PRESSUPOSTOS DA ATIVIDADE EMPRESARIAL

Documentos relacionados
Atividades Não Empresariais. Por definição legal algumas atividades não são consideradas empresariais.

DIREITO EMPRESARIAL I. Foed Saliba Smaka Jr. 06/03/2015.

Quem é o empresário individual? É a pessoa física que exerce atividade empresarial.

Legislação societária

LEGISLAÇÃO SOCIETÁRIA. Legislação societária

LEGALE PÓS GRADUAÇÃO DIREITO TRIBUTÁRIOS

REQUISITOS DO EMPRESÁRIO: Proibidos e Impedidos de praticar atos empresariais

UNIDADE 8 EMPRESA INDIVIDUAL DE RESPONSABILIDADE LIMITADA

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO.

As sociedades empresárias no Código Civil. José Rodrigo Dorneles Vieira

SOCIEDADE DE RESPONSABILIDADE LIMITADA

Direito Empresarial. Professora Carolina Lima. (facebook idem)

1 Classificação das sociedades

As sociedades empresárias no Código Civil. José Rodrigo Dorneles Vieira

PARTE GERAL CONTRATO DE SOCIEDADE

CEN E TRO O D E E E N E SI S N I O O S U S PE P R E IO I R O E E D ES E E S N E VO V L O V L I V M I EN E TO O - CES E E S D

SUMÁRIO 1 EMPRESA 2 EMPRESÁRIO 3 SOCIEDADE

Pós Graduação em Direito de Família e Sucessões. Prof. Prof. Rogério Martir. Aula dia 10/06/2019. Holding.

Direito Empresarial. Prof. Dr. Érico Hack

Instituições de Direito Público e Privado. Parte XI Sociedades

Direito Empresarial. Prof. Dr. Érico Hack

Comentários da Prova de D. Empresarial para SEFAZ SC

Direito Administrativo

Direito Administrativo

STJ Ol!dl!G dp IBnUBW. {'BpBSdldw3. 010Vd oys. S10Z - 'V'S SVllV VCIOlIG3

Sumário. Capítulo 1 INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO EMPRESARIAL Capítulo 4 EMPRESA INDIVIDUAL DE RESPON- SABILIDADE LIMITADA EIRELI...

SUMÁRIO. Parte I Teoria Geral da Empresa

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação Junta Comercial do Estado de São Paulo

PROVA DAS DISCIPLINAS CORRELATAS DIREITO EMPRESARIAL

Brasileiros natos: Brasileiros naturalizados: São brasileiros naturalizados:

SUMÁRIO 2. DO EMPRESÁRIO DIREITO EMPRESARIAL... 1

Direito Empresarial

QUADRO SINÓTICO DOS TIPOS DE SOCIEDADE. Ofício. Fernanda de Freitas Leitão ABNT NBR ISO 9001:2008 ABNT NBR ISO 14001:2004

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação Junta Comercial do Estado de São Paulo

Direito Civil. Existência, Personalidade e Capacidade

NACIONALIDADE PROFA. ME. ÉRICA RIOS

Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Prof. Rogério Martir. Aula ministrada dia 21/05/2018. (Aula 24 de sucessão). Holding.

Sumário. Parte I Teoria Geral da Empresa

NACIONALIDADE 1. Acerca dos princípios fundamentais e direitos individuais, julgue o item a seguir.

ESPECIFICAÇÃO DE ATOS INTEGRANTES DA TABELA DE PREÇOS DOS SERVIÇOS PERTINENTES AO REGISTRO PÚBLICO DE EMPRESAS MERCANTIS E ATIVIDADES AFINS.

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação Junta Comercial do Estado de São Paulo

SEFAZ DIREITO empresarial Sociedades Coligadas Prof. Fidel Ribeiro

UNIDADE 2 CLASSIFICAÇÃO DAS SOCIEDADES

As sociedades empresárias no Código Civil. José Rodrigo Dorneles Vieira

NACIONALIDADE PROFA. ME. ÉRICA RIOS

Curso Direito Empresarial Ciências Contábeis

DIREITO EMPRESARIAL PREPARATÓRIO XXII EXAME DE ORDEM

TEORIA GERAL DO DIREITO EMPRESARIAL

1. Dentre as sociedades empresariais abaixo elencadas, aponte aquela que não possui personalidade jurídica:

Direito. Constitucional. Nacionalidade

ROTEIRO PARA REGISTRO DE EMPRESAS

SERVIÇOS PRESTADOS PELA JUNTA COMERCIAL DO ESTADO DE SÃO PAULO

CONTEÚDOS MAIS COBRADOS NA OAB

TEORIA GERAL DO DIREITO EMPRESARIAL

UNIDADE 7 SOCIEDADE EM COMANDITA SIMPLES

As sociedades empresárias no Código Civil. José Rodrigo Dorneles Vieira

Curso Direito Empresarial Administração

CONTRATO DE CONSTITUIÇÃO DA EMPRESA PAIVA QUEIROZ REFRIGERAÇÃO LTDA

LEGALE PÓS ONLINE DIREITO DE FAMÍLIA E SUCESSÕES. Aula 1 Holding Planejamento Sucessório. Bloco - I

Marina Zava de Faria

PADRÃO DE RESPOSTA PEÇA PROFISSIONAL

MANUAL DE ATOS DE REGISTRO DE SOCIEDADE LIMITADA

Sumário. Prefácio à 7ªedição, xiii. 1.1 Antecedentes, Fases do direito comercial, Noção,3

A função social da empresa

Transcrição:

PRESSUPOSTOS DA ATIVIDADE EMPRESARIAL

Requisitos Art. 972, Cod. Civil. Pressupostos: 2 elementos: capacidade civil e ausência de impedimento. Capacidade civil. Impedimentos são dados pela lei. Ex: sociedade entre marido e mulher casados nos regimes separação obrigatória ou comunhão universal, servidor público, estrangeiro (para algumas atividades), etc.

