é uma cor que evoca emoções fortes. Desta forma, o preto se mostra ideal para figurar como elemento cromático na identidade visual da empresa.

27

28 Não Restrições relacionadas às cores Sim. Dar-se-á preferência às cores mais neutras, que interfiram menos na leitura dos elementos da logo, sendo as aplicações sobre tons de cinza (que não mesclem com a marca) mais recomendadas.

29 Deformação horizontal Deformação vertical Restrições relacionadas à forma Desrespeito à distância entre os elementos que compõem a marca Cores de preenchimento aleatórias Os exemplos a seguir têm como único objetivo demonstrar possíveis aplicações incorretas das assinaturas que, obviamente, devem ser evitadas. PLANTÃO serviços de segurança Preenchimento gradiente Reconstrução da marca com outra tipografi a

30 Como Plantão Aparece em texto Quando nos referimos a PLANTÃO SERVIÇOS DE SEGURANÇA em um texto, devemos sempre utilizar caixa alta com a mesma tipologia do texto em que estiver inserida. A logomarca nunca deverá ser incorporada ao texto.

31

Uma empresa que já atua há tanto tempo no mercado de maneira tão sólida e vitoriosa precisa portar-se institucionalmente, através dos tempos, de um

Uma empresa que já atua há tanto tempo no mercado de maneira tão sólida e vitoriosa precisa portar-se institucionalmente, através dos tempos, de um Uma empresa que já atua há tanto tempo no mercado de maneira tão sólida e vitoriosa precisa portar-se institucionalmente, através dos tempos, de um modo que justifique e reafirme o seu lugar na vanguarda.

Leia mais

Manual de Identidade Visual

Manual de Identidade Visual 2 Índice Apresentação A Marca Criação da Marca Elementos Tipografia Cores Redução Máxima Área de Proteção Grid de Construção Versão Monocromática Aplicação Aplicação - Fundo Preto Aplicação - Fundo Especial

Leia mais

Manual de Identidade Visual RIO +20

Manual de Identidade Visual RIO +20 Manual de Identidade Visual RIO +20 ÍNDICE Introdução 1. O selo 2. Aplicação principal 2.1. Construção 2.2. Aplicação em cores sólidas 2.3. Tons de cinza 2.4. Versões monocromáticas 2.5. Redução máxima

Leia mais

Manual de Identidade Visual

Manual de Identidade Visual Manual de Identidade Visual Índice Apresentação 5 A Marca 7 Criação da Marca 8 Elementos 9 Tipografia 10 Cores 11 Redução Máxima 12 Área de Proteção 13 Grid de Construção 14 Versão Monocromática 15 Aplicação

Leia mais

MANUAL APLICAÇÃO LOGOTIPO LINTEC

MANUAL APLICAÇÃO LOGOTIPO LINTEC SUMÁRIO INTRODUÇÃO 03 APRESENTAÇÃO 04 VERSÃO INSTITUCIONAL 05 VERSÃO VERTICAL E HORIZONTAL 06 PRETO E BRANCO 07 PADRÕES CROMÁTICOS 08 MALHA CONSTRUTIVA 09 ÁREA DE PROTEÇÃO 10 REDUÇÃO MÁXIMA 11 APLICAÇÕES

Leia mais

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL Sumário Apresentação 3 Logotipo - Versões Cromáticas 4 Diagrama de Construção, Área de Reserva e Redução 5 Convivência com Outras Marcas 6 Patrocínio 7 Aplicações sobre Fundos 8 Aplicações Incorretas 9

Leia mais

Manual de uso da marca da 1ª Conferência Nacional sobre Transparência e Controle Social

Manual de uso da marca da 1ª Conferência Nacional sobre Transparência e Controle Social Manual de uso da marca da 1ª Conferência Nacional sobre Transparência e Controle Social Manual de uso da marca da 1ª Conferência Nacional sobre Transparência e Controle Social Apresentação... 3 Marca e

Leia mais

manual de identidade visual instituto fonte

manual de identidade visual instituto fonte manual de identidade visual instituto fonte por quê um manual de identidade visual é importante para o instituto fonte? Por uma razão de sentido. Faz sentido para nós conseguir comunicar, em um conjunto

Leia mais

Sumário. conceito... apresentação... paleta de cores... escala de cinza... traço (p/b)... traço (cor)... tipologia... grid... redução máxima...

