Espírito Santo na Bíblia. Tentativa de Resumo

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Espírito Santo na Bíblia. Tentativa de Resumo"

Transcrição

1 Espírito Santo na Bíblia Tentativa de Resumo

2 Etimologia Pneuma: espírito, vento; Pneuo: vento, hálito; Theopneustos: inspirado por Deus

3 Uso Clássico Pneu-: movimento dinâmico do ar. Pneo: soprar (do vento em geral); respirar; emitir fragrância. Pneuma: espírito. Quando ocorreu pela primeira vez, significava vento ou hálito. Até o helenismo, o termo tinha conotação material. O ar que os homens respiram era considerado portador da vida. Os médicos desenvolveram uma fisiologia específica. O ar interno e o externo (que se respirava).

4 A palavra se aproximava do significado de psyche (alma) entre os estóicos,. O pneuma era encarado como substância. Plutarco: inspiração, considerando-o como substância material que enchia o homem e o capacitava a profetizar.

5 Antigo Testamento Na LXX, o equivalente hebraico de pneuma é sempre ruah. Apenas em 3 ocasiões é hálito. A idéia por detrás de ruah é o fato extraordinário de que uma coisa tão intangível como o ar possa movimentar-se; ao mesmo tempo, não é tanto o movimento em si, mas a energia que manifesta.

6 Pode ser também: Hálito; Força vital do indivíduo; É aquilo que falta nos ídolos, mas que está presente em Deus.

7 Profetas Segundo Isaías, Deus completará seu julgamento dos soberbos e complacentes, ao derramar das alturas o Espírito que, como chuva, levará a efeito a fertilidade, isto é, justiça e paz. Esta salvação será operada pelo messias, que sendo orientado pelo Espírito de Deus, exercerá domínio perfeito sobre a face da terra (paz, integridade e retidão).

8 Ruah também é o Espírito de Javé, o Espírito Santo Trindade. O Espírito no AT é um prestador de serviços. É solicitado num determinado momento, faz seu serviço, e, retorna ao ceio de Deus.

9 Novo Testamento Pneuma denota aquele poder que o homem experimenta, colocando-o em relacionamento com o plano espiritual, o plano da realidade que fica além da observação comum e do controle humano. Ocorrência do pneuma hagios direto nas pessoas.

10 Jesus e o Espírito A ação do Espírito Santo na vida e ministério de Jesus se manifesta de forma bem clara; Jesus foi uma obra especial do Espírito Santo. Descida como pomba, marco inicial do ministério de Jesus. Aprovado pelo Pai e ungido pelo Espírito.

11 Na tentação: O Espírito levou, inclinou, direcionou, forçou, impeliu, encaminhou... Jesus para o deserto, foi Espírito Santo que sustentou Jesus naqueles 40 dias. Atividades de exorcismos e curas; Mt 12:28 Jesus não era um exorcista exorcista normal; Os exorcismos apontam para o Reino que já vem...

12 Blasfemar: Negar o poder do Espírito no ministério de Jesus, é atribuí-lo ao diabo, é negar a irrupção do Reino de Deus, negar a intervenção de Deus na história para iniciar os últimos dias e colocar-se além do alcance do perdão de Deus.

13 Atividade profética de Jesus; Ação do Espírito na morte e ressurreição de Jesus. Em resumo, os evangelhos apresentam Jesus como um homem cheio do Espírito. Ele é o inaugurador de uma nova era, a era da salvação,

14 João e o Batismo O que é batizar com fogo e no Espírito: 1. Anúncio de Julgamento e cristianização da fala; 2. Sopro dos lábios do messias, julgamento 3. Punição dos ímpios e purificação para os justos; 4. Pentecostal: é a experiência pós conversão que reveste o cristão com poder para a vida e o serviço. 5. Uma predição dupla da missão do Messias. Significa que para as pessoas arrependidas irão receber a bênção, o último julgamento.

15 Mt 28: doutrina da Trindade. Jesus não ensinou que o Espírito era apenas uma força divina mas uma pessoa divina. Síntese: tanto a ação do Espírito na vida de Jesus, como o ensino de Jesus sobre o Espírito devem se entendidos como os meios usados para ensinar à Igreja que Jesus seguiria a era do Espírito.

16 Após o cumprimento do evento redentor por parte de Jesus, o Espírito Santo iria continuar sua obra na Igreja, capacitando seus membros a fazer o que Jesus tinha ordenado.

17 Atos dos Apóstolos É de grande importância, mesmo sendo histórico. Aqui o Espírito é de Jesus, e está subordinado a Ele. O Espírito testifica de Jesus e preenche o seu lugar. Seu papel central é ser testemunha. É a comunidade na qual Jesus, através do Espírito Santo, opera seus atos poderosos para encher o mundo com a mensagem do Evangelho.

18 É o responsável pela fundação da Igreja. Antes dele não havia Igreja. Havia discípulos, ma sem a vinda do Espírito eles ainda não formavam a Igreja. O dom do Espírito é agora meio pelo qual os humanos participam da bênção de Abraão.

19 Objetivo da vinda É capacitar a Igreja para a missão de transmitir as boas novas para o mundo como testemunhas de Jesus. Ser batizado no Espírito é tornar-se de Cristo. Pentecostes: Todos ficam cheios do Espírito; Dom corporativo e coletivo.

20 O fato é que a frase batismo no Espírito nunca é associada diretamente com a promessa de poder, mas é sempre associada com a entrada na era messiânica ou no Corpo de Cristo.

21 Expansão da Igreja A coragem dos cristãos face às perseguições das autoridades judaicas; A vida comunitária da igreja e sua organização frente às necessidades econômicas de seus membros;

22 Batismo sem o Espírito É o único caso em todo NT em que cristãos batizados ainda não tinham recebido o Espírito Santo. Posição Pentecostal: segunda benção, enchimento de poder. Fenômeno incomum, excepcional, exceção a regra. A causa pode estar nos apóstolos... O Espírito estava levando a Igreja para além do mundo judaico.

