O Reino de Deus. Estudo Bíblico e Sistemático

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "O Reino de Deus. Estudo Bíblico e Sistemático"

Transcrição

1 O Reino de Deus Estudo Bíblico e Sistemático

2 Antigo Testamento Sl Deus é visto como o rei da criação, tendo domínio sobre todos os aspectos da criação (inanimados, animados e humanos). Ao criar o homem e a mulher à sua imagem, Deus os dotou com o privilégio e a responsabilidade de serem co-trabalhadores, sendo seus representantes. Eles deveriam governar com Deus sobre tudo o que tinha sido criado.

3 Mas os monarcas de Israel não exibiram o reino de Deus em sua inteireza, uma vez que Israel e Judá foram influenciados pelas nações pagãs. Mas o símbolo era temporário, pois o reino duraria para sempre. No Antigo Testamento a realidade do reino de Deus está sempre presente.

4 A mensagem dos profetas sobre o reino pode ser assim resumida: As nações que deveriam ser abençoadas pela vida e serviço de Israel também sofrem pelo fato de Israel não cumprir suas responsabilidades para com elas. Todos os aspectos da vida (o criacional, o social, o cultural e o espiritual) são apresentados como um todo integrado. O reino de Deus é uma unidade integrada.

5 Como exemplo, Isaías enfatizou que Deus reina sobre Israel e Judá (Is 1) O reino no AT tem um sentido dinâmico de reinado, governo, e não apenas de âmbito sobre o qual um rei domina. Deus é visto como o rei que governa sobre os homens (Sl ; ).

6 Novo Testamento No começo do NT João Batista aparece anunciando que o reino dos céus estava próximo (Mt 3.2). Jesus deu continuidade a essa mensagem, pois em sua pregação ele enfatiza o anúncio do juízo de Deus como uma realidade que estava prestes a acontecer. A vinda de Deus na qualidade de rei visava, acima de tudo purificar, peneirar e julgar.

7 O tema central da pregação de Jesus era o reino de Deus (Basiléia tou Theou), em que na nova ordem das coisas, em certo sentido, Deus é o fator supremo e controlador, tal qual um governante em um reino humano. Reino de Deus e reino dos céus aparece mais de 100 vezes.

8 Em primeiro lugar, devemos destacar a vinda presente (o já cumprido ) do reino. Jesus anunciava o reino como uma realidade que já era presente, manifestada em sua própria pessoa e ministério.

9 Como diz Ladd: A mensagem de Jesus é que, na sua própria pessoa e missão, Deus entrou na história humana e triunfou sobre o mal, muito embora a libertação final venha a ocorrer somente na consumação dos tempos.

10 A presença do reino manifestava-se na pessoa e nos feitos de Cristo, aparecendo na expulsão dos demônios (Lc 11.20). O reino dos céus havia penetrado nos domínios do maligno, e o poder de Satanás estava quebrado. Jesus possuía o poder de esmagar o domínio do adversário.

11 Toda atividade miraculosa de Jesus é a prova da presença do reino. Todos os milagres estavam firmados no fato de que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus. O reino viera nele e com ele Ele é o reino. E este é o testemunho do Novo Testamento sobre a autobasileia de Jesus Cristo.

12 Jesus ensinou diversas vezes aos discípulos que ser grande é ser servo (Mt ; Mc ), que participar do reino envolve renúncia (Lc 9.23), simplicidade (Lc ) e perseguição (Mt ).

13 O caminho do reino, o estilo de vida do povo do reino, deve ser oposto ao estilo de vida da sociedade de consumo, do conforto, da segurança e da prosperidade materiais. Deve ser o oposto ao estilo de vida da sociedade que valoriza as posses e o poder.

14 O princípio fundamental da ética do reino é o amor (Mt ), ou seja, viver para Deus e para o próximo (Lc ), e não para si mesmo.

15 Em segundo lugar, devemos enfatizar a vinda futura (o ainda não concluído ) do reino. Jesus deu sua própria vida como resgate. O reino já veio, e o reino virá, mas por meio da cruz. E antes que o Filho do homem pudesse exercer sua autoridade sobre todos os reinos da Terra (Mt ), teria de obedecer a seu Pai, a fim de cumprir toda a Justiça.

16 Estudo Sistemático O reino de Deus deve ser entendido como o reinado dinamicamente ativo de Deus na história humana através de Jesus Cristo, cujo propósito é a redenção do povo de Deu do pecado e de poderes demoníacos, e o estabelecimento final dos novos céus e nova terra. Isto significa que o grande drama da história da salvação foi inaugurado e que a nova era foi instaurada. O reino não deve ser entendido como apenas a salvação de certos indivíduos ou mesmo como o reino de Deus no coração de seu povo; não significa nada menos que o reino de Deus sobre todo o seu universo criado. Anthony Hoekema.

17 O reino de Deus é uma realidade tanto presente como futura. Este reino entrou na história em Jesus, para triunfar sobre o mal, libertar os homens do pecado e para trazê-los para seu reinado.

18 E este reino aparecerá no final da história como um ato escatológico. O reino de Deus envolve tanto seu cumprimento na história como sua consumação ao fim da história.

19 O reino é a ação de Deus na história para estabelecer seu reinado, que vem por meio da graça soberana de Deus, na qual os homens ingressam por intermédio da fé e do arrependimento, mediante os quais eles são mais e mais capacitados a se submeterem ao governo de Deus, em todas as áreas de sua vida.

20 Existe uma conexão entre o reino e a igreja, mas ambos não são realidades idênticas, nem mesmo na era presente. O reino é a totalidade da atividade redentora de Deus em Cristo, neste mundo, e a igreja é a assembléia daqueles que pertencem a Jesus Cristo.

21 Pode-se dizer que o domínio do reino de Deus sobre todas as esferas do cosmos é o tema predominante em toda a Escritura, abrangendo desde o reino da criação até o reino da redenção.

22 O que caracteriza a escatologia do NT é a tensão entre o já e o ainda não. O crente já está na era escatológica, mas ainda não está no estado final. Em suma, as bênçãos que os cristãos já experimentam antecipam as ricas dádivas que ainda ocorrerão no futuro, do dia da vinda de Cristo e da ressurreição do corpo.

