Lapidação de piso Sistema Multi Diamont - MDS Obra do Novo CENPES Petrobras Ilha do fundão RJ Outubro de 2009
O NOVO CENPES Trata-se do novo e ampliado Centro de Pesquisas e Desenvolvimento da Petrobrás. Localizado na Ilha do Fundão, ainda está em processo de construção e abrange uma área de cerca de 183 mil m² que contará com o que há de mais moderno e tecnológico no que diz respeito a construção civil. O novo Cenpes será referência da Petrobras nos mais avançados métodos de desempenho ambiental e de economia de energia. Contando também com um centro integrado de processamento de dados.
A OBRA O novo Cenpes vem sendo construido por tres grupos: CNC Consórcio Novo Cenpes UTC Engenharia Consórcio CITI Cada um deles agindo e trabalhando em áreas diferentes da obra.
A MULTICLEAN A Multiclean Tratamentos, Recuperações e Lapidação de Piso, uma empresa do Grupo Orguel, fundada em 1997, tem como especialidade a locação de equipamentos para limpeza, tratamento e recuperação de pisos. Dentre estes tratamentos de piso, está a lapidação de concreto com aplicação de endurecedor de úlitma geração, que tem como principais características: A vitrificação da superfície através de abrasivos diamantado, com aplicação de endurecedor especial garantindo a vedação da porosidade proporcionando um brilho mais intenso e duradouro. A lapidação de concreto não é um revestimento, permitindo uma vida útil maior, bastando uma única aplicação. O processo da aplicação é feito sem solventes, não gera detritos contaminantes, garantindo uma longa vida útil, com menor custo de limpeza e conservação.
Lapidação de concreto
Caso de Aplicação Estacionamento - MG Antes Depois
Caso de Aplicação Supermercado em BH - 2009 Em implantação Detalhe do Acabamento Depois em operação
O Consórcio CITI O Consórcio CITI está presente na obra do novo Cenpes, construindo o CIPD (Centro Integrado de Processamento de Dados). Dentre as áreas que estão sendo edificadas pelo CITI estão, o Bloco 1 e circulação do prédio, além do Data Center. E nessa área do Bloco 1 e circulação é que foi feito a lapidação de pisos MULTICLEAN.
Por que a lapidação? As áreas do Bloco 1 e circulação do prédio serão em sua grande parte em piso elevado, e é por baixo desse piso elevado que foi feita a lapidação. Com o intuito de planificar a superfície, e aumentar sua resistência á abrasão, diminuindo a emissão de partículas de poeira que prejudicariam a manutenção do local, já que o mesmo será uma área com muitos fios e cabos de força que alimentarão as máquinas e aparelhos do prédio, além de outras coisas mais. Fazendo assim um trabalho de alto nível, e tornando a manutenção muito mais simples, fácil e muito mais acessivel.
O local a ser lapidado era de cerca de 8.000 m², sendo que cerca de 6.000 m² eram de concreto e os outros 2000 m² eram revestidos em argamassa. Além disso, havia a cobertura do Data Center onde também ocorreria a lapidação em cerca de 1.100100 m². O concreto deste piso foi de 35 Mpa e tinha muitas imperfeições e ondulações. O local
O que foi feito? Na área do Bloco 1 e circulação do prédio, foi feita uma lapidação sobre concreto sarrafeado, utilizando os abrasivos metálicos grana 36, 120 e 220. E os abrasivos resinados grana 200 e 400. Além de aplicação de endurecedor de superfície. Já na área da cobertura do Data Center, foi feita a lapidação sobre concreto vítreo, utilizando os abrasivos metálicos grana 120 e 220, e os abrasivos resinados grana 200, 400, 800, 1500 e 3000. Também com aplicação de endurecedor de superfície. Inicio da lapidação sobre concreto sarrafeado, onde já se pode ver a diferença entre o concreto lapidado (dir) e o concreto cru (esq).
O resultado O resultado da lapidação, como se esperava, foi um concreto mais denso, resistente, fechado e brilhoso. Proporcionando uma simples e fácil manutenção, funcionalmente atendendo as expectativas do Consorcio e da Petrobras.