23 Missão Batismo e dom do Espírito caminham juntos. Escolha de missionários; de rota; concílio de Jerusalém; tudo tem o Espírito = missionário por excelência. MissioVentus. O papel do Espírito é glorificar a Jesus e não a si mesmo

24 Vida da Igreja Milagres; Crescimento; Escolha de liderança; Poder para resistir às perseguições;

25 Resumo É provável que Lucas tenha visto o dom do Espírito como o equipar da igreja para a missão. Ele compreendeu como a essência de ser um cristão estava ligado à missão. O Dom do Espírito é o critério de ser um crente, e o dever da igreja é a missão. Igreja do Espírito, Igreja da Missão;

26 Paulo Teólogo do Espírito; O Espírito como marca fundamental de pertencer a Cristo; Espírito Escatológico; Prova da nova era, Penhor e selo. A vida no Espírito: O crente tem a responsabilidade de viver a sua vida no poder do Espírito. Padrão Jesus de Vida. Fruto.

27 O Espírito Carismático: é importante para Paulo que o Espírito é um dom repartido, é a força centrípeta que ajunta os crentes no corpo único de Cristo; Espírito de Cristo: não pode haver experiência de Cristo à parte do Espírito, pois Ele é o vínculo de união entre Cristo e o crente.

28

29

O Espírito Santo. Ontem e Hoje

O Espírito Santo. Ontem e Hoje O Espírito Santo Ontem e Hoje E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco, o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não no vê, nem

Leia mais

O Espírito Santo. Quem é? O que faz? Como se relaciona conosco?

O Espírito Santo. Quem é? O que faz? Como se relaciona conosco? O Espírito Santo Quem é? O que faz? Como se relaciona conosco? Paracleto O Espírito Santo é... Paracleto pode ser definido como Conselheiro, Advogado, como Procurador do acusado, Ajudador e Intercessor.

Leia mais

Pneumatologia. Pneumatologia: é a doutrina do Espírito Santo. Pneumatologia - A doutrina do Espirito Santo

Pneumatologia. Pneumatologia: é a doutrina do Espírito Santo. Pneumatologia - A doutrina do Espirito Santo Pneumatologia Pneumatologia: é a doutrina do Espírito Santo 1 / 6 Atos 2.1 ao 8 Chegando o dia de Pentecoste, estavam todos reunidos num só lugar. De repente veio do céu um som, como de um vento muito

Leia mais

Lição nº 3 VERDADE SOBRE A UNÇÃO ESPIRITUAL. 18 jan Pr. Adriano Diniz

Lição nº 3 VERDADE SOBRE A UNÇÃO ESPIRITUAL. 18 jan Pr. Adriano Diniz Lição nº 3 VERDADE SOBRE A UNÇÃO ESPIRITUAL Pr. Adriano Diniz 18 jan 2015 TEXTO ÁUREO O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me ungiu para pregar boas novas aos pobres. Ele me enviou para proclamar

Leia mais

A REVELAÇÃO E A MISSÃO DE DEUS (MISSIO DEI)

A REVELAÇÃO E A MISSÃO DE DEUS (MISSIO DEI) A REVELAÇÃO E A MISSÃO DE DEUS (MISSIO DEI) Teologia Bíblica da Missão de Deus RELEMBRAR A MISSÃO NOS EVANGELHOS 1. Jesus Cristo homem é o exemplo padrão para o exercício da Missão de Deus (intimidade

Leia mais

LIÇÃO 5 A IDENTIDADE DO ESPÍRITO SANTO. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 5 A IDENTIDADE DO ESPÍRITO SANTO. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 5 A IDENTIDADE DO ESPÍRITO SANTO Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO O ESPÍRITO SANTO É DEUS A Santa Bíblia nos apresenta de forma detalhada o Espírito Santo como Deus e com características

Leia mais

SUMÁRIO INTRODUÇÃO. A revelação A. A revelação em geral B. A revelação geral C. A revelação especial... 30

SUMÁRIO INTRODUÇÃO. A revelação A. A revelação em geral B. A revelação geral C. A revelação especial... 30 SUMÁRIO Prefácio do autor... 13 Prefácio da 1ª edição em português... 15 INTRODUÇÃO Religião A. Religião fenômeno universal... 19 B. A natureza essencial da religião... 19 C. A sede da religião... 21 D.

Leia mais

Ensino de Doutrinas. São as verdades fundamentais da Bíblia apresentadas de forma sistemática. Crenças bem definidas produzem convicções bem definidas

Ensino de Doutrinas. São as verdades fundamentais da Bíblia apresentadas de forma sistemática. Crenças bem definidas produzem convicções bem definidas Ensino de Doutrinas Doutrina é o que você acredita sobre uma verdade, um assunto ou um fato. Para o cristão, doutrina é o que acreditamos ser verdade concernente ao que é ensinado na Bíblia, sobre a qual

Leia mais

LIÇÃO 8 BATISMO NO ESPÍRITO SANTO E DONS. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 8 BATISMO NO ESPÍRITO SANTO E DONS. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 8 BATISMO NO ESPÍRITO SANTO E DONS Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO UMA PROMESSA DE DEUS O Batismo no Espírito Santo é uma promessa de Deus a todos os santos com o objetivo de edificar

Leia mais

EXAME UNIDADE 1: Consolador, Mestre e Guia

EXAME UNIDADE 1: Consolador, Mestre e Guia EXAME UNIDADE 1: Consolador, Mestre e Guia Nome: As seguintes afirmações ou são verdadeiras ou falsas. Indique com V ou F. 1. A existência do Espírito Santo é eterna. 2. O Espírito Santo é a Terceira Pessoa

Leia mais

Qual é o Evangelho Completo?

Qual é o Evangelho Completo? Qual é o Evangelho Completo? "Evangelho" significa boa notícia! Cristo é a Boa Nova de Deus para o homem. Assim, Cristo é o Evangelho. O anúncio de Cristo plenamente com todas as Suas bênçãos é mensagem

Leia mais

DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus. Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Campinas SP

DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus. Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Campinas SP DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Campinas SP CAPÍTULO XI NOSSA DECLARAÇÃO DE FÉ Nossa declaração de fé é esta: CREMOS, PROFESSAMOS E ENSINAMOS que a Igreja

Leia mais

O Reino de Deus. Estudo Bíblico e Sistemático

O Reino de Deus. Estudo Bíblico e Sistemático O Reino de Deus Estudo Bíblico e Sistemático Antigo Testamento Sl 103.19 Deus é visto como o rei da criação, tendo domínio sobre todos os aspectos da criação (inanimados, animados e humanos). Ao criar

Leia mais

A DOUTRINA SOBRE O ESPÍRITO SANTO. Jl. 2:28-29 Ef. 5:18 Rm 8:14

A DOUTRINA SOBRE O ESPÍRITO SANTO. Jl. 2:28-29 Ef. 5:18 Rm 8:14 A DOUTRINA SOBRE O ESPÍRITO SANTO Jl. 2:28-29 Ef. 5:18 Rm 8:14 Introdução: Uma das doutrinas bíblicas que os cristãos precisam compreender com clareza, é a doutrina relacionada a pessoa do Espírito Santo.

