O Espírito Santo Ontem e Hoje
E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco, o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não no vê, nem o conhece; vós o conheceis, por que ele habita convosco e estará em vós. (João 14.16-17)
Quando porém vier o Consolador, que eu vos enviarei da parte do Pai, o Espírito da verdade, que dele procede, esse dará testemunho de mim (João 15.26). Pois há três que dão testemunho n o céu: o Pai, a Palavra, e o Espírito Santo; estes três são um (I João 5.7).
O Espírito Santo no A.T.
A palavra espírito, em hebraico, é ruach, traduzida para o grego por pneuma.
Significa vento, hálito, sopro causador de um efeito qualquer na ordem natural ou no comportamento do homem, ou seja, a invisível e intangível, mas perceptível e sensível atuação de Deus.
O Espírito Santo no N.T.
O Espírito Santo é uma pessoa, ou seja tem personalidade.
Ele age como pessoa Habita nos crentes Jo. 14.17 Ensina os crentes Jo. 14.26 Testifica de Cristo Jo. 15.26 Fala com os crentes At.8.29 Intercede pelos crentes Rm.8.26
Ele tem características de pessoa Vontade própria At.16.7; 1 Co.12.11 Conhecimento e Inteligência Is.11.2 Amor Rm. 15.30
Ele é tratado como pessoa Os homens o tentam At. 5.9 Os homens o entristecem Ef. 4.30 Os homens blasfemam contra ele Mt.12.31 Os homens o ultrajam Hb. 10.29 Os homens o invocam Ez.37.9
O Espírito Santo é Deus
Ele tem os atributos de Deus Eternidade Hb.9.14 Onipresença Sl. 139.7,8 Onisciência 1 Co. 2.10-11
Ele tem os nomes de Deus Senhor Is. 40.13 Deus At. 5.3-4
Ele faz obras que só Deus pode fazer Criação Gn. 1.2 Regeneração Jo. 3.1-7
O Espírito Santo e Jesus Cristo
Como Deus, Jesus não dependia de absolutamente nada, mas, como homem, dependia do Espírito Santo para tudo.
Após a sua unção Jesus pôde exercer seus três ofícios no poder do Espírito Santo.
Até mesmo a ressurreição foi obra do Espírito Santo (Rm. 8.11)
Os Símbolos do Espírito Santo
Vento poder invisível; Água benção transbordante; Pomba mansidão de espírito; Selo marca de propriedade divina; Penhor garantia da salvação; Óleo unção, consagração.
O Espírito Santo na Graça Comum
Graça comum bem que Deus faz a todos os homens ou atinge todas a s criaturas
A doutrina da graça comum está baseada em três aspectos principais:
1) O Espírito é a fonte da vida Sl. 104.29-30; 2) O Espírito detém o mal 2 Ts. 2.7; 3) O Espírito da Dons Naturais Ex. 31.3
A Obra do Espírito Santo
Regeneração é um ato de Deus pelo qual ele dá nova vida a uma pessoa.
Arrependimento = abandono do pecado + volta para Deus (P.76 Catecismo Maior)
Vocação Eficaz ou interna (P.67 Catecismo Maior)
Santificação Definitiva (Hb. 10.10) Santificação Progressiva (Hb. 10.14) Santificação Final (1 Jo 3.2)
O Batismo com o Espírito Santo
O batismo com o Espírito Santo se trata de uma verdade bíblica
Eu vos batizo com água para arrependimento; mas aquele que vem depois de mim é mais poderoso do que eu, cujas sandálias não sou digno de levar. Ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo. (Mt. 3.11)
Porque João, na verdade, batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo, não muito depois desses dias.... (At. 1.5-8)
Pois, em um só Espírito, todos nós fomos batizados em um corpo, quer judeus, quer gregos, quer escravos, quer livres. E a todos nós foi dado a beber de um só Espírito. (1 Co. 12.13)
O batismo acontece na conversão, é uma graça presente na vida do crente. E habilita o testemunho com intrepidez.
A partir daí, as experiências ligadas ao Espírito se verificam em termos de continuidade em direção a plenitude e ao fluir de suas manifestações.
Os Dons Espirituais
Todos os escolhidos e salvos por Jesus Cristo são incluídos no seu povo, a igreja, e recebem dons espirituais próprios e essenciais para a edificação da igreja.
Em 1 Co 12 encontramos duas listas. A primeira (7-11) plenamente carismática e a segunda (28-30) incluindo também funções.
Em Ef. 4.11-12 e Rm. 12.6-8 os dons são exclusivamente funções.
O Fruto do Espírito A restauração da imagem de Deus no homem (Gl.5.22).
O Pecado imperdoável Blasfemar contra o Espírito Santo é pecar deliberada, sistemática e persistentemente (Hb. 10.26), apostatar da fé (Jo. 17.12; Hb. 6.4-8), é perder a oportunidade, única e final, de ser perdoado, redimido.