23 O livro de Apocalipse, retrata a soberania da Cristo na história do mundo e seu impulso até o fim da história, ilumina o confronto entre o Cristo-Rei triunfante e o poder de Satanás e dos anticristos, que continuam sobrevivendo sobre a terra e batalhando contra Cristo e sua igreja.

24

25

26

27

28

29

30

31

autoridade sobre as nações, porque me foram dados e posso dá-los a quem eu quiser (Lc 4.6). Embora Deus seja soberano e Satanás não possa fazer nada

autoridade sobre as nações, porque me foram dados e posso dá-los a quem eu quiser (Lc 4.6). Embora Deus seja soberano e Satanás não possa fazer nada Introdução No cerne da verdade redentora bíblica está a esperança abençoada do glorioso segundo advento pessoal de Jesus Cristo. A salvação tem que ver com a redenção dos homens como indivíduos e como

Leia mais

Ensinos de Cristo O que Jesus Cristo ensinou?

Ensinos de Cristo O que Jesus Cristo ensinou? Introdução à 23/05/2011 A doutrina de Cristo segundo as escrituras Ensinos de Cristo O que Jesus Cristo ensinou? Ensinos de Cristo Jesus anunciou a chegada do reino, propôs altos padrões éticos àqueles

Leia mais

A REVELAÇÃO E A MISSÃO DE DEUS (MISSIO DEI)

A REVELAÇÃO E A MISSÃO DE DEUS (MISSIO DEI) A REVELAÇÃO E A MISSÃO DE DEUS (MISSIO DEI) Teologia Bíblica da Missão de Deus RELEMBRAR A MISSÃO NOS EVANGELHOS 1. Jesus Cristo homem é o exemplo padrão para o exercício da Missão de Deus (intimidade

Leia mais

LIÇÃO 13 A EVANGELIZAÇÃO INTEGRAL NESTA ÚLTIMA HORA

LIÇÃO 13 A EVANGELIZAÇÃO INTEGRAL NESTA ÚLTIMA HORA INTRODUÇÃO - Concluindo o estudo deste trimestre sobre evangelização, estudaremos a necessária integralidade desta atividade mais importante, da razão de ser da igreja. - A evangelização tem de ser integral.

Leia mais

LIÇÃO 3 - O DIA DO SENHOR. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 3 - O DIA DO SENHOR. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 3 - O DIA DO SENHOR Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO O DIA DO SENHOR EM TODAS AS ÉPOCAS O dia do Senhor representou para Judá e Israel um severo julgamento devido a altivez humana que

Leia mais

A HISTÓRIA CONFORME O CRISTIANISMO A. HOEKEMA. vivendopelapalavra.com. Revisão livre e versos acrescentados (RA) por: Helio Clemente

A HISTÓRIA CONFORME O CRISTIANISMO A. HOEKEMA. vivendopelapalavra.com. Revisão livre e versos acrescentados (RA) por: Helio Clemente A HISTÓRIA CONFORME O CRISTIANISMO A. HOEKEMA vivendopelapalavra.com Revisão livre e versos acrescentados (RA) por: Helio Clemente Quais são as principais características de uma interpretação cristã da

Leia mais

INTRODUÇÃO AO TRIMESTRE - Trimestre temático O desafio da evangelização obedecendo ao ide do Senhor Jesus de levar as boas novas a toda criatura.

INTRODUÇÃO AO TRIMESTRE - Trimestre temático O desafio da evangelização obedecendo ao ide do Senhor Jesus de levar as boas novas a toda criatura. INTRODUÇÃO AO TRIMESTRE - Trimestre temático O desafio da evangelização obedecendo ao ide do Senhor Jesus de levar as boas novas a toda criatura. - A Igreja foi criada para dar seguimento ao ministério

Leia mais

Confie no poder de Deus Efésios 6.10,11 Pr. Vlademir Silveira Série Armadura de Deus Mensagem # 1 IBMC 07/10/12

Confie no poder de Deus Efésios 6.10,11 Pr. Vlademir Silveira Série Armadura de Deus Mensagem # 1 IBMC 07/10/12 Introdução Confie no poder de Deus Efésios 6.10,11 Pr. Vlademir Silveira Série Armadura de Deus Mensagem # 1 IBMC 07/10/12 Série de 5 mensagens sobre a Armadura de Deus no livro de Efésios. Efésios 1.1

Leia mais

evangelização obedecendo ao ide do Senhor Jesus de levar as boas novas a toda criatura.

evangelização obedecendo ao ide do Senhor Jesus de levar as boas novas a toda criatura. O Trimestre temático O desafio da evangelização obedecendo ao ide do Senhor Jesus de levar as boas novas a toda criatura. O A Igreja foi criada para dar seguimento ao ministério terreno do Nosso Senhor

Leia mais

INTRODUÇÃO - A salvação do homem por Cristo Jesus era um mistério que só foi plenamente revelado com a encarnação do Verbo.

INTRODUÇÃO - A salvação do homem por Cristo Jesus era um mistério que só foi plenamente revelado com a encarnação do Verbo. INTRODUÇÃO - A salvação do homem por Cristo Jesus era um mistério que só foi plenamente revelado com a encarnação do Verbo. - O primeiro a pregar o evangelho ao homem foi o próprio Deus no Éden. I O PROTOEVANGELHO

Leia mais

LIÇÃO 3 A SEGUNDA VINDA DE CRISTO O ARREBATAMENTO DA IGREJA. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 3 A SEGUNDA VINDA DE CRISTO O ARREBATAMENTO DA IGREJA. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 3 A SEGUNDA VINDA DE CRISTO O ARREBATAMENTO DA IGREJA Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO O ARREBATAMENTO DA IGREJA O arrebatamento da igreja do Senhor Jesus, será o mais extraordinário

Leia mais

OA salvação do homem por Cristo Jesus era um mistério que só foi plenamente revelado com a encarnação do Verbo.

