Tópico 5: RREO e RGF. 1. (Cespe/2007/TCM-GO/Procurador) Determinado município brasileiro, ao final do primeiro quadrimestre do exercício, providenciou a elaboração de seu relatório de gestão fiscal. Todavia, em virtude de problemas técnicos, o referido relatório somente foi concluído 45 dias após o término do aludido quadrimestre, sendo sua publicação realizada somente no 60.º dia. Considerando essa situação hipotética, assinale a opção correta. a) A publicação do relatório deveria ter ocorrido até o 30.º dia do término do quadrimestre. Nesse caso, o referido município ficou impedido de receber transferências voluntárias até a regularização da situação, que se deu no 60.º dia. b) No relatório de gestão fiscal emitido pelo Poder Executivo, não é necessária a elaboração de comparativos com os limites das dívidas consolidadas e mobiliárias. c) No que concerne à consolidação das contas, nacional e por esfera de governo, o descumprimento do prazo previsto na LRF não enseja a aplicação de nenhuma sanção. d) Além do relatório de gestão fiscal, deverá o município elaborar o relatório resumido da execução orçamentária, como forma de facilitar a consulta ao primeiro. O relatório resumido é de elaboração obrigatória somente aos estados e municípios. ERRADO, o RREO é de cunho obrigatório para todos os entes.
2. (FCC/TRF 2ª Região/ 2012/ Contador) Um demonstrativo que é exigido em todos os Relatórios Resumidos da Execução Orçamentária bimestrais é o relativo: a) ao comparativo das despesas de pessoal com os limites impostos pela Lei da Responsabilidade Fiscal. b) à variação patrimonial, evidenciando a alienação de ativos e a decorrente aplicação dos recursos. c) às justificativas de limitação de empenho, caso tenha sido necessário adotar essa medida. d) ao comparativo das operações de crédito, inclusive por antecipação de receita, com os limites impostos pela Lei da Responsabilidade Fiscal. e) aos resultados nominal e primário. 3. (IADES/PGE-DF/2011/Contador) Sobre a contabilidade e os demonstrativos da Administração Pública, assinale a alternativa incorreta. a) A contabilidade evidenciará, perante a Fazenda Pública, a situação de todos quantos, de qualquer modo, arrecadem receitas, efetuem despesas, administrem ou guardem bens a ela pertencentes ou confiados. b) A escrituração sintética das operações financeiras e patrimoniais efetuar-se-á pelo método das partidas dobradas. c) A contabilidade deverá evidenciar, em seus registros, o montante dos créditos orçamentários vigentes, a despesa empenhada e a despesa realizada, à conta dos mesmos créditos, e às dotações disponíveis. d) A contabilidade manterá registros sintéticos dos bens móveis e imóveis. O levantamento geral dos bens móveis e imóveis terá por base o inventário analítico de cada unidade administrativa e os elementos da escrituração sintética na contabilidade.
e) O relatório de Gestão Fiscal, que se refere o 3º do art. 165 da Constituição Federal, abrangerá todos os Poderes e o Ministério Público e será publicado até 30 dias após o encerramento de cada bimestre. 4. (FCC/TRE-MA/2010/Contador) O Relatório de Gestão Fiscal é um dos instrumentos de transparência da administração previstos pela Lei de Responsabilidade Fiscal ( LRF ). Sobre o relatório é correto afirmar que a) será emitido ao final de cada trimestre pelo Chefe do Poder Executivo. b) será publicado até 60 ( sessenta ) dias após o encerramento do período a que corresponder, inclusive por meio eletrônico. c) contém demonstrativo das disponibilidades em caixa em todo relatório. d) é facultativo para municípios com população de até 100.000 (cem mil) habitantes. e) contém comparativo entre o montante de concessão de garantias e os limites determinados pela LRF. 5. (FCC/TCM-CE/2006) Um demonstrativo que é exigido apenas no Relatório Resumido da Execução Orçamentária referente ao último bimestre do ano é o relativo: a) à apuração da receita corrente líquida, tal como definida pela Lei da Responsabilidade Fiscal. b) aos resultados nominal e primário. c) à variação patrimonial, evidenciando a alienação de ativos e a decorrente aplicação dos recursos. d) aos Restos a Pagar, detalhando os valores inscritos, os pagamentos realizados e o montante a pagar. e) às receitas e despesas previdenciárias.
6. (FCC/TCM-CE/2010)De acordo com a legislação atualizada, a publicação das Demonstrações Contábeis é obrigatória para as sociedades de capital aberto, bem como entidades da Administração Pública, dentre as seguintes: Balanço Patrimonial (BP), Demonstração de Resultado do Exercício (DRE), Demonstração de Lucros e Prejuízos Acumulados (DLPA), Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido (DMPL), Demonstração de Origens e Aplicações de Recursos (DOAR), Demonstração do Fluxo de Caixa (DFC), Demonstração do Fluxo de Caixa Livre (DFCL), Demonstração do Valor Adicionado (DVA), Balanço Social (BS), Notas Explicativas ( NE ), Relatório da Administração ( RA ), Balanço Financeiro (BF), Balanço Orçamentário (BO), Demonstração das Variações Patrimoniais (DVP), Relatório da Execução Orçamentária (RREO), Relatório da Gestão Fiscal ( RGF ). Das entidades da Administração Pública são exigidas, entre outras, a) BP, DRE, DLPA, DFC, DVA e NE. b) BP, BF, DMPL, DOAR, DFC, RREO, DVA, BS, NE e RA. c) BP, BO, BF, DVP, RREO e RGF. d) BP, BO, DRE, DLPA, DVP, DOAR, DVA, BS, NE e RA. e) BP, DVP, DRE, DLPA, DMPL, DOAR, DFC, RGF, DVA, BS, NE e RA.