Leia mais

SEREIS MINHAS TESTEMUNHAS

SEREIS MINHAS TESTEMUNHAS SEREIS MINHAS TESTEMUNHAS Lição 1 para 7 de julho de 2018 O primeiro capítulo Atos narra os últimos momentos de Jesus na Terra e as primeiras reações dos discípulos após sua ascensão. As últimas palavras

Leia mais

Ministério CEO: Rua Prof. Ciro Brasílio de Araújo, 30 Centro CNPJ: /

Ministério CEO: Rua Prof. Ciro Brasílio de Araújo, 30 Centro CNPJ: / ESTUDOS JANEIRO/16-1ª SEMANA CÉLULA FAMILIAR A PESSOA DO ESPÍRITO SANTO Texto Bíblico: Jo 16.7, 8 e 13 O Espírito Santo não é uma mera energia ou influência de Deus. O Espírito Santo é Deus, é uma das

Leia mais

Os Anciãos na Igreja. As Escrituras designam o serviço dos anciãos. Desde o início da igreja do Novo Testamento, a liderança na comunidade de crentes

Os Anciãos na Igreja. As Escrituras designam o serviço dos anciãos. Desde o início da igreja do Novo Testamento, a liderança na comunidade de crentes Os Anciãos na Igreja. As Escrituras designam o serviço dos anciãos. Desde o início da igreja do Novo Testamento, a liderança na comunidade de crentes foi concedida aos apóstolos e anciãos (Atos 15:22),

Leia mais

GRUPO DE ORAÇÃO. Formação Missionária Diocese de Osasco

GRUPO DE ORAÇÃO. Formação Missionária Diocese de Osasco GRUPO DE ORAÇÃO Formação Missionária Diocese de Osasco Conceito Comunidade carismática presente em um lugar (...) que cultiva a oração, a partilha e todos os outros aspectos da vivência do Evangelho, a

Leia mais

Duas tarefas da aula anterior: 1ª) memorizar o versículo- chave;

Duas tarefas da aula anterior: 1ª) memorizar o versículo- chave; Duas tarefas da aula anterior: 1ª) memorizar o versículo- chave; 2ª) Aprender a classificar os livros do Antigo Testamento, enumerandoos sequencialmente. Versículo-chave: Rm 15.4 Classificação dos livros

Leia mais

EBD ADU Aulas sobre o Espírito Santo e você. Prefácio

EBD ADU Aulas sobre o Espírito Santo e você. Prefácio Aulas sobre o Espírito Santo e você. EBD ADU 2011 Prefácio 1. Quem é o Espírito Santo? 2. Os símbolos do Espírito Santo 3. O Espírito Santo e as Escrituras 4. Da criação até o nascimento de Jesus 5. Do

Leia mais

O que é a Escatologia Bíblica?

O que é a Escatologia Bíblica? O que é Bíblica? a Escatologia O que é a Escatologia Bíblica? Por Daniel Conegero Escatologia é a divisão da Teologia Sistemática que estuda as profecias bíblicas sobre o futuro. É por isso que a escatologia

Leia mais

P eu e ma m t a olo l gia Estudo Sistemático

P eu e ma m t a olo l gia Estudo Sistemático Pneumatologia Estudo Sistemático Podemos confessar a divindade do Espírito Santo, afirmando: Ao Espírito são atribuídos nomes divinos; Ao Espírito Santo são concedidos os atributos divinos, como a onipresença,

Leia mais

Curso de Teologia Prof. Márcio Ruben. Capítulo 2. Esta matéria trata da Bíblia: Sua formação, seu desenvolvimento e seu fechamento.

Curso de Teologia Prof. Márcio Ruben. Capítulo 2. Esta matéria trata da Bíblia: Sua formação, seu desenvolvimento e seu fechamento. Capítulo 2 Bibliologia Introdução Esta matéria trata da Bíblia: Sua formação, seu desenvolvimento e seu fechamento. Estudaremos os materiais utilizados: pergaminho, papiro, tipo de escrita, línguas utilizadas,

Leia mais

LIÇÃO 14 ENTRE A PÁSCOA E O PENTECOSTES. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 14 ENTRE A PÁSCOA E O PENTECOSTES. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 14 ENTRE A PÁSCOA E O PENTECOSTES Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO A FESTA DA PÁSCOA A páscoa era uma festa memorial de libertação do povo de Deus do jugo egípcio registrada na Bíblia

Leia mais

TEXTO DO DIA. "Portanto, irmãos, procurai, com zelo, profetizar e não proibais falar línguas." (1 Co 14.39)

TEXTO DO DIA. Portanto, irmãos, procurai, com zelo, profetizar e não proibais falar línguas. (1 Co 14.39) TEXTO DO DIA "Portanto, irmãos, procurai, com zelo, profetizar e não proibais falar línguas." (1 Co 14.39) SÍNTESE Os dons espirituais são presentes dados por Deus à sua Igreja para edificação do Corpo

Leia mais

Preparado por: Pr. Wellington Almeida. LIÇÃO Inicio. Ministério de do. O Evangelho. Mateus

Preparado por: Pr. Wellington Almeida. LIÇÃO Inicio. Ministério de do. O Evangelho. Mateus Preparado por: Pr. Wellington Almeida Cristo02 LIÇÃO Inicio Ministério de do O Evangelho Mateus de LIÇÃO - II TRI 2016 02 INTRODUÇÃO esboço Uma das grandes lutas da humanidade tem sido conhecer o significado

Leia mais

LIÇÃO 01 O que a Bíblia ensina sobre a Trindade? LIÇÃO 02 O que a Bíblia ensina sobre Deus? Missão: Missão Cumprida: 20 pontos.

