Das Penas Parte IV. Aula 4

Documentos relacionados
Ponto 6 do plano de ensino: Penas restritivas de direito.

Não se o crime tiver sido cometido com violência/grave ameaça a pessoa.

PONTO 1: Teoria Geral da Sanção Penal PONTO 2: Penas Restritivas de Direito 1. TEORIA GERAL DA SANÇÃO PENAL

Material de Apoio Prof. Fernando Tadeu Marques Apontamentos de Direito Penal. Da suspensão condicional da pena - Sursis (arts.

CURSO PROFESSOR ANDRESAN! CURSOS PARA CONCURSOS PROFESSORA SIMONE SCHROEDER

S U R S I S SUSPENSÃO CONDICIONAL DA PENA

Resumos Gráficos de Direito Penal Parte Geral

Suspensão Condicional da Pena. Aula 5

1. Aplicação da Pena: 3ª Fase de aplicação da pena Pena Definitiva: - Majorantes/minorantes causas de aumento ou de diminuição da pena.

LIVRAMENTO CONDICIONAL

CRIMES DE TRÂNSITO I

Direito Penal. Teoria da Pena Parte VII

Profª. Ms Simone Schroeder

L. dos Crimes Ambientais 9605/98

SUSPENSÃO CONDICIONAL DA PENA. Profa. Luanna Tomaz

PROCESSO PENAL 1. PENA PRIVATIVA DE LIBERDADE. Reclusão e detenção está reservada para os crimes e a prisão simples para as contravenções.

CEM. Magistratura Federal. Direito Penal. Das Penas

ESPÉCIES DE PENAS. Direito Penal II Professora Paola Santos

Profª Ms. Simone Schroeder SANÇÕES PENAIS

Polícia Civil Legislação Penal Especial Liana Ximenes

Ponto 13 do plano de ensino. Efeitos da condenação: secundários; penais e extrapenais genéricos e específicos. Reabilitação. Reincidência.

SESSÃO DA TARDE PENAL E PROCESSO PENAL Lei Maria da Penha. Professor: Rodrigo J. Capobianco

1. Penas: espécie, cominação e aplicação:

Direito Penal. Pena-Base. Professor Joerberth Nunes.

Tropa de Elite - Polícia Civil Legislação Penal Especial Crimes de Trânsito Liana Ximenes

1.1.4 Execução penal: conceito, pressuposto fundamental e natureza jurídica

Direito Penal. Teoria da Pena

LEI DE CRIMES AMBIENTAIS -LCA

LIVRAMENTO CONDICIONAL LUANNA TOMAZ

Direito Penal. Livramento Condicional: Conceito e Consequências, Requisitos para a Concessão e Prorrogação do Período de Prova. Professor Adriano Kot

1. OBJETO E APLICAÇÃO DA LEI DE EXECUÇÃO PENAL 1.1 Direito de Execução Penal

Direito Penal. Suspensão Condicional da Pena. Professor Joerberth Nunes.

Ponto 9 do plano de ensino

ESPÉCIES DE PENAS. Profª Ms. Simone Schroeder

NOÇÕES DE DIREITO PENAL ESPÉCIES DE PENAS, SURSIS, LIVRAMENTO CONDICIONAL, EFEITOS DA CONDENAÇÃO, REABILITAÇÃO E CONCURSO DE CRIMES

Direito Penal. Concurso de Crimes. Professor Joerberth Nunes.

Contravenção Penal (Decreto nº 3.688/41) Crime anão Delito liliputiano Crime vagabundo

DICAS E EXERCÍCIOS LEI 9.503/97 - CRIMES DE TRÂNSITO (ART. 291 AO 312 DO CTB) PCGO-2016 PROF: PAULO SÉRGIO

DIREITO AMBIENTAL CRIMES. Professor Eduardo Coral Viegas

Ponto 7 do plano de ensino. Pena de multa: Natureza autônoma e substitutiva. Sistema de cálculo (dias-multa). Conceito

DIREITO PROCESSUAL PENAL

Material de Apoio Prof. Fernando Tadeu Marques Apontamentos de Direito Penal

DIREITO PROCESSUAL PENAL

Direito Penal. Concurso de Crimes

Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Procedimento Sumaríssimo. Gustavo Badaró aulas de 5 e 19 de abril de 2017

DIREITO AMBIENTAL. Aula 9. Responsabilidades Administrativa e Penal Ambiental. Prof. Wander Garcia

EXECUÇÃO PENAL. Lei /2015

TESTES DIREITO PENAL. Aula 4 Prof. Rodrigo Capobianco

4.8 Comunicabilidade das condições, elementares e circunstâncias 4.9 Agravantes no concurso de agentes 4.10 Cabeças 4.11 Casos de impunibilidade

SANÇÃO PENAL PENA Conceito: Finalidade: Características:

Interpretação e integração da lei penal Interpretação...11

EXECUÇÃO PENAL. 1. Natureza jurídica da LEP:

Direito Penal. Curso de. Rogério Greco. Parte Geral. Volume I. Atualização. Arts. 1 o a 120 do CP

6 - Réu Lídio Laurindo: restou absolvido de todas as acusações; 7 - Réu Cildo Ananias: restou absolvido de todas as acusações.