Sumário. conceito... apresentação... paleta de cores... escala de cinza... traço (p/b)... traço (cor)... tipologia... grid... redução máxima... manual da marca Sumário conceito... apresentação... paleta de cores... escala de cinza... traço (p/b)... traço (cor)... tipologia... grid... redução máxima... assinatura conjunta... aplicação sobre fundo

Leia mais

MANUAL DE MARCA E IDENTIDADE VISUAL IMPÉRIO C R I A T I V O

MANUAL DE MARCA E IDENTIDADE VISUAL IMPÉRIO C R I A T I V O MANUAL DE MARCA E IDENTIDADE VISUAL DESENVOLVEDORES: Breno Rodrigues Lucas Xavier ÍNDICE 3 - Conceitos 4 - Marca 4 - Desenvolvimento da marca 5 - Assinaturas 6 - Área de proteção 7 - Tipografia 8 - Dimensionamento

Leia mais

Manual de Identidade Visual Fiat Manual de Identidade Visual Fiat

Manual de Identidade Visual Fiat Manual de Identidade Visual Fiat Manual de Identidade Visual Fiat Manual de Identidade Visual Fiat De modo geral, a versão de logo preferida para uso é a versão fotográfica com sombra e brilho. Onde não for possível utilizar esta versão,

Leia mais

Manual de Identidade Visual

Manual de Identidade Visual Manual de Identidade Visual Introdução A logomarca Rio+20 - Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável - e o material de campanha foram desenhados pela Graphic Design Unit, nas Nações

Leia mais

Manual de Identidade Visual

Manual de Identidade Visual Manual de Marca Sumário 1. Apresentação 03 2. Uso do Manual 04 3. Componentes do Design 05 4. Logomarca 06 5. Assinatura 09 6. Área de Proteção 10 7. Alinhamento 11 8. Grade de Construção 12 9. Tipologia

Leia mais

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL Confiabilidade Confiabilidade será nossa palavra-chave: todas as nossas ações serão no sentido de conquistar o reconhecimento da OniSat como uma grande empresa na área de rastreamento.

Leia mais

PRIMEIRA IGREJA EVANGÉLICA CONGREGACIONAL DE BRASÍLIA PRIMEIRA IGREJA EVANGÉLICA CONGREGACIONAL DE BRASÍLIA MANUAL DE MARCA

PRIMEIRA IGREJA EVANGÉLICA CONGREGACIONAL DE BRASÍLIA PRIMEIRA IGREJA EVANGÉLICA CONGREGACIONAL DE BRASÍLIA MANUAL DE MARCA MANUAL DE MARCA APRESENTAÇÃO Este manual apresenta e normatiza a utilização da marca da Primeira Igreja Evangélica Congregacional de Brasília. A marca é elemento essencial para a construção da identidade

Leia mais

Manual de Padronização

Manual de Padronização Manual de Padronização das Marcas EBC e seus veículos Novembro de 2013 1. Marca da EBC 4 1.1 Reduções mínimas 5 1.2 Aplicações da marca 6 1.3 Tipografia 7 1.4 Cor da marca 8 1.5 Usos Indevidos 9 2. Marca

Leia mais

MANUAL DE NORMAS logótipo TORRES VEDRAS. AGENDA 21

MANUAL DE NORMAS logótipo TORRES VEDRAS. AGENDA 21 MANUAL DE NORMAS logótipo TORRES VEDRAS. AGENDA 21 MANUAL DE NORMAS logótipo TORRES VEDRAS. AGENDA 21 03. Valores da marca 04. Grelha de Construção do Logótipo e Margens de segurança 05. Escalas e Dimensões

Leia mais

Manual de Uso da Marca ISTA Janeiro 2008

Manual de Uso da Marca ISTA Janeiro 2008 Janeiro 2008 Índice 1. Apresentação 2. Logotipo ISTA Versão Policromia 3. Logotipo ISTA Versão Pantone sobre papel fosco 4. Logotipo ISTA Versão Pantone sobre papel brilhante 5. Logotipo ISTA Versão Monocromática

Leia mais

Índice. Manual de Uso da Marca Multiverde

Índice. Manual de Uso da Marca Multiverde Manual de Uso da Marca Multiverde Índice Introdução Logomarca Multiverde Proporções e Medidas Zona de Exclusão Reduções Mínimas Variantes de Cor Cores da Logomarca Aplicação Sobre Fundos Instáveis Usos

Leia mais

MANUAL. de Identidade Visual FACULDADE DE INFORMÁTICA DE PRESIDENTE PRUDENTE

MANUAL. de Identidade Visual FACULDADE DE INFORMÁTICA DE PRESIDENTE PRUDENTE MANUAL de Identidade Visual ÍNDICE APRESENTAÇÃO 1 ELEMENTOS Gráficos Marca...04 Malha Construtiva e Arejamento...05 Escala de Cores...06 USO da Marca 2 3 Material de Divulgação Promocional...07 Aplicação

Leia mais

MANUAL DE IDENTIDADE. inside office

MANUAL DE IDENTIDADE. inside office ÍNDICE APRESENTAÇÃO 3 CORES 4 FAMÍLIA TIPOGRÁFICA 5 APLICAÇÕES DA MARCA 6 USOS INCORRETOS 0 REDUÇÃO DA MARCA AREJAMENTO DA MARCA VERSÕES MONOCROMÁTICAS MARCA EM NEGATIVO 1 4 2 3 APRESENTAÇÃO Esta é a marca

