Falando em CORTE Prof. Alexandre Queiroz Bracarense, PhD Laboratório de Robótica, Soldagem e Simulação Departamento de Engenharia Mecânica Universidade Federal de Minas Gerais
Falando em CORTE Métodos mais conhecidos com Chama com Plasma com LASER com Água
com chama É o mais conhecido. O mais utilizado. Usa oxigênio e acetilêno para fazer a chama. Apresenta baixo custo para cortar aço carbono com espessura até 150 mm com tolerância de +/- 1,5mm. Sistemas computadorizados com até 8 tochas aumentam significativamente a produção.
com chama
com plasma Tem substituido o corte a chama em várias aplicações, principalmente no corte de aço inoxidável e não ferrosos. Corta aço carbono de até 200 mm de espessura com tolerância de +/- 1 mm. Submerso em água, pode chegar ao dobro desta espessura. Com tochas refrigeradas, pode cortar vários metros de comprimento sem parar. Tem sido aplicado para cortes submersos (30 metros de profundidade) e cortes no espaço (testes com microplasma).
com Plasma
com Plasma
com Plasma Plasma sendo utilizado para goivagem
com Plasma a plasma submerso
com Plasma
com LASER Por ser totalmente controlado por computador, é rápido, acurado e preciso. Com ele é possível cortar componentes de todas as formas e tamanhos indo desde pequenas, médias até grande quantidades de peças a partir de chapas e tubos. Por ser um método de baixo aporte de calor e sem contato, a distorção causada pelo corte é mínima sendo excelente para chapas finas. s de 0,2 mm de largura são conseguidos em chapas de aço inoxidável de 3 a 20 mm de espessura. A faixa de tolerância dos cortes pode ir de +/- 0,12 mm a +/- 0,4 mm, dependendo do tipo de material.
com LASER
com LASER a LASER de Plástico
com LASER
com LASER
com LASER
com Água O uso industrial de jato de água para limpeza e corte começou nos anos 70. Métodos, utilizando abrasivos começaram a ser avaliados nos anos 80 e tornaram-se comerciais nos anos 90. Os mais modernos sistemas com jato de água com abrasivos em suspensão imprimem uma velocidade de centenas de metros por segundo, na água, podendo passar facilmente através de 30 cm de aço ou 1 metro de concreto.
com Água - Vantagens Corta qualquer material inclusive materiais fibrosos e reflectivos. Com água pura corta tecidos, elastômeros, plásticos finos, alimentos, etc. Não apresenta ZTA corte frio sem distorção. Custo efetivo Não há perda de material. Acabamento soberbo Reduz a necessidade de acabamento. Excelente repetibilidade. Corta detalhes intrincados e complexos inclusive em peças espessas (150 mm). Corta em qualquer direção. Inicia o corte em qualquer parte da peça. Não requer gabarito. Não produz poeira nem gases perigosos não ofende o ambiente. Extremamente rápido!!!
com Água - Métodos Com uma bomba hidráulica, a água é pressurizada a 3800 bar (55000 psi) que produz um jato com uma velocidade de 823 metros/seg (2700 pés/seg) que equivale a 2,5 vezes a velocidade do som. Comparação Numa torneira normal a água tem pressão de aproximadamente 2,8 a 5,6 bar (40 a 80 psi).
com Água de chapa fina de aço galvanizado
com Água de alumínio
com Água - Métodos Dependendo do material a ser cortado, particulas abrasivas (carborundum) com tamanhos entre 50 a 120 mesh (0,2 a 0,5 mm) podem ser introduzidas no jato.
com Água de chapa grossa de aço
com Água de chapa grossa de aço inoxidável
com Água
com Água Materiais que podem ser cortados pelo Processo Aços endurecíveis e aço inoxidável Cobre e ligas Alumínio Titânio Prata Ferro fundido PVC Plásticos Kevlar e fibra de carbono Borracha Vidro e Fibra de vidro Madeira Cerâmicos Rochas (marble, granito, todos tipos de concreto Glass
com Água Peça de granito cortada com água
com Água de tecido
com Água
com Água
com Água Tubo de titânio cortado em angulo
com Água - Comparação Espessura (mm) GRSS