LIÇÃO 01 O que a Bíblia ensina sobre a Trindade? LIÇÃO 02 O que a Bíblia ensina sobre Deus? Missão: Missão Cumprida: 20 pontos. LIÇÃO 01 O que a Bíblia ensina sobre a Trindade? Leia os textos de referência abaixo e relacionados à referida pessoa descrita: ( ) João 1.1-4,14 ( A ) Deus o Pai ( ) João 14.16, 17,27 ( B ) Jesus o Filho

Leia mais

EBD CONSOLIDAÇÃO O Ano da Adoração

EBD CONSOLIDAÇÃO O Ano da Adoração EBD CONSOLIDAÇÃO 2015 O Ano da Adoração PRESBITERIANISMO AVANÇADO História, Doutrina e Vida sob a Soberania de Deus Rev. Marco Baumgratz Brasília, 2015 DEUS SELA: O Batismo Cristão PRESBITERIANISMO AVANÇADO

Leia mais

LIÇÃO 3 - O BATISMO DE JESUS. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 3 - O BATISMO DE JESUS. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 3 - O BATISMO DE JESUS Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO O BATISMO DE JESUS O Evangelho de Jesus segundo escreveu Mateus registra o batismo de Jesus inaugurando a consecução pragmática

Leia mais

Devocional. Céus Abertos Pastor Carlito Paes

Devocional. Céus Abertos Pastor Carlito Paes BÍBLIA Devocional Céus Abertos Pastor Carlito Paes 2 ROTEIRO BÍBLIA: ENTENDENDO A PALAVRA DE DEUS O que devo conhecer sobre a bíblia? Diversidade dos Autores Condições de alguns autores quando foram inspirados

Leia mais

CHAMADOS A VIVER EM COMUNHÃO MEMBROS DE UM SÓ CORPO EM CRISTO JESUS (1COR 12,12)

CHAMADOS A VIVER EM COMUNHÃO MEMBROS DE UM SÓ CORPO EM CRISTO JESUS (1COR 12,12) CHAMADOS A VIVER EM COMUNHÃO MEMBROS DE UM SÓ CORPO EM CRISTO JESUS (1COR 12,12) I. Significado bíblico de comunhão II. Igreja de Cristo e comunhão - Comunhão dos santos III. Comunhão como forma de ser

Leia mais

O BATISMO COM O ESPÍRITO SANTO NA PERSPECTIVA PENTECOSTAL CLÁSSICA

O BATISMO COM O ESPÍRITO SANTO NA PERSPECTIVA PENTECOSTAL CLÁSSICA O BATISMO COM O ESPÍRITO SANTO NA PERSPECTIVA PENTECOSTAL CLÁSSICA Roney Cozzer 1 INTRODUÇÃO A doutrina do Espírito Santo e a questão do batismo com ou no 2 Espírito Santo sempre foram uma constante no

Leia mais

Temas vistos até aqui

Temas vistos até aqui O Magnífico Espírito Santo de Deus AULA 3 Professor: Vlademir Hernandes IBCU - Escola Bíblica Out / Nov - 2013 Temas vistos até aqui História da Pneumatologia A doutrina da Trindade A personalidade do

Leia mais

BATISMO. Jörg Garbers Ms. de Teologia

BATISMO. Jörg Garbers Ms. de Teologia BATISMO HISTÓRIA E SIGNIFICADO Jörg Garbers Ms. de Teologia INTRODUÇÃO Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a observar

Leia mais

Por onde andou Jesus? (Enquanto esteve morto) 13/05/16 3

Por onde andou Jesus? (Enquanto esteve morto) 13/05/16 3 VASOS DE OURO Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade. Amém. 2 Pe. 3:18 CRISTOLOGIA 13/05/16 2 Por

Leia mais

Teologia Bíblica de Missões SEFO 2013

Teologia Bíblica de Missões SEFO 2013 Teologia Bíblica de Missões SEFO 2013 2 ª Aula Fabio Codo Fábio Codo - http://teologiaaservicoevangelho.wordpress.com Igreja Evangélica Assembleia de Deus Ministério Madureira Campo de Mogi das Cruzes

Leia mais

O :2). 1. 2:1-3. A 2. 2:4-13. O 3. 2: O 4. 2: A

O :2). 1. 2:1-3. A 2. 2:4-13. O 3. 2: O 4. 2: A Lição 2 para 14 de julho de 2018 1. Atos 2:1-3. A chuva temporã. 2. Atos 2:4-13. O dom de línguas. 3. Atos 2:14-32. O primeiro sermão. 4. Atos 2:33-36. A exaltação de Jesus. 5. Atos 2:37-41. As primícias.

Leia mais

Slide 2

Slide 2 ( ) Na atualidade dos dons espirituais distribuídos pelo Espírito Santo à Igreja para sua edificação, conforme Sua soberana vontade para o que for útil (I Co.12:1-12). www.portalebd.org.br Slide 2 O Uma

Leia mais

PANORAMA DO NOVO TESTAMENTO EVANGELHO DE LUCAS

PANORAMA DO NOVO TESTAMENTO EVANGELHO DE LUCAS PANORAMA DO NOVO TESTAMENTO EVANGELHO DE LUCAS Painel dos Livros Agrupamento dos Livros (27) Evangelhos (4) Histórico (1) Cartas Paulinas (13) Cartas Gerais (8) Profético (1) Mateus Marcos Lucas João Mt

Leia mais

Treinamento de Instrutores Bíblicos. Princípios de Testemunho Pessoal

Treinamento de Instrutores Bíblicos. Princípios de Testemunho Pessoal North American Division Portuguese Ministry Treinamento de Instrutores Bíblicos Princípios de Testemunho Pessoal Princípios de Testemunho Pessoal CRESCIMENTO DA IGREJA NO NOVO TESTAMENTO - Atos 1:15 -

Leia mais

E não vos embriagueis com vinho, no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito (Efésios 5:18).