Leia mais

Aplicações da Logomarca Logomarca Preferencial - Assinatura Horizontal - Secretaria Logomarca Preferencial - Assinatura Vertical - Secretaria

Aplicações da Logomarca Logomarca Preferencial - Assinatura Horizontal - Secretaria Logomarca Preferencial - Assinatura Vertical - Secretaria Índice 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 Apresentação A logomarca da Prefeitura de Palmas Proporções e medições Zona de exclusão Redução mínima Variantes de cor Cores

Leia mais

Manual de Identidade Visual

Manual de Identidade Visual Manual de Identidade Visual 5 Apresentação da Marca A marca completa, com slogan, deve ser a versão utilizada preferencialmente. Já a versão marca simplificada, sem o slogan, só será utilizada quando não

Leia mais

MANUAL DA MARCA. Unilab Reitoria Consup Pró-Reitorias Biblioteca Coordenações EAD. Apresentação regras de aplicação e procedimentos

MANUAL DA MARCA. Unilab Reitoria Consup Pró-Reitorias Biblioteca Coordenações EAD. Apresentação regras de aplicação e procedimentos MANUAL DA MARCA Unilab Reitoria Consup Pró-Reitorias Biblioteca Coordenações EAD Apresentação regras de aplicação e procedimentos 1 ÍNDICE Introdução 03 Logomarca - Unilab Apresentação da Marca Estudo

Leia mais

Guia de Uso DAMARCA V1.0 - Maio. 2011

Guia de Uso DAMARCA V1.0 - Maio. 2011 Guia de Uso DAMARCA V1.0 - Maio. 2011 Apresentação 3 Elementos da marca 4 Versões de uso preferencial 5 Cores 6 Aplicação em substrato metalizado 7 Versão degradê 8 Versões em P&B 9 Área de não interferência

Leia mais

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL Objetivos Este manual estabelece as formas de comunicação e aplicação da marca Balada Segura para aumentar o seu reconhecimento e consistência para o público. A aplicação das

Leia mais

Conceito Visual. Manual de aplicação de Marca

Conceito Visual. Manual de aplicação de Marca Conceito Visual Conceito Visual Qualidade e Durabilidade Principal característica a ser transmitida na comunicação, os produtos são feitos com alto padrão de qualidade e durabilidade, é o ponto mais forte

Leia mais

Identidade Visual. 4Normas para a construção da Marca 4Utilizações corretas 4Aplicações em material Promocional

Identidade Visual. 4Normas para a construção da Marca 4Utilizações corretas 4Aplicações em material Promocional Identidade Visual 4Normas para a construção da Marca 4Utilizações corretas 4Aplicações em material Promocional ÍNDICE Introdução A Marca A Tipografia Um pouco da História... 03 Diagrama da Estrutura 04

Leia mais

Manual de Identidade Visual

Manual de Identidade Visual Manual de Identidade Visual 1. Versão preferencial com decodificador 1.1 Versão padrão Versão de uso preferencial. Deve-se usar a logomarca na cor apresentada sobre fundo branco. No caso do fundo totalmente

Leia mais

Manual de Identidade Visual

Manual de Identidade Visual Manual de Identidade Visual ÍNDICE 1. Marca 1.1 Apresentação 1.2 Versões de assinatura 1.2.1 Recomendações 1.3 Negativo e positivo 1.4 Escala de cinza 1.5 Versão não cromia 1.6 Área de proteção 1.7 Redução

Leia mais

Manual de Identidade Visual

Manual de Identidade Visual Manual de Identidade Visual ÍNDICE 1. MARCA Apresentação... 04 Cores Institucionais... 05 Família Tipográfi ca... 06 Construção... 07 Versões... 08 Fantasia... 09 Grayscale... 10 Uma Cor... 11 Assinaturas...

Leia mais

seguros IASA manual de identidade visual

seguros IASA manual de identidade visual manual de identidade visual Sumário A marca Sobre a Marca... 03 Assinaturas da Marca... 04 Versões da Marca... 05 Padrão Cromático... 06 Mallha Construtiva... 07 Limite de Redução... 08 Área de Proteção...

Leia mais

Introdução. A cartilha visa uniformizar o uso da marca pelos órgãos municipais com regras e limites claros.