PONTO 1: REVISÃO. PONTO 3: b) CRIMES DE MESMA ESPÉCIE CRIME FORMAL PRÓPRIO + C. CONTINUADO REQUISITO SUBJETIVO.

SUSPENSÃO CONDICIONAL DA PENA CAPÍTULO IV DO CÓDIGO PENAL

PÓS GRADUAÇÃO PENAL E PROCESSO PENAL Legislação e Prática. Professor: Rodrigo J. Capobianco

Transcrição:

Das Penas Parte IV Aula 4

PENAS RESTRITIVAS DE DIREITO Art 44 - As penas restritivas de direitos são autônomas e substituem as privativas de liberdade [...] Conceito Elas perfazem uma espécie de pena, como também a privativa de liberdade e a de multa. As penas restritivas de direitos são chamadas de penas alternativas. Isto porque são alternativas à pena privativa de liberdade, mas elas podem ser aplicadas de forma autônoma em alguns tipos incriminadores da legislação especial.

Autônomas e Substitutivas Na sistemática do Código Penal elas são penas substitutivas às privativas de liberdade. Isto quer dizer que elas são aplicáveis independentemente de cominação na parte especial, já que se aplicam em substituição à pena privativa de liberdade. Exemplificando: no crime de furto o preceito secundário do tipo penal comina as seguintes penas: 1) pena privativa de liberdade (reclusão de 1 a 4 anos); 2) multa. Não comina pena restritiva de direitos, mas, se preenchidos os requisitos legais poderá haver a sua aplicação em substituição à privativa de liberdade. Nenhum dos crimes previstos na parte especial do CP cominam penas restritivas de direitos. Alguns crimes previstos na legislação penal especial cominam tais penas no preceito secundário. Ex: 302 CTB prisão + restritiva de direito (suspensão da habilitação para dirigir)

CLASSIFICAÇÃO Comuns/Genéricas Aplicação em quaisquer infrações ex.: limitação de fim de semana, prestação de serviços à comunidade, prestação pecuniária. Específicas/Especiais Aplicação em apenas alguns crimes ex.: interdição de direito, como a suspensão de habilitação para dirigir

ESPÉCIES 1) prestação pecuniária; Em espécie ou pode consistir em prestação de outra natureza, se houver aceitação do beneficiário 2) perda de bens e valores; 3) limitação de fim de semana. 4) prestação de serviço à comunidade ou a entidades públicas; 5) interdição temporária de direitos; Existem cinco subespécies: 1 - proibição do exercício de cargo, função ou atividade pública, bem como de mandato eletivo; II - proibição do exercício de profissão, atividade ou ofício que dependam de habilitação especial, de licença ou autorização do poder público; III - suspensão de autorização ou de habilitação para dirigir veículo. IV - proibição de frequentar determinados lugares. V - proibição de inscrever-se em concurso, avaliação ou exame públicos. 6) limitação de fim de semana.

PRESTAÇÃO PECUNIÁRIA Conceito: a prestação pecuniária consiste no pagamento em dinheiro à vítima, a seus dependentes ou a entidade pública ou privada com destinação social, de importância fixada pelo juiz, não inferior a 1 (um) salário mínimo nem superior a 360 (trezentos e sessenta) salários mínimos. O valor pago será deduzido do montante de eventual condenação em ação de reparação civil, se coincidentes os beneficiários. Finalidade: reparação do dano causado. Destinatários: vítima ou seus dependentes (e não necessariamente os herdeiros) ou entidade pública ou privada com destinação social. Valor: não inferior a um salário mínimo nem superior a trezentos e sessenta salários mínimos. Possibilidade de dedução: o valor pago será deduzido do montante de eventual condenação em ação de reparação civil, se coincidentes os beneficiários. Prestação inominada (art. 45, 2 ): se houver aceitação do beneficiário, a prestação pecuniária pode consistir em prestação deoutra natureza (ex.: obrigação de fazer e doação de cestas básicas)

PERDA DE BENS E VALORES Conceito: consiste na perda de bens e valores pertencentes aos condenados. Segundo predomina na doutrina, são os bens e valores adquiridos de forma lícita. Há dúvida na jurisprudência se podem abranger os bens obtidos de forma ilícita. Destinatário: em favor do Fundo Penitenciário Nacional, ressalvada a legislação especial. Limite: seu valor terá como teto - o que for maior - o montante do prejuízo causado ou do provento obtido pelo agente ou por terceiro, em consequência da prática do crime.

PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS À COMUNIDADE OU A ENTIDADES PÚBLICAS Conceito: consiste na atribuição de tarefas gratuitas ao condenado. Aplicação: penas superiores a seis meses de privação da liberdade. Local de cumprimento: a prestação de serviço à comunidade dar-seá em entidades assistenciais, hospitais, escolas, orfanatos e outros estabelecimentos congêneres, em programas comunitários ou estatais ( 2º). Aptidões pessoais: as tarefas a que se refere o 1º serão atribuídas conforme as aptidões do condenado. Tempo de cumprimento das tarefas: devem ser cumpridas à razão de uma hora de tarefa por dia de condenação, fixadas de modo a não prejudicar a jornada normal de trabalho( 3º). Cumprimento antecipado: se a pena substituída for superior a um ano, é facultado ao condenado cumprir a pena substitutiva em menor tempo (art. 55), nunca inferior à metade da pena privativa de liberdade fixada ( 4º).

INTERDIÇÃO TEMPORÁRIA DE DIREITOS proibição do exercício de cargo, função ou atividade pública, bem como de mandato eletivo Ocorre apenas uma proibição provisória de exercício nos casos em que houver violação dos deveres que lhe são inerentes, diferentemente do art. 92, 1, do CP (efeito penal da sentença condenatória), que prevê a perda permanente de cargo, função pública ou mandato eletivo. proibição do exercício de profissão, atividade ou ofício que dependam de habilitação especial, de licença ou autorização do poder público Somente se aplica se houver violação dos deveres que lhes são inerentes. Ex.: um médico, durante uma cirurgia, causa a morte de alguém por imprudência.

suspensão de autorização ou de habilitação para dirigir veículo o juiz poderá decretar como efeito específico da condenação a "inabilitação para dirigir veículo", quando utilizado como meio para a prática de crime doloso (an. 92, III). proibição de frequentar determinados lugares Ex.: bares, casas de prostituição ou que explorem jogos de azar. Proibição de se aproximar de creches, escolas, etc proibição de inscrever-se em concurso, avaliação ou exame públicos Acrescentada pela Lei n 12.550/11, mesma legislação que criou o crime do art. 311-A do CP.

LIMITAÇÃO DE FINAL DE SEMANA Conceito: consiste na obrigação de permanecer, aos sábados e domingos, por 5 (cinco) horas diárias, em casa de albergado ou outro estabelecimento adequado. Atividades: durante a permanência poderão ser ministrados ao condenado cursos e palestras ou atribuídas atividades educativas Obs: na falta de estabelecimento adequado, o apenado deverá permanecer em sua residência

DURAÇÃO A prestação de serviço à comunidade ou a entidades públicas, a interdição temporária de direitos e a limitação de fim de semana terão a mesma duração da pena privativa de liberdade substituída (art 55 CP) O cumprimento das penas de prestação pecuniária e perda de bens e valores não estão sujeitas ao tempo da pena privativa de liberdade. O art. 46, 4, possibilita o cumprimento da pena substituída (prestação de serviço à comunidade ou a entidades públicas) em menor tempo, desde que esta seja superior a um ano e o seu cumprimento nunca seja inferior à metade da pena privativa de liberdade fixada. Ex.: uma pena privativa de liberdade de 2 anos de reclusão substituída por pena de prestação de serviço poderá ser cumprida, no mínimo, em 1 ano. Para isso, o condenado deverá trabalhar mais horas por dia. A regra é uma hora de tarefa por dia de condenação.

DURAÇÃO A prestação de serviço à comunidade ou a entidades públicas, a interdição temporária de direitos e a limitação de fim de semana terão a mesma duração da pena privativa de liberdade substituída (art 55 CP) O cumprimento das penas de prestação pecuniária e perda de bens e valores não estão sujeitas ao tempo da pena privativa de liberdade. O art. 46, 4, possibilita o cumprimento da pena substituída (prestação de serviço à comunidade ou a entidades públicas) em menor tempo, desde que esta seja superior a um ano e o seu cumprimento nunca seja inferior à metade da pena privativa de liberdade fixada. Ex.: uma pena privativa de liberdade de 2 anos de reclusão substituída por pena de prestação de serviço poderá ser cumprida, no mínimo, em 1 ano. Para isso, o condenado deverá trabalhar mais horas por dia. A regra é uma hora de tarefa por dia de condenação.