E não vos embriagueis com vinho, no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito (Efésios 5:18). E não vos embriagueis com vinho, no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito (Efésios 5:18). "A vida cristã é vida no Espírito," escreve John Stott." Seria impossível ser cristão, muito menos viver

Leia mais

Lição 7 Gálatas 1 As Boas Novas Epístola aos Gálatas Enxertados

Lição 7 Gálatas 1 As Boas Novas Epístola aos Gálatas Enxertados Lição 7 Gálatas 1 As Boas Novas Epístola aos Gálatas Enxertados Maravilho-me de que tão depressa passásseis daquele que vos chamou à graça de Cristo para outro evangelho, 7 o qual não é outro, mas há alguns

Leia mais

II. Tempo de renovar com o Espírito Santo

II. Tempo de renovar com o Espírito Santo II. Tempo de renovar com o Espírito Santo Dissemos anteriormente, nesta série de mensagens, que toda renovação pressupõe a existência da coisa, sentimento ou relacionamento que se quer renovar. Abraão,

Leia mais

Igreja Batista Nacional da Palavra EBD - Escola Bíblica Dominical

Igreja Batista Nacional da Palavra EBD - Escola Bíblica Dominical Igreja Batista Nacional da Palavra EBD - Escola Bíblica Dominical Grade Curricular História da Igreja Formação do Estado de Israel e suas guerras Bibliologia Teologia Sistemática Básica - Doutrinas Bíblicas

Leia mais

Maria e o mistério de Cristo. Prof. Thiago Onofre

Maria e o mistério de Cristo. Prof. Thiago Onofre Maria e o mistério de Cristo Prof. Thiago Onofre A realidade da Encarnação A Encarnação do Verbo de Deus é obra do Espírito Santo; Não é vontade humana, mas divina; São Lucas apresenta Maria como mediação

Leia mais

AUTORIA DADE DA PROFECIA DIVINA II Pd 1 : 21/ II Sm 23 : 23

AUTORIA DADE DA PROFECIA DIVINA II Pd 1 : 21/ II Sm 23 : 23 PNEUMATOLOGIA II AUTORIA DADE DA PROFECIA DIVINA II Pd 1 : 21/ II Sm 23 : 23 b.4) APLICAÇÃO DO A.T.,(JEOVÁ/ ESP. SANTO) Is 60 : 8 10 comp. Com At 28 : 25 27 e Ex 16 : 7 com Hb 3 : 7 10 @ Os profetas eram

Leia mais

I NTRODUÇÃO À BÍ BLI A

I NTRODUÇÃO À BÍ BLI A I NTRODUÇÃO À BÍ BLI A www.nib.org.br/senib/biblia A BÍBLIA... QUANTOS LIVROS TEM A BÍBLIA? COMEÇOU A SER ESCRITO HÁ MAIS OU MENOS... ANOS, DEMOROU QUASE...ANOS PARA SER CONCLUÍDO, SEMINÁRIO BATISTA DA

Leia mais

Sumário. Prefácio... 13

Sumário. Prefácio... 13 Sumário Prefácio... 13 PARTE UM O LEGADO ISRAELITA 1. Cristianismo e judaísmo... 29 A separação dos caminhos... 29 O cristianismo e o cânone hebraico da Escritura... 40 O cristianismo e a interpretação

Leia mais

Breve o Site da Igreja.

Breve o Site da Igreja. Breve o Site da Igreja www.ieadbras.com.br Ev. Jacson Austragésilo 1 Ev. Jacson Austragésilo 2 Ev. Jacson Austragésilo 3 Ev. Jacson Austragésilo 4 Ev. Jacson Austragésilo 5 Ev. Jacson Austragésilo 6 Ev.

Leia mais

Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo 1

Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo 1 Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo 1 Confissão de Fé I. Das Escrituras Cremos que a Bíblia Sagrada é a Palavra de Deus, a verdade dada aos homens. Não foi escrita por vontade humana, mas inspirada por

Leia mais

O BATISMO COM O ESPÍRITO SANTO INTRODUÇÃO

O BATISMO COM O ESPÍRITO SANTO INTRODUÇÃO O BATISMO COM O ESPÍRITO SANTO INTRODUÇÃO "O que é o batismo com o Espírito Santo?" "Eu deveria buscar esta experiência?" Estas perguntas tornam-se cada vez mais comuns ao passo que muitas igrejas modernas

Leia mais

EVANGELHO DE SÃO MATEUS Frei Ildo Perondi Autor: Mateus significa "dom de Deus" (Matatias, no hebraico) é um dos Doze

EVANGELHO DE SÃO MATEUS Frei Ildo Perondi Autor: Mateus significa dom de Deus (Matatias, no hebraico) é um dos Doze EVANGELHO DE SÃO MATEUS Frei Ildo Perondi ildo@sercomtel.com.br Autor: Mateus significa "dom de Deus" (Matatias, no hebraico) é um dos Doze Apóstolos. Foi chamado enquanto estava sentado na sua banca,

Leia mais

LIÇÃO 13 UM CHAMADO PARA EVANGELIZAR. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 13 UM CHAMADO PARA EVANGELIZAR. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 13 UM CHAMADO PARA EVANGELIZAR Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO A MISSÃO DE EVANGELIZAR O discípulo de Cristo tem a nobre missão de evangelizar o mundo proclamando a Palavra de Deus

Leia mais

1. Se um grupo de homens e mulheres quisessem criar um enredo fictício para ser tido como verdadeiro, teriam evitado elementos aparentemente

1. Se um grupo de homens e mulheres quisessem criar um enredo fictício para ser tido como verdadeiro, teriam evitado elementos aparentemente 1. Se um grupo de homens e mulheres quisessem criar um enredo fictício para ser tido como verdadeiro, teriam evitado elementos aparentemente absurdos. 2. Homens e mulheres são capazes de morrer por aquilo

Leia mais

Slide 2

Slide 2 ( ) 2. Em só Deus, eternamente subsistente em três pessoas distintas que, embora distintas, são iguais em poder, glória e majestade: o Pai, o Filho e o Espírito Santo; Criador do Universo, de todas as

Leia mais

A SANTA TRINDADE LIÇÕES DO DISCIPULADO Nº 3

A SANTA TRINDADE LIÇÕES DO DISCIPULADO Nº 3 LIÇÕES DO DISCIPULADO Nº 3 A SANTA TRINDADE A doutrina da Trindade não é fácil de ser compreendida, mas é um tema apaixonante. Ao lermos as Escrituras encontramos que há três pessoas que possuem os atributos