Introdução. A cartilha visa uniformizar o uso da marca pelos órgãos municipais com regras e limites claros. 1 1 Introdução O Núcleo de Comunicação da Prefeitura de Londrina apresenta nesta cartilha a marca da administração municipal, criada a partir do brasão oficial do município. A marca é uma modernização

Leia mais

MANUAL. de Identidade Visual

MANUAL. de Identidade Visual MANUAL de Identidade Visual ÍNDICE APRESENTAÇÃO 1 ELEMENTOS Gráficos Logomarca...04 Malha Construtiva e Arejamento...05 Escala de Cores...06 USO da Marca 2 3 Material de Divulgação Institucional...08 Material

Leia mais

Manual de Identidade Visual

Manual de Identidade Visual Manual de Identidade Visual Logomarca da CBC / Logo de Formação de Atletas Comunicação & Marketing Índice 1 Logomarca da CBC 1.1 Elementos da Logomarca 1.2 Significado 1.3 A Marca 1.4 Variantes de cor

Leia mais

ÍNDICE ESTACIONÁRIO CARTÕES DE VISITA APLICAÇÕES ASSINATURA DE E-MAIL

ÍNDICE ESTACIONÁRIO CARTÕES DE VISITA APLICAÇÕES ASSINATURA DE E-MAIL ÍNDICE CONSTRUÇÃO DA MARCA O LOGÓTIPO ÁREA DE PROTECÇÃO ASSINATURA DIMENSÕES MÍNIMAS CORES INSTITUCIONAIS TIPOGRAFIA VERSÕES DA MARCA COMPORTAMENTO SOBRE FUNDOS FOTOGRÁFICOS USO INCORRECTO ESTACIONÁRIO

Leia mais

Manual de Identidade Visual

Manual de Identidade Visual Manual de Identidade Visual ÍNDICE 1. IDENTIDADE VISUAL 1.1 Área de proteção... 4 1.2 Limite de redução... 5 1.3 Marca Original... 6 1.3.1 Versão a traço... 7 1.3.2 Versão negativa... 8 1.6.1 Assinatura

Leia mais

Manual de identidade visual

Manual de identidade visual Manual de identidade visual A empresa Chrysalis Nutri Essences nasceu de uma necessidade de atender a uma grande demanda na área de saúde, qualidade de vida e educação alimentar, com a finalidade de prestar

Leia mais

MANUAL DE APLICAÇÃO DE MARCA

MANUAL DE APLICAÇÃO DE MARCA MANUAL DE APLICAÇÃO DE MARCA Este manual foi desenvolvido através de estudos e pesquisas visando orientar de forma coerente e objetiva a correta utilização da Marca USE. Você verá, detalhadamente, todos

Leia mais

Manual de Identidade Visual Diretrizes de uso e gestão da marca

Manual de Identidade Visual Diretrizes de uso e gestão da marca Manual de Identidade Visual Diretrizes de uso e gestão da marca Manual de Identidade Visual - 1 Um projeto de identidade visual tem o propósito de desenvolver a marca e os elementos gráficos que constituem

Leia mais

Manual de Identidade Visual

Manual de Identidade Visual Manual de Identidade Visual Os símbolos são usados pela humanidade desde o início dos tempos como representações que fortalecem a comunicação ao despertar emoções. Entre esses, encontram-se as marcas.

Leia mais

Manual Visual de Placas de Obras

Manual Visual de Placas de Obras Manual Visual de Placas de Obras Sumário Finalidade e Aplicações... 3 Padrão Geral das Placas Quadrante Superior... 4 Exemplificação de Cálculo... 5 Padrão de Tamanho de Corpo para Título... 6 Padrão de

Leia mais

IDENTIDADE CORPORATIVA

IDENTIDADE CORPORATIVA IDENTIDADE CORPORATIVA Conheça agora o novo logotipo e a imagem institucional da Uniplac - Universidade do Planalto Catarinense. Este Manual foi elaborado visando a legibilidade, destaque e versatilidade

Leia mais

Manual de identidade visual

Manual de identidade visual Manual de identidade visual apresentação....................................3 Versões horizontal e vertical........................4 grid de construção................................5 Cores institucionais...............................6

Leia mais

Identidade Visual -2008-

Identidade Visual -2008- Identidade Visual -2008- Aplicação da Logo Tanto a aplicação vertical quanto a horizontal da logo da SATC deve conter, no mínimo, os elementos: diamante, nome fantasia e slogan. Caso seja mais apropriado

Leia mais

Diferente do desespero e da angústia que a obra passa, o grito do KIAI DESIGN representa um grito de idéias, o momento do insight.

Diferente do desespero e da angústia que a obra passa, o grito do KIAI DESIGN representa um grito de idéias, o momento do insight. MANUAL DE USO DA MARCA APRESENTAÇÃO O NOME DO ESTÚDIO en er KIAI significa o grito dos samurais, o espírito de luta e concentração que é a gi ki emanado dos guerreiros. E é neste espírito que o estúdio

Leia mais

Manual de Identidade Visual Cotrijuc

Manual de Identidade Visual Cotrijuc Manual de Identidade Visual Cotrijuc Índice Padrão cromático Monocromia Negativo e Positivo Tons de cinza PB Malha Construtiva Dimensionamentos Limite de redução Aplicações sobre fundos Margem de segurança

Leia mais

I ntrodução. Todas as versões e aplicações que não estiverem aqui contempladas devem ser submetidos à aprovação prévia.

I ntrodução. Todas as versões e aplicações que não estiverem aqui contempladas devem ser submetidos à aprovação prévia. I ntrodução O símbolo-logotipo do LNEG é a face visível da sua identidade. Este manual tem como objectivo definir um conjunto de regras e recomendações que garantam uma aplicação correcta dessa marca.