Capacidade: Capacidade: praticar, por conta própria, atos da vida civil. Regra: 18 anos. Art. 5, 2 : emancipação. Economia própria: idade mínima 16 anos completos.

Menoridade: Emancipação: se o menor se enquadrar em uma das hipóteses de emancipação, poderá constituir uma empresa. Não menciona sociedade. Se faz restrição quanto ao exercício da atividade individual. E quanto ao menor em sociedade? É possível um menor sócio (quotista ou acionista)?

Menoridade O menor poderá constituir uma sociedade empresária, desde que observe os requisitos do 3 do art. 974, CC (Alterado pela Lei 12.399/11). Requisitos: I o sócio incapaz não pode exercer a administração da sociedade; II o capital social deve ser totalmente integralizado; III o sócio relativamente incapaz deve ser assistido e o absolutamente incapaz deve ser representado por seus representantes legais.

Incapacidade sócio Art. 974, Código Civil: incapaz (menor ou interdito). Incapaz: pode constituir sociedade, mas não pode empreender individualmente, nem constituir EIRELI. Fundamento: Princípio da Relatividade dos Fundamento: Princípio da Relatividade dos contratos. Quem é empresário? O sócio? Ou a sociedade? É a sociedade, pois é esta quem pratica em seu nome os atos negociais.

Menor empresário O menor não emancipado não poderá inaugurar (constituir) a atividade empresarial. Poderá excepcionalmente dar seguimento à atividade empresarial. Para tanto, deverá satisfazer às condições do art. 974. Constituir X Continuar.

Condições para a continuidade: Condições do 974: alvará. Necessário o posicionamento do Estado. Autorização judicial. Se a continuidade não for interessante ao incapaz, extingue-se a empresa. Nomeação do representante legal, enquanto durar a incapacidade. Empresa acéfala.

Afetação dos bens do menor: Art. 974, 2 : patrimônio de afetação. Apenas com a maioridade, poderá todo o patrimônio ficar exposto. Separação provisória dos bens. Somente vale para o menor empresário individual. A autorização dos pais supriria a incapacidade? Não.

Impedimentos legais Servidor público. Art. 117: Ao servidor é proibido: X - participar de gerência ou administração de empresa privada, sociedade civil, salvo a participação nos conselhos de administração e fiscal de empresas ou entidades em que a União detenha, direta ou indiretamente, participação do capital social, sendo-lhe vedado exercer o comércio, exceto na qualidade de acionista, cotista ou comanditário;

Impedimentos legais Segundo pressuposto do 974. Lei 8.112/90. Servidor público federal: Art. 117, X Impedimento para o exercício da atividade individual durante o período em que estiver na ativa. É possível ser sócio. Desde que não assuma administração, integralize o capital e o tipo societário seja de responsabilidade limitada. Cotista ou acionista.

Impedimentos legais Estrangeiro: deve estar de acordo com o estatuto do estrangeiro: lei 6.815/80. Permanência regular. Restrições quanto a questões de ordem pública e de segurança nacional. Art. 199, 3, CF: veda a participação de empresas ou capitais estrangeiros em assistência à saúde. Art. 176, CF: jazidas, recursos minerais, recursos hidrelétricos. Autorização.

Impedimento: estrangeiro Lei 6.404/76: estrangeiro poderá administrar a companhia se obtiver visto permanente. Poderá participar de conselho fiscal, se residir no Brasil. Art. 222, CF (redação dada pela EC 36): empresas jornalísticas e de radiodifusão (sonora e de som e imagem) é privativa de brasileiros natos ou naturalizados há mais de 10 anos ou de pessoas jurídicas brasileiras.

Nacional e Estrangeiro: Pessoas jurídicas brasileiras: constituídas de acordo com as leis brasileiras e que tenha, no mínimo, 70% do seu capital social (direta ou indiretamente) nas mãos de brasileiros natos ou naturalizados há mais de 10 anos. É nacional a sociedade organizada conforme a lei brasileira e que tenha sede de sua administração no País, ainda que seu capital pertença a não nacionais (art. 1.126, CC).

Nacional e Estrangeiro: É estrangeira a sociedade constituída de acordo com a lei de seu país de origem, tendo nele sua administração. Somente poderá funcional no Brasil por meio de autorização do Poder Executivo, seja diretamente ou por filiais ou sucursais.

Sociedade entre marido e mulher: Sociedade entre marido e mulher: Art. 977 do Cód. Civil. Podem ser sócio entre si ou com terceiros, desde que o regime não seja o de comunhão universal ou no de separação obrigatória. Importante notar que essa vedação do art. 977 é apenas para as sociedades contratuais. Se a sociedade for institucional (constituída por um estatuto social), não haverá essa vedação. Sociedades institucionais: S/A, Comandita por ações e Cooperativas.

Falido... Falido: impedido de exercer atividade empresarial desde a sentença de falência até a sentença que extingue suas obrigações. Art. 102, lei 11.101/05. Se houver sido condenado por crime falimentar, deverá estar reabilitado penalmente.