Leia mais

LIÇÃO 9 NA IGREJA A FAMÍLIA ESPIRITUAL. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 9 NA IGREJA A FAMÍLIA ESPIRITUAL. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 9 NA IGREJA A FAMÍLIA ESPIRITUAL Prof. A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO UM ORGANISMO VIVO A igreja é um organismo vivo e divino que prega a salvação em Jesus Cristo de modo a levar os salvos para a

Leia mais

Título: VÁRIOS ASPECTOS DO REINO Autor: D. T. GRIMSTON. Literaturas em formato digital:

Título: VÁRIOS ASPECTOS DO REINO Autor: D. T. GRIMSTON. Literaturas em formato digital: Título: VÁRIOS ASPECTOS DO REINO Autor: D. T. GRIMSTON Literaturas em formato digital: www.acervodigitalcristao.com.br Literaturas em formato Impresso: www.verdadesvivas.com.br Evangelho em 03 Minutos:

Leia mais

DONS DO ESPÍRITO SANTO QUANTOS E QUAIS SÃO OS DONS DO ESPÍRITO PARA QUE SERVEM QUAL A DIFERENÇA ENTRE TALENTOS E DONS 1 Cor. 12:1-11 É importante lembrar que os dons de Deus são sem arrependimento, isto

Leia mais

Lição 5 ATOS 1. Atos destinado a Teófilo período 63 d.c apóstolo Pedro apóstolo Paulo Atos do Espírito Santo que Jesus operou por meio da igreja

Lição 5 ATOS 1. Atos destinado a Teófilo período 63 d.c apóstolo Pedro apóstolo Paulo Atos do Espírito Santo que Jesus operou por meio da igreja Lição 5 ATOS 1. Atos O livro de Atos foi o segundo escrito por Lucas, também destinado a Teófilo. Acredita-se que originalmente não tivesse título, sendo inserido Atos ou Atos dos Apóstolos nos manuscritos

Leia mais

Gr.Bíblico. Evangelho de. Nossa Senhora Conceição. São Marcos Ano litúrgico B

Gr.Bíblico. Evangelho de. Nossa Senhora Conceição. São Marcos Ano litúrgico B 1 Evangelho de São Marcos Ano litúrgico B 2 O mais antigo O Evangelho de São Marcos é o segundo dos quatro evangelhos do Novo Testamento e um dos três chamados de sinópticos, junto com o Evangelho de São

Leia mais

Sua Nova Vida no Espírito Santo. Quem é o Espírito Santo? O que faz o Espírito Santo? O que faz hoje o Espírito Santo?

Sua Nova Vida no Espírito Santo. Quem é o Espírito Santo? O que faz o Espírito Santo? O que faz hoje o Espírito Santo? Sua Nova Vida no Espírito Santo Quem é o Espírito Santo? O que faz o Espírito Santo? O que faz hoje o Espírito Santo? Quem é? É Deus. É uma pessoa. Vive desde sempre em um relacionamento de perfeita harmonia

Leia mais

Temas vistos até aqui

Temas vistos até aqui O Magnífico Espírito Santo de Deus AULA 5 Professor: Vlademir Hernandes IBCU - Escola Bíblica Out / Nov - 2013 O ESPÍRITO SANTO E O SENHOR JESUS CRISTO PARTE 2 A sinergia e interação entre eles A simbologia

Leia mais

LIÇÃO 10 AS MANIFESTAÇÕES DO ESPÍRITO SANTO. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 10 AS MANIFESTAÇÕES DO ESPÍRITO SANTO. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 10 AS MANIFESTAÇÕES DO ESPÍRITO SANTO Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO UMA PROMESSA DE DEUS O Batismo no Espírito Santo é uma promessa de Deus a todos os santos com o objetivo de edificar

Leia mais

Pneumatologia - A Doutrina do Espírito Santo

Pneumatologia - A Doutrina do Espírito Santo PNEUMATOLOGIA A DOUTRINA DO ESPÍRITO SANTO AULA 3 Professor: Vlademir Hernandes IBCU - Escola Bíblica Out / Nov - 2016 23/10/2016 Temas vistos até aqui História da Pneumatologia A doutrina da Trindade

Leia mais

Mensagem 19 Atos Fernando Leite

Mensagem 19 Atos Fernando Leite Mensagem 19 Atos 8.9-25 Fernando Leite 16 03 2008 Um homem chamado Simão vinha praticando feitiçaria durante algum tempo naquela cidade, impressionando todo o povo de Samaria. Ele se dizia muito importante,

Leia mais

LIÇÃO 1 ESCATOLOGIA, O ESTUDO DAS ÚLTIMAS COISAS. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 1 ESCATOLOGIA, O ESTUDO DAS ÚLTIMAS COISAS. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 1 ESCATOLOGIA, O ESTUDO DAS ÚLTIMAS COISAS Prof. Lucas Neto INTRODUÇÃO O FIM DA HUMANIDADE O fim da humanidade na terra será marcada pela gloriosa volta de Jesus e nos desdobramentos dos acontecimentos,

Leia mais

A Declaração de Jerusalém

A Declaração de Jerusalém A Declaração de Jerusalém Introdução Preocupados em estabelecer fundamentos sobre os quais a igreja deve buscar a expansão do cristianismo, representantes anglicanos de todo o mundo firmaram princípios

Leia mais

ESCOLA DA FÉ Paróquia Santo Antonio do Pari Aula 19 Creio no Espírito Santo - 2

ESCOLA DA FÉ Paróquia Santo Antonio do Pari Aula 19 Creio no Espírito Santo - 2 ESCOLA DA FÉ Paróquia Santo Antonio do Pari Aula 19 Creio no Espírito Santo - 2 Frei Hipólito Martendal, OFM. São Paulo-SP, 25 de outubro de 2012. revisão da aula anterior. Visitem o site do Vaticano.

Leia mais

LIÇÃO 08 O DISCÍPULO E O BATISMO NAS ÁGUAS

LIÇÃO 08 O DISCÍPULO E O BATISMO NAS ÁGUAS LIÇÃO 08 O DISCÍPULO E O BATISMO NAS ÁGUAS TEXTO BÍBLICO: " De sorte que foram batizados os que de bom grado receberam sua palavra; e, naquele dia, agregaram-se quase três mil almas" (Atos 2.41). Para

Leia mais

Razão da Série de Mensagens

Razão da Série de Mensagens Razão da Série de Mensagens Questionamentos interiores Pastor?? Líder Pregador? Razão da Série de Mensagens Troca de Mensagens Razão da Série de Mensagens Questionamentos interiores Resistência a Palavra

Leia mais

Encontro de Formação e Preparação para Pentecostes e para o Tempo Comum II. Comissão de Liturgia da Região Episcopal Sé.