Leia mais

Manual UnivFumec.qxd 29/10/2004 16:49 Page 1

Manual UnivFumec.qxd 29/10/2004 16:49 Page 1 Manual UnivFumec.qxd 29/10/2004 16:49 Page 1 1 Manual UnivFumec.qxd 29/10/2004 16:49 Page 2 MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL UNIVERSIDADE F U M E C 2 Manual UnivFumec.qxd 29/10/2004 16:49 Page 3 O maior patrimônio

Leia mais

Manual de Uso da Marca INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Manual de Uso da Marca INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA Manual de Uso da Marca Marca A identidade visual do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IF) foi construída sobre a ideia do homem, integrado e funcional. A marca deve ser preservada e

Leia mais

Enap. Manual de uso da marca

Enap. Manual de uso da marca Manual de uso da marca O símbolo transmite seriedade, objetividade e contemporaneidade compatíveis com a instituição e também continuidade em relação ao sinal de identificação anteriormente usado. O desenho

Leia mais

Manual de Produção Editorial MDA

Manual de Produção Editorial MDA Manual de Produção Editorial MDA República Federativa do Brasil Ministério do Desenvolvimento Agrário Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária Luiz Inácio Lula da Silva Presidente da República

Leia mais

MANUAL DE NORMAS GRÁFICAS

MANUAL DE NORMAS GRÁFICAS MANUAL DE NORMAS GRÁFICAS CONTEÚDOS 01 RENOVAÇÃO DA MARCA 02 CONSTRUÇÃO DA MARCA 03 DIMENSÕES MÍNIMAS MARGEM MÍNIMA DE SEGURANÇA 04 05 06 CORES COMPORTAMENTOS SOBRE FUNDOS TIPOGRAFIA E RESPETIVOS ESTILOS

Leia mais

SUMÁRIO INTRODUÇÃO ELEMENTOS E PROPORÇÕES DA ASSINATURA HORIZONTAL VERSÕES DA ASSINATURA HORIZONTAL SÍMBOLO CHAPADO

SUMÁRIO INTRODUÇÃO ELEMENTOS E PROPORÇÕES DA ASSINATURA HORIZONTAL VERSÕES DA ASSINATURA HORIZONTAL SÍMBOLO CHAPADO SUMÁRIO INTRODUÇÃO ELEMENTOS E PROPORÇÕES DA ASSINATURA HORIZONTAL VERSÕES DA ASSINATURA HORIZONTAL SÍMBOLO CHAPADO ELEMENTOS E PROPORÇÕES DA ASSINATURA VERTICAL VERSÕES DA ASSINATURA VERTICAL SÍMBOLO

Leia mais

ni t núcleo de inovação tecnológica Manual de Identidade Visual NIT Mantiqueira

ni t núcleo de inovação tecnológica Manual de Identidade Visual NIT Mantiqueira ni t Manual de Identidade Visual NIT Mantiqueira março de 2015 Introdução A marca é o elemento central de uma identidade visual. Quando bem utilizada, torna-se o item primário para o reconhecimento de

Leia mais

Manual da marca 2014

Manual da marca 2014 Manual da marca 2014 Índice 1. Marca 2. Elementos, versões e proporções 3. Área de reserva e redução 4. As cores da marca 4.1. Uso preferencial e versão PB 4.2. Cor complementar 5. Variação de fundos 6.

Leia mais

Manual de Identidade Visual

Manual de Identidade Visual Manual de Identidade Visual 02 ÍNDICE Introdução Elementos Básicos Logotipo 2. Slogan 3. Logomarca 4. Aplicações 5. Aplicações não aceitáveis 6. Versão Horizontal 7. Limites 8. Redução 9. Alfabeto Padrão

Leia mais

MANUAL MANUAL DE USO DA MARCA SELO SOLAR

MANUAL MANUAL DE USO DA MARCA SELO SOLAR MANUAL MANUAL DE USO DA MARCA SELO SOLAR ÍNDICE 01. Uso do Manual 02. Construção da marca 03. Área de proteção 04. Dimensão minima 05. Especificações Cromáticas 06. Uso em monocromia 07. Tipografia 08.

Leia mais

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA ADMINISTRAÇÃO MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA ADMINISTRAÇÃO MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL Sumário Identificação... Justificativa... Padrão Cromático... Malha Construtiva... Redução Máxima e Área de Proteção... Tipografia... Uso da Marca... Aplicações em Fundo Colorido...

Leia mais

Manual de Identidade Visual

Manual de Identidade Visual Manual de Identidade Visual Í n d i c e Apresentação........................................................................................ Uso do Manual.....................................................................................