OA salvação do homem por Cristo Jesus era um mistério que só foi plenamente revelado com a encarnação do Verbo. OA salvação do homem por Cristo Jesus era um mistério que só foi plenamente revelado com a encarnação do Verbo. OO primeiro a pregar o evangelho ao homem foi o próprio Deus no Éden. www.portalebd.org.br

Leia mais

REINO DE DEUS E A IGREJA. Pr. Hudson Taylor Ministério Fé Cristã

REINO DE DEUS E A IGREJA. Pr. Hudson Taylor Ministério Fé Cristã REINO DE DEUS E A IGREJA Pr. Hudson Taylor Ministério Fé Cristã APÓS ESSA PALESTRA É ESPERADO: COMPRENDA O CONCEITO DE REINO DE DEUS Á LUZ DA PALAVRA NA MISSÃO INTEGRAL. A OBRA DE DEUS NÃO PODE SER REDUCIONISTA.

Leia mais

O ANO LITÚRGICO. Quando se inicia o Ano Litúrgico?

O ANO LITÚRGICO. Quando se inicia o Ano Litúrgico? O ANO LITÚRGICO Chama-se Ano Litúrgico o tempo em que a Igreja celebra todos os feitos salvíficos operados por Deus em Jesus Cristo. "Através do ciclo anual, a Igreja comemora o mistério de Cristo, desde

Leia mais

Por onde andou Jesus? (Enquanto esteve morto) 13/05/16 3

Por onde andou Jesus? (Enquanto esteve morto) 13/05/16 3 VASOS DE OURO Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade. Amém. 2 Pe. 3:18 CRISTOLOGIA 13/05/16 2 Por

Leia mais

Teologia Bíblica de Missões SEFO 2013

Teologia Bíblica de Missões SEFO 2013 Teologia Bíblica de Missões SEFO 2013 2 ª Aula Fabio Codo Fábio Codo - http://teologiaaservicoevangelho.wordpress.com Igreja Evangélica Assembleia de Deus Ministério Madureira Campo de Mogi das Cruzes

Leia mais

PANORAMA GERAL DA BÍBLIA

PANORAMA GERAL DA BÍBLIA PANORAMA GERAL DA BÍBLIA ETERNIDADE FINAL DO NT CRIAÇÃO GÊNESIS 1-2 REDENÇÃO GÊNESIS 3 ATÉ APOCALIPSE 22 VT = O SALVADOR VIRÁ NT = O SALVADOR JÁ VEIO E VOLTARÁ DEUS REVELOU SEU PLANO E SUA VERDADE AO LONGO

Leia mais

DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus. Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Campinas SP

DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus. Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Campinas SP DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Campinas SP CAPÍTULO XI NOSSA DECLARAÇÃO DE FÉ Nossa declaração de fé é esta: CREMOS, PROFESSAMOS E ENSINAMOS que a Igreja

Leia mais

O que é a Escatologia Bíblica?

O que é a Escatologia Bíblica? O que é Bíblica? a Escatologia O que é a Escatologia Bíblica? Por Daniel Conegero Escatologia é a divisão da Teologia Sistemática que estuda as profecias bíblicas sobre o futuro. É por isso que a escatologia

Leia mais

CRISTO CUMPRIU E ACABOU COM O REGIME DO ANTIGO TESTAMENTO

CRISTO CUMPRIU E ACABOU COM O REGIME DO ANTIGO TESTAMENTO CRISTO CUMPRIU E ACABOU COM O REGIME DO ANTIGO TESTAMENTO A glória de Jesus Cristo brilha ainda mais claramente quando O vemos em sua relação apropriada com o Antigo Testamento. Ele tem uma relação magnificente

Leia mais

José Elias Gomes A ÚLTIMA UNÇÃO. 2ª Edição

José Elias Gomes A ÚLTIMA UNÇÃO. 2ª Edição A ÚLTIMA UNÇÃO 1 A ÚLTIMA UNÇÃO 2 José Elias Gomes A ÚLTIMA UNÇÃO 2ª Edição PerSe Volta Redonda, RJ Fevereiro 2013 3 A ÚLTIMA UNÇÃO Título A ÚLTIMA UNÇÃO Todos os direitos reservados; É proibida a reprodução

Leia mais

A ATUALIDADE DA ESCATOLOGIA. Aula 2. O grande quadro da consumação

A ATUALIDADE DA ESCATOLOGIA. Aula 2. O grande quadro da consumação A ATUALIDADE DA ESCATOLOGIA Aula 2. O grande quadro da consumação INICIANDO O que estudaremos? Aula 1. O interesse humano pela escatologia. A alma. A inevitabilidade da morte. O julgamento pessoal Aula

Leia mais

PASSOS PARA A SALVAÇÃO I - OUVIR A PALAVRA DE DEUS - (Rm 10.17)

PASSOS PARA A SALVAÇÃO I - OUVIR A PALAVRA DE DEUS - (Rm 10.17) PASSOS PARA A SALVAÇÃO I - OUVIR A PALAVRA DE DEUS - (Rm 10.17) Para que você possa crer em Jesus você precisa primeiramente ouvir a sua palavra. A própria palavra de Deus é a verdade (Jo 17:17) e esta

Leia mais

LIÇÃO 11 DESPERTEMOS PARA A VINDA DE UM GRANDE REI

LIÇÃO 11 DESPERTEMOS PARA A VINDA DE UM GRANDE REI LIÇÃO 11 DESPERTEMOS PARA A VINDA DE UM GRANDE REI PROF. LUCAS NETO A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO JESUS ESTÁ VOLTANDO! Breve Jesus Voltará! Pouco se fala ou se ensina sobre a volta de Jesus para buscar

Leia mais

CREIO NA SANTA IGREJA CATÓLICA

CREIO NA SANTA IGREJA CATÓLICA CREIO NA SANTA IGREJA CATÓLICA 17-03-2012 Catequese com adultos 11-12 Chave de Bronze A Igreja no desígnio de Deus O que significa a palavra Igreja? Designa o povo que Deus convoca e reúne de todos os

Leia mais

PPROFECIA ESCATOLÓGICA

PPROFECIA ESCATOLÓGICA PPROFECIA ESCATOLÓGICA DOUTRINA DAS ÚLTIMAS COISAS Este termo deve ser entendido como reverência ao estágio final do plano de Deus na história Esta profecia se baseia no conceito de que Deus tem um projeto

Leia mais

Panorama dos Últimos Eventos Parte 1 de 2

Panorama dos Últimos Eventos Parte 1 de 2 Aulas passadas + hoje + próxima aula Panorama dos Últimos Eventos Parte 1 de 2 Aulas sobre Escatologia EBD ICESJC 2018 1º Semestre 18/02: Como Interpretar Profecias 25/02: Apocalipse Visão Dupla 04/03:

Leia mais

Festa do Batismo do Senhor Ano C Dom, 17 de Maio de :24 - Última atualização Dom, 10 de Janeiro de :07

Festa do Batismo do Senhor Ano C Dom, 17 de Maio de :24 - Última atualização Dom, 10 de Janeiro de :07 Is 42,1-4.6-7 Sl 28 At 10,34-38 Lc 3,15s.21-22 A Festa de hoje encerra o sagrado tempo do Natal: o Pai apresenta, manifesta a Israel o Salvador que ele nos deu, o Menino que nasceu para nós: Tu és o meu

Leia mais

ESTUDO 3 O PRÉ-MILENISMO CORRENTES TEOLÓGICAS. Ev. Giuvan Cardoso

ESTUDO 3 O PRÉ-MILENISMO CORRENTES TEOLÓGICAS. Ev. Giuvan Cardoso ESTUDO 3 O PRÉ-MILENISMO Ev. Giuvan Cardoso Introdução: O Capítulo 20 de apocalipse se tornou um capítulo muito polêmico entres os teólogos e os estudiosos da Bíblia. Porque é exatamente no capítulo 20

Leia mais

17º Dia- Quarta-Feira (21/03) Juntos anunciando as boas novas de Cristo Texto: Rm 1:14-16 Sou devedor tanto a gregos como a bárbaros, tanto a sábios

17º Dia- Quarta-Feira (21/03) Juntos anunciando as boas novas de Cristo Texto: Rm 1:14-16 Sou devedor tanto a gregos como a bárbaros, tanto a sábios 17º Dia- Quarta-Feira (21/03) Juntos anunciando as boas novas de Cristo Texto: Rm 1:14-16 Sou devedor tanto a gregos como a bárbaros, tanto a sábios como a ignorantes. Por isso estou disposto a pregar

Leia mais

Slide 2

Slide 2 ( ) 2. Em só Deus, eternamente subsistente em três pessoas distintas que, embora distintas, são iguais em poder, glória e majestade: o Pai, o Filho e o Espírito Santo; Criador do Universo, de todas as

Leia mais

Título: VÁRIOS ASPECTOS DO REINO Autor: D. T. GRIMSTON. Literaturas em formato digital:

Título: VÁRIOS ASPECTOS DO REINO Autor: D. T. GRIMSTON. Literaturas em formato digital: Título: VÁRIOS ASPECTOS DO REINO Autor: D. T. GRIMSTON Literaturas em formato digital: www.acervodigitalcristao.com.br Literaturas em formato Impresso: www.verdadesvivas.com.br Evangelho em 03 Minutos:

Leia mais

Igreja Povo de Deus. I. Chamados

Igreja Povo de Deus. I. Chamados Igreja Povo de Deus I. Chamados Podemos falar da igreja de duas maneiras: A igreja é o povo de Deus. Ele precisa da igreja para proclamar sua mensagem ao mundo A igreja é a nossa família maior. Nós precisamos

Leia mais

A GRANDE COMISSÃO: ANÁLISE DAS CINCO DIMENSÕES

A GRANDE COMISSÃO: ANÁLISE DAS CINCO DIMENSÕES A MISSÃO NO SÉCULO XXI A GRANDE COMISSÃO: ANÁLISE DAS CINCO DIMENSÕES Dr. ERICO T. XAVIER Os cinco textos da Grande Comissão. Mateus 28:18-20 Marcos 16:14-20 Lucas 24:44-53 João 20:19-23 Atos 1:8 Repetiu

Leia mais

LIÇÃO 2 PARA OUVIR E ANUNCIAR A PALAVRA DE DEUS. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 2 PARA OUVIR E ANUNCIAR A PALAVRA DE DEUS. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 2 PARA OUVIR E ANUNCIAR A PALAVRA DE DEUS Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO ANUNCIANDO A PALAVRA DE DEUS Os discípulos de Cristo formam a igreja e imperativamente segundo a ordenança

Leia mais

Ser testemunha de Jesus em fraternidade

Ser testemunha de Jesus em fraternidade Ser testemunha de Jesus em fraternidade Escuta do evangelho do domingo Jo 10,1-10; Eu Sou a Porta das ovelhas Estamos sempre à meditar sobre a nossa identidade No nosso voto, nos comprometemos à aprofundar

Leia mais

Teologia Sistemática. Fernando Catarino

Teologia Sistemática. Fernando Catarino Teologia Sistemática Patriarcado de Lisboa Instituto Diocesano de Formação Cristã Escola de Leigos 1º Semestre 2014/2015 Docente: Juan Ambrosio Fernando Catarino Tema da sessão 1.Cristologia e História.

Leia mais

O Espírito Santo. Ontem e Hoje

O Espírito Santo. Ontem e Hoje O Espírito Santo Ontem e Hoje E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco, o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não no vê, nem

Leia mais

DECLARAÇÃO DE FÉ. CONPLEI Conselho Nacional de Pastores e Líderes Evangélicos Indígenas

DECLARAÇÃO DE FÉ. CONPLEI Conselho Nacional de Pastores e Líderes Evangélicos Indígenas DECLARAÇÃO DE FÉ CONPLEI Conselho Nacional de Pastores e Líderes Evangélicos Indígenas DAI-AMTB Departamento de Assuntos Indígenas, Associação de Missões Transculturais Brasileiras Campo Grande, MS: 2016

Leia mais

Primeira Igreja Presbiteriana de Vitória. Reunião com Professores da Escola Dominical 10 de outubro de 2014

Primeira Igreja Presbiteriana de Vitória. Reunião com Professores da Escola Dominical 10 de outubro de 2014 Primeira Igreja Presbiteriana de Vitória Reunião com Professores da Escola Dominical 10 de outubro de 2014 Compromissos IPBVIT 1- Compromisso com as Escrituras e os Símbolos de Fé; 2- Compromisso com a

Leia mais

ASCENSÃO DO SENHOR. LEITURA I Actos 1, Leitura dos Actos dos Apóstolos. No meu primeiro livro, ó Teófilo,