Encontro de Formação e Preparação para Pentecostes e para o Tempo Comum II. Comissão de Liturgia da Região Episcopal Sé. Encontro de Formação e Preparação para Pentecostes e para o Tempo Comum II. 08/05/2010 Comissão de Liturgia da Região Episcopal Sé. Pentecostes O Significado de Pentecostes O surgimento da festa de Pentecostes

Leia mais

É MISTÉRIO(Mt 28,29) VISLUMBRADO NO 2º TESTAMENTO

É MISTÉRIO(Mt 28,29) VISLUMBRADO NO 2º TESTAMENTO É MISTÉRIO(Mt 28,29) VISLUMBRADO NO 2º TESTAMENTO DOUTRINA E REALIDADE DA SANTÍSSIMA TIRNDADE É importante neste momento, distinguirmos dois termos que a teologia utiliza para falar da compreensão trinitária

Leia mais

Classe Adultos. Obedecendo ao Ide do Senhor Jesus de levar as Boas-Novas a toda criatura

Classe Adultos. Obedecendo ao Ide do Senhor Jesus de levar as Boas-Novas a toda criatura Classe Adultos Obedecendo ao Ide do Senhor Jesus de levar as Boas-Novas a toda criatura OBJETIVOS OBJETIVO GERAL Compreender o real significado da missão de evangelista. OBJETIVOS ESPECÍFICOS Após

Leia mais

O apocalipse de João. Roteiro 21

O apocalipse de João. Roteiro 21 O apocalipse de João Roteiro 21 FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro I Cristianismo e Espiritismo Módulo II O Cristianismo FEB EADE Livro I Módulo II Roteiro 21 O

Leia mais

BOM DIA DIÁRIO. Guia: Em nome do Pai

BOM DIA DIÁRIO. Guia: Em nome do Pai BOM DIA DIÁRIO Segunda-feira (13.04.2015) Ficaram cheios do espírito Santo Guia: 2.º Ciclo: Professor José Martins 3.º Ciclo: Professor Paulo Silva Si+ Mi+ O Espírito de Deus está em mim Si+ Mi+ Enviou-me

Leia mais

ONa sequência do estudo de personagens bíblicas que nos ensinam sobre o caráter do cristão, estudaremos Maria, a mãe de Jesus.

ONa sequência do estudo de personagens bíblicas que nos ensinam sobre o caráter do cristão, estudaremos Maria, a mãe de Jesus. ONa sequência do estudo de personagens bíblicas que nos ensinam sobre o caráter do cristão, estudaremos Maria, a mãe de Jesus. OMaria, mãe de Jesus homem, é humilde serva do Senhor. www.portalebd.org.br

Leia mais

Sacramentos. Aula 23/03/2014 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira

Sacramentos. Aula 23/03/2014 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira Sacramentos Aula 23/03/2014 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira Sacramentos O que são os sacramentos? Sacramento é derivado do latim sacramentum, era utilizado no meio militar correspondendo a juramento

Leia mais

O livro continua a avaliação do sentido e da função da autoridade.

O livro continua a avaliação do sentido e da função da autoridade. O 2º Livro de Samuel continua a narração do primeiro. O núcleo do livro é a figura de DAVI, cuja história começa no 1º livro de Samuel capítulo 16. O 2º livro traz também, as lutas dos pretendentes para

Leia mais

VIVENDO PARA O CRESCIMENTO Ef

VIVENDO PARA O CRESCIMENTO Ef VIVENDO PARA O CRESCIMENTO Ef 4.7-16 E a cada um de nós foi concedida a graça, conforme a medida repartida por Cristo. Por isso é que foi dito: Quando ele subiu em triunfo às alturas, levou cativos muitos

Leia mais

Evangelhos e atos. Observações

Evangelhos e atos. Observações NOVO TESTAMENTO Muitas vezes e de diversos modos outrora falou Deus aos nossos pais pelos profetas. Ultimamente nos falou por seu Filho (Hebreus 1,1-2) EVANGELHOS E ATOS Evangelhos e atos Os melhores recursos

Leia mais

PREPARAÇÃO DA MISSA DE S. NUNO HISTÓRIA DO COLÉGIO ADVENTO E NATAL

PREPARAÇÃO DA MISSA DE S. NUNO HISTÓRIA DO COLÉGIO ADVENTO E NATAL P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L 2016-17 DEPARTAMENTO CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS GRUPO DISCIPLINAR DE EMR 10º Ano 1.º Período APRESENTAÇÃO O programa da disciplina, a Pastoral, a Companhia de Jesus e

Leia mais

Como Engajar Em Missões

Como Engajar Em Missões Como Engajar Em Missões Projeto Timóteo 1 Apostila do Aluno Como Engajar em Missões Projeto Timóteo Coordenador do Projeto Dr. John Barry Dyer Equipe Pedagógica Marivete Zanoni Kunz Tereza Jesus Medeiros

Leia mais

A ambiguidade da igreja

A ambiguidade da igreja Tema 1 A ambiguidade da igreja [ 1Coríntios 1.1-17 ] 1Coríntios 1.1-17 1 Paulo, chamado pela vontade de Deus para ser apóstolo de Jesus Cristo, e o irmão Sóstenes, 2 à igreja de Deus que está em Corinto,

Leia mais

LIÇÃO 3 A SALVAÇÃO E O ADVENTO DO SALVADOR. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 3 A SALVAÇÃO E O ADVENTO DO SALVADOR. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 3 A SALVAÇÃO E O ADVENTO DO SALVADOR Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO O NASCIMENTO DO SALVADOR Deus antes da fundação do mundo já providenciara o plano de salvação da humanidade e esta

Leia mais

A MISSÃO DE JESUS NA GALILÉIA

A MISSÃO DE JESUS NA GALILÉIA A MISSÃO DE JESUS NA GALILÉIA A Bíblia é um conjunto de livros Que nascem da realidade 1 A MISSÃO DE JESUS NA GALILÉIA A Missão de Jesus na Galiléia Segundo Lucas Jesus supera as tentações: Lc 4, 1 13

Leia mais

HOMILIA DE DOM DAMASKINOS PARA A FESTA DA EPIFANIA DO SENHOR EM CURITIBA, EM 06 / 01 / 2019.