Leia mais

Manual de Uso da Marca da Faculdade Sumaré. Marketing - Fevereiro de 2012

Manual de Uso da Marca da Faculdade Sumaré. Marketing - Fevereiro de 2012 Manual de Uso da Marca da Faculdade Sumaré Marketing - Fevereiro de 2012 A PROPOSTA Com o passar do tempo, as empresas conquistam espaço no mercado em que atuam e tornam-se mais conhecidas e respeitadas.

Leia mais

MANUAL DE USO E APLICAÇÃO DA MARCA

MANUAL DE USO E APLICAÇÃO DA MARCA MANUAL DE USO E APLICAÇÃO DA MARCA ÍNDICE 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 APRESENTAÇÃO DEFESA DA MARCA FAMÍLIA TIPOGRÁFICA PADRÃO CROMÁTICO APLICAÇÕES E VERSÕES LIMITES DE REDUÇÃO

Leia mais

Manual de Identidade Visual

Manual de Identidade Visual Manual de Identidade Visual Sumário 1. Introdução 1.1. Apresentação...4 1.2. Ficha Técnica...4 2.1.1. Logotipo Padrão...5 2.1.1.1. Versão Comercial e Institucional, com e sem slogan...6 2.1.1.2. Versão

Leia mais

Manual de aplicação de marca

Manual de aplicação de marca Manual de aplicação de marca Índice Apresentação... Conceitos e Atributos... Cores Institucionais (quadricomia e RGB)... Cores Institucionais (escala de cinza e positivo/negativo)... Tipografia... Grid

Leia mais

Manual de Identidade Visual da Marca Fiat

Manual de Identidade Visual da Marca Fiat Manual de Identidade Visual da Marca Fiat Conceito A construção de um logo...é Em última instância o reflexo da integração da empresa que simboliza. Seu efeito depende consideravelmente da sua exposição

Leia mais

Curso Relações Públicas. Material de Apoio. Manual de Identidade Visual. Produção Gráfica II UNISA

Curso Relações Públicas. Material de Apoio. Manual de Identidade Visual. Produção Gráfica II UNISA Curso Relações Públicas Material de Apoio Manual de Identidade Visual Produção Gráfica II UNISA 1 Identidade visual é o conjunto de elementos formais que representa visualmente, e de forma sistematizada,

Leia mais

A marca. Versão beta 28 / 04/ 2010

A marca. Versão beta 28 / 04/ 2010 A marca O símbolo transmite brasilidade e a fluidez da Eletrobras, além de representar a evolução constante e o movimento contínuo e dinâmico da empresa rumo ao futuro. Em suas cores, temos o azul, representando

Leia mais

Manual de Identidade Visual

Manual de Identidade Visual Manual de Identidade Visual Normas e padrões de utilização Versão 1.3 Alterada em 13/11/2014 Alteração: inclusão do elemento de marca registrada, após a concessão do registro da marca pelo INPI. Sumário

Leia mais

MANUAL DE APLICAÇÃO DA MARCA DO INMETRO. Divisão de Comunicação Social do Inmetro - Dicom

MANUAL DE APLICAÇÃO DA MARCA DO INMETRO. Divisão de Comunicação Social do Inmetro - Dicom Divisão de Comunicação Social do Inmetro - Dicom NOVA MARCA. NOVAS PRÁTICAS. Uma inovação é a implementação de um produto (bem ou serviço) novo ou significativamente melhorado, ou um processo, ou um novo

Leia mais

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL. Versão 04 - publicado em 12/junho/2013.

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL. Versão 04 - publicado em 12/junho/2013. MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL Versão 04 - publicado em 12/junho/2013. Marca Introdução A marca da nossa empresa tem vida: ela reflete nossos valores, cultura e imagem. Por isso, o respeito na aplicação da

Leia mais

TRANSBRASILEIRO CARGAS & MUDANÇAS

TRANSBRASILEIRO CARGAS & MUDANÇAS Manual de Identidade Visual INTRODUÇÃO AO MANUAL Respeitar às orientações deste manual significa respeitar a imagem da empresa, dentro e fora de sua corporação, e mostra como é importante a apresentação

Leia mais

Manual pra quê? O que move uma marca? Ela é movida pela CONFIANÇA E PERCEPÇÃO DE VALOR POR SEUS CONSUMIDORES.

Manual pra quê? O que move uma marca? Ela é movida pela CONFIANÇA E PERCEPÇÃO DE VALOR POR SEUS CONSUMIDORES. Manual pra quê? O que move uma marca? Ela é movida pela CONFIANÇA E PERCEPÇÃO DE VALOR POR SEUS CONSUMIDORES. E a marca HEAVYLOAD transmite essa confiança e, também, cria essa percepção! Em cada momento

Leia mais

Manual de utilização do selo

Manual de utilização do selo Manual de utilização do selo Introdução O manual do selo Empresa Parceira da Saúde tem a função de ordenar e padronizar o signo que distingue e diferencia a parceira, compreendendo padrões e regras de

Leia mais

Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis. Identificação Visual

Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis. Identificação Visual Identificação Visual Uma marca bem trabalhada esteticamente transmite a personalidade da empresa. Ela contribui decisivamente para a imagem da corporação, tanto no mercado quanto para os seus funcionários.