ASCENSÃO DO SENHOR. LEITURA I Actos 1, Leitura dos Actos dos Apóstolos. No meu primeiro livro, ó Teófilo, ASCENSÃO DO SENHOR LEITURA I Actos 1, 1-11 Leitura dos Actos dos Apóstolos No meu primeiro livro, ó Teófilo, narrei todas as coisas que Jesus começou a fazer e a ensinar, até ao dia em que foi elevado

Leia mais

Escola Bíblica Dominical. LIÇÃO 05 PANORAMA TEMÁTICO DOS QUATRO EVANGELHOS i MATEUS

Escola Bíblica Dominical. LIÇÃO 05 PANORAMA TEMÁTICO DOS QUATRO EVANGELHOS i MATEUS Escola Bíblica Dominical LIÇÃO 05 PANORAMA TEMÁTICO DOS QUATRO EVANGELHOS i MATEUS É o mais centrado em questões e interesses judaicos. Também importante para este evangelho é a função-chave que os discursos

Leia mais

A REVELAÇÃO E A MISSÃO DE DEUS (MISSIO DEI)

A REVELAÇÃO E A MISSÃO DE DEUS (MISSIO DEI) A REVELAÇÃO E A MISSÃO DE DEUS (MISSIO DEI) Teologia Bíblica da Missão de Deus Paulo Adolfo O problema do mal O problema do mal Precisamos, minimamente, pincelar sobre o Problema do Mal (ou pelo menos

Leia mais

LIÇÃO 2 UMA SALVAÇÃO GRANDIOSA. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 2 UMA SALVAÇÃO GRANDIOSA. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 2 UMA SALVAÇÃO GRANDIOSA Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO A MAIOR DÁDIVA DE DEUS PARA O HOMEM A salvação é a maior e melhor dádiva de Deus para os homens, e é por isso que devemos ter

Leia mais

salvação, disse que haveria um Salvador nascido de mulher.

salvação, disse que haveria um Salvador nascido de mulher. OQuando Deus prometeu a salvação, disse que haveria um Salvador nascido de mulher. OA salvação dependia da vinda do Salvador. www.portalebd.org.br Slide 2 O A promessa da salvação é indissociável da promessa

Leia mais

A Declaração de Jerusalém

A Declaração de Jerusalém A Declaração de Jerusalém Introdução Preocupados em estabelecer fundamentos sobre os quais a igreja deve buscar a expansão do cristianismo, representantes anglicanos de todo o mundo firmaram princípios

Leia mais

Evangelhos e atos. Observações

Evangelhos e atos. Observações NOVO TESTAMENTO Muitas vezes e de diversos modos outrora falou Deus aos nossos pais pelos profetas. Ultimamente nos falou por seu Filho (Hebreus 1,1-2) EVANGELHOS E ATOS Evangelhos e atos Os melhores recursos

Leia mais

C. DEUS PERMITE O FALSO PROFETA PARA PROVAR SEU POVO. 1. Deu. 13:1-3.

C. DEUS PERMITE O FALSO PROFETA PARA PROVAR SEU POVO. 1. Deu. 13:1-3. PROVAI OS ESPÍRITOS Steve H. Montgomery Ourinhos, São Paulo, Brasil I João 4:1-6; Mateus 24:4-5; Marcos 13:4-5; Atos 17:11 I. NÃO SEJAIS ENGANADOS A. A OBRA DE SATANÁS É DE ENGANAR. II Tes. 2:9-10. 1.

Leia mais

Se Jesus voltará, como devo esperá-lo?

Se Jesus voltará, como devo esperá-lo? Se Jesus voltará, como devo esperá-lo? O que os apocalípticos dizem a respeito dos últimos dias? Sinônimo da época em que se aproxima a 2ª vinda de Jesus Cristo e o consequente fim do mundo. Período marcado

Leia mais

A segunda besta é também conhecido como falso profeta (Ap ;19.20 ; 20.10) a cerca dele podemos dizer:

A segunda besta é também conhecido como falso profeta (Ap ;19.20 ; 20.10) a cerca dele podemos dizer: Estudo Básico escatológico sobre o arrebatamento. Vamos no estudo desta noite dar continuidade a eventos que acontecerão durante o período de tribulação e grande tribulação. Falamos no estudo passado sobre

Leia mais

Lição 8 para 24 de novembro de 2018

Lição 8 para 24 de novembro de 2018 A UNIDADE NA FÉ Lição 8 para 24 de novembro de 2018 Um elemento unificador é compartilhar uma doutrina comum (Atos 2:42). Compartilhar as mesmas doutrinas fundamentais, embora possamos ter pequenas diferenças

Leia mais

Classe Adultos. Obedecendo ao Ide do Senhor Jesus de levar as Boas-Novas a toda criatura

Classe Adultos. Obedecendo ao Ide do Senhor Jesus de levar as Boas-Novas a toda criatura Classe Adultos Obedecendo ao Ide do Senhor Jesus de levar as Boas-Novas a toda criatura OBJETIVOS OBJETIVO GERAL Saber que Deus exige de cada crente uma atitude evangelística responsável e amorosa.

Leia mais

O PROBLEMA HERMENÊUTICO INTRODUÇÃO

O PROBLEMA HERMENÊUTICO INTRODUÇÃO O PROBLEMA HERMENÊUTICO INTRODUÇÃO A insegurança de nossos dias continua provocando um crescente in teresse pelos fins dos tempos. O anseio que o cristão sente para saber os tempos e as estações não é

Leia mais

CURSO DE FORMAÇÃO DE OBREIRO ON LINE

CURSO DE FORMAÇÃO DE OBREIRO ON LINE CURSO DE FORMAÇÃO DE OBREIRO ON LINE AULA 6: SOTERIOLOGIA Baseado em Jeremias 9: 24, a Igreja Pentecostal Deus é Amor oferece a você, obreiro, a oportunidade aprofundar seu conhecimento na palavra de Deus

Leia mais

OS OFÍCIOS DE CRISTO REI. vivendopelapalavra.com. Por: Helio Clemente. - Rei:

OS OFÍCIOS DE CRISTO REI. vivendopelapalavra.com. Por: Helio Clemente. - Rei: OS OFÍCIOS DE CRISTO REI vivendopelapalavra.com Por: Helio Clemente - Rei: Para se entender a plenitude do reinado de Cristo é de extrema importância que se tenha em mente que este reinado é espiritual.