HOMILIA DE DOM DAMASKINOS PARA A FESTA DA EPIFANIA DO SENHOR EM CURITIBA, EM 06 / 01 / 2019. HOMILIA DE DOM DAMASKINOS PARA A FESTA DA EPIFANIA DO SENHOR EM CURITIBA, EM 06 / 01 / 2019. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, um só Deus. Amém. - Reverendos Padres, - Ilustríssimos Senhores

Leia mais

C. DEUS PERMITE O FALSO PROFETA PARA PROVAR SEU POVO. 1. Deu. 13:1-3.

C. DEUS PERMITE O FALSO PROFETA PARA PROVAR SEU POVO. 1. Deu. 13:1-3. PROVAI OS ESPÍRITOS Steve H. Montgomery Ourinhos, São Paulo, Brasil I João 4:1-6; Mateus 24:4-5; Marcos 13:4-5; Atos 17:11 I. NÃO SEJAIS ENGANADOS A. A OBRA DE SATANÁS É DE ENGANAR. II Tes. 2:9-10. 1.

Leia mais

BEM VINDOS 2. ADORAÇÃO COM MÚSICAS 3. MINISTRAÇÃO DA PALAVRA 4. ORAÇÃO 5. ORAÇÃO PELAS NECESSIDADES 6. OFERTA 7. ENCERRAMENTO (AVISOS)

BEM VINDOS 2. ADORAÇÃO COM MÚSICAS 3. MINISTRAÇÃO DA PALAVRA 4. ORAÇÃO 5. ORAÇÃO PELAS NECESSIDADES 6. OFERTA 7. ENCERRAMENTO (AVISOS) BEM VINDOS Muitos líderes desejam iniciar seu ministério e assim cumprir o chamado que Deus lhe fez. O primeiro passo para alcançar este propósito é o crescimento através de uma célula. Confira a seguir

Leia mais

QUE SÃO Ã E COMO SURGIRAM OS LIVROS APÓCRI

QUE SÃO Ã E COMO SURGIRAM OS LIVROS APÓCRI QUE S Ã O E COMO SURGIRAM LIVROS AP Ó CRIFOS A BÍBLIA E SUA COMPOSIÇÃO 1. A PRIMEIRA FORMA DIVINA DE COMUNICAÇÃO : PESSOAL - GÊN.1:28 DEUS OS ABENÇOOU DE MUITOS E LHES DISSE: DESSES LIVROS A BÍBLIA É O

Leia mais

Princípios para uma Catequese Renovada. Eu vim para que tenham a vida Jo 10,10

Princípios para uma Catequese Renovada. Eu vim para que tenham a vida Jo 10,10 Princípios para uma Catequese Renovada Eu vim para que tenham a vida Jo 10,10 Por que Renovada? Podemos renovar o que ainda não existe? Como renovar? Introdução A renovação atual da catequese nasceu para

Leia mais

COPYRIGHT TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - SABER E FÉ

COPYRIGHT TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - SABER E FÉ Aviso importante! Esta disciplina é uma propriedade intelectual de uso exclusivo e particular do aluno da Saber e Fé, sendo proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo, exceto em breves citações

Leia mais

Ensinos de Cristo O que Jesus Cristo ensinou?

Ensinos de Cristo O que Jesus Cristo ensinou? Introdução à 23/05/2011 A doutrina de Cristo segundo as escrituras Ensinos de Cristo O que Jesus Cristo ensinou? Ensinos de Cristo Jesus anunciou a chegada do reino, propôs altos padrões éticos àqueles

Leia mais

Teologia Sistemática. Fernando Catarino

Teologia Sistemática. Fernando Catarino Teologia Sistemática Patriarcado de Lisboa Instituto Diocesano de Formação Cristã Escola de Leigos 1º Semestre 2014/2015 Docente: Juan Ambrosio Fernando Catarino Tema da sessão 1.Cristologia e História.

Leia mais

Atos dos apóstolos (1)

Atos dos apóstolos (1) Atos dos apóstolos (1) Roteiro 19 FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro I Cristianismo e Espiritismo Módulo II O Cristianismo Objetivo Identificar os principais ensinamentos

Leia mais

Doutrina. a c e r c a d o : Breve Exposição das Principais Doutrinas Cristã - Trindade. Vidanova I G R E J A B A T I S T A

Doutrina. a c e r c a d o : Breve Exposição das Principais Doutrinas Cristã - Trindade. Vidanova I G R E J A B A T I S T A Doutrina a c e r c a d o : da Doutrina: Até meados do sec. IV a doutrina do E.S. se resume a Declaração Ortodoxa testemunhada pela Igreja Primitiva por meio da fórmula batismal, do credo apostólico e no

Leia mais

Jesus Cristo e o Evangelho Eterno: Leituras Sugeridas aos Alunos

Jesus Cristo e o Evangelho Eterno: Leituras Sugeridas aos Alunos Jesus Cristo e o Evangelho Eterno: Leituras Sugeridas aos Alunos Curso de Religião 250 Publicado por A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias Salt Lake City, Utah Agradecemos os comentários

Leia mais

VIII. Pentecostes a explosão do avivamento de Jesus

VIII. Pentecostes a explosão do avivamento de Jesus VIII. Pentecostes a explosão do avivamento de Jesus Uma ordem, uma promessa Antes de subir aos céus, Jesus deu uma ordem e reiterou uma antiga promessa "Não saiam de Jerusalém, mas esperem pela promessa

Leia mais

LIÇÃO 12 A ORDEM SUPREMA DE CRISTO JESUS. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 12 A ORDEM SUPREMA DE CRISTO JESUS. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 12 A ORDEM SUPREMA DE CRISTO JESUS Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO A EVANGELIZAÇÃO SIMPLES Todo o poder e autoridade no céu e na terra foi dada ao Senhor Jesus, e esta autoridade o

Leia mais