7. (ESAF/CGU/2004)Indique, nas opções abaixo, qual das proposições a seguir está em desacordo com o definido na Lei de Responsabilidade Fiscal - LRF. a) o Relatório Resumido da Execução Orçamentária - RREO, previsto nos arts. 52 e 53, deverá ser composto, também, por um balanço orçamentário. b) o RREO deverá ter, destacados, os valores referentes ao refinanciamento da dívida mobiliária, nas operações de crédito e nas despesas com amortização de dívida. c) o Relatório de Gestão Fiscal - RGF - deverá ser emitido semestralmente pelos titulares definidos no art. 20 da LRF. d) o RGF também deverá ser assinado pelo controle interno. e) o descumprimento do prazo de entrega do RREO e do RGF sujeita o ente à sanção. 8. (Dom Cintra/Prefeitura de BH/2012/Analista de Políticas Pública: Ciências Contábeis) Considere o documento que, obrigatoriamente, deverá ser emitido no último quadrimestre do exercício financeiro pelos titulares dos Poderes e órgãos, contendo informações relativas à despesa total com pessoal, dívida consolidada, concessão de garantias e contragarantias de valores, operações de créditos, o montante da disponibilidade de caixa e as inscrições em restos a pagar. Esse documento denomina-se: A) Relatório Resumido de Execução Orçamentária B) Demonstrativo do Resultado Primário C) Anexo de Riscos Fiscais D) Relatório de Gestão Fiscal E) Anexo de Metas Fiscais
9. (ESAF/CGU/2008/AFC) A Lei de Responsabilidade Fiscal - LRF instituiu mecanismos mais rigorosos para a administração das finanças nas três esferas de governo e funciona como um código de conduta para os administradores públicos, que devem obedecer às normas e limites estabelecidos na lei. Com base na Lei de Responsabilidade Fiscal, assinale a opção incorreta. a) A LRF estabelece limites para gastos com pessoal, sendo que na União esse limite chega a 50% do total das Receitas Correntes. b) São princípios gerais da LRF o Planejamento, a Transparência e a Responsabilização. c) Estão sujeitos às disposições da LRF todos os entes da federação inclusive suas empresas estatais dependentes na forma definida na Lei. d) São exemplos de instrumentos de transparência da gestão fiscal, segundo a LRF: os planos, orçamentos e leis de diretrizes orçamentárias; as prestações de contas e o respectivo parecer prévio; o Relatório Resumido da Execução Orçamentária e o Relatório de Gestão Fiscal. e) A LRF proíbe a realização de operação de crédito entre entes da Federação, inclusive por intermédio de fundo, ainda que sob a forma de novação de dívida contraída anteriormente. 10. (ESAF/ENAP/2006) De acordo com a Lei de Responsabilidade Fiscal, constituem instrumentos de transparência da gestão fiscal, aos quais será dada ampla divulgação, inclusive em meios eletrônicos de acesso público, exceto, a) os planos, orçamentos e leis de diretrizes orçamentárias. b) o Plano de Contas Único da União. c) as prestações de contas e o respectivo parecer prévio. d) o Relatório Resumido da Execução Orçamentária. e) o Relatório de Gestão Fiscal.
11. (ESAF/IRB/2006) Com o advento da Lei de Responsabilidade Fiscal, novos demonstrativos passaram a ser exigidos em busca da transparência das contas públicas, como o Relatório Resumido da Execução Orçamentária e o Relatório de Gestão Fiscal. O Relatório de Gestão Fiscal deve ser publicado: a) até 30 dias após o encerramento de cada bimestre. b) até 30 dias após o final de cada quadrimestre. c) até 30 dias após o fim de cada trimestre. d) até 30 dias após o encerramento do semestre. e) até 30 dias após o final de cada mês. 12. (FCC/2012/MP-PE/Analista) Analise as afirmações a seguir, relativas à Lei da Responsabilidade Fiscal: I. O Balanço Orçamentário é parte integrante do Relatório de Gestão Fiscal. II. O Relatório da Gestão Fiscal será acompanhado de demonstrativo relativo à apuração da evolução da receita líquida do ente público. III. O Relatório Resumido da Execução Orçamentária conterá, se for o caso, as justificativas da limitação do empenho. IV. O Relatório Resumido da Execução Orçamentária deve ser acompanhado por demonstrativo detalhado de Restos a Pagar. Está correto o que consta APENAS em a) I e II. b) I e III. c) I e IV. d) II e IV. e) III e IV.
13. (FCC/2012/TCE-AP/Analista de Controle Externo) Conforme artigos 54 e 55 da Lei Complementar nº 101/00, estabelece-se que, ao final de cada quadrimestre, será emitido Relatório de Gestão Fiscal pelos titulares dos Poderes e órgãos da Administração Pública, onde conterá a) o montante das disponibilidades de caixa em 31 de janeiro. b) o balanço orçamentário. c) o resultado nominal e primário. d) as receitas e despesas previdenciárias. e) os montantes de operações de crédito, inclusive por antecipação da receita.
Gabarito das questões apresentadas 1- A 2- E 3- E 4- E 5- C 6- C 7- C 8- D 9- A 10- B 11-B 12-E 13-E