REQUISITOS PARA A SUBSTITUIÇÃO 1) aplicada pena privativa de liberdade não superior a 4 anos, ou qualquer que seja a pena aplicada, se o crime for culposo Trata-se de pena aplicada (concreta) e não da pena cominada (abstrata). 2) crime cometido sem violência ou grave ameaça à pessoa (se o crime for doloso). Em virtude dessa proibição, não será possível pena restritiva de direitos ao crime de lesão corporal de natureza leve. 3) réu não reincidente em crime doloso, salvo se a medida for socialmente recomendável e não ocorra a reincidência específica. Reincidência específica ocorre quando o novo crime for da mesma espécie do crime anterior (ex.: furto e furto). 4) culpabilidade, os antecedentes, a conduta social e a personalidade do condenado, bem como os motivos e as circunstâncias indicarem que essa substituição seja suficiente São requisitos de ordem subjetiva e o juiz deverá fundamentá-los.

TÓPICOS IMPORTANTES NA SUBSTITUIÇÃO Concurso de crimes: Na hipótese de concurso de crimes, a substituição deverá observar o total da pena imposta pelos delitos dolosos. Lei Maria da Penha: É vedada a aplicação, nos casos de violência doméstica e familiar contra a mulher, de penas de cesta básica ou outras de prestação pecuniária, bem como a substituição de pena que implique o pagamento isolado de multa (art. 17 da Lei 11.340/06). Crimes militares: Não cabe substituição de pena privativa de liberdade por restritiva de direitos em delitos militares.

CRITÉRIOS PARA A APLICAÇÃO DAS RESTRITIVAS Se a condenação for igual ou inferior a 6 meses: aplicação apenas de multa Se a condenação for superior a 6 meses e até 1 ano: aplicação de uma restritiva de direitos. Se a condenação for superior a 1 ano (substituição cumulativa): pena privativa de liberdade pode ser substituída por uma pena restritiva de direitos e multa ou por duas penas restritivas de direitos Obs: embora o art 44 2º fale em 1 ano, o STF entende que este artigo deve ser interpretado juntamente ao art 60, 2º do CP - de modo que a pena superior a 6 meses deve incorporar aplicação de pena restritiva de direito e não apenas a multa.

Exame de Ordem 2008 Entre as penas restritivas de direitos previstas no Código Penal, não está incluída a) a prestação de serviço a entidades públicas. b) a prestação pecuniária. c) a perda de bens e valores. d) a interdição permanente de direitos.

Exame XXI Unificado OAB, 2016 Carlos, 21 anos, foi condenado a cumprir pena de prestação de serviços à comunidade pela prática de um crime de lesão corporal culposa no trânsito. Em 01/01/2014, seis meses após cumprir a pena restritiva de direitos aplicada, praticou novo crime de natureza culposa, vindo a ser denunciado. Carlos, após não aceitar qualquer benefício previsto na Lei nº 9.099/95 e ser realizada audiência de instrução e julgamento, é novamente condenado em 17/02/2016. O juiz aplica pena de 11 meses de detenção, não admitindo a substituição por restritiva de direitos em razão da reincidência. Considerando que os fatos são verdadeiros e que o Ministério Público não apelou, o(a) advogado(a) de Carlos, sob o ponto de vista técnico, deverá requerer, em recurso, a) a substituição da pena privativa de liberdade por restritiva de direitos. b) a suspensão condicional da pena. c) o afastamento do reconhecimento da reincidência. d) a prescrição da pretensão punitiva.

OAB IV Exame Unificado, 2011 Com relação aos critérios para substituição da pena privativa de liberdade por restritiva de direitos, assinale a alternativa correta. a) A substituição nunca poderá ocorrer se o réu for reincidente em crime doloso. b) Somente fará jus à substituição o réu que for condenado a pena não superior a 4 (quatro) anos. c) Em caso de descumprimento injustificado da pena restritiva de direitos, esta será convertida em privativa de liberdade, reiniciando-se o cumprimento da integralidade da pena fixada em sentença. d) Se superior a um ano, a pena privativa de liberdade pode ser substituída por uma pena restritiva de direitos e multa ou por duas restritivas de direitos.