Leia mais

ESCATOLOGIA BÍBLICA. Apocalipse

ESCATOLOGIA BÍBLICA. Apocalipse ESCATOLOGIA BÍBLICA Apocalipse 12.1-6 Apocalipse 12.1-6 A mulher e o dragão 1 Viu-se grande sinal no céu, a saber, uma mulher vestida do sol com a lua debaixo dos pés e uma coroa de doze estrelas na cabeça,

Leia mais

O 13. Na segunda vinda de Cristo, em

O 13. Na segunda vinda de Cristo, em ( ) O 13. Na segunda vinda de Cristo, em duas fases distintas: a primeira, invisível ao mundo, para arrebatar a Sua Igreja antes da Grande Tribulação; a segunda visível e corporal, com a Sua Igreja glorificada,

Leia mais

O TEMPO OS FILHOS O DINHEIRO O TRABALHO

O TEMPO OS FILHOS O DINHEIRO O TRABALHO O TEMPO OS FILHOS O DINHEIRO O TRABALHO Romanos 1.1-6 O PARTICIPANTE Paulo, servo de Cristo Jesus, chamado para ser apóstolo, separado para o evangelho de Deus, o qual foi prometido por ele de antemão

Leia mais

A REVELAÇÃO E A MISSÃO DE DEUS (MISSIO DEI)

A REVELAÇÃO E A MISSÃO DE DEUS (MISSIO DEI) A REVELAÇÃO E A MISSÃO DE DEUS (MISSIO DEI) Teologia Bíblica da Missão de Deus Paulo Adolfo Nos livros poéticos vemos ação responsiva, por parte de Israel, aos atos salvíficos de Deus. Respostas: Pessoais;

Leia mais

LIÇÃO 12 A ORDEM SUPREMA DE CRISTO JESUS. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 12 A ORDEM SUPREMA DE CRISTO JESUS. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 12 A ORDEM SUPREMA DE CRISTO JESUS Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO A EVANGELIZAÇÃO SIMPLES Todo o poder e autoridade no céu e na terra foi dada ao Senhor Jesus, e esta autoridade o

Leia mais

A ATUALIDADE DA ESCATOLOGIA. Aula 1. O interesse humano pela escatologia

A ATUALIDADE DA ESCATOLOGIA. Aula 1. O interesse humano pela escatologia A ATUALIDADE DA ESCATOLOGIA Aula 1. O interesse humano pela escatologia INICIANDO O que estudaremos? Aula 1. O interesse humano pela escatologia. A alma. A inevitabilidade da morte. O julgamento pessoal

Leia mais

Cristologia SEFO Igreja Evangélica Assembleia de Deus Ministério Madureira Campo de Mogi das Cruzes

Cristologia SEFO Igreja Evangélica Assembleia de Deus Ministério Madureira Campo de Mogi das Cruzes Cristologia SEFO 2013 Por Fábio 4ª Codo Aula Igreja Evangélica Assembleia de Deus Ministério Madureira Campo de Mogi das Cruzes E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação

Leia mais

E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É me dado todo o poder no céu e na terra.

E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É me dado todo o poder no céu e na terra. Casas Abertas Estudos Diversos Batismo O batismo cristão é uma de duas ordenanças que Jesus instituiu para a igreja: E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É me dado todo o poder no céu e na terra.

Leia mais

plena e na justificação pela fé no sacrifício efetuado por Jesus Cristo em nosso favor (At.10:43; Rm.10:13; 3:24-26; Hb.7:25; 5:9).

plena e na justificação pela fé no sacrifício efetuado por Jesus Cristo em nosso favor (At.10:43; Rm.10:13; 3:24-26; Hb.7:25; 5:9). ( ) O 6. Na necessidade absoluta do novo nascimento pela graça de Deus mediante a fé em Jesus Cristo e pelo poder atuante do Espírito Santo e da Palavra de Deus para tornar o homem aceito no Reino dos

Leia mais

A volta de Jesus é iminente, pois pode acontecer a qualquer momento.

A volta de Jesus é iminente, pois pode acontecer a qualquer momento. LIÇÃO 12 - A VOLTA DE JESUS Texto Bíblico: Apocalipse 19.11-16 Objetivos: Compreender as implicações sobre a segunda vinda de Cristo. Resgatar em sua vida cristã a bendita expectativa da volta de Cristo.

Leia mais

Não, esse retorno não será um retorno sutil, discreto, invisível, espiritual ou simbólico. Será cataclísmico, concreto, visível, físico e real.

Não, esse retorno não será um retorno sutil, discreto, invisível, espiritual ou simbólico. Será cataclísmico, concreto, visível, físico e real. Jesus está voltando! Este grito teve e tem poder para despertar a Igreja, para lembrá-la que seu lugar definitivo não é aqui, que ela é apenas peregrina, que não tem aqui cidade permanente, mas busca a

Leia mais

A REVELAÇÃO E A MISSÃO DE DEUS (MISSIO DEI)

A REVELAÇÃO E A MISSÃO DE DEUS (MISSIO DEI) A REVELAÇÃO E A MISSÃO DE DEUS (MISSIO DEI) Teologia Bíblica da Missão de Deus Paulo Adolfo A Revelação e a Missão de Deus (Missio Dei) Objetivos da matéria: 1. Apresentar as bases bíblicas para o projeto

Leia mais

LIÇÃO 1 A LEI E A ALIANÇA Êxodo 19

LIÇÃO 1 A LEI E A ALIANÇA Êxodo 19 LIÇÃO 1 A LEI E A ALIANÇA Êxodo 19 1. Antes de entregar a lei, Deus já havia feito uma aliança com o povo. Em Êxodo 19.1-4, Deus lembra o povo do seu pacto, confirmado demonstrado em um fato. Qual é o

Leia mais

A OBRA DO ESPÍRITO SANTO NA REGENERAÇÃO INTRODUÇÃO

A OBRA DO ESPÍRITO SANTO NA REGENERAÇÃO INTRODUÇÃO A OBRA DO ESPÍRITO SANTO NA REGENERAÇÃO INTRODUÇÃO As palavras "novo nascimento" têm se tornado comuns nos círculos religiosos hoje em dia. Sabendo que Satanás é um mestre para redefinir termos bíblicos