Leia mais

Manual de Identidade Visual. Agência LaPP

Manual de Identidade Visual. Agência LaPP Manual de Identidade Visual Agência LaPP Sumário Sumário 12 Memorial Descritivo 03 1. A Marca 04 3. Aplicações 16 1.1 Apresentação da marca...05 1.2 Padrão cromático... 06 1.3 Padrão tipográfico... 08

Leia mais

A marca de uma empresa é construída ao longo de sua existência e inclui seu nome, sua logomarca e identidade visual, suas peças de comunicação, seu

A marca de uma empresa é construída ao longo de sua existência e inclui seu nome, sua logomarca e identidade visual, suas peças de comunicação, seu A marca de uma empresa é construída ao longo de sua existência e inclui seu nome, sua logomarca e identidade visual, suas peças de comunicação, seu relacionamento com todos os públicos de interesse, seus

Leia mais

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL ÍNDICE 1. MARCA Definições de Interesse... 03 Conceito... 04 Desenho... 06 Cores... 07 Tipografia... 08 Uso Incorreto da Marca... 09 Redução da Marca... 10 Versões Monocromáticas...

Leia mais

Identidade Visual -2008- Um Compromisso Social da Indústria Carbonífera de Santa Catarina

Identidade Visual -2008- Um Compromisso Social da Indústria Carbonífera de Santa Catarina -2008- Um Compromisso Social da Indústria Carbonífera de Santa Catarina Aplicação da Logo Tanto a aplicação vertical quanto a horizontal da logo da deve conter, no mínimo, os elementos: diamante, nome

Leia mais

ANEXO II MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL

ANEXO II MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL ANEXO II MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL 1.1. Símbolo O símbolo Infraero é um importante elemento da identidade visual da empresa, contribuindo para transmitir os atributos de sua imagem. O deseno do símbolo

Leia mais

A Identidade Visual de uma empresa é um de seus principais patrimônios.

A Identidade Visual de uma empresa é um de seus principais patrimônios. Apresentação A Identidade Visual de uma empresa é um de seus principais patrimônios. É por meio dela que uma instituição apresenta, seus valores, sua filosofia, sua postura profis-sional, torna-se visível

Leia mais

APRESENTAÇÃO. Você tem um nome e gosta de ser tratado por ele da forma CORRETA.

APRESENTAÇÃO. Você tem um nome e gosta de ser tratado por ele da forma CORRETA. APRESENTAÇÃO Este é um manual que determina a utilização correta da marca da Universidade Católica de Pelotas, orientando sobre as regras que devem ser seguidas na aplicação e reprodução em todos os materiais

Leia mais

2013: Ano da Contabilidade no Brasil. Manual de aplicação da marca

2013: Ano da Contabilidade no Brasil. Manual de aplicação da marca Apresentação A profissão contábil é um ofício antigo, que evoluiu e continua evoluindo, mas a sociedade não tem consciência dessa visão histórica, nem mesmo da importância dessa profissão para os dias

Leia mais

Manual de Utilização da Marca. Software for Business Excellence

Manual de Utilização da Marca. Software for Business Excellence Manual de Utilização da Marca INTRODUÇÃO O presente manual, conta com as normas e regras estabelecidas pela SoftExpert Software S.A, para a utilização de sua marca SoftExpert - Software for Business Excelence,

Leia mais

Apresentação. Identidade Visual

Apresentação. Identidade Visual Apresentação Identidade Visual É o conjunto de elementos gráficos que compõem o universo da marca. Neste manual, apresentamos regras e orientações para utilizá-los de maneira coerente e consistente, transmitindo

Leia mais

manual de identidade visual

manual de identidade visual manual de identidade visual Índice do nosso manual 1.Nosso Logo 1.1. Apresentação...3 1.2. Versões...4 Logo A Aplicações...5 Cores...6 Logo B Aplicações...7 Cores...8 Logo C Aplicações...9 Cores...10 1.3.

Leia mais

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL ÍNDICE 1. MARCA Conceito... 3 Desenho da Marca... 4 Cores Institucionais... 5 Família Tipográfica... 6 Reprodução da Marca... 7 Usos Incorretos... 8 Redução Máxima da Marca...

Leia mais

APRESENTAÇÃO. A identidade visual da Virada da Saúde foi desenvolvida para expressar o conceito do evento.