Leia mais

CREIO EM DEUS PAI Catequese com adultos Chave de Bronze

CREIO EM DEUS PAI Catequese com adultos Chave de Bronze CREIO EM DEUS PAI 03-12-2011 Catequese com adultos 11-12 Chave de Bronze O que são os símbolos da fé? São definições abreviadas da fé, que possibilitam uma confissão comum a todos os crentes. Como surgiram

Leia mais

O REINO. Deus, escolheu o conceito de reino para nos comunicar seu propósito, sua vontade e seu plano para a humanidade. Pra Ivonne Muniz 2

O REINO. Deus, escolheu o conceito de reino para nos comunicar seu propósito, sua vontade e seu plano para a humanidade. Pra Ivonne Muniz 2 REINO DE DEUS O REINO Deus, escolheu o conceito de reino para nos comunicar seu propósito, sua vontade e seu plano para a humanidade. Pra Ivonne Muniz 2 O que é reino? Governo ou domínio Um reino é a influencia

Leia mais

Reunindo os Doze, Jesus deu-lhes poder e autoridade para expulsar todos os demônios e curar doenças, e os enviou a pregar o Reino de Deus e a curar

Reunindo os Doze, Jesus deu-lhes poder e autoridade para expulsar todos os demônios e curar doenças, e os enviou a pregar o Reino de Deus e a curar Reunindo os Doze, Jesus deu-lhes poder e autoridade para expulsar todos os demônios e curar doenças, e os enviou a pregar o Reino de Deus e a curar os enfermos. Lucas 9:1-2 Pois eu sou o SENHOR que os

Leia mais

ESBOÇOS DO ESTUDO-CRISTALIZAÇÃO

ESBOÇOS DO ESTUDO-CRISTALIZAÇÃO Mensagem Onze O templo santo e a cidade santa na terra santa Leitura bíblica: Ez 47:13-20; 48:8-20, 31-35; Ap 21:12-13 I. O templo santo e a cidade santa, que tipificam a igreja (Ez 47:13; 1Co 3:16-17),

Leia mais

PORQUE CREIO NO REINO MILENAR

PORQUE CREIO NO REINO MILENAR Nem todos acreditam em um reino messiânico terrestre que durará mil anos. Mesmo grupos cristãos sérios e bíblicos olham com incredulidade esse ponto da escatologia. Quando lêem Apocalipse 20.1-6 procuram

Leia mais

Epístolas Gerais TIAGO. Prof. Paulo Moraes

Epístolas Gerais TIAGO. Prof. Paulo Moraes TIAGO Introdução É um dos escritos mais instrutivos do Novo Testamento Contra erros particulares da época produzidos entre os cristãos judaicos Apresenta um admirável resumo dos deveres práticos de todos

Leia mais

Antropologia Bíblica o Ser Humano segundo a Palavra de Deus. Aula 4 A Nova Humanidade em Cristo

Antropologia Bíblica o Ser Humano segundo a Palavra de Deus. Aula 4 A Nova Humanidade em Cristo Antropologia Bíblica o Ser Humano segundo a Palavra de Deus Aula 4 A Nova Humanidade em Cristo Porquanto há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem, 6 o qual a si mesmo

Leia mais

Preparado por: Pr. Wellington Almeida. LIÇÃO O Filho de Davi. O Evangelho. Mateus

Preparado por: Pr. Wellington Almeida. LIÇÃO O Filho de Davi. O Evangelho. Mateus Preparado por: Pr. Wellington Almeida LIÇÃO O Filho de Davi 01 O Evangelho Mateus de esboço INTRODUÇÃO Embora Mateus fosse um desprezado, o Senhor olhou para o coração dele e o escolheu para ser discípulo.

Leia mais

Jesus ensinou seus discípulos a servir

Jesus ensinou seus discípulos a servir Jesus ensinou seus discípulos a servir Mateus 20:25-28 Jesus os chamou e disse: Vocês sabem que os governantes das nações as dominam, e as pessoas importantes exercem poder sobre elas. Não será assim entre

Leia mais

Vivendo em Dois mundos. O Reino de Deus e o cristão

Vivendo em Dois mundos. O Reino de Deus e o cristão Vivendo em Dois mundos O Reino de Deus e o cristão Conteúdo Entender o que é o Reino de Deus e como podemos viver segundo seus valores e trazê-lo á este mundo. Aprender mais sobre a realidade do mundo

Leia mais

Libertação e Vitória Marcos

Libertação e Vitória Marcos Libertação e Vitória Marcos 5.1-20 Pr. Fernando Fernandes PIB em Penápolis, 01/04/2012 A Palavra de Deus nos informa sobre a existência de seres espirituais classificados como demônios, espíritos maus,

Leia mais

Espírito Santo na Bíblia. Tentativa de Resumo

Espírito Santo na Bíblia. Tentativa de Resumo Espírito Santo na Bíblia Tentativa de Resumo Etimologia Pneuma: espírito, vento; Pneuo: vento, hálito; Theopneustos: inspirado por Deus Uso Clássico Pneu-: movimento dinâmico do ar. Pneo: soprar (do vento

Leia mais

O :2). 1. 2:1-3. A 2. 2:4-13. O 3. 2: O 4. 2: A

O :2). 1. 2:1-3. A 2. 2:4-13. O 3. 2: O 4. 2: A Lição 2 para 14 de julho de 2018 1. Atos 2:1-3. A chuva temporã. 2. Atos 2:4-13. O dom de línguas. 3. Atos 2:14-32. O primeiro sermão. 4. Atos 2:33-36. A exaltação de Jesus. 5. Atos 2:37-41. As primícias.

Leia mais

SUMÁRIO INTRODUÇÃO. A revelação A. A revelação em geral B. A revelação geral C. A revelação especial... 30

SUMÁRIO INTRODUÇÃO. A revelação A. A revelação em geral B. A revelação geral C. A revelação especial... 30 SUMÁRIO Prefácio do autor... 13 Prefácio da 1ª edição em português... 15 INTRODUÇÃO Religião A. Religião fenômeno universal... 19 B. A natureza essencial da religião... 19 C. A sede da religião... 21 D.