APRESENTAÇÃO. A identidade visual da Virada da Saúde foi desenvolvida para expressar o conceito do evento. APRESENTAÇÃO A identidade visual da Virada da foi desenvolvida para expressar o conceito do evento. urbanidade e saúde qualidade de vida do homem sustentabilidade como promoção de saúde protagonismo pertencimento

Leia mais

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL 1 MENSAGEM DA PRESIDÊNCIA O conjunto marca/logotipo é o elemento gráfico e visual pelo qual somos reconhecidos nos diversos meios em que atuamos. As suas formas foram concebidas

Leia mais

Apresentação 3. Conceitos Básicos 4. Conceito da Marca 6

Apresentação 3. Conceitos Básicos 4. Conceito da Marca 6 Sumário Apresentação 3 Conceitos Básicos 4 O Clube 5 Conceito da Marca 6 Versões da Marca Assinatura Principal 7 Assinatura Secundária 8 Escala de Cinza 9 Colorida 9 Preto e Branco positivo 9 Preto e Branco

Leia mais

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL SUMÁRIO Introdução. 3 Símbolo. 4 Assinatura. 5 Malha Construtiva. 6 Padrão Tipográfico. 7 Cores. 8 Negativo e Positivo. 9 Aplicações Monocromáticas. 10 Redução. 11 Área de Proteção.

Leia mais

Manual de Identidade Visual. FACEPE Manual de Identidade Visual 1

Manual de Identidade Visual. FACEPE Manual de Identidade Visual 1 Manual de Identidade Visual FACEPE Manual de Identidade Visual 1 1. MARCA Apresentação Aplicação Cores Institucionais Família Tipográfica Reprodução da Marca Usos Incorretos Redução Área de Respiro Aplicação

Leia mais

Manual de uso da marca Revisão: 01 - Janeiro/2011. Este Manual é a primeira publicação disponibilizada para o uso da Marca Marajó

Manual de uso da marca Revisão: 01 - Janeiro/2011. Este Manual é a primeira publicação disponibilizada para o uso da Marca Marajó Manual de uso da marca Revisão: 01 - Janeiro/2011 Este Manual é a primeira publicação disponibilizada para o uso da Marca Marajó 2 Índice 1. Apresentação... 3 2. Missão, Visão e Princípios e Valores...

Leia mais

guia de aplicação da marca

guia de aplicação da marca guia de aplicação da marca Sumário 03 apresentação A marca mek Usos incorretos 04 a marca principal 12 o que não fazer 05 06 07 08 09 10 11 cores da marca variações - aplicações sobre fundos nas cores

Leia mais

Manual de uso da Marca do Governo Municipal de Londrina. Núcleo de Comunicação - 2013

Manual de uso da Marca do Governo Municipal de Londrina. Núcleo de Comunicação - 2013 1 Manual de uso da Marca do Governo Municipal de Londrina Núcleo de Comunicação - 2013 2 Índice 1 - Introdução 04 2 - Marca do Governo Municipal 05 3 - Zona de exclusão 06 4 - Reduções mínimas 07 5 - Variantes

Leia mais

Resumo MANUAL DE MARCA. neodent.com.br/identidade-corporativa

Resumo MANUAL DE MARCA. neodent.com.br/identidade-corporativa neodent.com.br/identidade-corporativa MANUAL Resumo DE MARCA 01 a Componentes da marca Cores da marca As cores podem incitar uma emoção e evocar uma associação com a marca. A importância da cor não está

Leia mais

Manual de aplicação e utilização da Marca Oficial e dos Símbolos OAB

Manual de aplicação e utilização da Marca Oficial e dos Símbolos OAB Manual de aplicação e utilização da Marca Oficial e dos Símbolos OAB Tecnologia da Informação - 2009 Este manual foi elaborado através da composição da marca, para trazer informações e orientações para

Leia mais

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL ÍNDICE INTRODUÇÃO INSPIRAÇÃO ASSINATURA INSTITUCIONAL ÍCONE APLICAÇÃO EM FUNDO COLORIDO MARCA EM NEGATIVO POSITIVO ESCALA DE CINZA LIMITE DE REDUÇÃO E ÁREA DE NÃO INTERFERÊNCIA

Leia mais

M A N U A L D E NOR M A S

M A N U A L D E NOR M A S MANUAL DE NORMAS A Construção de uma Marca é o resultado de uma pesquisa apurada. A sua construção obedece a regras precisas, que asseguram o equilíbrio da sua composição. Qualquer alteração das proporções

Leia mais

CECOM/IFC MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL CURSOS DO IFC

CECOM/IFC MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL CURSOS DO IFC CECOM/IFC MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL CURSOS DO IFC O OBJETIVO DO PROJETO A criação dos ícones dos cursos tem como objetivo construir uma identidade visual única para os cursos ofertados pelo IFC, principalmente

Leia mais

A ETIAM Etiquetadora Amaral Ltda. pretende através deste documento, consolidar o bem mais valioso que uma instituição pode ter: sua marca.

A ETIAM Etiquetadora Amaral Ltda. pretende através deste documento, consolidar o bem mais valioso que uma instituição pode ter: sua marca. INTRODUÇÃO Ter uma identidade visual, que passe uma mensagem de qualidade e segurança aos clientes é fundamental para o sucesso da empresa. A identidade visual é a imagem ou, em outras palavras, a roupa

Leia mais