Leia mais

LIÇÃO 13 HAVERÁ UMA SEGUNDA VINDA DE JESUS? Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 13 HAVERÁ UMA SEGUNDA VINDA DE JESUS? Prof. Lucas Neto LIÇÃO 13 HAVERÁ UMA SEGUNDA VINDA DE JESUS? Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO A NOSSA GRANDE ESPERANÇA O estudo sistemático acerca das últimas coisas nos coloca na esperança de contemplarmos

Leia mais

A Necessidade de Três Lentes. Criação Pecado Restauração

A Necessidade de Três Lentes. Criação Pecado Restauração A Necessidade de Três Lentes Criação Pecado Restauração A Necessidade de Três Lentes Criação Pecado Restauração O Mandato Cultural Gênesis 1.26-28: Comando fundacional Formadores de Cultura: essenciais

Leia mais

A Volta de Jesus Subsídio para a conversa teológica (os livros da IBC estão à disposição para pesquisa) Scanner da matéria A Volta de Cristo da Teologia Sistemática de Wayne Grudem e ao final um esquema

Leia mais

Introdução ao Livro de Zacarias - O Messias vem aí

Introdução ao Livro de Zacarias - O Messias vem aí Introdução ao Livro de Zacarias - O Messias vem aí O ministério de Zacarias foi adicional ao de Ageu no período pós-exílico. Zacarias começou seu trabalho cerca de dois meses após os oráculos de Ageu.

Leia mais

A SEGUNDA VOLTA DE CRISTO

A SEGUNDA VOLTA DE CRISTO A SEGUNDA VOLTA DE CRISTO 1 - Só existirá uma nova vinda de Cristo. Esta segunda vinda será um evento pessoal e físico, Jesus voltará fisicamente à terra, a mesma pessoa que deixou os apóstolos na ascensão

Leia mais

O PRIVILÉGIO DE SER FILHO DE DEUS

O PRIVILÉGIO DE SER FILHO DE DEUS O PRIVILÉGIO DE SER FILHO DE DEUS Ef. 1: 1-14 Slide 1 O PRIVILÉGIO DE SER FILHO DE DEUS Ef.1 : 1-14 1. Paulo, apóstolo de Cristo Jesus por vontade de Deus, aos santos que vivem em Éfeso e fiéis em Cristo

Leia mais

A REVELAÇÃO E A MISSÃO DE DEUS (MISSIO DEI)

A REVELAÇÃO E A MISSÃO DE DEUS (MISSIO DEI) A REVELAÇÃO E A MISSÃO DE DEUS (MISSIO DEI) Teologia Bíblica da Missão de Deus Tema missiológico comum: Reino de Deus Mais de 70 vezes é referido por Jesus nos Evangelhos O tema destaca-se do começo ao

Leia mais

Lição 5 A identidade do Espírito Santo

Lição 5 A identidade do Espírito Santo CREMOS ( ) 4. No Espírito Santo, a terceira pessoa da Santíssima Trindade, consubstancial com o Pai e o Filho, Senhor e Vivificador; que convence o mundo do pecado, da justiça e do juízo; que regenera

Leia mais

IGREJA. Sua Natureza

IGREJA. Sua Natureza IGREJA Sua Natureza A igreja é a comunidade de todos os cristãos de todos os tempos. Wayne Grudem A igreja é o novo Israel de Deus que revela nesse tempo Sua glória Thiessen A igreja é a a assembléia dos

Leia mais

PANORAMA GERAL DA BÍBLIA

PANORAMA GERAL DA BÍBLIA PANORAMA GERAL DA BÍBLIA ETERNIDADE FINAL DO NT CRIAÇÃO GÊNESIS 1-2 REDENÇÃO GÊNESIS 3 ATÉ APOCALIPSE 22 VT = O SALVADOR VIRÁ NT = O SALVADOR JÁ VEIO E VOLTARÁ DEUS REVELOU SEU PLANO E SUA VERDADE AO LONGO

Leia mais

Introdução. Ação Geral. Deus e a Graça comum. Espírito restringe Satanás

Introdução. Ação Geral. Deus e a Graça comum. Espírito restringe Satanás Novo homem: O ser espiritual Introdução Mensagem:03 de 13 Data: 17/04/2011 Ação Geral Deus e a Graça comum para que vocês venham a ser filhos de seu Pai que está nos céus. Porque ele faz raiar o seu sol

Leia mais

MUNDO MISSIONÁRIO ESTRATÉGIAS MISSIONAIS NEGÓCIOS MISSIONAIS RESPONSABILIDADE MISSIONAL TECNOLOGIA MISSIONAL

MUNDO MISSIONÁRIO ESTRATÉGIAS MISSIONAIS NEGÓCIOS MISSIONAIS RESPONSABILIDADE MISSIONAL TECNOLOGIA MISSIONAL ÇÃ MUNDO MISSIONÁRIO ESTRATÉGIAS MISSIONAIS NEGÓCIOS MISSIONAIS RESPONSABILIDADE MISSIONAL TECNOLOGIA MISSIONAL MUNDO MISSIONÁRIO 1. Aspectos bíblicos: tópicos da Teologia Bíblica de Missões 2. Realidade

Leia mais

ESBOÇOS DO ESTUDO-CRISTALIZAÇÃO

ESBOÇOS DO ESTUDO-CRISTALIZAÇÃO ESBOÇOS DO ESTUDO-CRISTALIZAÇÃO Mensagem Doze O Deus Triúno processado, Sua obra e o resultado da Sua obra Leitura bíblica: Lv 26:1-13; 1Jo 5:20-21; Mt 28:19; 1Tm 3:15-16; Ef 2:21-22 I. Levítico26:1e2falamdenãofazerídolos,guardarosábado

Leia mais

Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça... Mt 5:10-12

Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça... Mt 5:10-12 AS BEM-AVENTURANÇAS Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça... Mt 5:10-12 ENTENDIMENTO DESTA VERDADE ENTENDIMENTO Perseguição que traz felicidade? Como associar o "ser perseguido, insultado

Leia mais

O Evangelismo é a força que move a Igreja! O Discipulado, Consolida. Pág. 1

O Evangelismo é a força que move a Igreja! O Discipulado, Consolida. Pág. 1 O Evangelismo é a força que move a Igreja! O Discipulado, Consolida. Pág. 1 LIÇÃO 8 ARREPENDIMENTO Ponto de partida: O Arrependimento é uma das chamadas Doutrinas da Salvação. É essencial ao evangelho

Leia mais